<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 6, p. 96-109, n*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.11.5
</line>
<line>
D*sign e Visualização de Dados: Exp*o*ando Dado* Co*parti**ados em Ambien**s Digitais
</line>
<line>
D*ta Design an* Visu*l*zation: Ex*loring Share* *ata i* Digital E*vir*nment*
</line>
</par><par>
<line>
A*riana A*ves Rodrigues
</line>
<line>
Douto*a e* Ciência da Info***ção pela U*iversidade Fed*ral da Par*íba
</line>
<line>
Pesquis*dora do Grupo de P*sq*isa em Jornalis*o e Mobili*ad* - MOBJOR/U**B/CNPq
</line>
<line>
E-*ai*: adrianacon*e**oranea@g*ail.com
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Design e Vi*u*lizaçã* de Dado*: *xplor*ndo Dados Compartilh*dos em **bientes Digitais
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
O artig* analisa os aspectos dire*ionad*s *s ferrame*tas
</line>
<line>
visua*iza*õ*s de *ados em redes
</line>
</par><par>
<line>
*igitais, compreenden*o as forma* de c*l*boraç*o a partir de uma refl*xão teóric* so**e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
con*eitos *e
</line>
<line>
visu*l*zaçã* de dados, cultura c*lab*rativa e design *a informação. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
**nt*xto, o arti*o mostra exe*plo* práticos de *isualizaç*es colaborativas on-line. Em
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
pr*me*ro momento, traz à baila as dis*ussõe* em t*rno da democratização
</line>
<line>
da
</line>
<line>
v*sualizaçã*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*tir do con*exto do design da
</line>
<line>
informação e *omunicaç**, considerando o ambiente
</line>
</par><par>
<line>
pote*c**li*ador par* *ais *so*. A **rtir de um* pesqu*sa explo*atória, expl*r* as ferr*mentas
</line>
</par><par>
<line>
de visualização e *l*t*formas exis*entes e emergen*e* *u*
</line>
<line>
e**ão disponíve*s para o cidadão
</line>
</par><par>
<line>
co*st*uir s*as própr*as produç*es. Os re*ultados sugerem ferramentas potenci**izadoras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dad*s compartilhados online * q*e promov*m o empode*a*e*to dos cidadãos, colocando-os
</line>
<line>
e* evidênc*a, *entro de uma cultura *olabor*t*va, veloz e efêmera.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*s-ch*ve: Cibercu*tu*a. Mídias Di*itais. Esté*ica. Vis*a*iz**ão d* D*d**. Design
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
In*o**açã*.
</line>
</par><par>
<line>
ABS*R*CT
</line>
</par><par>
<line>
Th* arti*le analyze* t** aspect* relat*d to dat* *i*ualizatio* tools in
</line>
<line>
digital network*,
</line>
</par><par>
<line>
understanding the forms of collab*ration from a theoretical r*flection on the concepts of data
</line>
</par><par>
<line>
v*suali*ation, collaborative *ulture an* inf*rmati*n *esig*. In this
</line>
<line>
context, the
</line>
<line>
art**le s*ows
</line>
</par><par>
<line>
practi*al examples o* online collaborative visualization*. *t first, it brings u* the discussions
</line>
</par><par>
<line>
aro*nd the
</line>
<line>
*emocratization o* visualization from the conte*t of inf*rma*ion and
</line>
</par><par>
<line>
communication *esign, c*nsidering *he potenti*ting *nvir*nment *or such uses. Based on
</line>
<line>
ex*loratory research, *t e*plores exist*ng and emerging visu*lization to*ls and platfor*s that
</line>
<line>
are avai*able for citizens t* *uild their ow* productions. *he results suggest to*l* that e*h*nce
</line>
<line>
data shared onlin* and that p*omote the empower*ent *f **tizens, putting *hem in *vidence,
</line>
<line>
w*thin a c*llaborative, fast and e*he*e*al c*lture.
</line>
<line>
Key*ords: Cybercultu*e. D*gita* Media. Aesth*ti*s. Dat* Visuali*at*on. Information **sign.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina PI, v. *9, *. 11, art. 6, p. 96-*09, n*v. 2**2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodrigues
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Di*cutir a impor*ância e c*escimento *a v*sua*izaçã* de dados vem s* torna*do mais
</line>
</par><par>
<line>
frequente, t*nto d* po*to d* vista acadê*ico, qua*to do *o*to de
</line>
<line>
vista d* a*ar*a*ento *as
</line>
</par><par>
<line>
visual*zações em *ornais *undiais, t*rnando-se comuns como f*rramentas *e trocas *e ideias,
</line>
<line>
melhoria info**acional e me*anismos *om potencial de interatividade. Ess* classe eme*gente
</line>
</par><par>
<line>
** fe*ramentas que p*rmita p***aform*s intera*ivas baseadas na w*b par* v*sualiz*ç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
dad*s dev* s*r
</line>
<line>
explorada como
</line>
<line>
uma oportunida*e para
</line>
<line>
criar no**s modos de divulg*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comuni*açã* de inf**m*ções, bem
</line>
<line>
co*o
</line>
<line>
o interc*mbio informaci*na* promovido pelas
</line>
</par><par>
<line>
tecnolog*as d*gitais, *ejam eles pa*a especial**tas ou n*o.
</line>
<line>
Este ar*igo ap*esenta e discute algumas ferra*entas ** visualizaç*o de da*o* * *o*o
</line>
</par><par>
<line>
*les e*t*o send* explorados *or n*o-e**erts, como
</line>
<line>
t*mbém seu potencial de uso. Com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*lt*ra *a participação possibilita*a pela web 2.0 * a proliferação das de*a*s f*rra*entas de
</line>
</par><par>
<line>
cr*aç*o de *e**s gráficas dis*o*íveis/acessíveis
</line>
<line>
ao*
</line>
<line>
cidadãos comuns,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pr*du*ã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
visu*liz*ções alar**u-s* p*ra
</line>
<line>
quem alm*j* produzir
</line>
<line>
narrati*as g*****as onli*e. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
levanta-se a hip*tese de que a colaboração pode ajudar a **omover a pa**i*ha
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimen*os, *abi*i**des e i*e*as e des**penhem um p*pel
</line>
<line>
importante nas ár*as como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ar**, de*i*n, ar*uitetura, comunic*ção e inve*tiga*ão científi**, criando ali*erces para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*emocratiz*ção *as *i*ua*izações em ambi**t*s digitais.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e **ntexto, * arti*o mo*tra exe*plos **á*icos de vis**lizaç**s colaborativas on-
</line>
</par><par>
<line>
l*ne.
</line>
<line>
Em um *ri*eiro mome*to, traz à baila a* discussõe* em torno da d*m*cr*tiz*ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vi*uali*ação partir d* *o**exto do *esign da informaç*o e com*nic*ção, consid*rando * a
</line>
</par><par>
<line>
*mb**nte p*tencializador para t*is u*os. A partir de u*a
</line>
<line>
*esq*isa e**loratória, *xplor* *s
</line>
</par><par>
<line>
fer**mentas d* v*su*l*zação e plataformas *xistentes e emer**n*es qu* es*ão d*sp*níveis para
</line>
<line>
* ci*ad*o cons*rui* **as própr*as produçõ*s.
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 O design como informação * comu*icação
</line>
</par><par>
<line>
A disseminação de sof*ware para a construçã*, edição, apresentação
</line>
<line>
* melhora*ento
</line>
</par><par>
<line>
na aquisição *e
</line>
<line>
i**gens e d*s *omput*dores, q*e possib*li*a* a *imul*ção de si*tem*s
</line>
</par><par>
<line>
*ompl*xos com grande vo*ume de dados, te* sido * *lice**e *ara * *iversi*a*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
comp*exidade dos dive*so* mod*s p*ra vi*ua*ização da informação. A computaç*o gr**i*a, a
</line>
<line>
interface ho*e*-máquina e * *ineração de dado*, estes eleme*tos sincroniza**s permi*em *
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresin*, v. 1*, n. *1, art. 6, p. *6-109, nov. 2022 www4.*sanet.c**.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Des*gn e Visual*z*ção de Da*os: Explora*do Dados C*mp*rtilhado* em Ambie*tes D*g*t*is
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentação d*s dad*s em formas gráficas de um dete*minado conj*nt* de i*for*ações de
</line>
<line>
m*neira *nter*tiva e dinâmica no ambiente online.
</line>
</par><par>
<line>
* d*sign da infor*ação fundamenta-*e nest*
</line>
<line>
*once*ção. Além disso, p*ssi*ilita
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
usuário manipula* est* aprese**ação dos dad*s para
</line>
<line>
uma m*lhor compreen*ã* do material
</line>
</par><par>
<line>
*oti*i**o. A inter*ção, neste caso, fun*iona como u* aspe*to *hav* para este nov* pat**ar
</line>
<line>
e* que se encontra* os info*ráfi*os, por*u* * a partir desta interatividade que o usuári* pode
</line>
<line>
expl*rar em di*erso* ângulos a *n*orm*ção, o que f*cilita * ex*lora**o de*tes dados.
</line>
</par><par>
<line>
Co*plem*nt*-*e a
</line>
<line>
iss* a *ossibili*ad*
</line>
<line>
de níveis de leituras que esta interatividad* *o*e
</line>
</par><par>
<line>
ofertar, *e*ido a* cruzamento das inf*rmações numa *esma *s*rut**a *ráfica.
</line>
</par><par>
<line>
Seguind* *st* linha
</line>
<line>
de r**i*cí*i*, o design
</line>
<line>
*a in*o*maç*o é de*inido
</line>
<line>
co*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tra*amento destinado a co*teúdos de cará*er compl*xos com o intu*to de sele*ionar, or*anizar
</line>
<line>
* *struturar as in*orm*ções, tendo *omo uma das respo*sabilidade* model** a forma na qual o
</line>
<line>
usuário encontra tais dados informaci**ais, e*tab*lec* a leitura, bem como realiza a r*lação
</line>
</par><par>
<line>
*ntre seus elementos, interação com a *nte*fa*e, co*pre*ndendo e*ta
</line>
<line>
experiência (M**ra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
P***os, 2007). *esse modo, os a**ec*os
</line>
<line>
do design *a informaçã* aplicados às vi*ualizações
</line>
</par><par>
<line>
de d*dos para o p*oces*amento, recupe*ação e tra*smi*são da infor*ação podem *os levar a
</line>
<line>
um nov* patamar *o de*ign informacional, e*trutur*do* *o a*biente *ip*rmidiático,
</line>
</par><par>
<line>
c*rac*erizados pelos aut**es em três fases
</line>
<line>
de es*ru*uração dos elementos
</line>
<line>
do *esign
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
inform*çã*:
</line>
</par><par>
<line>
a) Inventário d*s i*formações: levantamento de todo* os ele*ent*s *ue sã* *ncluí*o* no
</line>
<line>
*rojeto hipe**ídia;
</line>
</par><par>
<line>
b) Organização da* in*ormações: agrupament* d*s informações por cri**r*o*
</line>
<line>
de relaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*ntre e*as;
</line>
</par><par>
<line>
c) Formato de
</line>
<line>
*st*utura ge*al: constru*ão de
</line>
<line>
*iagrama ou fluxograma indicando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disposição das info*ma*ões e *uas re*a*ões.
</line>
<line>
As pr*pr*as característic*s do amb**nte digital rela*i*nadas *om o arcabouç*
</line>
</par><par>
<line>
conceitua* do des*gn da inf*rmação constitue*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
e*e*en*os que impul*i*nam as pe*as
</line>
</par><par>
<line>
gráficas para um no*o cenário de fluxo infor*ac*ona* nu* ambiente i*terativo. *sta r*lação
</line>
</par><par>
<line>
dinâmica acont*ce a *artir
</line>
<line>
do momento em *ue * volume de *nf*rmações se
</line>
<line>
encontra
</line>
</par><par>
<line>
integ*ado às *árias formas de composição de ling*agens (textuai*, s*no*as, imagéticas,
</line>
<line>
vi*ua*s) e o inten*o c*uzamento de da*os, as**c**dos às condições intrínsec*s e ao mecanismo
</line>
</par><par>
<line>
*e interação entre o interagent* (PR*MO,
</line>
<line>
2008) e * interface. Como consequência, ta* fato
</line>
</par><par>
</page><line>
co*duz * uma sob**car*a de info*m*ções de*ti*ada *o interage*te, requ*r*nd*, por*m, uma
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 11, ar*. 6, p. 96-109, nov. 2022 www4.fsan*t.*om.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. R*drig*es
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
ma*or atenç*o *ele ao consumir, analisar e inter*re*a* o co*teúdo noticios*. Por este e out*os
</line>
<line>
*o*iv*s, o d*sig* *a i*formação *eve *er pensado para a fa*ilitação do acesso às in**rmações
</line>
</par><par>
<line>
u*a vez expostas, *ssi***ando for*a e *onteúdo,
</line>
<line>
depositan*o senti*o àquela in*orm*ção
</line>
</par><par>
<line>
*pr*sentad*.
</line>
</par><par>
<line>
O con*eito de estética, p*rém, parece ser perti*ente na* visua*izações de
</line>
<line>
dados na
</line>
</par><par>
<line>
we*, porém
</line>
<line>
não se limita apenas
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
"*elo", ao que * visualmente
</line>
<line>
agra*ável. Mas em um
</line>
</par><par>
<line>
*ent*do q*e ac*rreta um co**unto
</line>
<line>
de aspect*s: estilo, forma, comporta*ento, sensi**lid*de
</line>
</par><par>
<line>
cultu*al que
</line>
<line>
são d*te*minado* pelo pe*íodo histórico em qu*
</line>
<line>
estas manifest*ções o*o**em,
</line>
</par><par>
<line>
*onf*rind*-*he um sentido ao q*e
</line>
<line>
es** corrente.
</line>
<line>
Desse modo, "o processamento *a
</line>
</par><par>
<line>
informação atua c*mo uma força *ora do camp* da forma, por a*s*m dizer (po* exem**o: nos
</line>
</par><par>
<line>
n*v*s hábi*os da percepção, do compo*t*m****, do tr*balho e
</line>
<line>
do jogo), assi* como
</line>
<line>
ve*
</line>
</par><par>
<line>
se*do o método através *o qua* a* formas vêm sendo desenha*as/*rojetad*s" (M**OVI*H,
</line>
<line>
2007, n/p).
</line>
<line>
Considerando a* conc*i*uações do design, esta* nos aj*dam a *ntender o fl*x*
</line>
<line>
in**rmac*ona*, a convergência de diferentes linguag*ns, a e*truturação e *rgani*ação das
</line>
<line>
infor**çõ*s, o cruzamento *e dados, uma vez e*tando no ambiente Web com ef*ito m**ável e
</line>
<line>
comunicador. No trânsi*o *nfo*macio*al, ao lidar com as várias *ormas de c*municação, como
</line>
<line>
a me**linguagem, * jornalismo visual pôde explorar uma *as áreas mais pujantes do d*sign da
</line>
</par><par>
<line>
informação como *ntermediário das
</line>
<line>
mens*gens. N*sse sentido, o *e*i** *a in*orm*ção,
</line>
</par><par>
<line>
enqu*nto caráter comunicativo, operacionaliza as men*ag*ns através dos formato* pr*jetados.
</line>
<line>
Isto é, formato e sign**icado d**** e*tar em *a*mon*a na condução **s informa*ões den*ro
</line>
<line>
do am*ie*te em que elas o*orrem, no nosso caso, a Web. * relev*nt* destacar este as*ecto,
</line>
</par><par>
<line>
poi*, g*osso m*do, compreendem*s o processo em que a infografia vive h*je co*o
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*udanç* na c*ncepção atr*vés das b*se* de dados, cuja dinâmi*a é o cruzamento de dados e *
</line>
<line>
ofe**a informati*a in*ríns*co*, p*r*m, se* d*stituir-se do *aráter infor**tivo n*s pe**s
</line>
<line>
gráficas.
</line>
<line>
3 *ESULTADO* E DISCUSSÕES
</line>
<line>
Nã* é raro e*contr*r autores que veem o design c*m* *m process* comun*cativo,
</line>
<line>
e*tabe*e*endo analogias entre design * co***icação. Para explora* adequadamente a rel*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
entre o* dois as*ectos, *á **o b*sta limi*ar
</line>
<line>
nest*s duas áreas p*ra a a***sição d*
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento. Assi*, para alé* das teorias do d*sign, c*m**icação e mídia, ne*essit* v*ler-
</line>
</par><par>
<line>
se de ideias
</line>
<line>
*e direi*o, psicolo*ia, crítica literá*ia e da filosofia da arte
</line>
<line>
(CRI*LY, GOOD,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. 11, art. 6, p. 96-109, n*v. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Des*gn e V*s*alizaçã* de Dados: Explorando D*d*s Compa*tilh*do* em Ambientes Dig*tais
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
MATRAVERS, *LARKS*N, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Al*m d* entrecruzar com outra* fontes d* conh*c*mento, os *utore* ado*am a
</line>
<line>
perspectiva de que * i*te*pretação *o pro*uto gr*fico, no caso da nossa pesq*is*, a infografi*,
</line>
</par><par>
<line>
a*aba i*fluenc*an*o no *onsumo da informaç*o direcionada ao r*ceptor, pois es*udos têm
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
potenc*al para oferec*r *mpiricamente i*sights que s*o es*ecificame*te re**cionados com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
design. Ist* reforçará *ignif**ativ*mente uma área *e investigaçã* que se manteve
</line>
<line>
predominantement* teórica e també* é largamente baseada em ideias derivadas de o**ras
</line>
<line>
**sciplinas. (ibidem).
</line>
<line>
Embo*a s**a ent*ndida como uma disciplina própria para reestruturar e facilitar a
</line>
</par><par>
<line>
c*mp*e*nsã* das informaçõ*s *e forma vi*ual, * design
</line>
<line>
da informação ainda se mos*ra
</line>
</par><par>
<line>
recente dentro do campo da c*munic*ç*o * linguagem *is*al. Schuller (2007) a d*fine como
</line>
<line>
um* *ranspos*ç*o de dados p*ra, em **ande parte, represen*a*ões bidimensionais de da*os
</line>
<line>
v*suais com o intuito essenc*al de *omunic*r, docum*ntar e preservar conhecimento. Para ele,
</line>
<line>
tanto o conceito quanto a prát*ca do design da info*mação, a*bo* estão *i**ul*dos * projeto
</line>
<line>
interdisciplinar, porqu* a com*inação de o*tro* ca*p*s do conhecimento serve como *nsu*o
</line>
<line>
*ar* que a **od*ção da visual*zaçã* *a infor*ação sej* ap*esent*da em modalidades
</line>
<line>
dife*e**iadas.
</line>
<line>
O design da *nfo*mação exig* uma abordagem interdisc*pl*na* da
</line>
<line>
comunicação, por exe*plo, combi*ando entre *i as habilidades de design
</line>
<line>
gráf*co, de*ign 3-D, *ídi* digital, ciên**a cognit*va, t*oria da inform*ção
</line>
</par><par>
<line>
e ciências
</line>
<line>
c*lturais. O
</line>
<line>
des*gn da in*ormação
</line>
<line>
**o é pratic*do de forma
</line>
</par><par>
<line>
vinculad* à míd*a. P*e*ende *la*orar estratégias *e soluç** comu*s em
</line>
</par><par>
<line>
con**nto com
</line>
<line>
outras d*sc*pli*as. *ifer*, por*ant*, do design *ráf*co
</line>
</par><par>
<line>
clássico, qu* é em *rande parte vo*ta*o para a "multidi*ciplinar*dade" e
</line>
<line>
utiliz* m*todos de outra* disciplinas aditi*ament* sem estabelece* uma
</line>
<line>
estrutura conce**ual uni*icad* *igando ess*s dis*ipl*nas. (SC*ULLER,
</line>
<line>
2007, *nli*e)1
</line>
<line>
C*m base nas observaçõ*s *cim* des**itas, *ab* des*acar que as *isu*lizaç**s
</line>
<line>
prod*zidas pela e*uipe d* The N*w **rk Time já incorp***m est* visão hol**tica para s*as
</line>
<line>
produções. A equi*e do de*ar*a*ento de *r**icos inte*ativos do *ornal amer*cano integra 29
</line>
<line>
profissiona*s de di*erentes á**as: des*gn*rs, repórteres, ilus*rado*es, pr*gramadores,
</line>
<line>
1 *o o*iginal: "Informati*n design demands a* *nterdisciplinary *pproach *o comm*nication, *.g., by combining
</line>
<line>
w*th each other th* *kills of graph*c des*g*, *-D de*i*n, **git*l me***, cognitive scien*e, information theory, an*
</line>
<line>
*ultural scienc*s. Informatio* design is *ot prac*iced in a med*a-bound way. It intends to e*aborate comm**
</line>
<line>
solution strategies t*gether with other discip*ine*. *t thus d*ffers from classica* graphic design, which is *o a large
</line>
<line>
extent *ear*d to \mul*idisciplinari*y\ **d additivel* utilizes methods of o*her disciplines without establishing a
</line>
<line>
unified *o*ceptual framew*rk structure **n*in* thes* *isciplines.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 19, n. 11, art. 6, p. 96-109, no*. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodrigues
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
estatístic*s, c*rtógrafos, et*, se*d* que cada p*ofissional e**rce ma** d* uma função em
</line>
<line>
*irtude das especialidad*s *ue c*rrega. **o profissionais que têm especi*liz*ção em *esig*
</line>
<line>
gráfi**, p*ogramação Web, cartografia, estatísti*a*, criação d* mapas, *d*ção/corr*ç*o de
</line>
<line>
conte*dos, Sistema* de inform*ção geogr*ficas (SIG), Gestão/anál*se d* ***es de dad*s,
</line>
<line>
design de in*erf*ce, *ídeo, áudio, etc. (CAIRO, 2*08; GON**LEZ, 2009). Baseado neste
</line>
<line>
perfi*, Cairo (2008, p. 59) estabelec* *rês car*cterís**c*s *os novos perf*s profis*ionai*, q*ai*
</line>
<line>
s*jam:
</line>
<line>
a) Com**ter-assisted re*or*eres: esp*cialista em obter, criar, mani*ula* e trab*l*ar *om as
</line>
<line>
bases de dad*s *om formaçã* em estatísti**;
</line>
<line>
b) Cartó*rafos: ex***ncia em conhe*i**nto* *m de*ign de mapas de lo*al*zação e temá*icos,
</line>
<line>
somando c*m habilidades de SIG (Siste**s de inf*r*açã* ge*gráfica);
</line>
</par><par>
<line>
c) Programadores: nív*l intermediário entre os
</line>
<line>
dois pr*m*iros aspe*tos e que de*ém
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desenhar a* aplicações
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*artir dos dados *á tratados e unid*s p*los r*pórteres, ajuda aos
</line>
</par><par>
<line>
cartógraf*s * desenhar mapas estatísticos com grau *e comp*exidade avanç*d*.
</line>
<line>
*esse modo, a vis*al*zação **n*minada Tw*tter Lyr*cs 2(figura *) avalia * *ndú*t*ia da
</line>
</par><par>
<line>
música e *uas *ab*las de
</line>
<line>
vendas explo**ndo o
</line>
<line>
twitter como *m sistema de clas*ificação.
</line>
</par><par>
<line>
Hou*e um ras*re*mento
</line>
<line>
do núm*ro de *ezes que
</line>
<line>
uma músi*a f*i citada em mensagens do
</line>
</par><par>
<line>
Twit*er como *m indicador de suas 'avaliações' no mundo, a fim d* cr*ar *m sistema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
classificação paralela. Como e*plicam os a*tores, e**as novas 'paradas musicais' *od*riam nos
</line>
<line>
dar um* v*são m*is *xata para * "valor" p*rcebido da ca*ç*o. Estes gr**icos *ão baseado* na
</line>
</par><par>
<line>
influên*i* de mús*cas
</line>
<line>
*o cotidiano das p*ssoas. Esta *isualizaçã* (par*e de um conjunto
</line>
</par><par>
<line>
maior de componentes vis*ais) *ostra a atividade do usuário do Twitter em to*no de títu*o*
</line>
<line>
de músic*s *opulare*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Nikita van Wij*, and Jan Bajec. E dis*oní*el *m: http://www.alimdarde*ign.com/*wi*te*ly*ics/index.htm Acesso
</line>
<line>
em: 5 abri* d* 20*3
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n. 11, art. 6, p. 9*-109, *ov. 2*2* www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*esign e **sualiza*ã* de Dados: Exp*orando Dados Compart**hados em Amb*entes Digitai*
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura * - Projeto que mapeia a indús*r*a da mú*ica *ia twitter
</line>
</par><par>
<line>
fon*e: re*rodução.
</line>
<line>
Outr* proje** de d*s*** da in*orm*ç*o é o T*e Circle of Trust3 (*igura *). Trata-se de
</line>
<line>
uma interface experimental de vi*uali*aç*o de dados usand* Google+ *PI e HTM*5. Em *m
</line>
<line>
e*forço para entender *omo as *ssimetrias em redes de relacionamento *stavam no antigo
</line>
</par><par>
<line>
Google Plus, os
</line>
<line>
*utor** fizeram um
</line>
<line>
algoritmo simples d* visualizar quem são as
</line>
<line>
pessoas
</line>
</par><par>
<line>
dentro de seu círcul* de confiança e *uem sã* as p*ssoa* *e f*ra. O* *e verde s*o as pesso*s
</line>
</par><par>
<line>
que têm circulado e eles têm circulado de volta; o amarelo * para as pesso**
</line>
<line>
que v*cê se
</line>
</par><par>
<line>
preocupo* em círculo, mas eles não o fizeram, e *ermel** é para as pe*soas *ue cir**lava*
</line>
<line>
você, mas você não se *mportava do c*rculo de volta.
</line>
<line>
Figura 2 - The Cir*** of Trust
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 11, art. 6, p. 96-109, nov. 2*22
</line>
<line>
www4.fs*net.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Ro*rigues
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Conte sua própria h*stória
</line>
</par><par>
<line>
Na l*teratura, existem i*úmeras termino*og**s e definições *obre a visualização d*
</line>
</par><par>
<line>
dados, *isua*izaçã*
</line>
<line>
da informação e infogra*i* com seus respectivos *ontextos e teorias.
</line>
</par><par>
<line>
Definimos *on*eito de visu*lizaçã* de dados como a técni*a d* *ransform*r u* o
</line>
<line>
conjunto
</line>
</par><par>
<line>
*omple*o de dados em visualização *r*fi*a, de mo*o a *onstituir u*a representação v**íve*
</line>
<line>
d*s dados que *sta*am "invisíve*s" e são processados po* sis*emas computa*ionai* e *istemas
</line>
</par><par>
<line>
de algoritmo* par* contar
</line>
<line>
uma história. Meireles (*011) c*nc*itua a vi*ualização d* dados
</line>
</par><par>
<line>
como "rep*es*nta*ões de dado* po*e *ssum*r diferentes formas, tais com* si*tem*s de
</line>
<line>
n*t*ção, map*s, diagramas, *xploraçõ*s de dado* i*terativos * *utras invençõ*s gráficas. Ele
</line>
</par><par>
<line>
abra*ge
</line>
<line>
um
</line>
<line>
vasto *err**ório que mescla diferent*s meios
</line>
<line>
d* *omunicaç*o, *is*iplina*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*écn*cas. Na maioria d*s casos, ele é de domínio específico com *éto*os e
</line>
<line>
convenções
</line>
</par><par>
<line>
especí***as p*ra co*ificação de dad*s" (*. 2).
</line>
</par><par>
<line>
C*iro (2011) compreende a
</line>
<line>
visualização de inform*ç*o e infografia como sinônim*s
</line>
</par><par>
<line>
que se dire*iona* ao m*smo objeto e à mesma
</line>
<line>
defin*ção, mo*ific*ndo apen*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
nom*nclatura. P*r mo**vos
</line>
<line>
d* pratic*d*de, *n*endem*s a vi*uali*ação de dados a mais
</line>
</par><par>
<line>
apr**riada *a*a operaciona*izar o no*so objeto de *studo, tend* em vista o contexto de dado*
</line>
<line>
em abun*ânc*a dispon*vel na *eb. *ntendemo*, também, que a vis*alização de informaç*o,
</line>
<line>
inf*grafia * visualização d* dados mostram definiçõe* semelh**tes, c*nte*do diferenças
</line>
</par><par>
<line>
ín**mas entre eles,
</line>
<line>
pois ambos os con*eitos *t*lizam "o
</line>
<line>
us o do
</line>
<line>
computado*-*uportado,
</line>
</par><par>
<line>
rep*esentações visuais
</line>
<line>
interativas, de dados a*stratos pa** ampliar a cogn*çã*", *onforme
</line>
</par><par>
<line>
ressalt* Meirelles a pa*t*r d* Ca** al, (*999, p.*). Ant*s et
</line>
<line>
*oncebi*a ape**s nas mãos *o*
</line>
</par><par>
<line>
pr*fissionais
</line>
<line>
es*ec*ali*tas em constr*ir visualizações
</line>
<line>
de dado*, este cenári* começ* a sofrer
</line>
</par><par>
<line>
tra*s*ormaçõ*s advindas do cont*x*o da web 2.0 cada vez ma*s *artici*ativa e co*partilha*a,
</line>
<line>
cuj** ato*es *oci*i* *odem contribuir p*ra o alargamento d*s informaçõe* dispon*bilizadas
</line>
<line>
**line. É importante ressalt*r o co*text* em que *stas *roduções de peças g*á*icas atingir**
</line>
</par><par>
<line>
este modo d* cr*ação. Na web de *ado*, o*de o
</line>
<line>
**uxo in*ormacional se mostra abundante, *
</line>
</par><par>
<line>
possível enc*ntrar *n*c*ativas para tra*alh** co* estes dados e criar peças gráfic*s, além da
</line>
</par><par>
<line>
verific*ção do empodera**nto do
</line>
<line>
*idadão dian*e d*sta cultura. Ao *esmo *empo qu* tais
</line>
</par><par>
<line>
produções
</line>
<line>
p*de* ser realizada* sem q**lqu*r formaç*o de desig* ou ar**s gr*ficas pré-
</line>
</par><par>
</page><line>
estab*lecidas, estas **mposições *icam disponíveis no site ao la*o de ta*ta* outr*s peças
</line>
<line>
grá*ica*.
</line>
<line>
Nesse senti*o, vemos algu*s indícios que com*reendem * unive*so ** democratização
</line>
<line>
*as **form*ções através d* *isualização *e dados. Como abordamo* no iní*io deste *rtigo, o
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 19, n. 11, ar*. 6, p. 96-109, nov. *022 w*w4.*sane*.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Des*g* e V*sualizaç*o de *ados: Explora*do Dados Compartilhados em Ambientes Di*itai*
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento e formas de c*iar *** pertencem ap*nas aos especialistas (designers,
</line>
</par><par>
<line>
infografistas, cartógraf*s, etc) que era* os de*ento*e* de *al prática. Ess* cenário
</line>
<line>
co*eça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m**ifica*-se qua*do fe*ramentas estão disponíve*s par*
</line>
<line>
que esta* *roduções sejam feita*
</line>
</par><par>
<line>
pelo* usuários c*mu*s e, consequentemente, * partilha de c*nhe*imen*o advinda da própr*a
</line>
<line>
*eb com aspectos colab*rati*os e compart*lhamento de i**ormações.
</line>
<line>
Assim, dentre est** sit*s disponív*is, o *ioneiri*mo deu-se no *any Eyes4 (figu*a *) ,
</line>
<line>
site pú*li*o que possuía u* con*un*o *e f*rramentas *ara criar *is*ali*ações *ra*u*tas e tinha
</line>
<line>
uma proposta de promover v*su**iza*õ*s democráticas, j* que a visu*lizaçã* ficava
</line>
<line>
disponível no site. Criado pelos pesq*isadores da IBM Mar*in Wattenberg e pe*a brasilei*a
</line>
<line>
*ern*n*a Viégas em 2007, **via *rê* pas*os para criar *s vi*ualiza**es, quai* *e*am: 1)
</line>
</par><par>
<line>
Escolher um conjunto de dados (do próprio site ou f**endo uploa*
</line>
<line>
do co*putado*), 2)
</line>
</par><par>
<line>
Escolher o fo*mato da vi*ua*iza**o, isto é, q*al a melh** forma gráfica para aquelas
</line>
<line>
i*formações gráfic*s e 3) Customizar e per*ona*i*ar a visu*lização, que é a última etapa, be*
</line>
<line>
*o*o disp*nibi**zar na pró*ria p*ataforma. De aco*** co* Fernan*a V*égas (2*09, p.2),
</line>
</par><par>
<line>
"para além *e aná**se de
</line>
<line>
dad*s, a nossa preli*ina* *esu*t*da m*stra
</line>
<line>
que many eyes é usada
</line>
</par><par>
<line>
para obj*tiv*s q*e v*o desde **r**l*smo, bem como para *xpressão pessoa* i***r*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
soc*al".
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 3 - Layout do Many Ey*s, um dos prime*ro* a disponibilizar ferramentas p*ra
</line>
<line>
visualizações
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: reprodução
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*022.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere**n* PI, v. 19, n. 11, ar*. 6, p. 96-109, no*. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.**/revist*
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
vi*ualizações d*nâ*icas na *eb. A plataform* possu* layou*s i*ov*dores *ara que o
</line>
<line>
**teragen*e construa s*a visualização, introdu*a e *anipule *s dado* na est*utu*a exposta.
</line>
<line>
*ara *ue essa vis*ali*ação *e*a cr*a**, é p*ecis* f**er o *ogin com u** co*ta no facebook ou
</line>
<line>
do T*i*ter e ini**ar a pr*dução. * *erramenta possui te*plates gra*uitos para *esenvolvê-lo.
</line>
<line>
Al*m de **sualizações, também há opções de faz*r v**eos, apresentaç*es, e-bo*ks, traça* um
</line>
</par><par>
<line>
projeto d* social media, por
</line>
<line>
exemplo. **g*ns desses *erviços são p*gos. Se o intera*ente
</line>
</par><par>
<line>
p*rmitir, a produção po*e ficar *a *lat*forma para compartilha*ent* em si*es de red*s
</line>
<line>
soc*ais.
</line>
<line>
*igur*s 4 e 5 - Imagens das *roduções disp*níve*s no Visuall.y
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: r*produção
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, *. 1*, *. 11, art. 6, p. 96-109, nov. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*sign e Visualização de *ados: *xplorando Dados Compa*tilhados em Ambi*n*es Digitai*
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
* Infog*a.m6 *ambém se *antém nas *esmas configuraç*es dos demais acima
</line>
</par><par>
<line>
cita*os, se*do, inclusive, usa*a pelos jornais
</line>
<line>
bras*leiros, exem*l* do Corr*io Br*ziliens* a
</line>
</par><par>
<line>
que u*ou a ferramen*a para r*alizaçã* das visualizaçõe* sobr* o aume*to do uso dos
</line>
<line>
disp*sitivos móvei* *o mundo7. É uma das f*rramentas mais fáceis *e uti*iza*, não precisando
</line>
</par><par>
<line>
fazer cadastros longos. Com login do facebook, pode *
</line>
<line>
entrar *a plataf*r*a e começar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
introduzir *s d*dos no t*mplate *scolh*d*. A desva**agem é que há u*a limitaç*o *os
</line>
<line>
templ*tes que a plata*orma oferece para quem **se*a e*plorar, o que re**lta em muitas
</line>
<line>
v*sualiz*çõe* básica*, sem muitos incrementos v*sua*s.
</line>
<line>
Fig*r* 6 - Vis*a*iz*ções disponibi*izadas no Infogra.m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
qu*
</line>
<line>
outras pesso*s *os*am
</line>
<line>
v*s**li*ar info*maçã*. A maioria dos templates são gr*tu*tos, a
</line>
</par><par>
<line>
mas p*de-*e fazer uma conta pr***u* (*aga) c*m *utros t*mp*ates c*m mai*
</line>
</par><par>
<line>
funcionalid**es. * po**ív*l compartilh*r
</line>
<line>
par* as *edes s*ciais como Facebook, *witter
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina PI, v. 19, n. 11, art. 6, p. *6-109, nov. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Ro*rigues
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
Pinterest.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSI*ERAÇÕES *I*A*S
</line>
</par><par>
<line>
Neste art*go, a*rese*tamos uma sé*ie de ferr*m*ntas para a produç*o de visualiz*ção
</line>
<line>
de *ados na web de mo*o comp*rt*l*ad*. Par**m** de uma discussã* do design da inf*rmação
</line>
<line>
* comunic*ç** como fundamentais para o *rcabouço teórico empre*ndido *o l*ngo do texto,
</line>
<line>
bem como a conceituação de visualização de da*o* para comp*een*erm*s esta* v*su*lizaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
na web. De um modo geral,
</line>
<line>
a* fer*amen**s apresent*das
</line>
<line>
p*ra a *rod*ção de visuali*ações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
infográfic*s *evelam que não somente espe*ialistas po*em fazer *a** produ*ões, m*s qualquer
</line>
<line>
pessoa c*m noç**s mínima* ** design pode *ria* suas própri*s histórias contad*s através de
</line>
<line>
dados visuai*.
</line>
</par><par>
<line>
Tal fato se insere n* c*ntexto de abertura
</line>
<line>
e comp*rtilhamento pr*pici*do p*lo
</line>
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próp*io movimento da *ibercultura, da web 2.0 cada **z *a*s *dministrad* pela ***ísti*a da
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<line>
part*lha de i*forma*ões e* rede. *o* out*o la*o, essa prática promove o empoderam**to dos
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cidadãos, os coloca**o em evidência, dentro de uma cultura colaborativa, veloz e e*ê*era.
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<line>
*videntemente que tais ferram*ntas aprese*tam a*gumas *im**ações - c*mo descr*vem*s
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ao
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*ongo do
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art*go * -
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que não
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deixa d* *er uma questão d* renovações nestas produções, um*
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vez que ab*rtamente essas produç*es
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po*e* **r produzidas, armaz*nadas, vi*ualizad*s
</line>
<line>
e
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<line>
compar*il*adas par* os si*es de
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redes soci*is, o que pode garantir ma*s visi*ilidad*
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<line>
e
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<line>
c*rc*lação *a vis*aliza*ão de dados.
</line>
<line>
A pers*ectiva em j*g* é a partilha de conh**imentos e o acesso das visualizações **ra
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<line>
t*dos, numa o m*de** Todos-Todos,
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d* espíri** livre e aberto, de modo que o *e**gn
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pos s a
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s*r uma ferr*menta comu*i*ativa. Os recursos colaborativos prop*ciados nestas ferrament*s
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<line>
exp*ndem os h***zont*s do design para os profissio*ais, co*o vimos no exemplo do jornal
</line>
<line>
Correio *raziliense que utili*ou a plat**orma infogra.m para c*mplementa* um* de suas
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<line>
matérias. Ao mesmo tempo em que h* e**ecialis*as expl*r**do e*sas ferram*ntas, *á também
</line>
<line>
os não-especialista*, numa mes*la **te*essan*e entre os saberes dissemina*os e propic**do*
</line>
<line>
em ambie*tes digitais.
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C*mo pes*ui*as futura* i*tercalan*o *e*ign e comun*cação, podem ser aprofu**ada* questões
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<line>
envolvendo as *ar*ativas ime**i*as c**o *bord*gen* inova*o*as nestes campos, uma ve* que
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<line>
esse fe*ôme*o *urge e já é *xplo*ado em demai* jornais e *roduções mu*di*is, utilizando de
</line>
<line>
represent*ções grá**cas em terceir* d*mensão e Realidade Vir*ual (VR).
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina, v. 19, *. 11, art. 6, p. 96-109, nov. 2022 www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Des**n e Visua*ização *e Dad*s: **plorando Dados C*mpar*ilh*dos *m Ambientes *i*i*ais
</line>
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109
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Como Referenciar este Artigo, co*forme ABNT:
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**DRIGUES, A. A. D*sign e **su*li***ão de Dados: *xpl*rando Dados Compar*i*hados em
</line>
<line>
Ambientes D**ita*s. Rev. **A, Tere*ina, v. 19, *. 1*, art. 6, p. 96-109, nov. 2022
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<line>
Contri**içã* dos Autores
</line>
<line>
A. A. Rodrigues
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<line>
1) concepç** e p*an*jamen*o.
</line>
<line>
X
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<line>
2) a*á*is* * interpre*aç*o do* dados.
</line>
<line>
*
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<line>
3) e*aboração *o *ascun*o ou n* revisão críti** do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) partic*pação na ap*ovação da ver*ão fina* do manuscrito.
</line>
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*
</line>
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</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 11, art. 6, *. 96-109, nov. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.**/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)