<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 13, p. 244-256, *e*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.2.13
</line>
</par><par>
<line>
*ulnerabilidade Social: Um Olhar *o*re as Dema*da* de Cri**ças e Adolesce**es
</line>
<line>
Social Vu*nerability: * Look *t *he Demand* of Children a** Adol*scents
</line>
</par><par>
<line>
La*a Be*triz M*d*na da Si*va Porto
</line>
<line>
Graduação e* Ps*cologia pela Fa***dade de En*ino Superior do *iauí
</line>
<line>
Pós-g*aduando em s*úde mental e aten*ão *sicossocial pe*a (FAEVE)
</line>
<line>
E-m*il: *arabeat**z806@ou*lo*k.com
</line>
<line>
Cláudi* A**ne de Bri*o Oliveira
</line>
<line>
Douto*a*o em Psico*ogia pela Un*versidade Federa* do E*pírito Santo
</line>
<line>
*est*ad* prof*ssional e* Ge*t*o e Saúde C*let*va pela Univer*idade Estadual de Campinas
</line>
<line>
Pro*essora da Facul*a*e *e *ns*no Su*eri** do Piauí
</line>
<line>
E-mail: cl*u*iaal*ne@faespi.c*m.br
</line>
<line>
Ruth **q*el Soares de Farias
</line>
<line>
Dout*rado p*l* programa ** B*ote*nologia *ela Univer**dade Fed*ral do P*auí
</line>
<line>
Profe*sora *a Faculda*e de Ensi*o Supe*ior do Pia**
</line>
<line>
E-mail: rut*raquelsf@gmai*.com
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: Lara Beatriz M*d*na da Si*va Port*
</line>
<line>
*ditor-*hefe: Dr. Tonny Kerley d* Alenc**
</line>
</par><par>
<line>
Faculdade de Ensino supe*ior do Pi*ui, R. Walfran
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Ba*ista, 9* - S*o Cristóv*o, Teresin* - PI, 6*0*6-47*,
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Artig* recebido em 06/12/2022. *ltima
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reço: C*áudia Aline de Brito *liveira
</line>
<line>
re*eb**a em 20/1*/2022. A*rovad* e* 21/12/*022.
</line>
</par><par>
<line>
Faculdade de E*sin* superior do Pia*i, R. Walfran
</line>
</par><par>
<line>
Batis*a, ** - Sã* Cristóvã*, Teresina - PI, *404*-470,
</line>
<line>
Avaliad* pelo siste*a Triple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
*ra*il.
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Ruth Raquel Soares *e Farias
</line>
<line>
(av*lia*ão cega po* dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Facu*dade de En**no superior do Piaui, R. Walfran
</line>
</par><par>
<line>
*a**st*, 91 - São Cr**tóv*o, T*r**ina - PI, 640*6-470,
</line>
<line>
R*visão: Gr*matical, Nor*a*iva
</line>
<line>
e de *ormatação
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vulner*b*l*dade Social: *m Olhar Sobre as *e**n*a* *e Crianças e A*olescentes
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
RE*UM*
</line>
</par><par>
<line>
A exp*essão vu*nerabili*ade soc*al trata da condição de uma pessoa ou de ** grupo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pessoa* que vivem em situação des*a*orável o* de dificu*d*d*s. Este estudo tem como
</line>
<line>
objetiv* identif*c*r os problemas e as di*iculda*e* enfrentadas por criança* e ad*lescentes *ue
</line>
<line>
*e encontra* em situaçã* de vuln*r*bi**dad* s*c**l. A pesq*isa *o* *eal*zad* a*ravé* de
</line>
</par><par>
<line>
re*isão
</line>
<line>
bibli*g**fica do *ipo qu*litati**, c*ja coleta d* dados se deu através da se*eção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
materiais encontrados
</line>
<line>
em p*rtais eletrônicos tais
</line>
<line>
com*: Scientific Electronic Library O*line
</line>
</par><par>
<line>
(S*iELO); Periódicos
</line>
<line>
Elet*ônicos em *sic*logia (*E*SIC) e *ational Library of Med**ine
</line>
</par><par>
<line>
(*ubMed), send* que foram enc*ntrados 917 estudos, mas apenas 11 aten**ram aos critérios
</line>
</par><par>
<line>
*a pesquisa. Assim, a pa*tir
</line>
<line>
da *nálise dos result*dos, concluiu-se
</line>
<line>
que os problem*s
</line>
</par><par>
<line>
encon*rad*s não são recentes e que *pesar d* criação
</line>
<line>
de *entros de a*olhi*ento *omo os
</line>
</par><par>
<line>
*entros de Referência d* Assistência Socia* (19*0), as política* públicas para atend*r estas
</line>
<line>
dema*das ainda são b*stante discre*as.
</line>
<line>
Palavras-chave: f**ília; discrim*nação; situaç*o de risco.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Th* t*rm soc*a* vulnerability refer* to the con*ition of a person o* a gr*u* *f people who liv*
</line>
</par><par>
<line>
in na u*favorabl* situat*on or in difficulties. T*is *t*dy a*ms to iden*ify
</line>
<line>
the problems
</line>
<line>
*nd
</line>
</par><par>
<line>
*iffi*ulties face* by *hild*en and ad*le*centes who
</line>
<line>
are i* * situati** of social vuln*r*bility.
</line>
</par><par>
<line>
The *ese*rc* *as carried out th*o*gh a bibliographical rev*ew of the qua*itative type, *here
</line>
<line>
dat* collectio* to*k pl*ce thr*ugh the selec*ion of *aterials found in e*ectr*ni* por*als such
</line>
</par><par>
<line>
as:
</line>
<line>
S*ientif*c Ele*t*onic Librar* O*li*e (*ciEL*); Electron*c Journal* in Psyc*ology
</line>
</par><par>
<line>
(PEP*IC) e National Library o* Medicine (P*bMed), 917 *tudies were found,
</line>
<line>
but o** y
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
answere* the surv*y. So, from the analysis of the results, *t was concl*ded th** th* problems
</line>
</par><par>
<line>
foun* are not
</line>
<line>
***ent an* that des*ite the
</line>
<line>
creation o* rece*t*on cent*r* su*h
</line>
<line>
as *ocia*
</line>
</par><par>
<line>
A*sistance Reference Centers (199*), public plicie* *o meet these
</line>
<line>
dema*ds are still *uit*
</line>
</par><par>
<line>
discr**t.
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: fa*ily; discr*mination; risky *it*ation.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 2, *rt. 13, p. 2*4-256, fev. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. M. *. Porto, *. A. B. Oliveira, R. R. D. Farias
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
* expressão v*lnera*i***a*e *ocia* t*ata da *ondição de u*a pe*so* *u de um grup* de
</line>
<line>
pessoas que vivem em situaçã* de*fa*orável ou de dificuldades. Si*uação esta q*e os coloca
</line>
</par><par>
<line>
em um patam*r
</line>
<line>
*e i*fer*oridade em *el*ção *
</line>
<line>
d**erminada parc*l* da população, dentro *o
</line>
</par><par>
<line>
contexto social em
</line>
<line>
*ue *e *ncontr*m in*eridos. Ne**a s*t*ação podem *c*rrer grandes
</line>
</par><par>
<line>
tran*tor*** * *ificul*ades para o indivíduo, c*mo dificuldades de acesso a um ensino
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ualidade o* *e *oradia *igna, den*re *utr*s. **sim, "o c*n*eito de **lnerabili*ade pode ser
</line>
<line>
entendid* como a cond**ão *e *isc* em que o indivíduo *e encontr*." (ALVE*; SANTOS;
</line>
<line>
SANT**, 2016, p. 70).
</line>
<line>
Est*s problemas *ão são nece*sar*am*n*e r*lacionados à po**e*a, podem estar
</line>
<line>
r*l**ionado* às di*icu*dades n*s rel**õ*s sociais d* *eterm**adas pessoas com det*rminad*s
</line>
</par><par>
<line>
g*upos, pode* ser expressos p*la escasse* do trabalho, *i*it*ção *ocial, al*m
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*sensibiliza**o
</line>
<line>
** outro. U* indivíduo em situ*ção de *uln*rabilidad* socia* e*co**ra-se
</line>
</par><par>
<line>
*xcluído de seus direi*os d* cidadão. Para a*g*ns p*squi**dores, essa *xclus** surg** com o
</line>
</par><par>
<line>
neo*i*er*l*smo, como afirma o est*dioso seguir que *
</line>
<line>
*c*edit* qu* vul*er*bilidade so*ia*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
"u*a form* de e***usão sur*ida no mund* neo*iberal, onde a sociedade capitalista controla *
</line>
<line>
nega * condição do sujeito" (LOPES, 20*8, p. 357).
</line>
<line>
Diante do expos*o, esse estudo busca co*preende* a problemática re*er**te a qua*s
</line>
<line>
*mpact*s a vuln*rabilid*de *o*i*l pod* trazer à *ida *e *rian*as e adolescente*? Os problemas
</line>
</par><par>
<line>
e*fren**dos p** c*ian**s e adol*s*entes q*e vivem em situaç*o v*lne*áv*l são *ui*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ocasionam muitos transtorn*s, po**m * problemática t*r*a-se ainda **ior quando se obs*rva
</line>
<line>
os refle*os destes probl**as a lon*o p*a*o, poi* acredi*a-s* q*e podem *omar proporções
</line>
<line>
a*nda mai**es, como **demo* verificar *a *ala dos a*tores a seg*ir:
</line>
<line>
A discr*mi*ação, falt* de acess* à edu*a*ã*, abuso se*ual, explor*ção d* trabalho
</line>
<line>
infantil, ausência d* família, res*lt*ndo *a fa*ta de uma p*rspec*iva d* melhoria de
</line>
<line>
vida, são indivíduos qu* n*o têm ofertas *e projetos futur*s, pois **vem e*
</line>
<line>
situações mise*áve*s e aca**m desacreditando *a vi*a. (ALVES; **NTOS;
</line>
<line>
SANTOS, *016, p. 70).
</line>
<line>
Na b*sca da resoluç*o *estes probl*mas *o**ais, fora* criados os Centro* de Referên*ia
</line>
<line>
da *ss*stê*cia Social, CR*S, lo**is q*e visam acolher *riança*, adol*scent*s * *amiliares que
</line>
<line>
se encontram em situação de d*ficuldad*s (Martin*; Mazu*, 2009), com o *n*uit* de que est*s
</line>
</par><par>
<line>
torne*-se *ocai* *e ap*io para a exe*ução *os **anos d*
</line>
<line>
i*serção, ac*mp*nhamento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
monitoramento dos usuários de ben**í*ios event*a*s de a*xílio social e de al*mentos
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*i*a, v. 2*, *. 2, *rt. 13, p. 244-256, fe*. *02* www4.fsan**.c*m.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vu*ner*b*lid*de So*ial: Um Ol*ar Sob*e as Demandas de Crian*as e Adolescen*es
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
(BR*SIL, 2004). Este* órgãos de*em reali*ar cada**ramento das fam*lia* para que, de *cordo
</line>
<line>
com as nece*sidades dem*ndada*, *stas venham a ser atendidas.
</line>
<line>
"O CRAS é uma unidade pública **e tem *or f*nal*dade atuar com famílias e ind*víduo*
</line>
</par><par>
<line>
em seu contexto comunitário, visand* à or*en*açã* e ao *onvívio *ócio - familiar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c**unit***o" (MARTI*S; MAZUR, 2009, p.*). *ra*a-se, portant*, de um órgão r*sponsável
</line>
<line>
pela *revenção de sit*ação de vul*erab*lidade de pess*as ou grup*s. Es*es centros c*ntam
</line>
</par><par>
<line>
com eq*ipes
</line>
<line>
de psicólo*os, assis*ent*s sociais, técnicos e* nível m*di*, *en*re outr*s
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissionais. *les *entam cada vez mais **rar os indivíduos da* si*uações de vulnerabilid*de
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
q*e se enco*tr*m, para assim in*eg*á-los ao meio familiar e aos grupo* socia*s on*e
</line>
</par><par>
<line>
*ivem. * *poio d*s *am*liares é pri**rdial para o bom resul*ad* das intervenções rea*i*adas
</line>
<line>
por estes centro*. *o*é*, nem sempr* *e enco*tra uma famíli* es*ruturad* que possa r*aliz*r
</line>
<line>
este apoio tão necessário.
</line>
<line>
O psicólogo busca, através d* tr*balh* reali*a*o com est* pú*lico, a igualdade s*cial,
</line>
<line>
co* *ma intervenção m*i* efeti*a, com uma escu*a qualific*da e di*logo ace*sível ao referido
</line>
</par><par>
<line>
*úbl*c* e à *ociedade. De*s*
</line>
<line>
modo, é im*ortante a atuação des*es profissionais, pois t*m
</line>
</par><par>
<line>
m*ito * co*tribuir co* o desenvo*vime*to psicossocial de cr*anç*s e adolescentes, se*a
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
meio fami*ia*, social ou escolar. A psicol*gia so*ial comunitária atua em contextos
</line>
</par><par>
<line>
*omunitários
</line>
<line>
d* b*ix* renda, realizand* in*ervençõe* qu* objetivam a
</line>
<line>
tr*nsfo**a**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
realidade social
</line>
<line>
dos su*eitos em situaç*o de carência visando melhores *on*ições de *ida
</line>
</par><par>
<line>
destes (LEÃO; OLIVEIRA; CARVAL*O, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
D*ant* disso, t**na-s* evident* a *mportâ*ci* do p*pel de cada *m
</line>
<line>
dos en*o*vi*os n*
</line>
</par><par>
<line>
processo de busc* da igualdade so*ial tão sonhada por todos. O *e*onh*ciment* da e*istê*cia
</line>
<line>
dos p*oblemas * o *rimeiro passo para buscar estra*ég*a* de m*lhorias para as *emandas aqui
</line>
<line>
*pr*s*nt*das.
</line>
<line>
*ssi*, * ob*etivo ger*l de*te trabalho é ident*ficar quais os problema* * as
</line>
</par><par>
<line>
conseq*ências enfren*ada* **r crianç*s e *dolescentes que vi*em
</line>
<line>
em si*uação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vu*ner*bil*da*e socia*, sem a *evida assistênci*.
</line>
</par><par>
<line>
E, para tanto, foram de*imitad*s algu*s objetivos específi*os e, através destes, buscou-
</line>
<line>
se *ssinalar *lgumas das causas *a vulnerabil*dad* soc*al v*vida por cr**nças e adolesc*ntes,
</line>
</par><par>
<line>
bem como buscar a co*preensão s**re a
</line>
<line>
*mportân*ia do papel
</line>
<line>
*a f*mília n*
</line>
<line>
ocorrê*cia de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabilid*de social desse *úblic*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FS*, Ter*sina **, v. 20, n. 2, art. 13, p. 244-*56, f**. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. M. S. P*rto, C. A. B. Oliveira, R. R. *. Farias
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
2 *ETODOLOGI*
</line>
</par><par>
<line>
O presente tr*b*lho foi
</line>
<line>
re*liza**
</line>
<line>
atrav*s *e pesq*isa bibliográfica do ti*o *u****ativ*,
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa esta "que é *esenvo*vi*a a partir de materi*l já e*a*orado, constituído princ*pa*mente
</line>
<line>
de *iv**s e a*tigos científicos" (GIL, 2*02, p. 4*).
</line>
<line>
P*ra tanto, a principal f*nte de *esqu*sa utilizad* f*ra* *rtig*s ci*ntíficos que
</line>
<line>
trouxeram esclarecimen*os re*acionados ao *ema aq*i apresentado. ** es*udos analisad*s
</line>
<line>
foram extraíd*s de bases de dados tais como: * Scie**ific Electronic Library Onl*n*
</line>
<line>
(Sci*LO); Per*ódicos Eletrônicos em P*icologia (*EPSIC) e National Li**ary of Medi*ine
</line>
<line>
(PubMed) e foram utilizados os desc*itores "vulnerabilidade" e "*ocial" em ambos materiai*.
</line>
<line>
Os estudos selecionad*s para *sta pesquisa *o*a* **ali*dos * partir d* revisão narrativa
</line>
<line>
que é tão somente:
</line>
<line>
A revisão tra*ic*onal ou exploratória, o*de *ão há a definição de critério* *xplíci***
</line>
<line>
* a *eleçã* d*s ar*igos é feita d* *orma arbi*rária, n*o segui*do *ma sistemátic*, na
</line>
<line>
qual o autor pode incl*ir doc*me*tos de acordo com *eu viés, s*n*o assi*, não há
</line>
<line>
preocupa*ão em esgotar as fontes de informação. (*ORDE*RO et *l., 2007, *. 429).
</line>
<line>
*oram incluí*as neste *ra*alho matérias com te*tos disponíveis em sites *ien**ficos, que
</line>
</par><par>
<line>
se *nco*tram *m p*r*u*uês * i*glês, publica*os no período ** 2010 a *021, **e tratam
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p*oblema ap*esentado na pes*uisa. Fo*am exc*uídas desta pesquisa os art*g** que foram
</line>
</par><par>
<line>
*iscut*dos, pesq*isad*s * publicados fora
</line>
<line>
do Brasil, e o* ar***os de opinião, por
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
*onsiderarmos dentr* d* context* social *o qual *e**ui*amos ou p*r não co*siderarmos c*m
</line>
<line>
emb***mento c*entífico relevant*.
</line>
<line>
3 RESULT*DOS E DISCUSSÃO
</line>
<line>
*pós o p*o**sso de levantame*to de d*d*s, foi encontrad* o total *e 917 estu*os, sendo
</line>
<line>
que na Sci*lo foram encontrados 42 art*gos e utilizados 6; Pepsic on*e foram encontr*dos 34
</line>
<line>
a*tigos e *ora* utilizados 4 e *á na P*b*ed foram *54 artigos, na qual ape*a* 1 atend*u aos
</line>
</par><par>
<line>
*ri*érios de inclusã*
</line>
<line>
e exclusão e atende*
</line>
<line>
às nec*ssidade* do* objetivos específico*
</line>
</par><par>
<line>
apresen*ados *e*te traba*ho, com* pod*mos observar através d* f*ux*grama a se*uir e *travé*
</line>
<line>
de posteriores detalham*nt*s e consider*ç*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*si*a, v. 2*, n. 2, art. 13, p. 244-256, fe*. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vu*nerabilidade So*ial: Um Olhar So*r* as Demandas de C*ianças e Ado*esc*ntes
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 1 - **uxograma representativ* do process* de sel**ão e e*clusão dos art*gos
</line>
<line>
utilizado* na revisão narrativa e composiçã* da amostragem.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Autores
</line>
<line>
Após a análise dos artigos pesqui**dos * *aseados nos estudos ap*es**tado* no
</line>
</par><par>
<line>
fluxograma acima, pontuamos algumas
</line>
<line>
considerações sobre a impor*ân*i* de d*stacar os
</line>
</par><par>
<line>
fato*e* que podem *cas*onar a vulnerabilidade social de *rianças e adolescentes, suas
</line>
<line>
p*ssíve*s *o*sequência* e a *mportância do acol*imento fami**ar na oco*r*ncia de fra*ilid**e
</line>
<line>
social dos indivíd*o*, objeto de estudo deste tr*bal*o.
</line>
<line>
Algumas das principais c*usas *a vulne*abilid*de social de crianças e adolescentes
</line>
<line>
As crianças mais jovens e os bebê* são mais vulneráve*s, pois q*an*o sofr*m ** ab*so
</line>
<line>
m*itas vezes são caladas por medo ou *or nã* saberem ex*res*ar *e*s sentimentos, o que os
</line>
</par><par>
<line>
torna i*cap*z*s d* esca**r d*stas situaçõ*s
</line>
<line>
de c**flito. S*pienza e *ed*omôni*o (2005)
</line>
</par><par>
<line>
acreditam que fa*í**a desestruturad*, min*ria social, *esemprego, pobreza, dific*ld*de
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
acesso à saúde e educa*ão também *ão grupos q*e estão vulneráveis. As criança* que f*zem
</line>
<line>
pa*te d*stes grupos s** ligadas *s pe*soas que se tor*aram adultos co* baixa autoes*ima,
</line>
<line>
bai*a tolerâ**ia à frust*ação. Por conta disso, *stas *es*o*s pas*am * viver em um mundo
</line>
<line>
p*ralelo **de nã* existe* *ormas, regras e n*m d*rei*os * muit* men*s de*eres, o que *s
</line>
<line>
co*oca à margem da *oci*dade.
</line>
<line>
Para o UNI*EF (*011), a transição *a educaçã* primária par* a *ducação secun*ária
</line>
</par><par>
<line>
aqui no Brasil *
</line>
<line>
de um e*tudante para ca*a sete, e a principal c**sa dest* evas** é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
necessi*ade d* tra*alhar * a gravidez *rec*ce. "E* 2016, 108 milhões de c*i*nça* ent** 5 e
</line>
<line>
17 *no* est*vam envolv*das *m trab**ho agr*cola, repres*ntand* 71% de *o** trabalho
</line>
<line>
Rev. FSA, ***esin* PI, v. 20, n. 2, a**. 13, p. 244-256, *ev. 2023 www4.fsanet.*om.br/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. M. S. Po*t*, *. A. B. Olivei*a, R. R. D. Fari*s
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
infan*il" (UNICEF, 2019, p.17). Estes dado* evide*ciam os pr**uízos *ão *omente no campo
</line>
</par><par>
<line>
edu*acio*al, ma* também em uma *er*pectiva de futuro *romissor para cri**ças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes *arentes.
</line>
</par><par>
<line>
* falta *e emprego * o difícil acess* aos bens e servi**s como seguran*a são *l**ns
</line>
<line>
d*s *a**res *ue p***m levar os indiví*uos a uma situação de fra**lidade social. P*ra Gomes e
</line>
<line>
Per*ira (2005, p. *60), "a sit*ação de vuln*rabilidade social da fam*lia pobre se e**ontra
</line>
<line>
diretamente lig*da à miséria estrutural, a*rav**a pela c*ise econômica que la*ça o homem ou
</line>
<line>
a mulher ao d*semprego ou sub*mpr*go". Assi*, os reflexos des*e* *roblemas re*aem sobre
</line>
<line>
as crianças * adolescentes que fazem parte destes grupos fami*i*res.
</line>
<line>
A situação d*s jovens ness* *i*ua*ão qu**to ao trabalho há muit* di*iculdade, pois
</line>
<line>
esse grupo p*ecis* de educação * qualif*c*ção que não está disponível a e*es, *om isso Castr*
</line>
<line>
e A*r*movay (200*) fizeram uma a**stra q** d*staca alguma* causas para esse cenário:
</line>
<line>
* a*ega*ão de f**ta de experiência por parte de e*pre*adore*; a exi*ência ** 2* grau
</line>
</par><par>
<line>
e de conhecimentos de informátic*; f*lta de pre*aro es*o*ar para a *o*petição n* a
</line>
<line>
mercado; a d*scrimina*ão por res*direm em comunidades *eri****cas, o que *imitaria
</line>
<line>
sua* opo*tu*idades; preconceito r*cial; e* *ários casos, o envolvimento d* jovem
</line>
<line>
com a violência e a c**minali*ade ser**m *e*tacados como *m dos mai*res
</line>
<line>
im*e*im*n*os à sua i**erção no mercad* de *rabalho, *ma vez que, em diversas
</line>
</par><par>
<line>
experi*nci*s, algu*s
</line>
<line>
*en*ficiários já com*t*ram pequen*s delitos e es**rram na
</line>
</par><par>
<line>
*xigênci* ** certificado *e **ns a**ece*entes para conse*ui* um emprego.(p.*53).
</line>
</par><par>
<line>
A dificulda*e financeira pode tornar
</line>
<line>
a**da mais
</line>
<line>
*i*íci* a v*da dos indivíduos, no
</line>
</par><par>
<line>
entanto, * vulnerabilidade social
</line>
<line>
não é de*e*minada ap*nas por asp*ctos econômic*s, mas
</line>
</par><par>
<line>
também **r vários outros *atores, como a fal*a d* pers*ectiva, a falta de oportunidad*s *ara
</line>
</par><par>
<line>
determinados indivíduos e grupos *amili*res, além do ace*s* * procedimento* bá*icos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*a*de ou o não *xercíci* dos seus di*eitos, o* *eja, * f*lta de cidada*ia p*op*iamente dita.
</line>
</par><par>
<line>
Segun** Santos (2009), o prob*ema da habitação *o ser forçado *elas ci*cu*stâncias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*erca*o, entra em confli*o c*m o cenário da cidadania.
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Po*síveis *mpactos causados pela vulnerabilidade soci*l n* vi*a de crianças e adolescentes
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com o *NICEF (2011), *ão as re**ões Norte e Nordeste do Bra*il *ue
</line>
</par><par>
<line>
apresentam *n*icad*re* sociais m*is crít*cos quando se *a*a em
</line>
<line>
vulne**bili*ade social. *s
</line>
</par><par>
<line>
problema*
</line>
<line>
e*frent*dos
</line>
<line>
*ão:
</line>
<line>
gravidez
</line>
<line>
prec*ce,
</line>
<line>
mortali*ade
</line>
<line>
materna,
</line>
<line>
*ST/A*DS,
</line>
</par><par>
<line>
desvinculação da rede de apoio famili*r, fa*ta de oportunidade educacional, dentre outr*s.
</line>
</par><par>
<line>
Para
</line>
<line>
Sil*a, *osta e Na*c*mento (20*9,
</line>
<line>
p. 9), "há infini*as condiçõ** de risco
</line>
</par><par>
<line>
*r*porc*onadas pela v*vência em
</line>
<line>
vul*erabili*ade social que afetam o dese*volvimento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ref*rid* pú*lico", a falta
</line>
<line>
de
</line>
<line>
alime*tação, d* ed*ca*ão *, principalmente, a fragiliza*ã* da*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 2, art. 13, p. 24*-256, *ev. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ulnera**lidade S*c*al: Um Olhar S*bre as Demandas de Cri**ças e Adoles*entes
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
rela*ões en*re o* familiares
</line>
<line>
ou responsáve*s *or est*s
</line>
<line>
in*ivíduos podem *orn*r ainda mais
</line>
</par><par>
<line>
d*fícil * *roc*s** *e res*ate *o*ial.
</line>
</par><par>
<line>
E*tre os mais variad*s prob*emas que podem enfrentar os indivíduos que v*vem
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
si*uação de fragil*dade so*ial, tem*s o
</line>
<line>
s*fr*mento social, um mal q*e vem a*ometendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
população devido às necessi*ades sociais da contemporanei*ade.
</line>
</par><par>
<line>
E* *onsonância com este pensament*, Werlang e Mendes (2013) afirmam que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sofrimento soci*l é um sofrimen*o que s* esc*nde o* *e i*sta** em zonas *e precari*dade ou
</line>
<line>
zonas sociais de fragilidade, este problema poder* ocasionar pe**as de *bjetos sociai*, tais
</line>
</par><par>
<line>
como: trabalho, saúde, sonhos, v*nculo* *ociais, den*re
</line>
<line>
ou*ros. Pa** as pe*quisadoras, as
</line>
</par><par>
<line>
frag*lidades indi*iduais são nutridas pelas exi***cias sociai*, *ela precarização do traba*h* e
</line>
</par><par>
<line>
assi* por dian*e. E*te mal pode
</line>
<line>
apresentar-s* tanto fisicamente quanto psicol*gicament*,
</line>
</par><par>
<line>
pode**o causar, entre o*tros, problemas a depressão.
</line>
<line>
3.2 A i*portância *a família para cria*ças e adolescen*es ** situação de fr*gilidade social
</line>
<line>
Para *igots*y (201*), o meio *ocial e a interação da cr*a*ça com o adulto, com o me*o
</line>
<line>
social e com a cultura, se ampl*a e *e modifica r*estrut*rando e modificando * pe**amento do
</line>
<line>
*nd*víduo, desd* o modo *lementar até o mais comple*o, *an*o na fo*ma *ualitativa *uanto na
</line>
<line>
quantita**va. I*s* nos faz per*ebe* a importânc*a da família na formaç*o so*ial e cultura* das
</line>
<line>
cr*a*ças.
</line>
<line>
Os pesquisadores * seg*ir reforçam e afirmam que essa *elaç*o "s* amplia e *e modifica
</line>
</par><par>
<line>
n*m processo de c*ns*ruç*o e reconst*uç*o
</line>
<line>
*o pen*ar mais elementar ao mais com*le*o,
</line>
</par><par>
<line>
es*abel*c*ndo-se a*sim modific*ções no de*envolvi*e*to" (KOSHINO * *ARTINS, 2011,
</line>
<line>
p.3*15).
</line>
<line>
O meio familiar é * espaço ess*nci** para que se tenha o cuidad* integra* *os seus
</line>
<line>
me*b*os, *ndepen*e*te d* forma como esta *eja estruturada. O que se afina a seguir:
</line>
</par><par>
<line>
* fam*lia faz parte do univer** *e ex*eriê*cias (real e/ou si*b*li*a) dos
</line>
<line>
seres
</line>
</par><par>
<line>
humanos no decorrer de sua históri*, d* qual todos têm algo a dizer. E*ta
</line>
<line>
proximid*de co* a re*lidade defronta as pesso*s com s*as pr*prias qu*stões
</line>
<line>
*amiliares; *oca ** assu*tos par*i*ul*r*ente p*óxim*s à ex*eriência pessoal de ca**
</line>
</par><par>
<line>
indiv*d*o e, por
</line>
<line>
isso, sã* assunto* cheios de si*nificados *fetivos, além dos
</line>
</par><par>
<line>
cognitiv*s. Famíl*a re*ete a lem*rança*, em*ções, sent*mentos, identid*de, amor,
</line>
</par><par>
<line>
ódio, enfim, um s*gnif*cado ún*co para cada ind*víduo,
</line>
<line>
que, como ser
</line>
</par><par>
</page><line>
biopsi*ossoci**, está *nse*ido no seu meio am**ente, integrando a cultura e o se*
</line>
<line>
grupo *o*ial de pertença, o que lev* * se estudar a f*mília de modo contextualizado,
</line>
<line>
consideran*o a subjeti**dade de cada se*. (GO**S; PEREIRA, 2005, p.3*8).
</line>
<line>
A família, com* g*up* pr**ár*o, é o l*gar *ara *ma expe*iênc** de víncul*, d* af*to, de
</line>
<line>
proteção. * co*fia*ça que o indiv*duo tem por pertencer ao g*upo familia* refle*e-se em suas
</line>
<line>
R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 20, n. 2, art. 13, *. 2*4-256, fev. 2023 www4.fs*n*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. *. S. Porto, C. A. *. Oliv**ra, R. *. D. F*ria*
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
relações com o mun*o que o cerca, e quan*o a casa deixa *e ser um *spaço de co**iança
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
passa a ser local de *osti*idad*, este a*bien*e pode causar probl*m*s relacionad** ao
</line>
<line>
enfrent*me*to de obstácu*o (GO*E*; PER**RA, 200*). Em corroboração com este
</line>
<line>
pensam*nto tem-se o Es*atuto *a *r*ança e Adolesce*te (E**), qu* se apresenta no artigo 4º
</line>
<line>
da segu*nte forma:
</line>
<line>
É dever *a família, da com**idade, *a sociedade *m g*ral e do poder p*blic*
</line>
</par><par>
<line>
assegu*ar, com absoluta p*io*idade, a efetiv*ção d** dir*itos ref*rentes à v*da,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
s**de, à *limentação, à ed*cação, ao espor**, ao lazer, à p*ofissionalização,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
cultura, à *ignid*de, *o res*eito, à libe*dad* e à convivên*ia familiar * comunitária.
</line>
<line>
(BRAS*L, 1990, p.7).
</line>
</par><par>
<line>
* adole*cê**ia é um
</line>
<line>
período de *ra**es tr*nsformações f**icas, psicoló*icas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
emocionais. É ne*te per*odo da vi*a que o indiv*duo começ* a manifes*ar seus pens*ment*s e
</line>
</par><par>
<line>
*úvid*s de for*a ma** exa*e*ad* e é
</line>
<line>
nesta é*oca *ue se apresen*a um alto número de
</line>
</par><par>
<line>
questionamentos conc*mita*te à instabilidade e insegura*ça. (S***A; VIANA; CARNE*RO,
</line>
<line>
2011).
</line>
<line>
Essa etapa do ser humano é vista como complicada, chei* de impulsos * revo*tas, t*i*
</line>
</par><par>
<line>
ca*acterísticas *etratam a a*olesc**cia
</line>
<line>
de *orma n*gati*a. Para Frota (2007), existe um
</line>
</par><par>
<line>
*onse*so que co**ca a criança
</line>
<line>
como o ser *ue vi*encia o mel*or *a vida humana, já
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adol*scente é a fas* con*ider*da a mais
</line>
<line>
difícil (t*n*o para ele quanto para *quel*s com os
</line>
</par><par>
<line>
quai* ele convive).
</line>
</par><par>
<line>
P**a o UNICEF (2011), é um equívoc* *eco*hecer o ado*esc*nte como *m problema,
</line>
</par><par>
<line>
*ois este deve s*r *isto co*o o*ortunidade pa*a si, *ar* s*a f*mília, para * sociedad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*inc*palme*te *a*a o Estado.
</line>
</par><par>
<line>
Neste interim, as crianças e *do**sce*t*s sofrem com
</line>
<line>
as ad*ersidade* enfren*adas
</line>
</par><par>
<line>
pelas famílias desestruturadas de que *odem fazer parte. Al*m
</line>
<line>
deste problema, a* famílias
</line>
</par><par>
<line>
(p*i*
</line>
<line>
ou r*s*onsáveis) també* *ent*m a *alt* de apoio que d*ver*am rece**r dos ór**o*
</line>
</par><par>
<line>
governamentais, pois não
</line>
<line>
depende somente das pessoa* *nvolvidas *o mei* famili*r, mas
</line>
</par><par>
<line>
também do* órgãos re*po*sáv**s para tr*balhar a* *uestões de desigualdade soc*al.
</line>
<line>
Além de todos es*es problemas, há tamb*m a n*g*igência *u a violência psicológica
</line>
</par><par>
<line>
que **d* vir da *amíl** ou mesmo d* Esta*o. Seus efeitos p***m l*var à de*nu*rição,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
atraso globa* no de**nvolvim*nto e até mesmo * fat**ida*e. * vio*ência psicológica ocorre
</line>
<line>
quando *lgu*m é *ub*etido a **e**a*, humilhações e pr*vação emocional.
</line>
<line>
*m***a *ã* se poss* traçar *m conjunto único do* sintomas que *co*etem uma
</line>
<line>
criança e adolescente v*tima de qualquer for*a de violência d*m*st*ca, o impacto d*
</line>
</par><par>
<line>
sua exposição dir*ta ou indire*a às si*uações
</line>
<line>
ab**ivas, bem como a *r*quên*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere**n*, v. 20, n. 2, art. 13, *. 244-256, fev. *023
</line>
<line>
*w*4.f*anet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ulnerab*li*ade Social: Um *lhar Sob*e as *ema*das de Cr*anças e Adolescentes
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
*ntensidad* dessa exposi*ão, *evelam-*e como fatores *e risc* para o *ur*im*nto de
</line>
<line>
*roblema* *e saúde m*ntal. (BARROS; *REITAS, 2015, p. 105)
</line>
</par><par>
<line>
Essa vi*lê*cia pode *xpres*ar-se e* ame*ças de div*rso* tipos
</line>
<line>
(dano* à pr*pria *i*a,
</line>
</par><par>
<line>
ób*t*, *st*agos *e **opr*edade, agr**si*idade à vítima ou a se*s *ntes que**dos, en*re out**s).
</line>
<line>
"A Associação Ameri*ana de Psic*logia (APA) d*staca fatores q*e po**m ajudar a proteger
</line>
<line>
pessoas jovens d* pr**lemas no desenv*lvime*to, viven*o até mesmo e* condições adversas,
</line>
<line>
tais **m* a pobreza." (*AIA; WILLIAMS, *005 p.99)
</line>
<line>
4 CONSI*ERAÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O que se perc*be ao lo*g* das *onsiderações
</line>
<line>
apresent*das * que o* problem*s
</line>
</par><par>
<line>
enf*ent*dos p*r este público já *e apresentam d*sde l*nga data. Algu*a* pol*ticas públic*s
</line>
<line>
f*ram implementa*as, com* * c**ação dos CRAS que ac*lhem e acompanham *s fam*lias *,
</line>
<line>
por conseguinte, crian*as e a*olescentes em situaçã* de risco social.
</line>
<line>
P*r*m, as políti*as s*o pouc*s e f*ágeis, e o *stado pou*o tem investido em *oluções,
</line>
<line>
o que coloca o pú*lico *qui estudado em s*tuação delicada. Por*anto, se faz n*c*ssário *m
</line>
<line>
olh*r atenci*so par* estas fragil*dades, b*scando c*m isso firmar o for*alec*mento *os grupos
</line>
<line>
famili*res e dos centr** de apoio, trabalha* a escuta com os membros, *ompr*end*r que cada
</line>
<line>
família é única e que, portanto, deve ser vista de forma ind*vidual*zada, mas *e* esquecer que
</line>
<line>
os grupos f*mi*iares p*dem ser *rabal*a*os de ma**ira conjunta.
</line>
<line>
*ornam-se i*d*spensáv*is ações mais a*plas e em curto e/ou médi* *ra*o, q*e
</line>
</par><par>
<line>
possam asseg**ar uma transfo*mação e*tru*ural, um* distribuição de
</line>
<line>
renda ju*ta, u* apoi*
</line>
</par><par>
<line>
e*ucac*o*al *ais eficaz e que
</line>
<line>
*ossa garantir os direito* *oc*ais desta* crian*as, l*vando em
</line>
</par><par>
<line>
consi*eraçã* a conso*ida*ão de *ínculos fam*li*res.
</line>
</par><par>
<line>
Acred*ta*os ser de *rande re*evânc*a a c*mpreensão d*s
</line>
<line>
pr*blem*s *qui
</line>
</par><par>
<line>
apresentados, o que poderá c*ntribuir para a busca *e so*uções destes, a*ém de
</line>
<line>
evitar ou
</line>
</par><par>
<line>
amenizar o a*ra*amento de outros prob*emas sociais que po*sam estar atrelad*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabili*ad* social. Na atu*l
</line>
<line>
c*njuntura, a so*i*da*e se *p**se*ta dema*iada*ente
</line>
</par><par>
</page><line>
enigmática, o que torna se*s p*oblemas c*da *ez mais complexos, p** *s** ente*d*mos que
</line>
<line>
*ma *nica a*ão nã* será suficie**e p*ra **so*ução de todos *s obs*ác*los e s*m a junção de
</line>
<line>
projeto* e polític*s públicas que *tendam às demanda* aqui apr*sen*ada*.
</line>
<line>
Portanto, acreditamos que o primeiro p*sso para resolver um problema é i*enti*i*á-lo
</line>
<line>
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POR*O, L. B. M. *; *LIV*IRA, C. A. B; FA*IA*, *. R. D. Vulnerabilidade S*cial: *m Olhar
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Sobre as Deman*as de Cri*nças e A*ole*centes. Rev. FSA, Teres**a, v. *0, n. 2, art. 13, p. 244-256,
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C. *. B. Oliveira
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R. R. D. *arias
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<line>
1) concepção e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e inte*pre*aç*o dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na revisão crític* do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na a**ovação da vers** fin** do *anuscr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 20, *. *, ar*. 13, p. 244-256, *ev. 2023
</line>
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w**4.fsa*et.c*m.*r/*evi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)