<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 8, p. 158-174, *u*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.10.8 </line>
<line> *rabalho Infantil Doméstico: Um R*t*ato Obscu*o d* Brasi* </line>
<line> *omestic Child **bor: An Obscu*e Portrait o* Braz*l </line>
</par>
<par>
<line> *aria Simo*e Moreira Mel* * Silv* </line>
<line> Bacharel* em D*reito *e*a Facul*ade Evangélica de Go*an*sia </line>
<line> E-mail: simon***reira11@h*tmail.com </line>
<line> Simon* Maria da S*lva </line>
<line> Doutora*o em Ciência da Pr*pr*edade Intelect*al pela Un*ve*sidade F**eral de *er*ipe </line>
<line> Mestra e* C**ncia da P*opriedade Intel*c*ual pela U*iversidade *ederal de Sergipe </line>
<line> *-mai*: smsr.direito@*otm*il.*om </line>
<line> Ma*sa França *ei*e*ra </line>
<line> Pós-Dou*ora *m Ciências Soc*ais e Humanidades pelo Program* da Universidad* E*t*d*al *e Goi*s </line>
<line> Do**ora em Geografia *e*o Pro*rama de Pós-*raduaçã* *m *eografia da Universida*e Fede*a* do Paraná </line>
<line> **o*ess*ra Adjun*a da Faculd**e Evangé*ica de G*ianésia </line>
<line> E-*ail: m*isa.teixe*ra@faceg.*du.br </line>
<line> C*eide Mara **rbosa da C*uz </line>
<line> Doutorado e* Ciê*c*a da Propriedade Int*l*ctual p*la Univ**sidad* Federal de Sergipe </line>
<line> Me*tra em **ência da Propriedade Int*lectual *ela Universidade Federa* de Ser*i*e </line>
<line> E-mail: cm*ra.cruz@ho*mai*.c*m </line>
<line> Má*io Jorge Camp*s dos Santos </line>
<line> Pós-Douto*ado na Uni*ers*t* of Mis*ouri Center for Agro*orestry, UM*A, E**ados Un*dos </line>
<line> Do*torad* e* Recu*sos Florestais pe*a Un*versidade de Sã* Paulo </line>
<line> Professor * C**rd*nador do P*ograma de Pó*-Gra*uação da Uni*ersidade F*deral de Sergipe </line>
<line> E-mail: mjkam*os@*ma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Maria Simone M*reira *elo * Silva </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonn* Kerley de A*enc*r </line>
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<par>
<line> Rua Aven*da Brasil, 1000, Covoá, Goianési*, GO, Brasil. </line>
<line> **drigues </line>
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<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Simone Mari* d* *il*a </line>
</par>
<par>
<line> Rua Ave**da B*as*l, **00, Covoá, G*ianés*a, GO, Bras*l. </line>
<line> Artigo rec*b*do em 05/*9/2022. Última versão </line>
</par>
<par>
<line> Ende*e*o: </line>
<line> *aisa França *eixeira </line>
<line> recebi*a ** 1*/0*/*022. Aprovado *m 16/09/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Rua Ave*id* Bras*l, 1000, Co*oá, Goiané*ia, GO, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Cleide Mara Barbosa da Cr** </line>
<line> Avaliado pelo s*stema Triple Review: Desk *e*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Av. M*rechal Ro*d*n, */n - Jardim Rosa Elze, São </line>
<line> pelo Edi*or-Chefe; * b) *ouble Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> C*istóvã* - S*, 49100-000. Brasil. </line>
<line> (avaliaç*o ce*a por dois a*al*adores da á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: </line>
<line> Mário J*r*e C**pos *o* S**tos </line>
</par>
<par>
<line> Rua *ven*d* *ras*l, 10*0, *ovoá, *oian*sia, GO, Bras*l. </line>
<line> **visão: G*amati*al, Norm**i*a </line>
<line> e de Forma*ação </line>
</par>
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<line> Trabalho Infantil D*méstico: Um Retrato Obscuro do Bras*l </line>
<line> 159 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Este estudo bus*ou discorrer sobre a situação do t*abalh* infantil no Brasil, em *special </line>
<line> o </line>
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<line> *rab*lho in*a*til d*méstico, visto que é uma **s fo*mas mais co*uns de trabal*o infantil em </line>
</par>
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<line> nosso país. Esse é, provave**ente, o mais vulner*vel e </line>
<line> explorado tipo *e trab*lho para </line>
</par>
<par>
<line> crianças * adolescentes bem como mais di*ícil de *rot*ger, o </line>
<line> pois, no ambiente d* casas d* </line>
</par>
<par>
<line> famílias b*asileiras, *les s*o con*idera*os como trabalhadores *nvisíveis, pois est*o a*astados </line>
<line> de tr*balhos de rua que pod*m ser, de fato, *otados por aut*ridades compe*entes que possam </line>
<line> ve**ficar essa si*uação. O tema a*ordado se justifica p*i*, de aco*d* com dados da pesquisa, </line>
<line> *ão inúmer*s os casos de crian*as e *d**escentes que ex*rcem e*se tipo de *rabalh*. Pensando </line>
<line> nisso, o objet*vo *e*al d*ste estud* foi analisar o co*te*to do *rabalho inf*nt*l no B*asil com </line>
<line> *nf*se no trabalho i**antil do**stico. Assim se*d*, a metodolo*ia u*il**ada foi a de </line>
<line> compi*a*ão. Para isso, juntou-se o ma*or número de *bras publica*as sobre * tema, a fim d* </line>
</par>
<par>
<line> ex*or c*m clar*za sobre o con*eúdo a*ordado. Dentre </line>
<line> as co*stat*çõ*s da *esquisa, pod* se </line>
</par>
<par>
<line> ress*ltar *u* o trabalho i*f*nt*l *omés*ico ainda *contece d*vido à d*sigualda*e social e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> falta de opo*tunidades *ue ainda *ssombram e dividem </line>
<line> o Br**il. O trabalh* infanti* </line>
</par>
<par>
<line> doméstico causa sérios riscos ocup*cionais </line>
<line> às *rianç**, im*edindo acesso </line>
<line> * escola, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **incad*iras e ab*indo espaço para v*olaç*e* de cará*e* ps*col*gico * s*xual. </line>
<line> Palavras-chave: Crianças. Ad*lescentes. Lab**. Legislação. Desi*ualdade. </line>
<line> ABS*RAC* </line>
</par>
<par>
<line> The st**y *ought to di*cuss </line>
<line> the s*tuation of chil* la*or in the country, especial*y do*estic </line>
</par>
<par>
<line> c*ild labor, si*ce it is one ** the mos* common f*rms of *hild labor in Brazil, where it is </line>
<line> *robab** the most vul*erabl* a** *x*l*ited *y*e of wo*k for childr*n an* ad**escents, as *ell </line>
<line> as it is more difficult to pr*te*t, b*cause in the environment of B*azilian fam*lies' homes they </line>
</par>
<par>
<line> are co*s*de*ed </line>
<line> a* invisible *or*ers, *s **ey are away fro* s*reet work that may in *act </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> noticed by com*et*n* author*tie* who can ve**fy *h*s situatio*. T*e topic addressed *s ju*****ed </line>
<line> beca*se, according to resear*h data, there are numerous cases of chil**en and adol**c*nts who </line>
</par>
<par>
<line> *erform t*is *ype *f **rk. Wit* </line>
<line> t*is in mi**, the genera* </line>
<line> objective of this stu*y was to </line>
</par>
<par>
<line> ana**ze *h* con*ext of child labor *n Brazil w*th an </line>
<line> *mphasis on d**estic </line>
<line> child *abor. </line>
</par>
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<line> Theref*re, the meth*dol*gy *s*d w*s </line>
<line> compilation, f** </line>
<line> t*is, the largest *u**er of pu*lish*d </line>
</par>
<par>
<line> wo*ks on th* topi* *e*e gathered ** order ** clearly expose the c*ntent a*dr*ssed. Amon* the </line>
<line> findings of *he researc*, it can be not*d *ha* thi* still ha*pens *ue to social i**q**lity an* lack </line>
<line> of opportuni*ies th*t st*ll haunts a*d divi*e* Br**il, be*oming even more evide*t, as *ell as </line>
</par>
<par>
<line> domesti* c*ild *abor **uses serio*s </line>
<line> occu**tion** risks to *h*ld*e* preventing access. s*hool, </line>
</par>
<par>
<line> games, and op**i*g spa*e f*r ps*ch*logical and *ex*al *iolat*ons. </line>
<line> ***words: Ch*ldren. Adol*sce*ts. Labor. Legislation. Inequality. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, *. 19, n. 10, art. 8, p. 158-174, out. 2022 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
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<line> M. S. M. M. Silva, S. M. Silva, M. *. Teixeir*, C. M. B. Cruz, M. J. C. Santo* </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> * INTROD*Ç*O </line>
</par>
<par>
<line> O tra*alho in*antil, du*an*e *u*tos a*os, foi co*sid*r*do pr*tica natural com* parte do </line>
<line> proce*so de **cial**a*ão e **derniz*ç*o da soc*edade. Porém, com o *as*ar d*s a*os, ap*s a </line>
</par>
<par>
<line> *volução dos </line>
<line> países e a </line>
<line> preocupaç*o co* </line>
<line> *r*anças e adolesc*n*es, foram s**gindo normas </line>
</par>
<par>
<line> esp*cíficas par* proteção do men**, tendo c*mo *e*tati*a acaba* co* o </line>
<line> *rabalh* infantil </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Assim s**do, de ac**do co* estudos re*l*zados, pe*cebe-se que *té o prese*te </line>
<line> *omento, me*mo diant* de vá*i*s *egislaç*es destina*as à p*oteção dos menores, tal prátic* </line>
</par>
<par>
<line> ainda persi*te, * em e*pec*al trabal*o infa*til d*méstico, que permanece enraizado n* o </line>
<line> *ociedade bra*ileira, sendo tra*ado po* *uita* famílias como u*a re*lidad* *ostumeira. </line>
</par>
<par>
<line> O tema a*ord*do just**ica-se tendo </line>
<line> *m vista que, *e acordo com a ú*t*ma Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> *aci*n** por Amos*ra de Domicílios C*ntínua - PNA*, real*za*a pe*o Instituto B*asi**iro *e </line>
<line> Geografia e Es*atísti*a- IBG* (2020), n* p**ulação de 38,3 milhões de pessoas de 5 a 17 ano* </line>
</par>
<par>
<line> de idade - e* 2019 - 51,8% (*9,8 mi*hões de pe*s*as) r*alizavam *fazere* do*ésti**s </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *uidado de pe*soas (*SS**, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> S*n*o assim, a p*ob*ematização desta pesquisa resume-se da segui**e *orma: Por q*e * figu*a </line>
<line> do trabalho infan*il doméstico *inda *u*sis**, s* as leis brasile**as *igentes s** c*nt*á*ias a tal </line>
<line> *ráx*s? </line>
<line> *ens*ndo n*sso, o obj*tivo g*ral da pesquisa foi an*lisar o contex*o do trab*lho </line>
<line> infantil *o Brasil c*m ênfase *o traba**o infantil domé*tic*. Dentre os o*jetivos específ*cos, </line>
</par>
<par>
<line> destaco*-se: ide**ificar o trabalho infantil no Brasil; e a jornada de trab**ho da* cri*nça* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes entre 5 a 17 an*s de id*de. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Esta seção *omp*st* de u*a su*seção: Br*ve histórico sob** o tra***ho infa*til no é </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> *.1 B*eve históri*o sobre trab*lho infantil no *rasil </line>
</par>
<par>
<line> A históri* social da i*fânc*a no Brasil apr*senta-se </line>
<line> a*rav*s de </line>
<line> uma trad*ção de </line>
</par>
<par>
<line> viol*ncia e exploraç*o contra * cri*nça e ao adolescente. * questã* da **oi*ição ao *ra*alho </line>
<line> da crian*a en*ontra-se na Constit**ção Federal, mais esp*ci*icamente em seu art. 227. E* </line>
<line> relaç*o ao Esta*ut* da Criança e do *do*escente, esse existe para assegu*ar às c*ian*a* e aos </line>
<line> **v. FSA, T*r*si*a, v. 19, n.10, art. *, *. 158-174, out. 2022 www4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Traba*h* Infantil Doméstico: U* *e*r*to Obscur* *o Bras*l </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> adolesce*te* o pleno d*senvolvim*nto f*sico, mental, moral, espiritual e social, em condições </line>
<line> de l*be*dade * digni*a*e (COELHO, *01*). </line>
<line> Nesse sentido, o ar*igo aci** citado, mais espe*i*icame*te o art. 227 da *onstituiç*o </line>
<line> Fede*al de 198*, expõe: </line>
</par>
<par>
<line> É dever da fa*íli*, d* so*iedade e do E*t*do asseg*rar à criança e ao </line>
<line> adol*scente, </line>
</par>
<par>
<line> com absoluta pri*ri*ade, * di*eito à vida, * saúde, à al*ment*ção, à educação, ao </line>
</par>
<par>
<line> laze*, à pr*fissionalização, à *ul*ura, à dign*da*e, ao respeito, à liberdade e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> convi*ência familiar e </line>
<line> comunitária, além *e colocá-los a s*l*o d* toda forma de </line>
</par>
<par>
<line> neg*ig*ncia, disc*im*nação, explora*ão, vi**ê**ia, crueldade e opressão. (BRA*IL, </line>
<line> 2021). </line>
<line> O princí*io de melhor interesse veio a ed*fi*ar as dis*osições constitucionais que </line>
<line> re*onhece* as c*ianças * *dol*scentes *o*o sujei*os *e di*eito, de mod* priori*á*io, </line>
</par>
<par>
<line> *onf*rme o caput do art. *27, da letra Fund*mental vigente. Nessa égid*, </line>
<line> a* cri*nças e </line>
</par>
<par>
<line> a*ole*cent*s, no </line>
<line> âmbi*o da famí*i* ou fora dele, devem ter considera*os *e*s in*eresses </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> perso*alidades, cad* um *o*o s*r ún*co q** en*eja respe*to, a*ima de tudo. </line>
</par>
<par>
<line> O trabal*o infantil, </line>
<line> no Brasil, até ** 14 anos te* proibição </line>
<line> tot*l; en*** 14 a 16 an*s </line>
</par>
<par>
<line> t*m proibição geral, p*is afet* o desenvol*ime*to d* cr*ança ou *dole*cente, fazendo com *ue </line>
</par>
<par>
<line> o indivíduo perca *ua infâ*cia, ab*ndone a escola e causa *espreparo para o mercado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho (GU*IROS, 2021). A Consti*uição Federa* de 1*88 a*nda *stabelece* * proibição do </line>
<line> t*abalho noturno, perigos* e insalubr* *nte* dos dezo*to anos (PAG*NI*I, 2011, p. *7). </line>
</par>
<par>
<line> Da lei*ura dessa citação ab*trai-se o entend*mento *e **e o *ire*to </line>
<line> da **iança e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> adoles*ent* * uma ramificação da ciência jurídica *ela qual o Estado pa*sa a regular *s </line>
</par>
<par>
<line> relações *ociais que ab*a*gem o âmbi*o fam**iar no* a*pecto* protetivo e assistenci*l. * p****r </line>
<line> de t*is apontamentos, Pa*anini (2*11, *. 02 e 03) ainda ressal*a: </line>
<line> o Br*s*l, mesmo sendo "descoberto" *m 1*00, suas t*rr** com*çaram a ser povoadas </line>
</par>
<par>
<line> som*nte e* 1*30, </line>
<line> onde as crianças ta*bém es*iver*m presentes, *m *sp**ial o* </line>
</par>
<par>
<line> gru*etes e pajens que chegaram com as embar*açõe* portuguesas *a </line>
<line> cond*ção de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh**or*s. Com isso, pode *e entender entã* que as crianças eram tidas c*mo </line>
</par>
<par>
<line> pe**enas </line>
<line> na sociedade, as quais de*e*iam </line>
<line> *bedec*r às regras </line>
<line> e perseguir o* </line>
</par>
<par>
<line> objetivo* impostos por seu ch**e. Sendo ass*m, os grumetes, como </line>
<line> eram chamadas </line>
</par>
<par>
<line> as cr*anças, eram quem realizava* as tarefas mais perigos*s e </line>
<line> penosas, sendo </line>
</par>
<par>
<line> subme*idos a *iversos cast*g*s, *** com* aos *busos se*uais de marujos, além da </line>
<line> péssima alimentação que l*es *ra imposta e dos riscos *er*orridos em alto mar. As </line>
<line> crianç** embarc**** c*mo paj*n* da n*breza eram qu** realizav*m os ser*iços </line>
</par>
<par>
<line> me*os *rduos que os pr*stados pelos </line>
<line> grumetes, t*is com* ar*umar os camarote*, </line>
</par>
<par>
<line> servir a* m*sas e o*ganizar as cama*. O que se percebe é que nesta época util*zava* </line>
</par>
<par>
<line> a mão-*e-obra *as c*ianças e iss* </line>
<line> era bem c*mu* perante a sociedade. *contece </line>
</par>
<par>
<line> que a criança div*dia * *brigação de *ust*nto d* su*s *a*íli*s *om seus ascen*entes. </line>
</par>
<par>
<line> O traba**o infa*til </line>
<line> * *s leis que o e*volve for*m criadas no int*ito de c*mbate* essa </line>
</par>
<par>
<line> exploração de mão de ob*a **rata, uma v*z que a *riança e * seu t*a*alho só eram vistos em </line>
<line> Rev. FSA, *er***na PI, v. 19, n. 10, art. 8, p. 15*-174, out. 2022 www4.fsa*e*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. S. *. M. Silv*, S. *. *il*a, M. F. Teix*ira, C. M. B. *ruz, M. J. C. Santo* </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> r***ção ao s*u baixo custo. Segun*o Watfe (2*04), o Brasil é con*ecido *n**rnacionalmente </line>
<line> *omo um *a*s que se utiliza *e mão de *bra infan*il, tanto no comérc*o interno como em </line>
<line> atividade* relacionadas aos setores e*portadores. </line>
</par>
<par>
<line> Vid*l (2016) a*iança q*e a i*tervenção est*tal n* â*bito das *amílias, após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promul*a*ão da Co*stit*iç*o Federal </line>
<line> de 1988, *dvém do entendimen*o </line>
<line> pelo *ual a fam*li*, </line>
</par>
<par>
<line> como base do Estado, dev* ser prot*gida, *s*ecialme*te no q*e se *efere aos seus filhos, q*e </line>
</par>
<par>
<line> *ão *s criança* e ado*escen*es. No âmbito da legislaçã* in*erna, o Brasi* p*ssui </line>
<line> *ma vast* </line>
</par>
<par>
<line> co*eçã* e serve de exemplo p*ra muitos países. </line>
</par>
<par>
<line> A* principais no*mas referentes à *roteção do men*r *ão encontradas *a Constitui*ão </line>
<line> F*deral, no Es*atut* *a Criança e do Adolescent* (ECA), na Cons*lidaç** das L*is </line>
<line> Trabalhist*s (CLT) e na Lei Or*ânica de Assistência Social (LOAS), *º 8742, promulga*a em </line>
</par>
<par>
<line> 7 de dezembro </line>
<line> de 1993 (VIDAL, 2016).Porém nem s**pre **i assim, </line>
<line> pois antigamen*e s* </line>
</par>
<par>
<line> *inha * exploração do trabalho infantil e as leis que </line>
<line> poderiam protegê-las a*nd* n*o ti*ham </line>
</par>
<par>
<line> sido criad*s, *etirando *ual*uer tipo de esperança de quaisque* direitos. </line>
</par>
<par>
<line> Em relação aos progr*mas ex*s*e*tes, pode se* ci*ado o Programa de Er*adicação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **abalho I*f*ntil (PETI), q*e foi **iado </line>
<line> em 1996 e é a prin*i*al política pública </line>
</par>
<par>
<line> para *rra*icação do trabalho infant*l vig*nte </line>
<line> no p*ís. Esse * operado pelo Sistema Único </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Assistência Social (SUAS), com o intuito d* criar medidas soci*educat*va* para c*i**ça* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ad*lescentes que estão em situação d* trab*lho infant*l (VI*AL, *0*6). </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo com tantas leis exist*nte*, a* qu*is pr**be* a exploração *o tra**lho inf*ntil, </line>
</par>
<par>
<line> ain*a e*istem </line>
<line> *iversos motivos para a* c**anças adolescen*es s* incorpora*em ao mercado e </line>
</par>
<par>
<line> de trabalh*. A p*br*za é o principal. Outra c*usa impor*ante é a dem*nda do mercado de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho por m*o de o*ra bar*ta, a*sim, </line>
<line> devido à v**nerabil*dad* em que se encon*ram, </line>
</par>
<par>
<line> acabam acei*ando realiza* trabal*o em troc* *e aliment*ção, na maioria das ve*es (WA*FE, </line>
<line> *0*4). </line>
<line> O tr*ba*ho infantil não é u* fenôme** rece*te no Br**il. Ele vem ocorr*nd* des*e o </line>
<line> *níci* da c*lon*zação do p*ís, q*ando introduz*ram *s crianças daq*el* época no trabal*o </line>
<line> domésti*o e em plantaç*e* familiares pa*a ajudar no sustent* da fam*lia (WATFE, 2004). </line>
<line> D*vido à gravidade do a**unto, pe*o fat* *a sua impor*ânci*, gov*rnos e *rganizaçõ*s </line>
<line> In*ern*cionais desenvolve*a* a co*sci**cia d* qu* o tr*balho infa*til *eve se* *limin*do em </line>
<line> todas a* suas m*nife*t**ões, por não ser co***zent* com a étic* *e uma socie*ade </line>
</par>
<par>
<line> democrática, po* ferir * in*e*ridade </line>
<line> *a **ssoa huma*a, por não c*mprir a efe*ivação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> cumprimento da lei, * qual o*jetiva a e**idade * ig*aldade </line>
<line> de oportuni*ades *ara t*dos os </line>
</par>
<par>
<line> seus ci*ad*os (VIDAL, 2016). Segu*ndo esses pensame**os, Carvalho (2008, p. 5*8) </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 19, n.10, a*t. 8, p. 158-174, out. 2*22 www4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tra*alho *n**nti* D*m**tic*: Um R***ato Obscuro do Br*sil </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> explicita: </line>
</par>
<par>
<line> A inse**ão prematura no *undo do traba*ho obriga *uitas c*ianças e ado*escentes a </line>
<line> conjugarem a e*cola com o tra**lho, ou, até mesmo, a se ded*carem exclusivamente </line>
</par>
<par>
<line> às *tiv**ades la*orais, principalmen*e naquelas áreas onde a p*odução rural </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*edo*inante * a mão-de-obra inf*n**juvenil ain*a é utilizada, como o No*deste e o </line>
<line> Sul do Brasil. Mas não é desprezível a pres*n*a dos que não fre*uentam a esco** o* </line>
<line> nã* trab**ham nem estudam, porqu* se *edicam aos afazeres domés*icos, *ara que </line>
<line> os pa*s ou out*o* membros da família possam tra*al*ar. São violad*s o* d*reitos qu* </line>
<line> detém, em virt**e da so**e*ivência da fa*ília. </line>
<line> Desta feita, é eviden*i*do q*e para **abalhar essa criança decai no c*nce*to de </line>
</par>
<par>
<line> a*rend*zado, v**t* que a maioria deixa </line>
<line> de frequentar a esc*l*, ferindo s*a inte*r*dade por </line>
</par>
<par>
<line> *o*pleto. Em r*zão disso, Wa*fe (2004) ex*õe que a er*adicação do trabalho *nfa**** tem sido </line>
<line> *lvo de várias *olí*ic*s sociais do governo b*asile**o, que tem como intuito garant*r à criança </line>
<line> e ao adolescen** o direi*o à vida * *o *e*envolviment* total. </line>
<line> A C*nstit*i*ão *i*ente, de 1**8, tem como final*da*e estabe*ecer as principais </line>
</par>
<par>
<line> caracter*sti*as, est*u*ur*s e objetivos do </line>
<line> E*t*do, com base *uma vontade c**tempor*nea ao </line>
</par>
<par>
<line> mo***to de sua cria*ã*. * Car** Mag*a traz consigo um* di*ersidade de *ireitos e gara*tias </line>
<line> fundamentais que ver**m sobre * p*ote*ão *os direitos da criança e do ad*lescente em vários </line>
<line> aspetos, incl*s*ve no que t*nge à relaç*o de trabalho (F*OTA, 2018). </line>
<line> Des** modo, o Estado br*sileiro, por meio *a C*nsti*uição Federal, promulgada em 0* </line>
<line> d* outubro de 1988, reconhece o relevante *apel d*s famílias na s*c**dade e a elas es*ab*lece </line>
</par>
<par>
<line> e**e*ial prote*ão. A Letr* Fundament*l vigen** tam*é* impõe à famíl*a, à s*ci*dade e </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> Estado o de**r de assegurar às c*ianças e aos adol*scentes a sat*sfação *e s*us direitos, *om </line>
<line> ob*ervância à condi*ão *eculiar de pessoa em desenvo*viment*. </line>
<line> 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> A metodologi* ut*li*ada foi </line>
<line> pesquisa bibliográfica e document*l, </line>
<line> incluind* artigo* </line>
</par>
<par>
<line> *ientíficos, dissertações, *es*s. Dentre os </line>
<line> doc*m*ntos * au*ores que s*rviram *omo fontes </line>
</par>
<par>
<line> de*t*cam-se: Con**lida*ão das Leis *o Trabalho (*9*3); Cons*itu*ção Federal </line>
<line> (1988); </line>
</par>
<par>
<line> *statuto da *riança e do A*ole*cente (1900); Valente (2001); Watfe (2004); Silva </line>
<line> (*006); </line>
</par>
<par>
<line> *arbieri (2007); Carvalho (2008); Moraes (2009); Paga*ini (2011); M*r*ins (2012); *r*újo e </line>
<line> Nun*s Júnior (2014); *lves e Siqu**ra (2014); F*c*re (20*4); Fernandes (2*14); Coelho </line>
<line> (201*); Campos (2*16); Vidal (2016); Frota (2018); Tel*s (2019); Gueiros (202*). </line>
</par>
<par>
<line> O tr*ba*ho foi dividido em de*ermina*as *ar*es. *endo a introdução seguida </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *e*er*ncial te*rico, que apresenta um b*eve *ist*r*co sobre trab*lh* infanti* no Bras**. Os </line>
</par>
<par>
<line> resul*a*os e discuss*es abordam com clarez* *s Marcos Leg*is sobre Traba*ho Inf*nti* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *0, *rt. 8, p. 1*8-17*, out. 2022 www4.f*ane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. S. M. M. S**va, S. *. S***a, M. F. T*ixe*r*, C. M. B. C*uz, M. J. C. Santos </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> B*asil b*m como sobre o Estudo do Trabalho Infantil no *rasi*, co* ênfase </line>
<line> no traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> infa*til dom*sti*o. E, *ara finalizar, as con*idera*ões finais sobre o assunto tratado, rela*ando </line>
<line> as conclusões do estudo re*liza**. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> Os re*ultados apresentados, conforme a metodologia qual*tativa, aborda* os mar*os </line>
</par>
<par>
<line> l*gais **br* o tr**alho inf*ntil no Br*sil bem como sobre estudo do trabalho infantil o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil *om ênfase no t**balh* infantil domé*tico, deixando em evidência os pri*cipai* *ontos </line>
<line> rele*ante* sobre **sa te*ática no Brasil, com *s afirmativa* de alguns autores podendo, des** </line>
<line> *orma, esclar**er o objetivo proposto nes*e *studo. </line>
<line> *.1 Marcos *eg*is sobre Trabalho Infan*il no Brasil </line>
<line> O presente estudo se p*opõe a dis*utir * *nalisar os marc*s legais do trabalho infantil </line>
</par>
<par>
<line> no *rasil. Este *icrossistema apre*enta </line>
<line> uma grande </line>
<line> *iv**sidade de valo*es, costumes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regras. P*ra iss*, a esc*la e a f*mília compartilham fun*õ*s sociais, políticas e *ducacionais </line>
<line> na medida em que c*nt*ibuem e infl*enciam *a formação da crianç* e d* *dolescen*e </line>
<line> (M*RAES, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo *eles (2019), o sistema brasil*i*o </line>
<line> d* Prote*ão *ocial para c*ianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adolesce**es, t*v* </line>
<line> início no f*nal </line>
<line> *a década de 2* e início da década de 3*. Ant*s desse </line>
</par>
<par>
<line> perío*o havi* u*a ausência de polític*s pú*licas e de qualquer outra inte*venç*o d* Estado. </line>
<line> D*ssa informa*ão verifica-se *ue * leg*slador com*re*n*eu qu* a efetivação do cumprimento </line>
</par>
<par>
<line> *a v*lid*ção d*s *ireito* da </line>
<line> criança e *o </line>
<line> adolesc*nte é nec*s*ária para o **senvolviment* </line>
</par>
<par>
<line> físico, mental, mora*, espiritua* e so**al, em condições de liberd*de e de di**idade. </line>
</par>
<par>
<line> O tr*b*lh* infant*l * as l*is que o envolve* </line>
<line> estão ligados aos Direitos Humanos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *egu*da Geração, ou seja, </line>
<line> àque*** dir*itos *ue todos os </line>
<line> suje*t*s t*m para ter uma boa vida </line>
</par>
<par>
<line> nos níveis econômico, ed*c*cional e trabalhista. Esse t*po de mão de o*ra é v*sto *ob a ótica </line>
<line> econômica, rela*ionad* aos c*stos de s*a mão d* obra barat* (TEL**, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> entan*o, *ar* q*e se co*pree*da as </line>
<line> *erspectivas jurídica* *ue tra*a* </line>
</par>
<par>
<line> especificam*nte sobr* o trabalho i*fantil, é im*rescindível o exame dos pr*ncípio* jur*dicos </line>
</par>
<par>
<line> qu* norte*am </line>
<line> *ssa matér*a. Isso, pois, </line>
<line> cada </line>
<line> *aís do mundo possui </line>
<line> um* legi*lação q*e </line>
</par>
<par>
<line> determina a id*de mínima para adentrar o *ercado ** trab*lho. *lém de estar send* *elatado </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1*, art. 8, p. *5*-174, out. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*abalho Infantil Doméstico: Um Retrato Obsc*ro do Brasi* </line>
<line> *65 </line>
</par>
<par>
<line> sobre a faix* et**ia de contrataçã* exigida na lei, *r*sa-*e a**da *obre *s di*eit*s adqui*idos </line>
<line> **r estes ao *x*rc*r seu labor (FAC*RE, *014). </line>
<line> * CLT (Consolid*ção das Leis de Trabalho) e*põe sobre a p*oteçã* do trabalho *e </line>
<line> *enores *e idade, referindo-*e *o menor, aquele de 14 a *8 *nos, que *ão tem cap*cidade </line>
<line> pl*na. Pa** que *e p*ssa *o**reender as perspe*ivas jurídicas so*re esse assun*o, os jur*stas e </line>
<line> apli**dores do Direito explicam *ue o m*nor n*o é inc*paz p*ra o trabalho, mas a l*g*slação </line>
<line> lhe pr**ege de uma f*rm* especial (SIL*A, 20*6). *om e**ito, o a*t. 7º, da Constituição </line>
<line> Federal de 1*88, mais preci*ament* e* s*u inciso XXXIII, *pre**nt* a seguinte concepção: </line>
</par>
<par>
<line> Art. 7º São d*reitos dos traba*hadores </line>
<line> urbano* * rurai*, além de outr*s q*e visem à </line>
</par>
<par>
<line> melho*ia de *ua cond*ção social: XXXII* - pr*ibição de trab*lho n**urn*, perigos* </line>
<line> ou insalu*re a m**ore* de dezoito e de q*alquer trabal** a menores d* dezesseis </line>
<line> anos, salvo na condi*ão de a*re*diz, a *artir de qu*tor*e anos (BRASI*, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> O texto *a atual Carta Magn* interfe*e nas r*la**es que envolvem a* </line>
<line> cr**nças </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes, **us direitos e *everes, a fim de constr*ir uma *ociedad* livre, justa, *olidária, </line>
<line> *rotegida * sem abusos. N*sse a*pe*to, sa*ienta-s* que ** pri*c*pa*s fundame*tos *a proteção </line>
</par>
<par>
<line> do *rabalho da criança e </line>
<line> do adolescente são: </line>
<line> d* orde* cultural; de ordem moral; de ord*m </line>
</par>
<par>
<line> fi***lógica e que t*nge sobre a ordem de segurança (SILVA, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Mediante isso, faz-s* </line>
<line> importante *xpor *ue ao *m*re*ador é complet*mente veda*o </line>
</par>
<par>
<line> util**ar o me*or em a*ivid*des que demandem o emprego *e gra*de exigê**ia de força física </line>
</par>
<par>
<line> mus*ular, *om exceção *e a *orça utilizada for me*ânica ou não d*ret*ment* aplicada. E </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> duraç*o *a jornada de trabalho *o men*r não sofre l*mitações, sen**, portanto, no máximo de </line>
</par>
<par>
<line> 8 hor** diá*ias ou 44 </line>
<line> ho*as s*manais (a*t. </line>
<line> 411, CLT c.c. *º, XIII, CF/88). É </line>
<line> ve*a*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pror*og*ção da </line>
<line> jornada </line>
<line> *iár*a d* t*ab*lho ao meno* para cump*ir *ora* extra*rd*n*rias </line>
</par>
<par>
<line> destinadas às exigências rotin*ir** da e*p*esa (VALENTE, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> * não cumpr*mento d* lei é </line>
<line> crime. E se foi criada a proteção para cri*nça </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes *omo consta elenca*o no ordena*e*to j*r*dico, esta deve s** cum*ri*a. </line>
<line> Pe*sando nisso, A*ves * Siquei** (2014, p. 5**) e*plicam que: </line>
</par>
<par>
<line> A partir das conquistas ligadas aos direi**s humanos, d*fend*dos nac*onal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interna*ionalmen*e </line>
<line> n* dec**rer do sé*ulo XX, cr**nças adolescentes, além e de </line>
</par>
<par>
<line> s*rem considerados *ujeitos de direitos, *ão c*m*reendid*s como sujeitos que </line>
<line> possuem ne**s*idade* espe**ficas par* o seu *esenvolviment* **en*. Como </line>
<line> in*iv*duos e* desenvolvime*to, el** possuem * direito à prot*ção * *ida * à *aúd* </line>
<line> de forma prioritária, como também * edu*aç*o, a* esport*, *o **z*r, à alimentação, à </line>
</par>
<par>
<line> *ultura, à liberda*e, * **g*i*ade, ao r*speito, * </line>
<line> convivência famil*ar e comunitá*ia, </line>
</par>
<par>
<line> *ntre outros direitos, sendo deve* da sociedade a sua ga*antia. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*in* PI, v. 19, n. 10, art. *, p. 158-174, out. 2022 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. S. M. M. S**va, S. M. Silva, M. F. T*i*eira, *. M. B. C*uz, M. J. C. Sant** </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> Compreend*ndo que a to*a pe*s*a o* princípi** em come*to devem *er*everar, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> famí*ia serve </line>
<line> *omo *eio *e efetiv*ção da dignidade da pesso* humana, poi* proporciona </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> de*envolv*mento adequad* dos in*egran*es *ue *ompõe*. E, pensan** nisso, Ba*bieri a </line>
</par>
<par>
<line> (2007) *lucida que tratar do Pri*cí*io da Dig*idade *a Pess*a Hu*ana é trat*r </line>
<line> da * u a </line>
</par>
<par>
<line> inserçã* den*ro de *m *sta*o **mo*ráti*o ** Dir*ito, que co**ti*ui o fundamento do si*t*ma </line>
<line> const**ucion*l e da o**anização como Estad* Federativ*. </line>
<line> Portanto, é *mportante que a *ria**a seja protegida e poupada, em virtud* de **a </line>
</par>
<par>
<line> incapacidade, *ragil*dade, ing*nuidade; não </line>
<line> *espeitar isso, faz com que * *r*ança dese*volva </line>
</par>
<par>
<line> trauma*, muitas vezes, i*rever*íveis. Contudo, o que a*ontece * t*tal*ente o contrário, porque </line>
</par>
<par>
<line> *uan*o as c*ianças s*o col*cad*s no m*rcado de </line>
<line> trabalh*, seus estudos d*caem * sua </line>
</par>
<par>
<line> dignidad* é *esr*speitada (FAC*RE, *014). </line>
</par>
<par>
<line> Isso se torn* um cic** v**ioso, pois trabalha* em busca de melhor*a de v*da, ma* </line>
<line> fazem isso servindo de *ão de *bra barata, não adquiri*do direitos que l*e* garantam m*lho* </line>
<line> quali*ade *e vida. O p*incípio q*e se refere ao melh*r interesse da criança e *o ado*escente é </line>
<line> analis*do por Fernandes (201*, p. 64): </line>
<line> não apen*s *entro d* famí*ia, os fil*os pas*aram a gozar d* uma tut*la volta*a, </line>
<line> muitas vezes, à pr*teçã* de sua* pretensões, como *ambém a crianç* * ao </line>
<line> adolescente, en*uanto sujeito de direi*os, ad*uir*ram uma posição de propriedade </line>
</par>
<par>
<line> nas relações </line>
<line> jurídicas. Determino*-se a obs*rvação d*s *eus </line>
<line> interesses e de suas </line>
</par>
<par>
<line> *er*onalid*des com* seres *n*cos, a im**r respeito po* parte de s*u* represe*tantes </line>
<line> legais, *ue devem exercer a auto**da*e p*rental para pr**egê-los e propo*cionar * </line>
</par>
<par>
<line> liv*e desen*olvimento do ser </line>
<line> em cresc*men*o fís*c*, inte*e*tu*l e espiritual e, *ara </line>
</par>
<par>
<line> moldá-los segundo sua* *ró*rias conv*cções, *xpe*tativas e frus*raçõe*. </line>
<line> Perceb*-se q*e o pr*ncípio da so*id*riedade f*mi*iar ense*a devere* aos pa*s, en*uanto </line>
<line> os fil*os s* enco*t*am em condições de desenvolvim*nto. Para tanto, Silva (2*06) e*plica que </line>
<line> a fam*lia, o pai, a mãe ou o tutor são *s r*sponsáveis legais pe*o menor, e deverão, po*tanto, </line>
<line> afastá-los d* t*abalhos que d*mi*uam seu tempo *e e*tudo e seu des*a*so *ara *u* *ss* não o </line>
<line> pr*judi*ue. </line>
<line> Para conter a atuação no mer*ad* de trabal*o p*r crianças e adoles***t**, a fam*l*a, o </line>
<line> Esta*o, a *ocied*de br*sileira e os d**ei*os **en*ados por lei t*m imp*rt*nte fu*ção nesse </line>
</par>
<par>
<line> quesito, </line>
<line> um* vez que es*e problema tem *corrido de forma d*sordena*a, fa*end* com que </line>
</par>
<par>
<line> menores sejam prejudicados em *ua formação, desenvolvimento fí*ico, </line>
<line> p*í*uico, moral e </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, a*ém de f*zer i*so </line>
<line> em horár**s e </line>
<line> locais </line>
<line> que não perm*tam a frequênc*a à escol* (art. </line>
</par>
<par>
<line> 403, parágrafo ú*ico da CLT) (SILVA, 2006). </line>
<line> As dispo*ições co*s*i*ucionais e *ega*s que *ispõem acer*a da prote*ã* das crianças e </line>
<line> ado*escentes exi*em que * Poder Judiciár*o atue *fe*i*am*nte **s **mandas que tenh*m esse </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. *9, n.10, art. *, p. **8-174, out. 2022 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Trabalho I*fanti* Do*éstico: Um Retrato Obscuro do Brasil </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> objeto em questão. *o*o, </line>
<line> os magis*rad*s, in*epend*n*em*nte de r*querimento de terceiro, </line>
</par>
<par>
<line> *end* iden**ficado ind*cios *e ex*lor*ção do trabalh* infantil, devem agi* i*inentemente, </line>
<line> inclusive com *odas as medi*as assec*r**órias *e urg*ncia disponíveis, s* for o **so. </line>
<line> 4.2 Est*** do trabalho *nfa*til no Brasi* com ênfase ao traba*ho infantil doméstico </line>
<line> A q*estão levada ao Jud*c*ário que, por seu dever de z*lar pelo Direit*, deve *pon*ar a </line>
<line> sol*ção para o confl*to, sobretudo, observando o **l*o* i*teresse das *rian*** e ado*escente*. </line>
<line> Desde a *riaçã* da Or*aniz*ç*o In*ern*cional do Trabalho (OIT), em 1919, a OIT **aliza </line>
<line> mecanismo que vise* * coibir a mão de obra infantil, através de convenções e recom*n*açõ*s </line>
<line> com enfoque nesse tipo de tra*alho (CAMPOS, *016). </line>
<line> F*z-se ne*es**rio exp*r que as C*nve*çõe* Internaci*na*s são normas ju**dicas e </line>
</par>
<par>
<line> emanada* da Conferência Internacional d* OIT, desti*adas a constituir norm*s ger*i* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *brigatórias para o* Estados *elibera*tes. Com a a*ua*ão da OIT, *eve a*mento da atuaçã* da </line>
</par>
<par>
<line> mão de obra infantil, f*zendo *om que a *da*e m*nima f*sse a*terad* para 16 anos e, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> c*ndição de a*r*ndiz, de 14 a 24 anos (C**POS, 2016). Nessa perspectiva, dispõe o t**to d* </line>
<line> Art. 433 da C*ns**idação das Le*s do Tra**lho (CLT): </line>
<line> Art. 433. O contrato d* a**endizage* extingui*-se-á no seu t*r*o ou quando o </line>
<line> aprendiz completar 24 (vin*e e quatro) anos, ressalvad* a hip*tese pre***ta no § *º </line>
<line> do art. 428 desta Consolidaç*o (Reda*ão dada pela Lei nº 11.180, de 2005). </line>
<line> Por c*nseguinte, torna-se im*rescind**el que os estudiosos *o Direito r*al*zem </line>
<line> pesquisas sobre o tema, que é de inte*e**e de toda * socied*d*. *est* feita, como *upra*itado </line>
<line> acima, o Art. 428 da CLT, ma*s especi*ic**en*e em se* § 5º, elucida: </line>
</par>
<par>
<line> Contrato de apren*izagem é o c**tr*to </line>
<line> de tra*alho especial, *justa*o p*r escrito * </line>
</par>
<par>
<line> p*r prazo de*e*m*nado, em que * empregador se comprom**e a a*segurar ao maior </line>
<line> de 14 (qu*to*ze) e menor d* *4 (*int* * q*atro) *nos *nscri*o *m programa de </line>
<line> aprendiz*gem formaç*o té*n*co-profis*iona* metódica, co*patível c*m o seu </line>
</par>
<par>
<line> desen*ol*imento físico, moral e psico*ógico, o a**endiz, executa* c*m zelo </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diligência a* tarefas **cessárias a ess* </line>
<line> formação. § 5º A idade máxima previst* no </line>
</par>
<par>
<line> caput d*ste ar**go não se *plica a *pren*i**s portadores de d*fici*nci*. </line>
<line> Con*orme trazid* p*l* artigo supracitad*, exist* *d*de especificada para contratação </line>
<line> do menor aprendi* e esse aind* tem *empo para cessa*, c*ntu**, ex*s*e a exc*ção que abrange </line>
<line> os portado*es de deficiência. No Brasil, mui*as mud*nças ocor*e**m *er*n*o *ovos contornos </line>
<line> a esse qu**ito *, por co*seguint*, novos prob*emas a s*rem s p*lo Direito. </line>
<line> Nes*e aspecto, seguindo esses *ensamen*os, dev*-se considerar que * Constituiçã* </line>
<line> Feder*l *e 1988 *eco***ceu a essencia*idade da pro*eção à cria*ça e ao adolescente. S*lienta- </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 19, n. 10, art. *, p. 158-174, out. 2022 www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. M. M. S*lva, S. M. Sil*a, M. *. Te*xe*ra, C. M. B. Cruz, M. J. C. Santos </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> se *ue o tra*alho domés*ico infa*til obteve m*ior amplitu*e no período da industr*alização, o </line>
<line> que e*iden*iou a explo*ação das cria*ças e d*s ado*escentes. N**se con*exto, deu-se *nício à </line>
<line> c*ia**o dos pr*ncípios * às normas *e proteção ao tr**alho de crianças e ad**escentes a fim de </line>
<line> combatê-lo e par* que n*o seja f*rida a in*egrida*e d** menor*s (CAMPOS, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *e *co*do **m a citação supra, pode-*e d*zer que o* princíp*os surgem *ntes </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> p*óprias normas, servindo a essas como base d* sua elab**ação, ainda que, por *ez*s, </line>
</par>
<par>
<line> apresent*m-se posi*ivados *os pr*prios disposit*vos **gais. *s pr*nc*pios **m </line>
<line> passado </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> signifi**tivas mudanças para se *nquadrar*m aos **ecei*os cons**tuc*onais, especialmente, </line>
<line> quan** ao que se refere à *dei* de d*gni*ade da pessoa humana. Nesse aspecto, o *rincípio d* </line>
<line> *ignidade da *essoa **ma*a é ***crito por M*rti*s (2012, p. 72-73) da segu*n*e forma: </line>
<line> Isto remete à **ção *e que **ncebe* a digni*a*e da pessoa humana como </line>
<line> fund**ent* da república significa admitir qu* * Es*ad* brasi*eiro *e *on**rói a part*r </line>
<line> d* pes*oa hum*na, * para serv*-l*. Impli*a tam*ém, reconhecer **e um dos fi*s do </line>
<line> Estado *rasileiro *eve ser o de pr*piciar *s condições ma*er*ais *ínimas para que as </line>
</par>
<par>
<line> pess*as tenham di**idade. Afinal, a ***soa humana é o limit* e o funda*ento da </line>
</par>
<par>
<line> domina**o polític* e* u*a *epúbli*a *ue se pr*p*e demo*ráti*a como a brasileir*. </line>
</par>
<par>
<line> Da m**ma for*a, anotar a dig*idade da pessoa humana como fu*damento da </line>
</par>
<par>
<line> República no* re*ete à ideia de que sua *ositiva**o e a e**nciação de um *atálogo </line>
</par>
<par>
<line> d* dir*itos fu*damentais na *ons*itui**o *rasilei*a </line>
<line> (...) re*rese*ta o ponto </line>
</par>
<par>
<line> culm*nante de um processo históri*o, ma*cado *or avan*os e retrocesso*, que levou </line>
<line> *s Esta*os a reconh*cerem dire**os *o *omem *ela simpl*s *azã* de se* homem </line>
<line> (pe*s*a huma*a), co*o expressão infungíve* de sua di*nidade. </line>
<line> Conforme as *onsidera*õ*s desse autor, dep**end*-se o *ntendimen*o de *ue o </line>
</par>
<par>
<line> re*onhecimento do p*incípio da dignidade </line>
<line> da pessoa *umana como fundam*nto do Estado </line>
</par>
<par>
<line> brasileiro reflete no dever que ess* assu*e em ass*gurar e prote*er *s direitos da pesso*, de </line>
<line> mod* a propiciar as condiçõ** míni*as para que as me*mas tenham dig*i*ade. Iss* significa </line>
<line> que o pr*ncí*io em comento envo*ve o res*eito à criança, ao adolescente, ao ad*lto e ao idoso, </line>
</par>
<par>
<line> ***to </line>
<line> pelo Es*ado *omo por terc*iros. No mesmo escopo, *r**jo e Nun*s Júni** (2014, p. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 14*-144) afian*am: </row>
</column>
<column>
<row> A p**pri* Declaraç*o U**versal dos Direitos d* Home* indica que "todos os se*es </row>
<row> human*s nasce* liv*es e iguais em dignid**e e *ireito". Nesse sentido, como </row>
<row> leciona Pe. Laércio Dias de Moura, a dign*dade humana es*á atrelada à concepção *e </row>
<row> que "cada s*r humano tem, poi*, um l*ga* na sociedad* humana. Um lugar que lhe é </row>
<row> garantido pelo direit* que é a força organizadora da socie**de. Como sujeit* *e </row>
<row> di**it*s ele nã* pode ser excluíd* da *ocie**de * como sujei*o de obri**ções *le n*o </row>
<row> *o*e pr*sc*ndir d* su* p*rtinê*cia à sociedade, na qual é chamado a *xercer um </row>
<row> pa*el posi*ivo". </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 1*, n.10, art. 8, p. 158-174, out. 2022 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*aba*h* In**ntil Dom*st*co: Um Retr*to Obsc*ro do Bra*il </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> Por cer*o, tais ap*ntament*s *emonstram qu* a dignidade da </line>
<line> p*ssoa </line>
<line> h**ana alcanç* </line>
</par>
<par>
<line> todas a* pessoas, de todas as faixas *t*r*as que, c*nforme a D*claração Universa* *e D*reito* </line>
<line> do *o*em, já nascem livr*s e *guais. **sim s*nd*, Dias (20*5, p. 13) expõe q*e, de **ordo </line>
<line> com o Fórum Na*ional de Prev*nção * Err**icação do Tr*balho In*a*ti* - FNPETI, e* 20*3, </line>
<line> *avia 3.1*7.838 cri*nças e a*ole*centes *e 5 a 17 anos de idade trabalhando n* Bra*il. Esse </line>
<line> núm*ro re*re*e*tava 3,3% *e *od* a ocu*ação d* país e 7,5% da população na faixa etária de </line>
<line> 5 a 17 anos. </line>
</par>
<par>
<line> Porém houv* r*dução *e 10,6% em r*lação a 2012, *uando ha*ia </line>
<line> 3 .5 6 7 .5 8 9 </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadores inf**tojuve*is. Regi*nalmente, a ***o* parte (6*,5%) do trabalh* infan*il </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> país esta*a, em 2013, c*ncentrada no Nordest* (33,2%) e Sude*t* (31,4%) (DIAS, 2015, p. </line>
<line> 13). </line>
<line> De acord* com os dado*, entr* 2012 e 2013, houve redução *o tra*alh* in*antil (TI) </line>
</par>
<par>
<line> na maioria </line>
<line> das Unidades da Federa*ão (UFs) co* *es*aque para Acre o </line>
<line> (-5*,0%), Rora*ma </line>
</par>
<par>
<line> (-40,7%), Alag*as (-33,3%), *e*gipe (-31,3%) e Mato Gros*o (-31,3%). *or outro *ado, h*uve </line>
</par>
<par>
<line> *umento do TI no* *sta*os *o Am*pá (+26,0%), *io Gr*nd* </line>
<line> do N*rte (+9,*%), Rio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro (+6,2%), Pern**buco (+5,0%), Mato Grosso do *ul (+1,5%), M*ranh*o (+1,5%) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Goiás (+*,*%) (DIAS, 201*, p. 13). </line>
</par>
<par>
<line> *e**e con*exto, Camp*s (*0**) diz qu*, a fim ** pro*ege* a criança e o adol*scente, o </line>
<line> E*tado de*e*a suas r*spo*sabilid*d*s aos órgãos ** proteção *o*o o *ini*tério do Trabalho e </line>
</par>
<par>
<line> Emprego, a* M*ni*té*io Púb*ico e ao P*der *udiciário; inclu*m-se tamb*m os pais * </line>
<line> t oda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> famíli* envo*vi*os nesse âmbito p*otetivo. </line>
</par>
<par>
<line> A junção d**sas *esponsabilidades colabor* pa** que o *rabalho infantil seja </line>
<line> co*bat**o. Isso porque o tra*alho infantil do*éstico, em espe*ial no Bras*l, não é *lgo no** </line>
<line> na socied*de, muitas vezes, *stá *trelado a* con**ito ** família perante o *mbito s*cia* </line>
<line> familia*. O trab*l*o infan*** *o Brasil não re*tringe s*ment* a *riança (**ssoa c*m idade a*é </line>
<line> 12 anos), mas engloba também os trabalhos r*alizad*s pe*os **o*escentes (pessoa co* i*ade </line>
<line> até 18 anos) (CAMPOS, 2016). </line>
<line> Das crianças e adolescentes ocupados no Bra*il em *0*3, *4,7% (2,06 m**h*es) eram </line>
<line> d* se*o m*s*u*ino e 33,3% (1,1* milhão) do sexo feminino. Do universo de 42,2 milhõe* de </line>
</par>
<par>
<line> cria*ç*s e </line>
<line> adolescentes </line>
<line> de 5 a </line>
<line> 17 *nos de idade v*ven** </line>
<line> n* Brasil em 2*13, </line>
<line> 3,* milhões </line>
</par>
<par>
<line> trab**hava*, e *essas, 213.613 (6,7%) e**a*a* ocup*das </line>
<line> nos serviços d*mésti*os, trabalho </line>
</par>
<par>
<line> e*se p*oibido p*ra essa *aixa etári*, confor*e defini*o no Decreto 6.481, de 12 de junho *e </line>
<line> 200* (DIAS, 2015, p. 45). </line>
<line> *e*. *SA, Ter*sina PI, v. 19, n. 10, ar*. 8, p. 158-174, out. *022 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. M. M. Silva, S. M. Silv*, M. F. T*ix*ira, C. M. B. C*uz, M. J. C. Santos </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Entre 201* e 2*13, </line>
<line> h*uve uma re*uç*o d* 17,6% no número de trabal*ado*es </line>
</par>
<par>
<line> in*antoju*e*is ocupados </line>
<line> nos serviços d*méstico* no *rasi*, </line>
<line> n* entanto, nos est*dos do </line>
</par>
<par>
<line> Ama*onas, Amapá, Mar*nhão, *ernambuco, Rio de Jan*iro, Mato Gross* do Sul e no Di*trito </line>
</par>
<par>
<line> F*deral, houve aume*to </line>
<line> no nú*ero </line>
<line> d* criança* e a*oles*entes </line>
<line> ocupad** </line>
<line> *essa ativid*de </line>
</par>
<par>
<line> (DIA*, 2015, p. 4*). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme m*ncionado acima, aval*ando * estu** por grupo* de id*de, observa-se que </line>
<line> o maior *úme*o das cria*ç*s e ado*esc*n*es *cupad*s nos serviços do*é*ticos se concentr* </line>
<line> na fai*a dos 16 e 17 anos de idade. *est*ca-se que, e*tre as *riança* e adolesce*tes ocupa*os </line>
<line> nos ser*iços domésti*os, predominam as meninas (DI*S, 2015, p. 4*). </line>
<line> Em *elação ao tra*alho infantil *oméstico, a incidência de acidentes laborais </line>
<line> (qu*imaduras; alergias; proble*as de coluna; quedas) e de ma*s tratos e abusos sexuais *ssim </line>
<line> como de pr*b*emas de exau*t** física e adoecimento* é muito s*perior à média (CA*P*S, </line>
<line> 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo co* os r*scos, em 2*13, os estados do </line>
<line> Ama*á, Acre, Tocant*ns, *ara**ão e </line>
</par>
<par>
<line> *a*o *r***o do Sul apres**tavam </line>
<line> *l*vados percent*ais de </line>
<line> m*nina* ocupadas n*s </line>
<line> *er**ç*s </line>
</par>
<par>
<line> domésti*os, 60,0%, 42,8%, *9,*%, 3*,5% e 29,*%, resp*ct*vamen*e, das me*inas </line>
<line> **upa*as </line>
</par>
<par>
<line> se encontravam ** c*nd**ão de empreg*da* dom**ti**s. Entre 2012 e 20*3, o trabalho i*f*nt*l </line>
<line> dom*st*co e*tre os meninos a*ment*u nos e*t*d*s d* Roraima, Bah*a e Minas Gerais. Já entre </line>
<line> as me*ina*, houve aumento *o Ama*onas, Amapá, Maranhão, Pernambuco, *io de J*neiro e </line>
<line> M*to *rosso do Sul (DIAS, 2015, p. *2). </line>
<line> Q*anto à cor/raça, o trab*lho infantil *oméstico no Brasil é pr*ticame*t* composto de </line>
</par>
<par>
<line> negros, </line>
<line> q*e </line>
<line> em 2013 repr*s*ntav*m 73,4% </line>
<line> das crian*as e ado**scen*es *cupados n*ss* </line>
</par>
<par>
<line> ativ*d*de. Q*an*o à localização *o *om**ílio das **ian**s e adolescent*s que tra*al**vam nos </line>
</par>
<par>
<line> *erviç*s </line>
<line> domé*ticos no Brasil, em 2013, 80,2% </line>
<line> se encontravam na zona urbana e </line>
<line> so*av*m </line>
</par>
<par>
<line> 1 7 * .* * 3 </line>
<line> pess*as, enquanto </line>
<line> 42.380 t*n**m res*d*n*ia na zo*a ru*al. Segun*o a situação de </line>
</par>
<par>
<line> estudo, 80,0% (*7*,8 *il) *as criança* e adolescentes ocupa**s no* s*rviç*s dom*sticos *m </line>
<line> 2013 *studavam (DIAS, 2015, p. 54). </line>
<line> O re*d*mento m*dio p*r pessoa na* fam*lia* em q*e havia ao men*s u*a cr*ança e/ou </line>
</par>
<par>
<line> a*olesce*te *cupado nos ser*iços </line>
<line> doméstico* era inferior, **s dois anos an*lisados, ao </line>
</par>
<par>
<line> observado naquelas famílias </line>
<line> onde não ha**a crianças </line>
<line> e/ou adolescente* em si*ua*ão de </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho e naquelas o*de o trabalh* infantil não *ra doméstico. Considerando o *alário o </line>
<line> *ínim* de 2013, R$ 678,00, boa part* das famílias c** crianças * ado**scentes em **tuação </line>
<line> de trabalho *oméstico ti*ham r*nda (R$ *32,00) *or membro fam*l*a*, pou*o ma*or que meio </line>
<line> sal*rio mí*imo nacion*l (R$ 339,00) (DIAS, *015, p. 60). </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 19, n.10, **t. 8, p. 158-174, out. 2022 www4.fs**et.*om.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Trab*lho Infantil Domésti*o: Um Retrato Obscuro do B*asi* </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> D* tais co*siderações, pode-se enten*er *u* o *stado passou a regular as relações n* </line>
<line> esfe*a *amiliar, *nclu*ive no âmbito consti*uciona*. No entanto, nota-se que *i*ni**cativas </line>
<line> *udanças ocor*eram com o passar ** tempo, sobretudo, a**s * advento da Constituição </line>
</par>
<par>
<line> Federal de 19*8. Isso porq*e </line>
<line> o legislador *onstitucional * in*raconstit*cional p*ssou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *econhec*r **rei*os, especialmente *s cr*anças e adolesc**tes, a igualdade entre os gê*ero* * * </line>
<line> relev*n*ia da família peran*e a soc*edade * o Estado. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Conforme aludido neste estudo, o Direi** deve acompanhar a* m*danças que *correm </line>
<line> na socie*ad*, sob *en* de se tornar *bsoleto e *ncapaz de *olucionar *s con*litos que chega* </line>
<line> ao Judiciário, o que incide, inclusive, sobre * di*eit* da criança e adole*cen**. Com *feito, o </line>
<line> Direit* vem s* adaptando às no*as rea*idades e necessidades n* *ue ta*ge às s*guridade* que </line>
<line> e*volvem * trabalho infantil da cr**nça e d* adolescente. </line>
</par>
<par>
<line> Com bas* no que f*i exp*sto, fic* evidente a relevância que a famíl*a tem sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*men*o das *rianças e d*s adol*scentes, posto que pod* permitir a compr**nsã* ** </line>
<line> dinâmica familiar bem como a especif*cidade do proc*sso de dese*volv*mento dos indivídu*s </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> de sua *ubsistênc*a. *al i*enti*icação oferece ta*bé* a poss*bilidade de se deline*r </line>
</par>
<par>
<line> inter*ençõe* qu* favor*çam um adequado *e*envol*imento i*fanti*. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre os pont*s que se d**tac*ram com a realização d*sse </line>
<line> estudo, estão </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Constitu**ão Fe*eral de **88, p*is r*conhece os **reitos *as crian**s e dos *doles**ntes, no </line>
<line> âm*ito das famíl*as e fora d*las. I**o pois, de aco*d* c*m os d*dos *xpostos, fica evide*ciado </line>
</par>
<par>
<line> que a mão </line>
<line> de o*ra infantil de 5 * 17 </line>
<line> anos é </line>
<line> a mais explorada, violando os direit*s </line>
</par>
<par>
<line> *undamentais das crian*a* e dos adolescentes, de modo que acarre*a efe*t** irr*v*r*ív*is *ar* </line>
<line> o desenvolvimento de*s*s m*nore*. </line>
<line> Por essas razões, torna-se imperativo i*ve*tir em programas de orientação e ap*io para </line>
</par>
<par>
<line> p**s, crianças ad**escentes, c*m *inalid*de de instr*men*alizá-los pa*a podere* lida* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma m*is ade*uada com *uas c*rê*cias * nece*sidades, au*iliando-** com or*entações ma*s </line>
<line> prec*s*s, que sirvam de refer*nc*a para q*e cria*ças e adolesc*n*es sigam suas eta**s, o* s*ja, </line>
</par>
<par>
<line> brin*an*o, *studand* e vivendo suas fases f*ente a situaçõe* *u* nec**s*tem *e refl*xão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> to**da de decisões. </line>
</par>
<par>
<line> Diante di*so, verificou-*e a*nda que o não acatamento do* direitos *as *rianças e do* </line>
<line> ad*les*entes c*usa pr*juízo a toda a socieda*e, co*sid*rando q*e seu* direitos i*frin**dos nã* </line>
</par>
<par>
<line> formam *ma soc*edad* q*alificad*. De*sa form*, o </line>
<line> prese*te estudo deve ser </line>
<line> analisado, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*es**a *I, v. 19, n. *0, art. 8, p. *58-174, out. *022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
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<line> 1) *o*cepção e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interp*etação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) elabo*ação *o rascun*o o* na revis*o crít*ca ** *onteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) participaç*o na aprovação da vers*o fina* do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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