<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 2, p. 30-44, mar. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.3.2
</line>
</par><par>
<line>
Refl*xões sobre as Práticas na Gestão *ú*lica e sua* Re*ações **m Mudanças no P**er
</line>
<line>
Executiv*
</line>
<line>
Reflection* on Pr*c*ices in Pu*lic Manageme** and t*eir Relat*ons*ips wi*h *hanges *n the
</line>
<line>
Executive Powe*
</line>
</par><par>
<line>
Fr*nciane Ribeiro ***avasi
</line>
<line>
Mes*randa em Admini*tração pe*a PPGADM / UFE*
</line>
<line>
Servidora da Pre*ei*ura Municipal d* Santa Ter*sa
</line>
<line>
*-mail: fra**iane_wi*l@h*tmail.com
</line>
<line>
Al*r**o Rodrig*es Leite da Silva
</line>
<line>
*o*tor em Adm*nistração p*la Universidade F*der*l de Minas Ger*is
</line>
<line>
P*of*ssor *a Univers*da*e *ederal do *spí*ito Santo
</line>
<line>
E-mai*: alfredoufes@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Franciane Ribe*r* M*l*va*i
</line>
<line>
Edi*or-C**fe: Dr. Tonny Kerle* d* Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dade Fed**a* do Espírito Santo (UFES) / C*JE /
</line>
<line>
Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
PPGAD* / *F*S. Av*nida Fer*ando Ferra**, 514,
</line>
</par><par>
<line>
Goia*eiras, C*P.: 29075-91*, Vitó*ia-ES, Bras*l.
</line>
<line>
Artigo *ecebi*o em 10/12/2**2. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *lfr*d* Rodrigues Leite da S*l*a
</line>
<line>
receb*da em 20/**/2022. A*rovado em 21/12/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Un*versi**de Federal do Espírito Sa*to (UFES) / C*JE /
</line>
</par><par>
<line>
Departamento de Admin*straç*o. *venida Fe*nando
</line>
<line>
Ava*iad* p*lo s*stema Triple *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Fe*rari, 514, G*iab*i*as, CEP.: *9075-910, Vitória-ES,
</line>
<line>
p*lo Editor-C*ef*; * b) Doubl* Blind *eview
</line>
</par><par>
</page><line>
*r*sil.
</line>
<line>
(a*aliação cega por d*is a*aliadores da ár*a).
</line>
<line>
Revisão: Gramat*c**, No*mativa e d* Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*efl*xões sobre a* Práticas n* Gestão Pública e suas Relaçõ*s c*m M*danças no Poder Executivo
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*ma
</line>
<line>
p*rte
</line>
<line>
das organizações
</line>
<line>
públ*cas têm na a*ter*ância
</line>
<line>
do p*der executivo, decorrente do
</line>
</par><par>
<line>
p*ocesso de**crático, um fator que envolve m*d**ça* nas prát**as d*s s*r**dores nas
</line>
</par><par>
<line>
*rgani*ações. Pa*a
</line>
<line>
discutir c*m* o campo *os estudos
</line>
<line>
organizacion*i* c*ntribui par* tratar
</line>
</par><par>
<line>
essas mu*a**a*, c** foco na produ*ão do conheciment*, es*e art*go volta-*e para o se*uinte
</line>
<line>
o*jetivo: compreender contribuições do* *studos que abor*am a prática como uma mane*r* de
</line>
<line>
ver as *rganizaç*e*, c*m foco na produção do conhecim*nto para *r*tar das implicações *as
</line>
</par><par>
<line>
prát*c*s relacionadas
</line>
<line>
com os ser*ido*es público* br*sileiros, d*ante da
</line>
<line>
mud*nça do p*d*r
</line>
</par><par>
<line>
e**cut*v*. P**a alcan*ar e*s* *bje*ivo, *s*e art*go te*rico refle*i** trata d* mudan*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ges**r*s na admini*tração pública, das práti*as e da produção
</line>
<line>
do conhecimento, pa*a, em
</line>
</par><par>
<line>
seguida, articular os tr*s temas com possíveis contribuiç*es da a*ordagem da
</line>
<line>
prática co*o
</line>
</par><par>
<line>
uma mane*ra d* ver, vo*t*da pa*a a produção do conheci**nto. *omo contri*uição, ficara*
</line>
</par><par>
<line>
evidentes
</line>
<line>
os aspectos
</line>
<line>
da
</line>
<line>
prática
</line>
<line>
que c**ocam a
</line>
<line>
produção do *onhecimento como
</line>
</par><par>
<line>
em*onder*dora da condição d* praticante do servidor públi*o, em rel*ção * mudança e aos
</line>
<line>
interess*s de um n*vo poder ex*cutivo ele*to. As*im, co*sider*r esses aspectos é impo*tante
</line>
<line>
para quem ass*me * mandato exec*tivo e para os gestor*s nomeados p*r ele.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*have: Gestão
</line>
<line>
Pú*lica.
</line>
<line>
Alternância
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*oder
</line>
<line>
Executi*o.
</line>
<line>
Práticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*estão.Conhecer.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTR*C*
</line>
</par><par>
<line>
In som* p*blic organizations, t*e alterna*ion of executive
</line>
<line>
p*wer, *e**lting from the
</line>
</par><par>
<line>
d*mocra*ic proces*, is a fac*or that involves chang*s i* t*e pr*ctices of *ervers in
</line>
<line>
organi*at*ons. T* discuss how *he *ield *f organi*at*onal studies co**ributes ** dealing with
</line>
</par><par>
<line>
t*e*e changes, w*th a *oc** on knowing,
</line>
<line>
this p*p*r focuses on the followin* aim: to
</line>
</par><par>
<line>
under*tand the
</line>
<line>
cont*ibution* of studies *ha* app*oach p*actice as a wa*
</line>
<line>
of see*ng
</line>
</par><par>
<line>
organizations, w*th a f*cu* on k*owing,
</line>
<line>
to add*ess the *mpli*a*ions for Bra*i*ia* p*blic
</line>
</par><par>
<line>
*ervants
</line>
<line>
r*lated pra*tices, g*ven the ch*nge in executive power. *o achieve t*is aim, th*s
</line>
</par><par>
<line>
reflective theoreti**l article de*ls with t*e change of managers in public admin*stration,
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
prac**ce*
</line>
<line>
and the knowin* proces*. **en it a*ticulat*s the three themes *ith p*s*ible
</line>
</par><par>
<line>
co*t*ib*tio*s fro* t*e approach of practice as way of s*eing, aimed at t** production of a
</line>
<line>
k*owledge. As a *ont*ibuti**, w*re evident *spects of *he practice tha* pl*ce the production
</line>
<line>
of knowl*dge *s empow*ring the con*ition of th* *ractit*oner of t*e publ*c servant, about the
</line>
</par><par>
<line>
change and i*teres** of a newly el*cted e*e***i*e
</line>
<line>
*ower, *e*ng imp*rtant to tho*e wh*
</line>
</par><par>
<line>
as**me the exec*tive mandate, and to the manager* ap*oi*ted by him, take these aspects *nto
</line>
<line>
account.
</line>
<line>
*eywords: Public Manag*m*nt. *lte*nation of E*ec*tiv* P**er. Practices. K*o*ing.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 3, art. 2, p. 30-44, ma*. 20*3
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.c*m.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. R. *a*avasi, A. R. L. S*l*a
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *uda*** **ganiza*ional gera alterações *lanejadas ou não (NEIVA; PAZ, 2007);
</line>
<line>
nesse p**cesso as or**n*zações *úblicas *as*am p*r **dança* c*nstant** (SARAIVA, 20*2),
</line>
</par><par>
<line>
principalmente aqu*las submet**as * a*ter*ância
</line>
<line>
no poder exe*utivo do B*asil, *omo ocorre
</line>
</par><par>
<line>
n* *ransição en*re presiden*es da repúb*ica (*AS*I*EN*O, 2021). A mudança ** f*gura do
</line>
<line>
govern*n**, após um* elei*ão, p*r si só, n*o alt**a *mediatame**e a cul**ra e as construções
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais j* es*abelecid*s que envolvem o* servidore*
</line>
<line>
públicos, ma* e*a i*ici* a
</line>
<line>
inserç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*ementos com o **t**cial de
</line>
<line>
*fetar os
</line>
<line>
servidor*s em su*s ta*efas cotid*anas, n*s *rá**cas
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais (SILVA; CARRIERI; *UNQ*ILHO, 2011).
</line>
<line>
Esse *r*ces*o, na p**tica da ges*ão púb**ca, de**ndendo d* t*po *e *nstituição, pode
</line>
<line>
env*lver, simultanea**n*e, ser*id*res *fe*ivos (com est*bi*id*de), ser*ido*** comissi*nados
</line>
</par><par>
<line>
(sem e*tab*lidade), funcionários de designação temporári* (sem
</line>
<line>
e*tabilidade e com prazo
</line>
</par><par>
<line>
defin*do para ser desligado),
</line>
<line>
*ntre
</line>
<line>
outros. Os primei*os perpa*sam várias transi*õe*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
gover*o,
</line>
<line>
*s segu*dos pod*ndo
</line>
<line>
ou nã* pa*s*r *or is*o e
</line>
<line>
os últ*mos *a*amen*e passam. O
</line>
</par><par>
<line>
convív*o dessas difer*ntes **tuaç**s *ntr* *s prati*a*tes da g*stão pública ace*tu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*pl*xida*e
</line>
<line>
d*sse tipo de organização, devido h*ter**e*eidade no compa*t*lhamento ** à
</line>
</par><par>
<line>
experiências e *ignificado* (SILVA, 2012). Essa **mplexi*ad* s* inse*e em um p*oc*s*o de
</line>
<line>
tra*sição típico da ge*tão púb**ca bras**eira, *a qual o rep*e*entante *o poder exe*utivo ele*to,
</line>
<line>
*omumente, *nicia se* trab*l*o *artindo *o pressupo*to de *ue o governo anterior estava
</line>
<line>
e*rado e tudo d*ve *er a*rum*do (NASCIM*NTO, 20*1). As p*áticas sociais dos servidores
</line>
<line>
se e*c*ntram em meio * isso tudo ao sere* produ**das n* cotidiano.
</line>
<line>
Ao tr*tar*os des** produção, conside*amo* a gestã* *omo uma prát*ca social
</line>
</par><par>
<line>
(S*LVA; CARRIERI; J*N*UILHO, 2011), p*rme*d* *elo proc*sso de produção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*onhecimen*o, ou s*ja, * con*ecer,
</line>
<line>
que marc*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
p**tic*ntes (GHERARDI, 2*16). Isso
</line>
</par><par>
<line>
*ermi*e reco*h**er a
</line>
<line>
complexidade da prática da gestão públ*ca, em suas *elações *om
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*udanças n* p*der *xecutivo, * partir *as *ontr**uiç*es dos chama*os Es*ud** Basea*o* em
</line>
<line>
Prátic* (EB*) nas organizações (BELL; VACHHANI, 2020).
</line>
<line>
Para exp**r*r esse pot*n*ial, e*te artigo se volta p*ra o seguinte *robl*m* de p**q*isa:
</line>
<line>
como os estu**s q*e abordam * *r*ti*a *omo uma m*nei*a *e ve* as or*anizaçõ*s com f*co
</line>
</par><par>
<line>
na produção do conh*cimento,
</line>
<line>
contr*buem par* tratar das im*licações *as
</line>
<line>
práti*as
</line>
</par><par>
<line>
rela**onadas com os se*vid*res públic*s brasileiros, di*nte da mudan*a do po**r executivo?
</line>
<line>
Com foco nessa questão, o objetivo deste art**o é co*pre*nde* contribuições dos estudos q*e
</line>
</par><par>
<line>
abor*am a
</line>
<line>
prática como uma maneira de ver a* org*ni*açõ*s, co* foco na p*odução
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resi**, *. 20, n. 3, ar*. 2, p. 30-44, mar. 20**
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*lexões sobre as *ráticas na Gest*o Pública e *uas R*lações com Mud*nças no Po*er E*ecutivo
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
c*nheciment* para tratar das *mplicaç*es n*s práticas relacion*das com *s s**vi*ores
</line>
<line>
pú*li*os brasileir*s, di*nte da mudança do po**r executivo.
</line>
<line>
A partir *es*e objetivo, este artigo t*órico *eflexiv* of*rece contribu*çõ*s para a
</line>
<line>
sociedade e o campo de est*do da g*stã* p*blic*. *ara a s*c*ed*de, ele revel* *elações com
</line>
<line>
implicaç*es *ráticas nos processo* d* mudança no poder exec**i*o *ue devem s**
</line>
<line>
consi*eradas por aqu*le* que se in*erem nesse* proc*ssos.
</line>
</par><par>
<line>
Para o
</line>
<line>
campo de estudo, ele contribui
</line>
<line>
para preenche* a l*cuna *os pou*o* estudos
</line>
</par><par>
<line>
*ra*ileiros que se vol*am para * *omplexidade env*l*endo a *rática da ges*ão pública *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prod*ção do co*hecimento utiliz*ndo * p*te*cial dos EBP, *o* foco na m*dança
</line>
<line>
do poder
</line>
</par><par>
<line>
execut*vo. A partir dessa articu*aç*o, es*e e*tudo revel* aspectos *a prá*ica na qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção *o co*hecimento empoder* a c*ndição de *ra*icante do servidor públic*, quand*
</line>
</par><par>
<line>
ele é confrontado com
</line>
<line>
as mudanças p*opostas por um
</line>
<line>
*o*o p*der executivo el*it*, com
</line>
</par><par>
<line>
inter*ss*s específicos.
</line>
</par><par>
<line>
*ara a**a**ar essas contribuições, o ar*igo está organi*ado em quatro tópicos,
</line>
<line>
além
</line>
</par><par>
<line>
dest* in*rodução. * segundo tópico trata da mudança *e gesto*es n* admini**raç*o públic*. O
</line>
<line>
*erceir* tó*ico *borda as pr*ticas e * p*od*ção *o conhecimento. O *uarto tópico ar*icula os
</line>
<line>
temas tratados no* d*is a*terior*s co* poss*veis con*ribuiçõ*s *a abordagem da prática como
</line>
<line>
uma m*ne*r* de v*r, voltada para a *rodução do co*he*i*en*o. O q*int* *óp*co aprese*ta a*
</line>
<line>
considerações fin*is sobre a discussão em t**a e suas co*tribuições.
</line>
<line>
2 R*FER***IAL TEÓR*CO
</line>
<line>
*.1 Mudança no poder e*ecutiv* e na admini*tra*ão p*bl*ca
</line>
<line>
As or*aniz*ções públicas pre*tam serviços à socie*ade (PIR*S; MACÊ*O, 2006), são
</line>
</par><par>
<line>
sistemas di*âmicos, extremamente comple*os, interd*pendentes e inter-*elacionados,
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
e*vol*em i*formações * *eus fluxos, est*uturas organizacionai*, pessoas e t**nol*gia.
</line>
</par><par>
<line>
Supo*tamente, el*s
</line>
<line>
d*vem ser *stávei* e maduras,
</line>
<line>
devido à fo*malidade
</line>
<line>
defin*da por *m
</line>
</par><par>
<line>
**nj*nto *e reg**s impessoais e pa*ron**adas uma hierarquia com definição cl*ra de e
</line>
<line>
responsabil*dade e autor*dade (SARAI*A, 2002). Mesmo a*s*m, uma part* das o**aniza*õ*s
</line>
<line>
públ*cas passam por muitas mu*a*ç** **vido * democracia brasil*ira, poi* el* determina que
</line>
</par><par>
<line>
o ent* polí*i*o a cargo
</line>
<line>
do poder executi*o s*ja subst*tu**o
</line>
<line>
em *m determinado período d*
</line>
</par><par>
<line>
temp*. Q*ando
</line>
<line>
isso ocorre, são s*bstit*ídos *u realocado* g*st**es e s*rvi*ores
</line>
<line>
nas mais
</line>
</par><par>
<line>
diversas instâncias
</line>
<line>
do s*rviç*
</line>
<line>
público. Por s*a vez, a*ueles que perm**ec*m em suas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 20, *. 3, art. 2, p. 30-44, mar. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. R. Malavasi, A. R. L. Si*v*
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
a*ribui*ões entram em contato co* esses nov*s entrantes na prát**a daquela g*stão pública,
</line>
<line>
fato que tem o potencial *e remeter a muitos conflit*s.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, para entende* o sistema de mudança na *estão *ública, na
</line>
<line>
alt*r*â***a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*ode* executi*o, deve-se considerar que os servidores necessita* te* habilidades diplomát*ca*
</line>
<line>
em suas relações de trabalho, **ra lida* *** a* diver*ê*cia* com a adminis**ação dos n*vos
</line>
<line>
ges*ores. Ne*se *mbiente, são as *elações de estima e os jo*os de i*fl*ência que reforç*m os
</line>
<line>
indi*a*ores d* poder (PIRES; MAC*DO, 2006). O sistema político e administ*ativ* no Br*sil
</line>
</par><par>
<line>
po*sui *ertas carac*erístic*s q*e levam a
</line>
<line>
isso. Garcia * Carvalho Neto (2002) desta*am
</line>
</par><par>
<line>
a**umas delas: o *epo*ismo, * co*r*p*ão, o *l*entelismo e o *orporativis**, que po*em e**ar
</line>
</par><par>
<line>
associad*s
</line>
<line>
de acord* com a caracterí*tica do *estor. *ara os autores, esses
</line>
<line>
aspect*s
</line>
</par><par>
<line>
**fluencia* na des*ontinui*ade a*m*nistrativa nas organizaçõe* pú***cas, nas quais projet*s,
</line>
</par><par>
<line>
programas ações sã* d*sconsid*rados p*r ques*õ** po*íticas, c*iando e
</line>
<line>
*rejuízos par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
int***sse púb*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Isso faz parte d*s desafi*s da mudança na g*stão p*b**ca; eles exigem a t*ansfo*m*ção
</line>
</par><par>
<line>
da estrutur* burocr*tica e hie*árquica para torn*r as instituições
</line>
<line>
públicas *ais flexíveis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empreended*ras, o que tem oco*rido em *m proce*so g*adual (PIRES; MA*ÊDO,
</line>
<line>
2*0*).
</line>
</par><par>
<line>
Especif*camente em relação à d*s*ontinu*dade *dm*nistrativa, resu*tante da alternânc*a
</line>
<line>
demo*rática d* po*er, Garcia e Carvalho Ne*o (2002) de*taca* a *ecessid*de de u* mai*r
</line>
<line>
envolvimento da equi*e, *ue *recisa se* mais *novad*ra e criativa para dar con*in*idade aos
</line>
<line>
pr*j*tos a*eaçado* de *esc*ntinuidade por mot*vos políticos ou i*eológicos.
</line>
<line>
Os s*rvidores públic*s também têm a c*p*cidade de resis*ir às mudanç*s. Wa*serman
</line>
</par><par>
<line>
e Fr*nkel (**11) observaram
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
e prá*icas de res*stênc** por p*rte de servido*es
</line>
</par><par>
<line>
israelense*, características
</line>
<line>
da cultura jamm*ng, ou seja,
</line>
<line>
de açõ*s sociais baseadas em
</line>
</par><par>
<line>
manipulações de meios
</line>
<line>
e**éti**s para resistir
</line>
<line>
ao pode* he**môni*o de um poder executivo
</line>
</par><par>
<line>
que tenta impor a eles imagens culturais ocid*nt*i*. Os a*tores revelar*m *ue os serv*dor*s,
</line>
<line>
após o processo da implementaçã* de mudanças estruturais, físi*as e so*i*i* em seu espa*o d*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, responde*am com mudan**s
</line>
<line>
no que e*t*va planeja*o na m**ida
</line>
<line>
em que
</line>
</par><par>
<line>
vivenciav*m * espaço, por exemplo,
</line>
<line>
usand* o
</line>
<line>
pr*prio livro que apresentav* o nov* espaço
</line>
</par><par>
<line>
*ara imp*dir o fechamento de janelas, que deveriam
</line>
<line>
ficar fechadas, ou deixando o* filhos
</line>
</par><par>
<line>
recortarem * livro p*ra *roduz*r **te *sad* para redecorar a repartição públ*ca.
</line>
<line>
Es*e estudo de*ons*ra *u* o servidor vê a repartição pú*lic* c*mo *m "esp**o" s*b
</line>
</par><par>
<line>
seus sentid*s: tat*,
</line>
<line>
*aladar, *isão aud*çã*, e
</line>
<line>
que i*fluenciam na sua emoçã*, a**tude
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comportam*nto. *a
</line>
<line>
gestão pú*lica, o servidor está inse*id* em *ma realidade em que se
</line>
</par><par>
</page><line>
d*para com v*vências re*acionadas a sua capacidade de j*lgam*nto es*éti*o, como nos est**os
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 3, art. *, p. 30-44, mar. 2023 w*w4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Reflex**s sobre as *ráticas na Gestão Pú*lica * su*s *elaç*es *om Mudanças no Pod*r Execu**vo
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
*presen**dos por Louisgr*nd * Isl*m (2*21), no* qua*s
</line>
<line>
su*s referên*ias *e espaço na
</line>
</par><par>
<line>
org*niz*ção, do ponto de *is*a estrutural, pr*cessual, s*cial e formal *o*em ser
</line>
<line>
constan*emente modificada*.
</line>
<line>
Em um a*biente onde o se*vidor vivencia um pr**esso co*tínu* *e mudanças,
</line>
</par><par>
<line>
*bser*a-se
</line>
<line>
*ue iss* pode resul*ar n* fra*mentação
</line>
<line>
do signifi*a*o
</line>
<line>
(FO*AKI; **TMAN;
</line>
</par><par>
<line>
*ON*NG, 2*20), contrib*ind*
</line>
<line>
com cr**es que *nvolvem art*culaç*es re*a**onadas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
demonst***ões d* percepçã* *e
</line>
<line>
signific*dos conflitantes n* gestã* pú*l*ca. Esse* c**flitos
</line>
</par><par>
<line>
tê* o potenci*l de revela* relações de poder que permei*m a ges*ão públic*, *om alg*ns
</line>
</par><par>
<line>
*entando impor sign*fica*os e o*tros resisti*do * essas tentativas,
</line>
<line>
*omo evidenciaram
</line>
</par><par>
<line>
**sserman e Frenkel (2*11).
</line>
</par><par>
<line>
A flui*ez das *elações d* poder nas organ*zações pública* * favorecida pe*a
</line>
</par><par>
<line>
des*o**inu*d*d* *olí*ica ***inistrativa nas *elações e
</line>
<line>
de trabalho (GA**IA; CARVALHO
</line>
</par><par>
<line>
NET*, 2002). Para lid*r
</line>
<line>
com isso *o setor *úblico no Br*sil, comumente marcado po* alto
</line>
</par><par>
<line>
grau de c**tralização
</line>
<line>
do poder, fa*ta de metas, de controle e d* cob**nça por *esultados
</line>
</par><par>
<line>
eficazes, *om foco no imediatismo, e *elo conflito en*re p*ssoali*ade e impessoal*d**e, os
</line>
</par><par>
<line>
gestore* devem utilizar técni*as e condutas que auxiliem
</line>
<line>
na gestão
</line>
<line>
da equipe, com *o*o
</line>
</par><par>
<line>
especificame*te
</line>
<line>
nesses asp**t*s, p*ra li**r
</line>
<line>
com toda a complexid*de *o sistema
</line>
</par><par>
<line>
(JUNQUILHO, 2002). E*sa ne*essidade é a*nda mai*r *e considerarmos os
</line>
<line>
processos *e
</line>
</par><par>
<line>
m*dança na gest*o p*b*ica, nos qu*is todos esse* *speto* *a*bém estão pre*entes, junto com
</line>
<line>
a mudança.
</line>
<line>
*a* org*nizaç**s públicas, existem diversos fa*ore* que po*em di*icult** o* facilitar o
</line>
<line>
processo de mudança. Dentr* e*es, Pires e *acêdo (*0*6) aponta* c*mo caract*rísticas qu*
</line>
<line>
dificult*m a mudanç*: o burocratismo, o auto*ita****o/centra*ização, o pate*nal*sm*, a busca
</line>
<line>
por levar vant*gem e o **formismo. Para os autores, exi*tem duas questões fundam**tais
</line>
<line>
id*ntific**a* n* planejament* e na gest*o públ*c* co* c*racterí**icas diferente*: um* delas é
</line>
<line>
c*mposta por um corpo de servid*res *erman*n*es, *ormado por traba*h*dores de ca*reira que
</line>
</par><par>
<line>
pos**em obje*ivos e cu***ra construíd* n* *eio ** org*nização; a outra é *or*o não
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
perm*nente, compost* pelos administradores po**ticos, q*e *egu*m o* objetivos externos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mais am*los em relação aos da organizaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
D*ntro do em*ate entre o* objetivos des*es dois grup**, o desempenho do *onjunto
</line>
<line>
humano q*e c*nsti*ui essas organizações envolv* s*as ações e viabiliza entre elas o jogo d*
</line>
</par><par>
<line>
coope*ação, por meio d* r**ações de poder *nt*e
</line>
<line>
dife**n*es níveis *ierárqu*cos e entre
</line>
</par><par>
<line>
*osiçõe* *eme*h*ntes (GARCIA; C*RVA*HO *ETO, 2002). No Brasil, d**endendo da
</line>
</par><par>
<line>
instân*ia da gestão públ*ca
</line>
<line>
em questão,
</line>
<line>
*esde mu*ic*pios pobres *fast*dos de regiões
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. 2, p. 30-44, *ar. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. R. Malavasi, A. R. L. Silv*
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
*en*rais, passando
</line>
<line>
pela gestão dos estados mais *icos, até o g*verno f**eral, temos
</line>
</par><par>
<line>
manifestações *e
</line>
<line>
p*der
</line>
<line>
nas organi*a*ões
</line>
<line>
p*bl*cas que se *nquadr*m em todas as t*ê*
</line>
</par><par>
<line>
classifi**ções *e Weber (200*): a dominaçã* l*gal, a t*adi*ional e a carismá*ica. A prime*ra,
</line>
<line>
supostam*nte, * a predominante no que se refere à mudança *o po*er executivo, pois ela é um
</line>
<line>
ato de reconhecime*to legal p*l* via demo*r*tica. Mas *ssa via é defi*ida pelo ce**rio
</line>
</par><par>
<line>
polí*i*o bra*ileiro
</line>
<line>
em dif*rentes regiõ*s, muitas *ezes permeado por manifest*ções da
</line>
</par><par>
<line>
dominação *rad*ci*nal e carismática, qu* são int*oj*ta*as *a gestão pública, junto com os *u*
</line>
<line>
fo*am eleit*s relacionados com ela*. O co*jun*o *essas domina*õe* nas rela*ões de p**er na
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
org*ni*ações, tiveram u* grande *rescim*nto * co*tinuam relevantes
</line>
<line>
a*é a atu*lidade. Mas,
</line>
</par><par>
<line>
como destacam Weber e Dacin (2*11), ao longo dos anos, eles sofrer*m alt**ações, uma delas
</line>
</par><par>
<line>
é a maior ênfase *o uso
</line>
<line>
de termos que se afastam da ideia de
</line>
<line>
controle e e*tabilidade e, n*
</line>
</par><par>
<line>
lugar *iss*, reme**m à *uda**a, como o t*rmo práti*a. Dentro dos estudos culturais o termo
</line>
<line>
prática é tão impor*ante que dema**a um t*po específico *e teoria, as teorias da prática.
</line>
</par><par>
<line>
Par* Reckw**z (2002), as te*rias *a prát**a se i*serem dentre as teo*ias sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ulturais com o interesse no co***iano e no mun** da vida, apresentando as pr*t*cas
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
formad*ra* de estruturas de ação. O a*tor explica que os estudos de prát*cas englo*am te**ias
</line>
<line>
sociais ori*inárias da teoria da ação, voltad*s para comp*eender e explicar a *ção das
</line>
</par><par>
<line>
estrutu*as **mbólicas de si*nificado e os diverso*
</line>
<line>
eleme*tos r*lacio*ados ao modo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
executar *m* atividade, no
</line>
<line>
uso das c*isas, na
</line>
<line>
forma de
</line>
<line>
compreender a*go, *unca reduzi*do
</line>
</par><par>
<line>
essa *ompreensão a um elem*nt* *solado.
</line>
<line>
De*tr* dessa abor*agem, s*stenta-se a noção de que os f*n*me*os soc*ai* são
</line>
</par><par>
<line>
formado* por práticas semp** em
</line>
<line>
a*d*mento (DUAR*E; AL*ADIPANI, 201*), nas quais
</line>
</par><par>
<line>
humanos e nã* hum*no se relacio*am, em u*a *ede de relações
</line>
<line>
estab*lec*das entre si
</line>
</par><par>
</page><line>
(LATOUR, 2012). Nessa *tica, *um*nos e não *umanos pode* ser vistos em u*a l*gic* de
</line>
<line>
simetri*, na *u*l a ag*ncia de ambos é distribuída s*me*ric*ment*, o* com cer*o humanismo
</line>
<line>
*esidual, n* qual a ag*n*ia humana p**domina (SCHATZ*I, 2001).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 3, ar*. 2, p. 3*-*4, mar. 2023 www4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*eflexões *o*re *s Práti*a* na G*stão Pública e s*as Relações com Mudanças no Poder Exec*tiv*
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
Dentro dessa aborda***, Ghe*ardi (*016) define a agê*c*a c*mo parte das práticas na
</line>
<line>
relação entre o homem * o *bjeto. Os Estudos Baseados e* Prática (EBP) *e ins*rem *esse
</line>
</par><par>
<line>
entendimento. Ao lon*o dos a*os el*s se dese*volve*am em abord*gen* *isti*tas,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*f*re*e* difer*ntes *amin*os para estudar os fenô**nos so*i*is, como os rel*cionado* com
</line>
</par><par>
<line>
as organ*zações (PIM*NTEL; NOGUEIRA, 2018). Um aspe*to comu* a el*s é adota*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
epis*em*logia
</line>
<line>
da p*ática para reve*ar motivo que leva det*rmin*da ação * se inserir na o
</line>
</par><par>
<line>
p*ática (PASSOS; BULGACOV, 20*9). Além d**so, a p*áti*a é considerada a **nor unidade
</line>
<line>
de análise de uma pe*quisa (*U*N, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Os EBP buscam romp** com
</line>
<line>
dualismo* simplistas, em uma ótica na qual, por
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, *ujeito e ob**to são uma únic* co**a (FELDMAN; ORLIKO*SKI, 2011). A rela*ã*
</line>
<line>
en*re ** el*ment*s, ho*ens * objeto*, não é **atada com* u*a d*cotomia, esses *le*ent*s são
</line>
<line>
conside*ados como unidos em uma re*ação mútua (B*LL; VAC*HANI, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
De*t*e as dis*intas abordagens, *e*os
</line>
<line>
aquelas nas quais *s *rática* são abord*das
</line>
</par><par>
<line>
como u*a man**ra d* ve* os f*n**enos sociais (CORR*DI; GHERARDI; VERZE*LONI,
</line>
</par><par>
<line>
2010). Den*ro dess* ótica, temo* *m foco específico
</line>
<line>
que se vo*ta pa*a as r*laçõe* entr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prática, os pratic*n*es e produção ** a
</line>
<line>
conhecim*nt*, o conhecer, em *ma l*g*ca
</line>
<line>
n* *ual
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*ber na prática visa
</line>
<line>
evidenciar c*mo fazer as co*sas no *r*b*lho nas
</line>
<line>
organiz*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
(*RL*KOWSKI, 2002). Ou seja, o conhecimen*o é uma atividade *tiva que consti**i
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prá*ica, pois há u*a p*odução do sabe* iner*nte à pr*tica (GHERARDI, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
O *onhecer é mode*ado n* *ção *ituada, d*ante de um *spaç* *u te*po (GHERARDI,
</line>
</par><par>
<line>
201*). Nesse process*, *s pessoas
</line>
<line>
n*o detêm todo o conhecimento; co*hecer * o s*ber o
</line>
</par><par>
<line>
*artem da aç*o, é c*mo um objeto *aterial ins*rido nas relações (*ORRADI; G*ERARD*;
</line>
<line>
VE**ELLONI, 2010). Em um* ló**ca na *ual se assume a **ática como um* maneira de ver
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
fenô*enos
</line>
<line>
o*ganizac*onais, esse c*nhecer oc*rre quand* o ator se ins*re na *rá*ica e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conhec*r é c**sti*u*do *econstit*ído *m uma realiza*ão social contínua e
</line>
<line>
(ORLIKOWSKI,
</line>
</par><par>
<line>
2002). evi*enci*r esse processo, A
</line>
<line>
os EBP
</line>
<line>
permit*m
</line>
<line>
um ***ofundamento *a dinâmica
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
envolve diferentes fenômenos organizacion*is. Neste est*do,
</line>
<line>
bu*camo* r*ve*ar as
</line>
</par><par>
<line>
contribu*ções desse *aminh* *ara tr*tar da* prát*cas da administração públ*ca, co* foco em
</line>
<line>
s**s relações com as muda*ças n* poder exec*ti*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 3, art. 2, p. 30-4*, mar. *023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. R. Malavasi, A. R. L. Sil*a
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
3.* A prática, a p*odução do con**cimento e as mudanças na ge**ão p*blica
</line>
</par><par>
<line>
Junq*ilh* (2002, 201*), Saraiva (20*2), Pires e Macêd* (2*06) e Nei*a e *az (2007),
</line>
<line>
entre o*tro*, ab*r*ar*m o tema da a*ministra*ão *úbl*ca e da* mu*a*ças organizacionais
</line>
<line>
nesse cenário. J*nq**lho, *l*eida e Silva (2012) *eportam q*e a gest*o não é papel apenas do
</line>
<line>
gestor, e sim da constru*ão social nos conte*tos habitados por *odos os pra*i*ant*s *o serviço
</line>
<line>
públi**.
</line>
<line>
A mu*an*a or*anizacional * alg* recorr**te na ad**n*stração pública, mesmo que os
</line>
<line>
servidores públicos nã* *stejam pre*arad*s para i*so (NEIVA; PAZ, 20*7). Quando e*sa
</line>
</par><par>
<line>
*uda**a se rela*iona com **ternância no poder executiv*, os servidores são *ubmetidos a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
altera*ões *a *orma de e*ercer
</line>
<line>
uma parte das práticas d* *u*s ativ*dade*, *ompendo c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
le*itimidade de su**
</line>
<line>
*çõ*s que se *as*avam n* poder executi*o ant**ior, mas n*o com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
autorid*de l**al
</line>
<line>
q*e *ran*cende a alternância de poder, pois *e su*te*ta *a legis**ç** n* e
</line>
</par><par>
<line>
constituição v*gente na instânc*a ** *u*l * servid*r atua.
</line>
<line>
O *onjunto desses fat*res marca os s*rv*dores públicos e a formação de se*s gestores.
</line>
<line>
Em relaçã* a esses últimos, *l*es * Bispo (2022, p. 2*2), após estudos sob*e o processo *e
</line>
</par><par>
<line>
form*ção de ges**res no context* d* gest*o pú*lica,
</line>
<line>
enten**r*m que o
</line>
<line>
papel *eles envol*e
</line>
</par><par>
<line>
um* p*át*ca que não **de ser i*olada da* di*ensões histó*ica, soci*l e c*ltu*al, relac*onadas
</line>
</par><par>
<line>
às decisões dos pr*ticantes. A*ém disso, os
</line>
<line>
pr*ti*antes d* gestão públic* se ins*rem
</line>
<line>
no *ue
</line>
</par><par>
<line>
*he*ardi (2*16) atrib** como sen*o a base das p*áticas, que é o conhecer, n*ss* caso, aqu*le
</line>
<line>
vol*ado pa*a as *ráticas d* ges*ão pública. *le v*i alé* d* nor*a**za*ão da* a**vid*des, e faz
</line>
</par><par>
<line>
p**te *e uma transição admi*i*trativa ** qual m*itas t**efas são postergada* e
</line>
<line>
conflito*
</line>
</par><par>
<line>
sociais ac*ntecem devido à* inc**tezas decorrentes das decisões
</line>
<line>
sob*e q**m irá assumir o
</line>
</par><par>
<line>
p*pel do *estor na*uele moment* (TIAGO; ROHM, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A abordag** d* prática p*rmite um apro*undamento nes*e proc*sso, pois a execução
</line>
</par><par>
<line>
d* tarefa * a*ord*da
</line>
<line>
e m s ua
</line>
<line>
complexidade, n* qua* as mu*anças oc*rrem (*ANN*R-
</line>
</par><par>
<line>
SCH*ÖDER; OSTERMANN,
</line>
<line>
2*22). Nesta visão *roce*sual da compl*x*dad* da tarefa,
</line>
</par><par>
<line>
den*ro *e cada etapa, os c*minho* *ã* *ormados, abertos, re*nventados, decret*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*isso*vidos de forma dinâmic*. Ness* processo, as organizaç*es públicas são r*c*nhecidas n*
</line>
<line>
cot*diano *os a*ores env*lvidos, po* meio das relações *ociais, que evidenciam a *erce*ção, o
</line>
</par><par>
<line>
comportame*to,
</line>
<line>
as admirações e os *alores que d*o *entido * uma
</line>
<line>
a*ão (POUBE*;
</line>
</par><par>
<line>
JUNQU*LHO, 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na, v. 20, n. 3, *rt. 2, p. 30-44, mar. 2023
</line>
<line>
*ww4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Refl*xões sobre as P**ticas na Gestão Pú*lica e suas Relações co* Muda*ças *o Poder Executivo
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
Ou seja, uma infinidade de particularidades e* organi*ações pú*l*cas influencia a
</line>
</par><par>
<line>
maneir* co*o a gest*o é feit*. Por is*o, *ara com**eender as prá*icas dos s*r*idores,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ecessário obs*rvá-las "de dentro" (GHERA**I, 2*09) * entender como **as se aplicam
</line>
<line>
d*ntro de *ma c*munida*e de práticas. Isso envolv* o go*to e a *p*ecia*ã* do *raticante por
</line>
<line>
a*pectos inseridos na prát**a (G*ERARDI, 20*3), pois *s pr*ticas envolve* mais d* que
</line>
<line>
ape*as u* conj*nto de ativi*ad*s, elas env*lv*m sentim*ntos.
</line>
</par><par>
<line>
Ess*s
</line>
<line>
sent*men*os
</line>
<line>
envolvem
</line>
<line>
*ign*fica*o*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
dão
</line>
<line>
sentido
</line>
<line>
aos
</line>
<line>
s í m bol os
</line>
</par><par>
<line>
co*partilhados por uma c*mun*dade de pratic*ntes. Esse compartilhamen*o s* dá por meio de
</line>
</par><par>
<line>
uma prod*ção do
</line>
<line>
conheciment*, o conhecer, na qual *s *ovos entrant*s p*ecisam se ins*ri*
</line>
</par><par>
<line>
para se torna*e* pr*tic*n**s. A* se volt*r
</line>
<line>
par* esse processo, a abordagem da p*át*ca como
</line>
</par><par>
<line>
um* ma*eira
</line>
<line>
de ver tem o pot***i** de re*e*ar os as*ec*os que *nvol*em a prática n* *ti*a
</line>
</par><par>
<line>
d** pr*prios
</line>
<line>
pratic*ntes. *ar* Orlik*wski
</line>
<line>
(2002), trata-se
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ma aborda*em que envolve
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
exposição dos ato*es e da
</line>
<line>
co*tin*ida*e
</line>
<line>
do "fazer ser" em relação ao "saber fazer" *a
</line>
</par><par>
<line>
produção do conhecimento dent*o da r*a*ização das a*ões em u*a prát*ca.
</line>
<line>
Ne*sa ótica, se**ndo a autora, o conheci*ento não é uma c*pacidad* estática, ele faz
</line>
</par><par>
<line>
pa*te de um conjunto de
</line>
<line>
ações que *ão modif*c*d*s
</line>
<line>
e aperfei*oad*s, env*lvendo as
</line>
</par><par>
<line>
ex*eriência*
</line>
<line>
d*s pessoas dentro d* uma comunida*e prat*cante. Por isso, G*erard* (20*6)
</line>
</par><par>
<line>
*on*ebe * *o**ecimento
</line>
<line>
na prá*ica como um emar*nhado
</line>
<line>
d* saber e
</line>
<line>
f*z**, estudando a sua
</line>
</par><par>
<line>
construç*o dentro das práticas. Ne*se pro*es*o, o próprio
</line>
<line>
corpo
</line>
<line>
do praticante é um espaço
</line>
</par><par>
<line>
para o conhecer, * s*r e o objet* são *nid*des, on*e *m d*pende d* outro na prática (BELL,
</line>
<line>
VA*HHA*I, 202*).
</line>
<line>
*o tocante à* prát*cas *os s*rvidores subm*tidos à mudança do p*d*r executivo, esse
</line>
</par><par>
<line>
processo d*
</line>
<line>
conhecer já *az parte *a **munid*de de *raticantes compos*a pel** servido***
</line>
</par><par>
<line>
antes da mud*nça. * despeito de *er um processo de pr*dução do conhecimento se*pre em
</line>
<line>
andamento, as *r*duções anteriores não sã* apagadas, pelo c*ntrá*io, e*as são c*mpartilhadas,
</line>
<line>
s*stentam as práticas e a ide**i*a*e *os pratican*es. Is** *uer d*zer que m*smo um n*vo
</line>
<line>
ser*idor, *ara s*r *cei*o co*o praticante, deve compartilhar es** conhecimento e se inseri* *o
</line>
<line>
processo de conhecer.
</line>
</par><par>
<line>
Ou seja, o
</line>
<line>
político eleito, que
</line>
<line>
assume * p*der *xecutivo, bem como os gestores
</line>
</par><par>
<line>
*omeados por *le, nã* vão co*se**ir simp*esmente *ola*ar a* práticas a*te*iores dos
</line>
</par><par>
<line>
serv**ores,
</line>
<line>
muito pelo *ontrário,
</line>
<line>
eles terão que se inser*r
</line>
<line>
nelas, di*logar com elas. Um
</line>
</par><par>
<line>
proce*so no *u** *les se aproximam de *e tornar *m dos pra*icantes d* se*viço púb*ico. C*so
</line>
</par><par>
<line>
contrário, há *ma tendência de que
</line>
<line>
nem
</line>
<line>
e*es nem *uas açõ*s e *ec*sões s*jam a*eitos,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ofrendo resistê*cias, em alg*n* casos supostament* *nexplicáveis: as coisas dão erradas s**
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin* PI, *. *0, n. 3, art. 2, p. 30-4*, mar. 202* *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. M**avasi, A. R. L. *ilva
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
qu* se saiba o m*t*vo, por causas aparentemente invisíve*s. Mas que podem ser esclar*cida*
</line>
<line>
ao serem ***lisa*as na ótica da abordagem da pr*tica c*mo uma maneira de ver as
</line>
<line>
organizaçõe*, com foco na produção d* conheci**nto.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
O obj*ti*o deste estudo é compreender as contri*u**ões dos e*tudos q*e
</line>
<line>
**ord*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prática *omo u*a maneira de ver as organizaç*es com fo*o n* *ro*ução d* conhecimento,
</line>
</par><par>
<line>
para tratar
</line>
<line>
da* implicaçõ** na* prática* relacionadas *om os s*rv*dores púb*i*os
</line>
<line>
brasil*i*o*,
</line>
</par><par>
<line>
diante da m*dança do poder executi**. Ao l*ngo da discussão, ficou e*id*nte o poten**a* da
</line>
</par><par>
<line>
a**r*agem
</line>
<line>
*a pr*tica c*m*
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
maneira de
</line>
<line>
ve r
</line>
<line>
as
</line>
<line>
or*anizações
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
f*c*
</line>
<line>
na
</line>
<line>
produç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento. *s EBP são c*da vez mais u*il*zados nos estudos organiza*ionais (B**L,
</line>
<line>
VACHHANI, 202*) p*r seu potencial de perm*tir trat** a prática do pon*o de vista de dentro,
</line>
<line>
esclarecendo d*terminad*s aspe**os a ela r*lacion*dos d* m**eira aprofundad* (GHER*RDI,
</line>
<line>
*009). *o revelarmo* p*r*e desses aspectos a* longo **s*e artigo, em conjunto com aspectos
</line>
<line>
relacionados com *s práticas *os s*rvidores e a mud*n*a no **de* e*ecuti*o, evidenciamos
</line>
</par><par>
<line>
que esse
</line>
<line>
po*encial também é
</line>
<line>
útil para estud*r essa* práticas *m **a* re*a*õ*s com essa
</line>
</par><par>
<line>
mudança.
</line>
</par><par>
<line>
A desp**to d*ssa co*stataçã*, ao analisa*mos rep*sitór*os de artigos b*asileiros, não
</line>
</par><par>
<line>
foram iden*ificado* texto* que adotam essa ab*rdagem para t*atar
</line>
<line>
d* t*mátic* em t***. Para
</line>
</par><par>
<line>
chegarmo* a essa const*tação, fora* realizadas
</line>
<line>
buscas n*s seguin*es bases:
</line>
<line>
*ortal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
periódic*s da Coordenação de Aper*eiç*amento de Pes*oal d* Nível Sup*ri*r (C*PE*)
</line>
</par><par>
<line>
(https://www.periodicos.capes.*ov.br/); na
</line>
<line>
*ase de inde*ação de
</line>
<line>
p*riódicos da *ssociação
</line>
</par><par>
<line>
N*cional
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Pós-Graduaçã* e Pesquisa
</line>
<line>
em Ad*inis*ração (ANPA*),
</line>
<line>
a SPELL
</line>
</par><par>
<line>
(http://w*w.spel*.org.b*/), que
</line>
<line>
inclui * *uase t*talidade d*s periód*co* *a área
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
adminis*ração cla*sificados pela **PES; e na Scientific E**ctronic Library Online (SciELO)
</line>
</par><par>
<line>
(h*tps://w*w.sciel*.org/), uma b*se
</line>
<line>
de in*ex**ão de
</line>
<line>
p*riódicos, des*n*ol*id* * partir de
</line>
</par><par>
<line>
esforços e o* ap*io da Fun*ação de A*paro à Pes*uisa do Es*ado de São Paulo (FAPESP),
</line>
</par><par>
<line>
da Latin American a*d Caribb**n Center on Health *ci*nces Infor*ation (BI*EME) do e
</line>
<line>
*onse*ho Nacional de D*sen**lvim*nto *ie*tífi** e Tecnológico (CNPq).
</line>
</par><par>
<line>
Po**anto, para contribuir c*m o preenc*imen** dess* lacuna **
</line>
<line>
fal*a de estudos,
</line>
</par><par>
<line>
propomos a rea**zação de trabalh*s te*ric*s qu* se aprofundem em outros aspectos do* EBP,
</line>
</par><par>
<line>
além do **co na produç*o do co**ec*me***, bem como tr*bal*os empíricos que ut*l*zem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem
</line>
<line>
da pr**ica *omo
</line>
<line>
u* *
</line>
<line>
manei*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ve r
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
*rganizações
</line>
<line>
com
</line>
<line>
foco
</line>
<line>
na
</line>
<line>
pro**ção
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 2, p. 30-44, **r. 2*23
</line>
<line>
*ww4.fs*net.c*m.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Refl*xõ*s so*re as P*át*cas na Ges*ã* Públi*a e su*s Relações com **danças no *oder Execu*ivo
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento, para *nvesti*ar, dentro das o*ga*iza*ões públicas, as prátic*s dos servid**es
</line>
<line>
em suas rela***s com a mudança no po*er execu*ivo.
</line>
<line>
Ao tratar d* *aneira te*r*c*- r*flexiv* d*ssa art*c*lação, *ste e*tudo revelou cami*hos
</line>
<line>
**s quai*, na prática, a p*odução do conhecimento tem o p*tencial de oferecer pod*r a*s que
</line>
</par><par>
<line>
se inserem na co*dição de **atic**te do serviço *úblico, pr*vil*giando-* pela via
</line>
<line>
d a s u*
</line>
</par><par>
<line>
prá*ica, q**n*o ele se c*nfr*nta c*m mudanças apr*sentadas por um novo gestor, a*vin*o de
</line>
<line>
u*a mudan*a no poder execu*ivo atrav*s da el*ição.
</line>
<line>
Essa c*ntribuiçã* *eó*i*a par* o campo de *s*udo *rtic*la-se com *m* contr*bui*ão
</line>
<line>
para a sociedade. O es*udo reve*a para os membros da *ociedade, *e*vidores, polític** ele*tos,
</line>
</par><par>
<line>
*estores no*ead*s após * eleição, entre ou*ros, que as práticas dos primeir*s
</line>
<line>
vão além do
</line>
</par><par>
<line>
indiv*duo. Quando ele se torna um praticante do serviço p*blic*, passa c*ntar com a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
le*it*midade das prática* da com*nidade de prática na qu** se in*ere, compartilh*ndo
</line>
<line>
conhecime*t*s que em*oderam os pratica*tes. *essa maneira, o sim*les con*lito com esses
</line>
</par><par>
<line>
praticantes por par*e
</line>
<line>
de outros me***os da soci*dad* não parece s*r produtivo para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
so*i**ade, por *utro l**o, a compr*ensão e ap*oxim**ão d* suas prát*ca* *ode oferecer
</line>
<line>
ganhos p*ra a s*ciedade.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
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A. *. L. S*lv*
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1) concepção e planeja*e*to.
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<line>
*
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X
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<line>
2) an*lise e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*or*ção do rascunho ou na revisão críti*a do cont**do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic**ação na apr*v*ção da v*rsão final *o ma*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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