<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 18, p. 356-370, *a*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.18
</line>
</par><par>
<line>
*ntersubjetividade e os Jovens e* S*tuação de *ul*erabi**dade Social:
</line>
<line>
Ob**rvação Docu*ental na Psi*olog*a *línica
</line>
<line>
In*ersubjectiv**y and *oung Peop*e in *ituat*o*s of Soc*al
</line>
<line>
Vulnerability: Do*um*ntal Observati** *n Clinica* Psychology
</line>
</par><par>
<line>
San*ra Maria S*uza de Carva*ho
</line>
<line>
Graduação em B*bl*oteconomia pel* Universi*ad* Federal ** Espíri*o S*nto
</line>
<line>
sandram*c@**tmail.co*.br
</line>
<line>
Antônio Luiz M*t*os de Souz* Cardoso
</line>
<line>
Dou*or em Pedagogia Fa*uld*de de Educaçã*
</line>
<line>
ant*ni*.card*so@ufes.br
</line>
<line>
*ar*e*o Caldera*i Mi*uel
</line>
<line>
Graduação *m Administração pela Universi*ade Federal do E*p*r*t*
</line>
<line>
ma*celo*ald**ari@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reço: *andra Mari* Souza de **r*alho
</line>
<line>
Universidade Fede*al do E*p*rito Sant* *v. *ern*ndo
</line>
</par><par>
<line>
Ferr*ri,
</line>
<line>
514 - Goia**iras, Vit*ria - ES, 2*075-910 -
</line>
<line>
Ed*tor-C*efe: Dr. Ton*y Kerley *e Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
**drigues
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Antôni* Lui* M*ttos de Souza Cardos*
</line>
</par><par>
<line>
U*iversi*ade Fed**al do E*pírito Santo, Centro d*
</line>
<line>
Artig* *ecebido em 22/10/2022. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*iências Jurídicas e Econ*micas, *e*artament* de
</line>
<line>
recebi*a em *7/*1/20*2. Aprovado em *8/11/2022.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Intersubjetiv*d**e e *s Jovens ** Sit*aç*o ** Vulnerab*lidad* Social: O*servação Do*u*ental
</line>
<line>
3*7
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O fenômeno da des*g*a*dade social *stá presente em *i**r*o* *aíses, com pre*ominância nos
</line>
</par><par>
<line>
sub*es*nvol*idos, e é d*corrente *rincip*lmente da má
</line>
<line>
distribuição de renda ent**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
população e da *alta de investimentos na *r*a social, *ultural, d* s*ú*e e educação. Portanto, o
</line>
</par><par>
<line>
presen*e trabal*o *bjetivou discutir c*mo a atu*ç*o
</line>
<line>
clínica da
</line>
<line>
psicologia é *mpa*tada pela
</line>
</par><par>
<line>
v*ln*rabilidad* social, na c*mpreen*ã* do **fre*t*m**to dos
</line>
<line>
j*ven* a **sas *itu*ç*es
</line>
</par><par>
<line>
ad*inda* da questão *o**al. Ness* via, es*e estud* *e*e reflexõe* de forma a contribuir sob*e
</line>
</par><par>
<line>
como a psicologia se posiciona no *tendimento
</line>
<line>
e
</line>
<line>
acolhimento d*s jovens para a redução do
</line>
</par><par>
<line>
estado d* vulne*abilidade aos riscos *xistente* na v*da. O ar*i*o é de *aráter teórico, situa u**
</line>
<line>
tip*logia desc*itivo-explor*tória de pesquisa, envolvendo uma abor**gem qualitativa. O*tou-
</line>
<line>
se pelo delineam*nto da *esquisa bibliogr*fica, que se fundamentou em tex*os reco*hid*s em
</line>
<line>
diferentes canais *e comun*cação cien*ífica. Os re*ulta*os in*icam q*e as incertezas afetam *
</line>
</par><par>
<line>
geração dos jovens, *ad*
</line>
<line>
vez mais vemo* os jovens em situaçã* de vulnerab*lidade social
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
exclusão rela*ionada ao racismo, à*
</line>
<line>
*esigualdade* sociais, aos b*ns culturais
</line>
<line>
e às
</line>
</par><par>
<line>
opor*u*idade* d* lazer e de trabalho. Ne*se cenári*, conclui-se que urg* des*n**lver políticas
</line>
<line>
*úblic*s voltada* para a j*ventude, e o psicólogo c*ín*c* é um *rofissio*al capaz de atuar *e
</line>
<line>
f*rma a *inimizar a v*ln*rabi*idade so*ia*s. Dessa forma, bu**am-se açõ** e políticas so*i*is
</line>
<line>
voltada* à co*un**ade e aos grupos e* c*ndição de vulnerabilida*e social e qu* contribuam
</line>
<line>
p*ra uma tr*nsformaçã* so*ial * melho*ia na qualida*e de vi*a da população foca*izad*.
</line>
<line>
Pa*avr*s-chave: Afet*vidade. *nfor*a*ão-afeto. Dir*i*o f*m*liar. *ulnerabi*idade fam*liar.
</line>
<line>
Su*jetivida*e.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The phenome*on of socia* inequal*ty is present in severa*
</line>
<line>
*ountries ar*und the w*rld,
</line>
</par><par>
<line>
predominantly in the underdeve*oped, and is *ainly **e t* the poor distr*bution ** *ncome
</line>
<line>
*mong the *opulation and the *ack o* i*vestme*t* in *he s*cial, *u*tural, health and education
</line>
<line>
area*. Therefore, the **esent work aimed *o discuss ho* the *linic** p*rformance *f
</line>
</par><par>
<line>
psychol*gy is impacted b* so*ial
</line>
<line>
vulnerabilities, in th* und*rstand*ng of
</line>
<line>
young p*ople's
</line>
</par><par>
<line>
copi** with th*se situa*ions a*ising from the social issue. In t*is way, **is study wea*es
</line>
<line>
ref*e***o*s *n ord*r *o cont*ibute to how *syc*ol**y position* itself in the care and receptio*
</line>
<line>
of *ou*g people to reduce the state o* vulnerabil*ty to the risks existi*g *n l*fe. T*e article i*
</line>
</par><par>
<line>
th*ore*i**l in nature, it
</line>
<line>
s*t*ates an exploratory *escriptive typolog*
</line>
<line>
of *e*earch, i*vol*ing
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qual**at*v* approach. W* o*ted for the design *f th* ****iograp*ic research, which was b*sed
</line>
</par><par>
<line>
on texts collected
</line>
<line>
in
</line>
<line>
different sc**ntific com**n*cation
</line>
<line>
*hannels. *he *esu*t* *ndica*e *hat
</line>
</par><par>
<line>
unc**tainties a*fect the young genera*ion, we
</line>
<line>
incr**si*g*y se* young
</line>
<line>
people in si*uations o*
</line>
</par><par>
<line>
soci*l vulnerabi**ty and exclu*ions relate* to racism, s*cia* in*q*al*ties, and
</line>
<line>
cultur** g*ods
</line>
</par><par>
<line>
and opport*n**ies for
</line>
<line>
*eisu*e an* work. In *his s**n*rio, it conc**ded th** it urgent to
</line>
</par><par>
<line>
is
</line>
<line>
is
</line>
</par><par>
<line>
dev*lop pub*ic *olicies a*med at youth and *he clinica* psychologi*t *s a *rof*ssional *apab*e
</line>
</par><par>
<line>
of acting in **d** to mini*ize social
</line>
<line>
vulner*bilit*es. I* this way, ac*ions a*d *oc**l pol*cies
</line>
</par><par>
<line>
are sought for th* com*unity and for g*o*ps i* a con**tion of soc*al vul**rabi**ty and th*t
</line>
<line>
*on*r*bute to social trans*ormation and imp**v*ment *n t*e qu*li*y of life of t*e t*rg*ted
</line>
<line>
po*ula***n.
</line>
<line>
Keywor*s: Affectiv*ty. I*formation-affection. Family law. Family vulner*bili*y. Subjectivity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 1, art. 18, p. 356-*70, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. S. Carvalho, *. L. M. *. *ardoso, *. C. *iguel
</line>
<line>
*58
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A* fr*n*e*ras d*sses sil*nci*s * "não-d*tos" com o esqueci*ento definiti*o e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
r**rimi** i*con**iente n*o *ão evid*ntemente
</line>
<line>
estanq*es * est*o e* perp*tu*
</line>
</par><par>
<line>
deslocamento. Essa tipologia de *isc**s*s, de silêncios, e *a*bém de alu**es e
</line>
<line>
metáforas, é m*ldada pela a*gústia de não en**ntrar u*a e*c*ta, de *er puni*o p*r
</line>
<line>
*quilo q*e se diz, ou, ao menos, *e se exp** a mal-en**ndid*s (POLLAK, 19*9, *.
</line>
<line>
8 ).
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
fenôm*no
</line>
<line>
da
</line>
<line>
desig*aldade
</line>
<line>
so*ia*
</line>
<line>
está
</line>
<line>
pres*nte
</line>
<line>
em
</line>
<line>
di*erso*
</line>
<line>
p*í*es,
</line>
</par><par>
<line>
com pr*dominânci* nos s*bdesenvolvidos. É decorrente *rincipalme*te *a má *ist*ibuição
</line>
</par><par>
<line>
d* renda *ntre *
</line>
<line>
população e da falta de investimen*o* na área socia*, cultural, de saúd*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educ**ão. Es*es fatores caus*m di*ersos **oblemas na socied*de, a*etando **dos os
</line>
<line>
cidad*os, causand* maiores impac*o* na vida dos i*div*d**s com pio*es condições
</line>
<line>
econ*micas.
</line>
<line>
O est*do de *ul*era*ilidade soci*l se **nst*ói a partir das d*sigual*ades *xiste*t** na
</line>
<line>
sociedade. Nesse sentido, as iniquidades *ociais co*stituem-*e os p*incipais *a*ore* de
</line>
</par><par>
<line>
vulner*bilida*e s*cial **
</line>
<line>
que * e
</line>
<line>
encontram *esso*s e **upos e* d*terminad*s t*rritórios
</line>
</par><par>
<line>
das cidades
</line>
<line>
brasileiras. De uma
</line>
<line>
for** g*ral, compr*e*de-se *ue o
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vul*erabilizaçã* soci*l *ode ** m*nifestar a part** do *cesso res**i*o a*s *ens mate*iai*,
</line>
<line>
s*mbó*icos * cultura*s por p*rte de uma população m*rginalizada s*cialmen*e, abrangendo
</line>
<line>
*m leque de *ossibil*dades e **tuações, como ci*am F*orati, Arcê*cio e Souza (2016).
</line>
<line>
A*sim, a desigu*ldade **cial leva a outros tipos de desigualdades, que restring** ou
</line>
<line>
im*oss*bil*tam o acesso a bens materiais, *ultur*is (imateriais) e a serviços. Essas
</line>
<line>
lim*taç*es, *est*içõ*s ou impo*sibilidades pod** torn** *s indiv*duos vulnerá**is * riscos
</line>
</par><par>
<line>
soci*is. Nunes e Sa*es (2016) alegam
</line>
<line>
q*e as crianças e j*vens em sit*ação *e
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabili*ade socia* pos*uem maior ri*co de teste*unhar ou ser vít*ma de tip*s de
</line>
<line>
*iolência, tais como a*ressõe* ps**ol*gicas o* fí*icas.
</line>
<line>
Diante d* exp*sto, o presente estu** volta-se para o tema d* ju*entude em contexto
</line>
</par><par>
<line>
de vu*nerab*lidades *oc*ais, entendend*
</line>
<line>
ta*s fatores como demandas frente à *rátic* da
</line>
</par><par>
<line>
p*i*olog** clíni*a.
</line>
</par><par>
<line>
*ar* Fonseca et a*. (*013,
</line>
<line>
p.259), "em determina*as *ituações, o estado de
</line>
</par><par>
<line>
v*l*erabilidade pode afe**r * s*úde, mesmo ** ausên*ia de doença, ma* co* o abalo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
estado psi*ológ*co, social ou
</line>
<line>
mental".
</line>
<line>
J á os
</line>
<line>
pesquisadores Scott et al. (2018) *ra*em em
</line>
</par><par>
</page><line>
*eus es*u*os que o c*nc*ito de vulnerabil*dade ve* *endo amplamente *r*balha*o desde a
</line>
<line>
déca*a de 1990, te*do uma *tenção e*pecial à vulnerab*lid*d* so*ial.
</line>
<line>
No Brasi*, a *aior par*e dos atos de violênci* é estimulada pelo uso de *ro*as,
</line>
<line>
p*in*ipalmente * álcool. Co*side*ando-se que o meio e as c*ndi*ões em que o ser huma*o
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 1, art. 18, p. 356-370, jan. 20*3 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Intersubjeti*idade e os Jove*s *m S*tuação de Vulner*bi*idade Soc*al: *bservação Doc*ment**
</line>
<line>
3**
</line>
</par><par>
<line>
cresce e se desenvolve está *ssociado com o t*po de pessoa que vai se tornar, po*e-s* então
</line>
</par><par>
<line>
co*preender
</line>
<line>
que, em um ambiente onde * violên*ia, a
</line>
<line>
*rostit**ção, * uso e o tr*f*co de
</line>
</par><par>
<line>
dr*ga* são *ma realida*e de ref*r*nc*a, as*ociados à falta d* uma educação de
</line>
<line>
*ualidade,
</line>
</par><par>
<line>
falta de emprego, *a*xos *alário* dec*rren*es
</line>
<line>
da bai*a escola*i*ade, crianças e jovens
</line>
</par><par>
<line>
reproduzi*ão *s*e me*mo estilo de vid*
</line>
<line>
do contexto e* qu* s*o i*ser*dos, ** qu* muitas
</line>
</par><par>
<line>
ve*es d*sconhecem outras p*ssibilidades e modos de **ver.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *entido, o objet*vo g***l deste t*ab*lho consiste em tec*r discu*sões
</line>
<line>
s obr e
</line>
</par><par>
<line>
*omo * atu*çã* clínic* da
</line>
<line>
ps*cologia é impacta*a pela vulnerabilid*de soci*l, na
</line>
</par><par>
<line>
co*preensão do enfrenta*ento dos jovens a essas situa*ões advin*as da questão soci*l, de
</line>
<line>
forma a co*tri*uir *om o *esenvolvi**nto individua* e social dos jovens para * redução do
</line>
<line>
**tad* de vulne*abilidade *os *iscos e*istent*s na vida. Para atingi* esse propósito *ão
</line>
<line>
nec*s**ri*s os *egui**es objetivos esp*cíf**os: provocar reflexões a partir das si*uações de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerab*lidade soci*l entre os
</line>
<line>
j*vens; no âmbit*
</line>
<line>
d* psicolog*a, tor**-se nec*s*ário
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*onhecimento e a atuação *t*v* ** *rofi*sional frente às de*andas q*e e*sa vulnerabilidad*
</line>
</par><par>
<line>
poss* o*asionar nos sujeitos a el*s e*postos, e *na**sar *apel das políticas públ*cas q*e *
</line>
<line>
operam com segmentos *ociai* frag*lizados.
</line>
</par><par>
<line>
Res*a*ta-**, aind*, a im*ortância da pesquisa para
</line>
<line>
profission*is e e*tudiosos do
</line>
</par><par>
<line>
â*bito c*entífico e soc**l. D*starte, partin*o desse pressup*sto, o presente diagnóstico *o
</line>
</par><par>
<line>
pon* * de vi s t a
</line>
<line>
de seus objetivos
</line>
<line>
se *o*ula *omo um *studo descritivo, explo*atório, qu*
</line>
</par><par>
<line>
essencialmente em**ega o métod* qualitativo. A metodologia apresent*da está respaldada
</line>
<line>
em dado* bibliográficos para um *aior aprofundamento d* tema p*oposto.
</line>
<line>
Nessa *i*, c** *ase *m Gi* (2017) e Tr*viños (1987), entende-se que a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
bibliográfi*a
</line>
<line>
é *laborada com base em ma*er*al já publicado, pesquisas re**rentes **
</line>
</par><par>
<line>
**n*ament* d*
</line>
<line>
det*rminado auto*, * as que se p*opõem a *nalisa* de*erminado assu*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diversas posições.
</line>
<line>
E*trutu*al*ente, este estudo *stá divi*i*o em to*no das seguinte* esferas de análise: o
</line>
<line>
item I é a introdu*ão - sã* apre*entad*s o t*ma da pesqui*a, os obje*iv*s, sua justificativa *
</line>
</par><par>
<line>
relevância, e
</line>
<line>
breves aspe*tos **óricos e met*dol*gico*. A s*g*n*a se*ã* - dedicada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
as*ectos teóric** que ab*ang** o tema da pes*uisa, com a *evisão de liter*tura qu* disco*re
</line>
</par><par>
<line>
sobre alguns motivos que *o**m
</line>
<line>
desenca*ear a v*lnerabi*idad* s*cial juvenil. Na seção
</line>
</par><par>
<line>
tercei*a, s***a-se o papel das polít*cas públicas que ope*a* com
</line>
<line>
segm*ntos so*iais
</line>
</par><par>
<line>
f*a**li*ados. Já a *uarta s*ção situa
</line>
<line>
os
</line>
<line>
r*sult***s; e quin*a a
</line>
<line>
parte traz apont*mentos e*
</line>
</par><par>
<line>
torno das consi*eraçõ*s **nais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 2*, n. 1, art. 18, p. 356-37*, jan. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. *. Carvalho, A. L. M. S. Cardoso, M. C. Mi*uel
</line>
<line>
360
</line>
</par><par>
<line>
2 ESTADO DA ARTE
</line>
</par><par>
<line>
Esta *eção desencade*a outra* subseç*es e, *or isso, três es*eras *ã* estabel*cidas
</line>
</par><par>
<line>
para análise do*u*ental: o *tem 2.* bu*ca compreender a
</line>
<line>
*
</line>
<line>
prática da Psicolo*ia com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
questão *a v*lnerabilidade social *nfrenta*a pel*s *ovens e q*al a me*hor *orma de conduzi-
</line>
<line>
las no â*b*to *línico; o i*em 2.2 *ontem*la as vulnerabilidades s*ci*is e o desenc*d*amen*o
</line>
</par><par>
<line>
das vi*lê*cia*; e, a
</line>
<line>
parte 2.3 evoca a q*estão das vulnera*ilidades soci*is e o fomento à
</line>
</par><par>
<line>
vi*lência,
</line>
<line>
que se e*p*essa paulatina*ente a parti*
</line>
<line>
do s*culo XXI, um *enôm**o central
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
constituiçã* das novas \p*lític** públ*cas\ que operam *om segmentos s*ciais fragilizados.
</line>
<line>
2.1 Vulnerabi*idade Social en*re Jovens: Olhares e Diálogos
</line>
</par><par>
<line>
Nos últimos anos, * *xpr**são "vulnerabilidade
</line>
<line>
s*ci**" tem s*do cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
utilizada no Brasil e no mundo por pesquisadores, ges*or*s * ope*adores de polí*i*as sociai*,
</line>
</par><par>
<line>
em u* esforço de ampliação
</line>
<line>
do
</line>
<line>
entendim*nto das situações tradiciona*mente *e*i*idas
</line>
</par><par>
<line>
como d* po*reza, buscando expr*mir uma pers**ctiva am*l*ada, comple*enta* *quela
</line>
<line>
atrelada à que*t*o da insuficiência de ren*a.
</line>
<line>
Di*nte desse panorama, Morais, *affa*lli e Ko*ler (201*) alegam que o conceito de
</line>
<line>
vulnerabilidade social pode ser aplicado a p*ssoas que vivencia* situaç*es *e adve*s**ad*
</line>
</par><par>
<line>
em s*u cotidiano, ou seja, vulnerabilid*de so*ial pode es*ar a*so*i*da a fatores de risco a
</line>
<line>
que afe*am n*g*ti*amen** as *essoas e seu c*tidi**o.
</line>
<line>
São co*siderad*s f*tores *e risco aqueles cujas c*n**ções ou variávei* pro*ocam
</line>
</par><par>
<line>
efeit*s negativos ou indesejáv*is, *u
</line>
<line>
a*é mesmo comportamento* que compr*metam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
saú*e e o bem-estar
</line>
<line>
do indivíduo. Scot*, Prol*, Sique*ra e *ereira (2018) c**sideram
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
e*tre os fatores *e risco, estão
</line>
<line>
os *omportament*s de ris*o que pod** ser igual*ente
</line>
</par><par>
<line>
prejudiciais. D*ssa f*rm*, e*tend*-se
</line>
<line>
*ue,
</line>
<line>
no comportamen*o
</line>
<line>
de ris**, exis*em vari**eis
</line>
</par><par>
<line>
psicológic*s e *oci*is *ue in*erf*rem *o bem-esta* do i*divíduo.
</line>
<line>
Rocha (*007) *eclara que o es*ad* de vulnerabili*ade se tra*uz em debilid*d*s ou
</line>
<line>
desvantag*ns para o desempenh* e mobi*idade social do* indivíduos e está re**cionad* com
</line>
<line>
o **ior ou meno* grau *e qu*lidad* de vida das *ess*as.
</line>
<line>
A *ulnerabilidade soc*a*, atr*buí** a gru*os *u in*ivíduos, co*pre*ndida * *artir *a
</line>
</par><par>
<line>
exposição * risco* de di*e**ntes naturezas, s***m ela* econômic**, culturais, *ociais,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
colocam
</line>
<line>
*ifere*te* d*safios *a** seu enfre*tamento, c*mo constru*ão social a partir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
múltipl*s cond*cionante* *o cont*xt* social. Portanto, en*uant* prod*to dos proces*os
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. 1, art. 18, p. 356-37*, *an. 2023 www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
In*ersubjet*vidade e os Jove*s em Situação de **lnerabilidad* Soci*l: **ser*a*ã* *ocu*ent**
</line>
<line>
*61
</line>
</par><par>
<line>
exclusão desi*ualdade social. Essa con**rução está calc*da no marco le*al da prot*ção e
</line>
<line>
in*egral apreg*ada pelo Estatuto da Cria*ça e do Adoles**nte (ROCHA, 2007).
</line>
<line>
Costa, Ma*guti e Pirani (2016, p.12) rel*tam **e os con*ecimentos de "necess*dades
</line>
</par><par>
<line>
básicas
</line>
<line>
insatisf*itas,
</line>
<line>
pobreza
</line>
<line>
mu*tid*mensio*al
</line>
<line>
e
</line>
<line>
desenvolvi*e**o
</line>
<line>
humano,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vu*nerabilidade social *onstituem-se uma noção antes de tudo política (ain*a *ue nem
</line>
<line>
sempre se*a percebida c**o *al)" *ue in**re novos "recursos int*rp*etativos sobre os
</line>
<line>
process*s de d*senvolvime*to soci*l, *ara além de sua dimensão monet*ri*".
</line>
</par><par>
<line>
Malvasi (2008) *fi*m* que, no cas*
</line>
<line>
da população **venil, * *u*nerabilidad* está
</line>
</par><par>
<line>
associada a alguns a*p*cto* negat**os, como, por exemplo, a falta de ga*ant*a dos d*reit*s e
</line>
<line>
opo**u*idades nas áreas de educação, saúde, pro*e*ão social, * envol*i*ento com *r*gas e
</line>
<line>
com s*tuações de v*olência d*méstica e *omunitária, a situaçã* de r**, **ntre out*as.
</line>
<line>
Nessa via, e*ten*e-s* que a situação de vuln*rabil**ade dos jovens acontece tamb*m,
</line>
<line>
segundo Castro e Abramo**y (2002, p.*49-150),
</line>
<line>
E* *e*a*ão ao trabalh*, sendo es*e um do* c*nt*n*entes po**lacionais que
</line>
<line>
a*re*entam al*umas das altas taxas de desem*reg* e de su*e*pr*go no país. Eles
</line>
<line>
en*r*ntam probl*mas singular** quanto * primeir* **serção no mer*a**, o qu*, *m
</line>
<line>
al*uma medida, deve-s* à e*igência dos *mpregadores d* prova de experiência. É
</line>
</par><par>
<line>
tam**m uma
</line>
<line>
po*u*açã* qu* tem demandado novos enfoque* da educação e
</line>
</par><par>
<line>
qualificação prof*s*ional, não
</line>
<line>
*cessível a*s jovens de fam*lias pobres. ** fato, as
</line>
</par><par>
<line>
mudança*
</line>
<line>
no mundo do traba*ho, * desr*gulamentação
</line>
<line>
e a flexibiliza*ã*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
economia demandariam habilidades *em sem*re disponívei* e**re os jovens de
</line>
<line>
*et*res po**l*res, como c*nhecime*tos em info*mática * *íng*a* estrangeira*, iss*
</line>
</par><par>
<line>
em *ontexto e de diminu**ão dos postos de tr*balho para grand* parte
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
popu*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro *otivo de dis*rimi*ação é o estigma d* mo*ar na periferia, que é associa*a
</line>
<line>
com mi*éria, violência e criminalidade. Assim, o local *e m*ra*ia, por si só, é um fator de
</line>
</par><par>
<line>
exclusão no trabalh* e
</line>
<line>
na escola. *lém da f**ta de oportunidades de tra*al*o e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alternat*v*s de l*ze*, uma marca *ingula* dos jovens, ne*s*s tempos, é * *ua vu*nerabilid*de
</line>
</par><par>
<line>
à violên*i*, que se *rad*z na morte precoc*. Portanto, o
</line>
<line>
*s iniquidad*s so*iais, segundo
</line>
</par><par>
<line>
Souza, Panúncio-Pinto e Fior*ti (2*19, p.252), constituem-se nos principais fatore*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulner*b*lidade s*c*al em que *e encontram p*ssoas e gru**s em dete*m*nado* territórios
</line>
<line>
*as cidades br*sileira*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, ar*. 18, p. 356-370, jan. 202*
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. *. Carval*o, A. *. M. S. *ar*oso, M. C. Miguel
</line>
<line>
362
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Psicolog*a *m P*uta: Prát*ca e Reflexões
</line>
</par><par>
<line>
Todo con*eci*ent* é *roduzido nas *ic*ssitude* da dinâ**ca contr*d*tória de uma
</line>
</par><par>
<line>
*eterminada realidad* *istórica e s*cial e fundame*tado e* con*epções de homem e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
socied*d* compr*met*das com as posi*ões *e classe, e com * Psico**gia *ã* **i dif*ren*e.
</line>
</par><par>
<line>
*aced* (1984) relata que a P*icolo*ia Clínica está relacionada à compreensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nter*en*ão nos problema* do home*, visand*
</line>
<line>
ao b*m-e*tar individual e soc*al e, ne*se
</line>
</par><par>
<line>
sentido, a atividade do clínico está p*pularmente vinculada à psicot*rapi*.
</line>
<line>
*a concepção de Araújo (2014, p.70), "a*é meados da década de 1970, as
</line>
<line>
intervenções realizad*s pela Psicolo*ia inc*dia*, prin**pa*men**, sobre tr*s grandes *reas: a
</line>
</par><par>
<line>
clínica, da qual usufruíam, principalmente, as camad*s mais abasta**s da p*pulação,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
orga*izacional e
</line>
<line>
a educacional". Mais im*ortan** do que isso * o fat* de que *
</line>
</par><par>
<line>
*onhe*imento e as prática* psicológica* desenvolvidas para e nessas i***ituições di**giam-se
</line>
<line>
a favor dos interes*e* da cla*se domin*nt*.
</line>
<line>
De acordo com Bock (1999), a *sicologia se instituiu na socied*de como um*
</line>
<line>
prof**são corretiva, u*ilizada para tratar dos desvios, *os desajus*es, das patologias, d*s
</line>
<line>
desequilíbri*s e **s conflitos.
</line>
<line>
Ne*se sentido, Macedo (198*, p.8) sin*liza *ue:
</line>
<line>
Ent*ndemos que a psicologia *l*nica se distingue das *emais áreas psicológicas
</line>
<line>
mui*o m*is por uma ma*eira de *ensar e atuar, do que p*lo* *roblemas *ue *rata. O
</line>
<line>
comp*rtame*to, a personalidade, as norm*s *e a*ão e se*s d*svios, as rel*ções
</line>
</par><par>
<line>
interpessoa**,
</line>
<line>
os p*o*essos grup*is, e*olutivos e d* aprendizagem, são obj*to d*
</line>
</par><par>
<line>
estudo não só *e muit*s *ampos da psicologia c*mo t*mbém das ciências humanas
</line>
<line>
em g*ral.
</line>
<line>
N* âm*ito da Ps*cologia, con*orme essa área *e a*rox*ma de probl*má*i*as re*ativas
</line>
<line>
à saúde pública e às po*ít*cas *úbli*a*, torna-s* fundamenta* que os pro*issiona*s *enham
</line>
<line>
clar**a a respeito de *onceitos, como o de v*lnerabili*ade **cial. Dessa forma, buscam-s*
</line>
</par><par>
<line>
ações e p**íticas so*i*is *oltada* à *omu*idade e
</line>
<line>
aos grup*s em condição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabilidade soci*l e
</line>
<line>
q*e contribuam para uma t***sfo*maçã* social e melhor*a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
</page><line>
q*alidade de vida da população focalizada.
</line>
<line>
2.3 Jo*e*s: Vulnerabilidades Sociai* e o Fomento à *iolê*cia
</line>
<line>
* concepção da violência é "*ão ant*ga qu*nto a pró*ria ex*stência do *ome*. *esto*
</line>
<line>
de impr*d*nc*a * ataqu* cont*a seu* semelhantes são relat**os até *e*mo nos primór*ios
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. *0, n. 1, art. 18, p. *56-370, jan. 2023 www4.fsanet.*om.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Intersu*jetiv*da*e e os Jove*s em Situação de *ulnerabilidade Soci*l: Obs*rvação *ocumental
</line>
<line>
363
</line>
</par><par>
<line>
b*blicos, através da passag*m do ass**sina*o en*re irmãos como Ca** e Abel", argumentam
</line>
<line>
Silva e Barbo*a (2021, *.2*1). A violência é, cada vez m**s, um fenômeno *ocial que atinge
</line>
</par><par>
<line>
governos e populações, tan*o global qu**to
</line>
<line>
localmente, *o p**lico e no privado, *stando
</line>
</par><par>
<line>
seu con*e*to
</line>
<line>
*m c**st*nte m*taç*o, um*
</line>
<line>
vez que *ária* *titudes e *o*po*tamentos
</line>
</par><par>
<line>
pass*ra* a se* considerado* como formas de violência.
</line>
<line>
*evido à gene*aliza*ão do fenôme*o *a violê*cia, não existem ma*s *rupos sociais
</line>
</par><par>
<line>
prote*i*os,
</line>
<line>
dife*entement* de outros *omen**s, ai*da *ue a*g**s tenham mais cond*ções
</line>
</par><par>
<line>
de buscar pro*eção institu*ional e *ndividual. **to é, a violência
</line>
<line>
não mais se *estr*nge
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eterm*nado* nichos
</line>
<line>
sociais, rac*a*s, econômicos */*u geográfi*os. *ntretanto, co*o se
</line>
</par><par>
<line>
*r*ten** demon*trar, considerando-se modalidad*s de violênci*, ela
</line>
<line>
po*e *e *centuar
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
gên*ro, i**de, *tnia e classe social, independen*e se como vítimas *u como agentes.
</line>
<line>
C**tudo, A*ramovay, Cas*ro, *inheiro, Lima e *arti*ell (200*, p.14) assinalam qu*
</line>
</par><par>
<line>
a v*olência sofri*a e pr**ica*a pelos j*vens poss*i for**s ví*culos
</line>
<line>
com a cond*ção de
</line>
</par><par>
<line>
vulnera**lidade e po*e ser o resultado negativo da r*lação *nt*e a di*ponibilid*de d*s
</line>
</par><par>
<line>
recursos
</line>
<line>
b*sicos, como: m*radia, alimentaçã*, saúde, ed*cação, *ra**lho, cultura, laze*,
</line>
</par><par>
<line>
de**re ou*ros.
</line>
<line>
O acesso ne**do aos jovens * processos básicos re*tring* a capaci*ade de forma*ão,
</line>
<line>
uso e re*rodução d*s recursos m*teri*is * simb*licos. D*ver**s mo*a*id*des de sep*raç*o
</line>
</par><par>
<line>
do espaço e d*s oportunidades sociais, que incluem a se*rega*ão residencial, separação a
</line>
<line>
do* esp***s públicos de *ociabilidade e a segmentação dos serviços básicos, em espec*al, da
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o, con*orre* p*ra *mpliar a situa*ão de desig*aldad**, torna*do ass*m fon*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabilidade e con*ribu*ndo para * *recária integração d*sses *ovens às es*ru*uras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade* sociais para * seg*egaç*o de muitos jovens (*B*AMOVAY; CASTRO; e
</line>
<line>
PINHE*RO; LI*A; MARTINELL, *002).
</line>
<line>
Abramova*, *astro, Pinheiro, Lima, e Mart**ell, (*002, p.56) arg*em q*e:
</line>
<line>
A parti* da associa*ão da vulnerab*l*dade co* a d*sigualdade so*ial * a s*g*eg*ção
</line>
<line>
juveni*, tem-se con*eg*ido *sclar*ce* c*nários das complexas nuances da rela*ão
</line>
<line>
**ven*u*e e violência. Ess* relação é *ercebi*a como o produto de dinâmicas
</line>
<line>
sociais, pautad*s por desigualdade* de oportunidades, *egregaçõe*, u*a in*e*ção
</line>
<line>
deficitári* *a ed*ca*ão e *o mercado de t*aba*ho, de au**ncia de **o*tunidades de
</line>
<line>
lazer, formação ética e cultural em valo**s de solida*ieda*e e de cu*tura de paz e de
</line>
<line>
*istancia*en*o do* *odelos q*e vincul** esforços a êxitos [...] A combinaç*o
</line>
<line>
desses fatores t*m sido responsável p*r si*u*r os jove*s à margem da participação
</line>
</par><par>
<line>
dem**r*tica q*e col**ore na con*truç*o de
</line>
<line>
identidade* **ns*veis à d*ve*sidad*
</line>
</par><par>
</page><line>
cultural e à so*idar**dade por *ompromissos d* cid**ani*, a*sim *omo no
</line>
<line>
fortalecimento de autoest*ma e *e u* se*timent* *e **r*encimento comun*tário.
</line>
<line>
Em decorrê*c**, *u*t*s ficam *elegad*s às influências qu* nascem de sua *nt*ração
</line>
<line>
cotidiana nas ruas, com out*os que partilham das *esmas carência* q*an*o não são
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. *, art. 18, p. 356-3*0, jan. 2*23 www4.fs**et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. S. Ca*val*o, A. L. M. S. Card**o, *. C. Miguel
</line>
<line>
364
</line>
</par><par>
<line>
*traídos pe*o mu*d* do *rime e das **ogas, in*lusive p*r s*us símbolos e *ráticas
</line>
<line>
*uto*itá*ias de im*osição de poder, ou de prot*gonismo ne*ativo.
</line>
<line>
A violê*ci* juveni*, nesse context*, tem em*rgido *ob *iv*rsas l*gicas. Po* *m lado,
</line>
<line>
te* representa*o uma forma de os jovens q*eb*arem com *ua inv*sibil*dad* e mostrar*m-se
</line>
<line>
*apazes de i*flu*r nos *r*ces*o* *oc*ais e *o**tic*s, diante d* *ma *ociedade que manipu*a
</line>
</par><par>
<line>
*anais de **bilid*de soc**l e segrega socialme*te setores *a populaçã*. Por outro
</line>
<line>
lado,
</line>
</par><par>
<line>
t*mbé* *e observa, como apregoam Abramovay, C*st**, Pinheiro, Lima, e *artin*ll
</line>
<line>
(2002, p.*8), que mesmo e* situações de restrição e**n*mica é pos*ível encontr*r novas
</line>
</par><par>
<line>
propos*as par* solucionar problem* ressal*a*o em *studos da UNESCO1 no Bra*il, o
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo:
</line>
<line>
atr*vés d* lin*uage*s juvenis no camp* do esporte, art*, músi*a e atividade*
</line>
</par><par>
<line>
l*dic*s, muitos jove*s e*contram saídas *ltern**i**s para a realização
</line>
<line>
*e buscas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
afirma*ão so*ial.
</line>
</par><par>
<line>
3 *OLÍTICAS PÚBLICAS E A V*LNER*BILIDADE SOCIAL JUVEN*L
</line>
<line>
Refletir sobre *s *olíticas p*bli*as vol*ada* para a in*ância e pa*a a adolescência
</line>
</par><par>
<line>
d*samparada, ou chamada de "*m sit*ação de
</line>
<line>
vulnerab*lidade social", para O*iveira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Mil*i*sky-Sap*ro (20*7, p.630), nã* é tare*a simples, "uma *ez que é *mplo o le*ue
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
instâncias e*volv*das ne*se contexto, que
</line>
<line>
e*volve desde a p**ítica interna das *nstituições
</line>
</par><par>
<line>
até a polí*ica m*cro, * inclui todo um cenário marcado por injustiças, práticas arcaicas *
</line>
<line>
desigu*ldades".
</line>
<line>
E* r*lação à Constituição de *98*, Olivei*a, Milni*sky-Sa*i*o (2007, p.**0) alegam
</line>
<line>
que p*ssa a regu*a* importa*te princípio d* reestruturação do sis**ma *ra*ileiro de polí**cas
</line>
<line>
sociais, de*tre ele*, uma *mpliaç*o e extensão dos direitos *oci*is.
</line>
<line>
O E*t*tuto *a *ri*nça e do Adolesc*nte (ECA) é uma lei Federal (n* *.06*),
</line>
<line>
promulga*a em 13 *e ju*ho de 1990, que s* carac*erizou *omo *xpre*são máxima d* de*ejo
</line>
</par><par>
<line>
da soc*ed*de brasi*eira de g*ranti*
</line>
<line>
dir*itos às cria*ças * adol*s*entes, historicamente
</line>
</par><par>
</page><line>
fragili*ados, principalmente *s pr*venientes de c*asses sociais menos favor*ci*as
</line>
<line>
(OLIVEIRA; MILNITSK*-SAPIRO, 2007, p.631).
</line>
<line>
Fo*seca (2004) afirma q*e:
</line>
<line>
* A Unesco é uma *gê*cia especial*za*a da ONU com se*e *m P*ris, *a **an*a. Foi fu*dada *o ano de 1945 com o
</line>
<line>
propósito de *ux*liar na re*on*trução do sistema e***a**onal *e *aíses a*ia*os na S*gund* Guerra Mundi**, po*ém
</line>
<line>
**pi*amente expan*iu su* ab*angên*ia e objetivos. Hodie*namente a *ooperação int*rnacional zela pe*a paz e o
</line>
<line>
d*sen*olv*mento sustentável, atua nas áreas da ed*cação, da cultura e da ciência. Alé* diss*, a \*écada da Açã*\
</line>
<line>
trata-s* de um m*vime*to que deco**e entre 2020 e 2030 e re*resenta o praz* que todo* os países-membros d*s
</line>
<line>
Nações Unidas têm para cump*ir as 169 *e*a* dos 17 do Ob*eti*os de *esenvolvim*nto Suste*t*vel (ODS).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 1, ar*. 18, p. 35*-370, jan. 2023 www*.fsane*.co*.b*/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*n**rsubjetividad* e os Jovens em Si*uação d* Vulnera*i**dade Social: Observação D*cumental
</line>
<line>
365
</line>
</par><par>
<line>
O ECA const*tui o m*rc* legal de um processo prático-reflexivo referente a
</line>
</par><par>
<line>
polít*c*s pública* par* a in*ância * a*ol*scênci*, um
</line>
<line>
instrumento nortead*r
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ovos **radigmas n* aten*ime*to e *tenção a crian*as e adolescentes e* e*tado de
</line>
<line>
abandono social ou p*estes a ingr*ssarem n*s** situa*ão. De*de sua publicação n*
</line>
</par><par>
<line>
iníc** da décad* ** 90, o ECA, enfa*iza *
</line>
<line>
reflexão fu*dada no paradigma d*
</line>
</par><par>
<line>
atenção e proteção integ*al à criança e ao ado*e*cente enquanto sujeitos *e direitos.
</line>
<line>
Refl*tir c*iti*amente *obre esse novo p*radigma e sobre esses dire**o* é *m *rande
</line>
<line>
desaf*o, esp***alme*te no con*exto mu*dial, n* qual *uito* p*íse*, já n* década de
</line>
</par><par>
<line>
80, estavam reeditando su* *egislação sobre o bem-est** da criança
</line>
<line>
e do
</line>
</par><par>
<line>
adolescente. Faz-se ainda relevante observa* q*e o E*A surgiu em um momento de
</line>
<line>
reabe*tura democr*tica, *isand* a u** promoç*o dos dir*ito* soc*ais, econôm*co*
</line>
</par><par>
<line>
e civis dos jov**s, ou
</line>
<line>
seja, em vez d* simplesmente controlar os jove*s, o ECA
</line>
</par><par>
<line>
pre*ende garantir seus dir*itos (*O***CA, 2004, p.106).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse s*ntido, fa*-se neces*ária uma p*lí*ica liga*a aos
</line>
<line>
*ireitos humano* e
</line>
<line>
com a
</line>
</par><par>
<line>
intenção de evita* o risc* de subs*it*ir * neces*ária
</line>
<line>
*nfase *a economia polít*ca
</line>
<line>
em limit*s
</line>
</par><par>
<line>
*struturais que afe**m a sobrevivência física e a qualidad* *e vi*a de tais po*ul**ões, por
</line>
<line>
um enf*que cul**ralista, como suficiente p*r* *idar com e*clusões e *obreza.
</line>
<line>
Por *u*ro lado, urge desenvolver políticas vo*tadas para a juventude. El*s são
</line>
</par><par>
<line>
*mportan***, como *ambém as políticas de caráte* unive*sal. Contudo, no que se refere
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
políti*a de atendimento à cri*nça e ao a**lescente, essa ainda * uma área um *an*o restrita,
</line>
<line>
apesar das boas intenções, p*i* * falta de *ntendi*e**o e d* experiênc*a das *essoas
</line>
<line>
envolvidas com a gest*o das pol*ti**s g*ra atr*sos e consequências.
</line>
<line>
4 RESULT*DOS E DISCU**ÕE*
</line>
<line>
As incer*ezas afetam a g*ração *os *ovens, o de*e*canto em r*l*ç*o ao
</line>
<line>
futuro, * distanciamento em rel**ão à* instituições, a descren*a n* sua legiti**d*de
</line>
<line>
e ** p*líti*a fo*mal, al*m *e resistência a autori*arismos. Po* out*o *ado, a vuln*rabi*idade
</line>
<line>
socia* permeia a *ealidade de *ma *mpla parcela da população b*asileir* *azoavelmente
</line>
<line>
*i*nificativa no Brasil, s*gundo o Í**ice de Vulnerab*lidade Social (BRASIL, 2015).
</line>
<line>
Tal fenô*eno - vulne*abili**de juven*l e soci*l - é fr*q**ntemente relaci*nado *om
</line>
<line>
a *usê*cia ou insuf*c*ê*cia de renda, embora *nclua **a*ilidades, exclusão social, ou
</line>
</par><par>
<line>
violação de
</line>
<line>
direitos d* minorias (S*LVA; *ROCÓPIO, 2020). As*i*, not*-*e q*e, *ara
</line>
</par><par>
<line>
al*m dessa percepção negativ* de vulnerabilidade social
</line>
<line>
ass*ciada * \riscos\, de*e-**
</line>
</par><par>
<line>
a*en*a*
</line>
<line>
a*nda para a esfera das \vul**rab*lidad*s
</line>
<line>
positi*as\, e isto é p*ssível? *sso
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
s*ficientement* reconhecido, posto que na* últimas *écada* há:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. 1, art. 1*, p. 356-3*0, *an. 202*
</line>
<line>
www*.**anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. S. Carv*lho, A. L. M. S. Ca*doso, M. C. Miguel
</line>
<line>
366
</line>
</par><par>
<line>
[] o s*ntido de *lerta qu* muitas vulnerabi*idades sugerem, como des*nca*tos,
</line>
<line>
buscas, pe*idos *e socorro, *al*a d* re*erências, projetos coletiv*s que mo*ilizem
</line>
<line>
os j*vens, ass*m como limit*s de uma cult*ra de consumo e por um in*ividualismo
</line>
<line>
na*císe*. Vulnerabi*idades posit*vas ta*bém a*rangem que**ões qu* comumente
</line>
<line>
*ão assoc*ad** por adu*tos a neg*tividade*, mas que podem po**ncializar mudanças
</line>
</par><par>
<line>
**vilizatórias e engajamentos po*itiv*s, fazer
</line>
<line>
*iferenç* (ABRAMO*AY;
</line>
</par><par>
<line>
**STRO, 2*04, p. 2).
</line>
</par><par>
<line>
Nessa vi*, a *si*ol**ia como ciência possi*il*ta a comp*eensão d* subjetiv*dade
</line>
<line>
pres*nte nas interações entre os indivíduos e e*tre o ind**íduo e o social, con*id*rando a
</line>
<line>
inf*uência d*s compo*tame*tos dos sujeito* sob** os gr*pos.
</line>
<line>
* CO*SIDE**ÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A vida cot**iana de diversas famíl*as brasil*iras * *erme*da por u* *spe*to em
</line>
</par><par>
<line>
comum: é caracterizad* *or uma acentuada *uln*rab*lid*de social. A pobreza extrema
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
uma con*ição que su**ete inúmera* famíl**s a* en***dramento n*s
</line>
<line>
vu*nerabilidades
</line>
</par><par>
<line>
soc*a*s, impedindo pais de
</line>
<line>
e**rce*em su** funçõ*s estru*u*antes, não por
</line>
<line>
comportament*
</line>
</par><par>
<line>
*nte*no, mas antes por uma situação exter** ex*re*ament* desf*v*rá**l. Diante
</line>
<line>
d* s s *,
</line>
</par><par>
<line>
acr*dita-s* se* impresci*d*vel es*abel*cer uma interl**ução com u*a sociedad* que
</line>
</par><par>
<line>
produz*u essa exclus*o, e que p*r consequênci*
</line>
<line>
de*se f*to temos jovens em situ*ção de
</line>
</par><par>
<line>
pobre**, exclusão quan** *o racismo, desigual*ades soc*ais, bens cultu**is, oportu*i*a*e*
</line>
<line>
de laze* e *portun*d*des de *raba*ho.
</line>
</par><par>
<line>
É fundamental t*r em **nte a s*brevivência *ísica e a qualidade de vida
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*opulações pobres e, dent*o d*ssas populações, a si*gular vu**erab**idade social *egativa
</line>
<line>
d*s jo*ens. Não *e nega a impor*ânc*a de r**o*mas e atu*ção *e pol*ticas pública*, controles
</line>
<line>
sobre abuso de pod*r e d*sres*eito ao* direitos human*s e a relaç*o entr* violência * crise
</line>
<line>
de de**cr*c*a, e a n*cessidad* d* afi*maçã* de um est*d* de dir*ito * de bem-estar, em um
</line>
<line>
Brasi* marcado *or forte condicion*mento das *e*igualdades soci**s.
</line>
<line>
No *mbi*o da psicol*gia, *ornam-*e necessários o c*nhecimento e a atuação ativa do
</line>
</par><par>
<line>
*rofissional fren*e às demandas
</line>
<line>
que tais vulnerabilidades possam o*asio*ar
</line>
<line>
nos s*jeitos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
elas *xp*stos, tendo compree*são de *ue vulnerabilidade so**al te* sido usada para *
</line>
</par><par>
<line>
caracterizar
</line>
<line>
*m* parcel* da
</line>
<line>
população, cada *ez m*ior,
</line>
<line>
que se encontr* em uma s*tuação
</line>
</par><par>
<line>
desfavorável em relação a o*tros grupos p***lacionai*. Por *sso, para coi*ir o crescimento
</line>
</par><par>
<line>
da v*o**ncia e d* desen**nto sobr* o futuro, e* part**ula* dos joven* em
</line>
<line>
**tuação de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabil*dade *ocial, há de se investi* em valor*s volta*os p*ra uma cultura de paz, **ic*
</line>
</par><par>
<line>
de convivência
</line>
<line>
e, mais que tolerância, cultivando vidas e desarma*do violências, *elo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 1, art. 18, p. 3*6-370, jan. 2023
</line>
<line>
ww*4.fs*ne*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Intersubjetividade e os Jovens em Situação d* Vulnerabilidade Social: Observaç** Documental
</line>
<line>
36*
</line>
</par><par>
<line>
*esg**e d* dignid*de, da autoestima * do *irei** à p*rticipaçã* e inclus** dos j*ven* e *
</line>
</par><par>
<line>
n*ces*ár*a form*çã* d* uma ma*sa crítica, com responsabilidade *ocial e
</line>
<line>
cana*s de
</line>
</par><par>
<line>
rep*esentação d*s jovens. A*ém disso, investir também em e*pa*os de lazer, esp*rte, *rte,
</line>
<line>
*u*tu** e educaç*o p*ra a cidad*nia.
</line>
<line>
Nes*e contex*o, o psicólogo *línico é *m profis*i*nal, não só pel* percepção de se*
</line>
<line>
papel ** sociedade, *as, prin*ipalmente, pela percepção *e *u* natura* implicaç*o na rede
</line>
<line>
de relaçõe* *ue *os con*ti*u*, com todas as ques*õe* perti**ntes * um* socied*de, não tendo
</line>
<line>
*utr* *aminho a não ser o d* encontro com * outr*, sej* *ual for sua c*ndição
</line>
<line>
s*c*oe*onômica.
</line>
<line>
*or*a*to, atua* com a vul*erabil*dad*, com as i*stituições e com a saúde pública, t*m
</line>
</par><par>
<line>
se *evelado um* cond*çã* e*pecial *a*a s* pens*r a atu*ção do
</line>
<line>
psicólogo, não só nesse
</line>
</par><par>
<line>
contexto específico, pois suas *i*issit*des têm p*oduzido
</line>
<line>
que*tioname*tos que
</line>
<line>
atingem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia d* *orma ge*al. Esse * um movimen** *u* possib*lita pensar * fazer *as práticas
</line>
</par><par>
<line>
ps*cológica* como uma ação social, f*vorecend* o *islumbrar de
</line>
<line>
uma clínica *ue permite
</line>
</par><par>
<line>
*er am*liada, abrindo-se para a re*e de r*laç*es, *aso contrário, continuaremos a observar a
</line>
</par><par>
<line>
*riste si**aç*o da juventude co*o
</line>
<line>
agen*e e vítima d*sse
</line>
<line>
pr*c*sso de exclusão que *em
</line>
</par><par>
<line>
af*tando e e*volv*ndo, *e maneira sing**ar, u*a g*raç*o, um ci*lo de *id*, o do* jove*s,
</line>
</par><par>
<line>
em particular, daque**s em situação de pobre*a, que d*senc*deia cada
</line>
<line>
v** mais
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vu*ner*b**idad* social.
</line>
</par><par>
<line>
RE*E*Ê**IAS
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*o*tribuição dos A*tores
</line>
<line>
S. M . S. *arvalho
</line>
<line>
A. *. M. S. Cardoso
</line>
<line>
M. C. Migue*
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepçã* * pla*ejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *ná*i** e int*rpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) **abo*ação do rascunho ou n* r*vi*ão crític* do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprov*ção da v*rsão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 20, n. 1, art. 18, p. 356-370, j*n. *023
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*ww4.fsanet.com.b*/revista
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