<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 5, p. 84-95, no*. 2*22
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.11.5
</line>
</par><par>
<line>
Hi*tória Ambiental, Ideias de Natur*z*, Educação *sc*lar... Co**iderações Sob** o Piauí
</line>
<line>
Envi*onmental Hi*tory, *d*as of Natu*e, School Educ**ion... C*nsiderat*ons *bout P*a*í
</line>
</par><par>
<line>
Luís C*rlos Albano Duarte S*us*
</line>
<line>
Mestrado em Ciê***a Polític* pela Universid*de Federa* do Piauí
</line>
<line>
Gra*uação em Históri* pe*a Universidade *ederal do *ia*í
</line>
<line>
E-mail: l**s-alban*@ho*mail.com
</line>
<line>
Joh*y **ntana de *raújo
</line>
<line>
Doutorado *m *istória S*cial pela Un*versidade Federa* Flu*inense
</line>
<line>
Profe*sor *o D*part*mento de H*st*r*a da Unive*sid*de Federal do P*auí
</line>
<line>
E-mail: johnysant@gmail.com
</line>
<line>
R*imundo Batista *o* S*n*os *unio*
</line>
<line>
Dou**r em Ciência Polí*i*a pel* Universid*de Estad**l *e Campinas
</line>
<line>
Professor ad*unto d* U*iversida** F*der*l do Piau*
</line>
<line>
E-mail: rjun**r@ufpi.ed*.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Johny *anta*a de Araúj*
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dade
</line>
<line>
F*deral do
</line>
<line>
P**uí,
</line>
<line>
Centro *e
</line>
<line>
Ciências
</line>
</par><par>
<line>
Hum*nas
</line>
<line>
*
</line>
<line>
L*tras.
</line>
<line>
Departamento d*
</line>
<line>
H*stória,
</line>
<line>
*ampus
</line>
<line>
E**tor-Ch*fe: Dr. Tonny Kerley de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
**iversitário
</line>
<line>
Ministro
</line>
<line>
Pe*rônio
</line>
<line>
Po*tela,
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
64*00000 - *e*esina, PI - B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: *a*mun*o Batista dos *antos Junior
</line>
<line>
Artigo r*cebido em *7/09/*0*2. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Universida*e
</line>
<line>
Federal d*
</line>
<line>
Pi**í,
</line>
<line>
Centr* de
</line>
<line>
Ciê*cias
</line>
<line>
r*c*bida *m 10/10/2022. Aprova*o em *1/10/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Humana*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Letras.
</line>
<line>
Departa*e**o d*
</line>
<line>
História,
</line>
<line>
*ampus
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sit*rio
</line>
<line>
Ministr*
</line>
<line>
Petrônio
</line>
<line>
P*rtela,
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
Avaliado pelo s*st*ma *riple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
64*00000 - *ere*ina, PI - Brasil
</line>
<line>
pelo Editor-C*efe; e b) Doub*e Bl*nd Review
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Luís Carlos Albano Du*rte Sousa
</line>
<line>
(**aliação cega por dois avaliad*r** da *rea).
</line>
</par><par>
<line>
Univ**sid*de
</line>
<line>
*e**ral do
</line>
<line>
Pia*í,
</line>
<line>
Cent*o de
</line>
<line>
Ciên*ias
</line>
</par><par>
<line>
Humanas
</line>
<line>
*
</line>
<line>
L*tras.
</line>
<line>
De*artamento de
</line>
<line>
História,
</line>
<line>
Ca*p*s
</line>
<line>
*evisão: Gram*tical, Normativ* e ** F*r**tação
</line>
</par><par>
<line>
Univer*itário
</line>
<line>
Ministro
</line>
<line>
P*tr*nio
</line>
<line>
P*rtela,
</line>
<line>
In*nga,
</line>
</par><par>
</page><line>
64600*00 - Tere*ina, PI - Brasil
</line>
</par><page>
<par>
<line>
História Ambiental, Idei** de Natureza, Edu*ação Escolar... Consideraç*e* Sobre o P*auí
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
</par><par>
<line>
E*te ensaio propõe uma reflexão *obre a co*t*ibuição da história *mbient*l *os debates sobre
</line>
</par><par>
<line>
ideias d* nat*reza, elege*do * ambiente e*colar como *ocal po*
</line>
<line>
e*ce**nci* p*r*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvi*e**o de *osm*v*sões *utôn*mas capaze* d* *rticul*r dema*das atu**s * urgentes
</line>
</par><par>
<line>
e* nível global com seu próp*io repertório de conhecimento
</line>
<line>
loc*l. No caso específico
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Piau*,
</line>
<line>
buscamos no exemplo da implantaç*o de en*rgia fotovoltaica no
</line>
<line>
*ampus de F*ori*no
</line>
</par><par>
<line>
do I*s*itut* Federal do Piauí os ele**nto* que demons*ram o retorno *ositivo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
envolvimento da comunidad* *o protagonismo do* projetos interliga*os ao s*stema de
</line>
</par><par>
<line>
geração d* energia renovável,
</line>
<line>
num pragma*ismo qu* imp*cta diretamente a vida *a
</line>
</par><par>
<line>
comun*dade, geran*o fontes de *enda * conh*cimen*o. Amparamo-nos conceit*almente em
</line>
<line>
Pádua (20*0), L*pes (2010) e Lef* (2005) para desenvolv*r a reflexão.
</line>
<line>
*alavras-Chave: *ducação Escol*r. História Ambient**. Ideias de Nat*reza.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
This essay proposes a *e*lecti*n *n the contribution of *nvironme*tal history in deb*tes *b**t
</line>
<line>
ideas of natur*, choos*ng the sch*ol envi*onment as a place par ex*el*e*ce f*r the
</line>
<line>
deve*opment of autono*ou* cosm*visions cap*bl* of ar*iculati*g c*rrent and urgen* *emands
</line>
</par><par>
<line>
a* *
</line>
<line>
global level w*t* its own rep*rto*re ** local knowledge. *n *he specific case of Piauí, *n
</line>
</par><par>
<line>
the exampl* of the implem*ntation *f photovol*ai* ene*gy on t*e Floriano ca*pus of *he
</line>
</par><par>
<line>
Federal Institu*e of P*au*, we s*ught elemen*s that d*mons*r*te the
</line>
<line>
posit*v* re*u*n of
</line>
</par><par>
<line>
c*mmunity i*volvemen* in the
</line>
<line>
p*otagonis* of projects connected *o the renew*ble ener*y
</line>
</par><par>
<line>
generation system, in * *ragmatism t*at direc*ly impacts the life of the community, *enerating
</line>
<line>
*ource* *f i*come and knowl*dge. We a** *oncep*ually su*ported by Pádua (20*0), Lop*s
</line>
<line>
(*010) and *e*f (2*05) t* deve*o* the reflection.
</line>
<line>
Keywords: School *ducation. Envi**nmental History. *ature Ideas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Tere**n* PI, v. 19, n. 11, a*t. 5, p. 84-95, n*v. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. A. D. Sousa, J. S. A*aúj*, R. B. Sant*s Júnior,
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* *onceit* grego de *hysis, *epois traduzido para o latim co*o Natu**, está ligado
</line>
<line>
* image* d* **s*e*, surg*r, *anife*tar. A palavr* "nat*re**" [...] é "provavel*ente
</line>
<line>
a mais complexa da linguag*m h*ma*a, uma palavra que carrega, atr*vés de um
</line>
<line>
lon*o período, muitas das m*i*re* var*ações do pe*sa*ent* h**ano". Sua defini*ã*
</line>
<line>
clássica, sintetiza*a por Aristóteles, é u* ex*m*lo de co*bin*ção entre
</line>
<line>
**mp*i*idade e pod*r *onceitual, apesar *e fu***** em um fo*te dualismo. As coisas
</line>
</par><par>
<line>
n*turais seriam aquelas que existem por ** mesmas, no s**t*do de po*suir
</line>
<line>
em s *
</line>
</par><par>
<line>
me*mas * p**ncípi* d* seu mov**ento e repo*so. Elas incluem matér*as,
</line>
</par><par>
<line>
configu**çõ*s * for*as que se apresent*m à percep*ão
</line>
<line>
hu*ana como nat**eza [...]
</line>
</par><par>
<line>
(PÁDUA, 20*0, p. 86).
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
inter*sse
</line>
<line>
nos est*dos *as *e*aç*es entre humano * *a*ureza não é nov*d**e
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
nen*uma á*ea d* conhec*ment*, *a* questões a**ais e
</line>
<line>
u**entes como aquecime*to glob*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ustentab*lidade têm ganh*do forças n* sentido de r*n*va* ess*s objeto* dent*o da
</line>
<line>
interdis**p**narida*e, onde o campo da hi*tória *mbi*ntal tem mu*to a co*t*ib**r. Ass*m, este
</line>
<line>
ensaio parte da *ues*ão de como esse *a*po e*pecí**co pode efe*ivame**e amp**ar as noç*e*
</line>
</par><par>
<line>
de *m*iente e suas relaçõe*, levando a inferê**i*s cap*ze* de
</line>
<line>
c*nc*etizar muda*ça*
</line>
</par><par>
<line>
co*porta*ent*** que util*zem tecnol*gia* para otimizar tais relações diante das novas
</line>
<line>
n*cess*dades. Para isso, contamos com * exemplo sensível da u*ilização de energia
</line>
<line>
f*tovolta*ca em ambientes es*ol**es, a exe*p*o do ca*pus do I*stituto *ed*r*l *o Pia*í em
</line>
<line>
Flor*ano.
</line>
<line>
*n*es, po*ém, faz-se necessá*ia uma explana*ão do **e ser** e*sa h**tória a*b*ental.
</line>
<line>
P*dua (2010) chamou a *te*ção *ar* a eme*gê*cia do campo historiográfico co*sci**t* de si
</line>
</par><par>
<line>
na década d* 1*70, muito e**ora análises
</line>
<line>
da i*fluência na*ural na vida hum**a fosse*
</line>
</par><par>
<line>
re*a*ivam*nte com*ns *e*de o séc*lo XIX. Elencou tam*ém 3 "mud**ças epi**emol*gicas
</line>
</par><par>
<line>
cons*l*dadas no *éculo XX, ma* que já est*va* em gestaç*o nos séc*los
</line>
<line>
a*t*r*ores,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
r*lação ao en*endi*ento do mundo natural e de seu l*gar na vida h*ma*a", qu*is s*jam:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
idei* de que * ativ*dade humana pode influenciar o mei*, e*pecialmente *m sua degradação;
</line>
<line>
*xpans** dos m*rcos cronológi*os d* plane**; a historicização *a na*ureza (P**UA, 2010, p.
</line>
</par><par>
<line>
83). H*je, podería*os pensar numa *o*a mudança qu* se d*s**rola a pa*tir
</line>
<line>
das limitaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
comportam*ntai* im*ost*s
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
pandem*a da **VID-*9,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
novo coronav*rus que *xigi*
</line>
</par><par>
<line>
repen*a**os a nossa posição, enquanto humanos, frente *os outros *rganism*s.
</line>
</par><par>
<line>
De f*to, imensa *a*ori* dos intel*ctuais *o l*ngo d* *ist*ria questio*ou-se *ob**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
natu*e*a, como des*ac*u Pádua a partir do "monumental estudo" de Clare**e *lacken
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
*b*a de 1*67, mas suas questõe* giravam em to*no da *n*luê**i* da natureza sob** a h*stória
</line>
<line>
hu**n*. De *o*a forma, a *ode*n*dad* da qu*stão amb*ental *ngloba todos esses "pr*cessos
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, *. 19, n. 11, art. 5, p. 8*-95, nov. 202* www4.fsa*et.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Históri* Amb*ental, Idei*s de Natureza, Edu*ação Escola*... Consi**rações Sobre o Piauí
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
macro-históricos que lhe são ant**iore*", ou s*ja, s*o tributários de movimentos *lobai* que
</line>
<line>
se potencializaram no século XI* e qu* nã* est*o co*tidos em *m único evento. O p**prio
</line>
</par><par>
<line>
***ua cheg*u a esta concl**ão *o recordar a *xpansão col*nial europeia,
</line>
<line>
n* nosso caso das
</line>
</par><par>
<line>
m*narquias c*tóli*as
</line>
<line>
da penínsul* ibérica, q*and* entraram em *hoque os ma*s diversos
</line>
</par><par>
<line>
terr*tórios e *ons*quentes ecossistem*s, fomen*an**
</line>
<line>
um* instit*ci*nalização de *odo* esses
</line>
</par><par>
<line>
saberes sob a **ide da ciência.
</line>
</par><par>
<line>
Aí est* a c*ave para entendermos a e*ergên*ia da pre*cu*ação inversa a* qu* se
</line>
<line>
discutia até pelo menos o sécu*o XIX: n*o ma*s * infl**ncia d* m*io *obre os home**, mas os
</line>
<line>
riscos que a açã* hu*ana poderia oferecer *o *mbiente. E foi o movime**o *e *mpliação **
</line>
<line>
um sab*r geográfico a *ív*l global *ue entrego* essa *ossibilidade. Exemplo nítido pode ser
</line>
<line>
encontrado nos t*at*dos d* bioge*g*afia, ana*is*dos por Papavero, T*ixeira * *rado (2013),
</line>
<line>
onde po* s*culos *ensadores e i*telectuai* tenta*am formu*ar teorias aceitá*eis *a*a a* origens
</line>
<line>
de u* g*obo cujo* espaços geográficos *e expandiam à medida das *es*obe*ta* de novas ro*as
</line>
<line>
comerc*ais, c*nectando pessoas, mer*ado*ias, ideias, faunas e *lo*as distin*as.
</line>
<line>
*etodologicamente, referi*o-nos a *m processo marcado pela virada int*rdisciplinar
</line>
</par><par>
<line>
*r*vo*ada pela escola h*st*riográfi*a f*ancesa dos Ann*les, e* *o**unto com ativismo o
</line>
<line>
polític* da década de 196*, em resposta aos métodos de cult*ra *e massa c*nformados pelo
</line>
<line>
capitalismo; tra*a-se, poi*, de u*a local**açã* tempora* q*e relac*on* as "a*ordagens
</line>
<line>
h*storio*r*fi*as à* transformações *ociais e políti*as" (LOPES, 2010, p. 486). Neste se*t*do, a
</line>
<line>
*istóri* amb*enta* ganha, al*m do fort* s*ntido político que evidencia as *ar*a* das *uestões
</line>
</par><par>
<line>
do temp*
</line>
<line>
presente no f*ze* h*st*rio*ráf**o, u*a abordag*m qu* levou geralmente a *ois
</line>
</par><par>
<line>
caminhos
</line>
<line>
distintos, **nda que
</line>
<line>
co*ectados: a util*zaç** *onscien*e d*
</line>
<line>
natureza ligada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*pectos *conômicos, *u a s*cra*iz*ção des*a mes*a natureza partin*o do apelo religioso
</line>
<line>
(*OPES, 20*0). Daí d*corre um aspecto esse*cial para o melhor entendime*to das dem*ndas
</line>
<line>
de uma histór*a ambiental: a* vis*es d* nat*reza de cad* *spaço e tempo e*pecíficos, sobre o
</line>
<line>
que fa*aremos mai* *dia*te.
</line>
<line>
Em tod* caso,
</line>
<line>
Não se *ra*a, por ce*to, de tr*çar uma linha direta *ntre crítica am*ienta* q**
</line>
<line>
co*eça*a a ap**ecer nos séculos *VII* * XIX, utilizando categorias e vocabul*rios
</line>
<line>
próprios da ép*ca, e o fenôme*o do ambien*alismo conte*p*râneo. Não * o cas* *e
</line>
</par><par>
<line>
busc*r "*recur*ores". Mas sim
</line>
<line>
de analisar *m *o****nto h*stórico mais amplo *
</line>
</par><par>
<line>
difuso: * co*strução da sensibi*idad* e*ológica no universo da mo*er*idade
</line>
<line>
(PÁ*UA, **10, p. *4).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 11, ar*. 5, *. 84-95, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. A. D. Sou*a, *. S. A**újo, R. *. San*os Júnior,
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
Assim podemos buscar nos
</line>
<line>
e*empl*s amparados p*las fo*tes
</line>
<line>
histórica*, *ei*adas
</line>
</par><par>
<line>
pelos mai* diversos sujei*os, as noções de relação com a *atur**a, que muitas vezes deitam
</line>
</par><par>
<line>
raí*e* em r*corte* temporais de longa dura*ão, atingi*do as
</line>
<line>
nossas própri** relações
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemporâneas.
</line>
</par><par>
<line>
Analisando a trajetór*a de capuchinhos francese* no Maranhão do século XV*I,
</line>
<line>
Rebeca Capozzi (2021) l*nçou u*a interessan*í*s*** ide*a qu* parte da *erspectiva de que os
</line>
</par><par>
<line>
próprios animais seriam os m*di*dores do "conhecimento *ob*e o
</line>
<line>
ambiente
</line>
<line>
e suas
</line>
</par><par>
<line>
proprieda**s entre ****c*inhos *r*nce*es e Tupinamb* *as aldeia* deste l*cal". Apr*pr*ou-se,
</line>
</par><par>
<line>
portanto, *a noção de mediadores qu* tradi*io*almente está vin*ulada ao* n*gocia*tes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intérpret*s que construíram os contatos em esca*a glo*al na* expan*ões *mperialist*s sobre a*
</line>
<line>
Am*ricas, África e Ásia. E*se encontro entre france*es e **nhecimento* tup*namb*s, e* m*i*
</line>
</par><par>
<line>
à
</line>
<line>
di*p*ta de projeto* que envolvia **mbém a *cup**ão portugue*a, desvelo* exatamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ce*tralid*de pol*tico-econômica do "conhecim*n** natural s*bre a t*rritori*lida*e"
</line>
<line>
(*APOZZI, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
No caso
</line>
<line>
específi*o
</line>
<line>
d* **auí, podemos invocar *inda no século XIX
</line>
<line>
um *u*eito
</line>
</par><par>
<line>
int*ressan*e que t*m**m d*ixou reg*stros s*bre a naturez* loca*, **m eleme*tos constitutivos
</line>
<line>
*e uma ide*a de natureza tí*ica do *u**o colonial luso-b*asile*r*. Trata-se de Leon*rdo da
</line>
<line>
S*nhora das *ores Castello-Bra*co, nascido em 1789 na fazend* Taboca, região próxima do
</line>
</par><par>
<line>
li*oral da então ca*itania *e São Jo*é do
</line>
<line>
*iauí. Indivídu* poli*i*amente a*ivo, ao longo do
</line>
</par><par>
<line>
oitoce*t*s desen*olve* um* rede de contatos *o Brasil e em Lisboa *ue pos*ibilita*am
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
publicação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
algumas
</line>
<line>
*bras
</line>
<line>
cie*tífi*a*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
conso*ância
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*rocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
institucio*a*iz*ção da ciê*cia b*asile*ra.
</line>
</par><par>
<line>
Mais
</line>
<line>
que isso, esses con*at*s refletem, p*r* além
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
circu*aç*o
</line>
<line>
de *ujeitos e ideias,
</line>
</par><par>
<line>
ad*ptações e mestiça*ens (GRUZINSKI, *015). Assim, técnic*s europeias e p*á*icas locais se
</line>
<line>
m*sturaram em *orn* da utiliza*ão da **tureza para o progresso d* região, com* demon**ra a
</line>
<line>
"M*mória acerca d*s abelhas da Pr*víncia do Piauí no Império do Bras*l", artigo public*do
</line>
<line>
por Leonardo em 1845 no Auxiliador da Indús**ia N**ional, periódico mensa* da **cied*de
</line>
<line>
Auxiliadora da Indústria Nacional, Rio de Janeiro. Nessa Memória, o *ut*r *las*ificou todas
</line>
<line>
a* a*elhas enc*ntr*das na região do Piauí, incluindo s*us comportamentos e suas qual*dades
</line>
</par><par>
</page><line>
*a*a *ma possíve* do*esticação/comerci*lização, tud* *artir de *u*s próprias *bser**ções a
</line>
<line>
in loco.
</line>
<line>
Existe* n* sua leitura aspectos que *ão d*sde o apelo religioso ("prov*dênc*a do Ent*
</line>
<line>
Criado*", ou ainda "vem ter ultimamente às mãos dos homens, segundo o Criador Univ*rsal
</line>
<line>
havia mui bem p*evisto") *té *abere* m**ic*s ("os *oentes de mal venéreo, que ficam
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina, v. 19, *. 11, a*t. 5, *. 8*-95, nov. 2022 www4.fsanet.com.br/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Hi*tóri* *mb*ental, Ideias *e Nat**eza, Edu*ação Esc*la*... Consi*erações Sobre o Piauí
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
e**revados, machuca* e de*fazem em ág*a os casulos dos filhos ma*s n*vo* destas abelhas").
</line>
</par><par>
<line>
Além di*so, o
</line>
<line>
compo*tamento da*
</line>
<line>
abelhas servia de espelho ao co*port*mento *uma*o,
</line>
</par><par>
<line>
sempre asso**ado em su*s
</line>
<line>
ex*eriências sen*oriais diante d*
</line>
<line>
organização *as colm*ias. Mas
</line>
</par><par>
<line>
f** de fato a p*ssibilidade de util*zaçã* co*e*cial *es*as abelhas que ocu*ou o cen**o de s*a
</line>
<line>
análi**: a classificaçã* se *ava *or *uant*dad* e qu*lidade do *el e *a cera, e pela fa*ili*ade
</line>
<line>
de domesti*aç*o, potencializa*do a utili*ade, que defin*a * grau de intere*se em cada
</line>
<line>
variação. *o fina*, vaticinou:
</line>
<line>
É pen* que tendo os brasile**os tant*s riq**zas natura*s, não *ire* delas * proveito
</line>
<line>
q*e po*eri*m tirar, e só tratem ma*e*ial * ind**cret*me*te d* gozar o pre*ent*, sem
</line>
<line>
ol**r para * futuro; e por *sso em *odos *s **mos de riquezas p***icas *aturais n**
</line>
<line>
se vê senão *ma estúpida e cruel *evast*çã* (C*STELLO-*R**CO, 1845, p. 7*).
</line>
<line>
Eram juíz*s amplamen*e sustentados pela própria i*eia de *atureza q** circu*av* em
</line>
<line>
Portugal, comum à *olôn*a. Ped*o Clafate (199*) en*endeu que o século *VIII não inventou *
</line>
<line>
*atureza, já que rela*ões entr* o huma*o e o meio s*mpre existiram, *as foi a partir d** que
</line>
<line>
se começou * apli*a* * exp*o*a* *uas *ote***alidades. Os repe*tórios intelectuais fo**m então
</line>
<line>
constru*ndo visões de *atureza q*e seria* apropriada* pela ciência moderna do s*culo XIX,
</line>
<line>
na cl**sificação e ordenação *m termos lógicos e sensív*is d** objeto* naturais. Mas no caso
</line>
<line>
*specífico de Portugal d* século XIX, o aut*r fe* grande *sforço em sinte*i**r os caminho*
</line>
</par><par>
<line>
percorridos, amparad*s em grande medida pelo caráter religioso das ide*a*, de maneira
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tor*ar a natureza ** "p*ra*igma ** ordem": de forma mais pr*fu*da, o interesse intelectua*
</line>
</par><par>
<line>
que d*í se origino* impedi* q*e a consciência sobre as relaç*es *ntre o humano *at*r*l e
</line>
</par><par>
<line>
perman*cesse simple**ente
</line>
<line>
n* *e*epção passiv*
</line>
<line>
de impressões sensíveis *u *ens*riais
</line>
</par><par>
<line>
(**LAFATE, 1994).
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se, pois, de uma *ues*ão que *nvol*e tamb** a*tonomia. Os escritos a nós
</line>
</par><par>
<line>
legados pela *i*tória tes*emunh*m *ontinua*e*te
</line>
<line>
os esfo*ços de pensa*ores em do*inar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento, formulando *eor*** * hipótes*s, aplicando-a*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
p*ov*ito e melhoria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
real*dade
</line>
<line>
c**creta e vivida. Isto, em movime*tos muito mais complexos **e a simp*es
</line>
</par><par>
<line>
difu**o: *a*a circular, os
</line>
<line>
*onhecim*ntos p*e*is*v*m das ada**ações
</line>
<line>
em nível l*ca*, onde
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém eram incrementados com ou*ras *xperi*n*ia*, resultando mest*ç*gens cultu*ais (RAJ,
</line>
<line>
2007).
</line>
<line>
N* *aso da A*érica La***a, a questão da *u**nom** atr*vés do conhecime*to
</line>
<line>
*erritorial * ambiental se f*z ainda mais sensível, em re**ção aos *r*jet*s e *eranças
</line>
</par><par>
<line>
colonialistas. Enri*ue Leff, sugerindo por isso um
</line>
<line>
cam*o *enos gené*ico, priori*ou um
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, *. *1, art. 5, p. 84-95, nov. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. A. D. Sousa, J. S. Araújo, R. B. Sant*s *únior,
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
conceito de ambiente capaz de *essig*ificar a própr*a **são de naturez* a p*rtir d* *m*
</line>
</par><par>
<line>
complexi*ade inéd*ta. Esse con*eito es**ria *á *ora do círcul* res*ri*o
</line>
<line>
da ciência mesmo
</line>
</par><par>
<line>
i**erdisciplinar, pa*a forjar diálogo* de saberes co* múltip*as *isões e pers*ecti*as históricas,
</line>
<line>
di*er*nciando assim a história amb*ental d* ecologia e da história natural. A História, que
</line>
<line>
"*on*in*a a ser narrada pelos vencedores", abriria es*aço para um* "narrat**a que emerge da
</line>
<line>
natureza ve*ci*a, que agora se e*p*essa *os *aberes su*jugado*" (LEFF, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
Ora, *r*ta-se de um* *uton*mia que pod* se desenvo*v*r
</line>
<line>
desd* os s*beres nativos
</line>
</par><par>
<line>
su*jugados pe*as técnicas
</line>
<line>
*uro*eias que se legitimavam deixando à
</line>
<line>
marge* as e*periências
</line>
</par><par>
<line>
locais, muitas vezes marcadas co*o a-cientí*i*as, a exem*l*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
trat*dos escritos *or
</line>
</par><par>
<line>
Leonard* *astello-*r*nco n* Piauí, que lam*ntava a inuti*idade do* habitantes da região
</line>
<line>
quant* ao aproveitament* das *be*has. A experiência mo*erna te*ia *xa*am*nte negado o
</line>
<line>
tempo histórico *a*ac*erizado *elas cosmovisões de di*ere*tes *u*turas, e o sabe* am*iental
</line>
<line>
n*o exist* *ora do en*r*cruzamento. *or isso Leff destacou ** movimentos *e emancipação *e
</line>
<line>
povo* ind*genas como um "descongelam*n*o da hi*tór*a", dada a atuali*ade *o tema em
</line>
<line>
cont*apont* * mer*a***liza*ão d* n*ture*a (LEFF, 2005, p. 19).
</line>
<line>
A co*plexi*ade ambiental articula os tempos cósmicos e *lane*ár*os com os
</line>
<line>
proces*os glob*is a par*ir d* di*ersidade de raciona*idade* ambientais e culturas
</line>
</par><par>
<line>
locais. A sustent*bilidade se projeta a partir do* proc**sos entrópicos que geram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
devi* do universo, a partir do processo neguentrópico que *á a singularid*de ao
</line>
<line>
p*ane*a Ter**, de *nde **erge a vi*a que alim*nta a evolução biológica e sua
</line>
</par><par>
<line>
produtividade ecológica. O *empo da suste**abil*dade emerge da* formas
</line>
<line>
atuais de
</line>
</par><par>
<line>
dominação e expl*ração ** natureza q*e est*o cond**indo
</line>
<line>
*ara uma precipitad*
</line>
</par><par>
<line>
morte entróp*ca do planeta. A pergunta pela
</line>
<line>
s***entabilida** questiona sobre o
</line>
</par><par>
<line>
sentido *a *xistê*cia, das d*fe*entes significações cu*turais e dos diversos potenciais
</line>
<line>
*cológico* imer**s nas estratégi*s de poder para reapropriação da *atureza (LE*F,
</line>
<line>
2 0 0 5 , p . 1 9 ).
</line>
<line>
Epistemo*ogicamente, a pr*po**a é de uma suste*tabilidade que signi*ique
</line>
<line>
i*eren*ement* uma "solidariedade tran*g*racional e um comprom*sso com as gerações
</line>
</par><par>
<line>
futuras", nã* si*plesmente "i*ternal*zar uma racionalida*e e**lógica na*
</line>
<line>
en*renagens
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
cicl*s econômicos". Mais profund*m*nt*, trata-*e d* um "projeto e*ancipatório que b**ca
</line>
<line>
l*b*rar os pote*cia*s da diversi*ade biológica e cultu*al" (L*FF, 2005, p. 20). Es*e proc*s*o
</line>
</par><par>
<line>
se dá no encontro das *ais *iversas culturas num mundo am*lame*te
</line>
<line>
*lobaliz*do, o que já
</line>
</par><par>
<line>
ac*ntece há sécul*s, p*inc*palmente q*an*o *rata*os de expansões imperialist*s e *s co*tato*
</line>
<line>
m*rcanti*istas estab*lecidos a *ível glo*a*, mas agora s** movimentos on*e a decolonialidad*
</line>
<line>
tem muito a *ont**buir.
</line>
<line>
Embora reconhecend* o toque d* *topia pre*e*te *a sua no*ã* de s*stentabilidad*,
</line>
</par><par>
<line>
Enrique Leff
</line>
<line>
desbrava uma importante *ela*ão com a educação nesse
</line>
<line>
***ári*: a raz*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 19, *. 11, art. 5, p. 84-95, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*istória Ambiental, Ideias d* Natureza, Ed*caçã* Esc*lar... Considerações Sobre * Piauí
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
sus*entável *ão
</line>
<line>
se e*contra nas *ógi**s de m*rcado, m*s *o p*n*ament* e
</line>
<line>
no s*ber, e*
</line>
</par><par>
<line>
identidades capazes d* *obili*a* reinvenções * novas ap*opriações d* natureza, n*m processo
</line>
<line>
que gera mesmo "n*vos sen*ido* existen*iais p*ra *ada indiv*duo e cada comun*dade" (LEFF,
</line>
</par><par>
<line>
2005, p. 21). O
</line>
<line>
am*ient* escola* se caracteriza*ia então, por excelência, c*mo locu*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
inf*rên*ias e
</line>
<line>
transforma**es pessoais e coletivas visand* a gest*ç*o de novas relações
</line>
</par><par>
<line>
ambi**tais, amplifi*ando as possibilidades de autonomia local.
</line>
</par><par>
<line>
*o caso do Pi**í, essas
</line>
<line>
possib*li**des de história a*biental têm le*a*o a
</line>
<line>
*ue**õe*
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
*rof*nda* sobre o
</line>
<line>
*enár** local, rac*o*al*zando e questi*na*do p*oblemas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a*tes
</line>
</par><par>
<line>
eram caracterizados *omo
</line>
<line>
naturai*, como a *esertifica*ã* de regi*es em torno
</line>
<line>
da cida*e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Gilbués,
</line>
<line>
no extremo *u* do Esta*o. Em artig* publicad* já no **gun*o s*mes*r* *e 2021,
</line>
</par><par>
<line>
Dalton Melo *acambira e Jaíra M*ria Gomes
</line>
<line>
ins*rument*lizaram a h**tória ambiental para
</line>
</par><par>
<line>
refl*tir s*bre o* proce*sos d* degradação do solo *m *ilbués a part** de uma dial*ti*a entre
</line>
</par><par>
<line>
socie*ade * a*bie**e. Util*zaram,
</line>
<line>
para isso, as já conhecidas *iretrizes de *onald *o*s*er,
</line>
</par><par>
<line>
quais sejam:
</line>
<line>
1) *nte**im*nto da natureza propriamente di*a; 2) interações so*ioeconômicas;
</line>
</par><par>
<line>
3) **teraç*o tangível, h*ma*a, puramente cu*tura* (LOPES, 2*10, p. 492).
</line>
<line>
Tomando p*r n*rte a premissa *e que * *atu*eza é uma *onstruçã* soci** e hi*tórica,
</line>
</par><par>
<line>
desvela-*e exatamente a **uralidade *e ideias
</line>
<line>
de
</line>
<line>
natureza e insere-s* a ação *um*na na
</line>
</par><par>
<line>
*quação,
</line>
<line>
de f*rma *ue os proces*os naturali*ados muito têm a di*er sobre * ocupa*ão
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
território. Maca*bi** e Gom*s (2021) evidenc**ram o trabalh* de José Vasconcelos S*brinh*
</line>
<line>
na Unive*sidade Fede*al Rural d* Pernambu*o nos anos 19*0 sob*e d*sert*ficaçã* no B**sil,
</line>
</par><par>
<line>
*a*ti*do de ques*ões *oevas como as *ampanhas de ajuda humanitária direcion*das
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
semiárido africano, para desp*rta* * *nteresse
</line>
<line>
no m*peamento das principais áreas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
degradação ambiental no N*rdeste bras*leir*,
</line>
<line>
dent*e *s q*ais figurava t*mbém a cida*e
</line>
</par><par>
<line>
piau**nse de
</line>
<line>
*ilbué*. Vári*s políticas públicas enco*tram *emanda a **rtir dessas
</line>
</par><par>
<line>
inferênc*as: ca*cula-se que * Br*sil é detentor da regi*o semiárida c*m ma*or co*centração
</line>
<line>
demogr*f*ca do mundo, concentra*do, po* conseguint*, milhares de p**soas mais pobres em
</line>
<line>
áreas d* *ese*tificação (*ACA*BIRA; GOM*S, 2021, p. 167).
</line>
</par><par>
<line>
* conclusão foi * e*cessiv* ex*loração antró*ica *ue *r*gi*izou ambie*te natura*, o
</line>
<line>
u*ili*ado se* as *é*nicas conservacionistas que podiam *er **ser*a*as em outros espa*os até
</line>
</par><par>
<line>
mes*o pelos *ovos
</line>
<line>
pré-colombianos, segundo os autores.
</line>
<line>
A pr*ncipal consequênc*a foi
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
assoreamen*o
</line>
<line>
dos rios d* r*giã*, r*sultado dos mod**
</line>
<line>
de o*up*ção *o espaço. Esse
</line>
</par><par>
<line>
*iag*óstico **rnecid* *e*a investigação histórica embasou o
</line>
<line>
pedido de direci**amento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*líti*as
</line>
<line>
públ*cas voltadas p*ra técnic*s a*rop**uárias, m*dida urg**temente
</line>
<line>
defendida por
</line>
</par><par>
</page><line>
Macam*ira e Gomes (2021, p. 1*1). Além do cuidado eco*ômi*o, * estudo e *onhecimento
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina **, v. *9, n. 11, a*t. 5, p. 8*-*5, nov. 2022 *ww4.f*anet.com.br/revi***
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. *. D. Sousa, *. S. A*aújo, R. *. Santos Júnior,
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
his**rico da d*sertificação *m Gi**ués *o*tri*ui, à luz da história ambiental, par* uma
</line>
<line>
*en*ib*lizaçã* *a **u*l e mesmo futura c*smovisão, a parti* d* **o *o*scient*.
</line>
</par><par>
<line>
A recen*e vocação do Piauí p*ra a geração d* en*rgias renováveis
</line>
<line>
percorre este
</line>
</par><par>
<line>
*aminho. Segundo dado* do próprio site *o *ov*rno do Estado, *m 2021 cinco munic*pios
</line>
</par><par>
<line>
abriga*am usi*as
</line>
<line>
de ener**a solar, enquan*o *utro* nov* contavam c** u*inas de ener*ia
</line>
</par><par>
<line>
eólica. M*ito* d*ss*s investi**ntos es*ão local*za*os em áreas do *emiárid* pia*ien*e onde a
</line>
</par><par>
<line>
p*esença
</line>
<line>
desses equipamen*os pode ser *otencialmen*e i*pactan*e na vida dos mo*adore*,
</line>
</par><par>
<line>
com ge*aç*o d* empre*os e apli**ção de te*nologias pa*a o desenvolvimento pes*oa*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coleti*o. Vez
</line>
<line>
q*e esse* inv*stimento* não *e restring*ram *s usi*a* de g*r**ão
</line>
<line>
*e ene*g**,
</line>
</par><par>
<line>
mas *barcaram **mb*m prédios públicos c*m* escolas, * *eque d*
</line>
<line>
possi**lidades quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
pro*ução de con*ecimento s* faz ainda maior. *omo **mos aqui, a
</line>
<line>
discussão de
</line>
<line>
história
</line>
</par><par>
<line>
amb*en**l através da edu*ação n* constru*ão de novas c*smovisões autônomas rev**a *oda a
</line>
<line>
prof*cuidade de se *nvolver a comu*idade *ocal em torno das nov*s tecno*o*ias, * no Piauí há
</line>
<line>
um interessa*te e*empl* disto.
</line>
<line>
No *mbit* do V*II Co*gresso Brasilei*o de Energia So*ar, re*lizado em 202*,
</line>
<line>
p*ofe*sores do Inst*tu*o Federal do Pia*í e da U**v**sidade Federal do P*auí apresentaram
</line>
<line>
*raba*ho so*re a implantação do sis*ema f*tovoltaico conectado * rede (SFCR) no camp*s *o
</line>
<line>
IFPI na ci*ade *e Flor*ano. * análise *artiu do r*conhecimento dos *imites econômicos para *
</line>
</par><par>
<line>
impl*ntação da energi*
</line>
<line>
solar no Estado, o que *cabava por
</line>
<line>
d*i*ar o Pia*í em
</line>
<line>
u* a
</line>
<line>
posiçã*
</line>
</par><par>
<line>
muito *quém de sua ca*acidad* nos núme*os da Agência Naci*nal d* Energ*a Elétrica. A
</line>
</par><par>
<line>
expe*iência pionei** do campus no Piauí *ornou possível
</line>
<line>
pensar * util*zaç*o
</line>
<line>
desse sistema
</line>
</par><par>
<line>
como ferramenta de aprendizado que superasse
</line>
<line>
os d*tos obs*áculos (S*; M*RAES;
</line>
</par><par>
<line>
SANTOS, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Segund* o t*abalho *ublica*o, o inv*s*imento **cebido foi de *$ 1.150.500,0*,
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizado* na aquisição d*s equipamentos, na elab**aç*o d* projetos e
</line>
<line>
no t**inamento de
</line>
</par><par>
<line>
fu*cionár*os p*ra oper*r o sistema. A partir daí a c*mun*dade *o* envo*v*da *a criação de 6
</line>
</par><par>
<line>
pr*jetos que
</line>
<line>
trabalhavam di**ta*ente
</line>
<line>
os re*ursos *nvo*vidos na energ*a sola*,
</line>
<line>
gerand* os
</line>
</par><par>
<line>
r*sult*dos que fora* di*cutidos n* ev*nto. Todo* esses pr*jetos *stã* intimament* lig*dos a*
</line>
<line>
q*e estamos discutindo aqui.
</line>
<line>
O pri*eiro trata-se do proje*o "Ed*cação ambient*l e energias renováveis: o p*pe* da
</line>
<line>
energia solar como *ma nova forma de pen*ar", desenvolvido e* p*rceria com um* ON* que
</line>
</par><par>
<line>
instalou
</line>
<line>
*m s*stema fotovo*t*ic* num* c**ch* locali*ada e* Sebastião Leal, município
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
s*do*ste
</line>
<line>
piaui*ns*
</line>
<line>
com vocação agrári*
</line>
<line>
**l**da pa*a *oja, mil*o e *lgodã*. Dura*te a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
realiza**o d* pr**et*, os próprios a*unos *ec*beram *ormação para ajudar*m na insta*ação do
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n. 11, ar*. 5, p. 84-95, n*v. 20*2 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
História Ambie*tal, Ideias de Natureza, Educação *scol*r... *onsideraçõ*s Sobre * Piauí
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
sis*ema na crec** atendida em 2017. Cont*u com verbas pa*a compra *e equipamentos e pa*a
</line>
<line>
o pagamento de bolsa para um *os aluno* p*r*icipante, r*ssa*tand* a importânc*a do
</line>
<line>
trata*e*to de conceitos co*o fontes reno*áveis *esde as classes *rimár*as *o *ns*no,
</line>
<line>
p**m**endo "uma socied*de ciente das qu*stões r*laciona*a* *om energia e ambiente" (SÁ;
</line>
<line>
M*RAES; SANTOS, 2020).
</line>
<line>
Já o pro*eto "Si*te*a de captação de água dos ares-condicionados do IFPI - Campu*
</line>
<line>
F*oriano" de*ons*ra c*mo um f*t*r l*va a out*o: a água captada para evi*ar o *espe**ício é
</line>
<line>
util*zada *ara *ega* as áreas verde* do campus através d* u*a bomba que utiliza a energi*
</line>
</par><par>
<line>
gerada pela*
</line>
<line>
placas s*l**es par* func*onar, reaproveitan*o cer** de 3.000 l***os de água po*
</line>
</par><par>
<line>
mês, * tendo resul*ados publicados em *ois artigos científicos. * curiosidade gerad* p*lo uso
</line>
</par><par>
<line>
da tecnologia levo* à implantação
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
um la*ora*ório de *obótica visand* a
</line>
<line>
ampliação do
</line>
</par><par>
<line>
currículo d* *u*s* t*cnico em ele*rome***ica d* institu*ção, pro*ovend* ativ*dade* p*áti*as
</line>
</par><par>
<line>
i*clusive de monitoramento climáti**,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que levou a uma parceria **tre IFPI, Governo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Estado do Piauí e a empresa Ômega Engenh*r*a pa*a criação de um curso técnico e* a
</line>
<line>
energias r*nová*eis (SÁ; *OR**S; SANTO*, 2020).
</line>
<line>
Há q*e se *est*car o carát*r p*agmático dess** projetos, inclu*ive no monitoramento
</line>
</par><par>
<line>
de variáve*s meteoro*ógicas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
influencia* o fun*i***mento do sistema fo*ovoltai*o,
</line>
</par><par>
<line>
inclui*do radiaç*o g*obal, rad*ação *ireta e difusa, p*tencializando a captaç*o e con*ersão d*
</line>
</par><par>
<line>
en*rg*a sola*, com d*dos an*lisados e public*dos em trab*l*os científicos par* *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento adquirido seja uti**zad* também por *ut**s projetos da *egião. A**m da criação
</line>
</par><par>
<line>
de disciplina*, f** implanta*a também
</line>
<line>
u*a semana de *e*o Ambiente no campus, onde a
</line>
</par><par>
<line>
Fundação de *mparo à Pesquisa do Piauí *esti*a valore* **ra o f*nanciamento de eventos que
</line>
</par><par>
<line>
d*scuta* e publiquem os resultados
</line>
<line>
desses pr*jetos. Assim, os autore* destaca**m os
</line>
</par><par>
<line>
resultados pres*ntes nos tr*s e*xos: ensino, pesquisa e extensão, inclus*v* *ervindo *e
</line>
<line>
exemp*o ** que *ados do Min*stér*o da Educação mostram que em 2*19 cerca *e R$**
</line>
</par><par>
<line>
mi*hões f*ram destinados compra e inst*lação de si**em*s fotovo*taicos em inst*tutos *
</line>
<line>
fe*erais (SÁ; M*R*ES; SANTOS, *0*0).
</line>
</par><par>
<line>
* caso do IFP* de Floriano serve de ex**plo *o afirmarmos
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
utili*aç*o de
</line>
</par><par>
<line>
tecnol**i*s co** a *nerg*a fo*ovolt*i*a não é suficiente em si, *as deve env*lve*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*omunidad* em su* volta, geran*o conheci*ento e auton*mi*. Retornando a Lopes (2010, p.
</line>
<line>
49*), questõe* *aturais como a* q*e foram aqui desenvolv*das cada **z mais se relaci*nam
</line>
</par><par>
<line>
diretamente à equidade e justi*a social, d*svela**o a
</line>
<line>
serie*ade de "u*a efe*i**
</line>
<line>
conjugação
</line>
</par><par>
<line>
das d*mand*s so*iai*" dentro
</line>
<line>
de um
</line>
<line>
*m*l*ama proporcionado *ela
</line>
<line>
hi**ó*ia ambiental, onde
</line>
</par><par>
<line>
se transcenda a
</line>
<line>
dicotomia entre s*res humano* e
</line>
<line>
na*ureza para cami*h*r "na **re*ã* das
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. *, p. 84-95, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. A. D. Sou*a, *. *. A*aú*o, *. B. *antos Júnior,
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
demanda* *oci*is sob*e o enten*imento da i*teraçã* entre *eres humanos e *atureza tanto no
</line>
<line>
passado, *uanto no *resen*e". Com todas as poss*bilidades qu* decor*e* dessa *nte***ão.
</line>
<line>
O antropoce*o como condi*ionante da* relações e transfor*ações gl*bais, exp*icado a
</line>
</par><par>
<line>
partir da p*eponderância do homem m*der*o dentro da eq*ação *e dominaç*o d*
</line>
<line>
na*ur*za,
</line>
</par><par>
<line>
leva a agenda ambientali*ta à nec*ssidade
</line>
<line>
de *lcançar
</line>
<line>
*s mais
</line>
<line>
diver*os espaços, i*clusive
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente esc*lar. A questão da *uste*tabilidad* deve gerar re*lexão *obre *s formas vi**entas
</line>
<line>
*e apropria*ão dos re*ur**s natur*is numa p*rspectiv* de investigaçã* *berta tal qual propõ*
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
história ambiental, longe
</line>
<line>
dos de*ermi*ismos. Q*estões u*gentes *ia**e do cr*scimento
</line>
</par><par>
<line>
exp*n*nc*al ** população global, e to*as *s implic*ções que
</line>
<line>
*aí
</line>
<line>
decorr*m, onde ocu*am
</line>
</par><par>
<line>
lugar central as
</line>
<line>
transformações socia*s nos paí**s colonizados, ond* as *xperiênci*s de
</line>
</par><par>
<line>
esgo*amento *e rec*rsos naturais s* faz** mais *ung*nt*s (LOP**; JÚNIOR, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNC**S
</line>
</par><par>
<line>
CAPOZZI, Rebeca. Exper*ência e de*criç**: os an*mais da **anç* Equinocial entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ativid**e franciscana e a *ilo*ofi* nat*ral (1612-1615). 2021. 262 f. Dissertação (*estrado em
</line>
<line>
**stória das C*ência* * da *aú**) - *asa de Oswa*do C*uz, Fundação Oswald* C*uz, Rio de
</line>
<line>
Janeiro, 202*.
</line>
<line>
*EFF, *. Cons**uindo * Histór*a *mbiental da América Latina. **boç*s, Florianópolis, v. 13,
</line>
<line>
p. 11-30, 2005.
</line>
<line>
LOP**, A. R. *. Hi*tória *mbie*t*l: U** demanda c*nt*mpo*ânea. C*de*nos de Pes*u*sa
</line>
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do C*HIS (O*line), v. 23, p. 483-4**, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
LOPE*, A. R. S; JUNIOR, *. M V. (2020). O An*ropoceno com* Regime
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Historicida*e. R*vis*a Brasileira De Histór*a & Amp; Ciênci** Sociais, 12(23), 9-**.
</line>
</par><par>
<line>
*ACAMBIRA, D. M; GOMES, J. *. A. "Desert*ficação em Gil**és - Piauí s*b * ó*i*a da
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<line>
his*ó*ia ambi*n*al". His*ória: *uestões & debates. C*rit**a, v. 69, n. *, jul./dez. 2021, p*.
</line>
<line>
155-187.
</line>
</par><par>
<line>
PÁDUA, J. A. As bases teóri*as da História Ambienta*. Es*udos Avançados, São P*ulo,
</line>
<line>
n.
</line>
</par><par>
<line>
24, v. **, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
**; MORAES; SANTO*. "A implant*ção *o siste*a fotovoltai*o
</line>
<line>
co*ecta** à *ede
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
In*tit*to Fe*eral
</line>
<line>
do Piauí, c*mpus Floriano: resultados em *duc*ção". I*: VIII Co*gresso
</line>
</par><par>
<line>
Brasile*ro de Ener*ia Sol*r, Anais..., 202*, Fortaleza.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. F*A, *eres*na, v. 19, n. 11, *r*. 5, p. 8*-95, no*. 2022
</line>
<line>
www*.f*anet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
História Ambie*tal, Idei*s de Natureza, Educa*ão Escola*... C*nsiderações Sob** o Pi*uí
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*nci*r este *rtigo, conforme A*NT:
</line>
</par><par>
<line>
SOUSA, L. C. A. D; ARAÚJO, J. S; SANTOS J*NIOR, R. B; História A*biental, Ideias de
</line>
<line>
Natureza, Educação Escolar... Con*ider*ções So*re o Piauí. Rev. *SA, *eresina, v. 19, n. 11, art. *, p.
</line>
<line>
84-95, *ov. 2022
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d** Auto*es
</line>
<line>
L. C. A. D. Sousa
</line>
<line>
J. S. *raújo
</line>
<line>
R. B. Santo* J*nior
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepção e planeja*ent*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e int*rpreta*ão dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascu*ho ou na revis** *rítica do *ont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na aprovação *a **rsão fi*al do m**uscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres**a PI, *. 19, n. 11, art. *, p. 8*-*5, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)