Análise dos Custos das Atividades de uma Escola de Teatro / Analysis of the Costs of the Activities of a Drama School
Resumo
Este artigo trata de um estudo de caso de uma escola de teatro localizada na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Tendo em vista sua necessidade manifesta em obter dados para gerenciamento de seus processos de trabalho, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar quais são os custos das atividades desenvolvidas pela escola de teatro Alfa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, que utilizou de levantamento documental e entrevistas semiestruturadas para a etapa de coleta de dados. A pesquisa pode ser considerada de natureza aplicada. Os resultados identificaram 36 atividades mais relevantes executadas usualmente, as quais utilizam 12 diferentes recursos, no processo de prestação de serviço da escola. Valendo-se dos benefícios decorrentes do método de custeio ABC, os recursos foram alocados às atividades da empresa, a fim de mensurar seus custos. Dessa forma, foi possível colaborar para a gestão da empresa, avaliando as atividades e os custos decorrentes delas, facultando a identificação das mais relevantes e possibilitando um melhor gerenciamento nos processos internos para a prestação do serviço final. Constatou-se, ainda, a ocorrência da execução de uma mesma atividade por colaboradores com capacidades e remunerações distintas, encarecendo atividades de fácil execução. Além disso, foi identificada a sobrecarga de trabalho para alguns cargos, situação que poderia ser resolvida por uma melhor distribuição das atividades da empresa.
Palavras-chave: Atividades. Custos. Custeio Baseado em Atividades. Escola de Teatro.
ABSTRACT
This paper is a case study of a drama school located in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. Due to the need to obtain data to manage its work processes, this research aimed to identify and analyze what are the costs of the activities developed by the drama school named as Alfa. It is an applied, qualitative, exploratory and descriptive research that used documentary survey and semi-structured interviews for the data collection step. The research can be considered applied. The results identified 36 most relevant activities usually performed using 12 different resources in the school service delivery process. Taking advantage of the benefits derived from the ABC costing method, financial resources were allocated to the company's activities in order to measure their costs. Thus, it was possible to collaborate to the management of the company, evaluating the activities and the costs resulting from them, allowing the identification of the most relevant ones and enabling a better management in the internal processes for the rendering of the final service. It was also found the occurrence of the same activity by employees with different skills and remuneration, making it easy to perform activities. In addition, overload work was identified for some positions, a situation that could be solved by a better distribution of the company's activities.
Keywords: Activities. Costs. Activity-Based Costing. Drama School.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.12.10
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