Avaliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Apontamentos / The Evaluation in the Early Grades of Elementary Education: Some Notes

Alexsandra de Lima Cavalcanti, Roberto Remígio Florêncio

Resumo


O presente manuscrito aborda as formas avaliativas de diagnóstico e intervenção no Ensino Fundamental, sua utilização e prática em salas de aula da rede pública municipal de Petrolina e os mecanismos de adaptação à educação especial. Através de pesquisa de campo, foi possível coletar dados que proporcionaram entender como as avaliações estão sendo pensadas, quais tipos estão sendo aplicados e como essas avaliações estão contribuindo para inclusão de educandos com deficiências físicas ou intelectuais. Os estudos bibliográficos possibilitaram estabelecer noções básicas sobre os tipos de avaliação e apresentar uma análise crítica acerca das práticas coletadas, estabelecendo parâmetros comparativos e estratégias necessárias para que o processo avaliativo possa ser classificado como eficaz, dinâmico e inclusivo, que esteja de acordo com a especificidade de cada aluno, evitando o baixo rendimento, a repetência e a evasão, que são os principais agravantes de uma avaliação tecnicista e excludente.

 

Palavras-chave: Práxis Pedagógica. Processo de Avaliação. Formação de Professores. Inclusão.

 

 

ABSTRACT

 

This manuscript addresses the forms of evaluation of diagnosis and intervention in Elementary Education, their use and practice in classrooms in the public municipal network of Petrolina and the mechanisms of adaptation to special education. Through field research, it was possible to collect data that provided an understanding of how evaluations are being thought about, what types are being applied and how these evaluations are contributing to the inclusion of students with physical or intellectual disabilities. The bibliographic studies made it possible to establish basic notions about the types of evaluation and present a critical analysis of the practices collected, establishing comparative parameters and necessary strategies so that the evaluation process can be classified as effective, dynamic and inclusive, in accordance with the specificity of each student, avoiding low performance, repetition and evasion, which are the main aggravating factors of a technical and exclusionary assessment.

 

Keywords: Pedagogical praxis. Evaluation Process. Teacher training. Inclusion.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.4.8

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