<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 5, p. 109-122, *e*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.12.5
</line>
</par><par>
<line>
* Despropriação e o Desapossamen*o *o Mundo Na*ur*l
</line>
<line>
Disa**ointment and D**ropriation *f the Natura* Worl*
</line>
</par><par>
<line>
S*nia Apare*ida de Carval**
</line>
<line>
Dout*ra em Ciên*ia J*rídic* p*la Univ*rsidade do Vale do It*ja*
</line>
<line>
sonia.adv.2008@h***ail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Sonia Apa*ecida de C*rvalho
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: Dr. Tonny K*rl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Esc*itório de *dv*cacia, Es**itório *e A*vocacia.
</line>
<line>
Rod*i**es
</line>
</par><par>
<line>
Aveni*a: Afonso Pena, Cen*r*, 95300000 - *agoa
</line>
</par><par>
<line>
Vermel*a, RS - Brasil.
</line>
<line>
Artigo *ece*ido em 13/10/20*2. Úl*im*
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
recebid* em *7/*0/2022. Apr*vad* em 28/10/2022.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*liado pelo sistema Triple Revi*w: Desk Review a)
</line>
<line>
p*l* E*i*or-*hefe; * b) Do**le Blind Review
</line>
<line>
(a*a*iaçã* cega por do*s avalia**r*s da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramat*cal, No*m*tiva e de F**m*taç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carv*lho
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
RES**O
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
objet*vo gera* do artigo * inve*tigar a de*apropri*ção e o *esapossa**nto do mun*o
</line>
</par><par>
<line>
natural, assi* com* o* atos do ser humano
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*e*radar e *oluir o **io amb*ente
</line>
<line>
natural
</line>
</par><par>
<line>
como for*as de a**opriação e a posse do mund* natural. *s objetivos específicos *o arti*o
</line>
</par><par>
<line>
*ropõem pe*quisar a b*oca*a*ida*e de resiliên*ia do ecossistema no m*ndo natur*l e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a*acida*e da pegada ecológic* de avaliar * pr**são amb*ental *rovoc*d* pela *ção humana
</line>
</par><par>
<line>
no plan*ta T*rra;
</line>
<line>
estudar os a*os de degradar e
</line>
<line>
p*l**r p*aticados *elo ser huma*o
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
formas de s* apropriar * apossar do mundo natural; inv*st*ga* a evolução do ser humano no
</line>
<line>
mu*do nat*ral, *omo a relação da civilizaç*o humana e a *pro*riação da *atureza. Por fim, na
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa do *rtigo, foi
</line>
<line>
**ilizado o método indutivo, ins*r**en*alizado **m as *éc*i**s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
refer*nte, da *ategori*, do conceito *p*racion*l e da pesquisa bibliográ*i*a.
</line>
<line>
*alavras-cha*e: Desapossamen*o. **s*p**priação. Mund* natural.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*he
</line>
<line>
*ener*l object*ve of the a*ticle p*oposes to investigate the
</line>
<line>
expropriat**n and
</line>
</par><par>
<line>
disposses*ion of the
</line>
<line>
natural world, a* w*ll as the
</line>
<line>
*uman bein*'s *c*s of degrading and
</line>
</par><par>
<line>
polluting t*e natura* e*vironment as forms
</line>
<line>
o* approp*i*tion and possession of th* nat*ral
</line>
</par><par>
<line>
world. T*e s*ecific obj*ctives
</line>
<line>
of t*e artic*e
</line>
<line>
*ro**se t* r*s**rch the *cos*s**m's r*sil*e*ce
</line>
</par><par>
<line>
bi*capa*ity in the n*t**al
</line>
<line>
worl* and th* capaci** o* the ecolog*cal footprint to assess t*e
</line>
</par><par>
<line>
environmental pressure caused b* human action on
</line>
<line>
planet Eart*; to study the acts of
</line>
</par><par>
<line>
degrading and *ollut*ng practiced by human *eings as w*ys o* appro*r*atin* and taking
</line>
</par><par>
<line>
possession ** the *atural wor*d; investigat* the evolution of human
</line>
<line>
beings in the
</line>
<line>
na**ral
</line>
</par><par>
<line>
world, such as t*e relationship of hu*an civ*lization and the a*propriation of nature. Finall*,
</line>
</par><par>
<line>
in the r*sea*ch
</line>
<line>
of the article, the
</line>
<line>
in*uctive *ethod was
</line>
<line>
u*ed, instrum*ntal*zed
</line>
<line>
w*th the
</line>
</par><par>
<line>
*echniques of the refer*nt, the category, the *pe*ational
</line>
<line>
conc*pt and the bibliogra*hic
</line>
</par><par>
<line>
researc*.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Disp*sal. Expropria*ion. Natural world.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, *. 19, n. 12, art. 5, p. 1*9-122, dez. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Despropriação * o Desapos*amento do Mundo Na*ura*
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Es*a pesq*isa tem o o*jetivo *e investigar a desapro*ri*ç*o e o *esapossa*ento do
</line>
<line>
mundo nat*ra*. Dian*e do tema pes*ui*ado, i*daga o ar*ig*: o ato de degrada* * poluir o **io
</line>
</par><par>
<line>
ambiente na*u*al pelo ser *uma*o é **rma utilizada pa*a * apropriação e a posse do
</line>
<line>
m *ndo
</line>
</par><par>
<line>
natural? * hipótese que *e aprese*ta é a de que * aç*o do *er hum*no de degrada* e polu*r o
</line>
</par><par>
<line>
meio ambiente na*ural * fo*ma d* apropriar e *possar *o mun*o *atural e de d*m*rc*r
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
prop*iedade do *erritóri*.
</line>
</par><par>
<line>
Inicia*mente, o ar*igo pesquisa a biocapa*idade de re*iliênci* do ecossistema
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mund* *atural e a ca*acidade *a pegada ecológica de avaliar a pres*ão ambient*l prov**ad*
</line>
<line>
pela ação huma*a no pla***a Terr*.
</line>
</par><par>
<line>
Posteri*rmente, o artigo es*uda o* a*os de
</line>
<line>
de*r*da* e po*uir, p*a*icados pelo ser
</line>
</par><par>
<line>
humano como form*s de se apropri** e apossar do mund* natural. A
</line>
<line>
p o* s e d* m undo *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*sse do home* são ações *ue demarcam a pr*pr*edade do território.
</line>
</par><par>
<line>
Final*ent*, o artig* investiga a *volução do **r human* no mundo *atura*. A
</line>
<line>
ação
</line>
</par><par>
<line>
humana acelera a poluiçã* e dest**ição de vári*s ecos*i***m*s *rans*o*ma a pa*sagem e
</line>
<line>
ecol*gic* do **io ambient* natural.
</line>
<line>
Enfim, o artigo investi*a a *iv*lização humana e a apropriaç*o da naturez*. A ação do
</line>
<line>
ser humano ac*l*ra * pol*ição e a des*ru*ção *e **rios ecossist*m*s e transforma a pais*gem
</line>
<line>
ecológica e ambi*nt*l *o mundo *atu*al.
</line>
<line>
Nesse s**ti*o, *a investig*ç*o do artigo, utiliz*u-se * ****do indu*ivo, baseado nas
</line>
</par><par>
<line>
técnic*s do referente, da
</line>
<line>
categoria, do conceit* *peraciona* * d* pesqui*a biblio*rá*ica
</line>
</par><par>
<line>
(*A**LD, 201*, p. *5-105).
</line>
<line>
2 R**ERENCIAL T*ÓRICO
</line>
<line>
2.1 A resiliênci* do ecossis**ma *o *und* natural1
</line>
</par><par>
<line>
A pegada *cológica *nali*a o problema
</line>
<line>
** insustenta*ilidade em
</line>
<line>
n*vel global *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ne*es*i*ad* de mudanças nas **r*as de relacion*m**to dos s*res h*man*s com o a*bien**,
</line>
</par><par>
<line>
n* seu estilo ** vida
</line>
<line>
e **s múltiplas dimensõ*s de
</line>
<line>
deg*ad*ção e polu*ção dos
</line>
</par><par>
<line>
socioec*ssistemas. *essa maneir*, "o *on*umo *xcede a c*paci*ade de suport*, *e **stenta *o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* P*, v. 19, *. 12, ar*. *, p. 109-122, de*. 2022
</line>
<line>
w**4.fsa**t.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. Carvalho
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
capita* natural as press**s *uman*s s*bre * me*o ambiente r*du*em *ontin*ame*** e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capac*dade de sup*rte *o planeta Terra" (DIAS, 2002, p. 194). A pegada ecológi*a é ba*eada
</line>
<line>
na avaliação de que para *ada recurso consumid*, certa quantidade de t*rra ou de *cossistema
</line>
<line>
é exig*da **ra prov*r * consu*o e abso*ver os re*íd*o* e *ejet*s (DIAS, 20*2, p. 1*1).
</line>
<line>
* pega*a ecológica é bas*ada no conceit* de ca**cida** d* car**, que per*i*e
</line>
</par><par>
<line>
calcu*ar área de terren* pr*dut*vo *
</line>
<line>
nece*sá*ia para sustentar o estilo de vid* dos **r*s
</line>
</par><par>
<line>
humanos no pla*e*a Terra. Al** disso, analisa o c*nsumo de rec*rsos naturais e * *eração *e
</line>
<line>
l*x* prod*zido po* um* s*ciedad*, avaliando até que *onto o i**acto já **trap*ssou o limi*e,
</line>
</par><par>
<line>
*ois quan*o maior for * impacto
</line>
<line>
p*od*zido pelo* seres hu*anos *u *o*iedade a*alisada,
</line>
</par><par>
<line>
ma*or se*á a área atingida pela pegada e*ológica.
</line>
<line>
Des*e m*do, "a *ega*a ecológi*a calc*la a e*tensão territorial necessária pa*a *tender
</line>
<line>
as nec*ssidades da popu*ação m**dial, * partir da consi*era*ão da c**acidade de produç*o e
</line>
<line>
r*genera**o que a natur*za tem, tamb*m chamada de bi*c*pacidade" (RO*RIG*E* *ILHO;
</line>
<line>
SAN*OS, 2011, p. 24). Além di*so, a pegada *coló*ic* é um *étodo de aval*ar a **ess*o
</line>
<line>
ambiental que *ada ite* de co*sumo e*e**e sobre a natureza. Até o final da década de 70, *
</line>
</par><par>
<line>
conceito *e susten*abil*dade foi
</line>
<line>
u*a*o pa*a identif*car rom*im*nto d* *esi*iência o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
ecos*is**ma.
</line>
<line>
"A re*i*iência é a *ap*cidade de se recuperar ou de se adaptar a mudan**s.
</line>
</par><par>
<line>
*uando res*l*ênci* de um ecossistema é *ompida, isso q*er di*e* que *
</line>
<line>
*l* perdeu essa
</line>
</par><par>
<line>
cap**id*de e desap**e*er*" (V*IGA, ZATZ, *008, *. 7*). Log*, nos e*ossiste*as:
</line>
<line>
A re*iliência é definida c*mo a capacidad* de um sis*ema de se recu*erar e ret*rnar
</line>
<line>
a se* estado **terior após sof*er u*a perturba*ão. O grau de resil*ência de um
</line>
<line>
s*stema **tá ligado, desse modo, à sua possibilidade de tolerar mud**ças s*m en*rar
</line>
<line>
*m colapso (MATIAS, 2014, p. 55).
</line>
<line>
Ade*ais, "a r*siliência é a capacidade de um siste*a em *an*er-s* a de*peito de *m
</line>
</par><par>
<line>
transtorno, sem
</line>
<line>
**ssar ***a um est*do
</line>
<line>
novo. També*, *e d*fine como a
</line>
<line>
c*pacidade do
</line>
</par><par>
<line>
*istema de retor*ar ao seu estado *riginal" (AL*ER, 20*2, p. 77). A pegada e*ológica m*de o
</line>
</par><par>
<line>
*rau de esgot*mento dos r*cursos naturai*, sendo "um* fer*amenta que
</line>
<line>
permite m*strar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ua**o u*trapas*am*s os limites d* reg*neração da naturez*" (*ATIAS, 2014, p. 19).
</line>
</par><par>
<line>
A pega*a e*ológica também mede a pe*ada de *arbono
</line>
<line>
d* se* humano, oriund*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ueima de combustíveis fósseis,
</line>
<line>
n* plane*a Te*r*. A peg**a de ca*b*no *a humanidad* *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
principal causa das *ud*nças climáticas, pelo *o*ivo que os seres human** g*r*m emissõe*
</line>
<line>
*e gás c*rbônico em vel*ci*ade muit* mais rápid* do qu* absorve o planeta Terra.
</line>
<line>
Deste modo, "foi no fim do ano de 19*0 q*e a pe*ada ec*l*gica sup*ro* a capacidade
</line>
</par><par>
<line>
de re*uperaç** dos ecossistema*" (M*TIAS, 2*14, p. 19) ou dos r*cursos nat*rais. A*é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, n. 12, a*t. 5, p. *0*-12*, dez. 2022 www*.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Despropri*ção e o Desapossamento d* Mu*do N*tu*al
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
fina* do ano de 1*70, o c*nceito de desenvolvi*ent* sustentável foi us*do *ara evoca* a
</line>
<line>
p*ssibilidade de um ecossis*ema nã* perder sua resiliência e sua suste*tabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Co*s*qu*ntemente, a "resil*ên*ia é a capa*id*de de um ecossi*tema
</line>
<line>
** a**orver as
</line>
</par><par>
<line>
tensões ambientai* sem, perceptive*mente, mudar seu
</line>
<line>
estado ecológi*o p*ra um est*do
</line>
</par><par>
<line>
diferente"
</line>
<line>
(VEIGA apud CARVALH*; SANTOS, *015).
</line>
<line>
"*esiliê**ia é * capacid*d* de se
</line>
</par><par>
<line>
re*up*rar *u de se adap*ar às mu*a*ça*. Qua*do a resiliência *e um ecossistem* é rompida,
</line>
</par><par>
<line>
isso quer dizer
</line>
<line>
q*e *le p*rdeu es*a ca*acid*de e desa*arecerá" (*E*GA,
</line>
<line>
2008, p. 68).
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, a resiliênc*a é * c*pac*dade que tem um
</line>
<line>
s*stema de enfr*nt*r *s t*nsõ*s ma**en*o
</line>
</par><par>
<line>
suas fun*ões * estruturas.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESUL*ADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Deg**dar e polu*r para se aprop*iar ** *undo nat*ra*
</line>
<line>
O homem ou ser human* é o prim*iro ser viv* que *erc*u s*u meio a*bien*e natural,
</line>
</par><par>
<line>
tornand*-se o primeiro propri*tário e, *o mesm* tempo,
</line>
<line>
o primeiro dos
</line>
<line>
p*luidores
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ambiente em que c*rcava e ha*itava, pois da polu*ção vem a apro*ria*ão e *ice-*ersa, visto
</line>
<line>
**e, inversament*, não poluir equivale a nã* se apropri** e nã* se aposs*r. O mal limp*
</line>
<line>
mo*tra que *s polui*ores poluem o mundo p*ra se apossar e s* aprop*i** (SE*RES, *011, p.
</line>
<line>
**).
</line>
</par><par>
<line>
Desde o século XI*, com *
</line>
<line>
*esenvolvimento da sociedade, a polui*ão do meio
</line>
</par><par>
<line>
ambiente *atural afli*e o ser huma*o e provoca um* m*dança no m*do
</line>
<line>
de **ropri*ç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mu*do natural.
</line>
<line>
"A poluição
</line>
<line>
do *e*o ****ente *atural resulta da v*ntade
</line>
<line>
h*ma*a de se
</line>
</par><par>
<line>
apoderar do m*ndo" (S*R*ES, 2011, p. 88) e,
</line>
<line>
também,
</line>
<line>
de que * se* humano
</line>
<line>
p*lu* * mei*
</line>
</par><par>
<line>
natural em que vive, na in*ençã* d* possuí-lo ou de apropr*á-lo.
</line>
<line>
Se*undo *firma Serre*, n* ev**ução *o ho*em como um ser animal e um ser social,
</line>
<line>
par* marc*r o territóri* e gara*tir a propried**e, o *to de sujar o am*iente em que viv* para se
</line>
<line>
apropriar tem orige* anim** etológico (SERRES, 2011, p. s. p.).
</line>
<line>
O p*l*ido* suja o *undo para dele se apropr*ar. É uma re*ação humana e ambie**al ou
</line>
<line>
ecoló*ica entre o sujo e o limpo, pois o sujo e o *impo delimitam a propried*de do território.
</line>
<line>
A posse *o mundo e a posse do home* carac*erizam-se qua*d* "a ***uiç*o du*a se
</line>
<line>
apro*ria do mundo duro, tão perigoso quanto ou até mais n*ci*a". Essa nocividade, às ve*es
</line>
<line>
*isível, domina o território d** coisas * *** r*laçõe* h*man*s. "Quando a pol**ção suave *e
</line>
</par><par>
<line>
aprop*ia dos h*me*s", é tão sutil qu*nto ou
</line>
<line>
até mais suave. "Ess* suavi*ad*, às
</line>
<line>
vezes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina P*, v. *9, n. 12, a*t. 5, p. 109-122, dez. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carva*ho
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
invi*ível" c*ntr*la o territó*io das co*sa* e das relações human*s tão rapidamente quanto *
</line>
<line>
dur**a, pois a apro*ria*ão e a *os*e *o *und* i*pedem que se c*mpreenda o mu**o natu*al
</line>
<line>
(S**RES, 2011, p. 80).
</line>
<line>
*e acordo c*m Serres, os poss*idores *o mund* são os donos dos território*, p**s "a
</line>
<line>
poluiç*o e sua *orma de s*jar t*m*m posse" (SERRES, 2011, p. 77) e apro*ri***o de coisas,
</line>
<line>
definind* a posse e a apropriaç*o *e coisa c*mo uma s*jeira. *e**e m*do, para s* apropr*ar
</line>
<line>
de determi*ado l***r, os hom*ns como seres racio*ais, agem *omo os animais, s*res
</line>
<line>
ir*a**onais, marcam seu *errit*r*o com excrement*s, dejet*s, lixos e r*síduos (SERRES, 201*,
</line>
<line>
p. s. p.). Os atos de poluição e deg*adação correspondem a uma e*pansão no terri*ório qu* o
</line>
<line>
homem *u se* humano não pod* mais *o*suir.
</line>
<line>
No i*ício do século XVIII, J*s*ph Addi*on (Ap*d T*OMAS, 2010, p. 403) pe*cebeu
</line>
</par><par>
<line>
que "os elemen*os
</line>
<line>
de u*a bela pa*sa*em não eram sempre os ma*s
</line>
<line>
provei*osos *a*a sua
</line>
</par><par>
<line>
mar*vilha", *ois * "união entre a beleza e a *t*li*ade como c*da ve* mais d*fícil de alcançar".
</line>
<line>
Dessa m*ne*ra, "onde quer *u* o hom*m apare*a c*m su*s ferramentas, a def*rmidade segue
</line>
</par><par>
<line>
sua *rilha" (THOMAS,
</line>
<line>
2*10, p. 403) e deforma * beleza da pais*g*m. O homem com sua*
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta* des*rói o meio n*tura* *m que habita, aniquila o mu*do natural *m que v**e.
</line>
<line>
No p*ríodo antigo, a *elação do home* com o mundo natural, a civilização *umana,
</line>
<line>
caracter*zava-se pela conquista e dominação da naturez*, *ela **jeição do mundo natura*. O
</line>
<line>
m**do na*ural sempre foi fonte de recursos naturais e, no período atual, o homem *ar*c*eri*a-
</line>
<line>
se pela sua de*e*dência e v*ncu*ação dos recursos da natureza e do *eio ambiente natural em
</line>
<line>
que vi*e (THOM*S, *0*0, p. 33).
</line>
</par><par>
<line>
Desde * te*po antigo da evoluç*o
</line>
<line>
das
</line>
<line>
espéci** vivas e d* c*vilização *uman* *o
</line>
</par><par>
<line>
planeta Terra, a esp*c*e humana sempre conquist*u e d*minou a natureza, pois o mun*o
</line>
</par><par>
<line>
veg*tal sem*re foi d*sejo
</line>
<line>
de conquista e posse pelo homem. A
</line>
<line>
espécie humana sempre
</line>
</par><par>
<line>
dependeu *o meio natural e dos *ecurso* na*urais *a** vi*er.
</line>
<line>
A* longo do período moderno ocorrer*m tra*sformaçõe* na m*ne*r* de como se
</line>
<line>
percebia e se class*fic*v* o m*ndo n**ur*l. [...] O predomíni* huma** sobre o
</line>
<line>
*undo veg*ta* e anim*l se constituiu e se con*t**ui numa precondi*ão b*sica da
</line>
<line>
his*ória humana (ALMEIDA, 2011, *. 31*).
</line>
</par><par>
<line>
De*se modo, verifica-se "o pr*domínio h*mano a part*r da antropocêntrica visão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*ndo, [...] e *e suje*ção *o mundo natur**, na singu*ari*ade humana, na c*nservação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fr*nteiras entr* homem e *undo
</line>
<line>
nat**al
</line>
<line>
e na exi*tência de seres huma*os in*er*o*es"
</line>
</par><par>
<line>
(AL*EI*A, 2011, p. 311). Os anim*is e as p**ntas *u veget**s sempre
</line>
<line>
foram d*se*os d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*res*na, v. *9, n. 12, art. 5, *. 109-*22, dez. 2022
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *espropriação e * Desaposs*mento do Mund* N*tural
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
conq*ista da natureza.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se sen*ido, Vozmediano (*012, p. 22) refere que o h**em é, int*inse**mente, um
</line>
</par><par>
<line>
se* insu*ten*ável, j* que é
</line>
<line>
um ser *goí*ta e *gocêntrico desde o s*u *asc*men**,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
t*nd*nci* a se apropr*ar d* todos ** objet*s. Já no iníci*
</line>
<line>
da vid* apro*r**-se do carinho
</line>
</par><par>
<line>
abs***to do* pais, na fa** seguinte d* todo o dinheiro e po*er que *ud*r *cumula*, d**icando
</line>
</par><par>
<line>
su* vida a gan*ar e compra* tudo o que puder, envolvendo-s* em um c*clo vicio**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*um*, passando por cima, i*clus*ve, da *ociedade, do m*io *mbiente e da natur*za.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 A evolução do **r humano no mundo na*ural
</line>
</par><par>
<line>
O me*o ambi*nte natur*l é constituído *elo equilíbrio **tre os seres vi*os e o *e** em
</line>
<line>
q*e *i**m no *cos***tema. "O ecossiste*a é o conjunto de seres vi**s e [...] as relações e*tre
</line>
</par><par>
<line>
esses ser*s vivos e
</line>
<line>
a*nda sua* relações co* o
</line>
<line>
ambiente". (RODRIGUES FIL*O; SANTOS,
</line>
</par><par>
<line>
2011, *. *2). O ecossistema e o meio *mbiente natural são dota*os d* *alores *ntrínsecos, são
</line>
</par><par>
<line>
bens *uperiores espécie huma*a, porém "o meio à
</line>
<line>
a*bie*te não e*tá dotado, neste *a**, de
</line>
</par><par>
<line>
um valor i*trínseco" (FERRY, 1994, p. *2), pois prevalece a percepção de que a espécie
</line>
<line>
huma*a *stá dotada de um *alor intríns**o. *nt*etan**, diante da percepção a*tr*pocêntrica e
</line>
<line>
do desejo de c*nqui*ta de posse e *propri*ç*o da natureza, "se o homem contin*ar *estruindo
</line>
<line>
o m*io *m*iente que * cerca, o homem **rre o r**c* de colocar su* própria existência em
</line>
<line>
pe*i*o" (FE*RY, 199*, *. 22), comprometendo, assim, a exist*nci* da esp*cie h*mana.
</line>
</par><par>
<line>
A **x*a extinção é o efeito do impacto que esp*c*e a
</line>
<line>
humana *em cau*a*o no meio
</line>
</par><par>
<line>
*a*ural do pl*neta Terra, a*terando o *iclo natu*al de vários processo* bio****uímicos, *em
</line>
</par><par>
<line>
como a tran*for*aç*o
</line>
<line>
das paisagens natur*is. Tod**
</line>
<line>
esses impactos
</line>
<line>
são efeitos d* inúmeros
</line>
</par><par>
<line>
processos natu**is
</line>
<line>
e não *aturai*,
</line>
<line>
*i*c*lados ao
</line>
<line>
cres*imento d* popul*ç*o h*m*na
</line>
</par><par>
<line>
(CALAÇ*, *018, p. 240). A extin*ão * um fato q*e surgiu na Terra juntamente *om a *ida e
</line>
<line>
c*m * ex*stência das espé*i*s. O ser huma*o e "sua própri* *xistên*ia se col***m acima de
</line>
<line>
tod*s ** dem**s es*écies do planeta *er*a" (CALAÇA, 201*, p. 240).
</line>
</par><par>
<line>
O impacto *a
</line>
<line>
pressão sobre
</line>
<line>
os limites ** planet* T*rra *e m*nifesta de formas
</line>
</par><par>
<line>
distintas, *omo a
</line>
<line>
perda da biodiversidade e d*s*ruição do *cossistem*. A humanidade a
</line>
<line>
*stá
</line>
</par><par>
</page><line>
colocan** muita pressão s*bre a Terra, que es*á c*usan*o o aumento da extinção de espé*i*s.
</line>
<line>
Esta extinção de espécies está assoc*ada à p*rda da biodive*s**ade. A perda da b*od*versi**d*
</line>
<line>
e a destru*ção do ec*ssistema e*tão cau**ndo * a*iquilamento *as e*pé*ies, a sexta extinçã*
</line>
<line>
*as espécies da his*ória do planeta T*rra (SACHS, 201*, p. 519-52*). A b*odiversida*e inc*ui
</line>
<line>
a diversidade *e e*pécies bióticas dentro de um *cossis*ema, como as diversas relações entre
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*es*na *I, v. 19, n. 12, art. 5, p. 109-122, dez. 2022 www4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carv**ho
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
as espécies.
</line>
</par><par>
<line>
O ser hum*no *eve compreend*r *ue a b*od*versidad* é um eco*sistema, é
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
c*n*unto de pl**tas,
</line>
<line>
a*imais vida, *
</line>
<line>
com a parte *i*tica e* con*tante interação *om a parte
</line>
</par><par>
<line>
a*iótica do me*o am*iente. Também, o ser humano deve compreend*r o e*ossistema que e
</line>
<line>
somente o ser humano pode evi*ar a sexta *r*nde exti*ç*o que ame*ça as espécie*, entre elas
</line>
<line>
* *omo Sapi*n*, os se*es humanos. (SA*HS, 2015, p. 520)
</line>
<line>
A *ção huma*a acelera a poluição e a dest*uição de vários ec*ssi*te*as e transforma a
</line>
</par><par>
<line>
pai*agem ec*ló*ic*. Na *xtinção
</line>
<line>
da própria
</line>
<line>
espécie h*m*na, "* humanid*de será eliminada
</line>
</par><par>
<line>
pela *ran*for*a*ão da
</line>
<line>
paisage* ec*lógica". A *spécie **mana é "de*e*dente dos si*temas
</line>
</par><par>
<line>
biológicos e ge**uímicos da T*rra",
</line>
<line>
poi s
</line>
<line>
ao alt*rar es*es s*stemas - deteriorar o meio
</line>
</par><par>
<line>
a*b*ente n*tur*l, poluir os rec*rso* naturais e al*erar a **mpo*i*** da at*osf*r* - a esp*cie
</line>
<line>
humana coloca *m risc* a própria sobrevivência e provoca a destrui*ão da *um*nidade
</line>
<line>
(KOLBERT *pud CAR*ALHO; PI*ES; F*GU*DES, 2020, p. 178).
</line>
</par><par>
<line>
O mundo *stá pa*sando por uma crise de
</line>
<line>
aniquilação biol*gica de suas espécies
</line>
</par><par>
<line>
animais,
</line>
<line>
p*r um f**ômeno considerado a sexta exti*ção
</line>
<line>
em massa. O
</line>
<line>
planeta Terra
</line>
<line>
está
</line>
</par><par>
<line>
sofrendo os efeito* de extermínio *e sere* viv*s, sof**nd* a se**a extinç*o das espé*ies,
</line>
</par><par>
<line>
causada pela alteração ou modificação da humanidade *a paisagem ec**ógic*. Também,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
espéc*e humana pressiona outras espéci*s de se**s vivos par* a ext*nção, p**s "a hu*anidade
</line>
<line>
está serra*do o galho da á*vore, sobre o qual está sentada". (***BERT apud CA**ALHO;
</line>
<line>
PIRES; FAGUNDES, 2020, p. *7*)
</line>
</par><par>
<line>
O ser h*mano, con*id*rado espécie, alterou o m*io ambiente natural e transformo*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vida de e*péci** animais e veget*is no planeta Terra como nenhuma *spécie o fi*era até hoje.
</line>
</par><par>
<line>
O ser hu*ano causou a
</line>
<line>
ext*nç** de várias espé*ies, como também está
</line>
<line>
c*usand* a ext*nção
</line>
</par><par>
<line>
d* sua própria espécie, a Ho*o *apiens, pois algumas e*pécies
</line>
<line>
do planeta estão
</line>
</par><par>
<line>
desap*re*idas, outras *m vias d* extinção. (KOLBERT, 20*5) O **mo Sapien* ag* de forma
</line>
<line>
ho*til co* outros seres, está agindo n*o *pe*as con*ra * planeta Ter*a, mas,
</line>
<line>
consequente**nte, *o*tra si mesm*, con*ra a própria *spécie humana.
</line>
<line>
3.3 A civ*liz*ção humana e a *propr*a*ão da natureza
</line>
</par><par>
<line>
O progr*sso *o mundo influenciou civiliza*ões e *ov*s durant* toda a histó*ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
evolução *um*na. D*ste modo, o s*r h*m*no te*ia avançado "desde uma condiç*o n*tiv* de
</line>
</par><par>
<line>
pr*m*tivism*,
</line>
<line>
barbarismo * até inuti*idade, [...] e c*n*inuará ava**ando
</line>
<line>
para um fu*uro
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n. 12, art. *, p. 10*-*22, dez. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Desprop*i*çã* e o Desa*o*sam*nto do Mundo Nat*ral
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
previsível" (NISBET apud DUPAS, 2*06, p. *1). O ser humano acredita** * pro*ress* como
</line>
<line>
caminho de *e*en*olvimento de povos e civilizações.
</line>
<line>
O progress* é *isto como um processo, como u* caminho que *evar* a hu*anidade
</line>
</par><par>
<line>
rumo à prosperid*de. (DUP*S,
</line>
<line>
200*, p. 26) Dess* modo, p*ra J. B. Bury (A*ud D**AS,
</line>
</par><par>
<line>
20*6, p.
</line>
<line>
30) "o p*o*re*s* human* envo*ve um* visão do passado e uma p**fecia *o*re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
futuro". Ta*bém, para *obert Nisbe*, o progress* é uma ideia de caminho, "o tem*o camin*a
</line>
<line>
pa*a frente, *vança*do *empre de u*a condição infe*ior para outra superi*r", de "p*ssagem
</line>
<line>
*e um estágio inf*rior para um superior". (NIS*ET apud **PAS, 2*06, p. *1) O processo do
</line>
</par><par>
<line>
pr**resso humano causa a crise
</line>
<line>
de na*ureza *o*ial,
</line>
<line>
ambiental e gera a ca**strofe de esp*cie
</line>
</par><par>
<line>
humana, animal e vegetal.
</line>
</par><par>
<line>
Ao longo dos tem*os, a espéci* *omo Sapiens, co*si**rada espécie Ser *umano,
</line>
<line>
evoluiu * c*nq*is**u o *omín*o da *atu*eza no p*anet* *erra. Essa *v*lu*ão e dominação *a
</line>
<line>
n*tur*za interferi*am, de forma acelerada, nos *cossistema* do mun*o natural. A e*p*cie ser
</line>
<line>
*umano é considera*a *m animal racional in*e*ido no m*io ambien*e natural (*AROL*;
</line>
<line>
*ABR*L, 2*13). N* h**tória natural, a ec*logia ensina que n*s relações en*re os an*mais e o
</line>
<line>
mei* *mbiente natural:
</line>
<line>
Um animal, *ualq*er qu* ele se*a, qua*quer que possa ser s*a *olocação na e**ala
</line>
</par><par>
<line>
zoológ*ca, *em sempre que *uta* c*ntr* * meio q*e o cerca,
</line>
<line>
para não ser vencido,
</line>
</par><par>
<line>
par* poder viver e *eprod*z*r-*e. Ensina que lut* e co**et*ção são leis da natureza e
</line>
</par><par>
<line>
que a vi*a é uma constante *uta contra meio, * *o meio *ontra o ser, e*tr*tanto, o
</line>
<line>
nessa l*ta en*re o ser * o meio que o cerca, *ev*m existir rela*ões h**môn*cas, e o
</line>
<line>
an*mal deve a*apta*-*e ao *eio. (CAROLA; CABR*L, 2013, p. 868)
</line>
<line>
As c**cepções de *atureza e sensibilidade ambi*ntal c*ns*stem *a transfor*açã* na
</line>
</par><par>
<line>
"sensibil*dade da cult*ra humana
</line>
<line>
em relaç*o à perce*ção so*re * *undo natural, uma
</line>
</par><par>
<line>
*ud**ça de *entalidade e d* *ovas sensibi*idades em relação a an*mais, p*antas, pa*sagens e
</line>
<line>
amb*entes nat*rais" (CARO*A; CABRAL, 201*, p. 862). *er*ebe-s*, assim, a *ens**ili*a*e
</line>
<line>
d* cultura h*man* e do mundo nat*ral.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, na evolução da história do m*ndo n*tural, ecologia estuda as inte*açõ** *
</line>
<line>
entre os sere* vivos e seu meio ambiente natural, como também ensina as rela*ões mútuas
</line>
<line>
e*tre o* anim*i* e o *eio ambiente n*tural. A eco*ogia a**lisa o* ciclo* de vi*a da natureza.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
período
</line>
<line>
pa*sado, *
</line>
<line>
desenvo**imento da Revolução C*entí*ica, a human*da*e
</line>
</par><par>
</page><line>
admite sua ignorânc*a e começa a co*qui*tar o *onhecimento e o sa*e* do mundo natural. No
</line>
<line>
pe*íodo *a Revolução *ndustrial, há **anço da produção industri** e te*nológica v*ncu*ada à
</line>
<line>
ati*idade huma*a, que acarreta * e*tinção *m m*ssa de plantas * ani*ai*.
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina *I, v. 19, n. 12, a*t. 5, *. 109-*22, dez. *02* w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carvalho
</line>
<line>
1*8
</line>
<line>
O* *api*n* estão sujeitos à* mesmas fo*ças fís*cas, reações químicas e processos de
</line>
<line>
seleção *atural que governa* todos os seres viv*s. [...] A implica*ã* é a d* q*e, não
</line>
<line>
importam s**s es*or*os e *onquistas, os *api*ns são i**apazes ** s* libertar de seus
</line>
</par><par>
<line>
limites determinados biologicame**e. Mas no iní*io do *éculo X*I, isso já não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
v*rdade: o Ho*o S*pie** está tra*scenden** esses limites. Está começand* a violar
</line>
<line>
as leis da *eleção natural, subs*itu*n*o-as pela* leis do design inteligente. (HA**R*,
</line>
<line>
2015, p. *07)
</line>
</par><par>
<line>
De**a maneira, *arar*, por meio de uma a***is* cronol*gi*a,
</line>
<line>
afir*a que no períod*
</line>
</par><par>
<line>
pres**te, "os hum*nos transcend*m os **mit*s *o
</line>
<line>
pl*neta Terra", observando-se,
</line>
</par><par>
<line>
progres*iva*en*e, q*e "os org**i**o* são moldados por *esign inteligen*e * **o *o* seleçã*
</line>
<line>
natura*". Em relação ao futur*, questiona: "O d*si*n inteligente se torna princípi* básico da
</line>
<line>
vida? O Homo *apiens é substi*u*do *or super-huma*os?". (2015, p. 5)
</line>
<line>
O desenv*lvimento de *xistê*cia do Hom* *apiens está pa*s*ndo m*ito *celerado, a
</line>
</par><par>
<line>
**o *er que algum* catástrof* nuc*e*r o* ecológic* *
</line>
<line>
ambien*al inter*en*a,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*mento te*nol*gic* acelera*o logo levará à substitui*ão do Homo S*piens por ser*s
</line>
<line>
c*mpleta*ente diferent*s (HARA*I, 2015, *. 42*).
</line>
<line>
Co*forme *xplica H**ari (2015), * progresso d* humanidade divide-se em *rê* grandes
</line>
<line>
*evolu*ões: A r*vol*ção cogni*iva *u conhecim*nto, *ue é o *v*nço *a **pé*ie hu*a**. A
</line>
<line>
re*olução ag**co*a, que é a utilização d*s *ecursos **turai* atrav** da atividade humana. * a
</line>
<line>
revoluçã* científic* que, através do c*nhe**mento da tecnologia, coloca em risco * ex**tência
</line>
<line>
da human*dade, c*mo també* os riscos da* consequências futuras d** a*anços cie*tíficos e
</line>
<line>
tec*ológicos.
</line>
<line>
No en*anto, o *omo Sapiens mantém v*rios mo*o* de r*lações ecológicas e int*raç*es
</line>
<line>
co* os demai* de su* esp*cie, c*m outras espécie* e com o planeta *ue o h*speda. Os tipo*
</line>
<line>
d* rel*ções variam d*s d* cooperação até *s de co**e**ção. (RIBEIRO, 2013, p. 4*) Também,
</line>
</par><par>
<line>
o homem/ser
</line>
<line>
*uman* é um s*r animal político, pois *ara e*e "as formas de interaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
biológicas e ec*l*gicas se re*rod*zem no *amp* das rela*ões polít*cas, sociais e econ*micas"
</line>
<line>
(RIBEIRO, 2013, p. 42).
</line>
<line>
A *spéc*e humana provoca *ransformações em se* habitat, cau*a *udança* ecol*gicas
</line>
</par><par>
<line>
no *so da T*rra.
</line>
<line>
"O Homo Sap*ens se m*ltiplic*u em números e em ti*os de *esejo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
necessidades, c*mo aumentou su* *ensidade demográ*ica" no meio ambiente em *ue ha*ita.
</line>
</par><par>
<line>
*ambém,
</line>
<line>
"exerce pressão sobre a capacidade de suporte
</line>
<line>
do ambiente e
</line>
<line>
o* limite* de seu
</line>
</par><par>
<line>
pl*n*ta". (RIBEIRO, 2013, p. 43)
</line>
<line>
Desd* os *empos a*tigos a*é os di*s *tuais, a **ise ambienta* evoluiu o*a*ionada p*la
</line>
</par><par>
<line>
interferên*ia da ação humana no mei* *mb*en*e natural e
</line>
<line>
pel* *rogresso da ci*ilizaç*o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*undo. Ta*bém, a interferência da at*vid*de do
</line>
<line>
*e* huma*o *au*ou implicação n* meio
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. *2, a*t. 5, p. 109-12*, dez. 20*2
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Despr*pri*ção e * Desapossam*nt* do Mundo N*tu*al
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
na*ural (WAL*MAN, 20*6). A r*lação da civ*liz*ção h*m*na com o meio
</line>
<line>
ambiente
</line>
<line>
natural
</line>
</par><par>
<line>
q*e decorreu do passado *o ho*em sempre refl*tiu a apropriação da natur*za.
</line>
<line>
* relação da cultura co* o ambiente do mundo *ssociava-se a dife*e*tes interven*õe*
</line>
<line>
na natureza. "N* pa*sado a interv*n*ão *o ho*e* *o m*io ambi*nte n*tural refletia não uma
</line>
<line>
negaçã* ou *ontradiç*o c*m os ritmos de espaç**-*e**os da *a*ureza, m*s s*m sua
</line>
<line>
a*ropr*ação sutil" (WA**MA*, 20**, p. 7*) e suave de dom*naçã* do *ntorn* ambiental.
</line>
<line>
Para o hom*m/ser huma*o moderno, o mei* ambiente natural *u nature*a é e*eme*to
</line>
<line>
de progresso. O homem/ser humano mode*no busca o território no espaço-t*mpo e,
</line>
</par><par>
<line>
*o*sequenteme*te, caus* a polu*ção e
</line>
<line>
*egradação ** natureza. "O homem cont*mporâneo
</line>
</par><par>
<line>
está *m confli*o permanente com o o*tro de si mesmo,
</line>
<line>
visto como uma
</line>
<line>
*spécie d* i*t*uso
</line>
</par><par>
<line>
alojad*
</line>
<line>
no s*u
</line>
<line>
int*rior, um inva*or de corp* p*eocupado
</line>
<line>
em
</line>
<line>
devor*-lo por dentro"
</line>
</par><par>
<line>
(*ALDMA*, 2006, p. 185) e por f*ra do a*bi*n*e n*tur** e* *ue vive.
</line>
<line>
Deste mo*o, o homem está "se*arado f*sicamen*e **s seus semelhantes, fica
</line>
</par><par>
<line>
c*mprometido para o
</line>
<line>
homem
</line>
<line>
*odern* qu*lquer
</line>
<line>
vínculo duradouro do indivíduo com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
coletivo e com * e*paço públ*co" (W*LDM*N, 2006,
</line>
<line>
*. 1*5). N* mundo, o *omem/ser
</line>
</par><par>
<line>
humano moderno *stá *epar**o fisicame*te de
</line>
<line>
*utr*s ho*ens ou seres vi*os no espaço-
</line>
</par><par>
<line>
tempo, m*s, *o mesmo tempo, ele busca conv*ver no terri*ório com *s **mais s*res h*manos,
</line>
<line>
animais e veg*tais.
</line>
<line>
**nforme e***ica Harari (2*15, p. *25), nos milên*os anteriores, o Hom* sapiens
</line>
</par><par>
<line>
ainda era um
</line>
<line>
anim*l insignificante, c*i*ando da sua própria vida n* habitat natura* em
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
viv*a. Nos mi*ênios posterio*es, ele se transformou no se**o* d* t*do o planeta * no te***r do
</line>
<line>
e*ossiste*a. Atual*ente, e*e é um *nima* s*gni*ica*te, se transformou num Deus, no dono d*
</line>
</par><par>
<line>
*undo, pois está destruind* *
</line>
<line>
própria espécie, assim
</line>
<line>
como as demais espécies animais
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*a*ita* o planeta Terra e, além disso, o p*óprio habit*t em q*e vive. *es** forma, o *nimal
</line>
<line>
Ho*o Sa*ien* se transfo*mo* num Deus todo p**eroso, senhor de *odo o planeta Terra, com
</line>
<line>
poder de d*mínio sob*e os seres vivos e de pos*essã* d* **ndo natural.
</line>
<line>
Portan*o, nas últ*mas déca*as o ser hu*an* progred*u na c*ndição humana e *ocial, na
</line>
<line>
situação de ani*al Hom* Sapien* e n* me*horia *o des*ino da *umanidade. No ent*nto, "a
</line>
</par><par>
<line>
situa*ã* de outros animais e**á se deteriorando mais rapidamente d* *ue
</line>
<line>
n*nca" (HARARI,
</line>
</par><par>
<line>
*01*, *.
</line>
<line>
425). Em conseq*ência d* *rogresso humano e social, o *o**
</line>
<line>
Sapiens e*tá
</line>
</par><par>
<line>
destru*ndo os
</line>
<line>
outr*s *nimais e degradando e poluindo o ecoss*stema no território em
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
habi*a, vive e e***ui.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 12, art. 5, p. *09-122, *ez. 2022
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S. A. *arvalho
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDE*AÇÕES FI**IS
</line>
</par><par>
<line>
No tempo atual, a so*iedade mod*rn* vive uma crise cultural, ambiental e ec*l**ica
</line>
<line>
deri*ada da e*o**ção *a civiliza*ão hu*ana. Porém, a crise cultural, am*iental e *co**gi*a
</line>
<line>
não é *erivada apenas da evolução d* civilizaç** hu*ana, mas é *rocedida do pr*gress*
</line>
<line>
cu*tural.
</line>
<line>
Dia*t* dessa per*p*c*iva, a pesqu*sa do artigo demonstra **e o e*ossistema do planeta
</line>
<line>
Te*ra *ossui a bio**p*cid**e *e res*liê*cia do *u*do natural, mesmo diant* da poluiçã* e
</line>
<line>
de*r*dação pro*ocad*s pelo ser hu*ano. També*, evidencia q*e a *egada ecológica possui a
</line>
<line>
ca*acidade ** regeneração d* n*tureza ou do meio ambie*te natur**.
</line>
<line>
Nesta expectat*va, o estudo conclui que os atos de de*radar e po*uir pr**icados p*lo
</line>
<line>
ser h*mano *ã* *ormas de se aprop*iar/a*oss*r do *undo natura*. A*é* disso, a ação humana
</line>
</par><par>
<line>
*celer* * p*luição e destruição de vários ecossistemas e trans*orma a
</line>
<line>
pais*gem *cológica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambi*n*al d* *at*r*za.
</line>
</par><par>
<line>
Enf*m, o artigo investiga a civi*ização humana e a apropriação d* natur*za, conclu*n**
</line>
<line>
q*e a *ç*o *o ser humano acelera a po**içã* e dest*uição de *ários ecos*istema* e tran*forma
</line>
<line>
a paisag*m ecológica e ambiental.
</line>
</par><par>
<line>
D*sse modo, * pesqu*sa
</line>
<line>
confirma que o m*io ambiente n*tural *u *ature*a é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
***mento de progr*sso cultura* para o home*/ser humano. Conseque*temente, *ue o mund*
</line>
<line>
natural é a forma d* utilização, posse e apro*ria*ão para a espé*ie hu*ana.
</line>
<line>
Porta*to, * in*is*ensável que o ser humano ass*ma uma a*itude de nã* proprie*ade e
</line>
<line>
posse d* mundo natur*l, como também diminua a *arca da sua pass*gem h*mana no mei*
</line>
<line>
ambiente nat*ral e s*a pre*são da pega** ecoló*ica no plan*ta Terra.
</line>
<line>
*EF**ÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*LIER, J. M. O
</line>
<line>
*cologism* dos
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as *ovas
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sen*ibilidad*s em
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<line>
Contribuiç*o dos Autor*s
</line>
<line>
S. A. Ca*valho
</line>
</par><par>
<line>
*) *oncepção * planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) aná*ise e inte*pre**ção **s dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão do ra*cun*o ou na re*isão c*í*ica do c****údo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*ação na a*rova*ã* da vers** final *o manusc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. 5, p. 109-122, *ez. 2022
</line>
<line>
*ww4.*sa**t.*om.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)