<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 11, art. 8, p. 169-179, *o*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.11.8 </line>
</par>
<par>
<line> *equências de Ensino Investigat*v* como Prát*ca *edagó**ca no Ensino de **siologia Hu*ana </line>
<line> Investi*ativ* T*aching Se*uences as a Pe**gogi*al Practi*e in *he Tea*h*ng of Hu*an </line>
<line> Physiology </line>
</par>
<par>
<line> Welli*gt*n dos Santos Alv** </line>
<line> *outor em C*ências da Reabi*itação pe*a Universid*de Nove de Julho </line>
<line> P*of*ssor Adjunto II* da Univer*id*de Estad**l do Pia*í </line>
<line> E-*ail: welling*o**aorient*coes@gmail.com </line>
<line> Fr*n*isco Hone*dy Carvalho *zevedo </line>
<line> Doutor em B*olo*ia celular e m*lec*la* apli*ada a saúd* pe*a *niversid*de L*terana do Bras*l </line>
<line> Professor do Centro Universi*ário Santo Agos*i*h* </line>
<line> E-*ai*: hone*dy@g**il.com </line>
<line> Nelson Jor*e *arva*ho Batista </line>
<line> *outor em **o*ogia celular e molecula* aplic*d* a saúde pe** U*ive*sidade L*terana do B**sil </line>
<line> Prof*ssor do *entro Uni*ersi*ário Sant* Agostin*o </line>
<line> E-mai*: nelsonjc*@*otmail.co* </line>
<line> Francisco Ada*ber*o *o Nascimento Paz </line>
<line> Dou*o* em Biol*gia cel**ar e mo*ecular aplicada a saú*e pela **iversidade Luterana do B*asil </line>
<line> Pro*essor do Centro Universi*ário S*n*o Agostin*o </line>
<line> E-mail: pa*ada*b*rto*9@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Wellington d*s Santos A*ves </line>
</par>
<par>
<line> *e*tro </line>
<line> Un*versitário </line>
<line> Santo </line>
<line> Ag*stinho </line>
<line>-</line>
<line> Av. V*lt** </line>
</par>
<par>
<line> Alenca*, </line>
<line> 666, </line>
<line> Sã* </line>
<line> Pedro, </line>
<line> *E*: </line>
<line> 64.01*-625, </line>
<line> Teresina/PI, </line>
<line> Ed*tor-*hefe: Dr. Tonny Ke*ley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Br*s**. </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Franc*sco *oneidy Carv*lho Azeved* </line>
</par>
<par>
<line> Centro </line>
<line> Universitário </line>
<line> Santo </line>
<line> *go*ti*ho </line>
<line>-</line>
<line> Av. Valter </line>
<line> Artigo recebido *m 14/05/*021. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Alencar, </line>
<line> 666, </line>
<line> S*o </line>
<line> Pedro, </line>
<line> CEP: </line>
<line> *4.01*-625, </line>
<line> Teres*na/PI, </line>
<line> recebida em 27/05/2021. Apr*vado em 28/**/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Nelson J*r** Ca*valho Ba**sta </line>
<line> *va*i**o pelo sis*ema Tr*ple Revi*w: Desk Revie* a) </line>
</par>
<par>
<line> *entro </line>
<line> U*iversitário </line>
<line> Santo </line>
<line> Agost*n*o </line>
<line>-</line>
<line> *v. Valter </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) *o**l* B**nd Review </line>
</par>
<par>
<line> Ale*car, </line>
<line> 666, </line>
<line> São </line>
<line> Pedro, </line>
<line> C*P: </line>
<line> 6*.019-6*5, </line>
<line> Teresi*a/PI, </line>
<line> (avali*ção ceg* por dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: </line>
<line> Francisco *dalberto do Nascimento P*z </line>
<line> *evisão: G*amatical, *o*m*tiva e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> Centro </line>
<line> Un*versitá*i* </line>
<line> Santo </line>
<line> Agostinho </line>
<line>-</line>
<line> Av. V*lter </line>
</par>
<par>
<line> Al*n*ar, </line>
<line> 666, </line>
<line> São </line>
<line> Pedro, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 64.019-*25, </line>
<line> T*resina/PI, </line>
</par>
<par>
<line> B*as*l. </line>
</par>
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<par>
<line> W. S. Alves, F. *. C. Azevedo, N. *. C. Batis*a, *. A. N. **z </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> R*S**O </line>
</par>
<par>
<line> No amb*ent* f**mad* por *l*nos e* um lo*al e profes*o**s em out*o, sepa*ados e a* *e*mo </line>
<line> tempo li*ados pela internet, uma op*ão de atividade que torne o aluno um *lemento ativo do </line>
<line> mecanismo *nsino-aprendizagem, é a aplicação *e SEI\s (*equência de Ensino In*estigati*o), </line>
</par>
<par>
<line> qu* são vo*t*das p*incipalmente </line>
<line> para con**údo *e </line>
<line> abordage* </line>
<line> científica, q*e possibilita a e </line>
</par>
<par>
<line> aplicação de diverso* *ecanismos que lev*m o aluno a ir em </line>
<line> busca </line>
<line> *e info*mações sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*eúdo. Diante da necessidade de *azer pr*tic*s e aulas que não fossem *uito pr*longadas </line>
<line> d* forma onli*e, vár*as at*vidad*s foram propostas, de fo*ma interdisciplin*r, e*volvendo as </line>
</par>
<par>
<line> d*sciplinas genética * biologia mo*ecular, anatom*a humana fisio*ogia humana, todas e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> curso de odon*ologia. Um mix *e materiais foi apres*n*ado ao* a*unos, em forma de rotei*o, </line>
</par>
<par>
<line> um mater*al de fácil acesso * ao m*s** tempo de boa qua*idade, *ue associ*do a lei*ura </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> tema </line>
<line> proposto e a* au*a* exp*sitivas d* forma remota, con*ri*uíss* para a const*uç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecime*to. *oltada para as d**ciplina* *ásicas, a aplic*ç*o de ativid*des *om* *s </line>
</par>
<par>
<line> investigativa* d*ixam aluno mais próximo d* entender o o </line>
<line> *orquê ele </line>
<line> tem *ue estud*r </line>
<line> tal </line>
</par>
<par>
<line> disci*li*a, co*o a gen*tica, a anatom*a, fisi*logia, biologia </line>
<line> cel*lar e *is*olo*ia. São </line>
</par>
<par>
<line> disci*linas q*e com*õ*m as cadeira* b*si*a* dos c*rsos de sa*de, e que ju*tas fun*amentam </line>
</par>
<par>
<line> o *orpo humano na </line>
<line> sua orga*ização e fu*cionali*ade, por isso a SEI pode s* *ornar uma </line>
</par>
<par>
<line> fe*ramenta *mportante para a harmonização do al*no com o con*eúdo, p**mi*indo que ele ve*a </line>
<line> a apli***ão do t*ma e pass* a buscar sempre no*as ab*r*agens. </line>
<line> P*l*vr*s ch*ve: Se*u*ncia de ensino investigativo. En*ino. Metodolog** ativa. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> I* the environ*ent *ormed ** s*udents in o*e place an* teachers in ano*he*, separated and at </line>
<line> the same t*me c*nnecte* by the inter*et, an activ**y optio* that mak*s the s*udent an active </line>
</par>
<par>
<line> element of the t*achin*-*earning mec*anism *s </line>
<line> *** a*p*icat*o* </line>
<line> of SEI'* (Investigat*ve </line>
</par>
<par>
<line> T*ac**ng Sequenc*) which are mainly focused </line>
<line> on </line>
<line> con*en* wi*h a scientific approach, and </line>
</par>
<par>
<line> w*ich allows t*e application of seve*a* me*han*sms that le*d t*e st*d**t to go in searc* o* </line>
</par>
<par>
<line> information about t*e content. Faced with *he *e*d to do o*lin* practice* *nd *l*sses </line>
<line> that </line>
</par>
<par>
<line> w*r* not too long, sever*l ac*****ies wer* proposed, in an interdi*ciplinary way, involving the </line>
<line> discipli**s of geneti** a*d molec*lar biol*gy, *uma* a**tomy a*d *uman ph**iology, all *f </line>
<line> the dentistry cours*. A mix of mat**ia*s *as p*esented to the stu*ents, in th* form *f a script, </line>
<line> a m**erial of eas* access and a* the same ti*e of *oo* q*al*ty, which, associ**e* with the </line>
</par>
<par>
<line> readi*g ** </line>
<line> the pro*osed *hem* and the *ectu**s *emotely, </line>
<line> co**ribut** to the </line>
<line> construction *f </line>
</par>
<par>
<line> knowl*dg*. Focused o* basic discipli*es, the appl*cation </line>
<line> of ac*i*it*es s*ch as inv*stig*tive </line>
</par>
<par>
<line> ones bri** t** studen* closer to underst*nding *hy h* has to stud* such a *i*ci**ine, s*ch as </line>
<line> genetics, anatom*, phy*iology, cell bi*l*gy a*d his**logy. These *re sub**cts t**t make up *h* </line>
<line> ba*i* courses of health co*rses, and that tog**h*r und*rl*e th* hu*an body in it* or*an*zatio* </line>
<line> and ***ctional*ty, so the SE* can *ecome an important tool for the student's harmo*izat*on </line>
<line> with the content, allowing *im to see the applicat*on theme and always se*k new app*oaches. </line>
<line> Keywords: I*ve**igativ* t*achin* sequen*e. Teachi*g. A*t*v* meth*dology. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, T*resi*a, v. 18, n. 11, art. 8, p. 16*-179, nov. 2021 </line>
<line> ww*4.fsa**t.com.**/r*vis** </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Sequên*i*s de Ens*no Investigativ* co*o Pr*ti*a Ped*gó*ica no Ensino de Fisiologia Huma*a </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> * I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Estud*r *isiologi* *eja humana, anima* ou vegetal n*m sempre é uma ta**fa fáci*, co* </line>
<line> v*rios *etalhe* qu* i*tegram *s tecidos e funçõe* celula**s, o func**name*to de um cor*o *e </line>
</par>
<par>
<line> torna t*o complexo *ue a </line>
<line> prese*ça *e prática*, leitura* e aná*i*e* de softw*res são </line>
</par>
<par>
<line> fun*amen*ais para o entendimento dos co*teúdos pelo* </line>
<line> al*nos, *eja *e ensino m*dio </line>
<line> ou *e </line>
</par>
<par>
<line> ens*no superior. </line>
</par>
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<line> Com a pandemia da Covid-*9 *ue iniciou no </line>
<line> *no de 2020, </line>
<line> a neces*idade </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> isol*mento social pr*mov*u </line>
<line> o afa**amento dos </line>
<line> alunos </line>
<line> * pro*essore*, *imitando as*im o </line>
</par>
<par>
<line> aprend*zado de muitos *o*teúdos, prin*ipa*m**te dos co*siderados mais co*plicados p*los </line>
</par>
<par>
<line> a*un*s, co*o a fisiologi* hum**a. Es*a disciplina é </line>
<line> u*a das qu* se en*uadra *a **sta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> disciplinas básicas de todos os curs*s de saúde * que, port*nto, </line>
<line> g*rou uma </line>
<line> ne*e*sid*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> adeq*ação da *es*a em t**pos *e aulas remo*a, afi* de **e o apr*n*izado do a*un* não se </line>
</par>
<par>
<line> tornasse deficiente, e ao mesmo tempo ut**i*ar metodo*o*ias a*ivas para tornar o </line>
<line> a*uno </line>
</par>
<par>
<line> protagon*sta d* a*ren**z*gem. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse ambie**e f*rmado por **u*os *m *m local e *rof*s*ore* em ou*ro, separ*dos e </line>
</par>
<par>
<line> a* mesmo tempo ligados p*la internet, um* opção de </line>
<line> *tividade que *orne o alu*o um </line>
</par>
<par>
<line> elem*nto ati** do mecanismo en*ino-*prendizag*m, é a aplicação de *EI\s (Sequênc*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> En**no </line>
<line> Investigativo), que são voltadas principalmente </line>
<line> par* *onte*do </line>
<line> d* abo*dagem </line>
</par>
<par>
<line> científica, e que possi*ilita * aplicação de diversos mecanismos q*e le*am * </line>
<line> alu*o a i* em </line>
</par>
<par>
<line> busca *e informações so**e o co***údo. Seg*ndo (CARVALHO **AS*L, 2018), diret*iz a </line>
</par>
<par>
<line> princip*l de uma ativida*e investigativ* é o cuidado *o(a) pr*fessor(a) com o </line>
<line> g*au </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> libe*dad* intelectua* dado ao alu*o e com a elabora*ão do pro*lem*. </line>
</par>
<par>
<line> Com todas essas obse*vações *po**ad*s sobre * ai*da vivido na e*uca*ão por conta da </line>
</par>
<par>
<line> pand**ia da covid-19, esse tr*ba*ho tem como objetivo, pro*oção d* três seq*en*ias a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino *nv*stigativo sobre temas interdis*iplin*res *u* </line>
<line> envo**em dis*i*li*as básicas </line>
<line> c**o </line>
</par>
<par>
<line> biologia e/ou genéti*a c*m fisiologia humana, c*m *sso fazer que o aluno e**e*d* que a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> fe**menos *orporais ocor*em *e forma i*tegrada e c*orde*ados por ações gênicas. </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Diante da necessi*ad* de fa*er prá*i*as e aula* qu* não fossem muito p*olonga**s de </line>
<line> forma online, *á*ias at*vidades fora* propostas, *e form* interdi*ciplinar, envolve*do a* </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*plinas gené*i*a e biolo*ia molecular, anatomi* humana e fisiologia </line>
<line> hum*na, *oda* do </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, *. 11, ar*. 8, p. 169-179, nov. 2021 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. *lv*s, F. H. C. Azev*do, *. J. C. Batista, F. A. N. Paz </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> curs* de odo*tologia. Os temas abordados foram </line>
<line> d*sde disfunçõe* c*an*ofaciais de cará*er </line>
</par>
<par>
<line> *enético, n*ss* caso, temas com* brux**m*, *rognatismo mandibular e di*funções </line>
<line> mandib*lares, como distúrbios genétic*s m*ltifato*iais: hipertensão, disfunções e e*dócrin*s. </line>
</par>
<par>
<line> To*os </line>
<line> os te**s fo*am abord*d*s de for*a c*mum *s três disc*plinas, *o* au*as t*óricas, </line>
</par>
<par>
<line> seguidas </line>
<line> *e uma problemát*ca que os alunos </line>
<line> deveriam r*s*lve*, e a indi*açã* de ví*eos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> art*gos e our*s *tividades que </line>
<line> eles deveriam rea*iz*r, *u no *omento síncron* ou no </line>
</par>
<par>
<line> momento *ss*n*ro*o. O c*rpo **ce*te fez bus*a em *ites de vídeos como * You Tube, e em </line>
<line> sites abert** como o Goo*le acadêmico, p*ra a***sentar a*s a*unos material de fá*il aces*o e </line>
</par>
<par>
<line> ao mesmo *emp* </line>
<line> de b*a q*alidad*, que a*sociado a leitura *o tema proposto e as </line>
<line> a*las </line>
</par>
<par>
<line> exp*sitiv*s de forma remota, cont*ibuísse para a construção do *onhecime*to. </line>
<line> Após algumas re*niões por par*e do* pro*ess*res, foi ela**rado uma SEI (Se*uência </line>
<line> de ensino invest*gativa), ond* * alu*o tem ini*ialmente q*es*ões pro*lemas q*e os estimulem </line>
<line> a estu*ar o conteúdo, se*pre bu*c**do *ela*iona* * tema estudado co* a ap**cação no dia a </line>
</par>
<par>
<line> dia. Após a confecção do m*terial, o roteiro </line>
<line> fo* apresentad* </line>
<line> aos alunos * postado no po*t*l </line>
</par>
<par>
<line> ACADMUS </line>
<line> *NLIN*, *m mate*i*l de ap*io, para que os alunos bai*a*s** * *esmo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pudessem aplicar o* passos *nd*cados no mesmo. O rot*iro f*i *osto em horas por cada </line>
<line> mom*nt*, que repr*se**am n*o somente as horas de ati*idad*s *m sala de aula, mas tamb*m </line>
<line> cont*údos *obrados com* t*re** de ca*a. </line>
<line> 3 R*SULTADO E DISCUSSÕES </line>
<line> SE I - A </line>
<line> Sequência d* ensi*o investigat*vo - SEI </line>
<line> *ema: Aspectos m**fo*isiológicos e *enéticos de dis*unções mandibulares </line>
<line> 1º mom*nto - 1* </line>
<line> *ncontro com os alunos para ap*e*ent*ção da *roposta. </line>
<line> Aula teórica: Ge*ética dos *roblemas multifat**iais </line>
<line> Pergu*tas norteadoras: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> a. </row>
<row> b. </row>
<row> c. </row>
</column>
<column>
<row> Você já ouviu fal*r em bruxismo, prognatismo *andibular, disfunção da *TM? Se </row>
<row> sim, em que situaçã*? </row>
<row> Quand* você imagina * a*a***ia d* man*íbula, em *ue pontos específicos você acha </row>
<row> que ocorre o dese*ca*eamento destes proble*as? </row>
<row> *e que maneira você acha que no**os gene* ***a* na man*f*sta*ão destes pro**emas? </row>
<row> Será *ue o amb*ente ex*rc* função sobre e*sas manifestações? </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*in*, v. 18, n. 11, art. 8, p. 169-*79, nov. 20*1 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sequências de Ensino Investigativ* como *ráti*a Peda*ógi*a no Ensino d* Fisiolo*ia *umana </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> 2º momento - *h </line>
</par>
<par>
<line> Indicação de atividade* de l**tura e análi*e de *ídeo* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> As*i*t*r ao* v*deos do canal *ou tube: </line>
<line> Anato**a da ma*díb**a </line>
<line> https://www.y*utube.com/*atch?v=TcfcYoTV*4U </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Assi*tir um* entrevista sobre disfunçã* d* *TM - Canal Y*u tube </line>
<line> *ttps://www.*outu*e.*om/watch?v=DWfwUEppSls </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Leitu*a d* **tigo: Bruxismo, uma ab*rdagem genética. </line>
<line> htt*s://*ww.metod*sta.br/r*vista*/r**is*as-unime*/index.p*p/Fol/article/*iew/3***/2193 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Co*strução de mapa men*al envol*endo os conteúd*s estu*a**s nos vídeos aula* e no </line>
<line> ar*i*o. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Procure em art*gos ou s*tes espec*alizados, algumas *índromes genéticas que pod*m </line>
<line> levar a disfunções na mand*bula. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Momento de *ociali*ação co* os d*mais alunos e c*m os p*o*essores *e genética, </line>
<line> anatomia e *i*iologi* huma*a. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> R*da de conversa so*re os temas estudad*s nos v*deos e ar*ig* envolvendo a anatomia </line>
<line> *a mandíb*la e a *e*ética da* disfu*çõe* odontológicas associ*d*s a *andíbula. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *pres*ntaçã* pelos alunos de pesquisa* so*re problema* g*néti*os que p*de* </line>
<line> apr*sentar disfunções *andibulares. </line>
</par>
<par>
<line> 3º Mo*ento - 4h </line>
<line> Montag*m de modelos anat*micos de mandí*u*a humana. </line>
<line> 4º Pass* - 2h </line>
<line> Roda de co*ver*a sobre as q*estõ** norteadoras presentes n* primeiro m*mento. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> **alia*ão da atividad* interdiscipl*nar - Questões feedback sobre a apl*cação da </line>
<line> propos*a. </line>
</par>
<par>
<line> SE I - B </line>
<line> Sequência de ensino investigativo - SEI </line>
<line> **ma: A**ectos morfofisiológi*os * *olec*lares da hipertensão arterial </line>
<line> 1º Passo - 1h </line>
<line> Encontro com os alunos par* ap*e*ent*ção da propost*. </line>
<line> A*la teóric*: Sis*ema de condução cardíaca e pressã* arterial </line>
<line> Perguntas norteado*as: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> d. </row>
<row> e. </row>
<row> f. </row>
</column>
<column>
<row> * m*i*o comum nós *uv*rmos falar em hiper*ensão arter**l, você co* c*rteza já ou*iu </row>
<row> es** termo. Mas já parou pa*a *ensar de que forma é gerad* ess* pressão na parede </row>
<row> das arté*ias? C*mo se dá * proces*o de hipertensão? </row>
<row> Quando você imagina a anatomia do coração, em que pont*s específicos ocor*e o </row>
<row> dese*ca*eamen*o ** hi*ert*nsão? </row>
<row> De que maneira as células do n*sso c*rpo se comu*ica* pa*a *anter a pressão normal </row>
<row> do cor*ção? </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, Tere**na *I, v. 18, n. 11, art. 8, *. 169-1**, nov. 202* </line>
<line> www4.fsa*et.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> W. S. Alves, F. H. C. Azev*d*, *. J. C. Batista, F. A. N. Pa* </row>
<row> 2º P*sso - 5h </row>
<row> Indi*ação de atividades de lei*ur* e a*álise de vídeos </row>
<row> Assist*r aos víde*s do canal Y*U TUBE: </row>
<row> Anatomia do coração: aula *ráti*a com W*lso* Vilanova/Ana**mia e etc </row>
<row> *ttp*://www.youtube.co*/watch?v=ahQ4Wnu*GAw </row>
<row> Fisiolog*a cardí*ca e cicl* *ardíaco/F*siologia cardiovas*ular *um*n* </row>
<row> http*://ww*.youtube.com/watch?*=5hNLAO**2eo </row>
</column>
<column>
<row> 1*4 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Leitu** do artigo: Genét*ca * hip*rt*nsão *rte*ial </line>
<line> *ttps://docs.*vsa*ud.org/biblior*f/20*8/03/881416/rbh-*21*2_87-91.pdf </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Const*ução de ma*a mental envo*v*ndo os conteúd*s estudados nos víd*os aul*s e no </line>
<line> artigo. (Mom*nto de socialização **m os dem*is al**os e com os p*ofes*ore*) </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Roda d* conversa s*bre *s te*as estudados nos víd*o* e ar*igo **volv*nd* a an*tomia </line>
<line> card*aca * a comu**cação *elular por s*nais q*ímic*s ** função cardíaca. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> ***cuss*o de quest**s envolven*o casos de hiperten*ão art*ri*l </line>
</par>
<par>
<line> *º Passo - *h </line>
<line> **la exposi*iva - comun*cação celu*ar e sinais químicos </line>
<line> 4º Passo - *h </line>
<line> Mont*gem de mod**os ana*ôm*cos </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Sistema cardio*ascu*ar: an*tomia do cora*ão, *alvas e sistemas d* condução elétric* </line>
<line> *ardíaca. (ANATOMIA H*MANA) </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Com*nicaç*o celular: *ias de sinaliza*ão (BIOLOGIA CEL**AR) </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Momento de d*scus*ã* *os d*s*f**s en*ont***os na confecção d* material, levando em </line>
<line> con**deração a repre*entação das p*ças. </line>
</par>
<par>
<line> 4º Pas*o - 2h </line>
<line> Rod* de conversa *obre as questões problem*s </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Avaliação d* *tividade interdiscip*inar - Questões feedback </line>
</par>
<par>
<line> S * I -C </line>
</par>
<par>
<line> S**uência *e ensino investigat*vo - SEI </line>
<line> Tema: Estudo das co*unicações celu*are* e as dis*unções endócri*a* </line>
<line> *º momento - 1h </line>
<line> *ncontro com os alunos *ara apresentação da proposta. </line>
<line> Aula expositiva: Co*u*icação celular * sinais quími**s </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Te**sina, v. 18, n. 11, art. 8, p. 169-*79, *ov. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sequências *e Ensin* I*vestigativa como Prática Ped*gó*ica no Ensino *e F*s*ologia Hu*ana </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> Pergu**as nor**a*oras: </line>
</par>
<par>
<line> a. </line>
<line> De que m*neira nosso corpo mantem * e*uil*brio (h**eostase) para funcionar </line>
<line> de </line>
<line> form* igu*l a um r*lógi*? </line>
</par>
<par>
<line> b. </line>
<line> Como **c* acha que o organismo entende o momento *e *ormir e ac*rdar? </line>
</par>
<par>
<line> c. </line>
<line> *o*ê já ouvi* f*lar em fee*back negati*o e </line>
<line> positi*o? Em que mo*entos eles </line>
<line> aparecem e* nos** **tina? Cit* exemplos. </line>
</par>
<par>
<line> d. </line>
<line> Co*o oc*rr* a regulação de evento* no </line>
<line> org**ismo feminino como por </line>
<line> exemp*o o </line>
<line> período fértil e o cicl* *enstru*l? </line>
</par>
<par>
<line> e. </line>
<line> Anal**a*d* todas estas p*rguntas * suas r*s*os*a*, que órgã** e tecidos você i*ag*na </line>
<line> que pa*ticipam destes controles? </line>
</par>
<par>
<line> 2º *ome*to - 5h </line>
<line> I*d*ca*ão de atividades *e *eitura e an*lise de vídeo* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *ssisti* aos víde** *o canal you tu*e: </line>
<line> **ând**as e*dócrinas e hormô*io*-completo. Di*covery Chanel - *iências sem </line>
<line> fronteiras. </line>
<line> ht**s://www.yo*t*be.c*m/w*tch?v=QBNkIVBlE50 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Assistir a* webinar: COVID-19 em situações es*e*iais: Doen*as Endócri*as. </line>
<line> https://www.yo*tube.com/wat**?v=kBiiPPJK2ao </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> L*itura do artigo: R*VI*ÃO SI*TEMÁTICA SOBRE IMPLICAÇÕES D* U*O DE </line>
<line> EMBALAGENS COM BISFENOL A - BPA PARA * SAÚDE *UMANA. </line>
<line> http://uni*a**s.br/revistas/i*de*.php/ca**e*/article/v*ew/1107 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> C*nstrução d* mapa me**al e*v*lvendo os con*eúd*s e*tudados nos vídeos **las e no </line>
<line> artigo. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Pro*ure em artigos ou *ites especia*izados, *lg*mas </line>
<line> doenças *ndóc*inas </line>
<line> que você </line>
</par>
<par>
<line> con*ec* do seu dia dia com amigos ou pa*entes e *aça uma busca de informações a </line>
<line> como sinais e si*to*as, *lândula produtora do hormônio, sistemas af*tados, etc. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> P*ocure s**er o que </line>
<line> são as citocinas e q*im*ocinas e de que *o*ma el*s a*uam na </line>
</par>
<par>
<line> com*nicaçã* celular dura*t* os proces**s inf*amatórios. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *xplique br*v*mente *ela*ão do a </line>
<line> receptor d* </line>
<line> enzima </line>
<line> con*ersora de an*iot*nsina </line>
</par>
<par>
<line> durante o processo de infecção do S*rsc*v-2. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Momento de socialização com os demais alu*os e com os *r*fessore*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> R*da de con*ersa sobre os *emas estud**os nos ví*e*s e ar*igo envolven*o a anatomia </line>
<line> e * histofi*iologia do sistema endócri*o e a comunicação c*lul*r p*r meio de sinais </line>
<line> quím*cos. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> C om * </line>
<line> au*íl*o d* um atlas de histologia, </line>
<line> desen*e *ma *âmina de *elo menos dois </line>
</par>
<par>
<line> tecidos *ue v*cê i*e*tificou ao as*is*ir o webi*ar. Na le**nda indi*u* a classific*ção </line>
<line> do tecido e uma fun**o que ele exe*uta no nosso co*po. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Apr*sen*ação pelos alunos de pesqu*s*s sobr* pro*lemas endócri*os h*manos. </line>
</par>
<par>
<line> 3º Mome*to - 2h </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A**ese*t***o dos *ese*h*s his*ológicos feitos p*los al*nos e postados no mural </line>
<line> eletrônico www.padle*.com </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 11, art. *, p. 169-17*, nov. *02* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. *. Alves, F. H. C. Azevedo, N. J. C. Batista, F. A. N. Paz </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Construção </line>
<line> de um modelo didáti*o de f**dback-negativo envolvendo as g*ândulas </line>
</par>
<par>
<line> endócrinas </line>
</par>
<par>
<line> 4º Passo - 2h </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Roda de conversa sob*e as questões n*rtead*ras *rese**es *o pr**eiro mom*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Avali*ção da atividade interdisciplinar - Questões feedback </line>
<line> A e*aboração de a**vida*es remotas ou q*e possam ser aplicadas de forma hi*rida j* </line>
</par>
<par>
<line> *em sendo tr*balh*da há m**to te*po, porém com a quest*o imediata de *andemia, </line>
<line> esse </line>
</par>
<par>
<line> processo foi ace***ado, e fez com **e as instituições de </line>
<line> ensin* c*rress*m em busc* de *ma </line>
</par>
<par>
<line> qualificação do corp* </line>
<line> docente para aplicar de forma mai* agradáve* aos a**nos o conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> n*cessário para bom rendimento na *isciplina, *ara (MOREIRA; HENRIQ*E; BARROS, o </line>
</par>
<par>
<line> 2020), d*ra**e esses quadro* de emergência é que </line>
<line> as *olíti*as de *riaçã* de programas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> capacita*ã* são mais ativas e deve* buscar mecanismos que qualif*qu*m o ensino re*oto. E </line>
<line> de *m certo modo foi o que *e a**esentou c*m e*se trabalh*, uma ve* que aulas totalmente </line>
<line> expo*i*iv*s e onl*ne, *ão atraem os *lunos, que ou simpl**men*e *e conectam * sal* de aula </line>
<line> mas n*o assistem a exposiçã* do p*ofessor, ou ou*ras ve*e* assistem a aula grava*a de *orma </line>
<line> acelerada. Com a aplicaçã* da SE*, o a*uno vai e* busca da inf*rmação, já que e*e é * ati*o </line>
<line> da aprend*za*e*, e em d*terminados momentos aprese*ta * que *rodu*i* e trás u*a </line>
<line> discussão *ara a sala *e aula vi*t*al. </line>
<line> (CARVALH* *RASIL, 2020), apr*senta a SEI em dois c*ntextos di*ere**es, no </line>
</par>
<par>
<line> ensino fundamental * médio, em**ra haja um* n*ce*sidade *i*ere*te para cada nív*l, um e </line>
</par>
<par>
<line> aspecto comum é a liberdade intel*ctu*l, e a </line>
<line> interdisciplinar***de, s*nda a </line>
<line> *rientação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pr*f*ss*r, ou do </line>
<line> grupo </line>
<line> de professores envolvidos, um fat*r *mportante </line>
<line> para o bom </line>
</par>
<par>
<line> entend*mento da ati*idad* pel* aluno. No ensino superior *ão é di*eren*e, as nece*sidad*s de </line>
</par>
<par>
<line> fazer a*ont**er </line>
<line> as *tivida*e* in*e*disci*lina*es, pa*a que o aluno entenda qu* *s disc*p*inas </line>
</par>
<par>
<line> embora n* maioria *as vezes são *rabalhada* de forma isolada, e que na pr*tica os *enô*enos </line>
<line> bio*ógico* nã* são isola*os, fazem da apli*ação das sequencias i*vest*gativa* uma ferramenta </line>
</par>
<par>
<line> *uito útil, prática e facil*tadora ** conh*cim*nto. Pois os aluno* </line>
<line> *assam por </line>
<line> várias </line>
</par>
<par>
<line> sequencias de *nvest*g*ção: assistem a vídeos in**cados, fazem l*itura de artigos, </line>
<line> discutem </line>
</par>
<par>
<line> problemas monta* modelos di**ticos, e e </line>
<line> novam*nt* </line>
<line> *azem discussões *om toda a turma * </line>
</par>
<par>
<line> c*m o* </line>
<line> pr**es*ores, *ntã* tod*s </line>
<line> esses </line>
<line> *vent** contribu*m *ar* </line>
<line> a </line>
<line> construção d* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *onh*cimento mais </line>
<line> *onsistente e que ver os te*as de forma i*tegra*a, </line>
<line> que a anato*i*, </line>
</par>
<par>
<line> fisiol*gia, genética, biol*g*a celular e histolog*a, *or exem*lo, não and*m isolada*, mas s** </line>
<line> det*rm*nan*e* *ara o entendiment* do funcionamento *e um dado órgã* ou sist*ma corpora*. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, art. *, p. 169-*79, no*. 2021 w*w4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S*q*ências de Ens**o Investig*ti*a como Prátic* Ped*g*gic* *o Ensi*o de Fisiologia Humana </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> Abord*gens dessa ma*eira p*d*m *nclusive melho*ar o **te*dimento em particular de </line>
</par>
<par>
<line> uma das *isciplinas envo*vidas, </line>
<line> como é o ca** da gen*tica que nem *em*re também </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> agr*dáve* para os *lunos, pois com a S*I o *luno consegue *er a a**ica*ão da gen*tica, e não </line>
</par>
<par>
<line> *pena* *ent*r entender o </line>
<line> que *ão todos </line>
<line> aquel** termos e co*troles gênicos que muitas vez*s </line>
</par>
<par>
<line> são c*lo*ados *ara eles. (TE*P; BA*THOLOMEI-SA*TOS, </line>
<line> 2018), abo*dam em sua </line>
</par>
<par>
<line> pesquis* que a mai*ria do* pr**essores de genét*ca **nsid*ram a percepçã* </line>
<line> *elo aluno da </line>
</par>
<par>
<line> a*licação da disciplin* é impo*tante pa*a a aprendiz*gem, porém *ma outra p*quena parce*a </line>
<line> de p*of*ssor*s citou *ue t**as r*l*ci*nados às a*lic*ções da Genét*ca são necessários para a </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem. I*so mo*tra um certo </line>
<line> contraditório na </line>
<line> *isã* **s professore*. </line>
<line> Essa </line>
</par>
<par>
<line> problemática pode ser minimizada também a construção *e uma SEI, poi* o cor*o doc*n*e </line>
</par>
<par>
<line> q*ando se reúne p*ra definir * tema, b**ca jus*ament* </line>
<line> veri*icar essa aplicação como u*a </line>
</par>
<par>
<line> fer*amenta d**isiva na aprendizage*, o que *ode fazer c*m q*e professores se torn*m mais </line>
</par>
<par>
<line> engaja*os c*m a ap*icação. E para (ALVE* e* al, 2011), quanto mais di*ersa* formas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> es*udar fisiolo**a com metodologias facili**dor*s, melhor se*á pa*a o aluno *ntender es*a </line>
<line> disciplina q*e * básica * fu*damental para * ent*nd*m*nt* de vários o*tros cont*úd*s de </line>
<line> *ursos *e s*ú*e e biológicas. (DUARTE et al, 2012), mostr* qu* *uan*o *s alunos pratica* </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s integ*ativas </line>
<line> envolvendo o corpo </line>
<line> humano e saúde, os o*hares passam a ser m*is </line>
</par>
<par>
<line> críticos e mais *umano sobr* o* tem*s *rabalhados. </line>
<line> Tod** ess*s a*pec*os apresenta*os e*tão pod** ser vis**s *ambém quando a atividade </line>
</par>
<par>
<line> interdisciplinar de fisio**gia com out*as di*ciplin*s como a anatom*a, genétic* </line>
<line> e </line>
<line> b*olo**a </line>
</par>
<par>
<line> celula* ou histo**gia são realizados pelos alu*os, em atividades e* grupo e com a orienta*ão </line>
<line> d* p*ofessor *rientador, a busca pelo conhec**e*to tor*a a ap**ndizagem *ais s*gnificante e </line>
</par>
<par>
<line> pr***ro*a, torna*o </line>
<line> e*sas di*ciplinas que s*o bás**as e tão i*portantes, </line>
<line> ten*o um **gni*i*ado </line>
</par>
<par>
<line> *ais plausível na </line>
<line> academia, princi*alm*nt* qu*ndo se f**a ** a*unos de anos inic*ais, que </line>
</par>
<par>
<line> ainda cur*a* **m*n*e ou na s*a maior*a as cadeiras não es*ecíficas dos *ur*os de saúde. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> aplicação de meto*ologias ativas </line>
<line> *o *ns*no superior v*m há muito tempo se*do </line>
</par>
<par>
<line> utilizad* em sal*s de </line>
<line> aulas, * *uando a aula re*o*a pas*ou a *er uma real**a*e quase que </line>
</par>
<par>
<line> 1*0% das escol*s do *u*do, *evido a rá**da tran*missão d* Co*id-19, uma das a*ividade* </line>
</par>
<par>
<line> que *ão p*rde o car*ter de metodologia ativa, * que </line>
<line> promov* a interdisci*li*aridad*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> investigaçã* e o pro*agoni*mo *o a*uno é a *EI (Sequê**ia de Ens*no Investig*tivo) que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 18, n. 11, ar*. 8, p. 169-*79, nov. *021 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. *. Alv*s, F. H. C. *z*ved*, N. *. *. Ba*ista, *. A. *. *az </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> proporc**na *inda uma discussão d* c*rpo doce**e pera*te um t**a comum, uma atividad* </line>
<line> que reúne v*rios modos *e pesquisa sobr* um t**a e de fácil aplicação. </line>
<line> É importante, n* en**nto considerar *ue a li*erdade i*telectual q*e a SEI promove, o </line>
</par>
<par>
<line> laborató**o </line>
<line> *e aprendi*agem que ela c*nstrói </line>
<line> e alfab*tizaç*o científica atrela*a a ela s* a </line>
</par>
<par>
<line> *cor*em de forma plena quando *a or*enta*ão do gru*o de p*ofe*sore* que a preparam, co* a </line>
</par>
<par>
<line> seleção de ma*eria*s e a indicaçã* d* fon*es de pesquis* qu* promovam no alu*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con**c**ento de um determin*do tema. </line>
</par>
<par>
<line> Voltada pa*a as d*scip*inas básicas, a aplicaç*o de a*ividades como as inves*igativas </line>
<line> deixam * a*uno mais pr*xim* de ent*nde* o porquê *le tem que *studar tal discip*ina, como a </line>
<line> genética, a ana*omia, *isiologia, biolo*ia celular e histolo*ia. São disci*l*nas que *ompõ*m as </line>
</par>
<par>
<line> cade*ras bá*icas </line>
<line> dos curs*s de saú*e, e que ju*tas fundamentam o *orpo *umano *a </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> organizaçã* e funcionalid**e, por isso a SEI pod* se tornar uma ferramen*a imp*rta*te para a </line>
<line> harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele v*ja a apl*cação do *e*a e passe </line>
<line> a buscar sempre *ov*s abord*gens de *m dete*m*nado te**. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> *LVES, N Et a*. P*áticas i*ovadoras no pr*cesso ensino-aprendiz**em *e f*siologia huma**. </line>
<line> Revista Conte*to e Saú*e. Ed*tora UN*JUI. V.10, N.20, P.1227. Jan/Jun 2*11. </line>
</par>
<par>
<line> C*RVAL*O *RASI*, A. *. P. F*ndamentos Teór*cos e Metodológicos do En**no </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> Invest*gação. *evi*ta Brasileira *e Pesq*isa em E*uca*ão em *iências.V.18, *.3, P.*65, </line>
<line> 2018. </line>
<line> DU*RT*, V. S et al. B*incando *om a fi*iol*gia humana": r*lat* de um* e*tensão </line>
<line> universitária. Rev. Ciên*. Ext. v.8, n.1, p.98-106, 2012. </line>
</par>
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<line> ciênc*as e biologia </line>
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<line> duran*e o ensino remoto n* m*nicípio de Li*ra*ento-PB/Palom* Li*a de Freitas. - P*t*s, </line>
<line> 2*21. T*a**lh* de Conc*usão *e Curso (Especialização em Ens*no *e Ciência* e M*temática) </line>
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<line> M*RQUES *OREI*A, J. A; HENRIQUE*, *. BA*RO*, *. Tr*nsitando de u* ensi*o </line>
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<line> Sequ*ncias d* Ensino I*v**tigativa como Prática Pe*agógica no Ensino de Fis*ologi* Hu*ana </line>
<line> 179 </line>
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<line> Como Referenciar este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> ALVES, *. S; *ZEVEDO, F. H. *; BAT*STA, *. J. C; PAZ, *. A. *; Se*uência* de Ensino </line>
<line> Investigativ* com* Prát**a Pedagógi*a no E*sin* de F*siologia Huma*a. Rev. FSA, Teresina, v. *8, *. </line>
<line> 11, art. 8, p. 169-179, nov. 2021. </line>
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<line> Con*ribuição do* Autores </line>
<line> *. S. **ves </line>
<line> F. H. *. Azev*do </line>
<line> N. J. C. Batista </line>
<line> F. A. N. P*z </line>
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<line> 1) co**epção e p***ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 2) *nál*se e interpr*tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho *u na revisão crític* d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
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<line> 4) participaçã* na aprovação da *ersã* fin*l do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 18, n. 11, art. 8, *. *6*-1*9, *ov. 2021 </line>
<line> www4.*sane*.**m.br/r*vista </line>
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