O Pedagogo e a Prática Humanizadora em Ambiente Hospitalar / The Pedagogue and Humanizing Practice in a Hospital Environment
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa teórica e reflexiva a respeito da imprescindibilidade do pedagogo no ambiente hospitalar e sua contribuição no processo de humanização de sujeitos desse ambiente, a partir da visão da pedagogia humanizada dentro do contexto do hospital. O objetivo desse trabalho foi evidenciar a indispensabilidade do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como as legislações que amparam tal prática, e os desafios para sua consolidação. O estudo foi realizado através da revisão bibliográfica, fundamentado em Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos e Mugiatti (2009), Oliveira (2001), entre outros, por meio de uma pesquisa documental (LDB-9394/96), (Constituição Federal de 1988) etc. Como resultado, notamos indícios teóricos que apontaram sobre a importância da contribuição do pedagogo na ambiência hospitalar, focada em uma perspectiva de atuação humanizadora.
Palavras-chave: Pedagogo. Prática Pedagógica. Pedagogia Hospitalar. Humanização.
ABSTRACT
The present work is a theoretical and reflective research about the indispensability of the pedagogue in the hospital environment and its contribution in the process of humanization of subjects of this environment, from the vision of the humanized pedagogy within the context of the hospital. The objective of this work was to highlight the indispensability of the pedagogue in the hospital environment, as well as the laws that support this practice, and the challenges for its consolidation. The study was carried out through a bibliographic review, based on Brandão (2007), Ceccim (1999), Libâneo (2002), Matos and Mugiatti (2009), Oliveira (2001), among others, through a documentary research (LDB- 9394/96), (Federal Constitution of 1988) etc. As a result, we noticed theoretical evidence that pointed to the importance of the pedagogue's contribution in the hospital environment, focused on a humanizing perspective of action.
Keywords: Pedagogue. Pedagogical Practice. Hospital Pedagogy. Humanization.
Referências
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto, 1994.
BRASIL. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília, MEC, 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução N° 41, de 13 de outubro de 1995. DOU, Seção 1, de 17/10/1995.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e bases da Educação Brasileira. Brasília, MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.
BRASIL, Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense. Coleção primeiros passos; 2007.
CECCIM, R.; CARVALHO, P. R. A. Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: UFRGS, p. 31-76, 1997.
CECCIM, R. B. Classe Hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio Revista Pedagógica, Rio Grande do Sul, a. 3, n.10, p.41-44, ago./out. 1999.
CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Resolução nº 41, de 13 de outubro de 1995. Direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Diário Oficial, Brasília, 17 out. 1995. Seção 1, p. 16.319-16.320. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Planalto, Brasília/DF. 1996. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2021.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Trad. Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.
ESTEVES, C. R. Pedagogia Hospitalar: um breve histórico. Disponível em < https://docplayer.com.br/1882530-Pedagogia-hospitalar-um-breve-historico.html>. Acesso em: 17 jun. 2021.
FERREIRA, P.A.F. (org.); CALDAS, I.F.P. (org.); PACHECO, M.C.P. (org.). Classe Hospitalar: a tessitura das palavras entre o escrito e o vivido. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FONTES, R.S. Reinvenção da escola a partir de uma experiência instituinte em hospital. Educação e Pesquisa, v. 30, n.2, mai.-ago. São Paulo, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GONZÁLES, E. Necessidades educacionais específicas. Porto Alegre, Artmed, 2007.
LACERDA, F.B.; SILVA, R.F.G. A classe hospitalar no estado do Pará: implantação e implementação, 2015, p. 72-79.
LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia cientifica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
Lei nº 13.716 de 2018. EMENTA: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para assegurar atendimento educacional ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2021.
Lei n° 548 de 2005. Ementa: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares ou mediante atendimento pedagógico domiciliar. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2021.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 2002.
LIMA, F. T. Classe hospitalar do hospital das clínicas. Faculdade de Medicina USP, Ribeirão Preto, 2003. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015.
MATOS, E. L. M.; MUGIATTI, M. M. T. F. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 7.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MATOS, E. L. M; MUGIATTI, M. M. T. F. Pedagogia hospitalar. Curitiba: Champagnat, 2001.
MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2004.
MINAYO, M.C.S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. – 7ª ed. São Paulo: Hucitec. Rio de Janeiro: Abraso, 2000.
MOTA, C. H. Princípio 7. In: SANTOS, L.; JORGE, A.; ANTUNES, I. Carta da Criança Hospitalizada: Comentários. Lisboa: Instituto de Apoio à Criança, Caderno 1, Novembro, 2000, p. 59-60.MMM
NASCIMENTO, C. T.; HAEFFNER, L. S. B. (s.d). A educação psicomotora do esquema corporal para crianças portadoras de leucemia e nefropatias crônicas: uma análise do papel do pedagogo inserido em equipes multidisciplinares no contexto hospitalar. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. de 2021.
OLIVEIRA, M.E Mais uma nota para a melodia da humanização. In: OLIVEIRA, M.E.; ZAMPIERE, M.F.M.; BRUGGEMANN, O.M. A melodia da humanização: reflexos sobre o cuidado durante o processo do nascimento. Florianópolis: Cidade Futura, 2001, p. 104.
PAULA, E.M.A.T. A Pedagogia de Projetos nas Escolas dos Hospitais: Estratégia coletiva de construção de conhecimentos. In. SCHILKE, Ana Lúcia, NUNES, Lauane Baroncelli, AROSA, Armando C.(Orgs). Atendimento Escolar Hospitalar: saberes e fazeres. Niterói Ed Intertexto, 2011, p.57-65.
PARÁ. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº001 05/2010-CEE. Dispõe a regulamentação e a consolidação das normas estaduais e nacionais aplicáveis à educação básica no sistema estadual de ensino no Pará. Pará, 05 de janeiro de 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2021.
Parecer CNE/CP, 5/2005. Aprovado em 13/12/05. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Processo 23001.000188/2005-02. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação – DF. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2021.
PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa histórica. Cadernos de Pesquisa, n.114, p. 179-195, nov. 2001. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2021.
Resolução 02 CNE/CEM/MEC/Secretaria de Estado da Educação. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Departamento de Educação Especial, 11 de setembro de 2001.
SALDANHA, G. M. M. M. A educação escolar hospitalar, práticas pedagógicas docentes com crianças em tratamento oncológico no Hospital Ophir Loyola em Belém/Pará. (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Pará, 2012.
SANTOS, C. B.; SOUZA, M. R. Ambiente hospitalar e escolar. In: MATOS, E. L. M. (Org.) Escolarização Hospitalar: Educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Portaria nº 054/2005/SEDUC de 25/05/2005. Cria o anexo I- E. E. de Ens. Fund. E Médio Barão do Rio Branco para atender aos alunos internos do Hospital Ophir Loyola. Belém/PA, 25 de maio de 2015.
VASCONCELOS, S. Classe Hospitalar no mundo: um desafio à infância em sofrimento. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 57, Fortaleza, 2005. Anais... Reunião anual da SBPC, 57, Fortaleza. 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.12
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)