<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 8, p. 168-182, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.3.8 </line>
</par>
<par>
<line> A L*gística Reversa dos Contêinere* p*ra Utiliz*çã* na Con**rução Civil </line>
<line> Th* *everse Logi*tics of Cont*iner* f*r use in Ci*il Construct**n </line>
</par>
<par>
<line> Mar*os de Oliv*ira *orais </line>
<line> *r. *ngenha*ia de Produção pela U*iv*rsidade Paulis** *NIP </line>
<line> Profe*sor da universi*ade Santo *maro (UNISA) </line>
<line> E-*ail: marcostecno*og*a2001@gmail.com </line>
<line> *abriel Al*es *orais </line>
<line> Gr**uando e* En*enharia de P*o**ção Univ*rsidade Cruzeir* d* Sul </line>
<line> E-mail: *abrieltecn*logia@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ere*o: Marcos de Ol*vei*a M*rais </line>
<line> *ditor-Che*e: D*. T*nny Kerle* de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Isab*l Schmidt, 349. Santo Amaro. CEP: 04*43-030, </line>
<line> Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> S*o *a*lo/*P, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: Gabriel Al*e* Mora*s </line>
<line> Artigo re*ebido em **/0*/2022. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. Pa*lista, *4*5 - Bela Vis**, C*P: 01*11-925, Sã* </line>
<line> recebida e* *7/05/2022. *provad* em 28/05/20*2. </line>
</par>
<par>
<line> Pau*o/SP, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliad* pelo s*stema Tri**e Review: D*sk Review a) </line>
<line> pel* Edi*o*-Chefe; e b) Double Blin* R*view </line>
<line> (av*liação **ga por *ois avaliadores da ár*a). </line>
<line> Revi**o: Gramatical, Normativa e *e Format*ção </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logística Reversa d*s Cont*i*eres para *tilizaçã* na C*n*tru*ão Civil </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> A Logística Reve*sa é um ass*nto *a*tante *omentado por conta d* sua relaçã* co* * reduçã* </line>
<line> de cus*os das *m*resa* e com o meio ambien*e. O e*tudo caracteri*ou-se como um estu*o ** </line>
<line> ca*o, tendo si*o utilizada* as p*squisas exp*oratória e *escritiva, com caráter </line>
</par>
<par>
<line> predo*in*nt*mente qualitativo. Como resu*tado, </line>
<line> d*mon*trou-se que a aplicação dos </line>
</par>
<par>
<line> *ontêinere* pod* ser uma da* alternativas seja para a cons*rução civ** ou para as questões </line>
<line> ambientas *e**re*tes ao de**art* co*r**o, em que a l*gísti*a revers* tem papel de *x*rema </line>
</par>
<par>
<line> re*evância, fazendo com que s* t*n*a </line>
<line> uma altern*tiva viável par* a* *m*r**as que aposta* </line>
</par>
<par>
<line> nesse nicho de mer*ad*, </line>
<line> como *ambém pa*a os empre*ndedor*s que contam com mais uma </line>
</par>
<par>
<line> opção de const**ção, seja para co*ércio ou mesmo para habit*ç*o. </line>
<line> Palavr*s-chave: Co*t*i*eres. Sustentabilidade. Logís*ica Reve*s*. Construção Civil. </line>
<line> De*fazime*t*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Reverse Logist*cs i* a much talk*d a*out subjec* because of *ts rela*i*ns**p wi*h *o** saving* </line>
<line> for *o**ani*s an* t*e env*ronm*nt. The stud* w** charac*erize* as a cas* *t*dy, using </line>
<line> ex*loratory and descriptiv* research, with a predominantly qua*itative character. As a resu*t, it </line>
</par>
<par>
<line> was demonstrated that the app*icati*n of containers </line>
<line> can be *ne of the </line>
<line> a*ter*ative* f*r civ*l </line>
</par>
<par>
<line> construction, as well ** for *nvironmen*al issues rel*ted to correct disposal, where reverse </line>
<line> **gistics plays an e*tremely important r*le, mak*ng it a viable alte*native for companies that </line>
<line> bet *n this m*rke* niche as well as for ent*eprene*rs who have *ne more con*truc*ion o*tion, </line>
<line> w*ether for commerce or e*en for housing. </line>
<line> Keyw*rd*: Containers. S*stainability. Rever*e logistic. C*nstruction. Un*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 3, art. 8, p. 16*-*82, mar. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. M*r*is </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> * I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O processo d* conscien*ização ambiental, *unt*m**te com os regula*entos *e </line>
</par>
<par>
<line> gerenci*mento d* reciclagem, possibili*a </line>
<line> q*e *uit*s fabrica*tes e consumidor*s d*scar*em, </line>
</par>
<par>
<line> responsa*el*ente, *eus prod*to* usados, o que per**te a ampl**ção do process* d* logística </line>
<line> *eve*sa. ** dos processos qu* e*tá se tornando comum é a re*tilização e * naturalizaç*o do </line>
<line> cont*iner que po*e s*r ob*ida po* meio da Recei*a Fede*al. Um contêiner est*ange*ro *ão </line>
<line> n*cionalizad* é class*fica*o *omo irregul*r *ar* f*ns fi*cais, e o pr*prietári* está su*cetível à* </line>
</par>
<par>
<line> penalidades prevista* em lei. Deve </line>
<line> *ambém se* realizada a averiguaç** do contêine*, para </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise de suas condições, garantindo qu* o containe* estej* *pt* </line>
<line> às atividades *ue serã* </line>
</par>
<par>
<line> **recio*adas a el* em sua destinação *inal (*O*TAÑO, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> *eg*ndo * Asso*i*ção Brasileira dos Terminais de *ontêineres (AB**TEC), a </line>
<line> movimentaç*o de contêin*res *os ter**n*is tem regi*trado índ*ces de crescime*to *o período </line>
</par>
<par>
<line> analisado, de 200* a </line>
<line> 20*9. Foi de*ectado aume*to devido à **iciênc*a operac*onal d*s </line>
</par>
<par>
<line> terminais especializados qu* já rea**zaram inves*iment*s ** *S$ *,8 *ilhõ*s *m obra* civis, </line>
</par>
<par>
<line> aquis*ção *e m**ernos equi*amentos e </line>
<line> especialização de mã* de *br*. De acordo com </line>
</par>
<par>
<line> Almeida (2010), a </line>
<line> d*finição que </line>
<line> *e tem de contêiner -pal*v*a p*ove*iente do te*mo *ngl*s </line>
</par>
<par>
<line> **ntainer - també* é *e uso comum e aceita n* língua portuguesa, a*si* c*mo "cont*nto*", </line>
<line> cujo sent**o é *e *mbalagem r*c*piente. </line>
</par>
<par>
<line> Porém, esse *res*****to nos t*rminais de contêinere* </line>
<line> acende um alerta </line>
<line> para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> atividades lo**sticas e pa** o *rocess* de reuti*iz*ção *o* *ontêi*e*es ou me**o para a sua </line>
<line> *estinação final, pós u*o, para que s* *en*a *m de*carte correto. Os a*pectos am*ient*is de </line>
</par>
<par>
<line> logíst**a reversa sã* de suma impo*tância, poi*, enq*an*o *og*stica tradicio**l *ode a </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> descr*t* *omo tra*spor*e, </line>
<line> ar*azenag*m, emb**a*em e gerenc**mento ** estoque do produto </line>
</par>
<par>
<line> a*é o cons*mi*or final, a *ogística rever*a procura d*minuir os im*a*to* amb*entais </line>
<line> c*nsid*rando, nesse c**t**to, a rec*clagem e eliminaç*o ambi*nta*mente corr*ta dos *e*íd**s </line>
<line> (HED* et al, 2017). Buscar mane*ras *e realizar o de*c*rte *orre** dos contêi*eres p**sa a s** </line>
<line> de extre*a *el*v*ncia na atualidade e *e torna o objetiv* *o *rese*te *rti*o. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. *0, n. *, art. 8, p. *68-1**, *ar. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.br/*evista </line>
</par>
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<page>
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<line> A Logística Reversa dos Contêineres pa*a Uti*ização na Construção Civil </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Logística Revers* </line>
</par>
<par>
<line> A logíst*ca reversa é uma at*vi**de inve*s* à logí*tica co*vencion*l, p*i* t*ata d* </line>
<line> retorno *o pr*d*to, de*de o consumidor a*é o produtor, ou *ara u** dest**a*ão f**al coer*n*e </line>
<line> ambie*talmente (KAMEL, 2*07). *ara *ei*e, (200*), a L*gística Reversa é uma área da </line>
</par>
<par>
<line> log*sti** e*presarial que p*a*eja, </line>
<line> opera * *ontrola o fluxo e *s informaçõ*s logísticas </line>
</par>
<par>
<line> co**espond*nt*s, *o ret*rno dos *en* d* pós -ven*a e pós-consumo, ao c*clo de n**ócio ou ** </line>
<line> cicl* produtivo, *o* meio dos *anais de di*tribuiçã* de *ecursos, a*regando - *hes v*l*r *e </line>
<line> divers*s natureza*, como *conômica, legal, logística, de i*agem corpor*ti*a, en*re o*tros. A </line>
<line> Fig*ra 1 il*stra * processo de logística reversa bas*a*o em (LEITE, 200*). </line>
<line> Figura 1 - Logísti*a Reve**a </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Leite (2009). </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo *ouza (2**1), acredita-se que o *ue e*a </line>
<line> um dif**encial, atua*mente é uma </line>
</par>
<par>
<line> *ecessidade </line>
<line> da* e*presas. Cada *ez m*i* *s empres*s devem estar aten*as para ess* novo </line>
</par>
<par>
<line> *en*men*, e implantar e* sua **dei* logística o pro*esso re*erso, *ão som*n** para satisfazer </line>
<line> a questão ecológica, mas po* sobreviv*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> A lo*ísti*a reversa *r*ta d* fluxo de r*torno d* ma*eria** </line>
<line> pro*uzidos, esto*ados </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co**umido* p*los clien*es * consumidores. Esse fluxo de retorno, também ch**a*o de fluxo </line>
</par>
<par>
<line> *e*erso, *ode ser material en*iados </line>
<line> para re*icla*e*, emb**a*ens para serem r**pr*veitadas, </line>
</par>
<par>
<line> **t*ri*i* com exce*so e* e*toq*e ou a*ariados (*IALHO *t al., 2022). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 3, art. *, p. 168-182, *ar. 2023 www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Morai*, *. A. Morais </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> A lo*íst*ca reversa *assa a contribui* diretament* para o **senvolvimento sustentável </line>
<line> dentro das empresas e da so**edad* com* um t*do, pois ela possibilita um de*tino a*equado a </line>
<line> esses resíduos de maneira c*rre*a, f*zen*o o r*torno pa*a as empresas de o**gem, e***ando </line>
</par>
<par>
<line> qu* eles possam p**ui* ou contamin*r o meio ambi*nte. Esse proces*o permite també* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> economia *os pr*cessos produt*vos das em*res*s; além de con*cientizar *obre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsa*ilidade *e ca*a um no destino corre*o dos re*íd**s s*lidos g*ra*os. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Contain*rs </line>
</par>
<par>
<line> O* containers são fab**cados em grandes dim*ns*es e são utilizados para *ransp*rte de </line>
</par>
<par>
<line> pr*du*os ou alimento*, qu*ndo </line>
<line> envolve uma distância consi*eráve* em n*v*os e t**ns. Sua </line>
</par>
<par>
<line> *i*a ú*il é de no máx**o </line>
<line> dez anos; após isso, gr*nd* maioria fica estocad* e* cidades a </line>
</par>
<par>
<line> portuárias (**L*N*ZE et al 20**). </line>
</par>
<par>
<line> O tran*porte </line>
<line> marítim* é o *ecanism* preferido </line>
<line> *ara o *omércio internacional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> enfrenta uma forte concorrên*ia *as fe*rovia* e *as rodov*as. *sse modo de transp*rte pas**u </line>
</par>
<par>
<line> por muitas revo*u*ões e s*freu </line>
<line> várias m*danças e me*horia* para ada*tar-se às trocas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *erc*d*ri*s entre país*s (*ELAYACH; *ELAREH; YACHBA; BOUAMR*NE, 2017). </line>
<line> Atualmente, cerc* de *00 m*lh*es de conta*ners são t*ansp*rtados no mundo todo, </line>
<line> t*ndo * Brasil cerca de 5% de*se *otal. Há um *úm*ro enorme de contêineres v*zios a* redor </line>
<line> do mundo apenas ocupando esp*ço nos portos. U*a *as *azões para isso é *ue * muito car* </line>
</par>
<par>
<line> pa*a reenviar os r*cipi**t** </line>
<line> vazios de volta para sua ori*em, e sua vida úti* para o </line>
<line> mercado </line>
</par>
<par>
<line> náutico é de apro*im*damente *ez anos, tendo uma vida real de 100 *nos, o qu* ger*ria uma </line>
<line> **dia *e novent* a*os de "in*ti*ida*e forçada" (N*TALINO; *L*RI*N, 20*2). </line>
<line> Atualmente, seg*ndo Sotello (201*), cerca de 90% das mercadoria* t*ans*ortada* em </line>
<line> t*do o m*ndo são a*ondicio*a*as em containers, em razão da resi*tê*c*a de*se material, bem </line>
<line> *omo da adapta*ão * m*bi*ida*e ob**da* a partir d* for*a modular de acondi*ionamento, que </line>
<line> segue pad**o mundial, *acilitando o m*nus*** mecânic* e c*nsequente transpo*te. </line>
<line> Nos p*rtos marít*mos *ras*le*ros, exi*tem c*ntainers que são a*andonados por estar*m </line>
<line> em mau *stado *e conservação, como ta*bém em perfeito estado, mas já *endo alca*çado sua </line>
<line> vida útil *o mar e não pod*rem *ais *er u*ilizados p**a essa finalid*de. Por ser inviável </line>
<line> econ*micamente **ndá-*os de vol*a ao seu loc*l d* origem, *sso aca*a gerando um acúmulo </line>
</par>
<par>
<line> *esse material n*s port*s ** de*tin*. </line>
<line> Esse **úmulo tornou-se u*a al**rnativa para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construção civil, por f*rnecer estruturas *e baixo cust*, gerando ec*nomia de recu*s*, </line>
<line> trazendo *núme**s vant*g*ns (BOZ*DA; AMP; FIALHO, 2016). </line>
<line> Rev. FS*, T*r****a, v. 20, *. 3, art. 8, p. 168-182, mar. 2*23 www4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A L*gíst*c* Reversa dos Contêineres *ar* Utiliza*ão ** Con*trução Civil </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Apli*ação *o* Containers </line>
</par>
<par>
<line> Segundo N*nes (20*7), emb*ra exista a n*c*ss**ade d* se r*alizar estudos com maior </line>
</par>
<par>
<line> aprofundame*to ac*rca do reuso d*ssa ma*éria-prima par* *in* de edificação *a </line>
<line> construção </line>
</par>
<par>
<line> ci*il, é certo que, ainda </line>
<line> assim, el* já es** tomando um espaço </line>
<line> no mercado *o*sum*dor, </line>
</par>
<par>
<line> es*ecialmente pelo fato de *er um mate*ial reaproveitado, **e concorre *ara a redução </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> impactos ambientai*, além de promover uma consi*erável redução no custo *otal da obra - em </line>
<line> torno de *0% - em co*paração com o*r*s ** *lve*ari*. </line>
<line> Guedes (2*15) reforça as vantagens do container, mas também a*on*a desvantagens </line>
</par>
<par>
<line> sobre a *ti*ização do mesmo: </line>
<line> gastos com tr**sporte **** l*gares </line>
<line> *i*tan*es de cidades </line>
</par>
<par>
<line> **rtuárias, *eficiê*cia na m*o d* obra qualific*da e possibilidade de co*tamin*çã* referente </line>
</par>
<par>
<line> às car*as </line>
<line> trans*o*tadas, </line>
<line> *aso seja uma reu*ilização </line>
<line> do container que anteriorm*nte f*i </line>
</par>
<par>
<line> uti*izado *ara *ins de trans*orte nav*l. </line>
<line> A *aioria dos contêine*es são preparados para at*ngi* *elo menos um* déc*da de *id* </line>
</par>
<par>
<line> ú*i* no t*â*sito </line>
<line> de carga*. Após esse per**do, ele* são **positados </line>
<line> e* portos pe*o mundo, </line>
</par>
<par>
<line> gerando </line>
<line> *m acúmu*o de re*íduos. Somados a isso, alguns *a**res econô*icos t*mbém </line>
</par>
<par>
<line> con*ribu*m *ara o descarte desses módulo* (RA***N, 2015). </line>
<line> Dentro desse c*ntexto, o emprego do c*n*êiner na *onstru*ão civ*l **m s* expandi*do </line>
<line> e gan*ando popular*dade ** *undo, no* últimos anos, pois, a*ém de apr*sentar baixo cu*to, </line>
<line> dis*o**bilidade e mobil*dade, o *o*têiner tem pote*cial pa*a ser uma a*quitetura susten*ável, </line>
<line> visto que gera menos re*íduos durante a obra e reduz * tempo da constr*ção (RAD*AN, </line>
<line> 2015). </line>
<line> *ons*ruções modula*es co* a *tilizaç*o de contêineres estã* s* tornan*o uma *ra*de </line>
</par>
<par>
<line> tendência em t*do o mundo, possuind* inúme*as vanta*en* em relação a uma </line>
<line> constr*ção </line>
</par>
<par>
<line> conv*ncio*a*, além de s*r uma c*nst*ução com um arranjo sus*e*tá*el (MONTE, 2*21). </line>
<line> O c*ntain*r tem sido usado ainda com* mo*adia tempor*r*a em á*eas afe*ad*s po* </line>
</par>
<par>
<line> terremotos e/ou inu*dações, principal*ente, em países *uropeus </line>
<line> e </line>
<line> asiáti*os (CAIA et al, </line>
</par>
<par>
<line> 20*0; *ONG, 2017). Como mo*adia tempor*ria, *em como obj*tivo **ender, rapidamente, ao </line>
</par>
<par>
<line> mai*r </line>
<line> número de *essoa*. *endo *ssim, geralmen*e, essas habita*ões não envolvem </line>
</par>
<par>
<line> instalações ess*nciais e não for*ecem uma resposta ambiental adequada aos usu**ios (**LIX </line>
<line> et al., 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es**a PI, v. *0, n. 3, art. 8, p. 168-182, mar. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. Mora*s </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> *.4 Ti*os e modelos de *o*tainers </line>
</par>
<par>
<line> O* con*ainers seguem padrões internaci*nais de tamanho, na sua grande m*ioria, *s*e* </line>
</par>
<par>
<line> padrões sã* no*malizados pelo ISO (*nternation** Standar*s *rganizati*n), </line>
<line> seg**ndo </line>
</par>
<par>
<line> algumas dimensõ*s: * pés de largura, 8 a 9,5 pés </line>
<line> de *ltu*a e 20 a 40 pés de compriment*, </line>
</par>
<par>
<line> perm*tindo, a*sim, um m*lhor acondicionamento, seja nas embarcações, nos caminhões e até </line>
<line> mesm* nos portos em esper* (ZAMBUZ*, 20*0). </line>
<line> Por m*i* *es*a pa*ronização, alguns modelos de cont*iner* são estabe*eci*os, </line>
</par>
<par>
<line> *e*mitindo transportar vários *ipo* d* pr*duto*. * Qu*dro apresent* algu** modelo* de 1 </line>
<line> cont*in*rs. </line>
<line> Qua*ro 1 - Modelos e finalida*e ** contêineres. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: AB*ATEC (2022). </line>
<line> S*gundo Santos Port Author*ty (*02*), em janeiro de 2020, foi r*gistrado * </line>
<line> movimento *ecorde de contêineres. Foram 33*.476 T*Us (Twe*ty f*et Equivalen* *nit - em </line>
<line> po*tug*ês: unidade equ*valente a um con*êiner de 20 pé*), o que eq*ivale a u* *rescimen*o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 3, ar*. 8, p. *6*-182, m*r. 2*23 www4.fsanet.com.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Log*stica R**ersa dos Contêi*er*s pa*a U*iliz*ção *a Co*strução C*vil </line>
<line> *75 </line>
</par>
<par>
<line> de 2% com rela*ão a* último record*, re*istrado em jane*ro de 2018, *ue foi de 331.7*8 </line>
<line> *EUs. Em tonelad*s, comparado a janei*o de 20*9, o crescimento *oi de 12,1%. </line>
<line> As moviment**ões log*stic** ganharam f*rça c*m o p*ssar d*s anos. Esse *ume*to </line>
</par>
<par>
<line> t*rnou-se viável e mens*r*vel *os p**tos b*as*lei*os </line>
<line> ano a ano, *onf*rme ap**senta*o pela </line>
</par>
<par>
<line> Assoc*ação B*asil*i** dos Terminais de ***tain*rs de Uso P**lico. </line>
<line> As inf*rmações </line>
</par>
<par>
<line> apresenta*as são *e 2*1* a 2021, s*n** possível *anquear a* maiores mo*imentações </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> portos nacio*ais (AB*ATEC, 2022). * *abela * ap*esenta a classific*ção b*m com* as dez </line>
<line> maiore* mo*imentações em por*os brasileiros an**isados. </line>
<line> Tabela 1 - Mov*mentaçõ*s em po*tos brasi*eiros. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ABR*TEC (2022). </line>
<line> 2.5 Reut**ização dos con*êine*e* *a co*s*r**ão c*vil </line>
<line> * **racterística de *euso dos contêineres po**ibilita uma eli*inação signi*icativa d* </line>
<line> desper*ícios de mat*riais, não contribui apen*s no âmbito da **nstrução civil, mas, tam*ém, </line>
<line> para diferentes aplic*çõe* *m demai* setores da sociedad*, uma vez que do total de re*íduos </line>
<line> sólidos g*rad*s nos ce*tros urbanos, em *o**o de 60% são en*ulhos produzidos em o*ras, e a </line>
<line> utilização de contêineres nas edificaçõe* e* substituição à* estruturas d* *l*en*ria d**inui </line>
<line> consideravelme*te *ssa questão e, consequente*ente, * descarte in*dequad* (D*LTA </line>
<line> CONTAINERS, 2020). </line>
<line> Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 20, n. 3, ar*. 8, p. *6*-182, mar. 20*3 www4.fsanet.**m.br/re**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. *orais </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> A utilização do* c*ntê*neres ** diversas aplicações faz com qu* ess* produ*o pos*a </line>
<line> ser "m**t*do" de várias maneiras, de acordo com a ne*e*sidade do *lient*, o *ue torna *i*vel </line>
<line> e de ba*xo custo a su* utilizaç*o, seja ele *e forma modular ou mes*o de ****a simple*. </line>
<line> Alguns ponto* dev*m s*r analisados quanto à* suas v**tagens e desvantagens, confo*me </line>
<line> apresentado na Tabela *. </line>
<line> *abela 2 - *antage** e *e*vantagens da *tilizaç*o dos c*n*êi*e*es. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ** autores </line>
<line> Com a ve*sa*ilidade *os contêineres, diferentes u*os, c*mo hab*t*çã*, comércio, hotel </line>
<line> e *u*ros serviç*s podem ser fa**lmente *brigado* **r esse materi*l. **m re**ção *os custos, </line>
<line> a sua re*de*uação torna*e viável para o* empreendedores, principa**ente na* l*cal*da*es </line>
</par>
<par>
<line> próximas aos portos marít*mos existentes no Brasil. Esses e*p*eendimen*os atraem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *opulação leig*, que muitas v**es possui preco*ceito e receio em *e t*rnar *suária dessa nova </line>
</par>
<par>
<line> maneira de </line>
<line> c*n*truir, possibilitando ao material con*uista* um </line>
<line> espaço no me*c**o </line>
</par>
<par>
<line> (KEMPFER, 2013). </line>
<line> *ss* é uma t**n*ca altern*tiva de c*nstrução q*e se enq**dra *o *ontexto da ec*nom*a </line>
<line> c*rcular, ao promover * *eutilização de um *aterial de boa qu*lidade e long*vidade, *ue *eduz </line>
</par>
<par>
<line> etapas *onst*utivas, reduz a qu*nt*dade de resíduos produzidos *urante * obra, </line>
<line> preserva </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 8, p. 16*-18*, ma*. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logística *eversa dos *ontêin**es para Utilização na Cons*ru*ão Civil </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> re*u*sos n*tu*ais que se*iam ext*aídos, além de </line>
<line> *v*tar o cons**o ene*gético que *eria </line>
</par>
<par>
<line> neces*á*io par* a re*iclagem do aço (RI*EIRO e GONÇ*LVES, 2019). A F*gur* 2 apresenta </line>
<line> a aplicação em algumas possi*ili*ades de utilização dos contêineres. </line>
<line> Figura 2 - *odelos de *o*strução *t*lizando *ontêineres. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Intern**. </line>
<line> A versat*l*dade * praticidade *a modulariza*ão são ex*mplos dos diferenciais </line>
<line> com*etitivos desse ti*o de *on*trução. Aliados ao ba*xo cust* e t*mb*m a* processo de </line>
<line> inovação, fazem c*m *ue *e tenha u* mercado altamente van*ajo*o, se*a *ara as empres*s </line>
<line> q*e aposta* nesse m**cado com* t*mbém para os *lientes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 20, n. 3, ar*. 8, p. 168-182, mar. 2*23 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, *. A. *orais </line>
<line> *78 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ETODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O p*ese*te trabalho é *undam**tan*o *** meio *e pe*q*isa e*ploratória, </line>
<line> atrav*s de </line>
</par>
<par>
<line> um* pesquisa bibliográfica, realizada por meio *e lev*nt*mentos em fonte* secund*rias, qu* </line>
</par>
<par>
<line> com*re*ndeu consultas em li*ros </line>
<line> pa*ticulares, artigos científicos, biblio*ecas, sites de </line>
</par>
<par>
<line> universidades - re*isan** os bancos de teses, dissertaçõe* e monografias. Segundo Gil </line>
<line> (2002), esse procedimento b*sca proporcio*ar mai*r fa*ilia**da*e co* * problem*, buscando </line>
<line> *orná-lo mais explícito. </line>
<line> Para Yin (2010) e também Pereira et al. (*018), o estudo d* *aso é *ma investigaç*o </line>
<line> empírica de um fenômeno contemp*râneo **ntro de um c*ntex*o da vi** real, *endo que os </line>
<line> limites *ntre o fenôme*o e o contexto não estão claram***e definidos. * *mpresa analisada </line>
<line> está sed*a*a em Sa*tos, cida*e d* Estado de São Paulo, e atu* no mercado há quinze anos, na </line>
<line> manut*nção e con*truç** de contêineres. *esde 2018, passou a atuar também n* "construçã* </line>
<line> de casas e lojas" de c*ntêineres, aten*en** a um nicho de me*cado específico. </line>
<line> 4 RES*LTADO* E DIS*USSÕE* </line>
<line> O uso de contêineres, sej* p*ra habitação ou para l*jas comerciais, passa a ser uma </line>
</par>
<par>
<line> *pç*o para </line>
<line> empre*ndedor*s </line>
<line> dos mais </line>
<line> diversos p*rt** e segment*s q*e visam a um *usto </line>
</par>
<par>
<line> m*nor de seu empreendimento, *e *om*arado *o m*delo de cons*rução de alvenari* </line>
</par>
<par>
<line> *onv*n*ional, além *a </line>
<line> pr*ticidade de </line>
<line> *oder se deslocar </line>
<line> para *utr* </line>
<line> localidade </line>
<line> c*m cert* </line>
</par>
<par>
<line> f*cilidade, caso o local </line>
<line> *sco*hido </line>
<line> possa não mais atender as *uas n*ce*sidades *omerciais. </line>
</par>
<par>
<line> A*ualmente é </line>
<line> pos*ív*l en*ontrar inú*er*s *roje*os arquitetônicos em que for*m </line>
<line> u*ili*ados </line>
</par>
<par>
<line> *o*têiner*s na sua tota*idade, ou m*stos com *l*enaria, mad**ra plástica e v*dros (DE </line>
<line> ABREU, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> S*ndo assim, t*rna-** de extrema </line>
<line> relevância sa*er que </line>
<line> pa** a utiliza*ã* do* </line>
</par>
<par>
<line> contêi*e*es n* arquitetura de *odo adequado é necessário </line>
<line> conhecer os *ate*iais e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> componentes a ***em a*lica*os bem como prop*r*io*ar </line>
<line> possíveis adaptabilidades com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> auxílio d* c*nstrução civil. </line>
</par>
<par>
<line> A empresa XY* tem entre as *uas a*ivi*ades a construção modula* e manu*ençã* de </line>
</par>
<par>
<line> contê*neres </line>
<line> *e 20 e 40 pés, *ten**ndo a *odo o pa*s, *ri*n*o </line>
<line> casa* e loj*s </line>
<line> com*rciais sob </line>
</par>
<par>
<line> medida, conf**me a ne*e*sidade de seu* cliente*. </line>
<line> Conforme ex*osto pelo g*rente comercial da empres*, são con*tru*dos de ci*co a se*e </line>
<line> e*preendim*ntos de contêin*res mensalmente, send* apre*entado* em duas configu*ações, </line>
<line> conforme apresent*ção na T**ela 3. </line>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 20, n. 3, **t. 8, p. 168-182, mar. 2023 www4.fsanet.*om.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logística Reversa **s Contêinere* para Utilização na Construção Civil </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 3 - Model** de contêinere* ve**idos pela empres*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autor*s </line>
</par>
<par>
<line> *ua*to ** pr*zo de *ntr*ga, </line>
<line> e*se pode *aria* *ntre trin*a * se*senta dias a </line>
<line> pa*ti* do </line>
</par>
<par>
<line> p*dido formali*ado e pagamento de trinta *or cento do v*lor (si*al). Os prazos *i*da pode* </line>
<line> variar de acordo c*m * necessidade de cada *l*ente. Os *alores do* contêine*es ad**tad*s n*o </line>
<line> fo*a* *presentados devi*o a particularida*es de cada pro*eto, por*m, os valore* *niciais </line>
<line> partem de R$ 16.000,0* para * mode*o mais *impl*s vendido pela empr*s*. </line>
<line> A reutilizaç** dos contêi*er*s gera uma mai*r ag*l*dad* *a cons*rução e nas </line>
<line> movimentações e, cons*quentemente, *eduz o *u*t* dos empreendim*nto* *lé* de privilegiar </line>
<line> as questões ambi*ntais por meio da *ogística rever** aplic*da nesse mod*lo *e negócio, </line>
<line> torn*ndo o *rocess* também sustentá*el. </line>
<line> *inda segundo o *eren** res*onsável, *á uma tend*ncia ** cre*cimento nas ven*as, </line>
<line> pois nos últ**os dois ano* houve uma crescente na procur* e efet*va*ão do* pedidos na *rde* </line>
<line> de setenta p*r cento, prin*ipalmente no mode*o Standa*d, que é * lí**r de vendas da emp*es*. </line>
<line> *m fac* a essas inform**ões, além de pr*porcionar recursos f*nance*ros para * </line>
</par>
<par>
<line> empresa, há u*a parte </line>
<line> re*evante qu* se refere às *uest*es *mbie*tais, co*o já **tad* </line>
</par>
<par>
<line> a*te*iormente, </line>
<line> *uan*o ao descarte *orreto desse produto, tornando o process* cada *ez mais </line>
</par>
<par>
<line> promissor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina **, *. 20, n. 3, art. 8, p. 16*-182, mar. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. Morais </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERA*ÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> * m*du*aridade desse *ipo de mate*ial é o**ro ben*fício, *ois p*rmite agrupálo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empilhál*, form*ndo a com**sição desejada pelos *rofi*sionais de *rq*itetura e engenharia, </line>
<line> *ornando-o tam*ém m*is pr*tico e econômico p*r* a execução da obra. </line>
<line> Dev*-se le*ar em consid*ração que não ** somente pontos positivos ** uti*ização dos </line>
<line> *ont*ineres, e*istem tamb*m aspectos neg*t*vos, por*m, c*m menor ênfase. *ort*nt*, a*ém </line>
</par>
<par>
<line> *a redução d*s impacto* am*ien*ais e d* re*u*ão com os custos em relação ao process* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **nst*u*ão em alvenaria, a *raticida*e e agil*dade no processo de construção e aquisição s*o </line>
<line> pontos relevante* na utilização dos *ontêinere*. </line>
<line> P*rta*t*, a reutilização **s co*tê*ner*s marítimos n* set*r de con**rução c**i* é uma </line>
</par>
<par>
<line> excelente alternativa no contexto da Economia **rcular, sej* </line>
<line> pelo* aspect*s socioambien*ais </line>
</par>
<par>
<line> como t*mb*m en**géticos *ue são ca** vez mais relevantes, não some*te no Brasil, mas em </line>
<line> * odo o m undo. </line>
<line> Atuar no p*oce*s* de preve*ção passa a ser o foco das quest**s *mbien*ais, v**to que </line>
<line> qua*quer *ção que possa pr***rc*onar o m*no* impac*o ambiental po*e e de** ser leva*a em </line>
<line> considera*ão, m**imi*a*do a*sim as ações inconsequentes rela*iva* ao *ei* ambien** q** j* </line>
<line> foram praticada*. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> 181 </line>
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<line> *iv*l. R*v. FSA, T*resi*a, v. 20, n. *, art. 8, p. 168-182, mar. *023. </line>
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<line> Contri*u*ção dos Autores </line>
<line> M. O. M**ais </line>
<line> G. A. Morais </line>
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<line> 1) concepção e planejame**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) análise e i*te**retação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) **aboração do rascunho ou na *e**são críti*a do conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part*c*pação na aprovação da versão final do m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 3, art. 8, p. ***-182, m*r. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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