<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 11, art. 8, p. 169-179, *o*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.11.8
</line>
</par><par>
<line>
*equências de Ensino Investigat*v* como Prát*ca *edagó**ca no Ensino de **siologia Hu*ana
</line>
<line>
Investi*ativ* T*aching Se*uences as a Pe**gogi*al Practi*e in *he Tea*h*ng of Hu*an
</line>
<line>
Physiology
</line>
</par><par>
<line>
Welli*gt*n dos Santos Alv**
</line>
<line>
*outor em C*ências da Reabi*itação pe*a Universid*de Nove de Julho
</line>
<line>
P*of*ssor Adjunto II* da Univer*id*de Estad**l do Pia*í
</line>
<line>
E-*ail: welling*o**aorient*coes@gmail.com
</line>
<line>
Fr*n*isco Hone*dy Carvalho *zevedo
</line>
<line>
Doutor em B*olo*ia celular e m*lec*la* apli*ada a saúd* pe*a *niversid*de L*terana do Bras*l
</line>
<line>
Professor do Centro Universi*ário Santo Agos*i*h*
</line>
<line>
E-*ai*: hone*dy@g**il.com
</line>
<line>
Nelson Jor*e *arva*ho Batista
</line>
<line>
*outor em **o*ogia celular e molecula* aplic*d* a saúde pe** U*ive*sidade L*terana do B**sil
</line>
<line>
Prof*ssor do *entro Uni*ersi*ário Sant* Agostin*o
</line>
<line>
E-mai*: nelsonjc*@*otmail.co*
</line>
<line>
Francisco Ada*ber*o *o Nascimento Paz
</line>
<line>
Dou*o* em Biol*gia cel**ar e mo*ecular aplicada a saú*e pela **iversidade Luterana do B*asil
</line>
<line>
Pro*essor do Centro Universi*ário S*n*o Agostin*o
</line>
<line>
E-mail: pa*ada*b*rto*9@hotmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Wellington d*s Santos A*ves
</line>
</par><par>
<line>
*e*tro
</line>
<line>
Un*versitário
</line>
<line>
Santo
</line>
<line>
Ag*stinho
</line>
<line>-</line>
<line>
Av. V*lt**
</line>
</par><par>
<line>
Alenca*,
</line>
<line>
666,
</line>
<line>
Sã*
</line>
<line>
Pedro,
</line>
<line>
*E*:
</line>
<line>
64.01*-625,
</line>
<line>
Teresina/PI,
</line>
<line>
Ed*tor-*hefe: Dr. Tonny Ke*ley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Br*s**.
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Franc*sco *oneidy Carv*lho Azeved*
</line>
</par><par>
<line>
Centro
</line>
<line>
Universitário
</line>
<line>
Santo
</line>
<line>
*go*ti*ho
</line>
<line>-</line>
<line>
Av. Valter
</line>
<line>
Artigo recebido *m 14/05/*021. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Alencar,
</line>
<line>
666,
</line>
<line>
S*o
</line>
<line>
Pedro,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
*4.01*-625,
</line>
<line>
Teres*na/PI,
</line>
<line>
recebida em 27/05/2021. Apr*vado em 28/**/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Nelson J*r** Ca*valho Ba**sta
</line>
<line>
*va*i**o pelo sis*ema Tr*ple Revi*w: Desk Revie* a)
</line>
</par><par>
<line>
*entro
</line>
<line>
U*iversitário
</line>
<line>
Santo
</line>
<line>
Agost*n*o
</line>
<line>-</line>
<line>
*v. Valter
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) *o**l* B**nd Review
</line>
</par><par>
<line>
Ale*car,
</line>
<line>
666,
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Pedro,
</line>
<line>
C*P:
</line>
<line>
6*.019-6*5,
</line>
<line>
Teresi*a/PI,
</line>
<line>
(avali*ção ceg* por dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
En**reço:
</line>
<line>
Francisco *dalberto do Nascimento P*z
</line>
<line>
*evisão: G*amatical, *o*m*tiva e de Formatação
</line>
</par><par>
<line>
Centro
</line>
<line>
Un*versitá*i*
</line>
<line>
Santo
</line>
<line>
Agostinho
</line>
<line>-</line>
<line>
Av. V*lter
</line>
</par><par>
<line>
Al*n*ar,
</line>
<line>
666,
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Pedro,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
64.019-*25,
</line>
<line>
T*resina/PI,
</line>
</par><par>
</page><line>
B*as*l.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Alves, F. *. C. Azevedo, N. *. C. Batis*a, *. A. N. **z
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
R*S**O
</line>
</par><par>
<line>
No amb*ent* f**mad* por *l*nos e* um lo*al e profes*o**s em out*o, sepa*ados e a* *e*mo
</line>
<line>
tempo li*ados pela internet, uma op*ão de atividade que torne o aluno um *lemento ativo do
</line>
<line>
mecanismo *nsino-aprendizagem, é a aplicação *e SEI\s (*equência de Ensino In*estigati*o),
</line>
</par><par>
<line>
qu* são vo*t*das p*incipalmente
</line>
<line>
para con**údo *e
</line>
<line>
abordage*
</line>
<line>
científica, q*e possibilita a e
</line>
</par><par>
<line>
aplicação de diverso* *ecanismos que lev*m o aluno a ir em
</line>
<line>
busca
</line>
<line>
*e info*mações sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*eúdo. Diante da necessidade de *azer pr*tic*s e aulas que não fossem *uito pr*longadas
</line>
<line>
d* forma onli*e, vár*as at*vidad*s foram propostas, de fo*ma interdisciplin*r, e*volvendo as
</line>
</par><par>
<line>
d*sciplinas genética * biologia mo*ecular, anatom*a humana fisio*ogia humana, todas e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
curso de odon*ologia. Um mix *e materiais foi apres*n*ado ao* a*unos, em forma de rotei*o,
</line>
</par><par>
<line>
um mater*al de fácil acesso * ao m*s** tempo de boa qua*idade, *ue associ*do a lei*ura
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
tema
</line>
<line>
proposto e a* au*a* exp*sitivas d* forma remota, con*ri*uíss* para a const*uç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecime*to. *oltada para as d**ciplina* *ásicas, a aplic*ç*o de ativid*des *om* *s
</line>
</par><par>
<line>
investigativa* d*ixam aluno mais próximo d* entender o o
</line>
<line>
*orquê ele
</line>
<line>
tem *ue estud*r
</line>
<line>
tal
</line>
</par><par>
<line>
disci*li*a, co*o a gen*tica, a anatom*a, fisi*logia, biologia
</line>
<line>
cel*lar e *is*olo*ia. São
</line>
</par><par>
<line>
disci*linas q*e com*õ*m as cadeira* b*si*a* dos c*rsos de sa*de, e que ju*tas fun*amentam
</line>
</par><par>
<line>
o *orpo humano na
</line>
<line>
sua orga*ização e fu*cionali*ade, por isso a SEI pode s* *ornar uma
</line>
</par><par>
<line>
fe*ramenta *mportante para a harmonização do al*no com o con*eúdo, p**mi*indo que ele ve*a
</line>
<line>
a apli***ão do t*ma e pass* a buscar sempre no*as ab*r*agens.
</line>
<line>
P*l*vr*s ch*ve: Se*u*ncia de ensino investigativo. En*ino. Metodolog** ativa.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
I* the environ*ent *ormed ** s*udents in o*e place an* teachers in ano*he*, separated and at
</line>
<line>
the same t*me c*nnecte* by the inter*et, an activ**y optio* that mak*s the s*udent an active
</line>
</par><par>
<line>
element of the t*achin*-*earning mec*anism *s
</line>
<line>
*** a*p*icat*o*
</line>
<line>
of SEI'* (Investigat*ve
</line>
</par><par>
<line>
T*ac**ng Sequenc*) which are mainly focused
</line>
<line>
on
</line>
<line>
con*en* wi*h a scientific approach, and
</line>
</par><par>
<line>
w*ich allows t*e application of seve*a* me*han*sms that le*d t*e st*d**t to go in searc* o*
</line>
</par><par>
<line>
information about t*e content. Faced with *he *e*d to do o*lin* practice* *nd *l*sses
</line>
<line>
that
</line>
</par><par>
<line>
w*r* not too long, sever*l ac*****ies wer* proposed, in an interdi*ciplinary way, involving the
</line>
<line>
discipli**s of geneti** a*d molec*lar biol*gy, *uma* a**tomy a*d *uman ph**iology, all *f
</line>
<line>
the dentistry cours*. A mix of mat**ia*s *as p*esented to the stu*ents, in th* form *f a script,
</line>
<line>
a m**erial of eas* access and a* the same ti*e of *oo* q*al*ty, which, associ**e* with the
</line>
</par><par>
<line>
readi*g **
</line>
<line>
the pro*osed *hem* and the *ectu**s *emotely,
</line>
<line>
co**ribut** to the
</line>
<line>
construction *f
</line>
</par><par>
<line>
knowl*dg*. Focused o* basic discipli*es, the appl*cation
</line>
<line>
of ac*i*it*es s*ch as inv*stig*tive
</line>
</par><par>
<line>
ones bri** t** studen* closer to underst*nding *hy h* has to stud* such a *i*ci**ine, s*ch as
</line>
<line>
genetics, anatom*, phy*iology, cell bi*l*gy a*d his**logy. These *re sub**cts t**t make up *h*
</line>
<line>
ba*i* courses of health co*rses, and that tog**h*r und*rl*e th* hu*an body in it* or*an*zatio*
</line>
<line>
and ***ctional*ty, so the SE* can *ecome an important tool for the student's harmo*izat*on
</line>
<line>
with the content, allowing *im to see the applicat*on theme and always se*k new app*oaches.
</line>
<line>
Keywords: I*ve**igativ* t*achin* sequen*e. Teachi*g. A*t*v* meth*dology.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, T*resi*a, v. 18, n. 11, art. 8, p. 16*-179, nov. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsa**t.com.**/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sequên*i*s de Ens*no Investigativ* co*o Pr*ti*a Ped*gó*ica no Ensino de Fisiologia Huma*a
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
* I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Estud*r *isiologi* *eja humana, anima* ou vegetal n*m sempre é uma ta**fa fáci*, co*
</line>
<line>
v*rios *etalhe* qu* i*tegram *s tecidos e funçõe* celula**s, o func**name*to de um cor*o *e
</line>
</par><par>
<line>
torna t*o complexo *ue a
</line>
<line>
prese*ça *e prática*, leitura* e aná*i*e* de softw*res são
</line>
</par><par>
<line>
fun*amen*ais para o entendimento dos co*teúdos pelo*
</line>
<line>
al*nos, *eja *e ensino m*dio
</line>
<line>
ou *e
</line>
</par><par>
<line>
ens*no superior.
</line>
</par><par>
<line>
Com a pandemia da Covid-*9 *ue iniciou no
</line>
<line>
*no de 2020,
</line>
<line>
a neces*idade
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
isol*mento social pr*mov*u
</line>
<line>
o afa**amento dos
</line>
<line>
alunos
</line>
<line>
* pro*essore*, *imitando as*im o
</line>
</par><par>
<line>
aprend*zado de muitos *o*teúdos, prin*ipa*m**te dos co*siderados mais co*plicados p*los
</line>
</par><par>
<line>
a*un*s, co*o a fisiologi* hum**a. Es*a disciplina é
</line>
<line>
u*a das qu* se en*uadra *a **sta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
disciplinas básicas de todos os curs*s de saúde * que, port*nto,
</line>
<line>
g*rou uma
</line>
<line>
ne*e*sid*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
adeq*ação da *es*a em t**pos *e aulas remo*a, afi* de **e o apr*n*izado do a*un* não se
</line>
</par><par>
<line>
tornasse deficiente, e ao mesmo tempo ut**i*ar metodo*o*ias a*ivas para tornar o
</line>
<line>
a*uno
</line>
</par><par>
<line>
protagon*sta d* a*ren**z*gem.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse ambie**e f*rmado por **u*os *m *m local e *rof*s*ore* em ou*ro, separ*dos e
</line>
</par><par>
<line>
a* mesmo tempo ligados p*la internet, um* opção de
</line>
<line>
*tividade que *orne o alu*o um
</line>
</par><par>
<line>
elem*nto ati** do mecanismo en*ino-*prendizag*m, é a aplicação de *EI\s (Sequênc*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
En**no
</line>
<line>
Investigativo), que são voltadas principalmente
</line>
<line>
par* *onte*do
</line>
<line>
d* abo*dagem
</line>
</par><par>
<line>
científica, e que possi*ilita * aplicação de diversos mecanismos q*e le*am *
</line>
<line>
alu*o a i* em
</line>
</par><par>
<line>
busca *e informações so**e o co***údo. Seg*ndo (CARVALHO **AS*L, 2018), diret*iz a
</line>
</par><par>
<line>
princip*l de uma ativida*e investigativ* é o cuidado *o(a) pr*fessor(a) com o
</line>
<line>
g*au
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
libe*dad* intelectua* dado ao alu*o e com a elabora*ão do pro*lem*.
</line>
</par><par>
<line>
Com todas essas obse*vações *po**ad*s sobre * ai*da vivido na e*uca*ão por conta da
</line>
</par><par>
<line>
pand**ia da covid-19, esse tr*ba*ho tem como objetivo, pro*oção d* três seq*en*ias a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino *nv*stigativo sobre temas interdis*iplin*res *u*
</line>
<line>
envo**em dis*i*li*as básicas
</line>
<line>
c**o
</line>
</par><par>
<line>
biologia e/ou genéti*a c*m fisiologia humana, c*m *sso fazer que o aluno e**e*d* que a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
fe**menos *orporais ocor*em *e forma i*tegrada e c*orde*ados por ações gênicas.
</line>
</par><par>
<line>
2 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Diante da necessi*ad* de fa*er prá*i*as e aula* qu* não fossem muito p*olonga**s de
</line>
<line>
forma online, *á*ias at*vidades fora* propostas, *e form* interdi*ciplinar, envolve*do a*
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*plinas gené*i*a e biolo*ia molecular, anatomi* humana e fisiologia
</line>
<line>
hum*na, *oda* do
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, *. 11, ar*. 8, p. 169-179, nov. 2021
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. *lv*s, F. H. C. Azev*do, *. J. C. Batista, F. A. N. Paz
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
curs* de odo*tologia. Os temas abordados foram
</line>
<line>
d*sde disfunçõe* c*an*ofaciais de cará*er
</line>
</par><par>
<line>
*enético, n*ss* caso, temas com* brux**m*, *rognatismo mandibular e di*funções
</line>
<line>
mandib*lares, como distúrbios genétic*s m*ltifato*iais: hipertensão, disfunções e e*dócrin*s.
</line>
</par><par>
<line>
To*os
</line>
<line>
os te**s fo*am abord*d*s de for*a c*mum *s três disc*plinas, *o* au*as t*óricas,
</line>
</par><par>
<line>
seguidas
</line>
<line>
*e uma problemát*ca que os alunos
</line>
<line>
deveriam r*s*lve*, e a indi*açã* de ví*eos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
art*gos e our*s *tividades que
</line>
<line>
eles deveriam rea*iz*r, *u no *omento síncron* ou no
</line>
</par><par>
<line>
momento *ss*n*ro*o. O c*rpo **ce*te fez bus*a em *ites de vídeos como * You Tube, e em
</line>
<line>
sites abert** como o Goo*le acadêmico, p*ra a***sentar a*s a*unos material de fá*il aces*o e
</line>
</par><par>
<line>
ao mesmo *emp*
</line>
<line>
de b*a q*alidad*, que a*sociado a leitura *o tema proposto e as
</line>
<line>
a*las
</line>
</par><par>
<line>
exp*sitiv*s de forma remota, cont*ibuísse para a construção do *onhecime*to.
</line>
<line>
Após algumas re*niões por par*e do* pro*ess*res, foi ela**rado uma SEI (Se*uência
</line>
<line>
de ensino invest*gativa), ond* * alu*o tem ini*ialmente q*es*ões pro*lemas q*e os estimulem
</line>
<line>
a estu*ar o conteúdo, se*pre bu*c**do *ela*iona* * tema estudado co* a ap**cação no dia a
</line>
</par><par>
<line>
dia. Após a confecção do m*terial, o roteiro
</line>
<line>
fo* apresentad*
</line>
<line>
aos alunos * postado no po*t*l
</line>
</par><par>
<line>
ACADMUS
</line>
<line>
*NLIN*, *m mate*i*l de ap*io, para que os alunos bai*a*s** * *esmo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pudessem aplicar o* passos *nd*cados no mesmo. O rot*iro f*i *osto em horas por cada
</line>
<line>
mom*nt*, que repr*se**am n*o somente as horas de ati*idad*s *m sala de aula, mas tamb*m
</line>
<line>
cont*údos *obrados com* t*re** de ca*a.
</line>
<line>
3 R*SULTADO E DISCUSSÕES
</line>
<line>
SE I - A
</line>
<line>
Sequência d* ensi*o investigat*vo - SEI
</line>
<line>
*ema: Aspectos m**fo*isiológicos e *enéticos de dis*unções mandibulares
</line>
<line>
1º mom*nto - 1*
</line>
<line>
*ncontro com os alunos para ap*e*ent*ção da *roposta.
</line>
<line>
Aula teórica: Ge*ética dos *roblemas multifat**iais
</line>
<line>
Pergu*tas norteadoras:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*in*, v. 18, n. 11, art. 8, p. 169-*79, nov. 20*1
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sequências de Ensino Investigativ* como *ráti*a Peda*ógi*a no Ensino d* Fisiolo*ia *umana
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
2º momento - *h
</line>
</par><par>
<line>
Indicação de atividade* de l**tura e análi*e de *ídeo*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
As*i*t*r ao* v*deos do canal *ou tube:
</line>
<line>
Anato**a da ma*díb**a
</line>
<line>
https://www.y*utube.com/*atch?v=TcfcYoTV*4U
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Assi*tir um* entrevista sobre disfunçã* d* *TM - Canal Y*u tube
</line>
<line>
*ttps://www.*outu*e.*om/watch?v=DWfwUEppSls
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Leitu*a d* **tigo: Bruxismo, uma ab*rdagem genética.
</line>
<line>
htt*s://*ww.metod*sta.br/r*vista*/r**is*as-unime*/index.p*p/Fol/article/*iew/3***/2193
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Co*strução de mapa men*al envol*endo os conteúd*s estu*a**s nos vídeos aula* e no
</line>
<line>
ar*i*o.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Procure em art*gos ou s*tes espec*alizados, algumas *índromes genéticas que pod*m
</line>
<line>
levar a disfunções na mand*bula.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Momento de *ociali*ação co* os d*mais alunos e c*m os p*o*essores *e genética,
</line>
<line>
anatomia e *i*iologi* huma*a.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
R*da de conversa so*re os temas estudad*s nos v*deos e ar*ig* envolvendo a anatomia
</line>
<line>
*a mandíb*la e a *e*ética da* disfu*çõe* odontológicas associ*d*s a *andíbula.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*pres*ntaçã* pelos alunos de pesquisa* so*re problema* g*néti*os que p*de*
</line>
<line>
apr*sentar disfunções *andibulares.
</line>
</par><par>
<line>
3º Mo*ento - 4h
</line>
<line>
Montag*m de modelos anat*micos de mandí*u*a humana.
</line>
<line>
4º Pass* - 2h
</line>
<line>
Roda de co*ver*a sobre as q*estõ** norteadoras presentes n* primeiro m*mento.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
**alia*ão da atividad* interdiscipl*nar - Questões feedback sobre a apl*cação da
</line>
<line>
propos*a.
</line>
</par><par>
<line>
SE I - B
</line>
<line>
Sequência de ensino investigativo - SEI
</line>
<line>
**ma: A**ectos morfofisiológi*os * *olec*lares da hipertensão arterial
</line>
<line>
1º Passo - 1h
</line>
<line>
Encontro com os alunos par* ap*e*ent*ção da propost*.
</line>
<line>
A*la teóric*: Sis*ema de condução cardíaca e pressã* arterial
</line>
<line>
Perguntas norteado*as:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*e*. FS*, Tere**na *I, v. 18, n. 11, art. 8, *. 169-1**, nov. 202*
</line>
<line>
www4.fsa*et.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
</line>
<line>
Leitu** do artigo: Genét*ca * hip*rt*nsão *rte*ial
</line>
<line>
*ttps://docs.*vsa*ud.org/biblior*f/20*8/03/881416/rbh-*21*2_87-91.pdf
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Const*ução de ma*a mental envo*v*ndo os conteúd*s estudados nos víd*os aul*s e no
</line>
<line>
artigo. (Mom*nto de socialização **m os dem*is al**os e com os p*ofes*ore*)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Roda d* conversa s*bre *s te*as estudados nos víd*o* e ar*igo **volv*nd* a an*tomia
</line>
<line>
card*aca * a comu**cação *elular por s*nais q*ímic*s ** função cardíaca.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
***cuss*o de quest**s envolven*o casos de hiperten*ão art*ri*l
</line>
</par><par>
<line>
*º Passo - *h
</line>
<line>
**la exposi*iva - comun*cação celu*ar e sinais químicos
</line>
<line>
4º Passo - *h
</line>
<line>
Mont*gem de mod**os ana*ôm*cos
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Sistema cardio*ascu*ar: an*tomia do cora*ão, *alvas e sistemas d* condução elétric*
</line>
<line>
*ardíaca. (ANATOMIA H*MANA)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Com*nicaç*o celular: *ias de sinaliza*ão (BIOLOGIA CEL**AR)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Momento de d*scus*ã* *os d*s*f**s en*ont***os na confecção d* material, levando em
</line>
<line>
con**deração a repre*entação das p*ças.
</line>
</par><par>
<line>
4º Pas*o - 2h
</line>
<line>
Rod* de conversa *obre as questões problem*s
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Avaliação d* *tividade interdiscip*inar - Questões feedback
</line>
</par><par>
<line>
S * I -C
</line>
</par><par>
<line>
S**uência *e ensino investigat*vo - SEI
</line>
<line>
Tema: Estudo das co*unicações celu*are* e as dis*unções endócri*a*
</line>
<line>
*º momento - 1h
</line>
<line>
*ncontro com os alunos *ara apresentação da proposta.
</line>
<line>
Aula expositiva: Co*u*icação celular * sinais quími**s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Te**sina, v. 18, n. 11, art. 8, p. 169-*79, *ov. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sequências *e Ensin* I*vestigativa como Prática Ped*gó*ica no Ensino *e F*s*ologia Hu*ana
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
Pergu**as nor**a*oras:
</line>
</par><par>
<line>
a.
</line>
<line>
De que m*neira nosso corpo mantem * e*uil*brio (h**eostase) para funcionar
</line>
<line>
de
</line>
<line>
form* igu*l a um r*lógi*?
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
Como **c* acha que o organismo entende o momento *e *ormir e ac*rdar?
</line>
</par><par>
<line>
c.
</line>
<line>
*o*ê já ouvi* f*lar em fee*back negati*o e
</line>
<line>
positi*o? Em que mo*entos eles
</line>
<line>
aparecem e* nos** **tina? Cit* exemplos.
</line>
</par><par>
<line>
d.
</line>
<line>
Co*o oc*rr* a regulação de evento* no
</line>
<line>
org**ismo feminino como por
</line>
<line>
exemp*o o
</line>
<line>
período fértil e o cicl* *enstru*l?
</line>
</par><par>
<line>
e.
</line>
<line>
Anal**a*d* todas estas p*rguntas * suas r*s*os*a*, que órgã** e tecidos você i*ag*na
</line>
<line>
que pa*ticipam destes controles?
</line>
</par><par>
<line>
2º *ome*to - 5h
</line>
<line>
I*d*ca*ão de atividades *e *eitura e an*lise de vídeo*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*ssisti* aos víde** *o canal you tu*e:
</line>
<line>
**ând**as e*dócrinas e hormô*io*-completo. Di*covery Chanel - *iências sem
</line>
<line>
fronteiras.
</line>
<line>
ht**s://www.yo*t*be.c*m/w*tch?v=QBNkIVBlE50
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Assistir a* webinar: COVID-19 em situações es*e*iais: Doen*as Endócri*as.
</line>
<line>
https://www.yo*tube.com/wat**?v=kBiiPPJK2ao
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
L*itura do artigo: R*VI*ÃO SI*TEMÁTICA SOBRE IMPLICAÇÕES D* U*O DE
</line>
<line>
EMBALAGENS COM BISFENOL A - BPA PARA * SAÚDE *UMANA.
</line>
<line>
http://uni*a**s.br/revistas/i*de*.php/ca**e*/article/v*ew/1107
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
C*nstrução d* mapa me**al e*v*lvendo os con*eúd*s e*tudados nos vídeos **las e no
</line>
<line>
artigo.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Pro*ure em artigos ou *ites especia*izados, *lg*mas
</line>
<line>
doenças *ndóc*inas
</line>
<line>
que você
</line>
</par><par>
<line>
con*ec* do seu dia dia com amigos ou pa*entes e *aça uma busca de informações a
</line>
<line>
como sinais e si*to*as, *lândula produtora do hormônio, sistemas af*tados, etc.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
P*ocure s**er o que
</line>
<line>
são as citocinas e q*im*ocinas e de que *o*ma el*s a*uam na
</line>
</par><par>
<line>
com*nicaçã* celular dura*t* os proces**s inf*amatórios.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*xplique br*v*mente *ela*ão do a
</line>
<line>
receptor d*
</line>
<line>
enzima
</line>
<line>
con*ersora de an*iot*nsina
</line>
</par><par>
<line>
durante o processo de infecção do S*rsc*v-2.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Momento de socialização com os demais alu*os e com os *r*fessore*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
R*da de con*ersa sobre os *emas estud**os nos ví*e*s e ar*igo envolven*o a anatomia
</line>
<line>
e * histofi*iologia do sistema endócri*o e a comunicação c*lul*r p*r meio de sinais
</line>
<line>
quím*cos.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
C om *
</line>
<line>
au*íl*o d* um atlas de histologia,
</line>
<line>
desen*e *ma *âmina de *elo menos dois
</line>
</par><par>
<line>
tecidos *ue v*cê i*e*tificou ao as*is*ir o webi*ar. Na le**nda indi*u* a classific*ção
</line>
<line>
do tecido e uma fun**o que ele exe*uta no nosso co*po.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Apr*sen*ação pelos alunos de pesqu*s*s sobr* pro*lemas endócri*os h*manos.
</line>
</par><par>
<line>
3º Mome*to - 2h
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A**ese*t***o dos *ese*h*s his*ológicos feitos p*los al*nos e postados no mural
</line>
<line>
eletrônico www.padle*.com
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 11, art. *, p. 169-17*, nov. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. *. Alves, F. H. C. Azevedo, N. J. C. Batista, F. A. N. Paz
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
Construção
</line>
<line>
de um modelo didáti*o de f**dback-negativo envolvendo as g*ândulas
</line>
</par><par>
<line>
endócrinas
</line>
</par><par>
<line>
4º Passo - 2h
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Roda de conversa sob*e as questões n*rtead*ras *rese**es *o pr**eiro mom*nto.
</line>
</par><par>
<line>
Avali*ção da atividade interdisciplinar - Questões feedback
</line>
<line>
A e*aboração de a**vida*es remotas ou q*e possam ser aplicadas de forma hi*rida j*
</line>
</par><par>
<line>
*em sendo tr*balh*da há m**to te*po, porém com a quest*o imediata de *andemia,
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
processo foi ace***ado, e fez com **e as instituições de
</line>
<line>
ensin* c*rress*m em busc* de *ma
</line>
</par><par>
<line>
qualificação do corp*
</line>
<line>
docente para aplicar de forma mai* agradáve* aos a**nos o conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
n*cessário para bom rendimento na *isciplina, *ara (MOREIRA; HENRIQ*E; BARROS, o
</line>
</par><par>
<line>
2020), d*ra**e esses quadro* de emergência é que
</line>
<line>
as *olíti*as de *riaçã* de programas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capacita*ã* são mais ativas e deve* buscar mecanismos que qualif*qu*m o ensino re*oto. E
</line>
<line>
de *m certo modo foi o que *e a**esentou c*m e*se trabalh*, uma ve* que aulas totalmente
</line>
<line>
expo*i*iv*s e onl*ne, *ão atraem os *lunos, que ou simpl**men*e *e conectam * sal* de aula
</line>
<line>
mas n*o assistem a exposiçã* do p*ofessor, ou ou*ras ve*e* assistem a aula grava*a de *orma
</line>
<line>
acelerada. Com a aplicaçã* da SE*, o a*uno vai e* busca da inf*rmação, já que e*e é * ati*o
</line>
<line>
da aprend*za*e*, e em d*terminados momentos aprese*ta * que *rodu*i* e trás u*a
</line>
<line>
discussão *ara a sala *e aula vi*t*al.
</line>
<line>
(CARVALH* *RASIL, 2020), apr*senta a SEI em dois c*ntextos di*ere**es, no
</line>
</par><par>
<line>
ensino fundamental * médio, em**ra haja um* n*ce*sidade *i*ere*te para cada nív*l, um e
</line>
</par><par>
<line>
aspecto comum é a liberdade intel*ctu*l, e a
</line>
<line>
interdisciplinar***de, s*nda a
</line>
<line>
*rientação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pr*f*ss*r, ou do
</line>
<line>
grupo
</line>
<line>
de professores envolvidos, um fat*r *mportante
</line>
<line>
para o bom
</line>
</par><par>
<line>
entend*mento da ati*idad* pel* aluno. No ensino superior *ão é di*eren*e, as nece*sidad*s de
</line>
</par><par>
<line>
fazer a*ont**er
</line>
<line>
as *tivida*e* in*e*disci*lina*es, pa*a que o aluno entenda qu* *s disc*p*inas
</line>
</par><par>
<line>
embora n* maioria *as vezes são *rabalhada* de forma isolada, e que na pr*tica os *enô*enos
</line>
<line>
bio*ógico* nã* são isola*os, fazem da apli*ação das sequencias i*vest*gativa* uma ferramenta
</line>
</par><par>
<line>
*uito útil, prática e facil*tadora ** conh*cim*nto. Pois os aluno*
</line>
<line>
*assam por
</line>
<line>
várias
</line>
</par><par>
<line>
sequencias de *nvest*g*ção: assistem a vídeos in**cados, fazem l*itura de artigos,
</line>
<line>
discutem
</line>
</par><par>
<line>
problemas monta* modelos di**ticos, e e
</line>
<line>
novam*nt*
</line>
<line>
*azem discussões *om toda a turma *
</line>
</par><par>
<line>
c*m o*
</line>
<line>
pr**es*ores, *ntã* tod*s
</line>
<line>
esses
</line>
<line>
*vent** contribu*m *ar*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
construção d*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*onh*cimento mais
</line>
<line>
*onsistente e que ver os te*as de forma i*tegra*a,
</line>
<line>
que a anato*i*,
</line>
</par><par>
</page><line>
fisiol*gia, genética, biol*g*a celular e histolog*a, *or exem*lo, não and*m isolada*, mas s**
</line>
<line>
det*rm*nan*e* *ara o entendiment* do funcionamento *e um dado órgã* ou sist*ma corpora*.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, art. *, p. 169-*79, no*. 2021 w*w4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S*q*ências de Ens**o Investig*ti*a como Prátic* Ped*g*gic* *o Ensi*o de Fisiologia Humana
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
Abord*gens dessa ma*eira p*d*m *nclusive melho*ar o **te*dimento em particular de
</line>
</par><par>
<line>
uma das *isciplinas envo*vidas,
</line>
<line>
como é o ca** da gen*tica que nem *em*re também
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
agr*dáve* para os *lunos, pois com a S*I o *luno consegue *er a a**ica*ão da gen*tica, e não
</line>
</par><par>
<line>
*pena* *ent*r entender o
</line>
<line>
que *ão todos
</line>
<line>
aquel** termos e co*troles gênicos que muitas vez*s
</line>
</par><par>
<line>
são c*lo*ados *ara eles. (TE*P; BA*THOLOMEI-SA*TOS,
</line>
<line>
2018), abo*dam em sua
</line>
</par><par>
<line>
pesquis* que a mai*ria do* pr**essores de genét*ca **nsid*ram a percepçã*
</line>
<line>
*elo aluno da
</line>
</par><par>
<line>
a*licação da disciplin* é impo*tante pa*a a aprendiz*gem, porém *ma outra p*quena parce*a
</line>
<line>
de p*of*ssor*s citou *ue t**as r*l*ci*nados às a*lic*ções da Genét*ca são necessários para a
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem. I*so mo*tra um certo
</line>
<line>
contraditório na
</line>
<line>
*isã* **s professore*.
</line>
<line>
Essa
</line>
</par><par>
<line>
problemática pode ser minimizada também a construção *e uma SEI, poi* o cor*o doc*n*e
</line>
</par><par>
<line>
q*ando se reúne p*ra definir * tema, b**ca jus*ament*
</line>
<line>
veri*icar essa aplicação como u*a
</line>
</par><par>
<line>
fer*amenta d**isiva na aprendizage*, o que *ode fazer c*m q*e professores se torn*m mais
</line>
</par><par>
<line>
engaja*os c*m a ap*icação. E para (ALVE* e* al, 2011), quanto mais di*ersa* formas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es*udar fisiolo**a com metodologias facili**dor*s, melhor se*á pa*a o aluno *ntender es*a
</line>
<line>
disciplina q*e * básica * fu*damental para * ent*nd*m*nt* de vários o*tros cont*úd*s de
</line>
<line>
*ursos *e s*ú*e e biológicas. (DUARTE et al, 2012), mostr* qu* *uan*o *s alunos pratica*
</line>
</par><par>
<line>
atividad*s integ*ativas
</line>
<line>
envolvendo o corpo
</line>
<line>
humano e saúde, os o*hares passam a ser m*is
</line>
</par><par>
<line>
críticos e mais *umano sobr* o* tem*s *rabalhados.
</line>
<line>
Tod** ess*s a*pec*os apresenta*os e*tão pod** ser vis**s *ambém quando a atividade
</line>
</par><par>
<line>
interdisciplinar de fisio**gia com out*as di*ciplin*s como a anatom*a, genétic*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
b*olo**a
</line>
</par><par>
<line>
celula* ou histo**gia são realizados pelos alu*os, em atividades e* grupo e com a orienta*ão
</line>
<line>
d* p*ofessor *rientador, a busca pelo conhec**e*to tor*a a ap**ndizagem *ais s*gnificante e
</line>
</par><par>
<line>
pr***ro*a, torna*o
</line>
<line>
e*sas di*ciplinas que s*o bás**as e tão i*portantes,
</line>
<line>
ten*o um **gni*i*ado
</line>
</par><par>
<line>
*ais plausível na
</line>
<line>
academia, princi*alm*nt* qu*ndo se f**a ** a*unos de anos inic*ais, que
</line>
</par><par>
<line>
ainda cur*a* **m*n*e ou na s*a maior*a as cadeiras não es*ecíficas dos *ur*os de saúde.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
aplicação de meto*ologias ativas
</line>
<line>
*o *ns*no superior v*m há muito tempo se*do
</line>
</par><par>
<line>
utilizad* em sal*s de
</line>
<line>
aulas, * *uando a aula re*o*a pas*ou a *er uma real**a*e quase que
</line>
</par><par>
<line>
1*0% das escol*s do *u*do, *evido a rá**da tran*missão d* Co*id-19, uma das a*ividade*
</line>
</par><par>
<line>
que *ão p*rde o car*ter de metodologia ativa, * que
</line>
<line>
promov* a interdisci*li*aridad*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
investigaçã* e o pro*agoni*mo *o a*uno é a *EI (Sequê**ia de Ens*no Investig*tivo) que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 18, n. 11, ar*. 8, p. 169-*79, nov. *021
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. *. Alv*s, F. H. C. *z*ved*, N. *. *. Ba*ista, *. A. *. *az
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
proporc**na *inda uma discussão d* c*rpo doce**e pera*te um t**a comum, uma atividad*
</line>
<line>
que reúne v*rios modos *e pesquisa sobr* um t**a e de fácil aplicação.
</line>
<line>
É importante, n* en**nto considerar *ue a li*erdade i*telectual q*e a SEI promove, o
</line>
</par><par>
<line>
laborató**o
</line>
<line>
*e aprendi*agem que ela c*nstrói
</line>
<line>
e alfab*tizaç*o científica atrela*a a ela s* a
</line>
</par><par>
<line>
*cor*em de forma plena quando *a or*enta*ão do gru*o de p*ofe*sore* que a preparam, co* a
</line>
</par><par>
<line>
seleção de ma*eria*s e a indicaçã* d* fon*es de pesquis* qu* promovam no alu*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con**c**ento de um determin*do tema.
</line>
</par><par>
<line>
Voltada pa*a as d*scip*inas básicas, a aplicaç*o de a*ividades como as inves*igativas
</line>
<line>
deixam * a*uno mais pr*xim* de ent*nde* o porquê *le tem que *studar tal discip*ina, como a
</line>
<line>
genética, a ana*omia, *isiologia, biolo*ia celular e histolo*ia. São disci*l*nas que *ompõ*m as
</line>
</par><par>
<line>
cade*ras bá*icas
</line>
<line>
dos curs*s de saú*e, e que ju*tas fundamentam o *orpo *umano *a
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
organizaçã* e funcionalid**e, por isso a SEI pod* se tornar uma ferramen*a imp*rta*te para a
</line>
<line>
harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele v*ja a apl*cação do *e*a e passe
</line>
<line>
a buscar sempre *ov*s abord*gens de *m dete*m*nado te**.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
*LVES, N Et a*. P*áticas i*ovadoras no pr*cesso ensino-aprendiz**em *e f*siologia huma**.
</line>
<line>
Revista Conte*to e Saú*e. Ed*tora UN*JUI. V.10, N.20, P.1227. Jan/Jun 2*11.
</line>
</par><par>
<line>
C*RVAL*O *RASI*, A. *. P. F*ndamentos Teór*cos e Metodológicos do En**no
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
Invest*gação. *evi*ta Brasileira *e Pesq*isa em E*uca*ão em *iências.V.18, *.3, P.*65,
</line>
<line>
2018.
</line>
<line>
DU*RT*, V. S et al. B*incando *om a fi*iol*gia humana": r*lat* de um* e*tensão
</line>
<line>
universitária. Rev. Ciên*. Ext. v.8, n.1, p.98-106, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
F*EIT*S, P. L. Práticas m*todológicas utilizadas p*lo* professores de
</line>
<line>
ciênc*as e biologia
</line>
</par><par>
<line>
duran*e o ensino remoto n* m*nicípio de Li*ra*ento-PB/Palom* Li*a de Freitas. - P*t*s,
</line>
<line>
2*21. T*a**lh* de Conc*usão *e Curso (Especialização em Ens*no *e Ciência* e M*temática)
</line>
<line>
- Institut* **d**al da *a*aíba, 20*1.
</line>
<line>
M*RQUES *OREI*A, J. A; HENRIQUE*, *. BA*RO*, *. Tr*nsitando de u* ensi*o
</line>
</par><par>
<line>
r*moto e*ergencial
</line>
<line>
para uma e*ucação di*ital em rede, em *empos de pandemia. *ialogia,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ão P*ulo, *. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
</line>
<line>
PIFFERO, E. L. F et a*. Metodologias ativas e o ensino r*moto *e *iologia: uso *e recur*os
</line>
<line>
onl*ne pa*a aulas sín**onas e assíncronas. Re*earch, Society *nd Devel*pment, v. 9, n. 10,
</line>
<line>
e71910*465, 2020
</line>
<line>
TEMP, D. S; BARTHOLOMEI-*ANTOS, M. L. * e*s*no de Genét*ca: a *isão *e
</line>
<line>
professor*s de Biolo*i*. Rev. Cient. Schola. V*l II, N. 1, P.85. Jul*o 2018.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, *. 18, n. 11, *rt. *, p. *69-*79, n**. 2**1 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Sequ*ncias d* Ensino I*v**tigativa como Prática Pe*agógica no Ensino de Fis*ologi* Hu*ana
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
ALVES, *. S; *ZEVEDO, F. H. *; BAT*STA, *. J. C; PAZ, *. A. *; Se*uência* de Ensino
</line>
<line>
Investigativ* com* Prát**a Pedagógi*a no E*sin* de F*siologia Huma*a. Rev. FSA, Teresina, v. *8, *.
</line>
<line>
11, art. 8, p. 169-179, nov. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Con*ribuição do* Autores
</line>
<line>
*. S. **ves
</line>
<line>
F. H. *. Azev*do
</line>
<line>
N. J. C. Batista
</line>
<line>
F. A. N. P*z
</line>
</par><par>
<line>
1) co**epção e p***ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *nál*se e interpr*tação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho *u na revisão crític* d* conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participaçã* na aprovação da *ersã* fin*l do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 18, n. 11, art. 8, *. *6*-1*9, *ov. 2021
</line>
<line>
www4.*sane*.**m.br/r*vista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)