<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 5, p. 109-122, *e*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.12.5 </line>
</par>
<par>
<line> * Despropriação e o Desapossamen*o *o Mundo Na*ur*l </line>
<line> Disa**ointment and D**ropriation *f the Natura* Worl* </line>
</par>
<par>
<line> S*nia Apare*ida de Carval** </line>
<line> Dout*ra em Ciên*ia J*rídic* p*la Univ*rsidade do Vale do It*ja* </line>
<line> sonia.adv.2008@h***ail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Sonia Apa*ecida de C*rvalho </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. Tonny K*rl*y de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Esc*itório de *dv*cacia, Es**itório *e A*vocacia. </line>
<line> Rod*i**es </line>
</par>
<par>
<line> Aveni*a: Afonso Pena, Cen*r*, 95300000 - *agoa </line>
</par>
<par>
<line> Vermel*a, RS - Brasil. </line>
<line> Artigo *ece*ido em 13/10/20*2. Úl*im* </line>
<line> vers*o </line>
</par>
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<line> recebid* em *7/*0/2022. Apr*vad* em 28/10/2022. </line>
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<line> Av*liado pelo sistema Triple Revi*w: Desk Review a) </line>
<line> p*l* E*i*or-*hefe; * b) Do**le Blind Review </line>
<line> (a*a*iaçã* cega por do*s avalia**r*s da área). </line>
<line> Revisão: Gramat*cal, No*m*tiva e de F**m*taç*o </line>
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<line> S. A. Carv*lho </line>
<line> 110 </line>
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<line> RES**O </line>
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<par>
<line> O </line>
<line> objet*vo gera* do artigo * inve*tigar a de*apropri*ção e o *esapossa**nto do mun*o </line>
</par>
<par>
<line> natural, assi* com* o* atos do ser humano </line>
<line> de </line>
<line> *e*radar e *oluir o **io amb*ente </line>
<line> natural </line>
</par>
<par>
<line> como for*as de a**opriação e a posse do mund* natural. *s objetivos específicos *o arti*o </line>
</par>
<par>
<line> *ropõem pe*quisar a b*oca*a*ida*e de resiliên*ia do ecossistema no m*ndo natur*l e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a*acida*e da pegada ecológic* de avaliar * pr**são amb*ental *rovoc*d* pela *ção humana </line>
</par>
<par>
<line> no plan*ta T*rra; </line>
<line> estudar os a*os de degradar e </line>
<line> p*l**r p*aticados *elo ser huma*o </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> formas de s* apropriar * apossar do mundo natural; inv*st*ga* a evolução do ser humano no </line>
<line> mu*do nat*ral, *omo a relação da civilizaç*o humana e a *pro*riação da *atureza. Por fim, na </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa do *rtigo, foi </line>
<line> **ilizado o método indutivo, ins*r**en*alizado **m as *éc*i**s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> refer*nte, da *ategori*, do conceito *p*racion*l e da pesquisa bibliográ*i*a. </line>
<line> *alavras-cha*e: Desapossamen*o. **s*p**priação. Mund* natural. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *he </line>
<line> *ener*l object*ve of the a*ticle p*oposes to investigate the </line>
<line> expropriat**n and </line>
</par>
<par>
<line> disposses*ion of the </line>
<line> natural world, a* w*ll as the </line>
<line> *uman bein*'s *c*s of degrading and </line>
</par>
<par>
<line> polluting t*e natura* e*vironment as forms </line>
<line> o* approp*i*tion and possession of th* nat*ral </line>
</par>
<par>
<line> world. T*e s*ecific obj*ctives </line>
<line> of t*e artic*e </line>
<line> *ro**se t* r*s**rch the *cos*s**m's r*sil*e*ce </line>
</par>
<par>
<line> bi*capa*ity in the n*t**al </line>
<line> worl* and th* capaci** o* the ecolog*cal footprint to assess t*e </line>
</par>
<par>
<line> environmental pressure caused b* human action on </line>
<line> planet Eart*; to study the acts of </line>
</par>
<par>
<line> degrading and *ollut*ng practiced by human *eings as w*ys o* appro*r*atin* and taking </line>
</par>
<par>
<line> possession ** the *atural wor*d; investigat* the evolution of human </line>
<line> beings in the </line>
<line> na**ral </line>
</par>
<par>
<line> world, such as t*e relationship of hu*an civ*lization and the a*propriation of nature. Finall*, </line>
</par>
<par>
<line> in the r*sea*ch </line>
<line> of the article, the </line>
<line> in*uctive *ethod was </line>
<line> u*ed, instrum*ntal*zed </line>
<line> w*th the </line>
</par>
<par>
<line> *echniques of the refer*nt, the category, the *pe*ational </line>
<line> conc*pt and the bibliogra*hic </line>
</par>
<par>
<line> researc*. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Disp*sal. Expropria*ion. Natural world. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, *. 19, n. 12, art. 5, p. 1*9-122, dez. 2022 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/*e*ista </line>
</par>
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<par>
<line> A Despropriação * o Desapos*amento do Mundo Na*ura* </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Es*a pesq*isa tem o o*jetivo *e investigar a desapro*ri*ç*o e o *esapossa*ento do </line>
<line> mundo nat*ra*. Dian*e do tema pes*ui*ado, i*daga o ar*ig*: o ato de degrada* * poluir o **io </line>
</par>
<par>
<line> ambiente na*u*al pelo ser *uma*o é **rma utilizada pa*a * apropriação e a posse do </line>
<line> m *ndo </line>
</par>
<par>
<line> natural? * hipótese que *e aprese*ta é a de que * aç*o do *er hum*no de degrada* e polu*r o </line>
</par>
<par>
<line> meio ambiente na*ural * fo*ma d* apropriar e *possar *o mun*o *atural e de d*m*rc*r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> prop*iedade do *erritóri*. </line>
</par>
<par>
<line> Inicia*mente, o ar*igo pesquisa a biocapa*idade de re*iliênci* do ecossistema </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mund* *atural e a ca*acidade *a pegada ecológica de avaliar a pres*ão ambient*l prov**ad* </line>
<line> pela ação huma*a no pla***a Terr*. </line>
</par>
<par>
<line> Posteri*rmente, o artigo es*uda o* a*os de </line>
<line> de*r*da* e po*uir, p*a*icados pelo ser </line>
</par>
<par>
<line> humano como form*s de se apropri** e apossar do mund* natural. A </line>
<line> p o* s e d* m undo * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*sse do home* são ações *ue demarcam a pr*pr*edade do território. </line>
</par>
<par>
<line> Final*ent*, o artig* investiga a *volução do **r human* no mundo *atura*. A </line>
<line> ação </line>
</par>
<par>
<line> humana acelera a poluiçã* e dest**ição de vári*s ecos*i***m*s *rans*o*ma a pa*sagem e </line>
<line> ecol*gic* do **io ambient* natural. </line>
<line> Enfim, o artigo investi*a a *iv*lização humana e a apropriaç*o da naturez*. A ação do </line>
<line> ser humano ac*l*ra * pol*ição e a des*ru*ção *e **rios ecossist*m*s e transforma a pais*gem </line>
<line> ecológica e ambi*nt*l *o mundo *atu*al. </line>
<line> Nesse s**ti*o, *a investig*ç*o do artigo, utiliz*u-se * ****do indu*ivo, baseado nas </line>
</par>
<par>
<line> técnic*s do referente, da </line>
<line> categoria, do conceit* *peraciona* * d* pesqui*a biblio*rá*ica </line>
</par>
<par>
<line> (*A**LD, 201*, p. *5-105). </line>
<line> 2 R**ERENCIAL T*ÓRICO </line>
<line> 2.1 A resiliênci* do ecossis**ma *o *und* natural1 </line>
</par>
<par>
<line> A pegada *cológica *nali*a o problema </line>
<line> ** insustenta*ilidade em </line>
<line> n*vel global * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ne*es*i*ad* de mudanças nas **r*as de relacion*m**to dos s*res h*man*s com o a*bien**, </line>
</par>
<par>
<line> n* seu estilo ** vida </line>
<line> e **s múltiplas dimensõ*s de </line>
<line> deg*ad*ção e polu*ção dos </line>
</par>
<par>
<line> socioec*ssistemas. *essa maneir*, "o *on*umo *xcede a c*paci*ade de suport*, *e **stenta *o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Alguns trechos/*arágr*fos *itados for*m publ*c*do ** Tese *e Doutorado (CARVALHO, *017). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* P*, v. 19, *. 12, ar*. *, p. 109-122, de*. 2022 </line>
<line> w**4.fsa**t.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Carvalho </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> capita* natural as press**s *uman*s s*bre * me*o ambiente r*du*em *ontin*ame*** e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capac*dade de sup*rte *o planeta Terra" (DIAS, 2002, p. 194). A pegada ecológi*a é ba*eada </line>
<line> na avaliação de que para *ada recurso consumid*, certa quantidade de t*rra ou de *cossistema </line>
<line> é exig*da **ra prov*r * consu*o e abso*ver os re*íd*o* e *ejet*s (DIAS, 20*2, p. 1*1). </line>
<line> * pega*a ecológica é bas*ada no conceit* de ca**cida** d* car**, que per*i*e </line>
</par>
<par>
<line> calcu*ar área de terren* pr*dut*vo * </line>
<line> nece*sá*ia para sustentar o estilo de vid* dos **r*s </line>
</par>
<par>
<line> humanos no pla*e*a Terra. Al** disso, analisa o c*nsumo de rec*rsos naturais e * *eração *e </line>
<line> l*x* prod*zido po* um* s*ciedad*, avaliando até que *onto o i**acto já **trap*ssou o limi*e, </line>
</par>
<par>
<line> *ois quan*o maior for * impacto </line>
<line> p*od*zido pelo* seres hu*anos *u *o*iedade a*alisada, </line>
</par>
<par>
<line> ma*or se*á a área atingida pela pegada e*ológica. </line>
<line> Des*e m*do, "a *ega*a ecológi*a calc*la a e*tensão territorial necessária pa*a *tender </line>
<line> as nec*ssidades da popu*ação m**dial, * partir da consi*era*ão da c**acidade de produç*o e </line>
<line> r*genera**o que a natur*za tem, tamb*m chamada de bi*c*pacidade" (RO*RIG*E* *ILHO; </line>
<line> SAN*OS, 2011, p. 24). Além di*so, a pegada *coló*ic* é um *étodo de aval*ar a **ess*o </line>
<line> ambiental que *ada ite* de co*sumo e*e**e sobre a natureza. Até o final da década de 70, * </line>
</par>
<par>
<line> conceito *e susten*abil*dade foi </line>
<line> u*a*o pa*a identif*car rom*im*nto d* *esi*iência o </line>
<line> de </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> ecos*is**ma. </line>
<line> "A re*i*iência é a *ap*cidade de se recuperar ou de se adaptar a mudan**s. </line>
</par>
<par>
<line> *uando res*l*ênci* de um ecossistema é *ompida, isso q*er di*e* que * </line>
<line> *l* perdeu essa </line>
</par>
<par>
<line> cap**id*de e desap**e*er*" (V*IGA, ZATZ, *008, *. 7*). Log*, nos e*ossiste*as: </line>
<line> A re*iliência é definida c*mo a capacidad* de um sis*ema de se recu*erar e ret*rnar </line>
<line> a se* estado **terior após sof*er u*a perturba*ão. O grau de resil*ência de um </line>
<line> s*stema **tá ligado, desse modo, à sua possibilidade de tolerar mud**ças s*m en*rar </line>
<line> *m colapso (MATIAS, 2014, p. 55). </line>
<line> Ade*ais, "a r*siliência é a capacidade de um siste*a em *an*er-s* a de*peito de *m </line>
</par>
<par>
<line> transtorno, sem </line>
<line> **ssar ***a um est*do </line>
<line> novo. També*, *e d*fine como a </line>
<line> c*pacidade do </line>
</par>
<par>
<line> *istema de retor*ar ao seu estado *riginal" (AL*ER, 20*2, p. 77). A pegada e*ológica m*de o </line>
</par>
<par>
<line> *rau de esgot*mento dos r*cursos naturai*, sendo "um* fer*amenta que </line>
<line> permite m*strar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ua**o u*trapas*am*s os limites d* reg*neração da naturez*" (*ATIAS, 2014, p. 19). </line>
</par>
<par>
<line> A pega*a e*ológica também mede a pe*ada de *arbono </line>
<line> d* se* humano, oriund* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ueima de combustíveis fósseis, </line>
<line> n* plane*a Te*r*. A peg**a de ca*b*no *a humanidad* * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> principal causa das *ud*nças climáticas, pelo *o*ivo que os seres human** g*r*m emissõe* </line>
<line> *e gás c*rbônico em vel*ci*ade muit* mais rápid* do qu* absorve o planeta Terra. </line>
<line> Deste modo, "foi no fim do ano de 19*0 q*e a pe*ada ec*l*gica sup*ro* a capacidade </line>
</par>
<par>
<line> de re*uperaç** dos ecossistema*" (M*TIAS, 2*14, p. 19) ou dos r*cursos nat*rais. A*é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, n. 12, a*t. 5, p. *0*-12*, dez. 2022 www*.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Despropri*ção e o Desapossamento d* Mu*do N*tu*al </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> fina* do ano de 1*70, o c*nceito de desenvolvi*ent* sustentável foi us*do *ara evoca* a </line>
<line> p*ssibilidade de um ecossis*ema nã* perder sua resiliência e sua suste*tabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Co*s*qu*ntemente, a "resil*ên*ia é a capa*id*de de um ecossi*tema </line>
<line> ** a**orver as </line>
</par>
<par>
<line> tensões ambientai* sem, perceptive*mente, mudar seu </line>
<line> estado ecológi*o p*ra um est*do </line>
</par>
<par>
<line> diferente" </line>
<line> (VEIGA apud CARVALH*; SANTOS, *015). </line>
<line> "*esiliê**ia é * capacid*d* de se </line>
</par>
<par>
<line> re*up*rar *u de se adap*ar às mu*a*ça*. Qua*do a resiliência *e um ecossistem* é rompida, </line>
</par>
<par>
<line> isso quer dizer </line>
<line> q*e *le p*rdeu es*a ca*acid*de e desa*arecerá" (*E*GA, </line>
<line> 2008, p. 68). </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, a resiliênc*a é * c*pac*dade que tem um </line>
<line> s*stema de enfr*nt*r *s t*nsõ*s ma**en*o </line>
</par>
<par>
<line> suas fun*ões * estruturas. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESUL*ADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Deg**dar e polu*r para se aprop*iar ** *undo nat*ra* </line>
<line> O homem ou ser human* é o prim*iro ser viv* que *erc*u s*u meio a*bien*e natural, </line>
</par>
<par>
<line> tornand*-se o primeiro propri*tário e, *o mesm* tempo, </line>
<line> o primeiro dos </line>
<line> p*luidores </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ambiente em que c*rcava e ha*itava, pois da polu*ção vem a apro*ria*ão e *ice-*ersa, visto </line>
<line> **e, inversament*, não poluir equivale a nã* se apropri** e nã* se aposs*r. O mal limp* </line>
<line> mo*tra que *s polui*ores poluem o mundo p*ra se apossar e s* aprop*i** (SE*RES, *011, p. </line>
<line> **). </line>
</par>
<par>
<line> Desde o século XI*, com * </line>
<line> *esenvolvimento da sociedade, a polui*ão do meio </line>
</par>
<par>
<line> ambiente *atural afli*e o ser huma*o e provoca um* m*dança no m*do </line>
<line> de **ropri*ç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mu*do natural. </line>
<line> "A poluição </line>
<line> do *e*o ****ente *atural resulta da v*ntade </line>
<line> h*ma*a de se </line>
</par>
<par>
<line> apoderar do m*ndo" (S*R*ES, 2011, p. 88) e, </line>
<line> também, </line>
<line> de que * se* humano </line>
<line> p*lu* * mei* </line>
</par>
<par>
<line> natural em que vive, na in*ençã* d* possuí-lo ou de apropr*á-lo. </line>
<line> Se*undo *firma Serre*, n* ev**ução *o ho*em como um ser animal e um ser social, </line>
<line> par* marc*r o territóri* e gara*tir a propried**e, o *to de sujar o am*iente em que viv* para se </line>
<line> apropriar tem orige* anim** etológico (SERRES, 2011, p. s. p.). </line>
<line> O p*l*ido* suja o *undo para dele se apropr*ar. É uma re*ação humana e ambie**al ou </line>
<line> ecoló*ica entre o sujo e o limpo, pois o sujo e o *impo delimitam a propried*de do território. </line>
<line> A posse *o mundo e a posse do home* carac*erizam-se qua*d* "a ***uiç*o du*a se </line>
<line> apro*ria do mundo duro, tão perigoso quanto ou até mais n*ci*a". Essa nocividade, às ve*es </line>
<line> *isível, domina o território d** coisas * *** r*laçõe* h*man*s. "Quando a pol**ção suave *e </line>
</par>
<par>
<line> aprop*ia dos h*me*s", é tão sutil qu*nto ou </line>
<line> até mais suave. "Ess* suavi*ad*, às </line>
<line> vezes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, v. *9, n. 12, a*t. 5, p. 109-122, dez. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carva*ho </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> invi*ível" c*ntr*la o territó*io das co*sa* e das relações human*s tão rapidamente quanto * </line>
<line> dur**a, pois a apro*ria*ão e a *os*e *o *und* i*pedem que se c*mpreenda o mu**o natu*al </line>
<line> (S**RES, 2011, p. 80). </line>
<line> *e acordo c*m Serres, os poss*idores *o mund* são os donos dos território*, p**s "a </line>
<line> poluiç*o e sua *orma de s*jar t*m*m posse" (SERRES, 2011, p. 77) e apro*ri***o de coisas, </line>
<line> definind* a posse e a apropriaç*o *e coisa c*mo uma s*jeira. *e**e m*do, para s* apropr*ar </line>
<line> de determi*ado l***r, os hom*ns como seres racio*ais, agem *omo os animais, s*res </line>
<line> ir*a**onais, marcam seu *errit*r*o com excrement*s, dejet*s, lixos e r*síduos (SERRES, 201*, </line>
<line> p. s. p.). Os atos de poluição e deg*adação correspondem a uma e*pansão no terri*ório qu* o </line>
<line> homem *u se* humano não pod* mais *o*suir. </line>
<line> No i*ício do século XVIII, J*s*ph Addi*on (Ap*d T*OMAS, 2010, p. 403) pe*cebeu </line>
</par>
<par>
<line> que "os elemen*os </line>
<line> de u*a bela pa*sa*em não eram sempre os ma*s </line>
<line> provei*osos *a*a sua </line>
</par>
<par>
<line> mar*vilha", *ois * "união entre a beleza e a *t*li*ade como c*da ve* mais d*fícil de alcançar". </line>
<line> Dessa m*ne*ra, "onde quer *u* o hom*m apare*a c*m su*s ferramentas, a def*rmidade segue </line>
</par>
<par>
<line> sua *rilha" (THOMAS, </line>
<line> 2*10, p. 403) e deforma * beleza da pais*g*m. O homem com sua* </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta* des*rói o meio n*tura* *m que habita, aniquila o mu*do natural *m que v**e. </line>
<line> No p*ríodo antigo, a *elação do home* com o mundo natural, a civilização *umana, </line>
<line> caracter*zava-se pela conquista e dominação da naturez*, *ela **jeição do mundo natura*. O </line>
<line> m**do na*ural sempre foi fonte de recursos naturais e, no período atual, o homem *ar*c*eri*a- </line>
<line> se pela sua de*e*dência e v*ncu*ação dos recursos da natureza e do *eio ambiente natural em </line>
<line> que vi*e (THOM*S, *0*0, p. 33). </line>
</par>
<par>
<line> Desde * te*po antigo da evoluç*o </line>
<line> das </line>
<line> espéci** vivas e d* c*vilização *uman* *o </line>
</par>
<par>
<line> planeta Terra, a esp*c*e humana sempre conquist*u e d*minou a natureza, pois o mun*o </line>
</par>
<par>
<line> veg*tal sem*re foi d*sejo </line>
<line> de conquista e posse pelo homem. A </line>
<line> espécie humana sempre </line>
</par>
<par>
<line> dependeu *o meio natural e dos *ecurso* na*urais *a** vi*er. </line>
<line> A* longo do período moderno ocorrer*m tra*sformaçõe* na m*ne*r* de como se </line>
<line> percebia e se class*fic*v* o m*ndo n**ur*l. [...] O predomíni* huma** sobre o </line>
<line> *undo veg*ta* e anim*l se constituiu e se con*t**ui numa precondi*ão b*sica da </line>
<line> his*ória humana (ALMEIDA, 2011, *. 31*). </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo, verifica-se "o pr*domínio h*mano a part*r da antropocêntrica visão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*ndo, [...] e *e suje*ção *o mundo natur**, na singu*ari*ade humana, na c*nservação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fr*nteiras entr* homem e *undo </line>
<line> nat**al </line>
<line> e na exi*tência de seres huma*os in*er*o*es" </line>
</par>
<par>
<line> (AL*EI*A, 2011, p. 311). Os anim*is e as p**ntas *u veget**s sempre </line>
<line> foram d*se*os d* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*res*na, v. *9, n. 12, art. 5, *. 109-*22, dez. 2022 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *espropriação e * Desaposs*mento do Mund* N*tural </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> conq*ista da natureza. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se sen*ido, Vozmediano (*012, p. 22) refere que o h**em é, int*inse**mente, um </line>
</par>
<par>
<line> se* insu*ten*ável, j* que é </line>
<line> um ser *goí*ta e *gocêntrico desde o s*u *asc*men**, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> t*nd*nci* a se apropr*ar d* todos ** objet*s. Já no iníci* </line>
<line> da vid* apro*r**-se do carinho </line>
</par>
<par>
<line> abs***to do* pais, na fa** seguinte d* todo o dinheiro e po*er que *ud*r *cumula*, d**icando </line>
</par>
<par>
<line> su* vida a gan*ar e compra* tudo o que puder, envolvendo-s* em um c*clo vicio** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*um*, passando por cima, i*clus*ve, da *ociedade, do m*io *mbiente e da natur*za. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 A evolução do **r humano no mundo na*ural </line>
</par>
<par>
<line> O me*o ambi*nte natur*l é constituído *elo equilíbrio **tre os seres vi*os e o *e** em </line>
<line> q*e *i**m no *cos***tema. "O ecossiste*a é o conjunto de seres vi**s e [...] as relações e*tre </line>
</par>
<par>
<line> esses ser*s vivos e </line>
<line> a*nda sua* relações co* o </line>
<line> ambiente". (RODRIGUES FIL*O; SANTOS, </line>
</par>
<par>
<line> 2011, *. *2). O ecossistema e o meio *mbiente natural são dota*os d* *alores *ntrínsecos, são </line>
</par>
<par>
<line> bens *uperiores espécie huma*a, porém "o meio à </line>
<line> a*bie*te não e*tá dotado, neste *a**, de </line>
</par>
<par>
<line> um valor i*trínseco" (FERRY, 1994, p. *2), pois prevalece a percepção de que a espécie </line>
<line> huma*a *stá dotada de um *alor intríns**o. *nt*etan**, diante da percepção a*tr*pocêntrica e </line>
<line> do desejo de c*nqui*ta de posse e *propri*ç*o da natureza, "se o homem contin*ar *estruindo </line>
<line> o m*io *m*iente que * cerca, o homem **rre o r**c* de colocar su* própria existência em </line>
<line> pe*i*o" (FE*RY, 199*, *. 22), comprometendo, assim, a exist*nci* da esp*cie h*mana. </line>
</par>
<par>
<line> A **x*a extinção é o efeito do impacto que esp*c*e a </line>
<line> humana *em cau*a*o no meio </line>
</par>
<par>
<line> *a*ural do pl*neta Terra, a*terando o *iclo natu*al de vários processo* bio****uímicos, *em </line>
</par>
<par>
<line> como a tran*for*aç*o </line>
<line> das paisagens natur*is. Tod** </line>
<line> esses impactos </line>
<line> são efeitos d* inúmeros </line>
</par>
<par>
<line> processos natu**is </line>
<line> e não *aturai*, </line>
<line> *i*c*lados ao </line>
<line> cres*imento d* popul*ç*o h*m*na </line>
</par>
<par>
<line> (CALAÇ*, *018, p. 240). A extin*ão * um fato q*e surgiu na Terra juntamente *om a *ida e </line>
<line> c*m * ex*stência das espé*i*s. O ser huma*o e "sua própri* *xistên*ia se col***m acima de </line>
<line> tod*s ** dem**s es*écies do planeta *er*a" (CALAÇA, 201*, p. 240). </line>
</par>
<par>
<line> O impacto *a </line>
<line> pressão sobre </line>
<line> os limites ** planet* T*rra *e m*nifesta de formas </line>
</par>
<par>
<line> distintas, *omo a </line>
<line> perda da biodiversidade e d*s*ruição do *cossistem*. A humanidade a </line>
<line> *stá </line>
</par>
<par>
<line> colocan** muita pressão s*bre a Terra, que es*á c*usan*o o aumento da extinção de espé*i*s. </line>
<line> Esta extinção de espécies está assoc*ada à p*rda da biodive*s**ade. A perda da b*od*versi**d* </line>
<line> e a destru*ção do ec*ssistema e*tão cau**ndo * a*iquilamento *as e*pé*ies, a sexta extinçã* </line>
<line> *as espécies da his*ória do planeta T*rra (SACHS, 201*, p. 519-52*). A b*odiversida*e inc*ui </line>
<line> a diversidade *e e*pécies bióticas dentro de um *cossis*ema, como as diversas relações entre </line>
<line> Rev. FSA, Te*es*na *I, v. 19, n. 12, art. 5, p. 109-122, dez. 2022 www4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carv**ho </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> as espécies. </line>
</par>
<par>
<line> O ser hum*no *eve compreend*r *ue a b*od*versidad* é um eco*sistema, é </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> c*n*unto de pl**tas, </line>
<line> a*imais vida, * </line>
<line> com a parte *i*tica e* con*tante interação *om a parte </line>
</par>
<par>
<line> a*iótica do me*o am*iente. Também, o ser humano deve compreend*r o e*ossistema que e </line>
<line> somente o ser humano pode evi*ar a sexta *r*nde exti*ç*o que ame*ça as espécie*, entre elas </line>
<line> * *omo Sapi*n*, os se*es humanos. (SA*HS, 2015, p. 520) </line>
<line> A *ção huma*a acelera a poluição e a dest*uição de vários ec*ssi*te*as e transforma a </line>
</par>
<par>
<line> pai*agem ec*ló*ic*. Na *xtinção </line>
<line> da própria </line>
<line> espécie h*m*na, "* humanid*de será eliminada </line>
</par>
<par>
<line> pela *ran*for*a*ão da </line>
<line> paisage* ec*lógica". A *spécie **mana é "de*e*dente dos si*temas </line>
</par>
<par>
<line> biológicos e ge**uímicos da T*rra", </line>
<line> poi s </line>
<line> ao alt*rar es*es s*stemas - deteriorar o meio </line>
</par>
<par>
<line> a*b*ente n*tur*l, poluir os rec*rso* naturais e al*erar a **mpo*i*** da at*osf*r* - a esp*cie </line>
<line> humana coloca *m risc* a própria sobrevivência e provoca a destrui*ão da *um*nidade </line>
<line> (KOLBERT *pud CAR*ALHO; PI*ES; F*GU*DES, 2020, p. 178). </line>
</par>
<par>
<line> O mundo *stá pa*sando por uma crise de </line>
<line> aniquilação biol*gica de suas espécies </line>
</par>
<par>
<line> animais, </line>
<line> p*r um f**ômeno considerado a sexta exti*ção </line>
<line> em massa. O </line>
<line> planeta Terra </line>
<line> está </line>
</par>
<par>
<line> sofrendo os efeito* de extermínio *e sere* viv*s, sof**nd* a se**a extinç*o das espé*ies, </line>
</par>
<par>
<line> causada pela alteração ou modificação da humanidade *a paisagem ec**ógic*. Também, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> espéc*e humana pressiona outras espéci*s de se**s vivos par* a ext*nção, p**s "a hu*anidade </line>
<line> está serra*do o galho da á*vore, sobre o qual está sentada". (***BERT apud CA**ALHO; </line>
<line> PIRES; FAGUNDES, 2020, p. *7*) </line>
</par>
<par>
<line> O ser h*mano, con*id*rado espécie, alterou o m*io ambiente natural e transformo* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vida de e*péci** animais e veget*is no planeta Terra como nenhuma *spécie o fi*era até hoje. </line>
</par>
<par>
<line> O ser hu*ano causou a </line>
<line> ext*nç** de várias espé*ies, como também está </line>
<line> c*usand* a ext*nção </line>
</par>
<par>
<line> d* sua própria espécie, a Ho*o *apiens, pois algumas e*pécies </line>
<line> do planeta estão </line>
</par>
<par>
<line> desap*re*idas, outras *m vias d* extinção. (KOLBERT, 20*5) O **mo Sapien* ag* de forma </line>
<line> ho*til co* outros seres, está agindo n*o *pe*as con*ra * planeta Ter*a, mas, </line>
<line> consequente**nte, *o*tra si mesm*, con*ra a própria *spécie humana. </line>
<line> 3.3 A civ*liz*ção humana e a *propr*a*ão da natureza </line>
</par>
<par>
<line> O progr*sso *o mundo influenciou civiliza*ões e *ov*s durant* toda a histó*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> evolução *um*na. D*ste modo, o s*r h*m*no te*ia avançado "desde uma condiç*o n*tiv* de </line>
</par>
<par>
<line> pr*m*tivism*, </line>
<line> barbarismo * até inuti*idade, [...] e c*n*inuará ava**ando </line>
<line> para um fu*uro </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n. 12, art. *, p. 10*-*22, dez. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Desprop*i*çã* e o Desa*o*sam*nto do Mundo Nat*ral </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> previsível" (NISBET apud DUPAS, 2*06, p. *1). O ser humano acredita** * pro*ress* como </line>
<line> caminho de *e*en*olvimento de povos e civilizações. </line>
<line> O progress* é *isto como um processo, como u* caminho que *evar* a hu*anidade </line>
</par>
<par>
<line> rumo à prosperid*de. (DUP*S, </line>
<line> 200*, p. 26) Dess* modo, p*ra J. B. Bury (A*ud D**AS, </line>
</par>
<par>
<line> 20*6, p. </line>
<line> 30) "o p*o*re*s* human* envo*ve um* visão do passado e uma p**fecia *o*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> futuro". Ta*bém, para *obert Nisbe*, o progress* é uma ideia de caminho, "o tem*o camin*a </line>
<line> pa*a frente, *vança*do *empre de u*a condição infe*ior para outra superi*r", de "p*ssagem </line>
<line> *e um estágio inf*rior para um superior". (NIS*ET apud **PAS, 2*06, p. *1) O processo do </line>
</par>
<par>
<line> pr**resso humano causa a crise </line>
<line> de na*ureza *o*ial, </line>
<line> ambiental e gera a ca**strofe de esp*cie </line>
</par>
<par>
<line> humana, animal e vegetal. </line>
</par>
<par>
<line> Ao longo dos tem*os, a espéci* *omo Sapiens, co*si**rada espécie Ser *umano, </line>
<line> evoluiu * c*nq*is**u o *omín*o da *atu*eza no p*anet* *erra. Essa *v*lu*ão e dominação *a </line>
<line> n*tur*za interferi*am, de forma acelerada, nos *cossistema* do mun*o natural. A e*p*cie ser </line>
<line> *umano é considera*a *m animal racional in*e*ido no m*io ambien*e natural (*AROL*; </line>
<line> *ABR*L, 2*13). N* h**tória natural, a ec*logia ensina que n*s relações en*re os an*mais e o </line>
<line> mei* *mbiente natural: </line>
<line> Um animal, *ualq*er qu* ele se*a, qua*quer que possa ser s*a *olocação na e**ala </line>
</par>
<par>
<line> zoológ*ca, *em sempre que *uta* c*ntr* * meio q*e o cerca, </line>
<line> para não ser vencido, </line>
</par>
<par>
<line> par* poder viver e *eprod*z*r-*e. Ensina que lut* e co**et*ção são leis da natureza e </line>
</par>
<par>
<line> que a vi*a é uma constante *uta contra meio, * *o meio *ontra o ser, e*tr*tanto, o </line>
<line> nessa l*ta en*re o ser * o meio que o cerca, *ev*m existir rela*ões h**môn*cas, e o </line>
<line> an*mal deve a*apta*-*e ao *eio. (CAROLA; CABR*L, 2013, p. 868) </line>
<line> As c**cepções de *atureza e sensibilidade ambi*ntal c*ns*stem *a transfor*açã* na </line>
</par>
<par>
<line> "sensibil*dade da cult*ra humana </line>
<line> em relaç*o à perce*ção so*re * *undo natural, uma </line>
</par>
<par>
<line> *ud**ça de *entalidade e d* *ovas sensibi*idades em relação a an*mais, p*antas, pa*sagens e </line>
<line> amb*entes nat*rais" (CARO*A; CABRAL, 201*, p. 862). *er*ebe-s*, assim, a *ens**ili*a*e </line>
<line> d* cultura h*man* e do mundo nat*ral. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, na evolução da história do m*ndo n*tural, ecologia estuda as inte*açõ** * </line>
<line> entre os sere* vivos e seu meio ambiente natural, como também ensina as rela*ões mútuas </line>
<line> e*tre o* anim*i* e o *eio ambiente n*tural. A eco*ogia a**lisa o* ciclo* de vi*a da natureza. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> período </line>
<line> pa*sado, * </line>
<line> desenvo**imento da Revolução C*entí*ica, a human*da*e </line>
</par>
<par>
<line> admite sua ignorânc*a e começa a co*qui*tar o *onhecimento e o sa*e* do mundo natural. No </line>
<line> pe*íodo *a Revolução *ndustrial, há **anço da produção industri** e te*nológica v*ncu*ada à </line>
<line> ati*idade huma*a, que acarreta * e*tinção *m m*ssa de plantas * ani*ai*. </line>
<line> R*v. F*A, Teresina *I, v. 19, n. 12, a*t. 5, *. 109-*22, dez. *02* w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalho </line>
<line> 1*8 </line>
<line> O* *api*n* estão sujeitos à* mesmas fo*ças fís*cas, reações químicas e processos de </line>
<line> seleção *atural que governa* todos os seres viv*s. [...] A implica*ã* é a d* q*e, não </line>
<line> importam s**s es*or*os e *onquistas, os *api*ns são i**apazes ** s* libertar de seus </line>
</par>
<par>
<line> limites determinados biologicame**e. Mas no iní*io do *éculo X*I, isso já não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> v*rdade: o Ho*o S*pie** está tra*scenden** esses limites. Está começand* a violar </line>
<line> as leis da *eleção natural, subs*itu*n*o-as pela* leis do design inteligente. (HA**R*, </line>
<line> 2015, p. *07) </line>
</par>
<par>
<line> De**a maneira, *arar*, por meio de uma a***is* cronol*gi*a, </line>
<line> afir*a que no períod* </line>
</par>
<par>
<line> pres**te, "os hum*nos transcend*m os **mit*s *o </line>
<line> pl*neta Terra", observando-se, </line>
</par>
<par>
<line> progres*iva*en*e, q*e "os org**i**o* são moldados por *esign inteligen*e * **o *o* seleçã* </line>
<line> natura*". Em relação ao futur*, questiona: "O d*si*n inteligente se torna princípi* básico da </line>
<line> vida? O Homo *apiens é substi*u*do *or super-huma*os?". (2015, p. 5) </line>
<line> O desenv*lvimento de *xistê*cia do Hom* *apiens está pa*s*ndo m*ito *celerado, a </line>
</par>
<par>
<line> **o *er que algum* catástrof* nuc*e*r o* ecológic* * </line>
<line> ambien*al inter*en*a, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento te*nol*gic* acelera*o logo levará à substitui*ão do Homo S*piens por ser*s </line>
<line> c*mpleta*ente diferent*s (HARA*I, 2015, *. 42*). </line>
<line> Co*forme *xplica H**ari (2015), * progresso d* humanidade divide-se em *rê* grandes </line>
<line> *evolu*ões: A r*vol*ção cogni*iva *u conhecim*nto, *ue é o *v*nço *a **pé*ie hu*a**. A </line>
<line> re*olução ag**co*a, que é a utilização d*s *ecursos **turai* atrav** da atividade humana. * a </line>
<line> revoluçã* científic* que, através do c*nhe**mento da tecnologia, coloca em risco * ex**tência </line>
<line> da human*dade, c*mo també* os riscos da* consequências futuras d** a*anços cie*tíficos e </line>
<line> tec*ológicos. </line>
<line> No en*anto, o *omo Sapiens mantém v*rios mo*o* de r*lações ecológicas e int*raç*es </line>
<line> co* os demai* de su* esp*cie, c*m outras espécie* e com o planeta *ue o h*speda. Os tipo* </line>
<line> d* rel*ções variam d*s d* cooperação até *s de co**e**ção. (RIBEIRO, 2013, p. 4*) Também, </line>
</par>
<par>
<line> o homem/ser </line>
<line> *uman* é um s*r animal político, pois *ara e*e "as formas de interaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> biológicas e ec*l*gicas se re*rod*zem no *amp* das rela*ões polít*cas, sociais e econ*micas" </line>
<line> (RIBEIRO, 2013, p. 42). </line>
<line> A *spéc*e humana provoca *ransformações em se* habitat, cau*a *udança* ecol*gicas </line>
</par>
<par>
<line> no *so da T*rra. </line>
<line> "O Homo Sap*ens se m*ltiplic*u em números e em ti*os de *esejo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> necessidades, c*mo aumentou su* *ensidade demográ*ica" no meio ambiente em *ue ha*ita. </line>
</par>
<par>
<line> *ambém, </line>
<line> "exerce pressão sobre a capacidade de suporte </line>
<line> do ambiente e </line>
<line> o* limite* de seu </line>
</par>
<par>
<line> pl*n*ta". (RIBEIRO, 2013, p. 43) </line>
<line> Desd* os *empos a*tigos a*é os di*s *tuais, a **ise ambienta* evoluiu o*a*ionada p*la </line>
</par>
<par>
<line> interferên*ia da ação humana no mei* *mb*en*e natural e </line>
<line> pel* *rogresso da ci*ilizaç*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *undo. Ta*bém, a interferência da at*vid*de do </line>
<line> *e* huma*o *au*ou implicação n* meio </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. *2, a*t. 5, p. 109-12*, dez. 20*2 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Despr*pri*ção e * Desapossam*nt* do Mundo N*tu*al </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> na*ural (WAL*MAN, 20*6). A r*lação da civ*liz*ção h*m*na com o meio </line>
<line> ambiente </line>
<line> natural </line>
</par>
<par>
<line> q*e decorreu do passado *o ho*em sempre refl*tiu a apropriação da natur*za. </line>
<line> * relação da cultura co* o ambiente do mundo *ssociava-se a dife*e*tes interven*õe* </line>
<line> na natureza. "N* pa*sado a interv*n*ão *o ho*e* *o m*io ambi*nte n*tural refletia não uma </line>
<line> negaçã* ou *ontradiç*o c*m os ritmos de espaç**-*e**os da *a*ureza, m*s s*m sua </line>
<line> a*ropr*ação sutil" (WA**MA*, 20**, p. 7*) e suave de dom*naçã* do *ntorn* ambiental. </line>
<line> Para o hom*m/ser huma*o moderno, o mei* ambiente natural *u nature*a é e*eme*to </line>
<line> de progresso. O homem/ser humano mode*no busca o território no espaço-t*mpo e, </line>
</par>
<par>
<line> *o*sequenteme*te, caus* a polu*ção e </line>
<line> *egradação ** natureza. "O homem cont*mporâneo </line>
</par>
<par>
<line> está *m confli*o permanente com o o*tro de si mesmo, </line>
<line> visto como uma </line>
<line> *spécie d* i*t*uso </line>
</par>
<par>
<line> alojad* </line>
<line> no s*u </line>
<line> int*rior, um inva*or de corp* p*eocupado </line>
<line> em </line>
<line> devor*-lo por dentro" </line>
</par>
<par>
<line> (*ALDMA*, 2006, p. 185) e por f*ra do a*bi*n*e n*tur** e* *ue vive. </line>
<line> Deste mo*o, o homem está "se*arado f*sicamen*e **s seus semelhantes, fica </line>
</par>
<par>
<line> c*mprometido para o </line>
<line> homem </line>
<line> *odern* qu*lquer </line>
<line> vínculo duradouro do indivíduo com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> coletivo e com * e*paço públ*co" (W*LDM*N, 2006, </line>
<line> *. 1*5). N* mundo, o *omem/ser </line>
</par>
<par>
<line> humano moderno *stá *epar**o fisicame*te de </line>
<line> *utr*s ho*ens ou seres vi*os no espaço- </line>
</par>
<par>
<line> tempo, m*s, *o mesmo tempo, ele busca conv*ver no terri*ório com *s **mais s*res h*manos, </line>
<line> animais e veg*tais. </line>
<line> **nforme e***ica Harari (2*15, p. *25), nos milên*os anteriores, o Hom* sapiens </line>
</par>
<par>
<line> ainda era um </line>
<line> anim*l insignificante, c*i*ando da sua própria vida n* habitat natura* em </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> viv*a. Nos mi*ênios posterio*es, ele se transformou no se**o* d* t*do o planeta * no te***r do </line>
<line> e*ossiste*a. Atual*ente, e*e é um *nima* s*gni*ica*te, se transformou num Deus, no dono d* </line>
</par>
<par>
<line> *undo, pois está destruind* * </line>
<line> própria espécie, assim </line>
<line> como as demais espécies animais </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *a*ita* o planeta Terra e, além disso, o p*óprio habit*t em q*e vive. *es** forma, o *nimal </line>
<line> Ho*o Sa*ien* se transfo*mo* num Deus todo p**eroso, senhor de *odo o planeta Terra, com </line>
<line> poder de d*mínio sob*e os seres vivos e de pos*essã* d* **ndo natural. </line>
<line> Portan*o, nas últ*mas déca*as o ser hu*an* progred*u na c*ndição humana e *ocial, na </line>
<line> situação de ani*al Hom* Sapien* e n* me*horia *o des*ino da *umanidade. No ent*nto, "a </line>
</par>
<par>
<line> situa*ã* de outros animais e**á se deteriorando mais rapidamente d* *ue </line>
<line> n*nca" (HARARI, </line>
</par>
<par>
<line> *01*, *. </line>
<line> 425). Em conseq*ência d* *rogresso humano e social, o *o** </line>
<line> Sapiens e*tá </line>
</par>
<par>
<line> destru*ndo os </line>
<line> outr*s *nimais e degradando e poluindo o ecoss*stema no território em </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> habi*a, vive e e***ui. </line>
</par>
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<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 12, art. 5, p. *09-122, *ez. 2022 </line>
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<line> S. A. *arvalho </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDE*AÇÕES FI**IS </line>
</par>
<par>
<line> No tempo atual, a so*iedade mod*rn* vive uma crise cultural, ambiental e ec*l**ica </line>
<line> deri*ada da e*o**ção *a civiliza*ão hu*ana. Porém, a crise cultural, am*iental e *co**gi*a </line>
<line> não é *erivada apenas da evolução d* civilizaç** hu*ana, mas é *rocedida do pr*gress* </line>
<line> cu*tural. </line>
<line> Dia*t* dessa per*p*c*iva, a pesqu*sa do artigo demonstra **e o e*ossistema do planeta </line>
<line> Te*ra *ossui a bio**p*cid**e *e res*liê*cia do *u*do natural, mesmo diant* da poluiçã* e </line>
<line> de*r*dação pro*ocad*s pelo ser hu*ano. També*, evidencia q*e a *egada ecológica possui a </line>
<line> ca*acidade ** regeneração d* n*tureza ou do meio ambie*te natur**. </line>
<line> Nesta expectat*va, o estudo conclui que os atos de de*radar e po*uir pr**icados p*lo </line>
<line> ser h*mano *ã* *ormas de se aprop*iar/a*oss*r do *undo natura*. A*é* disso, a ação humana </line>
</par>
<par>
<line> *celer* * p*luição e destruição de vários ecossistemas e trans*orma a </line>
<line> pais*gem *cológica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambi*n*al d* *at*r*za. </line>
</par>
<par>
<line> Enf*m, o artigo investiga a civi*ização humana e a apropriação d* natur*za, conclu*n** </line>
<line> q*e a *ç*o *o ser humano acelera a po**içã* e dest*uição de *ários ecos*istema* e tran*forma </line>
<line> a paisag*m ecológica e ambiental. </line>
</par>
<par>
<line> D*sse modo, * pesqu*sa </line>
<line> confirma que o m*io ambiente n*tural *u *ature*a é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ***mento de progr*sso cultura* para o home*/ser humano. Conseque*temente, *ue o mund* </line>
<line> natural é a forma d* utilização, posse e apro*ria*ão para a espé*ie hu*ana. </line>
<line> Porta*to, * in*is*ensável que o ser humano ass*ma uma a*itude de nã* proprie*ade e </line>
<line> posse d* mundo natur*l, como também diminua a *arca da sua pass*gem h*mana no mei* </line>
<line> ambiente nat*ral e s*a pre*são da pega** ecoló*ica no plan*ta Terra. </line>
<line> *EF**ÊNCIAS </line>
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</par>
<par>
<line> Contribuiç*o dos Autor*s </line>
<line> S. A. Ca*valho </line>
</par>
<par>
<line> *) *oncepção * planejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) aná*ise e inte*pre**ção **s dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ão do ra*cun*o ou na re*isão c*í*ica do c****údo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na a*rova*ã* da vers** final *o manusc*ito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. 5, p. 109-122, *ez. 2022 </line>
<line> *ww4.*sa**t.*om.br/revista </line>
</par>
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