<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 7, p. 129-148, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.1.7 </line>
</par>
<par>
<line> Cl*ma Organizacional e Satisfação *o *rabalho: U*a R*visão **tegrativa da L**eratura </line>
<line> Org*nizational *lima*e *nd Job Sat*sfaction: An I**egra*ive Revie* of t*e Lite*a*ure </line>
</par>
<par>
<line> Liz*na Ilha da Silva </line>
<line> Mest*ad* em andamento em ***tabilida*e pela Universi*ade Feder*l de Santa Ca*arina </line>
<line> Professor* su*stituta do Colé*io Polité*ni*o da UFSM </line>
<line> *-*ail: liz*na*lha@hotmail.*o* </line>
<line> *enize De*arche Minatti Fe*r*ira </line>
<line> Douto*a em Engenha*ia e Gestão do Conh*cim*nto pela Univ*rsi*ad* Fede*al de Sant* Ca*a*ina </line>
<line> Profe*sor* do Departamen*o de Ciências Contábeis UFSC </line>
<line> E-m*il: denize.minat*i@*f*c.*r </line>
</par>
<par>
<line> E*dere*o: Li**na Ilha da Silva </line>
<line> E*i*or-Ch*fe: Dr. Tonny *erley de **e*car </line>
</par>
<par>
<line> Avenida Liberdade, 2*4, Pass* D\*reia, 97.01*-*7*, </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> Sa*ta Maria/RS, **asil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: De*ize Demar*he Mi*atti Ferr*ira </line>
<line> Arti*o rece*ido em 04/1*/*022. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Rua Eng. *gro*ô*ico Andrei Cristian *e*reira, s/*, </line>
<line> recebi** em 15/1*/2022. Aprovado em 16/12/*022. </line>
</par>
<par>
<line> Tr**dade, 88.040-900, Florianóp*lis/SC, Br*sil </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo sistem* Tripl* R*view: Desk *eview a) </line>
<line> pe*o Ed*t*r-Ch*fe; e b) Double B*ind Review </line>
<line> (avaliação *ega por do*s av*l*adore* da área). </line>
<line> Revisão: Gram*tical, Norm*ti** e de For*ataçã* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> L. I. Sil*a, *. D. M. Fe*reira </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> E*ta r*visão integrat*va de literatura *p**se*ta a produ*ão científi*a qu* evidencia o *mpacto </line>
</par>
<par>
<line> do c*ima organizacional na satis*aç*o n* trabalho dos </line>
<line> profissionais, *a área *as C*ências </line>
</par>
<par>
<line> Sociais Aplicadas. *ara tanto, r*ali*ou-se a bus*a na base de dados Web of Scienc* e Scopus, </line>
</par>
<par>
<line> n* *eríodo de 2012 a 2021. Ao total f*r** an*lisados ** art*go* d* *cesso abe*to da </line>
<line> á*ea, </line>
</par>
<par>
<line> local*zados </line>
<line> por me*o *os desc*itores "Organizational C*i*a*e" AND "Job Sat*sfaction </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "Orga*i**t*o**l Climate" AND "*atisfaction". As </line>
<line> an*li*es fo*am quali/*uantitat*vas, </line>
</par>
<par>
<line> mom*nto em que se verificou que a partir de 2**9 as publicaçõe* sobre clima organizacio*a* </line>
</par>
<par>
<line> e satisf*ção no tra*a*h* são mais recorrentes, o que evi*encia o c*e*cente </line>
<line> interesse pel* </line>
</par>
<par>
<line> temáti*a * que, apesar do número de pu*lic*ções, as cit*çõ*s não acomp*nham mesmo * </line>
<line> padrão. *o *ue **z re*p*i** ao aspe*to r*g**nal, *pro*i*adam*nte 5*% dos artigo* </line>
</par>
<par>
<line> c**centra*-se nos *aíses a**á*icos, que de*ota o interesse dos pesqu*sadores desta região o </line>
<line> sobre o estu*o de aspectos organizacion*is. Destacou-se também a preferênc*a pela </line>
<line> *bordagem metodológi*a quantit*tiv*, visto *u* 16 es*udos aplicaram esta fo**a. Os *studos </line>
</par>
<par>
<line> evi*enciaram que, *o geral, há influência positiva do clim* *rganizacional na *atisfação </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o além *isto, se constatou *ue estas variáveis podem tamb*m impac*ar n* desempenho </line>
<line> dos profis*ionais * na motivaç*o deles. </line>
</par>
<par>
<line> Pal*vras-*have: *lima O*ganizacional. Satisfa*ão no Trabalho. Revi*ão *ntegrativa </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Literatura. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> This integr*tive review of *iterature pre*ents scientific pr**uction that e*idences the i*pact of </line>
</par>
<par>
<line> the organizat*o*al </line>
<line> cli*a*e on the satisfaction *f the work *f two professiona*s, </line>
<line> in *p**ied </line>
</par>
<par>
<line> Social Scie*ces. Fo* this, a sea*ch was c*rried out in the Web of S*ie*c* and *copus </line>
</par>
<par>
<line> dat*bases, from 2012 2*21. *n tot*l, 19 papers t* </line>
<line> of *pen a*cess to t*e </line>
<line> a*ea were analyze*, </line>
</par>
<par>
<line> *ocated b* </line>
<line> *eans of two des*r*ptors </line>
<line> "Orga*iza*io**l Climate" AND "Job *a*isfaction and </line>
</par>
<par>
<line> "Organizat*onal Climat*" AND "Satisfac*ion". The a*alyzes are *ua*i/qu*litat*ve, at which </line>
<line> ti*e it wa* verified that as of *019 t*e p*per* on organiza*ional c*imat* a*d job satisf*c*io* </line>
<line> a*e mor* frequent *r that evi*ence or *rowing in*erest in the subject ma*ter and tha* despite *n </line>
<line> terms of the number of **blications, *he citat*ons do not follow the same pattern, no* that it </line>
<line> giv*s resp**t t* the regional a*pect, ap***ximat*ly 58% are *oncentrated in As*an co*n*ries or </line>
<line> *h*t d*not* or in*e*est two researchers from this re*ion on the stud* *f organizationa* aspects. </line>
</par>
<par>
<line> The*e is *lso a p**f*rence for t*e quantit*tive methodolo*ic*l </line>
<line> approach, since 16 studie* </line>
</par>
<par>
<line> app*ied thi* method. The s*udies show** that, no* general*y, ther* is a positive influence from </line>
<line> th* organ**ational cli*ate to *o* **t*s*acti*n, *t was f*und that the*e va*ia**es can also *mpact </line>
<line> the performance of two pr*fe*si*nals and their motivation. </line>
<line> Ke*words: Organ*zational Climate. Job *a*is*act*on. Integra*iv* Lit*r**ure Review. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 20, n. 1, art. 7, *. 129-148, jan. 2023 </line>
<line> www4.*sa*e*.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Clima Or**ni*a*ional e Sat*s*ação no Trabalho: U*a Re***** Integr*tiva da Literatura </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A relação do homem com o tra**lho é impor**n*e e é por *eio dela *ue * hom*m </line>
<line> **nsegu* s*u suste**o, sua reali*ação e seu cresciment* (RODRIGUES, **08). *e*te m*do, </line>
</par>
<par>
<line> nota-se que os pe*quisador*s est*o mais preoc**ados em comp*eender as </line>
<line> re*ações entr* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> i*di*í*uo* e seu trabalho (M**T*NEZ; PARAGUAY, 2*0*). *s mudan*as ad*ind*s da </line>
<line> glo*aliz**ã*, especialm**te os p**cessos de internaci*naliza*ão *as organi*ações, que traze* </line>
<line> alteraçõe* nas relaçõe* i*te*nas, *trai a at*nção *os pesquisad**e* *ara o fe*ômeno do clima </line>
</par>
<par>
<line> org*nizac*ona*, incentiva*do ass*m *eu **tudo (*ELLER; </line>
<line> AGUIAR, 2020). Ozk*lp e *irel </line>
</par>
<par>
<line> (2010) dest*c*m qu* a sat**fação no tr*balho * *m con**ito "comu*" e *os *a*s investigados </line>
<line> por s*as conexões com o**r*s fen*me*os r*le*antes. </line>
<line> Olive*ra *t a*. (2012) a*irm** *ue um cli*a organiza*ion*l positivo/favorável auxilia </line>
</par>
<par>
<line> a empresa a </line>
<line> conci*iar s*us interesses com necessida*es dos empregados, tor*a </line>
<line> viável o </line>
</par>
<par>
<line> relacionam*nto entr* pessoas e melhora * pr**utivid*d*. Silva *t al. (201*) dizem qu* o c*i*a </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*zaciona* é o c*n*unto </line>
<line> *e percepções dos *rabalhadores *m rel**ão </line>
<line> ao </line>
<line> **b*ent* </line>
</par>
<par>
<line> *rganiz*c*onal. Si*ueira (2008) </line>
<line> corro*or* afi*ma*do qu*, o c*ima organizacional é uma </line>
</par>
<par>
<line> variáv*l co**i*iva por ser resu*t*do das per**pções compartil*adas que os t*abalhadores tê* </line>
<line> *obre os *sp*c*os pr*sentes *o a*b*ente de *rabalho. Freitas (2*14) ress**ta que o **ima </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizacio*a* influen*ia o modo de *gir </line>
<line> das pe*so*s dentro d* organiz*ção. O *l*m* </line>
</par>
<par>
<line> organiz*cional pod* se re*acionar ao diagnóstico dos em*regados com *s p*áti*as d* empresa. </line>
</par>
<par>
<line> a*sim, ma*or de*afio é compreendê-lo e apontar as ne*e*sidades dos i*divíduos e poder * </line>
<line> satis**zê-lo* (CURVO; HEINZMAN*, 201*). </line>
<line> Folch**i (2017) alerta para * fat* de que o **ima organiz*cional est* relacionado a*s </line>
</par>
<par>
<line> *olaborador*s e s*a **rcepção *rente ao ambiente *nterno da e*pres* se *one*tando </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> satis*açã* *o tr*balhador no loc*l de tra*alho. *ascim*n** e Araújo Brito (2020) ressaltam </line>
<line> que o clima or*anizacio*al ideal * aque*e que faz c*m *ue o *uncionár*o renda * pr*duza **m </line>
<line> qu*lidade máxi*a, ate*de**o às ex*g*ncias org*ni*acionais e necessidades estabelecidas em </line>
</par>
<par>
<line> me**s * </line>
<line> objetivo* d* </line>
<line> empr*sa, em </line>
<line> conjunto a pos*ibilidade de * func*o*ári* *l*ançar </line>
</par>
<par>
<line> necessid**es *ndividua**, s*ti*f*ção e mot*vaç*o </line>
<line> *o am*ient* de traba*ho. Sou*a e Garcia </line>
</par>
<par>
<line> (2011) afirma* que um clima or*anizaci*nal favoráve* faz com qu* os traba*hadore* </line>
</par>
<par>
<line> *xpressem </line>
<line> compo*tam*ntos </line>
<line> de </line>
<line> int*gração, </line>
<line> satisfaç*o, </line>
<line> receptivi*ade </line>
<line> ao </line>
<line> **vo, </line>
</par>
<par>
<line> comprometimento e destaque no desempenho das suas </line>
<line> a**vida*es. L*go, p*ra os mesmos </line>
</par>
<par>
<line> autores, o </line>
<line> clima </line>
<line> o*ganiz*cional </line>
<line> produz efeitos no </line>
<line> desempenh* e su*s r*laç*es f*ncionam </line>
</par>
<par>
<line> *omo reguladores ** prod***vidade * satisfação. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FS*, Teresina PI, *. 20, n. 1, art. 7, p. 1*9-148, jan. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. I. Si*va, D. D. *. Ferreira </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> A *atisfaçã*, rel*cionada ao c*ima organi*acional positi*o, caract*riz*-se pelo bem- </line>
<line> estar do f*ncioná*io, **o s* com o am*ie*te de trabalh*, mas *ambém por um conten**mento </line>
<line> pessoal (PAULI *t a*., 2017). A satisfação, porta*to, é re*ultado d* av*liação que o in*iv*duo </line>
<line> tem sobre seu trabalho, ou a re*lizaç*o de *e*s val**es por *e*o d* atividade q** exerce </line>
<line> (PAULI et al., 201*). Li*a et al. (2015) reforçam q*e * satisfação no trabal** é * p*rcepção </line>
<line> q** o func*onário tem do t*ab*lho que e*ecuta, em qu* este *epresenta valores individuais em </line>
<line> relação à atividade. *em*eanu * Dabij* (2*21) pontu*m q*e a satisfação no t*abalho </line>
</par>
<par>
<line> **presenta uma ati*u*e posi*iva ou emoção *avorável d* colab*rador em *elação à </line>
<line> atividad* </line>
</par>
<par>
<line> des*n*ol*ida, valoriz*n*o o ambie*te de trabalho e contr*buindo </line>
<line> para um clima fav*rá*el. </line>
</par>
<par>
<line> N*st* sentido, Vi*ira et al. (2*07) af*rmam que a satisfação *o tr*balho é um dos fator*s </line>
<line> d*terminan*es *a construção de um ambient* organ*zacional melhor e de uma sociedade *ais </line>
<line> feliz, gera*d* re*ultados positiv*s. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> *nvolvime*to *om o trabalho </line>
<line> d*senv**v* *entimentos que </line>
<line> podem </line>
<line> gerar *razer, </line>
</par>
<par>
<line> tornando *olaboradores satisfeitos com *s a*ividade* do trabalho ou insatisfeitos (KU*KEL; </line>
<line> VIE*RA, 2*12). Mart**ez e* al. (2004) d*s*acam qu* a s*tis*ação no tra*alho é u* f*nô*eno </line>
<line> *omplexo e de difí*il definição, po* ser um estado subjetivo, va*i*ndo *e pesso* par* pess*a, </line>
<line> de circ*nstânci* p*ra circunstância e ao longo do te*po. *i*nte *as evidências d* influência </line>
</par>
<par>
<line> d* cl*m* or*ani*aci**al *a satisfa*ão d*s trabalhares e cre*cimento das </line>
<line> pesquisas q** </line>
</par>
<par>
<line> abordam e*sas temáticas, * </line>
<line> pre***te </line>
<line> pesqu*sa *usca por meio de uma *evisão *ntegrativ* da </line>
</par>
<par>
<line> l*ter*tu*a verif*car a* produções que evi*enciam o impacto do c*ima org*nizac*onal </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> satisfação no *rabalho dos profissionais. A *resente p*squisa está suste*tada nos dize*es d* </line>
</par>
<par>
<line> Oli*eir* e Martins (2**0) </line>
<line> que afirmam </line>
<line> q*e apesar </line>
<line> da </line>
<line> grande </line>
<line> quant*dade de est**os q*e </line>
</par>
<par>
<line> aborda* o clima org*ni*aciona*, </line>
<line> não há d*finição </line>
<line> unânime dev*do a sua abrangê*cia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*m**ex*dad*, logo **vestigações com* est*, *qui proposta, se fazem necessárias. </line>
<line> Al*eida et al. (2016) refo*çam que a sat*sfação no t*abalho está d*r*tamente </line>
</par>
<par>
<line> r*laci**ada e </line>
<line> d*p*ndent* das políticas e </line>
<line> prática* g*r****ais d* organização. A pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> div*lg*da pelo portal de no*ícia* G* em 2013 que apresentou os *es*ltados d* pe**uis* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvida pela 4hun*er Co*s*ltoria que </line>
<line> realizou u* </line>
<line> levan*amen*o com 508 pro*i*si**ais </line>
</par>
<par>
<line> d* vár*as áreas em todo o país e verificou que 5*% dos e*trevistados *ão est*o satisfeitos **m </line>
<line> s*u trabalho atu*l. De modo comple*entar, a pesquisa verificou *ue, de**re as razões que </line>
</par>
<par>
<line> levam à desmo*i*açã*, a remu*eração (salários e </line>
<line> benef*cios) fico* em primeiro lugar, </line>
<line> c** </line>
</par>
<par>
<line> 29,6% e o clim* organizacional vem em segundo lugar (*5,6%) e, em terceiro lugar, a fal*a de </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimento </line>
<line> pro*issional (20,6%) (G1, 2013). Ta* resul*ado reforça d* f*r** *rát*ca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-148, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Clima Organizac*on*l e Satisfação no Trabalho: Um* *evisão ****g*ativa *a *ite*atura </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> imp**tância de*ta pesq*isa em v*ri*icar as produç*es acadêmicas que escla*eçam e*ta *elação </line>
<line> entre cli*a organi*a*ional * satisfação no t*abalho. </line>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
<line> A presente pesq*isa s* util*za da r*vis*o integrati*a de lite*at*ra que é um método das </line>
</par>
<par>
<line> *evisões bibliográficas *ist**áticas e reú*e es*udos *mp*r*c*s ou *e*ricos, a fim de </line>
<line> *ornecer </line>
</par>
<par>
<line> uma c**preen*ão m**s abrangent* de um fenô*eno particular (*OSSATT* et al., 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> Botelho et al. (2011) classi*i**m este tip* de rev*são como *quel* q*e permite a </line>
<line> inclusão </line>
</par>
<par>
<line> simultâ*ea ** *esquisas experimen*ais e não experiment*i*, bem como </line>
<line> *studos *eóric*s ** </line>
</par>
<par>
<line> em*íricos, p*oporci*nando compre*nsão ***pleta d* tema de interesse. S*ares et a*. (2014) </line>
</par>
<par>
<line> destacam a*nda qu* a **visão integrati*a é uma *o*ma de pesquisa q*e </line>
<line> revis*, critica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *intetiza a litera*ura representativa sobre u* tópico e/ou assunto de forma *ntegrada, capaz *e </line>
<line> gerar *ovas ab*rda*ens e perspect*vas s*b*e o assun*o revisado. </line>
<line> Paré et al. (2*1*) afirma* que u*a d*s característic*s mais importante d*s revi*ões </line>
</par>
<par>
<line> sist*má*icas é seu rigor metodo*ógico. De*se mo*o, *ara real*zar um* rev*são integrativa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lit*r*tu*a, que resp*ite t*l rigo*, é imprescindível que o pe*qu*sador siga </line>
<line> e*a*as de*inidas. </line>
</par>
<par>
<line> *ot*lho *t al. (2011) pontuam ba*icamente seis fas*s e/ou etapas qu* devem ser seguid*s: (i) </line>
<line> identifica*ã* do tema e seleçã* das questõe* de p*squisa; (ii) e*tabe**cimento de critérios de </line>
</par>
<par>
<line> i*clusão e ex*lusão ** pesq*isa; (iii) identi*icação de estu*os pré-selecionados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> selecionad*s; (iv) categoriza*ão dos estudos selecionados; (v) análise e inter**eta**o dos </line>
<line> resultados e (vi) ap*es**taçã* da revisão e síntese do conhecimento. Desta forma, na Tabela 1, </line>
<line> inspira*o n*s *tap*s sugeridas po* B*telho et a*. (201*), apresenta-se o percurso </line>
<line> metodoló*ico utilizado na presente pes*uisa. </line>
<line> T*b*l* 1 - Percurso *et*dológico para o des*nvolviment* *a revisã* i*tegrativa </line>
</par>
<par>
<line> *tapa* </line>
<line> *escrição </line>
</par>
<par>
<line> Identific*ç*o do tema </line>
<line> Clima organizac*ona* na satisfação no trabalho </line>
</par>
<par>
<line> *uest*o de pes*uisa </line>
<line> Qu*l a produção cientifica que evidencia o impacto do clima organizacio*al na satisfação no *rabalh* do* profi*s**na*s? </line>
</par>
<par>
<line> Ba*es de dados para as buscas </line>
<line> Web of Sc*ence * Scopus </line>
</par>
<par>
<line> Per*odo *e b*s*a </line>
<line> De 2012 a 2021 </line>
</par>
<par>
<line> Buscas e descr*tor*s </line>
<line> *us*a 1: "Or**ni*ational Clim*te" AN* "*ob Sati*faction" *us*a 2: "Org*nizational Climate" AN* "S**isfaction" </line>
</par>
<par>
<line> Crité*ios *e inclusão </line>
<line> *rtigos de acesso aberto d* ár*a d* Ciências Sociais Apli*adas que a*ordem o imp*cto do clima organizacional na *atis*ação n* tra*alho dos prof**sionais </line>
</par>
<par>
<line> *rit*rios de exclus*o </line>
<line> Teses, livros e *rtigos de ace*so rest*ito que n** contempl*m as e temáticas de cl*ma or*an*z*cion*l e *atisfação no trab*lho </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Ter*sina PI, *. *0, n. 1, art. 7, p. 129-14*, ja*. 202* </line>
<line> ww*4.fsa*et.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. I. *ilv*, D. D. M. Ferreira </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborado c*m b*se em Botelho et *l. (2011). </line>
</par>
<par>
<line> A pr*meira etapa i*e*tificou tema e *uestão de pesquisa *ue, con*orme Botelho et *l. </line>
<line> (2011), o tema diz resp**to aos c*nstr**tos de clim* orga*iza*ional * satisfaçã* no t*aba*ho, </line>
</par>
<par>
<line> verificando a pro*u*ão c*ent**ica q*e e*ide*cia o impac*o do *lima o**aniza*ional </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sat*sfaçã* no tr*b**ho profissional. </line>
</par>
<par>
<line> * **vant*mento bib**ográfico f*i nas bases de dados *eb of S*ie*c* e Scopu*, t**s </line>
</par>
<par>
<line> bases ab*angem os p*incipais p*riódicos internacionais co* </line>
<line> alto f*tor de imp**to, num </line>
</par>
<par>
<line> *er*odo de dez anos (de 01/*1/201* a 31/1*/2021). Tal reco*te *emporal justific*-se pelo fato </line>
<line> de que * *resente estudo inv*stiga pe*quisa* recentes *ue evidenciam q*e o clima </line>
<line> organi**cional pode im*acta* o* *mpa*t* a **tis*açã* ** trabalho dos pro*issionais. </line>
<line> A pesquisa fo* *ealizada na pri*eira semana d* novembro *e 2022 c*m base em doi* </line>
<line> conjuntos de descritore* (palavras-cha**s) com os seguintes term*s de busca "Organizationa* </line>
<line> Cli**te" AND "J*b Satisfaction" e "Org*nizational Climate" AND "*atisfaction". Na </line>
</par>
<par>
<line> *equ*ncia, fo*am </line>
<line> definidos os </line>
<line> *r**érios de inc*usão exclusão dos est*dos: (i) artigos e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acesso aberto da área de Ciência* S*ciais Aplicada* que abordem </line>
<line> o **p*ct* do cl**a </line>
</par>
<par>
<line> organizacional na s*ti*fação no trabalho dos prof*ssio*ais perfaze* os crit*r*os de inclusão na </line>
<line> pesquisa e (ii) *xc*usão de teses, *iv*o* e artigos *e acesso rest**to e qu* *ã* contemplem a* </line>
<line> temáticas de clima organ*z*cio*al e sa**sfação no trabalho. O resultado *as b*scas e * form* </line>
<line> como s**á *peracionalizado o estudo está aprese*t*do na Tabe*a 2. </line>
<line> Tab*l* 2 - Result*d* das busca* </line>
</par>
<par>
<line> Busca Descr*tores </line>
<line> Res*ltados We* of Science Sc opus </line>
</par>
<par>
<line> 1 "Or*ani****onal Cli*ate" AND "Job Sa*isf*ct*on" </line>
<line> 20 28 </line>
</par>
<par>
<line> 2 "Organizatio*al Cli**te" AND "Satisfaction" </line>
<line> 30 39 </line>
</par>
<par>
<line> Tot*l de artigos de acesso abe**o da áre* de Ciên**a* S*ciais Aplica*as </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> Ar*igos e*c*uí*o* da amost** por duplicidad* </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> *otal de a*tigos a serem lidos (resumo, in*rod*ção e c*n*lu*ão) para verifica* s* atendem ao *bjetivo da pe**uisa </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> *rtigos e***uídos após a l*i**ra p** não *tenderem ao obje*iv* da pesquisa </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> Total de arti*os selecionados </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> Sistem**ização *o* Est*do* Selecionados </line>
<line> Criação de pas*a com os artigos completos em \pdf\ *a*a análise * tabulação *os artigos no M*crosoft </line>
<line> Exc** (título; autores; *eriódico; ano; obj*ti*o; mét*do e resultados). </line>
<line> Análise e Inte*p*etação dos Resultados </line>
<line> Lista de artigo*; publi*ações por ano; a*t**es principais; *us*a por c**e*orias de a*álise; an*lise dos </line>
<line> im*actos d* *lim* o*ganizaciona* na s*ti*fação no trabalho d** profissionais; id*ntificação de la*unas </line>
<line> de pesqu*sa. </line>
<line> Apre*en*ação da Revi*ão e S*ntese do Conheci*en*o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 7, *. 129-148, *an. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Clima Organ*za*io*al e Satisfação no Trabalho: Uma Revisão Int*grativa da *iterat**a </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> Exposição e discussã* do* resultados, ap*e*enta*do *ossibili*ades de *esquisas fut*r*s. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El**orad* com base em *garbossa e *o*zato (2*21). </line>
</par>
<par>
<line> A* buscas resultar*m em 117 art*gos acessív*is d* área de Ciências Sociais Aplicadas </line>
</par>
<par>
<line> e for*m ex*luídos </line>
<line> 51 trabalhos por estarem em duplicid*de. Os 66 ar*i*os resul*a*tes fora* </line>
</par>
<par>
<line> lidos (resumo, *ntrodução * *onclusã*) p*ra ve*ificar se ate*dem ao propos*o e, com ba*e </line>
</par>
<par>
<line> nesta leitura, </line>
<line> identifica*am-se 47 </line>
<line> pesquisas *ue n*o a*endiam ao objetivo e, *or fim, 1* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*re* av*liadas. </line>
</par>
<par>
<line> A operacionalização *a *ná*ise cont*u com formulário </line>
<line> de ide*tif*caç*o, *onforme </line>
</par>
<par>
<line> Sgar*os*a e Mozza*o (2021), o **al foi pr*e*chido para c*da artigo da amostra, p**mitindo a </line>
</par>
<par>
<line> or*anização de in*ormaç*es r*lativas </line>
<line> à identificação e *u*ores, a*o da *ublicação, </line>
</par>
<par>
<line> ins*rum*ntos utiliza*os par* * lev*n***ento *os d*d*s, obj*tivos das pesquis*s, resu*tados. </line>
<line> 4 RESULTADOS </line>
<line> 4.1 Análise quantitativa *os ar*ig*s selecionados </line>
<line> * impact* do clim* org*ni*acional na satisfaç*o no tr*balho de profissionais está </line>
<line> evidencia*o em 19 artigos ordenados por an*. O tít**o, os autores, o periódico onde es*ão </line>
</par>
<par>
<line> publicados, as citações e tipo o </line>
<line> de abordagem meto*ológica aplic*do - qua*i/qu*ntit**iv* </line>
</par>
<par>
<line> tam**m estão d*scritos (T*bela 3). </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Apresentação dos artigos selecionados pa*a revisão int**rati*a </line>
</par>
<par>
<line> Autor(es)/ Ano </line>
<line> T*tulo </line>
<line> Periódico </line>
<line> Nº de citações </line>
<line> Abo*dagem **todológic* </line>
</par>
<par>
<line> Bhut*o et al. (**12) </line>
<line> A C*mparative Study of *rganization*l Climate and Job Satisfactio* ** Public, Priv**e and Foreign Banks </line>
<line> Asian S*c*al Sci*nce </line>
<line> 11 </line>
<line> Qu*nt*tativa </line>
</par>
<par>
<line> Mehta et al. (2013) </line>
<line> T*e Organizational Health of Urban *lementar* Scho**s: School Health *nd Teacher Functioning </line>
<line> School M*ntal Healt* </line>
<line> 12 </line>
<line> Quantitativa </line>
</par>
<par>
<line> Gu*n et al. (2014) </line>
<line> Know*ed** and Perceptio*s of Family Leave Poli*ies Am*ng Fe*ale Fa*ulty in Academic Medici*e </line>
<line> *omen's Health Issues </line>
<line> 2* </line>
<line> Qualitativa </line>
</par>
<par>
<line> Tsai (2014) </line>
<line> The Org*ni*ational Cli*ate and *mployees\ Job Satisf*ct**n in the Te*mi*al Operati*n Cont*xt of Kaohsiung P o rt </line>
<line> The As*a* Jo*rnal o* Sh*pping and Lo*istics </line>
<line> 16 </line>
<line> Quantit**iva </line>
</par>
<par>
<line> *u*tafa et al. (2*15) </line>
<line> T*e Influence *f Organizational Cul*ure, *rganization*l Clim*t*, and the Promotion of t*e Po*ition of Employee Job Satisfa*tion *n P*. Surabay* Graphics Me*ia Temprina </line>
<line> As*an *oci*l Science </line>
<line> 0* </line>
<line> Qu*n*itat*va </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, a*t. 7, *. 129-*48, ja*. 2*23 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. I. *ilva, D. D. M. *e*reira </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> F**emi & Jita (2019) </line>
<line> A*sessment of Scienc* Teachers\ C*ree* *atisfaction and School O*ganisat**nal Clima*e *n E*hancin* J*b Pe*formance in Rur*l Learning Ecologies </line>
<line> Problems of Educ*tio* </line>
<line> 0 </line>
<line> Quantitativa </line>
</par>
<par>
<line> Mosleh***r et *l. (201*) </line>
<line> Organizationa* C*im*te and Work Style: The Missing Links for Sustai*a*ility of Leadership and Sat*sfied Emplo*ees </line>
<line> S*sta*nability </line>
<line> 27 </line>
<line> Quantitativ* </line>
</par>
<par>
<line> Luqma* et al. (*020) </line>
<line> Effe*t of Or*anization*l Cl**ate U*on the J*b *er*o*mance *f Ins*ruct*rs\ Physical Education </line>
<line> **dagog* o* Physical Cul*ure and S*orts </line>
<line> 01 </line>
<line> Quan*itativa </line>
</par>
<par>
<line> Ha* e McLean (2020) </line>
<line> Effects of fa*ily-sup*ort*ve super*isor b*ha*iors and o*ganizational c*imate on employees </line>
<line> Eu*opea* Journa* of Training and *evelopment </line>
<line> 04 </line>
<line> Quantitat*va </line>
</par>
<par>
<line> Reza** (2020) </line>
<line> *ngl*sh teachers\ job s**isfaction: Assessing contribu*ions o* t*e iranian school organi**tional clima*e in a mixed methods study </line>
<line> Cogent Education </line>
<line> *3 </line>
<line> Quali/ qua**itativa </line>
</par>
<par>
<line> Angél*ca **elo (2020) </line>
<line> El clima * la satisfacci*n *ab*ra* *el *apit*l hu*ano: *actore* dife**nciados e* o*ga*izaciones púb*ic*s y p*ivadas </line>
<line> Innov*r </line>
<line> 08 </line>
<line> Quantitativa </line>
</par>
<par>
<line> Li et al. (*020) </line>
<line> Organiz*tiona* climate, job *a*isfact*on, and turnover in *o*untary child welfar* w*rkers </line>
<line> C*ildren an* Youth Ser*ices **vie* </line>
<line> 07 </line>
<line> *uan*i**tiva </line>
</par>
<par>
<line> Ruit et al. (202*) </line>
<line> Causal factors in*luencing org*nizati*nal commit**nt of employee in the autom*tive *nd au*o part* indu*tries: A case study o* A*ata City Indu**rial Estat* Th*iland </line>
<line> Kasets*rt J*u*nal ** Socia* Sciences </line>
<line> 01 </line>
<line> Quantitativa </line>
</par>
<par>
<line> Don et *l. (2021) </line>
<line> Challe*ges fo* u*i*g organization*l cl**at* tools for measuring teacher job *atisfaction </line>
<line> Int*rnational Jour**l of Ev*luation and *es*arch in Educat*on </line>
<line> 03 </line>
<line> *uali/ qu*ntitativa </line>
</par>
<par>
<line> Chian*-Ve*a et al. (2021) </line>
<line> Eff*ct of **b sa*isfacti*n and conf*denc* *n th* organizationa* climate, throu** structura* equations </line>
<line> Revista de Ciencia* de la A*mi*istr*ción y Econ*mía </line>
<line> * </line>
<line> Quantitati*a </line>
</par>
<par>
<line> Jung et al. (2*21) </line>
<line> Generational E*fects of *orkpl*ce **exibility on Wor* En**geme*t, Satisfactio*, *nd Commitmen* in South Korean Delux* Hotel* </line>
<line> Sustain*bility </line>
<line> 03 </line>
<line> Qu*ntitativ* </line>
</par>
<par>
<line> Pectu et a*. (2021) </line>
<line> Multid*mens*on*l Ass*ssment *f Jo* *ati*f*ct*on in Tele*ork *onditions. Ca*e Study: Romania in the COVID-19 Pandemic </line>
<line> S*stai*ability </line>
<line> 07 </line>
<line> Quantitativa </line>
</par>
<par>
<line> Móra* et a*. (**21) </line>
<line> Clima orga*izacional y satisfacción laboral en una empresa industria* peruana </line>
<line> Rev*sta V*nezo*a*a D* Gerencia </line>
<line> 01 </line>
<line> Qu*ntitativa </line>
</par>
<par>
<line> *opari**h et al. (*021) </line>
<line> Pr*duct*ve teacher job satisfacti*n: Dis*ntangli** organizational clim*te, fa*ility mana*em*nt, and organizationa* citizenship *eha*ior </line>
<line> I*ternational Jour*a* of Evaluation and Res*arch *n Education </line>
<line> * </line>
<line> Quantitativ* </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaboração própria (2**2). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 1, art. 7, p. *29-148, jan. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lima Organiza*ion*l e *a*is*ação no Tra*alho: Uma R*vi*ão I*tegra*iv* d* Literatura </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> O aspecto regional do* ar**gos *p*nta maioria conc*ntrada no* países *siáticos, </line>
<line> 58% </line>
</par>
<par>
<line> dos trabalhos analisados, segui*o pelos países da am*rica do norte, amér*ca do sul, eu*o*eus * </line>
<line> a*ricanos e, por fi*, *ma p*bl*caç*o sem referên*ia d* locali**de, </line>
<line> Em re**ç*o à abordagem metodológica, 16 publicações utilizar** abordagem </line>
<line> *uant*tativa. *m deles, aborda*em qualit*ti*a e d**s estudo* utiliza**m abordagem mista, </line>
<line> quali/quan*itativa, o que deno*a predominância das *esq*i*as com ab*rdagem quantitativa. </line>
</par>
<par>
<line> Em relaç** à* publi*açõe* *or ano no </line>
<line> p*ríod* (entre </line>
<line> 2012 e 202*), **ns*ata-se u*a </line>
</par>
<par>
<line> c*rênci* de estudos de 2*12 a 2**5, seguid* por um período *e tr** ano* (2*16 a *018) sem </line>
</par>
<par>
<line> publicações sobre a </line>
<line> temát*ca. A *ar*ir </line>
<line> *e 2019, v**i**c*-se maior número </line>
<line> d* </line>
<line> publicações, </line>
</par>
<par>
<line> des*a***d*-s* o ano de *021 com *ete estudos public*dos, o que evid*nc*a maior atenção por </line>
<line> parte dos pes*uisadores a estes co*structos. Em rel*ç*o à* citações, o ar*igo de Moslehpour *t </line>
</par>
<par>
<line> al. (2019) é o q*e apre*enta maio* *úmero de citaç*e* (27) e, a*ós 2*19, os </line>
<line> traba**o* </line>
</par>
<par>
<line> apresentar*m uma queda *o nú*e*o d* citações (**gura 1). </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - Nú*er* de citações d*s artigo* </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: El*boração *rópria (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Dentre os </line>
<line> per*ódicos em </line>
<line> q*e os artigos f*ra* public*dos, destacou- s* o jorn*l </line>
</par>
<par>
<line> Sust*in*bi*ity co* três pub**cações, o *eriódico As*an Social Science e Inte*na*ional Jo*rnal </line>
</par>
<par>
<line> o* Evalu*tio* and Resea*ch i* Education *om d*is tr*b*lho* </line>
<line> e </line>
<line> ** </line>
<line> de*ais r*c**era* apenas </line>
</par>
<par>
<line> um* *ub*icação. De modo espec*f*co, verif**ou-se o *ator d* *mpacto do periódico </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. *, art. 7, p. 129-148, ja*. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. I. Silva, D. D. *. Fe**eira </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> Sustai*abili*y que é de *,889, conform* o Journal Citation Repor**, o *ue denota *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> periódic* é de alto impac*o. </line>
</par>
<par>
<line> De mo*o geral, pode-se verif*car que, * p*rti* de 2019, as publicações s*bre *lima </line>
<line> *rganiza*iona* e sa*isfa*ão no trabalho sã* mais recorren*es, o q*e evidencia o *r*sce*te </line>
<line> interesse *el* temática, em rel*ção às **t**ões observou-se que * estudo de Moslehp*ur et *l. </line>
<line> (201*) é o que apresenta maior *úmer* de citações (27) e, apesar *o número crescen*e *e </line>
</par>
<par>
<line> publicaç*es, a* citaç*es n*o acompa*ham o mesm* </line>
<line> padrão. No que diz r*speito ao aspecto </line>
</par>
<par>
<line> regio*al, 58% *as pesquisas con*entram-se nos países *siáticos, o q*e *enota o *nter*sse dos </line>
<line> p*squis*dores desta r*gião so*re o estu*o de aspectos orga*izac*onais. *estacou-se també* a </line>
<line> preferência **s pesquisadores p*las pesquisas de abord*gem m*tod*lógica quantitativa, visto </line>
<line> que 16 estudos lançaram mão desta abor*agem. </line>
<line> 4.2 *nálise q*a*itativa dos artigos: pri*ci*ais ach*dos dos *studo* </line>
<line> A *nálise **alitativa do* estudos é *p*esentad* na Tabela 4 ond* se destaca o público </line>
<line> qu* *oi *es*uisado, o objet**o e os principa*s achad*s os *esquis*dores. </line>
<line> Tabela 4 - Análise qu*lit*tiva *o* estu*o* </line>
</par>
<par>
<line> Au*or(es)/ ano </line>
<line> Públic* estudado </line>
<line> Objetivo </line>
<line> Princ**ai* resultad*s </line>
</par>
<par>
<line> Bhut*o et *l. (2012) </line>
<line> Executi*os </line>
<line> Inv*stigar * rel*ção e*tre medidas *e c*ima organ*za*ional e s*tisfaçã* no tra*alh* aplicadas a *xec*tivo* d* bancos públicos e privados est*angeiros. </line>
<line> Do s 14 subfa*ore* do clima organ*zacional, 3 estão positiva*en*e relacionados à sati*fação no trabalho: e*trutura organiza*i*nal, identida*e e *elações huma*as. *quidade e emp*d*ra*ent* e**ão *egativ*ment* relacionados à satisfação e à* di*erentes p*rc*pções sobre clima o***n**acio*a*, o que po*si*ilito* clas*ificar cada b**co, *a m**ma *orma que acon*eceu *om * clima *rganizacional. </line>
</par>
<par>
<line> Meht* et al. (2013) </line>
<line> *rofessores </line>
<line> Ex*minar nas escolas *rbanas d* ele*ada *obreza a estrutura dos fatores de saúd* escolar. </line>
<line> A eficácia dos professo*es es*a*a unicament* relaci*nada c*m um a*biente de a**endizagem positivo, o *ue reflete ati*udes pos*tivas dos estudant*s em relação à aprendizagem e * entusia*m* d*s professo*es. O *tres* dos profess*res e a sat*s*ação no trabalho e*tavam cada um *elaci*nado com a organ*zação - *aú*e *sc*lar. </line>
</par>
<par>
<line> **n* *t al. (2014) </line>
<line> Profes*ores </line>
<line> Examinar c*nhecim*ntos e pe*c**ções das políticas e prát*cas de licenças familia*es ent*e l*deres seniores (membros da American Association of Medic*l *ollege do </line>
<line> *s po*íti*as de l*c*nç*s famil*ares são importantes da *ati*façã* *o corpo doc*nte e *o su*ess* acadêmico, mas *alta a consciência *o*ítica entre líderes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 20, *. 1, art. 7, p. 1*9-**8, jan. 2*23 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cl**a Organi***ional e Sati*faç*o no Trabalh*: Uma Revisão Integr*tiva da Literatura </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Gr*up on Women in Medic*n* and Science) para identif*car as barreira* para * suc*sso e sa*isfação na carr*ira nas faculdades femini**s. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *s*i (*014) </line>
<line> Portuár*os </line>
<line> Av***ar os *feitos d* estilo *e lide*ança * do cl*m* org*niz*cional na satisfação profissiona* *os empregados de um porto ** Taiwan. </line>
<line> O clima organizacional apresentou efeito signifi*a*ivo *a satisfação profissional, os *mpregados c*m inc*ntivo*/re**mpensa* mais efi*aze* par* o desempen*o p*ofissional tê* *elhor satisfaç*o profissional e sentem maior se*urança. Sa*ário e remuneração for*m as v*r***eis de controle mai* importa*tes que i*centivam *s e*pregado* a sen*irem-se compatí*eis com o trabalho e a seg*rança *o empre*o. </line>
</par>
<par>
<line> E*qa*ri e Pr*yono (*015) </line>
<line> Pr*fissionais da ár*a gráfica </line>
<line> T*s*ar a influência da c**tura organizacional, do clima organi**cio*al, e da prom*çã* *a posição de s*tisfaç** no trabalho na Indonésia. </line>
<line> C*l**ra, clima o*ganizaci*nal e gabin*t* de promoção têm influência significa*iva sobre as variáveis a v*riáv*l de clim* * *rgan*zacional se destaca apresen*ando f*rte influência na satisfação no tra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Faremi e Jita (201*) </line>
<line> Profess**es </line>
<line> Examinar até que p*nto a satis*aç*o com a carreira e o clima organizacion*l **s profes*ores de *i**cia* de aprendi*agem *ural estão relacionados ao d*sempenh*. </line>
<line> 65,*% *os *rofes*ores estavam satisfeitos co*, enquanto 3*,*% nã* e uma com*inação de sati*fação *a c*rreira e c*i*a organiz*c*o*al influen*iou os desempenhos pro**ssi*nais e que a satisfação p*of*ssional te** e*eit* *o*itiv* no d*sempe*h*, enquanto o clima organ*zacional, e*eit* n*gativo. </line>
</par>
<par>
<line> Mo*lehp*ur et al. (2019) </line>
<line> *ervidore* públicos </line>
<line> In*es*igar o elo entre o estilo de l*derança * * satisfação no *r*balho entre os funcion*rios do s**or público da Mo*gólia. </line>
<line> O clima organizacional e est*lo de trab*lho co**lementa* e media* plen*m**te a relação entr* esti*o de *ide*ança e satis*a*ã* no trabalho. Um esti*o de li**r*nça adequado é mais eficaz quando combina clima org*nizaciona* e es*ilo de trabalho *o* fun**on*r*os. </line>
</par>
<par>
<line> Luq*an et al. (2020) </line>
<line> Professores </line>
<line> V*rificar o efeito do clima organ*zacio*al no dese*p**h* de *n*t*utores de educação físi**. </line>
<line> Os i*strut*res se se*tem confor*áveis n*m clim* organizacion*l saudável e aumentam o de*empenho. *strut*ra de comunicação *ficaz, sistem* de rec*m*ensa, t*aba*** em equipe, dese*volvimento *e carreira * estratégias de plan*jamento * tomada d* decisões são impl*mentadas nas escolas qu* mel*oram o desemp*nho d*s profess*re*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*ae* et al. (2020) </line>
<line> Professores </line>
<line> Expl*rar as c*ntribuiçõ*s do clim* organizaci*nal da escol* iraniana para a satisf*ção profission*l dos *rofessore* de inglês. </line>
<line> Cor*elaçã* posi*iva entre o **ima or*anizacion*l e que a s*ti**ação pr*fission*l e satisf*ção no trabalho * *fetada pela carga de **sino, liderança, autonomia e toma*a de d*cisões. *lém diss*, o clima *rg**izaci*nal da escola *ã* é f*vo**vel nem positivo de ta* fo*ma que af*te negat*vamente a *atisfaçã* profissional dos professores. </line>
</par>
<par>
<line> Melo (2020) </line>
<line> P*estador** de serviços </line>
<line> Relac*on*r os constr*tos de cl*ma orga*izac*onal e satisfaç*o pr**issi*nal. </line>
<line> *fe*o, pad**es e identidade mostr**am - associações com a sa*isfação i*trín**ca e e*trínse**. </line>
</par>
<par>
<line> Ha n * McLean (2020) </line>
<line> Supervisores ** apoio a família </line>
<line> E*ami*ar o *mpa*to dos comportamentos dos supervis*res de apoi* * família no c*nflit* </line>
<line> *s c*mp***amentos do* sup*rvisores têm impac*o *ínimo no conflito tr**alh*- famí**a e no c*ima de t*a*alho. O conflito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na P*, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-148, jan. 2023 </line>
<line> www4.fs**et.*om.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. I. *i*va, *. *. M. Ferreir* </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> tra*alho-f*mí*ia dos emp*e*ados, n* clim* organizacion** trabalho- *amília, na s*tisfação p*ofissional e *as inte*ções de rotati*id*de a* longo do tempo. </line>
<line> entre tr*balho/famíl** mediou a relaç** *ntre os comportame*tos do su*ervisor famil**r e de apoi* e *s *n*enções *e *otativ*d*de dos *mpre*ados. O clima organ*zac**nal en*re trabalho/f*mília foi significativo. </line>
</par>
<par>
<line> Li et *l. (2020) </line>
<line> Trabalhadores vo*un*ários </line>
<line> Investigar os *feitos i**iret** do clima orga*izaciona* na r*tativi*ade por meio d* sat*sfaç** p*ofissio*al d*s tra*alhadores vol*ntários das agências de bem-e*tar *as cr*anças. </line>
<line> O *feito do clima o*ganizaci*nal na *ntenção de *eixar a agê**ia *o* tota*mente med*a*o pe*a sat*sfação n* t*abalh*, enq*anto seu efeito na inte*ção de pe*manecer no bem-esta* das crian*a* foi parcialment* *edi*do. A* agências c*nsi*erara* que a reorientaç*o dos seus recursos e concentra*ão de esforços em m*danças organizacionais impactam na satisfação *os tr*balhad*res na remune*aç*o, nos benefícios, e n* promo*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Don et al. (2021) </line>
<line> Profes**res </line>
<line> E*aminar a compre*nsão dos profe*s*res da e*cola primária qua*to à *atisfação ao ambi*nte org*nizacional. </line>
<line> A análise do conteúdo i*entificou os ***as que eme*gir*m da entrevi*ta; relações estudan*i*, *omada d* decis**, infraes*rutura es*olar, **aba*ho em equi*e e **iatividade educativ* e os p*ofessores estão moti*ados par* alcanç*r os *bjetivos da escola, q**nd* estão de acordo com a administração, o que torna o ambiente positi*o e aumenta a sa*isfação deles. </line>
</par>
<par>
<line> Soparid*h e Hanafi (2*21) </line>
<line> Professores </line>
<line> *nal*sa* o efeito dir*to do clima organizacional, gestão de instalaç*es e infraestruturas, comportamen** de cidadania o**ani**ci*nal na s*tisfação profis*io*al do* *ro*essores qu* ministr** disc*pli*a* p*ofi*si*nais e *ue *o*suem c*racterísticas complexas e requi*itos profis*ionais *iferenciad*s. </line>
<line> Não há in*luência direta do clima orga*iz*cional na sati*faç*o do *r*fi**ional, o q*e p*de ser pel* lidera*ça inefi*az aplicada n*s escola*, o que faz *o* que o clima or*anizacional nã* seja f**orável. Não *á efeit* direto da gestão de instal*ç*e* e infra*strutura* na satisfação dos p**fe*sores * ac*e*ita-se que seja co*se*uênci* *a pou*a i*fluênc*a direta da g*stã* *as instalações e i*fraestrutur*s na s*tis**ção profiss*onal pel* d*sp*nibilid*de *e *nfraes*rutura q*e preci*am s*r melho*adas. </line>
</par>
<par>
<line> Dávila Morán et al. (2021) </line>
<line> Profi*sio*ais d a ár ea *ndus*ri*l </line>
<line> *etermi*a* a r*laçã* entre * clima organizacional e a satisfação profissional numa ind*s*ria pe*uana dur*nte 2020. </line>
<line> 7 1 ,2 * % dos trab*lhadores percebem o clima org**izacio*al como *egular, enq***t* 80,70%, re*ular e há rel*ção si*nificativa en*re as vari*veis clima organizac*onal e sat*s*ação profissional nas or*anizações, *ndep*ndentemente da sua natur*za. </line>
</par>
<par>
<line> Ru*it e *ie*suwan (2021) </line>
<line> Profissionais d a ár ea industr*al </line>
<line> Estud** os *íveis de percepç*o do cl*ma organiz*ciona*, s*tisfação profissi*nal, q*alidade *e vid* lab*ral e compromi**o or*an*zac*onal d*s emp*eg*dos * exam*naram modelos de fato**s causais que influen*iam o c*mpro*isso deles ** indústr*as d* a**omóv*l e autope*a* n* *ailân*ia. </line>
<line> Os **pre*ado* têm elevado níve* de clima o*ganiza*i*nal, sat*sfa*ão no tra*a*ho, compromi**o organiz*c*on*l e q*alidade de vida. A qualidade d* v*da *o t*abalh* apresen*ou e*eito direto no co*promiss* organiz*cional e a sat*sfaç*o p*ofissional efei*o indireto no comp**mis*o organizacional por meio d* qu**idad* de vida no trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Chian*-Vej* *t al. (2021) </line>
<line> Profissi*nais d a ár ea d a </line>
<line> Ve*ificar as rela*ões entre t*ês var*áveis ** comporta*ento </line>
<line> O fator de s*tis*ação no tr*bal** tem **lação positiva e e*tatist*cam*nte </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*i*a, v. 20, n. 1, ***. *, p. 129-148, jan. 20*3 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Clima *rganiza*ional e Satisfação no Trabalho: Uma Revisã* Integr*tiv* da **t*ratura </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> saúde </line>
<line> or*a*izacional: clima organizacional, satisfação no trabalho, e confiança i*terp*s*o*l em um h**p*tal de al*a c*mp*e*i*ade. </line>
<line> signif*cativa com o clima organizacional e este elevado *e deve a* f*to de os empregados apre*entam níveis *ais **e*ados de sat*sfa*ão no trabalh*. </line>
</par>
<par>
<line> *ung e *o*n (2021) </line>
<line> Profissio**i* d* ramo *oteleiro </line>
<line> Examina* os efe*tos da flexib*lid*de do loc*l de tra*alho em hot*is sobr* o compro*isso de trabalho, satisfação e *mpen*o, para determ*n** o efei*o moderador das c*racterístic*s geracionais. </line>
<line> Efeitos po*iti*os da flexibilid*de d* lo*al de tra*alho no comprom*sso e sati*fa*ão d*s emprega*os; * co*promisso de trabalho p*odu*iu ef*ito pos*t*vo na sua satisfação; a sati*fação do* em*rega*o* teve impacto po*itivo no c*mpromisso dos *mpre*ados e a influência d* flexibilidad* do local de t*abalho *o compromisso nã* difere*. </line>
</par>
<par>
<line> Petc* et al. (202*) </line>
<line> Di*eren*es campos de a***idade </line>
<line> Propo* um mod*lo mult*dimension*l para avaliar a sati*façã* no tr**alho pela *nves*igação sob as condições *e ex*ansão do t*l*traba*ho d*v*do * crise *erada pela pande*i* de covid-19. </line>
<line> A satis*ação n* trabalho em teletrabal*o es*á associa*a a mai*res com*etências, a*tonomia, e *m clima or*anizacional *avorável, mas também a um mai*r nível d* es*otamento emo*ional gerado p*lo acesso constante ao trabalho, bem como à falta *e relações e mentoria. No ca*o das mulheres, a correlaç*o mais forte das competên*ias com a satis*a*ão no trabal*o **vela sua vontade de tr*balhar e *e ultrapassar os *i*ite* *as ativi*ade* tradici*nais. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*ão própria (20*2). </line>
<line> U*a nu**m de *a*a*r** *ontendo as pr**cipai* p*lavras-chave d*s estud*s é pr*posta </line>
<line> na Fi*u*a 2. **s*rva-se que *s palavra* q*e *pare*eram *om *aior f*equênc*a for** cli*a </line>
</par>
<par>
<line> organizacional * *a*is**ção </line>
<line> no traba*ho, *lém ** cl**a organizacion*l escolar, edu*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> *ient*fi*a, al*m de outras pala*ras q*e apar*c*r*m c*m menor freq*ência, mas que denotam </line>
<line> as temá*ica* estudadas nos *rtig*s. </line>
<line> Figura 2 - Nuvem de palavras-chav* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laboraç*o p*ópria (2022) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-14*, jan. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. I. *ilva, D. D. *. F*rreira </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> No geral, o*servou-se uma *u*ntid*de significat*va (6 art**os) qu* pe*quisaram </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> te*átic* e*tre </line>
<line> *s p*ofissionais do </line>
<line> *a*o d* *ducação. **nfo**e </line>
<line> apresentado *os resul*ad** </line>
</par>
<par>
<line> das 19 p*squis*s, o cli*a organizacional influencia na satisfação no trabalho dos *ro*iss***ais </line>
</par>
<par>
<line> da* mais </line>
<line> diversas área* d* *tuaç*o, *l*m disso *ode-*e verifi*ar que essas variáveis po*e* </line>
</par>
<par>
<line> t*mb*m impactar *o desempenho dos prof**sio*a*s e na *otiv*ção del*s. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A pesqui*a *erific*u por *eio da revi*ão i*teg*ati*a da literatu*a a* pro*uções </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *videnc*am * impacto do cli*a organizacion*l na satisfaç** no trabalho. R*ssalta-se, </line>
</par>
<par>
<line> entretanto, que escopo deste estudo foi ob**do o </line>
<line> em duas bases de dados (We* of Sc*en*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Scopus), *ue, apesar de alc*nçar os prin*ipais periód*cos, foi considerada uma limi*ação des*e </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho. Para minimizá-lá, s*gere-se que nov** estudos a*pli** o número de **ses para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> procura d* outras pesq*isas, </line>
<line> *oden*o, com *sso, aumentar * e*c*po d* aná*ise, além de </line>
</par>
<par>
<line> rea*izar b*scas em bas*s nacionais p*ra veri*icar como estas *emáti**s vêm sendo estudadas </line>
<line> no pa**. Al*m disto *es*aca-se *ue, para o presente est*do, foi selecionado um re*ort* </line>
</par>
<par>
<line> temp*ral de 1* anos, período compreendi*o e*t*e *s anos de 2012 e 2021 que </line>
<line> evidencia as </line>
</par>
<par>
<line> *ubli*a*ões mais *ecen*es, o que também pode s* tornar *m limitador. </line>
</par>
<par>
<line> A partir d* </line>
<line> 2*19, ** publica*ões sobre cli*a organizaciona* * satisfação no tra**l*o </line>
</par>
<par>
<line> são mais recorrentes, o que evidencia * crescente *nteresse pela *emática. Em rela*ão *s </line>
</par>
<par>
<line> citações, *bservou-*e que o *studo </line>
<line> de *o**ehp*ur et al. (2019) é o </line>
<line> que *pre*enta maior </line>
</par>
<par>
<line> núme** de citações (27) </line>
<line> e, apesar do n*mer* **escen*e *e publicações, as ci*ações </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> aco*panham o mesmo padrão. No que diz respeito ao aspecto regional, 57,89% das p**quisas </line>
<line> concentra*-s* nos países *siáticos, o que d*no*a o i*te*esse dos pes*uisadore* desta reg*ão </line>
</par>
<par>
<line> sobre </line>
<line> o e*tudo *e aspectos orga*izacionais. Destacou-se também a preferênc*a d*s </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisadores pelas *esq**sas *e abordagem me*odol*gica quantitat*va, vis*o que 16 estudos </line>
<line> lançara* *ão de*ta abo*dagem. </line>
<line> O cl*ma or*anizac*onal e a satisfação prof**siona* são fontes de difere*tes est*dos n* </line>
</par>
<par>
<line> área es*olar, apesar dos </line>
<line> diferentes objet*vos das pesquisas, a mai*ria *vide*cia </line>
<line> que há </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> rela*ão positiva entre o cl*ma organizacion** e a s***sfação no trabalho dos professores. A*ém </line>
</par>
<par>
<line> di s t o, os </line>
<line> est*dos eviden*iam q*e um ambiente de apr*ndizage* positivo r*f*ete *titu*es </line>
</par>
<par>
<line> favoráveis dos *st*dante* em relação à aprendiz*gem, o qu* impac*a n* entus*asmo </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> profes*o*es pel* seu trab*lho (ME*TA et al., 2013). Fa*emi e Jit* (*019) *uqman et al. e </line>
</par>
<par>
<line> (2020) veri*icaram a relação *o </line>
<line> clima </line>
<line> or**niza*ional n* *ati*faç*o </line>
<line> dos profe**ores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter**ina, v. 2*, n. 1, art. *, *. 129-148, ja*. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lima Organi*a*i*nal e *ati*fação no Trabalho: U*a Revisão Integra*iva da Literatu*a </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> consequente impacto positivo e negati*o *estes aspectos no dese*p*nho deles. A motivação </line>
<line> também foi veri*icad* c**o as*e*t* re*ac*on*do ao clima organizac*o*al * a sat*sfação dos </line>
<line> professores que de acordo c*m D*n et al. (2021) torna o ambiente escola* mais pos**ivo e, em </line>
<line> últim* *nálise, aum*n*a a sati*fação dos p*ofe*sores no tra*alho. </line>
<line> Na c*ntra**o aos resul*ados e*idencia*os, So*ar*dah e *anaf* (2021) verif*caram no </line>
<line> **u estu*o que não há i*fluên*i* direta do clima orga*iz*cional *a sati*fação profis*i*nal dos </line>
</par>
<par>
<line> professo**s </line>
<line> p*o*utivos, *as </line>
<line> *s *utores a*reditam que este resu*tado pode ser pe** </line>
<line> l*der**ç* </line>
</par>
<par>
<line> ine*icaz, o *ue faz c** que o clima organizacio*al não seja fa*or*vel. </line>
</par>
<par>
<line> As indústrias também f*ram anali*ad*s por Dávila *or*n et *l. (2021 e *ujit </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iemsuwan (2021) que ver*fic*ram *ue o cli*a org*nizaciona* infl**ncia a *atisfa*ão dos </line>
<line> *raba*h*dores, alé* de *roduzi* efeito *o compromisso organizacional. Bhut*o *t a*. (*0*2), </line>
</par>
<par>
<line> além *e evide*ciarem a r*lação </line>
<line> entre os constructos, verificara* também a </line>
<line> dif*r*n*a de </line>
</par>
<par>
<line> *ercepção *obre o cl**a organizacional e a satisfaçã* dentre os *es*uisados. T*ai (2014) </line>
</par>
<par>
<line> identific*u q*e * cl*ma organiza*io**l *presentou efei*o signifi*ativo </line>
<line> na s*tisfação </line>
</par>
<par>
<line> profissi*n*l destac** e </line>
<line> qu* os empr*gados *om *n**ntiv*s e recompensas mais </line>
<line> clar** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ef*cazes para o desempe*h* pr*fissiona* tendem à me*h*r satisfação profission*l e sent*m </line>
</par>
<par>
<line> maior segurança no trabalho. A var*ável d* clima organizacional </line>
<line> s* d*sta*a com </line>
<line> influênci* </line>
</par>
<par>
<line> dominante na sati*fação no t*abalho, **nforme Elqa*ri e P*iy*no (2015). </line>
</par>
<par>
<line> De manei*a geral, os resultad*s </line>
<line> *as 19 p*squisas confirmam que o *lima </line>
</par>
<par>
<line> organi*acional influen*i* n* satisfa**o no trabalh* dos profissionais da* mais </line>
<line> diversa* áre*s </line>
</par>
<par>
<line> de atu*ção, </line>
<line> além *isto </line>
<line> pode-*e ve*ifi*a* que est*s v*riáveis p*dem também im*act*r no </line>
</par>
<par>
<line> desempe*ho </line>
<line> *os profi*s*on*is e na moti*ação deles. * p*esente estudo avança na l*terat*ra </line>
</par>
<par>
<line> p*r com*ilar diversos artigos **b*e os constructos de c*i*a </line>
<line> o*ga*izacional e satisfa*ão </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> trabalho que demostra qu* p*r mais que o inte*e*se sob*e temática seja crescente, não há a </line>
<line> uma *uantid*de s*gnificativa de trabal**s **m i*pacto e relevância no n**ero de *itaç*es. </line>
<line> Suge*e-se p*ra es*udos *uturos re*lizar a anális* em bases de dados nacionai* p*ra verificar a </line>
<line> repr*sentatividade das t*mática*. </line>
<line> REFER*NCIA* </line>
</par>
<par>
<line> AL*EIDA, D. M. D </line>
<line> *t </line>
<line> a*. (2*16). Satisfa*ão *o </line>
<line> *rabalho d*s *o*iciais militares do Rio </line>
</par>
<par>
<line> Grand* do Sul: ** estudo q*antitativo. Psico**g*a: Ciência * *r*fi*são, 36, 801-815. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na P*, v. 20, n. 1, art. 7, p. 1*9-**8, *an. 2023 </line>
<line> www4.**anet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. I. Silva, D. D. M. F*rreira </line>
<line> 144 </line>
</par>
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<line> Como Referenciar este Art*go, con*or*e ABNT: </line>
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<line> Co*trib**ção dos Autores </line>
<line> L. I. Si*va </line>
<line> D. D. M. Ferreira </line>
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<line> 1) co*cepção e pla***amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise * i*terpretaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abora*ão do rascunh* ou na revisão crít*ca *o co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipaç** na aprovação da versão final do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, *er**ina, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-1*8, jan. 2023 </line>
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