<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 8, p. 168-182, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.3.8
</line>
</par><par>
<line>
A L*gística Reversa dos Contêinere* p*ra Utiliz*çã* na Con**rução Civil
</line>
<line>
Th* *everse Logi*tics of Cont*iner* f*r use in Ci*il Construct**n
</line>
</par><par>
<line>
Mar*os de Oliv*ira *orais
</line>
<line>
*r. *ngenha*ia de Produção pela U*iv*rsidade Paulis** *NIP
</line>
<line>
Profe*sor da universi*ade Santo *maro (UNISA)
</line>
<line>
E-*ail: marcostecno*og*a2001@gmail.com
</line>
<line>
*abriel Al*es *orais
</line>
<line>
Gr**uando e* En*enharia de P*o**ção Univ*rsidade Cruzeir* d* Sul
</line>
<line>
E-mail: *abrieltecn*logia@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o: Marcos de Ol*vei*a M*rais
</line>
<line>
*ditor-Che*e: D*. T*nny Kerle* de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Rua Isab*l Schmidt, 349. Santo Amaro. CEP: 04*43-030,
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
S*o *a*lo/*P, Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: Gabriel Al*e* Mora*s
</line>
<line>
Artigo re*ebido em **/0*/2022. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pa*lista, *4*5 - Bela Vis**, C*P: 01*11-925, Sã*
</line>
<line>
recebida e* *7/05/2022. *provad* em 28/05/20*2.
</line>
</par><par>
<line>
Pau*o/SP, Brasi*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliad* pelo s*stema Tri**e Review: D*sk Review a)
</line>
<line>
pel* Edi*o*-Chefe; e b) Double Blin* R*view
</line>
<line>
(av*liação **ga por *ois avaliadores da ár*a).
</line>
<line>
Revi**o: Gramatical, Normativa e *e Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logística Reversa d*s Cont*i*eres para *tilizaçã* na C*n*tru*ão Civil
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
A Logística Reve*sa é um ass*nto *a*tante *omentado por conta d* sua relaçã* co* * reduçã*
</line>
<line>
de cus*os das *m*resa* e com o meio ambien*e. O e*tudo caracteri*ou-se como um estu*o **
</line>
<line>
ca*o, tendo si*o utilizada* as p*squisas exp*oratória e *escritiva, com caráter
</line>
</par><par>
<line>
predo*in*nt*mente qualitativo. Como resu*tado,
</line>
<line>
d*mon*trou-se que a aplicação dos
</line>
</par><par>
<line>
*ontêinere* pod* ser uma da* alternativas seja para a cons*rução civ** ou para as questões
</line>
<line>
ambientas *e**re*tes ao de**art* co*r**o, em que a l*gísti*a revers* tem papel de *x*rema
</line>
</par><par>
<line>
re*evância, fazendo com que s* t*n*a
</line>
<line>
uma altern*tiva viável par* a* *m*r**as que aposta*
</line>
</par><par>
<line>
nesse nicho de mer*ad*,
</line>
<line>
como *ambém pa*a os empre*ndedor*s que contam com mais uma
</line>
</par><par>
<line>
opção de const**ção, seja para co*ércio ou mesmo para habit*ç*o.
</line>
<line>
Palavr*s-chave: Co*t*i*eres. Sustentabilidade. Logís*ica Reve*s*. Construção Civil.
</line>
<line>
De*fazime*t*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Reverse Logist*cs i* a much talk*d a*out subjec* because of *ts rela*i*ns**p wi*h *o** saving*
</line>
<line>
for *o**ani*s an* t*e env*ronm*nt. The stud* w** charac*erize* as a cas* *t*dy, using
</line>
<line>
ex*loratory and descriptiv* research, with a predominantly qua*itative character. As a resu*t, it
</line>
</par><par>
<line>
was demonstrated that the app*icati*n of containers
</line>
<line>
can be *ne of the
</line>
<line>
a*ter*ative* f*r civ*l
</line>
</par><par>
<line>
construction, as well ** for *nvironmen*al issues rel*ted to correct disposal, where reverse
</line>
<line>
**gistics plays an e*tremely important r*le, mak*ng it a viable alte*native for companies that
</line>
<line>
bet *n this m*rke* niche as well as for ent*eprene*rs who have *ne more con*truc*ion o*tion,
</line>
<line>
w*ether for commerce or e*en for housing.
</line>
<line>
Keyw*rd*: Containers. S*stainability. Rever*e logistic. C*nstruction. Un*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 3, art. 8, p. 16*-*82, mar. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. M*r*is
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
* I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O processo d* conscien*ização ambiental, *unt*m**te com os regula*entos *e
</line>
</par><par>
<line>
gerenci*mento d* reciclagem, possibili*a
</line>
<line>
q*e *uit*s fabrica*tes e consumidor*s d*scar*em,
</line>
</par><par>
<line>
responsa*el*ente, *eus prod*to* usados, o que per**te a ampl**ção do process* d* logística
</line>
<line>
*eve*sa. ** dos processos qu* e*tá se tornando comum é a re*tilização e * naturalizaç*o do
</line>
<line>
cont*iner que po*e s*r ob*ida po* meio da Recei*a Fede*al. Um contêiner est*ange*ro *ão
</line>
<line>
n*cionalizad* é class*fica*o *omo irregul*r *ar* f*ns fi*cais, e o pr*prietári* está su*cetível à*
</line>
</par><par>
<line>
penalidades prevista* em lei. Deve
</line>
<line>
*ambém se* realizada a averiguaç** do contêine*, para
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise de suas condições, garantindo qu* o containe* estej* *pt*
</line>
<line>
às atividades *ue serã*
</line>
</par><par>
<line>
**recio*adas a el* em sua destinação *inal (*O*TAÑO, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
*eg*ndo * Asso*i*ção Brasileira dos Terminais de *ontêineres (AB**TEC), a
</line>
<line>
movimentaç*o de contêin*res *os ter**n*is tem regi*trado índ*ces de crescime*to *o período
</line>
</par><par>
<line>
analisado, de 200* a
</line>
<line>
20*9. Foi de*ectado aume*to devido à **iciênc*a operac*onal d*s
</line>
</par><par>
<line>
terminais especializados qu* já rea**zaram inves*iment*s ** *S$ *,8 *ilhõ*s *m obra* civis,
</line>
</par><par>
<line>
aquis*ção *e m**ernos equi*amentos e
</line>
<line>
especialização de mã* de *br*. De acordo com
</line>
</par><par>
<line>
Almeida (2010), a
</line>
<line>
d*finição que
</line>
<line>
*e tem de contêiner -pal*v*a p*ove*iente do te*mo *ngl*s
</line>
</par><par>
<line>
**ntainer - també* é *e uso comum e aceita n* língua portuguesa, a*si* c*mo "cont*nto*",
</line>
<line>
cujo sent**o é *e *mbalagem r*c*piente.
</line>
</par><par>
<line>
Porém, esse *res*****to nos t*rminais de contêinere*
</line>
<line>
acende um alerta
</line>
<line>
para
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
atividades lo**sticas e pa** o *rocess* de reuti*iz*ção *o* *ontêi*e*es ou me**o para a sua
</line>
<line>
*estinação final, pós u*o, para que s* *en*a *m de*carte correto. Os a*pectos am*ient*is de
</line>
</par><par>
<line>
logíst**a reversa sã* de suma impo*tância, poi*, enq*an*o *og*stica tradicio**l *ode a
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
descr*t* *omo tra*spor*e,
</line>
<line>
ar*azenag*m, emb**a*em e gerenc**mento ** estoque do produto
</line>
</par><par>
<line>
a*é o cons*mi*or final, a *ogística rever*a procura d*minuir os im*a*to* amb*entais
</line>
<line>
c*nsid*rando, nesse c**t**to, a rec*clagem e eliminaç*o ambi*nta*mente corr*ta dos *e*íd**s
</line>
<line>
(HED* et al, 2017). Buscar mane*ras *e realizar o de*c*rte *orre** dos contêi*eres p**sa a s**
</line>
<line>
de extre*a *el*v*ncia na atualidade e *e torna o objetiv* *o *rese*te *rti*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. *0, n. *, art. 8, p. *68-1**, *ar. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logística Reversa dos Contêineres pa*a Uti*ização na Construção Civil
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Logística Revers*
</line>
</par><par>
<line>
A logíst*ca reversa é uma at*vi**de inve*s* à logí*tica co*vencion*l, p*i* t*ata d*
</line>
<line>
retorno *o pr*d*to, de*de o consumidor a*é o produtor, ou *ara u** dest**a*ão f**al coer*n*e
</line>
<line>
ambie*talmente (KAMEL, 2*07). *ara *ei*e, (200*), a L*gística Reversa é uma área da
</line>
</par><par>
<line>
log*sti** e*presarial que p*a*eja,
</line>
<line>
opera * *ontrola o fluxo e *s informaçõ*s logísticas
</line>
</par><par>
<line>
co**espond*nt*s, *o ret*rno dos *en* d* pós -ven*a e pós-consumo, ao c*clo de n**ócio ou **
</line>
<line>
cicl* produtivo, *o* meio dos *anais de di*tribuiçã* de *ecursos, a*regando - *hes v*l*r *e
</line>
<line>
divers*s natureza*, como *conômica, legal, logística, de i*agem corpor*ti*a, en*re o*tros. A
</line>
<line>
Fig*ra 1 il*stra * processo de logística reversa bas*a*o em (LEITE, 200*).
</line>
<line>
Figura 1 - Logísti*a Reve**a
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Leite (2009).
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo *ouza (2**1), acredita-se que o *ue e*a
</line>
<line>
um dif**encial, atua*mente é uma
</line>
</par><par>
<line>
*ecessidade
</line>
<line>
da* e*presas. Cada *ez m*i* *s empres*s devem estar aten*as para ess* novo
</line>
</par><par>
<line>
*en*men*, e implantar e* sua **dei* logística o pro*esso re*erso, *ão som*n** para satisfazer
</line>
<line>
a questão ecológica, mas po* sobreviv*ncia.
</line>
</par><par>
<line>
A lo*ísti*a reversa *r*ta d* fluxo de r*torno d* ma*eria**
</line>
<line>
pro*uzidos, esto*ados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co**umido* p*los clien*es * consumidores. Esse fluxo de retorno, também ch**a*o de fluxo
</line>
</par><par>
<line>
*e*erso, *ode ser material en*iados
</line>
<line>
para re*icla*e*, emb**a*ens para serem r**pr*veitadas,
</line>
</par><par>
</page><line>
**t*ri*i* com exce*so e* e*toq*e ou a*ariados (*IALHO *t al., 2022).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 3, art. *, p. 168-182, *ar. 2023 www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Morai*, *. A. Morais
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
A lo*íst*ca reversa *assa a contribui* diretament* para o **senvolvimento sustentável
</line>
<line>
dentro das empresas e da so**edad* com* um t*do, pois ela possibilita um de*tino a*equado a
</line>
<line>
esses resíduos de maneira c*rre*a, f*zen*o o r*torno pa*a as empresas de o**gem, e***ando
</line>
</par><par>
<line>
qu* eles possam p**ui* ou contamin*r o meio ambi*nte. Esse proces*o permite també*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
economia *os pr*cessos produt*vos das em*res*s; além de con*cientizar *obre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
responsa*ilidade *e ca*a um no destino corre*o dos re*íd**s s*lidos g*ra*os.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Contain*rs
</line>
</par><par>
<line>
O* containers são fab**cados em grandes dim*ns*es e são utilizados para *ransp*rte de
</line>
</par><par>
<line>
pr*du*os ou alimento*, qu*ndo
</line>
<line>
envolve uma distância consi*eráve* em n*v*os e t**ns. Sua
</line>
</par><par>
<line>
*i*a ú*il é de no máx**o
</line>
<line>
dez anos; após isso, gr*nd* maioria fica estocad* e* cidades a
</line>
</par><par>
<line>
portuárias (**L*N*ZE et al 20**).
</line>
</par><par>
<line>
O tran*porte
</line>
<line>
marítim* é o *ecanism* preferido
</line>
<line>
*ara o *omércio internacional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
enfrenta uma forte concorrên*ia *as fe*rovia* e *as rodov*as. *sse modo de transp*rte pas**u
</line>
</par><par>
<line>
por muitas revo*u*ões e s*freu
</line>
<line>
várias m*danças e me*horia* para ada*tar-se às trocas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*erc*d*ri*s entre país*s (*ELAYACH; *ELAREH; YACHBA; BOUAMR*NE, 2017).
</line>
<line>
Atualmente, cerc* de *00 m*lh*es de conta*ners são t*ansp*rtados no mundo todo,
</line>
<line>
t*ndo * Brasil cerca de 5% de*se *otal. Há um *úm*ro enorme de contêineres v*zios a* redor
</line>
<line>
do mundo apenas ocupando esp*ço nos portos. U*a *as *azões para isso é *ue * muito car*
</line>
</par><par>
<line>
pa*a reenviar os r*cipi**t**
</line>
<line>
vazios de volta para sua ori*em, e sua vida úti* para o
</line>
<line>
mercado
</line>
</par><par>
<line>
náutico é de apro*im*damente *ez anos, tendo uma vida real de 100 *nos, o qu* ger*ria uma
</line>
<line>
**dia *e novent* a*os de "in*ti*ida*e forçada" (N*TALINO; *L*RI*N, 20*2).
</line>
<line>
Atualmente, seg*ndo Sotello (201*), cerca de 90% das mercadoria* t*ans*ortada* em
</line>
<line>
t*do o m*ndo são a*ondicio*a*as em containers, em razão da resi*tê*c*a de*se material, bem
</line>
<line>
*omo da adapta*ão * m*bi*ida*e ob**da* a partir d* for*a modular de acondi*ionamento, que
</line>
<line>
segue pad**o mundial, *acilitando o m*nus*** mecânic* e c*nsequente transpo*te.
</line>
<line>
Nos p*rtos marít*mos *ras*le*ros, exi*tem c*ntainers que são a*andonados por estar*m
</line>
<line>
em mau *stado *e conservação, como ta*bém em perfeito estado, mas já *endo alca*çado sua
</line>
<line>
vida útil *o mar e não pod*rem *ais *er u*ilizados p**a essa finalid*de. Por ser inviável
</line>
<line>
econ*micamente **ndá-*os de vol*a ao seu loc*l d* origem, *sso aca*a gerando um acúmulo
</line>
</par><par>
<line>
*esse material n*s port*s ** de*tin*.
</line>
<line>
Esse **úmulo tornou-se u*a al**rnativa para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
construção civil, por f*rnecer estruturas *e baixo cust*, gerando ec*nomia de recu*s*,
</line>
<line>
trazendo *núme**s vant*g*ns (BOZ*DA; AMP; FIALHO, 2016).
</line>
<line>
Rev. FS*, T*r****a, v. 20, *. 3, art. 8, p. 168-182, mar. 2*23 www4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A L*gíst*c* Reversa dos Contêineres *ar* Utiliza*ão ** Con*trução Civil
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Apli*ação *o* Containers
</line>
</par><par>
<line>
Segundo N*nes (20*7), emb*ra exista a n*c*ss**ade d* se r*alizar estudos com maior
</line>
</par><par>
<line>
aprofundame*to ac*rca do reuso d*ssa ma*éria-prima par* *in* de edificação *a
</line>
<line>
construção
</line>
</par><par>
<line>
ci*il, é certo que, ainda
</line>
<line>
assim, el* já es** tomando um espaço
</line>
<line>
no mercado *o*sum*dor,
</line>
</par><par>
<line>
es*ecialmente pelo fato de *er um mate*ial reaproveitado, **e concorre *ara a redução
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
impactos ambientai*, além de promover uma consi*erável redução no custo *otal da obra - em
</line>
<line>
torno de *0% - em co*paração com o*r*s ** *lve*ari*.
</line>
<line>
Guedes (2*15) reforça as vantagens do container, mas também a*on*a desvantagens
</line>
</par><par>
<line>
sobre a *ti*ização do mesmo:
</line>
<line>
gastos com tr**sporte **** l*gares
</line>
<line>
*i*tan*es de cidades
</line>
</par><par>
<line>
**rtuárias, *eficiê*cia na m*o d* obra qualific*da e possibilidade de co*tamin*çã* referente
</line>
</par><par>
<line>
às car*as
</line>
<line>
trans*o*tadas,
</line>
<line>
*aso seja uma reu*ilização
</line>
<line>
do container que anteriorm*nte f*i
</line>
</par><par>
<line>
uti*izado *ara *ins de trans*orte nav*l.
</line>
<line>
A *aioria dos contêine*es são preparados para at*ngi* *elo menos um* déc*da de *id*
</line>
</par><par>
<line>
ú*i* no t*â*sito
</line>
<line>
de carga*. Após esse per**do, ele* são **positados
</line>
<line>
e* portos pe*o mundo,
</line>
</par><par>
<line>
gerando
</line>
<line>
*m acúmu*o de re*íduos. Somados a isso, alguns *a**res econô*icos t*mbém
</line>
</par><par>
<line>
con*ribu*m *ara o descarte desses módulo* (RA***N, 2015).
</line>
<line>
Dentro desse c*ntexto, o emprego do c*n*êiner na *onstru*ão civ*l **m s* expandi*do
</line>
<line>
e gan*ando popular*dade ** *undo, no* últimos anos, pois, a*ém de apr*sentar baixo cu*to,
</line>
<line>
dis*o**bilidade e mobil*dade, o *o*têiner tem pote*cial pa*a ser uma a*quitetura susten*ável,
</line>
<line>
visto que gera menos re*íduos durante a obra e reduz * tempo da constr*ção (RAD*AN,
</line>
<line>
2015).
</line>
<line>
*ons*ruções modula*es co* a *tilizaç*o de contêineres estã* s* tornan*o uma *ra*de
</line>
</par><par>
<line>
tendência em t*do o mundo, possuind* inúme*as vanta*en* em relação a uma
</line>
<line>
constr*ção
</line>
</par><par>
<line>
conv*ncio*a*, além de s*r uma c*nst*ução com um arranjo sus*e*tá*el (MONTE, 2*21).
</line>
<line>
O c*ntain*r tem sido usado ainda com* mo*adia tempor*r*a em á*eas afe*ad*s po*
</line>
</par><par>
<line>
terremotos e/ou inu*dações, principal*ente, em países *uropeus
</line>
<line>
e
</line>
<line>
asiáti*os (CAIA et al,
</line>
</par><par>
<line>
20*0; *ONG, 2017). Como mo*adia tempor*ria, *em como obj*tivo **ender, rapidamente, ao
</line>
</par><par>
<line>
mai*r
</line>
<line>
número de *essoa*. *endo *ssim, geralmen*e, essas habita*ões não envolvem
</line>
</par><par>
<line>
instalações ess*nciais e não for*ecem uma resposta ambiental adequada aos usu**ios (**LIX
</line>
<line>
et al., 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es**a PI, v. *0, n. 3, art. 8, p. 168-182, mar. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. Mora*s
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
*.4 Ti*os e modelos de *o*tainers
</line>
</par><par>
<line>
O* con*ainers seguem padrões internaci*nais de tamanho, na sua grande m*ioria, *s*e*
</line>
</par><par>
<line>
padrões sã* no*malizados pelo ISO (*nternation** Standar*s *rganizati*n),
</line>
<line>
seg**ndo
</line>
</par><par>
<line>
algumas dimensõ*s: * pés de largura, 8 a 9,5 pés
</line>
<line>
de *ltu*a e 20 a 40 pés de compriment*,
</line>
</par><par>
<line>
perm*tindo, a*sim, um m*lhor acondicionamento, seja nas embarcações, nos caminhões e até
</line>
<line>
mesm* nos portos em esper* (ZAMBUZ*, 20*0).
</line>
<line>
Por m*i* *es*a pa*ronização, alguns modelos de cont*iner* são estabe*eci*os,
</line>
</par><par>
<line>
*e*mitindo transportar vários *ipo* d* pr*duto*. * Qu*dro apresent* algu** modelo* de 1
</line>
<line>
cont*in*rs.
</line>
<line>
Qua*ro 1 - Modelos e finalida*e ** contêineres.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fon*e: AB*ATEC (2022).
</line>
<line>
S*gundo Santos Port Author*ty (*02*), em janeiro de 2020, foi r*gistrado *
</line>
<line>
movimento *ecorde de contêineres. Foram 33*.476 T*Us (Twe*ty f*et Equivalen* *nit - em
</line>
<line>
po*tug*ês: unidade equ*valente a um con*êiner de 20 pé*), o que eq*ivale a u* *rescimen*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 3, ar*. 8, p. *6*-182, m*r. 2*23 www4.fsanet.com.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Log*stica R**ersa dos Contêi*er*s pa*a U*iliz*ção *a Co*strução C*vil
</line>
<line>
*75
</line>
</par><par>
<line>
de 2% com rela*ão a* último record*, re*istrado em jane*ro de 2018, *ue foi de 331.7*8
</line>
<line>
*EUs. Em tonelad*s, comparado a janei*o de 20*9, o crescimento *oi de 12,1%.
</line>
<line>
As moviment**ões log*stic** ganharam f*rça c*m o p*ssar d*s anos. Esse *ume*to
</line>
</par><par>
<line>
t*rnou-se viável e mens*r*vel *os p**tos b*as*lei*os
</line>
<line>
ano a ano, *onf*rme ap**senta*o pela
</line>
</par><par>
<line>
Assoc*ação B*asil*i** dos Terminais de ***tain*rs de Uso P**lico.
</line>
<line>
As inf*rmações
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*as são *e 2*1* a 2021, s*n** possível *anquear a* maiores mo*imentações
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
portos nacio*ais (AB*ATEC, 2022). * *abela * ap*esenta a classific*ção b*m com* as dez
</line>
<line>
maiore* mo*imentações em por*os brasileiros an**isados.
</line>
<line>
Tabela 1 - Mov*mentaçõ*s em po*tos brasi*eiros.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: ABR*TEC (2022).
</line>
<line>
2.5 Reut**ização dos con*êine*e* *a co*s*r**ão c*vil
</line>
<line>
* **racterística de *euso dos contêineres po**ibilita uma eli*inação signi*icativa d*
</line>
<line>
desper*ícios de mat*riais, não contribui apen*s no âmbito da **nstrução civil, mas, tam*ém,
</line>
<line>
para diferentes aplic*çõe* *m demai* setores da sociedad*, uma vez que do total de re*íduos
</line>
<line>
sólidos g*rad*s nos ce*tros urbanos, em *o**o de 60% são en*ulhos produzidos em o*ras, e a
</line>
<line>
utilização de contêineres nas edificaçõe* e* substituição à* estruturas d* *l*en*ria d**inui
</line>
<line>
consideravelme*te *ssa questão e, consequente*ente, * descarte in*dequad* (D*LTA
</line>
<line>
CONTAINERS, 2020).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 20, n. 3, ar*. 8, p. *6*-182, mar. 20*3 www4.fsanet.**m.br/re**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. *orais
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
A utilização do* c*ntê*neres ** diversas aplicações faz com qu* ess* produ*o pos*a
</line>
<line>
ser "m**t*do" de várias maneiras, de acordo com a ne*e*sidade do *lient*, o *ue torna *i*vel
</line>
<line>
e de ba*xo custo a su* utilizaç*o, seja ele *e forma modular ou mes*o de ****a simple*.
</line>
<line>
Alguns ponto* dev*m s*r analisados quanto à* suas v**tagens e desvantagens, confo*me
</line>
<line>
apresentado na Tabela *.
</line>
<line>
*abela 2 - *antage** e *e*vantagens da *tilizaç*o dos c*n*êi*e*es.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ** autores
</line>
<line>
Com a ve*sa*ilidade *os contêineres, diferentes u*os, c*mo hab*t*çã*, comércio, hotel
</line>
<line>
e *u*ros serviç*s podem ser fa**lmente *brigado* **r esse materi*l. **m re**ção *os custos,
</line>
<line>
a sua re*de*uação torna*e viável para o* empreendedores, principa**ente na* l*cal*da*es
</line>
</par><par>
<line>
próximas aos portos marít*mos existentes no Brasil. Esses e*p*eendimen*os atraem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*opulação leig*, que muitas v**es possui preco*ceito e receio em *e t*rnar *suária dessa nova
</line>
</par><par>
<line>
maneira de
</line>
<line>
c*n*truir, possibilitando ao material con*uista* um
</line>
<line>
espaço no me*c**o
</line>
</par><par>
<line>
(KEMPFER, 2013).
</line>
<line>
*ss* é uma t**n*ca altern*tiva de c*nstrução q*e se enq**dra *o *ontexto da ec*nom*a
</line>
<line>
c*rcular, ao promover * *eutilização de um *aterial de boa qu*lidade e long*vidade, *ue *eduz
</line>
</par><par>
<line>
etapas *onst*utivas, reduz a qu*nt*dade de resíduos produzidos *urante * obra,
</line>
<line>
preserva
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 8, p. 16*-18*, ma*. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logística *eversa dos *ontêin**es para Utilização na Cons*ru*ão Civil
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
re*u*sos n*tu*ais que se*iam ext*aídos, além de
</line>
<line>
*v*tar o cons**o ene*gético que *eria
</line>
</par><par>
<line>
neces*á*io par* a re*iclagem do aço (RI*EIRO e GONÇ*LVES, 2019). A F*gur* 2 apresenta
</line>
<line>
a aplicação em algumas possi*ili*ades de utilização dos contêineres.
</line>
<line>
Figura 2 - *odelos de *o*strução *t*lizando *ontêineres.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Intern**.
</line>
<line>
A versat*l*dade * praticidade *a modulariza*ão são ex*mplos dos diferenciais
</line>
<line>
com*etitivos desse ti*o de *on*trução. Aliados ao ba*xo cust* e t*mb*m a* processo de
</line>
<line>
inovação, fazem c*m *ue *e tenha u* mercado altamente van*ajo*o, se*a *ara as empres*s
</line>
<line>
q*e aposta* nesse m**cado com* t*mbém para os *lientes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 20, n. 3, ar*. 8, p. 168-182, mar. 2*23
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, *. A. *orais
</line>
<line>
*78
</line>
</par><par>
<line>
3 *ETODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O p*ese*te trabalho é *undam**tan*o *** meio *e pe*q*isa e*ploratória,
</line>
<line>
atrav*s de
</line>
</par><par>
<line>
um* pesquisa bibliográfica, realizada por meio *e lev*nt*mentos em fonte* secund*rias, qu*
</line>
</par><par>
<line>
com*re*ndeu consultas em li*ros
</line>
<line>
pa*ticulares, artigos científicos, biblio*ecas, sites de
</line>
</par><par>
<line>
universidades - re*isan** os bancos de teses, dissertaçõe* e monografias. Segundo Gil
</line>
<line>
(2002), esse procedimento b*sca proporcio*ar mai*r fa*ilia**da*e co* * problem*, buscando
</line>
<line>
*orná-lo mais explícito.
</line>
<line>
Para Yin (2010) e também Pereira et al. (*018), o estudo d* *aso é *ma investigaç*o
</line>
<line>
empírica de um fenômeno contemp*râneo **ntro de um c*ntex*o da vi** real, *endo que os
</line>
<line>
limites *ntre o fenôme*o e o contexto não estão claram***e definidos. * *mpresa analisada
</line>
<line>
está sed*a*a em Sa*tos, cida*e d* Estado de São Paulo, e atu* no mercado há quinze anos, na
</line>
<line>
manut*nção e con*truç** de contêineres. *esde 2018, passou a atuar também n* "construçã*
</line>
<line>
de casas e lojas" de c*ntêineres, aten*en** a um nicho de me*cado específico.
</line>
<line>
4 RES*LTADO* E DIS*USSÕE*
</line>
<line>
O uso de contêineres, sej* p*ra habitação ou para l*jas comerciais, passa a ser uma
</line>
</par><par>
<line>
*pç*o para
</line>
<line>
empre*ndedor*s
</line>
<line>
dos mais
</line>
<line>
diversos p*rt** e segment*s q*e visam a um *usto
</line>
</par><par>
<line>
m*nor de seu empreendimento, *e *om*arado *o m*delo de cons*rução de alvenari*
</line>
</par><par>
<line>
*onv*n*ional, além *a
</line>
<line>
pr*ticidade de
</line>
<line>
*oder se deslocar
</line>
<line>
para *utr*
</line>
<line>
localidade
</line>
<line>
c*m cert*
</line>
</par><par>
<line>
f*cilidade, caso o local
</line>
<line>
*sco*hido
</line>
<line>
possa não mais atender as *uas n*ce*sidades *omerciais.
</line>
</par><par>
<line>
A*ualmente é
</line>
<line>
pos*ív*l en*ontrar inú*er*s *roje*os arquitetônicos em que for*m
</line>
<line>
u*ili*ados
</line>
</par><par>
<line>
*o*têiner*s na sua tota*idade, ou m*stos com *l*enaria, mad**ra plástica e v*dros (DE
</line>
<line>
ABREU, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
S*ndo assim, t*rna-** de extrema
</line>
<line>
relevância sa*er que
</line>
<line>
pa** a utiliza*ã* do*
</line>
</par><par>
<line>
contêi*e*es n* arquitetura de *odo adequado é necessário
</line>
<line>
conhecer os *ate*iais e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
componentes a ***em a*lica*os bem como prop*r*io*ar
</line>
<line>
possíveis adaptabilidades com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
auxílio d* c*nstrução civil.
</line>
</par><par>
<line>
A empresa XY* tem entre as *uas a*ivi*ades a construção modula* e manu*ençã* de
</line>
</par><par>
<line>
contê*neres
</line>
<line>
*e 20 e 40 pés, *ten**ndo a *odo o pa*s, *ri*n*o
</line>
<line>
casa* e loj*s
</line>
<line>
com*rciais sob
</line>
</par><par>
</page><line>
medida, conf**me a ne*e*sidade de seu* cliente*.
</line>
<line>
Conforme ex*osto pelo g*rente comercial da empres*, são con*tru*dos de ci*co a se*e
</line>
<line>
e*preendim*ntos de contêin*res mensalmente, send* apre*entado* em duas configu*ações,
</line>
<line>
conforme apresent*ção na T**ela 3.
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina, v. 20, n. 3, **t. 8, p. 168-182, mar. 2023 www4.fsanet.*om.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logística Reversa **s Contêinere* para Utilização na Construção Civil
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela 3 - Model** de contêinere* ve**idos pela empres*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autor*s
</line>
</par><par>
<line>
*ua*to ** pr*zo de *ntr*ga,
</line>
<line>
e*se pode *aria* *ntre trin*a * se*senta dias a
</line>
<line>
pa*ti* do
</line>
</par><par>
<line>
p*dido formali*ado e pagamento de trinta *or cento do v*lor (si*al). Os prazos *i*da pode*
</line>
<line>
variar de acordo c*m * necessidade de cada *l*ente. Os *alores do* contêine*es ad**tad*s n*o
</line>
<line>
fo*a* *presentados devi*o a particularida*es de cada pro*eto, por*m, os valore* *niciais
</line>
<line>
partem de R$ 16.000,0* para * mode*o mais *impl*s vendido pela empr*s*.
</line>
<line>
A reutilizaç** dos contêi*er*s gera uma mai*r ag*l*dad* *a cons*rução e nas
</line>
<line>
movimentações e, cons*quentemente, *eduz o *u*t* dos empreendim*nto* *lé* de privilegiar
</line>
<line>
as questões ambi*ntais por meio da *ogística rever** aplic*da nesse mod*lo *e negócio,
</line>
<line>
torn*ndo o *rocess* também sustentá*el.
</line>
<line>
*inda segundo o *eren** res*onsável, *á uma tend*ncia ** cre*cimento nas ven*as,
</line>
<line>
pois nos últ**os dois ano* houve uma crescente na procur* e efet*va*ão do* pedidos na *rde*
</line>
<line>
de setenta p*r cento, prin*ipalmente no mode*o Standa*d, que é * lí**r de vendas da emp*es*.
</line>
<line>
*m fac* a essas inform**ões, além de pr*porcionar recursos f*nance*ros para *
</line>
</par><par>
<line>
empresa, há u*a parte
</line>
<line>
re*evante qu* se refere às *uest*es *mbie*tais, co*o já **tad*
</line>
</par><par>
<line>
a*te*iormente,
</line>
<line>
*uan*o ao descarte *orreto desse produto, tornando o process* cada *ez mais
</line>
</par><par>
<line>
promissor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina **, *. 20, n. 3, art. 8, p. 16*-182, mar. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. Morais
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERA*ÕES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
* m*du*aridade desse *ipo de mate*ial é o**ro ben*fício, *ois p*rmite agrupálo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empilhál*, form*ndo a com**sição desejada pelos *rofi*sionais de *rq*itetura e engenharia,
</line>
<line>
*ornando-o tam*ém m*is pr*tico e econômico p*r* a execução da obra.
</line>
<line>
Dev*-se le*ar em consid*ração que não ** somente pontos positivos ** uti*ização dos
</line>
<line>
*ont*ineres, e*istem tamb*m aspectos neg*t*vos, por*m, c*m menor ênfase. *ort*nt*, a*ém
</line>
</par><par>
<line>
*a redução d*s impacto* am*ien*ais e d* re*u*ão com os custos em relação ao process*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**nst*u*ão em alvenaria, a *raticida*e e agil*dade no processo de construção e aquisição s*o
</line>
<line>
pontos relevante* na utilização dos *ontêinere*.
</line>
<line>
P*rta*t*, a reutilização **s co*tê*ner*s marítimos n* set*r de con**rução c**i* é uma
</line>
</par><par>
<line>
excelente alternativa no contexto da Economia **rcular, sej*
</line>
<line>
pelo* aspect*s socioambien*ais
</line>
</par><par>
<line>
como t*mb*m en**géticos *ue são ca** vez mais relevantes, não some*te no Brasil, mas em
</line>
<line>
* odo o m undo.
</line>
<line>
Atuar no p*oce*s* de preve*ção passa a ser o foco das quest**s *mbien*ais, v**to que
</line>
<line>
qua*quer *ção que possa pr***rc*onar o m*no* impac*o ambiental po*e e de** ser leva*a em
</line>
<line>
considera*ão, m**imi*a*do a*sim as ações inconsequentes rela*iva* ao *ei* ambien** q** j*
</line>
<line>
foram praticada*.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
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<line>
181
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<line>
DE*TA CON**I**RS. Tudo que você pre*isa saber sobre co*tain*r:
</line>
<line>
van*agens,
</line>
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<line>
desvantagens, pr*ço. Va*tagens, Desvantagens, P*eço.
</line>
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2020. Disponí*e* em:
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<https://de*tac*ntain*rs.c*m.br/tudo-*obre-cont*iners-vantagens/>.
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*iv*l. R*v. FSA, T*resi*a, v. 20, n. *, art. 8, p. 168-182, mar. *023.
</line>
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<line>
Contri*u*ção dos Autores
</line>
<line>
M. O. M**ais
</line>
<line>
G. A. Morais
</line>
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<line>
1) concepção e planejame**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
*) análise e i*te**retação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
3) **aboração do rascunho ou na *e**são críti*a do conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) part*c*pação na aprovação da versão final do m*nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 3, art. 8, p. ***-182, m*r. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)