<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 8, p. 158-174, *u*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.10.8
</line>
<line>
*rabalho Infantil Doméstico: Um R*t*ato Obscu*o d* Brasi*
</line>
<line>
*omestic Child **bor: An Obscu*e Portrait o* Braz*l
</line>
</par><par>
<line>
*aria Simo*e Moreira Mel* * Silv*
</line>
<line>
Bacharel* em D*reito *e*a Facul*ade Evangélica de Go*an*sia
</line>
<line>
E-mail: simon***reira11@h*tmail.com
</line>
<line>
Simon* Maria da S*lva
</line>
<line>
Doutora*o em Ciência da Pr*pr*edade Intelect*al pela Un*ve*sidade F**eral de *er*ipe
</line>
<line>
Mestra e* C**ncia da P*opriedade Intel*c*ual pela U*iversidade *ederal de Sergipe
</line>
<line>
*-mai*: smsr.direito@*otm*il.*om
</line>
<line>
Ma*sa França *ei*e*ra
</line>
<line>
Pós-Dou*ora *m Ciências Soc*ais e Humanidades pelo Program* da Universidad* E*t*d*al *e Goi*s
</line>
<line>
Do**ora em Geografia *e*o Pro*rama de Pós-*raduaçã* *m *eografia da Universida*e Fede*a* do Paraná
</line>
<line>
**o*ess*ra Adjun*a da Faculd**e Evangé*ica de G*ianésia
</line>
<line>
E-*ail: m*isa.teixe*ra@faceg.*du.br
</line>
<line>
C*eide Mara **rbosa da C*uz
</line>
<line>
Doutorado e* Ciê*c*a da Propriedade Int*l*ctual p*la Univ**sidad* Federal de Sergipe
</line>
<line>
Me*tra em **ência da Propriedade Int*lectual *ela Universidade Federa* de Ser*i*e
</line>
<line>
E-mail: cm*ra.cruz@ho*mai*.c*m
</line>
<line>
Má*io Jorge Camp*s dos Santos
</line>
<line>
Pós-Douto*ado na Uni*ers*t* of Mis*ouri Center for Agro*orestry, UM*A, E**ados Un*dos
</line>
<line>
Do*torad* e* Recu*sos Florestais pe*a Un*versidade de Sã* Paulo
</line>
<line>
Professor * C**rd*nador do P*ograma de Pó*-Gra*uação da Uni*ersidade F*deral de Sergipe
</line>
<line>
E-mail: mjkam*os@*ma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Maria Simone M*reira *elo * Silva
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonn* Kerley de A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
Rua Aven*da Brasil, 1000, Covoá, Goianési*, GO, Brasil.
</line>
<line>
**drigues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Simone Mari* d* *il*a
</line>
</par><par>
<line>
Rua Ave**da B*as*l, **00, Covoá, G*ianés*a, GO, Bras*l.
</line>
<line>
Artigo rec*b*do em 05/*9/2022. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o:
</line>
<line>
*aisa França *eixeira
</line>
<line>
recebi*a ** 1*/0*/*022. Aprovado *m 16/09/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Rua Ave*id* Bras*l, 1000, Co*oá, Goiané*ia, GO, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Cleide Mara Barbosa da Cr**
</line>
<line>
Avaliado pelo s*stema Triple Review: Desk *e*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Av. M*rechal Ro*d*n, */n - Jardim Rosa Elze, São
</line>
<line>
pelo Edi*or-Chefe; * b) *ouble Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
C*istóvã* - S*, 49100-000. Brasil.
</line>
<line>
(avaliaç*o ce*a por dois a*al*adores da á*ea).
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*:
</line>
<line>
Mário J*r*e C**pos *o* S**tos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rua *ven*d* *ras*l, 10*0, *ovoá, *oian*sia, GO, Bras*l.
</line>
<line>
**visão: G*amati*al, Norm**i*a
</line>
<line>
e de Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Trabalho Infantil D*méstico: Um Retrato Obscuro do Bras*l
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo bus*ou discorrer sobre a situação do t*abalh* infantil no Brasil, em *special
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rab*lho in*a*til d*méstico, visto que é uma **s fo*mas mais co*uns de trabal*o infantil em
</line>
</par><par>
<line>
nosso país. Esse é, provave**ente, o mais vulner*vel e
</line>
<line>
explorado tipo *e trab*lho para
</line>
</par><par>
<line>
crianças * adolescentes bem como mais di*ícil de *rot*ger, o
</line>
<line>
pois, no ambiente d* casas d*
</line>
</par><par>
<line>
famílias b*asileiras, *les s*o con*idera*os como trabalhadores *nvisíveis, pois est*o a*astados
</line>
<line>
de tr*balhos de rua que pod*m ser, de fato, *otados por aut*ridades compe*entes que possam
</line>
<line>
ve**ficar essa si*uação. O tema a*ordado se justifica p*i*, de aco*d* com dados da pesquisa,
</line>
<line>
*ão inúmer*s os casos de crian*as e *d**escentes que ex*rcem e*se tipo de *rabalh*. Pensando
</line>
<line>
nisso, o objet*vo *e*al d*ste estud* foi analisar o co*te*to do *rabalho inf*nt*l no B*asil com
</line>
<line>
*nf*se no trabalho i**antil do**stico. Assim se*d*, a metodolo*ia u*il**ada foi a de
</line>
<line>
compi*a*ão. Para isso, juntou-se o ma*or número de *bras publica*as sobre * tema, a fim d*
</line>
</par><par>
<line>
ex*or c*m clar*za sobre o con*eúdo a*ordado. Dentre
</line>
<line>
as co*stat*çõ*s da *esquisa, pod* se
</line>
</par><par>
<line>
ress*ltar *u* o trabalho i*f*nt*l *omés*ico ainda *contece d*vido à d*sigualda*e social e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
falta de opo*tunidades *ue ainda *ssombram e dividem
</line>
<line>
o Br**il. O trabalh* infanti*
</line>
</par><par>
<line>
doméstico causa sérios riscos ocup*cionais
</line>
<line>
às *rianç**, im*edindo acesso
</line>
<line>
* escola,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**incad*iras e ab*indo espaço para v*olaç*e* de cará*e* ps*col*gico * s*xual.
</line>
<line>
Palavras-chave: Crianças. Ad*lescentes. Lab**. Legislação. Desi*ualdade.
</line>
<line>
ABS*RAC*
</line>
</par><par>
<line>
The st**y *ought to di*cuss
</line>
<line>
the s*tuation of chil* la*or in the country, especial*y do*estic
</line>
</par><par>
<line>
c*ild labor, si*ce it is one ** the mos* common f*rms of *hild labor in Brazil, where it is
</line>
<line>
*robab** the most vul*erabl* a** *x*l*ited *y*e of wo*k for childr*n an* ad**escents, as *ell
</line>
<line>
as it is more difficult to pr*te*t, b*cause in the environment of B*azilian fam*lies' homes they
</line>
</par><par>
<line>
are co*s*de*ed
</line>
<line>
a* invisible *or*ers, *s **ey are away fro* s*reet work that may in *act
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
noticed by com*et*n* author*tie* who can ve**fy *h*s situatio*. T*e topic addressed *s ju*****ed
</line>
<line>
beca*se, according to resear*h data, there are numerous cases of chil**en and adol**c*nts who
</line>
</par><par>
<line>
*erform t*is *ype *f **rk. Wit*
</line>
<line>
t*is in mi**, the genera*
</line>
<line>
objective of this stu*y was to
</line>
</par><par>
<line>
ana**ze *h* con*ext of child labor *n Brazil w*th an
</line>
<line>
*mphasis on d**estic
</line>
<line>
child *abor.
</line>
</par><par>
<line>
Theref*re, the meth*dol*gy *s*d w*s
</line>
<line>
compilation, f**
</line>
<line>
t*is, the largest *u**er of pu*lish*d
</line>
</par><par>
<line>
wo*ks on th* topi* *e*e gathered ** order ** clearly expose the c*ntent a*dr*ssed. Amon* the
</line>
<line>
findings of *he researc*, it can be not*d *ha* thi* still ha*pens *ue to social i**q**lity an* lack
</line>
<line>
of opportuni*ies th*t st*ll haunts a*d divi*e* Br**il, be*oming even more evide*t, as *ell as
</line>
</par><par>
<line>
domesti* c*ild *abor **uses serio*s
</line>
<line>
occu**tion** risks to *h*ld*e* preventing access. s*hool,
</line>
</par><par>
<line>
games, and op**i*g spa*e f*r ps*ch*logical and *ex*al *iolat*ons.
</line>
<line>
***words: Ch*ldren. Adol*sce*ts. Labor. Legislation. Inequality.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, *. 19, n. 10, art. 8, p. 158-174, out. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. S. M. M. Silva, S. M. Silva, M. *. Teixeir*, C. M. B. Cruz, M. J. C. Santo*
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
* INTROD*Ç*O
</line>
</par><par>
<line>
O tra*alho in*antil, du*an*e *u*tos a*os, foi co*sid*r*do pr*tica natural com* parte do
</line>
<line>
proce*so de **cial**a*ão e **derniz*ç*o da soc*edade. Porém, com o *as*ar d*s a*os, ap*s a
</line>
</par><par>
<line>
*volução dos
</line>
<line>
países e a
</line>
<line>
preocupaç*o co*
</line>
<line>
*r*anças e adolesc*n*es, foram s**gindo normas
</line>
</par><par>
<line>
esp*cíficas par* proteção do men**, tendo c*mo *e*tati*a acaba* co* o
</line>
<line>
*rabalh* infantil
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim s**do, de ac**do co* estudos re*l*zados, pe*cebe-se que *té o prese*te
</line>
<line>
*omento, me*mo diant* de vá*i*s *egislaç*es destina*as à p*oteção dos menores, tal prátic*
</line>
</par><par>
<line>
ainda persi*te, * em e*pec*al trabal*o infa*til d*méstico, que permanece enraizado n* o
</line>
<line>
*ociedade bra*ileira, sendo tra*ado po* *uita* famílias como u*a re*lidad* *ostumeira.
</line>
</par><par>
<line>
O tema a*ord*do just**ica-se tendo
</line>
<line>
*m vista que, *e acordo com a ú*t*ma Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
*aci*n** por Amos*ra de Domicílios C*ntínua - PNA*, real*za*a pe*o Instituto B*asi**iro *e
</line>
<line>
Geografia e Es*atísti*a- IBG* (2020), n* p**ulação de 38,3 milhões de pessoas de 5 a 17 ano*
</line>
</par><par>
<line>
de idade - e* 2019 - 51,8% (*9,8 mi*hões de pe*s*as) r*alizavam *fazere* do*ésti**s
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*uidado de pe*soas (*SS**, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
S*n*o assim, a p*ob*ematização desta pesquisa resume-se da segui**e *orma: Por q*e * figu*a
</line>
<line>
do trabalho infan*il doméstico *inda *u*sis**, s* as leis brasile**as *igentes s** c*nt*á*ias a tal
</line>
<line>
*ráx*s?
</line>
<line>
*ens*ndo n*sso, o obj*tivo g*ral da pesquisa foi an*lisar o contex*o do trab*lho
</line>
<line>
infantil *o Brasil c*m ênfase *o traba**o infantil domé*tic*. Dentre os o*jetivos específ*cos,
</line>
</par><par>
<line>
destaco*-se: ide**ificar o trabalho infantil no Brasil; e a jornada de trab**ho da* cri*nça*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes entre 5 a 17 an*s de id*de.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Esta seção *omp*st* de u*a su*seção: Br*ve histórico sob** o tra***ho infa*til no é
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
*.1 B*eve históri*o sobre trab*lho infantil no *rasil
</line>
</par><par>
<line>
A históri* social da i*fânc*a no Brasil apr*senta-se
</line>
<line>
a*rav*s de
</line>
<line>
uma trad*ção de
</line>
</par><par>
</page><line>
viol*ncia e exploraç*o contra * cri*nça e ao adolescente. * questã* da **oi*ição ao *ra*alho
</line>
<line>
da crian*a en*ontra-se na Constit**ção Federal, mais esp*ci*icamente em seu art. 227. E*
</line>
<line>
relaç*o ao Esta*ut* da Criança e do *do*escente, esse existe para assegu*ar às c*ian*a* e aos
</line>
<line>
**v. FSA, T*r*si*a, v. 19, n.10, art. *, *. 158-174, out. 2022 www4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Traba*h* Infantil Doméstico: U* *e*r*to Obscur* *o Bras*l
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
adolesce*te* o pleno d*senvolvim*nto f*sico, mental, moral, espiritual e social, em condições
</line>
<line>
de l*be*dade * digni*a*e (COELHO, *01*).
</line>
<line>
Nesse sentido, o ar*igo aci** citado, mais espe*i*icame*te o art. 227 da *onstituiç*o
</line>
<line>
Fede*al de 198*, expõe:
</line>
</par><par>
<line>
É dever da fa*íli*, d* so*iedade e do E*t*do asseg*rar à criança e ao
</line>
<line>
adol*scente,
</line>
</par><par>
<line>
com absoluta pri*ri*ade, * di*eito à vida, * saúde, à al*ment*ção, à educação, ao
</line>
</par><par>
<line>
laze*, à pr*fissionalização, à *ul*ura, à dign*da*e, ao respeito, à liberdade e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
convi*ência familiar e
</line>
<line>
comunitária, além *e colocá-los a s*l*o d* toda forma de
</line>
</par><par>
<line>
neg*ig*ncia, disc*im*nação, explora*ão, vi**ê**ia, crueldade e opressão. (BRA*IL,
</line>
<line>
2021).
</line>
<line>
O princí*io de melhor interesse veio a ed*fi*ar as dis*osições constitucionais que
</line>
<line>
re*onhece* as c*ianças * *dol*scentes *o*o sujei*os *e di*eito, de mod* priori*á*io,
</line>
</par><par>
<line>
*onf*rme o caput do art. *27, da letra Fund*mental vigente. Nessa égid*,
</line>
<line>
a* cri*nças e
</line>
</par><par>
<line>
a*ole*cent*s, no
</line>
<line>
âmbi*o da famí*i* ou fora dele, devem ter considera*os *e*s in*eresses
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
perso*alidades, cad* um *o*o s*r ún*co q** en*eja respe*to, a*ima de tudo.
</line>
</par><par>
<line>
O trabal*o infantil,
</line>
<line>
no Brasil, até ** 14 anos te* proibição
</line>
<line>
tot*l; en*** 14 a 16 an*s
</line>
</par><par>
<line>
t*m proibição geral, p*is afet* o desenvol*ime*to d* cr*ança ou *dole*cente, fazendo com *ue
</line>
</par><par>
<line>
o indivíduo perca *ua infâ*cia, ab*ndone a escola e causa *espreparo para o mercado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho (GU*IROS, 2021). A Consti*uição Federa* de 1*88 a*nda *stabelece* * proibição do
</line>
<line>
t*abalho noturno, perigos* e insalubr* *nte* dos dezo*to anos (PAG*NI*I, 2011, p. *7).
</line>
</par><par>
<line>
Da lei*ura dessa citação ab*trai-se o entend*mento *e **e o *ire*to
</line>
<line>
da **iança e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
adoles*ent* * uma ramificação da ciência jurídica *ela qual o Estado pa*sa a regular *s
</line>
</par><par>
<line>
relações *ociais que ab*a*gem o âmbi*o fam**iar no* a*pecto* protetivo e assistenci*l. * p****r
</line>
<line>
de t*is apontamentos, Pa*anini (2*11, *. 02 e 03) ainda ressal*a:
</line>
<line>
o Br*s*l, mesmo sendo "descoberto" *m 1*00, suas t*rr** com*çaram a ser povoadas
</line>
</par><par>
<line>
som*nte e* 1*30,
</line>
<line>
onde as crianças ta*bém es*iver*m presentes, *m *sp**ial o*
</line>
</par><par>
<line>
gru*etes e pajens que chegaram com as embar*açõe* portuguesas *a
</line>
<line>
cond*ção de
</line>
</par><par>
<line>
trabalh**or*s. Com isso, pode *e entender entã* que as crianças eram tidas c*mo
</line>
</par><par>
<line>
pe**enas
</line>
<line>
na sociedade, as quais de*e*iam
</line>
<line>
*bedec*r às regras
</line>
<line>
e perseguir o*
</line>
</par><par>
<line>
objetivo* impostos por seu ch**e. Sendo ass*m, os grumetes, como
</line>
<line>
eram chamadas
</line>
</par><par>
<line>
as cr*anças, eram quem realizava* as tarefas mais perigos*s e
</line>
<line>
penosas, sendo
</line>
</par><par>
<line>
subme*idos a *iversos cast*g*s, *** com* aos *busos se*uais de marujos, além da
</line>
<line>
péssima alimentação que l*es *ra imposta e dos riscos *er*orridos em alto mar. As
</line>
<line>
crianç** embarc**** c*mo paj*n* da n*breza eram qu** realizav*m os ser*iços
</line>
</par><par>
<line>
me*os *rduos que os pr*stados pelos
</line>
<line>
grumetes, t*is com* ar*umar os camarote*,
</line>
</par><par>
<line>
servir a* m*sas e o*ganizar as cama*. O que se percebe é que nesta época util*zava*
</line>
</par><par>
<line>
a mão-*e-obra *as c*ianças e iss*
</line>
<line>
era bem c*mu* perante a sociedade. *contece
</line>
</par><par>
<line>
que a criança div*dia * *brigação de *ust*nto d* su*s *a*íli*s *om seus ascen*entes.
</line>
</par><par>
<line>
O traba**o infa*til
</line>
<line>
* *s leis que o e*volve for*m criadas no int*ito de c*mbate* essa
</line>
</par><par>
</page><line>
exploração de mão de ob*a **rata, uma v*z que a *riança e * seu t*a*alho só eram vistos em
</line>
<line>
Rev. FSA, *er***na PI, v. 19, n. 10, art. 8, p. 15*-174, out. 2022 www4.fsa*e*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. S. *. M. Silv*, S. *. *il*a, M. F. Teix*ira, C. M. B. *ruz, M. J. C. Santo*
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
r***ção ao s*u baixo custo. Segun*o Watfe (2*04), o Brasil é con*ecido *n**rnacionalmente
</line>
<line>
*omo um *a*s que se utiliza *e mão de *bra infan*il, tanto no comérc*o interno como em
</line>
<line>
atividade* relacionadas aos setores e*portadores.
</line>
</par><par>
<line>
Vid*l (2016) a*iança q*e a i*tervenção est*tal n* â*bito das *amílias, após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promul*a*ão da Co*stit*iç*o Federal
</line>
<line>
de 1988, *dvém do entendimen*o
</line>
<line>
pelo *ual a fam*li*,
</line>
</par><par>
<line>
como base do Estado, dev* ser prot*gida, *s*ecialme*te no q*e se *efere aos seus filhos, q*e
</line>
</par><par>
<line>
*ão *s criança* e ado*escen*es. No âmbito da legislaçã* in*erna, o Brasi* p*ssui
</line>
<line>
*ma vast*
</line>
</par><par>
<line>
co*eçã* e serve de exemplo p*ra muitos países.
</line>
</par><par>
<line>
A* principais no*mas referentes à *roteção do men*r *ão encontradas *a Constitui*ão
</line>
<line>
F*deral, no Es*atut* *a Criança e do Adolescent* (ECA), na Cons*lidaç** das L*is
</line>
<line>
Trabalhist*s (CLT) e na Lei Or*ânica de Assistência Social (LOAS), *º 8742, promulga*a em
</line>
</par><par>
<line>
7 de dezembro
</line>
<line>
de 1993 (VIDAL, 2016).Porém nem s**pre **i assim,
</line>
<line>
pois antigamen*e s*
</line>
</par><par>
<line>
*inha * exploração do trabalho infantil e as leis que
</line>
<line>
poderiam protegê-las a*nd* n*o ti*ham
</line>
</par><par>
<line>
sido criad*s, *etirando *ual*uer tipo de esperança de quaisque* direitos.
</line>
</par><par>
<line>
Em relação aos progr*mas ex*s*e*tes, pode se* ci*ado o Programa de Er*adicação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**abalho I*f*ntil (PETI), q*e foi **iado
</line>
<line>
em 1996 e é a prin*i*al política pública
</line>
</par><par>
<line>
para *rra*icação do trabalho infant*l vig*nte
</line>
<line>
no p*ís. Esse * operado pelo Sistema Único
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Assistência Social (SUAS), com o intuito d* criar medidas soci*educat*va* para c*i**ça*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ad*lescentes que estão em situação d* trab*lho infant*l (VI*AL, *0*6).
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo com tantas leis exist*nte*, a* qu*is pr**be* a exploração *o tra**lho inf*ntil,
</line>
</par><par>
<line>
ain*a e*istem
</line>
<line>
*iversos motivos para a* c**anças adolescen*es s* incorpora*em ao mercado e
</line>
</par><par>
<line>
de trabalh*. A p*br*za é o principal. Outra c*usa impor*ante é a dem*nda do mercado de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho por m*o de o*ra bar*ta, a*sim,
</line>
<line>
devido à v**nerabil*dad* em que se encon*ram,
</line>
</par><par>
<line>
acabam acei*ando realiza* trabal*o em troc* *e aliment*ção, na maioria das ve*es (WA*FE,
</line>
<line>
*0*4).
</line>
<line>
O tr*ba*ho infantil não é u* fenôme** rece*te no Br**il. Ele vem ocorr*nd* des*e o
</line>
<line>
*níci* da c*lon*zação do p*ís, q*ando introduz*ram *s crianças daq*el* época no trabal*o
</line>
<line>
domésti*o e em plantaç*e* familiares pa*a ajudar no sustent* da fam*lia (WATFE, 2004).
</line>
<line>
D*vido à gravidade do a**unto, pe*o fat* *a sua impor*ânci*, gov*rnos e *rganizaçõ*s
</line>
<line>
In*ern*cionais desenvolve*a* a co*sci**cia d* qu* o tr*balho infa*til *eve se* *limin*do em
</line>
<line>
todas a* suas m*nife*t**ões, por não ser co***zent* com a étic* *e uma socie*ade
</line>
</par><par>
<line>
democrática, po* ferir * in*e*ridade
</line>
<line>
*a **ssoa huma*a, por não c*mprir a efe*ivação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
cumprimento da lei, * qual o*jetiva a e**idade * ig*aldade
</line>
<line>
de oportuni*ades *ara t*dos os
</line>
</par><par>
</page><line>
seus ci*ad*os (VIDAL, 2016). Segu*ndo esses pensame**os, Carvalho (2008, p. 5*8)
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a, v. 19, n.10, a*t. 8, p. 158-174, out. 2*22 www4.fsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tra*alho *n**nti* D*m**tic*: Um R***ato Obscuro do Br*sil
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
explicita:
</line>
</par><par>
<line>
A inse**ão prematura no *undo do traba*ho obriga *uitas c*ianças e ado*escentes a
</line>
<line>
conjugarem a e*cola com o tra**lho, ou, até mesmo, a se ded*carem exclusivamente
</line>
</par><par>
<line>
às *tiv**ades la*orais, principalmen*e naquelas áreas onde a p*odução rural
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
p*edo*inante * a mão-de-obra inf*n**juvenil ain*a é utilizada, como o No*deste e o
</line>
<line>
Sul do Brasil. Mas não é desprezível a pres*n*a dos que não fre*uentam a esco** o*
</line>
<line>
nã* trab**ham nem estudam, porqu* se *edicam aos afazeres domés*icos, *ara que
</line>
<line>
os pa*s ou out*o* membros da família possam tra*al*ar. São violad*s o* d*reitos qu*
</line>
<line>
detém, em virt**e da so**e*ivência da fa*ília.
</line>
<line>
Desta feita, é eviden*i*do q*e para **abalhar essa criança decai no c*nce*to de
</line>
</par><par>
<line>
a*rend*zado, v**t* que a maioria deixa
</line>
<line>
de frequentar a esc*l*, ferindo s*a inte*r*dade por
</line>
</par><par>
<line>
*o*pleto. Em r*zão disso, Wa*fe (2004) ex*õe que a er*adicação do trabalho *nfa**** tem sido
</line>
<line>
*lvo de várias *olí*ic*s sociais do governo b*asile**o, que tem como intuito garant*r à criança
</line>
<line>
e ao adolescen** o direi*o à vida * *o *e*envolviment* total.
</line>
<line>
A C*nstit*i*ão *i*ente, de 1**8, tem como final*da*e estabe*ecer as principais
</line>
</par><par>
<line>
caracter*sti*as, est*u*ur*s e objetivos do
</line>
<line>
E*t*do, com base *uma vontade c**tempor*nea ao
</line>
</par><par>
<line>
mo***to de sua cria*ã*. * Car** Mag*a traz consigo um* di*ersidade de *ireitos e gara*tias
</line>
<line>
fundamentais que ver**m sobre * p*ote*ão *os direitos da criança e do ad*lescente em vários
</line>
<line>
aspetos, incl*s*ve no que t*nge à relaç*o de trabalho (F*OTA, 2018).
</line>
<line>
Des** modo, o Estado br*sileiro, por meio *a C*nsti*uição Federal, promulgada em 0*
</line>
<line>
d* outubro de 1988, reconhece o relevante *apel d*s famílias na s*c**dade e a elas es*ab*lece
</line>
</par><par>
<line>
e**e*ial prote*ão. A Letr* Fundament*l vigen** tam*é* impõe à famíl*a, à s*ci*dade e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
Estado o de**r de assegurar às c*ianças e aos adol*scentes a sat*sfação *e s*us direitos, *om
</line>
<line>
ob*ervância à condi*ão *eculiar de pessoa em desenvo*viment*.
</line>
<line>
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
A metodologi* ut*li*ada foi
</line>
<line>
pesquisa bibliográfica e document*l,
</line>
<line>
incluind* artigo*
</line>
</par><par>
<line>
*ientíficos, dissertações, *es*s. Dentre os
</line>
<line>
doc*m*ntos * au*ores que s*rviram *omo fontes
</line>
</par><par>
<line>
de*t*cam-se: Con**lida*ão das Leis *o Trabalho (*9*3); Cons*itu*ção Federal
</line>
<line>
(1988);
</line>
</par><par>
<line>
*statuto da *riança e do A*ole*cente (1900); Valente (2001); Watfe (2004); Silva
</line>
<line>
(*006);
</line>
</par><par>
<line>
*arbieri (2007); Carvalho (2008); Moraes (2009); Paga*ini (2011); M*r*ins (2012); *r*újo e
</line>
<line>
Nun*s Júnior (2014); *lves e Siqu**ra (2014); F*c*re (20*4); Fernandes (2*14); Coelho
</line>
<line>
(201*); Campos (2*16); Vidal (2016); Frota (2018); Tel*s (2019); Gueiros (202*).
</line>
</par><par>
<line>
O tr*ba*ho foi dividido em de*ermina*as *ar*es. *endo a introdução seguida
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*e*er*ncial te*rico, que apresenta um b*eve *ist*r*co sobre trab*lh* infanti* no Bras**. Os
</line>
</par><par>
<line>
resul*a*os e discuss*es abordam com clarez* *s Marcos Leg*is sobre Traba*ho Inf*nti*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *0, *rt. 8, p. 1*8-17*, out. 2022 www4.f*ane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. S. M. M. S**va, S. *. S***a, M. F. T*ixe*r*, C. M. B. C*uz, M. J. C. Santos
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
B*asil b*m como sobre o Estudo do Trabalho Infantil no *rasi*, co* ênfase
</line>
<line>
no traba*ho
</line>
</par><par>
<line>
infa*til dom*sti*o. E, *ara finalizar, as con*idera*ões finais sobre o assunto tratado, rela*ando
</line>
<line>
as conclusões do estudo re*liza**.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
Os re*ultados apresentados, conforme a metodologia qual*tativa, aborda* os mar*os
</line>
</par><par>
<line>
l*gais **br* o tr**alho inf*ntil no Br*sil bem como sobre estudo do trabalho infantil o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil *om ênfase no t**balh* infantil domé*tico, deixando em evidência os pri*cipai* *ontos
</line>
<line>
rele*ante* sobre **sa te*ática no Brasil, com *s afirmativa* de alguns autores podendo, des**
</line>
<line>
*orma, esclar**er o objetivo proposto nes*e *studo.
</line>
<line>
*.1 Marcos *eg*is sobre Trabalho Infan*il no Brasil
</line>
<line>
O presente estudo se p*opõe a dis*utir * *nalisar os marc*s legais do trabalho infantil
</line>
</par><par>
<line>
no *rasil. Este *icrossistema apre*enta
</line>
<line>
uma grande
</line>
<line>
*iv**sidade de valo*es, costumes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
regras. P*ra iss*, a esc*la e a f*mília compartilham fun*õ*s sociais, políticas e *ducacionais
</line>
<line>
na medida em que c*nt*ibuem e infl*enciam *a formação da crianç* e d* *dolescen*e
</line>
<line>
(M*RAES, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo *eles (2019), o sistema brasil*i*o
</line>
<line>
d* Prote*ão *ocial para c*ianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adolesce**es, t*v*
</line>
<line>
início no f*nal
</line>
<line>
*a década de 2* e início da década de 3*. Ant*s desse
</line>
</par><par>
<line>
perío*o havi* u*a ausência de polític*s pú*licas e de qualquer outra inte*venç*o d* Estado.
</line>
<line>
D*ssa informa*ão verifica-se *ue * leg*slador com*re*n*eu qu* a efetivação do cumprimento
</line>
</par><par>
<line>
*a v*lid*ção d*s *ireito* da
</line>
<line>
criança e *o
</line>
<line>
adolesc*nte é nec*s*ária para o **senvolviment*
</line>
</par><par>
<line>
físico, mental, mora*, espiritua* e so**al, em condições de liberd*de e de di**idade.
</line>
</par><par>
<line>
O tr*b*lh* infant*l * as l*is que o envolve*
</line>
<line>
estão ligados aos Direitos Humanos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*egu*da Geração, ou seja,
</line>
<line>
àque*** dir*itos *ue todos os
</line>
<line>
suje*t*s t*m para ter uma boa vida
</line>
</par><par>
<line>
nos níveis econômico, ed*c*cional e trabalhista. Esse t*po de mão de o*ra é v*sto *ob a ótica
</line>
<line>
econômica, rela*ionad* aos c*stos de s*a mão d* obra barat* (TEL**, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
entan*o, *ar* q*e se co*pree*da as
</line>
<line>
*erspectivas jurídica* *ue tra*a*
</line>
</par><par>
<line>
especificam*nte sobr* o trabalho i*fantil, é im*rescindível o exame dos pr*ncípio* jur*dicos
</line>
</par><par>
<line>
qu* norte*am
</line>
<line>
*ssa matér*a. Isso, pois,
</line>
<line>
cada
</line>
<line>
*aís do mundo possui
</line>
<line>
um* legi*lação q*e
</line>
</par><par>
<line>
determina a id*de mínima para adentrar o *ercado ** trab*lho. *lém de estar send* *elatado
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1*, art. 8, p. *5*-174, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*abalho Infantil Doméstico: Um Retrato Obsc*ro do Brasi*
</line>
<line>
*65
</line>
</par><par>
<line>
sobre a faix* et**ia de contrataçã* exigida na lei, *r*sa-*e a**da *obre *s di*eit*s adqui*idos
</line>
<line>
**r estes ao *x*rc*r seu labor (FAC*RE, *014).
</line>
<line>
* CLT (Consolid*ção das Leis de Trabalho) e*põe sobre a p*oteçã* do trabalho *e
</line>
<line>
*enores *e idade, referindo-*e *o menor, aquele de 14 a *8 *nos, que *ão tem cap*cidade
</line>
<line>
pl*na. Pa** que *e p*ssa *o**reender as perspe*ivas jurídicas so*re esse assun*o, os jur*stas e
</line>
<line>
apli**dores do Direito explicam *ue o m*nor n*o é inc*paz p*ra o trabalho, mas a l*g*slação
</line>
<line>
lhe pr**ege de uma f*rm* especial (SIL*A, 20*6). *om e**ito, o a*t. 7º, da Constituição
</line>
<line>
Federal de 1*88, mais preci*ament* e* s*u inciso XXXIII, *pre**nt* a seguinte concepção:
</line>
</par><par>
<line>
Art. 7º São d*reitos dos traba*hadores
</line>
<line>
urbano* * rurai*, além de outr*s q*e visem à
</line>
</par><par>
<line>
melho*ia de *ua cond*ção social: XXXII* - pr*ibição de trab*lho n**urn*, perigos*
</line>
<line>
ou insalu*re a m**ore* de dezoito e de q*alquer trabal** a menores d* dezesseis
</line>
<line>
anos, salvo na condi*ão de a*re*diz, a *artir de qu*tor*e anos (BRASI*, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
O texto *a atual Carta Magn* interfe*e nas r*la**es que envolvem a*
</line>
<line>
cr**nças
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes, **us direitos e *everes, a fim de constr*ir uma *ociedad* livre, justa, *olidária,
</line>
<line>
*rotegida * sem abusos. N*sse a*pe*to, sa*ienta-s* que ** pri*c*pa*s fundame*tos *a proteção
</line>
</par><par>
<line>
do *rabalho da criança e
</line>
<line>
do adolescente são:
</line>
<line>
d* orde* cultural; de ordem moral; de ord*m
</line>
</par><par>
<line>
fi***lógica e que t*nge sobre a ordem de segurança (SILVA, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Mediante isso, faz-s*
</line>
<line>
importante *xpor *ue ao *m*re*ador é complet*mente veda*o
</line>
</par><par>
<line>
util**ar o me*or em a*ivid*des que demandem o emprego *e gra*de exigê**ia de força física
</line>
</par><par>
<line>
mus*ular, *om exceção *e a *orça utilizada for me*ânica ou não d*ret*ment* aplicada. E
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
duraç*o *a jornada de trabalho *o men*r não sofre l*mitações, sen**, portanto, no máximo de
</line>
</par><par>
<line>
8 hor** diá*ias ou 44
</line>
<line>
ho*as s*manais (a*t.
</line>
<line>
411, CLT c.c. *º, XIII, CF/88). É
</line>
<line>
ve*a*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pror*og*ção da
</line>
<line>
jornada
</line>
<line>
*iár*a d* t*ab*lho ao meno* para cump*ir *ora* extra*rd*n*rias
</line>
</par><par>
<line>
destinadas às exigências rotin*ir** da e*p*esa (VALENTE, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
* não cumpr*mento d* lei é
</line>
<line>
crime. E se foi criada a proteção para cri*nça
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes *omo consta elenca*o no ordena*e*to j*r*dico, esta deve s** cum*ri*a.
</line>
<line>
Pe*sando nisso, A*ves * Siquei** (2014, p. 5**) e*plicam que:
</line>
</par><par>
<line>
A partir das conquistas ligadas aos direi**s humanos, d*fend*dos nac*onal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interna*ionalmen*e
</line>
<line>
n* dec**rer do sé*ulo XX, cr**nças adolescentes, além e de
</line>
</par><par>
<line>
s*rem considerados *ujeitos de direitos, *ão c*m*reendid*s como sujeitos que
</line>
<line>
possuem ne**s*idade* espe**ficas par* o seu *esenvolviment* **en*. Como
</line>
<line>
in*iv*duos e* desenvolvime*to, el** possuem * direito à prot*ção * *ida * à *aúd*
</line>
<line>
de forma prioritária, como também * edu*aç*o, a* esport*, *o **z*r, à alimentação, à
</line>
</par><par>
<line>
*ultura, à liberda*e, * **g*i*ade, ao r*speito, *
</line>
<line>
convivência famil*ar e comunitá*ia,
</line>
</par><par>
<line>
*ntre outros direitos, sendo deve* da sociedade a sua ga*antia.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*in* PI, v. 19, n. 10, art. *, p. 158-174, out. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. S. M. M. S**va, S. M. Silva, M. F. T*i*eira, *. M. B. C*uz, M. J. C. Sant**
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
Compreend*ndo que a to*a pe*s*a o* princípi** em come*to devem *er*everar,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
famí*ia serve
</line>
<line>
*omo *eio *e efetiv*ção da dignidade da pesso* humana, poi* proporciona
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
de*envolv*mento adequad* dos in*egran*es *ue *ompõe*. E, pensan** nisso, Ba*bieri a
</line>
</par><par>
<line>
(2007) *lucida que tratar do Pri*cí*io da Dig*idade *a Pess*a Hu*ana é trat*r
</line>
<line>
da * u a
</line>
</par><par>
<line>
inserçã* den*ro de *m *sta*o **mo*ráti*o ** Dir*ito, que co**ti*ui o fundamento do si*t*ma
</line>
<line>
const**ucion*l e da o**anização como Estad* Federativ*.
</line>
<line>
Portanto, é *mportante que a *ria**a seja protegida e poupada, em virtud* de **a
</line>
</par><par>
<line>
incapacidade, *ragil*dade, ing*nuidade; não
</line>
<line>
*espeitar isso, faz com que * *r*ança dese*volva
</line>
</par><par>
<line>
trauma*, muitas vezes, i*rever*íveis. Contudo, o que a*ontece * t*tal*ente o contrário, porque
</line>
</par><par>
<line>
*uan*o as c*ianças s*o col*cad*s no m*rcado de
</line>
<line>
trabalh*, seus estudos d*caem * sua
</line>
</par><par>
<line>
dignidad* é *esr*speitada (FAC*RE, *014).
</line>
</par><par>
<line>
Isso se torn* um cic** v**ioso, pois trabalha* em busca de melhor*a de v*da, ma*
</line>
<line>
fazem isso servindo de *ão de *bra barata, não adquiri*do direitos que l*e* garantam m*lho*
</line>
<line>
quali*ade *e vida. O p*incípio q*e se refere ao melh*r interesse da criança e *o ado*escente é
</line>
<line>
analis*do por Fernandes (201*, p. 64):
</line>
<line>
não apen*s *entro d* famí*ia, os fil*os pas*aram a gozar d* uma tut*la volta*a,
</line>
<line>
muitas vezes, à pr*teçã* de sua* pretensões, como *ambém a crianç* * ao
</line>
<line>
adolescente, en*uanto sujeito de direi*os, ad*uir*ram uma posição de propriedade
</line>
</par><par>
<line>
nas relações
</line>
<line>
jurídicas. Determino*-se a obs*rvação d*s *eus
</line>
<line>
interesses e de suas
</line>
</par><par>
<line>
*er*onalid*des com* seres *n*cos, a im**r respeito po* parte de s*u* represe*tantes
</line>
<line>
legais, *ue devem exercer a auto**da*e p*rental para pr**egê-los e propo*cionar *
</line>
</par><par>
<line>
liv*e desen*olvimento do ser
</line>
<line>
em cresc*men*o fís*c*, inte*e*tu*l e espiritual e, *ara
</line>
</par><par>
<line>
moldá-los segundo sua* *ró*rias conv*cções, *xpe*tativas e frus*raçõe*.
</line>
<line>
Perceb*-se q*e o pr*ncípio da so*id*riedade f*mi*iar ense*a devere* aos pa*s, en*uanto
</line>
<line>
os fil*os s* enco*t*am em condições de desenvolvim*nto. Para tanto, Silva (2*06) e*plica que
</line>
<line>
a fam*lia, o pai, a mãe ou o tutor são *s r*sponsáveis legais pe*o menor, e deverão, po*tanto,
</line>
<line>
afastá-los d* t*abalhos que d*mi*uam seu tempo *e e*tudo e seu des*a*so *ara *u* *ss* não o
</line>
<line>
pr*judi*ue.
</line>
<line>
Para conter a atuação no mer*ad* de trabal*o p*r crianças e adoles***t**, a fam*l*a, o
</line>
<line>
Esta*o, a *ocied*de br*sileira e os d**ei*os **en*ados por lei t*m imp*rt*nte fu*ção nesse
</line>
</par><par>
<line>
quesito,
</line>
<line>
um* vez que es*e problema tem *corrido de forma d*sordena*a, fa*end* com que
</line>
</par><par>
<line>
menores sejam prejudicados em *ua formação, desenvolvimento fí*ico,
</line>
<line>
p*í*uico, moral e
</line>
</par><par>
<line>
*ocial, a*ém de f*zer i*so
</line>
<line>
em horár**s e
</line>
<line>
locais
</line>
<line>
que não perm*tam a frequênc*a à escol* (art.
</line>
</par><par>
</page><line>
403, parágrafo ú*ico da CLT) (SILVA, 2006).
</line>
<line>
As dispo*ições co*s*i*ucionais e *ega*s que *ispõem acer*a da prote*ã* das crianças e
</line>
<line>
ado*escentes exi*em que * Poder Judiciár*o atue *fe*i*am*nte **s **mandas que tenh*m esse
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. *9, n.10, art. *, p. **8-174, out. 2022 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Trabalho I*fanti* Do*éstico: Um Retrato Obscuro do Brasil
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
objeto em questão. *o*o,
</line>
<line>
os magis*rad*s, in*epend*n*em*nte de r*querimento de terceiro,
</line>
</par><par>
<line>
*end* iden**ficado ind*cios *e ex*lor*ção do trabalh* infantil, devem agi* i*inentemente,
</line>
<line>
inclusive com *odas as medi*as assec*r**órias *e urg*ncia disponíveis, s* for o **so.
</line>
<line>
4.2 Est*** do trabalho *nfa*til no Brasi* com ênfase ao traba*ho infantil doméstico
</line>
<line>
A q*estão levada ao Jud*c*ário que, por seu dever de z*lar pelo Direit*, deve *pon*ar a
</line>
<line>
sol*ção para o confl*to, sobretudo, observando o **l*o* i*teresse das *rian*** e ado*escente*.
</line>
<line>
Desde a *riaçã* da Or*aniz*ç*o In*ern*cional do Trabalho (OIT), em 1919, a OIT **aliza
</line>
<line>
mecanismo que vise* * coibir a mão de obra infantil, através de convenções e recom*n*açõ*s
</line>
<line>
com enfoque nesse tipo de tra*alho (CAMPOS, *016).
</line>
<line>
F*z-se ne*es**rio exp*r que as C*nve*çõe* Internaci*na*s são normas ju**dicas e
</line>
</par><par>
<line>
emanada* da Conferência Internacional d* OIT, desti*adas a constituir norm*s ger*i*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*brigatórias para o* Estados *elibera*tes. Com a a*ua*ão da OIT, *eve a*mento da atuaçã* da
</line>
</par><par>
<line>
mão de obra infantil, f*zendo *om que a *da*e m*nima f*sse a*terad* para 16 anos e,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
c*ndição de a*r*ndiz, de 14 a 24 anos (C**POS, 2016). Nessa perspectiva, dispõe o t**to d*
</line>
<line>
Art. 433 da C*ns**idação das Le*s do Tra**lho (CLT):
</line>
<line>
Art. 433. O contrato d* a**endizage* extingui*-se-á no seu t*r*o ou quando o
</line>
<line>
aprendiz completar 24 (vin*e e quatro) anos, ressalvad* a hip*tese pre***ta no § *º
</line>
<line>
do art. 428 desta Consolidaç*o (Reda*ão dada pela Lei nº 11.180, de 2005).
</line>
<line>
Por c*nseguinte, torna-se im*rescind**el que os estudiosos *o Direito r*al*zem
</line>
<line>
pesquisas sobre o tema, que é de inte*e**e de toda * socied*d*. *est* feita, como *upra*itado
</line>
<line>
acima, o Art. 428 da CLT, ma*s especi*ic**en*e em se* § 5º, elucida:
</line>
</par><par>
<line>
Contrato de apren*izagem é o c**tr*to
</line>
<line>
de tra*alho especial, *justa*o p*r escrito *
</line>
</par><par>
<line>
p*r prazo de*e*m*nado, em que * empregador se comprom**e a a*segurar ao maior
</line>
<line>
de 14 (qu*to*ze) e menor d* *4 (*int* * q*atro) *nos *nscri*o *m programa de
</line>
<line>
aprendiz*gem formaç*o té*n*co-profis*iona* metódica, co*patível c*m o seu
</line>
</par><par>
<line>
desen*ol*imento físico, moral e psico*ógico, o a**endiz, executa* c*m zelo
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diligência a* tarefas **cessárias a ess*
</line>
<line>
formação. § 5º A idade máxima previst* no
</line>
</par><par>
</page><line>
caput d*ste ar**go não se *plica a *pren*i**s portadores de d*fici*nci*.
</line>
<line>
Con*orme trazid* p*l* artigo supracitad*, exist* *d*de especificada para contratação
</line>
<line>
do menor aprendi* e esse aind* tem *empo para cessa*, c*ntu**, ex*s*e a exc*ção que abrange
</line>
<line>
os portado*es de deficiência. No Brasil, mui*as mud*nças ocor*e**m *er*n*o *ovos contornos
</line>
<line>
a esse qu**ito *, por co*seguint*, novos prob*emas a s*rem s p*lo Direito.
</line>
<line>
Nes*e aspecto, seguindo esses *ensamen*os, dev*-se considerar que * Constituiçã*
</line>
<line>
Feder*l *e 1988 *eco***ceu a essencia*idade da pro*eção à cria*ça e ao adolescente. S*lienta-
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 19, n. 10, art. *, p. 158-174, out. 2022 www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. M. M. S*lva, S. M. Sil*a, M. *. Te*xe*ra, C. M. B. Cruz, M. J. C. Santos
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
se *ue o tra*alho domés*ico infa*til obteve m*ior amplitu*e no período da industr*alização, o
</line>
<line>
que e*iden*iou a explo*ação das cria*ças e d*s ado*escentes. N**se con*exto, deu-se *nício à
</line>
<line>
c*ia**o dos pr*ncípios * às normas *e proteção ao tr**alho de crianças e ad**escentes a fim de
</line>
<line>
combatê-lo e par* que n*o seja f*rida a in*egrida*e d** menor*s (CAMPOS, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
*e *co*do **m a citação supra, pode-*e d*zer que o* princíp*os surgem *ntes
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
p*óprias normas, servindo a essas como base d* sua elab**ação, ainda que, por *ez*s,
</line>
</par><par>
<line>
apresent*m-se posi*ivados *os pr*prios disposit*vos **gais. *s pr*nc*pios **m
</line>
<line>
passado
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
signifi**tivas mudanças para se *nquadrar*m aos **ecei*os cons**tuc*onais, especialmente,
</line>
<line>
quan** ao que se refere à *dei* de d*gni*ade da pessoa humana. Nesse aspecto, o *rincípio d*
</line>
<line>
*ignidade da *essoa **ma*a é ***crito por M*rti*s (2012, p. 72-73) da segu*n*e forma:
</line>
<line>
Isto remete à **ção *e que **ncebe* a digni*a*e da pessoa humana como
</line>
<line>
fund**ent* da república significa admitir qu* * Es*ad* brasi*eiro *e *on**rói a part*r
</line>
<line>
d* pes*oa hum*na, * para serv*-l*. Impli*a tam*ém, reconhecer **e um dos fi*s do
</line>
<line>
Estado *rasileiro *eve ser o de pr*piciar *s condições ma*er*ais *ínimas para que as
</line>
</par><par>
<line>
pess*as tenham di**idade. Afinal, a ***soa humana é o limit* e o funda*ento da
</line>
</par><par>
<line>
domina**o polític* e* u*a *epúbli*a *ue se pr*p*e demo*ráti*a como a brasileir*.
</line>
</par><par>
<line>
Da m**ma for*a, anotar a dig*idade da pessoa humana como fu*damento da
</line>
</par><par>
<line>
República no* re*ete à ideia de que sua *ositiva**o e a e**nciação de um *atálogo
</line>
</par><par>
<line>
d* dir*itos fu*damentais na *ons*itui**o *rasilei*a
</line>
<line>
(...) re*rese*ta o ponto
</line>
</par><par>
<line>
culm*nante de um processo históri*o, ma*cado *or avan*os e retrocesso*, que levou
</line>
<line>
*s Esta*os a reconh*cerem dire**os *o *omem *ela simpl*s *azã* de se* homem
</line>
<line>
(pe*s*a huma*a), co*o expressão infungíve* de sua di*nidade.
</line>
<line>
Conforme as *onsidera*õ*s desse autor, dep**end*-se o *ntendimen*o de *ue o
</line>
</par><par>
<line>
re*onhecimento do p*incípio da dignidade
</line>
<line>
da pessoa *umana como fundam*nto do Estado
</line>
</par><par>
<line>
brasileiro reflete no dever que ess* assu*e em ass*gurar e prote*er *s direitos da pesso*, de
</line>
<line>
mod* a propiciar as condiçõ** míni*as para que as me*mas tenham dig*i*ade. Iss* significa
</line>
<line>
que o pr*ncí*io em comento envo*ve o res*eito à criança, ao adolescente, ao ad*lto e ao idoso,
</line>
</par><par>
<line>
***to
</line>
<line>
pelo Es*ado *omo por terc*iros. No mesmo escopo, *r**jo e Nun*s Júni** (2014, p.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 1*, n.10, art. 8, p. 158-174, out. 2022
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*aba*h* In**ntil Dom*st*co: Um Retr*to Obsc*ro do Bra*il
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
Por cer*o, tais ap*ntament*s *emonstram qu* a dignidade da
</line>
<line>
p*ssoa
</line>
<line>
h**ana alcanç*
</line>
</par><par>
<line>
todas a* pessoas, de todas as faixas *t*r*as que, c*nforme a D*claração Universa* *e D*reito*
</line>
<line>
do *o*em, já nascem livr*s e *guais. **sim s*nd*, Dias (20*5, p. 13) expõe q*e, de **ordo
</line>
<line>
com o Fórum Na*ional de Prev*nção * Err**icação do Tr*balho In*a*ti* - FNPETI, e* 20*3,
</line>
<line>
*avia 3.1*7.838 cri*nças e a*ole*centes *e 5 a 17 anos de idade trabalhando n* Bra*il. Esse
</line>
<line>
núm*ro re*re*e*tava 3,3% *e *od* a ocu*ação d* país e 7,5% da população na faixa etária de
</line>
<line>
5 a 17 anos.
</line>
</par><par>
<line>
Porém houv* r*dução *e 10,6% em r*lação a 2012, *uando ha*ia
</line>
<line>
3 .5 6 7 .5 8 9
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadores inf**tojuve*is. Regi*nalmente, a ***o* parte (6*,5%) do trabalh* infan*il
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
país esta*a, em 2013, c*ncentrada no Nordest* (33,2%) e Sude*t* (31,4%) (DIAS, 2015, p.
</line>
<line>
13).
</line>
<line>
De acord* com os dado*, entr* 2012 e 2013, houve redução *o tra*alh* in*antil (TI)
</line>
</par><par>
<line>
na maioria
</line>
<line>
das Unidades da Federa*ão (UFs) co* *es*aque para Acre o
</line>
<line>
(-5*,0%), Rora*ma
</line>
</par><par>
<line>
(-40,7%), Alag*as (-33,3%), *e*gipe (-31,3%) e Mato Gros*o (-31,3%). *or outro *ado, h*uve
</line>
</par><par>
<line>
*umento do TI no* *sta*os *o Am*pá (+26,0%), *io Gr*nd*
</line>
<line>
do N*rte (+9,*%), Rio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Janeiro (+6,2%), Pern**buco (+5,0%), Mato Grosso do *ul (+1,5%), M*ranh*o (+1,5%)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Goiás (+*,*%) (DIAS, 201*, p. 13).
</line>
</par><par>
<line>
*e**e con*exto, Camp*s (*0**) diz qu*, a fim ** pro*ege* a criança e o adol*scente, o
</line>
<line>
E*tado de*e*a suas r*spo*sabilid*d*s aos órgãos ** proteção *o*o o *ini*tério do Trabalho e
</line>
</par><par>
<line>
Emprego, a* M*ni*té*io Púb*ico e ao P*der *udiciário; inclu*m-se tamb*m os pais *
</line>
<line>
t oda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
famíli* envo*vi*os nesse âmbito p*otetivo.
</line>
</par><par>
<line>
A junção d**sas *esponsabilidades colabor* pa** que o *rabalho infantil seja
</line>
<line>
co*bat**o. Isso porque o tra*alho infantil do*éstico, em espe*ial no Bras*l, não é *lgo no**
</line>
<line>
na socied*de, muitas vezes, *stá *trelado a* con**ito ** família perante o *mbito s*cia*
</line>
<line>
familia*. O trab*l*o infan*** *o Brasil não re*tringe s*ment* a *riança (**ssoa c*m idade a*é
</line>
<line>
12 anos), mas engloba também os trabalhos r*alizad*s pe*os **o*escentes (pessoa co* i*ade
</line>
<line>
até 18 anos) (CAMPOS, 2016).
</line>
<line>
Das crianças e adolescentes ocupados no Bra*il em *0*3, *4,7% (2,06 m**h*es) eram
</line>
<line>
d* se*o m*s*u*ino e 33,3% (1,1* milhão) do sexo feminino. Do universo de 42,2 milhõe* de
</line>
</par><par>
<line>
cria*ç*s e
</line>
<line>
adolescentes
</line>
<line>
de 5 a
</line>
<line>
17 *nos de idade v*ven**
</line>
<line>
n* Brasil em 2*13,
</line>
<line>
3,* milhões
</line>
</par><par>
<line>
trab**hava*, e *essas, 213.613 (6,7%) e**a*a* ocup*das
</line>
<line>
nos serviços d*mésti*os, trabalho
</line>
</par><par>
</page><line>
e*se p*oibido p*ra essa *aixa etári*, confor*e defini*o no Decreto 6.481, de 12 de junho *e
</line>
<line>
200* (DIAS, 2015, p. 45).
</line>
<line>
*e*. *SA, Ter*sina PI, v. 19, n. 10, ar*. 8, p. 158-174, out. *022 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. M. M. Silva, S. M. Silv*, M. F. T*ix*ira, C. M. B. C*uz, M. J. C. Santos
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
Entre 201* e 2*13,
</line>
<line>
h*uve uma re*uç*o d* 17,6% no número de trabal*ado*es
</line>
</par><par>
<line>
in*antoju*e*is ocupados
</line>
<line>
nos serviços d*méstico* no *rasi*,
</line>
<line>
n* entanto, nos est*dos do
</line>
</par><par>
<line>
Ama*onas, Amapá, Mar*nhão, *ernambuco, Rio de Jan*iro, Mato Gross* do Sul e no Di*trito
</line>
</par><par>
<line>
F*deral, houve aume*to
</line>
<line>
no nú*ero
</line>
<line>
d* criança* e a*oles*entes
</line>
<line>
ocupad**
</line>
<line>
*essa ativid*de
</line>
</par><par>
<line>
(DIA*, 2015, p. 4*).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme m*ncionado acima, aval*ando * estu** por grupo* de id*de, observa-se que
</line>
<line>
o maior *úme*o das cria*ç*s e ado*esc*n*es *cupad*s nos serviços do*é*ticos se concentr*
</line>
<line>
na fai*a dos 16 e 17 anos de idade. *est*ca-se que, e*tre as *riança* e adolesce*tes ocupa*os
</line>
<line>
nos ser*iços domésti*os, predominam as meninas (DI*S, 2015, p. 4*).
</line>
<line>
Em *elação ao tra*alho infantil *oméstico, a incidência de acidentes laborais
</line>
<line>
(qu*imaduras; alergias; proble*as de coluna; quedas) e de ma*s tratos e abusos sexuais *ssim
</line>
<line>
como de pr*b*emas de exau*t** física e adoecimento* é muito s*perior à média (CA*P*S,
</line>
<line>
20**).
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo co* os r*scos, em 2*13, os estados do
</line>
<line>
Ama*á, Acre, Tocant*ns, *ara**ão e
</line>
</par><par>
<line>
*a*o *r***o do Sul apres**tavam
</line>
<line>
*l*vados percent*ais de
</line>
<line>
m*nina* ocupadas n*s
</line>
<line>
*er**ç*s
</line>
</par><par>
<line>
domésti*os, 60,0%, 42,8%, *9,*%, 3*,5% e 29,*%, resp*ct*vamen*e, das me*inas
</line>
<line>
**upa*as
</line>
</par><par>
<line>
se encontravam ** c*nd**ão de empreg*da* dom**ti**s. Entre 2012 e 20*3, o trabalho i*f*nt*l
</line>
<line>
dom*st*co e*tre os meninos a*ment*u nos e*t*d*s d* Roraima, Bah*a e Minas Gerais. Já entre
</line>
<line>
as me*ina*, houve aumento *o Ama*onas, Amapá, Maranhão, Pernambuco, *io de J*neiro e
</line>
<line>
M*to *rosso do Sul (DIAS, 2015, p. *2).
</line>
<line>
Q*anto à cor/raça, o trab*lho infantil *oméstico no Brasil é pr*ticame*t* composto de
</line>
</par><par>
<line>
negros,
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
em 2013 repr*s*ntav*m 73,4%
</line>
<line>
das crian*as e ado**scen*es *cupados n*ss*
</line>
</par><par>
<line>
ativ*d*de. Q*an*o à localização *o *om**ílio das **ian**s e adolescent*s que tra*al**vam nos
</line>
</par><par>
<line>
*erviç*s
</line>
<line>
domé*ticos no Brasil, em 2013, 80,2%
</line>
<line>
se encontravam na zona urbana e
</line>
<line>
so*av*m
</line>
</par><par>
<line>
1 7 * .* * 3
</line>
<line>
pess*as, enquanto
</line>
<line>
42.380 t*n**m res*d*n*ia na zo*a ru*al. Segun*o a situação de
</line>
</par><par>
<line>
estudo, 80,0% (*7*,8 *il) *as criança* e adolescentes ocupa**s no* s*rviç*s dom*sticos *m
</line>
<line>
2013 *studavam (DIAS, 2015, p. 54).
</line>
<line>
O re*d*mento m*dio p*r pessoa na* fam*lia* em q*e havia ao men*s u*a cr*ança e/ou
</line>
</par><par>
<line>
a*olesce*te *cupado nos ser*iços
</line>
<line>
doméstico* era inferior, **s dois anos an*lisados, ao
</line>
</par><par>
<line>
observado naquelas famílias
</line>
<line>
onde não ha**a crianças
</line>
<line>
e/ou adolescente* em si*ua*ão de
</line>
</par><par>
</page><line>
trab*lho e naquelas o*de o trabalh* infantil não *ra doméstico. Considerando o *alário o
</line>
<line>
*ínim* de 2013, R$ 678,00, boa part* das famílias c** crianças * ado**scentes em **tuação
</line>
<line>
de trabalho *oméstico ti*ham r*nda (R$ *32,00) *or membro fam*l*a*, pou*o ma*or que meio
</line>
<line>
sal*rio mí*imo nacion*l (R$ 339,00) (DIAS, *015, p. 60).
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, *. 19, n.10, **t. 8, p. 158-174, out. 2022 www4.fs**et.*om.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Trab*lho Infantil Domésti*o: Um Retrato Obscuro do B*asi*
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
D* tais co*siderações, pode-se enten*er *u* o *stado passou a regular as relações n*
</line>
<line>
esfe*a *amiliar, *nclu*ive no âmbito consti*uciona*. No entanto, nota-se que *i*ni**cativas
</line>
<line>
*udanças ocor*eram com o passar ** tempo, sobretudo, a**s * advento da Constituição
</line>
</par><par>
<line>
Federal de 19*8. Isso porq*e
</line>
<line>
o legislador *onstitucional * in*raconstit*cional p*ssou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*econhec*r **rei*os, especialmente *s cr*anças e adolesc**tes, a igualdade entre os gê*ero* * *
</line>
<line>
relev*n*ia da família peran*e a soc*edade * o Estado.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Conforme aludido neste estudo, o Direi** deve acompanhar a* m*danças que *correm
</line>
<line>
na socie*ad*, sob *en* de se tornar *bsoleto e *ncapaz de *olucionar *s con*litos que chega*
</line>
<line>
ao Judiciário, o que incide, inclusive, sobre * di*eit* da criança e adole*cen**. Com *feito, o
</line>
<line>
Direit* vem s* adaptando às no*as rea*idades e necessidades n* *ue ta*ge às s*guridade* que
</line>
<line>
e*volvem * trabalho infantil da cr**nça e d* adolescente.
</line>
</par><par>
<line>
Com bas* no que f*i exp*sto, fic* evidente a relevância que a famíl*a tem sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*men*o das *rianças e d*s adol*scentes, posto que pod* permitir a compr**nsã* **
</line>
<line>
dinâmica familiar bem como a especif*cidade do proc*sso de dese*volv*mento dos indivídu*s
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
de sua *ubsistênc*a. *al i*enti*icação oferece ta*bé* a poss*bilidade de se deline*r
</line>
</par><par>
<line>
inter*ençõe* qu* favor*çam um adequado *e*envol*imento i*fanti*.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre os pont*s que se d**tac*ram com a realização d*sse
</line>
<line>
estudo, estão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Constitu**ão Fe*eral de **88, p*is r*conhece os **reitos *as crian**s e dos *doles**ntes, no
</line>
<line>
âm*ito das famíl*as e fora d*las. I**o pois, de aco*d* c*m os d*dos *xpostos, fica evide*ciado
</line>
</par><par>
<line>
que a mão
</line>
<line>
de o*ra infantil de 5 * 17
</line>
<line>
anos é
</line>
<line>
a mais explorada, violando os direit*s
</line>
</par><par>
<line>
*undamentais das crian*a* e dos adolescentes, de modo que acarre*a efe*t** irr*v*r*ív*is *ar*
</line>
<line>
o desenvolvimento de*s*s m*nore*.
</line>
<line>
Por essas razões, torna-se imperativo i*ve*tir em programas de orientação e ap*io para
</line>
</par><par>
<line>
p**s, crianças ad**escentes, c*m *inalid*de de instr*men*alizá-los pa*a podere* lida*
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma m*is ade*uada com *uas c*rê*cias * nece*sidades, au*iliando-** com or*entações ma*s
</line>
<line>
prec*s*s, que sirvam de refer*nc*a para q*e cria*ças e adolesc*n*es sigam suas eta**s, o* s*ja,
</line>
</par><par>
<line>
brin*an*o, *studand* e vivendo suas fases f*ente a situaçõe* *u* nec**s*tem *e refl*xão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
to**da de decisões.
</line>
</par><par>
<line>
Diante di*so, verificou-*e a*nda que o não acatamento do* direitos *as *rianças e do*
</line>
<line>
ad*les*entes c*usa pr*juízo a toda a socieda*e, co*sid*rando q*e seu* direitos i*frin**dos nã*
</line>
</par><par>
<line>
formam *ma soc*edad* q*alificad*. De*sa form*, o
</line>
<line>
prese*te estudo deve ser
</line>
<line>
analisado,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*es**a *I, v. 19, n. *0, art. 8, p. *58-174, out. *022
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</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
*ivulgado, embasando-se nos aspe*tos legai* di*poníveis, * fim de sanar todos *s p*e*ei*os
</line>
<line>
disposto* pa** a *efesa e proteçã* desses di*eitos.
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
<line>
ALVES, C. F; SI*U*IRA, A. C. Pe**pec*iva De A*olesc*nt*s **bre S*us Direitos E
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1* de julho de 1990. Inst*tui o Es*atuto *a Cri*nç* do e
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cr*mi*ais,
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*ivis
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víncu*os
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familiares
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com
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*omo Referenc*ar es** Arti*o, co*forme ABN*:
</line>
<line>
SIL**, M. S. M. M; SILVA, S. M; TEIXEIRA, *. F; CRUZ, C. M. B; S*NTO*, M. J. C; Tr*bal*o
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<line>
*nf*ntil Domést*co: Um Retra*o Obsc*ro do B*asil. Rev. FSA, Teresina, *.19, n. *0, art. 8, p. 158-174,
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out. 2022.
</line>
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<line>
Co*tr*buiç*o d*s Autor*s
</line>
<line>
M . S . M. M. *ilv*
</line>
<line>
S. M . **lva
</line>
<line>
M . F. Teixeira
</line>
<line>
C. M. B. Cruz
</line>
<line>
M. J. *. Santo*
</line>
</par><par>
<line>
1) *o*cepção e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e interp*etação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) elabo*ação *o rascun*o o* na revis*o crít*ca ** *onteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) participaç*o na aprovação da vers*o fina* do manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.10, art. 8, p. 158-17*, out. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)