<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 9, p. 190-206, *e*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.12.9
</line>
</par><par>
<line>
*mpreender no Quilombo: Artesana*o *omo Alter*at*va de R**da de Famílias **ilombolas n*
</line>
<line>
Piauí
</line>
<line>
Entre*rene*r*hip in Qui*ombo: Crafts a* *n Inc*me Altern*tiv* for Qu*l*mbola F*milies in
</line>
<line>
Piauí
</line>
</par><par>
<line>
Almi* Ga*riel da Silva Fo***ca
</line>
<line>
Bachar*lado em Adminis*ração pel* Universida*e Federal do Piau* (UF*I)
</line>
<line>
E-mail: almirsi*vagabrie*@gm*il.com
</line>
<line>
Al**e Melo S*lv*
</line>
<line>
Bacharelad* e* *dminist*ação pela Univer*i*ade Feder*l do Piauí (UF*I)
</line>
<line>
E-mail: alicemell*sil@*utlook.com
</line>
<line>
An* Lar*ss* Gome* Machado
</line>
<line>
D*ut*r* em Enferm*gem *ela Universid*de Federal do Ceará (UFC)
</line>
<line>
E-mail: an*larissa2001@uf*i.*d*.b*
</line>
<line>
Jo*é Ede*ir d* *ilva Anjo
</line>
<line>
Doutor*d* em Ad*inistraçã* pela Uni**r*idade Federal de Lavras (*FLA)
</line>
<line>
Me*t*e pelo Pro**a*a de *ós-Gradu*ção em Admi**stração *a Unive*sidade Fe*eral *o Espírit* Santo
</line>
<line>
E-m*il: anj*.joseedem**@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Almir *abr*e* da Silva Fonseca
</line>
<line>
Edi*o*-Chefe: D*. Tonny K**ley de *lencar
</line>
</par><par>
<line>
Universidade *edera* *o Piauí, R. Cícero Duarte, 90* -
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Junco, Picos - PI, 64607-670, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço:
</line>
<line>
Ali*e Melo Sil*a
</line>
<line>
Ar*i*o re*ebido em 21/09/*022. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade *ede*a* do Pia*í, R. Cícero Duarte, 905 -
</line>
<line>
*ecebida em *5/1*/*022. Apr*vado e* 06/10/2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
Junc*, Picos - PI, 64607-670, *ras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Ana L*rissa Gomes Mach*d*
</line>
<line>
*va*iado pelo *istema Trip*e Re*iew: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Empreen*e* n* Quilombo: Ar*esanato como Al*e**a*i** de Renda de Fa*ílias Quilombola* no *iauí
</line>
<line>
*91
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O artigo t*az a tem*tica do empreendedorismo social liga** à fabricação de *eças artesanais
</line>
<line>
produzi*a* em uma co*unidade q*i*o*bola localizada no interior p*auiense. *e*do
</line>
<line>
observadas as con*ições e* q*e os quilombolas produze*, com*rcializam * di*tribuem se*s
</line>
<line>
ganhos or*undos d* a*te**nat*, o*j**iva-se, a*sim, *i**orr*r ac*r*a dos *enef*cios da ati*i**de
</line>
</par><par>
<line>
econ*mica p*ra a ref**i*a comunida*e quilombola. Ao analisar * relação entre artesanato
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empree*dedorismo social, esta pesq*isa tem natureza qualitativa exp*orató*ia, com coleta de
</line>
<line>
entre*istas e re*ist*os fot*g*áfic*s. Os dados produzidos f**am a*alisados p*r meio da
</line>
</par><par>
<line>
Anál*se de Conteúdo. Os resultados apontam a **ividade empreend*dora de produção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*ercia*ização das peças a*tesanais de barro como uma alt*rnativ* fin*nceira para melhoria
</line>
<line>
d*s aspec*os econômi*os das famí*ias d* quil*mbo qu* integram essas ativid*des produtivas.
</line>
<line>
O em*re*ndedorismo s*cial apresenta-se co*o um veículo *ropulsor para * desenvolvime*to
</line>
<line>
e mudança da real**ade social de*ta referida c*munidade.
</line>
<line>
Palavras-ch*v*: Empre*n*edorismo Social. Arte*anato. Qui*ombo. Desenvolvim*nto *o**l.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The a*ticle *rings the *heme of *ocial entrepreneursh*p l*n*ed t* the manuf*cture of
</line>
</par><par>
<line>
handicr*ft* prod*ced in a quil*mb*la co*munity l*ca*ed the interior ** Piauí. Ob**rving in
</line>
<line>
the co*d*tions in wh*ch t*e q**lombolas produc*, m*rket and distribute thei* earnings fr*m
</line>
</par><par>
<line>
handicraft*, the
</line>
<line>
obje*tive is, the*ef*re,
</line>
<line>
t* discu*s the benefit* of eco*omic activity for
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
afo*em*nti*ned
</line>
<line>
quilomb*la comm*nity. *y *nalyzing th* r*la*i*nshi* between c*afts and
</line>
</par><par>
<line>
s*cial en*repreneu*ship, this research has *n explorat*ry quali*ative nature, with the c**lection
</line>
<line>
of i*terview* and photographic records. The data p*oduced wer* analy**d u*ing Content
</line>
<line>
An*lysis. T** *esult* indicat* the entrepreneur*al ac*i*ity of p*o*uc*ion *nd
</line>
<line>
co*m*rcialization of artisanal clay *ieces as a fina**ial alternative *o improve th* eco*omic
</line>
</par><par>
<line>
a**e*ts of the qu*lombo fam*lies that integ*at* these productive
</line>
<line>
activit*es. S*cial
</line>
</par><par>
<line>
en*repreneurs*ip present* *tself a* a propel*ing ve*icle for the development and ch*nge of **e
</line>
<line>
social rea*ity of *h** *o*m*nity.
</line>
<line>
*e*words: *ocial Entre*ren*ur**ip. Craftsm*nship. Quilombo. Local Developm*nt.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 12, art. 9, p. 1*0-206, dez. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. S. Fo*seca, A. M. Sil*a, A. *. Mac*a**, J. E. S. Anjo
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
1 I*T*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O conceito ge*al e, de certa forma, um *ou*o *ercado*ógi*o de empre**de*o*ismo é a
</line>
<line>
cap*c*dade que um indiví*uo t** ** *dentif*car problemas e/ou opor*unidades e, a partir
</line>
</par><par>
<line>
disso, desenvolver **luções inv**t*r recur*os na cri*çã* de a*g* *ositi*o *ara a so**edade e
</line>
<line>
(SEB*AE, 2019). Dessa forma, é p*ssível imp**ta* o *oti*iano e a vida de pes*oas, levan*o
</line>
</par><par>
<line>
em c*nsideração * *estão de mud*nças,
</line>
<line>
criaçã* de novos mo*elo*
</line>
<line>
de *e*óc*os ou
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv**e*to de projetos. *s**m, o conc*ito d* emp*eended*rism* *o*e ser assoc**do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vá**os outros construto* tais qu*is * inovação,
</line>
<line>
*portunidade, ri*co, incerte*a e ação
</line>
</par><par>
<line>
(LEYD*N; *IN*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Por outr* lado, * dada à educaç** o **rito pr*vedor da sustenta*ão de c*mpe*ências
</line>
</par><par>
<line>
de q*alque* c*da**o
</line>
<line>
que *era, ou possa vir a gera*, con*ribuições com*n*tár*as me**ante
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fort*lecim**to de **a socied*d* ou *o*unidade empreended*ra. De acordo com a **m*ssão
</line>
</par><par>
<line>
*ur*pei* (20*6), a educação *ar* o
</line>
<line>
e*preen*edo***mo seria *efinida co*o o p*ocesso
</line>
</par><par>
<line>
dinâmico e social pelo qual os
</line>
<line>
indivídu*s ide*tificam oportunidades
</line>
<line>
para *novar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empreender, tr*nsformando suas idei*s em ativ*dades concretas n*s m**s diver*o* conte*tos,
</line>
<line>
sen*o eles so*ia*, c*l*ural *u econôm*co.
</line>
</par><par>
<line>
P*r*anto, *onsidera-se a edu*ação para empr*ende**rism* *o*o um* *errame*t* o
</line>
<line>
capaz *e transferir con*ec*men*os *teis *ar* a criação e gestão de atividades *rod**i*as, cujo
</line>
<line>
objetiv* p*imordial **ria despertar na* pessoas o in*eresse necessá**o para o *es*n*olvi*ento
</line>
<line>
de *ti*i*ades em*reendedoras (PUNI; *NLESIN**; KORSOR**, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
*este artig*, t*az-se a te*ática do em*reendedo*is*o -
</line>
<line>
outrora *omentad* medi*n*e
</line>
</par><par>
<line>
* cunho ba*ilar propo*cion*do através da educação - ligado * fabricação *e p*ças *rte*anais
</line>
<line>
pro*uzida* em um* comunidade quilombola localizad* n* interior pia*iense.
</line>
</par><par>
<line>
Os remanes*entes **ssa r*ferida comunid*de, p*ezam p**a
</line>
<line>
defesa e cultivo *a
</line>
</par><par>
<line>
me*ória
</line>
<line>
de **a identidad* negra e rur*l, que carrega e* s*a história a* mar*a* *e lutas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*esistência,
</line>
<line>
objet*vando a con*uist* de *ire*tos sociais
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
ba** na t*íade classe, raç*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gêner*,
</line>
<line>
ao me*mo tem*o ** que preservam suas tradições como forma de *eafirmaç*o
</line>
</par><par>
<line>
identi*ária (*OUZA, 2013), * e*emp*o da conti*uidade *ad* à pro**ção *rtesanal de *bjet*s
</line>
<line>
d* *arro, t*i* como o pot*, qu* dá nome à comunidade.
</line>
<line>
A problemática do estudo **s*nta-se na s*g*inte *uestão: Quais as con*ições em que
</line>
</par><par>
<line>
o* quil*m*ola*
</line>
<line>
*r*duzem, comercia**za* e distrib**m *eu* g*nhos ori*ndo* d* art*sana*o?
</line>
</par><par>
<line>
Objeti*a-se,
</line>
<line>
as*im, discorrer acerca d*s benefícios
</line>
<line>
d* ativida*e econômica p*ra a refer*da
</line>
</par><par>
<line>
comun*dade qu**ombola.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n. 12, a*t. 9, p. 190-206, dez. 20*2
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreender no Quilombo: Artesanato como Alterna**va de *end* de F*mílias Quilombolas no Piauí
</line>
<line>
*93
</line>
</par><par>
<line>
2 RE*ERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Empreendedori*mo s*ci*l
</line>
</par><par>
<line>
Le*and* em consi*eração a lógica a**al de ***petiti*idade consta**da *o mercado,
</line>
</par><par>
<line>
te*os que os asp*ctos relaciona*os ao desenvolv*mento fina*ceir*
</line>
<line>
dos novos negó*ios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empr*end*mentos impl*mentados
</line>
<line>
n* século XXI ultr*passara* as q*estões
</line>
<line>
particularm*nte
</line>
</par><par>
<line>
eco*ôm**as * passar*m v*slumbrar tam*ém u*a perspectiva base**a no campo social, a
</line>
</par><par>
<line>
co*si*erado um elemento
</line>
<line>
impor*ante p*ra o bem-e*ta* de determinad*s
</line>
<line>
c*letividades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambientes onde es*as est*o in*e*idas (**NÚ; GÓM*Z; *UZ*IO, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Para **nto, partindo deste ra*io*ínio, apresenta-se emp*e*ndedorismo social, qu* *
</line>
<line>
c*n*titui um s**campo *o empreendedo*is*o e possu* conceito a*plo, c*m bases fincadas na
</line>
<line>
inovação e valor social. Dessa forma, * me*mo po*e ser d*f*nido com* se*do uma atividade
</line>
<line>
i*ovador*, *ue promove a cria*ã* de val*r para a socie*ade e que po*e ser d*senvolv*da nos
</line>
<line>
mais divers*s se*o*es, *ais como as o*g*nizaçõe* sem fins lucrativos, s*tores empresariais ou
</line>
<line>
g*ve*nam*nt*is (BEZERRA-*E-SOUSA; TE*XEIR*, 2019).
</line>
<line>
Para Machado et a*. (201*), os denominados emp*ee*dimentos *oc*ais, em sua grande
</line>
<line>
maioria, p*dem se* considerados como resultantes da *xclusão socia* d* me*cado de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
* co*sequente *es*mprego agrava*o des** o **ício do novo século
</line>
<line>
e que, emb*ra se
</line>
</par><par>
<line>
organizem *bedecendo às lógicas capitali*ta* e empres*riais, perpetuam-se com os objeti*os e
</line>
</par><par>
<line>
fin*lid*des soc**is, f*rmaliza*d*-se e sen*o r*con*ecidas, mui*as
</line>
<line>
veze*,
</line>
<line>
c*mo *oop*rativas,
</line>
</par><par>
<line>
associa*ões e organizaç*es do terceiro setor.
</line>
</par><par>
<line>
Compa*t*and* com ess* per*pect*va, Genú, G*mez e Muz*i* (2018) explicam que o
</line>
<line>
empreendedo* ti*o *omo "*ocial" é caracte*izado como fo*en*a*or *e me*hor**s s*ciais bem
</line>
</par><par>
<line>
*omo
</line>
<line>
*mbientais, levando *m consideração o uso de e**ratégias
</line>
<line>
*e inovação pau*ada*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
campo so*ia*. Ainda, esses aspect*s carac*erísticos *os e*pre*nd*dores s*ciai* acabam por
</line>
</par><par>
<line>
tornar*m-se essenciais para * promoç*o das m*danças e transformaç*es
</line>
<line>
que visam tais
</line>
</par><par>
<line>
melhorias.
</line>
</par><par>
<line>
B*zerra-de-S*usa e Teixeira (201*) destacam que * con*eit* de e*preendedo**smo
</line>
<line>
social tam*ém está envolto nos pres*upostos da **mbi*ação do v*lor social *ar* com o va*or
</line>
</par><par>
<line>
econ*mico; dessa forma, é po*sível que esse t*po de e*p**en*edo*ismo **rmita
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*ime**o de novos modelos inovadores capaze* de propor
</line>
<line>
soluções * de resolver
</line>
</par><par>
<line>
*eterminad*s impasses so*i*is. Nessa p*rspe**iva, te*o* ainda *ue esses determinados
</line>
</par><par>
<line>
p*o*l**** soci*is devem ser vistos *omo fon*es
</line>
<line>
*e oportunidades e n*o com* b*rreiras ou
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a P*, v. 19, n. 12, a*t. 9, *. *90-2*6, dez. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. S. Fonseca, A. M. Silv*, A. L. Mac*ado, J. *. S. Anjo
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
di*i*ul**des, a* pas*o em que se pretende encontrar soluçõe* de fo*ma objetiva e *ausad*ras
</line>
<line>
de grandes **pa*tos que venham * ser benéficos p*ra a sociedade (MACHADO et al., *019).
</line>
</par><par>
<line>
N**se sentido, Machado et al. (2019) *n*ati*am tam*ém que o
</line>
<line>
empreendedoris*o
</line>
</par><par>
<line>
social p*de constituir um
</line>
<line>
im**rtante mei* de incentivo à inclusão social das po*ulações
</line>
</par><par>
<line>
carentes, deficie*tes e desassistidas pel* Estado, no mercado
</line>
<line>
de tr*balho. *ssim, esses
</line>
</par><par>
<line>
ne*ó*i** *ão c*nst*tuem ape*as a replicação de empreendimentos já existente*, ma* a criação
</line>
<line>
de novos, colo*ad*s de modo a tratar determinad* *roblem* ***i*l, a par*i* de u*a estrutura
</line>
</par><par>
<line>
o**anizada e *antend* foco na *ob*lização dos de*idos recursos necessár*os, cap*ze* de o
</line>
<line>
viabilizar a *olução d*s*e prob*ema (BEZERRA-DE-S*USA; TEIXEIRA, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Como exposto, é notó*io o f*to de *ue são *ári*s as definiç*es
</line>
<line>
que po*em *er
</line>
</par><par>
<line>
associadas ao con*eito de empreendedorism* soc**l, onde essa s*ria *ma va*ta*e* d* tal
</line>
<line>
*o*ceito que cor*obora para o a**ndono *a id**a de que a pro*oção de be*efícios sociai* só
</line>
<line>
pode *er ger*da por organizações sem fin* l**rativos e, *e tal m*do, que ne*ócio* s*ciais não
</line>
</par><par>
<line>
são passivos da obt*nç** *o sucesso financeir* (GARCIA et al., 2021). Cer*a*ente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
em*reendi*ento s*c**l
</line>
<line>
é *esultad* do proc*sso inovador *e cri***o, imple*entação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sustenta*ilidade, *ujo objetivo pr*ncipa* n** é a maximização
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
lucro, *a* a melhoria do
</line>
</par><par>
<line>
am*iente s*cial, pode*do atuar nas mais d*versas áreas, tais como arte, *ultura e outras.
</line>
<line>
2.2 Artesana*o e Desenvolvim*nto Loc*l
</line>
</par><par>
<line>
O arte*ana*o uma atividad* trad*c*onal de f*rte valor cultural qu* é *ealiza*a por *
</line>
<line>
gr*pos de pessoas qu* possuem saberes e c*nheci*entos pa*a c*iação de objetos criat*vos.
</line>
<line>
Dess* form*, v*le ressa*tar ta*bém * relação entre os aspec*o* id*ntitário* de um *ovo ou
</line>
<line>
*omunidade e o artesanato, *oi*, segundo Soa*e* e Fis*her (201*), a a*ivi*ade artesanal pode
</line>
</par><par>
<line>
*onstituir um resg*te e manutençã* da cultura, promo*endo a
</line>
<line>
unicida*e *os envolvidos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ropiciando * val*rização da *ocal**ade.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Vieira (2*14), esse con*eito v**ta-se *ambém para a id*ia de que toda
</line>
<line>
p*odução artesanal é resultante do *rocessamento d* matérias-primas valendo-se da
</line>
<line>
criatividade d* *rte**o, das suas habilidades * so**etud* do valor cultural, podendo esse
</line>
<line>
processo ser efetuado majoritariam*nt* d* for*a manual por in*i*íduos que *oss*em domínio
</line>
<line>
integral de uma ou mais *écnicas.
</line>
</par><par>
<line>
A partir de uma perspe*tiva e*o*ô*ica,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ativi*ad* de
</line>
<line>
artesanato conf*gura-se
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
** dos seto*e* da Economi* Cria**va (UNCTAD, 2010). Segun*o * relatório da UNCTAD
</line>
<line>
(2010, *40):
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. 9, *. 190-2*6, dez. 20*2 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreender no Quilombo: Artesanato como Alternat*va de Renda de Famíl*as Quil*mb*las no *i**í
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
De*inir e classificar artesanato é u*a tar*fa complex*. O ar*es*n*to tem
</line>
</par><par>
<line>
características dist*nta* e *eu*
</line>
<line>
prod**os *odem ser util*tári**, estéti*os, artís*ic*s,
</line>
</par><par>
<line>
cria*ivos, relacionados à cu*t**a, decorativos, pr*tic*s, tradicio*ais, e de valor
</line>
<line>
simbólico d* po*to *e vista religioso e soc*al.
</line>
<line>
Assim, v*le destaca* o trabalho dos órgãos de foment*, tais *omo o S*rvi*o Brasileiro
</line>
</par><par>
<line>
** Apoio às *icr* e Pequenas Emp*esas (SEBRAE), que *avorecem a in*egraçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
famili**ização do* atores diversos, com* os pr*pr*o* arte*ão*, com a
</line>
<line>
ação empreen*edora,
</line>
</par><par>
<line>
m**iant* também * *ducação para o e*pr*end*do*ismo (*ELL*; FRO*HLICH, 201*). Tal
</line>
</par><par>
<line>
*econheciment* faz *om que o artesa*at* contribua
</line>
<line>
para * desenvol*imento local
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*omunidades tr*dicionais (GALLAS e* al., 201*), sendo associad* também ao turismo
</line>
</par><par>
<line>
cu**ural
</line>
<line>
(ve*
</line>
<line>
CAVA**ANTE;
</line>
<line>
VASCO*CELO*,
</line>
<line>
202*;
</line>
<line>
MACHA*O;
</line>
<line>
SILVA;
</line>
</par><par>
<line>
FER*AND*S, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
De igual forma, Kell*r (*015) *ess**ta qu* as *rga*izações, ta*s
</line>
<line>
co*o coop**ativa*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
associaçõ*s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pr*fiss*o**is artesãos cons***uem u*a série de **nefícios e *antagens
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
acaba* incen*iv*n*o compe*i**vidade à a*ividade, p*rmitindo a*sim uma maior escoação a
</line>
</par><par>
<line>
dess*s prod*tos
</line>
<line>
artes**ais pa*a o *ercado. No entanto, e*sa
</line>
<line>
pe*spec*iva de
</line>
<line>
ativid*de
</line>
</par><par>
<line>
*conômica por infl*ência de institui**es como o SEBRAE pro*oca uma r*ptura *a visão
</line>
</par><par>
<line>
tr*dicional
</line>
<line>
do art*sanato que, ante* *isto como uma a*ivid*d* *nfo*m*l ** gru*os s***ais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
baixa rend*, passa a ter mais forteme**e a característ*ca de formali*ade no pro*esso cr*ativo
</line>
<line>
(MARQU*SAN; FIGUEIREDO, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Marq*esan e Figuei**do (2014) apontam que ess* nova perspectiva descar*cte**za
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
art*sanato como uma cult*ra artesanal tradicion*l, em
</line>
<line>
que o artesã* se t*rna um
</line>
</par><par>
<line>
e*preendedor. Nes*e **ntido, Macha*o, Silva e Fernandes (20*0) defendem que pesquisas
</line>
<line>
nessa temática reconhe*a* como os artesão* se organizam * *e*is*em às **áticas
</line>
<line>
empreendedor*s d* mainstream.
</line>
<line>
Como exemplo d* arte*anato de res*stênci* t*mos o estudo de Jesus (2017), que
</line>
</par><par>
<line>
c*nd*ziu uma
</line>
<line>
pesqu*sa *o*re artesa*ato indígena ** Estad* *o *io de Janeiro. * referido
</line>
</par><par>
<line>
autor
</line>
<line>
constata *u* vis*bilid**e da produção cultural do artes*nat* a
</line>
<line>
como *cono*ia
</line>
<line>
cri**i*a
</line>
</par><par>
<line>
oferece melhorias nas condições pol*t*cas e soci*econô*i*as, mas ta*b*m de resis*ência
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
marg*nalizaçã* dos artes*os, da população indíg*na f****e à falta *e políticas p*bli*as; * que
</line>
</par><par>
<line>
S ous a
</line>
<line>
et al., (2022)
</line>
<line>
ap*esent** ainda como desafio à necessi*ade de formação de uma
</line>
</par><par>
<line>
age**a espec*fica de **l*t*cas públicas *o Brasil *ara se*o* o
</line>
<line>
d* a*tesanat* * grupos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
artes*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 12, art. 9, p. 190-206, *ez. 2*22
</line>
<line>
www*.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. S. *onseca, A. M. S*lva, A. L. Machad*, *. E. S. Anjo
</line>
<line>
*96
</line>
</par><par>
<line>
3 PROC***MENTOS METOD*L**ICO*
</line>
</par><par>
<line>
*o an*lisar a relação e*tr* artesanato * empreendedor*smo social, esta pesquisa t**
</line>
</par><par>
<line>
nature*a *ual*ta*iva
</line>
<line>
exploratória. A
</line>
<line>
pesquisa * de cunho
</line>
<line>
qualitativo aplicada à* c*ências
</line>
</par><par>
<line>
so*iais aplic*das, uma vez que, *egundo Tura** (2005), na metodol*gia qualitativa, *mp*ega-
</line>
</par><par>
<line>
s* a concepção trazida das Ciênc*a* Humanas,
</line>
<line>
segundo as quais não se busca e*tudar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno em si, *a* *ntender seu si*ni*icado **d*vidual ou *oletivo *ara a vida d*s pesso**.
</line>
<line>
Cab* d*stacar que me*ida* ét*cas foram aplicada* *ara realização da *esquisa, a qual ob*eve
</line>
<line>
aprovaçã* pelo co*it* de ética de u*a ins*ituição de ensin* su*erior brasileira.
</line>
<line>
A pesquisa *e campo *oi realizada em uma comunidade quilombola, lo*al*za*a no
</line>
</par><par>
<line>
interior do Piauí, mais especificament* na região d* Vale do **nindé, aos pés
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Transamaz*ni*a BR-316, entre o* m*ses d* ma*ço e maio d* 2021. Es*a referida co*u*idade
</line>
<line>
é ma**ida a*ravés de ar*esanatos l*c*is pro*uzi*os com o barro, pos*uindo em mé*ia cerca de
</line>
</par><par>
<line>
4* fam*lias associadas ao projeto
</line>
<line>
quilombola, q*e te* como seu principal objetivo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reconhecimen*o dos dire*t*s básico* d*s povos r*manescentes *e origem af**cana. Man*e*do
</line>
<line>
vi*as as cultura* e tradições q*e entrel*çam as gerações de suas famí*ias, o quilombo pre*erv*
</line>
<line>
pr*ticas culturais e re*igiosa*, co*o d*nç*, capoeira, artesanato, rituai* r*li*iosos, en*re
</line>
<line>
outros.
</line>
<line>
Para constru*ão d* dad*s *esta pesquis*, en*revista* semies**uturada* f*ram realiza*as
</line>
</par><par>
<line>
a fim de alcançar a c**preensão de *undo dos sujei*os
</line>
<line>
ent*evi*tados e inseridos no objet*
</line>
</par><par>
<line>
d*sta pe*qui*a (GODOI; MATTOS, *010). *oram incluíd*s nest*
</line>
<line>
*esq*i** *s adu*tos *o*
</line>
</par><par>
<line>
idad* igual ou superior * 18 ano* e que foram localizados no período da coleta *e dad*s, d*
</line>
</par><par>
<line>
acordo
</line>
<line>
com os en*ereços *orneci*os p*lo *íder da comunidade q*ilomb*la. A coleta foi
</line>
</par><par>
<line>
realizada com 16 partici*antes, mediante entrevistas se*iest**turadas com residentes adulto*
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
comunidade, aptos a participarem do estudo, media*te
</line>
<line>
assinatura *o Term*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
C*nsen**me*to L**re e Escl*recido (TC*E).
</line>
<line>
Os questionamentos realizados durante as entrevistas *ossibilitar** o rec*nhecimento
</line>
<line>
do* aspectos econômicos da comunida*e em ge**l bem como d* roti*a do pr**esso *rodutivo
</line>
<line>
de produt*s artesanais *e barro, com o intuito de eviden***r a dinâmica * *mpactos das
</line>
<line>
estratégias p*o*utiva*, com dest*qu* para as etapas de maior r*levância ao longo do processo
</line>
<line>
de p*odução. E, p*r fim, ** formas de comer*ialização, arrecadação e divisã* dos rendim*ntos
</line>
<line>
obtidos em con*unto.
</line>
<line>
Para além d*s e**revistas, regi*tros fotográficos fo*am rea*izad*s ao lo*go do período
</line>
<line>
em campo. O u*o *e fotografias na cons*rução de dados na pesquisa qua*it*tiva não é re*ente,
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, *rt. *, *. 190-206, de*. 20*2 www4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreender no Qui*o*bo: *rtesa*at* como Altern*tiva de Renda de Fa**lia* Q*ilombolas *o Pi*uí
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
mas é c*locado de forma banal*zad* (ANJO, 2020). Muz*io (202*) d*staca a fotografia co*o
</line>
<line>
um *eio de produzir evidências e t*azer *m m*ior rigo* nas pesquis*s.
</line>
<line>
Após a transc*iç*o de *ntrevista* e r*g*stro* fotográficos, os dados produ*id*s fo*am
</line>
</par><par>
<line>
an*l*sados p*r meio da Aná*ise de Con*eúdo (AC). A *C *e baseia no **ocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inte*pretação dos
</line>
<line>
dados * partir da d*scr**ão e categorização de for*a lógico-**dutiva. Ta*
</line>
</par><par>
<line>
t*cn*ca de ca*e*ori*ação de dados co*abora para entendimento além do dito, s*ndo *bservado
</line>
<line>
a construção *** fal*s, sen*idos e intencio*a*id*de dos sujeitos para entendimento do mundo
</line>
</par><par>
<line>
so*i*l (COLBARI, 2014).
</line>
<line>
Foram criada* três
</line>
<line>
catego*ias, a *ost*riori, de acordo com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivo pr*post* neste tr*balho, * saber: Arte*ana** de re*istênc*a; *e A*t*são a a*tesa*ato e
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento local. * *ópico *
</line>
<line>
s*guir, resulta*os e disc*ssão, descre*e os dados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*presenta as análises a par*ir de ca*a ca*egoria t*mátic*.
</line>
<line>
4. R*SULTADOS * DISCUSSÃO
</line>
<line>
4.1 Ar*esanato de resistênc*a
</line>
<line>
É no*ório qu* no cenário atua* brasileiro identifica-s* um camp* *ropí*io p*ra o ato de
</line>
</par><par>
<line>
empree**er, visto que as condições econô*icas s*t*ação desfavorável e
</line>
<line>
de e**regabilidad*
</line>
</par><par>
<line>
para as populações, principalmente nas loc*lidades pe**féricas, inter*or**as e comunidades
</line>
</par><par>
<line>
*ormadas por gr*p*s é*ni**s d* mino*ia s*cia*, consti*uem f**ores dete*m*na*tes para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
deci*ão *e ab*ir um empreen*imento próprio como alte*nativa ocup*ciona* e financeir*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra tant*, neste tópico
</line>
<line>
abor*a*emos
</line>
<line>
a
</line>
<line>
atividade art*s*nal com* sendo um a*o de
</line>
</par><par>
<line>
resis*ênci* *os e*pr*end*d**es da referida
</line>
<line>
com*nidade quilombol* que, como em ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
sit*ações, muit**
</line>
<line>
vezes sem experiência de m*rcad* ou pr*paraç*o/pla*ejamento prévio, se
</line>
</par><par>
<line>
*v*nturam no emp**endedoris*o e* busca de esta*ili*a*e fi**nceir* (DORNELAS, 2016).
</line>
<line>
Apresentando tam*ém falas e fot*s do pr*c*s*o de aprendizag*m e d* *ro*esso artesanal de
</line>
</par><par>
<line>
produção que, p*ra Vieira (2014), de*e
</line>
<line>
valer-se das ha**lidad*s e criativi*ad* dos artesãos,
</line>
</par><par>
<line>
b*m com* a relaç*o da comunidade c*m o *arro - matéria-p*ima d* *rte*anato pr*duzido na
</line>
<line>
*ocal**ade.
</line>
<line>
*ssim, pode-se dep*eender divers** motivos qu* despertam o interesse dos ind*víduo*
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o at* de empreen*er;
</line>
<line>
d*sta forma,
</line>
<line>
po*emos inclui* a esta discussão o* conceit*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
em*re**dedorismo
</line>
<line>
por ne*es**dade * empreendedor**mo por oportu*idade (DORNELAS, o
</line>
</par><par>
<line>
2016). *espec*ivament*, o primeiro c*nsiste nu*a decisão *ouco planej*da cu*a n*cess*dade
</line>
</par><par>
<line>
pe*soa* * o pr*n*ip*l motivad*r pa*a o
</line>
<line>
empreendi*ento, que é aberto sem
</line>
<line>
planejamento
</line>
</par><par>
</page><line>
prévi* e sem *erspectiva mercadológica. O s*gun**, *iz respeito a* resultado do processo de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 12, art. 9, p. 19*-206, dez. 2022 *ww4.f*anet.*o*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. S. Fon*eca, A. M. Silv*, A. L. Mac**do, J. E. S. *njo
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
iden*ificação de uma oportunid*de de *egócio, o **anejamento prévio e e*tudo *o mercado n*
</line>
<line>
qu*l se pretende estabel*cer o novo neg*cio.
</line>
</par><par>
<line>
*m esp*cífico,
</line>
<line>
podemos co*s*derar que o ato de empr*ende* da
</line>
<line>
comunida*e
</line>
</par><par>
<line>
quilombola **ui em estudo, através do art**ana*o, caracter*za-s* como um e*preendedo*ismo
</line>
<line>
por neces*i*ade que, *om * passar dos ano*, tor*ou-*e *ma *portunida*e de negóc*o
</line>
</par><par>
<line>
d*fer*nciad*
</line>
<line>
qu*, p*ra Soares e Fischer (2010), a comerciali*aç** des*e *rtesanato,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
ca*acteríst*cas esp*cíficas e bases fincadas na cultura e tradiç*o quilombola do tra*alho com o
</line>
<line>
barro, co*stitui uma *a*ori*a*ão monetária do **odu*o l*cal.
</line>
</par><par>
<line>
*om o andament* das *ntrevi**as real**a*as com residentes da
</line>
<line>
comunidade
</line>
</par><par>
<line>
quilombola, tornou-s* *acilmente *erce*tível r*conhecer a rel*ção intrí*se*a do* *rtesões *om
</line>
</par><par>
<line>
o barr* *tilizado como matéria-prima *ara produção das v*riadas peças destin*das
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*mercial*zação, como especifica o Indiv**u* 2:
</line>
</par><par>
<line>
[...] O bar*o é no**a salvaçã* aqui, *orque não tem em***go *ara nós * o p*vo tir*
</line>
<line>
dinheiro daqu*, das c**sas que p*oduzem.
</line>
<line>
Essa fa*a tr**smi*e * sen*imento de dependência em relação * ref*ri*a m*téria-p**m*
</line>
<line>
*u* é indispensável *ara a continuida*e ** *t*v*dade pr*dutiva *as peças artesanai* que são
</line>
<line>
comer*ia*izadas na comunidade, composta p*r uma população desf*vorecida quant* à*
</line>
</par><par>
<line>
op*rtunidades d*
</line>
<line>
emprego carentes *a região que *nxerg*m e
</line>
<line>
no arte**nato a alterna*i*a
</line>
</par><par>
<line>
ocu*aci*nal e finan**i*a.
</line>
</par><par>
<line>
Especific*mente, dest*cam*s * fa*a seguint*,
</line>
<line>
*o Indiv*duo
</line>
<line>
9,
</line>
<line>
que *rá *xplicar
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
r*queza de *eta*hes *omo se dá * processo de produção art*sanal cons*atado na
</line>
<line>
comu*id*de
</line>
</par><par>
<line>
quil*mbola, o qual fa*-se nec*ssári* co*he*ermos, *xpor e an**isar as n*ances desse *eferido
</line>
<line>
processo:
</line>
<line>
O barr* é r*tirado a*i pert* de ond* eu m*ro, não sei *em q*antos quil*met*os, po*
</line>
<line>
n*me c*a**do *arre*r* *nde *egam a arg**a. A* traz a argila, aí bota *l* do lado, p**
</line>
<line>
de mol*o para **olecer e para modela*, põe esterc* de boi, de ju*ento. Ai depois
</line>
<line>
v*i e a**ssa, aí quando estiver bem macio faz o *ol*, *oloca ali, aí qua*do est*ver
</line>
<line>
feit* os rolos col*ca no chão e vai abrindo pa** m*delar a pa*ela, todo tipo *e copo,
</line>
<line>
travess*, jarro, *odo tipo de peça. Quan*o o temp* e*tá f*io igual hoje, tem que
</line>
<line>
dei*ar u* boca*o de dia p*ra se*ar. P*e ali *u dentro dos quar*os para não rac*ar.
</line>
<line>
Co*oca na sombra *e*mo. A* depois nas pa*el*s a gente passa u*a mucu** p**a no
</line>
<line>
final ficar bem *isinha. Depois col*ca el* para *ecar, quando estiver be* seca, *í vai
</line>
<line>
para o forno.
</line>
<line>
É perc*ptível que se tra*a *e um proces*o de*orado, *omp*sto por v*rias etap*s que
</line>
<line>
vão desde o re*olhimento da argila no b*rrei*o local, até a seca*em das respectivas p*ças no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, *. 19, n. 1*, art. 9, p. 19*-206, de*. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mpreender no Quil*mbo: A*tesan*to como Alternat*va de Renda de F**ílias Quilombola* no Piauí
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
forno à len*a. O in*iví*uo 7 apresenta de forma mais resumida esse mesmo processo
</line>
<line>
produti*o:
</line>
<line>
[...] Tudo e*volve pe*a* o barro, modelar por muit* te*po usan*o as fer*ament*s
</line>
<line>
*ertas, j* *em que saber c*mo é també*, p*ecisa te* muita prática. *inda precisa
</line>
<line>
assar, pas**r a *er* depois que sec* * espera uns dia*.
</line>
<line>
Tal com* con*iciona*o na questão problema des*e es*udo, m*d*ante *s *es*ltados
</line>
<line>
exposto*, pode-se perceber as carac**rí*ticas cen*rais e*vol*as no processo *rodut*vo da
</line>
</par><par>
<line>
co*uni*ade q*ilombola qu*, ao *rganizar-*e e* grupos, s* ajudam m*tuame*te d*sde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
busca d* mat*ria p*i*a no chamado "barreiro", local de o*de é retirada a argila, *té o *reparo,
</line>
<line>
a model*gem das peças específicas, * su* secagem e o ato de assa* em forno à lenha.
</line>
<line>
4.2 D* artesãos a empree*d*dores
</line>
<line>
Finali*ad* o processo pr*du*ivo, têm-se ass*m *om* res*l**do *s produ*os ar*esanais
</line>
</par><par>
<line>
que são postos para co*er*ializaçã* na *oja comunitária do ***l**bo,
</line>
<line>
co*o *lustra*o n*
</line>
</par><par>
<line>
image* 1. Apó* a venda, os gan**s s*o d**id*dos entre as p*ssoa* qu* produ*iram
</line>
<line>
determinado lo*e de produ*os, sendo desco*tado do montante u*a taxa re*ere*te à* despesas
</line>
<line>
mensais, tais como de energia *létrica da loja comunitária bem *omo d* l*cal onde fun*iona a
</line>
<line>
A*socia*ão do* Moradores ** Quilombo dos Potes on*e a produção é r*alizada.
</line>
<line>
*magem 1: Produtos ar*esanais expostos na loja com*nitária *a *o*unidade
</line>
<line>
qu*lom*ola.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Acervo d*s autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 9, p. 190-*06, dez. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. *. Fon**c*, *. M. Silva, A. L. Macha*o, J. E. S. Anjo
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
As*im, serã* apresen*a**s neste tópico os aspecto* envoltos no próprio pro*esso d*
</line>
<line>
co*ercialização dos produtos artesanais, que corroboram co* o *encionad* ant*rio*mente.
</line>
<line>
*s*es *atos po*em ser comprovados medi*nte* as fa**s apresent*das a *egu*r, qu* explicam o
</line>
</par><par>
<line>
des*ino das peças produ*i*as mediante o processo
</line>
<line>
de co*ercializaç*o e conse*u**te
</line>
</par><par>
<line>
rep*rtiç*o dos respectivos g*nhos. * *ndivídu* *, *m sua fala, ap*ese*ta o início d* processo
</line>
<line>
de comerc*alização:
</line>
<line>
[...] Depois coloca p*ra vender na lojinh* a*i. Anos atrás, eu mesma não, m*s minhas
</line>
</par><par>
<line>
tias, mi*ha av* qua*do era
</line>
<line>
v*va,
</line>
<line>
iam para Inhu*a, Ipiranga, Picos, nas feira*
</line>
</par><par>
<line>
*e*m*. A* anos atrás a *ente ** *ara f*ira, a fei*a em Ter*sina. L*vava, *í nós
</line>
</par><par>
<line>
*o*ocá*amo* lá na praça Pedro
</line>
<line>
II, tinha lá o ponto ** venda também lá na praça
</line>
</par><par>
<line>
P**ro II mandava também para lá.
</line>
<line>
É importante destacar o fato de *u*, em t*mpos passados, como expõe o Ind*víduo 9,
</line>
<line>
os pr*prio* resid*nt** da comu*idade sa*am d* loc*lidade par* co*ercializar se** produtos
</line>
</par><par>
<line>
em out*as cidades
</line>
<line>
vizinhas da região e d* capital p*auiense, participando *e fei*a*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*xposições ao ar liv*e. Na atua*idade, es*es produt*s s*o comerc*aliz*dos apenas na lo*a da
</line>
<line>
comunidade, que fica *os pés *a rodov*a B*-31*, como e*põe o *ndiví*uo 15:
</line>
<line>
[...] O pessoal qu* mais compr* é *s que passam na estr**a, param, compram, fazem
</line>
<line>
encomenda.
</line>
<line>
A seg**r, sã* relatadas *s c**acterística* dadas a* *rocesso de vendas e repart*ç** dos
</line>
<line>
respe*tivos gan*os. O Indiví*u* 14 expõe o caráter conjunto da produçã* e comercialização
</line>
<line>
bem co*o o ca*áter ind***dual*sta da arrecadação dos ganho*:
</line>
<line>
Eles t*abalham juntos, cada um tem suas peça* aí botam nas estantes. *ada esta**e
</line>
<line>
tem um dono, a peça qu* vende o don* re*ebe o dinheiro, e quem vendeu recebe
</line>
</par><par>
<line>
uma *o**ssão. E
</line>
<line>
te* uma tax* q** ele* tiram para *ssoc*ação. Qualquer um pode
</line>
</par><par>
<line>
vender *i eles se*pr* *ir*m essa *achinha para associação, par* pagar a luz **qu*, da
</line>
<line>
lojin*a.
</line>
<line>
A partir dess* fala, p*de*os perceb*r * senso de o*r*g*ção para co* as despesas que
</line>
<line>
devem s** com*artilhadas entre os art*sã*s da comuni**d*, que **v*m des*ina* parte *o* seus
</line>
</par><par>
<line>
ganhos para custe*r as despes*s da *s*ociação c*muni*ária e da pró*ria loja. N*s falas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seg*ir, *s indivíduos 2 e 12, respecti*amente, e**licam de manei*a *ucinta como se dá a
</line>
<line>
divi*ão dos ga**os entre os arte*ãos, ajudantes e vendedores. Segund* eles,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere**na, v. 19, n. 1*, art. 9, p. 1*0-206, *e*. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Em*reender no Q*i*o*bo: Artesanato como *ltern**i*a de Renda de Famílias Quilombolas no Piauí
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
A div*são que tem * que * pessoa que faz a* p*ças, **ce*e * paga a* que ajudou,
</line>
<line>
paga o que foi bu*car o barro, dividem a gasolina. Q*ando a*abar o gru*o **v*de *s
</line>
<line>
*o*sas que gastou, a lenha da **eim* e tudo [...]
</line>
<line>
[...] *qui cada *essoa faz s*a quant*dade d* peças. Ai se for *ma encomenda grande,
</line>
<line>
divi*e o tanto *e x par* cada um. Quando rec*ber o dinheir* é tota* d* x para *ada.
</line>
<line>
***se modo, os mora*ores do Quil*mbo dos Pot*s, dadas as suas condi*ões regi*nais,
</line>
</par><par>
<line>
de c*rência de acesso e*ucação de qualidade e al*ern*tivas de rend*, vira* no ato à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*mp*ee*de* uma alternativa para o alca*ce de me*hores cond*ções (BEZ*RRA-DE-SOUSA;
</line>
<line>
*EIXEIRA, 201*), compactuando, assim, co* o pensamento qu* refo*ça a ideia d* que
</line>
</par><par>
<line>
qualquer *ndiví*uo po*e alçar as
</line>
<line>
c**petên*ias necess*rias par* se* *mpreen*edor,
</line>
</par><par>
<line>
enf*tizando a*nda que o fato
</line>
<line>
de
</line>
<line>
**r criativo, idealist* * determinado
</line>
<line>
(VIEIRA, 2014)
</line>
</par><par>
<line>
consti*uem c*racter*sticas q*e são ti*as **mo ess*nciais para
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
e*pr*en**dor bem-
</line>
</par><par>
<line>
sucedido.
</line>
</par><par>
<line>
Para *an*o, vale ta*bém enfa*izar o pen*amento de *eller (2015), ao afirmar que esse
</line>
<line>
tipo de econ*mia soci** é aquela baseada n* co*perativid*de em vez *a compe*itiv*dade, que
</line>
<line>
promov* uma **iciê*cia *is*êmic* *obressalente à efici**cia apenas individual.
</line>
<line>
*.3 Artesan*to e d**envo*viment* *oca*
</line>
<line>
Genú, Gómez e Muzzio (2018) de**acam que o empree*ded*ris*o co*stitui um
</line>
<line>
caminho sustentável para * desenvolv**ento social * econô**co *e q***quer local*dad*.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo também atrib*í*o ao empreendedoris**
</line>
<line>
os a*pect** que ca*acteri*a* melhor arma a
</line>
</par><par>
<line>
contra o desem**ego. *ortanto,
</line>
<line>
nesta sessão, apresentam-s* *s a*pe*tos co*resp*n*en**s ao
</line>
</par><par>
<line>
senso *e c*mun*dade, c*op*rativida*e * assoc*ação *as famílias re**dentes no *erritório
</line>
</par><par>
<line>
*uilombola, *ue
</line>
<line>
efetivame*te inte*ram as ativida*es *rod*tivas, colaborando
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv**ento local des** *omunidade tradici*nal, medi*nte o artesana** (GALLAS et *l.,
</line>
<line>
*0*9).
</line>
<line>
*ara tan*o, *razemo* t*mbém a *sta d*scussão o senso de *omu**dade e
</line>
</par><par>
<line>
*ooperativis*o
</line>
<line>
entre os artesãos, que trabal*am se ajudam mutualment* em *usca e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
promover me*hores co**içõe* *ara as suas fa*ílias. Atr*vés *o artes*nato que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
emp*een*ido, t**n*m possív*l es*e efe*ivo desenvolv*mento para a comunidade, como *xpl*ca
</line>
<line>
o I*divídu* 4 ao falar sobre * atividad* artes*nal. Ele exp*ica,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **re*i*a PI, v. *9, n. 12, art. 9, *. 1*0-20*, dez. 2*22
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. S. Fonseca, A. M. Sil*a, A. L. Mach*do, J. E. S. Anjo
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
[...] Tem o *rtesanat*, t*m as famílias aqu* *ue f*zem * artesanat*, que *evam o
</line>
</par><par>
<line>
*ome da Comunidad* dos Potes, é porque desde que fun*ou aqui que tem a tr*dição
</line>
<line>
de fazer os produtos de barro, os produtos da *rgil*, a terra *qui é boa. A arg*la *
</line>
<line>
uma das melhores da *egião * até de outras.
</line>
<line>
Percebe-s*, *trav*s do exposto, que * Indivíduo 4 en*l*ece o tr*balho realizado n*
</line>
<line>
com*nidade, a comunida*e em si e * própria matéria-prima utilizada p*ra a produção ***
</line>
<line>
peças art*san*is ao destac*r que a argila é a melh*r ** região, * que co**titui um *iferenci*l
</line>
<line>
par* *s pe*as comerc*al**adas. O indivíduo 13 ap*esen*a outros tipos de peça* produzi*as:
</line>
</par><par>
<line>
[...] A com*nid*de produz panela, pot*, *ar*o
</line>
<line>
de planta, pote grande. Eles vendem
</line>
</par><par>
<line>
aqui mesmo na loja.
</line>
</par><par>
<line>
É important* enfatizar o se*so de comunidade e cole*ividade pr*sente nas falas *os
</line>
<line>
e*tr*vistados. O I*divíduo 13 expressa que "a comunidade produz", o c*letivo, pondo à parte
</line>
</par><par>
<line>
o individuali**o
</line>
<line>
outrora menc**nad* *o p*ocesso *e divisão dos gan*os. *orta**o, t*rna-se
</line>
</par><par>
<line>
impo*tante a m**uten*ão e *r*s*rva*ão *esse s*ns* d* colet*vidade, colocado em prática
</line>
<line>
media*te as ativid*des e re*niões propo*tas pela a*sociação comunitária, ilust*ad* na imagem
</line>
<line>
2.
</line>
<line>
Ima*em 2: *sso*i*çã* *omunitá*ia *a comunid*de quil*mbola.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Acervo dos *utores.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*s*na, v. 19, n. 12, art. *, p. 190-206, dez. 202*
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*preender no Quilombo: Arte*a*a*o como A*ternativ* de Renda de Família* *ui*ombol*s n* P*auí
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
Esse espa*o, a*ém de a**igar * as*ociaçã* comunitári* com * *ealização de reun*ões e
</line>
<line>
eventos, * o loc*l on** são realiza*as as pro*u*õe* das dive*sa* p*ças art*sanais, s*rvindo
</line>
<line>
*amb*m como d*pósito para as peças produzidas. O *spa*o também é d*stin*do * a*rigar o*
</line>
<line>
e*co*tros * práti*as religiosas tradicionais da localidade.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES *I*AIS
</line>
<line>
At*almente, *a sociedade *rasilei*a, significativa parcela da po**lação, f*ente ao *lto
</line>
</par><par>
<line>
índice ** *e*empreg*
</line>
<line>
constatado *o país, *em visto no emp*eendedor*smo a solução para o
</line>
</par><par>
<line>
al*ance de es*a*ilidade financeira. Nas l*calidades *erif*ricas e comunidades, tais *omo a*
</line>
</par><par>
<line>
dos *ov*s quilombolas, esse cenário torna-se ainda *ais agra**nt* quando nos refer*mos ao*
</line>
<line>
índices de *mpreg*b*lidade e consequen*e bus*a pela es*abil*dad* financeira.
</line>
</par><par>
<line>
Di**te d*ss*, e já *os ref*rind* ao *bje*ivo c*ntral
</line>
<line>
deste estudo, é n**ório o caráter
</line>
</par><par>
<line>
benéfi*o dado * comu*idade quil**bola dos *ote*, q** vê na *ua ativid*d* e**reend*dora **
</line>
</par><par>
<line>
pro*uçã* e
</line>
<line>
comercializaç*o das peça* artesa*a*s
</line>
<line>
de bar*o um* alterna*i*a financeir* *ara
</line>
</par><par>
<line>
melho*i* do* asp*ctos econômicos das
</line>
<line>
família* d*
</line>
<line>
qu*lo*bo que *ntegram *ssa* atividades
</line>
</par><par>
<line>
prod*tivas, se*do o
</line>
<line>
empr*endedorismo *m veí*ul* propulsor para o *esenvolvimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**dan*a da realidade social dessa *ef**ida c*munidade.
</line>
<line>
Mediante o expo*to, v**e ressaltar a impo*tância das ações *e incentivo e o*ientações
</line>
</par><par>
<line>
*ara o e*preen**dorismo e* comunidades ta*s co*o
</line>
<line>
esta pes*uis*, *eja **ravés do poder
</line>
</par><par>
<line>
púb*ico ou d* ini*iativa p*ivada, *u* possib****em a criação e c*ntinuid*de da
</line>
<line>
*t*vidade
</line>
</par><par>
<line>
**preen*edora de *aneira efetivamente organizada, e capaz d* gerar m*ior*s i**a*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, como co*t*ibuição teórica, este estudo identifica
</line>
<line>
as comunidades
</line>
</par><par>
<line>
quilombolas d* Bras*l
</line>
<line>
*o*o local**a*es deten*or*s
</line>
<line>
d* p*t*ncial elev*do para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento, por intermédio do fome*to de at*v*dades produtivas com fo*o no ato
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
emp*een**r.
</line>
</par><par>
<line>
*or fim, tend* em v*sta que o méto** util*z*do nesta pesquis* *s*á *unda*entado
</line>
</par><par>
<line>
como de nat*reza q*alitativa,
</line>
<line>
va*e
</line>
<line>
co*siderar *s respe*tivas limi*ações d*ste estu*o que
</line>
</par><par>
<line>
impedem a generalização *e seu* resultados. U*a **z
</line>
<line>
que a *mostra da pesqui*a foi
</line>
</par><par>
<line>
relativ*mente pequena, dada a quan*ida*e de residentes
</line>
<line>
a*ult*s d* comunid*de, o que
</line>
</par><par>
<line>
dificul*ou a obten*ão *e ma*ores
</line>
<line>
deta*he* qu*nto aos processos de pr*duç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*ercial*z*ção dos produtos
</line>
<line>
artesana*s, sugere-*e, p*rtan*o, * desenvolvimen*o
</line>
<line>
de estud*s
</line>
</par><par>
<line>
futuros que c*ntem*lem de forma mais amp*a esses aspect*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 19, n. 12, art. 9, p. 190-2*6, dez. 20*2
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. S. Fonsec*, *. *. Silva, A. L. Mac*ado, J. E. *. Anjo
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
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Eu**peu, ao Co*itê *conômic* e Social Europeu e a* Comitê das Re*iõ*s, Ap**car
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*
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P*o*r*** Comunitário ** Lisbo*: p*omover o espír*to empr*ende*or através *o *ns**o
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GODOI, C. *.; MATTOS, *. L. E*trevista qual*tativa: instrum*nto de pesqui** e evento
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qualitativa em estudos o*gani*ac*onais:
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par*digmas, estraté*ias e método*. São Paulo:
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C*mo Refe*enciar este Artigo, conforme ABNT:
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F*NSECA, *. G. S; SILVA, A. M; MACHADO, A. L; AN*O, *. E. S. E*preender no Qui*ombo:
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Artesanato c*mo Altern*tiva de **nda de Famíl*as Qu*lo*bolas no Piauí. R*v. FSA, Teresina, v. 19,
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n. *2, *rt. 9, p. 1*0-206, dez. 2022.
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<line>
Contribui*ão dos Autor*s
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<line>
A. G. S. Fonseca
</line>
<line>
A. M. S*l*a
</line>
<line>
*. L. Machad*
</line>
<line>
*. E. S. Anjo
</line>
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<line>
1) con*epção e planejamento.
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*
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</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
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<line>
2) análise e in*erp*etação *os dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
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<line>
3) elabor*ção *o ra*c*nho ou n* re*isão crít*ca do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
4) participa*ão *a aprova*ã* da *ersão fina* do manuscr*t*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. 12, art. *, p. 19*-206, d*z. 2022
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<line>
www4.fsanet.com.b*/*e*ista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)