<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 2, p. 30-44, mar. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.3.2 </line>
</par>
<par>
<line> Refl*xões sobre as Práticas na Gestão *ú*lica e sua* Re*ações **m Mudanças no P**er </line>
<line> Executiv* </line>
<line> Reflection* on Pr*c*ices in Pu*lic Manageme** and t*eir Relat*ons*ips wi*h *hanges *n the </line>
<line> Executive Powe* </line>
</par>
<par>
<line> Fr*nciane Ribeiro ***avasi </line>
<line> Mes*randa em Admini*tração pe*a PPGADM / UFE* </line>
<line> Servidora da Pre*ei*ura Municipal d* Santa Ter*sa </line>
<line> *-mail: fra**iane_wi*l@h*tmail.com </line>
<line> Al*r**o Rodrig*es Leite da Silva </line>
<line> *o*tor em Adm*nistração p*la Universidade F*der*l de Minas Ger*is </line>
<line> P*of*ssor *a Univers*da*e *ederal do *spí*ito Santo </line>
<line> E-mai*: alfredoufes@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Franciane Ribe*r* M*l*va*i </line>
<line> Edi*or-C**fe: Dr. Tonny Kerle* d* Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade Fed**a* do Espírito Santo (UFES) / C*JE / </line>
<line> Rod*i*ues </line>
</par>
<par>
<line> PPGAD* / *F*S. Av*nida Fer*ando Ferra**, 514, </line>
</par>
<par>
<line> Goia*eiras, C*P.: 29075-91*, Vitó*ia-ES, Bras*l. </line>
<line> Artigo *ecebi*o em 10/12/2**2. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *lfr*d* Rodrigues Leite da S*l*a </line>
<line> receb*da em 20/**/2022. A*rovado em 21/12/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Un*versi**de Federal do Espírito Sa*to (UFES) / C*JE / </line>
</par>
<par>
<line> Departamento de Admin*straç*o. *venida Fe*nando </line>
<line> Ava*iad* p*lo s*stema Triple *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Fe*rari, 514, G*iab*i*as, CEP.: *9075-910, Vitória-ES, </line>
<line> p*lo Editor-C*ef*; * b) Doubl* Blind *eview </line>
</par>
<par>
<line> *r*sil. </line>
<line> (a*aliação cega por d*is a*aliadores da ár*a). </line>
<line> Revisão: Gramat*c**, No*mativa e d* Formatação </line>
</par>
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<line> *efl*xões sobre a* Práticas n* Gestão Pública e suas Relaçõ*s c*m M*danças no Poder Executivo </line>
<line> 31 </line>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> *ma </line>
<line> p*rte </line>
<line> das organizações </line>
<line> públ*cas têm na a*ter*ância </line>
<line> do p*der executivo, decorrente do </line>
</par>
<par>
<line> p*ocesso de**crático, um fator que envolve m*d**ça* nas prát**as d*s s*r**dores nas </line>
</par>
<par>
<line> *rgani*ações. Pa*a </line>
<line> discutir c*m* o campo *os estudos </line>
<line> organizacion*i* c*ntribui par* tratar </line>
</par>
<par>
<line> essas mu*a**a*, c** foco na produ*ão do conheciment*, es*e art*go volta-*e para o se*uinte </line>
<line> o*jetivo: compreender contribuições do* *studos que abor*am a prática como uma mane*r* de </line>
<line> ver as *rganizaç*e*, c*m foco na produção do conhecim*nto para *r*tar das implicações *as </line>
</par>
<par>
<line> prát*c*s relacionadas </line>
<line> com os ser*ido*es público* br*sileiros, d*ante da </line>
<line> mud*nça do p*d*r </line>
</par>
<par>
<line> e**cut*v*. P**a alcan*ar e*s* *bje*ivo, *s*e art*go te*rico refle*i** trata d* mudan*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ges**r*s na admini*tração pública, das práti*as e da produção </line>
<line> do conhecimento, pa*a, em </line>
</par>
<par>
<line> seguida, articular os tr*s temas com possíveis contribuiç*es da a*ordagem da </line>
<line> prática co*o </line>
</par>
<par>
<line> uma mane*ra d* ver, vo*t*da pa*a a produção do conheci**nto. *omo contri*uição, ficara* </line>
</par>
<par>
<line> evidentes </line>
<line> os aspectos </line>
<line> da </line>
<line> prática </line>
<line> que c**ocam a </line>
<line> produção do *onhecimento como </line>
</par>
<par>
<line> em*onder*dora da condição d* praticante do servidor públi*o, em rel*ção * mudança e aos </line>
<line> interess*s de um n*vo poder ex*cutivo ele*to. As*im, co*sider*r esses aspectos é impo*tante </line>
<line> para quem ass*me * mandato exec*tivo e para os gestor*s nomeados p*r ele. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-*have: Gestão </line>
<line> Pú*lica. </line>
<line> Alternância </line>
<line> d* </line>
<line> *oder </line>
<line> Executi*o. </line>
<line> Práticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *estão.Conhecer. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTR*C* </line>
</par>
<par>
<line> In som* p*blic organizations, t*e alterna*ion of executive </line>
<line> p*wer, *e**lting from the </line>
</par>
<par>
<line> d*mocra*ic proces*, is a fac*or that involves chang*s i* t*e pr*ctices of *ervers in </line>
<line> organi*at*ons. T* discuss how *he *ield *f organi*at*onal studies co**ributes ** dealing with </line>
</par>
<par>
<line> t*e*e changes, w*th a *oc** on knowing, </line>
<line> this p*p*r focuses on the followin* aim: to </line>
</par>
<par>
<line> under*tand the </line>
<line> cont*ibution* of studies *ha* app*oach p*actice as a wa* </line>
<line> of see*ng </line>
</par>
<par>
<line> organizations, w*th a f*cu* on k*owing, </line>
<line> to add*ess the *mpli*a*ions for Bra*i*ia* p*blic </line>
</par>
<par>
<line> *ervants </line>
<line> r*lated pra*tices, g*ven the ch*nge in executive power. *o achieve t*is aim, th*s </line>
</par>
<par>
<line> reflective theoreti**l article de*ls with t*e change of managers in public admin*stration, </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> prac**ce* </line>
<line> and the knowin* proces*. **en it a*ticulat*s the three themes *ith p*s*ible </line>
</par>
<par>
<line> co*t*ib*tio*s fro* t*e approach of practice as way of s*eing, aimed at t** production of a </line>
<line> k*owledge. As a *ont*ibuti**, w*re evident *spects of *he practice tha* pl*ce the production </line>
<line> of knowl*dge *s empow*ring the con*ition of th* *ractit*oner of t*e publ*c servant, about the </line>
</par>
<par>
<line> change and i*teres** of a newly el*cted e*e***i*e </line>
<line> *ower, *e*ng imp*rtant to tho*e wh* </line>
</par>
<par>
<line> as**me the exec*tive mandate, and to the manager* ap*oi*ted by him, take these aspects *nto </line>
<line> account. </line>
<line> *eywords: Public Manag*m*nt. *lte*nation of E*ec*tiv* P**er. Practices. K*o*ing. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 3, art. 2, p. 30-44, ma*. 20*3 </line>
<line> *ww4.fsa*et.c*m.br/revis** </line>
</par>
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<line> F. R. *a*avasi, A. R. L. S*l*a </line>
<line> 32 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *uda*** **ganiza*ional gera alterações *lanejadas ou não (NEIVA; PAZ, 2007); </line>
<line> nesse p**cesso as or**n*zações *úblicas *as*am p*r **dança* c*nstant** (SARAIVA, 20*2), </line>
</par>
<par>
<line> principalmente aqu*las submet**as * a*ter*ância </line>
<line> no poder exe*utivo do B*asil, *omo ocorre </line>
</par>
<par>
<line> n* *ransição en*re presiden*es da repúb*ica (*AS*I*EN*O, 2021). A mudança ** f*gura do </line>
<line> govern*n**, após um* elei*ão, p*r si só, n*o alt**a *mediatame**e a cul**ra e as construções </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais j* es*abelecid*s que envolvem o* servidore* </line>
<line> públicos, ma* e*a i*ici* a </line>
<line> inserç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*ementos com o **t**cial de </line>
<line> *fetar os </line>
<line> servidor*s em su*s ta*efas cotid*anas, n*s *rá**cas </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais (SILVA; CARRIERI; *UNQ*ILHO, 2011). </line>
<line> Esse *r*ces*o, na p**tica da ges*ão púb**ca, de**ndendo d* t*po *e *nstituição, pode </line>
<line> env*lver, simultanea**n*e, ser*id*res *fe*ivos (com est*bi*id*de), ser*ido*** comissi*nados </line>
</par>
<par>
<line> (sem e*tab*lidade), funcionários de designação temporári* (sem </line>
<line> e*tabilidade e com prazo </line>
</par>
<par>
<line> defin*do para ser desligado), </line>
<line> *ntre </line>
<line> outros. Os primei*os perpa*sam várias transi*õe* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> gover*o, </line>
<line> *s segu*dos pod*ndo </line>
<line> ou nã* pa*s*r *or is*o e </line>
<line> os últ*mos *a*amen*e passam. O </line>
</par>
<par>
<line> convív*o dessas difer*ntes **tuaç**s *ntr* *s prati*a*tes da g*stão pública ace*tu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*pl*xida*e </line>
<line> d*sse tipo de organização, devido h*ter**e*eidade no compa*t*lhamento ** à </line>
</par>
<par>
<line> experiências e *ignificado* (SILVA, 2012). Essa **mplexi*ad* s* inse*e em um p*oc*s*o de </line>
<line> tra*sição típico da ge*tão púb**ca bras**eira, *a qual o rep*e*entante *o poder exe*utivo ele*to, </line>
<line> *omumente, *nicia se* trab*l*o *artindo *o pressupo*to de *ue o governo anterior estava </line>
<line> e*rado e tudo d*ve *er a*rum*do (NASCIM*NTO, 20*1). As p*áticas sociais dos servidores </line>
<line> se e*c*ntram em meio * isso tudo ao sere* produ**das n* cotidiano. </line>
<line> Ao tr*tar*os des** produção, conside*amo* a gestã* *omo uma prát*ca social </line>
</par>
<par>
<line> (S*LVA; CARRIERI; J*N*UILHO, 2011), p*rme*d* *elo proc*sso de produção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimen*o, ou s*ja, * con*ecer, </line>
<line> que marc* </line>
<line> os </line>
<line> p**tic*ntes (GHERARDI, 2*16). Isso </line>
</par>
<par>
<line> *ermi*e reco*h**er a </line>
<line> complexidade da prática da gestão públ*ca, em suas *elações *om </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *udanças n* p*der *xecutivo, * partir *as *ontr**uiç*es dos chama*os Es*ud** Basea*o* em </line>
<line> Prátic* (EB*) nas organizações (BELL; VACHHANI, 2020). </line>
<line> Para exp**r*r esse pot*n*ial, e*te artigo se volta p*ra o seguinte *robl*m* de p**q*isa: </line>
<line> como os estu**s q*e abordam * *r*ti*a *omo uma m*nei*a *e ve* as or*anizaçõ*s com f*co </line>
</par>
<par>
<line> na produção do conh*cimento, </line>
<line> contr*buem par* tratar das im*licações *as </line>
<line> práti*as </line>
</par>
<par>
<line> rela**onadas com os se*vid*res públic*s brasileiros, di*nte da mudan*a do po**r executivo? </line>
<line> Com foco nessa questão, o objetivo deste art**o é co*pre*nde* contribuições dos estudos q*e </line>
</par>
<par>
<line> abor*am a </line>
<line> prática como uma maneira de ver a* org*ni*açõ*s, co* foco na p*odução </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resi**, *. 20, n. 3, ar*. 2, p. 30-44, mar. 20** </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Re*lexões sobre as *ráticas na Gest*o Pública e *uas R*lações com Mud*nças no Po*er E*ecutivo </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> c*nheciment* para tratar das *mplicaç*es n*s práticas relacion*das com *s s**vi*ores </line>
<line> pú*li*os brasileir*s, di*nte da mudança do po**r executivo. </line>
<line> A partir *es*e objetivo, este artigo t*órico *eflexiv* of*rece contribu*çõ*s para a </line>
<line> sociedade e o campo de est*do da g*stã* p*blic*. *ara a s*c*ed*de, ele revel* *elações com </line>
<line> implicaç*es *ráticas nos processo* d* mudança no poder exec**i*o *ue devem s** </line>
<line> consi*eradas por aqu*le* que se in*erem nesse* proc*ssos. </line>
</par>
<par>
<line> Para o </line>
<line> campo de estudo, ele contribui </line>
<line> para preenche* a l*cuna *os pou*o* estudos </line>
</par>
<par>
<line> *ra*ileiros que se vol*am para * *omplexidade env*l*endo a *rática da ges*ão pública * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prod*ção do co*hecimento utiliz*ndo * p*te*cial dos EBP, *o* foco na m*dança </line>
<line> do poder </line>
</par>
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<line> execut*vo. A partir dessa articu*aç*o, es*e e*tudo revel* aspectos *a prá*ica na qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção *o co*hecimento empoder* a c*ndição de *ra*icante do servidor públic*, quand* </line>
</par>
<par>
<line> ele é confrontado com </line>
<line> as mudanças p*opostas por um </line>
<line> *o*o p*der executivo el*it*, com </line>
</par>
<par>
<line> inter*ss*s específicos. </line>
</par>
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<line> *ara a**a**ar essas contribuições, o ar*igo está organi*ado em quatro tópicos, </line>
<line> além </line>
</par>
<par>
<line> dest* in*rodução. * segundo tópico trata da mudança *e gesto*es n* admini**raç*o públic*. O </line>
<line> *erceir* tó*ico *borda as pr*ticas e * p*od*ção *o conhecimento. O *uarto tópico ar*icula os </line>
<line> temas tratados no* d*is a*terior*s co* poss*veis con*ribuiçõ*s *a abordagem da prática como </line>
<line> uma m*ne*r* de v*r, voltada para a *rodução do co*he*i*en*o. O q*int* *óp*co aprese*ta a* </line>
<line> considerações fin*is sobre a discussão em t**a e suas co*tribuições. </line>
<line> 2 R*FER***IAL TEÓR*CO </line>
<line> *.1 Mudança no poder e*ecutiv* e na admini*tra*ão p*bl*ca </line>
<line> As or*aniz*ções públicas pre*tam serviços à socie*ade (PIR*S; MACÊ*O, 2006), são </line>
</par>
<par>
<line> sistemas di*âmicos, extremamente comple*os, interd*pendentes e inter-*elacionados, </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> e*vol*em i*formações * *eus fluxos, est*uturas organizacionai*, pessoas e t**nol*gia. </line>
</par>
<par>
<line> Supo*tamente, el*s </line>
<line> d*vem ser *stávei* e maduras, </line>
<line> devido à fo*malidade </line>
<line> defin*da por *m </line>
</par>
<par>
<line> **nj*nto *e reg**s impessoais e pa*ron**adas uma hierarquia com definição cl*ra de e </line>
<line> responsabil*dade e autor*dade (SARAI*A, 2002). Mesmo a*s*m, uma part* das o**aniza*õ*s </line>
<line> públ*cas passam por muitas mu*a*ç** **vido * democracia brasil*ira, poi* el* determina que </line>
</par>
<par>
<line> o ent* polí*i*o a cargo </line>
<line> do poder executi*o s*ja subst*tu**o </line>
<line> em *m determinado período d* </line>
</par>
<par>
<line> temp*. Q*ando </line>
<line> isso ocorre, são s*bstit*ídos *u realocado* g*st**es e s*rvi*ores </line>
<line> nas mais </line>
</par>
<par>
<line> diversas instâncias </line>
<line> do s*rviç* </line>
<line> público. Por s*a vez, a*ueles que perm**ec*m em suas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 20, *. 3, art. 2, p. 30-44, mar. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. R. Malavasi, A. R. L. Si*v* </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> a*ribui*ões entram em contato co* esses nov*s entrantes na prát**a daquela g*stão pública, </line>
<line> fato que tem o potencial *e remeter a muitos conflit*s. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, para entende* o sistema de mudança na *estão *ública, na </line>
<line> alt*r*â***a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ode* executi*o, deve-se considerar que os servidores necessita* te* habilidades diplomát*ca* </line>
<line> em suas relações de trabalho, **ra lida* *** a* diver*ê*cia* com a adminis**ação dos n*vos </line>
<line> ges*ores. Ne*se *mbiente, são as *elações de estima e os jo*os de i*fl*ência que reforç*m os </line>
<line> indi*a*ores d* poder (PIRES; MAC*DO, 2006). O sistema político e administ*ativ* no Br*sil </line>
</par>
<par>
<line> po*sui *ertas carac*erístic*s q*e levam a </line>
<line> isso. Garcia * Carvalho Neto (2002) desta*am </line>
</par>
<par>
<line> a**umas delas: o *epo*ismo, * co*r*p*ão, o *l*entelismo e o *orporativis**, que po*em e**ar </line>
</par>
<par>
<line> associad*s </line>
<line> de acord* com a caracterí*tica do *estor. *ara os autores, esses </line>
<line> aspect*s </line>
</par>
<par>
<line> **fluencia* na des*ontinui*ade a*m*nistrativa nas organizaçõe* pú***cas, nas quais projet*s, </line>
</par>
<par>
<line> programas ações sã* d*sconsid*rados p*r ques*õ** po*íticas, c*iando e </line>
<line> *rejuízos par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> int***sse púb*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Isso faz parte d*s desafi*s da mudança na g*stão p*b**ca; eles exigem a t*ansfo*m*ção </line>
</par>
<par>
<line> da estrutur* burocr*tica e hie*árquica para torn*r as instituições </line>
<line> públicas *ais flexíveis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empreended*ras, o que tem oco*rido em *m proce*so g*adual (PIRES; MA*ÊDO, </line>
<line> 2*0*). </line>
</par>
<par>
<line> Especif*camente em relação à d*s*ontinu*dade *dm*nistrativa, resu*tante da alternânc*a </line>
<line> demo*rática d* po*er, Garcia e Carvalho Ne*o (2002) de*taca* a *ecessid*de de u* mai*r </line>
<line> envolvimento da equi*e, *ue *recisa se* mais *novad*ra e criativa para dar con*in*idade aos </line>
<line> pr*j*tos a*eaçado* de *esc*ntinuidade por mot*vos políticos ou i*eológicos. </line>
<line> Os s*rvidores públic*s também têm a c*p*cidade de resis*ir às mudanç*s. Wa*serman </line>
</par>
<par>
<line> e Fr*nkel (**11) observaram </line>
<line> ações </line>
<line> e prá*icas de res*stênc** por p*rte de servido*es </line>
</par>
<par>
<line> israelense*, características </line>
<line> da cultura jamm*ng, ou seja, </line>
<line> de açõ*s sociais baseadas em </line>
</par>
<par>
<line> manipulações de meios </line>
<line> e**éti**s para resistir </line>
<line> ao pode* he**môni*o de um poder executivo </line>
</par>
<par>
<line> que tenta impor a eles imagens culturais ocid*nt*i*. Os a*tores revelar*m *ue os serv*dor*s, </line>
<line> após o processo da implementaçã* de mudanças estruturais, físi*as e so*i*i* em seu espa*o d* </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, responde*am com mudan**s </line>
<line> no que e*t*va planeja*o na m**ida </line>
<line> em que </line>
</par>
<par>
<line> vivenciav*m * espaço, por exemplo, </line>
<line> usand* o </line>
<line> pr*prio livro que apresentav* o nov* espaço </line>
</par>
<par>
<line> *ara imp*dir o fechamento de janelas, que deveriam </line>
<line> ficar fechadas, ou deixando o* filhos </line>
</par>
<par>
<line> recortarem * livro p*ra *roduz*r **te *sad* para redecorar a repartição públ*ca. </line>
<line> Es*e estudo de*ons*ra *u* o servidor vê a repartição pú*lic* c*mo *m "esp**o" s*b </line>
</par>
<par>
<line> seus sentid*s: tat*, </line>
<line> *aladar, *isão aud*çã*, e </line>
<line> que i*fluenciam na sua emoçã*, a**tude </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comportam*nto. *a </line>
<line> gestão pú*lica, o servidor está inse*id* em *ma realidade em que se </line>
</par>
<par>
<line> d*para com v*vências re*acionadas a sua capacidade de j*lgam*nto es*éti*o, como nos est**os </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 3, art. *, p. 30-44, mar. 2023 w*w4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Reflex**s sobre as *ráticas na Gestão Pú*lica * su*s *elaç*es *om Mudanças no Pod*r Execu**vo </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> *presen**dos por Louisgr*nd * Isl*m (2*21), no* qua*s </line>
<line> su*s referên*ias *e espaço na </line>
</par>
<par>
<line> org*niz*ção, do ponto de *is*a estrutural, pr*cessual, s*cial e formal *o*em ser </line>
<line> constan*emente modificada*. </line>
<line> Em um a*biente onde o se*vidor vivencia um pr**esso co*tínu* *e mudanças, </line>
</par>
<par>
<line> *bser*a-se </line>
<line> *ue iss* pode resul*ar n* fra*mentação </line>
<line> do signifi*a*o </line>
<line> (FO*AKI; **TMAN; </line>
</par>
<par>
<line> *ON*NG, 2*20), contrib*ind* </line>
<line> com cr**es que *nvolvem art*culaç*es re*a**onadas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> demonst***ões d* percepçã* *e </line>
<line> signific*dos conflitantes n* gestã* pú*l*ca. Esse* c**flitos </line>
</par>
<par>
<line> tê* o potenci*l de revela* relações de poder que permei*m a ges*ão públic*, *om alg*ns </line>
</par>
<par>
<line> *entando impor sign*fica*os e o*tros resisti*do * essas tentativas, </line>
<line> *omo evidenciaram </line>
</par>
<par>
<line> **sserman e Frenkel (2*11). </line>
</par>
<par>
<line> A flui*ez das *elações d* poder nas organ*zações pública* * favorecida pe*a </line>
</par>
<par>
<line> des*o**inu*d*d* *olí*ica ***inistrativa nas *elações e </line>
<line> de trabalho (GA**IA; CARVALHO </line>
</par>
<par>
<line> NET*, 2002). Para lid*r </line>
<line> com isso *o setor *úblico no Br*sil, comumente marcado po* alto </line>
</par>
<par>
<line> grau de c**tralização </line>
<line> do poder, fa*ta de metas, de controle e d* cob**nça por *esultados </line>
</par>
<par>
<line> eficazes, *om foco no imediatismo, e *elo conflito en*re p*ssoali*ade e impessoal*d**e, os </line>
</par>
<par>
<line> gestore* devem utilizar técni*as e condutas que auxiliem </line>
<line> na gestão </line>
<line> da equipe, com *o*o </line>
</par>
<par>
<line> especificame*te </line>
<line> nesses asp**t*s, p*ra li**r </line>
<line> com toda a complexid*de *o sistema </line>
</par>
<par>
<line> (JUNQUILHO, 2002). E*sa ne*essidade é a*nda mai*r *e considerarmos os </line>
<line> processos *e </line>
</par>
<par>
<line> m*dança na gest*o p*b*ica, nos qu*is todos esse* *speto* *a*bém estão pre*entes, junto com </line>
<line> a mudança. </line>
<line> *a* org*nizaç**s públicas, existem diversos fa*ore* que po*em di*icult** o* facilitar o </line>
<line> processo de mudança. Dentr* e*es, Pires e *acêdo (*0*6) aponta* c*mo caract*rísticas qu* </line>
<line> dificult*m a mudanç*: o burocratismo, o auto*ita****o/centra*ização, o pate*nal*sm*, a busca </line>
<line> por levar vant*gem e o **formismo. Para os autores, exi*tem duas questões fundam**tais </line>
<line> id*ntific**a* n* planejament* e na gest*o públ*c* co* c*racterí**icas diferente*: um* delas é </line>
<line> c*mposta por um corpo de servid*res *erman*n*es, *ormado por traba*h*dores de ca*reira que </line>
</par>
<par>
<line> pos**em obje*ivos e cu***ra construíd* n* *eio ** org*nização; a outra é *or*o não </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> perm*nente, compost* pelos administradores po**ticos, q*e *egu*m o* objetivos externos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mais am*los em relação aos da organizaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> D*ntro do em*ate entre o* objetivos des*es dois grup**, o desempenho do *onjunto </line>
<line> humano q*e c*nsti*ui essas organizações envolv* s*as ações e viabiliza entre elas o jogo d* </line>
</par>
<par>
<line> coope*ação, por meio d* r**ações de poder *nt*e </line>
<line> dife**n*es níveis *ierárqu*cos e entre </line>
</par>
<par>
<line> *osiçõe* *eme*h*ntes (GARCIA; C*RVA*HO *ETO, 2002). No Brasil, d**endendo da </line>
</par>
<par>
<line> instân*ia da gestão públ*ca </line>
<line> em questão, </line>
<line> *esde mu*ic*pios pobres *fast*dos de regiões </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. 2, p. 30-44, *ar. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. R. Malavasi, A. R. L. Silv* </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> *en*rais, passando </line>
<line> pela gestão dos estados mais *icos, até o g*verno f**eral, temos </line>
</par>
<par>
<line> manifestações *e </line>
<line> p*der </line>
<line> nas organi*a*ões </line>
<line> p*bl*cas que se *nquadr*m em todas as t*ê* </line>
</par>
<par>
<line> classifi**ções *e Weber (200*): a dominaçã* l*gal, a t*adi*ional e a carismá*ica. A prime*ra, </line>
<line> supostam*nte, * a predominante no que se refere à mudança *o po*er executivo, pois ela é um </line>
<line> ato de reconhecime*to legal p*l* via demo*r*tica. Mas *ssa via é defi*ida pelo ce**rio </line>
</par>
<par>
<line> polí*i*o bra*ileiro </line>
<line> em dif*rentes regiõ*s, muitas *ezes permeado por manifest*ções da </line>
</par>
<par>
<line> dominação *rad*ci*nal e carismática, qu* são int*oj*ta*as *a gestão pública, junto com os *u* </line>
<line> fo*am eleit*s relacionados com ela*. O co*jun*o *essas domina*õe* nas rela*ões de p**er na </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ges*ã* pública rem*te a regras, imposiçõe*, *esistência* e fazem parte d* produ*ão </row>
<row> p*áticas dos servidores púb*i*os. </row>
<row> 3 RE*ULT*DOS E DISCUSSÕ*S </row>
<row> 3.1 *s práticas e o *onhec**, a pr*d***o do c*nhe*i*ento </row>
<row> *a década de 1980, os *studo* envolvendo aspetos culturais, com foco </row>
</column>
<column>
<row> das </row>
<row> n*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> org*ni*ações, tiveram u* grande *rescim*nto * co*tinuam relevantes </line>
<line> a*é a atu*lidade. Mas, </line>
</par>
<par>
<line> como destacam Weber e Dacin (2*11), ao longo dos anos, eles sofrer*m alt**ações, uma delas </line>
</par>
<par>
<line> é a maior ênfase *o uso </line>
<line> de termos que se afastam da ideia de </line>
<line> controle e e*tabilidade e, n* </line>
</par>
<par>
<line> lugar *iss*, reme**m à *uda**a, como o t*rmo práti*a. Dentro dos estudos culturais o termo </line>
<line> prática é tão impor*ante que dema**a um t*po específico *e teoria, as teorias da prática. </line>
</par>
<par>
<line> Par* Reckw**z (2002), as te*rias *a prát**a se i*serem dentre as teo*ias sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ulturais com o interesse no co***iano e no mun** da vida, apresentando as pr*t*cas </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> formad*ra* de estruturas de ação. O a*tor explica que os estudos de prát*cas englo*am te**ias </line>
<line> sociais ori*inárias da teoria da ação, voltad*s para comp*eender e explicar a *ção das </line>
</par>
<par>
<line> estrutu*as **mbólicas de si*nificado e os diverso* </line>
<line> eleme*tos r*lacio*ados ao modo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> executar *m* atividade, no </line>
<line> uso das c*isas, na </line>
<line> forma de </line>
<line> compreender a*go, *unca reduzi*do </line>
</par>
<par>
<line> essa *ompreensão a um elem*nt* *solado. </line>
<line> De*tr* dessa abor*agem, s*stenta-se a noção de que os f*n*me*os soc*ai* são </line>
</par>
<par>
<line> formado* por práticas semp** em </line>
<line> a*d*mento (DUAR*E; AL*ADIPANI, 201*), nas quais </line>
</par>
<par>
<line> humanos e nã* hum*no se relacio*am, em u*a *ede de relações </line>
<line> estab*lec*das entre si </line>
</par>
<par>
<line> (LATOUR, 2012). Nessa *tica, *um*nos e não *umanos pode* ser vistos em u*a l*gic* de </line>
<line> simetri*, na *u*l a ag*ncia de ambos é distribuída s*me*ric*ment*, o* com cer*o humanismo </line>
<line> *esidual, n* qual a ag*n*ia humana p**domina (SCHATZ*I, 2001). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 3, ar*. 2, p. 3*-*4, mar. 2023 www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *eflexões *o*re *s Práti*a* na G*stão Pública e s*as Relações com Mudanças no Poder Exec*tiv* </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> Dentro dessa aborda***, Ghe*ardi (*016) define a agê*c*a c*mo parte das práticas na </line>
<line> relação entre o homem * o *bjeto. Os Estudos Baseados e* Prática (EBP) *e ins*rem *esse </line>
</par>
<par>
<line> entendimento. Ao lon*o dos a*os el*s se dese*volve*am em abord*gen* *isti*tas, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *f*re*e* difer*ntes *amin*os para estudar os fenô**nos so*i*is, como os rel*cionado* com </line>
</par>
<par>
<line> as organ*zações (PIM*NTEL; NOGUEIRA, 2018). Um aspe*to comu* a el*s é adota* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> epis*em*logia </line>
<line> da p*ática para reve*ar motivo que leva det*rmin*da ação * se inserir na o </line>
</par>
<par>
<line> p*ática (PASSOS; BULGACOV, 20*9). Além d**so, a p*áti*a é considerada a **nor unidade </line>
<line> de análise de uma pe*quisa (*U*N, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Os EBP buscam romp** com </line>
<line> dualismo* simplistas, em uma ótica na qual, por </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, *ujeito e ob**to são uma únic* co**a (FELDMAN; ORLIKO*SKI, 2011). A rela*ã* </line>
<line> en*re ** el*ment*s, ho*ens * objeto*, não é **atada com* u*a d*cotomia, esses *le*ent*s são </line>
<line> conside*ados como unidos em uma re*ação mútua (B*LL; VAC*HANI, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> De*t*e as dis*intas abordagens, *e*os </line>
<line> aquelas nas quais *s *rática* são abord*das </line>
</par>
<par>
<line> como u*a man**ra d* ve* os f*n**enos sociais (CORR*DI; GHERARDI; VERZE*LONI, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). Den*ro dess* ótica, temo* *m foco específico </line>
<line> que se vo*ta pa*a as r*laçõe* entr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prática, os pratic*n*es e produção ** a </line>
<line> conhecim*nt*, o conhecer, em *ma l*g*ca </line>
<line> n* *ual </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*ber na prática visa </line>
<line> evidenciar c*mo fazer as co*sas no *r*b*lho nas </line>
<line> organiz*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> (*RL*KOWSKI, 2002). Ou seja, o conhecimen*o é uma atividade *tiva que consti**i </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prá*ica, pois há u*a p*odução do sabe* iner*nte à pr*tica (GHERARDI, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> O *onhecer é mode*ado n* *ção *ituada, d*ante de um *spaç* *u te*po (GHERARDI, </line>
</par>
<par>
<line> 201*). Nesse process*, *s pessoas </line>
<line> n*o detêm todo o conhecimento; co*hecer * o s*ber o </line>
</par>
<par>
<line> *artem da aç*o, é c*mo um objeto *aterial ins*rido nas relações (*ORRADI; G*ERARD*; </line>
<line> VE**ELLONI, 2010). Em um* ló**ca na *ual se assume a **ática como um* maneira de ver </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> fenô*enos </line>
<line> o*ganizac*onais, esse c*nhecer oc*rre quand* o ator se ins*re na *rá*ica e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conhec*r é c**sti*u*do *econstit*ído *m uma realiza*ão social contínua e </line>
<line> (ORLIKOWSKI, </line>
</par>
<par>
<line> 2002). evi*enci*r esse processo, A </line>
<line> os EBP </line>
<line> permit*m </line>
<line> um ***ofundamento *a dinâmica </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> envolve diferentes fenômenos organizacion*is. Neste est*do, </line>
<line> bu*camo* r*ve*ar as </line>
</par>
<par>
<line> contribu*ções desse *aminh* *ara tr*tar da* prát*cas da administração públ*ca, co* foco em </line>
<line> s**s relações com as muda*ças n* poder exec*ti*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 3, art. 2, p. 30-4*, mar. *023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. R. Malavasi, A. R. L. Sil*a </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> 3.* A prática, a p*odução do con**cimento e as mudanças na ge**ão p*blica </line>
</par>
<par>
<line> Junq*ilh* (2002, 201*), Saraiva (20*2), Pires e Macêd* (2*06) e Nei*a e *az (2007), </line>
<line> entre o*tro*, ab*r*ar*m o tema da a*ministra*ão *úbl*ca e da* mu*a*ças organizacionais </line>
<line> nesse cenário. J*nq**lho, *l*eida e Silva (2012) *eportam q*e a gest*o não é papel apenas do </line>
<line> gestor, e sim da constru*ão social nos conte*tos habitados por *odos os pra*i*ant*s *o serviço </line>
<line> públi**. </line>
<line> A mu*an*a or*anizacional * alg* recorr**te na ad**n*stração pública, mesmo que os </line>
<line> servidores públicos nã* *stejam pre*arad*s para i*so (NEIVA; PAZ, 20*7). Quando e*sa </line>
</par>
<par>
<line> *uda**a se rela*iona com **ternância no poder executiv*, os servidores são *ubmetidos a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> altera*ões *a *orma de e*ercer </line>
<line> uma parte das práticas d* *u*s ativ*dade*, *ompendo c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> le*itimidade de su** </line>
<line> *çõ*s que se *as*avam n* poder executi*o ant**ior, mas n*o com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> autorid*de l**al </line>
<line> q*e *ran*cende a alternância de poder, pois *e su*te*ta *a legis**ç** n* e </line>
</par>
<par>
<line> constituição v*gente na instânc*a ** *u*l * servid*r atua. </line>
<line> O *onjunto desses fat*res marca os s*rv*dores públicos e a formação de se*s gestores. </line>
<line> Em relaçã* a esses últimos, *l*es * Bispo (2022, p. 2*2), após estudos sob*e o processo *e </line>
</par>
<par>
<line> form*ção de ges**res no context* d* gest*o pú*lica, </line>
<line> enten**r*m que o </line>
<line> papel *eles envol*e </line>
</par>
<par>
<line> um* p*át*ca que não **de ser i*olada da* di*ensões histó*ica, soci*l e c*ltu*al, relac*onadas </line>
</par>
<par>
<line> às decisões dos pr*ticantes. A*ém disso, os </line>
<line> pr*ti*antes d* gestão públic* se ins*rem </line>
<line> no *ue </line>
</par>
<par>
<line> *he*ardi (2*16) atrib** como sen*o a base das p*áticas, que é o conhecer, n*ss* caso, aqu*le </line>
<line> vol*ado pa*a as *ráticas d* ges*ão pública. *le v*i alé* d* nor*a**za*ão da* a**vid*des, e faz </line>
</par>
<par>
<line> p**te *e uma transição admi*i*trativa ** qual m*itas t**efas são postergada* e </line>
<line> conflito* </line>
</par>
<par>
<line> sociais ac*ntecem devido à* inc**tezas decorrentes das decisões </line>
<line> sob*e q**m irá assumir o </line>
</par>
<par>
<line> p*pel do *estor na*uele moment* (TIAGO; ROHM, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A abordag** d* prática p*rmite um apro*undamento nes*e proc*sso, pois a execução </line>
</par>
<par>
<line> d* tarefa * a*ord*da </line>
<line> e m s ua </line>
<line> complexidade, n* qua* as mu*anças oc*rrem (*ANN*R- </line>
</par>
<par>
<line> SCH*ÖDER; OSTERMANN, </line>
<line> 2*22). Nesta visão *roce*sual da compl*x*dad* da tarefa, </line>
</par>
<par>
<line> den*ro *e cada etapa, os c*minho* *ã* *ormados, abertos, re*nventados, decret*dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *isso*vidos de forma dinâmic*. Ness* processo, as organizaç*es públicas são r*c*nhecidas n* </line>
<line> cot*diano *os a*ores env*lvidos, po* meio das relações *ociais, que evidenciam a *erce*ção, o </line>
</par>
<par>
<line> comportame*to, </line>
<line> as admirações e os *alores que d*o *entido * uma </line>
<line> a*ão (POUBE*; </line>
</par>
<par>
<line> JUNQU*LHO, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. 20, n. 3, *rt. 2, p. 30-44, mar. 2023 </line>
<line> *ww4.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Refl*xões sobre as P**ticas na Gestão Pú*lica e suas Relações co* Muda*ças *o Poder Executivo </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> Ou seja, uma infinidade de particularidades e* organi*ações pú*l*cas influencia a </line>
</par>
<par>
<line> maneir* co*o a gest*o é feit*. Por is*o, *ara com**eender as prá*icas dos s*r*idores, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ecessário obs*rvá-las "de dentro" (GHERA**I, 2*09) * entender como **as se aplicam </line>
<line> d*ntro de *ma c*munida*e de práticas. Isso envolv* o go*to e a *p*ecia*ã* do *raticante por </line>
<line> a*pectos inseridos na prát**a (G*ERARDI, 20*3), pois *s pr*ticas envolve* mais d* que </line>
<line> ape*as u* conj*nto de ativi*ad*s, elas env*lv*m sentim*ntos. </line>
</par>
<par>
<line> Ess*s </line>
<line> sent*men*os </line>
<line> envolvem </line>
<line> *ign*fica*o* </line>
<line> que </line>
<line> dão </line>
<line> sentido </line>
<line> aos </line>
<line> s í m bol os </line>
</par>
<par>
<line> co*partilhados por uma c*mun*dade de pratic*ntes. Esse compartilhamen*o s* dá por meio de </line>
</par>
<par>
<line> uma prod*ção do </line>
<line> conheciment*, o conhecer, na qual *s *ovos entrant*s p*ecisam se ins*ri* </line>
</par>
<par>
<line> para se torna*e* pr*tic*n**s. A* se volt*r </line>
<line> par* esse processo, a abordagem da p*át*ca como </line>
</par>
<par>
<line> um* ma*eira </line>
<line> de ver tem o pot***i** de re*e*ar os as*ec*os que *nvol*em a prática n* *ti*a </line>
</par>
<par>
<line> d** pr*prios </line>
<line> pratic*ntes. *ar* Orlik*wski </line>
<line> (2002), trata-se </line>
<line> de </line>
<line> *ma aborda*em que envolve </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> exposição dos ato*es e da </line>
<line> co*tin*ida*e </line>
<line> do "fazer ser" em relação ao "saber fazer" *a </line>
</par>
<par>
<line> produção do conhecimento dent*o da r*a*ização das a*ões em u*a prát*ca. </line>
<line> Ne*sa ótica, se**ndo a autora, o conheci*ento não é uma c*pacidad* estática, ele faz </line>
</par>
<par>
<line> pa*te de um conjunto de </line>
<line> ações que *ão modif*c*d*s </line>
<line> e aperfei*oad*s, env*lvendo as </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriência* </line>
<line> d*s pessoas dentro d* uma comunida*e prat*cante. Por isso, G*erard* (20*6) </line>
</par>
<par>
<line> *on*ebe * *o**ecimento </line>
<line> na prá*ica como um emar*nhado </line>
<line> d* saber e </line>
<line> f*z**, estudando a sua </line>
</par>
<par>
<line> construç*o dentro das práticas. Ne*se pro*es*o, o próprio </line>
<line> corpo </line>
<line> do praticante é um espaço </line>
</par>
<par>
<line> para o conhecer, * s*r e o objet* são *nid*des, on*e *m d*pende d* outro na prática (BELL, </line>
<line> VA*HHA*I, 202*). </line>
<line> *o tocante à* prát*cas *os s*rvidores subm*tidos à mudança do p*d*r executivo, esse </line>
</par>
<par>
<line> processo d* </line>
<line> conhecer já *az parte *a **munid*de de *raticantes compos*a pel** servido*** </line>
</par>
<par>
<line> antes da mud*nça. * despeito de *er um processo de pr*dução do conhecimento se*pre em </line>
<line> andamento, as *r*duções anteriores não sã* apagadas, pelo c*ntrá*io, e*as são c*mpartilhadas, </line>
<line> s*stentam as práticas e a ide**i*a*e *os pratican*es. Is** *uer d*zer que m*smo um n*vo </line>
<line> ser*idor, *ara s*r *cei*o co*o praticante, deve compartilhar es** conhecimento e se inseri* *o </line>
<line> processo de conhecer. </line>
</par>
<par>
<line> Ou seja, o </line>
<line> político eleito, que </line>
<line> assume * p*der *xecutivo, bem como os gestores </line>
</par>
<par>
<line> *omeados por *le, nã* vão co*se**ir simp*esmente *ola*ar a* práticas a*te*iores dos </line>
</par>
<par>
<line> serv**ores, </line>
<line> muito pelo *ontrário, </line>
<line> eles terão que se inser*r </line>
<line> nelas, di*logar com elas. Um </line>
</par>
<par>
<line> proce*so no *u** *les se aproximam de *e tornar *m dos pra*icantes d* se*viço púb*ico. C*so </line>
</par>
<par>
<line> contrário, há *ma tendência de que </line>
<line> nem </line>
<line> e*es nem *uas açõ*s e *ec*sões s*jam a*eitos, </line>
</par>
<par>
<line> *ofrendo resistê*cias, em alg*n* casos supostament* *nexplicáveis: as coisas dão erradas s** </line>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, *. *0, n. 3, art. 2, p. 30-4*, mar. 202* *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> F. *. M**avasi, A. R. L. *ilva </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> qu* se saiba o m*t*vo, por causas aparentemente invisíve*s. Mas que podem ser esclar*cida* </line>
<line> ao serem ***lisa*as na ótica da abordagem da pr*tica c*mo uma maneira de ver as </line>
<line> organizaçõe*, com foco na produção d* conheci**nto. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> O obj*ti*o deste estudo é compreender as contri*u**ões dos e*tudos q*e </line>
<line> **ord*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prática *omo u*a maneira de ver as organizaç*es com fo*o n* *ro*ução d* conhecimento, </line>
</par>
<par>
<line> para tratar </line>
<line> da* implicaçõ** na* prática* relacionadas *om os s*rv*dores púb*i*os </line>
<line> brasil*i*o*, </line>
</par>
<par>
<line> diante da m*dança do poder executi**. Ao l*ngo da discussão, ficou e*id*nte o poten**a* da </line>
</par>
<par>
<line> a**r*agem </line>
<line> *a pr*tica c*m* </line>
<line> um a </line>
<line> maneira de </line>
<line> ve r </line>
<line> as </line>
<line> or*anizações </line>
<line> *om </line>
<line> f*c* </line>
<line> na </line>
<line> produç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento. *s EBP são c*da vez mais u*il*zados nos estudos organiza*ionais (B**L, </line>
<line> VACHHANI, 202*) p*r seu potencial de perm*tir trat** a prática do pon*o de vista de dentro, </line>
<line> esclarecendo d*terminad*s aspe**os a ela r*lacion*dos d* m**eira aprofundad* (GHER*RDI, </line>
<line> *009). *o revelarmo* p*r*e desses aspectos a* longo **s*e artigo, em conjunto com aspectos </line>
<line> relacionados com *s práticas *os s*rvidores e a mud*n*a no **de* e*ecuti*o, evidenciamos </line>
</par>
<par>
<line> que esse </line>
<line> po*encial também é </line>
<line> útil para estud*r essa* práticas *m **a* re*a*õ*s com essa </line>
</par>
<par>
<line> mudança. </line>
</par>
<par>
<line> A desp**to d*ssa co*stataçã*, ao analisa*mos rep*sitór*os de artigos b*asileiros, não </line>
</par>
<par>
<line> foram iden*ificado* texto* que adotam essa ab*rdagem para t*atar </line>
<line> d* t*mátic* em t***. Para </line>
</par>
<par>
<line> chegarmo* a essa const*tação, fora* realizadas </line>
<line> buscas n*s seguin*es bases: </line>
<line> *ortal </line>
<line> de </line>
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<line> periódic*s da Coordenação de Aper*eiç*amento de Pes*oal d* Nível Sup*ri*r (C*PE*) </line>
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<line> (https://www.periodicos.capes.*ov.br/); na </line>
<line> *ase de inde*ação de </line>
<line> p*riódicos da *ssociação </line>
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<line> N*cional </line>
<line> de </line>
<line> Pós-Graduaçã* e Pesquisa </line>
<line> em Ad*inis*ração (ANPA*), </line>
<line> a SPELL </line>
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<line> (http://w*w.spel*.org.b*/), que </line>
<line> inclui * *uase t*talidade d*s periód*co* *a área </line>
<line> d* </line>
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<line> adminis*ração cla*sificados pela **PES; e na Scientific E**ctronic Library Online (SciELO) </line>
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<line> (h*tps://w*w.sciel*.org/), uma b*se </line>
<line> de in*ex**ão de </line>
<line> p*riódicos, des*n*ol*id* * partir de </line>
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<line> esforços e o* ap*io da Fun*ação de A*paro à Pes*uisa do Es*ado de São Paulo (FAPESP), </line>
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<line> da Latin American a*d Caribb**n Center on Health *ci*nces Infor*ation (BI*EME) do e </line>
<line> *onse*ho Nacional de D*sen**lvim*nto *ie*tífi** e Tecnológico (CNPq). </line>
</par>
<par>
<line> Po**anto, para contribuir c*m o preenc*imen** dess* lacuna ** </line>
<line> fal*a de estudos, </line>
</par>
<par>
<line> propomos a rea**zação de trabalh*s te*ric*s qu* se aprofundem em outros aspectos do* EBP, </line>
</par>
<par>
<line> além do **co na produç*o do co**ec*me***, bem como tr*bal*os empíricos que ut*l*zem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem </line>
<line> da pr**ica *omo </line>
<line> u* * </line>
<line> manei*a </line>
<line> de </line>
<line> ve r </line>
<line> *s </line>
<line> *rganizações </line>
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<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento, para *nvesti*ar, dentro das o*ga*iza*ões públicas, as prátic*s dos servid**es </line>
<line> em suas rela***s com a mudança no po*er execu*ivo. </line>
<line> Ao tratar d* *aneira te*r*c*- r*flexiv* d*ssa art*c*lação, *ste e*tudo revelou cami*hos </line>
<line> **s quai*, na prática, a p*odução do conhecimento tem o p*tencial de oferecer pod*r a*s que </line>
</par>
<par>
<line> se inserem na co*dição de **atic**te do serviço *úblico, pr*vil*giando-* pela via </line>
<line> d a s u* </line>
</par>
<par>
<line> prá*ica, q**n*o ele se c*nfr*nta c*m mudanças apr*sentadas por um novo gestor, a*vin*o de </line>
<line> u*a mudan*a no poder execu*ivo atrav*s da el*ição. </line>
<line> Essa c*ntribuiçã* *eó*i*a par* o campo de *s*udo *rtic*la-se com *m* contr*bui*ão </line>
<line> para a sociedade. O es*udo reve*a para os membros da *ociedade, *e*vidores, polític** ele*tos, </line>
</par>
<par>
<line> *estores no*ead*s após * eleição, entre ou*ros, que as práticas dos primeir*s </line>
<line> vão além do </line>
</par>
<par>
<line> indiv*duo. Quando ele se torna um praticante do serviço p*blic*, passa c*ntar com a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> le*it*midade das prática* da com*nidade de prática na qu** se in*ere, compartilh*ndo </line>
<line> conhecime*t*s que em*oderam os pratica*tes. *essa maneira, o sim*les con*lito com esses </line>
</par>
<par>
<line> praticantes por par*e </line>
<line> de outros me***os da soci*dad* não parece s*r produtivo para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> so*i**ade, por *utro l**o, a compr*ensão e ap*oxim**ão d* suas prát*ca* *ode oferecer </line>
<line> ganhos p*ra a s*ciedade. </line>
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<line> 2) an*lise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) ela*or*ção do rascunho ou na revisão críti*a do cont**do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partic**ação na apr*v*ção da v*rsão final *o ma*uscrito. </line>
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