<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 14, p. 283-29*, n*v. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.11.*4
</line>
<line>
Influência do Capital Humano n*s *novações
</line>
<line>
*nf*uence ** Human Capital ** Innovation*
</line>
</par><par>
<line>
Josiane Apa*ecid* C*rdoso de S*uza
</line>
<line>
Doutorad* *m Eng*nharia de *rod*ção pe*a *nivers*dade Federal de Mina* Ge*ais
</line>
<line>
Mestra em En***haria de P*odução pela Uni*ersidade *ederal de Mi*as Gerais
</line>
<line>
E-mail: j*si*ouzakta@hotmai*.com
</line>
<line>
Crist*an* Manhães ** Olivei*a
</line>
<line>
D*utorado em C*g**ção e Lin*uagem pela Unive*s*dade Esta*ual do Norte *luminense Darcy R*bei*o
</line>
<line>
Mestre em En*enh*ri* de Pr*dução pel* Un*v*rsidade E*tad*al do Norte Flu*inense Darcy Ribeiro
</line>
<line>
E-mail: cri*tianomoliveir*@g*a*l.*om
</line>
<line>
*risc*la F**nça Gonzaga Carn*i*o
</line>
<line>
Mes*re em Energ*as Renov**e*s pela Universidade Fed*ral da *a*aíba
</line>
<line>
E-mai*: *r*sci*a_gonzag*@yahoo.com.b*;
</line>
<line>
*essé Car*eiro Sa*tos
</line>
<line>
Gradu*ção e* Engenhar*a Elétri*a pelo *entro Uni**rsitário *aurício De Nas*au
</line>
<line>
E-*a*l: jessec_santos@yaho*.c*m.br,
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Jo**ane Ap*recida Cardoso de Sou*a
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pr**. Antônio Carlos, 6627 - Pamp*lha, Belo
</line>
<line>
*ditor-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al*n*ar
</line>
</par><par>
<line>
Horizo*te - MG, 3127*-901, *r*sil.
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Cristiano Manhã*s de Olive*ra
</line>
</par><par>
<line>
A*. A*berto *amego, 2000 - Parque Ca*ifórnia Ca*po*
</line>
<line>
*rtigo r*cebid* em 28/0*/2*22. Úl*ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
dos Goy*aca*es - RJ CEP: 28013-6*2, Brasil.
</line>
<line>
recebid* e* *3/1*/2022. Apro*ado em 14/10/2*22.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Pris*ila França *onzaga Carneiro
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. A. C. *ouza, C. M. Oliveira, P. *. G. C*rnei*o, J. C. Sant*s
</line>
<line>
284
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Com a g*obalização, é evidente que as organiza**es estão em tran*formação constante, e que
</line>
<line>
* c*da dia cr*sce a exig*n*i* por produtos e serviços mais s*fistica*o* e personalizados pa*a
</line>
</par><par>
<line>
atend*r * um público cada vez mais e*ige*te. Isso obr*ga *s organiza*ões a ampli*rem
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
*a*ac**ade *e *n**ar, aume*tar *u* *rod*tiv*d*de, se* cres*imento eco*ô**co e
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
*antag*m
</line>
<line>
compe**t*va; em algun* casos são obrigadas a amp*iar sua atuação em novos
</line>
</par><par>
<line>
mercados p*ra não serem engolidas pela *oncorrência. Dessa forma, este art*go obj*tiva
</line>
<line>
verificar a infl*ência do C*pit*l Huma*o *a ger*ção de inovações dentr* *as o*ganizaçõe*. A
</line>
<line>
pesquisa mo*trará a importância da diversidade do **pital humano na ca*acidade de inovação
</line>
<line>
*as org*nizações, uma vez q*e favorece a resolução de prob*emas e a *era*ão de novas ideias,
</line>
<line>
prod*tos e se*viços. Foi p*ssível obs*rvar *ue ex*ste um* relação positiva entr* o capital
</line>
</par><par>
<line>
humano e a *ap*cidade de
</line>
<line>
ino*ação das organizaçõ*s, pois esse é *esponsável po* todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
crescim*nto e
</line>
<line>
desenvolvime**o da organiza*ão,
</line>
<line>
fruto
</line>
<line>
das i*ovações que surgem de*d*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reso*u*ão de um pequeno probl*ma até a cr*ação de um magnífi*o pr*d**o, em alguns caso*
</line>
<line>
super*ndo o próp*io capi*al físico.
</line>
<line>
Palavras-cha*e: C*p*tal *umano. Ino*ação. Cresciment*.
</line>
<line>
AB*TRAC*
</line>
<line>
With global*za*ion, i* is evide*t t*at organizatio** are in co**tant transfor*a*ion and tha* the
</line>
</par><par>
<line>
*em**d for more sophis*i*ated and personalized pr*ducts and se*vices
</line>
<line>
grows e*ery day t*
</line>
</par><par>
<line>
meet an inc*ea*ing*y dema*ding public. T*is for*es
</line>
<line>
organizations t* expa*d t*eir
</line>
<line>
*bility to
</line>
</par><par>
<line>
in*ovate, i*crea*e *heir produc*i*it*, t*eir e*onomic gr*wth and th*ir comp*titive ad*antage,
</line>
</par><par>
<line>
in some cases th*y are force* to expan* their operations in ne*
</line>
<line>
*arkets so as *ot to
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
s*allowed
</line>
<line>
up by the competition. Thus, t*is article
</line>
<line>
*ims to **ri*y
</line>
<line>
the influenc* of Huma*
</line>
</par><par>
<line>
**pital *n the gen*ration of innovat*ons w*t*in orga*i*at*ons. *he re*e*rch will show the
</line>
</par><par>
<line>
importance of t*e diversity of **man
</line>
<line>
capital in th* innovation *apa*ity of **g*nizations, *s
</line>
</par><par>
<line>
they fav*r problem solvi*g a*d the generation of new ide*s, pr*ducts a*d services. I* was
</line>
</par><par>
<line>
pos s i b* * t o
</line>
<line>
obse*ve that t*ere is * positive relationship
</line>
<line>
betwee* human **pital and
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
innov*t*** c*p*city *f *rgani*ations, as th*s is *es**nsible for *ll the growth and development
</line>
<line>
o* th* or*anization, the result of inno*ations that *rise from the resolut*o* of * sma*l problem
</line>
<line>
t* th* cre*t**n of a magnific*n* product, in some case* exceeding the physi*al *a*ital it*elf.
</line>
<line>
*eywords: H**an *a*ital. Innov*t*on. Growth.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res***, *. *9, n.11, ar*. 14, p. 283-297, nov. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Influência do Ca**tal Humano **s *novaçõ*s
</line>
<line>
285
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO*UÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
S**imidt * S*ntos (20**) afirmam qu* o Capital Humano é com*osto pelos
</line>
</par><par>
<line>
**nh*c*men*os intelectuais a*quiridos
</line>
<line>
*o lon*o da vida por **io da vivênc*a, de seus
</line>
</par><par>
<line>
cos*umes, de sua *ult*ra * e*c. A*ravés da capaci**d* intelectual f*s**a, os col*bora*ore* e
</line>
</par><par>
<line>
garan*em o s**e*so das orga**zaçõe* * tornam-se o principa* fator e*tr* o resulta*o e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
longevidad* da empresa.
</line>
</par><par>
<line>
*athan e Lee (2*1*) ac*esc*ntam que * Capi*al Humano cre**e **m a
</line>
<line>
dive*sidade
</line>
</par><par>
<line>
entre os in*ivídu*s. Um *studo real*zado e* v*ri** empr*sas do setor privado, e* Lon*res,
</line>
<line>
mostrou qu* a *ive*sida** das equipe* de ges**o tev* *nfluênc*a *ig*i*icativa na introduç*o de
</line>
</par><par>
<line>
grandes proc**s*s de
</line>
<line>
d*se*vol*im*nto, inovaçã* e n* im*lanta*ão d* **vos prod*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Equipe* com *embros diversificados podem ser mais eficaze* do qu* equipes com membros
</line>
<line>
homogên*os, na resolução de pro*lemas ou em gerar nova* ideias, p*odutos ou process*s.
</line>
<line>
P**a Porte*a (*001), o p*tencia* de cresc*me*t* e*onôm*co de um p*ís v*i *epen*er da
</line>
</par><par>
<line>
Educação da*
</line>
<line>
pessoas e da ca*acid**e de s** f*rça ** trabal*o, *ssa por *ua vez, surge
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ha*il*dad* ad*uiri*a p*r um indivíduo por meio do conhec*men** f*rmal absorvido *a *scola,
</line>
</par><par>
<line>
hab**idades
</line>
<line>
adquirid*s pela exper*ência de trabal**r em uma
</line>
<line>
*mp*e*a, jun*amente *om *
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecim*nto adquirido e ap*rfeiço**o ao lon** da vi*a.
</line>
<line>
Segundo A*a*buru et a*. (2015), as org*nizações *st*o em trans*ormaçõe* cons*a*t*s;
</line>
<line>
a cada d*a cresce a e*igên*ia por produtos e serviços mai* sofisticad*s e *ers*nal*zados,
</line>
</par><par>
<line>
fun*ament*l
</line>
<line>
par* agradar um publico cada vez mais at*a*izado e atent* às novidades do
</line>
</par><par>
<line>
m*rcado. **s
</line>
<line>
org*nizações sempr* exi*te a ne**ssidade de amplia* a at*ação em **vos
</line>
</par><par>
<line>
mercado* para não se*em engolidas p*l* concorrênc*a. Pa*a **ncer ess*s
</line>
<line>
desafios,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organ*zação prec*sa co*ta* com *m Capital Hum*no r**o em *onhecimento e c*m capac*dade
</line>
<line>
*e inov*r, **car no aumento da produtividade, no crescim*nto econô*ico e na a*plia*ão da
</line>
<line>
vant*g*m co*petitiva *erante * me*cado.
</line>
</par><par>
<line>
**van*o em conside*ação * re**vânci*
</line>
<line>
d* tema apre*en*ado acima, este artigo tem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo
</line>
<line>
de estuda* * i*fluência *o *apit*l Humano na geração *e inovações d*ntro *a*
</line>
</par><par>
<line>
org**i*ações, fato tão i**or*ante para * *r*sc*m*nto e par* sob*e*ivê*cia. A*iante se*á
</line>
</par><par>
<line>
apre*entado o conceito de C*pital Humano, a *nfluênc*a da diversid*de da educ*ção no e
</line>
<line>
p*ocesso ** inovação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 19, *. 11, art. 14, p. 283-297, *ov. 2022
</line>
<line>
www4.*sanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. C. Souza, C. M. Oliveira, P. F. G. Carneiro, J. C. Santo*
</line>
<line>
*86
</line>
</par><par>
<line>
2 M*TOD*LOG*A
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa foi realizada co* carát*r qualitativo através de uma revisã* lit*rá*ia e*
</line>
<line>
que *e procur*u realizar um bre** rela** *om info*mações atuai* * re*peito do tem*, sempre
</line>
<line>
busc*ndo manter a del*mitação, a objet*vidade, a at*alid*de, a clareza e a *elevânci*. Par* este
</line>
</par><par>
<line>
artigo *oi utiliza*a como base a dis*ertação
</line>
<line>
*e me*trado de Maria (2016) e * tese de
</line>
</par><par>
<line>
*ou**ra*o de Aza*bu*a (2014).
</line>
</par><par>
<line>
3 REFER*NCI*L TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Capita* *umano
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Edvin*so* e Malone (1998), o Capital H*mano e*tá relac*on*do ao
</line>
<line>
conhecim*nt*, à expertise, ao poder de inovação * à habi*ida*e *os co**borad*r*s, j*nto com
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
cul**ra, os valores e a filos*fi* da organização e todo* o* resultados gerados p**o*
</line>
</par><par>
<line>
i *di ví duos .
</line>
</par><par>
<line>
**ra Plo*hart (2015), o Cap*ta* Humano é *m conjunto *e con*ecimentos, habilidades
</line>
</par><par>
<line>
e competências dos indivíduos, *ue *uand* aplic*d*s corret*
</line>
<line>
e e*icientemente são
</line>
</par><par>
<line>
*espons**eis por produzir *r*scime*to e inovação *entro das o*ganiz*ções.
</line>
</par><par>
<line>
O au*or completa afirm*ndo *u*, na *ltima décad*, a* pesquis*s têm explorado
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Capi*al Humano como um recurs* gr*pal *re*ioso que co*abora par* aume*tar a vantagem
</line>
<line>
compet*tiv* e o desempenho das e*pr*sas. As org*ni*ações que pretendem suste*tar um*
</line>
</par><par>
<line>
vantagem competitiva perante os c*ncorrentes de*e* co*siderar
</line>
<line>
em seu pl*ne*amento
</line>
</par><par>
<line>
es*ra*égico um inves*imen** e* *apital Humano.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Geor*i (2002), o Capital *umano é o conjunto de competênc*as *essoais *e
</line>
</par><par>
<line>
um indivíduo que são tão import*ntes co*o o c*pital f**ico *as organ*z*ções, me*ec*ndo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mesma
</line>
<line>
aten*ão e aná*i*e. O *api*al Humano é um ati*o intangível qu* produz riqueza
</line>
</par><par>
<line>
utilizand* a *ria*ividad* e a i*ovaç*o para re*olver e s*l*cionar os problemas existentes.
</line>
<line>
*ar* C*rva*ho e Souza (1999), o *apital Human* po*e *e t*rna* mai* *al*oso do que *
</line>
<line>
pró*rio capital físico, *ois ele acaba sendo a cha** principa* para o sucesso *as o***nizaçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Co*preende-se como Cap*tal Hum*no a capaci*ade, * con*ec*mento, a *abil*dade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criativida*e as experiências in*ividua*s, que, q*ando aplicadas, trans*ormam produtos e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
serviços e* lucros pa*a a organização.
</line>
</par><par>
<line>
De *cordo com Shu*tz (1*61), o *api*al Humano c**siste no
</line>
<line>
conhe*imento, na
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.11, ar*. *4, p. 2*3-297, nov. *022
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*fluência do Capital *umano nas Inova*ões
</line>
<line>
28*
</line>
</par><par>
<line>
h**il*dad* e nas **racterísticas i*div**uais do ser humano, as quais foram adqu*ridas através
</line>
<line>
da ed*cação, princ*pal ferram*nta responsá*e* por influ*ncia* * ampli*r * capac*dade dos
</line>
<line>
colaboradores *a*a ****uzir *ens e serviços.
</line>
<line>
Para *atsoup*es *t al. (2013), nas última* déca*a*, o Capital Humano tem sido
</line>
</par><par>
<line>
*ec*nhecido *om* *end* um dos ativos mais preci*sos n*s *rganizações, pois é fo*te das *
</line>
<line>
inov*ções e tem um *a*el **port*nte *ara garantir a capacidade de adaptaçã* das e*presas às
</line>
<line>
mud*nças c*ntínuas decor**nt* da globalizaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Buta (2015) corr*bora afirmando que o recurs* mais **lioso de uma empresa é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhe*i*ent* das pe*soas, pois possui a habil*dade de pe*sar e desenvolver n**os projeto* e
</line>
</par><par>
<line>
ideias, devendo
</line>
<line>
ocupar a posição pri*cipal na estratégia da org*nização. A
</line>
<line>
gestão deve
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsformar esse conheci*ento i*dividual em c*l*t***, de f*rma * permiti* a proteção do seu
</line>
<line>
capital intelectual. Dessa form*, pe*mite à organização dim*nu*r o risco associado à perda de
</line>
<line>
**nhecim****, p*omove* a *nov*ção, a aprendi**gem, reter * experi*ncia da* pe*soas,
</line>
</par><par>
<line>
aumentar * cooperação entre os col*borad*re* e maximizar o
</line>
<line>
com*artilha*e*to do
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
Par* Herckert (2002), do ponto de vista da org*niza*ão, o c*nheci*ent* humano se
</line>
<line>
di*ide em do*s t*pos, sendo o primeiro * Conhecimento Individua*, con**ituído pela *duc*ção,
</line>
<line>
e*pe*i*n*ia, h*b*lidades e ati*udes dos cola**rador*s qu* *rabalham na *mpresa, ou *eja, é a
</line>
<line>
capacida*e intel*ctual *e cada colaborador; esse cap*t** não é prop*iedad* das empr*sas, p*i*
</line>
</par><par>
<line>
o colaborador,
</line>
<line>
ao deixar a org*ni***ão, leva esse conheci*ento individual jun*o
</line>
<line>
*om ele. O
</line>
</par><par>
<line>
s*gundo é
</line>
<line>
* Conhe*i**nt* Coletiv*, consti*uído por um co*junt* ** conhec*mentos
</line>
</par><par>
<line>
individuai* enrique*idos pela
</line>
<line>
tecno*ogia e
</line>
<line>
*e** filosofia das or*aniza*õ*s, ou seja, um
</line>
</par><par>
<line>
conj*nto de c*nhecimen*o individual de se*s colaboradores, necessári* para
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organização poss* chegar ao resul*ado esp*rado.
</line>
</par><par>
<line>
Ch*ave*ato (2006) relat* que, n* E*a da Info*mação, o conhecimento *s*á se
</line>
<line>
tra*sfor*an*o no recurso mais *recioso nas organi*ações. *ntes da g*ob*lização, as
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõ*s se dife*enci*v*m pelas e*trutu*as f*sicas que possuíam, mas, *a
</line>
<line>
*ra
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
informa*ão, qu* as dis*ingue é conhecimento de s*us
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
colaborad*r*s, ou s*ja, o Cap*ta*
</line>
</par><par>
<line>
Hum*no.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 19, n. 11, art. 14, p. 28*-297, nov. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. C. Souza, *. M. *liveira, P. F. G. Car*eiro, J. C. Sant*s
</line>
<line>
28*
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTAD*S E DI**USSÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Diversidade
</line>
</par><par>
<line>
Ba*bosa (2001) a*irma q** a div*rsidade é a var*edade de indiv*duos e grupos com os
</line>
<line>
quais as empre*as vêm conviven*o nas últimas décadas, seja pela variedade de s**s re**rsos
</line>
<line>
humanos, de seus cl*en**s e de *eus fornecedores. Quando as empresas se tornam mais
</line>
</par><par>
<line>
heterogêneas co* va*i*dad*
</line>
<line>
de etnia, gêner*, i*ade, entre *utr*s aspetos, fala-se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
diversidade d* Capital Humano. A diversidade *o Capi*a* H*mano é um fa*or *stratégico nas
</line>
<line>
emp*esas, pois po** gerar va*t*gens compe*itiv**; se um grupo é diversi*i*ado, torna-se mais
</line>
<line>
eficaz n* res*lução dos problemas propo*tos.
</line>
<line>
S*gundo R*go e Cun*a (2009), a heterogeneidade é responsável por gerar grandes
</line>
</par><par>
<line>
resultados *a inovação;
</line>
<line>
as pesso*s geram *ov*s disp*s**iv*s, in*trumentos, programas,
</line>
</par><par>
<line>
sistemas, pr*cess*s,
</line>
<line>
produtos * ser*iç*s *ue são
</line>
<line>
adotados externament*. Um g*u*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cola**ra*ores
</line>
<line>
heterog*neo é
</line>
<line>
**is capa*itado pa*a p*oduzi* inovações, pois são cap*z**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
entender a adv*rsi*ade e produ*ir soluções mais criativ*s p*ra
</line>
<line>
*roblemas diversos. A
</line>
</par><par>
<line>
di*ersidade *o Capital H*mano, em linhas gerais, é um conju*to de *ifere*ças *ísicas,
</line>
<line>
psico**gicas e c*ltu*ais dos indiví*uos que remetem * suas caracte*ística* individ**is,
</line>
<line>
permit*ndo, assim, diferenci*r uma *es*o* da ou*ra.
</line>
<line>
*ara Molley e Barne* (2014), o C**ital *umano p**e criar valor ec*nô*ico * pa*tir
</line>
<line>
d* sua* car*cterísti*as. C*m a inteligênc*a e a *onsciência, su*ge * desempenho no t*abalho.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a identifica* e *ecrutar pesso*s com característi*as que *umentem o seu de*empenho
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, ** empres*s pre**sam pratic*r pro*ess*s que g*rantam ess* est*até*ia, pois
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diversidad* e * ino*açã* *orna*-se *m po*to de cresc*men*o e de s**reviv*ncia econôm*ca.
</line>
<line>
O ma*ual d* d**ersidade do Inst***to Et*os de Empr**as e Respon*abilidade Social
</line>
</par><par>
<line>
(2*02) sin*li*a *ue,
</line>
<line>
ao es*i**lar a dive*sidade e c*mbater a di*criminação, as organizações
</line>
</par><par>
<line>
*stão f*rtalecen** o
</line>
<line>
resp*it* à característica i*divi*ual, e*timulando a c*ia*ividade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cooper*ção entre os colab**adores.
</line>
<line>
Cox (1993) mos*ra um mod*lo de d*versidad* cultural em que *s diferenças de
</line>
<line>
**entidades ent*e ind*v**uos *n*e**gem *om u* **njunto de fatore* individuais, intergrup**s e
</line>
<line>
organizacio*ais, gerando r*sultados *ositiv*s no individ*al e no organizacional. A e*istência
</line>
<line>
da d**ersidade proporciona *elhor eficácia e criativ*dad*, *anto no *ível individual qua*to no
</line>
<line>
organizacional.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Barrett (2000), o *onh*ciment*, na
</line>
<line>
atualidade, t*r**u-se o trampo*im para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n.11, art. 14, p. 283-297, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Influênc*a do Capital H**a*o n*s Ino**ções
</line>
<line>
289
</line>
</par><par>
<line>
aumento da cr*at*vidade e a inovação. Inovar * busc*r o incomum, o *ovo, uma *o*ução
</line>
<line>
criativa para os problem*s, t*rnando a cria*iv*d*de e a inov*ção um proces** organ**a*ional
</line>
<line>
contín*o que busca construir sua* p*ópr*as reg**s na descoberta de novas ideias. *ess* modo,
</line>
</par><par>
<line>
f*z-se n*cessá**a
</line>
<line>
* existência de
</line>
<line>
diversidade de cultura*,
</line>
<line>
p*is ela ben*ficia * t*oca de
</line>
</par><par>
<line>
co*h*cimento e*tre as difer*ntes pess*as, colabo*ando para um
</line>
<line>
alto índi*e
</line>
<line>
de ****ação
</line>
</par><par>
<line>
pro*orcionado pe*as i*ei*s heterogêneas. As dif*rente* *isões das pessoas
</line>
<line>
são recurs*s
</line>
</par><par>
<line>
preciosos para o surgim**to
</line>
<line>
do pe*sament* *r*a*ivo e inovaçã*, devendo *empre *a*er
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*speito p**a diversidade c*lt*ral.
</line>
<line>
Segu*do Fleury (2000), diversidade é *m mi* de pes*o*s c*m identidades di*t*ntas de
</line>
</par><par>
<line>
sex*, idade, grau de **struçã*, grupo ét***o, religião, or*g**, raç* * lín*ua, interagindo
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
me*mo princípi* social, dentro * fora das organizações.
</line>
</par><par>
<line>
Par* *homas (1*9*), as o*ga*izações devem se preocupar e *arantir a gestão da
</line>
<line>
diversidade *u*tural, poi* será neces*ário criar um a*biente orga**zacional em lin*a com os
</line>
<line>
objetivo* da* orga*izações, que permita aos colab*r*dores o pleno desenvolvimento de seu
</line>
<line>
p*tenci*l na geração de *n**ações.
</line>
</par><par>
<line>
De acord*
</line>
<line>
co* Cox (19**), a*
</line>
<line>
organiza*ões deve* gerir dive*sidade *
</line>
<line>
*ult*r*l, de
</line>
</par><par>
<line>
modo a pla*eja* e e*ecutar princípios * *étodos organizac*onais que elevem *o máximo as
</line>
<line>
va*tagens *ot*nciais da di*ersi*ade, maximizando, *ss*m, valor à organização.
</line>
<line>
Trevis*n (2001) c*menta que todas as pessoas pertencentes à org*ni*aç*o precisam ter
</line>
<line>
consciência da diversidade *ultural e r*speita* *s diferenças, a fim de reduz*r c*nflitos, além
</line>
</par><par>
<line>
d* b*nefi*ia* o estabel*ciment* de relações d*
</line>
<line>
t*abalho ma** flex*veis, inova*oras, que ir*o
</line>
</par><par>
<line>
*elhor*r o d*senvolvimento d* organizaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo UL*ICH (*003), a diversidade deve ser gerida pela em*res*, de modo que os
</line>
<line>
colaboradores respeitem as di*erenças d*s *essoas q*e *azem par*e dela, criand*, assim, uma
</line>
</par><par>
<line>
c**unidade
</line>
<line>
*a *ual o* indivíduos s* identifique* com a org*nização. As
</line>
<line>
organizações
</line>
</par><par>
<line>
de*em fazer um ajuste *a cu*tu*a, valores, sistemas e *rocess*s, g*ri*do *s recursos humanos
</line>
<line>
existent*s *ar* maximiz*r potencial sem permit*r a d*scr*m*nação de sexo, *ac*onalida*e,
</line>
<line>
idade **c.
</line>
<line>
4.2 Educ*ç*o
</line>
<line>
Segundo Te*xeira (1999), a Educação * *onsiderada *omo o componen*e prin*ipa* do
</line>
<line>
Capital Humano, e está di*e*ament* lig*da ao processo *e in*vação. Em gera*, um ind**ídu*
</line>
</par><par>
<line>
c** *m
</line>
<line>
nív*l de *s*olar*dade mais
</line>
<line>
elevado *onseg*e contribuir com mais inovações,
</line>
<line>
pont o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*in* PI, v. 19, n. 11, art. 14, *. 283-297, *ov. 2022
</line>
<line>
*ww4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. C. *ouza, C. *. Oliveira, P. F. G. Carneiro, J. C. Santos
</line>
<line>
290
</line>
</par><par>
<line>
fun*amental para as organizações s*brev**erem diante de tantas mudanças *ue as rodeiam.
</line>
</par><par>
<line>
Para Wernke, Lembeck e Bronia (2003), o cus*o da Educação c*mpree*de t*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
v**or *cum**ado dos i*vestimen*os realizados com treinamento, que são necessários para
</line>
<line>
a*pliar a compe**ncia *os colaborado*es, a capacidade de relacionament* e seus **lores.
</line>
<line>
Perc*bend* uma qu**a na c*mpetência de seus c*laboradores, *s organizações devem
</line>
<line>
aumenta* ** treinament** com o intuito de aumentar a *r*dutiv*dade e re*uz*r o desperdício
</line>
<line>
durante * processo produtivo.
</line>
<line>
Segundo Colo*bo e Grill* (2005), * *rescimento das *rganizações vem sendo
</line>
<line>
influenc*ado pela Ed*cação das pessoas e *ua experiência *o t**balho. As organ*zações
</line>
<line>
devem conside*ar nas *reas *e gest*o e economia a presença d* u*iversitários bem com* de
</line>
<line>
equipes com determinadas e*pe*iências pro*ission*is de áreas específi*as, **is são áre*s
</line>
<line>
f*ndamentai* que pe*mitem impulsionar cresci*e*to *entro *as *rganizaçõe*.
</line>
<line>
De acordo com Schu**z (19*4), * Educação é * mel*or forma de s* investir em Capital
</line>
<line>
H*man*; através do en*ino e d* a*rendizado, o profissi*nal *umenta suas habilidades, seu
</line>
<line>
a*erfe*ço*mento mo*al e mental, t*rnando-se capa* de *aze* melhores e*co*h*s ind*viduais e
</line>
<line>
sociais. Ainda segu*do * aut*r, a Ed*c*ção des*nvolve o con*ecimento *as pesso*s * pode
</line>
<line>
produ**r benefícios n* presente e no futur*. Para a orga*iza**o, o investimento em Educa*ão
</line>
<line>
traz u* *umento de *r*du*ividad* e *nov*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Para Blaug (1*75),
</line>
<line>
a Educação também exerce um impacto
</line>
<line>
*mpo*tante sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
economia, ***s in*luen*ia as expectati*a* de *rescimento econômico do mercado, através da
</line>
<line>
d*s*ribuição de renda pessoal. O *utor busca m*stra* os b*nefícios advindos da Edu*ação,
</line>
</par><par>
<line>
t*mand* como
</line>
<line>
exe*plo a v*riação da r*mun**ação *ntre in*i*íd*o* da mes*a ida*e com
</line>
</par><par>
<line>
*iferentes níveis de es**larid*d*. Mesmo que a Ed*cação po*sa trazer po*síveis ben*fícios no
</line>
<line>
amanhã, é importa*te tamb*m le*brar o cu*to par* ad*uiri-la.
</line>
</par><par>
<line>
Sc*ultz (1964) afirm* que é importante cons*dera* que ess* futuro duvidos*, pois é
</line>
</par><par>
<line>
não é possível ter a *aranti* *e que * res*ltado virá na mes** proporção
</line>
<line>
do investimento.
</line>
</par><par>
<line>
Par* o indi*í*uo, o custo da futura opor**nidade compr*ende o próprio custo com a Educação
</line>
<line>
e o custo *e deixar de **r remunerado p*r u* *eríodo de tempo, n* qual ele irá se *e*ic*r a
</line>
</par><par>
<line>
**sc*r nov*s co*hec*mentos *umen**r suas cha*c*s e
</line>
<line>
*e obter melhor*s r*ndi*entos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
futu*o.
</line>
</par><par>
<line>
Schultz (1987)
</line>
<line>
afirma que *esquisas de*onstr*m forte rela*ã* entre n*vel de
</line>
</par><par>
<line>
Educação e a*m*nto
</line>
<line>
nos ganhos indiv*d*ais e or*anizacio*ais. Os aum*ntos **s ap*id*es
</line>
</par><par>
</page><line>
a*q**ridas pelas pesso*s no mundo inteiro *em sido a chav* para o a*mento da pr**utividade,
</line>
<line>
além de contrib*ir co* o con*orto h*mano. * investimento em Ca*i*al Humano é re**onsável
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina, v. 19, *.11, a*t. *4, p. 2**-297, no*. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*fluência do C*pital *u*a*o nas Inovações
</line>
<line>
*91
</line>
</par><par>
<line>
p**o f*turo promissor da humanidade, se*do o fator decisi*o para o avanço e* *eus
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimentos. * Ed*cação é chave p*ra a
</line>
<line>
e*uilibr*r a produtividad*. O i*vestimento em
</line>
</par><par>
<line>
*duca**o ta*bém seri* uma alter*ativ* *ara * redução das des*gualdades eco**micas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qu*lquer região.
</line>
</par><par>
<line>
Becker (1993) sali*nta qu*, al*m de q*antificar *s re*ultados e be*efícios adv*ndos da
</line>
</par><par>
<line>
Educação
</line>
<line>
d* Capital *umano
</line>
<line>
*ar* * organização, é im*or**nte c*nsiderar outr** resultados
</line>
</par><par>
<line>
p*s i t i vos
</line>
<line>
como na área d* saúde, *ois indi*íduos mais c*nsciente* tendem a a*mentar as
</line>
</par><par>
<line>
at*vida*es *e pre*enção à* doe**as. N* á*ea *ocial, aum*nta * participaçã* na democracia e a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade interage de f*rma m*is
</line>
<line>
consciente. A educação
</line>
<line>
prod*z ef***os positivos *anto
</line>
</par><par>
<line>
econômicos (benefícios monetários), como político, soci*l e cultural, (*ão mo*etár*o*).
</line>
<line>
Pa*a Barros, Henri*ues e Mendo*ça (199*), * inves*iment* na Ed*cação proporciona
</line>
<line>
maior p*odut*vidade, i**vação e aumento da exp*ctat*va de vida d*s p*ssoas, pois elas terão
</line>
<line>
*aior disponi*ili*ade d* recursos, aumenta*d*, assim, a qualidade de v*da.
</line>
<line>
Di*nte desses a*ontamentos, t**na-se possível perceber qu* * Edu*ação pode t*aze*
</line>
</par><par>
<line>
resulta*os
</line>
<line>
positiv*s direta e indi*e*amente, *ej* no cresciment* do i*di*i*uo *u
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação. O res*lt*do d*reto
</line>
<line>
r*fe*e-*e a melhores rendimentos para o indiv*du* *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
re*u*tado indireto po*e vir a pro*orcion*r melhor condição de vida e maior justiça soc*al. No
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, o Capit*l Humano tem se des*acado como
</line>
<line>
*a*or i*p*rtante para o cr**cim*nt*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p*oduto intern* bru*o dentr* *s estad** b*asileiros.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Capital humano e inovações
</line>
</par><par>
<line>
Para Matos e **pes (2008), a i*ovaç*o surge *o Capital Huma*o, porém, o r*su*tad*
</line>
<line>
*ositivo *epende d* *estão desse capital dentro d* organização. É nec*ssário permitir que *s
</line>
</par><par>
<line>
in*i*íduos se*am inovadores para produzir m**h*ria na *rodu**vidade e n* capa*idade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inovaç**, *ue, *or sua v*z, d*pende *o nível de qual*fica**es desse *apital. Sem
</line>
<line>
con*eci**nto *c*dêm*co, muitas inovações podem demora* ou n*o s*rg*r.
</line>
</par><par>
<line>
Segun** S**v*ira (2006), para a or*anização obter g*n**
</line>
<line>
*e *o*petiti*idade
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
mercado atual, prec*so que ocorra *m p*ocesso de é
</line>
<line>
mudança estratégica, * empresa
</line>
<line>
precisa
</line>
</par><par>
<line>
imp*lsionar a
</line>
<line>
apren*i*ag*m dos colabor*dores agregando c*nhecimento *ara a m*lhoria de
</line>
</par><par>
<line>
**as competênci*s * habi*ida*es. Os colab**a*ores com mai*r conhecim*nto, *o* ma*s
</line>
</par><par>
<line>
experiê**ia de tr*balho e q*e i*vestem mais t*mpo e ene*gia *ara *primora* as
</line>
<line>
suas
</line>
</par><par>
</page><line>
habilidades torn*m-se mais ca*azes de produ*ir *aiores *enefícios par* si, par* a orga*iz*çã*
</line>
<line>
e para * socieda**.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 11, art. 14, p. 283-297, nov. 20*2 w*w4.fsane*.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. C. *ouza, C. M. Ol*vei*a, P. F. G. Carne*ro, J. *. Sant*s
</line>
<line>
*92
</line>
</par><par>
<line>
D* a**rd* com L*a** (201*), torna se p**ti*ente que os líderes d*s *mpresas
</line>
<line>
**plant*m prát**as para propiciar e c*iar um ambi*nte favorá*el à inovação qu* est* *resente
</line>
<line>
nas pessoas, pois, se o ambien*e n** for favorável, a* ideia* terão ma*or resistên*ia para serem
</line>
<line>
expostas e i**l*ntadas.
</line>
</par><par>
<line>
Ma*os e Lopes (200*) afirma que é
</line>
<line>
es*encia* no processo de inova*ão que a *e*tão
</line>
</par><par>
<line>
*ncentive a inovação e cr*ati*idad* dos cola*orad*res *e for*a a criar conheci*ento
</line>
<line>
enraizad* na pr*pria cultura * n*s va*ores da organ*za*ão, resultando, a*sim, em
</line>
<line>
**n**cimento e inovação.
</line>
<line>
*su (2008) comenta qu* um es*udo r*alizado com mais de 200 *mpre*as mostrou que
</line>
<line>
o desemp*nho organizacio*a* está diret*men*e liga*o ao *apital H*mano; esse, *or sua vez,
</line>
<line>
afeta to*os os indicadores de des*mpen*o e qualidade dos *rodutos e serviços a*ém do
</line>
<line>
potenc*a* de cres*imen*o das emp*esas.
</line>
<line>
E* estudo, Wang e* al. (2008) *oncluír*m que as relações e*tre o* membr*s de uma
</line>
<line>
empresa s*o fatores-chav* *ara um melhor dese*penho organizacional. * estu*o si*alizou a
</line>
</par><par>
<line>
importância de investimento na manutenção
</line>
<line>
e estimulaçã* desse c*pital de*t*o da
</line>
</par><par>
<line>
organização, a fim de *el*orar co*hecime*to, as h*b*lidade* * relação inte*pessoal d*s
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
seus co*aboradores du*ante a realização dos t**ba*ho*.
</line>
</par><par>
<line>
Maria (2016) rea**zou uma pesqui*a em cin*o em*resas c*m o objetivo de verificar *
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção e*t*e
</line>
<line>
cap*t*l h*mano e inovação, *as quais obteve cinco que**io*ários res*ondid*s
</line>
</par><par>
<line>
pe*os gestores e 1*9 pelo* colabo*ado*es. Ap*s tratament* do* dados, Mar*a c*ncluiu q*e:
</line>
</par><par>
<line>
Todas
</line>
<line>
a* empre*as
</line>
<line>
a*ravés do cap*tal
</line>
<line>
*uman* c*locaram
</line>
<line>
um produto inovador
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ercado, além de terem i*ova*o no processo, n* método de produção e nas no*as
</line>
<line>
*tividades de apoio ao* processos da empre*a.
</line>
<line>
Todas as empresa* a*resentaram d*ve*sidade,
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
sendo *s v*riáveis idad* e *sc*lar*d**e d* maior d*vers*dade e a etnia e o tempo de
</line>
<line>
servi*o c*m menos di*er*idade. Em todas as em***s** havi* m*is home*s q*e
</line>
<line>
mulh*res, s*ndo aproxima**me*te **,5% d* sexo masculi*o e 35,*% do *exo
</line>
<line>
fe*inino. As empresas de *enor dime*são apresenta*am colaboradores *ntre 21 a *0
</line>
</par><par>
<line>
an*s, e a* empresas de maior dimensão, colaborad*res de 31 a 40 anos. Quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o, qua*e *00% dos colab*radore* tinha* form*ção superi**. Os dados
</line>
</par><par>
<line>
permitiram f*zer uma avalia*ão posit*va entre a diversid*de do capital
</line>
<line>
humano e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inova*ão. A dive*s*d*de do capit*l ap*esen*ou uma relaç*o positiv* e*tre a diversidade
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
capacidade d* inova*ão, ou seja, diver*idade *os *o*ab*rad**e* *em um efeito a
</line>
</par><par>
<line>
po*itivo na inovaç*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, v. **, n.11, art. 14, p. 283-297, nov. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Infl*ên*ia do Capital Humano nas Inovações
</line>
<line>
293
</line>
</par><par>
<line>
A educação do capit*l *umano se m*str*u ta*bém co*o *ma *as cara*terísticas
</line>
<line>
importante* par* as at**idades de i*ovaç*o, co*clu*ndo que as pess*as funcionam
</line>
<line>
como a*i*o precioso das organizaçõe* para atingi*em os obj*t**os pro*osto*.
</line>
<line>
Em seu estudo, Azamb*ja (20**) mostra o ***ito da educa*ão s*bre o cresci*ento
</line>
<line>
econômico do B*asil, usando dados do Sist*ma de Alfabetizaçã* d* Ensino Básico de 1995 a
</line>
<line>
20*5. Após tratamen*o des*es d*dos, Aza*buja concluiu q*e o aumento de 1% na média de
</line>
<line>
n**a* d* p*rtuguês pro*oca u* **ment* de 0,4 % a 1,8% *o produ*o por t*abal*ador *o *ong*
</line>
</par><par>
<line>
do t*mpo. A pesquisa demonstrou, também, q** a
</line>
<line>
qualidade da Educação é ** fator
</line>
</par><par>
<line>
importante para a
</line>
<line>
determinação do crescimento econ*m*co, a*resentou evidências de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*escimento e*onôm*co dos *st**os sofr*u influê*cia
</line>
<line>
*ela *ariação na *ua*idade do capit**
</line>
</par><par>
<line>
humano. Dessa fo*ma, estratégias que visam aprimo*ar a quali*ade da formação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
tra*alha*o*** podem colaborar di*etament* para a am*liação do *ro*uto.
</line>
</par><par>
<line>
5 CON*IDER*ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
De a*ordo com o relato dos aut*res, fo* possív*l o*se*var a i*port*ncia d* a
</line>
<line>
diversidade es*ar present* n*s organizações, tan** no ambiente como na cultura. As empres**
</line>
<line>
dev*m buscar um *ap**al humano com *aior va**edade de indivíduos, pois a*r**és de pont*
</line>
</par><par>
<line>
de vista d*stintos as
</line>
<line>
*q*ipes conseguem ampliar e compreender * problema como um todo,
</line>
</par><par>
<line>
tor*ando-* mais fác** *e ser *olucionado. A diversidade cr*a e pro*orciona um ambiente
</line>
</par><par>
<line>
favorável à
</line>
<line>
cri*tividade e inovação, n*sse
</line>
<line>
caso, **be à
</line>
<line>
organização zel*r por esse a*bi*nte,
</line>
</par><par>
<line>
pois se ele não for preservado pela* l**eranças, *m ambie*t* *avo*ável à inov*ção p*ssa a ser
</line>
<line>
um ambiente de confl*tos.
</line>
<line>
Foi p*ss**el *ambém, *e acordo com relato dos autor*s, observar **e a *ducação *u a
</line>
<line>
formação do *apita* Hu*ano é a cha*e *o sucesso. *s *u*ores relat*m que a Educação é base
</line>
<line>
p**a qu*lquer desenvolvimento * cr*scimento o**a*iza**o*al. A E*uca*ão é re*p*nsável por
</line>
</par><par>
<line>
criar a
</line>
<line>
base *o desenvol*ime*t*,
</line>
<line>
cabendo à* pess*as interagi*em e permi*irem a criaç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
inovações e transformaçõe* organiz**ionais, tanto n*s *rocessos como também n*s produt**
</line>
<line>
e serviços. Outr* ponto relatado pelos autores foi q*e a educaç*o perm**e result*dos pos*tivo*
</line>
</par><par>
<line>
n* *rea da
</line>
<line>
saúde e na á*ea so*ial, *ois *ndivíduos m*i* c*nscientes tendem a *ument** a*
</line>
</par><par>
<line>
atividades de
</line>
<line>
prevenção a doenças e a participação *a democrac*a, pr*duzindo efeito*
</line>
</par><par>
<line>
p*sit**os *a *conom*a, na política, no social e no *ultural.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa mostrou que *apita* humano te* s* *o*na*o *m *em precioso para as o
</line>
</par><par>
<line>
org**iza*ões, po*s ele res*onsável é
</line>
<line>
p*r
</line>
<line>
todo o *resci*ento e desenvo*vimento
</line>
<line>
com as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. *9, n. 11, a*t. 14, p. 283-297, nov. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. *. Sou**, *. M. Oliveira, P. F. G. *arneiro, J. C. S*ntos
</line>
<line>
294
</line>
</par><par>
<line>
in*vações que surgem, de*de a reso*ução de u* pequeno problema *té a criação de um
</line>
<line>
magníf*co p*oduto. De acor*o com *s argumen*os *pr*se*tados pelos autores que est*daram
</line>
</par><par>
<line>
e*sa relação, * possíve*
</line>
<line>
verificar
</line>
<line>
q*e o capital h*mano é que detém o conhe*imento
</line>
</par><par>
<line>
necessá*io à c*iação e tra*sformação de *ens e s*rviç*s. Para muit** autor*s, as pessoa* são o
</line>
<line>
rec*rs* *ais val*oso das o*ganizaçõ*s, em alguns caso*, *uperam o próprio cap**al físico; elas
</line>
</par><par>
<line>
são fonte de inova*ão e d* cresci*ento, poi* tornam
</line>
<line>
*ud* *ossív*l. Autores tam*é*
</line>
</par><par>
<line>
co*en**m a grande necessidad* de *s organi*ações ge*irem esse *otencial *e crescimento,
</line>
</par><par>
<line>
devem possuir na sua
</line>
<line>
estrat*gia um me**nismo de prioriza*ão *ara conser*ar e perm*tir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cr*ação *e um ambiente pr*píc** à ino*açã*.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊN**AS
</line>
<line>
ARAMBURU, N.; SÁENZ, J.; B**NCO, C. Structural capit*l, innovat*on ca**bili*y, and
</line>
</par><par>
<line>
co**any
</line>
<line>
*erformance
</line>
<line>
in technology-**sed colombian fi*ms. B*zka*a: Cu*dernos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Gestión, 2015. 34 p. DOI: https://*oi.org/10.52**/cdg.130427n*
</line>
<line>
AZAMB**A, V. *. Os ***itos da qua*ida*e da educação sobre * a*umulação de capital
</line>
<line>
**man* e o cr**cimen*o econô*i*o no Brasil. Dissertação de D**tor*do. Piracicaba:
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
São
</line>
<line>
**ul*,
</line>
<line>
20*4.
</line>
<line>
Disp*níve*
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
ht**s://www.tese*.us*.br/t*ses/di*po*iveis/11/1*1*2/tde-0*0620*4-153434/pt-
</line>
<line>
br.p**#:~:text=Algu*s%20fatore*%20que%20po*em%20explica*,em%20re*a%C3%A7%C3
</line>
<line>
%A3o%20*%20*utr*s%20pa%C3%ADses
</line>
</par><par>
<line>
BARBOSA, *. Gestão da di**rsidade e cult*** organizacional. Ca*ernos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omportamento **ganizaci*n*l * g*stão de *e*ursos
</line>
<line>
h*m*nos. Br*ga: Un*versidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
M i nh*. 200*.
</line>
<line>
*ispon*vel
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
https://b*bliografia.bnportugal.gov.pt/*np/bnp.exe/registo?10822*5
</line>
</par><par>
<line>
B*RRET, R. Libertando Al*a da Empr**a: Com* *ransformar a *
</line>
<line>
organiza*ão n*ma
</line>
</par><par>
<line>
enti*ade viva. São P*ulo: *ultr**. 2*00.
</line>
</par><par>
<line>
BARRO*, R. P. d*; HENR*QUES, R.; MENDONÇ*, R. Investimentos em educação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
des*nvol*imento *conômico.
</line>
<line>
Rio de *aneiro: IP*A,
</line>
<line>
1997. *25 p. Dispon*vel
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
http://**po*i*orio.*pea.gov.br/*i*str*am/11*58/2308/1/*d_*525.pd*
</line>
<line>
BEC*ER, F. Ensino e construçã* do conhe*imento; o processo d* abstraçã* r*flexionante.
</line>
</par><par>
<line>
Por**
</line>
<line>
Ale*re:
</line>
<line>
E*ucação
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Re*lid*de,
</line>
<line>
199*.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
ht*ps://www.lume.ufrgs.br/handle/1018*/231895
</line>
<line>
BLAUG, M. Int*odução à economia da educação. Porto Alegre: Globo, *975.
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 19, n.11, *rt. *4, p. 283-297, nov. 2022 w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Influ**cia d* Capital Humano *as Inovações
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
*UTA, S. Hu*an capital theory *nd h*man resource mana*ement. I*plications in
</line>
</par><par>
<line>
development of
</line>
<line>
know*edge managem*** strategi*s. Ro*ânia: Ecofor*m, Issue 1(6)-
</line>
<line>
2015.
</line>
</par><par>
<line>
Dispo*í**l
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://cite**erx.ist.p*u.edu/view*oc/do**loa*?doi=10.1.1.8*8.5**4&rep=rep1&type=pdf
</line>
<line>
CAR*ALHO, *. C.; SOUZA M. Ativos intan*íveis ou *apital *nte*ectual: discussões d*
</line>
<line>
*on*radição na literatura e proposta para sua avaliação. Belo Horizo*te: Perspect. Ci*nc. Inf.,
</line>
<line>
1999. 73-83 p. Dispo*ível em htt*s://brapci.inf.br/i*dex.*hp/*es/v/35760
</line>
<line>
CA*SOUPHES, M.; MIRVIS, P.; BERZIN, S. Leveraging Age Dive*sity for Innovation.
</line>
</par><par>
<line>
Abingdon: Jour**l of Intergene**tio**l R*lation*hip,
</line>
<line>
2013. 238-254
</line>
<line>
p. *OI:
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://**i.o*g/10.1080/15*50770.20**.8100*9
</line>
</par><par>
<line>
CH*A*E*ATO, *da*berto. *ec*r*os hum*nos: o capital humano das organiza*ões. 8. ed.
</line>
<line>
São P*ulo: Atl*s, 2006.
</line>
</par><par>
<line>
COLOM*O, M.; GRILLI, *. Founders\ human capital and t*e g*owth
</line>
<line>
of new tec*nol*gy-
</line>
</par><par>
<line>
b*s*d f**ms: a
</line>
<line>
comp*te*ce-based
</line>
<line>
v*ew. Mila*: Researc* Policy, 2005. 3* p. DOI:
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://doi.org/*0.*016/j.respol.2*05.03.010
</line>
<line>
COX, T. Cu*tural **versity in *rganiz*ions: Thery, research and pr*t*c*. San Fra*cisco:
</line>
<line>
Ber*ett-Koehler Plubli**er*,1993.
</line>
<line>
E*VI*S*ON, L.; MALONE, M. S. Cap*ta* intel**tual. *ão *aulo: Ma*ron Books,19*8.
</line>
</par><par>
<line>
FL**RY, M. T. L.
</line>
<line>
Gerenciand* a diversidad* cult*ral: **periência d* empresa* b*as*leiras.
</line>
</par><par>
<line>
S*o P*u*o: Revis*a
</line>
<line>
Admini*tração *e Em*resa, V.4*, n 3, 2000.
</line>
<line>
18-25 p. Disponível
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
https://*ww.s*ielo.br/j/ra*/a/YqB*94*n*gPFBRc*7*JH*Qj/?la*g=pt&fo*mat=pdf
</line>
<line>
GEORGI, P. B. The role of human and social capital in grow*h: *xtend*ng our un*erstanding.
</line>
<line>
*ambridg*: Journal of Economics, 2002. 26 p. **I: https://*oi.org/1*.1093/cje/26.*.**1
</line>
<line>
*ERCKER*, W. Conhecime*to uma *orça intelect*al. www.tab*ero-decomando.com.200*.
</line>
<line>
Acesso em *4/*4/2022.
</line>
<line>
HSU, I. Knowledge sha*ing practi*es as * facilitating factor for *mpro*ing *rg*nizational
</line>
<line>
performance through human ca*ital: A pr**im*nary test. Changh*a: Expe*t Systems w*th
</line>
<line>
App*i*ations, 2008. 35 p. DOI: *ttps://*oi.org/10.*016/j.*swa.*007.08.012
</line>
<line>
INST**UTO *TH*S DE *MPRES*S E RE*PO*SAB*LIDA*E SOCIAL. Como as
</line>
<line>
Empre**s podem (e devem) valori*ar a Di*ersi*ade. São Pau**. 2002.
</line>
<line>
LEA*Y, B. C*l**bora*ive innov*t*o* *s the n*w imp**ati*e - de*ign thinking, val*e co-
</line>
</par><par>
<line>
creat*on and t*e *ower of "*ull". *uxembou*g: *trategy and **adership, *0*2. 2*-34
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. *4, *. 28*-29*, nov. 20*2 www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. C. *ouza, C. M. O*iveira, P. *. G. Carneiro, J. C. *anto*
</line>
<line>
29*
</line>
</par><par>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
ht*ps://www.emerald.com/**sig*t/content/doi/10.1108/108785*12**2093*3/full/html
</line>
</par><par>
<line>
MARIA, H. A. C. Capi*al h**ano, inovação e com*etitividade nos *ercados
</line>
<line>
inter*acionais. D*ssert*ção de **strado. Po*tugal: Universi*ade *o Minho, 20*6. Di**oní**l
</line>
<line>
em: http://reposito*ium.sdu*.umi*ho.pt/han*le/182*/4*905
</line>
</par><par>
<line>
MAT**, *.; *OPES, A. Gestão
</line>
<line>
d* capital *ntel*c*ual: a no** vanta*em compe*itiva das
</line>
</par><par>
<line>
organizações. Lisboa: Comportam*nto Org*niz*ci**a* e Gestão, 2008. 233-24*
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
*isponível em: http://capitalintelectual.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2*16/05/*1*n*a07.pdf
</line>
</par><par>
<line>
**L*OY, J.; BARN*Y, J. *ho *a*t*res the
</line>
<line>
val*e created with human capital? A market-
</line>
</par><par>
<line>
based view. N*w York: A*a*emy
</line>
<line>
of Management Disco*eries, 2014. 30*-325 *. *O*:
</line>
</par><par>
<line>
https://doi.o*g/10.*465/amp.2014.0**2
</line>
<line>
NAT*A*, M.; LEE, N. Cultural D**e*s*ty, In*ovation, and Entre*reneu*ship: Firmlev*l
</line>
<line>
Ev*dence fr*m Londo*. New York: Ec*nomic G*ography, *013. 367-394 p. DOI:
</line>
<line>
https://doi.org/1*.1111/*cge.12016
</line>
<line>
PLO*H**T, R. Str*tegic organizat*onal behavio* (Strobe): the missing voice *n th*
</line>
<line>
strategic human *api*al *onversa*ion. New York: Sym*osium, 201*. 34*-356 *.
</line>
<line>
PORTELA, M. *ea*ur*ng skill: a multi-dimens*ona* inde*. New Yor*: E*onomics Letters,
</line>
<line>
2001. Disp*nível em: *tt*s://ide*s.*epec.org/a/eee/ec*let/v72y2*01i1p27-32.htm*
</line>
<line>
REGO, *.; CUNHA, M. Manual de Ges*ão Transcultu*al de Recurs*s Human*s, Lisboa:
</line>
<line>
Editora *H, 2009.
</line>
<line>
S*HMID*, P; SANTOS, *. L. A*alia*ão de ativos i***ngíveis. São *aulo: A*las, 200*.
</line>
<line>
SCHULTZ, T. W. *nvestindo no povo: O s*gred* econ**ico da qua*idad* da população.
</line>
<line>
Rio de Jane*ro: F*rense Uni*e*sitár*a, 19*7.
</line>
<line>
*CH*LTZ, T. W. * valor econômico *a *ducação. Rio de Jan*iro: Za*ar Editores, 1964.
</line>
<line>
SCHULT*, T. W. I*vestment *n huma* capita*. Nashville: *he Americ*n Economi*
</line>
</par><par>
<line>
Review,
</line>
<line>
1961.
</line>
<line>
D*sponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://www.jstor.*rg/stabl*/18*8907#metadat*_info_tab_conte*ts
</line>
<line>
SILVEIRA, M. Gestão da Inovação em Sistemas Org*nizacionais. Por que Gestã* em
</line>
<line>
sistemas e tecnologia* de informação. Campinas: I* Komedi, 2006.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina, v. *9, *.*1, art. 14, p. 283-297, nov. 20*2
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
I*flu**cia do Ca*ita* Humano n*s Inovações
</line>
<line>
297
</line>
</par><par>
<line>
TEI*EIRA, A. Capita* Hu*ano * *apa*i*a*e ** *novação Cont**butos *a*a o Estudo
</line>
<line>
do Cr*scimen*o Eco*ômico Port*g*ês. **r*o: Faculda*e de Econo*i* a *nive*sida*e d*
</line>
<line>
Porto,*999.
</line>
<line>
THO*AS, D. M**ing *ifferences matte*: * n*w p**adigm for ma*ag*ng d**er**ty. Boston:
</line>
</par><par>
<line>
Harva*d
</line>
<line>
Business
</line>
<line>
Re*i*w,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
*4,
</line>
<line>
n
</line>
<line>
°
</line>
<line>
5,
</line>
<line>
1*96.
</line>
<line>
*isp*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://h*r.org/*996/09/*a*i*g-d*fferences-m*tter-a-new-paradigm-for-manag*ng-d*versity
</line>
<line>
TREVI*AN, L. I*terculturalidade no ambiente e*presa*ial: rela*õe* entre brasileiros e
</line>
<line>
es*ra*geiros na Volkswage* / Audi de São Jo*é dos Pinhais - PR. Curiti*a: Disse*t*ção de
</line>
<line>
Mestrado CEFE*, 2001.
</line>
<line>
ULRICH, D. *s *ampe*es de Recursos *umanos: **ovan*o p*ra obter o* me*hore*
</line>
<line>
r*sul*ad*s. 8ª ed. São Paulo: *u*ur*, *003.
</line>
<line>
WANG, *.; *HIE*, *. Effect of Huma* Capital *nv**tment o* Organ*zatio*al Performance.
</line>
<line>
Boston: Social Behavior and Personality, 200*. DO*:10.2***/sbp.20*8.36.8.1011
</line>
<line>
WERNKE, R.; L*M**CK, M.; B*R*I*, A. C. As co*sid*rações e *omentários acerca do
</line>
<line>
cap*t*l *nt*lectual. Cu*itiba: Revista FAE, v.6 n.*, *003. *5-*6 P. Di*poní*el em:
</line>
<line>
ht*ps://rev*stafae.fae.edu/revistafae/*r*icle/vi*w/441
</line>
</par><par>
<line>
*omo Refere*cia* est* Art*go, conforme A*NT:
</line>
<line>
*OUZ*, J. A. C; OLIVE*RA, C. M; CA*NE*RO, P. F. G; SANTOS, J. *. Influência do C*pital
</line>
<line>
Humano **s Inovações. R*v. FSA, Teresina, v.19, n. 11, art. 14, p. 283-297, nov. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
Contri**ição dos Autores
</line>
<line>
J. A. C. Souza
</line>
<line>
C. *. Oliv*ir*
</line>
<line>
P. F. G. Carne*ro
</line>
<line>
J. C. Santos
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepção e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e interpretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração do rascunho ou n* revisão críti** do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) participa**o na aprovação da ve*são final do *anus*rito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina *I, *. 1*, n. 11, *rt. 1*, p. 283-297, nov. 20*2
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)