<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 18, p. 356-370, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.18 </line>
</par>
<par>
<line> *ntersubjetividade e os Jovens e* S*tuação de *ul*erabi**dade Social: </line>
<line> Ob**rvação Docu*ental na Psi*olog*a *línica </line>
<line> In*ersubjectiv**y and *oung Peop*e in *ituat*o*s of Soc*al </line>
<line> Vulnerability: Do*um*ntal Observati** *n Clinica* Psychology </line>
</par>
<par>
<line> San*ra Maria S*uza de Carva*ho </line>
<line> Graduação em B*bl*oteconomia pel* Universi*ad* Federal ** Espíri*o S*nto </line>
<line> sandram*c@**tmail.co*.br </line>
<line> Antônio Luiz M*t*os de Souz* Cardoso </line>
<line> Dou*or em Pedagogia Fa*uld*de de Educaçã* </line>
<line> ant*ni*.card*so@ufes.br </line>
<line> *ar*e*o Caldera*i Mi*uel </line>
<line> Graduação *m Administração pela Universi*ade Federal do E*p*r*t* </line>
<line> ma*celo*ald**ari@yahoo.com.br </line>
</par>
<par>
<line> E*d*reço: *andra Mari* Souza de **r*alho </line>
<line> Universidade Fede*al do E*p*rito Sant* *v. *ern*ndo </line>
</par>
<par>
<line> Ferr*ri, </line>
<line> 514 - Goia**iras, Vit*ria - ES, 2*075-910 - </line>
<line> Ed*tor-C*efe: Dr. Ton*y Kerley *e Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> **drigues </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Antôni* Lui* M*ttos de Souza Cardos* </line>
</par>
<par>
<line> U*iversi*ade Fed**al do E*pírito Santo, Centro d* </line>
<line> Artig* *ecebido em 22/10/2022. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *iências Jurídicas e Econ*micas, *e*artament* de </line>
<line> recebi*a em *7/*1/20*2. Aprovado em *8/11/2022. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Bibliotecon*mia. Unive*sid*d* Feder*l do Espírito Santo </row>
<row> G*iabeiras. 2*07**10 - Vitó*ia, ES - B*asil. </row>
<row> E*d*reço: *arcelo Calderari *igu*l </row>
<row> Universidade *o Estado de Minas *e**is/*nidade </row>
<row> Cl*udio - Rodovi* MG, 2*0 33, CEP: 3553*-000, </row>
<row> Cláudi*/MG, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sist*ma *ri*le Review: Desk Review a) </row>
<row> pelo E*itor-C*efe; * b) Double Blind Review </row>
<row> (aval*ação cega p*r do*s avaliad*res da área). </row>
<row> Revisão: Gramatica*, Normativ* * de Formatação </row>
</column>
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<line> Intersubjetiv*d**e e *s Jovens ** Sit*aç*o ** Vulnerab*lidad* Social: O*servação Do*u*ental </line>
<line> 3*7 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O fenômeno da des*g*a*dade social *stá presente em *i**r*o* *aíses, com pre*ominância nos </line>
</par>
<par>
<line> sub*es*nvol*idos, e é d*corrente *rincip*lmente da má </line>
<line> distribuição de renda ent** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> população e da *alta de investimentos na *r*a social, *ultural, d* s*ú*e e educação. Portanto, o </line>
</par>
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<line> presen*e trabal*o *bjetivou discutir c*mo a atu*ç*o </line>
<line> clínica da </line>
<line> psicologia é *mpa*tada pela </line>
</par>
<par>
<line> v*ln*rabilidad* social, na c*mpreen*ã* do **fre*t*m**to dos </line>
<line> j*ven* a **sas *itu*ç*es </line>
</par>
<par>
<line> ad*inda* da questão *o**al. Ness* via, es*e estud* *e*e reflexõe* de forma a contribuir sob*e </line>
</par>
<par>
<line> como a psicologia se posiciona no *tendimento </line>
<line> e </line>
<line> acolhimento d*s jovens para a redução do </line>
</par>
<par>
<line> estado d* vulne*abilidade aos riscos *xistente* na v*da. O ar*i*o é de *aráter teórico, situa u** </line>
<line> tip*logia desc*itivo-explor*tória de pesquisa, envolvendo uma abor**gem qualitativa. O*tou- </line>
<line> se pelo delineam*nto da *esquisa bibliogr*fica, que se fundamentou em tex*os reco*hid*s em </line>
<line> diferentes canais *e comun*cação cien*ífica. Os re*ulta*os in*icam q*e as incertezas afetam * </line>
</par>
<par>
<line> geração dos jovens, *ad* </line>
<line> vez mais vemo* os jovens em situaçã* de vulnerab*lidade social </line>
<line> * </line>
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<par>
<line> exclusão rela*ionada ao racismo, à* </line>
<line> *esigualdade* sociais, aos b*ns culturais </line>
<line> e às </line>
</par>
<par>
<line> opor*u*idade* d* lazer e de trabalho. Ne*se cenári*, conclui-se que urg* des*n**lver políticas </line>
<line> *úblic*s voltada* para a j*ventude, e o psicólogo c*ín*c* é um *rofissio*al capaz de atuar *e </line>
<line> f*rma a *inimizar a v*ln*rabi*idade so*ia*s. Dessa forma, bu**am-se açõ** e políticas so*i*is </line>
<line> voltada* à co*un**ade e aos grupos e* c*ndição de vulnerabilida*e social e qu* contribuam </line>
<line> p*ra uma tr*nsformaçã* so*ial * melho*ia na qualida*e de vi*a da população foca*izad*. </line>
<line> Pa*avr*s-chave: Afet*vidade. *nfor*a*ão-afeto. Dir*i*o f*m*liar. *ulnerabi*idade fam*liar. </line>
<line> Su*jetivida*e. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The phenome*on of socia* inequal*ty is present in severa* </line>
<line> *ountries ar*und the w*rld, </line>
</par>
<par>
<line> predominantly in the underdeve*oped, and is *ainly **e t* the poor distr*bution ** *ncome </line>
<line> *mong the *opulation and the *ack o* i*vestme*t* in *he s*cial, *u*tural, health and education </line>
<line> area*. Therefore, the **esent work aimed *o discuss ho* the *linic** p*rformance *f </line>
</par>
<par>
<line> psychol*gy is impacted b* so*ial </line>
<line> vulnerabilities, in th* und*rstand*ng of </line>
<line> young p*ople's </line>
</par>
<par>
<line> copi** with th*se situa*ions a*ising from the social issue. In t*is way, **is study wea*es </line>
<line> ref*e***o*s *n ord*r *o cont*ibute to how *syc*ol**y position* itself in the care and receptio* </line>
<line> of *ou*g people to reduce the state o* vulnerabil*ty to the risks existi*g *n l*fe. T*e article i* </line>
</par>
<par>
<line> th*ore*i**l in nature, it </line>
<line> s*t*ates an exploratory *escriptive typolog* </line>
<line> of *e*earch, i*vol*ing </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qual**at*v* approach. W* o*ted for the design *f th* ****iograp*ic research, which was b*sed </line>
</par>
<par>
<line> on texts collected </line>
<line> in </line>
<line> different sc**ntific com**n*cation </line>
<line> *hannels. *he *esu*t* *ndica*e *hat </line>
</par>
<par>
<line> unc**tainties a*fect the young genera*ion, we </line>
<line> incr**si*g*y se* young </line>
<line> people in si*uations o* </line>
</par>
<par>
<line> soci*l vulnerabi**ty and exclu*ions relate* to racism, s*cia* in*q*al*ties, and </line>
<line> cultur** g*ods </line>
</par>
<par>
<line> and opport*n**ies for </line>
<line> *eisu*e an* work. In *his s**n*rio, it conc**ded th** it urgent to </line>
</par>
<par>
<line> is </line>
<line> is </line>
</par>
<par>
<line> dev*lop pub*ic *olicies a*med at youth and *he clinica* psychologi*t *s a *rof*ssional *apab*e </line>
</par>
<par>
<line> of acting in **d** to mini*ize social </line>
<line> vulner*bilit*es. I* this way, ac*ions a*d *oc**l pol*cies </line>
</par>
<par>
<line> are sought for th* com*unity and for g*o*ps i* a con**tion of soc*al vul**rabi**ty and th*t </line>
<line> *on*r*bute to social trans*ormation and imp**v*ment *n t*e qu*li*y of life of t*e t*rg*ted </line>
<line> po*ula***n. </line>
<line> Keywor*s: Affectiv*ty. I*formation-affection. Family law. Family vulner*bili*y. Subjectivity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 1, art. 18, p. 356-*70, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
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<line> S. M. S. Carvalho, *. L. M. *. *ardoso, *. C. *iguel </line>
<line> *58 </line>
</par>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A* fr*n*e*ras d*sses sil*nci*s * "não-d*tos" com o esqueci*ento definiti*o e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> r**rimi** i*con**iente n*o *ão evid*ntemente </line>
<line> estanq*es * est*o e* perp*tu* </line>
</par>
<par>
<line> deslocamento. Essa tipologia de *isc**s*s, de silêncios, e *a*bém de alu**es e </line>
<line> metáforas, é m*ldada pela a*gústia de não en**ntrar u*a e*c*ta, de *er puni*o p*r </line>
<line> *quilo q*e se diz, ou, ao menos, *e se exp** a mal-en**ndid*s (POLLAK, 19*9, *. </line>
<line> 8 ). </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> fenôm*no </line>
<line> da </line>
<line> desig*aldade </line>
<line> so*ia* </line>
<line> está </line>
<line> pres*nte </line>
<line> em </line>
<line> di*erso* </line>
<line> p*í*es, </line>
</par>
<par>
<line> com pr*dominânci* nos s*bdesenvolvidos. É decorrente *rincipalme*te *a má *ist*ibuição </line>
</par>
<par>
<line> d* renda *ntre * </line>
<line> população e da falta de investimen*o* na área socia*, cultural, de saúd* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educ**ão. Es*es fatores caus*m di*ersos **oblemas na socied*de, a*etando **dos os </line>
<line> cidad*os, causand* maiores impac*o* na vida dos i*div*d**s com pio*es condições </line>
<line> econ*micas. </line>
<line> O est*do de *ul*era*ilidade soci*l se **nst*ói a partir das d*sigual*ades *xiste*t** na </line>
<line> sociedade. Nesse sentido, as iniquidades *ociais co*stituem-*e os p*incipais *a*ore* de </line>
</par>
<par>
<line> vulner*bilida*e s*cial ** </line>
<line> que * e </line>
<line> encontram *esso*s e **upos e* d*terminad*s t*rritórios </line>
</par>
<par>
<line> das cidades </line>
<line> brasileiras. De uma </line>
<line> for** g*ral, compr*e*de-se *ue o </line>
<line> processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vul*erabilizaçã* soci*l *ode ** m*nifestar a part** do *cesso res**i*o a*s *ens mate*iai*, </line>
<line> s*mbó*icos * cultura*s por p*rte de uma população m*rginalizada s*cialmen*e, abrangendo </line>
<line> *m leque de *ossibil*dades e **tuações, como ci*am F*orati, Arcê*cio e Souza (2016). </line>
<line> A*sim, a desigu*ldade **cial leva a outros tipos de desigualdades, que restring** ou </line>
<line> im*oss*bil*tam o acesso a bens materiais, *ultur*is (imateriais) e a serviços. Essas </line>
<line> lim*taç*es, *est*içõ*s ou impo*sibilidades pod** torn** *s indiv*duos vulnerá**is * riscos </line>
</par>
<par>
<line> soci*is. Nunes e Sa*es (2016) alegam </line>
<line> q*e as crianças e j*vens em sit*ação *e </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabili*ade socia* pos*uem maior ri*co de teste*unhar ou ser vít*ma de tip*s de </line>
<line> *iolência, tais como a*ressõe* ps**ol*gicas o* fí*icas. </line>
<line> Diante d* exp*sto, o presente estu** volta-se para o tema d* ju*entude em contexto </line>
</par>
<par>
<line> de vu*nerab*lidades *oc*ais, entendend* </line>
<line> ta*s fatores como demandas frente à *rátic* da </line>
</par>
<par>
<line> p*i*olog** clíni*a. </line>
</par>
<par>
<line> *ar* Fonseca et a*. (*013, </line>
<line> p.259), "em determina*as *ituações, o estado de </line>
</par>
<par>
<line> v*l*erabilidade pode afe**r * s*úde, mesmo ** ausên*ia de doença, ma* co* o abalo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> estado psi*ológ*co, social ou </line>
<line> mental". </line>
<line> J á os </line>
<line> pesquisadores Scott et al. (2018) *ra*em em </line>
</par>
<par>
<line> *eus es*u*os que o c*nc*ito de vulnerabil*dade ve* *endo amplamente *r*balha*o desde a </line>
<line> déca*a de 1990, te*do uma *tenção e*pecial à vulnerab*lid*d* so*ial. </line>
<line> No Brasi*, a *aior par*e dos atos de violênci* é estimulada pelo uso de *ro*as, </line>
<line> p*in*ipalmente * álcool. Co*side*ando-se que o meio e as c*ndi*ões em que o ser huma*o </line>
<line> R*v. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 1, art. 18, p. 356-370, jan. 20*3 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<line> Intersubjeti*idade e os Jove*s *m S*tuação de Vulner*bi*idade Soc*al: *bservação Doc*ment** </line>
<line> 3** </line>
</par>
<par>
<line> cresce e se desenvolve está *ssociado com o t*po de pessoa que vai se tornar, po*e-s* então </line>
</par>
<par>
<line> co*preender </line>
<line> que, em um ambiente onde * violên*ia, a </line>
<line> *rostit**ção, * uso e o tr*f*co de </line>
</par>
<par>
<line> dr*ga* são *ma realida*e de ref*r*nc*a, as*ociados à falta d* uma educação de </line>
<line> *ualidade, </line>
</par>
<par>
<line> falta de emprego, *a*xos *alário* dec*rren*es </line>
<line> da bai*a escola*i*ade, crianças e jovens </line>
</par>
<par>
<line> reproduzi*ão *s*e me*mo estilo de vid* </line>
<line> do contexto e* qu* s*o i*ser*dos, ** qu* muitas </line>
</par>
<par>
<line> ve*es d*sconhecem outras p*ssibilidades e modos de **ver. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *entido, o objet*vo g***l deste t*ab*lho consiste em tec*r discu*sões </line>
<line> s obr e </line>
</par>
<par>
<line> *omo * atu*çã* clínic* da </line>
<line> ps*cologia é impacta*a pela vulnerabilid*de soci*l, na </line>
</par>
<par>
<line> co*preensão do enfrenta*ento dos jovens a essas situa*ões advin*as da questão soci*l, de </line>
<line> forma a co*tri*uir *om o *esenvolvi**nto individua* e social dos jovens para * redução do </line>
<line> **tad* de vulne*abilidade *os *iscos e*istent*s na vida. Para atingi* esse propósito *ão </line>
<line> nec*s**ri*s os *egui**es objetivos esp*cíf**os: provocar reflexões a partir das si*uações de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerab*lidade soci*l entre os </line>
<line> j*vens; no âmbit* </line>
<line> d* psicolog*a, tor**-se nec*s*ário </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimento e a atuação *t*v* ** *rofi*sional frente às de*andas q*e e*sa vulnerabilidad* </line>
</par>
<par>
<line> poss* o*asionar nos sujeitos a el*s e*postos, e *na**sar *apel das políticas públ*cas q*e * </line>
<line> operam com segmentos *ociai* frag*lizados. </line>
</par>
<par>
<line> Res*a*ta-**, aind*, a im*ortância da pesquisa para </line>
<line> profission*is e e*tudiosos do </line>
</par>
<par>
<line> â*bito c*entífico e soc**l. D*starte, partin*o desse pressup*sto, o presente diagnóstico *o </line>
</par>
<par>
<line> pon* * de vi s t a </line>
<line> de seus objetivos </line>
<line> se *o*ula *omo um *studo descritivo, explo*atório, qu* </line>
</par>
<par>
<line> essencialmente em**ega o métod* qualitativo. A metodologia apresent*da está respaldada </line>
<line> em dado* bibliográficos para um *aior aprofundamento d* tema p*oposto. </line>
<line> Nessa *i*, c** *ase *m Gi* (2017) e Tr*viños (1987), entende-se que a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfi*a </line>
<line> é *laborada com base em ma*er*al já publicado, pesquisas re**rentes ** </line>
</par>
<par>
<line> **n*ament* d* </line>
<line> det*rminado auto*, * as que se p*opõem a *nalisa* de*erminado assu*to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diversas posições. </line>
<line> E*trutu*al*ente, este estudo *stá divi*i*o em to*no das seguinte* esferas de análise: o </line>
<line> item I é a introdu*ão - sã* apre*entad*s o t*ma da pesqui*a, os obje*iv*s, sua justificativa * </line>
</par>
<par>
<line> relevância, e </line>
<line> breves aspe*tos **óricos e met*dol*gico*. A s*g*n*a se*ã* - dedicada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> as*ectos teóric** que ab*ang** o tema da pes*uisa, com a *evisão de liter*tura qu* disco*re </line>
</par>
<par>
<line> sobre alguns motivos que *o**m </line>
<line> desenca*ear a v*lnerabi*idad* s*cial juvenil. Na seção </line>
</par>
<par>
<line> tercei*a, s***a-se o papel das polít*cas públicas que ope*a* com </line>
<line> segm*ntos so*iais </line>
</par>
<par>
<line> f*a**li*ados. Já a *uarta s*ção situa </line>
<line> os </line>
<line> r*sult***s; e quin*a a </line>
<line> parte traz apont*mentos e* </line>
</par>
<par>
<line> torno das consi*eraçõ*s **nais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 2*, n. 1, art. 18, p. 356-37*, jan. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. *. Carvalho, A. L. M. S. Cardoso, M. C. Mi*uel </line>
<line> 360 </line>
</par>
<par>
<line> 2 ESTADO DA ARTE </line>
</par>
<par>
<line> Esta *eção desencade*a outra* subseç*es e, *or isso, três es*eras *ã* estabel*cidas </line>
</par>
<par>
<line> para análise do*u*ental: o *tem 2.* bu*ca compreender a </line>
<line> * </line>
<line> prática da Psicolo*ia com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> questão *a v*lnerabilidade social *nfrenta*a pel*s *ovens e q*al a me*hor *orma de conduzi- </line>
<line> las no â*b*to *línico; o i*em 2.2 *ontem*la as vulnerabilidades s*ci*is e o desenc*d*amen*o </line>
</par>
<par>
<line> das vi*lê*cia*; e, a </line>
<line> parte 2.3 evoca a q*estão das vulnera*ilidades soci*is e o fomento à </line>
</par>
<par>
<line> vi*lência, </line>
<line> que se e*p*essa paulatina*ente a parti* </line>
<line> do s*culo XXI, um *enôm**o central </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> constituiçã* das novas \p*lític** públ*cas\ que operam *om segmentos s*ciais fragilizados. </line>
<line> 2.1 Vulnerabi*idade Social en*re Jovens: Olhares e Diálogos </line>
</par>
<par>
<line> Nos últimos anos, * *xpr**são "vulnerabilidade </line>
<line> s*ci**" tem s*do cada vez mais </line>
</par>
<par>
<line> utilizada no Brasil e no mundo por pesquisadores, ges*or*s * ope*adores de polí*i*as sociai*, </line>
</par>
<par>
<line> em u* esforço de ampliação </line>
<line> do </line>
<line> entendim*nto das situações tradiciona*mente *e*i*idas </line>
</par>
<par>
<line> como d* po*reza, buscando expr*mir uma pers**ctiva am*l*ada, comple*enta* *quela </line>
<line> atrelada à que*t*o da insuficiência de ren*a. </line>
<line> Di*nte desse panorama, Morais, *affa*lli e Ko*ler (201*) alegam que o conceito de </line>
<line> vulnerabilidade social pode ser aplicado a p*ssoas que vivencia* situaç*es *e adve*s**ad* </line>
</par>
<par>
<line> em s*u cotidiano, ou seja, vulnerabilid*de so*ial pode es*ar a*so*i*da a fatores de risco a </line>
<line> que afe*am n*g*ti*amen** as *essoas e seu c*tidi**o. </line>
<line> São co*siderad*s f*tores *e risco aqueles cujas c*n**ções ou variávei* pro*ocam </line>
</par>
<par>
<line> efeit*s negativos ou indesejáv*is, *u </line>
<line> a*é mesmo comportamento* que compr*metam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> saú*e e o bem-estar </line>
<line> do indivíduo. Scot*, Prol*, Sique*ra e *ereira (2018) c**sideram </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> e*tre os fatores *e risco, estão </line>
<line> os *omportament*s de ris*o que pod** ser igual*ente </line>
</par>
<par>
<line> prejudiciais. D*ssa f*rm*, e*tend*-se </line>
<line> *ue, </line>
<line> no comportamen*o </line>
<line> de ris**, exis*em vari**eis </line>
</par>
<par>
<line> psicológic*s e *oci*is *ue in*erf*rem *o bem-esta* do i*divíduo. </line>
<line> Rocha (*007) *eclara que o es*ad* de vulnerabili*ade se tra*uz em debilid*d*s ou </line>
<line> desvantag*ns para o desempenh* e mobi*idade social do* indivíduos e está re**cionad* com </line>
<line> o **ior ou meno* grau *e qu*lidad* de vida das *ess*as. </line>
<line> A *ulnerabilidade soc*a*, atr*buí** a gru*os *u in*ivíduos, co*pre*ndida * *artir *a </line>
</par>
<par>
<line> exposição * risco* de di*e**ntes naturezas, s***m ela* econômic**, culturais, *ociais, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> colocam </line>
<line> *ifere*te* d*safios *a** seu enfre*tamento, c*mo constru*ão social a partir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> múltipl*s cond*cionante* *o cont*xt* social. Portanto, en*uant* prod*to dos proces*os </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. 1, art. 18, p. 356-37*, *an. 2023 www4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> In*ersubjet*vidade e os Jove*s em Situação de **lnerabilidad* Soci*l: **ser*a*ã* *ocu*ent** </line>
<line> *61 </line>
</par>
<par>
<line> exclusão desi*ualdade social. Essa con**rução está calc*da no marco le*al da prot*ção e </line>
<line> in*egral apreg*ada pelo Estatuto da Cria*ça e do Adoles**nte (ROCHA, 2007). </line>
<line> Costa, Ma*guti e Pirani (2016, p.12) rel*tam **e os con*ecimentos de "necess*dades </line>
</par>
<par>
<line> básicas </line>
<line> insatisf*itas, </line>
<line> pobreza </line>
<line> mu*tid*mensio*al </line>
<line> e </line>
<line> desenvolvi*e**o </line>
<line> humano, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vu*nerabilidade social *onstituem-se uma noção antes de tudo política (ain*a *ue nem </line>
<line> sempre se*a percebida c**o *al)" *ue in**re novos "recursos int*rp*etativos sobre os </line>
<line> process*s de d*senvolvime*to soci*l, *ara além de sua dimensão monet*ri*". </line>
</par>
<par>
<line> Malvasi (2008) *fi*m* que, no cas* </line>
<line> da população **venil, * *u*nerabilidad* está </line>
</par>
<par>
<line> associada a alguns a*p*cto* negat**os, como, por exemplo, a falta de ga*ant*a dos d*reit*s e </line>
<line> opo**u*idades nas áreas de educação, saúde, pro*e*ão social, * envol*i*ento com *r*gas e </line>
<line> com s*tuações de v*olência d*méstica e *omunitária, a situaçã* de r**, **ntre out*as. </line>
<line> Nessa via, e*ten*e-s* que a situação de vuln*rabil**ade dos jovens acontece tamb*m, </line>
<line> segundo Castro e Abramo**y (2002, p.*49-150), </line>
<line> E* *e*a*ão ao trabalh*, sendo es*e um do* c*nt*n*entes po**lacionais que </line>
<line> a*re*entam al*umas das altas taxas de desem*reg* e de su*e*pr*go no país. Eles </line>
<line> en*r*ntam probl*mas singular** quanto * primeir* **serção no mer*a**, o qu*, *m </line>
<line> al*uma medida, deve-s* à e*igência dos *mpregadores d* prova de experiência. É </line>
</par>
<par>
<line> tam**m uma </line>
<line> po*u*açã* qu* tem demandado novos enfoque* da educação e </line>
</par>
<par>
<line> qualificação prof*s*ional, não </line>
<line> *cessível a*s jovens de fam*lias pobres. ** fato, as </line>
</par>
<par>
<line> mudança* </line>
<line> no mundo do traba*ho, * desr*gulamentação </line>
<line> e a flexibiliza*ã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> economia demandariam habilidades *em sem*re disponívei* e**re os jovens de </line>
<line> *et*res po**l*res, como c*nhecime*tos em info*mática * *íng*a* estrangeira*, iss* </line>
</par>
<par>
<line> em *ontexto e de diminu**ão dos postos de tr*balho para grand* parte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> popu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro *otivo de dis*rimi*ação é o estigma d* mo*ar na periferia, que é associa*a </line>
<line> com mi*éria, violência e criminalidade. Assim, o local *e m*ra*ia, por si só, é um fator de </line>
</par>
<par>
<line> exclusão no trabalh* e </line>
<line> na escola. *lém da f**ta de oportunidades de tra*al*o e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alternat*v*s de l*ze*, uma marca *ingula* dos jovens, ne*s*s tempos, é * *ua vu*nerabilid*de </line>
</par>
<par>
<line> à violên*i*, que se *rad*z na morte precoc*. Portanto, o </line>
<line> *s iniquidad*s so*iais, segundo </line>
</par>
<par>
<line> Souza, Panúncio-Pinto e Fior*ti (2*19, p.252), constituem-se nos principais fatore* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulner*b*lidade s*c*al em que *e encontram p*ssoas e gru**s em dete*m*nado* territórios </line>
<line> *as cidades br*sileira*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, ar*. 18, p. 356-370, jan. 202* </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. *. Carval*o, A. *. M. S. *ar*oso, M. C. Miguel </line>
<line> 362 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Psicolog*a *m P*uta: Prát*ca e Reflexões </line>
</par>
<par>
<line> Todo con*eci*ent* é *roduzido nas *ic*ssitude* da dinâ**ca contr*d*tória de uma </line>
</par>
<par>
<line> *eterminada realidad* *istórica e s*cial e fundame*tado e* con*epções de homem e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> socied*d* compr*met*das com as posi*ões *e classe, e com * Psico**gia *ã* **i dif*ren*e. </line>
</par>
<par>
<line> *aced* (1984) relata que a P*icolo*ia Clínica está relacionada à compreensão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nter*en*ão nos problema* do home*, visand* </line>
<line> ao b*m-e*tar individual e soc*al e, ne*se </line>
</par>
<par>
<line> sentido, a atividade do clínico está p*pularmente vinculada à psicot*rapi*. </line>
<line> *a concepção de Araújo (2014, p.70), "a*é meados da década de 1970, as </line>
<line> intervenções realizad*s pela Psicolo*ia inc*dia*, prin**pa*men**, sobre tr*s grandes *reas: a </line>
</par>
<par>
<line> clínica, da qual usufruíam, principalmente, as camad*s mais abasta**s da p*pulação, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> orga*izacional e </line>
<line> a educacional". Mais im*ortan** do que isso * o fat* de que * </line>
</par>
<par>
<line> *onhe*imento e as prática* psicológica* desenvolvidas para e nessas i***ituições di**giam-se </line>
<line> a favor dos interes*e* da cla*se domin*nt*. </line>
<line> De acordo com Bock (1999), a *sicologia se instituiu na socied*de como um* </line>
<line> prof**são corretiva, u*ilizada para tratar dos desvios, *os desajus*es, das patologias, d*s </line>
<line> desequilíbri*s e **s conflitos. </line>
<line> Ne*se sentido, Macedo (198*, p.8) sin*liza *ue: </line>
<line> Ent*ndemos que a psicologia *l*nica se distingue das *emais áreas psicológicas </line>
<line> mui*o m*is por uma ma*eira de *ensar e atuar, do que p*lo* *roblemas *ue *rata. O </line>
<line> comp*rtame*to, a personalidade, as norm*s *e a*ão e se*s d*svios, as rel*ções </line>
</par>
<par>
<line> interpessoa**, </line>
<line> os p*o*essos grup*is, e*olutivos e d* aprendizagem, são obj*to d* </line>
</par>
<par>
<line> estudo não só *e muit*s *ampos da psicologia c*mo t*mbém das ciências humanas </line>
<line> em g*ral. </line>
<line> N* âm*ito da Ps*cologia, con*orme essa área *e a*rox*ma de probl*má*i*as re*ativas </line>
<line> à saúde pública e às po*ít*cas *úbli*a*, torna-s* fundamenta* que os pro*issiona*s *enham </line>
<line> clar**a a respeito de *onceitos, como o de v*lnerabili*ade **cial. Dessa forma, buscam-s* </line>
</par>
<par>
<line> ações e p**íticas so*i*is *oltada* à *omu*idade e </line>
<line> aos grup*s em condição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilidade soci*l e </line>
<line> q*e contribuam para uma t***sfo*maçã* social e melhor*a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade de vida da população focalizada. </line>
<line> 2.3 Jo*e*s: Vulnerabilidades Sociai* e o Fomento à *iolê*cia </line>
<line> * concepção da violência é "*ão ant*ga qu*nto a pró*ria ex*stência do *ome*. *esto* </line>
<line> de impr*d*nc*a * ataqu* cont*a seu* semelhantes são relat**os até *e*mo nos primór*ios </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. *0, n. 1, art. 18, p. *56-370, jan. 2023 www4.fsanet.*om.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Intersu*jetiv*da*e e os Jove*s em Situação de *ulnerabilidade Soci*l: Obs*rvação *ocumental </line>
<line> 363 </line>
</par>
<par>
<line> b*blicos, através da passag*m do ass**sina*o en*re irmãos como Ca** e Abel", argumentam </line>
<line> Silva e Barbo*a (2021, *.2*1). A violência é, cada vez m**s, um fenômeno *ocial que atinge </line>
</par>
<par>
<line> governos e populações, tan*o global qu**to </line>
<line> localmente, *o p**lico e no privado, *stando </line>
</par>
<par>
<line> seu con*e*to </line>
<line> *m c**st*nte m*taç*o, um* </line>
<line> vez que *ária* *titudes e *o*po*tamentos </line>
</par>
<par>
<line> pass*ra* a se* considerado* como formas de violência. </line>
<line> *evido à gene*aliza*ão do fenôme*o *a violê*cia, não existem ma*s *rupos sociais </line>
</par>
<par>
<line> prote*i*os, </line>
<line> dife*entement* de outros *omen**s, ai*da *ue a*g**s tenham mais cond*ções </line>
</par>
<par>
<line> de buscar pro*eção institu*ional e *ndividual. **to é, a violência </line>
<line> não mais se *estr*nge </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eterm*nado* nichos </line>
<line> sociais, rac*a*s, econômicos */*u geográfi*os. *ntretanto, co*o se </line>
</par>
<par>
<line> *r*ten** demon*trar, considerando-se modalidad*s de violênci*, ela </line>
<line> po*e *e *centuar </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> gên*ro, i**de, *tnia e classe social, independen*e se como vítimas *u como agentes. </line>
<line> C**tudo, A*ramovay, Cas*ro, *inheiro, Lima e *arti*ell (200*, p.14) assinalam qu* </line>
</par>
<par>
<line> a v*olência sofri*a e pr**ica*a pelos j*vens poss*i for**s ví*culos </line>
<line> com a cond*ção de </line>
</par>
<par>
<line> vulnera**lidade e po*e ser o resultado negativo da r*lação *nt*e a di*ponibilid*de d*s </line>
</par>
<par>
<line> recursos </line>
<line> b*sicos, como: m*radia, alimentaçã*, saúde, ed*cação, *ra**lho, cultura, laze*, </line>
</par>
<par>
<line> de**re ou*ros. </line>
<line> O acesso ne**do aos jovens * processos básicos re*tring* a capaci*ade de forma*ão, </line>
<line> uso e re*rodução d*s recursos m*teri*is * simb*licos. D*ver**s mo*a*id*des de sep*raç*o </line>
</par>
<par>
<line> do espaço e d*s oportunidades sociais, que incluem a se*rega*ão residencial, separação a </line>
<line> do* esp***s públicos de *ociabilidade e a segmentação dos serviços básicos, em espec*al, da </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o, con*orre* p*ra *mpliar a situa*ão de desig*aldad**, torna*do ass*m fon*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilidade e con*ribu*ndo para * *recária integração d*sses *ovens às es*ru*uras </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade* sociais para * seg*egaç*o de muitos jovens (*B*AMOVAY; CASTRO; e </line>
<line> PINHE*RO; LI*A; MARTINELL, *002). </line>
<line> Abramova*, *astro, Pinheiro, Lima, e Mart**ell, (*002, p.56) arg*em q*e: </line>
<line> A parti* da associa*ão da vulnerab*l*dade co* a d*sigualdade so*ial * a s*g*eg*ção </line>
<line> juveni*, tem-se con*eg*ido *sclar*ce* c*nários das complexas nuances da rela*ão </line>
<line> **ven*u*e e violência. Ess* relação é *ercebi*a como o produto de dinâmicas </line>
<line> sociais, pautad*s por desigualdade* de oportunidades, *egregaçõe*, u*a in*e*ção </line>
<line> deficitári* *a ed*ca*ão e *o mercado de t*aba*ho, de au**ncia de **o*tunidades de </line>
<line> lazer, formação ética e cultural em valo**s de solida*ieda*e e de cu*tura de paz e de </line>
<line> *istancia*en*o do* *odelos q*e vincul** esforços a êxitos [...] A combinaç*o </line>
<line> desses fatores t*m sido responsável p*r si*u*r os jove*s à margem da participação </line>
</par>
<par>
<line> dem**r*tica q*e col**ore na con*truç*o de </line>
<line> identidade* **ns*veis à d*ve*sidad* </line>
</par>
<par>
<line> cultural e à so*idar**dade por *ompromissos d* cid**ani*, a*sim *omo no </line>
<line> fortalecimento de autoest*ma e *e u* se*timent* *e **r*encimento comun*tário. </line>
<line> Em decorrê*c**, *u*t*s ficam *elegad*s às influências qu* nascem de sua *nt*ração </line>
<line> cotidiana nas ruas, com out*os que partilham das *esmas carência* q*an*o não são </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. *, art. 18, p. 356-3*0, jan. 2*23 www4.fs**et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S. Ca*val*o, A. L. M. S. Card**o, *. C. Miguel </line>
<line> 364 </line>
</par>
<par>
<line> *traídos pe*o mu*d* do *rime e das **ogas, in*lusive p*r s*us símbolos e *ráticas </line>
<line> *uto*itá*ias de im*osição de poder, ou de prot*gonismo ne*ativo. </line>
<line> A violê*ci* juveni*, nesse context*, tem em*rgido *ob *iv*rsas l*gicas. Po* *m lado, </line>
<line> te* representa*o uma forma de os jovens q*eb*arem com *ua inv*sibil*dad* e mostrar*m-se </line>
<line> *apazes de i*flu*r nos *r*ces*o* *oc*ais e *o**tic*s, diante d* *ma *ociedade que manipu*a </line>
</par>
<par>
<line> *anais de **bilid*de soc**l e segrega socialme*te setores *a populaçã*. Por outro </line>
<line> lado, </line>
</par>
<par>
<line> t*mbé* *e observa, como apregoam Abramovay, C*st**, Pinheiro, Lima, e *artin*ll </line>
<line> (2002, p.*8), que mesmo e* situações de restrição e**n*mica é pos*ível encontr*r novas </line>
</par>
<par>
<line> propos*as par* solucionar problem* ressal*a*o em *studos da UNESCO1 no Bra*il, o </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> ex*mplo: </line>
<line> atr*vés d* lin*uage*s juvenis no camp* do esporte, art*, músi*a e atividade* </line>
</par>
<par>
<line> l*dic*s, muitos jove*s e*contram saídas *ltern**i**s para a realização </line>
<line> *e buscas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> afirma*ão so*ial. </line>
</par>
<par>
<line> 3 *OLÍTICAS PÚBLICAS E A V*LNER*BILIDADE SOCIAL JUVEN*L </line>
<line> Refletir sobre *s *olíticas p*bli*as vol*ada* para a in*ância e pa*a a adolescência </line>
</par>
<par>
<line> d*samparada, ou chamada de "*m sit*ação de </line>
<line> vulnerab*lidade social", para O*iveira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Mil*i*sky-Sap*ro (20*7, p.630), nã* é tare*a simples, "uma *ez que é *mplo o le*ue </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> instâncias e*volv*das ne*se contexto, que </line>
<line> e*volve desde a p**ítica interna das *nstituições </line>
</par>
<par>
<line> até a polí*ica m*cro, * inclui todo um cenário marcado por injustiças, práticas arcaicas * </line>
<line> desigu*ldades". </line>
<line> E* r*lação à Constituição de *98*, Olivei*a, Milni*sky-Sa*i*o (2007, p.**0) alegam </line>
<line> que p*ssa a regu*a* importa*te princípio d* reestruturação do sis**ma *ra*ileiro de polí**cas </line>
<line> sociais, de*tre ele*, uma *mpliaç*o e extensão dos direitos *oci*is. </line>
<line> O E*t*tuto *a *ri*nça e do Adolesc*nte (ECA) é uma lei Federal (n* *.06*), </line>
<line> promulga*a em 13 *e ju*ho de 1990, que s* carac*erizou *omo *xpre*são máxima d* de*ejo </line>
</par>
<par>
<line> da soc*ed*de brasi*eira de g*ranti* </line>
<line> dir*itos às cria*ças * adol*s*entes, historicamente </line>
</par>
<par>
<line> fragili*ados, principalmente *s pr*venientes de c*asses sociais menos favor*ci*as </line>
<line> (OLIVEIRA; MILNITSK*-SAPIRO, 2007, p.631). </line>
<line> Fo*seca (2004) afirma q*e: </line>
<line> * A Unesco é uma *gê*cia especial*za*a da ONU com se*e *m P*ris, *a **an*a. Foi fu*dada *o ano de 1945 com o </line>
<line> propósito de *ux*liar na re*on*trução do sistema e***a**onal *e *aíses a*ia*os na S*gund* Guerra Mundi**, po*ém </line>
<line> **pi*amente expan*iu su* ab*angên*ia e objetivos. Hodie*namente a *ooperação int*rnacional zela pe*a paz e o </line>
<line> d*sen*olv*mento sustentável, atua nas áreas da ed*cação, da cultura e da ciência. Alé* diss*, a \*écada da Açã*\ </line>
<line> trata-s* de um m*vime*to que deco**e entre 2020 e 2030 e re*resenta o praz* que todo* os países-membros d*s </line>
<line> Nações Unidas têm para cump*ir as 169 *e*a* dos 17 do Ob*eti*os de *esenvolvim*nto Suste*t*vel (ODS). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 1, ar*. 18, p. 35*-370, jan. 2023 www*.fsane*.co*.b*/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *n**rsubjetividad* e os Jovens em Si*uação d* Vulnera*i**dade Social: Observação D*cumental </line>
<line> 365 </line>
</par>
<par>
<line> O ECA const*tui o m*rc* legal de um processo prático-reflexivo referente a </line>
</par>
<par>
<line> polít*c*s pública* par* a in*ância * a*ol*scênci*, um </line>
<line> instrumento nortead*r </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ovos **radigmas n* aten*ime*to e *tenção a crian*as e adolescentes e* e*tado de </line>
<line> abandono social ou p*estes a ingr*ssarem n*s** situa*ão. De*de sua publicação n* </line>
</par>
<par>
<line> iníc** da décad* ** 90, o ECA, enfa*iza * </line>
<line> reflexão fu*dada no paradigma d* </line>
</par>
<par>
<line> atenção e proteção integ*al à criança e ao ado*e*cente enquanto sujeitos *e direitos. </line>
<line> Refl*tir c*iti*amente *obre esse novo p*radigma e sobre esses dire**o* é *m *rande </line>
<line> desaf*o, esp***alme*te no con*exto mu*dial, n* qual *uito* p*íse*, já n* década de </line>
</par>
<par>
<line> 80, estavam reeditando su* *egislação sobre o bem-est** da criança </line>
<line> e do </line>
</par>
<par>
<line> adolescente. Faz-se ainda relevante observa* q*e o E*A surgiu em um momento de </line>
<line> reabe*tura democr*tica, *isand* a u** promoç*o dos dir*ito* soc*ais, econôm*co* </line>
</par>
<par>
<line> e civis dos jov**s, ou </line>
<line> seja, em vez d* simplesmente controlar os jove*s, o ECA </line>
</par>
<par>
<line> pre*ende garantir seus dir*itos (*O***CA, 2004, p.106). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse s*ntido, fa*-se neces*ária uma p*lí*ica liga*a aos </line>
<line> *ireitos humano* e </line>
<line> com a </line>
</par>
<par>
<line> intenção de evita* o risc* de subs*it*ir * neces*ária </line>
<line> *nfase *a economia polít*ca </line>
<line> em limit*s </line>
</par>
<par>
<line> *struturais que afe**m a sobrevivência física e a qualidad* *e vi*a de tais po*ul**ões, por </line>
<line> um enf*que cul**ralista, como suficiente p*r* *idar com e*clusões e *obreza. </line>
<line> Por *u*ro lado, urge desenvolver políticas vo*tadas para a juventude. El*s são </line>
</par>
<par>
<line> *mportan***, como *ambém as políticas de caráte* unive*sal. Contudo, no que se refere </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> políti*a de atendimento à cri*nça e ao a**lescente, essa ainda * uma área um *an*o restrita, </line>
<line> apesar das boas intenções, p*i* * falta de *ntendi*e**o e d* experiênc*a das *essoas </line>
<line> envolvidas com a gest*o das pol*ti**s g*ra atr*sos e consequências. </line>
<line> 4 RESULT*DOS E DISCU**ÕE* </line>
<line> As incer*ezas afetam a g*ração *os *ovens, o de*e*canto em r*l*ç*o ao </line>
<line> futuro, * distanciamento em rel**ão à* instituições, a descren*a n* sua legiti**d*de </line>
<line> e ** p*líti*a fo*mal, al*m *e resistência a autori*arismos. Po* out*o *ado, a vuln*rabi*idade </line>
<line> socia* permeia a *ealidade de *ma *mpla parcela da população b*asileir* *azoavelmente </line>
<line> *i*nificativa no Brasil, s*gundo o Í**ice de Vulnerab*lidade Social (BRASIL, 2015). </line>
<line> Tal fenô*eno - vulne*abili**de juven*l e soci*l - é fr*q**ntemente relaci*nado *om </line>
<line> a *usê*cia ou insuf*c*ê*cia de renda, embora *nclua **a*ilidades, exclusão social, ou </line>
</par>
<par>
<line> violação de </line>
<line> direitos d* minorias (S*LVA; *ROCÓPIO, 2020). As*i*, not*-*e q*e, *ara </line>
</par>
<par>
<line> al*m dessa percepção negativ* de vulnerabilidade social </line>
<line> ass*ciada * \riscos\, de*e-** </line>
</par>
<par>
<line> a*en*a* </line>
<line> a*nda para a esfera das \vul**rab*lidad*s </line>
<line> positi*as\, e isto é p*ssível? *sso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> s*ficientement* reconhecido, posto que na* últimas *écada* há: </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. 1, art. 1*, p. 356-3*0, *an. 202* </line>
<line> www*.**anet.com.br/rev*sta </line>
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<line> S. M. S. Carv*lho, A. L. M. S. Ca*doso, M. C. Miguel </line>
<line> 366 </line>
</par>
<par>
<line> [] o s*ntido de *lerta qu* muitas vulnerabi*idades sugerem, como des*nca*tos, </line>
<line> buscas, pe*idos *e socorro, *al*a d* re*erências, projetos coletiv*s que mo*ilizem </line>
<line> os j*vens, ass*m como limit*s de uma cult*ra de consumo e por um in*ividualismo </line>
<line> na*císe*. Vulnerabi*idades posit*vas ta*bém a*rangem que**ões qu* comumente </line>
<line> *ão assoc*ad** por adu*tos a neg*tividade*, mas que podem po**ncializar mudanças </line>
</par>
<par>
<line> **vilizatórias e engajamentos po*itiv*s, fazer </line>
<line> *iferenç* (ABRAMO*AY; </line>
</par>
<par>
<line> **STRO, 2*04, p. 2). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa vi*, a *si*ol**ia como ciência possi*il*ta a comp*eensão d* subjetiv*dade </line>
<line> pres*nte nas interações entre os indivíduos e e*tre o ind**íduo e o social, con*id*rando a </line>
<line> inf*uência d*s compo*tame*tos dos sujeito* sob** os gr*pos. </line>
<line> * CO*SIDE**ÇÕES FINAIS </line>
<line> A vida cot**iana de diversas famíl*as brasil*iras * *erme*da por u* *spe*to em </line>
</par>
<par>
<line> comum: é caracterizad* *or uma acentuada *uln*rab*lid*de social. A pobreza extrema </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> uma con*ição que su**ete inúmera* famíl**s a* en***dramento n*s </line>
<line> vu*nerabilidades </line>
</par>
<par>
<line> soc*a*s, impedindo pais de </line>
<line> e**rce*em su** funçõ*s estru*u*antes, não por </line>
<line> comportament* </line>
</par>
<par>
<line> *nte*no, mas antes por uma situação exter** ex*re*ament* desf*v*rá**l. Diante </line>
<line> d* s s *, </line>
</par>
<par>
<line> acr*dita-s* se* impresci*d*vel es*abel*cer uma interl**ução com u*a sociedad* que </line>
</par>
<par>
<line> produz*u essa exclus*o, e que p*r consequênci* </line>
<line> de*se f*to temos jovens em situ*ção de </line>
</par>
<par>
<line> pobre**, exclusão quan** *o racismo, desigual*ades soc*ais, bens cultu**is, oportu*i*a*e* </line>
<line> de laze* e *portun*d*des de *raba*ho. </line>
</par>
<par>
<line> É fundamental t*r em **nte a s*brevivência *ísica e a qualidade de vida </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *opulações pobres e, dent*o d*ssas populações, a si*gular vu**erab**idade social *egativa </line>
<line> d*s jo*ens. Não *e nega a impor*ânc*a de r**o*mas e atu*ção *e pol*ticas pública*, controles </line>
<line> sobre abuso de pod*r e d*sres*eito ao* direitos human*s e a relaç*o entr* violência * crise </line>
<line> de de**cr*c*a, e a n*cessidad* d* afi*maçã* de um est*d* de dir*ito * de bem-estar, em um </line>
<line> Brasi* marcado *or forte condicion*mento das *e*igualdades soci**s. </line>
<line> No *mbi*o da psicol*gia, *ornam-*e necessários o c*nhecimento e a atuação ativa do </line>
</par>
<par>
<line> *rofissional fren*e às demandas </line>
<line> que tais vulnerabilidades possam o*asio*ar </line>
<line> nos s*jeitos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elas *xp*stos, tendo compree*são de *ue vulnerabilidade so**al te* sido usada para * </line>
</par>
<par>
<line> caracterizar </line>
<line> *m* parcel* da </line>
<line> população, cada *ez m*ior, </line>
<line> que se encontr* em uma s*tuação </line>
</par>
<par>
<line> desfavorável em relação a o*tros grupos p***lacionai*. Por *sso, para coi*ir o crescimento </line>
</par>
<par>
<line> da v*o**ncia e d* desen**nto sobr* o futuro, e* part**ula* dos joven* em </line>
<line> **tuação de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabil*dade *ocial, há de se investi* em valor*s volta*os p*ra uma cultura de paz, **ic* </line>
</par>
<par>
<line> de convivência </line>
<line> e, mais que tolerância, cultivando vidas e desarma*do violências, *elo </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 1, art. 18, p. 3*6-370, jan. 2023 </line>
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<line> 36* </line>
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<line> *esg**e d* dignid*de, da autoestima * do *irei** à p*rticipaçã* e inclus** dos j*ven* e * </line>
</par>
<par>
<line> n*ces*ár*a form*çã* d* uma ma*sa crítica, com responsabilidade *ocial e </line>
<line> cana*s de </line>
</par>
<par>
<line> rep*esentação d*s jovens. A*ém disso, investir também em e*pa*os de lazer, esp*rte, *rte, </line>
<line> *u*tu** e educaç*o p*ra a cidad*nia. </line>
<line> Nes*e contex*o, o psicólogo *línico é *m profis*i*nal, não só pel* percepção de se* </line>
<line> papel ** sociedade, *as, prin*ipalmente, pela percepção *e *u* natura* implicaç*o na rede </line>
<line> de relaçõe* *ue *os con*ti*u*, com todas as ques*õe* perti**ntes * um* socied*de, não tendo </line>
<line> *utr* *aminho a não ser o d* encontro com * outr*, sej* *ual for sua c*ndição </line>
<line> s*c*oe*onômica. </line>
<line> *or*a*to, atua* com a vul*erabil*dad*, com as i*stituições e com a saúde pública, t*m </line>
</par>
<par>
<line> se *evelado um* cond*çã* e*pecial *a*a s* pens*r a atu*ção do </line>
<line> psicólogo, não só nesse </line>
</par>
<par>
<line> contexto específico, pois suas *i*issit*des têm p*oduzido </line>
<line> que*tioname*tos que </line>
<line> atingem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia d* *orma ge*al. Esse * um movimen** *u* possib*lita pensar * fazer *as práticas </line>
</par>
<par>
<line> ps*cológica* como uma ação social, f*vorecend* o *islumbrar de </line>
<line> uma clínica *ue permite </line>
</par>
<par>
<line> *er am*liada, abrindo-se para a re*e de r*laç*es, *aso contrário, continuaremos a observar a </line>
</par>
<par>
<line> *riste si**aç*o da juventude co*o </line>
<line> agen*e e vítima d*sse </line>
<line> pr*c*sso de exclusão que *em </line>
</par>
<par>
<line> af*tando e e*volv*ndo, *e maneira sing**ar, u*a g*raç*o, um ci*lo de *id*, o do* jove*s, </line>
</par>
<par>
<line> em particular, daque**s em situação de pobre*a, que d*senc*deia cada </line>
<line> v** mais </line>
<line> a </line>
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<line> 1) *oncepçã* * pla*ejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) *ná*i** e int*rpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) **abo*ação do rascunho ou n* r*vi*ão crític* do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na aprov*ção da v*rsão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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