Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
Resumo
No ambiente formado por alunos em um local e professores em outro, separados e ao mesmo tempo ligados pela internet, uma opção de atividade que torne o aluno um elemento ativo do mecanismo ensino-aprendizagem, é a aplicação de SEI’s (Sequência de Ensino Investigativo), que são voltadas principalmente para conteúdo de abordagem científica, e que possibilita a aplicação de diversos mecanismos que levam o aluno a ir em busca de informações sobre o conteúdo. Diante da necessidade de fazer práticas e aulas que não fossem muito prolongadas de forma online, várias atividades foram propostas, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas genética e biologia molecular, anatomia humana e fisiologia humana, todas do curso de odontologia. Um mix de materiais foi apresentado aos alunos, em forma de roteiro, um material de fácil acesso e ao mesmo tempo de boa qualidade, que associado a leitura do tema proposto e as aulas expositivas de forma remota, contribuísse para a construção do conhecimento. Voltada para as disciplinas básicas, a aplicação de atividades como as investigativas deixam o aluno mais próximo de entender o porquê ele tem que estudar tal disciplina, como a genética, a anatomia, fisiologia, biologia celular e histologia. São disciplinas que compõem as cadeiras básicas dos cursos de saúde, e que juntas fundamentam o corpo humano na sua organização e funcionalidade, por isso a SEI pode se tornar uma ferramenta importante para a harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele veja a aplicação do tema e passe a buscar sempre novas abordagens.
Palavras chave: Sequência de ensino investigativo. Ensino. Metodologia ativa.
ABSTRACT
In the environment formed by students in one place and teachers in another, separated and at the same time connected by the internet, an activity option that makes the student an active element of the teaching-learning mechanism is the application of SEI's (Investigative Teaching Sequence) which are mainly focused on content with a scientific approach, and which allows the application of several mechanisms that lead the student to go in search of information about the content. Faced with the need to do online practices and classes that were not too long, several activities were proposed, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of genetics and molecular biology, human anatomy and human physiology, all of the dentistry course. A mix of materials was presented to the students, in the form of a script, a material of easy access and at the same time of good quality, which, associated with the reading of the proposed theme and the lectures remotely, contributed to the construction of knowledge. Focused on basic disciplines, the application of activities such as investigative ones bring the student closer to understanding why he has to study such a discipline, such as genetics, anatomy, physiology, cell biology and histology. These are subjects that make up the basic courses of health courses, and that together underlie the human body in its organization and functionality, so the SEI can become an important tool for the student's harmonization with the content, allowing him to see the application theme and always seek new approaches.
Keywords: Investigative teaching sequence. Teaching. Active methodology.
Referências
ALVES, Niege,. Et al. Práticas inovadoras no processo ensino-aprendizagem de fisiologia humana. Revista Contexto e Saúde. Editora UNIJUI. V.10,N.20. P.1227. Jan/Jun 2011.
CARVALHO BRASIL, Anna Maria Pessoa de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.V.18, N.3, P.765, 2018.
DUARTE, Vanderlane de Souza. Et al. Brincando com a fisiologia humana”: relato de uma extensão universitária. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.98-106, 2012
FREITAS, Paloma Lima de. Práticas metodológicas utilizadas pelos professores de ciências e biologia durante o ensino remoto no município de Livramento-PB/
Paloma Lima de Freitas. - Patos, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal da Paraíba, 2021.
MARQUES MOREIRA, José Antônio. HENRIQUES, Susana. BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
PIFFERO, Eliane de L.F.,Et al. Metodologias ativas e o ensino remoto de biologia: uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e719108465, 2020
TEMP, Daiana Sonego; BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise Ladvocat. O ensino de Genética: a visão de professores de Biologia. Rev. Cient. Schola. Vol II, N. 1, P.85. Julho 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.11.8
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)