<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 3, p. 55-78, de*. 2*22 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.12.3 </line>
</par>
<par>
<line> Ci*lo Transformativo: Uma Proposiç*o *onceitua* a P*rtir d* *m Estudo Etnog**fico de </line>
<line> Turi*mo Voluntár*o </line>
<line> Tra*s*ormative *ycle: A Concep**al Pr*position *rom *n Ethn*g*aphic S*udy of Volunteer </line>
<line> Tou*is* </line>
</par>
<par>
<line> Thiago Gomes de ***eida </line>
<line> Dout*r em Administra*ão pela Un*versidade F*deral do Rio de Ja*ei*o </line>
<line> Diretor Acadê*ico da Esc*la *ub </line>
<line> E-mail: **iago@es*ol*hub.com.br </line>
</par>
<par>
<line> En*e**ço: Thiag* Gomes de Almeida </line>
<line> *d*tor-Chefe: *r. Tonny Kerl*y de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Br*z Be*nardino 105/1*11, C*nt*o, Jui* de Fora - </line>
<line> Ro*ri*u*s </line>
</par>
<par>
<line> MG, CEP 36*10-3*0, Brasil. </line>
<line> Artig* recebido em 14/11/2022. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> recebida em *3/*1/*0*2. A*rova*o em **/11/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado *e*o sis*ema Triple *eview: De** R*view a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; * b) Doub*e *lind Revi** </line>
<line> (a*ali*ção cega *or dois ava**adores d* área). </line>
<line> Re*isão: Gram*tica*, Normativ* e de Form*tação </line>
</par>
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<par>
<line> *. G. Almeida </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A p*squisa transf*rma*i*a do consumo tem como *b*etivo c*ntribu** para o *em-estar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> redução de d*sigua**ades sociais. Uma de </line>
<line> suas v*rtentes, * </line>
<line> dos serviços transforma*ivos, </line>
</par>
<par>
<line> i*v*stiga o </line>
<line> pa*el dos ser*iço* n*ste *rocesso. A lit*ratura tem identific*do o poten*ial </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *eraçã* de valor social que o* serviços t*an**ormati*os pos*uem. No *n*anto, *s estudos têm </line>
</par>
<par>
<line> enfa*iza*o prioritariam*nte duas dimensõ*s: </line>
<line> *) *er*iços prop*iamente </line>
<line> d i t *s ; </line>
<line> 2) p*pulações </line>
</par>
<par>
<line> qu* recebem se*s benefícios. Este trabalho p*oc*ro* investigar efeitos dos serv*ços </line>
<line> tr*nsf*rmativos em uma terceira d*mensão: os i*div*duos no pa*el de prestadores de serviço. </line>
</par>
<par>
<line> O *ontexto </line>
<line> d* *esquisa foi o turismo voluntá*i*, *tr*vés de in**sti*aç*o **nográfic*, que </line>
</par>
<par>
<line> du*ou um ano. *s análises l*v*ram pro*osição do conceito de Cic*o *r*nsformativ*, que à </line>
<line> revela a im*o**â*c** da dimensão d*s prestadores de s*rv*ços t*ansform*tivos par* o bem- </line>
<line> es*ar dos consumidores e redução de desig**ldades sociais. </line>
<line> *alavras-chave: Etnografi*. P*squisa t*ansforma*i*a *o consumo. Serviços transform*tivos. </line>
<line> Tu*i*mo voluntário. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> Tran*f*rmative consumption res*arc* aims </line>
<line> to con*ri*ute to well-*eing and re*uce soc*a* </line>
</par>
<par>
<line> in**ual*t*e*. *ne of it* asp*c**, tha* of t*a*sfor*ativ* services, i*v**tigate* the ro*e of </line>
<line> ser**c*s in this pr*cess. The literature has i*entified the potential for genera*ing social value </line>
</par>
<par>
<line> that trans*ormative services have. However, s*udies *ave primarily emphas*zed </line>
<line> two </line>
</par>
<par>
<line> di*ens*ons: 1) s*r*ices *hemselves; 2) populatio** tha* receive it* benefits. Thi* work sought </line>
</par>
<par>
<line> to </line>
<line> investigate the effect* *f transformative *ervices </line>
<line> in a third di*ensio*: individuals in th* </line>
</par>
<par>
<line> role of service providers. The *esearc* con*ext was voluntary tour*sm, thro*gh ethnogr*phic </line>
</par>
<par>
<line> resea*ch, wh*ch la*ted on* year. The analyzes led t* the proposition </line>
<line> of *he *ransformati*e </line>
</par>
<par>
<line> Cycle </line>
<line> concept, whic* reveals the *mportance of t*e dimension of *ransformative ser**ce </line>
</par>
<par>
<line> providers *or the well-be*ng of consumers and th* r*ducti*n *f social inequalitie*. </line>
<line> Keywords: *thnography. Trans*orm*t**e Consumption R*searc*. Transfor*ative S*rvices. </line>
<line> Volunteer Tour*sm. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, *eresina, v. *9, n. 12, art. 3, p. 55-78, d*z. 2*22 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ciclo Tr*ns*ormativo: Uma Pr**osição C**ceitual a Part*r *e um Estudo *tno*rá**co de Turismo Vol*n*ário </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Tra*sformative *onsumer Rese*rch (TCR), o* pesquisa t*an*for*ativa *o consumo, é um* </line>
<line> verte*te de estudos preoc*pada *om * ger*ção de conhe*imento* que p*s*am contribu*r *ar* </line>
<line> o *em-es*ar do cons*midor (MIC*, 2006; 20*2). Uma das v*rtentes de pesquisa de*ivantes da </line>
<line> *CR é a dos *erviços transformati**s, definida c*mo a pesq*isa sobre serviços com potencial </line>
</par>
<par>
<line> de *eração de b*m-esta* *ar* consumidores *m situa*** de fra*ilidade, * </line>
<line> de </line>
<line> atenuação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vu*nera*i*idade d* g*up*s so*iais *e*os privilegiados (OSTROM et al, 20*0; ROSENBAUM </line>
<line> et **, 2011; ANDERSON; OS*ROM, 2015). </line>
<line> Alm*ida * Casot** (2*15) identif*caram o tu*ismo voluntári* (WE*RING, 2001) como </line>
</par>
<par>
<line> um fenômeno *epl*to de </line>
<line> op*rtunidades *e teorizaç** para a </line>
<line> T*R, dada su* capac*dade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> impactar positivament* a vida </line>
<line> ** consumidor*s em si*u***o *u*nerá*e* e seu c*ráter </line>
</par>
<par>
<line> multi*ult*ra*. *ambém evid*nciaram atributos do turismo v*lu*tá*io que podem caracterizá- </line>
<line> lo c*mo um serviç* transformativo proj*t*do. </line>
<line> * pre*ente traba*ho *á se*u**cia à análise t*ó*ica de Almeida e Caso*ti (2015), a partir </line>
<line> de um* in*e*tigaçã* etn*gráfica c** um *r*po de brasi*e*ros que contratou *m pr*****a de </line>
</par>
<par>
<line> tur*smo voluntário no Quên*a, África Oriental, em </line>
<line> 2014. A pesquisa em </line>
<line> **rviços </line>
</par>
<par>
<line> tra**f*rmativ*s tem pri*ri*ado *o** objet* d* estudo ** serviços p*opriamente ditos e se*s </line>
</par>
<par>
<line> respecti**s e*e*tos </line>
<line> *o público-alvo (ROS*NBAUM et a*, 2011; *NDERSON; OST**M, </line>
</par>
<par>
<line> 2015). Os res*ltados dest* trabalho, n* ent*nt*, c*nt*ibuem para o cam** d*s </line>
<line> serviços </line>
</par>
<par>
<line> tra*s**rmativ*s por *eve*arem um* nova **m*nsão de tra**forma**o ainda não encontra*a em </line>
</par>
<par>
<line> tra*al*os anteri*res: os efeitos t*ansformat*vos nos indi*í*uo* que *umprem o *apel </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> prestadore* *e **rviços. </line>
</par>
<par>
<line> * etnografia reali*ada co* tur*stas </line>
<line> volun*ários *o* le** refl*tir sobre mudanças no* a </line>
</par>
<par>
<line> va*ores e conduta* i*div*duai* *pós a exper*ência ** turi**o volunt*r*o n* Q*ênia, tais como </line>
</par>
<par>
<line> práti*as de consumo, rel**i*name*to* </line>
<line> pes*oa*s e engajame*to *m q*estõe* soc***s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comun*tárias. Est*s mu*anças que se passam nos indivíduos prestadore* de se*viço resultam </line>
</par>
<par>
<line> em novas postu*as relativas à consci*ncia social como, por </line>
<line> e*emplo, o e*gajamento em </line>
</par>
<par>
<line> prát*ca* *ustent*v*is e em *rática* que poss*m c*n*r*buir *ara a red*ção </line>
<line> *a* desi*ualdades </line>
</par>
<par>
<line> sociai*. A conceptuali*ação **ste p**c*sso **vou à pr*p*sição d* conceito </line>
<line> de Cicl* </line>
</par>
<par>
<line> Tr*nsf*rm*tivo, *ue *erá apresentado e desenvolvido *est* *r*balho. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 19, *. *2, art. 3, p. 55-78, dez. 2*22 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Almeid* </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> * R*FERE*CIAL TE*RI*O </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Pesqu*sa transformativ* do cons**o </line>
</par>
<par>
<line> A pesq**sa tr*nsformati*a *o consum* (MICK, 2006) é *m movimen*o d* caráter </line>
<line> o*tológic* dent*o *o *ampo do c*mportamen*o do c*nsumidor, inspirado no paradi*ma </line>
</par>
<par>
<line> transfor*at*vo d*s ci*ncias </line>
<line> soc*ais (ME*TENS, *007; 2010; MAXWELL, 1984; 2007; </line>
</par>
<par>
<line> 2009). Sua *n*ologia </line>
<line> argum*nta por </line>
<line> uma práti*a da pe**uisa *ocial que possa *eal*zar </line>
</par>
<par>
<line> co**ribuições concre*as p*ra o bem-**tar social, s* </line>
<line> opondo a um* ideia de ciênc*a *ocial </line>
</par>
<par>
<line> orien*ada </line>
<line> *a** a constr*ção de teorias inc*pazes de ex*stir*m p*ra a*ém da instânc*a </line>
</par>
<par>
<line> ac**êmi*a e sem condiçõe* de inte*feri*em pos*t**amente na vida social. </line>
<line> Sob a perspectiva epi*temológi*a, a TCR re*ebeu *nfluênci*s *a pe*quisa de a*ão </line>
</par>
<par>
<line> part*ci*ativ* (*ZAN*E; SAATCIOGL*, 2008; *ZA**E; FISC*E*, </line>
<line> 2012), que </line>
<line> a*vo*a </line>
</par>
<par>
<line> por uma pesquisa que promova a mudança socia*, *t*avés de </line>
<line> ag*n*a de p*squisa capaz de </line>
</par>
<par>
<line> end*reçar os inte*esse* d* gru**s *ociais tradici**al*ente meno* *a*or*c*dos. </line>
<line> Mick *t al (*0*2) li*tam a* pesquis*s sobr* o consumo de drogas e t*baco, obesidad*, </line>
<line> violênc*a, consumo inf*ntil, serv*ços soci*is, entr* *utros, como os te*as m*is abordad*s pela </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa t*ansformati*a do co**umo até </line>
<line> então. Destacam também o fato de que tais temas </line>
</par>
<par>
<line> re**etem *s pr*ble*as conectados com a </line>
<line> realidad* </line>
<line> de con*umidores em situação de </line>
</par>
<par>
<line> fragilidad* em p*ís*s de*env*lvidos, o*de foi desenvolv**a a ma*** parte d*sses estudos. </line>
<line> *.* Se*viços Trans*ormativos </line>
</par>
<par>
<line> A *esquisa em serv*ços transforma*ivos </line>
<line> traba*ha co* a premissa de </line>
<line> q*e serviço* </line>
</par>
<par>
<line> con*êm potencia* transform*cional, devido à *onstant* e </line>
<line> di*eta interação que pr*vedore* de </line>
</par>
<par>
<line> **rv*ços pos*ue* com seus cons*mid*res (ROSENBAUM et al, </line>
<line> **11; DAVIES; </line>
</par>
<par>
<line> PECHMAN, 20*3). A*derson e Ostrom (2015) </line>
<line> def*nem a p*squisa e* se*viços </line>
</par>
<par>
<line> transfo*ma*ivos como sendo uma abordagem ce*trada *a cr*a*ão de **dança* e *el*orias </line>
</par>
<par>
<line> signi**cativas </line>
<line> no bem-estar d* in*ivíduos (consumidore* e *mpregados), famílias, r**e* </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais, com**idade*, cidades, naçõe*, co*etivida*es em geral * ecos*istemas. </line>
</par>
<par>
<line> Para Rosenbaum et al (2011), se a pesquisa tradici*na* </line>
<line> em se*viços *e* foco nas </line>
</par>
<par>
<line> *ar*áveis dependente* que imp**tam o lucro das em*r*sas, co*o satisfação * lealdade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *esqui*a transf*rmativa, </line>
<line> por sua ve*, obs*r*ar* o papel dos s*r*iços no b*m-estar do </line>
</par>
<par>
<line> consumidor, *endo construída sob a pe*sp*cti*a </line>
<line> d* que a econo*ia de serv*ços </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, *rt. 3, *. 55-78, dez. 2022 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ciclo Transformativo: Um* Propo*ição Conceitual a Partir de um Estu*o Etnográfico *e *ur*smo Voluntário </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsformat*vo* é articulada a *arti* </line>
<line> *a **lação entre as dimensões so*ial econômica, s*b e </line>
</par>
<par>
<line> uma lógica de respeito, colab*ra*ão e inte*ações sustentáveis. Rosenbaum e* al (2011) </line>
</par>
<par>
<line> *est*cam o fa** de d*termina*a* catego*ia* de s*rviços </line>
<line> pos*uírem u* p*pe* e um *otencial </line>
</par>
<par>
<line> genuin*mente transfor*ativo, como é o caso de servi*o* de s*úde e de </line>
<line> *duc*ção. B*ocker </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> B*rrios (20*5) *á identificaram o valor transfo*ma*i*o de *ma experiência *e serviços. No </line>
<line> *nt*n*o, e*te v*lor * *na*isado num* dim*nsão de sociedade, s*m um foco específico nos </line>
<line> **entes env*lvidos no proc*sso. </line>
<line> * **rismo vo*un*ário foi identific*do por A*meida e Cas*tti (*015) *om* um serv*ço </line>
<line> tr*nsformativo pote*cial, caracterizand*-se como *ontex*o de pesquisa rico e re*evante para a </line>
</par>
<par>
<line> TCR pelas oport*nidades p*ra teorização. Alé* disso, também *e ap*ese*ta c*mo </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> conte**o relevante pe*o fato </line>
<line> de impactar </line>
<line> dupla*ente a soci**ade: *eja por t*car direta*en*e </line>
</par>
<par>
<line> os ben*ficiad*s pelo serviço volun*ário, seja por tr*zer as*e**os *osi*ivos **mbém para os </line>
<line> próp*ios **luntários (MCGEHEE, 2014), sendo esta úl*ima dimensão a meno* abordada pe*a </line>
<line> literatu*a de serviços (*N*ERSON; OST*OM, 20**). Desta *o*ma, o tu*ismo voluntário se </line>
<line> most*o* u* ***text* de pesquisa releva*te para *st* investigação. </line>
<line> 3 MET*DOLO*I* </line>
<line> A pesquisa se desenvolve* at*avés de u*a i**est*gação de inspiração etn*gráf*c*, cujo </line>
<line> objetivo era ide*tific*r as p*áticas e sig*i*ic**os do *ons*mo do turismo voluntário. O estudo </line>
<line> teve *uraç*o de um ano e se *nicio* com uma observ**ão *articipante, s*guida de entrev*stas </line>
<line> em profundidade, junto * um gr**o de brasileiros que contrat*u *m pr*grama *ara voluntariar </line>
</par>
<par>
<line> no Quên*a, durante *ez dias, em fevereir* *e 2014. O </line>
<line> pri*eiro autor deste </line>
<line> artigo viajou </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> volu*tariou junto com o grupo, pe*manecendo os dez dias na *esma casa e compartilh*ndo as </line>
</par>
<par>
<line> *esmas experi*n*i**. *m an* apó* a experi*ncia no Quênia, todos os voluntários </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> entrev*st*dos novamente. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> invest*ga*ão, de inspiração </line>
<line> etnográfic*, *roduzi* ** *i*rio de *a*po (O*ZANNE; </line>
</par>
<par>
<line> FISCHE*, </line>
<line> *012), resul*ado das *bserva*õe* participante*. Todos os voluntários </line>
<line> fo*am </line>
</par>
<par>
<line> com*ni*ados sobre a pres*nça do pe*q*isado* no grupo e </line>
<line> conco*daram, antes do início </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> programa, em c*nced*r </line>
<line> ent*evist*s e e* </line>
<line> participar *a pesqui*a. A*ém do diário de </line>
</par>
<par>
<line> obser*ação, foram realizadas se*e en**evistas em p*ofu*dida*e c*m *s *olu*t*rios em </line>
<line> fever*iro de 2014, e s**e entr*vis**s em janeiro *e 2015. Tod*s foram transcr*tas e a a*álise </line>
</par>
<par>
<line> *e conteúdo foi procediment* </line>
<line> u**lizado pa*a o tra*alho com *s dad*s (*ELK; FISCHER; </line>
</par>
<par>
<line> KOZINETS, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, **resina PI, v. 19, n. 12, art. *, p. 55-78, dez. 2022 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Alme*d* </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> O* dados da* entrev*stas foram tr*angu***os com o *iário de observaçã* com e as </line>
</par>
<par>
<line> e*trevistas com o* gesto*e* *o programa, sendo *rês no *o*al, dois quenian*s e uma b*asileira. </line>
<line> * processo de análi*e se deu em dois momentos. A pr*meira etapa ocorreu após o r*gresso do </line>
</par>
<par>
<line> Quêni*, quando *oram id*nti*icadas as </line>
<line> prim*iras *a*egorias. *s achados de pesquisa *e*ta </line>
</par>
<par>
<line> prim*ira e*ap* influenciaram d*retamente a coleta *e dado*, uma vez q*e s* fez a opção por </line>
<line> aguarda* doze mes*s par* e*tão se in*estig*r as *udanças de comportame*t* no* voluntár*os </line>
<line> qu* os dad*s de 2014 pareciam aponta*. De*ta forma, as e*t*evis*as em pr*fu*did*de </line>
</par>
<par>
<line> realizadas um an* depois, em 2015, tiv*ram influênci* da </line>
<line> primeira </line>
<line> etap* de análise e fo*a* </line>
</par>
<par>
<line> direcionadas p*ra investig*ção *as proposi*ões t**ricas iniciais. </line>
<line> 4 RESULTA*OS EDISCUS*ÕES </line>
<line> 4.1 **rism* voluntário </line>
<line> O t*rismo voluntá*io pode ser descrito como uma ativ*dade que envolv* recreação, </line>
<line> viagem e prazer, ao mesmo tempo em qu* *e pr**ica o trabalho voluntá*io ** bene*ício de um </line>
<line> determinado grupo social (WEARING, 2001; RAYOMND, 2008; BARBI*RI *t *l, 20*2; </line>
<line> MCGEHEE, 2014). *u* prática d*cor*e de um desejo individual dos volu*tários de promover </line>
</par>
<par>
<line> contribui*ão par* a*í*io de fragi*id*des sociais e pobre*a dos territ**ios onde *e *ratica </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> at*vida** (LYONS; WEARING, 2008; M*G*HEE; SANTOS, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Há estima*iva* de que nos últimos anos, apr*xima*amente *0 milhõ*s </line>
<line> de </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> praticaram o turismo voluntário no mundo (WEARING; MCGEHE*, 2013). Com origens na </line>
<line> *rã-Bret*nh* e Euro*a **id*nta*, a atividade se popularizou rapid*ment* nos Estado* Uni*os </line>
</par>
<par>
<line> * n* Austrália, devido ao forte en*olv*m*nt* da cl**se *édia evangél*ca na **alizaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> miss*es (*OGHLA*, 2007; 2008), que têm como p*i**ipais destinos a *sia * a África </line>
<line> (CO*HLAN; FENNEL, 2009; COGHLAN; *NO*CH*, 2011). </line>
<line> Junto com o intere*se dos con*umidores, t*mbém cresceu o interesse dos pe*quis*dores </line>
</par>
<par>
<line> *obr* o tema, o que al**u o turis*o vo*untário condi*ão de campo emer*ente dentro d* à </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa </line>
<line> em tur**mo (BARBIE*I et al, 2011; LYONS; WEA*ING, 2*08; *C*EHEE; </line>
</par>
<par>
<line> *AN*OS, 2005; MCINTOSH;Z*HRA, 200*; *IN, 20*9; STODD**T; ROGERSON, </line>
</par>
<par>
<line> 2004), *ri*cip*lm*nte p*lo c*rát*r transfo*mad*r que </line>
<line> a </line>
<line> experiê*cia *emonstra </line>
<line> atra*és *os </line>
</par>
<par>
<line> trabalhos ac*dêmicos s*bre o tema (MCG*H*E, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> A litera*ura já identificou *vidên*ias de que parte *o crescimento da ati**dade po*e ser </line>
</par>
<par>
<line> **plicada pe*a bus*a do* indiv*duos, a maio*ia j*ven* e jovens adultos, pel* c*nst*uçã* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *ere*ina, v. 19, n. 12, *rt. 3, *. 55-78, d**. 2022 w*w4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*c** Transformativo: *** Prop*sição Con**itual a Par*ir de um Estudo Etno*ráfic* de *u*ismo Vo*u**ário </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> su*s identid*des atravé* do desejo de contribuir para * melho*ia do mund* (*UTCHE*; </line>
<line> SM*TH, 2010). Sob o ponto d* vist* do tu*ista voluntá*io, *nquanto consumid*r, este </line>
</par>
<par>
<line> despende te**o, recursos finance*ros e tra*alho, p*ra contri*uir com o desenv*lvimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> com**idade </line>
<line> que o rec*berá, *m **oca *a *e**mpe*sa e***rada que consist* em contato </line>
</par>
<par>
<line> próximo com a **pulação e cultu*a local, sensa*ão de faze* o bem, pe*cepção de qu* seu </line>
<line> trabalho gerou impac*o positivo e e**eriência turística ex*tica (ZAHRA; MCINTOSH, 2007). </line>
<line> *lme**a e Caso*ti (2015) argumentam q*e o turismo voluntário e * TCR possuem </line>
</par>
<par>
<line> obj*tiv*s ontol*gicos </line>
<line> comuns, am*o* *elacionado* a uma contribuição so*ial positiva dos </line>
</par>
<par>
<line> grupos em fragilidade e melhori* d* qualidade de vi*a das comunid**e* me*os pr**ilegiadas. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, *am*ém afirmam que o turista vo*untá*io, enquanto *onsumi*o*, ao tomar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> decisão de investir *ec*rsos finance*ro*, </line>
<line> d* tempo e tr*balho, em um </line>
<line> pr**rama d* *u*ismo </line>
</par>
<par>
<line> voluntá*io, com o objetivo de </line>
<line> desfr*t*r do* senti**ntos resultantes do processo d* aju*a </line>
</par>
<par>
<line> huma*itár*a e mei* *m*iente, demonstra estar imbuído de um es*í*ito que ma*ca a pe*q*isa </line>
<line> na TC*. </line>
<line> 4.* O Program* de Turismo V*luntário: *emana VV </line>
<line> N* ano de 2014 foi criada * pri****a agênci* brasileira d* tur*sm* voluntário, a </line>
<line> Volunte*r Vaca**ons, fundada pelos empreende*ores Mariana Serra, Alice **tton e A*dré </line>
</par>
<par>
<line> Fra*, *o* s*de na cidade d* Rio de Ja*eiro. O </line>
<line> *r*ba*h* da Volun**er Vacations se*ue </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mesmo mo*elo das agências internacio*ais, *esenv*l*en*o parcerias com p*o*etos socia*s e </line>
<line> organizaç**s não go*ernamen***s em diversos *a**es e **nti*entes, e formatan*o p*ogramas </line>
<line> de t*rismo voluntá*io de curta duração, em que o **luntár*o *rab*lh* durante 5 a 10 dias, em </line>
<line> média, no *rojeto conveniado, enquanto rea*i*a ativida*es turísti*as e culturais. * Volunteer </line>
<line> V**ations iniciou *uas operações co* um *rodu*o pré-formatado: a Semana VV. Est* p*oduto </line>
</par>
<par>
<line> consiste em </line>
<line> um pacote de turismo </line>
<line> *olunt*rio fechado pa*a **quenos grupos (*e a *5 7 </line>
</par>
<par>
<line> vol**t*rios), em </line>
<line> qu* a ativid*de voluntá*ia a ser **sen*o*vida sempre p*ssu* um *aráter de </line>
</par>
<par>
<line> empodera**nto da população l*cal, de acordo com *s demandas de *ada paí* e c*munidade. </line>
<line> Os *olun*ários atuam na se*an* como prestadores de serviço. </line>
<line> *o caso e*pecífico da Semana VV no Quênia, em fevereiro d* 20*4, a *olunteer </line>
</par>
<par>
<line> Vacations organizou, </line>
<line> em conjunto *om parceir*s locai*, *ma semana </line>
<line> de capacitação e* </line>
</par>
<par>
<line> ge*tão de pequeno* n*góci*s </line>
<line> p*ra empree*dedore* </line>
<line> de baixa rend*, r*sidentes ** fave*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Kibera, *m Nairóbi, c*p*tal do *uên*a. Os treinamento* foram plan*jados </line>
<line> para s*rem </line>
</par>
<par>
<line> *onduzidos por dois professores brasile*ros, *nquanto os voluntários atuariam como monit*res </line>
<line> Rev. FS*, T*resina P*, v. *9, n. 12, art. *, p. 55-78, dez. 202* www4.fsane*.*om.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. A*meida </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> e ass*stentes dura*te as ati*idades práticas em grupo. To*os os voluntários *ece*er*m oito </line>
<line> horas de trein*mento a*te* do *ní*io das atividades, o que os hab*l*to* a atuar n* projeto. O </line>
<line> treinamento *nvo*veu *a*to a preparaç*o t*cnica do* volunt**ios, quan*o * preparação *ara a </line>
<line> interação cultu**l e peculiar*dades locais. U* dos pr*fes*ores condutores dos trein*m*ntos f*i </line>
<line> o p*imeiro autor d*ste *rtigo, que tam*ém par**cip*u ** *eman* VV c*m* volu*tário, o que </line>
<line> propic*ou uma *osição no campo adequada para a investigaçã* etno*rá*ica. Além do trab*lho </line>
</par>
<par>
<line> dur*nte as c*pac*ta*ões, a agenda da Seman* VV inc*uiu </line>
<line> atividades voluntárias no orfanat* </line>
</par>
<par>
<line> Imani e na biblioteca para cria*ças d* *avela Kibera, além de atividade* turísticas e culturais, </line>
<line> como indicado na tabela 1. To*os os voluntár*os for*m in*orma**s, n* mom**to da com*ra </line>
</par>
<par>
<line> do prog*ama da Semana VV, sobre a presença do pesquisador no grupo e *obre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenv**vime*to do presente *studo. A participação no programa *ão foi, ** momento </line>
<line> al*um, co*dicio**da à a*eitação em partici*ar da pesquis* como informante. </line>
<line> TABELA 1 - Agen** *as atividad** da Semana VV no Quênia </line>
</par>
<par>
<line> DIA 1 </line>
<line> *I* 2 </line>
<line> DIA 3 </line>
<line> *IA 4 </line>
<line> DIA 5 </line>
</par>
<par>
<line> *he*ada em Nairóbi </line>
<line> Atividad* Voluntária: Leitura para criança* na biblio*eca d* *ibera e apresen*ação de ritmos brasileiros. </line>
<line> Ativ*dade Volun*ária: Visita e traba*ho voluntário n* or**nato Imani </line>
<line> Ati*idade Voluntária: Cap*citaç*o de g*stão p*ra mulheres da ONG Livin* P*sitive </line>
<line> Atividade Vol*ntária: Capacitação de gestão *ar* empreended*res de b*ixa renda de Kibera </line>
</par>
<par>
<line> D*A 6 </line>
<line> **A 7 </line>
<line> DIA 8 </line>
<line> DI* 9 </line>
<line> D*A 10 </line>
</par>
<par>
<line> Ativid*de Vol*ntária: Capacitação de ges*ã* pa*a empr*en*edores de ba*xa renda de Kibera </line>
<line> **ivi*a*e Voluntár*a: Ca*acitação de *estão para empreende*ore* de baixa rend* de Kib*r* </line>
<line> Atividade Turística: *isi*as ao Giraf Center, Elephant Or*hana* e S*fári no P*rque Nacion*l de Nairóbi </line>
<line> At*vi*ade *urística: V*si*a *o mer*ado de artesãos locais no cen*ro *e Na*róbi * R*gresso *o Brasil. </line>
<line> Che*ada no Rio *e Janeir*. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabor**o pelos autore* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 12, art. 3, p. 5*-78, d**. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cic** Transfor*a*iv*: Uma Pro*o*içã* Conceitual a Pa*tir de um Estudo Etnográfico de Turism* Vol*ntário </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Principai* **had*s des*a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Tend* c*mo *rincipal objeto de nossa análise os turistas *o*untários que viajaram ao </line>
<line> Qu*nia, foi poss*vel i*ent*ficar a existência de um p*ocess* de tr*nsforma*ão dos *oluntário* </line>
<line> a pa**ir da *xperiê*c*a n* Q*ênia. E*tas t*ansf*rmações se refletiram, **imord*a*mente, na </line>
<line> cons*rução de *ovas visões *e mundo, res*ate e/ou intensificação de *alores * eng*jamento </line>
<line> *ocial. *st*s transfo*mações serão de*critas e interpretad*s a se*uir em t*ês diferentes e*apas </line>
<line> deste processo de mu*ança: 1) I**aliz*ção (*ntes da experiên**a); 2) Ressignificação (durante </line>
<line> a e*periê*c*a); e 3) Engajamento (a parti* *a experiênci*). </line>
<line> 4.4 Etapa 1: Idealização (antes da experiênci*) </line>
</par>
<par>
<line> O convívio * *s entrevistas *om ** voluntários </line>
<line> rev*laram que part* i*po*ta**e d* </line>
</par>
<par>
<line> moti*açã* e de*isão de *iven**ar a exper*ê*ci* do turismo vol*nt*rio </line>
<line> *inha relação *streita </line>
</par>
<par>
<line> com uma vontade d* contribuir * de faz*r o bem para a *o*iedade. *s voluntários rel*t*ram </line>
<line> ideais e projeto* d* vida, re*acionado* a propósi*os al**uís*as * a ca*s** e valores pessoai*. No </line>
<line> que este trabal*o nomeou de et*pa de id*alização, d**s aspectos foram identifi*ados * pode* </line>
</par>
<par>
<line> ser co*side*ados </line>
<line> gatilhos </line>
<line> para *a* início aos pl**os de viage* e a* processo de </line>
</par>
<par>
<line> t*ans*o*maç**: a) Visã* de Mundo e sonho; b) Significado da *frica. </line>
<line> 4.4.1 - Vis*o de mu*d* e *onho </line>
</par>
<par>
<line> A escolha </line>
<line> p*r pa**ar * carnaval realizando trabalho v*luntário no Quên*a pareceu </line>
</par>
<par>
<line> estar **is ass*ciada a visõ*s d* mundo que já gu*avam * vida de *lguns participa*te* do que </line>
</par>
<par>
<line> com expe*iênc** tur*stica na *frica. Ele* fala* *e a </line>
<line> u* forte desejo de *ontribuir par* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> melhoria d* bem-estar social do "mundo", de "pe*soas" o* de *m gru*o de pessoa* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> s*tuações de f*agilidade. A *portunidade de vo*untaria* </line>
<line> no Quê*ia **ssui um propósit* </line>
</par>
<par>
<line> al**uíst*, já que avaliam **as condições *avoráveis na vida com* </line>
<line> "sorte", * que </line>
<line> prov*ca </line>
</par>
<par>
<line> "incômodo*" e "preocup*ções" que l*vam ao engaj*ment*, ao *ever * à </line>
<line> dedic*ção * </line>
<line> *aus*s </line>
</par>
<par>
<line> *oc*ais. Eles j*sti*icam suas prá*icas como formas de "devolver ao mundo" o "mu*to" qu* </line>
<line> julgam ter recebido em relaçã* às d***renças de opo*tunidades e de consumo, quando </line>
</par>
<par>
<line> observam </line>
<line> as desigualdades à s*a volta. Os re*atos * segu*r *xe*plificam essa* visões de </line>
</par>
<par>
<line> m *ndo: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Ter*sina P*, v. 19, n. *2, art. 3, p. 55-78, dez. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almeida </line>
<line> 64 </line>
<line> Eu and* na ru* e sempre pe*so *ue as pessoas deveria* partir do mes*o </line>
</par>
<par>
<line> po*to. Nã* eu </line>
<line> partir </line>
<line> do ponto *0* e o cara do ponto zero, e*tend*u? E eu </line>
</par>
<par>
<line> sempre *e senti muito **comodado com isso. Por que e* *ive * sorte de na*cer </line>
</par>
<par>
<line> *uma famí*ia que é boa, * </line>
<line> um monte de gen*e *asceu n*ma *amília que não </line>
</par>
<par>
<line> *em c*nd*ç*o, e*tendeu? Eu s*mpre tive *ss* na c*beça, d* qu* e* devo muito </line>
</par>
<par>
<line> ( ...) </line>
<line> Eu </line>
<line> tenho que </line>
<line> devolver, pro m*nd*, </line>
<line> *m po*c* do que eu tive, </line>
<line> ent*ndeu? </line>
</par>
<par>
<line> (Rogé*io, 27 an*s, voluntário). </line>
<line> Eu não posso ver uma causa que eu *e engajo, entendeu? (...) T*nho a </line>
<line> preocupação *e só ter o es*e*cia* e* casa, então eu tô **mpr* do*ndo *oupa... </line>
<line> Se acont*ce u*a tragé**a, como a ** s*rra, eu me empenho em dedicar, uma </line>
</par>
<par>
<line> parte do meu </line>
<line> tempo, pra **vimentar p*ssoa* a aderi* à causa. (Cassio, *4 </line>
</par>
<par>
<line> anos, vol*nt*rio). </line>
<line> **erer "mud*r o mundo" ** "mudar tudo" são propósitos qu* levam alguns </line>
<line> part*cipantes da pesquis* a as*o*iarem a e*periência de turismo voluntá**o * um "son*o" ou </line>
<line> "u** coisa mui*o mai*r". A Semana VV é vi*** ju*tament* co*o a cha*ce de tornar o s*nho </line>
<line> r**lidade a*ravés de um pro*eto **paz *e *nir * educação e o empreendedorismo no *ont*xt* </line>
<line> do *ontine**e **r*cano. </line>
<line> A primeira v*z que ela falou (se *e***i*d* a Maria*a, da Vol*nteer Vacations) </line>
<line> já *e chamou aten*ão, *elo fato de eu acreditar que a edu*ação pode mudar o </line>
<line> mun*o, que é através d*l* qu* a gente muda t*do, porque a educaç*o é a base </line>
<line> de t*do (...) Qua*do a Mari f**ou, Quênia, Áfri*a, *duca*ão e </line>
<line> *mpreended**i*mo, eu juntei *udo isso e f*lei: *a*am*a! Essa é a m**ha </line>
<line> opor*unidade! (...) *ua*do eu cheguei, * minha se*saç*o de: *ô, que bom *ue </line>
<line> eu consegui realizar e*se sonho, co* a ajuda de mui*a g*nte, é qu* eu tô aqui. </line>
<line> (Tati*na, 26 a*os, vol*nt*ri*) </line>
<line> Então, *ssim, qua* * preço de *ocê realiza* seu sonho? Isso é uma cois* mu*to </line>
<line> maior *o que 4 *oras d* tra*alho, um mê* de t*abalho, ou v*cê s*ir pr* j*nta* </line>
<line> d**s m*ses a *e**s, en*endeu? (Cas**o, 3* anos, voluntário). </line>
<line> Os r*l*tos suge**m que a* visõe* * sonhos se sobrepõem * caracterí*tica de </line>
<line> ent*etenimento ass*cia** em geral a experiências turísticas *u a **periências tur*stica* </line>
<line> exótica*. No entanto, f*i possível identificar n** e*trevista*os uma ideali*ação do contin*nte </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, *rt. 3, p. 55-*8, *ez. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *iclo *ransfor*ativ*: Uma *ropo*ição Conceitual * Partir de um Es*udo E*nográfico de *u*ism* Voluntário </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> af*icano, como dest*no. A Áf**c* *arrega significad*s simbólicos que t*vera* impo*tante </line>
<line> papel na decisão *e alg*ns entrevistados de vi*jar durante o car*a*al brasile*ro. </line>
</par>
<par>
<line> 4.*.2 - Sign*fic*do da Áfr*ca </line>
<line> Como o t*abalho de Mcgehee (*014) já havia evidenciad*, muit*s voluntários </line>
</par>
<par>
<line> en*ergam nos </line>
<line> destinos a*ricanos e as*á*icos el*ment*s mítico*, </line>
<line> assoc*ados à imagem </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> miss*onários, *u mesmo à jornada d* heró*, se ide*tificando com o e*tereótipo do o**dental </line>
<line> que vai pra*icar ajuda humanitári*. Os vo*unt*rios brasileiros no Quênia não fugiram a esta </line>
<line> regra, e relatam a Áfr*ca como *m cenári* d* "guerra", "sofrimento", "pobr*za", "*oenças" * </line>
<line> "fome". El*s enfa*i*amente **screvem os ho*rores da Á*r*ca como o* piores do mund* </line>
</par>
<par>
<line> justificando, assim, a e**ol*a d* continente, ca**z de realizar </line>
<line> o </line>
<line> "*onho" al*ruí*ta de </line>
</par>
<par>
<line> br*sileiros que se veem com p*ivi*égio* o* "sort*". I*te*essante notar q*e a imagem da África </line>
<line> se sob**põ* à do Quêni*, país e* que *fetivamente s*ria o d*stino d* tod*s: </line>
<line> Car*, acho que por *er *m país da Á*ri*a, era um s*nho que e* tinha *onh*cer </line>
</par>
<par>
<line> algum lu*ar d* Áfri*a (...) *eu pai já tinha vindo pra cá, e ele </line>
<line> *ontava pra </line>
</par>
<par>
<line> gente a rea*ida*e daqui (...) As foto* que ele mostrava pra gente *ra* só </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> acampamento </line>
<line> del*, guerra a </line>
<line> civil era m*ito grande, ele via *á*ios jovens </line>
</par>
<par>
<line> mu*il*dos. (Tatiana, 2* an*s, voluntária) </line>
</par>
<par>
<line> *f*ic* foi * </line>
<line> c**ti*ente </line>
<line> qu* mais *ofreu no mundo. Ela foi </line>
<line> explora*a a*é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> máximo *el*s europeus. É o lugar ***e **m mai* p*ssoas c*m A*DS no </line>
<line> m*ndo, p*ssoas com fom* *o m*nd*. *nt*o, é o continen*e que *ai* sofre *o </line>
<line> mundo, é o lugar que p*ecisa mes*o disso (ajuda d* voluntários). (Rogé*io, 27 </line>
<line> ano*, vol*ntá*io) </line>
<line> Então, tem uma simbologia de você ir p*ra a África porque você vem para u* </line>
<line> cont*n*nte mais pob*e, mais d*ente, o*de as *essoas pre**sam muito e, </line>
<line> realmente, *recisam, enten*eu? Então, *sso sempre teve na m*nha lista de </line>
<line> coisas a fazer na *ida. (Cass*o, *4 *nos, volunt*rio). </line>
<line> * plau*ível inferi* que a arti*u*ação das visões de *undo com a con*truçã* de sonhos </line>
</par>
<par>
<line> e o enc*ntro i*ea*i*ad* com </line>
<line> * *r**osta </line>
<line> de turismo *oluntário na Áf*ica, con*inente </line>
</par>
<par>
<line> d*f**enciado em termos </line>
<line> de núme*o e intensidade de mazel*s reun*da*, tenha sido a mola </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 12, art. 3, p. 55-78, dez. *0*2 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. Al*eida </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> *ropulsora da primeira e*apa *o pro**sso de muda*ça e t*ans*orm*ção dos partic*pantes da </line>
<line> pesquisa. </line>
<line> *.5 *tapa 2: Ressignificação (Dur*nte a experi*ncia) </line>
</par>
<par>
<line> Se a *r**eira e*apa </line>
<line> d* processo de transf*rmaç** dos </line>
<line> volu***rios se deu n*ma </line>
</par>
<par>
<line> d*mensão mais *imbólica, com a cheg*da ao Quênia, é possível </line>
<line> ob*ervar como se inici* d* </line>
</par>
<par>
<line> fato e se </line>
<line> intensifica est* transformação. *s ano*açõ*s do </line>
<line> diá*io de campo e as e*trevistas </line>
</par>
<par>
<line> apontaram para ** f*r*e *rocesso de r*ssig***icaç*o de valo*es, visã* de mun*o e </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> prát*c*s </line>
<line> da *ida *otidiana no Brasil, por parte dos vo**ntários, já nos primeiros </line>
<line> **as em </line>
</par>
<par>
<line> Nairóbi. Esta ressignificação </line>
<line> acontece a partir da in*l*ênc*a </line>
<line> de basicamente três aspecto*: </line>
</par>
<par>
<line> interação c*m o co*texto, *om**rações * espanto. </line>
<line> *.5.1 - I*ter*ção com o co*te*to </line>
<line> Mesmo os vol**tários relatan*o a expectativa e desejo de ir par* o cenário *e pobreza, </line>
<line> sofrimento, d*ença* e ***assez de recursos, f*i possív*l observ*r a surpre*a d* alguns d*ante </line>
</par>
<par>
<line> *o contexto adve*so e o </line>
<line> desconforto já nas *rimei*as hora* da *xp*riênc*a. Ain*a assi*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> análise das not*s de campo i*d*ca que a mudança de c**portamento dos voluntários se inici* </line>
<line> *e fa*o após os pr*me**os contatos c*m o cont**to de trabalho, ou seja, some*t* *pós o iníc*o </line>
<line> da exper*ência volu*t*ria. As anotações a seguir mostram as mu*anças a partir das intera*ões </line>
<line> c*m o conte***. Esco*hemos a comida como o princip*l elem*nto de análise da transformação </line>
<line> do g*upo. </line>
<line> Dia 1: Estávamos co* muita fo**, e eu notei que o prime*ro contato *om * culinária local foi </line>
<line> um choque para alg*n* *evido à s*mplici*a** e ao *specto da c*mida * dos temperos, muito </line>
</par>
<par>
<line> diferent*s do que o *ra**le*ro est* acostumado. A comida estava p*onta e post* *ar* nós </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> ré*hauds aquecid*s por c*am*s. Era comp*s*o por: repo*h*, a*roz, um molh* vermelho com </line>
</par>
<par>
<line> ervilhas, **a ma*sa que parecia ser algo c*mo *izza, mas co* *e*ume* *r*mas m*ito * </line>
</par>
<par>
<line> difer*n*es dos de uma pizza no Br*sil. Apenas </line>
<line> *uas *e*soas se se*vira* da comida os * </line>
</par>
<par>
<line> queniano* que nos rece*er*m notaram que o cardápio par*ceu não a**adar muito. As p*s*oas </line>
</par>
<par>
<line> que não comeram evi*aram se s**tar à mesa e rapi*amente </line>
<line> procuraram tomar banho e se </line>
</par>
<par>
<line> *irigir pa*a seus **artos, ta*vez par* evit*r * *uestionamento s*bre s* iri*m ou *ão jantar. </line>
<line> Re*. F*A, *eresina, v. 19, n. 12, art. *, p. 55-78, **z. *022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ciclo Transformativ*: Uma Propos*ção *onceitual a Par*i* de u* *st*d* Etnog*áfico de Turismo Voluntár*o </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> Dia 2 - manhã: Uma das primeira* ativi*ades do gr*p* *o*si*t*u *m ir até um pequeno </line>
</par>
<par>
<line> shopp**g pa*a comp*ar chips *e telefone *elular *ara se *omunicar </line>
<line> com o* familiares no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. Com* a loja de </line>
<line> *elefo*ia se encontrava d*ntro de um sup*rmerc*d*, muito* dos </line>
</par>
<par>
<line> ***untários apro*eitaram par* comprar co*ida para levar para a *asa. Foi p*ssível </line>
<line> o*servar </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> neste </line>
<line> d*a cada um caminhou sozin*o pe*as </line>
<line> gôndolas </line>
<line> d* supe*mercado c*m s*a p*óp*ia </line>
</par>
<par>
<line> cesta e escolheu produto* para si *róprio ape*as. </line>
<line> Dia 2 - n*ite: Quando o *rupo chegou *a casa, foi realizada um* divisão inform*l dos </line>
<line> *rodutos de *ada um na gela*eira. O* alim*ntos indus**ializ*dos que não *recisav*m s** </line>
<line> mantid*s ali, com* biscoito*, doces e barras d* *ereal, eram guardado* *as malas, dentro dos </line>
<line> quartos. A pri*eira *isita a* superme*cado ac*nt**eu ant*s do primeiro *o*ta*o d** </line>
</par>
<par>
<line> voluntários com a rea*id*de local, * antes do *nício do t*abalho da *emana VV. Durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> noite, cada um consumiu s*us própr**s produtos e, novam*nt*, poucos toc*ram na co*ida que </line>
<line> *oi pr*parada para o ja*tar **los a*fit*iõ*s que**anos. </line>
</par>
<par>
<line> Dia - manhã: No prim**ro de trabalho, o grupo 3 </line>
<line> *oi levado *ara c**hece* e volun**ria* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> biblioteca </line>
<line> infantil de **bera (nome </line>
<line> da fave*a), re*liz*ndo *eituras para as crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apresent*ndo ritmos * *anças brasi*eiras **ra *s j***ns quenian*s. Al* se deu nosso primei*o </line>
<line> *ontato com o territó**o on*e ser**m real*zadas a* c*pacitações. </line>
<line> Dia 3 - noite: Enqu**to n* dia anterior os homens que tomavam **rv*ja, *ada um *ompr*u * </line>
<line> be**u a sua. Hoj*, co*pra*os col*ti*amente, e t*d*s bebe*am ju*tos. Quando che**mos em </line>
</par>
<par>
<line> cas*, todos jant*ram, e algun* já elogiavam *uito a c*mida. Eu confes*o q*e ma*tenho </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> minha opinião: a *omida não é r**m, mas para noss* **ladar brasileiro, e*a não tem *abor. Se </line>
</par>
<par>
<line> ontem c**a um </line>
<line> foi pa*a *e* q*arto fi*a* mexend* n*s celu*ares * entrando </line>
<line> na inter*et, h**e </line>
</par>
<par>
<line> pass*mos o restant* da noite sentados na sala conv*rsando sobre como estav* se*do para cada </line>
</par>
<par>
<line> um o sign*ficado d** expe**ências dos úl*imos dois *ias * as impr*ssões sobre a *fri*a e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Q**n*a. Notei q*e ha*ia um* necessidade m*ito grande de todos em verbal*zar * fala* sobre </line>
<line> c*mo foi voluntar*ar com as c*iança*, alguns vol*ntários se **oc*o*aram. </line>
</par>
<par>
<line> *om o passa* d*s di*s out*os compo*t*mento* par*cidos foram observado*. Se </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> pri*eiro dia alguns rec*amaram da *r*cariedade do ban**iro * da a*sência de s*bon*te na p*a, </line>
<line> no decorrer da s*mana isto deixou de ser uma ques*ão, assim como se co*solidou o ritual do </line>
<line> grupo de se reunir todas as noi*es na *ala da c*sa para falar *ob*e as percepções e ex*eriên*ias </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. *9, n. 12, *rt. 3, p. 55-78, dez. 20*2 www4.fsanet.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almeida </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> de c*da u*. As entrevistas em *rofund*dade permitiram a triangulação do* dados regist***os </line>
<line> no diár*o de *bservação. A*enas um dos voluntár*o* *ão perm*neceu ** casa dur*nte todos *s </line>
</par>
<par>
<line> dia*, *ass*o, </line>
<line> de 34 ano*, qu* *referiu trabalhar ap*nas n* orfanato Imani, no cen*ro de </line>
</par>
<par>
<line> Nai*óbi, ond* fic*u hospedado. Cassio f**ou *unto com o grupo durante as duas primeiras e as </line>
<line> duas últimas noite*, o que o transfo*mou em um observador pr*vilegiado *ara detectar as </line>
<line> *uda*ça* que acontec*ram na dinâmica da casa e no comportamento dos v*luntários. </line>
<line> No início, quando eu me de**edi do grupo, to**s ti**am *uita op*nião, muita atitu*e. </line>
<line> N* fina*, *ra *ma atitude *o grupo j* *edim*nta*a (...) * t*nha *ma *ereni*ad* m*ior </line>
<line> co* o grupo também, você aceitar melho* os outros, nã* ser tão *onservador, *ceitar </line>
<line> me*hor como o outro pensa, aceita* mu*to bem isso... E is*o me *ham*u *as**nte </line>
<line> aten*ão. (*assio, 34 a*os, volu*tário) </line>
<line> Ou*ro observado* em posiç*o privil*g*ada para anal*sar o processo d* mudan** do </line>
<line> grupo, du*ante a e*periência no Quênia, foi Ma*i*n* Serra, f*ndadora d* Volunteer Vacatio** </line>
<line> e g*stora *o p*o*rama de turismo v*lu*tário **e lev*u t*dos par* o Quênia. Mar*ana **ajou e </line>
<line> se hospedou *a casa com tod*s e ac*mpa**ou o grupo em *odos os m*m*nt*s do prog*am*. </line>
<line> A *riangu*ação dos *ados ta*bém *oi poss*vel de ser realizada a partir das e*tre*istas com </line>
<line> M*rian*: </line>
<line> Es*a *oisa do *i*he*ro pa*a comp*ar coisas para a casa me tocou. Em tese eles tinham </line>
</par>
<par>
<line> pagado para *e* tudo p*onto na c*sa, sabonete, *aterial *e </line>
<line> limpeza, pano de chão, </line>
</par>
<par>
<line> essas </line>
<line> co**as, sabe? *as a ver*ade é </line>
<line> que pe** *r*caried*de material *o Quên*a nem </line>
</par>
<par>
<line> sempre os *nfitriõe* têm condição de dispo*ibilizar *u*o isso o tempo todo como se </line>
<line> *osse uma po*sada. * eles naturalmente compr*ende*am i*so * foi muito bonito de ver </line>
<line> o entrosamento e a p*eocupaç** em *ão chatear a Mary, *ue era * dona da cas*, com </line>
<line> es*a* coisas. (Mariana, 28 a*os, ge*tora do p*ogra*a) </line>
<line> Ao *erem question**os s*br* uma *udanç* no co*po*tam*nto d* grupo, os turistas </line>
<line> vol**tários Rogério e Flav*a corr*bora* com as perc**ções de R*gér*o, ** Mari*na e com as </line>
<line> *n*t**ões co*tida* *o di*rio *e campo e falam da *ransform*ção da a*i*ude dos *olu*tários </line>
<line> e* r*lação à comi** e condiçõ*s *a c*sa d*pois do "choque de realidade": </line>
<line> E* a*ho *ue *o prim*iro dia a* pes*oas ficaram um po*co de car* feia com * comida </line>
<line> que ti*ha lá, *om * chuveiro que esp*rrava água para to**s os *ados, com banheiro que </line>
<line> Rev. FS*, Te**sina, *. 19, n. 12, art. 3, p. 55-78, dez. 2022 *ww4.**anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ciclo Transform*tivo: Uma Propo*ição Conce*tual a *artir ** um Estudo *tnográfico de T*ris*o Voluntá*io </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> *ra s**o. Mas, depois de doi* dias, ni*gué* mais fal*u nada. * c*mida qu* *** ruim </line>
<line> ficou esp*tacular, * chuv*i*o que er* *orto, f*cou uma c*choeira. O banheiro que era </line>
<line> sujo e sem papel *igiêni*o, fi*ou **i*o. Até a cama... tinha ge*t* falando que a cama </line>
<line> era ruim e não sei o que, eu acho que mudou sim. Eu acho que *udou *e*m*. </line>
<line> (Rogéri*, *7 *nos, volu*tá*io) </line>
<line> * s*n*o de grupo m*da muito, e já mudou no primeiro dia, porque quando a </line>
<line> *ente vo*t*u de Kibera, houve um "choq*e grupal", todo *und* *u*ria compar*ilh*r a </line>
<line> experiênc**, fala* s*bre o que achou, bo**r *r* fora * que tava sentindo *aquel* </line>
<line> momento (...) O que *con*eceu na v*sita a K*bera foi um *hoque d* realida*e, foi pra </line>
<line> todo mundo. Foi surpre*nden*e ver a forma c*m **e as pe*soas vivem ali. (Fl*via, 21 </line>
<line> anos, vo*untária). </line>
<line> Os relatos indic*m qu* o grupo começou, e*eti*am*nte, a "viv*r o sonho" pelo qu*l </line>
</par>
<par>
<line> ansiava*. No *nta*to, mesmo t*nd* a </line>
<line> e*pectativa de encontra* pob*eza e*trema, t*d*s </line>
</par>
<par>
<line> pareciam muito impactad*s pela pr*ca*ieda*e *e Kibera. O choqu* provocad* pelas </line>
</par>
<par>
<line> condiçõ*s pre*árias de moradia e so*revivência e a *urpresa pro*ocada p*la descoberta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *starem *iven*o uma nov* re*lida*e foi sendo su***ituída por u*a espé*ie de fa*iliarizaç*o </line>
<line> dos voluntários co* o con*exto. **is aspect*s for*m identificados como os *esp*nsáveis p*r </line>
<line> *rticu*ar e *r*vo*ar a mu*ança de atitude a* l*ngo das interaçõe* com o c*ntexto: </line>
<line> relativização e *spa*to. </line>
<line> 4.5.2 - Rel*tiviz*ção e es*anto </line>
<line> Mesmo *reparado* para enco*trar um cenár*o de pobreza extrema, muitos *oluntár*os </line>
<line> *e surpreende*am com a precar*edade de Kibera descrita em relação a experiênc*as anteriores </line>
</par>
<par>
<line> vividas no B*asil como: "chocante" "incom*arável", </line>
<line> "a pior realidade q*e já vivi". Este </line>
</par>
<par>
<line> e*p*nto trouxe u*a **racterização das fav*las bras*leiras como "tend* u*a vi** mais dig*a" </line>
<line> ou *ais huma*a, já que em Kibera "vi*em iguais a an*ma*s", co** ilu*t*a* o* **stemunhos a </line>
<line> s**uir: </line>
<line> Eu *i* para o Quênia c*m a pers*ecti*a da pobrez* e *a d**i*uldade qu* eu já </line>
</par>
<par>
<line> vi no *i* d* Jane*ro, na* fa*elas (...) M*s tudo o *ue eu ** em K*bera </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> incomparáv**, a *ue**ão das casas, *o e*got* * cé* *berto, as pessoa* </line>
</par>
<par>
<line> cozinhando a* l*do *o esg*to, </line>
<line> *s cr*anças consumin*o aqu*lo, uma *e*l*da*e </line>
</par>
<par>
<line> muito choc*nte. O cheiro forte, a poeira ex*rem* em todos os lug*res, à* vezes </line>
<line> dá vontade de gritar e sair *ali! Fo* a pior re*li*ade que eu já vi na minha *id*. </line>
<line> (Roberto, 30 anos, volu*tário) </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 12, art. 3, *. 55-78, de*. 2*22 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Alm*i*a </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> F*lta muita cois* </line>
<line> para a </line>
<line> p**ulaç*o d* Kibera te* um* vida *i*na, o *ue *ão </line>
</par>
<par>
<line> acontece com *s *av**as brasi**ira* (...) *as, no Kibera, o a*biente j* mo**ra </line>
<line> que v*vem ig*ais a a*imais, assim, junto com bichos, esgotos, lixos. (Flavia, 21 </line>
<line> anos, vo*un*ári*). </line>
<line> **s pouc*s, o espanto com o que *i** com c*n*i*ões ind*gna* de viver *omeça a abrir </line>
<line> espaço para * e*p*nt* que se liga * admiração: "exemplos d* *ida" *o*o mos*ra o r*lato de </line>
<line> *atian* sobre o segundo dia de trab*l*o, junto *s mul*eres com ví*us d* HIV *a ON* Living </line>
<line> Posit*ve: </line>
</par>
<par>
<line> *que*e dia, que c*meçou e *er*inou de </line>
<line> uma man*ira muito </line>
</par>
<par>
<line> emoci*nante pra mim, **r causa das hi*tórias que eu ouvi, que eu </line>
<line> conheci, daquelas mulheres **e são guerreiras, não tem out*a pal*vr*, </line>
</par>
<par>
<line> são exemp*os de vida! Por ta*ta coisa </line>
<line> que *oderia sacri*icá-las, mas </line>
</par>
<par>
<line> não, elas consegui*am dar a v*lta p*r cima e tão lá, com aquel* alegria! </line>
<line> (Tatia**, 26 anos, vo*unt**ia). </line>
<line> A intens**ade da interação co* o contexto f*i ofe*ecen*o cad* vez mais insu*o* a* </line>
<line> esp*nto, *ara relativiz*ção da *xperiênci* e para a compa*ação co* suas realidade* no paí* *e </line>
<line> origem. O processo de conh**er *utro co*te*to cul*ural de forma tão inte*sa e abrupta, com </line>
<line> vivênci*s qu* se co*ectara* com visões de mundo anter*or*s * s*nhos, deram origem a uma </line>
</par>
<par>
<line> intensa puls*o </line>
<line> de m*d*nça de vi*a nos </line>
<line> *oluntários. O trecho * seguir *presenta o diálogo </line>
</par>
<par>
<line> en*r* o v**untário *ogério e o ent*evistador, retir**o da primeira entr**i*ta concedida, ainda </line>
<line> no Quênia, que sinal*za esta res*ignificação: </line>
<line> E*trevistador: Do *om*nto que voc* chegou a*ui, até *oje, o últ*m* *ia d* </line>
<line> trabalho, alguma c*isa *udou em você? </line>
<line> Rog**io: Cara, uma coisa que me ens*nou, *** que eu *c*o que eu nunca mais </line>
</par>
<par>
<line> v*u cons*guir r*clamar </line>
<line> da vida como eu reclamava antes. Acho que várias </line>
</par>
<par>
<line> coisas que eu cob**va, até de mim mesmo, *e*lamando, me *obrando... </line>
<line> Entrev*st*dor: *oc* pode dar um e*emplo de u*a coisa qu* você recla*ava e </line>
<line> *ue você não vai m*is reclamar? </line>
<line> Rogério: Eu reclamava que eu tin*a q*e sa*r cedo, pegar metrô, *ega* *nib*s, </line>
<line> que eu não tin*a lug*r para almoçar, q*e eu ti*ha que almoçar na rua, que **a </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 19, n. *2, art. *, p. 55-78, d*z. 2022 www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *iclo Transformativ*: Uma Pro*osiç*o Conce*tual a Partir de um Estudo Etnográ*ico de Turismo Voluntá*io </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> calo*, coisas idi*tas, </line>
<line> en*endeu? Eu, em casa, às vez*s, se tinha uma com**a </line>
</par>
<par>
<line> qu* ** achava ruim, eu reclamava: Pô, que comid* ruim! São coisa* </line>
<line> supérflua* que v*cê reclama mesmo. </line>
<line> A f*la de Rog*rio sugere *m *ovo *igni*icado para supérf*uo, * relaç*o conforto </line>
<line> versus des*onfort*, comid* ru*m vers*s comida boa, par* a *obili*ade e par* o ato d* </line>
<line> reclamar que R*gério ex**ica *ue pretende substitu*r por uma atitude *posta ou p**ativ* em </line>
<line> rela**o à r*cla*ação: como a**dar? </line>
<line> Ent*evistad**: E por q*e você **o vai recl*mar mais (da vi*a)? </line>
<line> Rogério: *orqu* *u acho que tu*o *i*ou su*érf*uo para realidade d*les. Eu vi </line>
</par>
<par>
<line> que eles e*tão anos luz da g*nte. Eu não tenho mais </line>
<line> coragem para reclamar </line>
</par>
<par>
<line> d*s*as coisas, dessas coisa* s*pérfluas da minha vida, depois de ver o *ue eu </line>
<line> *i. **mo a* p*s*oa* mo*am, *omo as pessoas vivem, c*m* el*s sof*em. Então </line>
<line> eu acho que isso vai ter um efei*o m*ito grande em mim, vamos ver! </line>
</par>
<par>
<line> Entrevi*tador: Al** da questão de **o reclamar *a*s de cer*as </line>
<line> coisas, t*m </line>
</par>
<par>
<line> al*uma coisa, no *rasil, qu* você **ha que vai f*zer di*erente? </line>
</par>
<par>
<line> R*géri*: Bo*, eu, ce*tame*te, vou acha* alguma m**eira d* poder ajuda* as </line>
<line> pes*o*s de lá (...) se a gente fez n* Áf*ica, por *ue a ge*te não pode fa*e* no </line>
<line> Brasil também? **tr* c*isa a se *en*a*, é, como eu, *ogério, engenheiro, </line>
<line> po*so ajudar na vid* *a* pes**a*. Nem *ue sej* ajudar * *azer casas, prédios, </line>
<line> nem q*e seja para fa*er *lguma coisa. Eu acho que eu t*nho que de*ol*er para </line>
<line> eles, *ar* o pa*s, para a *ocied*de como um todo, o que el*s me *era*. </line>
<line> (Rogéri*, 27 an*s, voluntár*o). </line>
<line> Est* *esmo p*ocesso *e ress*gnif*c*ção de ele*en*os coti*ianos n* vida no Brasil </line>
<line> também apareceu nos r*l*to* *e *utros *oluntá*ios, como C*ssio: </line>
<line> Ah, eu acho que não dá pra voltar igua* (para o Brasi*). U*a *xpe*iência qu* </line>
<line> você rep**sa tudo. A sua relação com o seu vi*inho, com a *ua *amília, nã* dá </line>
<line> pra voltar igua*. A c*i*a t* toca muito n* al**. É *ma coisa que te t*ca demais </line>
<line> *orque voc* interage com gente, *o* criança* *are*tes que *êm um s*rr*s* *o </line>
<line> ros*o (...) Não tem como você sair da**i a m*sma pessoa que você e*t*ou. * </line>
<line> muito bac*na! (Cassio, 3* a*os, voluntário). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 19, n. 12, art. 3, p. 55-78, dez. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almeida </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> Os *l*men*os que conduzem * ressignificação *stão pres*ntes ne**e último </line>
<line> tre*ho da </line>
</par>
<par>
<line> *al* de Cassio: inter*ção profunda com o c*n*exto, q*e gera oportunidade </line>
<line> de c*nviver com </line>
</par>
<par>
<line> o*tra cultura em um* i*t*nsidade **e parece se d*ferenciar de experiê*cias turísti*as </line>
<line> t*adicio*ais, o que *onduz a co*par*çõe* c*m a próp*ia *ondição d* vida no Brasi*. De q*e </line>
<line> forma essa* re*lexões p*o*ov*m novos sig*ificados p*r* a dimensão da vida e condu*a soci*l </line>
<line> do *olun*ário? </line>
<line> 4.7 Etapa 3: Engajam**t* (após a experiência) </line>
<line> U* a*o a*ós * experiência no Quên*a, os *oluntários foram entrev*s*ados novamente. </line>
<line> *o* possí*el detectar, a partir da experiência v*luntár*a, mu*anças nas relações pes**a**, </line>
<line> pr*ticas e significados d* *onsum* e eng*jament* soci*l. Tod*s est*s mudança*, no entanto, </line>
</par>
<par>
<line> con*ergem para uma nova condut* s*cial, </line>
<line> de maior engaj*mento em causas comu*itária* e </line>
</par>
<par>
<line> ambi*ntai* e u*a postur* de *e*istência e* re*a*ão às impo*i*õ*s culturais que não </line>
<line> dialoguem *om a no** visão de *undo dos voluntár**s. </line>
<line> *.7.1 Engaja**n*o v*luntário e mudanças co*id*ana* </line>
</par>
<par>
<line> Ao falar sobr* a* *u*anças que ac**tecera* n* sua vida em decorrênc*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> experiência no Qu*ni*, al*uns volu*tá*ios *ontam *r*nsforma*ões c*tidianas em suas </line>
<line> a*ividade* vo*untárias ("von*ad* de faze* diferent*"), em suas *bserva*ões *obre problemas </line>
<line> cotidia*os que pas*aram a ser vi*tos como "absurdo*" e até em *u** relaçõ*s afetivas ("pa***i </line>
<line> a *al*rizar mais min*a fa*íl*a") ao voltar ao Brasil: </line>
<line> E* acho que fiquei bem d*ferente depoi* qu* voltei de l*, a começar pel* </line>
<line> trabalho vol*nt*rio, que eu nunc* ti*ha feit* *n*es, e desde que eu volte* de lá </line>
<line> eu j* fui *m **is de 10 missões em Jardim Gram*cho, *á n* lixão, fui n* </line>
<line> hospital do câncer, *ui na Casa Ronald Mc *onalds, e não sei por que *o certo, </line>
<line> mas depois que e* vo*tei *espertou em mim a vontade de *azer a diferença. </line>
<line> (Rogério, 28 a*os, voluntário) </line>
<line> As**m que cheguei do ***oporto em casa havia uma briga da minh* mãe com </line>
<line> minha irmã por causa de queijo, p*rque minha irmã q*eria que min*a m*e </line>
<line> ti*esse comprad* outro queijo e elas e*tavam brigand* *or iss*, e ** achei </line>
<line> isso ab**r*o e ** falei pra mim que e* não queria nunca m*i* ter *ste *i*o de </line>
</par>
<par>
<line> p*nsamento, porque aqu*l* ali p*a m*m fo* um choque, *u estava vin*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 19, n. 12, art. *, p. 55-*8, dez. 2022 w*w4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cic*o *ransformativo: *ma Pr*posição Conceitual a Parti* d* um Estudo Etnográ*ico de Turismo Vol*ntário </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> África, *** * mi*ha cab**a vir*da, aque*a pobreza to*a, e você chega em *as* </line>
<line> e *s duas *li br*g*ndo por *ausa de *u*ijo, foi *m choque. (*og*rio, 2* an*s, </line>
<line> volunt*rio) </line>
<line> Nos*a, muita cois* mudou na min** v*da. O p*incipal é real*en*e *inha *isão </line>
<line> d* *undo (...) Mudou *astante, *as*ei a enxergar * m*nh* v*da de mo*o mai* </line>
<line> po*itivo, min*a família, viv** o ***e (...) Eu ac*o que pas*e* * *alorizar mais * </line>
<line> minha família, p*r incrível que *areç* (...) Eu est*va há mu*to tempo s*m *a*ar </line>
<line> c*m *eu pa*, *u tava co* des*ntendimento c** ele, e volt*i a falar com ele, </line>
<line> me impactou muito n*s relações familiares (Tatiana, *7 *nos, voluntária). </line>
<line> 4.7.2 - Muda*ça* *o consumo: aba*d*no, resistência e consumo sustentável </line>
<line> Uma das mais signific*tivas mudan*a* relatadas p**os volu*tári*s **ós a experiência </line>
<line> n* Quênia *oi em relaçã* a* com*ortamen*o d* consumo. Os relat*s ev*d**c*ara* </line>
<line> ***stionamentos, *u*anças, descartes, *bandonos e liber*aç*es de p*d*ões de consumo de </line>
<line> *rodutos, serv*ço*, *arcas e estéticas. </line>
<line> *u nunca fui mu*to de comprar *oupa cara, mas de*ois, eu não compre* mais </line>
<line> roupa. As *esso*s *e dão r*upas, para q*e eu vou comprar ro*pas? Deve ter </line>
<line> ro**a a*ui em *asa para mais de u* ano, eu peguei tudo e doe* *udo. Imag*na </line>
<line> comp*ar cami*a de marca? Compra uma camis* simples qu* va* custar quatro </line>
<line> ve*es me*os. Restaurante também, hoj* e* co** *m qualq*er bo*eco, não vou </line>
<line> muito ma*s a *estaurante *a*o não. Eu pego menos comida d* que eu peg*va </line>
<line> **te* n* quilo, para não d*i*ar *o*ida no prato, não desperdiçar. (Rogéri*, 28 </line>
<line> anos, vol*ntário) </line>
</par>
<par>
<line> A**elas marcas *ue f*caram *uito f*mosas como Abercrombie & Fi*ch, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> e* vi*java e comprava </line>
<line> vár*as, se eu for nos Es*ados Unidos hoje eu não </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> mais um centavo nestas camis*s, *las não têm nada de m*i*, sã* iguai* às </line>
</par>
<par>
<line> outras, você </line>
<line> não vai fic*r mais </line>
<line> boni t o </line>
<line> ou mai* f*io </line>
<line> po* c*usa disso (...) Não </line>
</par>
<par>
<line> c*mpro mai* coisa f*til, eu </line>
<line> *n*es de comprar e* pe*s* se pr*ciso mesmo. </line>
</par>
<par>
<line> (Rogé*io, 2* anos, volunt*rio) </line>
</par>
<par>
<line> Eu a*o*a sou ad*pt* ao* cabelos na*u*ais, ac*i*e* meus *achi*hos! E e* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> m* sinto pior por i*so nã*, eu a*ho até mu*to l*gal, eu *ra de*end**te daquilo, </line>
<line> *a*e? E realmente não sinto f*lta, eu vejo qu* *oi uma ati*ude muito l*ga*. </line>
<line> (Tatiana, 27 ano*, v*lunt*ria) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 12, a*t. *, p. 55-78, *ez. 2**2 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. A**eida </line>
<line> 74 </line>
<line> Eu *e*ca*tei muita co*sa da minha v*da *u* *u cheg*ei à c*nclusão de que *ão </line>
<line> tinha tanto valor. Eu canc*lei a min*a NET. A NET entrou nessa polêmica e </line>
<line> *imi*ar internet dos br*silei**s e e* *ão quero esse tipo de coisa na m*nha v*da, </line>
</par>
<par>
<line> internet pra mim tin*a *ue ser </line>
<line> de gr*ça, e a* eu *iguei pr* N*T e cancele* a </line>
</par>
<par>
<line> N*T. Eu a*hei a *o**tica d* *ompanhia muito ruim. (*ass*o, </line>
<line> 35 </line>
<line> anos, </line>
</par>
<par>
<line> volunt*rio) </line>
</par>
<par>
<line> O resgate da simpl*cidade do consumo e * preocupaç*o com * </line>
<line> sus*enta*ilidade </line>
</par>
<par>
<line> *ambém *ora* mud*nças relatad*s pel** volu*tár*os: </line>
</par>
<par>
<line> M udou </line>
<line> u* </line>
<line> pou* * </line>
<line> meu </line>
<line> consumo, </line>
<line> principal*ente </line>
<line> na </line>
<line> que*tão </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> sust*nta*i*id*de, eu pego me*os sacola n* merca*o. Todo *no eu trocava </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> celul*r, es*e ano eu não troquei, eu vi q*e n*o pre*is*va, que n*o tinh* </line>
<line> nec*ss**ade, meu celular tava bom ai*da e eu *i*u*i com ele. (Tat*ana, 27 </line>
<line> anos, voluntá*ia) </line>
<line> Eu semp*e fui um car* muito **mples, *e gos*os simpl*s d* precisa* de pou*o </line>
</par>
<par>
<line> p* * * </line>
<line> viver. E* acho q*e fui sendo c*ntaminado </line>
<line> pelo meu me*o e vol*ei </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> África *econectado *om essa minha essência, </line>
<line> eu </line>
<line> vi qu* eu n*o precisava de </line>
</par>
<par>
<line> na*a disso par* ser feliz. (C*ssio, 35 anos, v*luntário) </line>
<line> Todo * proc*sso de tr*nsformações relatad*s e q*e se fina*iza com os testemunhos um </line>
<line> ano após o Qu*nia permitiram a iden**fi*aç*o de u* padrão processual, que originam *ossa </line>
<line> pr*p*sta concei*ual de Ciclo Transformati*o *ue discutiremos a seguir. </line>
<line> 4.8 O Cic*o Tr*nsf*rmativ* </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> aspecto* que for*m ana**sados </line>
<line> nas três </line>
<line> eta*as de tr*nsformaç*o a partir </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *xp**iência ** tu*ismo *oluntár*o sugerem uma transfor*a*ão do co*portamento dos </line>
<line> vol*ntários em direção a uma postur* so*ialmente engajada. A conceptu*lização deste </line>
<line> *esenvolvim*nt* proce*sual culminou na proposiçã* de um *ovo *onc*ito. O Ciclo </line>
<line> t*ansformativo é definido como o pr*cesso *travé* do qual *n*ivíd*os vivenciam exp*riê**ias </line>
</par>
<par>
<line> *rans*ormadoras </line>
<line> e, * pa*tir *elas, adotam compo*tamentos soc*al*ente engaja*os, </line>
</par>
<par>
<line> s*ste*táveis e conscientes. O c*clo tr*nsform*t*vo *e </line>
<line> inicia com a idealização *e uma </line>
<line> *i *a </line>
</par>
<par>
<line> re*le*a de pro*ósit*s altruístas. E*ta idealização irá estimu**r o ind**íd*o a bus*ar </line>
<line> experiências relacionadas a tais pr*pósit*s (c*mo é o caso *o turismo vol*ntário). D*rante </line>
</par>
<par>
<line> es*a* ex*er*ências, o proces*o de res**gnificaçã* de va**res, práticas e a c*n*truçã* </line>
<line> *e nova </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, *. 12, a*t. 3, p. 55-78, *ez. 2022 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ciclo Transform*tivo: *ma Pr**os*ção C**ce*tual a Partir de *m Estudo Etnog*áfico *e T*rismo Vol**tá*io </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> v*s*o d* mun*o podem acontecer. Este processo conduz a r*flexões q*e esti*ula* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indi*íd*o a retornar p*ra sua </line>
<line> vi*a cotidiana imbuído *este esp*rito de tr*nsf*rmação e </line>
</par>
<par>
<line> c*nt*ibuição, por exemplo, pa*a a redução de desigua*da*es sociai* no caso da experiência d* </line>
<line> turi*mo vol*ntár**. O ciclo se e*cerra com a adoção de *ovas p*áticas e comportame*to* *ais </line>
</par>
<par>
<line> como ma*or engajamen*o social, </line>
<line> consu** sustent*vel, resist*ncia e postura política, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> mudanças n*s relaç*es pessoais e afeti*as c*m amigos * familiares como e*empli*icou noss* </line>
<line> etnografi*. A *igura 1 *e*rese**a a linearidade do ci*l* transformat*vo através de su*s tr*s </line>
<line> *tapa* identificad*s pelo estud* do tu*ismo voluntá*io. </line>
<line> FI*URA 1 - Ci*lo Transformativo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborad* p*l*s autore*. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CON*I*E**ÇÕE* FIN**S </line>
<line> A li*eratura d**envolvida na ab*rdag*m TCR, e mesmo a *iteratura especifica*ente </line>
<line> dos serviços tr*nsformati*os, te* dado foco nos serviços pr*pr*amen*e **tos e na* po**la*ões </line>
<line> diretamente bene*ic*adas por ele*. A contribuição deste t*a**lho e da prop*siç*o *onceitual </line>
<line> sobre * cicl* transf*rmativo *ode ser ente*dida como compl*m*n**r a e*t* abor*agem. Ao </line>
<line> res*ata* os pr*pósit*s ontol*g*cos da *e*qu*sa tr*nsformativa e dos serv*ços transform*tivos, </line>
</par>
<par>
<line> rel*ciona*os </line>
<line> à </line>
<line> r*dução das </line>
<line> d*siguald*de* **ciais e mel*oria *o be*-e*tar das pop*l**ões </line>
</par>
<par>
<line> fragiliza*as, v*-se que as transfo*mações </line>
<line> provocadas </line>
<line> pelo </line>
<line> ciclo </line>
<line> tran*formativ* **mo*stram </line>
</par>
<par>
<line> alin*ament* </line>
<line> com tais propós**os. Afinal, *ma </line>
<line> socie*ad* que pass* a ser *om*o*ta </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> **divíduo* espon*a*eamente *nga*ados na reduç*o d*s desigualda*e* s*ciais, naturalmente </line>
<line> terá chanc*s ma*ore* d* se desenvolver. A c*mpreensão d* ciclo tr*nsformativo a*r* c*min*o </line>
<line> Re*. F*A, *eresina PI, v. 19, n. 12, art. 3, *. 55-78, d**. 2*2* www4.f***et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Alme**a </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> para fu**ra* *n*estigações que p*ssam con**ibuir para **entificar co* maior de*alhamento os </line>
<line> mecanismos de*t* processo d* transforma*ão e, pr*ncipal*e*te, as c*racte*ístic*s das </line>
<line> experiênc*as que p*ssam con*u*i* a este pro**s*o em *i*e**nte* *ontextos sociocu**ura*s. </line>
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<line> T. G. Alme*da </line>
<line> 78 </line>
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<line> Como *efe**nc*ar este A*tigo, c*n*or*e ABNT: </line>
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<line> ALM**DA, T. *. *iclo Transformati**: Uma Proposição C*n*eitual a Partir de um Est*do </line>
<line> Etnog*á*ico de Turism* *oluntá*i*. Rev. F*A, T*r*sina, v. *9, *. 12, art. 3, p. 55-78, dez. 20*2. </line>
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<line> Cont*ibuiçã* *os Autores </line>
<line> T. G. Alme*da </line>
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<line> 1) c*ncepção e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) a*ál*se * interpretaçã* dos dados. </line>
<line> * </line>
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<line> 3) elaboração do *asc*nho o* *a r***são *rít*ca *o cont*údo. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*r*ic*p*ção na aprova*ão da versão final do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. F*A, Ter*sina, v. 19, n. 12, a*t. 3, p. 5*-78, *ez. *022 </line>
<line> ww*4.*san**.com.br/*evis*a </line>
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