<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 5, art. 5, p. 101-119, m*i. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.5.5 </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cação para a Sustentabilidade n* A*ministra*ão: *ma Rev**ão Sistemátic* </line>
<line> *ducation fo* Sustainabi*ity i* M*nagement: * Systematic R**iew </line>
</par>
<par>
<line> J*ão Clécio *e So*sa Hol*n*a </line>
<line> Mestr*do em Administração *el* Universidade F***ral Rural *o Semi-Árido (UFE*SA) </line>
<line> Bachar*l em Adminis*ração pela Unive*si*ade do Estado do *io Grande *o N*rte </line>
<line> joao**ecioh@g*ai*.com </line>
<line> Dário Po*i**rpo dos S*ntos Moreira </line>
<line> Gra*u*ção em Adm*nistração p*la Universidade F*der*l Rural do Sem*-Ári*o (U*ERSA) </line>
<line> *ariopoli*ar*o*@gmail.com </line>
<line> *íli*n Caporlíngua *iesta Cabral </line>
<line> Doutora em Admini*tração pela Uni*e*s*d*de *eder*l do **o Grande do Sul (UF*G*) </line>
<line> Univ*rsidade Fe*eral Rur** d* Semi-Árido (UFERSA) </line>
<line> ligie*ta@gma*l.*om </line>
<line> Agosti**a *afa*da Barra *e Oliveira </line>
<line> **utora em *sicolo*ia Social * Antr*pologia d*s organi*ações *ela Unive**idad de Sa*amanca </line>
<line> Univer*ida*e *ederal Rural do Semi-*r*do (UFER*A) </line>
<line> agost**hamaf*lda@ufersa.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Jo** Clécio de Sousa Holanda </line>
</par>
<par>
<line> A*. Francis*o Mota, 572, Bairro Pres. Cos*a e Sil*a, </line>
<line> *ditor-Che*e: Dr. Tonny *erl*y *e Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Mossoró/*N, 59625-900, Brasil. </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> End*reç*: </line>
<line> D*rio Po*icarpo dos Santos Mo*eira </line>
</par>
<par>
<line> Av. Fra*ci**o Mota, 5*2, Bair*o Pres. *o*ta e S*lva, </line>
<line> Artigo recebi*o em *2/03/2023. </line>
<line> Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Mossoró/RN, *9**5-9*0, Brasil. </line>
<line> r*cebida em 16/*3/20*3. Aprovado e* 17/03/2023. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Lílian Caporlíngua G*es*a C*bral </line>
</par>
<par>
<line> Av. Francisco Mota, 572, CC*AH - Sal* 23, B*irro Pres. </line>
<line> Avaliado pelo si*tema Tripl* Rev*ew: Desk Re*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Costa e Silva, Mossoró/RN, 5*625-900, Br**il. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Double *l**d R*view </line>
</par>
<par>
<line> End**eço: </line>
<line> *go*t**ha Mafald* Barra *e Olivei*a </line>
<line> (avaliação *e*a por do*s avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Av. F*a*c*sco Mota, 572, *CSAH - Sala 23, Bai*r* *r*s. </line>
</par>
<par>
<line> **sta e Silva, Mo*soró/RN, 59625-900, B*as*l. </line>
<line> Rev*são: Gram*tical, Nor*ativa e *e </line>
<line> Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. Holanda, D. P. S. Moreira, L. *. *. Cabral, A. M. B. Oliv*ira </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Mediante o* i*úmeros p*oblemas q*e * s*ciedade enfrenta em decorrên*ia da deg*a*ação do </line>
</par>
<par>
<line> meio ambient* e a esca*s*z </line>
<line> de recursos naturais oc*sio*ados pelo </line>
<line> a*me*to de </line>
<line> padrõ*s de </line>
</par>
<par>
<line> produç*o e cons*m*, is** </line>
<line> tem *e*p**tado na *oci*d**e o p*nsa*e*to co*scie*te diante </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> e**rgênci* </line>
<line> plane*ária. Co* *s*o, envolver * sociedade em prol da cons*iência </line>
<line> ambiental </line>
</par>
<par>
<line> torna-se um desaf*o para avançar na compreens*o dos problemas ambientais, sendo *ecess*ria </line>
</par>
<par>
<line> a disseminação de *onhecime*tos * infor*a*ões, </line>
<line> o *ncentivo a práticas am**ent*lmente </line>
</par>
<par>
<line> cor*etas e estudo* que oportunizem a sustentabilidade. N**se contexto, o pres*nte artigo teve </line>
</par>
<par>
<line> como *bjeti*o apresentar o pan*rama dos </line>
<line> estudos qualitativo* sobre a *duc*ção para </line>
</par>
<par>
<line> sustentabili*ade na A*ministraç*o por meio d* uma r*visã* siste*ática da literatura. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> m*todologia é qualit*ti*a, de natureza *xploratória e do tip* descritiva. * busca pelos ar*igos </line>
<line> foi reali*ada na base Web of Sc**nce, da qual fo*am obtidas 36 *roduções, sendo consi*e*ados </line>
</par>
<par>
<line> p*r* a revisão dez artigos. *ara </line>
<line> este e*tudo, a revisão sis*emá*i** seguiu os proto*olos </line>
</par>
<par>
<line> d*lineados *or </line>
<line> Samp*io </line>
<line> e Mancini (2007) e Tran*ie*d *t al., (*003) e, post*riormente, </line>
</par>
<par>
<line> reali*ou-*e uma *nálise de co*te*do ca*egorial. *om* resultado, cons**tou-se </line>
<line> qu* * EpS </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Adminis*r*ção tem sid* pes*ui**da na literatura * q*e, apesar </line>
<line> do quantitativo *aixo de </line>
</par>
<par>
<line> prod*ções, foi poss*vel visu*lizar vári*s t*mas *trela*os à temática * que se *presenta como </line>
</par>
<par>
<line> uma t*ndên*ia *nte*essante. É im*ortant* ress*l*ar </line>
<line> que a impl*m*nt*ç*o de a*ões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sus*entabili*ade ref*ete uma ta*efa complexa e desafia*ora, que ape*as parec* viável com </line>
<line> disciplina, **idado e enga*amento d* todas as partes interessadas. </line>
<line> Palav*as-chave: Ed*cação * *us*entabilidade. *nsino s***rior. E*colas de *egócios. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *iven *h* countl*s* pr*ble*s tha* s*ciety faces due to the degradati*n of the enviro**ent and </line>
</par>
<par>
<line> the scarc*ty of natura* res*urces </line>
<line> **u*ed by </line>
<line> the in*rease in p*oduction and co*su*ption </line>
</par>
<par>
<line> patterns, </line>
<line> this has aw*ken*d in soc*ety a consci*us thought **out the *lanetar* emerg*ncy. </line>
</par>
<par>
<line> Thus, involving society in f*vor of **vironmenta* aware*e** *e*o*es a c*a*lenge *o advance </line>
<line> th* und*rs**nding of en*ironmental problems, being nec*ss*ry *he dissemination of </line>
</par>
<par>
<line> knowled*e </line>
<line> and inform*tion, the encourageme*t *f e*vir*nmentally *or*ect </line>
<line> *r**tices </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> stud*e* that provide opport*nities for sustaina*il*t*. In this *ont*xt, the pre**nt *r*icle aimed </line>
</par>
<par>
<line> *o *resent the </line>
<line> panora*a of *****tative </line>
<line> *tudies on Education fo* Sustainability in </line>
</par>
<par>
<line> Administration by **ans of a sys**m*tic lit*rature </line>
<line> r*vi*w. Th* m**hodol*g* is </line>
<line> qual**ative, </line>
</par>
<par>
<line> expl*ratory, and descripti*e in nature. **e s*a*ch f*r the articles was *arried ou* in th* Web </line>
</par>
<par>
<line> of </line>
<line> Scien** database, wh*ch obtained *6 producti*ns, </line>
<line> t*n a*t*cl*s being conside**d *or the </line>
</par>
<par>
<line> review. F*r **is stud*, the s*ste*atic re*iew f**l*wed the pro**cols o**lined by Sampaio and </line>
</par>
<par>
<line> *ancini (*00*) and Tranf*eld et al., (2003) </line>
<line> an* later, </line>
<line> a </line>
<line> cat*gorical con*e*t a*aly*is was </line>
</par>
<par>
<line> pe*form*d. As a result, i* *a* *ound th*t the HPS in Admini*trati*n ha* been resea*ched i* t*e </line>
<line> l**erat*re and that despite th* low *uantity of pro*u*tio*s, it w** possible t* visua**ze se**ral </line>
<line> them*s *el*t*d to the theme and tha* it presents itse** a* an in*er*sti*g t*end. It is imp*rt*nt *o </line>
</par>
<par>
<line> emph*siz* **at the im*lementati*n </line>
<line> of *ustainability actions reflects a complex and </line>
</par>
<par>
<line> *hall*nging task, which only seems f*asible with discipli*e, care, and engagement *f all </line>
<line> sta*eholders. </line>
<line> Keyword*: Ed**ation a*d *ustai*abilit*. Higher E*uc*t*o*. Busi*ess Scho*ls. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Te*esina, v. 20, n. 5, art. 5, *. 101-119, mai. 202* </line>
<line> www4.**anet.**m.*r/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Edu*a*ão para * Sustentabilida*e n* Adm*ni*traç*o: U*a Revisão Sistemática </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇ** </line>
</par>
<par>
<line> A* discussões sob*e * sustenta**lidade no planet* vêm ocorren*o de maneira </line>
<line> ace**uada e t*m a*q*irid* relevâ*ci* e* difere*tes contextos e ár*as de co**ecimen**. Com </line>
<line> i*so, envolve* a *ociedad* em prol da c*nsciênci* am*iental to*na-se um d*safi* p*r* avançar </line>
<line> *a compreen*ão do* problemas ambientais, sendo n*cessário di*se*ina*ão d* conhecim*ntos </line>
</par>
<par>
<line> e *nfor*ações, o incentivo a </line>
<line> práticas ambie*t*lmente corre*as e estudos que </line>
<line> o*ortun**em </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*stentabilidad*. Val* salie**ar que a preocupaç*o am*iental **tá cada vez m*is present* no </line>
</par>
<par>
<line> mundo acadê*i*o </line>
<line> e </line>
<line> organiza*ion*l * *em ganha*o </line>
<line> espaço para deba*es entre go*erno*, </line>
</par>
<par>
<line> or*ani*ações e socie*ade. </line>
<line> **gun*o Sterling (2011), * Educaç*o par* a sust*n**bilidade (EpS) tem o foco na </line>
</par>
<par>
<line> formação de indiv*duos com c*nhecime*tos, h*bilidade* e </line>
<line> *omp*eensão </line>
<line> ne*essári* </line>
<line> pa*a </line>
</par>
<par>
<line> tom** dec*sões com bas* em su*s i**licaç*e* sociais, e*on*micas e ambientais. </line>
<line> As perspectivas de EpS cor**b*ram com a c*n*eitu*ção da Organização *as Nações </line>
<line> Uni*as pa*a * Edu**ç*o, a Ciência e a Cu**ur* - UNESCO (20**, p.*7) q*e *etermin* com* </line>
</par>
<par>
<line> "[...] e*uca*ão </line>
<line> ho*ística e *ransf*rmacional que direci*na </line>
<line> conteúdos e *esultad*s de </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*gem, pedag*gia e amb*ente de **rendizagem". </line>
</par>
<par>
<line> Dia*te d*s Objetivo* de Desenvolvime*to Sustentá*el (ODS), **e se refere </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perspectivas estabelecidas pelas Nações **idas </line>
<line> *ara *tin*ir a Agenda 2030, por meio de </line>
</par>
<par>
<line> so*uções *ue promovam o desenvolvimento sust*ntá*el, *ota-*e qu* a Educaç*o para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Sustenta**lida** *stá con*ida no ODS 4, vi**nd* assegurar u* ensino de qu*lidade, inclusi*o </line>
<line> e equitativo, p*omovendo o*ortu*idades de apre*dizagem a* lon*o da vida e pa*a todos </line>
<line> (NAÇ*ES UNIDAS, 2021). </line>
<line> N* ODS de nú*ero * - Educação de qualida*e tem co*o u** de *uas met*s g*rantir </line>
</par>
<par>
<line> que t o*os o* </line>
<line> alunos </line>
<line> adquiram co**ecimentos e habilid*de* necessários para </line>
<line> promo*er </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvi*en*o sustentável, *nt*e outros, por meio </line>
<line> da educação </line>
<line> par* o dese*vol*i*ento </line>
</par>
<par>
<line> **stent*v*l. C*m isso, visa p**mover estilos de vida *us*entáveis e </line>
<line> contribui* p*ra </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> cultura de dese**o*v*mento sus**ntáve* (NAÇÕES UNIDAS, *02*). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *eal Filho, M*nola* e Pace (2015), as Instituições de Ensino Superior (IES) </line>
<line> dese*pe*ham p*pel fu*d*mental p*r s*rem transformado*as de pe**amento e opinião. *e*do </line>
</par>
<par>
<line> ass*m, pode potenc*alizar a </line>
<line> di*usão d* pensame*to sustentável. De *cor*o </line>
<line> *om *artch </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Riec*m*nn (2012), a *pS </line>
<line> no ensino superior *epresenta um </line>
<line> desafio </line>
<line> pa*a </line>
<line> o* </line>
<line> sis*em*s </line>
</par>
<par>
<line> acadêmic*s, uma vez q*e mui*as Universidades rea*iza* atividades para a s*a i*plementa*ão </line>
<line> * vários estudos apontam ba*reira* para a inserção da sustentabilida*e nos currícul*s. </line>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 5, *rt. 5, p. 101-1*9, m*i. 2023 www4.fsa*et.co*.*r/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. Holanda, D. P. S. Morei*a, L. C. G. Cabral, A. M. B. *liveira </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> A responsabilidad* da* IES que o*ertam o curso de Administração d*sempen*a um </line>
<line> *apel fu**ame*tal no pr*c*sso de c*ns*ruç*o de organi*ações a*b*en*alm*nte responsávei*. </line>
<line> Com isso, o ensin* da sustentabilidade no cu*s* de A*minist*açã* gara*te benef*cios, no </line>
<line> s*n*ido de permitir formar gestores *on*c*ent*s que farão adeq*ações no meio *rg*n*za*ion*l </line>
<line> e, d**se *odo, a soci*dad* e o meio ambiente da* organizações também sã* *mpactado* pelas </line>
<line> mudança* pro***adas pel*s a*ministradores (LAC*RDA; et a*., 2014). </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do </line>
<line> c*m Cr*sw*ll (2018), * </line>
<line> pesq*isa </line>
<line> qualitativa c*mpreende um meio par* </line>
</par>
<par>
<line> explor*r e ent*nder o significado da*o a um </line>
<line> problema social ou huma*o pelos in*ivíduos, </line>
</par>
<par>
<line> utilizan*o da coleta de *ado*, </line>
<line> aná*ise *e textos ou **agens e da ativ* interpretação do </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sador. Para **lva (*008, p. 30), "n* pesquisa q*al*tativa * conhec*mento é produzido de </line>
<line> *orma dinâmica, n*ma rel*ç** mú*ua e*tre i**estigador e inve*tig**o". O intuito de utilizar a </line>
<line> abordagem qu*litativa é preench*r as lacunas *bservadas *a pesquisa qu*n*itativa. </line>
<line> A*sim, o **esent* a*tigo b*sca investigar o seguin*e *r****ma de *esquisa: Qual o </line>
</par>
<par>
<line> pano*ama na l*te*atura acadêmica so*re os *s*udos qualitativos na Edu*aç*o para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> S*st**tab*lidade no campo da Admin*stra*ã*? </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo geral dest* estud* foi a*resentar o p*n*ra** dos e*tud*s qualitativos sobre </line>
</par>
<par>
<line> a Educação para s*sten*abilidade na *dmini*tração por mei* </line>
<line> *e u*a revisão sist*mática da </line>
</par>
<par>
<line> liter*tura. </line>
</par>
<par>
<line> 2 PROCEDIMENTOS METOD*LÓGI**S </line>
</par>
<par>
<line> A presente pesquisa pode se* c*rac*eriza*a como qualitativa, de na*ureza exp*oratória </line>
<line> e do tipo d**critiva (PR*DANOV e FREITAS, 2013). </line>
<line> Quanto ao proced*mento, esta pesquisa consi*tiu em uma Revisão Siste*ática de </line>
<line> Literatura (RS*). De aco*do com Tranfi*l* e* **. (200*), nes*e tipo de *studo deve-se adotar </line>
<line> um processo científico e rig*ro*o de busca e avaliação d* li*eratura de uma maneira que o </line>
</par>
<par>
<line> p**cesso d* ***c* possa *e* fac*lmente enten**do e repli*ado. Par* este </line>
<line> es*ud*, a revisão </line>
</par>
<par>
<line> sist*mática seguiu os protoc*los de*in*ados por Sampaio * Mancini (*0*7) e Tra*field et al., </line>
<line> (2003). </line>
<line> *oi realizada uma busca de artigos pub*icad*s na b*se de d*dos *eb of Scienc* (WoS), </line>
</par>
<par>
<line> aces*ad* por meio do portal do *eriódico Capes, para faze* um </line>
<line> l**antamento t*óri*o das </line>
</par>
<par>
<line> *ub*i*a*ões *o*re o tema. Assi*, utilizou-se d* *eguin*e st**ng de busca: "E*ucation f*r </line>
<line> Sustainabili*y" AND "Hi*her Ed*cation" AND "Business", pesqui*a** em todos o* campo*, </line>
<line> sem nenh*m tip* d* restrição ou limitação. Fora* lo***izadas 36 publicaçõ*s. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. *, art. 5, p. 10*-119, mai. *023 ww*4.**an*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*ucação para a *uste***bilida*e na Administração: *ma Revis*o Sistemática </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> A Fig*r* * mostra o desenho *o prot*c*lo de pesquisa, s*ndo apr*sentado o *asso a </line>
<line> passo da sel*ção de artigos para este est*do, assim como os critérios d* inclusão e excl*são e </line>
<line> o q*antita*ivo *e artigos apto* para * r*visão. </line>
<line> Fi*ura 1 - Desenho do proto*o*o de pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Elaborado pelo* autores (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na PI, v. 20, *. 5, a*t. 5, p. 101-119, mai. 2023 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. H*landa, *. P. S. M*reira, L. C. G. Cabral, A. M. B. Ol*v*ir* </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> Confo*me ap*esent*do na imagem acima, após a a*li*ação das est*a*égia* de busc* na </line>
<line> *ase *e dados, a próxima et*pa foi a análise do* artigos a part*r da leitura dos t*tulos, resumo e </line>
<line> *a*avras-chave de c*da um dos 36 a*tig*s, sendo sel*cion**as 32 publicações para a e*apa </line>
<line> seguin*e. Quan** aos c*itérios de exc*usão, levou-se e* consideração a duplicidade de ar*igos, </line>
</par>
<par>
<line> sendo loca*izadas quatro </line>
<line> publicações duplicadas. A </line>
<line> últi** </line>
<line> eta** foi a leitura </line>
<line> na íntegr* </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> *rtig*s remanescentes e, com segundo corte, foram </line>
<line> desconsideradas as publi*aç*e* que *ão </line>
</par>
<par>
<line> tinham como *e*a central * Edu*ação para a sustentabilidade e co*o objeto de investigação </line>
</par>
<par>
<line> as es*olas d* </line>
<line> n*g*cios - oito a*ti*os, publicações não *isponíveis **atuitam*n*e - quatro </line>
</par>
<par>
<line> ar*igos, **tudos que tinham abo*d*gem quantitativa ou mist* - dez *rtigos. Assim, e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> quantitat*vo fi*al de ar*igos co*siderados na revisão sistemática foi de 10 publicações. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriorme*te, realizou-se uma </line>
<line> a*álise d* co*teúdo *a**go*ial. *egundo Bardin </line>
</par>
<par>
<line> (1977, p. 119), "a categor*zaçã* é uma opera*ão d* cl*s*ificação de </line>
<line> elementos const*tut*v*s </line>
</par>
<par>
<line> d* um co**un*o, por </line>
<line> diferen*iaçã* *, seguid*mente, </line>
<line> po* re*grupa*entos segundo o gênero </line>
</par>
<par>
<line> (*n**ogia) com os crité*ios *reviament* definidos". </line>
<line> Com isso, esse e*tu*o b*sca mostrar: (i) o panoram* da produç*o acadêmic* mundial </line>
<line> sobre o tema na adminis*raçã*, (ii) lev*nta* os principai* *rocedim*nto* metodológico* </line>
<line> utilizados na l*teratura, (iii) *itar os *ermos ma** recorren*es na literatura e (iv) *pres*nt*r </line>
<line> *omo a *em*tica tem sido estu*ada na l**erat*ra a par**r dos estudos qu*li*ati*os *ocal*zad*s, </line>
<line> de*tacando a* pri*cipais contri*uiç*es e lacunas de *es*uisa. </line>
<line> 3 RESULTAD*S E DISCUS*ÃO </line>
<line> 3.1 Panoram* d* produção cien*ífica </line>
<line> Com a finalid*de de a*alisar a evoluç*o dos estudos sobre o **ma, real*zou-s* *m </line>
</par>
<par>
<line> levantam*nto d*s an*s das p*blicações, *usc*ndo *dentificar possíve*s *end*nci** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cr*sc*men*o das pesqu*sas *a área. **m isso, *s resultado* indic*m que *i**a existem poucos </line>
<line> ***udos *obre o ter** "Educação p*ra sustentabilida*e na Ad*in*s*ração", o *u** foi </line>
<line> pesqu*sado na ba*e de dados W*b Of Science, e, desde o ano de 20*1, apen*s 36 artig** foram </line>
<line> *ub*icados, conforme po*e ser *isto *a Figura 2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 20, n. 5, art. *, p. 101-119, mai. 2023 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educa*ão par* a Sustent*bilidade na Adm*nistração: Uma R**isão Sistemát*ca </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> F**ura * - D*s**ibu*ção ***poral da produçã* científica mundial </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: Elaborado pelo* autores com b*se nos dad*s da pes*uisa (2021). </line>
<line> Co*forme mostra a figura 2, os *studos sobre * *emática ainda são inci*ientes, </line>
<line> presentes nos últ*mos **z anos e *om uma variância des*a evolução ao longo do te*po e ao </line>
<line> mesmo tem*o um* tendên*ia crescente, de*o**rando o inte*esse por essa temátic*, com </line>
<line> destaque para o último ano de 2020, que obteve o *a*or quantitativ* de publicaçõ**, c*m d*z </line>
<line> art**os. </line>
<line> No quesito periódi*os, *bteve-se um quantitativo d* 14 pe*iódicos, ten*o como </line>
<line> d*s*aque a revista International *ou*nal Of Sustai*ab*l*ty In High*r Education, c** oito </line>
<line> p**l*cações, que re*resentam 24% das publicaç*e*. Em s*guida, **arece a revista Journal Of </line>
<line> Clea*er P*oduct*on e a *evist* *u*tainability, com sete publicações cad*, j*ntas </line>
<line> corr*spond*m * 42% das pu*l*cações. Ca*e ressaltar *ue os dema*s periódi*os contaram com </line>
<line> apena* uma ****icação e *ue dos 36 arti*os d*st* estudo, três publicaç*es dei**ram de fazer </line>
</par>
<par>
<column>
<row> parte dessa anál*se por fazerem parte de co**erênci*s/event**. N* t*bela 1 mostra-*e </row>
<row> quanti*ativo *e *ub*i*ações po* *eriódicos. </row>
<row> Tabe*a 1 - *requênc*a de publicações por periódi*o </row>
</column>
<par>
<line> Pe*iódic*s </line>
<line> *. </line>
</par>
<par>
<line> In*ernational Jour*a* Of Sustain*bility In Hig**r Educa*ion </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Jou***l Of Cleaner P*o**cti** </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> Su*tainability </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> Ad*in*stração Ens*no E Pesquisa </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> *ssessment Evaluation In H**her Edu*a*ion </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Au*tralian Journal Of Environm*ntal Education </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Gaia Ecologica* P*rspectiv*s For Scien*e And Society </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> *igher Educa**on Policy </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Inte*national Journa* Of *ntre*reneurship And Innovation </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> I*t*rnational Journal Of Environmental R*searc* And Public Hea*t* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Journal Of Man*ge*ent Or**n*zation </line>
<line> 1 </line>
</par>
<column>
<row> R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 20, *. 5, art. 5, p. **1-11*, m*i. 2023 www4.fs*net.*om.*r/revista </row>
</column>
<column>
<row> o </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. Hola**a, D. P. S. Moreira, L. C. G. C*bral, A. M. B. Oliveir* </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> Journal O* Teachi*g I* Travel Tour*sm </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> M*ntenegrin Journ*l O* Economics </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Revista Eletron*ca Em Ge*tao Educacao E Tecnologia Ambiental </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *laborado pelos autores com base nos dados d* pesquisa (2*21). </line>
</par>
<par>
<line> Part**do para as instituições qu* ma*s produzem sob*e * temá*ic* em nível g*obal, o </line>
</par>
<par>
<line> q*e se percebe u*a *ariedade ** inst*tuições, co*preendend* q*ase to*os o* continentes. é </line>
</par>
<par>
<line> No*a-se que são *oucas as pro*uçõ*s por instituição e que existe uma predom*nân*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> instituições </line>
<line> europeias. A Tabela 2 apre*enta as in*t*tuições *u* mais tiv*ram produção </line>
</par>
<par>
<line> *ientífica. </line>
<line> **bela 2 - Pr*n*ipai* instituiçõe* de ensino </line>
</par>
<par>
<line> Ins*ituição </line>
<line> *aís </line>
<line> Produções </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* Autônoma de Madri </line>
<line> *spa*ha </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Instituto Avançado *e Ciênc*a e *ec*ol*gia do Japão </line>
<line> J a pã o </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Universi*a*e M*nash </line>
<line> Aus*rália </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Universidade P*lit*cni*a *a Catalônia </line>
<line> E*pa*ha </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidad* *hinshu </line>
<line> J * p* o </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade Aberta </line>
<line> Portugal </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> **iversidade *ederal do Para*á </line>
<line> Bras*l </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidade de Deusto </line>
<line> Espa*h* </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsi*ade de Worcest*r </line>
<line> In*laterra </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersid**e de *c***mia e *egó*i*s de V*ena </line>
<line> Áustria </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elabo*ado pelos autores com base nos dados da pesqu*sa (20*1). </line>
</par>
<par>
<line> O* dados da tabela *videnc*am duas *end*nc*as interessantes, a p*imeir*, já citada </line>
<line> anteriormente, é a predominân*ia de instituições europeias n*s pro**ções, e a segunda, trata- </line>
<line> se do prot*gonismo das instituições espanholas, que aparecem *m três oportun*dades *o </line>
</par>
<par>
<line> ra*king - **iv*rsi**de Autôn*ma de Madr*, Universidade Politécnica da Catalônia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Universidade d* Deusto, segui** pelo *apão que apare*e duas vezes. </line>
</par>
<par>
<line> Essa predominância t*mbém é **rceptível *uand* se ana**sa os *ados da Tabela </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> aba*xo, em que os pa*ses europeus figuram com maio* **equência. Os **sultados apontam que </line>
<line> dent*e *s nove *aíses qu* ma*s publicam sobre o tema, s*is deles fazem parte do continent* </line>
<line> europeu. A*nda a**im, em consonânc*a com a tabela anterior, a Espanha * o país que m*is se </line>
<line> destaca por pu*licar sobre a te*át**a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 5, art. 5, p. 101-119, *ai. 202* </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Educação p*r* a Sustentabilidade n* Administração: Uma Revisão Si*te*ática </row>
<row> Tabel* 3 - Princ*pais países que publ*ca* *obre a tem*ti*a </row>
</column>
<par>
<line> País </line>
<line> Prod*ções </line>
</par>
<par>
<line> E*panha </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Austrália </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Brasil </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Á*st*ia </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> In*la*erra </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Alema*ha </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Itália </line>
<line> 3 </line>
</par>
<column>
<row> 109 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ja**o </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> P*r*ugal </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Ela*orado pelos *utores com base nos da*os d* pesquisa (202*). </line>
</par>
<par>
<line> Com re*a*ão aos autores, confor*e ap*esentado na Tabela 4, tem-se uma </line>
<line> *redo*in*ncia de a*tores afili*dos a Institui*õe* eur*peias e que *ão *b*iver*m mais que </line>
<line> duas produções. </line>
<line> Tab*la * - Pri*cipa*s *utores </line>
</par>
<par>
<line> *utores </line>
<line> Inst*tuição </line>
<line> Pr*duções </line>
</par>
<par>
<line> C*c*lia Elizab**h Bayas Aldaz </line>
<line> U*iversidade Autôno*a de Madri (E*pan**) </line>
<line> 2 </line>
<line> Universidade de Econom*a e Negóc**s de Viena </line>
</par>
<par>
<line> *e*ra *iberho*e* </line>
<line> (Áus*ria) </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Almudena E*zaguirre </line>
<line> Universidade de Deusto (Espa*ha) </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> *ay Emblen-Perry </line>
<line> Univer***ade *e Wor*ester (Inglater*a) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Ma*ía García-Feijoo </line>
<line> Universidade de Deusto (Espa*h*) </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Leyla Angélica Sandoval </line>
</par>
<par>
<line> H*món </line>
<line> Univers*dade *utô*oma de Madri (Espanha) </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Jas*n MacV*ugh </line>
<line> I*stituto *vança*o de Ciênci* e Te**olog*a do </line>
<line> 2 </line>
<line> Ja*ã* (Ja*ã*) </line>
</par>
<par>
<line> Mike N*rton </line>
<line> *nive*sidade Shinshu (Japão) </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> **dréa P*u*a Segatto </line>
<line> Uni*ersidad* Federal do P*raná (Brasi*) </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Ananda Silva Singh </line>
<line> Unive*sidade *ede*al do Par*ná (Bra*il) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Wendy Stu*bs </line>
<line> Universidad* Monash (Austrália) </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: El*borado *elos autores co* base nos dados da pesquis* (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Ca** dest*car *ue quase todas as **oduções são resultantes de coa*toria* d*stes </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> figuram na tabe** 4, tais como Al*az e Hamón, que fizeram parte das mesmas prod*ções, </line>
<line> assim **mo MacVaugh e N*rt**, Eizaguirre e Gar*ia-Feijoo e, Seg*t*o e *in**. No*a-se q*e </line>
</par>
<par>
<line> es*es a*tores q*e tiv**am partic*p*çã* nas mesmas pro*uç*es g*ralmente est*o vinculados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> mesma inst*tuição ou re*idem n* mesmo país, o *u* justif*ca as parcerias </line>
<line> de*e*volvidas nas </line>
</par>
<par>
<line> public*ç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, v. 20, n. 5, a*t. 5, p. 1**-119, *ai. *023 </line>
<line> *w**.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. Holanda, D. P. S. *oreira, L. C. G. Ca*ral, A. M. B. *liveira </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Procedimentos metodoló*icos *tili*ados </line>
</par>
<par>
<line> R*laci*nado aos procedime*t*s metodológi**s aplicado* no* artigos, é not*rio *u*, </line>
<line> dos ** artig*s, apenas três são exclusivament* teóricos e tr*tam de *m* r*visão de litera*ura </line>
</par>
<par>
<line> **e v*sam fornecer o estado da arte sob*e a temática e, ain*a, identificar o**rtuni*ades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> futu*as *esquisas, enqu*nto q*e os out*os 33 artigos tra*am *e trabalhos te*rico* *mpí*icos. </line>
</par>
<par>
<line> Com *elação à a*orda**m, no*a-se a predominâ*cia de abordag**s qualitat*vas, o que </line>
</par>
<par>
<line> evidencia que existe * inter*ss* em fa*er uma pesq*isa *ais ampla e p*ofunda sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temática. Assim, d*s 36 arti*os, 17 s*o q**litativos, sete q*an**tati*os, oito fizera* *so da </line>
</par>
<par>
<line> abordag*m mista - quali e quanti, * em qua*ro </line>
<line> não fo* identifica*o o tipo de *bordagem. * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> tabela 5 apr*sent* es*e pan*rama da* abo**age*s *el*mitadas n*s pr*duções cient*ficas. </row>
<row> Tabela 5 - Tipos de abordagem </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Aborda*em </row>
<row> Qu*ntitativa </row>
<row> Qualitativa </row>
<row> Mista </row>
<row> *ão i***tificada </row>
<row> TOT*L </row>
</column>
<column>
<row> Frequência </row>
<row> 7 </row>
<row> 17 </row>
<row> 8 </row>
<row> 4 </row>
<row> 36 </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Fonte: Elaborado pelos autores com bas* nos dados da *esqu*sa (20*1). </row>
<row> *on*iderando os es*udos quali*ativo*, *endo e*tes o o*jeto *e investigação deste </row>
</column>
</par>
<par>
<line> estu*o, é re*evante a**esentar uma síntese d*s pri*cipais est*at*gias de pesquisa, méto*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> técnicas *ue s*bsid*aram a realização *a* pesquisas desse tipo *e abo*dagem. A tabe*a 6 </line>
</par>
<par>
<line> sintetiza ** principais procedimento* *eto*ológicos </line>
<line> u*ili*ados nos *studos qua*itativos </line>
</par>
<par>
<line> anal*s*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Tab*la * - Síntese dos pr*ced*me*t*s m*todológic*s </line>
</par>
<par>
<line> Estraté*ia* de F*equên*i p*s*uisa a </line>
<line> Técnicas de Frequência coleta </line>
<line> *re**ênc* T*cnicas de anális* a </line>
</par>
<par>
<line> Explora*ória 4 </line>
<line> Q*estionário 1 </line>
<line> Análise de conteúdo 2 </line>
</par>
<par>
<line> Bibliogr*fica 2 </line>
<line> Entrevista 5 </line>
<line> *ão identificado 8 </line>
</par>
<par>
<line> *escritiva * </line>
<line> D*cum*n*ação 2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Estudo de **so 2 </line>
<line> *bs*rva*ão 1 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisa-*ção * </line>
<line> Grupos **cais 1 </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> F**t*: Elaborado pelos autores com base nos dados da pesqui** (2021). </line>
<line> A part*r da t*bela, é p*ssível visual*zar que re*er*nte ** estraté*ias de pe**uisa, foi </line>
<line> utilizada principa*mente a explorató*ia, seguida pela bibl*ogr*f*ca e estu*o de caso. Quanto às </line>
<line> técnicas de **l*tas, pr*domi**u o uso da e*trev*sta e a document**. *á e* relaçã* às *écnic*s </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, *. 5, art. 5, p. 1*1-119, mai. 2023 w*w4.f**net.*o*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação para a Sustentabi*ida*e n* Ad*inistr**ã*: *m* Revisão Sistemá*ica </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> de anális*, o* **t*d*s não de*xaram e*idente qual a técni*a utilizada. N* en*anto, em dois </line>
<line> estudos, mencionou-s* o uso da análise de co*teúdo. </line>
<line> 3.3 Palavr*s-*ha*e e assuntos r*lacionados </line>
<line> Reali*ou-se a conta*iliza*ão das pal**ras-chave das p*b*icaç*es, b*m como busc**-s* </line>
</par>
<par>
<line> identifica* e categori*ar o* </line>
<line> p*in*ipais ass**tos ou f*cos das a*ál*ses utilizad*s </line>
<line> pelos a*tor*s </line>
</par>
<par>
<line> na* produçõ*s levantadas por esta rev*são. A figur* 3 apresenta u*a n*vem de p*lavras com </line>
<line> as p*lavra* mais f*eq*en*es nos *studos, e**borada a *artir do Wor*Art. </line>
<line> Figura 3 - Nuvem de pal*vr*s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*abora*o no Wo*dAr*, a partir d*s ar*igos anali*ado*. </line>
<line> Fora* e*con*r**as *99 pa*a**as-c*ave, compo**as *or termos simples ou *o*postos. </line>
<line> A **rtir d*sso, co**orme figura 3, se perc*be o destaq*e de palavr*s de acordo com a *aio* </line>
<line> *requência, como sustentabilidade, e*uc**ão, superior, des*nvolv*mento, su*tentável, </line>
<line> ap*endizagem, competência, e**r*endedori*mo e institui*ões. Assim, é pos*ível p*rceber que </line>
<line> essas pal*vras-ch*v* ref*etem o panorama geral do* est*dos e *ermitem *isua*iza* a </line>
<line> imp*rtância da temát*ca a partir do a*anço *o quantitati*o *e pr*duções. </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 20, n. 5, a*t. 5, p. 10*-*1*, *ai. 2023 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. H*land*, D. P. S. M*reira, L. C. G. Cabral, A. M. B. Ol*veir* </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> No que se refere aos *ssuntos relacio*a*os, estes fo*am d*finid*s a p*rtir do t*ma </line>
<line> centra* de cada estudo ou, a*nda, a partir dos seus obj*tivo*. Foram considera*os somente dez </line>
<line> artig*s de abordag*m *ualita*ivs q*e serão o*jeto d* estudo desta *evisão *istemát*ca. Sendo </line>
<line> assim, foi *ossí*el cat*gorizar esses es*udos nas segui**es abordagens: </line>
<line> Tab*la 7 - Categorização dos *ssun*os r*lacionados </line>
</par>
<par>
<line> Assuntos </line>
<line> Descrição </line>
<line> n. </line>
<line> Referências </line>
</par>
<par>
<line> Implementação </line>
<line> Art*gos que *e preocu*a*am em abordar </line>
<line> 4 </line>
<line> Singh, A. S; S*ga*to, A. P </line>
<line> ca*os de im*lemen*a*ão de pr**ramas e </line>
<line> (2020); M*cVaugh, </line>
<line> aç*e* de suste*tabilidade em *niversidades </line>
<line> J; Norton, * (*01*); Ga*cia- </line>
<line> e nas escol** de negócios, a f*m de ver*fic*r </line>
<line> Feijo*, M; Eizaguirre, A; </line>
<line> os casos de *uce*so e a* d*ficu*d*de* </line>
<line> Rica-Aspiunza, A (*020). </line>
</par>
<par>
<line> encontradas. </line>
</par>
<par>
<line> Comport**en*o </line>
<line> Artigos *ue abo*dam * preocupação c*m o </line>
<line> 3 </line>
<line> Be*ker, D. V.; e* al. (2*15); </line>
</par>
<par>
<line> / at*ação </line>
<line> compor*am*nto das pe*so*s envolv*das no </line>
<line> Fa*ias, L. C; *oel*o, A. L. </line>
</par>
<par>
<line> profiss*ona* </line>
<line> proc*s*o e com o que pode vir a estimular </line>
<line> *. L; Coelho, C (2019); </line>
<line> compor*ame*tos pró-susten*áveis e ainda a </line>
<line> Biberhofer, *; et *l. (2019). </line>
<line> atuação frente *s exigências da edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> para a susten*a*ilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Aval*aç*o </line>
<line> Artigos que *ug*rem ferramen*a* de </line>
<line> * </line>
<line> Bru*s**in, *; et al. (20*5). </line>
<line> ava*iação de programas de sustent*bi*idade. </line>
</par>
<par>
<line> Cur*íc*lo </line>
<line> Artigos que expl***m ** curr*c*los de </line>
<line> 2 </line>
<line> *tu*bs, W (20*3); Stu*bs, </line>
<line> sustentab**id*de **s e*colas de </line>
<line> W; Sch*pper, *. (20*1). </line>
<line> admi*istração. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rado pelo* autores com ba*e nos dados da pesq*isa (2021). </line>
<line> *onf*rme * apresentado na Tabela 7, dentre os arti*os analisados, os principais </line>
<line> ass*ntos *o*am categori*ados da *eguin*e man*ira: Implem**tação (4), comportament* ou </line>
</par>
<par>
<line> atuação pro*issiona* (3), avaliação (1) e </line>
<line> curr*culo (2). Dessa forma, percebe-se *ma </line>
</par>
<par>
<line> corre*p*n*ência entr* a oc*rrên*ia das palav*as-chave e *s *ssuntos relacion*dos. </line>
<line> 3.4 Revisã* dos ar*igos qualitati*os </line>
<line> Nes*e i*e* pr*ten**-s* *presentar a des*rição dos dez es*udos se*ecionad*s **ra esta </line>
<line> revisão e que fora* distribuídos em aborda*ens, co*fo*me definido anteriormente. </line>
<line> 3.4.1 Implementação </line>
<line> Para esta c*t*goria, for*m id*nti*icado* q*at*o estud*s. O primeiro artigo inti*ula*o </line>
<line> "Des**ios da educ*ção p*ra a *ust*ntabilidade n*s cursos de negócio*: u* estudo multicaso </line>
<line> em instit*ições de ens*no super*o* *rasil*iras" (*INGH, SEGATTO, 2020), b*scou **alisar o* </line>
<line> **v. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 5, art. 5, p. 101-*19, mai. 2023 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educaçã* para a Sustentabil*d*de na Administração: Uma R*visão Sistemát*ca </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais *esafios enfren*ados por </line>
<line> duas escolas de ne**c*o* e </line>
<line> *ma institui*ão de ***ino </line>
</par>
<par>
<line> s*perior n* implem*ntaçã* da ed*caçã* p*ra a *ust*ntabilidade e buscou identificar **ementos </line>
</par>
<par>
<line> facilitadores q** contribuam para minimizar ou eliminar barreiras </line>
<line> enfrent*d*s </line>
<line> po* essas </line>
</par>
<par>
<line> instituições na implem*ntação do Ep*. Assi*, esse e*tu** permit*u identi*ica* des*fios </line>
</par>
<par>
<line> relac*on*dos à cultura, i**tituição, recur*os, estrutura </line>
<line> curricular, metodo*ogias e ab*rdagens </line>
</par>
<par>
<line> de ensino, mens*raçã* d* **forços de EpS, forma*ão de age*tes de mu*ança, entr* ou*ros. Os </line>
<line> da*os em*íricos permiti*am identificar novos de*afios *a categ*ri* In*titui*ão, re*acion*dos à </line>
</par>
<par>
<line> governança *as institu*ç*es de </line>
<line> ensino. No que s* *efere à proposta de estudos futuros, </line>
</par>
<par>
<line> c**cen*ra-se em ver*fi**r se estes </line>
<line> des*fios es**o presentes em outras IES e *u* *utras </line>
</par>
<par>
<line> ins*ituições *iscutam es*e* desafios e ainda saber quais ações são *omadas para mitigá-las. </line>
<line> O s*gund* artigo, t***ém de *utoria de Singh e Segatto (202*), tem co*o título </line>
</par>
<par>
<line> "Quando as capacidades rela*ionais caminham no ce*ário </line>
<line> de e**cação para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustent*bilidade" e *us*ou destacar a importância das parceri*s, **mo </line>
<line> eleme*tos </line>
</par>
<par>
<line> fac*l**ado*es, em todas *s fre*tes necessárias para a super*ção dos d*sa**os *ara a i*plantação </line>
</par>
<par>
<line> da educação para a *ustentabi**da*e nas ins*ituições de </line>
<line> en*ino su*er*or. Os acha*o* </line>
<line> desta </line>
</par>
<par>
<line> pes*u*s* possibili*aram identificar que a* *arc*rias consistem em eleme*to* facilitad**e* par* </line>
<line> * s*pera*ão d*s desa*i*s enfrentados pelas IE* na implant*ção *o *pS. Além di*so, em </line>
</par>
<par>
<line> *rameworks p*eviament* desenvolvi*os *isando à implementação a Su*tentabi**dade </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> escola* d* negócios e parcerias d* IES esti**ram presentes. N*sta pesquisa também foi </line>
</par>
<par>
<line> possível o*servar qu*, </line>
<line> apesa* *a </line>
<line> existê*cia de e*tudo* q** discutem as parc*rias *ara </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Sus*entabilida*e, *ã* há estudos que disc*tam co** </line>
<line> a* parcerias se desenvolvem na </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva das capac*dades rela*ion*is. Como propost* d* pes**is*, s*gere-s* a validação do </line>
<line> framework p*oposto e da proposição, para que *ossam *er aprimo*a**s * ev*l*í*os e, ainda, </line>
</par>
<par>
<line> identificar s* *lgu*as dim*nsões </line>
<line> ou *omponente* são mai* desen*olvidos do que *utros </line>
</par>
<par>
<line> frente o processo d* impleme*tação *a EpS. </line>
</par>
<par>
<line> O terceiro es*udo </line>
<line> foi reali*ado po* V*ugh e N*rto* (**12), que tem como *ítulo </line>
</par>
<par>
<line> "Intro*uzindo a su*tentabilidade em co*textos d* educaçã* empresarial usan*o aprendizagem </line>
<line> ativa". As*im, e*se estudo pro*ôs ex*lorar com* a a*re*di*agem ativa pode ajudar a abo*dar </line>
</par>
<par>
<line> as q*estões de l*gitimid*de e pratica*ilidade ine*entes à introdução </line>
<line> da e*ucação para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> su*tent*bilidade e* programas de *radua*ão re*acionados * *egóci*s. Os princi*ais acha*os * </line>
<line> *ue as té*nicas de *prendiza*em ativa, quando **mbinadas com fontes **essíveis e confiáveis </line>
<line> de pesqui*as bá*icas de *ustenta*ilidad*, po**m afas*ar alunos da d*p*nd*nc** de educadores </line>
<line> e adota* a r*sponsab*lidade p*ssoal. Com* proposta *e outros trabalhos, sugere entender sobre </line>
<line> *ev. FSA, Te**sina PI, v. 20, n. 5, art. 5, *. 10*-119, mai. 202* www4.fsa*et.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. Holanda, D. *. S. Mo**ira, L. *. G. Ca*ra*, A. M. B. O**veira </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> a experiênc** dos alunos que estão en*ontrando * sust**tabi*idade e* *rog*amas voltados </line>
<line> para uma car**ira profissiona*. </line>
</par>
<par>
<line> Por *im, o* est*dos de Garcia-Feijoo, Eizaguirre e Ri*a-Aspiunza (**20), </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> reali*aram u** re*is** *istemátic* sob*e a implementação d* m*tas de desenvolvime**o </line>
</par>
<par>
<line> su*tent**el em e*colas d* n*gócios. Com isso, constaram q** pod* haver uma lacuna </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> literatura, ten** em *is*a que e*iste* m*is **ordagens *eó*ica* ou ref*ex*vas do que *e*ições </line>
<line> *u aná*ise de interve**ões espec*ficas. Assi*, se propõe i*vestigar por *eio de u* estudo de </line>
</par>
<par>
<line> caso *s m*lho*es práticas e avaliaçõ*s e interven**es específica* **anto implantação d*s à </line>
<line> ODS. </line>
<line> 3.4.* Comportament* </line>
<line> *sta categ*r*a *o*preend*u *rês dos *0 *rtigo*. Assi*, o primeiro se refe*e à p**quisa </line>
</par>
<par>
<line> *e Becker; et al. (*015), que buscaram analisar com* os </line>
<line> professores do curso </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> a*ministração de </line>
<line> uma I*S, o seu pa**l doc**te frente às e*igências *a ed*cação p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustenta*ili*ade n* *n*ino. Dess* for*a, obt*ve-se que total*dade dos professores são a </line>
</par>
<par>
<line> fa*orá*eis à *nserçã* de uma discipli*a específ*ca de s*stentabil*dade no </line>
<line> cur** da *E* </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isada; sei* p*ofe*sore* se sente* </line>
<line> p*epara*os p*ra atuar com a temática </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> susten*abilidade; sete não *e sentem p*e*arados e salient** </line>
<line> que * fal*a de inform*ção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dific*ldades na recepç*o do tema pelos </line>
<line> estudantes são a* maiores dificuld*des. Como </line>
</par>
<par>
<line> resultado da inserção da sustentabilid*de de *aneira *ransversal, v*ri*icou-se que seis </line>
<line> doc*ntes t*m conhecimento do conc**to da *ustentabilida*e, sob a ótica do "*r*ple Bot*om </line>
<line> Line", sendo apli*ado *m suas disciplina* e que a m*ioria dos professores está na busc* pelo </line>
</par>
<par>
<line> conheci***to, e sente *ue n*cessita de i*formação, pois 09 pro*e**ores </line>
<line> ai*da </line>
<line> não **ssuem </line>
</par>
<par>
<line> co*heciment* das n**as d*retrizes * in**rções da sustentabil*dade *o ensino, mais de 50% </line>
<line> sal*entam a n*cessid*de d* abordar a sustentab**id*de em sua disciplina. </line>
<line> O segundo artigo, intitulado "Objetivos de de*envolvimento *ustentável e educação </line>
</par>
<par>
<line> *ara </line>
<line> a </line>
<line> suste*tabilidade: </line>
<line> aná*ise </line>
<line> *as </line>
<line> *oncepções </line>
<line> d* </line>
<line> sustentabilidade de </line>
</par>
<par>
<line> estudantes de gestão de n*gócios em uma instituição pública ** ensino superi**" de a**or*a de </line>
</par>
<par>
<line> Far*as, Lima Coelho e C*ri*tian* *oe*ho (2019), rev*lou que a **ior </line>
<line> p*rte *o* </line>
<line> e*tud*nt*s </line>
</par>
<par>
<line> entr*vi*t*dos co*cebe sustentabilidade em termos *e recursos, n*o sendo *ossível </line>
</par>
<par>
<line> ide*tificar </line>
<line> u* aprofundamento resultante *o p*ocesso de form*ção *ess*s *st**antes. </line>
</par>
<par>
<line> Tr*ba*hos futur*s </line>
<line> podem *er execu*ados no que se *efere ex*cução de *n*ervenções à </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> busquem imple*entar * *ustentabi*idade n* graduação, aprofundando e*s*s *oncepç*es e, </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 5, art. *, *. 10*-119, ma*. 20*3 *ww4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ed**ação *ar* a Suste*tabilidade *a Ad**nistração: Uma Rev*são Sistemát*ca </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> ain**, o espaço em q*e foi rea*i*ad* a pesqui*a e *m *utros c*rsos pod* destac*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribu*ção destes para o desenvolviment* da s*stentabil*dade. </line>
</par>
<par>
<line> *ib*r*ofer et *l. (*01*) prop*seram </line>
<line> *xplorar o desempenho profissional </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> empreendedores orie*t*dos </line>
<line> pa*a a suste*tabilidade, * fim de se* capaz de fornecer melhores </line>
</par>
<par>
<line> am**entes </line>
<line> d* aprend*zagem no </line>
<line> en***o *uperio* para o empre*ndedo*ismo orientad* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sus*entabilidade (SDE). Os r*sultados *o*tram que é crucial para os *mpreended*res </line>
<line> o*ientados para a sustenta*ilid*de s*re* capazes de lidar e compreender a complexi*ade dos </line>
<line> p**ce*sos reais de tran*forma*ão. Em outra* palav*a*, eles precisam de co*petê*cias-cha*e </line>
<line> se q*ise*em compreende* * int*rc*nex*o dos v*rios *ív*is d* ação (*ompetência sistêmic*). * </line>
</par>
<par>
<line> que diferencia </line>
<line> os emp*eende*ores *oltados pa** a susten*abi*i**de sã* as habili*a*e* *ara </line>
</par>
<par>
<line> re*leti* *obr* seu *róprio desempen*o no traba*ho, seus *a*ores e v*sõe* de mundo, *b*etivos </line>
<line> e imp**tos. </line>
<line> 3.4.3 Av*l*aç*o </line>
<line> O e*tudo de Brunstein et al. (2015) p*o*ur*u r*fleti* sobre a i*cor*oração do tema </line>
<line> su*tentabi*idade na *valiação do e*sino *up*rior em gestão em*resarial. Para tan**, foi </line>
<line> *ealizada a análise de um est*do ** caso *rasileiro à luz da teoria *a ap**ndizagem social p*ra </line>
</par>
<par>
<line> a sustentabil*dade. Conclui q*e ainda são *oucas *s </line>
<line> inst**uições de *nsino brasilei*as q*e </line>
</par>
<par>
<line> integra* a su**ent**ilidade em sua ges*ão acad*mic* e projet*s peda*ó*icos de </line>
<line> ****a </line>
</par>
<par>
<line> consistente. *oucas ex*eriê*c*as robu**as de a*oção da s*stentabilidade na administração </line>
</par>
<par>
<line> instit*cional *ora* do**m*ntadas. Não existe d*v*rsidade nas atividades </line>
<line> curriculares </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> extracurriculares identific*das, n*s *u*is a sus**n*abilida*e f*i i*t*g*ada nesses *ursos numa </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva interdisciplinar ou tra*sdisci*l*nar, bem como orientada p*ra resolução * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p**b*emas atrav*s do *nvolvimento ** múlt*p*os stakeholders. ** e*t*nto, i*so não significa </line>
<line> q*e algu*as iniciativ*s si*nificat*vas não *enham sido *ncontr*das. Como *rabalhos futuros, </line>
<line> sugere-se re*etir * esforço anal*t**o aqui *mpregado, com as d*vidas adapta*ões à política </line>
<line> nacional e *val*ação do ensino su*eri*r n* área de a*ministração em *ada país. A *er*pec*iva </line>
<line> compa*at*va *ode permitir não só ide*tif*car o* aspect*s *specíficos de cada realid*de, mas </line>
</par>
<par>
<line> ta*bé* os as*e*tos regulares c*racterís*icos da avalia*ão </line>
<line> no *nsino superior. Outr* </line>
</par>
<par>
<line> possibilidad* diz respeit* ao dese*volvimento de tr*balhos *ue ag*eguem ao* ti*os de *ados </line>
<line> recolhi*** neste traba*ho as p*rcepçõ*s dos difer*ntes stakeholders e*volv*dos e / ** </line>
<line> interess*dos n* avaliação do ensino sup*rio* e da admin*s*ração. </line>
<line> *ev. F*A, *er*sina P*, v. 20, n. 5, art. 5, p. 101-1*9, *ai. 2023 www4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. S. Holanda, D. P. S. M*rei*a, L. C. G. Cabr*l, A. M. B. O*iveira </line>
<line> *16 </line>
</par>
<par>
<line> 3.4.4 Curr*culo </line>
</par>
<par>
<line> Nos e*tudos de S*ubbs (2013), foi *roposto como objetivo apre*entar um* ab*rdagem </line>
</par>
<par>
<line> pedag*gica para a con*epção de um currículo de cursos que </line>
<line> visa atender * crescente </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de *rofissionais qualifica*os, que </line>
<line> tenham competênci*s em negócios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *u*tentabilid*d*, </line>
<line> * que entendam a ligaçã* entre os </line>
<line> *ois. Com isso, visa *s*umi* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> comprom*sso </line>
<line> *e integr*r a sustentabilida*e ambiental </line>
<line> e* to*os o* *spe*t*s *a* **ividades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> op**ações *a *niversidade (p*squisa, *nsin* e procedim*n*os * *r*ticas ope*acionais </line>
</par>
<par>
<line> *n*e*nas) e, *m res*os*a, dese*volveu * </line>
<line> estr**ura *e educação </line>
<line> para a s**t*nt**ilidade (ESF). </line>
</par>
<par>
<line> *st* pla** vi**: desenvolver ai*da mais o lequ* </line>
<line> d* di*cipl*na* e of*rtas de cursos d* </line>
</par>
<par>
<line> Educ*ção pa*a * S*st*ntabilidad*; desenvolver abordagens esp*cíf*cas do corpo do*ente *ara </line>
</par>
<par>
<line> orientação e envolvimento n* Educa*ão para a *us*entabilidade; </line>
<line> encoraj*r o *so sustentável </line>
</par>
<par>
<line> de re*ursos na prát*ca e entrega de ensino; e *stabel*c*r um Grupo de Referên*ia de Educaçã* </line>
<line> p*ra a S*stentabilida*e compo**o por *ro*essores e *lu*os "ca*p*ões". </line>
</par>
<par>
<line> *ua*to aos estudos d* S*ub** e Schapp** </line>
<line> (201*), *eve como objet*vo relat*r o* </line>
</par>
<par>
<line> *sforço* para d*senvo*ver dois assuntos autônomos sobre sustentabilidade e resp*ns*bil***de </line>
</par>
<par>
<line> soc*al corporativa (CSR) *m </line>
<line> ** curr*c*l* de </line>
<line> negó*ios *onvenci*nal na Monash University, </line>
</par>
<par>
<line> *u*t*ál*a. Conclui-s* que, embora muitas uni**rsi*a*es of*reça* apoio e*ucaçã* para à </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustentabilidade, *e*quisas *nter*ores indic*m qu* a ma*ori* das iniciati*as *urr*culares n*sta </line>
<line> áre* fo* conduzida por *rofessores ind*viduais. Este **tigo fornece *xemplos de </line>
<line> desenvolvimento de currículo que emerg** da iniciativa de base, na aus*ncia *e u* programa </line>
<line> *ntegrado e inte*rado para a s*stentabilid*de. O documento incentiva tod*s os prof*ssor*s, </line>
</par>
<par>
<line> independentemente d* suas circunst**cias, a con*ide**r o desenvo**imento de </line>
<line> um curríc*lo </line>
</par>
<par>
<line> para a sus*enta*ilid*de. Em*ora os sujeit*s *n*ivi*uai* não possam efe*uar mu*anças </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> ma*sa, cada esfor*o pode, n*o importa o </line>
<line> quão *ragme**ado seja, fazer diferença. C**o a </line>
</par>
<par>
<line> *esquis*s f*turas, *ugere avançar </line>
<line> a EpS in*estigando programas de *uda*ça cu*ricula* </line>
</par>
<par>
<line> transformadora. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSID*RA*Õ*S *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo teve como objetiv* apre*e*tar o pan*rama *os estudos qualitat*vos sob*e a </line>
</par>
<par>
<line> Educação para sust*n*ab**idade </line>
<line> na *dministraçã*, por meio de </line>
<line> uma re**são sistemática </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *i*eratura. Para o atingimento desse obje*ivo, foi rea*izada uma busc* na base de dados *oS * </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, *. 5, art. 5, *. 101-119, m*i. **23 w*w4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação para a **stentabilidade na Admini*tra***: Uma Re*i*ão Sistemática </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> *eve co*o parâ*etro um protocolo de pesquisa, no qual foram selecionados dez estudos q** </line>
<line> tinham como temát*c* a educação *ara sustentabi*id*de c*m r*strição à ár*a de negóc*os. </line>
<line> Dessa f*rma, identi*icou-*e como a EpS na Ad*inistração tem sido pesquisada na </line>
</par>
<par>
<line> literat*ra * </line>
<line> que, *pesar do quantita*ivo **ixo *e produções, fo* poss*vel visualizar *ários </line>
</par>
<par>
<line> *emas atrelados à temáti** e que *e apre*enta como *ma te*dência *nteressante para diver**s </line>
<line> ator*s envolvidos. É impor*ante re*salt*r que a i*plementação de ações de sustenta*ilidade </line>
<line> reflete uma ta*efa *ompl*xa e desafi*dora, q*e apenas parece viáve* com disciplina, c**dad* * </line>
<line> *ngajamento de todas as partes intere*sadas (institu*ções, líder*s, cid*dãos, pesquisadore*, </line>
<line> estudan*es e a comun*d*de e*volv*da). </line>
<line> Observou-se que *ár*os art*gos apontaram certa f*agilid*de na a*re*entaç*o explícita </line>
</par>
<par>
<line> dos *s*ectos *etodoló*icos, e* </line>
<line> que pode </line>
<line> estar *ssociad* * dif*culdade em materiali*ar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> externar as d*cisões ep**temo*ógicas, **tod*lóg*cas e ontol**icas re*erentes **s seus </line>
<line> *rabal**s. Ainda as*im, percebemo* que a maio*ia do* *studos se ut*l*z*u de e*tre*istas para </line>
</par>
<par>
<line> chegar a*s resultados e iss* demonstra que </line>
<line> a*nda é necessária a </line>
<line> busca por outras formas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *o*eta e análise. </line>
</par>
<par>
<line> A análise *e*lizada tem algumas limitações. A prim*ira s* r**ere * e*c*lh* do* te*mos </line>
</par>
<par>
<line> de pesquisa. Ainda *u* se *enha *scolhido termo que se julgou o mais ade*ua*o ao </line>
<line> estudo, </line>
</par>
<par>
<line> tem-se a consciência de q*e outros **rmos poderia* *er sido uti*i*ados, e p*ssivelmen*e </line>
<line> re*ornado mais *rtigos d* inte**sse para a a*álise *roposta. * segu*da *iz re*peit* a limitar-s* </line>
<line> somente * *ma bas* de dados, o qu* dific*l*ou a ter acesso a mais *st*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Par* estud*s futuros, sug*r*-se a ampliação de **sc* p*ra outr*s b*s*s de </line>
<line> dado*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m odo que </line>
<line> uma maior a*plitude do mape**e*to p**s* ser *eita e *inda a o**rtunidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> novos </line>
<line> estu*os sistemáti*os *obre mesma perspectiva, po*s como a </line>
<line> os *st*dos ainda sã* </line>
</par>
<par>
<line> re*ent*s, perce*e-se qu* tendem a crescer e bem *omo * atu*lizaçã* dest* revisão si*temá**ca. </line>
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<line> Sust*ntabilidade na A**inistração: Uma ***isão Sistemática. Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 5, art. 5, </line>
<line> p. 101-119, mai. 2023. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 5, art. 5, p. 101-*19, mai. 2023 </line>
<line> w*w4.*san*t.com.br/revis*a </line>
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<line> Educação para a Sus*entabilidade ** Admin*s**ação: Uma Revi**o *is**mática </line>
<line> 119 </line>
</par>
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<line> Contri*uição dos Autores </line>
<line> *. C. *. Hol*nda </line>
<line> *. P. *. More*ra </line>
<line> L. C. G. Cabral </line>
<line> A. M. B. Oli*e*ra </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*nc*pçã* e planeja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e int*rpretação dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do ras*unho ou na rev*são c*í*ica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na aprovação d* v*rsão final do manu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, *eresin* PI, v. 20, n. 5, ***. *, p. 1*1-119, m**. 2023 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
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