<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 5, p. 84-95, no*. 2*22 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.11.5 </line>
</par>
<par>
<line> Hi*tória Ambiental, Ideias de Natur*z*, Educação *sc*lar... Co**iderações Sob** o Piauí </line>
<line> Envi*onmental Hi*tory, *d*as of Natu*e, School Educ**ion... C*nsiderat*ons *bout P*a*í </line>
</par>
<par>
<line> Luís C*rlos Albano Duarte S*us* </line>
<line> Mestrado em Ciê***a Polític* pela Universid*de Federa* do Piauí </line>
<line> Gra*uação em Históri* pe*a Universidade *ederal do *ia*í </line>
<line> E-mail: l**s-alban*@ho*mail.com </line>
<line> Joh*y **ntana de *raújo </line>
<line> Doutorado *m *istória S*cial pela Un*versidade Federa* Flu*inense </line>
<line> Profe*sor *o D*part*mento de H*st*r*a da Unive*sid*de Federal do P*auí </line>
<line> E-mail: johnysant@gmail.com </line>
<line> R*imundo Batista *o* S*n*os *unio* </line>
<line> Dou**r em Ciência Polí*i*a pel* Universid*de Estad**l *e Campinas </line>
<line> Professor ad*unto d* U*iversida** F*der*l do Piau* </line>
<line> E-mail: rjun**r@ufpi.ed*.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Johny *anta*a de Araúj* </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade </line>
<line> F*deral do </line>
<line> P**uí, </line>
<line> Centro *e </line>
<line> Ciências </line>
</par>
<par>
<line> Hum*nas </line>
<line> * </line>
<line> L*tras. </line>
<line> Departamento d* </line>
<line> H*stória, </line>
<line> *ampus </line>
<line> E**tor-Ch*fe: Dr. Tonny Kerley de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> **iversitário </line>
<line> Ministro </line>
<line> Pe*rônio </line>
<line> Po*tela, </line>
<line> Ininga, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> 64*00000 - *e*esina, PI - B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: *a*mun*o Batista dos *antos Junior </line>
<line> Artigo r*cebido em *7/09/*0*2. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Universida*e </line>
<line> Federal d* </line>
<line> Pi**í, </line>
<line> Centr* de </line>
<line> Ciê*cias </line>
<line> r*c*bida *m 10/10/2022. Aprova*o em *1/10/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Humana* </line>
<line> e </line>
<line> Letras. </line>
<line> Departa*e**o d* </line>
<line> História, </line>
<line> *ampus </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sit*rio </line>
<line> Ministr* </line>
<line> Petrônio </line>
<line> P*rtela, </line>
<line> Ininga, </line>
<line> Avaliado pelo s*st*ma *riple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 64*00000 - *ere*ina, PI - Brasil </line>
<line> pelo Editor-C*efe; e b) Doub*e Bl*nd Review </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Luís Carlos Albano Du*rte Sousa </line>
<line> (**aliação cega por dois avaliad*r** da *rea). </line>
</par>
<par>
<line> Univ**sid*de </line>
<line> *e**ral do </line>
<line> Pia*í, </line>
<line> Cent*o de </line>
<line> Ciên*ias </line>
</par>
<par>
<line> Humanas </line>
<line> * </line>
<line> L*tras. </line>
<line> De*artamento de </line>
<line> História, </line>
<line> Ca*p*s </line>
<line> *evisão: Gram*tical, Normativ* e ** F*r**tação </line>
</par>
<par>
<line> Univer*itário </line>
<line> Ministro </line>
<line> P*tr*nio </line>
<line> P*rtela, </line>
<line> In*nga, </line>
</par>
<par>
<line> 64600*00 - Tere*ina, PI - Brasil </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> História Ambiental, Idei** de Natureza, Edu*ação Escolar... Consideraç*e* Sobre o P*auí </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> RES*M* </line>
</par>
<par>
<line> E*te ensaio propõe uma reflexão *obre a co*t*ibuição da história *mbient*l *os debates sobre </line>
</par>
<par>
<line> ideias d* nat*reza, elege*do * ambiente e*colar como *ocal po* </line>
<line> e*ce**nci* p*r* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvi*e**o de *osm*v*sões *utôn*mas capaze* d* *rticul*r dema*das atu**s * urgentes </line>
</par>
<par>
<line> e* nível global com seu próp*io repertório de conhecimento </line>
<line> loc*l. No caso específico </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Piau*, </line>
<line> buscamos no exemplo da implantaç*o de en*rgia fotovoltaica no </line>
<line> *ampus de F*ori*no </line>
</par>
<par>
<line> do I*s*itut* Federal do Piauí os ele**nto* que demons*ram o retorno *ositivo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> envolvimento da comunidad* *o protagonismo do* projetos interliga*os ao s*stema de </line>
</par>
<par>
<line> geração d* energia renovável, </line>
<line> num pragma*ismo qu* imp*cta diretamente a vida *a </line>
</par>
<par>
<line> comun*dade, geran*o fontes de *enda * conh*cimen*o. Amparamo-nos conceit*almente em </line>
<line> Pádua (20*0), L*pes (2010) e Lef* (2005) para desenvolv*r a reflexão. </line>
<line> *alavras-Chave: *ducação Escol*r. História Ambient**. Ideias de Nat*reza. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> This essay proposes a *e*lecti*n *n the contribution of *nvironme*tal history in deb*tes *b**t </line>
<line> ideas of natur*, choos*ng the sch*ol envi*onment as a place par ex*el*e*ce f*r the </line>
<line> deve*opment of autono*ou* cosm*visions cap*bl* of ar*iculati*g c*rrent and urgen* *emands </line>
</par>
<par>
<line> a* * </line>
<line> global level w*t* its own rep*rto*re ** local knowledge. *n *he specific case of Piauí, *n </line>
</par>
<par>
<line> the exampl* of the implem*ntation *f photovol*ai* ene*gy on t*e Floriano ca*pus of *he </line>
</par>
<par>
<line> Federal Institu*e of P*au*, we s*ught elemen*s that d*mons*r*te the </line>
<line> posit*v* re*u*n of </line>
</par>
<par>
<line> c*mmunity i*volvemen* in the </line>
<line> p*otagonis* of projects connected *o the renew*ble ener*y </line>
</par>
<par>
<line> generation system, in * *ragmatism t*at direc*ly impacts the life of the community, *enerating </line>
<line> *ource* *f i*come and knowl*dge. We a** *oncep*ually su*ported by Pádua (20*0), Lop*s </line>
<line> (*010) and *e*f (2*05) t* deve*o* the reflection. </line>
<line> Keywords: School *ducation. Envi**nmental History. *ature Ideas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Tere**n* PI, v. 19, n. 11, a*t. 5, p. 84-95, n*v. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. A. D. Sousa, J. S. A*aúj*, R. B. Sant*s Júnior, </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * *onceit* grego de *hysis, *epois traduzido para o latim co*o Natu**, está ligado </line>
<line> * image* d* **s*e*, surg*r, *anife*tar. A palavr* "nat*re**" [...] é "provavel*ente </line>
<line> a mais complexa da linguag*m h*ma*a, uma palavra que carrega, atr*vés de um </line>
<line> lon*o período, muitas das m*i*re* var*ações do pe*sa*ent* h**ano". Sua defini*ã* </line>
<line> clássica, sintetiza*a por Aristóteles, é u* ex*m*lo de co*bin*ção entre </line>
<line> **mp*i*idade e pod*r *onceitual, apesar *e fu***** em um fo*te dualismo. As coisas </line>
</par>
<par>
<line> n*turais seriam aquelas que existem por ** mesmas, no s**t*do de po*suir </line>
<line> em s * </line>
</par>
<par>
<line> me*mas * p**ncípi* d* seu mov**ento e repo*so. Elas incluem matér*as, </line>
</par>
<par>
<line> configu**çõ*s * for*as que se apresent*m à percep*ão </line>
<line> hu*ana como nat**eza [...] </line>
</par>
<par>
<line> (PÁDUA, 20*0, p. 86). </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> inter*sse </line>
<line> nos est*dos *as *e*aç*es entre humano * *a*ureza não é nov*d**e </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> nen*uma á*ea d* conhec*ment*, *a* questões a**ais e </line>
<line> u**entes como aquecime*to glob*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ustentab*lidade têm ganh*do forças n* sentido de r*n*va* ess*s objeto* dent*o da </line>
<line> interdis**p**narida*e, onde o campo da hi*tória *mbi*ntal tem mu*to a co*t*ib**r. Ass*m, este </line>
<line> ensaio parte da *ues*ão de como esse *a*po e*pecí**co pode efe*ivame**e amp**ar as noç*e* </line>
</par>
<par>
<line> de *m*iente e suas relaçõe*, levando a inferê**i*s cap*ze* de </line>
<line> c*nc*etizar muda*ça* </line>
</par>
<par>
<line> co*porta*ent*** que util*zem tecnol*gia* para otimizar tais relações diante das novas </line>
<line> n*cess*dades. Para isso, contamos com * exemplo sensível da u*ilização de energia </line>
<line> f*tovolta*ca em ambientes es*ol**es, a exe*p*o do ca*pus do I*stituto *ed*r*l *o Pia*í em </line>
<line> Flor*ano. </line>
<line> *n*es, po*ém, faz-se necessá*ia uma explana*ão do **e ser** e*sa h**tória a*b*ental. </line>
<line> P*dua (2010) chamou a *te*ção *ar* a eme*gê*cia do campo historiográfico co*sci**t* de si </line>
</par>
<par>
<line> na década d* 1*70, muito e**ora análises </line>
<line> da i*fluência na*ural na vida hum**a fosse* </line>
</par>
<par>
<line> re*a*ivam*nte com*ns *e*de o séc*lo XIX. Elencou tam*ém 3 "mud**ças epi**emol*gicas </line>
</par>
<par>
<line> cons*l*dadas no *éculo XX, ma* que já est*va* em gestaç*o nos séc*los </line>
<line> a*t*r*ores, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*lação ao en*endi*ento do mundo natural e de seu l*gar na vida h*ma*a", qu*is s*jam: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> idei* de que * ativ*dade humana pode influenciar o mei*, e*pecialmente *m sua degradação; </line>
<line> *xpans** dos m*rcos cronológi*os d* plane**; a historicização *a na*ureza (P**UA, 2010, p. </line>
</par>
<par>
<line> 83). H*je, podería*os pensar numa *o*a mudança qu* se d*s**rola a pa*tir </line>
<line> das limitaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> comportam*ntai* im*ost*s </line>
<line> pela </line>
<line> pandem*a da **VID-*9, </line>
<line> o </line>
<line> novo coronav*rus que *xigi* </line>
</par>
<par>
<line> repen*a**os a nossa posição, enquanto humanos, frente *os outros *rganism*s. </line>
</par>
<par>
<line> De f*to, imensa *a*ori* dos intel*ctuais *o l*ngo d* *ist*ria questio*ou-se *ob** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> natu*e*a, como des*ac*u Pádua a partir do "monumental estudo" de Clare**e *lacken </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *b*a de 1*67, mas suas questõe* giravam em to*no da *n*luê**i* da natureza sob** a h*stória </line>
<line> hu**n*. De *o*a forma, a *ode*n*dad* da qu*stão amb*ental *ngloba todos esses "pr*cessos </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 19, n. 11, art. 5, p. 8*-95, nov. 202* www4.fsa*et.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Históri* Amb*ental, Idei*s de Natureza, Edu*ação Escola*... Consi**rações Sobre o Piauí </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> macro-históricos que lhe são ant**iore*", ou s*ja, s*o tributários de movimentos *lobai* que </line>
<line> se potencializaram no século XI* e qu* nã* est*o co*tidos em *m único evento. O p**prio </line>
</par>
<par>
<line> ***ua cheg*u a esta concl**ão *o recordar a *xpansão col*nial europeia, </line>
<line> n* nosso caso das </line>
</par>
<par>
<line> m*narquias c*tóli*as </line>
<line> da penínsul* ibérica, q*and* entraram em *hoque os ma*s diversos </line>
</par>
<par>
<line> terr*tórios e *ons*quentes ecossistem*s, fomen*an** </line>
<line> um* instit*ci*nalização de *odo* esses </line>
</par>
<par>
<line> saberes sob a **ide da ciência. </line>
</par>
<par>
<line> Aí est* a c*ave para entendermos a e*ergên*ia da pre*cu*ação inversa a* qu* se </line>
<line> discutia até pelo menos o sécu*o XIX: n*o ma*s * infl**ncia d* m*io *obre os home**, mas os </line>
<line> riscos que a açã* hu*ana poderia oferecer *o *mbiente. E foi o movime**o *e *mpliação ** </line>
<line> um sab*r geográfico a *ív*l global *ue entrego* essa *ossibilidade. Exemplo nítido pode ser </line>
<line> encontrado nos t*at*dos d* bioge*g*afia, ana*is*dos por Papavero, T*ixeira * *rado (2013), </line>
<line> onde po* s*culos *ensadores e i*telectuai* tenta*am formu*ar teorias aceitá*eis *a*a a* origens </line>
<line> de u* g*obo cujo* espaços geográficos *e expandiam à medida das *es*obe*ta* de novas ro*as </line>
<line> comerc*ais, c*nectando pessoas, mer*ado*ias, ideias, faunas e *lo*as distin*as. </line>
<line> *etodologicamente, referi*o-nos a *m processo marcado pela virada int*rdisciplinar </line>
</par>
<par>
<line> *r*vo*ada pela escola h*st*riográfi*a f*ancesa dos Ann*les, e* *o**unto com ativismo o </line>
<line> polític* da década de 196*, em resposta aos métodos de cult*ra *e massa c*nformados pelo </line>
<line> capitalismo; tra*a-se, poi*, de u*a local**açã* tempora* q*e relac*on* as "a*ordagens </line>
<line> h*storio*r*fi*as à* transformações *ociais e políti*as" (LOPES, 2010, p. 486). Neste se*t*do, a </line>
<line> *istóri* amb*enta* ganha, al*m do fort* s*ntido político que evidencia as *ar*a* das *uestões </line>
</par>
<par>
<line> do temp* </line>
<line> presente no f*ze* h*st*rio*ráf**o, u*a abordag*m qu* levou geralmente a *ois </line>
</par>
<par>
<line> caminhos </line>
<line> distintos, **nda que </line>
<line> co*ectados: a util*zaç** *onscien*e d* </line>
<line> natureza ligada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*pectos *conômicos, *u a s*cra*iz*ção des*a mes*a natureza partin*o do apelo religioso </line>
<line> (*OPES, 20*0). Daí d*corre um aspecto esse*cial para o melhor entendime*to das dem*ndas </line>
<line> de uma histór*a ambiental: a* vis*es d* nat*reza de cad* *spaço e tempo e*pecíficos, sobre o </line>
<line> que fa*aremos mai* *dia*te. </line>
<line> Em tod* caso, </line>
<line> Não se *ra*a, por ce*to, de tr*çar uma linha direta *ntre crítica am*ienta* q** </line>
<line> co*eça*a a ap**ecer nos séculos *VII* * XIX, utilizando categorias e vocabul*rios </line>
<line> próprios da ép*ca, e o fenôme*o do ambien*alismo conte*p*râneo. Não * o cas* *e </line>
</par>
<par>
<line> busc*r "*recur*ores". Mas sim </line>
<line> de analisar *m *o****nto h*stórico mais amplo * </line>
</par>
<par>
<line> difuso: * co*strução da sensibi*idad* e*ológica no universo da mo*er*idade </line>
<line> (PÁ*UA, **10, p. *4). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 11, ar*. 5, *. 84-95, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. A. D. Sou*a, *. S. A**újo, R. *. San*os Júnior, </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> Assim podemos buscar nos </line>
<line> e*empl*s amparados p*las fo*tes </line>
<line> histórica*, *ei*adas </line>
</par>
<par>
<line> pelos mai* diversos sujei*os, as noções de relação com a *atur**a, que muitas vezes deitam </line>
</par>
<par>
<line> raí*e* em r*corte* temporais de longa dura*ão, atingi*do as </line>
<line> nossas própri** relações </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemporâneas. </line>
</par>
<par>
<line> Analisando a trajetór*a de capuchinhos francese* no Maranhão do século XV*I, </line>
<line> Rebeca Capozzi (2021) l*nçou u*a interessan*í*s*** ide*a qu* parte da *erspectiva de que os </line>
</par>
<par>
<line> próprios animais seriam os m*di*dores do "conhecimento *ob*e o </line>
<line> ambiente </line>
<line> e suas </line>
</par>
<par>
<line> proprieda**s entre ****c*inhos *r*nce*es e Tupinamb* *as aldeia* deste l*cal". Apr*pr*ou-se, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, *a noção de mediadores qu* tradi*io*almente está vin*ulada ao* n*gocia*tes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intérpret*s que construíram os contatos em esca*a glo*al na* expan*ões *mperialist*s sobre a* </line>
<line> Am*ricas, África e Ásia. E*se encontro entre france*es e **nhecimento* tup*namb*s, e* m*i* </line>
</par>
<par>
<line> à </line>
<line> di*p*ta de projeto* que envolvia **mbém a *cup**ão portugue*a, desvelo* exatamente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ce*tralid*de pol*tico-econômica do "conhecim*n** natural s*bre a t*rritori*lida*e" </line>
<line> (*APOZZI, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> No caso </line>
<line> específi*o </line>
<line> d* **auí, podemos invocar *inda no século XIX </line>
<line> um *u*eito </line>
</par>
<par>
<line> int*ressan*e que t*m**m d*ixou reg*stros s*bre a naturez* loca*, **m eleme*tos constitutivos </line>
<line> *e uma ide*a de natureza tí*ica do *u**o colonial luso-b*asile*r*. Trata-se de Leon*rdo da </line>
<line> S*nhora das *ores Castello-Bra*co, nascido em 1789 na fazend* Taboca, região próxima do </line>
</par>
<par>
<line> li*oral da então ca*itania *e São Jo*é do </line>
<line> *iauí. Indivídu* poli*i*amente a*ivo, ao longo do </line>
</par>
<par>
<line> oitoce*t*s desen*olve* um* rede de contatos *o Brasil e em Lisboa *ue pos*ibilita*am </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> publicação </line>
<line> de </line>
<line> algumas </line>
<line> *bras </line>
<line> cie*tífi*a* </line>
<line> em </line>
<line> conso*ância </line>
<line> *om </line>
<line> o </line>
<line> *rocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> institucio*a*iz*ção da ciê*cia b*asile*ra. </line>
</par>
<par>
<line> Mais </line>
<line> que isso, esses con*at*s refletem, p*r* além </line>
<line> *a </line>
<line> circu*aç*o </line>
<line> de *ujeitos e ideias, </line>
</par>
<par>
<line> ad*ptações e mestiça*ens (GRUZINSKI, *015). Assim, técnic*s europeias e p*á*icas locais se </line>
<line> m*sturaram em *orn* da utiliza*ão da **tureza para o progresso d* região, com* demon**ra a </line>
<line> "M*mória acerca d*s abelhas da Pr*víncia do Piauí no Império do Bras*l", artigo public*do </line>
<line> por Leonardo em 1845 no Auxiliador da Indús**ia N**ional, periódico mensa* da **cied*de </line>
<line> Auxiliadora da Indústria Nacional, Rio de Janeiro. Nessa Memória, o *ut*r *las*ificou todas </line>
<line> a* a*elhas enc*ntr*das na região do Piauí, incluindo s*us comportamentos e suas qual*dades </line>
</par>
<par>
<line> *a*a *ma possíve* do*esticação/comerci*lização, tud* *artir de *u*s próprias *bser**ções a </line>
<line> in loco. </line>
<line> Existe* n* sua leitura aspectos que *ão d*sde o apelo religioso ("prov*dênc*a do Ent* </line>
<line> Criado*", ou ainda "vem ter ultimamente às mãos dos homens, segundo o Criador Univ*rsal </line>
<line> havia mui bem p*evisto") *té *abere* m**ic*s ("os *oentes de mal venéreo, que ficam </line>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. 19, *. 11, a*t. 5, *. 8*-95, nov. 2022 www4.fsanet.com.br/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Hi*tóri* *mb*ental, Ideias *e Nat**eza, Edu*ação Esc*la*... Consi*erações Sobre o Piauí </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> e**revados, machuca* e de*fazem em ág*a os casulos dos filhos ma*s n*vo* destas abelhas"). </line>
</par>
<par>
<line> Além di*so, o </line>
<line> compo*tamento da* </line>
<line> abelhas servia de espelho ao co*port*mento *uma*o, </line>
</par>
<par>
<line> sempre asso**ado em su*s </line>
<line> ex*eriências sen*oriais diante d* </line>
<line> organização *as colm*ias. Mas </line>
</par>
<par>
<line> f** de fato a p*ssibilidade de util*zaçã* co*e*cial *es*as abelhas que ocu*ou o cen**o de s*a </line>
<line> análi**: a classificaçã* se *ava *or *uant*dad* e qu*lidade do *el e *a cera, e pela fa*ili*ade </line>
<line> de domesti*aç*o, potencializa*do a utili*ade, que defin*a * grau de intere*se em cada </line>
<line> variação. *o fina*, vaticinou: </line>
<line> É pen* que tendo os brasile**os tant*s riq**zas natura*s, não *ire* delas * proveito </line>
<line> q*e po*eri*m tirar, e só tratem ma*e*ial * ind**cret*me*te d* gozar o pre*ent*, sem </line>
<line> ol**r para * futuro; e por *sso em *odos *s **mos de riquezas p***icas *aturais n** </line>
<line> se vê senão *ma estúpida e cruel *evast*çã* (C*STELLO-*R**CO, 1845, p. 7*). </line>
<line> Eram juíz*s amplamen*e sustentados pela própria i*eia de *atureza q** circu*av* em </line>
<line> Portugal, comum à *olôn*a. Ped*o Clafate (199*) en*endeu que o século *VIII não inventou * </line>
<line> *atureza, já que rela*ões entr* o huma*o e o meio s*mpre existiram, *as foi a partir d** que </line>
<line> se começou * apli*a* * exp*o*a* *uas *ote***alidades. Os repe*tórios intelectuais fo**m então </line>
<line> constru*ndo visões de *atureza q*e seria* apropriada* pela ciência moderna do s*culo XIX, </line>
<line> na cl**sificação e ordenação *m termos lógicos e sensív*is d** objeto* naturais. Mas no caso </line>
<line> *specífico de Portugal d* século XIX, o aut*r fe* grande *sforço em sinte*i**r os caminho* </line>
</par>
<par>
<line> percorridos, amparad*s em grande medida pelo caráter religioso das ide*a*, de maneira </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tor*ar a natureza ** "p*ra*igma ** ordem": de forma mais pr*fu*da, o interesse intelectua* </line>
</par>
<par>
<line> que d*í se origino* impedi* q*e a consciência sobre as relaç*es *ntre o humano *at*r*l e </line>
</par>
<par>
<line> perman*cesse simple**ente </line>
<line> n* *e*epção passiv* </line>
<line> de impressões sensíveis *u *ens*riais </line>
</par>
<par>
<line> (**LAFATE, 1994). </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se, pois, de uma *ues*ão que *nvol*e tamb** a*tonomia. Os escritos a nós </line>
</par>
<par>
<line> legados pela *i*tória tes*emunh*m *ontinua*e*te </line>
<line> os esfo*ços de pensa*ores em do*inar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento, formulando *eor*** * hipótes*s, aplicando-a* </line>
<line> em </line>
<line> p*ov*ito e melhoria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> real*dade </line>
<line> c**creta e vivida. Isto, em movime*tos muito mais complexos **e a simp*es </line>
</par>
<par>
<line> difu**o: *a*a circular, os </line>
<line> *onhecim*ntos p*e*is*v*m das ada**ações </line>
<line> em nível l*ca*, onde </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém eram incrementados com ou*ras *xperi*n*ia*, resultando mest*ç*gens cultu*ais (RAJ, </line>
<line> 2007). </line>
<line> N* *aso da A*érica La***a, a questão da *u**nom** atr*vés do conhecime*to </line>
<line> *erritorial * ambiental se f*z ainda mais sensível, em re**ção aos *r*jet*s e *eranças </line>
</par>
<par>
<line> colonialistas. Enri*ue Leff, sugerindo por isso um </line>
<line> cam*o *enos gené*ico, priori*ou um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, *. *1, art. 5, p. 84-95, nov. *022 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. A. D. Sousa, J. S. Araújo, R. B. Sant*s *únior, </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> conceito de ambiente capaz de *essig*ificar a própr*a **são de naturez* a p*rtir d* *m* </line>
</par>
<par>
<line> complexi*ade inéd*ta. Esse con*eito es**ria *á *ora do círcul* res*ri*o </line>
<line> da ciência mesmo </line>
</par>
<par>
<line> i**erdisciplinar, pa*a forjar diálogo* de saberes co* múltip*as *isões e pers*ecti*as históricas, </line>
<line> di*er*nciando assim a história amb*ental d* ecologia e da história natural. A História, que </line>
<line> "*on*in*a a ser narrada pelos vencedores", abriria es*aço para um* "narrat**a que emerge da </line>
<line> natureza ve*ci*a, que agora se e*p*essa *os *aberes su*jugado*" (LEFF, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Ora, *r*ta-se de um* *uton*mia que pod* se desenvo*v*r </line>
<line> desd* os s*beres nativos </line>
</par>
<par>
<line> su*jugados pe*as técnicas </line>
<line> *uro*eias que se legitimavam deixando à </line>
<line> marge* as e*periências </line>
</par>
<par>
<line> locais, muitas vezes marcadas co*o a-cientí*i*as, a exem*l* </line>
<line> dos </line>
<line> trat*dos escritos *or </line>
</par>
<par>
<line> Leonard* *astello-*r*nco n* Piauí, que lam*ntava a inuti*idade do* habitantes da região </line>
<line> quant* ao aproveitament* das *be*has. A experiência mo*erna te*ia *xa*am*nte negado o </line>
<line> tempo histórico *a*ac*erizado *elas cosmovisões de di*ere*tes *u*turas, e o sabe* am*iental </line>
<line> n*o exist* *ora do en*r*cruzamento. *or isso Leff destacou ** movimentos *e emancipação *e </line>
<line> povo* ind*genas como um "descongelam*n*o da hi*tór*a", dada a atuali*ade *o tema em </line>
<line> cont*apont* * mer*a***liza*ão d* n*ture*a (LEFF, 2005, p. 19). </line>
<line> A co*plexi*ade ambiental articula os tempos cósmicos e *lane*ár*os com os </line>
<line> proces*os glob*is a par*ir d* di*ersidade de raciona*idade* ambientais e culturas </line>
</par>
<par>
<line> locais. A sustent*bilidade se projeta a partir do* proc**sos entrópicos que geram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> devi* do universo, a partir do processo neguentrópico que *á a singularid*de ao </line>
<line> p*ane*a Ter**, de *nde **erge a vi*a que alim*nta a evolução biológica e sua </line>
</par>
<par>
<line> produtividade ecológica. O *empo da suste**abil*dade emerge da* formas </line>
<line> atuais de </line>
</par>
<par>
<line> dominação e expl*ração ** natureza q*e est*o cond**indo </line>
<line> *ara uma precipitad* </line>
</par>
<par>
<line> morte entróp*ca do planeta. A pergunta pela </line>
<line> s***entabilida** questiona sobre o </line>
</par>
<par>
<line> sentido *a *xistê*cia, das d*fe*entes significações cu*turais e dos diversos potenciais </line>
<line> *cológico* imer**s nas estratégi*s de poder para reapropriação da *atureza (LE*F, </line>
<line> 2 0 0 5 , p . 1 9 ). </line>
<line> Epistemo*ogicamente, a pr*po**a é de uma suste*tabilidade que signi*ique </line>
<line> i*eren*ement* uma "solidariedade tran*g*racional e um comprom*sso com as gerações </line>
</par>
<par>
<line> futuras", nã* si*plesmente "i*ternal*zar uma racionalida*e e**lógica na* </line>
<line> en*renagens </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> cicl*s econômicos". Mais profund*m*nt*, trata-*e d* um "projeto e*ancipatório que b**ca </line>
<line> l*b*rar os pote*cia*s da diversi*ade biológica e cultu*al" (L*FF, 2005, p. 20). Es*e proc*s*o </line>
</par>
<par>
<line> se dá no encontro das *ais *iversas culturas num mundo am*lame*te </line>
<line> *lobaliz*do, o que já </line>
</par>
<par>
<line> ac*ntece há sécul*s, p*inc*palmente q*an*o *rata*os de expansões imperialist*s e *s co*tato* </line>
<line> m*rcanti*istas estab*lecidos a *ível glo*a*, mas agora s** movimentos on*e a decolonialidad* </line>
<line> tem muito a *ont**buir. </line>
<line> Embora reconhecend* o toque d* *topia pre*e*te *a sua no*ã* de s*stentabilidad*, </line>
</par>
<par>
<line> Enrique Leff </line>
<line> desbrava uma importante *ela*ão com a educação nesse </line>
<line> ***ári*: a raz*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 19, *. 11, art. 5, p. 84-95, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *istória Ambiental, Ideias d* Natureza, Ed*caçã* Esc*lar... Considerações Sobre * Piauí </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> sus*entável *ão </line>
<line> se e*contra nas *ógi**s de m*rcado, m*s *o p*n*ament* e </line>
<line> no s*ber, e* </line>
</par>
<par>
<line> identidades capazes d* *obili*a* reinvenções * novas ap*opriações d* natureza, n*m processo </line>
<line> que gera mesmo "n*vos sen*ido* existen*iais p*ra *ada indiv*duo e cada comun*dade" (LEFF, </line>
</par>
<par>
<line> 2005, p. 21). O </line>
<line> am*ient* escola* se caracteriza*ia então, por excelência, c*mo locu* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> inf*rên*ias e </line>
<line> transforma**es pessoais e coletivas visand* a gest*ç*o de novas relações </line>
</par>
<par>
<line> ambi**tais, amplifi*ando as possibilidades de autonomia local. </line>
</par>
<par>
<line> *o caso do Pi**í, essas </line>
<line> possib*li**des de história a*biental têm le*a*o a </line>
<line> *ue**õe* </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> *rof*nda* sobre o </line>
<line> *enár** local, rac*o*al*zando e questi*na*do p*oblemas </line>
<line> que </line>
<line> a*tes </line>
</par>
<par>
<line> eram caracterizados *omo </line>
<line> naturai*, como a *esertifica*ã* de regi*es em torno </line>
<line> da cida*e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Gilbués, </line>
<line> no extremo *u* do Esta*o. Em artig* publicad* já no **gun*o s*mes*r* *e 2021, </line>
</par>
<par>
<line> Dalton Melo *acambira e Jaíra M*ria Gomes </line>
<line> ins*rument*lizaram a h**tória ambiental para </line>
</par>
<par>
<line> refl*tir s*bre o* proce*sos d* degradação do solo *m *ilbués a part** de uma dial*ti*a entre </line>
</par>
<par>
<line> socie*ade * a*bie**e. Util*zaram, </line>
<line> para isso, as já conhecidas *iretrizes de *onald *o*s*er, </line>
</par>
<par>
<line> quais sejam: </line>
<line> 1) *nte**im*nto da natureza propriamente di*a; 2) interações so*ioeconômicas; </line>
</par>
<par>
<line> 3) **teraç*o tangível, h*ma*a, puramente cu*tura* (LOPES, 2*10, p. 492). </line>
<line> Tomando p*r n*rte a premissa *e que * *atu*eza é uma *onstruçã* soci** e hi*tórica, </line>
</par>
<par>
<line> desvela-*e exatamente a **uralidade *e ideias </line>
<line> de </line>
<line> natureza e insere-s* a ação *um*na na </line>
</par>
<par>
<line> *quação, </line>
<line> de f*rma *ue os proces*os naturali*ados muito têm a di*er sobre * ocupa*ão </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> território. Maca*bi** e Gom*s (2021) evidenc**ram o trabalh* de José Vasconcelos S*brinh* </line>
<line> na Unive*sidade Fede*al Rural d* Pernambu*o nos anos 19*0 sob*e d*sert*ficaçã* no B**sil, </line>
</par>
<par>
<line> *a*ti*do de ques*ões *oevas como as *ampanhas de ajuda humanitária direcion*das </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> semiárido africano, para desp*rta* * *nteresse </line>
<line> no m*peamento das principais áreas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> degradação ambiental no N*rdeste bras*leir*, </line>
<line> dent*e *s q*ais figurava t*mbém a cida*e </line>
</par>
<par>
<line> piau**nse de </line>
<line> *ilbué*. Vári*s políticas públicas enco*tram *emanda a **rtir dessas </line>
</par>
<par>
<line> inferênc*as: ca*cula-se que * Br*sil é detentor da regi*o semiárida c*m ma*or co*centração </line>
<line> demogr*f*ca do mundo, concentra*do, po* conseguint*, milhares de p**soas mais pobres em </line>
<line> áreas d* *ese*tificação (*ACA*BIRA; GOM*S, 2021, p. 167). </line>
</par>
<par>
<line> * conclusão foi * e*cessiv* ex*loração antró*ica *ue *r*gi*izou ambie*te natura*, o </line>
<line> u*ili*ado se* as *é*nicas conservacionistas que podiam *er **ser*a*as em outros espa*os até </line>
</par>
<par>
<line> mes*o pelos *ovos </line>
<line> pré-colombianos, segundo os autores. </line>
<line> A pr*ncipal consequênc*a foi </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> assoreamen*o </line>
<line> dos rios d* r*giã*, r*sultado dos mod** </line>
<line> de o*up*ção *o espaço. Esse </line>
</par>
<par>
<line> *iag*óstico **rnecid* *e*a investigação histórica embasou o </line>
<line> pedido de direci**amento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*líti*as </line>
<line> públ*cas voltadas p*ra técnic*s a*rop**uárias, m*dida urg**temente </line>
<line> defendida por </line>
</par>
<par>
<line> Macam*ira e Gomes (2021, p. 1*1). Além do cuidado eco*ômi*o, * estudo e *onhecimento </line>
<line> Rev. FSA, Teresina **, v. *9, n. 11, a*t. 5, p. 8*-*5, nov. 2022 *ww4.f*anet.com.br/revi*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. *. D. Sousa, *. S. A*aújo, R. *. Santos Júnior, </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> his**rico da d*sertificação *m Gi**ués *o*tri*ui, à luz da história ambiental, par* uma </line>
<line> *en*ib*lizaçã* *a **u*l e mesmo futura c*smovisão, a parti* d* **o *o*scient*. </line>
</par>
<par>
<line> A recen*e vocação do Piauí p*ra a geração d* en*rgias renováveis </line>
<line> percorre este </line>
</par>
<par>
<line> *aminho. Segundo dado* do próprio site *o *ov*rno do Estado, *m 2021 cinco munic*pios </line>
</par>
<par>
<line> abriga*am usi*as </line>
<line> de ener**a solar, enquan*o *utro* nov* contavam c** u*inas de ener*ia </line>
</par>
<par>
<line> eólica. M*ito* d*ss*s investi**ntos es*ão local*za*os em áreas do *emiárid* pia*ien*e onde a </line>
</par>
<par>
<line> p*esença </line>
<line> desses equipamen*os pode ser *otencialmen*e i*pactan*e na vida dos mo*adore*, </line>
</par>
<par>
<line> com ge*aç*o d* empre*os e apli**ção de te*nologias pa*a o desenvolvimento pes*oa* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coleti*o. Vez </line>
<line> q*e esse* inv*stimento* não *e restring*ram *s usi*a* de g*r**ão </line>
<line> *e ene*g**, </line>
</par>
<par>
<line> mas *barcaram **mb*m prédios públicos c*m* escolas, * *eque d* </line>
<line> possi**lidades quanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pro*ução de con*ecimento s* faz ainda maior. *omo **mos aqui, a </line>
<line> discussão de </line>
<line> história </line>
</par>
<par>
<line> amb*en**l através da edu*ação n* constru*ão de novas c*smovisões autônomas rev**a *oda a </line>
<line> prof*cuidade de se *nvolver a comu*idade *ocal em torno das nov*s tecno*o*ias, * no Piauí há </line>
<line> um interessa*te e*empl* disto. </line>
<line> No *mbit* do V*II Co*gresso Brasilei*o de Energia So*ar, re*lizado em 202*, </line>
<line> p*ofe*sores do Inst*tu*o Federal do Pia*í e da U**v**sidade Federal do P*auí apresentaram </line>
<line> *raba*ho so*re a implantação do sis*ema f*tovoltaico conectado * rede (SFCR) no camp*s *o </line>
<line> IFPI na ci*ade *e Flor*ano. * análise *artiu do r*conhecimento dos *imites econômicos para * </line>
</par>
<par>
<line> impl*ntação da energi* </line>
<line> solar no Estado, o que *cabava por </line>
<line> d*i*ar o Pia*í em </line>
<line> u* a </line>
<line> posiçã* </line>
</par>
<par>
<line> muito *quém de sua ca*acidad* nos núme*os da Agência Naci*nal d* Energ*a Elétrica. A </line>
</par>
<par>
<line> expe*iência pionei** do campus no Piauí *ornou possível </line>
<line> pensar * util*zaç*o </line>
<line> desse sistema </line>
</par>
<par>
<line> como ferramenta de aprendizado que superasse </line>
<line> os d*tos obs*áculos (S*; M*RAES; </line>
</par>
<par>
<line> SANTOS, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Segund* o t*abalho *ublica*o, o inv*s*imento **cebido foi de *$ 1.150.500,0*, </line>
</par>
<par>
<line> u*ilizado* na aquisição d*s equipamentos, na elab**aç*o d* projetos e </line>
<line> no t**inamento de </line>
</par>
<par>
<line> fu*cionár*os p*ra oper*r o sistema. A partir daí a c*mun*dade *o* envo*v*da *a criação de 6 </line>
</par>
<par>
<line> pr*jetos que </line>
<line> trabalhavam di**ta*ente </line>
<line> os re*ursos *nvo*vidos na energ*a sola*, </line>
<line> gerand* os </line>
</par>
<par>
<line> r*sult*dos que fora* di*cutidos n* ev*nto. Todo* esses pr*jetos *stã* intimament* lig*dos a* </line>
<line> q*e estamos discutindo aqui. </line>
<line> O pri*eiro trata-se do proje*o "Ed*cação ambient*l e energias renováveis: o p*pe* da </line>
<line> energia solar como *ma nova forma de pen*ar", desenvolvido e* p*rceria com um* ON* que </line>
</par>
<par>
<line> instalou </line>
<line> *m s*stema fotovo*t*ic* num* c**ch* locali*ada e* Sebastião Leal, município </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> s*do*ste </line>
<line> piaui*ns* </line>
<line> com vocação agrári* </line>
<line> **l**da pa*a *oja, mil*o e *lgodã*. Dura*te a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realiza**o d* pr**et*, os próprios a*unos *ec*beram *ormação para ajudar*m na insta*ação do </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 19, n. 11, ar*. 5, p. 84-95, n*v. 20*2 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> História Ambie*tal, Ideias de Natureza, Educação *scol*r... *onsideraçõ*s Sobre * Piauí </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> sis*ema na crec** atendida em 2017. Cont*u com verbas pa*a compra *e equipamentos e pa*a </line>
<line> o pagamento de bolsa para um *os aluno* p*r*icipante, r*ssa*tand* a importânc*a do </line>
<line> trata*e*to de conceitos co*o fontes reno*áveis *esde as classes *rimár*as *o *ns*no, </line>
<line> p**m**endo "uma socied*de ciente das qu*stões r*laciona*a* *om energia e ambiente" (SÁ; </line>
<line> M*RAES; SANTOS, 2020). </line>
<line> Já o pro*eto "Si*te*a de captação de água dos ares-condicionados do IFPI - Campu* </line>
<line> F*oriano" de*ons*ra c*mo um f*t*r l*va a out*o: a água captada para evi*ar o *espe**ício é </line>
<line> util*zada *ara *ega* as áreas verde* do campus através d* u*a bomba que utiliza a energi* </line>
</par>
<par>
<line> gerada pela* </line>
<line> placas s*l**es par* func*onar, reaproveitan*o cer** de 3.000 l***os de água po* </line>
</par>
<par>
<line> mês, * tendo resul*ados publicados em *ois artigos científicos. * curiosidade gerad* p*lo uso </line>
</par>
<par>
<line> da tecnologia levo* à implantação </line>
<line> d* </line>
<line> um la*ora*ório de *obótica visand* a </line>
<line> ampliação do </line>
</par>
<par>
<line> currículo d* *u*s* t*cnico em ele*rome***ica d* institu*ção, pro*ovend* ativ*dade* p*áti*as </line>
</par>
<par>
<line> i*clusive de monitoramento climáti**, </line>
<line> o </line>
<line> que levou a uma parceria **tre IFPI, Governo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Estado do Piauí e a empresa Ômega Engenh*r*a pa*a criação de um curso técnico e* a </line>
<line> energias r*nová*eis (SÁ; *OR**S; SANTO*, 2020). </line>
<line> Há q*e se *est*car o carát*r p*agmático dess** projetos, inclu*ive no monitoramento </line>
</par>
<par>
<line> de variáve*s meteoro*ógicas </line>
<line> que </line>
<line> influencia* o fun*i***mento do sistema fo*ovoltai*o, </line>
</par>
<par>
<line> inclui*do radiaç*o g*obal, rad*ação *ireta e difusa, p*tencializando a captaç*o e con*ersão d* </line>
</par>
<par>
<line> en*rg*a sola*, com d*dos an*lisados e public*dos em trab*l*os científicos par* *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento adquirido seja uti**zad* também por *ut**s projetos da *egião. A**m da criação </line>
</par>
<par>
<line> de disciplina*, f** implanta*a também </line>
<line> u*a semana de *e*o Ambiente no campus, onde a </line>
</par>
<par>
<line> Fundação de *mparo à Pesquisa do Piauí *esti*a valore* **ra o f*nanciamento de eventos que </line>
</par>
<par>
<line> d*scuta* e publiquem os resultados </line>
<line> desses pr*jetos. Assim, os autore* destaca**m os </line>
</par>
<par>
<line> resultados pres*ntes nos tr*s e*xos: ensino, pesquisa e extensão, inclus*v* *ervindo *e </line>
<line> exemp*o ** que *ados do Min*stér*o da Educação mostram que em 2*19 cerca *e R$** </line>
</par>
<par>
<line> mi*hões f*ram destinados compra e inst*lação de si**em*s fotovo*taicos em inst*tutos * </line>
<line> fe*erais (SÁ; M*R*ES; SANTOS, *0*0). </line>
</par>
<par>
<line> * caso do IFP* de Floriano serve de ex**plo *o afirmarmos </line>
<line> que a </line>
<line> utili*aç*o de </line>
</par>
<par>
<line> tecnol**i*s co** a *nerg*a fo*ovolt*i*a não é suficiente em si, *as deve env*lve* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *omunidad* em su* volta, geran*o conheci*ento e auton*mi*. Retornando a Lopes (2010, p. </line>
<line> 49*), questõe* *aturais como a* q*e foram aqui desenvolv*das cada **z mais se relaci*nam </line>
</par>
<par>
<line> diretamente à equidade e justi*a social, d*svela**o a </line>
<line> serie*ade de "u*a efe*i** </line>
<line> conjugação </line>
</par>
<par>
<line> das d*mand*s so*iai*" dentro </line>
<line> de um </line>
<line> *m*l*ama proporcionado *ela </line>
<line> hi**ó*ia ambiental, onde </line>
</par>
<par>
<line> se transcenda a </line>
<line> dicotomia entre s*res humano* e </line>
<line> na*ureza para cami*h*r "na **re*ã* das </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. *, p. 84-95, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. A. D. Sou*a, *. *. A*aú*o, *. B. *antos Júnior, </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> demanda* *oci*is sob*e o enten*imento da i*teraçã* entre *eres humanos e *atureza tanto no </line>
<line> passado, *uanto no *resen*e". Com todas as poss*bilidades qu* decor*e* dessa *nte***ão. </line>
<line> O antropoce*o como condi*ionante da* relações e transfor*ações gl*bais, exp*icado a </line>
</par>
<par>
<line> partir da p*eponderância do homem m*der*o dentro da eq*ação *e dominaç*o d* </line>
<line> na*ur*za, </line>
</par>
<par>
<line> leva a agenda ambientali*ta à nec*ssidade </line>
<line> de *lcançar </line>
<line> *s mais </line>
<line> diver*os espaços, i*clusive </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente esc*lar. A questão da *uste*tabilidad* deve gerar re*lexão *obre *s formas vi**entas </line>
<line> *e apropria*ão dos re*ur**s natur*is numa p*rspectiv* de investigaçã* *berta tal qual propõ* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> história ambiental, longe </line>
<line> dos de*ermi*ismos. Q*estões u*gentes *ia**e do cr*scimento </line>
</par>
<par>
<line> exp*n*nc*al ** população global, e to*as *s implic*ções que </line>
<line> *aí </line>
<line> decorr*m, onde ocu*am </line>
</par>
<par>
<line> lugar central as </line>
<line> transformações socia*s nos paí**s colonizados, ond* as *xperiênci*s de </line>
</par>
<par>
<line> esgo*amento *e rec*rsos naturais s* faz** mais *ung*nt*s (LOP**; JÚNIOR, 2020). </line>
</par>
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<line> REFERÊNC**S </line>
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<line> História Ambie*tal, Idei*s de Natureza, Educa*ão Escola*... C*nsiderações Sob** o Pi*uí </line>
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<line> Como Refer*nci*r este *rtigo, conforme A*NT: </line>
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<line> SOUSA, L. C. A. D; ARAÚJO, J. S; SANTOS J*NIOR, R. B; História A*biental, Ideias de </line>
<line> Natureza, Educação Escolar... Con*ider*ções So*re o Piauí. Rev. *SA, *eresina, v. 19, n. 11, art. *, p. </line>
<line> 84-95, *ov. 2022 </line>
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<line> Contribuição d** Auto*es </line>
<line> L. C. A. D. Sousa </line>
<line> J. S. *raújo </line>
<line> R. B. Santo* J*nior </line>
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<par>
<line> 1) c*ncepção e planeja*ent*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e int*rpreta*ão dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascu*ho ou na revis** *rítica do *ont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na aprovação *a **rsão fi*al do m**uscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, *eres**a PI, *. 19, n. 11, art. *, p. 8*-*5, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evista </line>
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