<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 11, p. 199-217, *b*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.4.11 </line>
</par>
<par>
<line> * Dualidade do Estado no Contexto *e*liberal e *s P*lític** Ambientais </line>
<line> Th* *uality of th* State in the *eoli*e*al Contex* and Environm**tal P*licies </line>
</par>
<par>
<line> Ca*los *eriss*n *ocha da *osta </line>
<line> Doutor em Geogr*fi* Humana pela Uni***sidade de *ão Paulo </line>
<line> Profes*or adjunt* do Curso de G*ografia do Campu* Cl*vis Moura da Uni*ersidade *st*dual do </line>
<line> E-**il: reri*so*costa@ccm.ue*p*.*r </line>
<line> Wilsom*r Pessoa Nunes </line>
<line> Me*t*ado em Pol*ticas Públi*as pela Universid*de F*deral do Piau* </line>
<line> Gra*ua*ão em *acharela*o e* A*ministra*ão d* Empresas pela *niversidade Federal do Piauí </line>
<line> D*cente do curso d* A*m*n*st*ação *o Ca**us Doutora Josef*n* Deme*- UESPI Flor*ano </line>
<line> E-mai*: *i*somarnunes@frn.uespi.br </line>
</par>
<par>
<line> *ndere*o: *arlos Rer**s*n Ro*ha da Cos*a </line>
<line> Editor-Ch**e: Dr. Tonn* Kerley *e Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *ESPI - *ampus Cló*is Moura, </line>
<line> *ndere*o - R. Des. </line>
<line> Rod**gues </line>
</par>
<par>
<line> Beri*o Mota, s/n - Itara*é, Te*e*ina - PI, 64001-280, </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l. </line>
<line> *rtigo r*cebido ** 04/03/2*23. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ende*eço: Wi**omar Pessoa Nunes </row>
<row> UESPI- C*mpus Dra. *osefina Demes - BR-343, s/n - </row>
<row> Ca*po Vel*o, *loriano - P*, 64800-000, *ras*l </row>
</column>
<column>
<row> *ece*ida em 13/03/20*3. Aprovado em 14/03/202*. </row>
<row> Avaliado *elo *i*tema T*iple Review: a) Desk Re*iew </row>
<row> pelo Ed*to*-*hefe; e b) *ouble *lind R*v*ew </row>
<row> (av*liação cega por do*s av*liadores da áre*). </row>
<row> Revisão: Gramati*a*, *or*ativa e de *ormatação </row>
</column>
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<par>
<line> C. *. R. Co*ta, W. P. Nunes </line>
<line> 2*0 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O o*jetivo deste artigo é analis*r c*mo *e dá a dualidade do Estado no c*ntext* neo*iberal </line>
</par>
<par>
<line> ao executar políti*as ambient*is. A *etodolog*a se </line>
<line> deu a partir da pesquisa bi*liográfi** </line>
</par>
<par>
<line> com a abordagem qualitativa. O* r**ul*ados da p**qui*a i*d**aram que a *onsti*uição </line>
<line> Fe*eral de 1988 *n*va quan*o preconiza um Estado dem*c*á*ico de direi*o em garantir o </line>
<line> b*m-**t*r **s cidadãos na *efesa e preservaç*o d* meio *mbiente. *ontudo, a a*ão do </line>
<line> Es*ado ao estimular o crescimento econôm**o sob diferente* formas produz, </line>
</par>
<par>
<line> inevitave*m*nte, uma </line>
<line> d*versidad* </line>
<line> d* i*pactos ambientais negativos </line>
<line> *ue são tr*n*feridos </line>
</par>
<par>
<line> para toda a s*ciedad* n* geração da </line>
<line> pobreza, desig*ald*de, exclusã* so*ial, restri*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> retro*essos a*s *ri**ípi*s *a **dadani*, pri*a**zaç*o do *a*rimô*io pú*lico socia* e **tural </line>
<line> e *mplia*ão da ex**r*alidade am*iental. Por outro lado, cab* a esse mesmo Estado fazer a </line>
<line> regulaç*o, o controle e a gestão ambie*tal como garantia da própria repr*dução *o sistema </line>
<line> econômico, p*lítico e s*cia*. Além d*s*o, ger*nciando os conflitos d* *nte*esses entr* </line>
</par>
<par>
<line> grupos conco*rentes e </line>
<line> respondendo às </line>
<line> demandas </line>
<line> dos m**imentos sociais c*mo tarefa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> legitim*ção da *rdem constituída. *ob guia de conclusão, ressalta*os </line>
<line> que m*smo *iante </line>
</par>
<par>
<line> desse caráter du*lo de in*ervenção, </line>
<line> o *stado se ap*esen*a for*ement* ao atender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interesse* particulares, evid*nc*ando, </line>
<line> em algun* momentos, seu compro*isso e sua </line>
</par>
<par>
<line> su*ordinação à cl*sse dominante. </line>
</par>
<par>
<line> *alavras-Chave: Esta** Neoliberal. P*líticas Ambi*ntais. Degradação. Con*r*le. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> The objective of th*s article *s to analyze the du*lit* o* *he State in the n*olibe*al contex* </line>
</par>
<par>
<line> when ex*cuting environmental *ol*c*es. </line>
<line> T*e methodo*ogy was based on b*bl*ogra*hical </line>
</par>
<par>
<line> resea*ch *ith a *ualitat*ve *pproach. The res**ts of the **search indica*e* that the Fe*era* </line>
</par>
<par>
<line> Co**titution of 1988 *n*ovates when it advocates * </line>
<line> democratic *tate of law to </line>
<line> *uarante* </line>
</par>
<par>
<line> the well-be*ng *f ci*izens *n the defense *nd pre*ervation of the env*ronm*nt. *owe*er, the </line>
<line> actio* of the S*ate i* s*imulating e*o*om*c *rowt* in differ*nt forms i*evitab*y produce* a </line>
<line> diversity of negativ* environme*tal impa*ts that are transferre* *o society as * whole, </line>
<line> ge*erating poverty, inequality, social *xclusion, r*stric**on* and setbacks t* the pri***ples </line>
<line> o* citizen*hip, privatizatio* of th* s*cial an* n*tu*al p*blic *a*rimony, and the expansion </line>
<line> of envi*onmental exte**alities. On the ot*er hand, it is *p to *his sa** S*ate to regu*ate, </line>
</par>
<par>
<line> contr*l and manage the *nv*ronment as a </line>
<line> guarantee of t*e ve*y repro*uction of th* </line>
</par>
<par>
<line> economic, </line>
<line> p**itical </line>
<line> *nd socia* syste*s. Moreover, it has to manage conf*icts o* *nterest </line>
</par>
<par>
<line> bet*een co*p***n* g*oups *n* respo*d to the dema*ds o* so**al movemen*s as a task of </line>
</par>
<par>
<line> legitimizing the c*ns*it*ted order. By way of conclusio*, we emphasiz* </line>
<line> that even in the </line>
</par>
<par>
<line> face o* t*is *ual *haracter o* in*erv*n**on, the State pr*s*nts itself as strong*y serving </line>
</par>
<par>
<line> particula* </line>
<line> in*e*ests, ev*den*ing, at tim**, it* c*mmitment a*d *ubordination to t*e </line>
</par>
<par>
<line> do*****t class. </line>
<line> *eywords: Neoliberal St*te. Environmental Policies. Degradati**. Control. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *S*, Teresi*a, v. 20, n. 4, a*t. 1*, p. 19*-2**, abr. 20*3 </line>
<line> *ww4.fsa**t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Dualidade do Est*do no Conte**o N*o*ibe*al e as Políticas A*bientais </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> "O d**envolvimen*o sustentáv*l é o desenv*lvi*en*o *ue *ncontra as nece**i*ades </line>
</par>
<par>
<line> atuais se* c**promet*r </line>
<line> a ha*ili*ade das *utur** g*rações de a**nder s**s próprias </line>
</par>
<par>
<line> necessid*des" (Gro *ar*em Brundt*and, ex-primeira-*inistra da *oruega e líd*r </line>
</par>
<par>
<line> *nt*rna*ional em *esen*olvimento su**e**ável). O p*esente estudo com </line>
<line> * tema: A </line>
</par>
<par>
<line> *ual*dade do Est*do </line>
<line> no c*n*ex** neol*beral as políticas am*ien*ais têm como ob*e*ivo * </line>
</par>
<par>
<line> anal**ar como se d* a dual**ade d* *stado no </line>
<line> *o*te*t* neoliberal </line>
<line> ao </line>
<line> execu*ar políticas </line>
</par>
<par>
<line> amb**n*ais. </line>
</par>
<par>
<line> A* po*íti*as *úblicas amb*en*ai* assum*m um </line>
<line> ***el cruci*l na </line>
<line> preser*açã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> recuperação do meio ambiente, proporcionand* melh*r qualidade de vida, à medida q*e a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade vai faze*do consumo dos bens na*urais. Se*do assim, são funda*en**is para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r*aliza*ão das </line>
<line> i*tervenç*es *o *s*ado e* criar le*s e a*õ*s, que *o se desdobrarem </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> bens e serviç*s ate**em às **c*ssi**des da p*p*lação. </line>
<line> H*storicamente, as *ol*tic*s a*bien*ai* não tiveram prioridade na formu*açã* *a* </line>
<line> políticas públ*c*s. Contudo, ** acontecimentos *ecorrentes *a crise ambient**, na déca*a </line>
</par>
<par>
<line> d* 1*70, e a *obiliz*çã* </line>
<line> d*s ambie*talistas </line>
<line> demanda*am um Es**do que f**mula*se </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> implem*n*asse pol*ticas públ*cas ambie*ta*s. A partir *isso, ess* cená*i* g*nha ênfa*e com </line>
<line> a prom*lgaç*o da Constituição Federal de 1*88. Desde ent*o, a*pec*os i*ovadores *omo: </line>
<line> qu*lida*e de vida da população, participaçã* n* gestão ambie*tal e intervençã* do Est**o </line>
<line> na d*gradação ambie*tal *ornam-** novas estratégia* de g*stão an**s desperceb*das </line>
<line> (LIMA, 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> A Constituiç*o *ederal de 19*8 re*r**enta um m*rco legal no que di* respeito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *aran*ia *os d*reitos, ao ala*gam**to d* democracia e da *artici*ação *a soci*d**e civil. </line>
<line> Entretanto, na contramão, essas conq*istas viv*nciam um *mbat*, a partir d* p*oje*o </line>
</par>
<par>
<line> neolibe*al </line>
<line> inic*ad* nos a**s 90. * partir diss*, pass*m a ** insta*a* dois proj*to* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade: democratizante e neoliberal. Ne**e *entido, ma*s *o que </line>
<line> *rojetos distintos *ão </line>
</par>
<par>
<line> projetos p*líti*o* com **s*uta de poder e in**re*ses antag**i*os (*A*NINO, 200*). </line>
<line> Dia*t* dis*o, ess* cenário *õe des*fios para a efetivaçã* das políticas *úblicas </line>
</par>
<par>
<line> *mbientais, ca*sando dua*idade </line>
<line> na* ações d* *stado: estimula*do o *resciment* </line>
</par>
<par>
<line> econômico, mesmo </line>
<line> *ue isso gere *mpact** negativos para a </line>
<line> sociedade e, por </line>
<line> outro lado, </line>
</par>
<par>
<line> fazendo reg**ação, * con*rol* e a gestão dos conflitos de in*eress*s (LIMA, 2011). Diante </line>
<line> disso, a questão ce*tra* a s*r re*pon*ida ness* estudo é: Como o Es**do em *** dualid*de </line>
<line> executa as **lí*icas ambien*ais diante d* contexto neoli*eral? </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, *. 4, art. *1, p. 199-217, abr. 2*23 www4.fs*net.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. *. Nunes </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> A meto*ologia s* deu * </line>
<line> partir da pesquisa b*bliogr*fi** co* a abord*ge* </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa. *egu*do Gil (2008, p. 50), "a pes**isa bibliográfica é *es*nvolvida a partir de </line>
<line> mat*rial j* elabora*o, c*nstituído pri*ci*almente de livros e artigos cien*ífico*". Ess* t*po </line>
</par>
<par>
<line> de **squis* p*rm*te um aprofu**amento dos fenômenos * pa*tir das </line>
<line> bases de dados </line>
</par>
<par>
<line> *e*quisados. A pesquisa t**e </line>
<line> *o*o princip**s auto*es: Behring e Bo*ch*tti (2016), </line>
</par>
<par>
<line> *restani e O*ivei*a </line>
<line> (2018), Dagnino (2004), Lima (2011), Silva; Vieira e Lima (2021), </line>
</par>
<par>
<line> Sa*to* Mela*zo (201*), S*uza (2006), *en*re outros. </line>
<line> O estudo *stá est**turado em quatro *e*ões. A p*imeira seção * composta p*r esta </line>
</par>
<par>
<line> *ue apres*nta a seção introd*tór*a </line>
<line> *a </line>
<line> p*squisa. A seg*n*a seção d*scorre o contexto de </line>
</par>
<par>
<line> s*rgimento das políticas *úb*ica* e a*guns conce*tos. A terc*ira s*ção aborda sobre </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> po*íti*as públicas no cont*xt* neoliber*l e * quarta seção expõe a duali*ade </line>
<line> do *stado </line>
</par>
<par>
<line> neoliberal e as políticas am*ientais. A conc*u*ão *egue como desfec*o d* temática </line>
<line> *bo*dada. </line>
<line> 2 REFEREN*IAL T**R**O </line>
<line> 2.1 Políticas Públicas: con*exto de emersão * alguns aportes teóricos </line>
<line> A déca*a d* 1980 foi *m momento de ascensão dos movime*tos soc*ais, </line>
<line> *onstru**do n*vos sent*d*s para a *id*dan*a, particip*ção e a s*c*ed*de, e*te último sendo </line>
</par>
<par>
<line> u* dos principais *gentes a favor de </line>
<line> um projet* d*moc*atizan*e </line>
<line> co* a fin*lidade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> romper c*m * poder centralizado em busca de u*a p*r*ici*ação na gestão e *xecução das </line>
<line> p*lí*i*as *úbl*cas, **ta* que passa* a de*erminar novos cont*rnos e dimensões na rela**o </line>
<line> entre Es*ado e sociedad* civ**. *essa nov* di*âmica participati*a, foram *ncluídos d*ver*os </line>
<line> a*to*es para *elib*ração pública (DAG*INO, 2004). </line>
<line> Os moviment*s socia*s assi* evidenciam a disputa *e poder ou, como bem enfatiza </line>
</par>
<par>
<line> D*gnino (200*), uma confluência p*rversa1 que s* ins*aur* na s*ciedade a p**tir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> projeto* distintos. O alargament* da cidadan** eme*ge de um E*tado como ó*gã* </line>
</par>
<par>
<line> respon*ável co*o garantidor dos dir*itos </line>
<line> operando m*diant* a **et*vaç*o das **líticas </line>
</par>
<par>
<line> pública*, rep**sentando um saldo positivo para a dem*cracia. Esse avanço *emocrático *e </line>
</par>
<par>
<line> sustenta * partir do pro*e*o </line>
<line> partici*ativ* *omo me*a*ismo </line>
<line> d* redução da exclusão </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> * A *u**** comp*eende como confluê*cia per*er*a os distintos proj*tos p*l*ticos em disputa: democra*iz*nte que </line>
<line> s* in**aur* com a ascensão dos movim*ntos *o*iais nos anos 80 e em se*uida é *onfr*ntado pelo p*o*et* </line>
<line> *eoli*era* nos anos 1990 (DAGNINO, 2004). </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. *0, n. 4, art. 11, p. 19*-217, ab*. 2023 www4.fsan**.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Du*lidade do Estad* no Contexto Neoliberal e as *olít**as Ambientais </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos n*s*e pr*cesso. *ortanto, a sociedade civ*l ao atuar *unto ao Estado esta**lece uma </line>
<line> re*ação estreita e de confronto com o pro*eto neoliberal. </line>
<line> Nesse sent*do, a participação é uma a*ternativa de controle *a soci*dade sobre as </line>
<line> *e*i***s do *sta*o com a fi*alidade de alterar os rumos das políticas públic*s d*ante das </line>
</par>
<par>
<line> novas adversi*ad*s que ocorrem nesse processo, **volven** **o*panha*e*to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ompromisso c** o bem públ*co, sobr*tudo co* a p*omoção da cida*ania e do acesso aos </line>
<line> dire*tos. Po*ém, * necessário demo*ratizar *s *ecisõ*s políticas par* que a sociedade seja </line>
</par>
<par>
<line> estimulada a par*icip*r dos *spaço* </line>
<line> de d*bate, fortal*cendo as*im * sua relação com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Est*do (CALÇADA; RECK, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> A Con*tit**ção Federal </line>
<line> *e </line>
<line> 19*8, ao r*sp*n*a*ili*a* o Estado pelo* direitos, tor** </line>
</par>
<par>
<line> neces*ári* * execução da* política* sociais, sendo e*ta comp*nente *as políticas públicas. </line>
</par>
<par>
<line> Nas p*l**ras de Cre*tani e *liveira (*018, p. *7*), "as políticas sociais </line>
<line> são aqu*la* </line>
</par>
<par>
<line> **líticas que permite* o </line>
<line> acesso da </line>
<line> populaçã* a* rol dos p*incipa*s serv*ç** pú*licos, os </line>
</par>
<par>
<line> *uais po*suem relação *iret* **m a cond*ção </line>
<line> de cidadania", </line>
<line> ev*dencian*o assim as </line>
</par>
<par>
<line> polít*cas do* g**ernantes. Contud*, para q*e *s políticas soc*ais sej*m permane*tes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incorporada* na percepção das políticas *úblicas como intervenção d* Estado estas de*em </line>
<line> ser c*nsolid*das *m caráter cont*nuad* i*depende*te de governo. </line>
</par>
<par>
<line> Desse mo*o, * necess*ria u*a a*ão positiva do Es*ado democrático </line>
<line> na *xecuç*o </line>
</par>
<par>
<line> dos dir*it*s fundamentais para a c*nstruçã* de um* s*ciedade *usta e *gua*itária, na qual só </line>
</par>
<par>
<line> se exe*u*a m*diante ac*sso </line>
<line> a*s bens * </line>
<line> serviços prestados, uma v*z q*e isso també* </line>
</par>
<par>
<line> e*volv* garant*r o *ue e*tá previsto legalm*nte (CRESTANI; OLIV*IRA, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> As pol*ticas públicas s*o </line>
<line> decisões do g*v*rno na resoluçã* de problema* </line>
</par>
<par>
<line> des*inados a di*eren**s segmentos </line>
<line> sociais </line>
<line> da po*ulação. Ent*e a dis**ta de *nteresse, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*role social se *orna </line>
<line> um espaço onde são incorpora*as as particula*idades de </line>
</par>
<par>
<line> determinados grupos, destacando as**m </line>
<line> qu* * Estado não é o único for*ul**or da* </line>
</par>
<par>
<line> políticas públicas, pois o exercício ocorre em conjunto, mediante mo*it*r*men*o, </line>
<line> acompanhame*t*, controle * ava*iação de vários agentes político* e sociais, auxiliando os </line>
<line> gesto*es na c*n*e*ução dos ob*et*vos (SANTOS MELAZZO, *010). </line>
<line> Portant*, *lém da pr*m*zia do pape* do Es**do na execução das po*í*icas públicas </line>
<line> estas pert*nce* também aos sujeitos polít*cos e*volvid*s nesse *rocesso, contribuindo </line>
<line> tanto para a efetivação dos existentes na CF/88, *omo para a construç*o de nov*s d*reito*. </line>
</par>
<par>
<line> A **rt*r di*so, compreendemos que as </line>
<line> política* públ*cas fazem p*rte *a s*c*edade, pois </line>
</par>
<par>
<line> muitas são elabor*das * e*et*vada* * pa*tir das reivi*dica**es e man*festaçõ*s p*blica* que </line>
<line> são feitas pela soc*e**de civil (SANTOS M*LAZ*O, 2010). </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 4, art. 11, *. 19*-21*, abr. 2023 www4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. *. Nunes </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, mais do que um *nstr*mento *ara *fetivação </line>
<line> do* </line>
<line> *ireitos, *omo </line>
</par>
<par>
<line> *presentado pe*os autores acim*, as políticas </line>
<line> *ública* não se re**mem apena* a essas </line>
</par>
<par>
<line> compreensõe*, esta* tê* u* cará*er *ais complexo e por *sso não ** uma ú*ica teo**a. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Souza (*00*), as p*lí*icas *úbl*cas *odem ser </line>
<line> c*nsi*eradas como ár*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rodução de con*ec*mento, assim as p*squisas d*senvolvidas *o*re essa temáti*a </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> baseadas em *eoria* para explicar s*bre o papel do Estado * *ua rela*ão co* * sociedade </line>
</par>
<par>
<line> *ivil, *and* ênfas* sobre a açã* dos </line>
<line> *ove*nos, assim como anali*a* </line>
<line> ess* açã* * quai* as </line>
</par>
<par>
<line> *uda*ças ou rumo* des*as. </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> b**ca pel* definição d*s polí*icas *ú**icas, estas se enc***ram p*esentes e* </line>
</par>
<par>
<line> *ários </line>
<line> camp*s multidisciplina*es com* </line>
<line> da *o*iologi*, c**ncia polí*ica, econô*ica dentre </line>
</par>
<par>
<line> *utros, evidenciando assim su* compr*ensão em d**ais ár*as. *pesar da perspecti*a </line>
</par>
<par>
<line> mul*idis*iplinar e de n*o h*ver consenso, essa* áreas </line>
<line> partilham d* *lguns interesses </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *lemento* em com*m contrib*indo para o avan*o teórico no âmb**o das política* públ*c** </line>
<line> (SOU*A, *0**). </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, as ***íticas públicas *odem ser </line>
<line> definidas </line>
<line> como * *ampo de atuação *o </line>
</par>
<par>
<line> governo com </line>
<line> * finalida*e de pro*uzir efeito* </line>
<line> específicos, influencia*do na </line>
<line> vi da dos </line>
</par>
<par>
<line> **dadãos. Entretanto, pod* ser considerado aquilo q*e o g**erno ta*bém não faz, pois </line>
</par>
<par>
<line> pode *nvolver até mesmo desaf*os e limites ace*ca </line>
<line> d*s </line>
<line> decis*es dos governos (*O**A, </line>
</par>
<par>
<line> 2006). Na com*reensão de Rosa (2021), a *utora, ao abordar sobre as políticas públicas, as </line>
</par>
<par>
<line> c*n*idera como algo *ais abrangen**, p*rt*ndo d* *onceito de política. S*nd* assim, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> caráter político e*preg*do se refere * algo co*f*ituoso que envolve tomar deci*õe* diante </line>
<line> das ne*es*i*ades de vá*ios autores e**olvid**. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém das concep*ões de </line>
<line> decisões, as </line>
<line> políti*a* púb*icas e**olvem intervenção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gestão do E*tad* para a *esol*ção de **n*litos e interesses ou até mesmo para pe*m*nência </line>
</par>
<par>
<line> de *erta r*a*idade. En*r*tanto, </line>
<line> par* a execução </line>
<line> d*s polític*s pública*, estas </line>
<line> vão desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fase *e pl****amento, a*aliação até r*sul*ad*s. Estas fases evidenc*am a re**ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> determinado problema *om a resolução que as polí**cas púb*icas po**m *f*rtar, ou seja, a* </line>
<line> polític*s públ*c*s e*t*o para en**entar problema* pú*licos (SA*TOS MELAZZO, 2010). </line>
<line> De acordo co* Alm*ida e G*m*s (2*18), as políticas p*b*icas inspi*am ideologia*, </line>
<line> *deias e *renças s***e determinad* á**a te**tic*, com atuação de di*er*os atores: fo*mais </line>
</par>
<par>
<line> (com o gove*no e </line>
<line> os partidos políticos) ** inform*i* (soc*ed*de civil - movimentos </line>
</par>
<par>
<line> sociais), *m outras palavras, são desenvolv*d*s por suje*tos ou inst*tuições. Porta*to, esse </line>
<line> proc**so político é ca*acterizado por u* si*tema *berto, cujos atores estão envo*v*dos em </line>
<line> resolver algum problema públic*. Contu*o, em alguns mom*n**s esses intere*se* </line>
<line> Rev. FS*, *e*esina, v. 20, *. 4, art. 11, p. *99-217, abr. 2*23 www4.**ane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ual*da*e do Estado no Conte**o Neoliberal e as P*líticas Ambient*is </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> antagô*icos ca*sa*am coalizõe*, send* complementares *u e*cludentes contribuindo par* </line>
<line> a perma*ência ou mudança de determinada política púb*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> As *olíticas públicas, por serem ações do poder *úblico em d*termin**a área </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atuação, podem ser *ea*izáveis, quer s*j* no âm*it* social, ec*nômico, *olítico ou cu*t*ral. </line>
</par>
<par>
<line> Em uma **mpre*nsão mais d*talhada pa*a *fetiv*ção *as políticas púb*icas, Silva *t </line>
<line> al. </line>
</par>
<par>
<line> (2017) apr*sen*am 6 etapas que são caracterizadas como c*clo *as políticas públicas como: </line>
</par>
<par>
<line> identificação d* problema, *o*mação da *g*nda, form*lação de </line>
<line> alte*nativas, to**da </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dec*s*o, imp*ementação e a*aliação. O qua*ro a segu*r apresenta </line>
<line> algumas caract*rísticas </line>
</par>
<par>
<line> simplif*cad*s d* cada ciclo das polít*cas púb*ic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Q*ad*o 1 - Ciclo das Políticas Públi*a* </line>
</par>
<par>
<line> Id*ntifica*ão de um problema </line>
<line> Recon*eci*ent* d* problema pel*s a*ores env*lvidos; </line>
</par>
<par>
<line> **rmação d* a*enda </line>
<line> Priori*ação de problemas e as**ntos; </line>
</par>
<par>
<line> Formul*ção de alterna*ivas </line>
<line> M*lho* alternativa para solucio*a* o prob*ema; </line>
</par>
<par>
<line> *omada de decis*o </line>
<line> Qu*l o procedime*to que ** dev* s***ir; </line>
</par>
<par>
<line> Im*lem*n*ação </line>
<line> *ção propriamente *ita; </line>
</par>
<par>
<line> Av*liação </line>
<line> Evidencia a eficácia da política púb*ica </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: Elaboração pró*ria do a*tor, a pa*tir *e S*lva et al. (2017). </line>
</par>
<par>
<line> Essas f*ses nã* condizem necessariamente com a realid*de, porém são </line>
<line> elementos </line>
</par>
<par>
<line> decisór*os pa** a efetivação das políticas </line>
<line> púb*icas. Em decorrência da natureza das </line>
</par>
<par>
<line> políticas públ*cas, essas etap*s são o* ele*ento* *ue *ais **contram*s ao anali*armos, </line>
</par>
<par>
<line> evidenciando como são compostas de processos cont*nuos e como ca** etap* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fundamental *ara sua execução. Assim, temos uma v*sta po**ibilidade *o apr*senta**os o </line>
</par>
<par>
<line> c*clo das políticas p*blicas, </line>
<line> com ca*acterísticas </line>
<line> como: complexid***, imprevisib**idade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> flexibilidade (EST*V*O; FERR*IRA, 2018). </line>
<line> *ss*m, diante das diversas po*sibilidades de se abordar sobre a* política* públ**as </line>
</par>
<par>
<line> podemos comp*eender que estas </line>
<line> apresentam con*litos, limi*es e desafios, envol*endo </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos e *ns**tuições que es*ão envolvidos nas dec*sões, q*e ser*o afet*dos pelas políticas </line>
</par>
<par>
<line> púb*i*as. No que diz respeito *s diversas vertentes sobre as *ol*ticas públi*as, é </line>
<line> pos*ível </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. *0, n. 4, art. 11, *. 19*-217, abr. 202* www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Cos*a, *. P. N*nes </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> en*ontrarmos a*guns pontos em com** na c*n*ribuição </line>
<line> d*s au*ores. Diante *isso, </line>
</par>
<par>
<line> podemos sinteti*ar a*guns element*s: as po*í*icas públicas se resu*em a* que o governo </line>
<line> decide ou não faz*r, em u*a r*lação co* atores atra*és de particip*çã* inf*rmal, logo n*o </line>
<line> s* r*stri*ge a normas e leis, uma vez que a* po*íti*as pú*l*cas pod*m ir de um nív*l mais </line>
</par>
<par>
<line> amp*o até esp*c*fico </line>
<line> com im**ctos a curto ou </line>
<line> *ongo prazo </line>
<line> envolve*do impleme*taç**, </line>
</par>
<par>
<line> execução e avaliação (SOU*A, 2006). </line>
<line> 2.2 ** política* p*bl*cas no c*n*ext* neoliberal </line>
<line> O Es*ado é o órgão responsável pelo desenvo*vim*nto das políticas públ***s e p*la </line>
<line> ga*antia dos direi*o*. Ne*se cenário, o welfare state surge sobre as form*s *e intervenção e </line>
<line> atuação do E*tado para ga*anti* o be*-estar social dos cidadão*, ou sej*, "[...] é o re*ultado </line>
<line> d* uma am*liação pro*res**va de *ireito* c*vi*, p*lític*s e so*iais" (*RRETCHE, 1995, p. </line>
<line> 19). Essa c**cepçã* d* Estado em rel*ção às po*íticas públ*cas eviden*ia que este "cumpre </line>
<line> funções *ue vão a*ém d* apenas g*ranti* a r*produção *o capitalismo, e*quanto modo de </line>
<line> produç*o" (SAN*OS MELA*ZO, 2010, p. 16), em ou*ras palavras, as política* públic**, </line>
</par>
<par>
<line> embo*a co*aborem para a rep**dução e manutenção do capital, </line>
<line> d*vem es*a* voltadas </line>
</par>
<par>
<line> também para os **teresses da s*ciedade. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, as conquistas viven*iam um emba**, a partir do pro*et* *eoliberal </line>
<line> propo*to nos anos 199*, u*a v*z q** es*e red*fin* o pa*el do Es*ado c**o garanti*o* do* </line>
<line> direitos, pond* de*afi*s para a imple*entação e a efetivação da* políticas p*blica* e da </line>
<line> perspec*i*a democ*ática que foi alca*ç*da com a Constituiçã* d* 88. A pro*osta neol*beral </line>
<line> é de*orre**e da* cr*ses *e **80, que tinha o Esta*o como o principal *rgão que gera*se sua </line>
<line> p*ópria cris*, *anto econômica como socia* (PERE*RA, 19*7). </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, as pr*postas neoliberai* </line>
<line> d*fendem a redu**o do </line>
<line> papel d* Es*ado nas </line>
</par>
<par>
<line> polít*cas *ú*lic** unive*sais tornando-se estas focaliza*as, privativa* e sele*i*a*. De certo </line>
</par>
<par>
<line> modo, is*o in**rf*re nas intervenções do Estado no *ocial como estra*égia para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> acum**ação e *oncentraçã* de *apital, sobret*do em *ontext*s de crise (PEIXOT*; </line>
<line> AR*AIS, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *enti**, as p*líticas *úblicas s* cara**eri*am como espaço </line>
<line> d* l ut a e de </line>
</par>
<par>
<line> inter**se, tornand*-se um jogo de forças no âmbito d*s rela*õe* de po*er. Diante d*sso, *e </line>
<line> apresenta* até mesmo co*o um caráter contr*ditório, *ois em *lg**s momentos visam * </line>
</par>
<par>
<line> me**ação * à conciliação ** conflitos qu* surgem a partir das ex*gênci*s </line>
<line> postas *ela </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e e simult*neamente *e tornam </line>
<line> est*atég*a p*ra </line>
<line> co*rigir </line>
<line> o* efe**os g*r*do* pelo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 20, n. 4, a*t. 11, p. 199-217, abr. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Dualidade do Estado no Contex*o Ne***beral e as Pol*ticas Ambientais </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> capitalismo. Desse modo, as políticas </line>
<line> p*blicas surg*m com* um ac*r*o e*tre capital </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho, a fi* de pro**r a man*tençã* do eq*ilíbrio social entre inte*esse* antagôn**os </line>
<line> (BEHRING; BOSCHETTI, *016). </line>
<line> A *artir diss*, pa*sam a se instalar dois *rojetos na so*ied*de: de*ocratizante e </line>
<line> neo*i*eral, este último traz*ndo i*plicações à *onstrução de**crática e aos espaços </line>
<line> públ**os. A*sim, mais do *ue p*ojetos d*stintos sã* projetos polí*i*os de di*pu*a de poder </line>
</par>
<par>
<line> com i*ter*ss*s * co*cepções </line>
<line> qu* orientam * pr*tic* dos di*er*n*es sujeitos envolvidos </line>
</par>
<par>
<line> (DAGNINO, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> * pe**pec*i*a proposta pelo n*oliberal*smo é de *elimitar o tamanho de atuação do </line>
<line> Estado e do s*u papel como regula*or das relações so*iais. Desse *o*o, o m*r*ado surge </line>
</par>
<par>
<line> como o **ime*ro *eto* de regulação *as r*lações **ciais, d**a*do </line>
<line> até mesmo as áreas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> intervenção do Estado, este ag**a agindo co*o seg*ndo set*r, de caráter co*plementa* ao </line>
<line> *erc**o. Em suma, "[...] *um conte**o no qual o Estado se isenta pr*gressivamente de *eu </line>
<line> papel de garantid*r de *i*eitos, o m*rcado é oferecido como uma ins**n*ia sub*titu** para a </line>
<line> cid*dani*" (DAGNINO, 2004, p. 1**). </line>
<line> * pa*tir des*a i*ealiz*ção do mercado, * Esta** se inser* nas relações d* pro**ção </line>
</par>
<par>
<line> * r*pro*ução </line>
<line> do capital, </line>
<line> na divisão social *o tr*ba*ho * em </line>
<line> toda* *s **s*s de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvim*nto </line>
<line> do capitalis*o, ***m*t*ndo sua *cumula*ão </line>
<line> e organizando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*nsentimento *a c*asse dominada (POULANTZAS, </line>
<line> 1980). E* conformidade, Dardo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Laval (2016) evi*e*ci*m que o Estado *ai se modificando * partir das n*rmas d* </line>
</par>
<par>
<line> neoliber**ismo, este, por s*a *ez, de*end* a mínima </line>
<line> in**r*enção do Est*do. Em uma </line>
</par>
<par>
<line> de*ini*ã* ma*s ampla, </line>
<line> o E**ado só é *ínimo na *er*pectiva do so*ial, pois *e to*na </line>
</par>
<par>
<line> m*ximo ao m*rcado. Logo, o mercado se fo*talece, já q*e o Estado age *in*mament*. </line>
<line> Contudo, as mod*ficaç*es em t*rn* do *stado *ão acont**em somen*e em relação </line>
<line> *o mercado, sendo que o seg*nd* se benef*cia da* ações *o pr*meiro. Um d*s as*ectos </line>
<line> apon*ado* por O*ó*io (2*1*), *o p*oces*o ** rep*odução do **pi*al, é a contradição </line>
<line> ex*s*ente no p**prio s*stema, **ndo produtor de riqu*za e pobrez* na mesma es*ala e, mais </line>
</par>
<par>
<line> uma ve*, o Es**do estará inserido </line>
<line> nessa </line>
<line> contradiç*o </line>
<line> d* *istema, quer sua* inter*enções </line>
</par>
<par>
<line> s*jam no senti*o de permanência ou de com**t*. </line>
<line> Nesse con*exto, o Estado, *o intervir dia*te das *elações antagônico* entre c*p*tal * </line>
<line> trabalho, desenvolverá *olí*icas *úblicas * soci*is c*mo re*posta às demanda* que surgem </line>
<line> nas *ontr*dições do sis*e*a ca*italista. A pa*ti* disso, as políti*as irã* *t**der a demandas </line>
<line> que n*o são apenas da cla*se tr*balh*dora, mas também do capi*alis*o, logo permitirão a </line>
</par>
<par>
<line> man*tenção </line>
<line> e a reprod*ç*o do </line>
<line> capita* (ARR*TCHE, 1*95). I*so </line>
<line> evide*cia, segun*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 4, art. 11, p. 199-217, ab*. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. P. N*nes </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> Poul*n*zas (198*), o com*romisso * a subo*dinação que o *stado t*m com a cl*sse </line>
<line> dominante. </line>
<line> Seg*ndo A*recth* (1995, p. 18), "a dinâmi*a de desenvolv**ento das política* </line>
</par>
<par>
<line> sociais diz respeito a *m pro*ess*, </line>
<line> interno à esfera estatal de compatibilização de duas </line>
</par>
<par>
<line> exigências </line>
<line> *ontrad*tórias: a* e*igências da classe trab*lh*dora e a* necess*dades *a </line>
</par>
<par>
<line> *cumula**o </line>
<line> do capital". O *stado age *a*a </line>
<line> atende* as necessidad*s dos trabalhadores, </line>
</par>
<par>
<line> de**re *s q*ais muitas são **idenciadas at*avés de *uta* e movim*ntos na defesa dos </line>
<line> intere*ses *a cla*s* capi*a*is*a. </line>
<line> Nesse sentido, * ambiente para formulaçã* *as *olíticas *úblic*s no *ontexto do </line>
</par>
<par>
<line> neo*ibera*ismo nã* é ho*ogên*o, mas sim </line>
<line> per*ea*o de dispu*a </line>
<line> e*tre as fo*ças </line>
</par>
<par>
<line> anta*ônica*, não *endo exclus*vam*nte i*s*rumento da classe dominante, lo*o também são </line>
<line> expressõ*s da* lutas da socie*ade civil. Assim, compreend*mo* que as políticas públ*cas </line>
<line> se dão mediante *m espaço de luta, ma*u*enção de pode* e c*rrelações de *or*a, pois são </line>
</par>
<par>
<line> bas*a*as </line>
<line> *m in*e**ss*s parti*ular*s, essa compreensão cerca o cam*o d* execução </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> *olíticas públicas (***V*, *016). </line>
</par>
<par>
<line> D*a*te diss*, se *orna e*iden*e que as polít**as *úb**ca* </line>
<line> não são terre*o fér*il *o </line>
</par>
<par>
<line> cená*io neoliberal, contu*o é fundam*ntal enfatiza* que </line>
<line> a sociedade ci*il deve e*tar </line>
</par>
<par>
<line> *nse*ida nesse processo como participante *a elaboração e não como responsá*el pe*a </line>
</par>
<par>
<line> *xecução das *olític*s </line>
<line> públ*cas. A*sim, a parti**pação se dá a "partir da *riação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> imple*entação </line>
<line> *e novas estruturas *e representações, compostas *or </line>
<line> pesso*s *l*itas </line>
</par>
<par>
<line> diret*men*e pel* sociedade c*vil e por r*p*esentantes do pod*r público" (ROC*A, 2009, *. </line>
<line> 48). </line>
<line> As reformas e* torno *as *o*ít*cas **b**cas e sociais ac*nteceram e acon*ecem em </line>
</par>
<par>
<line> *orno daq*e**s que passaram a </line>
<line> se r </line>
<line> consi*eradas como </line>
<line> política </line>
<line> pú*lica n* âm*ito do </line>
</par>
<par>
<line> Estado, seja na saúde, </line>
<line> na previdência, na assistência, </line>
<line> *a *abitação, *o tr*bal*o, na </line>
</par>
<par>
<line> ed*c*çã* e outro*. No que tange às política* amb*enta**, essas tamb*m viv*nci*m co*texto </line>
<line> de refor*ulações em sua gest*o * implementação, a partir do n*vo caráter q*e o Estad* </line>
<line> a**ume no *onte*to neoliberal. </line>
<line> 3 RES*LTAD** E DISCUS***S </line>
<line> 3.1 A dualid*de d* estado no co*texto neoliberal e *s políticas ambientais </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 20, n. *, a*t. 11, p. 199-217, abr. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ual*dade do *stado no Contex*o Neoliberal e as Política* *m*i*n*ais </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Li** (*011), a* longo da *istóri*, as que*tões </line>
<line> *mbie*t*is n*o ti*eram </line>
</par>
<par>
<line> prioridade </line>
<line> na formulação </line>
<line> das **líticas públicas. A Confe**ncia de Estocolmo, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> aconteceu na capital da Suécia, em 197*, f*i mu*to importante, pois foi o ponto *e partida </line>
<line> da* disc*ssões *ce**a das qu*stões am*ien*ais *e maneira g*ob*l, assim "[...] houve i**ensa </line>
</par>
<par>
<line> mobilizaç*o para que os acontecimentos mun*iais dess*m </line>
<line> continuidade no país * maio* </line>
</par>
<par>
<line> d***lgação </line>
<line> da problemá*ica ambi*ntal e is*o faz a que*tã* ambient*l se t*rnar ampla do </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento de um público *aior" (S*LVA; VIE*RA; *IM*, 2021, p. *). </line>
<line> A cri*e ambi*ntal de 1970, ao at*ngir todos *s *aíses, ocasionou di**rsos problemas </line>
</par>
<par>
<line> no </line>
<line> que diz respeito ao **ste*a econômic*, à m**éria-prima, qu*lidade ** vida humana, à </line>
</par>
<par>
<line> ao risco e à </line>
<line> am*a** às espéci*s de anima*s, </line>
<line> demandan*o *ntervenções para sanar os </line>
</par>
<par>
<line> impactos ta*to para a sociedade, como p*ra a </line>
<line> e*onomia, a </line>
<line> ***tura * a política. A partir </line>
</par>
<par>
<line> desses ac*nteci*entos, as questões ambientais foram *ais enfatizadas com a *ecessid**e </line>
<line> de reformas no sist*ma produti*o e *e consumo (LIMA, 2011). O autor ainda ratif*c*: </line>
<line> * ideia de *ma cris* a**ien*al sistêmi*a rel*ciona, por um lado, a </line>
<line> multidime*sionali*ad* *os *roble*as ambientais contemporâne*s e, por outr* </line>
<line> *ad*, o alcanc* global de sua o*orrên*ia. *ignifica *i*er que a cr*s* a*biental </line>
<line> as*ocia causas e produz ef**tos *lurais que transcendem * di*ensão ecol**i*a </line>
<line> em **n*ido e*tri*o, prod*z*ndo relações que se ori*inam e impa*tam * e*onomia, </line>
</par>
<par>
<line> a c*ltur*, a sociedade * a polític* e não </line>
<line> mais se *es*ringem à esfera local, </line>
<line> mas </line>
</par>
<par>
<line> at*avessam **dos os níveis t*r*itoriais, constituind* uma cris* *lanetária. (LIMA, </line>
<line> *011, p. 123). </line>
<line> Diante do que a crise em âmb*to global *rovoc**, os movim*ntos am*ient*l**tas </line>
</par>
<par>
<line> contribuíra* para *ue a* dem*ndas ambien*a*s </line>
<line> *udessem fazer "[...] do Es*ado o a**n*e </line>
</par>
<par>
<line> protagonista da formulação e implementação de po*íticas e de *rát*cas de gestão am*i*nta* </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> p*í*" (LIMA, 2*11, p. 124). Esses movimentos i*pulsionaram os avanços da polí*ica </line>
</par>
<par>
<line> am*iental no *m**t* da *o*s*ituição Federal de 1988, **gun*o seu a*tigo 225 "*odos têm </line>
</par>
<par>
<line> di*eito ao *eio am*iente </line>
<line> ecologi*amente equilibrado, bem d* uso comu* </line>
<line> do pov* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> essencial à sadi* qualidade de *ida, im*o*do-se a* Pod** *úblico e à cole*ividade o de*er </line>
<line> de defen*ê-lo e preservá-lo par* as prese*tes e fut*ras gerações" (BRAS*L, 1988). </line>
<line> A Constituição Fe*era* de 88 inova qu*ndo t*ata da res*on*ab*li*ade do poder </line>
</par>
<par>
<line> público e </line>
<line> da soc*edade p*la defesa e *reserva*ão do meio am*iente. Esse a*anço legal </line>
</par>
<par>
<line> evidencia a *reocupação da s*cied*de e do Esta*o na escassez *os rec*rsos *aturais e c** </line>
</par>
<par>
<line> exten*ão dos dano* </line>
<line> que prov*ca**m na </line>
<line> nat*reza. Des*e modo, </line>
<line> pre*oniza um Estado </line>
</par>
<par>
<line> **mocrático de direit* *m garantir o bem-estar dos cidadã*s, fun*amenta*o </line>
<line> no welf*re </line>
</par>
<par>
<line> stat*, co**orme E*ping-Anderse* (1*91). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. **A, Teresina PI, v. 20, n. 4, ar*. 11, *. 199-217, a*r. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. R. Costa, W. P. Nunes </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> Na intenção de fort*lecer o c**promisso do Estad* co* o meio </line>
<line> ambi*nte, fora* </line>
</par>
<par>
<line> instit*ídas *olíticas, conse*hos, **is e s*ste*as. * Polí**ca Nacional de Meio Am**ente, de </line>
</par>
<par>
<line> 1981, que deu ori*em ao Cons*lho N**iona* de Meio **bie*te, tem "[...] </line>
<line> por objetivo a </line>
</par>
<par>
<line> prese**ação, melhoria e r*cup*raç*o da *ualidade ambiental propícia à vida, *isando </line>
</par>
<par>
<line> ass**urar, no país, *ondiç**s a* de***volviment* soc*oeconômico, </line>
<line> aos int*r*sses </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> segurança </line>
<line> na**ona* e à pr**eção d* dignid*d* da vida humana" (BRASIL, </line>
<line> 1981). A </line>
</par>
<par>
<line> **rov*ção dessa política foi fundamenta*, *oi* ap*esent* aspe*t*s i**vadores p*r s* tra*ar </line>
<line> de u* in*trumento *e *escen*rali*ação. </line>
<line> Por sua ve*, * Lei de Cri*es Ambient*is, de 1998, "[...] c*ncorre para a *rática *os </line>
</par>
<par>
<line> crimes prev*st*s ne*ta Lei, incide nas penas * estes comin**as, na medida da </line>
<line> * ** </line>
</par>
<par>
<line> culpabilidade [...] sab*ndo da co*duta criminos* *e outrem, d*i*a* d* impedi* </line>
<line> a </line>
<line> * ua </line>
</par>
<par>
<line> prát*c*, quand* podi* </line>
<line> agir para evitá-la" (*RAS**, 1998). E*sa lei enfati*a a ação do </line>
</par>
<par>
<line> homem sobre prática* criminosas no que diz re*pe*to ao meio ambiente. S*ndo cons**erad* </line>
<line> *m instrument* de preven*ão, p*ssuind* um caráter pu*iti*o e pe**g*gico. </line>
<line> Nes*e se*tido, * Política Naci*nal de Educação Ambiental, de *999, *efen*e: "[...] </line>
</par>
<par>
<line> enten*e-se por educaçã* ambienta* os </line>
<line> pro*essos </line>
<line> por m*io dos </line>
<line> quai* * </line>
<line> i n*i *í duo * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coletiv*d*de </line>
<line> c*nstr*em </line>
<line> valor*s </line>
<line> *ociai*, </line>
<line> con*ecimentos, </line>
<line> habilidade*, </line>
<line> atitude* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> competências vol*adas para * c*nservação do mei* *mbi*nte" (*RASIL, 1999). *ssa </line>
</par>
<par>
<line> *olíti*a contribui para * preservação </line>
<line> do meio em que vive, *videnciando a rel*ção do </line>
</par>
<par>
<line> homem com a utilização dos recursos </line>
<line> natura*s. Por*anto, ne*essária a rea*iz*ção de é </line>
</par>
<par>
<line> práticas pe*agógi*as levando em consider**ão os *spectos econôm*cos, políticos, *o*iais e </line>
<line> c*lturais, assim com* um d*álogo entre as ger*ções e c*lturas. </line>
<line> Ademais, a Lei do Sistema Nac*onal de Unida*** de Conser*açã*, de 2000, "[...] </line>
</par>
<par>
<line> esta*elece critérios e no*m** para a c*iação, **plantaç*o e gestão *as un**ade* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conser*aç**" (BRASIL, 2000). </line>
<line> Essa lei é *rimo*dial, considerando qu* enfatiz* a </line>
</par>
<par>
<line> prese*vaç*o dos bens naturais, m**im*zação dos problemas oriundos da crise ambiental e a </line>
<line> promoção da q*alidade de vid* da sociedade, uma vez qu* a sociedad* depende dos </line>
</par>
<par>
<line> rec*rso* na*urais. É nece*sário que essa conservação seja de âmbito </line>
<line> loca* e regional para </line>
</par>
<par>
<line> que a proteção ao me** ambiente ocor** em t**os *s nívei*. </line>
</par>
<par>
<line> Esses aspectos l*ga*s for**le*em mais ain*a a respo**abil*dad* d* E*tad* pa*a com </line>
</par>
<par>
<line> a* qu*s*ões am*ientais e assim as políticas se to*nam inovado*as na fo*mulação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*líticas a*bientais "[...] por possibilitar n*va* formas de conc*ber *olí*i*as * *stratég*as </line>
</par>
<par>
<line> *e gestão a*bienta*s </line>
<line> antes d*spercebidas" (*IMA, 2011, *. </line>
<line> 125). Port*n*o, sem as leis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *olíticas espec*ficas * *reservaçã* do meio *mbiente seria inviável. Se*d* </line>
<line> a*sim, são </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 4, art. 11, p. 1**-21*, abr. 20*3 w*w*.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Dual**ade d* Es*ado no C*ntexto Neol*ber** e as Políticas Amb*entais </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> im*orta*tes **ra que a soci*dade inc*r*or* no seu co*id*a*o tais p*áticas d* </line>
<line> susten*abi*idade, c*m a possibilidade até mesmo de mud*nça *o comporta*ento *o </line>
<line> h*m*m. </line>
</par>
<par>
<line> Ao se p*n*ar *m que*tões a*bientais no âmbito das políticas, necessário se é </line>
</par>
<par>
<line> pensar </line>
<line> na r*l*ção co* homem e, a *artir o </line>
<line> diss*, torná-la *ambém política social, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe**pectiv* em sana* </line>
<line> as desigua***d*s gerad*s na socieda*e, perm*tindo </line>
<line> o acesso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> recursos *aturais (água) e ao sane*mento bás*c*, evitando a exposição con*aminação à </line>
<line> *mbie*tal. A partir disso, ao se fa*ar em *ues*õe* ambientais, elas podem ser denominadas </line>
</par>
<par>
<line> co*o confli**s s*cioambientais, u*a vez q*e impactam *anto o *e*o ambiente como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ho*em, at*ngindo o* grup*s ma*s vulneráveis (**LVA; *IE*RA; L*MA, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Ao ca*sa* imp*ctos </line>
<line> *os grupos mais vulner**eis, a população pobre * que ma*s é </line>
</par>
<par>
<line> so*re com a deg**dação am*ien*a*, "[...] *om a p*oliferaç*o </line>
<line> *e **enças, * fave**zaç*o </line>
</par>
<par>
<line> ur*ana, a falta de águ* potável e *e sanea*e*to bási*o" (SI*VA; GENNA*I, *020 p, 27). </line>
</par>
<par>
<line> Em co**ormidade, *c*on* (201*, p. </line>
<line> 71) </line>
<line> afirma: "[...] os pobres serão ma*s *ma *ez *s </line>
</par>
<par>
<line> mais *fetados, *orq*e não têm os recur*os mater*ais e fin*nceiros para *e ada*ta*em e/ou </line>
</par>
<par>
<line> se protege*em dos impactos qu* * mud*nça climática vem provocan*o", </line>
<line> a**ntan*o </line>
</par>
<par>
<line> também que esses estão m*is </line>
<line> e**ostos </line>
<line> aos riscos p*r se encontrarem </line>
<line> *m situação de </line>
</par>
<par>
<line> v*lnerabili*ade e s*a rela**o direta c*m </line>
<line> os recursos na*ura*s. São dime*sõe* *a po**eza </line>
</par>
<par>
<line> que fazem nece*sária a *xec*ção de po*ítica* s*ciais n**** âmbito das que*tões amb*enta*s. </line>
<line> *bordar ** quest*es ambie*tais também como aspecto de política soci*l torna *ais </line>
<line> *úb**c* as intervenções do *s*ado diante dos múltiplos aspectos e da dimensão da vida </line>
<line> social - econômi*a, pol*t*c*, cultur** e *mbienta*. Co*tu*o, *i*enciam-se d*safios quanto à </line>
<line> implementação das políticas, sob*etudo e* a*pecto universal, pois o n*oliberalism* </line>
<line> con**i*ui para a du*lid*de da função d* *stad* t*nto na economia c**o *o *ocia* (SILVA; </line>
<line> VIEIRA; LIMA, *021). </line>
</par>
<par>
<line> O E*tado capital*sta *tua na ef*tivaçã* dos direit*s que se *ornam </line>
<line> de*anda da </line>
</par>
<par>
<line> classe trabalhadora e *os in*eresses da cl*s** domin*nte. É nessa relaç*o que o Estado *tua </line>
</par>
<par>
<line> na mediação </line>
<line> das </line>
<line> polít*cas *ociais. Contudo, o* int*re*ses part*culares irão di*ecionar a* </line>
</par>
<par>
<line> ma*ore* interven*õe* do *stado. Nesse contexto, "[...] o *sta*o bra*ileiro, *m*ora detenha </line>
</par>
<par>
<line> formalmente i*strumen*os *egai* p*ra exercer </line>
<line> a que*tão do mei* ambiente, tem </line>
</par>
<par>
<line> a*rese*tado dificuldades </line>
<line> p*ra sua efetiva </line>
<line> *xecução" (SOU*A et al., 2*11, p. 127). Os </line>
</par>
<par>
<line> limite* </line>
<line> e as con*radi*ões das </line>
<line> p*lí*icas *mbientais no ***sil se apres*ntam d*ante da </line>
</par>
<par>
<line> *ualidade d* Estado: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, *. 20, n. 4, **t. 11, p. 199-2*7, abr. *023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> C. R. R. Costa, *. P. *unes </row>
</column>
<column>
<row> 2*2 </row>
<row> Ou *e*a, a *ção gl*bal do Estado ao e*t*mular o crescimen*o econ*mico sob </row>
<row> diferentes for*as p*oduz, inev*tavel*ente, um* ampla dive*sidade de *mpactos </row>
<row> a*bientais neg*tivos que são transferidos *ara toda * so*iedade, ainda *ue </row>
<row> assimetric*mente. Por outro lado, cabe a esse mesmo Estado faz*r a regulação, o </row>
<row> controle e a *estão ambiental para gar*ntir a própria reproduçã* dos sistemas </row>
<row> e*o*ômico, polít*c* * social, gerenciar os c*nflitos *e interesses ent*e *rup** </row>
<row> concorr*nte* e respon*er às demandas dos m*vimentos soc*ai* com* *are*a* d* </row>
<row> l***timação da or**m cons*i*uída. (LIMA, 2011, *. 127). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O de*envo*vimento ec*n*mi**, a* ser estim*lado pelo *s*a*o, tem *spaç* pa*a agir </line>
<line> *ivreme*te, at* *esm* sobre o fortaleci**n*o d** políticas a*bi*nta**. Di**te disso, faz-se </line>
</par>
<par>
<line> n*cessário que, * m*di*a </line>
<line> que * ec*nom*a sofra modific*ções, *s polí*i*a* </line>
<line> am*ientais </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém possam ser planejadas, aco*pan*ando o crescim*nto d* capital, pois o Estado se </line>
</par>
<par>
<line> institu* nessa *elação d* </line>
<line> co*flitos socioambienta*s, p*r meio da </line>
<line> gestão públ*ca ambiental, </line>
</par>
<par>
<line> *ontrolando e reguland* seus ef*i*os, e, além disso, o Esta*o está subord*n*do ao </line>
<line> *apitalismo, pe*mitind* *ue es*e s*stema des*gu*l atu* e* soc*ed*de (ARAÚJO et al., </line>
<line> 2*2*). </line>
<line> Es** função d* *sta**, ao agir diante *e confli*os ** intere*se, per*ite o </line>
</par>
<par>
<line> a*endimento </line>
<line> às necessidades de acumulação do capital. Essa en*ão *e to*** uma da* </line>
</par>
<par>
<line> principais funçõe* d* *stad* r*s*onder à* nec*ssidade* do capital quer seja gara*t*d* su* </line>
<line> acumulaçã*, seja corrigindo os ef**tos *e*ta. De*se mo*o, "[...] as pol*ticas *úblicas </line>
</par>
<par>
<line> construídas ao lo*g* de déca*as vê* sendo desq*ali*ica*as p*ra que maiori* de *eus * </line>
<line> serviços *ejam al*os *e privatizaçã* e reduzindo ain*a mais a parti**pação do Esta*o em </line>
<line> sua execução" (SILVA; VIEIRA; LIMA, 2021, p. 6). </line>
</par>
<par>
<line> Isso </line>
<line> cara**eriza </line>
<line> como </line>
<line> as políticas são *efor*ul*das e defi*idas no context* </line>
</par>
<par>
<line> neoliberal: *rivatização * focalização. Dentre as princ*pais car*cter*sticas do Estado no </line>
<line> con*exto neoliber**, estão a mí*ima **tervenção * * elevação do setor p*ivado, apont*ndo, </line>
</par>
<par>
<line> a*sim, d*safi*s quanto à efe*i*a*ão d*s </line>
<line> po*íticas públic*s e soc*ais. Nesse s*ntido, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> polí*icas se *presentam no co*texto **oliberal para atender aos **nf*itos de *nt*resse </line>
<line> (*EHRING; BOSCHETTI, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cenário, o Estado é *ele*ante *ara o ca*ital, mesmo que, </line>
<line> em seu modo *e </line>
</par>
<par>
<line> p*o*u*ão, </line>
<line> cause consequências inevitávei*, como: *e*igualda*e e ex*lusão social, </line>
</par>
<par>
<line> restri*ões ret*ocessos aos princípi*s *a c**adania, e </line>
<line> *rivatização *o patrimônio púb**co </line>
</par>
<par>
<line> social e natura* * a*pliação da externalidade ambiental (L*MA, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Dia*te </line>
<line> da defesa pe*a economia, o hom*m </line>
<line> p*derá satis*azer tod*s as su*s </line>
</par>
<par>
<line> necess*d**es e, *essa forma, fazer u*o do* recursos natur**s, já que são considerados c*mo </line>
<line> i***nitos, *o*o, "[...] a natureza suport*ria to*a e qua*quer espécie de poluição, decorrente </line>
</par>
<par>
<line> do processo industrial e urbano" (B**ISTA, 2014, </line>
<line> p. 69). Para * d*senvolvim*nto </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 20, *. 4, a*t. 11, p. 199-217, *br. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Dua*idade do Estado *o Contexto Neoliberal e as Políticas Ambie*ta*s </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> econômico, o capit*lis** se a*ropria de recu*sos n*turais, contrib*indo p*ra o aguçamento </line>
<line> da degra**ção a*bient*l ocasion*ndo d*versos *roblemas: </line>
<line> [...] os níveis atua** e pers*stentes de desmatam*nto; os b*ixís*imos ní*eis de </line>
<line> saneamento básico e de qual*dade da água distribuí*a em *igni*icativas f*ações </line>
<line> *o território naciona*; o padrão de urban**ade ** *ossas metrópoles; o descaso </line>
<line> com a qual*dade de nossa e*ucação, inc*uída * educação ambienta*; a precár*a </line>
</par>
<par>
<line> gestão do* r*síd*os só*idos, os volumes de *gr*tóxic*s consumidos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> devast*ção imp*ne pro*uz*da pel* agronegócio e a *a*xa efi*iência d*s polí*icas </line>
<line> de contro*e e fisca**zaç*o, apenas para mencion*r os problemas ma*s evident** </line>
<line> (LIMA, *011, p. 12*). </line>
<line> *ess* mod*, a apropria**o do hom*m ao meio **bient* se dá d* *orma dest*utiva </line>
</par>
<par>
<line> e insus*entável, c*mpro**tendo </line>
<line> as ger*ç*e* futu*as. O *eio ambiente apres*nta seus </line>
</par>
<par>
<line> limites, a* proporcionar a *xpansão da produção econômica quer "[...] seja pel* </line>
<line> r*strição </line>
</par>
<par>
<line> de recursos na*u*ais, seja pela incapacidade do ecossi*tema *m **sor*e* </line>
<line> t*da *ol*iç*o </line>
</par>
<par>
<line> gerada e com a preser*a*ão *a vid* humana" (SOAREZ, 2020, p. 62). </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> conflitos </line>
<line> am*ie*tais ocorrem de acordo com o </line>
<line> modo co*o as </line>
<line> polí**cas são </line>
</par>
<par>
<line> imple**ntadas e da *t*lizaçã* dos recurs*s na*urais e até m*smo da di*âmic* *conômica. </line>
<line> R*ssalt*-se que es*as im*la*taçõ*s apr*sentam uma *reocupa**o com o* fatores ger*dores </line>
</par>
<par>
<line> *o* problemas ambienta*s, c*rrelac*onand*, </line>
<line> portanto, que*t*o de ordem social * *ão </line>
</par>
<par>
<line> *p*nas amb*en*a* (VARGAS, 2*07). </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, entende*os que as demand** s*cia** p*ovo*am diá*ogos no* *istemas </line>
<line> ambientais e fu*damentam int*rv*nções pelo Estado que pode* ocasiona* em *iferentes </line>
</par>
<par>
<line> p*ss*bil*dades d* impac*os ambientais. Nesse s*nti*o, </line>
<line> os *mpacto* ambi*ntais pode* ser </line>
</par>
<par>
<line> d**tinto*, haja vi*ta as d*mand*s *mbientai* co*respon*entes a *ada estilo ou modelo de </line>
<line> desenvolvim*n*o (L**A, *011). </line>
<line> 4 C*NSIDER*ÇÕES FINA*S </line>
<line> Durante o desenvolvimento deste arti*o, foram apre*e*t*dos *lguns ele*entos pa** </line>
</par>
<par>
<line> a compreensão das políticas pú*licas, com* su* </line>
<line> definiçã*, o contexto no qual *e f*z*m </line>
</par>
<par>
<line> n*cessárias, a *el**ã* entre Estado, so*iedade e m*rcado, sob*etudo o </line>
<line> contexto </line>
</par>
<par>
<line> co*t*mporâne* *m qu* </line>
<line> as polí*icas </line>
<line> p*bl*c** ambi*ntais se </line>
<line> desenvolvem, vis** que *oi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> política enfati*a*a a*ui. E, a part*r disso, com*r*ende-se que, ao se discutir *olític* </line>
<line> ambiental, é necessário relacioná-*a aos a*pectos que favorecem ou *ã* as i*tervenções do </line>
<line> E*tado a essa políti*a. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina **, v. 20, n. 4, art. 11, *. 199-2*7, a*r. 2023 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
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<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> As políticas amb*entais tive*am aspectos inov*d*r*s com a pr**ulgação da </line>
<line> C*nstituição Federal d* 1988, com avan*os t*nto leg*lmente c*mo em sua i*ple*ent*ç*o, </line>
<line> apres*nt*ndo-se fun*amentais par* a pr*servação do* re*ursos na*u*ai*, do meio amb*ente, </line>
<line> para q*e *aja a proteção da dignida*e da vi*a hu*ana, e*itando qualquer práti** c*iminosa </line>
</par>
<par>
<line> contra o mei* a*bi*nt*, </line>
<line> efetivando a educaç*o am*iental com o objetivo de p*e*ervar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> meio amb*e*te, ass*m como na gestão de unidades de conser*ação. </line>
<line> En*ret*nto, mesmo com os avanço* *e**is, * contexto neoliberal p** desaf*os na </line>
</par>
<par>
<line> *fetiva*ão da* polí*icas *mbientai*, </line>
<line> principalmen*e no </line>
<line> combate à degradação a*b*ental, </line>
</par>
<par>
<line> pois o Estado *e apresenta dubiame*te, tant* </line>
<line> na ges*ão da* </line>
<line> po*íticas p*bl*c*s </line>
<line> ambienta*s </line>
</par>
<par>
<line> c*m* ao permit*r * e*pansão das condições econômi*as </line>
<line> de p**dução re*rodução e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> capit**, m*smo que se** n*ce*sária a utilização de r*cu*sos *aturais para * s** </line>
<line> d*senvolvime**o, geran*o *obreza, exclusão e des*gualdade para a popul*çã* ma*s </line>
<line> vulner*ve*. </line>
<line> Con*udo, me*m* diante d*sse c*ráter duplo de int*rvenção, * Es*ado se aprese*ta </line>
<line> *orteme*te ao aten*er a int*resses *art*culares, evidenciando, e* alguns mo*entos, seu </line>
<line> co*promisso e sua su*ordina*ã* * classe *ominante, mes** *ue *ss* cause consequ*nci*s </line>
</par>
<par>
<line> n*gativas geradas </line>
<line> pelo *istema e pela </line>
<line> degrad*ção ambiental. *ss* leva a refl*tir sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pa*el do Estado q*an*o se adapta às c*nd*ções im**s*as pela classe domina*te. Assim, *s </line>
<line> qu*s**es ambientais também são ques*ões *ol*ticas, econ*micas e sociais. </line>
<line> Por*anto, a questão ambi*ntal ganhou força nas ú*timas décadas, o que se r*fl*te </line>
<line> n*s ações do Estado, das organi*ações privadas e da sociedad* civil. Mesmo com o **safio </line>
<line> de soluci***r os problemas ambientais frente ao c*escimento econômico e seus agentes, o </line>
<line> E*tado dever garan*ir as articu*aç*es e * transversal*dade necessária ent*e os diferente* </line>
<line> *íveis *e **verno, assim c**o *s d**erentes setores e *rupos envolvidos *a*a qu* não </line>
<line> *e*am ne*ligenciadas as dema*d*s soc*ai*, amb*entais e e*onômicas. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) aná*ise e i*terp*etação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *la***ação do ras*unho *u na *e*isão críti*a ** conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*rti*ipação na aprova*ão da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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