<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 6, p. 96-109, n*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.11.5 </line>
<line> D*sign e Visualização de Dados: Exp*o*ando Dado* Co*parti**ados em Ambien**s Digitais </line>
<line> D*ta Design an* Visu*l*zation: Ex*loring Share* *ata i* Digital E*vir*nment* </line>
</par>
<par>
<line> A*riana A*ves Rodrigues </line>
<line> Douto*a e* Ciência da Info***ção pela U*iversidade Fed*ral da Par*íba </line>
<line> Pesquis*dora do Grupo de P*sq*isa em Jornalis*o e Mobili*ad* - MOBJOR/U**B/CNPq </line>
<line> E-*ai*: adrianacon*e**oranea@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: *d*iana Alve* Rodrigues </row>
<row> U*iversidade Estad*al d* Paraíba -R. Bar*úna*, 35* - </row>
<row> Univ*rsitário, - *B, 5*4*9-500, Camp*na G*ande/PB, </row>
<row> Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *ditor-Chefe: Dr. Tonny Kerley de A*encar </row>
<row> Rodrigue* </row>
<row> A*t*g* re*ebid* em 2*/*8/2022. Última ver*ã* </row>
<row> rece*ida em 29/08/*022. Apro**d* em 30/08/2022. </row>
<row> Avaliado pe*o sist*m* Triple Re**e*: a) De*k Review </row>
<row> *elo Editor-**efe; e b) Do*ble Bli*d Review </row>
<row> (a*alia*ão cega po* dois ava*iador*s da área). </row>
<row> R**isão: Gram*tical, Normati*a e d* F*rmatação </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> Design e Vi*u*lizaçã* de Dado*: *xplor*ndo Dados Compartilh*dos em **bientes Digitais </line>
<line> 97 </line>
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<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> O artig* analisa os aspectos dire*ionad*s *s ferrame*tas </line>
<line> visua*iza*õ*s de *ados em redes </line>
</par>
<par>
<line> *igitais, compreenden*o as forma* de c*l*boraç*o a partir de uma refl*xão teóric* so**e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> con*eitos *e </line>
<line> visu*l*zaçã* de dados, cultura c*lab*rativa e design *a informação. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> **nt*xto, o arti*o mostra exe*plo* práticos de *isualizaç*es colaborativas on-line. Em </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> pr*me*ro momento, traz à baila as dis*ussõe* em t*rno da democratização </line>
<line> da </line>
<line> v*sualizaçã* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*tir do con*exto do design da </line>
<line> informação e *omunicaç**, considerando o ambiente </line>
</par>
<par>
<line> pote*c**li*ador par* *ais *so*. A **rtir de um* pesqu*sa explo*atória, expl*r* as ferr*mentas </line>
</par>
<par>
<line> de visualização e *l*t*formas exis*entes e emergen*e* *u* </line>
<line> e**ão disponíve*s para o cidadão </line>
</par>
<par>
<line> co*st*uir s*as própr*as produç*es. Os re*ultados sugerem ferramentas potenci**izadoras </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dad*s compartilhados online * q*e promov*m o empode*a*e*to dos cidadãos, colocando-os </line>
<line> e* evidênc*a, *entro de uma cultura *olabor*t*va, veloz e efêmera. </line>
</par>
<par>
<line> Palavr*s-ch*ve: Cibercu*tu*a. Mídias Di*itais. Esté*ica. Vis*a*iz**ão d* D*d**. Design </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> In*o**açã*. </line>
</par>
<par>
<line> ABS*R*CT </line>
</par>
<par>
<line> Th* arti*le analyze* t** aspect* relat*d to dat* *i*ualizatio* tools in </line>
<line> digital network*, </line>
</par>
<par>
<line> understanding the forms of collab*ration from a theoretical r*flection on the concepts of data </line>
</par>
<par>
<line> v*suali*ation, collaborative *ulture an* inf*rmati*n *esig*. In this </line>
<line> context, the </line>
<line> art**le s*ows </line>
</par>
<par>
<line> practi*al examples o* online collaborative visualization*. *t first, it brings u* the discussions </line>
</par>
<par>
<line> aro*nd the </line>
<line> *emocratization o* visualization from the conte*t of inf*rma*ion and </line>
</par>
<par>
<line> communication *esign, c*nsidering *he potenti*ting *nvir*nment *or such uses. Based on </line>
<line> ex*loratory research, *t e*plores exist*ng and emerging visu*lization to*ls and platfor*s that </line>
<line> are avai*able for citizens t* *uild their ow* productions. *he results suggest to*l* that e*h*nce </line>
<line> data shared onlin* and that p*omote the empower*ent *f **tizens, putting *hem in *vidence, </line>
<line> w*thin a c*llaborative, fast and e*he*e*al c*lture. </line>
<line> Key*ords: Cybercultu*e. D*gita* Media. Aesth*ti*s. Dat* Visuali*at*on. Information **sign. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina PI, v. *9, *. 11, art. 6, p. 96-*09, n*v. 2**2 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodrigues </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Di*cutir a impor*ância e c*escimento *a v*sua*izaçã* de dados vem s* torna*do mais </line>
</par>
<par>
<line> frequente, t*nto d* po*to d* vista acadê*ico, qua*to do *o*to de </line>
<line> vista d* a*ar*a*ento *as </line>
</par>
<par>
<line> visual*zações em *ornais *undiais, t*rnando-se comuns como f*rramentas *e trocas *e ideias, </line>
<line> melhoria info**acional e me*anismos *om potencial de interatividade. Ess* classe eme*gente </line>
</par>
<par>
<line> ** fe*ramentas que p*rmita p***aform*s intera*ivas baseadas na w*b par* v*sualiz*ç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> dad*s dev* s*r </line>
<line> explorada como </line>
<line> uma oportunida*e para </line>
<line> criar no**s modos de divulg*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comuni*açã* de inf**m*ções, bem </line>
<line> co*o </line>
<line> o interc*mbio informaci*na* promovido pelas </line>
</par>
<par>
<line> tecnolog*as d*gitais, *ejam eles pa*a especial**tas ou n*o. </line>
<line> Este ar*igo ap*esenta e discute algumas ferra*entas ** visualizaç*o de da*o* * *o*o </line>
</par>
<par>
<line> *les e*t*o send* explorados *or n*o-e**erts, como </line>
<line> t*mbém seu potencial de uso. Com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*lt*ra *a participação possibilita*a pela web 2.0 * a proliferação das de*a*s f*rra*entas de </line>
</par>
<par>
<line> cr*aç*o de *e**s gráficas dis*o*íveis/acessíveis </line>
<line> ao* </line>
<line> cidadãos comuns, </line>
<line> a </line>
<line> pr*du*ã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> visu*liz*ções alar**u-s* p*ra </line>
<line> quem alm*j* produzir </line>
<line> narrati*as g*****as onli*e. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> levanta-se a hip*tese de que a colaboração pode ajudar a **omover a pa**i*ha </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimen*os, *abi*i**des e i*e*as e des**penhem um p*pel </line>
<line> importante nas ár*as como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ar**, de*i*n, ar*uitetura, comunic*ção e inve*tiga*ão científi**, criando ali*erces para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *emocratiz*ção *as *i*ua*izações em ambi**t*s digitais. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e **ntexto, * arti*o mo*tra exe*plos **á*icos de vis**lizaç**s colaborativas on- </line>
</par>
<par>
<line> l*ne. </line>
<line> Em um *ri*eiro mome*to, traz à baila a* discussõe* em torno da d*m*cr*tiz*ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vi*uali*ação partir d* *o**exto do *esign da informaç*o e com*nic*ção, consid*rando * a </line>
</par>
<par>
<line> *mb**nte p*tencializador para t*is u*os. A partir de u*a </line>
<line> *esq*isa e**loratória, *xplor* *s </line>
</par>
<par>
<line> fer**mentas d* v*su*l*zação e plataformas *xistentes e emer**n*es qu* es*ão d*sp*níveis para </line>
<line> * ci*ad*o cons*rui* **as própr*as produçõ*s. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 O design como informação * comu*icação </line>
</par>
<par>
<line> A disseminação de sof*ware para a construçã*, edição, apresentação </line>
<line> * melhora*ento </line>
</par>
<par>
<line> na aquisição *e </line>
<line> i**gens e d*s *omput*dores, q*e possib*li*a* a *imul*ção de si*tem*s </line>
</par>
<par>
<line> *ompl*xos com grande vo*ume de dados, te* sido * *lice**e *ara * *iversi*a*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comp*exidade dos dive*so* mod*s p*ra vi*ua*ização da informação. A computaç*o gr**i*a, a </line>
<line> interface ho*e*-máquina e * *ineração de dado*, estes eleme*tos sincroniza**s permi*em * </line>
<line> R*v. FSA, *eresin*, v. 1*, n. *1, art. 6, p. *6-109, nov. 2022 www4.*sanet.c**.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Des*gn e Visual*z*ção de Da*os: Explora*do Dados C*mp*rtilhado* em Ambie*tes D*g*t*is </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentação d*s dad*s em formas gráficas de um dete*minado conj*nt* de i*for*ações de </line>
<line> m*neira *nter*tiva e dinâmica no ambiente online. </line>
</par>
<par>
<line> * d*sign da infor*ação fundamenta-*e nest* </line>
<line> *once*ção. Além disso, p*ssi*ilita </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> usuário manipula* est* aprese**ação dos dad*s para </line>
<line> uma m*lhor compreen*ã* do material </line>
</par>
<par>
<line> *oti*i**o. A inter*ção, neste caso, fun*iona como u* aspe*to *hav* para este nov* pat**ar </line>
<line> e* que se encontra* os info*ráfi*os, por*u* * a partir desta interatividade que o usuári* pode </line>
<line> expl*rar em di*erso* ângulos a *n*orm*ção, o que f*cilita * ex*lora**o de*tes dados. </line>
</par>
<par>
<line> Co*plem*nt*-*e a </line>
<line> iss* a *ossibili*ad* </line>
<line> de níveis de leituras que esta interatividad* *o*e </line>
</par>
<par>
<line> ofertar, *e*ido a* cruzamento das inf*rmações numa *esma *s*rut**a *ráfica. </line>
</par>
<par>
<line> Seguind* *st* linha </line>
<line> de r**i*cí*i*, o design </line>
<line> *a in*o*maç*o é de*inido </line>
<line> co*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tra*amento destinado a co*teúdos de cará*er compl*xos com o intu*to de sele*ionar, or*anizar </line>
<line> * *struturar as in*orm*ções, tendo *omo uma das respo*sabilidade* model** a forma na qual o </line>
<line> usuário encontra tais dados informaci**ais, e*tab*lec* a leitura, bem como realiza a r*lação </line>
</par>
<par>
<line> *ntre seus elementos, interação com a *nte*fa*e, co*pre*ndendo e*ta </line>
<line> experiência (M**ra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> P***os, 2007). *esse modo, os a**ec*os </line>
<line> do design *a informaçã* aplicados às vi*ualizações </line>
</par>
<par>
<line> de d*dos para o p*oces*amento, recupe*ação e tra*smi*são da infor*ação podem *os levar a </line>
<line> um nov* patamar *o de*ign informacional, e*trutur*do* *o a*biente *ip*rmidiático, </line>
</par>
<par>
<line> c*rac*erizados pelos aut**es em três fases </line>
<line> de es*ru*uração dos elementos </line>
<line> do *esign </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> inform*çã*: </line>
</par>
<par>
<line> a) Inventário d*s i*formações: levantamento de todo* os ele*ent*s *ue sã* *ncluí*o* no </line>
<line> *rojeto hipe**ídia; </line>
</par>
<par>
<line> b) Organização da* in*ormações: agrupament* d*s informações por cri**r*o* </line>
<line> de relaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *ntre e*as; </line>
</par>
<par>
<line> c) Formato de </line>
<line> *st*utura ge*al: constru*ão de </line>
<line> *iagrama ou fluxograma indicando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disposição das info*ma*ões e *uas re*a*ões. </line>
<line> As pr*pr*as característic*s do amb**nte digital rela*i*nadas *om o arcabouç* </line>
</par>
<par>
<line> conceitua* do des*gn da inf*rmação constitue* </line>
<line> em </line>
<line> e*e*en*os que impul*i*nam as pe*as </line>
</par>
<par>
<line> gráficas para um no*o cenário de fluxo infor*ac*ona* nu* ambiente i*terativo. *sta r*lação </line>
</par>
<par>
<line> dinâmica acont*ce a *artir </line>
<line> do momento em *ue * volume de *nf*rmações se </line>
<line> encontra </line>
</par>
<par>
<line> integ*ado às *árias formas de composição de ling*agens (textuai*, s*no*as, imagéticas, </line>
<line> vi*ua*s) e o inten*o c*uzamento de da*os, as**c**dos às condições intrínsec*s e ao mecanismo </line>
</par>
<par>
<line> *e interação entre o interagent* (PR*MO, </line>
<line> 2008) e * interface. Como consequência, ta* fato </line>
</par>
<par>
<line> co*duz * uma sob**car*a de info*m*ções de*ti*ada *o interage*te, requ*r*nd*, por*m, uma </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 11, ar*. 6, p. 96-109, nov. 2022 www4.fsan*t.*om.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. R*drig*es </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> ma*or atenç*o *ele ao consumir, analisar e inter*re*a* o co*teúdo noticios*. Por este e out*os </line>
<line> *o*iv*s, o d*sig* *a i*formação *eve *er pensado para a fa*ilitação do acesso às in**rmações </line>
</par>
<par>
<line> u*a vez expostas, *ssi***ando for*a e *onteúdo, </line>
<line> depositan*o senti*o àquela in*orm*ção </line>
</par>
<par>
<line> *pr*sentad*. </line>
</par>
<par>
<line> O con*eito de estética, p*rém, parece ser perti*ente na* visua*izações de </line>
<line> dados na </line>
</par>
<par>
<line> we*, porém </line>
<line> não se limita apenas </line>
<line> ao </line>
<line> "*elo", ao que * visualmente </line>
<line> agra*ável. Mas em um </line>
</par>
<par>
<line> *ent*do q*e ac*rreta um co**unto </line>
<line> de aspect*s: estilo, forma, comporta*ento, sensi**lid*de </line>
</par>
<par>
<line> cultu*al que </line>
<line> são d*te*minado* pelo pe*íodo histórico em qu* </line>
<line> estas manifest*ções o*o**em, </line>
</par>
<par>
<line> *onf*rind*-*he um sentido ao q*e </line>
<line> es** corrente. </line>
<line> Desse modo, "o processamento *a </line>
</par>
<par>
<line> informação atua c*mo uma força *ora do camp* da forma, por a*s*m dizer (po* exem**o: nos </line>
</par>
<par>
<line> n*v*s hábi*os da percepção, do compo*t*m****, do tr*balho e </line>
<line> do jogo), assi* como </line>
<line> ve* </line>
</par>
<par>
<line> se*do o método através *o qua* a* formas vêm sendo desenha*as/*rojetad*s" (M**OVI*H, </line>
<line> 2007, n/p). </line>
<line> Considerando a* conc*i*uações do design, esta* nos aj*dam a *ntender o fl*x* </line>
<line> in**rmac*ona*, a convergência de diferentes linguag*ns, a e*truturação e *rgani*ação das </line>
<line> infor**çõ*s, o cruzamento *e dados, uma vez e*tando no ambiente Web com ef*ito m**ável e </line>
<line> comunicador. No trânsi*o *nfo*macio*al, ao lidar com as várias *ormas de c*municação, como </line>
<line> a me**linguagem, * jornalismo visual pôde explorar uma *as áreas mais pujantes do d*sign da </line>
</par>
<par>
<line> informação como *ntermediário das </line>
<line> mens*gens. N*sse sentido, o *e*i** *a in*orm*ção, </line>
</par>
<par>
<line> enqu*nto caráter comunicativo, operacionaliza as men*ag*ns através dos formato* pr*jetados. </line>
<line> Isto é, formato e sign**icado d**** e*tar em *a*mon*a na condução **s informa*ões den*ro </line>
<line> do am*ie*te em que elas o*orrem, no nosso caso, a Web. * relev*nt* destacar este as*ecto, </line>
</par>
<par>
<line> poi*, g*osso m*do, compreendem*s o processo em que a infografia vive h*je co*o </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *udanç* na c*ncepção atr*vés das b*se* de dados, cuja dinâmi*a é o cruzamento de dados e * </line>
<line> ofe**a informati*a in*ríns*co*, p*r*m, se* d*stituir-se do *aráter infor**tivo n*s pe**s </line>
<line> gráficas. </line>
<line> 3 *ESULTADO* E DISCUSSÕES </line>
<line> Nã* é raro e*contr*r autores que veem o design c*m* *m process* comun*cativo, </line>
<line> e*tabe*e*endo analogias entre design * co***icação. Para explora* adequadamente a rel*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> entre o* dois as*ectos, *á **o b*sta limi*ar </line>
<line> nest*s duas áreas p*ra a a***sição d* </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento. Assi*, para alé* das teorias do d*sign, c*m**icação e mídia, ne*essit* v*ler- </line>
</par>
<par>
<line> se de ideias </line>
<line> *e direi*o, psicolo*ia, crítica literá*ia e da filosofia da arte </line>
<line> (CRI*LY, GOOD, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. 11, art. 6, p. 96-109, n*v. 2022 </line>
<line> w*w4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Des*gn e V*s*alizaçã* de Dados: Explorando D*d*s Compa*tilh*do* em Ambientes Dig*tais </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> MATRAVERS, *LARKS*N, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Al*m d* entrecruzar com outra* fontes d* conh*c*mento, os *utore* ado*am a </line>
<line> perspectiva de que * i*te*pretação *o pro*uto gr*fico, no caso da nossa pesq*is*, a infografi*, </line>
</par>
<par>
<line> a*aba i*fluenc*an*o no *onsumo da informaç*o direcionada ao r*ceptor, pois es*udos têm </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> potenc*al para oferec*r *mpiricamente i*sights que s*o es*ecificame*te re**cionados com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> design. Ist* reforçará *ignif**ativ*mente uma área *e investigaçã* que se manteve </line>
<line> predominantement* teórica e també* é largamente baseada em ideias derivadas de o**ras </line>
<line> **sciplinas. (ibidem). </line>
<line> Embo*a s**a ent*ndida como uma disciplina própria para reestruturar e facilitar a </line>
</par>
<par>
<line> c*mp*e*nsã* das informaçõ*s *e forma vi*ual, * design </line>
<line> da informação ainda se mos*ra </line>
</par>
<par>
<line> recente dentro do campo da c*munic*ç*o * linguagem *is*al. Schuller (2007) a d*fine como </line>
<line> um* *ranspos*ç*o de dados p*ra, em **ande parte, represen*a*ões bidimensionais de da*os </line>
<line> v*suais com o intuito essenc*al de *omunic*r, docum*ntar e preservar conhecimento. Para ele, </line>
<line> tanto o conceito quanto a prát*ca do design da info*mação, a*bo* estão *i**ul*dos * projeto </line>
<line> interdisciplinar, porqu* a com*inação de o*tro* ca*p*s do conhecimento serve como *nsu*o </line>
<line> *ar* que a **od*ção da visual*zaçã* *a infor*ação sej* ap*esent*da em modalidades </line>
<line> dife*e**iadas. </line>
<line> O design da *nfo*mação exig* uma abordagem interdisc*pl*na* da </line>
<line> comunicação, por exe*plo, combi*ando entre *i as habilidades de design </line>
<line> gráf*co, de*ign 3-D, *ídi* digital, ciên**a cognit*va, t*oria da inform*ção </line>
</par>
<par>
<line> e ciências </line>
<line> c*lturais. O </line>
<line> des*gn da in*ormação </line>
<line> **o é pratic*do de forma </line>
</par>
<par>
<line> vinculad* à míd*a. P*e*ende *la*orar estratégias *e soluç** comu*s em </line>
</par>
<par>
<line> con**nto com </line>
<line> outras d*sc*pli*as. *ifer*, por*ant*, do design *ráf*co </line>
</par>
<par>
<line> clássico, qu* é em *rande parte vo*ta*o para a "multidi*ciplinar*dade" e </line>
<line> utiliz* m*todos de outra* disciplinas aditi*ament* sem estabelece* uma </line>
<line> estrutura conce**ual uni*icad* *igando ess*s dis*ipl*nas. (SC*ULLER, </line>
<line> 2007, *nli*e)1 </line>
<line> C*m base nas observaçõ*s *cim* des**itas, *ab* des*acar que as *isu*lizaç**s </line>
<line> prod*zidas pela e*uipe d* The N*w **rk Time já incorp***m est* visão hol**tica para s*as </line>
<line> produções. A equi*e do de*ar*a*ento de *r**icos inte*ativos do *ornal amer*cano integra 29 </line>
<line> profissiona*s de di*erentes á**as: des*gn*rs, repórteres, ilus*rado*es, pr*gramadores, </line>
<line> 1 *o o*iginal: "Informati*n design demands a* *nterdisciplinary *pproach *o comm*nication, *.g., by combining </line>
<line> w*th each other th* *kills of graph*c des*g*, *-D de*i*n, **git*l me***, cognitive scien*e, information theory, an* </line>
<line> *ultural scienc*s. Informatio* design is *ot prac*iced in a med*a-bound way. It intends to e*aborate comm** </line>
<line> solution strategies t*gether with other discip*ine*. *t thus d*ffers from classica* graphic design, which is *o a large </line>
<line> extent *ear*d to \mul*idisciplinari*y\ **d additivel* utilizes methods of o*her disciplines without establishing a </line>
<line> unified *o*ceptual framew*rk structure **n*in* thes* *isciplines. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 19, n. 11, art. 6, p. 96-109, no*. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodrigues </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> estatístic*s, c*rtógrafos, et*, se*d* que cada p*ofissional e**rce ma** d* uma função em </line>
<line> *irtude das especialidad*s *ue c*rrega. **o profissionais que têm especi*liz*ção em *esig* </line>
<line> gráfi**, p*ogramação Web, cartografia, estatísti*a*, criação d* mapas, *d*ção/corr*ç*o de </line>
<line> conte*dos, Sistema* de inform*ção geogr*ficas (SIG), Gestão/anál*se d* ***es de dad*s, </line>
<line> design de in*erf*ce, *ídeo, áudio, etc. (CAIRO, 2*08; GON**LEZ, 2009). Baseado neste </line>
<line> perfi*, Cairo (2008, p. 59) estabelec* *rês car*cterís**c*s *os novos perf*s profis*ionai*, q*ai* </line>
<line> s*jam: </line>
<line> a) Com**ter-assisted re*or*eres: esp*cialista em obter, criar, mani*ula* e trab*l*ar *om as </line>
<line> bases de dad*s *om formaçã* em estatísti**; </line>
<line> b) Cartó*rafos: ex***ncia em conhe*i**nto* *m de*ign de mapas de lo*al*zação e temá*icos, </line>
<line> somando c*m habilidades de SIG (Siste**s de inf*r*açã* ge*gráfica); </line>
</par>
<par>
<line> c) Programadores: nív*l intermediário entre os </line>
<line> dois pr*m*iros aspe*tos e que de*ém </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desenhar a* aplicações </line>
<line> * </line>
<line> *artir dos dados *á tratados e unid*s p*los r*pórteres, ajuda aos </line>
</par>
<par>
<line> cartógraf*s * desenhar mapas estatísticos com grau *e comp*exidade avanç*d*. </line>
<line> *esse modo, a vis*al*zação **n*minada Tw*tter Lyr*cs 2(figura *) avalia * *ndú*t*ia da </line>
</par>
<par>
<line> música e *uas *ab*las de </line>
<line> vendas explo**ndo o </line>
<line> twitter como *m sistema de clas*ificação. </line>
</par>
<par>
<line> Hou*e um ras*re*mento </line>
<line> do núm*ro de *ezes que </line>
<line> uma músi*a f*i citada em mensagens do </line>
</par>
<par>
<line> Twit*er como *m indicador de suas 'avaliações' no mundo, a fim d* cr*ar *m sistema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> classificação paralela. Como e*plicam os a*tores, e**as novas 'paradas musicais' *od*riam nos </line>
<line> dar um* v*são m*is *xata para * "valor" p*rcebido da ca*ç*o. Estes gr**icos *ão baseado* na </line>
</par>
<par>
<line> influên*i* de mús*cas </line>
<line> *o cotidiano das p*ssoas. Esta *isualizaçã* (par*e de um conjunto </line>
</par>
<par>
<line> maior de componentes vis*ais) *ostra a atividade do usuário do Twitter em to*no de títu*o* </line>
<line> de músic*s *opulare*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Criado por D*ura Smits, H**ricus Sm*d, *ingh*ng Hu, Christi*an Meijer, Maa*ten Honi*, Aziez Sardar, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Nikita van Wij*, and Jan Bajec. E dis*oní*el *m: http://www.alimdarde*ign.com/*wi*te*ly*ics/index.htm Acesso </line>
<line> em: 5 abri* d* 20*3 </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 19, n. 11, art. 6, p. 9*-109, *ov. 2*2* www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *esign e **sualiza*ã* de Dados: Exp*orando Dados Compart**hados em Amb*entes Digitai* </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura * - Projeto que mapeia a indús*r*a da mú*ica *ia twitter </line>
</par>
<par>
<line> fon*e: re*rodução. </line>
<line> Outr* proje** de d*s*** da in*orm*ç*o é o T*e Circle of Trust3 (*igura *). Trata-se de </line>
<line> uma interface experimental de vi*uali*aç*o de dados usand* Google+ *PI e HTM*5. Em *m </line>
<line> e*forço para entender *omo as *ssimetrias em redes de relacionamento *stavam no antigo </line>
</par>
<par>
<line> Google Plus, os </line>
<line> *utor** fizeram um </line>
<line> algoritmo simples d* visualizar quem são as </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> dentro de seu círcul* de confiança e *uem sã* as p*ssoa* *e f*ra. O* *e verde s*o as pesso*s </line>
</par>
<par>
<line> que têm circulado e eles têm circulado de volta; o amarelo * para as pesso** </line>
<line> que v*cê se </line>
</par>
<par>
<line> preocupo* em círculo, mas eles não o fizeram, e *ermel** é para as pe*soas *ue cir**lava* </line>
<line> você, mas você não se *mportava do c*rculo de volta. </line>
<line> Figura 2 - The Cir*** of Trust </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3Di**onível </row>
</column>
<column>
<row> Fonte: reprodução. </row>
<row> e*: h*tp://d3.d*/en/?p=306 A*es*o em 6 abr de 2021. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 11, art. 6, p. 96-109, nov. 2*22 </line>
<line> www4.fs*net.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Ro*rigues </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Conte sua própria h*stória </line>
</par>
<par>
<line> Na l*teratura, existem i*úmeras termino*og**s e definições *obre a visualização d* </line>
</par>
<par>
<line> dados, *isua*izaçã* </line>
<line> da informação e infogra*i* com seus respectivos *ontextos e teorias. </line>
</par>
<par>
<line> Definimos *on*eito de visu*lizaçã* de dados como a técni*a d* *ransform*r u* o </line>
<line> conjunto </line>
</par>
<par>
<line> *omple*o de dados em visualização *r*fi*a, de mo*o a *onstituir u*a representação v**íve* </line>
<line> d*s dados que *sta*am "invisíve*s" e são processados po* sis*emas computa*ionai* e *istemas </line>
</par>
<par>
<line> de algoritmo* par* contar </line>
<line> uma história. Meireles (*011) c*nc*itua a vi*ualização d* dados </line>
</par>
<par>
<line> como "rep*es*nta*ões de dado* po*e *ssum*r diferentes formas, tais com* si*tem*s de </line>
<line> n*t*ção, map*s, diagramas, *xploraçõ*s de dado* i*terativos * *utras invençõ*s gráficas. Ele </line>
</par>
<par>
<line> abra*ge </line>
<line> um </line>
<line> vasto *err**ório que mescla diferent*s meios </line>
<line> d* *omunicaç*o, *is*iplina* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *écn*cas. Na maioria d*s casos, ele é de domínio específico com *éto*os e </line>
<line> convenções </line>
</par>
<par>
<line> especí***as p*ra co*ificação de dad*s" (*. 2). </line>
</par>
<par>
<line> C*iro (2011) compreende a </line>
<line> visualização de inform*ç*o e infografia como sinônim*s </line>
</par>
<par>
<line> que se dire*iona* ao m*smo objeto e à mesma </line>
<line> defin*ção, mo*ific*ndo apen*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> nom*nclatura. P*r mo**vos </line>
<line> d* pratic*d*de, *n*endem*s a vi*uali*ação de dados a mais </line>
</par>
<par>
<line> apr**riada *a*a operaciona*izar o no*so objeto de *studo, tend* em vista o contexto de dado* </line>
<line> em abun*ânc*a dispon*vel na *eb. *ntendemo*, também, que a vis*alização de informaç*o, </line>
<line> inf*grafia * visualização d* dados mostram definiçõe* semelh**tes, c*nte*do diferenças </line>
</par>
<par>
<line> ín**mas entre eles, </line>
<line> pois ambos os con*eitos *t*lizam "o </line>
<line> us o do </line>
<line> computado*-*uportado, </line>
</par>
<par>
<line> rep*esentações visuais </line>
<line> interativas, de dados a*stratos pa** ampliar a cogn*çã*", *onforme </line>
</par>
<par>
<line> ressalt* Meirelles a pa*t*r d* Ca** al, (*999, p.*). Ant*s et </line>
<line> *oncebi*a ape**s nas mãos *o* </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissionais </line>
<line> es*ec*ali*tas em constr*ir visualizações </line>
<line> de dado*, este cenári* começ* a sofrer </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*ormaçõ*s advindas do cont*x*o da web 2.0 cada vez ma*s *artici*ativa e co*partilha*a, </line>
<line> cuj** ato*es *oci*i* *odem contribuir p*ra o alargamento d*s informaçõe* dispon*bilizadas </line>
<line> **line. É importante ressalt*r o co*text* em que *stas *roduções de peças g*á*icas atingir** </line>
</par>
<par>
<line> este modo d* cr*ação. Na web de *ado*, o*de o </line>
<line> **uxo in*ormacional se mostra abundante, * </line>
</par>
<par>
<line> possível enc*ntrar *n*c*ativas para tra*alh** co* estes dados e criar peças gráfic*s, além da </line>
</par>
<par>
<line> verific*ção do empodera**nto do </line>
<line> *idadão dian*e d*sta cultura. Ao *esmo *empo qu* tais </line>
</par>
<par>
<line> produções </line>
<line> p*de* ser realizada* sem q**lqu*r formaç*o de desig* ou ar**s gr*ficas pré- </line>
</par>
<par>
<line> estab*lecidas, estas **mposições *icam disponíveis no site ao la*o de ta*ta* outr*s peças </line>
<line> grá*ica*. </line>
<line> Nesse senti*o, vemos algu*s indícios que com*reendem * unive*so ** democratização </line>
<line> *as **form*ções através d* *isualização *e dados. Como abordamo* no iní*io deste *rtigo, o </line>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 19, n. 11, ar*. 6, p. 96-109, nov. *022 w*w4.*sane*.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Des*g* e V*sualizaç*o de *ados: Explora*do Dados Compartilhados em Ambientes Di*itai* </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento e formas de c*iar *** pertencem ap*nas aos especialistas (designers, </line>
</par>
<par>
<line> infografistas, cartógraf*s, etc) que era* os de*ento*e* de *al prática. Ess* cenário </line>
<line> co*eça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m**ifica*-se qua*do fe*ramentas estão disponíve*s par* </line>
<line> que esta* *roduções sejam feita* </line>
</par>
<par>
<line> pelo* usuários c*mu*s e, consequentemente, * partilha de c*nhe*imen*o advinda da própr*a </line>
<line> *eb com aspectos colab*rati*os e compart*lhamento de i**ormações. </line>
<line> Assim, dentre est** sit*s disponív*is, o *ioneiri*mo deu-se no *any Eyes4 (figu*a *) , </line>
<line> site pú*li*o que possuía u* con*un*o *e f*rramentas *ara criar *is*ali*ações *ra*u*tas e tinha </line>
<line> uma proposta de promover v*su**iza*õ*s democráticas, j* que a visu*lizaçã* ficava </line>
<line> disponível no site. Criado pelos pesq*isadores da IBM Mar*in Wattenberg e pe*a brasilei*a </line>
<line> *ern*n*a Viégas em 2007, **via *rê* pas*os para criar *s vi*ualiza**es, quai* *e*am: 1) </line>
</par>
<par>
<line> Escolher um conjunto de dados (do próprio site ou f**endo uploa* </line>
<line> do co*putado*), 2) </line>
</par>
<par>
<line> Escolher o fo*mato da vi*ua*iza**o, isto é, q*al a melh** forma gráfica para aquelas </line>
<line> i*formações gráfic*s e 3) Customizar e per*ona*i*ar a visu*lização, que é a última etapa, be* </line>
<line> *o*o disp*nibi**zar na pró*ria p*ataforma. De aco*** co* Fernan*a V*égas (2*09, p.2), </line>
</par>
<par>
<line> "para além *e aná**se de </line>
<line> dad*s, a nossa preli*ina* *esu*t*da m*stra </line>
<line> que many eyes é usada </line>
</par>
<par>
<line> para obj*tiv*s q*e v*o desde **r**l*smo, bem como para *xpressão pessoa* i***r*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> soc*al". </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 3 - Layout do Many Ey*s, um dos prime*ro* a disponibilizar ferramentas p*ra </line>
<line> visualizações </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: reprodução </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> *i*po*ível em:https://*ww.ibm.com/support/*ages/many-ey*s-and-v*sualizat**n-data Acesso e*: 3 *ul de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *022. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere**n* PI, v. 19, n. 11, ar*. 6, p. 96-109, no*. 202* </line>
<line> w*w4.*sanet.com.**/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A. A. Rodri*ue* </row>
<row> O Visual.y </row>
</column>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> 10* </row>
<row> é outra p*ata*orm* disponí*el na web, gratuita para a c*iação de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> vi*ualizações d*nâ*icas na *eb. A plataform* possu* layou*s i*ov*dores *ara que o </line>
<line> **teragen*e construa s*a visualização, introdu*a e *anipule *s dado* na est*utu*a exposta. </line>
<line> *ara *ue essa vis*ali*ação *e*a cr*a**, é p*ecis* f**er o *ogin com u** co*ta no facebook ou </line>
<line> do T*i*ter e ini**ar a pr*dução. * *erramenta possui te*plates gra*uitos para *esenvolvê-lo. </line>
<line> Al*m de **sualizações, também há opções de faz*r v**eos, apresentaç*es, e-bo*ks, traça* um </line>
</par>
<par>
<line> projeto d* social media, por </line>
<line> exemplo. **g*ns desses *erviços são p*gos. Se o intera*ente </line>
</par>
<par>
<line> p*rmitir, a produção po*e ficar *a *lat*forma para compartilha*ent* em si*es de red*s </line>
<line> soc*ais. </line>
<line> *igur*s 4 e 5 - Imagens das *roduções disp*níve*s no Visuall.y </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: r*produção </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> ht*p://v*sual.ly/ </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, *. 1*, *. 11, art. 6, p. 96-109, nov. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D*sign e Visualização de *ados: *xplorando Dados Compa*tilhados em Ambi*n*es Digitai* </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> * Infog*a.m6 *ambém se *antém nas *esmas configuraç*es dos demais acima </line>
</par>
<par>
<line> cita*os, se*do, inclusive, usa*a pelos jornais </line>
<line> bras*leiros, exem*l* do Corr*io Br*ziliens* a </line>
</par>
<par>
<line> que u*ou a ferramen*a para r*alizaçã* das visualizaçõe* sobr* o aume*to do uso dos </line>
<line> disp*sitivos móvei* *o mundo7. É uma das f*rramentas mais fáceis *e uti*iza*, não precisando </line>
</par>
<par>
<line> fazer cadastros longos. Com login do facebook, pode * </line>
<line> entrar *a plataf*r*a e começar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> introduzir *s d*dos no t*mplate *scolh*d*. A desva**agem é que há u*a limitaç*o *os </line>
<line> templ*tes que a plata*orma oferece para quem **se*a e*plorar, o que re**lta em muitas </line>
<line> v*sualiz*çõe* básica*, sem muitos incrementos v*sua*s. </line>
<line> Fig*r* 6 - Vis*a*iz*ções disponibi*izadas no Infogra.m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fonte: **pr*dução </row>
<row> O Pi*tocha*t se*ue igualmente *s mesm*s molde* dos *utro* acima citad*s. É *ais </row>
<row> 8 </row>
<row> uma f*rr*menta pa*a a const*ução d* sua *isualizaçã* de d*dos e *e* designs bem elaborados. </row>
<row> Logo na *ntrada, há um vídeo exp*ica*ivo, um tutoria* de como explorar a ferrame*ta * fazer </row>
<row> produções na pl*taforma. Após a prod*ção, fica disponib*l*zada na própr*a p*ataforma par* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> outras pesso*s *os*am </line>
<line> v*s**li*ar info*maçã*. A maioria dos templates são gr*tu*tos, a </line>
</par>
<par>
<line> mas p*de-*e fazer uma conta pr***u* (*aga) c*m *utros t*mp*ates c*m mai* </line>
</par>
<par>
<line> funcionalid**es. * po**ív*l compartilh*r </line>
<line> par* as *edes s*ciais como Facebook, *witter </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
<row> * </row>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> Disponível e*: https://infogr.am/ Ac*sso em: 3 j*l de *022. </row>
<row> *isponível em: https://tinyurl.com/ynmu3a*t Acesso em: 5 ago de 2022. </row>
<row> Disponív*l em: h*t*://piktochart.*om/ Aces*o em:5 a*o de 2*22. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina PI, v. 19, n. 11, art. 6, p. *6-109, nov. 2022 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Ro*rigues </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> Pinterest. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSI*ERAÇÕES *I*A*S </line>
</par>
<par>
<line> Neste art*go, a*rese*tamos uma sé*ie de ferr*m*ntas para a produç*o de visualiz*ção </line>
<line> de *ados na web de mo*o comp*rt*l*ad*. Par**m** de uma discussã* do design da inf*rmação </line>
<line> * comunic*ç** como fundamentais para o *rcabouço teórico empre*ndido *o l*ngo do texto, </line>
<line> bem como a conceituação de visualização de da*o* para comp*een*erm*s esta* v*su*lizaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> na web. De um modo geral, </line>
<line> a* fer*amen**s apresent*das </line>
<line> p*ra a *rod*ção de visuali*ações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> infográfic*s *evelam que não somente espe*ialistas po*em fazer *a** produ*ões, m*s qualquer </line>
<line> pessoa c*m noç**s mínima* ** design pode *ria* suas própri*s histórias contad*s através de </line>
<line> dados visuai*. </line>
</par>
<par>
<line> Tal fato se insere n* c*ntexto de abertura </line>
<line> e comp*rtilhamento pr*pici*do p*lo </line>
</par>
<par>
<line> próp*io movimento da *ibercultura, da web 2.0 cada **z *a*s *dministrad* pela ***ísti*a da </line>
<line> part*lha de i*forma*ões e* rede. *o* out*o la*o, essa prática promove o empoderam**to dos </line>
<line> cidadãos, os coloca**o em evidência, dentro de uma cultura colaborativa, veloz e e*ê*era. </line>
</par>
<par>
<line> *videntemente que tais ferram*ntas aprese*tam a*gumas *im**ações - c*mo descr*vem*s </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *ongo do </line>
<line> art*go * - </line>
<line> que não </line>
<line> deixa d* *er uma questão d* renovações nestas produções, um* </line>
</par>
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<line> vez que ab*rtamente essas produç*es </line>
<line> po*e* **r produzidas, armaz*nadas, vi*ualizad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compar*il*adas par* os si*es de </line>
<line> redes soci*is, o que pode garantir ma*s visi*ilidad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*rc*lação *a vis*aliza*ão de dados. </line>
<line> A pers*ectiva em j*g* é a partilha de conh**imentos e o acesso das visualizações **ra </line>
</par>
<par>
<line> t*dos, numa o m*de** Todos-Todos, </line>
<line> d* espíri** livre e aberto, de modo que o *e**gn </line>
<line> pos s a </line>
</par>
<par>
<line> s*r uma ferr*menta comu*i*ativa. Os recursos colaborativos prop*ciados nestas ferrament*s </line>
<line> exp*ndem os h***zont*s do design para os profissio*ais, co*o vimos no exemplo do jornal </line>
<line> Correio *raziliense que utili*ou a plat**orma infogra.m para c*mplementa* um* de suas </line>
<line> matérias. Ao mesmo tempo em que h* e**ecialis*as expl*r**do e*sas ferram*ntas, *á também </line>
<line> os não-especialista*, numa mes*la **te*essan*e entre os saberes dissemina*os e propic**do* </line>
<line> em ambie*tes digitais. </line>
<line> C*mo pes*ui*as futura* i*tercalan*o *e*ign e comun*cação, podem ser aprofu**ada* questões </line>
<line> envolvendo as *ar*ativas ime**i*as c**o *bord*gen* inova*o*as nestes campos, uma ve* que </line>
<line> esse fe*ôme*o *urge e já é *xplo*ado em demai* jornais e *roduções mu*di*is, utilizando de </line>
<line> represent*ções grá**cas em terceir* d*mensão e Realidade Vir*ual (VR). </line>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 19, *. 11, art. 6, p. 96-109, nov. 2022 www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
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<par>
<line> Des**n e Visua*ização *e Dad*s: **plorando Dados C*mpar*ilh*dos *m Ambientes *i*i*ais </line>
<line> 109 </line>
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<line> Ambientes D**ita*s. Rev. **A, Tere*ina, v. 19, *. 1*, art. 6, p. 96-109, nov. 2022 </line>
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<line> Contri**içã* dos Autores </line>
<line> A. A. Rodrigues </line>
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<line> 1) concepç** e p*an*jamen*o. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) a*á*is* * interpre*aç*o do* dados. </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> 3) e*aboração *o *ascun*o ou n* revisão críti** do conteú*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pação na ap*ovação da ver*ão fina* do manuscrito. </line>
<line> * </line>
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<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 11, art. 6, *. 96-109, nov. 20** </line>
<line> www4.fsanet.co*.**/revista </line>
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