<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 5, art. 5, p. 101-119, m*i. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.5.5
</line>
</par><par>
<line>
Ed*cação para a Sustentabilidade n* A*ministra*ão: *ma Rev**ão Sistemátic*
</line>
<line>
*ducation fo* Sustainabi*ity i* M*nagement: * Systematic R**iew
</line>
</par><par>
<line>
J*ão Clécio *e So*sa Hol*n*a
</line>
<line>
Mestr*do em Administração *el* Universidade F***ral Rural *o Semi-Árido (UFE*SA)
</line>
<line>
Bachar*l em Adminis*ração pela Unive*si*ade do Estado do *io Grande *o N*rte
</line>
<line>
joao**ecioh@g*ai*.com
</line>
<line>
Dário Po*i**rpo dos S*ntos Moreira
</line>
<line>
Gra*u*ção em Adm*nistração p*la Universidade F*der*l Rural do Sem*-Ári*o (U*ERSA)
</line>
<line>
*ariopoli*ar*o*@gmail.com
</line>
<line>
*íli*n Caporlíngua *iesta Cabral
</line>
<line>
Doutora em Admini*tração pela Uni*e*s*d*de *eder*l do **o Grande do Sul (UF*G*)
</line>
<line>
Univ*rsidade Fe*eral Rur** d* Semi-Árido (UFERSA)
</line>
<line>
ligie*ta@gma*l.*om
</line>
<line>
Agosti**a *afa*da Barra *e Oliveira
</line>
<line>
**utora em *sicolo*ia Social * Antr*pologia d*s organi*ações *ela Unive**idad de Sa*amanca
</line>
<line>
Univer*ida*e *ederal Rural do Semi-*r*do (UFER*A)
</line>
<line>
agost**hamaf*lda@ufersa.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Jo** Clécio de Sousa Holanda
</line>
</par><par>
<line>
A*. Francis*o Mota, 572, Bairro Pres. Cos*a e Sil*a,
</line>
<line>
*ditor-Che*e: Dr. Tonny *erl*y *e Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Mossoró/*N, 59625-900, Brasil.
</line>
<line>
Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*:
</line>
<line>
D*rio Po*icarpo dos Santos Mo*eira
</line>
</par><par>
<line>
Av. Fra*ci**o Mota, 5*2, Bair*o Pres. *o*ta e S*lva,
</line>
<line>
Artigo recebi*o em *2/03/2023.
</line>
<line>
Última
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
Mossoró/RN, *9**5-9*0, Brasil.
</line>
<line>
r*cebida em 16/*3/20*3. Aprovado e* 17/03/2023.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Lílian Caporlíngua G*es*a C*bral
</line>
</par><par>
<line>
Av. Francisco Mota, 572, CC*AH - Sal* 23, B*irro Pres.
</line>
<line>
Avaliado pelo si*tema Tripl* Rev*ew: Desk Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Costa e Silva, Mossoró/RN, 5*625-900, Br**il.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Double *l**d R*view
</line>
</par><par>
<line>
End**eço:
</line>
<line>
*go*t**ha Mafald* Barra *e Olivei*a
</line>
<line>
(avaliação *e*a por do*s avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Av. F*a*c*sco Mota, 572, *CSAH - Sala 23, Bai*r* *r*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
**sta e Silva, Mo*soró/RN, 59625-900, B*as*l.
</line>
<line>
Rev*são: Gram*tical, Nor*ativa e *e
</line>
<line>
Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. Holanda, D. P. S. Moreira, L. *. *. Cabral, A. M. B. Oliv*ira
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Mediante o* i*úmeros p*oblemas q*e * s*ciedade enfrenta em decorrên*ia da deg*a*ação do
</line>
</par><par>
<line>
meio ambient* e a esca*s*z
</line>
<line>
de recursos naturais oc*sio*ados pelo
</line>
<line>
a*me*to de
</line>
<line>
padrõ*s de
</line>
</par><par>
<line>
produç*o e cons*m*, is**
</line>
<line>
tem *e*p**tado na *oci*d**e o p*nsa*e*to co*scie*te diante
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
e**rgênci*
</line>
<line>
plane*ária. Co* *s*o, envolver * sociedade em prol da cons*iência
</line>
<line>
ambiental
</line>
</par><par>
<line>
torna-se um desaf*o para avançar na compreens*o dos problemas ambientais, sendo *ecess*ria
</line>
</par><par>
<line>
a disseminação de *onhecime*tos * infor*a*ões,
</line>
<line>
o *ncentivo a práticas am**ent*lmente
</line>
</par><par>
<line>
cor*etas e estudo* que oportunizem a sustentabilidade. N**se contexto, o pres*nte artigo teve
</line>
</par><par>
<line>
como *bjeti*o apresentar o pan*rama dos
</line>
<line>
estudos qualitativo* sobre a *duc*ção para
</line>
</par><par>
<line>
sustentabili*ade na A*ministraç*o por meio d* uma r*visã* siste*ática da literatura.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
m*todologia é qualit*ti*a, de natureza *xploratória e do tip* descritiva. * busca pelos ar*igos
</line>
<line>
foi reali*ada na base Web of Sc**nce, da qual fo*am obtidas 36 *roduções, sendo consi*e*ados
</line>
</par><par>
<line>
p*r* a revisão dez artigos. *ara
</line>
<line>
este e*tudo, a revisão sis*emá*i** seguiu os proto*olos
</line>
</par><par>
<line>
d*lineados *or
</line>
<line>
Samp*io
</line>
<line>
e Mancini (2007) e Tran*ie*d *t al., (*003) e, post*riormente,
</line>
</par><par>
<line>
reali*ou-*e uma *nálise de co*te*do ca*egorial. *om* resultado, cons**tou-se
</line>
<line>
qu* * EpS
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Adminis*r*ção tem sid* pes*ui**da na literatura * q*e, apesar
</line>
<line>
do quantitativo *aixo de
</line>
</par><par>
<line>
prod*ções, foi poss*vel visu*lizar vári*s t*mas *trela*os à temática * que se *presenta como
</line>
</par><par>
<line>
uma t*ndên*ia *nte*essante. É im*ortant* ress*l*ar
</line>
<line>
que a impl*m*nt*ç*o de a*ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sus*entabili*ade ref*ete uma ta*efa complexa e desafia*ora, que ape*as parec* viável com
</line>
<line>
disciplina, **idado e enga*amento d* todas as partes interessadas.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Ed*cação * *us*entabilidade. *nsino s***rior. E*colas de *egócios.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*iven *h* countl*s* pr*ble*s tha* s*ciety faces due to the degradati*n of the enviro**ent and
</line>
</par><par>
<line>
the scarc*ty of natura* res*urces
</line>
<line>
**u*ed by
</line>
<line>
the in*rease in p*oduction and co*su*ption
</line>
</par><par>
<line>
patterns,
</line>
<line>
this has aw*ken*d in soc*ety a consci*us thought **out the *lanetar* emerg*ncy.
</line>
</par><par>
<line>
Thus, involving society in f*vor of **vironmenta* aware*e** *e*o*es a c*a*lenge *o advance
</line>
<line>
th* und*rs**nding of en*ironmental problems, being nec*ss*ry *he dissemination of
</line>
</par><par>
<line>
knowled*e
</line>
<line>
and inform*tion, the encourageme*t *f e*vir*nmentally *or*ect
</line>
<line>
*r**tices
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
stud*e* that provide opport*nities for sustaina*il*t*. In this *ont*xt, the pre**nt *r*icle aimed
</line>
</par><par>
<line>
*o *resent the
</line>
<line>
panora*a of *****tative
</line>
<line>
*tudies on Education fo* Sustainability in
</line>
</par><par>
<line>
Administration by **ans of a sys**m*tic lit*rature
</line>
<line>
r*vi*w. Th* m**hodol*g* is
</line>
<line>
qual**ative,
</line>
</par><par>
<line>
expl*ratory, and descripti*e in nature. **e s*a*ch f*r the articles was *arried ou* in th* Web
</line>
</par><par>
<line>
of
</line>
<line>
Scien** database, wh*ch obtained *6 producti*ns,
</line>
<line>
t*n a*t*cl*s being conside**d *or the
</line>
</par><par>
<line>
review. F*r **is stud*, the s*ste*atic re*iew f**l*wed the pro**cols o**lined by Sampaio and
</line>
</par><par>
<line>
*ancini (*00*) and Tranf*eld et al., (2003)
</line>
<line>
an* later,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
cat*gorical con*e*t a*aly*is was
</line>
</par><par>
<line>
pe*form*d. As a result, i* *a* *ound th*t the HPS in Admini*trati*n ha* been resea*ched i* t*e
</line>
<line>
l**erat*re and that despite th* low *uantity of pro*u*tio*s, it w** possible t* visua**ze se**ral
</line>
<line>
them*s *el*t*d to the theme and tha* it presents itse** a* an in*er*sti*g t*end. It is imp*rt*nt *o
</line>
</par><par>
<line>
emph*siz* **at the im*lementati*n
</line>
<line>
of *ustainability actions reflects a complex and
</line>
</par><par>
<line>
*hall*nging task, which only seems f*asible with discipli*e, care, and engagement *f all
</line>
<line>
sta*eholders.
</line>
<line>
Keyword*: Ed**ation a*d *ustai*abilit*. Higher E*uc*t*o*. Busi*ess Scho*ls.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Te*esina, v. 20, n. 5, art. 5, *. 101-119, mai. 202*
</line>
<line>
www4.**anet.**m.*r/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Edu*a*ão para * Sustentabilida*e n* Adm*ni*traç*o: U*a Revisão Sistemática
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇ**
</line>
</par><par>
<line>
A* discussões sob*e * sustenta**lidade no planet* vêm ocorren*o de maneira
</line>
<line>
ace**uada e t*m a*q*irid* relevâ*ci* e* difere*tes contextos e ár*as de co**ecimen**. Com
</line>
<line>
i*so, envolve* a *ociedad* em prol da c*nsciênci* am*iental to*na-se um d*safi* p*r* avançar
</line>
<line>
*a compreen*ão do* problemas ambientais, sendo n*cessário di*se*ina*ão d* conhecim*ntos
</line>
</par><par>
<line>
e *nfor*ações, o incentivo a
</line>
<line>
práticas ambie*t*lmente corre*as e estudos que
</line>
<line>
o*ortun**em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*stentabilidad*. Val* salie**ar que a preocupaç*o am*iental **tá cada vez m*is present* no
</line>
</par><par>
<line>
mundo acadê*i*o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
organiza*ion*l * *em ganha*o
</line>
<line>
espaço para deba*es entre go*erno*,
</line>
</par><par>
<line>
or*ani*ações e socie*ade.
</line>
<line>
**gun*o Sterling (2011), * Educaç*o par* a sust*n**bilidade (EpS) tem o foco na
</line>
</par><par>
<line>
formação de indiv*duos com c*nhecime*tos, h*bilidade* e
</line>
<line>
*omp*eensão
</line>
<line>
ne*essári*
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
tom** dec*sões com bas* em su*s i**licaç*e* sociais, e*on*micas e ambientais.
</line>
<line>
As perspectivas de EpS cor**b*ram com a c*n*eitu*ção da Organização *as Nações
</line>
<line>
Uni*as pa*a * Edu**ç*o, a Ciência e a Cu**ur* - UNESCO (20**, p.*7) q*e *etermin* com*
</line>
</par><par>
<line>
"[...] e*uca*ão
</line>
<line>
ho*ística e *ransf*rmacional que direci*na
</line>
<line>
conteúdos e *esultad*s de
</line>
</par><par>
<line>
aprendiz*gem, pedag*gia e amb*ente de **rendizagem".
</line>
</par><par>
<line>
Dia*te d*s Objetivo* de Desenvolvime*to Sustentá*el (ODS), **e se refere
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perspectivas estabelecidas pelas Nações **idas
</line>
<line>
*ara *tin*ir a Agenda 2030, por meio de
</line>
</par><par>
<line>
so*uções *ue promovam o desenvolvimento sust*ntá*el, *ota-*e qu* a Educaç*o para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Sustenta**lida** *stá con*ida no ODS 4, vi**nd* assegurar u* ensino de qu*lidade, inclusi*o
</line>
<line>
e equitativo, p*omovendo o*ortu*idades de apre*dizagem a* lon*o da vida e pa*a todos
</line>
<line>
(NAÇ*ES UNIDAS, 2021).
</line>
<line>
N* ODS de nú*ero * - Educação de qualida*e tem co*o u** de *uas met*s g*rantir
</line>
</par><par>
<line>
que t o*os o*
</line>
<line>
alunos
</line>
<line>
adquiram co**ecimentos e habilid*de* necessários para
</line>
<line>
promo*er
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvi*en*o sustentável, *nt*e outros, por meio
</line>
<line>
da educação
</line>
<line>
par* o dese*vol*i*ento
</line>
</par><par>
<line>
**stent*v*l. C*m isso, visa p**mover estilos de vida *us*entáveis e
</line>
<line>
contribui* p*ra
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
cultura de dese**o*v*mento sus**ntáve* (NAÇÕES UNIDAS, *02*).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *eal Filho, M*nola* e Pace (2015), as Instituições de Ensino Superior (IES)
</line>
<line>
dese*pe*ham p*pel fu*d*mental p*r s*rem transformado*as de pe**amento e opinião. *e*do
</line>
</par><par>
<line>
ass*m, pode potenc*alizar a
</line>
<line>
di*usão d* pensame*to sustentável. De *cor*o
</line>
<line>
*om *artch
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Riec*m*nn (2012), a *pS
</line>
<line>
no ensino superior *epresenta um
</line>
<line>
desafio
</line>
<line>
pa*a
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
sis*em*s
</line>
</par><par>
</page><line>
acadêmic*s, uma vez q*e mui*as Universidades rea*iza* atividades para a s*a i*plementa*ão
</line>
<line>
* vários estudos apontam ba*reira* para a inserção da sustentabilida*e nos currícul*s.
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 5, *rt. 5, p. 101-1*9, m*i. 2023 www4.fsa*et.co*.*r/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. Holanda, D. P. S. Morei*a, L. C. G. Cabral, A. M. B. *liveira
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
A responsabilidad* da* IES que o*ertam o curso de Administração d*sempen*a um
</line>
<line>
*apel fu**ame*tal no pr*c*sso de c*ns*ruç*o de organi*ações a*b*en*alm*nte responsávei*.
</line>
<line>
Com isso, o ensin* da sustentabilidade no cu*s* de A*minist*açã* gara*te benef*cios, no
</line>
<line>
s*n*ido de permitir formar gestores *on*c*ent*s que farão adeq*ações no meio *rg*n*za*ion*l
</line>
<line>
e, d**se *odo, a soci*dad* e o meio ambiente da* organizações também sã* *mpactado* pelas
</line>
<line>
mudança* pro***adas pel*s a*ministradores (LAC*RDA; et a*., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do
</line>
<line>
c*m Cr*sw*ll (2018), *
</line>
<line>
pesq*isa
</line>
<line>
qualitativa c*mpreende um meio par*
</line>
</par><par>
<line>
explor*r e ent*nder o significado da*o a um
</line>
<line>
problema social ou huma*o pelos in*ivíduos,
</line>
</par><par>
<line>
utilizan*o da coleta de *ado*,
</line>
<line>
aná*ise *e textos ou **agens e da ativ* interpretação do
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sador. Para **lva (*008, p. 30), "n* pesquisa q*al*tativa * conhec*mento é produzido de
</line>
<line>
*orma dinâmica, n*ma rel*ç** mú*ua e*tre i**estigador e inve*tig**o". O intuito de utilizar a
</line>
<line>
abordagem qu*litativa é preench*r as lacunas *bservadas *a pesquisa qu*n*itativa.
</line>
<line>
A*sim, o **esent* a*tigo b*sca investigar o seguin*e *r****ma de *esquisa: Qual o
</line>
</par><par>
<line>
pano*ama na l*te*atura acadêmica so*re os *s*udos qualitativos na Edu*aç*o para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
S*st**tab*lidade no campo da Admin*stra*ã*?
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo geral dest* estud* foi a*resentar o p*n*ra** dos e*tud*s qualitativos sobre
</line>
</par><par>
<line>
a Educação para s*sten*abilidade na *dmini*tração por mei*
</line>
<line>
*e u*a revisão sist*mática da
</line>
</par><par>
<line>
liter*tura.
</line>
</par><par>
<line>
2 PROCEDIMENTOS METOD*LÓGI**S
</line>
</par><par>
<line>
A presente pesquisa pode se* c*rac*eriza*a como qualitativa, de na*ureza exp*oratória
</line>
<line>
e do tipo d**critiva (PR*DANOV e FREITAS, 2013).
</line>
<line>
Quanto ao proced*mento, esta pesquisa consi*tiu em uma Revisão Siste*ática de
</line>
<line>
Literatura (RS*). De aco*do com Tranfi*l* e* **. (200*), nes*e tipo de *studo deve-se adotar
</line>
<line>
um processo científico e rig*ro*o de busca e avaliação d* li*eratura de uma maneira que o
</line>
</par><par>
<line>
p**cesso d* ***c* possa *e* fac*lmente enten**do e repli*ado. Par* este
</line>
<line>
es*ud*, a revisão
</line>
</par><par>
<line>
sist*mática seguiu os protoc*los de*in*ados por Sampaio * Mancini (*0*7) e Tra*field et al.,
</line>
<line>
(2003).
</line>
<line>
*oi realizada uma busca de artigos pub*icad*s na b*se de d*dos *eb of Scienc* (WoS),
</line>
</par><par>
<line>
aces*ad* por meio do portal do *eriódico Capes, para faze* um
</line>
<line>
l**antamento t*óri*o das
</line>
</par><par>
</page><line>
*ub*i*a*ões *o*re o tema. Assi*, utilizou-se d* *eguin*e st**ng de busca: "E*ucation f*r
</line>
<line>
Sustainabili*y" AND "Hi*her Ed*cation" AND "Business", pesqui*a** em todos o* campo*,
</line>
<line>
sem nenh*m tip* d* restrição ou limitação. Fora* lo***izadas 36 publicaçõ*s.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. *, art. 5, p. 10*-119, mai. *023 ww*4.**an*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*ucação para a *uste***bilida*e na Administração: *ma Revis*o Sistemática
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
A Fig*r* * mostra o desenho *o prot*c*lo de pesquisa, s*ndo apr*sentado o *asso a
</line>
<line>
passo da sel*ção de artigos para este est*do, assim como os critérios d* inclusão e excl*são e
</line>
<line>
o q*antita*ivo *e artigos apto* para * r*visão.
</line>
<line>
Fi*ura 1 - Desenho do proto*o*o de pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: Elaborado pelo* autores (2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na PI, v. 20, *. 5, a*t. 5, p. 101-119, mai. 2023
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. H*landa, *. P. S. M*reira, L. C. G. Cabral, A. M. B. Ol*v*ir*
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
Confo*me ap*esent*do na imagem acima, após a a*li*ação das est*a*égia* de busc* na
</line>
<line>
*ase *e dados, a próxima et*pa foi a análise do* artigos a part*r da leitura dos t*tulos, resumo e
</line>
<line>
*a*avras-chave de c*da um dos 36 a*tig*s, sendo sel*cion**as 32 publicações para a e*apa
</line>
<line>
seguin*e. Quan** aos c*itérios de exc*usão, levou-se e* consideração a duplicidade de ar*igos,
</line>
</par><par>
<line>
sendo loca*izadas quatro
</line>
<line>
publicações duplicadas. A
</line>
<line>
últi**
</line>
<line>
eta** foi a leitura
</line>
<line>
na íntegr*
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
*rtig*s remanescentes e, com segundo corte, foram
</line>
<line>
desconsideradas as publi*aç*e* que *ão
</line>
</par><par>
<line>
tinham como *e*a central * Edu*ação para a sustentabilidade e co*o objeto de investigação
</line>
</par><par>
<line>
as es*olas d*
</line>
<line>
n*g*cios - oito a*ti*os, publicações não *isponíveis **atuitam*n*e - quatro
</line>
</par><par>
<line>
ar*igos, **tudos que tinham abo*d*gem quantitativa ou mist* - dez *rtigos. Assim, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
quantitat*vo fi*al de ar*igos co*siderados na revisão sistemática foi de 10 publicações.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriorme*te, realizou-se uma
</line>
<line>
a*álise d* co*teúdo *a**go*ial. *egundo Bardin
</line>
</par><par>
<line>
(1977, p. 119), "a categor*zaçã* é uma opera*ão d* cl*s*ificação de
</line>
<line>
elementos const*tut*v*s
</line>
</par><par>
<line>
d* um co**un*o, por
</line>
<line>
diferen*iaçã* *, seguid*mente,
</line>
<line>
po* re*grupa*entos segundo o gênero
</line>
</par><par>
<line>
(*n**ogia) com os crité*ios *reviament* definidos".
</line>
<line>
Com isso, esse e*tu*o b*sca mostrar: (i) o panoram* da produç*o acadêmic* mundial
</line>
<line>
sobre o tema na adminis*raçã*, (ii) lev*nta* os principai* *rocedim*nto* metodológico*
</line>
<line>
utilizados na l*teratura, (iii) *itar os *ermos ma** recorren*es na literatura e (iv) *pres*nt*r
</line>
<line>
*omo a *em*tica tem sido estu*ada na l**erat*ra a par**r dos estudos qu*li*ati*os *ocal*zad*s,
</line>
<line>
de*tacando a* pri*cipais contri*uiç*es e lacunas de *es*uisa.
</line>
<line>
3 RESULTAD*S E DISCUS*ÃO
</line>
<line>
3.1 Panoram* d* produção cien*ífica
</line>
<line>
Com a finalid*de de a*alisar a evoluç*o dos estudos sobre o **ma, real*zou-s* *m
</line>
</par><par>
<line>
levantam*nto d*s an*s das p*blicações, *usc*ndo *dentificar possíve*s *end*nci**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cr*sc*men*o das pesqu*sas *a área. **m isso, *s resultado* indic*m que *i**a existem poucos
</line>
<line>
***udos *obre o ter** "Educação p*ra sustentabilida*e na Ad*in*s*ração", o *u** foi
</line>
<line>
pesqu*sado na ba*e de dados W*b Of Science, e, desde o ano de 20*1, apen*s 36 artig** foram
</line>
<line>
*ub*icados, conforme po*e ser *isto *a Figura 2.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 20, n. 5, art. *, p. 101-119, mai. 2023
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educa*ão par* a Sustent*bilidade na Adm*nistração: Uma R**isão Sistemát*ca
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
F**ura * - D*s**ibu*ção ***poral da produçã* científica mundial
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: Elaborado pelo* autores com b*se nos dad*s da pes*uisa (2021).
</line>
<line>
Co*forme mostra a figura 2, os *studos sobre * *emática ainda são inci*ientes,
</line>
<line>
presentes nos últ*mos **z anos e *om uma variância des*a evolução ao longo do te*po e ao
</line>
<line>
mesmo tem*o um* tendên*ia crescente, de*o**rando o inte*esse por essa temátic*, com
</line>
<line>
destaque para o último ano de 2020, que obteve o *a*or quantitativ* de publicaçõ**, c*m d*z
</line>
<line>
art**os.
</line>
<line>
No quesito periódi*os, *bteve-se um quantitativo d* 14 pe*iódicos, ten*o como
</line>
<line>
d*s*aque a revista International *ou*nal Of Sustai*ab*l*ty In High*r Education, c** oito
</line>
<line>
p**l*cações, que re*resentam 24% das publicaç*e*. Em s*guida, **arece a revista Journal Of
</line>
<line>
Clea*er P*oduct*on e a *evist* *u*tainability, com sete publicações cad*, j*ntas
</line>
<line>
corr*spond*m * 42% das pu*l*cações. Ca*e ressaltar *ue os dema*s periódi*os contaram com
</line>
<line>
apena* uma ****icação e *ue dos 36 arti*os d*st* estudo, três publicaç*es dei**ram de fazer
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. C. S. Hola**a, D. P. S. Moreira, L. C. G. C*bral, A. M. B. Oliveir*
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
Journal O* Teachi*g I* Travel Tour*sm
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
M*ntenegrin Journ*l O* Economics
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Revista Eletron*ca Em Ge*tao Educacao E Tecnologia Ambiental
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *laborado pelos autores com base nos dados d* pesquisa (2*21).
</line>
</par><par>
<line>
Part**do para as instituições qu* ma*s produzem sob*e * temá*ic* em nível g*obal, o
</line>
</par><par>
<line>
q*e se percebe u*a *ariedade ** inst*tuições, co*preendend* q*ase to*os o* continentes. é
</line>
</par><par>
<line>
No*a-se que são *oucas as pro*uçõ*s por instituição e que existe uma predom*nân*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
instituições
</line>
<line>
europeias. A Tabela 2 apre*enta as in*t*tuições *u* mais tiv*ram produção
</line>
</par><par>
<line>
*ientífica.
</line>
<line>
**bela 2 - Pr*n*ipai* instituiçõe* de ensino
</line>
</par><par>
<line>
Ins*ituição
</line>
<line>
*aís
</line>
<line>
Produções
</line>
</par><par>
<line>
Universidad* Autônoma de Madri
</line>
<line>
*spa*ha
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Instituto Avançado *e Ciênc*a e *ec*ol*gia do Japão
</line>
<line>
J a pã o
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Universi*a*e M*nash
</line>
<line>
Aus*rália
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Universidade P*lit*cni*a *a Catalônia
</line>
<line>
E*pa*ha
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidad* *hinshu
</line>
<line>
J * p* o
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade Aberta
</line>
<line>
Portugal
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
**iversidade *ederal do Para*á
</line>
<line>
Bras*l
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade de Deusto
</line>
<line>
Espa*h*
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsi*ade de Worcest*r
</line>
<line>
In*laterra
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersid**e de *c***mia e *egó*i*s de V*ena
</line>
<line>
Áustria
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elabo*ado pelos autores com base nos dados da pesqu*sa (20*1).
</line>
</par><par>
<line>
O* dados da tabela *videnc*am duas *end*nc*as interessantes, a p*imeir*, já citada
</line>
<line>
anteriormente, é a predominân*ia de instituições europeias n*s pro**ções, e a segunda, trata-
</line>
<line>
se do prot*gonismo das instituições espanholas, que aparecem *m três oportun*dades *o
</line>
</par><par>
<line>
ra*king - **iv*rsi**de Autôn*ma de Madr*, Universidade Politécnica da Catalônia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Universidade d* Deusto, segui** pelo *apão que apare*e duas vezes.
</line>
</par><par>
<line>
Essa predominância t*mbém é **rceptível *uand* se ana**sa os *ados da Tabela
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
aba*xo, em que os pa*ses europeus figuram com maio* **equência. Os **sultados apontam que
</line>
<line>
dent*e *s nove *aíses qu* ma*s publicam sobre o tema, s*is deles fazem parte do continent*
</line>
<line>
europeu. A*nda a**im, em consonânc*a com a tabela anterior, a Espanha * o país que m*is se
</line>
<line>
destaca por pu*licar sobre a te*át**a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 5, art. 5, p. 101-119, *ai. 202*
</line>
<line>
www4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Ja**o
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
P*r*ugal
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Ela*orado pelos *utores com base nos da*os d* pesquisa (202*).
</line>
</par><par>
<line>
Com re*a*ão aos autores, confor*e ap*esentado na Tabela 4, tem-se uma
</line>
<line>
*redo*in*ncia de a*tores afili*dos a Institui*õe* eur*peias e que *ão *b*iver*m mais que
</line>
<line>
duas produções.
</line>
<line>
Tab*la * - Pri*cipa*s *utores
</line>
</par><par>
<line>
*utores
</line>
<line>
Inst*tuição
</line>
<line>
Pr*duções
</line>
</par><par>
<line>
C*c*lia Elizab**h Bayas Aldaz
</line>
<line>
U*iversidade Autôno*a de Madri (E*pan**)
</line>
<line>
2
</line>
<line>
Universidade de Econom*a e Negóc**s de Viena
</line>
</par><par>
<line>
*e*ra *iberho*e*
</line>
<line>
(Áus*ria)
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Almudena E*zaguirre
</line>
<line>
Universidade de Deusto (Espa*ha)
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
*ay Emblen-Perry
</line>
<line>
Univer***ade *e Wor*ester (Inglater*a)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Ma*ía García-Feijoo
</line>
<line>
Universidade de Deusto (Espa*h*)
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Leyla Angélica Sandoval
</line>
</par><par>
<line>
H*món
</line>
<line>
Univers*dade *utô*oma de Madri (Espanha)
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Jas*n MacV*ugh
</line>
<line>
I*stituto *vança*o de Ciênci* e Te**olog*a do
</line>
<line>
2
</line>
<line>
Ja*ã* (Ja*ã*)
</line>
</par><par>
<line>
Mike N*rton
</line>
<line>
*nive*sidade Shinshu (Japão)
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
**dréa P*u*a Segatto
</line>
<line>
Uni*ersidad* Federal do P*raná (Brasi*)
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Ananda Silva Singh
</line>
<line>
Unive*sidade *ede*al do Par*ná (Bra*il)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Wendy Stu*bs
</line>
<line>
Universidad* Monash (Austrália)
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: El*borado *elos autores co* base nos dados da pesquis* (2021).
</line>
</par><par>
<line>
Ca** dest*car *ue quase todas as **oduções são resultantes de coa*toria* d*stes
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
figuram na tabe** 4, tais como Al*az e Hamón, que fizeram parte das mesmas prod*ções,
</line>
<line>
assim **mo MacVaugh e N*rt**, Eizaguirre e Gar*ia-Feijoo e, Seg*t*o e *in**. No*a-se q*e
</line>
</par><par>
<line>
es*es a*tores q*e tiv**am partic*p*çã* nas mesmas pro*uç*es g*ralmente est*o vinculados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
mesma inst*tuição ou re*idem n* mesmo país, o *u* justif*ca as parcerias
</line>
<line>
de*e*volvidas nas
</line>
</par><par>
<line>
public*ç*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin* PI, v. 20, n. 5, a*t. 5, p. 1**-119, *ai. *023
</line>
<line>
*w**.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. Holanda, D. P. S. *oreira, L. C. G. Ca*ral, A. M. B. *liveira
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Procedimentos metodoló*icos *tili*ados
</line>
</par><par>
<line>
R*laci*nado aos procedime*t*s metodológi**s aplicado* no* artigos, é not*rio *u*,
</line>
<line>
dos ** artig*s, apenas três são exclusivament* teóricos e tr*tam de *m* r*visão de litera*ura
</line>
</par><par>
<line>
**e v*sam fornecer o estado da arte sob*e a temática e, ain*a, identificar o**rtuni*ades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
futu*as *esquisas, enqu*nto q*e os out*os 33 artigos tra*am *e trabalhos te*rico* *mpí*icos.
</line>
</par><par>
<line>
Com *elação à a*orda**m, no*a-se a predominâ*cia de abordag**s qualitat*vas, o que
</line>
</par><par>
<line>
evidencia que existe * inter*ss* em fa*er uma pesq*isa *ais ampla e p*ofunda sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
temática. Assim, d*s 36 arti*os, 17 s*o q**litativos, sete q*an**tati*os, oito fizera* *so da
</line>
</par><par>
<line>
abordag*m mista - quali e quanti, * em qua*ro
</line>
<line>
não fo* identifica*o o tipo de *bordagem. *
</line>
</par><par>
</par>
<column>
<row>
Fonte: Elaborado pelos autores com bas* nos dados da *esqu*sa (20*1).
</row>
<row>
*on*iderando os es*udos quali*ativo*, *endo e*tes o o*jeto *e investigação deste
</row>
</column><par>
<line>
estu*o, é re*evante a**esentar uma síntese d*s pri*cipais est*at*gias de pesquisa, méto*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
técnicas *ue s*bsid*aram a realização *a* pesquisas desse tipo *e abo*dagem. A tabe*a 6
</line>
</par><par>
<line>
sintetiza ** principais procedimento* *eto*ológicos
</line>
<line>
u*ili*ados nos *studos qua*itativos
</line>
</par><par>
<line>
anal*s*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Tab*la * - Síntese dos pr*ced*me*t*s m*todológic*s
</line>
</par><par>
<line>
Estraté*ia* de F*equên*i p*s*uisa a
</line>
<line>
Técnicas de Frequência coleta
</line>
<line>
*re**ênc* T*cnicas de anális* a
</line>
</par><par>
<line>
Explora*ória 4
</line>
<line>
Q*estionário 1
</line>
<line>
Análise de conteúdo 2
</line>
</par><par>
<line>
Bibliogr*fica 2
</line>
<line>
Entrevista 5
</line>
<line>
*ão identificado 8
</line>
</par><par>
<line>
*escritiva *
</line>
<line>
D*cum*n*ação 2
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Estudo de **so 2
</line>
<line>
*bs*rva*ão 1
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Pesquisa-*ção *
</line>
<line>
Grupos **cais 1
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
F**t*: Elaborado pelos autores com base nos dados da pesqui** (2021).
</line>
<line>
A part*r da t*bela, é p*ssível visual*zar que re*er*nte ** estraté*ias de pe**uisa, foi
</line>
<line>
utilizada principa*mente a explorató*ia, seguida pela bibl*ogr*f*ca e estu*o de caso. Quanto às
</line>
<line>
técnicas de **l*tas, pr*domi**u o uso da e*trev*sta e a document**. *á e* relaçã* às *écnic*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, *. 5, art. 5, p. 1*1-119, mai. 2023 w*w4.f**net.*o*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação para a Sustentabi*ida*e n* Ad*inistr**ã*: *m* Revisão Sistemá*ica
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
de anális*, o* **t*d*s não de*xaram e*idente qual a técni*a utilizada. N* en*anto, em dois
</line>
<line>
estudos, mencionou-s* o uso da análise de co*teúdo.
</line>
<line>
3.3 Palavr*s-*ha*e e assuntos r*lacionados
</line>
<line>
Reali*ou-se a conta*iliza*ão das pal**ras-chave das p*b*icaç*es, b*m como busc**-s*
</line>
</par><par>
<line>
identifica* e categori*ar o*
</line>
<line>
p*in*ipais ass**tos ou f*cos das a*ál*ses utilizad*s
</line>
<line>
pelos a*tor*s
</line>
</par><par>
<line>
na* produçõ*s levantadas por esta rev*são. A figur* 3 apresenta u*a n*vem de p*lavras com
</line>
<line>
as p*lavra* mais f*eq*en*es nos *studos, e**borada a *artir do Wor*Art.
</line>
<line>
Figura 3 - Nuvem de pal*vr*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: E*abora*o no Wo*dAr*, a partir d*s ar*igos anali*ado*.
</line>
<line>
Fora* e*con*r**as *99 pa*a**as-c*ave, compo**as *or termos simples ou *o*postos.
</line>
<line>
A **rtir d*sso, co**orme figura 3, se perc*be o destaq*e de palavr*s de acordo com a *aio*
</line>
<line>
*requência, como sustentabilidade, e*uc**ão, superior, des*nvolv*mento, su*tentável,
</line>
<line>
ap*endizagem, competência, e**r*endedori*mo e institui*ões. Assim, é pos*ível p*rceber que
</line>
<line>
essas pal*vras-ch*v* ref*etem o panorama geral do* est*dos e *ermitem *isua*iza* a
</line>
<line>
imp*rtância da temát*ca a partir do a*anço *o quantitati*o *e pr*duções.
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. 20, n. 5, a*t. 5, p. 10*-*1*, *ai. 2023 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. H*land*, D. P. S. M*reira, L. C. G. Cabral, A. M. B. Ol*veir*
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
No que se refere aos *ssuntos relacio*a*os, estes fo*am d*finid*s a p*rtir do t*ma
</line>
<line>
centra* de cada estudo ou, a*nda, a partir dos seus obj*tivo*. Foram considera*os somente dez
</line>
<line>
artig*s de abordag*m *ualita*ivs q*e serão o*jeto d* estudo desta *evisão *istemát*ca. Sendo
</line>
<line>
assim, foi *ossí*el cat*gorizar esses es*udos nas segui**es abordagens:
</line>
<line>
Tab*la 7 - Categorização dos *ssun*os r*lacionados
</line>
</par><par>
<line>
Assuntos
</line>
<line>
Descrição
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
Referências
</line>
</par><par>
<line>
Implementação
</line>
<line>
Art*gos que *e preocu*a*am em abordar
</line>
<line>
4
</line>
<line>
Singh, A. S; S*ga*to, A. P
</line>
<line>
ca*os de im*lemen*a*ão de pr**ramas e
</line>
<line>
(2020); M*cVaugh,
</line>
<line>
aç*e* de suste*tabilidade em *niversidades
</line>
<line>
J; Norton, * (*01*); Ga*cia-
</line>
<line>
e nas escol** de negócios, a f*m de ver*fic*r
</line>
<line>
Feijo*, M; Eizaguirre, A;
</line>
<line>
os casos de *uce*so e a* d*ficu*d*de*
</line>
<line>
Rica-Aspiunza, A (*020).
</line>
</par><par>
<line>
encontradas.
</line>
</par><par>
<line>
Comport**en*o
</line>
<line>
Artigos *ue abo*dam * preocupação c*m o
</line>
<line>
3
</line>
<line>
Be*ker, D. V.; e* al. (2*15);
</line>
</par><par>
<line>
/ at*ação
</line>
<line>
compor*am*nto das pe*so*s envolv*das no
</line>
<line>
Fa*ias, L. C; *oel*o, A. L.
</line>
</par><par>
<line>
profiss*ona*
</line>
<line>
proc*s*o e com o que pode vir a estimular
</line>
<line>
*. L; Coelho, C (2019);
</line>
<line>
compor*ame*tos pró-susten*áveis e ainda a
</line>
<line>
Biberhofer, *; et *l. (2019).
</line>
<line>
atuação frente *s exigências da edu*ação
</line>
</par><par>
<line>
para a susten*a*ilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Aval*aç*o
</line>
<line>
Artigos que *ug*rem ferramen*a* de
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Bru*s**in, *; et al. (20*5).
</line>
<line>
ava*iação de programas de sustent*bi*idade.
</line>
</par><par>
<line>
Cur*íc*lo
</line>
<line>
Artigos que expl***m ** curr*c*los de
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*tu*bs, W (20*3); Stu*bs,
</line>
<line>
sustentab**id*de **s e*colas de
</line>
<line>
W; Sch*pper, *. (20*1).
</line>
<line>
admi*istração.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*rado pelo* autores com ba*e nos dados da pesq*isa (2021).
</line>
<line>
*onf*rme * apresentado na Tabela 7, dentre os arti*os analisados, os principais
</line>
<line>
ass*ntos *o*am categori*ados da *eguin*e man*ira: Implem**tação (4), comportament* ou
</line>
</par><par>
<line>
atuação pro*issiona* (3), avaliação (1) e
</line>
<line>
curr*culo (2). Dessa forma, percebe-se *ma
</line>
</par><par>
</page><line>
corre*p*n*ência entr* a oc*rrên*ia das palav*as-chave e *s *ssuntos relacion*dos.
</line>
<line>
3.4 Revisã* dos ar*igos qualitati*os
</line>
<line>
Nes*e i*e* pr*ten**-s* *presentar a des*rição dos dez es*udos se*ecionad*s **ra esta
</line>
<line>
revisão e que fora* distribuídos em aborda*ens, co*fo*me definido anteriormente.
</line>
<line>
3.4.1 Implementação
</line>
<line>
Para esta c*t*goria, for*m id*nti*icado* q*at*o estud*s. O primeiro artigo inti*ula*o
</line>
<line>
"Des**ios da educ*ção p*ra a *ust*ntabilidade n*s cursos de negócio*: u* estudo multicaso
</line>
<line>
em instit*ições de ens*no super*o* *rasil*iras" (*INGH, SEGATTO, 2020), b*scou **alisar o*
</line>
<line>
**v. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 5, art. 5, p. 101-*19, mai. 2023 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educaçã* para a Sustentabil*d*de na Administração: Uma R*visão Sistemát*ca
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipais *esafios enfren*ados por
</line>
<line>
duas escolas de ne**c*o* e
</line>
<line>
*ma institui*ão de ***ino
</line>
</par><par>
<line>
s*perior n* implem*ntaçã* da ed*caçã* p*ra a *ust*ntabilidade e buscou identificar **ementos
</line>
</par><par>
<line>
facilitadores q** contribuam para minimizar ou eliminar barreiras
</line>
<line>
enfrent*d*s
</line>
<line>
po* essas
</line>
</par><par>
<line>
instituições na implem*ntação do Ep*. Assi*, esse e*tu** permit*u identi*ica* des*fios
</line>
</par><par>
<line>
relac*on*dos à cultura, i**tituição, recur*os, estrutura
</line>
<line>
curricular, metodo*ogias e ab*rdagens
</line>
</par><par>
<line>
de ensino, mens*raçã* d* **forços de EpS, forma*ão de age*tes de mu*ança, entr* ou*ros. Os
</line>
<line>
da*os em*íricos permiti*am identificar novos de*afios *a categ*ri* In*titui*ão, re*acion*dos à
</line>
</par><par>
<line>
governança *as institu*ç*es de
</line>
<line>
ensino. No que s* *efere à proposta de estudos futuros,
</line>
</par><par>
<line>
c**cen*ra-se em ver*fi**r se estes
</line>
<line>
des*fios es**o presentes em outras IES e *u* *utras
</line>
</par><par>
<line>
ins*ituições *iscutam es*e* desafios e ainda saber quais ações são *omadas para mitigá-las.
</line>
<line>
O s*gund* artigo, t***ém de *utoria de Singh e Segatto (202*), tem co*o título
</line>
</par><par>
<line>
"Quando as capacidades rela*ionais caminham no ce*ário
</line>
<line>
de e**cação para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustent*bilidade" e *us*ou destacar a importância das parceri*s, **mo
</line>
<line>
eleme*tos
</line>
</par><par>
<line>
fac*l**ado*es, em todas *s fre*tes necessárias para a super*ção dos d*sa**os *ara a i*plantação
</line>
</par><par>
<line>
da educação para a *ustentabi**da*e nas ins*ituições de
</line>
<line>
en*ino su*er*or. Os acha*o*
</line>
<line>
desta
</line>
</par><par>
<line>
pes*u*s* possibili*aram identificar que a* *arc*rias consistem em eleme*to* facilitad**e* par*
</line>
<line>
* s*pera*ão d*s desa*i*s enfrentados pelas IE* na implant*ção *o *pS. Além di*so, em
</line>
</par><par>
<line>
*rameworks p*eviament* desenvolvi*os *isando à implementação a Su*tentabi**dade
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
escola* d* negócios e parcerias d* IES esti**ram presentes. N*sta pesquisa também foi
</line>
</par><par>
<line>
possível o*servar qu*,
</line>
<line>
apesa* *a
</line>
<line>
existê*cia de e*tudo* q** discutem as parc*rias *ara
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Sus*entabilida*e, *ã* há estudos que disc*tam co**
</line>
<line>
a* parcerias se desenvolvem na
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva das capac*dades rela*ion*is. Como propost* d* pes**is*, s*gere-s* a validação do
</line>
<line>
framework p*oposto e da proposição, para que *ossam *er aprimo*a**s * ev*l*í*os e, ainda,
</line>
</par><par>
<line>
identificar s* *lgu*as dim*nsões
</line>
<line>
ou *omponente* são mai* desen*olvidos do que *utros
</line>
</par><par>
<line>
frente o processo d* impleme*tação *a EpS.
</line>
</par><par>
<line>
O terceiro es*udo
</line>
<line>
foi reali*ado po* V*ugh e N*rto* (**12), que tem como *ítulo
</line>
</par><par>
<line>
"Intro*uzindo a su*tentabilidade em co*textos d* educaçã* empresarial usan*o aprendizagem
</line>
<line>
ativa". As*im, e*se estudo pro*ôs ex*lorar com* a a*re*di*agem ativa pode ajudar a abo*dar
</line>
</par><par>
<line>
as q*estões de l*gitimid*de e pratica*ilidade ine*entes à introdução
</line>
<line>
da e*ucação para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
su*tent*bilidade e* programas de *radua*ão re*acionados * *egóci*s. Os princi*ais acha*os *
</line>
<line>
*ue as té*nicas de *prendiza*em ativa, quando **mbinadas com fontes **essíveis e confiáveis
</line>
<line>
de pesqui*as bá*icas de *ustenta*ilidad*, po**m afas*ar alunos da d*p*nd*nc** de educadores
</line>
<line>
e adota* a r*sponsab*lidade p*ssoal. Com* proposta *e outros trabalhos, sugere entender sobre
</line>
<line>
*ev. FSA, Te**sina PI, v. 20, n. 5, art. 5, *. 10*-119, mai. 202* www4.fsa*et.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. Holanda, D. *. S. Mo**ira, L. *. G. Ca*ra*, A. M. B. O**veira
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
a experiênc** dos alunos que estão en*ontrando * sust**tabi*idade e* *rog*amas voltados
</line>
<line>
para uma car**ira profissiona*.
</line>
</par><par>
<line>
Por *im, o* est*dos de Garcia-Feijoo, Eizaguirre e Ri*a-Aspiunza (**20),
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
reali*aram u** re*is** *istemátic* sob*e a implementação d* m*tas de desenvolvime**o
</line>
</par><par>
<line>
su*tent**el em e*colas d* n*gócios. Com isso, constaram q** pod* haver uma lacuna
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
literatura, ten** em *is*a que e*iste* m*is **ordagens *eó*ica* ou ref*ex*vas do que *e*ições
</line>
<line>
*u aná*ise de interve**ões espec*ficas. Assi*, se propõe i*vestigar por *eio de u* estudo de
</line>
</par><par>
<line>
caso *s m*lho*es práticas e avaliaçõ*s e interven**es específica* **anto implantação d*s à
</line>
<line>
ODS.
</line>
<line>
3.4.* Comportament*
</line>
<line>
*sta categ*r*a *o*preend*u *rês dos *0 *rtigo*. Assi*, o primeiro se refe*e à p**quisa
</line>
</par><par>
<line>
*e Becker; et al. (*015), que buscaram analisar com* os
</line>
<line>
professores do curso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
a*ministração de
</line>
<line>
uma I*S, o seu pa**l doc**te frente às e*igências *a ed*cação p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustenta*ili*ade n* *n*ino. Dess* for*a, obt*ve-se que total*dade dos professores são a
</line>
</par><par>
<line>
fa*orá*eis à *nserçã* de uma discipli*a específ*ca de s*stentabil*dade no
</line>
<line>
cur** da *E*
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isada; sei* p*ofe*sore* se sente*
</line>
<line>
p*epara*os p*ra atuar com a temática
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
susten*abilidade; sete não *e sentem p*e*arados e salient**
</line>
<line>
que * fal*a de inform*ção
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dific*ldades na recepç*o do tema pelos
</line>
<line>
estudantes são a* maiores dificuld*des. Como
</line>
</par><par>
<line>
resultado da inserção da sustentabilid*de de *aneira *ransversal, v*ri*icou-se que seis
</line>
<line>
doc*ntes t*m conhecimento do conc**to da *ustentabilida*e, sob a ótica do "*r*ple Bot*om
</line>
<line>
Line", sendo apli*ado *m suas disciplina* e que a m*ioria dos professores está na busc* pelo
</line>
</par><par>
<line>
conheci***to, e sente *ue n*cessita de i*formação, pois 09 pro*e**ores
</line>
<line>
ai*da
</line>
<line>
não **ssuem
</line>
</par><par>
<line>
co*heciment* das n**as d*retrizes * in**rções da sustentabil*dade *o ensino, mais de 50%
</line>
<line>
sal*entam a n*cessid*de d* abordar a sustentab**id*de em sua disciplina.
</line>
<line>
O segundo artigo, intitulado "Objetivos de de*envolvimento *ustentável e educação
</line>
</par><par>
<line>
*ara
</line>
<line>
a
</line>
<line>
suste*tabilidade:
</line>
<line>
aná*ise
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
*oncepções
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
sustentabilidade de
</line>
</par><par>
<line>
estudantes de gestão de n*gócios em uma instituição pública ** ensino superi**" de a**or*a de
</line>
</par><par>
<line>
Far*as, Lima Coelho e C*ri*tian* *oe*ho (2019), rev*lou que a **ior
</line>
<line>
p*rte *o*
</line>
<line>
e*tud*nt*s
</line>
</par><par>
<line>
entr*vi*t*dos co*cebe sustentabilidade em termos *e recursos, n*o sendo *ossível
</line>
</par><par>
<line>
ide*tificar
</line>
<line>
u* aprofundamento resultante *o p*ocesso de form*ção *ess*s *st**antes.
</line>
</par><par>
<line>
Tr*ba*hos futur*s
</line>
<line>
podem *er execu*ados no que se *efere ex*cução de *n*ervenções à
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
</page><line>
busquem imple*entar * *ustentabi*idade n* graduação, aprofundando e*s*s *oncepç*es e,
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 5, art. *, *. 10*-119, ma*. 20*3 *ww4.fsanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ed**ação *ar* a Suste*tabilidade *a Ad**nistração: Uma Rev*são Sistemát*ca
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
ain**, o espaço em q*e foi rea*i*ad* a pesqui*a e *m *utros c*rsos pod* destac*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribu*ção destes para o desenvolviment* da s*stentabil*dade.
</line>
</par><par>
<line>
*ib*r*ofer et *l. (*01*) prop*seram
</line>
<line>
*xplorar o desempenho profissional
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empreendedores orie*t*dos
</line>
<line>
pa*a a suste*tabilidade, * fim de se* capaz de fornecer melhores
</line>
</par><par>
<line>
am**entes
</line>
<line>
d* aprend*zagem no
</line>
<line>
en***o *uperio* para o empre*ndedo*ismo orientad* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sus*entabilidade (SDE). Os r*sultados *o*tram que é crucial para os *mpreended*res
</line>
<line>
o*ientados para a sustenta*ilid*de s*re* capazes de lidar e compreender a complexi*ade dos
</line>
<line>
p**ce*sos reais de tran*forma*ão. Em outra* palav*a*, eles precisam de co*petê*cias-cha*e
</line>
<line>
se q*ise*em compreende* * int*rc*nex*o dos v*rios *ív*is d* ação (*ompetência sistêmic*). *
</line>
</par><par>
<line>
que diferencia
</line>
<line>
os emp*eende*ores *oltados pa** a susten*abi*i**de sã* as habili*a*e* *ara
</line>
</par><par>
<line>
re*leti* *obr* seu *róprio desempen*o no traba*ho, seus *a*ores e v*sõe* de mundo, *b*etivos
</line>
<line>
e imp**tos.
</line>
<line>
3.4.3 Av*l*aç*o
</line>
<line>
O e*tudo de Brunstein et al. (2015) p*o*ur*u r*fleti* sobre a i*cor*oração do tema
</line>
<line>
su*tentabi*idade na *valiação do e*sino *up*rior em gestão em*resarial. Para tan**, foi
</line>
<line>
*ealizada a análise de um est*do ** caso *rasileiro à luz da teoria *a ap**ndizagem social p*ra
</line>
</par><par>
<line>
a sustentabil*dade. Conclui q*e ainda são *oucas *s
</line>
<line>
inst**uições de *nsino brasilei*as q*e
</line>
</par><par>
<line>
integra* a su**ent**ilidade em sua ges*ão acad*mic* e projet*s peda*ó*icos de
</line>
<line>
****a
</line>
</par><par>
<line>
consistente. *oucas ex*eriê*c*as robu**as de a*oção da s*stentabilidade na administração
</line>
</par><par>
<line>
instit*cional *ora* do**m*ntadas. Não existe d*v*rsidade nas atividades
</line>
<line>
curriculares
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
extracurriculares identific*das, n*s *u*is a sus**n*abilida*e f*i i*t*g*ada nesses *ursos numa
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva interdisciplinar ou tra*sdisci*l*nar, bem como orientada p*ra resolução *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p**b*emas atrav*s do *nvolvimento ** múlt*p*os stakeholders. ** e*t*nto, i*so não significa
</line>
<line>
q*e algu*as iniciativ*s si*nificat*vas não *enham sido *ncontr*das. Como *rabalhos futuros,
</line>
<line>
sugere-se re*etir * esforço anal*t**o aqui *mpregado, com as d*vidas adapta*ões à política
</line>
<line>
nacional e *val*ação do ensino su*eri*r n* área de a*ministração em *ada país. A *er*pec*iva
</line>
<line>
compa*at*va *ode permitir não só ide*tif*car o* aspect*s *specíficos de cada realid*de, mas
</line>
</par><par>
<line>
ta*bé* os as*e*tos regulares c*racterís*icos da avalia*ão
</line>
<line>
no *nsino superior. Outr*
</line>
</par><par>
</page><line>
possibilidad* diz respeit* ao dese*volvimento de tr*balhos *ue ag*eguem ao* ti*os de *ados
</line>
<line>
recolhi*** neste traba*ho as p*rcepçõ*s dos difer*ntes stakeholders e*volv*dos e / **
</line>
<line>
interess*dos n* avaliação do ensino sup*rio* e da admin*s*ração.
</line>
<line>
*ev. F*A, *er*sina P*, v. 20, n. 5, art. 5, p. 101-1*9, *ai. 2023 www4.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. Holanda, D. P. S. M*rei*a, L. C. G. Cabr*l, A. M. B. O*iveira
</line>
<line>
*16
</line>
</par><par>
<line>
3.4.4 Curr*culo
</line>
</par><par>
<line>
Nos e*tudos de S*ubbs (2013), foi *roposto como objetivo apre*entar um* ab*rdagem
</line>
</par><par>
<line>
pedag*gica para a con*epção de um currículo de cursos que
</line>
<line>
visa atender * crescente
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de *rofissionais qualifica*os, que
</line>
<line>
tenham competênci*s em negócios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*u*tentabilid*d*,
</line>
<line>
* que entendam a ligaçã* entre os
</line>
<line>
*ois. Com isso, visa *s*umi*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
comprom*sso
</line>
<line>
*e integr*r a sustentabilida*e ambiental
</line>
<line>
e* to*os o* *spe*t*s *a* **ividades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
op**ações *a *niversidade (p*squisa, *nsin* e procedim*n*os * *r*ticas ope*acionais
</line>
</par><par>
<line>
*n*e*nas) e, *m res*os*a, dese*volveu *
</line>
<line>
estr**ura *e educação
</line>
<line>
para a s**t*nt**ilidade (ESF).
</line>
</par><par>
<line>
*st* pla** vi**: desenvolver ai*da mais o lequ*
</line>
<line>
d* di*cipl*na* e of*rtas de cursos d*
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ção pa*a * S*st*ntabilidad*; desenvolver abordagens esp*cíf*cas do corpo do*ente *ara
</line>
</par><par>
<line>
orientação e envolvimento n* Educa*ão para a *us*entabilidade;
</line>
<line>
encoraj*r o *so sustentável
</line>
</par><par>
<line>
de re*ursos na prát*ca e entrega de ensino; e *stabel*c*r um Grupo de Referên*ia de Educaçã*
</line>
<line>
p*ra a S*stentabilida*e compo**o por *ro*essores e *lu*os "ca*p*ões".
</line>
</par><par>
<line>
*ua*to aos estudos d* S*ub** e Schapp**
</line>
<line>
(201*), *eve como objet*vo relat*r o*
</line>
</par><par>
<line>
*sforço* para d*senvo*ver dois assuntos autônomos sobre sustentabilidade e resp*ns*bil***de
</line>
</par><par>
<line>
soc*al corporativa (CSR) *m
</line>
<line>
** curr*c*l* de
</line>
<line>
negó*ios *onvenci*nal na Monash University,
</line>
</par><par>
<line>
*u*t*ál*a. Conclui-s* que, embora muitas uni**rsi*a*es of*reça* apoio e*ucaçã* para à
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustentabilidade, *e*quisas *nter*ores indic*m qu* a ma*ori* das iniciati*as *urr*culares n*sta
</line>
<line>
áre* fo* conduzida por *rofessores ind*viduais. Este **tigo fornece *xemplos de
</line>
<line>
desenvolvimento de currículo que emerg** da iniciativa de base, na aus*ncia *e u* programa
</line>
<line>
*ntegrado e inte*rado para a s*stentabilid*de. O documento incentiva tod*s os prof*ssor*s,
</line>
</par><par>
<line>
independentemente d* suas circunst**cias, a con*ide**r o desenvo**imento de
</line>
<line>
um curríc*lo
</line>
</par><par>
<line>
para a sus*enta*ilid*de. Em*ora os sujeit*s *n*ivi*uai* não possam efe*uar mu*anças
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
ma*sa, cada esfor*o pode, n*o importa o
</line>
<line>
quão *ragme**ado seja, fazer diferença. C**o a
</line>
</par><par>
<line>
*esquis*s f*turas, *ugere avançar
</line>
<line>
a EpS in*estigando programas de *uda*ça cu*ricula*
</line>
</par><par>
<line>
transformadora.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSID*RA*Õ*S *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo teve como objetiv* apre*e*tar o pan*rama *os estudos qualitat*vos sob*e a
</line>
</par><par>
<line>
Educação para sust*n*ab**idade
</line>
<line>
na *dministraçã*, por meio de
</line>
<line>
uma re**são sistemática
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*i*eratura. Para o atingimento desse obje*ivo, foi rea*izada uma busc* na base de dados *oS *
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, *. 5, art. 5, *. 101-119, m*i. **23 w*w4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação para a **stentabilidade na Admini*tra***: Uma Re*i*ão Sistemática
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
*eve co*o parâ*etro um protocolo de pesquisa, no qual foram selecionados dez estudos q**
</line>
<line>
tinham como temát*c* a educação *ara sustentabi*id*de c*m r*strição à ár*a de negóc*os.
</line>
<line>
Dessa f*rma, identi*icou-*e como a EpS na Ad*inistração tem sido pesquisada na
</line>
</par><par>
<line>
literat*ra *
</line>
<line>
que, *pesar do quantita*ivo **ixo *e produções, fo* poss*vel visualizar *ários
</line>
</par><par>
<line>
*emas atrelados à temáti** e que *e apre*enta como *ma te*dência *nteressante para diver**s
</line>
<line>
ator*s envolvidos. É impor*ante re*salt*r que a i*plementação de ações de sustenta*ilidade
</line>
<line>
reflete uma ta*efa *ompl*xa e desafi*dora, q*e apenas parece viáve* com disciplina, c**dad* *
</line>
<line>
*ngajamento de todas as partes intere*sadas (institu*ções, líder*s, cid*dãos, pesquisadore*,
</line>
<line>
estudan*es e a comun*d*de e*volv*da).
</line>
<line>
Observou-se que *ár*os art*gos apontaram certa f*agilid*de na a*re*entaç*o explícita
</line>
</par><par>
<line>
dos *s*ectos *etodoló*icos, e*
</line>
<line>
que pode
</line>
<line>
estar *ssociad* * dif*culdade em materiali*ar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
externar as d*cisões ep**temo*ógicas, **tod*lóg*cas e ontol**icas re*erentes **s seus
</line>
<line>
*rabal**s. Ainda as*im, percebemo* que a maio*ia do* *studos se ut*l*z*u de e*tre*istas para
</line>
</par><par>
<line>
chegar a*s resultados e iss* demonstra que
</line>
<line>
a*nda é necessária a
</line>
<line>
busca por outras formas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*o*eta e análise.
</line>
</par><par>
<line>
A análise *e*lizada tem algumas limitações. A prim*ira s* r**ere * e*c*lh* do* te*mos
</line>
</par><par>
<line>
de pesquisa. Ainda *u* se *enha *scolhido termo que se julgou o mais ade*ua*o ao
</line>
<line>
estudo,
</line>
</par><par>
<line>
tem-se a consciência de q*e outros **rmos poderia* *er sido uti*i*ados, e p*ssivelmen*e
</line>
<line>
re*ornado mais *rtigos d* inte**sse para a a*álise *roposta. * segu*da *iz re*peit* a limitar-s*
</line>
<line>
somente * *ma bas* de dados, o qu* dific*l*ou a ter acesso a mais *st*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Par* estud*s futuros, sug*r*-se a ampliação de **sc* p*ra outr*s b*s*s de
</line>
<line>
dado*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m odo que
</line>
<line>
uma maior a*plitude do mape**e*to p**s* ser *eita e *inda a o**rtunidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
novos
</line>
<line>
estu*os sistemáti*os *obre mesma perspectiva, po*s como a
</line>
<line>
os *st*dos ainda sã*
</line>
</par><par>
<line>
re*ent*s, perce*e-se qu* tendem a crescer e bem *omo * atu*lizaçã* dest* revisão si*temá**ca.
</line>
<line>
REF*RÊNCIA*
</line>
<line>
BARDI*, L. Aná*i*e de Conte*do. *isboa: E*ições 7*, 1977.
</line>
<line>
BARTH, M; RIECKMANN, M. Developing *e*ch**g *taff a* a catal*st for cha*ge curriculum
</line>
<line>
for education for sustai*able develo*m*n*: a pe*spective *f output. **urnal off Cleaner
</line>
<line>
Production. V*l. 26. p.28-36, *ai, *012.
</line>
<line>
CRESW*LL, J. W. Educational *es*a*ch: *lanning, con*uc**n* and evaluating
</line>
<line>
*uantitat*ve and qua*itative research. 6 *d. *ew York: P**rso*, 2018.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*es*n* *I, v. 20, *. 5, art. 5, p. 101-119, mai. 2023
</line>
<line>
ww**.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. S. *o*an*a, D. P. S. More*ra, L. C. G. Cabr*l, *. M. B. Oliveira
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
LACERDA; e* al. Temá*ica ambiental nos currículos de en*ino do* cursos de administraçã*
</line>
</par><par>
<line>
d*s in*tituições de en*ino superior do es*ado da Par*íba. Rev**ta de Gestão *mbie*ta*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Sustentabili*ade - GeAS, vol. 3, n. 1. Jan/*b* 2014.
</line>
</par><par>
<line>
L*AL FILHO, W; MANOLAS, E; PACE, *. The future w* want: key issues o* s*s*ainable
</line>
</par><par>
<line>
**velopment i* higher education aft*r
</line>
<line>
Rio and the U* dec*de of ed*cation f*r sustain*ble
</line>
</par><par>
<line>
*eve*o*ment. In*er*ational
</line>
<line>
J*urnal of Sust*nab*lity in High*r E*ucation, *. 1*, n. 1, *.
</line>
</par><par>
<line>
112-129, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
NAÇÕES UNI*A*. Objetivos de Desenvolvi*ento S*ste*táve*. Disponível em:
</line>
<line>
<https://br**i*.un.org/pt-br/sdgs/4>. Ace*s* em: *6 s*t. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
PRODANOV, C. C.; FE*ITA*, E. C. Metodologia do Trabal*o *ientífico: Méto*o*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Técn*cas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmi*o. 2ª ed. N*va H*mburgo: Universidade
</line>
<line>
F**e**le, *013.
</line>
<line>
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, *. *. Estud*s de R*visão S*stem*tica: *m gui* para sínt*se
</line>
<line>
criteriosa *a evidência científica. Br*z*lian Journal of Phy*ical Therapy, v.11, n. 1, p. *3-
</line>
<line>
89, 200*.
</line>
<line>
SILVA, *. C. R. de. *et*dologia *a p*s*uisa aplic*da * c*ntabilid*d*: o*ientações de
</line>
<line>
estudos, projeto*, artig**, relatór*os, monografias, di**e*tações e t**e*. 2. e*. 2. Reimpr. São
</line>
<line>
Paulo: Atla*, 20*8.
</line>
<line>
ST*RLING, S. Trans*o**a*ive Learnin* *nd Sust*i*ability: Sketching th* conceptual ground.
</line>
<line>
Le*rn*ng *nd Teach*ng *n Hi*ter ed*c*tion, v.5, p. *7-33, 2*11.
</line>
<line>
TRANFIELD, D.; DEN*ER, D.; SMAR*, P. T*wards a metho*ol*gy for d*veloping
</line>
<line>
*videnc* inform*d ma*agement knowledge by me*ns of syst*matic revie*. British Journal
</line>
<line>
*f Manag*m**t, v. 14, n. 3, *. 207-222, 2003.
</line>
<line>
U***CO, *RA*IL. ODS. Educaçã* par* os *bjetivos do desenvol*imento sustentável:
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivo de apr*nd*zagem. Publ*cado em 2017 p*la Organizaç*o d*s Nações Unida* pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Educ**ã*, a Ciência e a Cultura, 7, *lace de F*nte*o*,
</line>
<line>
*5352 Paris
</line>
<line>
07 SP, França,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Repre*ent*çã* da UNESCO n* Brasil. Disponível *m: https://bit.ly/2S97S*q.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar est* Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
H*LA*DA, J. *. S; MOREIRA, D. P. S; CABRAL, L. C. G; OLI*EIRA, A. M. B. Educação para a
</line>
<line>
Sust*ntabilidade na A**inistração: Uma ***isão Sistemática. Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 5, art. 5,
</line>
<line>
p. 101-119, mai. 2023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 5, art. 5, p. 101-*19, mai. 2023
</line>
<line>
w*w4.*san*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Educação para a Sus*entabilidade ** Admin*s**ação: Uma Revi**o *is**mática
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uição dos Autores
</line>
<line>
*. C. *. Hol*nda
</line>
<line>
*. P. *. More*ra
</line>
<line>
L. C. G. Cabral
</line>
<line>
A. M. B. Oli*e*ra
</line>
</par><par>
<line>
1) c*nc*pçã* e planeja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e int*rpretação dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç*o do ras*unho ou na rev*são c*í*ica do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na aprovação d* v*rsão final do manu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. 20, n. 5, ***. *, p. 1*1-119, m**. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)