Reflexões sobre as Práticas na Gestão Pública e suas Relações com Mudanças no Poder Executivo / Reflections on Practices in Public Management and their Relationships with Changes in the Executive Power
Resumo
Uma parte das organizações públicas têm na alternância do poder executivo, decorrente do processo democrático, um fator que envolve mudanças nas práticas dos servidores nas organizações. Para discutir como o campo dos estudos organizacionais contribui para tratar essas mudanças, com foco na produção do conhecimento, este artigo volta-se para o seguinte objetivo: compreender contribuições dos estudos que abordam a prática como uma maneira de ver as organizações, com foco na produção do conhecimento para tratar das implicações nas práticas relacionadas com os servidores públicos brasileiros, diante da mudança do poder executivo. Para alcançar esse objetivo, este artigo teórico reflexivo trata da mudança de gestores na administração pública, das práticas e da produção do conhecimento, para, em seguida, articular os três temas com possíveis contribuições da abordagem da prática como uma maneira de ver, voltada para a produção do conhecimento. Como contribuição, ficaram evidentes os aspectos da prática que colocam a produção do conhecimento como emponderadora da condição de praticante do servidor público, em relação à mudança e aos interesses de um novo poder executivo eleito. Assim, considerar esses aspectos é importante para quem assume o mandato executivo e para os gestores nomeados por ele.
Palavras-Chave: Gestão Pública. Alternância do Poder Executivo. Práticas de Gestão.Conhecer.
ABSTRACT
In some public organizations, the alternation of executive power, resulting from the democratic process, is a factor that involves changes in the practices of servers in organizations. To discuss how the field of organizational studies contributes to dealing with these changes, with a focus on knowing, this paper focuses on the following aim: to understand the contributions of studies that approach practice as a way of seeing organizations, with a focus on knowing, to address the implications for Brazilian public servants related practices, given the change in executive power. To achieve this aim, this reflective theoretical article deals with the change of managers in public administration, the practices and the knowing process. Then it articulates the three themes with possible contributions from the approach of practice as a way of seeing, aimed at the production of knowledge. As a contribution, were evident aspects of the practice that place the production of knowledge as empowering the condition of the practitioner of the public servant, about the change and interests of a newly elected executive power, being important to those who assume the executive mandate, and to the managers appointed by him, take these aspects into account.
Keywords: Public Management. Alternation of Executive Power. Practices. Knowing.
Referências
ALVES, T. L. de L.; BISPO, M. de S. Formação de gestores públicos escolares à luz da reflexividade prática. Revista de Administração Pública, v. 56, p. 226-247, 2022. Disponível em: . Acesso em: 10. ago. 2022.
BELL, E.; VACHHANI, S. J. Relational encounters and vital materiality in the practice of craft work. Organization Studies, v. 41, n. 5, p. 681-701, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2022.
CORRADI, G.; GHERARDI, S.; VERZELLONI, L. Through the practice lens: where is the bandwagon of practice-based studies heading?. Management learning, v. 41, n. 3, p. 265-283, 2010. Disponível em: < https://doi.org/10.1177/1350507609356938 >. Acesso em: 27 mai. 2022.
DANNER-SCHRÖDER, A.; OSTERMANN, S. M. Towards a Processual Understanding of Task Complexity: Constructing task complexity in practice. Organization Studies, v. 43, n. 3, p. 437-463, 2022. Disponível em: < https://doi.org/10.1177/0170840620941314 >. Acesso em: 08 jul. 2022.
DUARTE, M. de F.; ALCADIPANI, R. Contribuições do organizar (organizing) para os estudos organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 23, n. 76, p. 57-72, 2016. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1984-9230763 >. Acesso em: 20. mai. 2022
FELDMAN, M. S.; ORLIKOWSKI, W. J. Theorizing Practice and Practicing Theory. Organization Science, v. 22, n. 5, p. 1240-1253, 2011. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1287/orsc.1100.0612 >. Acesso em: 27 mai. 2022
FOTAKI, M.; ALTMAN, Y.; KONING, Je. Spirituality, symbolism and storytelling in twentyfirst-century organizations: Understanding and addressing the crisis of imagination. Organization Studies, v. 41, n. 1, p. 7-30, 2020. Disponível em: . Acesso em: 13. Mai. 2022.
GARCIA, G. R.; CARVALHO NETO, A. Gestão das relações de trabalho no serviço público: Missão Impossível? Um estudo comparativo de três mandatos na Prefeitura de Belo Horizonte. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2002, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2002. 1 CD-ROM. grtGRT-74.doc.
GHERARDI, S. Introduction: The critical power of thepractice lens'. Management learning, v. 40, n. 2, p. 115-128, 2009. Disponível em: < https://doi.org/10.1177/1350507608101225 >. Acesso em: 10 jun. 2022.
GHERARDI, S. Prática? É uma questão de gosto!. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 2, n. 1, 2013. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10047/7189 >. Acesso em: 10 jun. 2022.
GHERARDI, S. To start practice theorizing anew: The contribution of the concepts of agencement and formativeness. Organization, v. 23, n. 5, p. 680-698, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2022.
JUNQUILHO, G. S. Nem “burocrata” nem “orgânico”: o gerente “caboclo” e os desafios do Plano Diretor de Reforma do Estado no Brasil do Real. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2, 2002, Recife. Anais... Recife/UFPE:ANPAD, 2002. 1 CD.
JUNQUILHO, G. S.; ALMEIDA, R. A. de; SILVA, A. R. L. da. As "artes do fazer" gestão na escola pública: uma proposta de estudo. Cadernos EBAPE. Br, v. 10, n. 2, p. 329-356, 2012. Disponível em: Acesso em: 05. ago. 2022.
KUHN, T. (Re)moving blinders: Communication-as-constitutive theorizing as provocation to practice-based organization scholarship. Management Learning, v. 52, n. 1, p. 109–121, 2021. Disponível em: < https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1350507620931508 >. Acesso em: 14 mai. 2022.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.
LOUISGRAND, N.; ISLAM, G. Tasting the difference: A relational-epistemic approach to aesthetic collaboration in haute cuisine. Organization Studies, v. 42, n. 2, p. 269-300, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.1177/0170840620935745 >. Acesso em: 14 mai. 2022.
NASCIMENTO, E. R. Gestão pública. 4. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2021.
NEIVA, E. R.; PAZ, M. das G. T. da. Percepção de mudança organizacional: um estudo em uma organização pública brasileira. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, p. 31-52, 2007. Disponível em: Acesso em: 01. ago. 2022.
ORLIKOWSKI, W. J. Knowing in practice: Enacting a collective capability in distributed organizing. Organization science, v. 13, n. 3, p. 249-273, 2002. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1287/orsc.13.3.249.2776 >. Acesso em: 15 jul. 2022.
PASSOS, J. S. L.; BULGACOV, Y. L. M. Da Filosofia para os Estudos Organizacionais: o percurso ontológico de Schatzki na teoria da prática social. Revista pensamento contemporâneo em administração, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: < http://www.spell.org.br/documentos/download/53007 >. Acesso em: 15 jul. 2022.
PIMENTEL, R.; NOGUEIRA, E. E. da S. Estudos baseados na prática: possibilidades metodológicas para pesquisas em estudos organizacionais. Organizações & sociedade, v. 25, n. 86, p. 350-370, 2018. Disponível em: < http://www.spell.org.br/documentos/download/49936 >. Acesso em: 15 jul. 2022.
PIRES, J. C. de S.; MACÊDO, K. B. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de administração pública, v. 40, n. 1, p. 81-104, 2006. Disponível em: Acesso em: 01. ago. 2022
POUBEL, L.; JUNQUILHO, G. A organização das práticas na gestão das escolas públicas brasileiras: uma alternativa de estudo para o contexto escolar. Pensamento & Realidade, v. 30, n. 3, 2015. Disponível em: . Acesso em: 01. ago. 2022.
RECKWITZ, A. Toward a theory of social practices: A development in culturalist theorizing. European journal of social theory, v. 5, n. 2, p. 243-263, 2002. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2022.
SARAIVA, L. A. S. Cultura organizacional em ambiente burocrático. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 187-207, 2002. Disponível em: . Acesso em: 01. ago. 2022.
SCHATZKI, T. R.; KNORR-CETINA, K.; VON SAVIGNY, E. (Ed.). The practice turn in contemporary theory. London: Routledge, 2001.
SILVA, A. R. L. da. Cultura Organizacional. Núcleo de Educação Aberta e a Distância. Vitória: UFES. p. 10-51. 2012.
SILVA, A. R. L. da; CARRIERI, A. De P.; JUNQUILHO, G. S. A estratégia como prática social nas organizações: articulações entre representações sociais, estratégias e táticas cotidianas. Revista de Administração, v. 46, n. 2, p. 122-134, 2011. Disponível em:. Acesso em: 01. ago. 2022.
TIAGO, C. E. V.; ROHM, R. H. D. O fortalecimento da governança e da eficiência nos serviços públicos brasileiros nas transições de governo. Revista Internacional de Ciências, v. 9, n. 2, p. 70-83, 2019. Disponível em: . Acesso em: 09. ago. 2022.
WASSERMAN, V.; FRENKEL, M. Organizational aesthetics: Caught between identity regulation and culture jamming. Organization Science, v. 22, n. 2, p. 503-521, 2011. Disponível em: < https://doi.org/10.1287/orsc.1100.0583 >. Acesso em: 15. mai. 2022.
WEBER, K.; DACIN, M. T. The cultural construction of organizational life: Introduction to the special issue. Organization Science, v. 22, n. 2, p. 287-298, 2011. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1287/orsc.1100.0632 >. Acesso em: 15 mai. 2022.
WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.3.2
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)