<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 9, p. 190-206, *e*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.12.9 </line>
</par>
<par>
<line> *mpreender no Quilombo: Artesana*o *omo Alter*at*va de R**da de Famílias **ilombolas n* </line>
<line> Piauí </line>
<line> Entre*rene*r*hip in Qui*ombo: Crafts a* *n Inc*me Altern*tiv* for Qu*l*mbola F*milies in </line>
<line> Piauí </line>
</par>
<par>
<line> Almi* Ga*riel da Silva Fo***ca </line>
<line> Bachar*lado em Adminis*ração pel* Universida*e Federal do Piau* (UF*I) </line>
<line> E-mail: almirsi*vagabrie*@gm*il.com </line>
<line> Al**e Melo S*lv* </line>
<line> Bacharelad* e* *dminist*ação pela Univer*i*ade Feder*l do Piauí (UF*I) </line>
<line> E-mail: alicemell*sil@*utlook.com </line>
<line> An* Lar*ss* Gome* Machado </line>
<line> D*ut*r* em Enferm*gem *ela Universid*de Federal do Ceará (UFC) </line>
<line> E-mail: an*larissa2001@uf*i.*d*.b* </line>
<line> Jo*é Ede*ir d* *ilva Anjo </line>
<line> Doutor*d* em Ad*inistraçã* pela Uni**r*idade Federal de Lavras (*FLA) </line>
<line> Me*t*e pelo Pro**a*a de *ós-Gradu*ção em Admi**stração *a Unive*sidade Fe*eral *o Espírit* Santo </line>
<line> E-m*il: anj*.joseedem**@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Almir *abr*e* da Silva Fonseca </line>
<line> Edi*o*-Chefe: D*. Tonny K**ley de *lencar </line>
</par>
<par>
<line> Universidade *edera* *o Piauí, R. Cícero Duarte, 90* - </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Junco, Picos - PI, 64607-670, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: </line>
<line> Ali*e Melo Sil*a </line>
<line> Ar*i*o re*ebido em 21/09/*022. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade *ede*a* do Pia*í, R. Cícero Duarte, 905 - </line>
<line> *ecebida em *5/1*/*022. Apr*vado e* 06/10/2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> Junc*, Picos - PI, 64607-670, *ras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Ana L*rissa Gomes Mach*d* </line>
<line> *va*iado pelo *istema Trip*e Re*iew: Desk Rev*ew a) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Univer*idade Federal do Piauí, R. Cíce*o D*ar*e, 905 - </row>
<row> Junco, Picos - PI, 64607-670, *rasil. </row>
<row> *nde*eço: José Edemir da Silva An*o </row>
<row> Universi*ade *ederal de *avras, Aquenta Sol, Lavras - </row>
<row> MG, 37*00, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> **lo Editor-Chefe; e b) Double Blin* R**ie* </row>
<row> (avaliaç** ceg* po* d**s avaliad*res da *rea). </row>
<row> Revi*ão: Gramatic*l, *ormati*a e de Formatação </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> Empreen*e* n* Quilombo: Ar*esanato como Al*e**a*i** de Renda de Fa*ílias Quilombola* no *iauí </line>
<line> *91 </line>
</par>
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<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O artigo t*az a tem*tica do empreendedorismo social liga** à fabricação de *eças artesanais </line>
<line> produzi*a* em uma co*unidade q*i*o*bola localizada no interior p*auiense. *e*do </line>
<line> observadas as con*ições e* q*e os quilombolas produze*, com*rcializam * di*tribuem se*s </line>
<line> ganhos or*undos d* a*te**nat*, o*j**iva-se, a*sim, *i**orr*r ac*r*a dos *enef*cios da ati*i**de </line>
</par>
<par>
<line> econ*mica p*ra a ref**i*a comunida*e quilombola. Ao analisar * relação entre artesanato </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empree*dedorismo social, esta pesq*isa tem natureza qualitativa exp*orató*ia, com coleta de </line>
<line> entre*istas e re*ist*os fot*g*áfic*s. Os dados produzidos f**am a*alisados p*r meio da </line>
</par>
<par>
<line> Anál*se de Conteúdo. Os resultados apontam a **ividade empreend*dora de produção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*ercia*ização das peças a*tesanais de barro como uma alt*rnativ* fin*nceira para melhoria </line>
<line> d*s aspec*os econômi*os das famí*ias d* quil*mbo qu* integram essas ativid*des produtivas. </line>
<line> O em*re*ndedorismo s*cial apresenta-se co*o um veículo *ropulsor para * desenvolvime*to </line>
<line> e mudança da real**ade social de*ta referida c*munidade. </line>
<line> Palavras-ch*v*: Empre*n*edorismo Social. Arte*anato. Qui*ombo. Desenvolvim*nto *o**l. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The a*ticle *rings the *heme of *ocial entrepreneursh*p l*n*ed t* the manuf*cture of </line>
</par>
<par>
<line> handicr*ft* prod*ced in a quil*mb*la co*munity l*ca*ed the interior ** Piauí. Ob**rving in </line>
<line> the co*d*tions in wh*ch t*e q**lombolas produc*, m*rket and distribute thei* earnings fr*m </line>
</par>
<par>
<line> handicraft*, the </line>
<line> obje*tive is, the*ef*re, </line>
<line> t* discu*s the benefit* of eco*omic activity for </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> afo*em*nti*ned </line>
<line> quilomb*la comm*nity. *y *nalyzing th* r*la*i*nshi* between c*afts and </line>
</par>
<par>
<line> s*cial en*repreneu*ship, this research has *n explorat*ry quali*ative nature, with the c**lection </line>
<line> of i*terview* and photographic records. The data p*oduced wer* analy**d u*ing Content </line>
<line> An*lysis. T** *esult* indicat* the entrepreneur*al ac*i*ity of p*o*uc*ion *nd </line>
<line> co*m*rcialization of artisanal clay *ieces as a fina**ial alternative *o improve th* eco*omic </line>
</par>
<par>
<line> a**e*ts of the qu*lombo fam*lies that integ*at* these productive </line>
<line> activit*es. S*cial </line>
</par>
<par>
<line> en*repreneurs*ip present* *tself a* a propel*ing ve*icle for the development and ch*nge of **e </line>
<line> social rea*ity of *h** *o*m*nity. </line>
<line> *e*words: *ocial Entre*ren*ur**ip. Craftsm*nship. Quilombo. Local Developm*nt. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 12, art. 9, p. 1*0-206, dez. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
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<line> A. *. S. Fo*seca, A. M. Sil*a, A. *. Mac*a**, J. E. S. Anjo </line>
<line> 192 </line>
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<line> 1 I*T*ODUÇÃO </line>
</par>
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<line> O conceito ge*al e, de certa forma, um *ou*o *ercado*ógi*o de empre**de*o*ismo é a </line>
<line> cap*c*dade que um indiví*uo t** ** *dentif*car problemas e/ou opor*unidades e, a partir </line>
</par>
<par>
<line> disso, desenvolver **luções inv**t*r recur*os na cri*çã* de a*g* *ositi*o *ara a so**edade e </line>
<line> (SEB*AE, 2019). Dessa forma, é p*ssível imp**ta* o *oti*iano e a vida de pes*oas, levan*o </line>
</par>
<par>
<line> em c*nsideração * *estão de mud*nças, </line>
<line> criaçã* de novos mo*elo* </line>
<line> de *e*óc*os ou </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv**e*to de projetos. *s**m, o conc*ito d* emp*eended*rism* *o*e ser assoc**do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vá**os outros construto* tais qu*is * inovação, </line>
<line> *portunidade, ri*co, incerte*a e ação </line>
</par>
<par>
<line> (LEYD*N; *IN*, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Por outr* lado, * dada à educaç** o **rito pr*vedor da sustenta*ão de c*mpe*ências </line>
</par>
<par>
<line> de q*alque* c*da**o </line>
<line> que *era, ou possa vir a gera*, con*ribuições com*n*tár*as me**ante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fort*lecim**to de **a socied*d* ou *o*unidade empreended*ra. De acordo com a **m*ssão </line>
</par>
<par>
<line> *ur*pei* (20*6), a educação *ar* o </line>
<line> e*preen*edo***mo seria *efinida co*o o p*ocesso </line>
</par>
<par>
<line> dinâmico e social pelo qual os </line>
<line> indivídu*s ide*tificam oportunidades </line>
<line> para *novar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empreender, tr*nsformando suas idei*s em ativ*dades concretas n*s m**s diver*o* conte*tos, </line>
<line> sen*o eles so*ia*, c*l*ural *u econôm*co. </line>
</par>
<par>
<line> P*r*anto, *onsidera-se a edu*ação para empr*ende**rism* *o*o um* *errame*t* o </line>
<line> capaz *e transferir con*ec*men*os *teis *ar* a criação e gestão de atividades *rod**i*as, cujo </line>
<line> objetiv* p*imordial **ria despertar na* pessoas o in*eresse necessá**o para o *es*n*olvi*ento </line>
<line> de *ti*i*ades em*reendedoras (PUNI; *NLESIN**; KORSOR**, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> *este artig*, t*az-se a te*ática do em*reendedo*is*o - </line>
<line> outrora *omentad* medi*n*e </line>
</par>
<par>
<line> * cunho ba*ilar propo*cion*do através da educação - ligado * fabricação *e p*ças *rte*anais </line>
<line> pro*uzida* em um* comunidade quilombola localizad* n* interior pia*iense. </line>
</par>
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<line> Os remanes*entes **ssa r*ferida comunid*de, p*ezam p**a </line>
<line> defesa e cultivo *a </line>
</par>
<par>
<line> me*ória </line>
<line> de **a identidad* negra e rur*l, que carrega e* s*a história a* mar*a* *e lutas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esistência, </line>
<line> objet*vando a con*uist* de *ire*tos sociais </line>
<line> c*m </line>
<line> ba** na t*íade classe, raç* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gêner*, </line>
<line> ao me*mo tem*o ** que preservam suas tradições como forma de *eafirmaç*o </line>
</par>
<par>
<line> identi*ária (*OUZA, 2013), * e*emp*o da conti*uidade *ad* à pro**ção *rtesanal de *bjet*s </line>
<line> d* *arro, t*i* como o pot*, qu* dá nome à comunidade. </line>
<line> A problemática do estudo **s*nta-se na s*g*inte *uestão: Quais as con*ições em que </line>
</par>
<par>
<line> o* quil*m*ola* </line>
<line> *r*duzem, comercia**za* e distrib**m *eu* g*nhos ori*ndo* d* art*sana*o? </line>
</par>
<par>
<line> Objeti*a-se, </line>
<line> as*im, discorrer acerca d*s benefícios </line>
<line> d* ativida*e econômica p*ra a refer*da </line>
</par>
<par>
<line> comun*dade qu**ombola. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n. 12, a*t. 9, p. 190-206, dez. 20*2 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/**vista </line>
</par>
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<par>
<line> Empreender no Quilombo: Artesanato como Alterna**va de *end* de F*mílias Quilombolas no Piauí </line>
<line> *93 </line>
</par>
<par>
<line> 2 RE*ERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
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<line> 2.1 Empreendedori*mo s*ci*l </line>
</par>
<par>
<line> Le*and* em consi*eração a lógica a**al de ***petiti*idade consta**da *o mercado, </line>
</par>
<par>
<line> te*os que os asp*ctos relaciona*os ao desenvolv*mento fina*ceir* </line>
<line> dos novos negó*ios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empr*end*mentos impl*mentados </line>
<line> n* século XXI ultr*passara* as q*estões </line>
<line> particularm*nte </line>
</par>
<par>
<line> eco*ôm**as * passar*m v*slumbrar tam*ém u*a perspectiva base**a no campo social, a </line>
</par>
<par>
<line> co*si*erado um elemento </line>
<line> impor*ante p*ra o bem-e*ta* de determinad*s </line>
<line> c*letividades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambientes onde es*as est*o in*e*idas (**NÚ; GÓM*Z; *UZ*IO, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Para **nto, partindo deste ra*io*ínio, apresenta-se emp*e*ndedorismo social, qu* * </line>
<line> c*n*titui um s**campo *o empreendedo*is*o e possu* conceito a*plo, c*m bases fincadas na </line>
<line> inovação e valor social. Dessa forma, * me*mo po*e ser d*f*nido com* se*do uma atividade </line>
<line> i*ovador*, *ue promove a cria*ã* de val*r para a socie*ade e que po*e ser d*senvolv*da nos </line>
<line> mais divers*s se*o*es, *ais como as o*g*nizaçõe* sem fins lucrativos, s*tores empresariais ou </line>
<line> g*ve*nam*nt*is (BEZERRA-*E-SOUSA; TE*XEIR*, 2019). </line>
<line> Para Machado et a*. (201*), os denominados emp*ee*dimentos *oc*ais, em sua grande </line>
<line> maioria, p*dem se* considerados como resultantes da *xclusão socia* d* me*cado de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> * co*sequente *es*mprego agrava*o des** o **ício do novo século </line>
<line> e que, emb*ra se </line>
</par>
<par>
<line> organizem *bedecendo às lógicas capitali*ta* e empres*riais, perpetuam-se com os objeti*os e </line>
</par>
<par>
<line> fin*lid*des soc**is, f*rmaliza*d*-se e sen*o r*con*ecidas, mui*as </line>
<line> veze*, </line>
<line> c*mo *oop*rativas, </line>
</par>
<par>
<line> associa*ões e organizaç*es do terceiro setor. </line>
</par>
<par>
<line> Compa*t*and* com ess* per*pect*va, Genú, G*mez e Muz*i* (2018) explicam que o </line>
<line> empreendedo* ti*o *omo "*ocial" é caracte*izado como fo*en*a*or *e me*hor**s s*ciais bem </line>
</par>
<par>
<line> *omo </line>
<line> *mbientais, levando *m consideração o uso de e**ratégias </line>
<line> *e inovação pau*ada* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> campo so*ia*. Ainda, esses aspect*s carac*erísticos *os e*pre*nd*dores s*ciai* acabam por </line>
</par>
<par>
<line> tornar*m-se essenciais para * promoç*o das m*danças e transformaç*es </line>
<line> que visam tais </line>
</par>
<par>
<line> melhorias. </line>
</par>
<par>
<line> B*zerra-de-S*usa e Teixeira (201*) destacam que * con*eit* de e*preendedo**smo </line>
<line> social tam*ém está envolto nos pres*upostos da **mbi*ação do v*lor social *ar* com o va*or </line>
</par>
<par>
<line> econ*mico; dessa forma, é po*sível que esse t*po de e*p**en*edo*ismo **rmita </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*ime**o de novos modelos inovadores capaze* de propor </line>
<line> soluções * de resolver </line>
</par>
<par>
<line> *eterminad*s impasses so*i*is. Nessa p*rspe**iva, te*o* ainda *ue esses determinados </line>
</par>
<par>
<line> p*o*l**** soci*is devem ser vistos *omo fon*es </line>
<line> *e oportunidades e n*o com* b*rreiras ou </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a P*, v. 19, n. 12, a*t. 9, *. *90-2*6, dez. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. S. Fonseca, A. M. Silv*, A. L. Mac*ado, J. *. S. Anjo </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> di*i*ul**des, a* pas*o em que se pretende encontrar soluçõe* de fo*ma objetiva e *ausad*ras </line>
<line> de grandes **pa*tos que venham * ser benéficos p*ra a sociedade (MACHADO et al., *019). </line>
</par>
<par>
<line> N**se sentido, Machado et al. (2019) *n*ati*am tam*ém que o </line>
<line> empreendedoris*o </line>
</par>
<par>
<line> social p*de constituir um </line>
<line> im**rtante mei* de incentivo à inclusão social das po*ulações </line>
</par>
<par>
<line> carentes, deficie*tes e desassistidas pel* Estado, no mercado </line>
<line> de tr*balho. *ssim, esses </line>
</par>
<par>
<line> ne*ó*i** *ão c*nst*tuem ape*as a replicação de empreendimentos já existente*, ma* a criação </line>
<line> de novos, colo*ad*s de modo a tratar determinad* *roblem* ***i*l, a par*i* de u*a estrutura </line>
</par>
<par>
<line> o**anizada e *antend* foco na *ob*lização dos de*idos recursos necessár*os, cap*ze* de o </line>
<line> viabilizar a *olução d*s*e prob*ema (BEZERRA-DE-S*USA; TEIXEIRA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Como exposto, é notó*io o f*to de *ue são *ári*s as definiç*es </line>
<line> que po*em *er </line>
</par>
<par>
<line> associadas ao con*eito de empreendedorism* soc**l, onde essa s*ria *ma va*ta*e* d* tal </line>
<line> *o*ceito que cor*obora para o a**ndono *a id**a de que a pro*oção de be*efícios sociai* só </line>
<line> pode *er ger*da por organizações sem fin* l**rativos e, *e tal m*do, que ne*ócio* s*ciais não </line>
</par>
<par>
<line> são passivos da obt*nç** *o sucesso financeir* (GARCIA et al., 2021). Cer*a*ente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> em*reendi*ento s*c**l </line>
<line> é *esultad* do proc*sso inovador *e cri***o, imple*entação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sustenta*ilidade, *ujo objetivo pr*ncipa* n** é a maximização </line>
<line> d* </line>
<line> lucro, *a* a melhoria do </line>
</par>
<par>
<line> am*iente s*cial, pode*do atuar nas mais d*versas áreas, tais como arte, *ultura e outras. </line>
<line> 2.2 Artesana*o e Desenvolvim*nto Loc*l </line>
</par>
<par>
<line> O arte*ana*o uma atividad* trad*c*onal de f*rte valor cultural qu* é *ealiza*a por * </line>
<line> gr*pos de pessoas qu* possuem saberes e c*nheci*entos pa*a c*iação de objetos criat*vos. </line>
<line> Dess* form*, v*le ressa*tar ta*bém * relação entre os aspec*o* id*ntitário* de um *ovo ou </line>
<line> *omunidade e o artesanato, *oi*, segundo Soa*e* e Fis*her (201*), a a*ivi*ade artesanal pode </line>
</par>
<par>
<line> *onstituir um resg*te e manutençã* da cultura, promo*endo a </line>
<line> unicida*e *os envolvidos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ropiciando * val*rização da *ocal**ade. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Vieira (2*14), esse con*eito v**ta-se *ambém para a id*ia de que toda </line>
<line> p*odução artesanal é resultante do *rocessamento d* matérias-primas valendo-se da </line>
<line> criatividade d* *rte**o, das suas habilidades * so**etud* do valor cultural, podendo esse </line>
<line> processo ser efetuado majoritariam*nt* d* for*a manual por in*i*íduos que *oss*em domínio </line>
<line> integral de uma ou mais *écnicas. </line>
</par>
<par>
<line> A partir de uma perspe*tiva e*o*ô*ica, </line>
<line> a </line>
<line> ativi*ad* de </line>
<line> artesanato conf*gura-se </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> ** dos seto*e* da Economi* Cria**va (UNCTAD, 2010). Segun*o * relatório da UNCTAD </line>
<line> (2010, *40): </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. 9, *. 190-2*6, dez. 20*2 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreender no Quilombo: Artesanato como Alternat*va de Renda de Famíl*as Quil*mb*las no *i**í </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> De*inir e classificar artesanato é u*a tar*fa complex*. O ar*es*n*to tem </line>
</par>
<par>
<line> características dist*nta* e *eu* </line>
<line> prod**os *odem ser util*tári**, estéti*os, artís*ic*s, </line>
</par>
<par>
<line> cria*ivos, relacionados à cu*t**a, decorativos, pr*tic*s, tradicio*ais, e de valor </line>
<line> simbólico d* po*to *e vista religioso e soc*al. </line>
<line> Assim, v*le destaca* o trabalho dos órgãos de foment*, tais *omo o S*rvi*o Brasileiro </line>
</par>
<par>
<line> ** Apoio às *icr* e Pequenas Emp*esas (SEBRAE), que *avorecem a in*egraçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> famili**ização do* atores diversos, com* os pr*pr*o* arte*ão*, com a </line>
<line> ação empreen*edora, </line>
</par>
<par>
<line> m**iant* também * *ducação para o e*pr*end*do*ismo (*ELL*; FRO*HLICH, 201*). Tal </line>
</par>
<par>
<line> *econheciment* faz *om que o artesa*at* contribua </line>
<line> para * desenvol*imento local </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *omunidades tr*dicionais (GALLAS e* al., 201*), sendo associad* também ao turismo </line>
</par>
<par>
<line> cu**ural </line>
<line> (ve* </line>
<line> CAVA**ANTE; </line>
<line> VASCO*CELO*, </line>
<line> 202*; </line>
<line> MACHA*O; </line>
<line> SILVA; </line>
</par>
<par>
<line> FER*AND*S, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> De igual forma, Kell*r (*015) *ess**ta qu* as *rga*izações, ta*s </line>
<line> co*o coop**ativa* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> associaçõ*s </line>
<line> de </line>
<line> pr*fiss*o**is artesãos cons***uem u*a série de **nefícios e *antagens </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> acaba* incen*iv*n*o compe*i**vidade à a*ividade, p*rmitindo a*sim uma maior escoação a </line>
</par>
<par>
<line> dess*s prod*tos </line>
<line> artes**ais pa*a o *ercado. No entanto, e*sa </line>
<line> pe*spec*iva de </line>
<line> ativid*de </line>
</par>
<par>
<line> *conômica por infl*ência de institui**es como o SEBRAE pro*oca uma r*ptura *a visão </line>
</par>
<par>
<line> tr*dicional </line>
<line> do art*sanato que, ante* *isto como uma a*ivid*d* *nfo*m*l ** gru*os s***ais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> baixa rend*, passa a ter mais forteme**e a característ*ca de formali*ade no pro*esso cr*ativo </line>
<line> (MARQU*SAN; FIGUEIREDO, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Marq*esan e Figuei**do (2014) apontam que ess* nova perspectiva descar*cte**za </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> art*sanato como uma cult*ra artesanal tradicion*l, em </line>
<line> que o artesã* se t*rna um </line>
</par>
<par>
<line> e*preendedor. Nes*e **ntido, Macha*o, Silva e Fernandes (20*0) defendem que pesquisas </line>
<line> nessa temática reconhe*a* como os artesão* se organizam * *e*is*em às **áticas </line>
<line> empreendedor*s d* mainstream. </line>
<line> Como exemplo d* arte*anato de res*stênci* t*mos o estudo de Jesus (2017), que </line>
</par>
<par>
<line> c*nd*ziu uma </line>
<line> pesqu*sa *o*re artesa*ato indígena ** Estad* *o *io de Janeiro. * referido </line>
</par>
<par>
<line> autor </line>
<line> constata *u* vis*bilid**e da produção cultural do artes*nat* a </line>
<line> como *cono*ia </line>
<line> cri**i*a </line>
</par>
<par>
<line> oferece melhorias nas condições pol*t*cas e soci*econô*i*as, mas ta*b*m de resis*ência </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> marg*nalizaçã* dos artes*os, da população indíg*na f****e à falta *e políticas p*bli*as; * que </line>
</par>
<par>
<line> S ous a </line>
<line> et al., (2022) </line>
<line> ap*esent** ainda como desafio à necessi*ade de formação de uma </line>
</par>
<par>
<line> age**a espec*fica de **l*t*cas públicas *o Brasil *ara se*o* o </line>
<line> d* a*tesanat* * grupos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> artes*os. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 12, art. 9, p. 190-206, *ez. 2*22 </line>
<line> www*.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. S. *onseca, A. M. S*lva, A. L. Machad*, *. E. S. Anjo </line>
<line> *96 </line>
</par>
<par>
<line> 3 PROC***MENTOS METOD*L**ICO* </line>
</par>
<par>
<line> *o an*lisar a relação e*tr* artesanato * empreendedor*smo social, esta pesquisa t** </line>
</par>
<par>
<line> nature*a *ual*ta*iva </line>
<line> exploratória. A </line>
<line> pesquisa * de cunho </line>
<line> qualitativo aplicada à* c*ências </line>
</par>
<par>
<line> so*iais aplic*das, uma vez que, *egundo Tura** (2005), na metodol*gia qualitativa, *mp*ega- </line>
</par>
<par>
<line> s* a concepção trazida das Ciênc*a* Humanas, </line>
<line> segundo as quais não se busca e*tudar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno em si, *a* *ntender seu si*ni*icado **d*vidual ou *oletivo *ara a vida d*s pesso**. </line>
<line> Cab* d*stacar que me*ida* ét*cas foram aplicada* *ara realização da *esquisa, a qual ob*eve </line>
<line> aprovaçã* pelo co*it* de ética de u*a ins*ituição de ensin* su*erior brasileira. </line>
<line> A pesquisa *e campo *oi realizada em uma comunidade quilombola, lo*al*za*a no </line>
</par>
<par>
<line> interior do Piauí, mais especificament* na região d* Vale do **nindé, aos pés </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Transamaz*ni*a BR-316, entre o* m*ses d* ma*ço e maio d* 2021. Es*a referida co*u*idade </line>
<line> é ma**ida a*ravés de ar*esanatos l*c*is pro*uzi*os com o barro, pos*uindo em mé*ia cerca de </line>
</par>
<par>
<line> 4* fam*lias associadas ao projeto </line>
<line> quilombola, q*e te* como seu principal objetivo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimen*o dos dire*t*s básico* d*s povos r*manescentes *e origem af**cana. Man*e*do </line>
<line> vi*as as cultura* e tradições q*e entrel*çam as gerações de suas famí*ias, o quilombo pre*erv* </line>
<line> pr*ticas culturais e re*igiosa*, co*o d*nç*, capoeira, artesanato, rituai* r*li*iosos, en*re </line>
<line> outros. </line>
<line> Para constru*ão d* dad*s *esta pesquis*, en*revista* semies**uturada* f*ram realiza*as </line>
</par>
<par>
<line> a fim de alcançar a c**preensão de *undo dos sujei*os </line>
<line> ent*evi*tados e inseridos no objet* </line>
</par>
<par>
<line> d*sta pe*qui*a (GODOI; MATTOS, *010). *oram incluíd*s nest* </line>
<line> *esq*i** *s adu*tos *o* </line>
</par>
<par>
<line> idad* igual ou superior * 18 ano* e que foram localizados no período da coleta *e dad*s, d* </line>
</par>
<par>
<line> acordo </line>
<line> com os en*ereços *orneci*os p*lo *íder da comunidade q*ilomb*la. A coleta foi </line>
</par>
<par>
<line> realizada com 16 partici*antes, mediante entrevistas se*iest**turadas com residentes adulto* </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> comunidade, aptos a participarem do estudo, media*te </line>
<line> assinatura *o Term* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*nsen**me*to L**re e Escl*recido (TC*E). </line>
<line> Os questionamentos realizados durante as entrevistas *ossibilitar** o rec*nhecimento </line>
<line> do* aspectos econômicos da comunida*e em ge**l bem como d* roti*a do pr**esso *rodutivo </line>
<line> de produt*s artesanais *e barro, com o intuito de eviden***r a dinâmica * *mpactos das </line>
<line> estratégias p*o*utiva*, com dest*qu* para as etapas de maior r*levância ao longo do processo </line>
<line> de p*odução. E, p*r fim, ** formas de comer*ialização, arrecadação e divisã* dos rendim*ntos </line>
<line> obtidos em con*unto. </line>
<line> Para além d*s e**revistas, regi*tros fotográficos fo*am rea*izad*s ao lo*go do período </line>
<line> em campo. O u*o *e fotografias na cons*rução de dados na pesquisa qua*it*tiva não é re*ente, </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, *rt. *, *. 190-206, de*. 20*2 www4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreender no Qui*o*bo: *rtesa*at* como Altern*tiva de Renda de Fa**lia* Q*ilombolas *o Pi*uí </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> mas é c*locado de forma banal*zad* (ANJO, 2020). Muz*io (202*) d*staca a fotografia co*o </line>
<line> um *eio de produzir evidências e t*azer *m m*ior rigo* nas pesquis*s. </line>
<line> Após a transc*iç*o de *ntrevista* e r*g*stro* fotográficos, os dados produ*id*s fo*am </line>
</par>
<par>
<line> an*l*sados p*r meio da Aná*ise de Con*eúdo (AC). A *C *e baseia no **ocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inte*pretação dos </line>
<line> dados * partir da d*scr**ão e categorização de for*a lógico-**dutiva. Ta* </line>
</par>
<par>
<line> t*cn*ca de ca*e*ori*ação de dados co*abora para entendimento além do dito, s*ndo *bservado </line>
<line> a construção *** fal*s, sen*idos e intencio*a*id*de dos sujeitos para entendimento do mundo </line>
</par>
<par>
<line> so*i*l (COLBARI, 2014). </line>
<line> Foram criada* três </line>
<line> catego*ias, a *ost*riori, de acordo com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivo pr*post* neste tr*balho, * saber: Arte*ana** de re*istênc*a; *e A*t*são a a*tesa*ato e </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimento local. * *ópico * </line>
<line> s*guir, resulta*os e disc*ssão, descre*e os dados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *presenta as análises a par*ir de ca*a ca*egoria t*mátic*. </line>
<line> 4. R*SULTADOS * DISCUSSÃO </line>
<line> 4.1 Ar*esanato de resistênc*a </line>
<line> É no*ório qu* no cenário atua* brasileiro identifica-s* um camp* *ropí*io p*ra o ato de </line>
</par>
<par>
<line> empree**er, visto que as condições econô*icas s*t*ação desfavorável e </line>
<line> de e**regabilidad* </line>
</par>
<par>
<line> para as populações, principalmente nas loc*lidades pe**féricas, inter*or**as e comunidades </line>
</par>
<par>
<line> *ormadas por gr*p*s é*ni**s d* mino*ia s*cia*, consti*uem f**ores dete*m*na*tes para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> deci*ão *e ab*ir um empreen*imento próprio como alte*nativa ocup*ciona* e financeir*. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra tant*, neste tópico </line>
<line> abor*a*emos </line>
<line> a </line>
<line> atividade art*s*nal com* sendo um a*o de </line>
</par>
<par>
<line> resis*ênci* *os e*pr*end*d**es da referida </line>
<line> com*nidade quilombol* que, como em ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> sit*ações, muit** </line>
<line> vezes sem experiência de m*rcad* ou pr*paraç*o/pla*ejamento prévio, se </line>
</par>
<par>
<line> *v*nturam no emp**endedoris*o e* busca de esta*ili*a*e fi**nceir* (DORNELAS, 2016). </line>
<line> Apresentando tam*ém falas e fot*s do pr*c*s*o de aprendizag*m e d* *ro*esso artesanal de </line>
</par>
<par>
<line> produção que, p*ra Vieira (2014), de*e </line>
<line> valer-se das ha**lidad*s e criativi*ad* dos artesãos, </line>
</par>
<par>
<line> b*m com* a relaç*o da comunidade c*m o *arro - matéria-p*ima d* *rte*anato pr*duzido na </line>
<line> *ocal**ade. </line>
<line> *ssim, pode-se dep*eender divers** motivos qu* despertam o interesse dos ind*víduo* </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o at* de empreen*er; </line>
<line> d*sta forma, </line>
<line> po*emos inclui* a esta discussão o* conceit*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> em*re**dedorismo </line>
<line> por ne*es**dade * empreendedor**mo por oportu*idade (DORNELAS, o </line>
</par>
<par>
<line> 2016). *espec*ivament*, o primeiro c*nsiste nu*a decisão *ouco planej*da cu*a n*cess*dade </line>
</par>
<par>
<line> pe*soa* * o pr*n*ip*l motivad*r pa*a o </line>
<line> empreendi*ento, que é aberto sem </line>
<line> planejamento </line>
</par>
<par>
<line> prévi* e sem *erspectiva mercadológica. O s*gun**, *iz respeito a* resultado do processo de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 12, art. 9, p. 19*-206, dez. 2022 *ww4.f*anet.*o*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. S. Fon*eca, A. M. Silv*, A. L. Mac**do, J. E. S. *njo </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> iden*ificação de uma oportunid*de de *egócio, o **anejamento prévio e e*tudo *o mercado n* </line>
<line> qu*l se pretende estabel*cer o novo neg*cio. </line>
</par>
<par>
<line> *m esp*cífico, </line>
<line> podemos co*s*derar que o ato de empr*ende* da </line>
<line> comunida*e </line>
</par>
<par>
<line> quilombola **ui em estudo, através do art**ana*o, caracter*za-s* como um e*preendedo*ismo </line>
<line> por neces*i*ade que, *om * passar dos ano*, tor*ou-*e *ma *portunida*e de negóc*o </line>
</par>
<par>
<line> d*fer*nciad* </line>
<line> qu*, p*ra Soares e Fischer (2010), a comerciali*aç** des*e *rtesanato, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> ca*acteríst*cas esp*cíficas e bases fincadas na cultura e tradiç*o quilombola do tra*alho com o </line>
<line> barro, co*stitui uma *a*ori*a*ão monetária do **odu*o l*cal. </line>
</par>
<par>
<line> *om o andament* das *ntrevi**as real**a*as com residentes da </line>
<line> comunidade </line>
</par>
<par>
<line> quilombola, tornou-s* *acilmente *erce*tível r*conhecer a rel*ção intrí*se*a do* *rtesões *om </line>
</par>
<par>
<line> o barr* *tilizado como matéria-prima *ara produção das v*riadas peças destin*das </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*mercial*zação, como especifica o Indiv**u* 2: </line>
</par>
<par>
<line> [...] O bar*o é no**a salvaçã* aqui, *orque não tem em***go *ara nós * o p*vo tir* </line>
<line> dinheiro daqu*, das c**sas que p*oduzem. </line>
<line> Essa fa*a tr**smi*e * sen*imento de dependência em relação * ref*ri*a m*téria-p**m* </line>
<line> *u* é indispensável *ara a continuida*e ** *t*v*dade pr*dutiva *as peças artesanai* que são </line>
<line> comer*ia*izadas na comunidade, composta p*r uma população desf*vorecida quant* à* </line>
</par>
<par>
<line> op*rtunidades d* </line>
<line> emprego carentes *a região que *nxerg*m e </line>
<line> no arte**nato a alterna*i*a </line>
</par>
<par>
<line> ocu*aci*nal e finan**i*a. </line>
</par>
<par>
<line> Especific*mente, dest*cam*s * fa*a seguint*, </line>
<line> *o Indiv*duo </line>
<line> 9, </line>
<line> que *rá *xplicar </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> r*queza de *eta*hes *omo se dá * processo de produção art*sanal cons*atado na </line>
<line> comu*id*de </line>
</par>
<par>
<line> quil*mbola, o qual fa*-se nec*ssári* co*he*ermos, *xpor e an**isar as n*ances desse *eferido </line>
<line> processo: </line>
<line> O barr* é r*tirado a*i pert* de ond* eu m*ro, não sei *em q*antos quil*met*os, po* </line>
<line> n*me c*a**do *arre*r* *nde *egam a arg**a. A* traz a argila, aí bota *l* do lado, p** </line>
<line> de mol*o para **olecer e para modela*, põe esterc* de boi, de ju*ento. Ai depois </line>
<line> v*i e a**ssa, aí quando estiver bem macio faz o *ol*, *oloca ali, aí qua*do est*ver </line>
<line> feit* os rolos col*ca no chão e vai abrindo pa** m*delar a pa*ela, todo tipo *e copo, </line>
<line> travess*, jarro, *odo tipo de peça. Quan*o o temp* e*tá f*io igual hoje, tem que </line>
<line> dei*ar u* boca*o de dia p*ra se*ar. P*e ali *u dentro dos quar*os para não rac*ar. </line>
<line> Co*oca na sombra *e*mo. A* depois nas pa*el*s a gente passa u*a mucu** p**a no </line>
<line> final ficar bem *isinha. Depois col*ca el* para *ecar, quando estiver be* seca, *í vai </line>
<line> para o forno. </line>
<line> É perc*ptível que se tra*a *e um proces*o de*orado, *omp*sto por v*rias etap*s que </line>
<line> vão desde o re*olhimento da argila no b*rrei*o local, até a seca*em das respectivas p*ças no </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, *. 19, n. 1*, art. 9, p. 19*-206, de*. 2022 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mpreender no Quil*mbo: A*tesan*to como Alternat*va de Renda de F**ílias Quilombola* no Piauí </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> forno à len*a. O in*iví*uo 7 apresenta de forma mais resumida esse mesmo processo </line>
<line> produti*o: </line>
<line> [...] Tudo e*volve pe*a* o barro, modelar por muit* te*po usan*o as fer*ament*s </line>
<line> *ertas, j* *em que saber c*mo é també*, p*ecisa te* muita prática. *inda precisa </line>
<line> assar, pas**r a *er* depois que sec* * espera uns dia*. </line>
<line> Tal com* con*iciona*o na questão problema des*e es*udo, m*d*ante *s *es*ltados </line>
<line> exposto*, pode-se perceber as carac**rí*ticas cen*rais e*vol*as no processo *rodut*vo da </line>
</par>
<par>
<line> co*uni*ade q*ilombola qu*, ao *rganizar-*e e* grupos, s* ajudam m*tuame*te d*sde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> busca d* mat*ria p*i*a no chamado "barreiro", local de o*de é retirada a argila, *té o *reparo, </line>
<line> a model*gem das peças específicas, * su* secagem e o ato de assa* em forno à lenha. </line>
<line> 4.2 D* artesãos a empree*d*dores </line>
<line> Finali*ad* o processo pr*du*ivo, têm-se ass*m *om* res*l**do *s produ*os ar*esanais </line>
</par>
<par>
<line> que são postos para co*er*ializaçã* na *oja comunitária do ***l**bo, </line>
<line> co*o *lustra*o n* </line>
</par>
<par>
<line> image* 1. Apó* a venda, os gan**s s*o d**id*dos entre as p*ssoa* qu* produ*iram </line>
<line> determinado lo*e de produ*os, sendo desco*tado do montante u*a taxa re*ere*te à* despesas </line>
<line> mensais, tais como de energia *létrica da loja comunitária bem *omo d* l*cal onde fun*iona a </line>
<line> A*socia*ão do* Moradores ** Quilombo dos Potes on*e a produção é r*alizada. </line>
<line> *magem 1: Produtos ar*esanais expostos na loja com*nitária *a *o*unidade </line>
<line> qu*lom*ola. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Acervo d*s autores. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 9, p. 190-*06, dez. *022 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. *. Fon**c*, *. M. Silva, A. L. Macha*o, J. E. S. Anjo </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> As*im, serã* apresen*a**s neste tópico os aspecto* envoltos no próprio pro*esso d* </line>
<line> co*ercialização dos produtos artesanais, que corroboram co* o *encionad* ant*rio*mente. </line>
<line> *s*es *atos po*em ser comprovados medi*nte* as fa**s apresent*das a *egu*r, qu* explicam o </line>
</par>
<par>
<line> des*ino das peças produ*i*as mediante o processo </line>
<line> de co*ercializaç*o e conse*u**te </line>
</par>
<par>
<line> rep*rtiç*o dos respectivos g*nhos. * *ndivídu* *, *m sua fala, ap*ese*ta o início d* processo </line>
<line> de comerc*alização: </line>
<line> [...] Depois coloca p*ra vender na lojinh* a*i. Anos atrás, eu mesma não, m*s minhas </line>
</par>
<par>
<line> tias, mi*ha av* qua*do era </line>
<line> v*va, </line>
<line> iam para Inhu*a, Ipiranga, Picos, nas feira* </line>
</par>
<par>
<line> *e*m*. A* anos atrás a *ente ** *ara f*ira, a fei*a em Ter*sina. L*vava, *í nós </line>
</par>
<par>
<line> *o*ocá*amo* lá na praça Pedro </line>
<line> II, tinha lá o ponto ** venda também lá na praça </line>
</par>
<par>
<line> P**ro II mandava também para lá. </line>
<line> É importante destacar o fato de *u*, em t*mpos passados, como expõe o Ind*víduo 9, </line>
<line> os pr*prio* resid*nt** da comu*idade sa*am d* loc*lidade par* co*ercializar se** produtos </line>
</par>
<par>
<line> em out*as cidades </line>
<line> vizinhas da região e d* capital p*auiense, participando *e fei*a* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *xposições ao ar liv*e. Na atua*idade, es*es produt*s s*o comerc*aliz*dos apenas na lo*a da </line>
<line> comunidade, que fica *os pés *a rodov*a B*-31*, como e*põe o *ndiví*uo 15: </line>
<line> [...] O pessoal qu* mais compr* é *s que passam na estr**a, param, compram, fazem </line>
<line> encomenda. </line>
<line> A seg**r, sã* relatadas *s c**acterística* dadas a* *rocesso de vendas e repart*ç** dos </line>
<line> respe*tivos gan*os. O Indiví*u* 14 expõe o caráter conjunto da produçã* e comercialização </line>
<line> bem co*o o ca*áter ind***dual*sta da arrecadação dos ganho*: </line>
<line> Eles t*abalham juntos, cada um tem suas peça* aí botam nas estantes. *ada esta**e </line>
<line> tem um dono, a peça qu* vende o don* re*ebe o dinheiro, e quem vendeu recebe </line>
</par>
<par>
<line> uma *o**ssão. E </line>
<line> te* uma tax* q** ele* tiram para *ssoc*ação. Qualquer um pode </line>
</par>
<par>
<line> vender *i eles se*pr* *ir*m essa *achinha para associação, par* pagar a luz **qu*, da </line>
<line> lojin*a. </line>
<line> A partir dess* fala, p*de*os perceb*r * senso de o*r*g*ção para co* as despesas que </line>
<line> devem s** com*artilhadas entre os art*sã*s da comuni**d*, que **v*m des*ina* parte *o* seus </line>
</par>
<par>
<line> ganhos para custe*r as despes*s da *s*ociação c*muni*ária e da pró*ria loja. N*s falas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seg*ir, *s indivíduos 2 e 12, respecti*amente, e**licam de manei*a *ucinta como se dá a </line>
<line> divi*ão dos ga**os entre os arte*ãos, ajudantes e vendedores. Segund* eles, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere**na, v. 19, n. 1*, art. 9, p. 1*0-206, *e*. *022 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Em*reender no Q*i*o*bo: Artesanato como *ltern**i*a de Renda de Famílias Quilombolas no Piauí </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> A div*são que tem * que * pessoa que faz a* p*ças, **ce*e * paga a* que ajudou, </line>
<line> paga o que foi bu*car o barro, dividem a gasolina. Q*ando a*abar o gru*o **v*de *s </line>
<line> *o*sas que gastou, a lenha da **eim* e tudo [...] </line>
<line> [...] *qui cada *essoa faz s*a quant*dade d* peças. Ai se for *ma encomenda grande, </line>
<line> divi*e o tanto *e x par* cada um. Quando rec*ber o dinheir* é tota* d* x para *ada. </line>
<line> ***se modo, os mora*ores do Quil*mbo dos Pot*s, dadas as suas condi*ões regi*nais, </line>
</par>
<par>
<line> de c*rência de acesso e*ucação de qualidade e al*ern*tivas de rend*, vira* no ato à </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *mp*ee*de* uma alternativa para o alca*ce de me*hores cond*ções (BEZ*RRA-DE-SOUSA; </line>
<line> *EIXEIRA, 201*), compactuando, assim, co* o pensamento qu* refo*ça a ideia d* que </line>
</par>
<par>
<line> qualquer *ndiví*uo po*e alçar as </line>
<line> c**petên*ias necess*rias par* se* *mpreen*edor, </line>
</par>
<par>
<line> enf*tizando a*nda que o fato </line>
<line> de </line>
<line> **r criativo, idealist* * determinado </line>
<line> (VIEIRA, 2014) </line>
</par>
<par>
<line> consti*uem c*racter*sticas q*e são ti*as **mo ess*nciais para </line>
<line> u* </line>
<line> e*pr*en**dor bem- </line>
</par>
<par>
<line> sucedido. </line>
</par>
<par>
<line> Para *an*o, vale ta*bém enfa*izar o pen*amento de *eller (2015), ao afirmar que esse </line>
<line> tipo de econ*mia soci** é aquela baseada n* co*perativid*de em vez *a compe*itiv*dade, que </line>
<line> promov* uma **iciê*cia *is*êmic* *obressalente à efici**cia apenas individual. </line>
<line> *.3 Artesan*to e d**envo*viment* *oca* </line>
<line> Genú, Gómez e Muzzio (2018) de**acam que o empree*ded*ris*o co*stitui um </line>
<line> caminho sustentável para * desenvolv**ento social * econô**co *e q***quer local*dad*. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo também atrib*í*o ao empreendedoris** </line>
<line> os a*pect** que ca*acteri*a* melhor arma a </line>
</par>
<par>
<line> contra o desem**ego. *ortanto, </line>
<line> nesta sessão, apresentam-s* *s a*pe*tos co*resp*n*en**s ao </line>
</par>
<par>
<line> senso *e c*mun*dade, c*op*rativida*e * assoc*ação *as famílias re**dentes no *erritório </line>
</par>
<par>
<line> *uilombola, *ue </line>
<line> efetivame*te inte*ram as ativida*es *rod*tivas, colaborando </line>
<line> par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv**ento local des** *omunidade tradici*nal, medi*nte o artesana** (GALLAS et *l., </line>
<line> *0*9). </line>
<line> *ara tan*o, *razemo* t*mbém a *sta d*scussão o senso de *omu**dade e </line>
</par>
<par>
<line> *ooperativis*o </line>
<line> entre os artesãos, que trabal*am se ajudam mutualment* em *usca e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> promover me*hores co**içõe* *ara as suas fa*ílias. Atr*vés *o artes*nato que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> emp*een*ido, t**n*m possív*l es*e efe*ivo desenvolv*mento para a comunidade, como *xpl*ca </line>
<line> o I*divídu* 4 ao falar sobre * atividad* artes*nal. Ele exp*ica, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **re*i*a PI, v. *9, n. 12, art. 9, *. 1*0-20*, dez. 2*22 </line>
<line> www4.f*a*et.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. S. Fonseca, A. M. Sil*a, A. L. Mach*do, J. E. S. Anjo </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> [...] Tem o *rtesanat*, t*m as famílias aqu* *ue f*zem * artesanat*, que *evam o </line>
</par>
<par>
<line> *ome da Comunidad* dos Potes, é porque desde que fun*ou aqui que tem a tr*dição </line>
<line> de fazer os produtos de barro, os produtos da *rgil*, a terra *qui é boa. A arg*la * </line>
<line> uma das melhores da *egião * até de outras. </line>
<line> Percebe-s*, *trav*s do exposto, que * Indivíduo 4 en*l*ece o tr*balho realizado n* </line>
<line> com*nidade, a comunida*e em si e * própria matéria-prima utilizada p*ra a produção *** </line>
<line> peças art*san*is ao destac*r que a argila é a melh*r ** região, * que co**titui um *iferenci*l </line>
<line> par* *s pe*as comerc*al**adas. O indivíduo 13 ap*esen*a outros tipos de peça* produzi*as: </line>
</par>
<par>
<line> [...] A com*nid*de produz panela, pot*, *ar*o </line>
<line> de planta, pote grande. Eles vendem </line>
</par>
<par>
<line> aqui mesmo na loja. </line>
</par>
<par>
<line> É important* enfatizar o se*so de comunidade e cole*ividade pr*sente nas falas *os </line>
<line> e*tr*vistados. O I*divíduo 13 expressa que "a comunidade produz", o c*letivo, pondo à parte </line>
</par>
<par>
<line> o individuali**o </line>
<line> outrora menc**nad* *o p*ocesso *e divisão dos gan*os. *orta**o, t*rna-se </line>
</par>
<par>
<line> impo*tante a m**uten*ão e *r*s*rva*ão *esse s*ns* d* colet*vidade, colocado em prática </line>
<line> media*te as ativid*des e re*niões propo*tas pela a*sociação comunitária, ilust*ad* na imagem </line>
<line> 2. </line>
<line> Ima*em 2: *sso*i*çã* *omunitá*ia *a comunid*de quil*mbola. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Acervo dos *utores. </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, Ter*s*na, v. 19, n. 12, art. *, p. 190-206, dez. 202* </line>
<line> www4.f**net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*preender no Quilombo: Arte*a*a*o como A*ternativ* de Renda de Família* *ui*ombol*s n* P*auí </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> Esse espa*o, a*ém de a**igar * as*ociaçã* comunitári* com * *ealização de reun*ões e </line>
<line> eventos, * o loc*l on** são realiza*as as pro*u*õe* das dive*sa* p*ças art*sanais, s*rvindo </line>
<line> *amb*m como d*pósito para as peças produzidas. O *spa*o também é d*stin*do * a*rigar o* </line>
<line> e*co*tros * práti*as religiosas tradicionais da localidade. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES *I*AIS </line>
<line> At*almente, *a sociedade *rasilei*a, significativa parcela da po**lação, f*ente ao *lto </line>
</par>
<par>
<line> índice ** *e*empreg* </line>
<line> constatado *o país, *em visto no emp*eendedor*smo a solução para o </line>
</par>
<par>
<line> al*ance de es*a*ilidade financeira. Nas l*calidades *erif*ricas e comunidades, tais *omo a* </line>
</par>
<par>
<line> dos *ov*s quilombolas, esse cenário torna-se ainda *ais agra**nt* quando nos refer*mos ao* </line>
<line> índices de *mpreg*b*lidade e consequen*e bus*a pela es*abil*dad* financeira. </line>
</par>
<par>
<line> Di**te d*ss*, e já *os ref*rind* ao *bje*ivo c*ntral </line>
<line> deste estudo, é n**ório o caráter </line>
</par>
<par>
<line> benéfi*o dado * comu*idade quil**bola dos *ote*, q** vê na *ua ativid*d* e**reend*dora ** </line>
</par>
<par>
<line> pro*uçã* e </line>
<line> comercializaç*o das peça* artesa*a*s </line>
<line> de bar*o um* alterna*i*a financeir* *ara </line>
</par>
<par>
<line> melho*i* do* asp*ctos econômicos das </line>
<line> família* d* </line>
<line> qu*lo*bo que *ntegram *ssa* atividades </line>
</par>
<par>
<line> prod*tivas, se*do o </line>
<line> empr*endedorismo *m veí*ul* propulsor para o *esenvolvimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **dan*a da realidade social dessa *ef**ida c*munidade. </line>
<line> Mediante o expo*to, v**e ressaltar a impo*tância das ações *e incentivo e o*ientações </line>
</par>
<par>
<line> *ara o e*preen**dorismo e* comunidades ta*s co*o </line>
<line> esta pes*uis*, *eja **ravés do poder </line>
</par>
<par>
<line> púb*ico ou d* ini*iativa p*ivada, *u* possib****em a criação e c*ntinuid*de da </line>
<line> *t*vidade </line>
</par>
<par>
<line> **preen*edora de *aneira efetivamente organizada, e capaz d* gerar m*ior*s i**a*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, como co*t*ibuição teórica, este estudo identifica </line>
<line> as comunidades </line>
</par>
<par>
<line> quilombolas d* Bras*l </line>
<line> *o*o local**a*es deten*or*s </line>
<line> d* p*t*ncial elev*do para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento, por intermédio do fome*to de at*v*dades produtivas com fo*o no ato </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> emp*een**r. </line>
</par>
<par>
<line> *or fim, tend* em v*sta que o méto** util*z*do nesta pesquis* *s*á *unda*entado </line>
</par>
<par>
<line> como de nat*reza q*alitativa, </line>
<line> va*e </line>
<line> co*siderar *s respe*tivas limi*ações d*ste estu*o que </line>
</par>
<par>
<line> impedem a generalização *e seu* resultados. U*a **z </line>
<line> que a *mostra da pesqui*a foi </line>
</par>
<par>
<line> relativ*mente pequena, dada a quan*ida*e de residentes </line>
<line> a*ult*s d* comunid*de, o que </line>
</par>
<par>
<line> dificul*ou a obten*ão *e ma*ores </line>
<line> deta*he* qu*nto aos processos de pr*duç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*ercial*z*ção dos produtos </line>
<line> artesana*s, sugere-*e, p*rtan*o, * desenvolvimen*o </line>
<line> de estud*s </line>
</par>
<par>
<line> futuros que c*ntem*lem de forma mais amp*a esses aspect*s. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 19, n. 12, art. 9, p. 190-2*6, dez. 20*2 </line>
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<line> SOU*A, J. R. F.; SÁ, M.; *ORÊT*, *. S. S.; SOUZA, D. C. *onstr*ção de ag*nda </line>
<line> e </line>
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<line> *es*fios *ocai* à valoriza*ão e ao de**nvolv*mento colet*vo do n*g*cio de artesanato no *lt* </line>
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<line> *OU*A, *. A. O. "Negra* nós somo, só não temo o p* no torno": a ident**a*e ne**a * de </line>
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<line> g*nero e* Concei**o </line>
<line> das Crioulas, Contenda* / Tamboril e Sa*ta*a (Salgueiro-PE). Tese </line>
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<line> (doutor*do) - Univer*id*de Federal d* Pe*nam*uco, CFC*. Progr*ma de Pós-Graduação em </line>
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<line> TU*ATO, E. R. Méto*os qu**itati*os e qua*titat*vos n* á*ea da saúd*: de*iniçõe*, difere*ças </line>
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<line> A. G. S. Fo*seca, A. M. S**va, A. L. Machado, J. E. S. Anjo </line>
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<line> C*mo Refe*enciar este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> F*NSECA, *. G. S; SILVA, A. M; MACHADO, A. L; AN*O, *. E. S. E*preender no Qui*ombo: </line>
<line> Artesanato c*mo Altern*tiva de **nda de Famíl*as Qu*lo*bolas no Piauí. R*v. FSA, Teresina, v. 19, </line>
<line> n. *2, *rt. 9, p. 1*0-206, dez. 2022. </line>
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<line> Contribui*ão dos Autor*s </line>
<line> A. G. S. Fonseca </line>
<line> A. M. S*l*a </line>
<line> *. L. Machad* </line>
<line> *. E. S. Anjo </line>
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<line> 1) con*epção e planejamento. </line>
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<line> 2) análise e in*erp*etação *os dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabor*ção *o ra*c*nho ou n* re*isão crít*ca do conteúd*. </line>
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<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 4) participa*ão *a aprova*ã* da *ersão fina* do manuscr*t*. </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. 12, art. *, p. 19*-206, d*z. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*e*ista </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)