<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 8, p. 146-158, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.4.8
</line>
</par><par>
<line>
Av*liação nas Séries Iniciais do En*i*o Fundame*ta*: Algun* *pontamentos
</line>
<line>
T** Evaluation *n the Early G*ades *f *lementar* Education: So** Note*
</line>
</par><par>
<line>
Alexsand*a de *ima Ca*a*canti
</line>
<line>
D*utora em Educação pe*a U*IDA, Paraguai
</line>
<line>
Em***: alexsand*ac03@gmail.com
</line>
<line>
R*berto Rem*gio Florênc*o
</line>
<line>
Doutor em Educa*ão *ela UFBA
</line>
<line>
Profes*or de Líng*a P*rtugues* (*FSertã*PE *ampus Petro*i** Zona Rur*l)
</line>
<line>
E-mail: roberto.r*m*gio@ifser*ao-pe.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Avalia*o pelo si*tema T*iple Revi**: Desk Revi*w a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hef*; e *) Double Blind Review
</line>
<line>
(*v*liação *ega por **is ava*iadores da área).
</line>
<line>
Revis*o: Gram**ical, Normativa e de Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iação nas Séries Iniciai* do Ens*n* Fundamen*al: Alguns *pon*a*ent*s
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *resente manuscrito
</line>
<line>
a*orda as fo*mas *v*liati*as de
</line>
<line>
diagnóstico e i*tervenção *o E**ino
</line>
</par><par>
<line>
Fun*ament*l, sua u*i*izaç*o e prática em sala* de a*la da rede públi*a municipal de Pe*r**in*
</line>
</par><par>
<line>
e os mecan*smos de adap*açã* à educação e*pecial. Atr*vés de pesquisa de
</line>
<line>
campo, foi
</line>
</par><par>
<line>
p*ss*ve* coletar dados que proporcio*aram e*ten*er como as avaliações estã* sendo
</line>
<line>
pens*das, *uais tipo* estão sendo aplicados e como e*sas avali**ões estão contribuindo para
</line>
</par><par>
<line>
i*c**sã* de educa**os c*m d*f**iências f*sicas
</line>
<line>
*u intele*tuais. Os est*d*s bibli*gráficos
</line>
</par><par>
<line>
possibilitara* e*t*belecer noç*es básicas sobr* o* *i*o* *e avaliação e *presentar uma aná*is*
</line>
</par><par>
<line>
crít*ca acerc*
</line>
<line>
das práti*as cole*adas, estabelecendo parâmetros compa**tivos e estraté*ias
</line>
</par><par>
<line>
necessárias para que * p*ocesso a*aliativo *o*s* ser classificado como eficaz, *inâmico
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*clusivo, que esteja d* acordo *o* a especificidade de
</line>
<line>
cada *lun*, evitando o *ai*o
</line>
</par><par>
<line>
rendimen*o, a repetên*ia e a ev*s*o, q** são *s *r**cipais *gra*a**es d* uma *v*liaç*o
</line>
<line>
tec*icista e ex*l**ente.
</line>
<line>
Pa*avras-*have: Pr**i* Pedagógic*. Processo de Avaliação. Fo*mação de Professores.
</line>
<line>
Inclusão.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
This manuscript addre*ses
</line>
<line>
the forms of evaluation of dia*nosis *nd intervention in
</line>
</par><par>
<line>
El*mentary E*uca*ion, th*i* use a*d practice in classroo** in t*e public mu*icipal netwo*k of
</line>
<line>
Petrolina and the mechanisms of ad**tation to special *ducation. Through fi*ld res*arch, it
</line>
</par><par>
<line>
was possib*e to
</line>
<line>
collect
</line>
<line>
data
</line>
<line>
that provide* an unde*sta*ding of how evaluation* are bei*g
</line>
</par><par>
<line>
thought a*out, what ty*es ar* bein* appli*d and how these evaluat*ons are contributi*g t* the
</line>
<line>
inclusio* of students with phy*ical or inte*lectual disab*lities. The bib*iographic studies **de
</line>
</par><par>
<line>
it possibl* to establish
</line>
<line>
*asic
</line>
<line>
notions about
</line>
<line>
th* t*pes
</line>
<line>
of *v*luation and present a *ritical
</line>
</par><par>
<line>
a*alysis of the prac*ice* c**lected, establi*hing c*mparativ* parame*ers
</line>
<line>
and necessary
</line>
</par><par>
<line>
stra*eg*e* so t*at the eva*uation process c*n b* clas*ified as eff*ct*ve, dy*amic and *nc*usive,
</line>
<line>
in accord**ce with t** specificity o* e*ch student, *voi*in* *ow performance, r*p*tition and
</line>
<line>
evasion, which *re the main a*gravating fa*tors of a *echnical a*d e*clu*ionar* assessment.
</line>
<line>
K*yword*: Pedagogical praxi*. Eval*at*on P*ocess. Teach*r train*ng. In*l*sion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*es*n* PI, v. 2*, n. 4, art. 8, p. 1*6-158, abr. 2*23
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Cavalcant*, R. R. Florênc*o
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A avaliação ed**acional ser* compree*dida a partir deste estudo como a man*ira que/com* os
</line>
<line>
pro**ss*res estabelec*m as rel***es dos *onteúdo* apresentados em s*la de *u*a com o n*v*l
</line>
<line>
d* abs*rção *i*nificativo do aluno. Segundo Sil*a Filho (2012), tr**a-se de um tema que *stá
</line>
<line>
bastant* em p*uta no* *s*udos da edu*ação atua* e que consiste e* ma*eiras para auxiliar o
</line>
</par><par>
<line>
prof*sso*, em sua f*rmação como *ducador
</line>
<line>
ét**o e resp*nsável, n*s proc*ssos de ensino-
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem a s*rem de**nvolvidos e* sua pr*t***.
</line>
</par><par>
<line>
O *r*cedi*e*to ava*iativo
</line>
<line>
gara*te a*s e**candos col*car
</line>
<line>
em prática aquilo que
</line>
</par><par>
<line>
foi/es*á s*nd* construído, permitindo ao ed*cador elabo*ar e refazer processu*l*en*e
</line>
<line>
di*gnósticos *ob*e a a*u**ição cognitiv* d*s assuntos trabalha*os em sala de aula. De a*or*o
</line>
</par><par>
<line>
*om Silv* Fil*o (2012), no p**ce*s* de ensino-a*r*ndizagem, o bom des*nvo*****nto
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
a*uno é tido como fato pri*ritário. E, para que isso aconteça, o prof**sor deve te* *m* prátic*
</line>
</par><par>
<line>
pedagóg*ca *efl*x**a e pro*e*sual, po** só assim el* poderá diagnosticar
</line>
<line>
*ualquer
</line>
</par><par>
<line>
pr**le*a/*esv*o no desenvolvime*to das hab*lida*es e competê**ias que se tê* como
</line>
</par><par>
<line>
espera*as. Para iss* e po*
</line>
<line>
is*o, *ef*ndemos a relevâ**i* da avaliação c*m*
</line>
<line>
*rocess*
</line>
</par><par>
<line>
dinâ*ico * democr*tico **q*anto
</line>
<line>
práti** pedag**ica própria da atual*dade es*ol*r. Esse
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso adquire ca*acteres di*gnósticos e *o*st*uti*istas, ai*da ma*s quando se tr**a ** séries
</line>
<line>
*niciais.
</line>
<line>
As formas *e aval*ar, n* maioria da* vezes, *i*am **b a re*ponsabilidade do pro*ess*r,
</line>
<line>
e este procur* a *ais *oere**e possível *esta i**esti**ção do sa*e*, po* s*r o regente da turma
</line>
<line>
e *star em constant* *o*tato *om * alu*ad*, para ter as n*çõ*s b*sicas *e se ***gar a cad*
</line>
<line>
aluno em sa*a, em *m exercício de pensar metodologias que contem*lem o* alunos, de forma
</line>
<line>
democrática * inclusiva, percebend* as principais dificu*dades de *ada um, inclusive
</line>
<line>
l*mi**ções de *r*em fís*ca, soci*l, emocio*al */o* p*ovoc*das por d*fic*ê*cias *euromotoras.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a seara, em que
</line>
<line>
c*assi**camo* *s *val**ções co*o *ualita*ivas (subjetivas)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qu*nti*at*vas (o*je*ivas), defendemos que compreende* se i**n*ificar e
</line>
<line>
com as m*d*lidades
</line>
</par><par>
<line>
d* *valiações educa*ionais demo*ráticas, partic**ativas, *ro*e*suai*, equâni*es * i*clusiv*s
</line>
<line>
trata-se de uma po*tura a s** adotad* *elos *ducadores *a*a o êxito *o processo *ducativo
</line>
<line>
*om* um todo, vi*to que a e*oluç*o *o* educand*s, principa*ment* nas escolas públicas e nas
</line>
<line>
sér*es iniciais, *st* bas*ant* atrelada *o pape* dese*penhado pelos professores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 20, n. 4, a*t. 8, p. 146-158, abr. 20*3
</line>
<line>
www4.**anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Av*lia*ão nas **ries Iniciais do E*sin* Fundam**tal: Alguns A*ontamento*
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENC*A* TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 A*ali*ç** nas séri*s iniciais do ensi*o fundamen*al
</line>
</par><par>
<line>
A p*io*i, en*endemos aval*açã* *omo *lemento ineren*e aos se*es hu*anos, q*e, **m
</line>
<line>
frequência e quase inconscientemente, ex*cutam ou s*o expost*s a pr*cessos av*l*ati*os. A
</line>
</par><par>
<line>
avali*ção se
</line>
<line>
d* em *odos ** âmb*tos de nossa*
</line>
<line>
vida*, e e**ecifi*a*ente
</line>
<line>
no âm*it*
</line>
</par><par>
<line>
educacional, onde define, muitas vezes, nossa p**i*ão como di*c*ntes. *creditamos, portan*o,
</line>
<line>
que é de suma *mpor*â*cia * *e*evância para os **tu*os da Educ**ã* an*l*sar a ava*iaç*o *os
</line>
<line>
p*imei*os anos d* vida e*colar. A criança inici* o conflito/con*ronto de *star exposta *o crivo
</line>
<line>
de *utrem qu* não sej* *ais parte de seu *úcl*o familiar. * isto implica que * docente, ant*s
</line>
<line>
de tu**, possa conhecê-la, para melhor relação aprendizagem-ava**ação.
</line>
</par><par>
<line>
*loo* et a* (1983; 1999) classificam a aval*ação e* três tipos, a partir
</line>
<line>
dos seus
</line>
</par><par>
<line>
objetiv*s es*ec*fic*s: av*liação d*agnóstica, avali**ão fo***tiva e a*aliação somá**ca.
</line>
</par><par>
<line>
*valiação di*gnóstica te* a finalidade
</line>
<line>
de *rientar e diagn*sticar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*senç*/ausência de ha*ilidades *ogn*tivas. Essa a*aliação te* como base
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
con*eciment*s
</line>
<line>
pr*-estabelecidos inic*alment*, an**s d* começa* a i*troduzir nov*s
</line>
</par><par>
<line>
ap*endizagens, pré-req**sitos para o process* ed*cativo.
</line>
<line>
A avalição forma*iva de*envolvi*a o*iginalmente p*r S*riven (1967), é uma
</line>
<line>
avaliação durad*ura, co*tín*a, *ue ma**ém uma *e*aç*o pedagógic* *om o aluno em
</line>
<line>
que se pod* no*ar as dificuldades de *p*endizagem ao longo do **o*e*so. É impor**nte
</line>
<line>
re*saltar que a av*li*ão forma*iva também *esta*a a importância das atividades que
</line>
</par><par>
<line>
permitam ao aluno a c*ns*iênc*a de su* a*rendiza*em, * sempre modifican*o para a
</line>
<line>
**ingir seus objet*v*s.
</line>
</par><par>
<line>
Aval*ação somátic* é a
</line>
<line>
que tem a *unção
</line>
<line>
*e se cert*ficar que os aluno*
</line>
</par><par>
<line>
con*e*ui*am filtrar o *s*unto e ti*eram uma aprendizage* significativa. Correla*iv*
</line>
</par><par>
<line>
ao r*su*tado
</line>
<line>
obtid* pelo alun*, a ava*iação somática posic*ona * aluno em diferente*
</line>
</par><par>
<line>
pa*amares e v*lo*es numéricos são utilizad*s
</line>
<line>
nest*s avaliações
</line>
<line>
para notar o grau em
</line>
</par><par>
<line>
qu* o aluno se enco*t*a.
</line>
</par><par>
<line>
T*nto Hoffman (2009)
</line>
<line>
*ua*to Luckes* (20*1) acreditam qu* educ**ã* *recisa ser a
</line>
</par><par>
<line>
humanizada, ass*m como os proces*os
</line>
<line>
avaliativos. E, por
</line>
<line>
isso, é impo*ta*te a form*ção
</line>
</par><par>
<line>
continuada: o exercício do sa*er faze*. No c*so
</line>
<line>
de se **sta*ar proce*i*entos m*to*oló*icos
</line>
</par><par>
<line>
de ava*iação e*g*ss*dos *elas
</line>
<line>
diretrizes *scolares e pelo* Projetos Político-Pedagó*i*os
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esi*a PI, v. *0, n. 4, art. 8, *. 146-158, a*r. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. *av*l*ant*, R. R. Florêncio
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
(PPP) das insti*ui*õ*s, p*dem*s es**r b*rocratiz*ndo * poder de sedução e d* inovação
</line>
<line>
também do ato d* *valiar e, c*nsequentemen*e, o m***nto de (re)*pr*ndizagem ficará
</line>
<line>
co*promet*do.
</line>
<line>
No caso d* apr*ndi*ag*m, como e*tamo* trabalhando com u*a pessoa - o educando
</line>
<line>
- , i*porta a*olhê-l* como ser humano, na sua *otalidade e não só na sua
</line>
</par><par>
<line>
apre*dizagem e*pecífica que este*amos avalian*o, ac*lhe* o
</line>
<line>
ed*cando, eis o **nto
</line>
</par><par>
<line>
básico par* proceder a toda e qualqu*r pratica e**cat*va, sem ac*lhimento t*mo* a
</line>
<line>
recus*. E a recu*a significa a imposs*bilidade de est*belec*r ** ví*cul* de tr**alho
</line>
<line>
educativo c*m qu** está sendo recusado (LUCKESI, 2011, p. 9).
</line>
<line>
O *eríodo dos primeir*s anos escol*res é a base *a vida acadêm*c* dos indiv*duos * *
</line>
<line>
avali*ç*o dent*o desse contexto requer *m* g****e res*onsabilidade para * avalia*or. *essa
</line>
</par><par>
<line>
fase, professo*es e p*o*essoras devem avaliar as *er*epções c*gn**iva*, a interação com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
turma c*m os q*e *ermeiam o espaço esco*ar, as a*soci*ções que ele* f*ze* *om qu*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tão aprendendo, e com a bagagem que traz*m de s*u convívio fa*iliar. *ntão, avaliar e**e
</line>
<line>
p*imeiro moment* é de extrema imp*rtância porque é desse desl*mbre, **ando a reprovação
</line>
<line>
deve ser ev*t*da, q*e vão o*orrer as intervenções n*cessária* para melhor assimi**ção do que
</line>
<line>
e*tá sendo proposto, através do process* de maravilhamento pela ap*endizagem.
</line>
<line>
Segundo a Lei *e Diretrizes e Bases da *ducaç*o (BRASIL, Lei 9*9*/9*, **t. 32*), o
</line>
</par><par>
<line>
En*ino Fund*mental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gra*ui*o
</line>
<line>
e acessível,
</line>
</par><par>
<line>
sistemat*za*os pelas redes públicas muni**pais, es****a*s e fed*r*l, in*ciando-se aos * (*eis)
</line>
<line>
anos d* idade, t*rá por o*je*ivo a formação *ásica do cidadão, median*e:
</line>
<line>
I - O de*en*olvimento da cap*cidade d* a*rende*, tendo como meio*
</line>
<line>
básicos o pleno domínio da leitura, da *scri*a e do *álcul*;
</line>
<line>
II - A *ompreensão *o ambien*e n*tural e social, do sis*ema político,
</line>
</par><par>
<line>
da tecnolog*a, da* *rtes e dos va*ore* em qu* se *u*d*men*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sociedade;
</line>
</par><par>
<line>
II* - O desenvolvi**nto da *apa**dade de
</line>
<line>
apre*dizagem, t*ndo em
</line>
</par><par>
<line>
vista a aq*isição *e conh*cimentos e habilidades e a f*r**ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ati*udes e *alores;
</line>
</par><par>
<line>
I* - O for*a*ecimento dos vínculos de fam*li*, **s laços de
</line>
</par><par>
<line>
solidarie*ade humana e de toler*n*ia recíp*oca
</line>
<line>
em q*e se as*e**a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ida soci*l.
</line>
</par><par>
<line>
A part*r do 3° ano das s*ries ***ciais, a *valiação acontece *e maneir* mais
</line>
</par><par>
<line>
abrangent*, parti* d* *spectos qualita*ivo e q*a*titativo, todav*a conti*ua uma con*uta a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
avaliação *uito parecida com as já cita*as acima. Dentro do qualitat*vo, observam-se o*
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
Redaç*o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Lei
</line>
<line>
*1.27*/06
</line>
<line>
(BRASIL,
</line>
<line>
2 0 0 6 ).
</line>
<line>
*ispo*í*el
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
</page><line>
htt*s://www.jusbrasil.com.br/*o*icos/11*9141*/ar*igo-32-da-lei-n-939*-de-20-de-dezembro-de-*996.
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 4, art. 8, p. 146-158, abr. *023 www4.*sane*.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iaç*o nas Séries Iniciais d* E*si*o Fundame*tal: A*guns A*ontamentos
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
aspectos *a c*iança dentr*
</line>
<line>
d* form* de apre*di*age* que ela apresenta, c*mo expõe seu
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento
</line>
<line>
dentro
</line>
<line>
*a fala (a oralidad* se faz muito ne*e*sária nesse tip* de avaliaçã*),
</line>
</par><par>
<line>
ass*m como seu c*mpor**mento (o modo como ela se co*porta expr*ssa ta**ém um *ipo de
</line>
<line>
aprendi*agem). Já na quan*itativa, transformam-se esses con*eitos em uma ati*idade
</line>
<line>
avaliativa, como a "prova escrita", por se f**er n**essário saber se os con*eú**s tra*alhados
</line>
<line>
foram assimilados de maneira satisfatória pelo aluno e, den*ro *e*se a*pecto, se atrib*i *ma
</line>
<line>
nota. Na *val*ação quantitativa, os estudantes *erão acesso a provas cujas not*s arit*é*i*as se
</line>
<line>
farão *re*entes através de at*vidades ava**ativas s*m*tórias, méd*as e/o* *ubstitutivas.
</line>
<line>
Segun*o *ias Sobrinho (2000, p. 106), a a*ali*ção busca conhecer, não par* exec*ar o
</line>
<line>
pas*ado, o pr*sente ou condenar o futuro, mas para compreender as dificuldades e equ*vocos
</line>
<line>
e potenciali*ar as co*di*ões de *o**tr*ir c*m melhor qualidade os agentes, a in*titu*ção e os
</line>
<line>
con*ext*s. O *o*ente precisa levar em consid*raç*o * co*heci**nt* que o educand* já te* *
</line>
</par><par>
<line>
mediar
</line>
<line>
*sses con*ec*mento* com os adquiridos dent*o ** sala de aula.
</line>
<line>
Sabe*do q*e essa
</line>
</par><par>
<line>
abor*agem tem que trazer para s*la *e a*la realidades e cotidi*no das com*nidades as*istidas.
</line>
<line>
A avaliação serve tamb*m par* se ter *m re*orno das meto**logias p*dag*gicas, uma
</line>
</par><par>
<line>
vez q*e, mediante os re*ultados dess* avalia*ão, o prof**sor
</line>
<line>
(e a esc*la em si) possa
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
auto*vali*r e *o* isso *el*orar o ensino, meto*ologia* *
</line>
<line>
dinâ*icas de **sino, espaço
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
te*po, *rop*rc*onan*o ab*rda*ens difer*nte* a partir da ava*iaç*o dos resultad*s o*tidos. A
</line>
</par><par>
<line>
avaliaç*o não
</line>
<line>
deix* de ser fundam*n*al apenas no
</line>
<line>
pr*cesso de ensino, mas, *ntend*ndo que
</line>
</par><par>
<line>
só exist* o processo ensino-ap**ndizag*m e qu* *ste é contí*uo, su*jet*vo e di*âmico,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ava*iaç*o aq*i é vista
</line>
<line>
como orient*d*ra d*s pr**icas *ed*góg*cas, enfati*and* que de**
</line>
</par><par>
<line>
acont*cer de manei*a cont*nua, s*l**ntando os aspect** *uali*ativos do **nheciment*
</line>
<line>
desenvolvido pelo* aluno*.
</line>
<line>
[...] a a*a*iação é *m **ocesso co*plexo, nem *anto pelas *ificuldades
</line>
</par><par>
<line>
instrumentais
</line>
<line>
*u pelo* tecnocra**smos, n*m p*la eventual dificu*dade *e
</line>
</par><par>
<line>
obt*nção de respo*ta* claras e pretensa*ente definitivas, **s, sobretudo,
</line>
<line>
pelo va*or das qu*stões *evantada* no debate públi*o, ou seja, pelo im**cto
</line>
</par><par>
<line>
das pergun*as
</line>
<line>
qu* p**ces*o *e** sus*ita*, **scutir e avaliar (*OBRINHO, o
</line>
</par><par>
<line>
2000, p. 106).
</line>
</par><par>
<line>
A ava**ação é, sem dúvid*, uma ferramen*a fundame*tal nos *rocessos de *nsino-
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem, e
</line>
<line>
exi*te algo tão im**rtante dentro
</line>
<line>
desta me*ma temática: a forma escol*ida
</line>
</par><par>
<line>
**lo prof*ssor para o desenvol*imento/aplicação de sua *rática em sala d* aul*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. *, a**. 8, p. 146-158, ab*. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Cavalcanti, R. R. Florêncio
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTA*O* E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 *valiação esc**a*: br*ves a**ntamentos
</line>
</par><par>
<line>
Ao falarmo* de *rocesso de avaliação esco*ar, nã* estamos fal*ndo das *o*mas
</line>
<line>
tradicionais como ainda s*o a*licadas prov*s e *e*tes na mai*ria das insti**ições ** e*sino da
</line>
</par><par>
<line>
conte*poraneidade brasileira*, e *or p*ofess**es relativamente jovens. Métod*s es*es
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*inda *razem ** f*rte ranço de
</line>
<line>
uma educação praticada de*d* o século X*III, e
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
*ncontro* c*nforto e p*odutividad* técnica n* Brasil de *eados do século XX, mai*
</line>
</par><par>
<line>
pre****mente na* décadas de
</line>
<line>
60 * 70. N*st* período histórico, de *étodo*
</line>
<line>
*valiativos,
</line>
</par><par>
<line>
podemos citar os
</line>
<line>
*rincipais métodos aplic**os como *endo o i**a* p*ra os process*s
</line>
</par><par>
<line>
educac*onais *a *po*a;
</line>
<line>
*lassifi**tório é a mais co*um *entre as *tilizadas no ensino básico f*rma* e é fei*a,
</line>
<line>
*er*lmente, através d*s *rovas, exam*s e testes, sen** os seus *esultad** *xpressos por *e**
</line>
<line>
de n**as e *onceitos. Essa av*li*ção está cen*rada nos resul*ados das provas, como forma **
</line>
</par><par>
<line>
verifi*a* o de*em*enho dos alunos, instrumento *sse utilizado para recolher os d*d*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma *istemátic* e objetiva ace*ca do proces** de ensino e apre*dizagem e que cos*um* ser
</line>
<line>
r*alizado no final do ciclo
</line>
<line>
Some*t* depois dos movimentos de renovação so*iopol*tica2, ideias r*f**madoras de
</line>
</par><par>
<line>
gra*de* pensa**r*s também c*meçaram * ganhar for*a na est**tur*
</line>
<line>
d* sistema
</line>
<line>
educ*cio*al
</line>
</par><par>
<line>
*rasileiro. A partir ** década de 1980, a re*oque das prática* e das ideias d* teóric*s c*mo
</line>
<line>
Paulo Fre*re (19*1-1997) e Anísio Te*xe*ra (1900-1971), houve um grande m*viment* crítico
</line>
<line>
sobre os processos educacionais no B*as*l3. "* educação deve ter como eixo norteador a vid*-
</line>
<line>
experiênc*a e a apr**dizagem, reiterando que a f*nç*o da escola é pr*p*ciar *ma *econstru*ão
</line>
</par><par>
<line>
perm*nente da expe*i*ncia e da a**endi*agem dentr* da
</line>
<line>
vida de c*d*
</line>
<line>
i ndi v* duo"
</line>
<line>
(*EITE;
</line>
</par><par>
<line>
CARVALHO; PI*ENTEL, 2010, *. 44). Começava-*e a q*estionar vários princípios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
práticas e*uca*ionais, dentre elas, uma das mais relevantes f*i a forma d* a*aliar.
</line>
</par><par>
<line>
Se*u*do estes *ovos conceit*s, Luckesi (2**1) aprese*t*
</line>
<line>
dive*sas diretriz*s
</line>
</par><par>
<line>
relacionad*s ao real *ropósito de
</line>
<line>
avaliar, como di*gnosticar para pl*nej*r, p*anejar
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
estabel*cer met*s p*ss*ve*s de alcançar, tudo isso sobre *r*sm* das práx*s o
</line>
<line>
profissionais
</line>
<line>
in
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
(iníc*o da década de 1*80), que*a da *itadura Militar (1984) e pro*u*gação *a Co*stituição Fed*ral (*988).
</line>
<line>
3 O movime*to Esc**a No*a ***e ori*em n*s *UA, ma* chegou ao Brasil t*azido *or Ruy Barbosa e contou com
</line>
<line>
o apoio de diverso* inte*ec*uais e professo*es da ép*ca, incl*ind* Ce*ília Meireles, Anísi* Teixe*ra e C. Delgado
</line>
<line>
de Carvalho.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 4, art. 8, p. 146-158, abr. 2023 ww*4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliação nas S*ries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Aponta*entos
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
loco. *esta m*sma *inha ** pe*sam**to críti*o-reflexi*o,
</line>
<line>
encontramos em Libâneo (1994)
</line>
</par><par>
<line>
ideias
</line>
<line>
avançadas, quando, tr*tando da didá**ca
</line>
<line>
e s*as
</line>
<line>
possíveis c*nstruções lógicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dialéticas p*ra o êx**o nos proce*sos d* ensin*-*pren*izagem, lança um fun*amento basta*te
</line>
</par><par>
<line>
sólido para o tema
</line>
<line>
em questã*, * *artir da per**pção de que a avaliação
</line>
<line>
"[...] é um
</line>
</par><par>
<line>
*o*ponen*e do proc*ss* de ensino que visa, atrav*s da verificação e
</line>
<line>
qualificação d*s
</line>
</par><par>
<line>
resulta*os ob**dos, determinar * correspondência destes com os
</line>
<line>
o*jetivos pr*postos daí, e
</line>
</par><par>
<line>
orient*r a tomada de dec*sõ**" (LIBÂNEO, 1994, p. *4).
</line>
</par><par>
<line>
Sob essa perspectiv*, a visã* cent*aliza*a na figura do professor, *o*o ponto de
</line>
</par><par>
<line>
partida par*
</line>
<line>
as bases da avaliação, foi lite*al*ente lançad* por ter*a, não que a figura do
</line>
</par><par>
<line>
p*of**sor agora *ej* desnecess*ria, mu*to pelo contrário, agora ma*s *o q*e nunc* el* se faz
</line>
<line>
mais q*e necessária no co**ext* e*ucacional. * que *ealmente o a*tor apresenta é uma
</line>
<line>
re*sig*ificação dos *rincí*i*s de avaliação em rela*ão à *ráxis docente em uma esfera mi*ro,
</line>
</par><par>
<line>
ou *ej*, no
</line>
<line>
âmbit* da sala de au*a, uma feroz crí*ic* aos *quívocos d* at* a*tôma*o de e
</line>
</par><par>
<line>
avaliação e mérito.
</line>
<line>
É imp*rt*nte *eafi*m*r que os *rocessos de *valiação *eguem su*s *róprias re**as
</line>
</par><par>
<line>
usando o pri*cípio da
</line>
<line>
necessida*e
</line>
<line>
que cada t*rma **vela, partindo do
</line>
<line>
pressup*sto
</line>
</par><par>
<line>
esta**lecido pe*o *ró*rio con*e*to e* questão, fazend* com que o professor possa lançar um
</line>
</par><par>
<line>
olh*r
</line>
<line>
ex*remamente sensível pa** *ada *eali*ade, seja ela soc*a*, se*a de cunho pessoal,
</line>
</par><par>
<line>
orgânica ou sistêmica, para *u* o aprendizado seja eficaz e, *uem sabe, até *ossa *upe*ar suas
</line>
<line>
metas.
</line>
</par><par>
<line>
A avaliação * um pro*esso *e invest*gação *a
</line>
<line>
aquisiçã* do
</line>
<line>
c**heci*ento,
</line>
<line>
ou *e*a,
</line>
</par><par>
<line>
a*o*ta par* resu*tado* que o educador almeja a**ançar, *o*o uma via de mã* dupla, in*estigo
</line>
</par><par>
<line>
os me*s métodos p*ra
</line>
<line>
saber se eles são realme*te capa*es d*
</line>
<line>
gerar re*ultad*s s*tisfatór*os.
</line>
</par><par>
<line>
Podemos afir*ar com propriedade qu* cada *ndivíd*o possui um univ*rso dentro de si, sendo
</line>
<line>
ass*m torna-** quas* imp*ssível que um úni** professor possa dar conta de ta*tos un*v*rsos
</line>
</par><par>
<line>
ao mesmo tempo. Para **nto, usando a f*rramenta
</line>
<line>
de avaliação corretamente, o
</line>
<line>
prof*ssional
</line>
</par><par>
<line>
po**rá aproximar-s* at* * seu
</line>
<line>
limite máxim* de competênci* p*ra *ra**lh*r de f*rma *ais
</line>
</par><par>
<line>
*ficien*e.
</line>
</par><par>
<line>
A av**iação é
</line>
<line>
um* m*di*ção também na
</line>
<line>
c*ns*ruç*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
currícul*s. Perrenoud (1999)
</line>
</par><par>
<line>
direcio*a e ressigni*ica o p*opósito da a*a*iação, m*strando o real sen*i*o de avaliar o aluno
</line>
</par><par>
<line>
n* â*bito
</line>
<line>
es*olar,
</line>
<line>
que s*ria o suce*so na **nst*uç*o e a*r**riação dos conhec*mentos
</line>
</par><par>
<line>
previamen*e estabeleci*os e ext*apolar de a**rdo
</line>
<line>
com o que o aluno já poss*i
</line>
<line>
de
</line>
<line>
s*as
</line>
</par><par>
</page><line>
vi*ência* coti*ianas, rompendo tot*l*ente com os pr**eiros mode*os *e avaliação a*lic*d*s.
</line>
<line>
Re*. *SA, Ter*sina PI, v. 20, n. 4, art. 8, p. 146-158, abr. 20*3 www4.fsanet.*om.br/r*v*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Cavalcanti, *. R. Fl**ên*io
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Avaliação e inclusão
</line>
</par><par>
<line>
A B*se Nacional Comu* Curricular (BNC*), *prova*a em dezembr* de *017, um
</line>
</par><par>
<line>
documen*o ori*inado p*ra nortear os
</line>
<line>
doc*nt*s durante
</line>
<line>
o pro*esso ** apr*ndizage* nas
</line>
</par><par>
<line>
escol*s do p**s, ch*ga com o intuito *e agregar conh**imento igu*litário para
</line>
<line>
t odos ,
</line>
</par><par>
<line>
contempla*do sua* ár*as de *onhecimen*o, pr*porcionand* ao aluno uma *prendizagem
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficativ* para s*a f**xa
</line>
<line>
etária. A BNCC e*tá **gani*ada
</line>
<line>
nas quatro **eas clássica*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento (Ling*agens, *iências *a Natureza, C*ências Hu*anas Mate*ática) e e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
im*orta*te *essa*tar que *rga**zaç*o *ro*osta não é *adr*o obrigatóri* para ser seguindo, a
</line>
<line>
mas destaca a importâ*cia d* um processo autoavaliativo a *stu***tes e docente*. Por isso, as
</line>
<line>
formas de avaliação realizadas pelas secretari*s de educaçã* dos e*tado* e *un*cípios terão
</line>
<line>
c*mo base a BN*C.
</line>
</par><par>
<line>
Ser a**liado * motiv*
</line>
<line>
de ap*eensão, tanto para criança* quan*o para ad**escentes
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
adultos. E*te pr*cesso deve *er*ir, unicamente, para mo*trar aquilo q*e pr*cisa *er melhorado
</line>
<line>
e, a pa*t*r daí, ajustar a rotina *ara p*tencializa* o aprendizad*. *ste momento não deve servi*
</line>
<line>
*omo *unição, uma *ez q*e ele imp*cta signif*cativamente n* a*toesti*a e *utoimagem dos
</line>
</par><par>
<line>
*stu*an*e*, pr*judicando
</line>
<line>
* absorção *e c*nhe*iment* e
</line>
<line>
o *e*envolvimento de
</line>
</par><par>
<line>
habilidades. Sendo
</line>
<line>
n*ce**ári*
</line>
<line>
p*omover
</line>
<line>
um
</line>
<line>
espaço
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
confian*a
</line>
<line>
por
</line>
<line>
me*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos afetivos, empáticos e co*struindo vínculos *ositivos.
</line>
<line>
A avalia*ão é substa*c*alm*n*e reflexão, capa**dad* ún*ca e *xclusiva do s*r
</line>
<line>
hu*ano, de p**sar sob** o* seus atos, de analisá-los, julgá-los, interagindo com o
</line>
<line>
m**do e com os o*tros *eres, in*luindo e sofre*do influê*ci*s pe** seu pens*r e agir.
</line>
<line>
N** há tomada de consciência que *ão influencie a aç*o. Uma avaliação refl*xiv*
</line>
<line>
a*xilia a t*ansformação da realidade ava**a*a (HOFF*ANN, 2**9, p. 10).
</line>
<line>
Algu*as re*lidades sugere* **gu*s camin*os *ue pod*mos percorrer *ara d* *ato
</line>
</par><par>
<line>
incl*irmos o educan*o e r**sig*i*ica*mos as formas
</line>
<line>
de avaliação como um *odo, *as
</line>
</par><par>
<line>
*nt*nsamen** n* *d*cação inclusiva (*LVES, 2012). A inclu*ã* **p*n*e muito *a atuaç*o
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
professores, n* sua vivência
</line>
<line>
*e s*la
</line>
<line>
de aula, metodologia e dinâmic* de ensino
</line>
</par><par>
<line>
aprendiza*em utilizada.
</line>
<line>
A q*a*if*cação, atravé* de especializaçã* e da formaçã* conti*uada em se**iço, é um
</line>
</par><par>
<line>
conjun*o
</line>
<line>
*entr* out*os aparato* *u* se faz neces*ário para u* olh*r *ai* apurado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**eparad*, para inc*ui* esses alunos *ue vêm da* mai* div*rsas rea*idades com seus traumas e
</line>
</par><par>
<line>
*imitações *rovenientes *e s*as hist*rias de
</line>
<line>
vida. As *ormas *e aval*aç*es *ue hoj* são
</line>
</par><par>
</page><line>
usad** como SAE*E e INEP não s*o adequadas para os dive*so* alunos q*e cheg*m o tem*o
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na, v. *0, n. 4, art. 8, p. 1*6-15*, abr. 2*2* www*.f**ne*.com.b*/r**ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliaçã* *as *éries Iniciais do En*i*o Fundam**tal: Al*uns Ap**tamentos
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
todo às *edes públi*as e privad*s de
</line>
<line>
ensino com n*ces**dades físicas, psíquicas, afetivas,
</line>
</par><par>
<line>
s*ci**s e intelectuai* todos *s anos, to*nando-se urg*nte a reflexão de que a esc**a *em uma
</line>
<line>
fun*ão social de p*eparar indiví*uos pa*a a vida, e o professor *ue está *e*sas *scolas tem o
</line>
<line>
direito e a n*ces*idad* de receb*r cur*os d* qual*ficação e especi*lizações.
</line>
<line>
Ao se *ensa* a inclusão na *s*ola, *egundo Florê*ci*, Santos e Paixão (*019), é
</line>
</par><par>
<line>
i**r**cindível pensar na*uilo que a
</line>
<line>
criança *raz
</line>
<line>
d* suas
</line>
<line>
*ivências, como o
</line>
<line>
conhec*ment*
</line>
</par><par>
<line>
empírico ou científic*,
</line>
<line>
através do seu
</line>
<line>
co*v*vio com a so*ied*de, fam*lia * context* atual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
as*im poder dialogar *om aquilo que se pretend* ensi*ar ao aluno, ainda *ais tratando-se de
</line>
<line>
co*promissos m*i* especí*icos *o proces*o de en*ino-aprendiz*gem.
</line>
<line>
Ape*ar de a Ed*cação/Escola Incl*siva *er uma *ealidade cada ve* mais comum no
</line>
<line>
c**idiano da vida esc*lar, é válido citar que r*pens*r as *ráticas educativas adotadas no dia a
</line>
<line>
dia escolar são conceitos in*eirame*te compr*e*didos pela comunidade i*cl*siva. Se*undo os
</line>
<line>
*utore*, é *reciso **r importânci* às estrat*g*as de aco*himento/inclu*ão, sem perder de vista
</line>
<line>
a* *es*on*abilidades e p**ticipação que *ada env*lvi*o possu* nesse processo de constr*ção *
</line>
</par><par>
<line>
adap*a*ão do* s*je*tos com necessi*ades especiais de aprend**ag*m e tais
</line>
<line>
as*ectos *ão
</line>
</par><par>
<line>
e*sencialmente *arcad*s pelas *uda*ças n*s práticas p*da*ógicas (GL*T; B*ANCO, 201*).
</line>
<line>
Entende-*e que n*o se *ode olhar pa*a as *rian*a* e jovens, através de testes e exa*es,
</line>
<line>
mas é preciso envol*ê-la* e avaliá-las em *odo o processo de construç*o d* seu saber, numa
</line>
<line>
dinâmi*a de cooperação com *s seus pares. Não se *r*ta de enxerga* o i*divíduo,
</line>
</par><par>
<line>
isol*da*ente, contudo
</line>
<line>
*a*a o *rup* e* *ue *e impla*ta, nu* modo mobilizador
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cooperati*o, n*ma perspe*ti*a de diferenciação ***a**gica *n*lusiva (*AN*HES;
</line>
<line>
TH*ODOR*, 2006), ou seja, d**er*nc**r t*refas dentro *o gru*o e *ão ind*víduos.
</line>
<line>
Embasados po* Weisz (200*), asseguramos q*e é importante pen*ar em out*as
</line>
</par><par>
<line>
f*rma*/maneiras de agir nas articulações e di*logando
</line>
<line>
com os conceitos teóric*s sob*e
</line>
</par><par>
<line>
*ducação Inc*usiva e *scola *nclu*iva, envolv**do toda a equipe escol*r: diretores,
</line>
<line>
pr*fessore*, encarregados de ed*cação, funcionários, comunid*de e alun*s; *o*os serão
</line>
<line>
gr*nde* alia*os na conduç*o e organi*a*ão para um bom func*onamento da i*stitu*ção numa
</line>
</par><par>
<line>
perspe*tiva d* ac*l*im*nto **l**ivo, garantindo *esmo o
</line>
<line>
direito a *odos nã* deixand* e
</line>
</par><par>
<line>
**paço
</line>
<line>
para o sentimento de *xclusão (FLORÊNCIO; SANT*S; PAIX*O, 2*19). Assim,
</line>
</par><par>
<line>
nessa prática, constrói-se também o elemento aval*a*ivo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sin* PI, v. 20, *. 4, *rt. *, p. 146-15*, abr. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Cavalcant*, R. R. Fl*rên*io
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇ*ES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A avaliaç*o *az parte do cotidiano de tod*s os seres hu*anos, em a*g** momen*o de
</line>
</par><par>
<line>
s*a vida, em sua jornad* esco**r, no mund* **
</line>
<line>
trabalho
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a*é da* relações in*erpessoais.
</line>
</par><par>
<line>
Luckes* (2011), quando se refere ao p*ocesso de avaliaçã*, r*ssalta a importância da b*sca
</line>
<line>
das teorias * a viv*nci* para de*envolver a prát*ca. Isambert-Jamati (1971) se**e*c*a*a que o
</line>
<line>
aluno *ue fr***ssou * aquele q*e não ad*uiriu *o pra*o pre*i*to o* nov*s conhecimentos e as
</line>
</par><par>
<line>
novas competê**ias que instituição, a
</line>
<line>
con**rme o programa previsto,
</line>
<line>
impõe. O que há no
</line>
</par><par>
<line>
contexto educacio*a*
</line>
<line>
ain*a é uma visão quantitativa da a*aliação.
</line>
<line>
Os a*unos *ão
</line>
</par><par>
<line>
con*id**ados co*o tendo a*can*ado *xito ou fra*as*o na escola
</line>
<line>
por**e "são avaliados *m
</line>
</par><par>
<line>
função
</line>
<line>
de
</line>
<line>
exigências manifest*das pelos *rofessores ou outros a*alia*o***, que seguem
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
progr*mas e out*as diret*izes dete*mi*adas pel* sist*ma educativo" (PE*RENOUD, 1999, p.
</line>
<line>
23).
</line>
</par><par>
<line>
No entan*o, para *e compr*en*er *elhor *s tip*s, funç*es e métodos de av*liação,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
de *u*damental importân**a entender os fundamentos
</line>
<line>
da avaliaç** em s*, seus princ*pi**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
instrument*s. Ainda **o existe consenso em relaç*o * *tual aval*ação, uma v*z que há vár*a*
</line>
</par><par>
<line>
discussões em relação a esse assunto. M*itas
</line>
<line>
dúvidas ainda são su*cita*as, inclu***o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
su*jetividade tanto do avaliad*r quan*o do avaliado. É possível que o avalia*or não consiga
</line>
</par><par>
<line>
levar e* conside**ção todos os aspecto* sociais, ec*nô*icos interpessoais, que possam e
</line>
</par><par>
<line>
inter*e**r na cons*rução d* c**hec*mento sign*fica*ivo. A discussão de que o
</line>
<line>
meio s*cial,
</line>
</par><par>
<line>
fam*li*, *on*ições *ocioeconômicas e culturais *odem ser
</line>
<line>
pr**ud*ciais ao *rocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndiza*em *á está sup*r*da. É fato. C*b* a* avaliador *uscar compreender ess** div*rsos
</line>
</par><par>
<line>
aspectos em relaçã* ao *esenvolvi**n*o co**i*ivo d*s ed*cando*. P*ra além
</line>
<line>
di s s o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
importa*te ter a con*ciê*c*a de que es*e des*nvolviment* cognitiv* e o próprio p*oc*sso de
</line>
<line>
aprendizagem e de soc*alizaçã* *contecem em te*p*s diferentes para os di*ersos es**dantes,
</line>
<line>
com a mes*a faixa etária e na mesma sala de aul*.
</line>
</par><par>
<line>
A avaliaç*o esco**r é um mei* e não um *im em *i **sma; esta delimit*da po*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*ete*minada teor*a * p*r uma determinada
</line>
<line>
p*ática **d*gógica. Ela não ocorre no vazio
</line>
</par><par>
<line>
conceitual, mas "está d*mensionad* por *m modelo teóric* d* soc**da*e, *e home*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação e, consequente*ente, de ensino e de aprendizage*, expre*so na teor*a * *a *rá*i*a
</line>
<line>
*edagógica" (CALDEIRA, 200*, *. 122).
</line>
<line>
*o atri*uir dife*entes mane*ras de a*aliar, *btém-se vários *nstrumentos de investig*r
</line>
<line>
o proce*so de e*sino-aprendizage*, por isso é pre*iso in*v*r, de ma*eir* **gnificativa e *ão
</line>
</par><par>
<line>
apenas in*trumental, *etodologias
</line>
<line>
que sej*m capaze* de
</line>
<line>
dimen*ionar a capacidad* de cada
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. *, art. 8, p. 146-158, *br. 20*3
</line>
<line>
www4.fsa*et.*om.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliação nas Séries *niciai* do Ensino F*ndament*l: Alguns Apo*tamentos
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
um de maneira mais equâ*ime. Como mediad*r, cab* ao profess*r apresentar * criar *aços
</line>
<line>
*ntre os con**cimen*os científ*cos e os c*lt**ais, ent*e os sabe*es pré-exi*tentes e aos teó**co-
</line>
<line>
metodológicos de**inados ao aprendente, entre o sen*o com*m e o sen*o cientí*ico, em u*a
</line>
<line>
s**estes*a de saberes e *n*er*ss** contextuais.
</line>
<line>
REFERÊN*IA*
</line>
</par><par>
<line>
ALVES, F. I*clusão: m*itos olha*es, vários *aminhos e um grande desafio. 5. ed. Rio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
jane*ro: Wak, 20**.
</line>
</par><par>
<line>
BLOOM, B. S. et al. Manu*l d* avaliação *ormativ* e somat*va do *prendizado esc*lar.
</line>
<line>
**o Pau*o: Li*ra*ia Pi**eira Editora, 1983.
</line>
<line>
CAL**IRA. Ressignificando a *valiação *scol**. In: Av*liação * *roc*sso de ensino
</line>
</par><par>
<line>
aprendizage*. *resença Pedagóg*ca. C*mis*ão
</line>
<line>
P*rmanente de Avaliação Institucion*l:
</line>
</par><par>
<line>
UFMG-PAIU*. *elo Horizon*e: PROG**D/U*MG, ***0. p. 122-129 (C*der*os de
</line>
<line>
Avaliação, 3).
</line>
<line>
DI*S *OBRINHO, José. Avalia**o In*titu**onal: t*oria e e*p*riências. São Paulo: Cortez,
</line>
<line>
1**5
</line>
<line>
FL*RÊNCIO, Roberto Remígio; SANTOS, Car**s A*be*to Bat*sta; P*I*ÃO, **rtins
</line>
</par><par>
<line>
Dan*as. *efl*xões s*br*
</line>
<line>
a educaçã* i*clusi*a no s*stema público. **vista Cam*ne
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
caminho* da educaçã*. Vol.11, Número *, 2019 Fr*nca, SP, Brasil - e*SS* 217*-4217 -
</line>
<line>
GLAT, Rosana; BLANC*, Leila de Mac**o Varela. Educa*** especial no contex*o de uma
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação inclus**a. In: GLAT, R*s*n*.
</line>
<line>
(o*g.). Educa*ã* inclus*v*: cultu*a
</line>
<line>
e co*idiano
</line>
</par><par>
<line>
escolar. Ri* de J**eiro: 7 *etras, 2011. p. 1*-35.
</line>
</par><par>
<line>
HOFFMANN, J. Avaliar para pro*over: as setas
</line>
<line>
do
</line>
<line>
caminho. *or*o Alegre: Mediação,
</line>
</par><par>
<line>
20*9.
</line>
</par><par>
<line>
ISAMBE**-JAMA** (1971). Classes *ociales
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
éch*c scola*re, L\Ecole et l* Nat*on,
</line>
<line>
n
</line>
</par><par>
<line>
2**, p* 19-27
</line>
</par><par>
<line>
LEI*E, L. H. *. CARV*LHO, L. D. PIMENTE*, A. P. F. Curso de aperfeiçoament* em
</line>
<line>
d*cênc*a em Esc*la de Tempo Inte*ral. Belo H*rizon*e: UFMG, 2010. *4p.
</line>
<line>
LUCKESI. *. *. Av*l*ação *a aprendi*a*em: c*mpon*ntes do a*o *edagó*ico. *ão Paulo:
</line>
<line>
Cortez, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
PE*RENOUD, P. *valiação: da excelê*cia
</line>
<line>
à regu*a*ão das
</line>
<line>
aprendiza**ns- e*tre
</line>
<line>
*uas
</line>
</par><par>
<line>
logica*. Por*o Aleg*e: Artmed,1999.
</line>
</par><par>
<line>
SAN*HES, Isabel; THEODORO, António. Da *ntegração inclus*o escolar: cruzando à
</line>
<line>
perspectivas e conceitos. Re*ista *usófon* de Educação, L*sb*a, n. 8, p. 63-83, 2006.
</line>
</par><par>
<line>
SILV* FILHO, *osé Amadeu. Avaliação e**caci*nal: sua importâ*cia no process*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aprend*zagem do aluno. Cam*ina *rande, REALIZE Edi*ora, 201*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 4, art. 8, p. 146-*58, abr. 2023 ww**.*sanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A. L. Cava*canti, R. R. Florêncio
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
**RIVEN, M. *he Met**dology o* Evaluati*n. In: T**ER, R.; *AGNE, R.; SCR*VE*,
</line>
<line>
*. Perspectives of Curr*culu* Evaluation. Washingt*n, D.C: Amer*can Edu*ati*nal Research
</line>
<line>
Associ**io*, 1967.
</line>
<line>
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. São *aulo: Ática, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este *rtigo, conf*rme ABNT:
</line>
<line>
CAVALC*NTI, *. L; F*ORÊNCIO, R. R. A*aliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundame*tal:
</line>
<line>
Alguns Apontamentos. Rev. FSA, Te**sina, v. 20, n. 4, art. *, *. 146-**8, a*r. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribuição dos A*to*es
</line>
<line>
A. L. **va*canti
</line>
<line>
R. R. Fl*rêncio
</line>
</par><par>
<line>
1) **ncep*ão e *l*n*jam*nt*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*li*e * inter*retação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o rascunho o* na revi*ão crítica d* conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovaçã* da *ersão final do *anu*cri*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 4, art. *, p. 146-15*, abr. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)