<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 14, p. 283-29*, n*v. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.11.*4 </line>
<line> Influência do Capital Humano n*s *novações </line>
<line> *nf*uence ** Human Capital ** Innovation* </line>
</par>
<par>
<line> Josiane Apa*ecid* C*rdoso de S*uza </line>
<line> Doutorad* *m Eng*nharia de *rod*ção pe*a *nivers*dade Federal de Mina* Ge*ais </line>
<line> Mestra em En***haria de P*odução pela Uni*ersidade *ederal de Mi*as Gerais </line>
<line> E-mail: j*si*ouzakta@hotmai*.com </line>
<line> Crist*an* Manhães ** Olivei*a </line>
<line> D*utorado em C*g**ção e Lin*uagem pela Unive*s*dade Esta*ual do Norte *luminense Darcy R*bei*o </line>
<line> Mestre em En*enh*ri* de Pr*dução pel* Un*v*rsidade E*tad*al do Norte Flu*inense Darcy Ribeiro </line>
<line> E-mail: cri*tianomoliveir*@g*a*l.*om </line>
<line> *risc*la F**nça Gonzaga Carn*i*o </line>
<line> Mes*re em Energ*as Renov**e*s pela Universidade Fed*ral da *a*aíba </line>
<line> E-mai*: *r*sci*a_gonzag*@yahoo.com.b*; </line>
<line> *essé Car*eiro Sa*tos </line>
<line> Gradu*ção e* Engenhar*a Elétri*a pelo *entro Uni**rsitário *aurício De Nas*au </line>
<line> E-*a*l: jessec_santos@yaho*.c*m.br, </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Jo**ane Ap*recida Cardoso de Sou*a </line>
</par>
<par>
<line> Av. Pr**. Antônio Carlos, 6627 - Pamp*lha, Belo </line>
<line> *ditor-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al*n*ar </line>
</par>
<par>
<line> Horizo*te - MG, 3127*-901, *r*sil. </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Cristiano Manhã*s de Olive*ra </line>
</par>
<par>
<line> A*. A*berto *amego, 2000 - Parque Ca*ifórnia Ca*po* </line>
<line> *rtigo r*cebid* em 28/0*/2*22. Úl*ima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> dos Goy*aca*es - RJ CEP: 28013-6*2, Brasil. </line>
<line> recebid* e* *3/1*/2022. Apro*ado em 14/10/2*22. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Pris*ila França *onzaga Carneiro </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Campus I Lot. *id*de *niversitárias, PB, 58051-900, </row>
<row> B*asil. </row>
<row> E*der*ço: Jessé Carneiro Santos </row>
<row> B*oco Epitác*o: Av*nida Epit*cio Pessoa,1213, Bairro </row>
<row> dos Est*dos - João P**soa, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sist*m* *ri*le Revie*: *esk *ev*e* *) </row>
<row> pelo Edit*r-Chef*; e b) Doubl* Blind Revie* </row>
<row> (a*aliaçã* cega por dois avaliadore* d* á*ea). </row>
<row> Revisão: G*amatical, Norma*i** e *e **rmatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. C. *ouza, C. M. Oliveira, P. *. G. C*rnei*o, J. C. Sant*s </line>
<line> 284 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Com a g*obalização, é evidente que as organiza**es estão em tran*formação constante, e que </line>
<line> * c*da dia cr*sce a exig*n*i* por produtos e serviços mais s*fistica*o* e personalizados pa*a </line>
</par>
<par>
<line> atend*r * um público cada vez mais e*ige*te. Isso obr*ga *s organiza*ões a ampli*rem </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> *a*ac**ade *e *n**ar, aume*tar *u* *rod*tiv*d*de, se* cres*imento eco*ô**co e </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> *antag*m </line>
<line> compe**t*va; em algun* casos são obrigadas a amp*iar sua atuação em novos </line>
</par>
<par>
<line> mercados p*ra não serem engolidas pela *oncorrência. Dessa forma, este art*go obj*tiva </line>
<line> verificar a infl*ência do C*pit*l Huma*o *a ger*ção de inovações dentr* *as o*ganizaçõe*. A </line>
<line> pesquisa mo*trará a importância da diversidade do **pital humano na ca*acidade de inovação </line>
<line> *as org*nizações, uma vez q*e favorece a resolução de prob*emas e a *era*ão de novas ideias, </line>
<line> prod*tos e se*viços. Foi p*ssível obs*rvar *ue ex*ste um* relação positiva entr* o capital </line>
</par>
<par>
<line> humano e a *ap*cidade de </line>
<line> ino*ação das organizaçõ*s, pois esse é *esponsável po* todo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> crescim*nto e </line>
<line> desenvolvime**o da organiza*ão, </line>
<line> fruto </line>
<line> das i*ovações que surgem de*d* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reso*u*ão de um pequeno probl*ma até a cr*ação de um magnífi*o pr*d**o, em alguns caso* </line>
<line> super*ndo o próp*io capi*al físico. </line>
<line> Palavras-cha*e: C*p*tal *umano. Ino*ação. Cresciment*. </line>
<line> AB*TRAC* </line>
<line> With global*za*ion, i* is evide*t t*at organizatio** are in co**tant transfor*a*ion and tha* the </line>
</par>
<par>
<line> *em**d for more sophis*i*ated and personalized pr*ducts and se*vices </line>
<line> grows e*ery day t* </line>
</par>
<par>
<line> meet an inc*ea*ing*y dema*ding public. T*is for*es </line>
<line> organizations t* expa*d t*eir </line>
<line> *bility to </line>
</par>
<par>
<line> in*ovate, i*crea*e *heir produc*i*it*, t*eir e*onomic gr*wth and th*ir comp*titive ad*antage, </line>
</par>
<par>
<line> in some cases th*y are force* to expan* their operations in ne* </line>
<line> *arkets so as *ot to </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> s*allowed </line>
<line> up by the competition. Thus, t*is article </line>
<line> *ims to **ri*y </line>
<line> the influenc* of Huma* </line>
</par>
<par>
<line> **pital *n the gen*ration of innovat*ons w*t*in orga*i*at*ons. *he re*e*rch will show the </line>
</par>
<par>
<line> importance of t*e diversity of **man </line>
<line> capital in th* innovation *apa*ity of **g*nizations, *s </line>
</par>
<par>
<line> they fav*r problem solvi*g a*d the generation of new ide*s, pr*ducts a*d services. I* was </line>
</par>
<par>
<line> pos s i b* * t o </line>
<line> obse*ve that t*ere is * positive relationship </line>
<line> betwee* human **pital and </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> innov*t*** c*p*city *f *rgani*ations, as th*s is *es**nsible for *ll the growth and development </line>
<line> o* th* or*anization, the result of inno*ations that *rise from the resolut*o* of * sma*l problem </line>
<line> t* th* cre*t**n of a magnific*n* product, in some case* exceeding the physi*al *a*ital it*elf. </line>
<line> *eywords: H**an *a*ital. Innov*t*on. Growth. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res***, *. *9, n.11, ar*. 14, p. 283-297, nov. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Influência do Ca**tal Humano **s *novaçõ*s </line>
<line> 285 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RO*UÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> S**imidt * S*ntos (20**) afirmam qu* o Capital Humano é com*osto pelos </line>
</par>
<par>
<line> **nh*c*men*os intelectuais a*quiridos </line>
<line> *o lon*o da vida por **io da vivênc*a, de seus </line>
</par>
<par>
<line> cos*umes, de sua *ult*ra * e*c. A*ravés da capaci**d* intelectual f*s**a, os col*bora*ore* e </line>
</par>
<par>
<line> garan*em o s**e*so das orga**zaçõe* * tornam-se o principa* fator e*tr* o resulta*o e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> longevidad* da empresa. </line>
</par>
<par>
<line> *athan e Lee (2*1*) ac*esc*ntam que * Capi*al Humano cre**e **m a </line>
<line> dive*sidade </line>
</par>
<par>
<line> entre os in*ivídu*s. Um *studo real*zado e* v*ri** empr*sas do setor privado, e* Lon*res, </line>
<line> mostrou qu* a *ive*sida** das equipe* de ges**o tev* *nfluênc*a *ig*i*icativa na introduç*o de </line>
</par>
<par>
<line> grandes proc**s*s de </line>
<line> d*se*vol*im*nto, inovaçã* e n* im*lanta*ão d* **vos prod*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Equipe* com *embros diversificados podem ser mais eficaze* do qu* equipes com membros </line>
<line> homogên*os, na resolução de pro*lemas ou em gerar nova* ideias, p*odutos ou process*s. </line>
<line> P**a Porte*a (*001), o p*tencia* de cresc*me*t* e*onôm*co de um p*ís v*i *epen*er da </line>
</par>
<par>
<line> Educação da* </line>
<line> pessoas e da ca*acid**e de s** f*rça ** trabal*o, *ssa por *ua vez, surge </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ha*il*dad* ad*uiri*a p*r um indivíduo por meio do conhec*men** f*rmal absorvido *a *scola, </line>
</par>
<par>
<line> hab**idades </line>
<line> adquirid*s pela exper*ência de trabal**r em uma </line>
<line> *mp*e*a, jun*amente *om * </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecim*nto adquirido e ap*rfeiço**o ao lon** da vi*a. </line>
<line> Segundo A*a*buru et a*. (2015), as org*nizações *st*o em trans*ormaçõe* cons*a*t*s; </line>
<line> a cada d*a cresce a e*igên*ia por produtos e serviços mai* sofisticad*s e *ers*nal*zados, </line>
</par>
<par>
<line> fun*ament*l </line>
<line> par* agradar um publico cada vez mais at*a*izado e atent* às novidades do </line>
</par>
<par>
<line> m*rcado. **s </line>
<line> org*nizações sempr* exi*te a ne**ssidade de amplia* a at*ação em **vos </line>
</par>
<par>
<line> mercado* para não se*em engolidas p*l* concorrênc*a. Pa*a **ncer ess*s </line>
<line> desafios, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organ*zação prec*sa co*ta* com *m Capital Hum*no r**o em *onhecimento e c*m capac*dade </line>
<line> *e inov*r, **car no aumento da produtividade, no crescim*nto econô*ico e na a*plia*ão da </line>
<line> vant*g*m co*petitiva *erante * me*cado. </line>
</par>
<par>
<line> **van*o em conside*ação * re**vânci* </line>
<line> d* tema apre*en*ado acima, este artigo tem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo </line>
<line> de estuda* * i*fluência *o *apit*l Humano na geração *e inovações d*ntro *a* </line>
</par>
<par>
<line> org**i*ações, fato tão i**or*ante para * *r*sc*m*nto e par* sob*e*ivê*cia. A*iante se*á </line>
</par>
<par>
<line> apre*entado o conceito de C*pital Humano, a *nfluênc*a da diversid*de da educ*ção no e </line>
<line> p*ocesso ** inovação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 19, *. 11, art. 14, p. 283-297, *ov. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. C. Souza, C. M. Oliveira, P. F. G. Carneiro, J. C. Santo* </line>
<line> *86 </line>
</par>
<par>
<line> 2 M*TOD*LOG*A </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa foi realizada co* carát*r qualitativo através de uma revisã* lit*rá*ia e* </line>
<line> que *e procur*u realizar um bre** rela** *om info*mações atuai* * re*peito do tem*, sempre </line>
<line> busc*ndo manter a del*mitação, a objet*vidade, a at*alid*de, a clareza e a *elevânci*. Par* este </line>
</par>
<par>
<line> artigo *oi utiliza*a como base a dis*ertação </line>
<line> *e me*trado de Maria (2016) e * tese de </line>
</par>
<par>
<line> *ou**ra*o de Aza*bu*a (2014). </line>
</par>
<par>
<line> 3 REFER*NCI*L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Capita* *umano </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Edvin*so* e Malone (1998), o Capital H*mano e*tá relac*on*do ao </line>
<line> conhecim*nt*, à expertise, ao poder de inovação * à habi*ida*e *os co**borad*r*s, j*nto com </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> cul**ra, os valores e a filos*fi* da organização e todo* o* resultados gerados p**o* </line>
</par>
<par>
<line> i *di ví duos . </line>
</par>
<par>
<line> **ra Plo*hart (2015), o Cap*ta* Humano é *m conjunto *e con*ecimentos, habilidades </line>
</par>
<par>
<line> e competências dos indivíduos, *ue *uand* aplic*d*s corret* </line>
<line> e e*icientemente são </line>
</par>
<par>
<line> *espons**eis por produzir *r*scime*to e inovação *entro das o*ganiz*ções. </line>
</par>
<par>
<line> O au*or completa afirm*ndo *u*, na *ltima décad*, a* pesquis*s têm explorado </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Capi*al Humano como um recurs* gr*pal *re*ioso que co*abora par* aume*tar a vantagem </line>
<line> compet*tiv* e o desempenho das e*pr*sas. As org*ni*ações que pretendem suste*tar um* </line>
</par>
<par>
<line> vantagem competitiva perante os c*ncorrentes de*e* co*siderar </line>
<line> em seu pl*ne*amento </line>
</par>
<par>
<line> es*ra*égico um inves*imen** e* *apital Humano. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Geor*i (2002), o Capital *umano é o conjunto de competênc*as *essoais *e </line>
</par>
<par>
<line> um indivíduo que são tão import*ntes co*o o c*pital f**ico *as organ*z*ções, me*ec*ndo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mesma </line>
<line> aten*ão e aná*i*e. O *api*al Humano é um ati*o intangível qu* produz riqueza </line>
</par>
<par>
<line> utilizand* a *ria*ividad* e a i*ovaç*o para re*olver e s*l*cionar os problemas existentes. </line>
<line> *ar* C*rva*ho e Souza (1999), o *apital Human* po*e *e t*rna* mai* *al*oso do que * </line>
<line> pró*rio capital físico, *ois ele acaba sendo a cha** principa* para o sucesso *as o***nizaçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Co*preende-se como Cap*tal Hum*no a capaci*ade, * con*ec*mento, a *abil*dade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criativida*e as experiências in*ividua*s, que, q*ando aplicadas, trans*ormam produtos e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> serviços e* lucros pa*a a organização. </line>
</par>
<par>
<line> De *cordo com Shu*tz (1*61), o *api*al Humano c**siste no </line>
<line> conhe*imento, na </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.11, ar*. *4, p. 2*3-297, nov. *022 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*fluência do Capital *umano nas Inova*ões </line>
<line> 28* </line>
</par>
<par>
<line> h**il*dad* e nas **racterísticas i*div**uais do ser humano, as quais foram adqu*ridas através </line>
<line> da ed*cação, princ*pal ferram*nta responsá*e* por influ*ncia* * ampli*r * capac*dade dos </line>
<line> colaboradores *a*a ****uzir *ens e serviços. </line>
<line> Para *atsoup*es *t al. (2013), nas última* déca*a*, o Capital Humano tem sido </line>
</par>
<par>
<line> *ec*nhecido *om* *end* um dos ativos mais preci*sos n*s *rganizações, pois é fo*te das * </line>
<line> inov*ções e tem um *a*el **port*nte *ara garantir a capacidade de adaptaçã* das e*presas às </line>
<line> mud*nças c*ntínuas decor**nt* da globalizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Buta (2015) corr*bora afirmando que o recurs* mais **lioso de uma empresa é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conhe*i*ent* das pe*soas, pois possui a habil*dade de pe*sar e desenvolver n**os projeto* e </line>
</par>
<par>
<line> ideias, devendo </line>
<line> ocupar a posição pri*cipal na estratégia da org*nização. A </line>
<line> gestão deve </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsformar esse conheci*ento i*dividual em c*l*t***, de f*rma * permiti* a proteção do seu </line>
<line> capital intelectual. Dessa form*, pe*mite à organização dim*nu*r o risco associado à perda de </line>
<line> **nhecim****, p*omove* a *nov*ção, a aprendi**gem, reter * experi*ncia da* pe*soas, </line>
</par>
<par>
<line> aumentar * cooperação entre os col*borad*re* e maximizar o </line>
<line> com*artilha*e*to do </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> Par* Herckert (2002), do ponto de vista da org*niza*ão, o c*nheci*ent* humano se </line>
<line> di*ide em do*s t*pos, sendo o primeiro * Conhecimento Individua*, con**ituído pela *duc*ção, </line>
<line> e*pe*i*n*ia, h*b*lidades e ati*udes dos cola**rador*s qu* *rabalham na *mpresa, ou *eja, é a </line>
<line> capacida*e intel*ctual *e cada colaborador; esse cap*t** não é prop*iedad* das empr*sas, p*i* </line>
</par>
<par>
<line> o colaborador, </line>
<line> ao deixar a org*ni***ão, leva esse conheci*ento individual jun*o </line>
<line> *om ele. O </line>
</par>
<par>
<line> s*gundo é </line>
<line> * Conhe*i**nt* Coletiv*, consti*uído por um co*junt* ** conhec*mentos </line>
</par>
<par>
<line> individuai* enrique*idos pela </line>
<line> tecno*ogia e </line>
<line> *e** filosofia das or*aniza*õ*s, ou seja, um </line>
</par>
<par>
<line> conj*nto de c*nhecimen*o individual de se*s colaboradores, necessári* para </line>
<line> qu e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organização poss* chegar ao resul*ado esp*rado. </line>
</par>
<par>
<line> Ch*ave*ato (2006) relat* que, n* E*a da Info*mação, o conhecimento *s*á se </line>
<line> tra*sfor*an*o no recurso mais *recioso nas organi*ações. *ntes da g*ob*lização, as </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõ*s se dife*enci*v*m pelas e*trutu*as f*sicas que possuíam, mas, *a </line>
<line> *ra </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> informa*ão, qu* as dis*ingue é conhecimento de s*us </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
<line> colaborad*r*s, ou s*ja, o Cap*ta* </line>
</par>
<par>
<line> Hum*no. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 19, n. 11, art. 14, p. 28*-297, nov. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. C. Souza, *. M. *liveira, P. F. G. Car*eiro, J. C. Sant*s </line>
<line> 28* </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTAD*S E DI**USSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Diversidade </line>
</par>
<par>
<line> Ba*bosa (2001) a*irma q** a div*rsidade é a var*edade de indiv*duos e grupos com os </line>
<line> quais as empre*as vêm conviven*o nas últimas décadas, seja pela variedade de s**s re**rsos </line>
<line> humanos, de seus cl*en**s e de *eus fornecedores. Quando as empresas se tornam mais </line>
</par>
<par>
<line> heterogêneas co* va*i*dad* </line>
<line> de etnia, gêner*, i*ade, entre *utr*s aspetos, fala-se </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diversidade d* Capital Humano. A diversidade *o Capi*a* H*mano é um fa*or *stratégico nas </line>
<line> emp*esas, pois po** gerar va*t*gens compe*itiv**; se um grupo é diversi*i*ado, torna-se mais </line>
<line> eficaz n* res*lução dos problemas propo*tos. </line>
<line> S*gundo R*go e Cun*a (2009), a heterogeneidade é responsável por gerar grandes </line>
</par>
<par>
<line> resultados *a inovação; </line>
<line> as pesso*s geram *ov*s disp*s**iv*s, in*trumentos, programas, </line>
</par>
<par>
<line> sistemas, pr*cess*s, </line>
<line> produtos * ser*iç*s *ue são </line>
<line> adotados externament*. Um g*u*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cola**ra*ores </line>
<line> heterog*neo é </line>
<line> **is capa*itado pa*a p*oduzi* inovações, pois são cap*z** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> entender a adv*rsi*ade e produ*ir soluções mais criativ*s p*ra </line>
<line> *roblemas diversos. A </line>
</par>
<par>
<line> di*ersidade *o Capital H*mano, em linhas gerais, é um conju*to de *ifere*ças *ísicas, </line>
<line> psico**gicas e c*ltu*ais dos indiví*uos que remetem * suas caracte*ística* individ**is, </line>
<line> permit*ndo, assim, diferenci*r uma *es*o* da ou*ra. </line>
<line> *ara Molley e Barne* (2014), o C**ital *umano p**e criar valor ec*nô*ico * pa*tir </line>
<line> d* sua* car*cterísti*as. C*m a inteligênc*a e a *onsciência, su*ge * desempenho no t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a identifica* e *ecrutar pesso*s com característi*as que *umentem o seu de*empenho </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, ** empres*s pre**sam pratic*r pro*ess*s que g*rantam ess* est*até*ia, pois </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diversidad* e * ino*açã* *orna*-se *m po*to de cresc*men*o e de s**reviv*ncia econôm*ca. </line>
<line> O ma*ual d* d**ersidade do Inst***to Et*os de Empr**as e Respon*abilidade Social </line>
</par>
<par>
<line> (2*02) sin*li*a *ue, </line>
<line> ao es*i**lar a dive*sidade e c*mbater a di*criminação, as organizações </line>
</par>
<par>
<line> *stão f*rtalecen** o </line>
<line> resp*it* à característica i*divi*ual, e*timulando a c*ia*ividade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cooper*ção entre os colab**adores. </line>
<line> Cox (1993) mos*ra um mod*lo de d*versidad* cultural em que *s diferenças de </line>
<line> **entidades ent*e ind*v**uos *n*e**gem *om u* **njunto de fatore* individuais, intergrup**s e </line>
<line> organizacio*ais, gerando r*sultados *ositiv*s no individ*al e no organizacional. A e*istência </line>
<line> da d**ersidade proporciona *elhor eficácia e criativ*dad*, *anto no *ível individual qua*to no </line>
<line> organizacional. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Barrett (2000), o *onh*ciment*, na </line>
<line> atualidade, t*r**u-se o trampo*im para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n.11, art. 14, p. 283-297, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Influênc*a do Capital H**a*o n*s Ino**ções </line>
<line> 289 </line>
</par>
<par>
<line> aumento da cr*at*vidade e a inovação. Inovar * busc*r o incomum, o *ovo, uma *o*ução </line>
<line> criativa para os problem*s, t*rnando a cria*iv*d*de e a inov*ção um proces** organ**a*ional </line>
<line> contín*o que busca construir sua* p*ópr*as reg**s na descoberta de novas ideias. *ess* modo, </line>
</par>
<par>
<line> f*z-se n*cessá**a </line>
<line> * existência de </line>
<line> diversidade de cultura*, </line>
<line> p*is ela ben*ficia * t*oca de </line>
</par>
<par>
<line> co*h*cimento e*tre as difer*ntes pess*as, colabo*ando para um </line>
<line> alto índi*e </line>
<line> de ****ação </line>
</par>
<par>
<line> pro*orcionado pe*as i*ei*s heterogêneas. As dif*rente* *isões das pessoas </line>
<line> são recurs*s </line>
</par>
<par>
<line> preciosos para o surgim**to </line>
<line> do pe*sament* *r*a*ivo e inovaçã*, devendo *empre *a*er </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r*speito p**a diversidade c*lt*ral. </line>
<line> Segu*do Fleury (2000), diversidade é *m mi* de pes*o*s c*m identidades di*t*ntas de </line>
</par>
<par>
<line> sex*, idade, grau de **struçã*, grupo ét***o, religião, or*g**, raç* * lín*ua, interagindo </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> me*mo princípi* social, dentro * fora das organizações. </line>
</par>
<par>
<line> Par* *homas (1*9*), as o*ga*izações devem se preocupar e *arantir a gestão da </line>
<line> diversidade *u*tural, poi* será neces*ário criar um a*biente orga**zacional em lin*a com os </line>
<line> objetivo* da* orga*izações, que permita aos colab*r*dores o pleno desenvolvimento de seu </line>
<line> p*tenci*l na geração de *n**ações. </line>
</par>
<par>
<line> De acord* </line>
<line> co* Cox (19**), a* </line>
<line> organiza*ões deve* gerir dive*sidade * </line>
<line> *ult*r*l, de </line>
</par>
<par>
<line> modo a pla*eja* e e*ecutar princípios * *étodos organizac*onais que elevem *o máximo as </line>
<line> va*tagens *ot*nciais da di*ersi*ade, maximizando, *ss*m, valor à organização. </line>
<line> Trevis*n (2001) c*menta que todas as pessoas pertencentes à org*ni*aç*o precisam ter </line>
<line> consciência da diversidade *ultural e r*speita* *s diferenças, a fim de reduz*r c*nflitos, além </line>
</par>
<par>
<line> d* b*nefi*ia* o estabel*ciment* de relações d* </line>
<line> t*abalho ma** flex*veis, inova*oras, que ir*o </line>
</par>
<par>
<line> *elhor*r o d*senvolvimento d* organizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo UL*ICH (*003), a diversidade deve ser gerida pela em*res*, de modo que os </line>
<line> colaboradores respeitem as di*erenças d*s *essoas q*e *azem par*e dela, criand*, assim, uma </line>
</par>
<par>
<line> c**unidade </line>
<line> *a *ual o* indivíduos s* identifique* com a org*nização. As </line>
<line> organizações </line>
</par>
<par>
<line> de*em fazer um ajuste *a cu*tu*a, valores, sistemas e *rocess*s, g*ri*do *s recursos humanos </line>
<line> existent*s *ar* maximiz*r potencial sem permit*r a d*scr*m*nação de sexo, *ac*onalida*e, </line>
<line> idade **c. </line>
<line> 4.2 Educ*ç*o </line>
<line> Segundo Te*xeira (1999), a Educação * *onsiderada *omo o componen*e prin*ipa* do </line>
<line> Capital Humano, e está di*e*ament* lig*da ao processo *e in*vação. Em gera*, um ind**ídu* </line>
</par>
<par>
<line> c** *m </line>
<line> nív*l de *s*olar*dade mais </line>
<line> elevado *onseg*e contribuir com mais inovações, </line>
<line> pont o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*in* PI, v. 19, n. 11, art. 14, *. 283-297, *ov. 2022 </line>
<line> *ww4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. C. *ouza, C. *. Oliveira, P. F. G. Carneiro, J. C. Santos </line>
<line> 290 </line>
</par>
<par>
<line> fun*amental para as organizações s*brev**erem diante de tantas mudanças *ue as rodeiam. </line>
</par>
<par>
<line> Para Wernke, Lembeck e Bronia (2003), o cus*o da Educação c*mpree*de t*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> v**or *cum**ado dos i*vestimen*os realizados com treinamento, que são necessários para </line>
<line> a*pliar a compe**ncia *os colaborado*es, a capacidade de relacionament* e seus **lores. </line>
<line> Perc*bend* uma qu**a na c*mpetência de seus c*laboradores, *s organizações devem </line>
<line> aumenta* ** treinament** com o intuito de aumentar a *r*dutiv*dade e re*uz*r o desperdício </line>
<line> durante * processo produtivo. </line>
<line> Segundo Colo*bo e Grill* (2005), * *rescimento das *rganizações vem sendo </line>
<line> influenc*ado pela Ed*cação das pessoas e *ua experiência *o t**balho. As organ*zações </line>
<line> devem conside*ar nas *reas *e gest*o e economia a presença d* u*iversitários bem com* de </line>
<line> equipes com determinadas e*pe*iências pro*ission*is de áreas específi*as, **is são áre*s </line>
<line> f*ndamentai* que pe*mitem impulsionar cresci*e*to *entro *as *rganizaçõe*. </line>
<line> De acordo com Schu**z (19*4), * Educação é * mel*or forma de s* investir em Capital </line>
<line> H*man*; através do en*ino e d* a*rendizado, o profissi*nal *umenta suas habilidades, seu </line>
<line> a*erfe*ço*mento mo*al e mental, t*rnando-se capa* de *aze* melhores e*co*h*s ind*viduais e </line>
<line> sociais. Ainda segu*do * aut*r, a Ed*c*ção des*nvolve o con*ecimento *as pesso*s * pode </line>
<line> produ**r benefícios n* presente e no futur*. Para a orga*iza**o, o investimento em Educa*ão </line>
<line> traz u* *umento de *r*du*ividad* e *nov*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Para Blaug (1*75), </line>
<line> a Educação também exerce um impacto </line>
<line> *mpo*tante sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> economia, ***s in*luen*ia as expectati*a* de *rescimento econômico do mercado, através da </line>
<line> d*s*ribuição de renda pessoal. O *utor busca m*stra* os b*nefícios advindos da Edu*ação, </line>
</par>
<par>
<line> t*mand* como </line>
<line> exe*plo a v*riação da r*mun**ação *ntre in*i*íd*o* da mes*a ida*e com </line>
</par>
<par>
<line> *iferentes níveis de es**larid*d*. Mesmo que a Ed*cação po*sa trazer po*síveis ben*fícios no </line>
<line> amanhã, é importa*te tamb*m le*brar o cu*to par* ad*uiri-la. </line>
</par>
<par>
<line> Sc*ultz (1964) afirm* que é importante cons*dera* que ess* futuro duvidos*, pois é </line>
</par>
<par>
<line> não é possível ter a *aranti* *e que * res*ltado virá na mes** proporção </line>
<line> do investimento. </line>
</par>
<par>
<line> Par* o indi*í*uo, o custo da futura opor**nidade compr*ende o próprio custo com a Educação </line>
<line> e o custo *e deixar de **r remunerado p*r u* *eríodo de tempo, n* qual ele irá se *e*ic*r a </line>
</par>
<par>
<line> **sc*r nov*s co*hec*mentos *umen**r suas cha*c*s e </line>
<line> *e obter melhor*s r*ndi*entos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> futu*o. </line>
</par>
<par>
<line> Schultz (1987) </line>
<line> afirma que *esquisas de*onstr*m forte rela*ã* entre n*vel de </line>
</par>
<par>
<line> Educação e a*m*nto </line>
<line> nos ganhos indiv*d*ais e or*anizacio*ais. Os aum*ntos **s ap*id*es </line>
</par>
<par>
<line> a*q**ridas pelas pesso*s no mundo inteiro *em sido a chav* para o a*mento da pr**utividade, </line>
<line> além de contrib*ir co* o con*orto h*mano. * investimento em Ca*i*al Humano é re**onsável </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 19, *.11, a*t. *4, p. 2**-297, no*. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*fluência do C*pital *u*a*o nas Inovações </line>
<line> *91 </line>
</par>
<par>
<line> p**o f*turo promissor da humanidade, se*do o fator decisi*o para o avanço e* *eus </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimentos. * Ed*cação é chave p*ra a </line>
<line> e*uilibr*r a produtividad*. O i*vestimento em </line>
</par>
<par>
<line> *duca**o ta*bém seri* uma alter*ativ* *ara * redução das des*gualdades eco**micas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qu*lquer região. </line>
</par>
<par>
<line> Becker (1993) sali*nta qu*, al*m de q*antificar *s re*ultados e be*efícios adv*ndos da </line>
</par>
<par>
<line> Educação </line>
<line> d* Capital *umano </line>
<line> *ar* * organização, é im*or**nte c*nsiderar outr** resultados </line>
</par>
<par>
<line> p*s i t i vos </line>
<line> como na área d* saúde, *ois indi*íduos mais c*nsciente* tendem a a*mentar as </line>
</par>
<par>
<line> at*vida*es *e pre*enção à* doe**as. N* á*ea *ocial, aum*nta * participaçã* na democracia e a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade interage de f*rma m*is </line>
<line> consciente. A educação </line>
<line> prod*z ef***os positivos *anto </line>
</par>
<par>
<line> econômicos (benefícios monetários), como político, soci*l e cultural, (*ão mo*etár*o*). </line>
<line> Pa*a Barros, Henri*ues e Mendo*ça (199*), * inves*iment* na Ed*cação proporciona </line>
<line> maior p*odut*vidade, i**vação e aumento da exp*ctat*va de vida d*s p*ssoas, pois elas terão </line>
<line> *aior disponi*ili*ade d* recursos, aumenta*d*, assim, a qualidade de v*da. </line>
<line> Di*nte desses a*ontamentos, t**na-se possível perceber qu* * Edu*ação pode t*aze* </line>
</par>
<par>
<line> resulta*os </line>
<line> positiv*s direta e indi*e*amente, *ej* no cresciment* do i*di*i*uo *u </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação. O res*lt*do d*reto </line>
<line> r*fe*e-*e a melhores rendimentos para o indiv*du* * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> re*u*tado indireto po*e vir a pro*orcion*r melhor condição de vida e maior justiça soc*al. No </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, o Capit*l Humano tem se des*acado como </line>
<line> *a*or i*p*rtante para o cr**cim*nt* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p*oduto intern* bru*o dentr* *s estad** b*asileiros. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Capital humano e inovações </line>
</par>
<par>
<line> Para Matos e **pes (2008), a i*ovaç*o surge *o Capital Huma*o, porém, o r*su*tad* </line>
<line> *ositivo *epende d* *estão desse capital dentro d* organização. É nec*ssário permitir que *s </line>
</par>
<par>
<line> in*i*íduos se*am inovadores para produzir m**h*ria na *rodu**vidade e n* capa*idade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inovaç**, *ue, *or sua v*z, d*pende *o nível de qual*fica**es desse *apital. Sem </line>
<line> con*eci**nto *c*dêm*co, muitas inovações podem demora* ou n*o s*rg*r. </line>
</par>
<par>
<line> Segun** S**v*ira (2006), para a or*anização obter g*n** </line>
<line> *e *o*petiti*idade </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> mercado atual, prec*so que ocorra *m p*ocesso de é </line>
<line> mudança estratégica, * empresa </line>
<line> precisa </line>
</par>
<par>
<line> imp*lsionar a </line>
<line> apren*i*ag*m dos colabor*dores agregando c*nhecimento *ara a m*lhoria de </line>
</par>
<par>
<line> **as competênci*s * habi*ida*es. Os colab**a*ores com mai*r conhecim*nto, *o* ma*s </line>
</par>
<par>
<line> experiê**ia de tr*balho e q*e i*vestem mais t*mpo e ene*gia *ara *primora* as </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> habilidades torn*m-se mais ca*azes de produ*ir *aiores *enefícios par* si, par* a orga*iz*çã* </line>
<line> e para * socieda**. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 11, art. 14, p. 283-297, nov. 20*2 w*w4.fsane*.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. C. *ouza, C. M. Ol*vei*a, P. F. G. Carne*ro, J. *. Sant*s </line>
<line> *92 </line>
</par>
<par>
<line> D* a**rd* com L*a** (201*), torna se p**ti*ente que os líderes d*s *mpresas </line>
<line> **plant*m prát**as para propiciar e c*iar um ambi*nte favorá*el à inovação qu* est* *resente </line>
<line> nas pessoas, pois, se o ambien*e n** for favorável, a* ideia* terão ma*or resistên*ia para serem </line>
<line> expostas e i**l*ntadas. </line>
</par>
<par>
<line> Ma*os e Lopes (200*) afirma que é </line>
<line> es*encia* no processo de inova*ão que a *e*tão </line>
</par>
<par>
<line> *ncentive a inovação e cr*ati*idad* dos cola*orad*res *e for*a a criar conheci*ento </line>
<line> enraizad* na pr*pria cultura * n*s va*ores da organ*za*ão, resultando, a*sim, em </line>
<line> **n**cimento e inovação. </line>
<line> *su (2008) comenta qu* um es*udo r*alizado com mais de 200 *mpre*as mostrou que </line>
<line> o desemp*nho organizacio*a* está diret*men*e liga*o ao *apital H*mano; esse, *or sua vez, </line>
<line> afeta to*os os indicadores de des*mpen*o e qualidade dos *rodutos e serviços a*ém do </line>
<line> potenc*a* de cres*imen*o das emp*esas. </line>
<line> E* estudo, Wang e* al. (2008) *oncluír*m que as relações e*tre o* membr*s de uma </line>
<line> empresa s*o fatores-chav* *ara um melhor dese*penho organizacional. * estu*o si*alizou a </line>
</par>
<par>
<line> importância de investimento na manutenção </line>
<line> e estimulaçã* desse c*pital de*t*o da </line>
</par>
<par>
<line> organização, a fim de *el*orar co*hecime*to, as h*b*lidade* * relação inte*pessoal d*s </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seus co*aboradores du*ante a realização dos t**ba*ho*. </line>
</par>
<par>
<line> Maria (2016) rea**zou uma pesqui*a em cin*o em*resas c*m o objetivo de verificar * </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção e*t*e </line>
<line> cap*t*l h*mano e inovação, *as quais obteve cinco que**io*ários res*ondid*s </line>
</par>
<par>
<line> pe*os gestores e 1*9 pelo* colabo*ado*es. Ap*s tratament* do* dados, Mar*a c*ncluiu q*e: </line>
</par>
<par>
<line> Todas </line>
<line> a* empre*as </line>
<line> a*ravés do cap*tal </line>
<line> *uman* c*locaram </line>
<line> um produto inovador </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ercado, além de terem i*ova*o no processo, n* método de produção e nas no*as </line>
<line> *tividades de apoio ao* processos da empre*a. </line>
<line> Todas as empresa* a*resentaram d*ve*sidade, </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> sendo *s v*riáveis idad* e *sc*lar*d**e d* maior d*vers*dade e a etnia e o tempo de </line>
<line> servi*o c*m menos di*er*idade. Em todas as em***s** havi* m*is home*s q*e </line>
<line> mulh*res, s*ndo aproxima**me*te **,5% d* sexo masculi*o e 35,*% do *exo </line>
<line> fe*inino. As empresas de *enor dime*são apresenta*am colaboradores *ntre 21 a *0 </line>
</par>
<par>
<line> an*s, e a* empresas de maior dimensão, colaborad*res de 31 a 40 anos. Quanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o, qua*e *00% dos colab*radore* tinha* form*ção superi**. Os dados </line>
</par>
<par>
<line> permitiram f*zer uma avalia*ão posit*va entre a diversid*de do capital </line>
<line> humano e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inova*ão. A dive*s*d*de do capit*l ap*esen*ou uma relaç*o positiv* e*tre a diversidade </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> capacidade d* inova*ão, ou seja, diver*idade *os *o*ab*rad**e* *em um efeito a </line>
</par>
<par>
<line> po*itivo na inovaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. **, n.11, art. 14, p. 283-297, nov. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Infl*ên*ia do Capital Humano nas Inovações </line>
<line> 293 </line>
</par>
<par>
<line> A educação do capit*l *umano se m*str*u ta*bém co*o *ma *as cara*terísticas </line>
<line> importante* par* as at**idades de i*ovaç*o, co*clu*ndo que as pess*as funcionam </line>
<line> como a*i*o precioso das organizaçõe* para atingi*em os obj*t**os pro*osto*. </line>
<line> Em seu estudo, Azamb*ja (20**) mostra o ***ito da educa*ão s*bre o cresci*ento </line>
<line> econômico do B*asil, usando dados do Sist*ma de Alfabetizaçã* d* Ensino Básico de 1995 a </line>
<line> 20*5. Após tratamen*o des*es d*dos, Aza*buja concluiu q*e o aumento de 1% na média de </line>
<line> n**a* d* p*rtuguês pro*oca u* **ment* de 0,4 % a 1,8% *o produ*o por t*abal*ador *o *ong* </line>
</par>
<par>
<line> do t*mpo. A pesquisa demonstrou, também, q** a </line>
<line> qualidade da Educação é ** fator </line>
</par>
<par>
<line> importante para a </line>
<line> determinação do crescimento econ*m*co, a*resentou evidências de que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*escimento e*onôm*co dos *st**os sofr*u influê*cia </line>
<line> *ela *ariação na *ua*idade do capit** </line>
</par>
<par>
<line> humano. Dessa fo*ma, estratégias que visam aprimo*ar a quali*ade da formação </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> tra*alha*o*** podem colaborar di*etament* para a am*liação do *ro*uto. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CON*IDER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> De a*ordo com o relato dos aut*res, fo* possív*l o*se*var a i*port*ncia d* a </line>
<line> diversidade es*ar present* n*s organizações, tan** no ambiente como na cultura. As empres** </line>
<line> dev*m buscar um *ap**al humano com *aior va**edade de indivíduos, pois a*r**és de pont* </line>
</par>
<par>
<line> de vista d*stintos as </line>
<line> *q*ipes conseguem ampliar e compreender * problema como um todo, </line>
</par>
<par>
<line> tor*ando-* mais fác** *e ser *olucionado. A diversidade cr*a e pro*orciona um ambiente </line>
</par>
<par>
<line> favorável à </line>
<line> cri*tividade e inovação, n*sse </line>
<line> caso, **be à </line>
<line> organização zel*r por esse a*bi*nte, </line>
</par>
<par>
<line> pois se ele não for preservado pela* l**eranças, *m ambie*t* *avo*ável à inov*ção p*ssa a ser </line>
<line> um ambiente de confl*tos. </line>
<line> Foi p*ss**el *ambém, *e acordo com relato dos autor*s, observar **e a *ducação *u a </line>
<line> formação do *apita* Hu*ano é a cha*e *o sucesso. *s *u*ores relat*m que a Educação é base </line>
<line> p**a qu*lquer desenvolvimento * cr*scimento o**a*iza**o*al. A E*uca*ão é re*p*nsável por </line>
</par>
<par>
<line> criar a </line>
<line> base *o desenvol*ime*t*, </line>
<line> cabendo à* pess*as interagi*em e permi*irem a criaç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> inovações e transformaçõe* organiz**ionais, tanto n*s *rocessos como também n*s produt** </line>
<line> e serviços. Outr* ponto relatado pelos autores foi q*e a educaç*o perm**e result*dos pos*tivo* </line>
</par>
<par>
<line> n* *rea da </line>
<line> saúde e na á*ea so*ial, *ois *ndivíduos m*i* c*nscientes tendem a *ument** a* </line>
</par>
<par>
<line> atividades de </line>
<line> prevenção a doenças e a participação *a democrac*a, pr*duzindo efeito* </line>
</par>
<par>
<line> p*sit**os *a *conom*a, na política, no social e no *ultural. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa mostrou que *apita* humano te* s* *o*na*o *m *em precioso para as o </line>
</par>
<par>
<line> org**iza*ões, po*s ele res*onsável é </line>
<line> p*r </line>
<line> todo o *resci*ento e desenvo*vimento </line>
<line> com as </line>
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<line> in*vações que surgem, de*de a reso*ução de u* pequeno problema *té a criação de um </line>
<line> magníf*co p*oduto. De acor*o com *s argumen*os *pr*se*tados pelos autores que est*daram </line>
</par>
<par>
<line> e*sa relação, * possíve* </line>
<line> verificar </line>
<line> q*e o capital h*mano é que detém o conhe*imento </line>
</par>
<par>
<line> necessá*io à c*iação e tra*sformação de *ens e s*rviç*s. Para muit** autor*s, as pessoa* são o </line>
<line> rec*rs* *ais val*oso das o*ganizaçõ*s, em alguns caso*, *uperam o próprio cap**al físico; elas </line>
</par>
<par>
<line> são fonte de inova*ão e d* cresci*ento, poi* tornam </line>
<line> *ud* *ossív*l. Autores tam*é* </line>
</par>
<par>
<line> co*en**m a grande necessidad* de *s organi*ações ge*irem esse *otencial *e crescimento, </line>
</par>
<par>
<line> devem possuir na sua </line>
<line> estrat*gia um me**nismo de prioriza*ão *ara conser*ar e perm*tir </line>
<line> a </line>
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<line> cr*ação *e um ambiente pr*píc** à ino*açã*. </line>
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<line> P. F. G. Carne*ro </line>
<line> J. C. Santos </line>
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<line> 1) co*cepção e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e interpretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do rascunho ou n* revisão críti** do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) participa**o na aprovação da ve*são final do *anus*rito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
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