Vulnerabilidade Social: Um Olhar Sobre as Demandas de Crianças e Adolescentes / Social Vulnerability: A Look at the Demands of Children and Adolescents

Lara Beatriz Medina da Silva Porto, Cláudia Aline de Brito Oliveira, Ruth Raquel Soares de Farias

Abstract


A expressão vulnerabilidade social trata da condição de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que vivem em situação desfavorável ou de dificuldades. Este estudo tem como objetivo identificar os problemas e as dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica do tipo qualitativa, cuja coleta de dados se deu através da seleção de materiais encontrados em portais eletrônicos tais como: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC)e National Library of Medicine (PubMed), sendo que foram encontrados 917 estudos, mas apenas 11 atenderam aos critérios   da pesquisa. Assim, a partir da análise dos resultados, concluiu-se que os problemas encontrados não são recentes e que apesar da criação de centros de acolhimento como os Centros de Referência da Assistência Social (1990), as políticas públicas para atender estas demandas ainda são bastante discretas. 

 

Palavras-chave: família; discriminação; situação de risco.

 

ABSTRACT

 

The term social vulnerability refers to the condition of a person or a group of people who live in na unfavorable situation or in difficulties. This study aims to identify the problems and difficulties faced by children and adolescentes who are in a situation of social vulnerability. The research was carried out through a bibliographical review of the qualitative type, Where data collection took place through the selection of materials found in electronic portals such as: Scientific Electronic Library Online (SciELO); Electronic Journals in Psychology (PEPSIC) e National Library of Medicine (PubMed), 917 studies were found, but only 11 answered the survey. So, from the analysis of the results, it was concluded that the problems found are not recent and that despite the creation of reception centers such as Social Assistance Reference Centers (1990), public plicies to meet these demands are still quite discreet.

 

Keywords: family; discrimination; risky situation.

 

 


References


ALVES, L. P; SANTOS, V. S; SANTOS, J. S. Infância, vulnerabilidade e situação de risco em Paulo Afonso-Bahia. Revista Científica da FASETE, Bahia, v. 10, n. 10, p. 68-82, 2016. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2016/10/infancia_vulnerabilidade_e_situacao_de_risco_em_paulo_afonso_bahia.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

BARROS, A. S.; FREITAS, M. F. Q. Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes: Consequências e Estratégias de Prevenção com Pais Agressores. Pensando Famílias, v. 12, n. 2, p. 102-114, dez. 2015.

BRASIL, LEI N.º 8.069, de 13 de julho de 1990, Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em: 24 jun. 2021.

CASTRO, M. G.; ABRAMOVAY, M. JOVENS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERABILIDADES SOCIAIS E VIOLÊNCIAS, Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 143-176, jul.2002.

CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa, Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 429, nov. /dez.2007.Disponívelem: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 31 maio 2021.

FROTA, A. M. M. C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p.147-160, abr. 2007. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v7n1/artigos/pdf/v7n1a13.pdf. Acesso em:24 jun. 2021.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,2002. Disponível em: http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.

GOMES, M. A.; PEREIRA, M. L. D. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas pública. Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. v. 10, n. 2, p. 357-363, abr./jun.2005. DOI: 10.1590/S1413-81232005000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v10n2/a13v10n2.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.

KOSHINO, I. L. A.; MARTINS, J. B. Questões do desenvolvimento infantil em Vigotski e seus desdobramentos para educação, in: congresso nacional de educação,5. 2011. Curitiba. Anais[...]. Curitiba: PUCPR, 2011. p. 3115-3127. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5189_2707.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

LEÃO, S.M; OLIVEIRA, I. M. F. F; CARVALHO, D.M.B. O psicólogo no campo do bem-estar social: atuação junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social do centro de referência de assistência social (CRAS). Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 264-289, abr. 2014 Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v14n1/v14n1a15.pdf. Acesso em: 18 jun. 2021.

LOPES, J. R. Processos sociais de exclusão e políticas públicas de enfrentamento da pobreza. Caderno Crh, Salvador, v. 21, n. 53, p. 357, maio/ago. 2008, DOI: 10.1590/S0103-49792008000200011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/viewFile/18946/12306. Acesso em: 27 maio 2021.

MAIA, J. M. D.; WILLIAMS, L. C. A. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, n.2, v. 13, dez. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v13n2/v13n2a02.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2021.

MARTINS, M. S.; MAZUR, S. M. O cras e a política de assistência social. in: Jornada internacional de políticas públicas, 4, 2009, Maranhão. Anais[...]. Maranhão: UFMA, 2009. p.1-9. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/eixos/3_desigualdade-pobreza/o-cras-e-a-politica-de-assistencia-social.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

SANTOS, C. C. B. Direito à moradia na cidade de Manaus. Ser Social. Brasília. n.8, p.209-234,2009. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12882/11249. Acesso em:10 maio 2021.

SAPIENZA, G. PEDROMÔNICO, M. R. M. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente, Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 209-216, mai./ago. 2005. Disponível em:https://www.scielo.br/j/pe/a/stYqQ6cvpzPJRdqFwRr8NtH/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 02 de jun. de 2021.

SILVA, A. J. N., COSTA, R. R., & NASCIMENTO, A. M. R. As implicações dos contextos de vulnerabilidade social no desenvolvimento infantojuvenil: da família à assistência social. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v.14, n.2, p.1-17, abr./jun. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082019000200007. Acesso em: 16 nov. 2021.

SILVA, P. S. M.; VIANA, N. M.; CARNEIRO, S. N. V. O desenvolvimento da adolescência na teoria de Piaget. 2011. Trabalho de curso -Faculdade de psicologia, Faculdade Católica Rainha do Sertão, Ceará, 2011. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0250.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.

UNICEF. Situação Mundial da Infância 2011, Caderno Brasil: UNICEF 2011.

UNICEF. Situação Mundial da Infância 2019, Sumário Executivo: UNICEF 2019.

WERLANG, R.; MENDES, J. M. R. Sofrimento social. Serviço social e sociedade, São Paulo, v. 116, n. 116, p. 743-768. Out./dez. 2013. Disponível em: HTTP://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282013000400009.

VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R; LEONTIEV, N; Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villas Lobos. 11. ed. São Paulo: Ícone 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.2.13

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)