<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 11, p. 199-217, *b*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.4.11
</line>
</par><par>
<line>
* Dualidade do Estado no Contexto *e*liberal e *s P*lític** Ambientais
</line>
<line>
Th* *uality of th* State in the *eoli*e*al Contex* and Environm**tal P*licies
</line>
</par><par>
<line>
Ca*los *eriss*n *ocha da *osta
</line>
<line>
Doutor em Geogr*fi* Humana pela Uni***sidade de *ão Paulo
</line>
<line>
Profes*or adjunt* do Curso de G*ografia do Campu* Cl*vis Moura da Uni*ersidade *st*dual do
</line>
<line>
E-**il: reri*so*costa@ccm.ue*p*.*r
</line>
<line>
Wilsom*r Pessoa Nunes
</line>
<line>
Me*t*ado em Pol*ticas Públi*as pela Universid*de F*deral do Piau*
</line>
<line>
Gra*ua*ão em *acharela*o e* A*ministra*ão d* Empresas pela *niversidade Federal do Piauí
</line>
<line>
D*cente do curso d* A*m*n*st*ação *o Ca**us Doutora Josef*n* Deme*- UESPI Flor*ano
</line>
<line>
E-mai*: *i*somarnunes@frn.uespi.br
</line>
</par><par>
<line>
*ndere*o: *arlos Rer**s*n Ro*ha da Cos*a
</line>
<line>
Editor-Ch**e: Dr. Tonn* Kerley *e Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*ESPI - *ampus Cló*is Moura,
</line>
<line>
*ndere*o - R. Des.
</line>
<line>
Rod**gues
</line>
</par><par>
<line>
Beri*o Mota, s/n - Itara*é, Te*e*ina - PI, 64001-280,
</line>
</par><par>
<line>
Bras*l.
</line>
<line>
*rtigo r*cebido ** 04/03/2*23. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
C. *. R. Co*ta, W. P. Nunes
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O o*jetivo deste artigo é analis*r c*mo *e dá a dualidade do Estado no c*ntext* neo*iberal
</line>
</par><par>
<line>
ao executar políti*as ambient*is. A *etodolog*a se
</line>
<line>
deu a partir da pesquisa bi*liográfi**
</line>
</par><par>
<line>
com a abordagem qualitativa. O* r**ul*ados da p**qui*a i*d**aram que a *onsti*uição
</line>
<line>
Fe*eral de 1988 *n*va quan*o preconiza um Estado dem*c*á*ico de direi*o em garantir o
</line>
<line>
b*m-**t*r **s cidadãos na *efesa e preservaç*o d* meio *mbiente. *ontudo, a a*ão do
</line>
<line>
Es*ado ao estimular o crescimento econôm**o sob diferente* formas produz,
</line>
</par><par>
<line>
inevitave*m*nte, uma
</line>
<line>
d*versidad*
</line>
<line>
d* i*pactos ambientais negativos
</line>
<line>
*ue são tr*n*feridos
</line>
</par><par>
<line>
para toda a s*ciedad* n* geração da
</line>
<line>
pobreza, desig*ald*de, exclusã* so*ial, restri*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
retro*essos a*s *ri**ípi*s *a **dadani*, pri*a**zaç*o do *a*rimô*io pú*lico socia* e **tural
</line>
<line>
e *mplia*ão da ex**r*alidade am*iental. Por outro lado, cab* a esse mesmo Estado fazer a
</line>
<line>
regulaç*o, o controle e a gestão ambie*tal como garantia da própria repr*dução *o sistema
</line>
<line>
econômico, p*lítico e s*cia*. Além d*s*o, ger*nciando os conflitos d* *nte*esses entr*
</line>
</par><par>
<line>
grupos conco*rentes e
</line>
<line>
respondendo às
</line>
<line>
demandas
</line>
<line>
dos m**imentos sociais c*mo tarefa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
legitim*ção da *rdem constituída. *ob guia de conclusão, ressalta*os
</line>
<line>
que m*smo *iante
</line>
</par><par>
<line>
desse caráter du*lo de in*ervenção,
</line>
<line>
o *stado se ap*esen*a for*ement* ao atender
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interesse* particulares, evid*nc*ando,
</line>
<line>
em algun* momentos, seu compro*isso e sua
</line>
</par><par>
<line>
su*ordinação à cl*sse dominante.
</line>
</par><par>
<line>
*alavras-Chave: Esta** Neoliberal. P*líticas Ambi*ntais. Degradação. Con*r*le.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
The objective of th*s article *s to analyze the du*lit* o* *he State in the n*olibe*al contex*
</line>
</par><par>
<line>
when ex*cuting environmental *ol*c*es.
</line>
<line>
T*e methodo*ogy was based on b*bl*ogra*hical
</line>
</par><par>
<line>
resea*ch *ith a *ualitat*ve *pproach. The res**ts of the **search indica*e* that the Fe*era*
</line>
</par><par>
<line>
Co**titution of 1988 *n*ovates when it advocates *
</line>
<line>
democratic *tate of law to
</line>
<line>
*uarante*
</line>
</par><par>
<line>
the well-be*ng *f ci*izens *n the defense *nd pre*ervation of the env*ronm*nt. *owe*er, the
</line>
<line>
actio* of the S*ate i* s*imulating e*o*om*c *rowt* in differ*nt forms i*evitab*y produce* a
</line>
<line>
diversity of negativ* environme*tal impa*ts that are transferre* *o society as * whole,
</line>
<line>
ge*erating poverty, inequality, social *xclusion, r*stric**on* and setbacks t* the pri***ples
</line>
<line>
o* citizen*hip, privatizatio* of th* s*cial an* n*tu*al p*blic *a*rimony, and the expansion
</line>
<line>
of envi*onmental exte**alities. On the ot*er hand, it is *p to *his sa** S*ate to regu*ate,
</line>
</par><par>
<line>
contr*l and manage the *nv*ronment as a
</line>
<line>
guarantee of t*e ve*y repro*uction of th*
</line>
</par><par>
<line>
economic,
</line>
<line>
p**itical
</line>
<line>
*nd socia* syste*s. Moreover, it has to manage conf*icts o* *nterest
</line>
</par><par>
<line>
bet*een co*p***n* g*oups *n* respo*d to the dema*ds o* so**al movemen*s as a task of
</line>
</par><par>
<line>
legitimizing the c*ns*it*ted order. By way of conclusio*, we emphasiz*
</line>
<line>
that even in the
</line>
</par><par>
<line>
face o* t*is *ual *haracter o* in*erv*n**on, the State pr*s*nts itself as strong*y serving
</line>
</par><par>
<line>
particula*
</line>
<line>
in*e*ests, ev*den*ing, at tim**, it* c*mmitment a*d *ubordination to t*e
</line>
</par><par>
<line>
do*****t class.
</line>
<line>
*eywords: Neoliberal St*te. Environmental Policies. Degradati**. Control.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *S*, Teresi*a, v. 20, n. 4, a*t. 1*, p. 19*-2**, abr. 20*3
</line>
<line>
*ww4.fsa**t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Dualidade do Est*do no Conte**o N*o*ibe*al e as Políticas A*bientais
</line>
<line>
*01
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
"O d**envolvimen*o sustentáv*l é o desenv*lvi*en*o *ue *ncontra as nece**i*ades
</line>
</par><par>
<line>
atuais se* c**promet*r
</line>
<line>
a ha*ili*ade das *utur** g*rações de a**nder s**s próprias
</line>
</par><par>
<line>
necessid*des" (Gro *ar*em Brundt*and, ex-primeira-*inistra da *oruega e líd*r
</line>
</par><par>
<line>
*nt*rna*ional em *esen*olvimento su**e**ável). O p*esente estudo com
</line>
<line>
* tema: A
</line>
</par><par>
<line>
*ual*dade do Est*do
</line>
<line>
no c*n*ex** neol*beral as políticas am*ien*ais têm como ob*e*ivo *
</line>
</par><par>
<line>
anal**ar como se d* a dual**ade d* *stado no
</line>
<line>
*o*te*t* neoliberal
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
execu*ar políticas
</line>
</par><par>
<line>
amb**n*ais.
</line>
</par><par>
<line>
A* po*íti*as *úblicas amb*en*ai* assum*m um
</line>
<line>
***el cruci*l na
</line>
<line>
preser*açã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recuperação do meio ambiente, proporcionand* melh*r qualidade de vida, à medida q*e a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade vai faze*do consumo dos bens na*urais. Se*do assim, são funda*en**is para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*aliza*ão das
</line>
<line>
i*tervenç*es *o *s*ado e* criar le*s e a*õ*s, que *o se desdobrarem
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
bens e serviç*s ate**em às **c*ssi**des da p*p*lação.
</line>
<line>
H*storicamente, as *ol*tic*s a*bien*ai* não tiveram prioridade na formu*açã* *a*
</line>
<line>
políticas públ*c*s. Contudo, ** acontecimentos *ecorrentes *a crise ambient**, na déca*a
</line>
</par><par>
<line>
d* 1*70, e a *obiliz*çã*
</line>
<line>
d*s ambie*talistas
</line>
<line>
demanda*am um Es**do que f**mula*se
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
implem*n*asse pol*ticas públ*cas ambie*ta*s. A partir *isso, ess* cená*i* g*nha ênfa*e com
</line>
<line>
a prom*lgaç*o da Constituição Federal de 1*88. Desde ent*o, a*pec*os i*ovadores *omo:
</line>
<line>
qu*lida*e de vida da população, participaçã* n* gestão ambie*tal e intervençã* do Est**o
</line>
<line>
na d*gradação ambie*tal *ornam-** novas estratégia* de g*stão an**s desperceb*das
</line>
<line>
(LIMA, 20*1).
</line>
</par><par>
<line>
A Constituiç*o *ederal de 19*8 re*r**enta um m*rco legal no que di* respeito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*aran*ia *os d*reitos, ao ala*gam**to d* democracia e da *artici*ação *a soci*d**e civil.
</line>
<line>
Entretanto, na contramão, essas conq*istas viv*nciam um *mbat*, a partir d* p*oje*o
</line>
</par><par>
<line>
neolibe*al
</line>
<line>
inic*ad* nos a**s 90. * partir diss*, pass*m a ** insta*a* dois proj*to*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade: democratizante e neoliberal. Ne**e *entido, ma*s *o que
</line>
<line>
*rojetos distintos *ão
</line>
</par><par>
<line>
projetos p*líti*o* com **s*uta de poder e in**re*ses antag**i*os (*A*NINO, 200*).
</line>
<line>
Dia*t* dis*o, ess* cenário *õe des*fios para a efetivaçã* das políticas *úblicas
</line>
</par><par>
<line>
*mbientais, ca*sando dua*idade
</line>
<line>
na* ações d* *stado: estimula*do o *resciment*
</line>
</par><par>
<line>
econômico, mesmo
</line>
<line>
*ue isso gere *mpact** negativos para a
</line>
<line>
sociedade e, por
</line>
<line>
outro lado,
</line>
</par><par>
</page><line>
fazendo reg**ação, * con*rol* e a gestão dos conflitos de in*eress*s (LIMA, 2011). Diante
</line>
<line>
disso, a questão ce*tra* a s*r re*pon*ida ness* estudo é: Como o Es**do em *** dualid*de
</line>
<line>
executa as **lí*icas ambien*ais diante d* contexto neoli*eral?
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, *. 4, art. *1, p. 199-217, abr. 2*23 www4.fs*net.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Costa, W. *. Nunes
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
A meto*ologia s* deu *
</line>
<line>
partir da pesquisa b*bliogr*fi** co* a abord*ge*
</line>
</par><par>
<line>
qualitativa. *egu*do Gil (2008, p. 50), "a pes**isa bibliográfica é *es*nvolvida a partir de
</line>
<line>
mat*rial j* elabora*o, c*nstituído pri*ci*almente de livros e artigos cien*ífico*". Ess* t*po
</line>
</par><par>
<line>
de **squis* p*rm*te um aprofu**amento dos fenômenos * pa*tir das
</line>
<line>
bases de dados
</line>
</par><par>
<line>
*e*quisados. A pesquisa t**e
</line>
<line>
*o*o princip**s auto*es: Behring e Bo*ch*tti (2016),
</line>
</par><par>
<line>
*restani e O*ivei*a
</line>
<line>
(2018), Dagnino (2004), Lima (2011), Silva; Vieira e Lima (2021),
</line>
</par><par>
<line>
Sa*to* Mela*zo (201*), S*uza (2006), *en*re outros.
</line>
<line>
O estudo *stá est**turado em quatro *e*ões. A p*imeira seção * composta p*r esta
</line>
</par><par>
<line>
*ue apres*nta a seção introd*tór*a
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
p*squisa. A seg*n*a seção d*scorre o contexto de
</line>
</par><par>
<line>
s*rgimento das políticas *úb*ica* e a*guns conce*tos. A terc*ira s*ção aborda sobre
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
po*íti*as públicas no cont*xt* neoliber*l e * quarta seção expõe a duali*ade
</line>
<line>
do *stado
</line>
</par><par>
<line>
neoliberal e as políticas am*ientais. A conc*u*ão *egue como desfec*o d* temática
</line>
<line>
*bo*dada.
</line>
<line>
2 REFEREN*IAL T**R**O
</line>
<line>
2.1 Políticas Públicas: con*exto de emersão * alguns aportes teóricos
</line>
<line>
A déca*a d* 1980 foi *m momento de ascensão dos movime*tos soc*ais,
</line>
<line>
*onstru**do n*vos sent*d*s para a *id*dan*a, particip*ção e a s*c*ed*de, e*te último sendo
</line>
</par><par>
<line>
u* dos principais *gentes a favor de
</line>
<line>
um projet* d*moc*atizan*e
</line>
<line>
co* a fin*lidade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
romper c*m * poder centralizado em busca de u*a p*r*ici*ação na gestão e *xecução das
</line>
<line>
p*lí*i*as *úbl*cas, **ta* que passa* a de*erminar novos cont*rnos e dimensões na rela**o
</line>
<line>
entre Es*ado e sociedad* civ**. *essa nov* di*âmica participati*a, foram *ncluídos d*ver*os
</line>
<line>
a*to*es para *elib*ração pública (DAG*INO, 2004).
</line>
<line>
Os moviment*s socia*s assi* evidenciam a disputa *e poder ou, como bem enfatiza
</line>
</par><par>
<line>
D*gnino (200*), uma confluência p*rversa1 que s* ins*aur* na s*ciedade a p**tir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
projeto* distintos. O alargament* da cidadan** eme*ge de um E*tado como ó*gã*
</line>
</par><par>
<line>
respon*ável co*o garantidor dos dir*itos
</line>
<line>
operando m*diant* a **et*vaç*o das **líticas
</line>
</par><par>
<line>
pública*, rep**sentando um saldo positivo para a dem*cracia. Esse avanço *emocrático *e
</line>
</par><par>
<line>
sustenta * partir do pro*e*o
</line>
<line>
partici*ativ* *omo me*a*ismo
</line>
<line>
d* redução da exclusão
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
</page><line>
* A *u**** comp*eende como confluê*cia per*er*a os distintos proj*tos p*l*ticos em disputa: democra*iz*nte que
</line>
<line>
s* in**aur* com a ascensão dos movim*ntos *o*iais nos anos 80 e em se*uida é *onfr*ntado pelo p*o*et*
</line>
<line>
*eoli*era* nos anos 1990 (DAGNINO, 2004).
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. *0, n. 4, art. 11, p. 19*-217, ab*. 2023 www4.fsan**.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Du*lidade do Estad* no Contexto Neoliberal e as *olít**as Ambientais
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos n*s*e pr*cesso. *ortanto, a sociedade civ*l ao atuar *unto ao Estado esta**lece uma
</line>
<line>
re*ação estreita e de confronto com o pro*eto neoliberal.
</line>
<line>
Nesse sent*do, a participação é uma a*ternativa de controle *a soci*dade sobre as
</line>
<line>
*e*i***s do *sta*o com a fi*alidade de alterar os rumos das políticas públic*s d*ante das
</line>
</par><par>
<line>
novas adversi*ad*s que ocorrem nesse processo, **volven** **o*panha*e*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ompromisso c** o bem públ*co, sobr*tudo co* a p*omoção da cida*ania e do acesso aos
</line>
<line>
dire*tos. Po*ém, * necessário demo*ratizar *s *ecisõ*s políticas par* que a sociedade seja
</line>
</par><par>
<line>
estimulada a par*icip*r dos *spaço*
</line>
<line>
de d*bate, fortal*cendo as*im * sua relação com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Est*do (CALÇADA; RECK, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A Con*tit**ção Federal
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
19*8, ao r*sp*n*a*ili*a* o Estado pelo* direitos, tor**
</line>
</par><par>
<line>
neces*ári* * execução da* política* sociais, sendo e*ta comp*nente *as políticas públicas.
</line>
</par><par>
<line>
Nas p*l**ras de Cre*tani e *liveira (*018, p. *7*), "as políticas sociais
</line>
<line>
são aqu*la*
</line>
</par><par>
<line>
**líticas que permite* o
</line>
<line>
acesso da
</line>
<line>
populaçã* a* rol dos p*incipa*s serv*ç** pú*licos, os
</line>
</par><par>
<line>
*uais po*suem relação *iret* **m a cond*ção
</line>
<line>
de cidadania",
</line>
<line>
ev*dencian*o assim as
</line>
</par><par>
<line>
polít*cas do* g**ernantes. Contud*, para q*e *s políticas soc*ais sej*m permane*tes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incorporada* na percepção das políticas *úblicas como intervenção d* Estado estas de*em
</line>
<line>
ser c*nsolid*das *m caráter cont*nuad* i*depende*te de governo.
</line>
</par><par>
<line>
Desse mo*o, * necess*ria u*a a*ão positiva do Es*ado democrático
</line>
<line>
na *xecuç*o
</line>
</par><par>
<line>
dos dir*it*s fundamentais para a c*nstruçã* de um* s*ciedade *usta e *gua*itária, na qual só
</line>
</par><par>
<line>
se exe*u*a m*diante ac*sso
</line>
<line>
a*s bens *
</line>
<line>
serviços prestados, uma v*z q*e isso també*
</line>
</par><par>
<line>
e*volv* garant*r o *ue e*tá previsto legalm*nte (CRESTANI; OLIV*IRA, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
As pol*ticas públicas s*o
</line>
<line>
decisões do g*v*rno na resoluçã* de problema*
</line>
</par><par>
<line>
des*inados a di*eren**s segmentos
</line>
<line>
sociais
</line>
<line>
da po*ulação. Ent*e a dis**ta de *nteresse,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*role social se *orna
</line>
<line>
um espaço onde são incorpora*as as particula*idades de
</line>
</par><par>
<line>
determinados grupos, destacando as**m
</line>
<line>
qu* * Estado não é o único for*ul**or da*
</line>
</par><par>
<line>
políticas públicas, pois o exercício ocorre em conjunto, mediante mo*it*r*men*o,
</line>
<line>
acompanhame*t*, controle * ava*iação de vários agentes político* e sociais, auxiliando os
</line>
<line>
gesto*es na c*n*e*ução dos ob*et*vos (SANTOS MELAZZO, *010).
</line>
<line>
Portant*, *lém da pr*m*zia do pape* do Es**do na execução das po*í*icas públicas
</line>
<line>
estas pert*nce* também aos sujeitos polít*cos e*volvid*s nesse *rocesso, contribuindo
</line>
<line>
tanto para a efetivação dos existentes na CF/88, *omo para a construç*o de nov*s d*reito*.
</line>
</par><par>
<line>
A **rt*r di*so, compreendemos que as
</line>
<line>
política* públ*cas fazem p*rte *a s*c*edade, pois
</line>
</par><par>
</page><line>
muitas são elabor*das * e*et*vada* * pa*tir das reivi*dica**es e man*festaçõ*s p*blica* que
</line>
<line>
são feitas pela soc*e**de civil (SANTOS M*LAZ*O, 2010).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 4, art. 11, *. 19*-21*, abr. 2023 www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Costa, W. *. Nunes
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, mais do que um *nstr*mento *ara *fetivação
</line>
<line>
do*
</line>
<line>
*ireitos, *omo
</line>
</par><par>
<line>
*presentado pe*os autores acim*, as políticas
</line>
<line>
*ública* não se re**mem apena* a essas
</line>
</par><par>
<line>
compreensõe*, esta* tê* u* cará*er *ais complexo e por *sso não ** uma ú*ica teo**a.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Souza (*00*), as p*lí*icas *úbl*cas *odem ser
</line>
<line>
c*nsi*eradas como ár*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rodução de con*ec*mento, assim as p*squisas d*senvolvidas *o*re essa temáti*a
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
baseadas em *eoria* para explicar s*bre o papel do Estado * *ua rela*ão co* * sociedade
</line>
</par><par>
<line>
*ivil, *and* ênfas* sobre a açã* dos
</line>
<line>
*ove*nos, assim como anali*a*
</line>
<line>
ess* açã* * quai* as
</line>
</par><par>
<line>
*uda*ças ou rumo* des*as.
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
b**ca pel* definição d*s polí*icas *ú**icas, estas se enc***ram p*esentes e*
</line>
</par><par>
<line>
*ários
</line>
<line>
camp*s multidisciplina*es com*
</line>
<line>
da *o*iologi*, c**ncia polí*ica, econô*ica dentre
</line>
</par><par>
<line>
*utros, evidenciando assim su* compr*ensão em d**ais ár*as. *pesar da perspecti*a
</line>
</par><par>
<line>
mul*idis*iplinar e de n*o h*ver consenso, essa* áreas
</line>
<line>
partilham d* *lguns interesses
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*lemento* em com*m contrib*indo para o avan*o teórico no âmb**o das política* públ*c**
</line>
<line>
(SOU*A, *0**).
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, as ***íticas públicas *odem ser
</line>
<line>
definidas
</line>
<line>
como * *ampo de atuação *o
</line>
</par><par>
<line>
governo com
</line>
<line>
* finalida*e de pro*uzir efeito*
</line>
<line>
específicos, influencia*do na
</line>
<line>
vi da dos
</line>
</par><par>
<line>
**dadãos. Entretanto, pod* ser considerado aquilo q*e o g**erno ta*bém não faz, pois
</line>
</par><par>
<line>
pode *nvolver até mesmo desaf*os e limites ace*ca
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
decis*es dos governos (*O**A,
</line>
</par><par>
<line>
2006). Na com*reensão de Rosa (2021), a *utora, ao abordar sobre as políticas públicas, as
</line>
</par><par>
<line>
c*n*idera como algo *ais abrangen**, p*rt*ndo d* *onceito de política. S*nd* assim,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
caráter político e*preg*do se refere * algo co*f*ituoso que envolve tomar deci*õe* diante
</line>
<line>
das ne*es*i*ades de vá*ios autores e**olvid**.
</line>
</par><par>
<line>
A*ém das concep*ões de
</line>
<line>
decisões, as
</line>
<line>
políti*a* púb*icas e**olvem intervenção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gestão do E*tad* para a *esol*ção de **n*litos e interesses ou até mesmo para pe*m*nência
</line>
</par><par>
<line>
de *erta r*a*idade. En*r*tanto,
</line>
<line>
par* a execução
</line>
<line>
d*s polític*s pública*, estas
</line>
<line>
vão desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fase *e pl****amento, a*aliação até r*sul*ad*s. Estas fases evidenc*am a re**ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
determinado problema *om a resolução que as polí**cas púb*icas po**m *f*rtar, ou seja, a*
</line>
<line>
polític*s públ*c*s e*t*o para en**entar problema* pú*licos (SA*TOS MELAZZO, 2010).
</line>
<line>
De acordo co* Alm*ida e G*m*s (2*18), as políticas p*b*icas inspi*am ideologia*,
</line>
<line>
*deias e *renças s***e determinad* á**a te**tic*, com atuação de di*er*os atores: fo*mais
</line>
</par><par>
<line>
(com o gove*no e
</line>
<line>
os partidos políticos) ** inform*i* (soc*ed*de civil - movimentos
</line>
</par><par>
</page><line>
sociais), *m outras palavras, são desenvolv*d*s por suje*tos ou inst*tuições. Porta*to, esse
</line>
<line>
proc**so político é ca*acterizado por u* si*tema *berto, cujos atores estão envo*v*dos em
</line>
<line>
resolver algum problema públic*. Contu*o, em alguns mom*n**s esses intere*se*
</line>
<line>
Rev. FS*, *e*esina, v. 20, *. 4, art. 11, p. *99-217, abr. 2*23 www4.**ane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ual*da*e do Estado no Conte**o Neoliberal e as P*líticas Ambient*is
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
antagô*icos ca*sa*am coalizõe*, send* complementares *u e*cludentes contribuindo par*
</line>
<line>
a perma*ência ou mudança de determinada política púb*ic*.
</line>
</par><par>
<line>
As *olíticas públicas, por serem ações do poder *úblico em d*termin**a área
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atuação, podem ser *ea*izáveis, quer s*j* no âm*it* social, ec*nômico, *olítico ou cu*t*ral.
</line>
</par><par>
<line>
Em uma **mpre*nsão mais d*talhada pa*a *fetiv*ção *as políticas púb*icas, Silva *t
</line>
<line>
al.
</line>
</par><par>
<line>
(2017) apr*sen*am 6 etapas que são caracterizadas como c*clo *as políticas públicas como:
</line>
</par><par>
<line>
identificação d* problema, *o*mação da *g*nda, form*lação de
</line>
<line>
alte*nativas, to**da
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dec*s*o, imp*ementação e a*aliação. O qua*ro a segu*r apresenta
</line>
<line>
algumas caract*rísticas
</line>
</par><par>
<line>
simplif*cad*s d* cada ciclo das polít*cas púb*ic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Q*ad*o 1 - Ciclo das Políticas Públi*a*
</line>
</par><par>
<line>
Id*ntifica*ão de um problema
</line>
<line>
Recon*eci*ent* d* problema pel*s a*ores env*lvidos;
</line>
</par><par>
<line>
**rmação d* a*enda
</line>
<line>
Priori*ação de problemas e as**ntos;
</line>
</par><par>
<line>
Formul*ção de alterna*ivas
</line>
<line>
M*lho* alternativa para solucio*a* o prob*ema;
</line>
</par><par>
<line>
*omada de decis*o
</line>
<line>
Qu*l o procedime*to que ** dev* s***ir;
</line>
</par><par>
<line>
Im*lem*n*ação
</line>
<line>
*ção propriamente *ita;
</line>
</par><par>
<line>
Av*liação
</line>
<line>
Evidencia a eficácia da política púb*ica
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: Elaboração pró*ria do a*tor, a pa*tir *e S*lva et al. (2017).
</line>
</par><par>
<line>
Essas f*ses nã* condizem necessariamente com a realid*de, porém são
</line>
<line>
elementos
</line>
</par><par>
<line>
decisór*os pa** a efetivação das políticas
</line>
<line>
púb*icas. Em decorrência da natureza das
</line>
</par><par>
<line>
políticas públ*cas, essas etap*s são o* ele*ento* *ue *ais **contram*s ao anali*armos,
</line>
</par><par>
<line>
evidenciando como são compostas de processos cont*nuos e como ca** etap*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fundamental *ara sua execução. Assim, temos uma v*sta po**ibilidade *o apr*senta**os o
</line>
</par><par>
<line>
c*clo das políticas p*blicas,
</line>
<line>
com ca*acterísticas
</line>
<line>
como: complexid***, imprevisib**idade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
flexibilidade (EST*V*O; FERR*IRA, 2018).
</line>
<line>
*ss*m, diante das diversas po*sibilidades de se abordar sobre a* política* públ**as
</line>
</par><par>
<line>
podemos comp*eender que estas
</line>
<line>
apresentam con*litos, limi*es e desafios, envol*endo
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos e *ns**tuições que es*ão envolvidos nas dec*sões, q*e ser*o afet*dos pelas políticas
</line>
</par><par>
<line>
púb*i*as. No que diz respeito *s diversas vertentes sobre as *ol*ticas públi*as, é
</line>
<line>
pos*ível
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. *0, n. 4, art. 11, *. 19*-217, abr. 202* www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Cos*a, *. P. N*nes
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
en*ontrarmos a*guns pontos em com** na c*n*ribuição
</line>
<line>
d*s au*ores. Diante *isso,
</line>
</par><par>
<line>
podemos sinteti*ar a*guns element*s: as po*í*icas públicas se resu*em a* que o governo
</line>
<line>
decide ou não faz*r, em u*a r*lação co* atores atra*és de particip*çã* inf*rmal, logo n*o
</line>
<line>
s* r*stri*ge a normas e leis, uma vez que a* po*íti*as pú*l*cas pod*m ir de um nív*l mais
</line>
</par><par>
<line>
amp*o até esp*c*fico
</line>
<line>
com im**ctos a curto ou
</line>
<line>
*ongo prazo
</line>
<line>
envolve*do impleme*taç**,
</line>
</par><par>
<line>
execução e avaliação (SOU*A, 2006).
</line>
<line>
2.2 ** política* p*bl*cas no c*n*ext* neoliberal
</line>
<line>
O Es*ado é o órgão responsável pelo desenvo*vim*nto das políticas públ***s e p*la
</line>
<line>
ga*antia dos direi*o*. Ne*se cenário, o welfare state surge sobre as form*s *e intervenção e
</line>
<line>
atuação do E*tado para ga*anti* o be*-estar social dos cidadão*, ou sej*, "[...] é o re*ultado
</line>
<line>
d* uma am*liação pro*res**va de *ireito* c*vi*, p*lític*s e so*iais" (*RRETCHE, 1995, p.
</line>
<line>
19). Essa c**cepçã* d* Estado em rel*ção às po*íticas públ*cas eviden*ia que este "cumpre
</line>
<line>
funções *ue vão a*ém d* apenas g*ranti* a r*produção *o capitalismo, e*quanto modo de
</line>
<line>
produç*o" (SAN*OS MELA*ZO, 2010, p. 16), em ou*ras palavras, as política* públic**,
</line>
</par><par>
<line>
embo*a co*aborem para a rep**dução e manutenção do capital,
</line>
<line>
d*vem es*a* voltadas
</line>
</par><par>
<line>
também para os **teresses da s*ciedade.
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lado, as conquistas viven*iam um emba**, a partir do pro*et* *eoliberal
</line>
<line>
propo*to nos anos 199*, u*a v*z q** es*e red*fin* o pa*el do Es*ado c**o garanti*o* do*
</line>
<line>
direitos, pond* de*afi*s para a imple*entação e a efetivação da* políticas p*blica* e da
</line>
<line>
perspec*i*a democ*ática que foi alca*ç*da com a Constituiçã* d* 88. A pro*osta neol*beral
</line>
<line>
é de*orre**e da* cr*ses *e **80, que tinha o Esta*o como o principal *rgão que gera*se sua
</line>
<line>
p*ópria cris*, *anto econômica como socia* (PERE*RA, 19*7).
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, as pr*postas neoliberai*
</line>
<line>
d*fendem a redu**o do
</line>
<line>
papel d* Es*ado nas
</line>
</par><par>
<line>
polít*cas *ú*lic** unive*sais tornando-se estas focaliza*as, privativa* e sele*i*a*. De certo
</line>
</par><par>
<line>
modo, is*o in**rf*re nas intervenções do Estado no *ocial como estra*égia para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
acum**ação e *oncentraçã* de *apital, sobret*do em *ontext*s de crise (PEIXOT*;
</line>
<line>
AR*AIS, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *enti**, as p*líticas *úblicas s* cara**eri*am como espaço
</line>
<line>
d* l ut a e de
</line>
</par><par>
<line>
inter**se, tornand*-se um jogo de forças no âmbito d*s rela*õe* de po*er. Diante d*sso, *e
</line>
<line>
apresenta* até mesmo co*o um caráter contr*ditório, *ois em *lg**s momentos visam *
</line>
</par><par>
<line>
me**ação * à conciliação ** conflitos qu* surgem a partir das ex*gênci*s
</line>
<line>
postas *ela
</line>
</par><par>
<line>
socieda*e e simult*neamente *e tornam
</line>
<line>
est*atég*a p*ra
</line>
<line>
co*rigir
</line>
<line>
o* efe**os g*r*do* pelo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 20, n. 4, a*t. 11, p. 199-217, abr. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Dualidade do Estado no Contex*o Ne***beral e as Pol*ticas Ambientais
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
capitalismo. Desse modo, as políticas
</line>
<line>
p*blicas surg*m com* um ac*r*o e*tre capital
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho, a fi* de pro**r a man*tençã* do eq*ilíbrio social entre inte*esse* antagôn**os
</line>
<line>
(BEHRING; BOSCHETTI, *016).
</line>
<line>
A *artir diss*, pa*sam a se instalar dois *rojetos na so*ied*de: de*ocratizante e
</line>
<line>
neo*i*eral, este último traz*ndo i*plicações à *onstrução de**crática e aos espaços
</line>
<line>
públ**os. A*sim, mais do *ue p*ojetos d*stintos sã* projetos polí*i*os de di*pu*a de poder
</line>
</par><par>
<line>
com i*ter*ss*s * co*cepções
</line>
<line>
qu* orientam * pr*tic* dos di*er*n*es sujeitos envolvidos
</line>
</par><par>
<line>
(DAGNINO, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
* pe**pec*i*a proposta pelo n*oliberal*smo é de *elimitar o tamanho de atuação do
</line>
<line>
Estado e do s*u papel como regula*or das relações so*iais. Desse *o*o, o m*r*ado surge
</line>
</par><par>
<line>
como o **ime*ro *eto* de regulação *as r*lações **ciais, d**a*do
</line>
<line>
até mesmo as áreas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
intervenção do Estado, este ag**a agindo co*o seg*ndo set*r, de caráter co*plementa* ao
</line>
<line>
*erc**o. Em suma, "[...] *um conte**o no qual o Estado se isenta pr*gressivamente de *eu
</line>
<line>
papel de garantid*r de *i*eitos, o m*rcado é oferecido como uma ins**n*ia sub*titu** para a
</line>
<line>
cid*dani*" (DAGNINO, 2004, p. 1**).
</line>
<line>
* pa*tir des*a i*ealiz*ção do mercado, * Esta** se inser* nas relações d* pro**ção
</line>
</par><par>
<line>
* r*pro*ução
</line>
<line>
do capital,
</line>
<line>
na divisão social *o tr*ba*ho * em
</line>
<line>
toda* *s **s*s de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim*nto
</line>
<line>
do capitalis*o, ***m*t*ndo sua *cumula*ão
</line>
<line>
e organizando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*nsentimento *a c*asse dominada (POULANTZAS,
</line>
<line>
1980). E* conformidade, Dardo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Laval (2016) evi*e*ci*m que o Estado *ai se modificando * partir das n*rmas d*
</line>
</par><par>
<line>
neoliber**ismo, este, por s*a *ez, de*end* a mínima
</line>
<line>
in**r*enção do Est*do. Em uma
</line>
</par><par>
<line>
de*ini*ã* ma*s ampla,
</line>
<line>
o E**ado só é *ínimo na *er*pectiva do so*ial, pois *e to*na
</line>
</par><par>
<line>
m*ximo ao m*rcado. Logo, o mercado se fo*talece, já q*e o Estado age *in*mament*.
</line>
<line>
Contudo, as mod*ficaç*es em t*rn* do *stado *ão acont**em somen*e em relação
</line>
<line>
*o mercado, sendo que o seg*nd* se benef*cia da* ações *o pr*meiro. Um d*s as*ectos
</line>
<line>
apon*ado* por O*ó*io (2*1*), *o p*oces*o ** rep*odução do **pi*al, é a contradição
</line>
<line>
ex*s*ente no p**prio s*stema, **ndo produtor de riqu*za e pobrez* na mesma es*ala e, mais
</line>
</par><par>
<line>
uma ve*, o Es**do estará inserido
</line>
<line>
nessa
</line>
<line>
contradiç*o
</line>
<line>
d* *istema, quer sua* inter*enções
</line>
</par><par>
<line>
s*jam no senti*o de permanência ou de com**t*.
</line>
<line>
Nesse con*exto, o Estado, *o intervir dia*te das *elações antagônico* entre c*p*tal *
</line>
<line>
trabalho, desenvolverá *olí*icas *úblicas * soci*is c*mo re*posta às demanda* que surgem
</line>
<line>
nas *ontr*dições do sis*e*a ca*italista. A pa*ti* disso, as políti*as irã* *t**der a demandas
</line>
<line>
que n*o são apenas da cla*se tr*balh*dora, mas também do capi*alis*o, logo permitirão a
</line>
</par><par>
<line>
man*tenção
</line>
<line>
e a reprod*ç*o do
</line>
<line>
capita* (ARR*TCHE, 1*95). I*so
</line>
<line>
evide*cia, segun*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 4, art. 11, p. 199-217, ab*. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Costa, W. P. N*nes
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
Poul*n*zas (198*), o com*romisso * a subo*dinação que o *stado t*m com a cl*sse
</line>
<line>
dominante.
</line>
<line>
Seg*ndo A*recth* (1995, p. 18), "a dinâmi*a de desenvolv**ento das política*
</line>
</par><par>
<line>
sociais diz respeito a *m pro*ess*,
</line>
<line>
interno à esfera estatal de compatibilização de duas
</line>
</par><par>
<line>
exigências
</line>
<line>
*ontrad*tórias: a* e*igências da classe trab*lh*dora e a* necess*dades *a
</line>
</par><par>
<line>
*cumula**o
</line>
<line>
do capital". O *stado age *a*a
</line>
<line>
atende* as necessidad*s dos trabalhadores,
</line>
</par><par>
<line>
de**re *s q*ais muitas são **idenciadas at*avés de *uta* e movim*ntos na defesa dos
</line>
<line>
intere*ses *a cla*s* capi*a*is*a.
</line>
<line>
Nesse sentido, * ambiente para formulaçã* *as *olíticas *úblic*s no *ontexto do
</line>
</par><par>
<line>
neo*ibera*ismo nã* é ho*ogên*o, mas sim
</line>
<line>
per*ea*o de dispu*a
</line>
<line>
e*tre as fo*ças
</line>
</par><par>
<line>
anta*ônica*, não *endo exclus*vam*nte i*s*rumento da classe dominante, lo*o também são
</line>
<line>
expressõ*s da* lutas da socie*ade civil. Assim, compreend*mo* que as políticas públ*cas
</line>
<line>
se dão mediante *m espaço de luta, ma*u*enção de pode* e c*rrelações de *or*a, pois são
</line>
</par><par>
<line>
bas*a*as
</line>
<line>
*m in*e**ss*s parti*ular*s, essa compreensão cerca o cam*o d* execução
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
*olíticas públicas (***V*, *016).
</line>
</par><par>
<line>
D*a*te diss*, se *orna e*iden*e que as polít**as *úb**ca*
</line>
<line>
não são terre*o fér*il *o
</line>
</par><par>
<line>
cená*io neoliberal, contu*o é fundam*ntal enfatiza* que
</line>
<line>
a sociedade ci*il deve e*tar
</line>
</par><par>
<line>
*nse*ida nesse processo como participante *a elaboração e não como responsá*el pe*a
</line>
</par><par>
<line>
*xecução das *olític*s
</line>
<line>
públ*cas. A*sim, a parti**pação se dá a "partir da *riação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
imple*entação
</line>
<line>
*e novas estruturas *e representações, compostas *or
</line>
<line>
pesso*s *l*itas
</line>
</par><par>
<line>
diret*men*e pel* sociedade c*vil e por r*p*esentantes do pod*r público" (ROC*A, 2009, *.
</line>
<line>
48).
</line>
<line>
As reformas e* torno *as *o*ít*cas **b**cas e sociais ac*nteceram e acon*ecem em
</line>
</par><par>
<line>
*orno daq*e**s que passaram a
</line>
<line>
se r
</line>
<line>
consi*eradas como
</line>
<line>
política
</line>
<line>
pú*lica n* âm*ito do
</line>
</par><par>
<line>
Estado, seja na saúde,
</line>
<line>
na previdência, na assistência,
</line>
<line>
*a *abitação, *o tr*bal*o, na
</line>
</par><par>
<line>
ed*c*çã* e outro*. No que tange às política* amb*enta**, essas tamb*m viv*nci*m co*texto
</line>
<line>
de refor*ulações em sua gest*o * implementação, a partir do n*vo caráter q*e o Estad*
</line>
<line>
a**ume no *onte*to neoliberal.
</line>
<line>
3 RES*LTAD** E DISCUS***S
</line>
<line>
3.1 A dualid*de d* estado no co*texto neoliberal e *s políticas ambientais
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 20, n. *, a*t. 11, p. 199-217, abr. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ual*dade do *stado no Contex*o Neoliberal e as Política* *m*i*n*ais
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Li** (*011), a* longo da *istóri*, as que*tões
</line>
<line>
*mbie*t*is n*o ti*eram
</line>
</par><par>
<line>
prioridade
</line>
<line>
na formulação
</line>
<line>
das **líticas públicas. A Confe**ncia de Estocolmo,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
aconteceu na capital da Suécia, em 197*, f*i mu*to importante, pois foi o ponto *e partida
</line>
<line>
da* disc*ssões *ce**a das qu*stões am*ien*ais *e maneira g*ob*l, assim "[...] houve i**ensa
</line>
</par><par>
<line>
mobilizaç*o para que os acontecimentos mun*iais dess*m
</line>
<line>
continuidade no país * maio*
</line>
</par><par>
<line>
d***lgação
</line>
<line>
da problemá*ica ambi*ntal e is*o faz a que*tã* ambient*l se t*rnar ampla do
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento de um público *aior" (S*LVA; VIE*RA; *IM*, 2021, p. *).
</line>
<line>
A cri*e ambi*ntal de 1970, ao at*ngir todos *s *aíses, ocasionou di**rsos problemas
</line>
</par><par>
<line>
no
</line>
<line>
que diz respeito ao **ste*a econômic*, à m**éria-prima, qu*lidade ** vida humana, à
</line>
</par><par>
<line>
ao risco e à
</line>
<line>
am*a** às espéci*s de anima*s,
</line>
<line>
demandan*o *ntervenções para sanar os
</line>
</par><par>
<line>
impactos ta*to para a sociedade, como p*ra a
</line>
<line>
e*onomia, a
</line>
<line>
***tura * a política. A partir
</line>
</par><par>
<line>
desses ac*nteci*entos, as questões ambientais foram *ais enfatizadas com a *ecessid**e
</line>
<line>
de reformas no sist*ma produti*o e *e consumo (LIMA, 2011). O autor ainda ratif*c*:
</line>
<line>
* ideia de *ma cris* a**ien*al sistêmi*a rel*ciona, por um lado, a
</line>
<line>
multidime*sionali*ad* *os *roble*as ambientais contemporâne*s e, por outr*
</line>
<line>
*ad*, o alcanc* global de sua o*orrên*ia. *ignifica *i*er que a cr*s* a*biental
</line>
<line>
as*ocia causas e produz ef**tos *lurais que transcendem * di*ensão ecol**i*a
</line>
<line>
em **n*ido e*tri*o, prod*z*ndo relações que se ori*inam e impa*tam * e*onomia,
</line>
</par><par>
<line>
a c*ltur*, a sociedade * a polític* e não
</line>
<line>
mais se *es*ringem à esfera local,
</line>
<line>
mas
</line>
</par><par>
<line>
at*avessam **dos os níveis t*r*itoriais, constituind* uma cris* *lanetária. (LIMA,
</line>
<line>
*011, p. 123).
</line>
<line>
Diante do que a crise em âmb*to global *rovoc**, os movim*ntos am*ient*l**tas
</line>
</par><par>
<line>
contribuíra* para *ue a* dem*ndas ambien*a*s
</line>
<line>
*udessem fazer "[...] do Es*ado o a**n*e
</line>
</par><par>
<line>
protagonista da formulação e implementação de po*íticas e de *rát*cas de gestão am*i*nta*
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
p*í*" (LIMA, 2*11, p. 124). Esses movimentos i*pulsionaram os avanços da polí*ica
</line>
</par><par>
<line>
am*iental no *m**t* da *o*s*ituição Federal de 1988, **gun*o seu a*tigo 225 "*odos têm
</line>
</par><par>
<line>
di*eito ao *eio am*iente
</line>
<line>
ecologi*amente equilibrado, bem d* uso comu*
</line>
<line>
do pov*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
essencial à sadi* qualidade de *ida, im*o*do-se a* Pod** *úblico e à cole*ividade o de*er
</line>
<line>
de defen*ê-lo e preservá-lo par* as prese*tes e fut*ras gerações" (BRAS*L, 1988).
</line>
<line>
A Constituição Fe*era* de 88 inova qu*ndo t*ata da res*on*ab*li*ade do poder
</line>
</par><par>
<line>
público e
</line>
<line>
da soc*edade p*la defesa e *reserva*ão do meio am*iente. Esse a*anço legal
</line>
</par><par>
<line>
evidencia a *reocupação da s*cied*de e do Esta*o na escassez *os rec*rsos *aturais e c**
</line>
</par><par>
<line>
exten*ão dos dano*
</line>
<line>
que prov*ca**m na
</line>
<line>
nat*reza. Des*e modo,
</line>
<line>
pre*oniza um Estado
</line>
</par><par>
<line>
**mocrático de direit* *m garantir o bem-estar dos cidadã*s, fun*amenta*o
</line>
<line>
no welf*re
</line>
</par><par>
<line>
stat*, co**orme E*ping-Anderse* (1*91).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. **A, Teresina PI, v. 20, n. 4, ar*. 11, *. 199-217, a*r. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. Costa, W. P. Nunes
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
Na intenção de fort*lecer o c**promisso do Estad* co* o meio
</line>
<line>
ambi*nte, fora*
</line>
</par><par>
<line>
instit*ídas *olíticas, conse*hos, **is e s*ste*as. * Polí**ca Nacional de Meio Am**ente, de
</line>
</par><par>
<line>
1981, que deu ori*em ao Cons*lho N**iona* de Meio **bie*te, tem "[...]
</line>
<line>
por objetivo a
</line>
</par><par>
<line>
prese**ação, melhoria e r*cup*raç*o da *ualidade ambiental propícia à vida, *isando
</line>
</par><par>
<line>
ass**urar, no país, *ondiç**s a* de***volviment* soc*oeconômico,
</line>
<line>
aos int*r*sses
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
segurança
</line>
<line>
na**ona* e à pr**eção d* dignid*d* da vida humana" (BRASIL,
</line>
<line>
1981). A
</line>
</par><par>
<line>
**rov*ção dessa política foi fundamenta*, *oi* ap*esent* aspe*t*s i**vadores p*r s* tra*ar
</line>
<line>
de u* in*trumento *e *escen*rali*ação.
</line>
<line>
Por sua ve*, * Lei de Cri*es Ambient*is, de 1998, "[...] c*ncorre para a *rática *os
</line>
</par><par>
<line>
crimes prev*st*s ne*ta Lei, incide nas penas * estes comin**as, na medida da
</line>
<line>
* **
</line>
</par><par>
<line>
culpabilidade [...] sab*ndo da co*duta criminos* *e outrem, d*i*a* d* impedi*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
* ua
</line>
</par><par>
<line>
prát*c*, quand* podi*
</line>
<line>
agir para evitá-la" (*RAS**, 1998). E*sa lei enfati*a a ação do
</line>
</par><par>
<line>
homem sobre prática* criminosas no que diz re*pe*to ao meio ambiente. S*ndo cons**erad*
</line>
<line>
*m instrument* de preven*ão, p*ssuind* um caráter pu*iti*o e pe**g*gico.
</line>
<line>
Nes*e se*tido, * Política Naci*nal de Educação Ambiental, de *999, *efen*e: "[...]
</line>
</par><par>
<line>
enten*e-se por educaçã* ambienta* os
</line>
<line>
pro*essos
</line>
<line>
por m*io dos
</line>
<line>
quai* *
</line>
<line>
i n*i *í duo *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
coletiv*d*de
</line>
<line>
c*nstr*em
</line>
<line>
valor*s
</line>
<line>
*ociai*,
</line>
<line>
con*ecimentos,
</line>
<line>
habilidade*,
</line>
<line>
atitude*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
competências vol*adas para * c*nservação do mei* *mbi*nte" (*RASIL, 1999). *ssa
</line>
</par><par>
<line>
*olíti*a contribui para * preservação
</line>
<line>
do meio em que vive, *videnciando a rel*ção do
</line>
</par><par>
<line>
homem com a utilização dos recursos
</line>
<line>
natura*s. Por*anto, ne*essária a rea*iz*ção de é
</line>
</par><par>
<line>
práticas pe*agógi*as levando em consider**ão os *spectos econôm*cos, políticos, *o*iais e
</line>
<line>
c*lturais, assim com* um d*álogo entre as ger*ções e c*lturas.
</line>
<line>
Ademais, a Lei do Sistema Nac*onal de Unida*** de Conser*açã*, de 2000, "[...]
</line>
</par><par>
<line>
esta*elece critérios e no*m** para a c*iação, **plantaç*o e gestão *as un**ade*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conser*aç**" (BRASIL, 2000).
</line>
<line>
Essa lei é *rimo*dial, considerando qu* enfatiz* a
</line>
</par><par>
<line>
prese*vaç*o dos bens naturais, m**im*zação dos problemas oriundos da crise ambiental e a
</line>
<line>
promoção da q*alidade de vid* da sociedade, uma vez qu* a sociedad* depende dos
</line>
</par><par>
<line>
rec*rso* na*urais. É nece*sário que essa conservação seja de âmbito
</line>
<line>
loca* e regional para
</line>
</par><par>
<line>
que a proteção ao me** ambiente ocor** em t**os *s nívei*.
</line>
</par><par>
<line>
Esses aspectos l*ga*s for**le*em mais ain*a a respo**abil*dad* d* E*tad* pa*a com
</line>
</par><par>
<line>
a* qu*s*ões am*ientais e assim as políticas se to*nam inovado*as na fo*mulação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*líticas a*bientais "[...] por possibilitar n*va* formas de conc*ber *olí*i*as * *stratég*as
</line>
</par><par>
<line>
*e gestão a*bienta*s
</line>
<line>
antes d*spercebidas" (*IMA, 2011, *.
</line>
<line>
125). Port*n*o, sem as leis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*olíticas espec*ficas * *reservaçã* do meio *mbiente seria inviável. Se*d*
</line>
<line>
a*sim, são
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 4, art. 11, p. 1**-21*, abr. 20*3 w*w*.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Dual**ade d* Es*ado no C*ntexto Neol*ber** e as Políticas Amb*entais
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
im*orta*tes **ra que a soci*dade inc*r*or* no seu co*id*a*o tais p*áticas d*
</line>
<line>
susten*abi*idade, c*m a possibilidade até mesmo de mud*nça *o comporta*ento *o
</line>
<line>
h*m*m.
</line>
</par><par>
<line>
Ao se p*n*ar *m que*tões a*bientais no âmbito das políticas, necessário se é
</line>
</par><par>
<line>
pensar
</line>
<line>
na r*l*ção co* homem e, a *artir o
</line>
<line>
diss*, torná-la *ambém política social, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe**pectiv* em sana*
</line>
<line>
as desigua***d*s gerad*s na socieda*e, perm*tindo
</line>
<line>
o acesso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
recursos *aturais (água) e ao sane*mento bás*c*, evitando a exposição con*aminação à
</line>
<line>
*mbie*tal. A partir disso, ao se fa*ar em *ues*õe* ambientais, elas podem ser denominadas
</line>
</par><par>
<line>
co*o confli**s s*cioambientais, u*a vez q*e impactam *anto o *e*o ambiente como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ho*em, at*ngindo o* grup*s ma*s vulneráveis (**LVA; *IE*RA; L*MA, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Ao ca*sa* imp*ctos
</line>
<line>
*os grupos mais vulner**eis, a população pobre * que ma*s é
</line>
</par><par>
<line>
so*re com a deg**dação am*ien*a*, "[...] *om a p*oliferaç*o
</line>
<line>
*e **enças, * fave**zaç*o
</line>
</par><par>
<line>
ur*ana, a falta de águ* potável e *e sanea*e*to bási*o" (SI*VA; GENNA*I, *020 p, 27).
</line>
</par><par>
<line>
Em co**ormidade, *c*on* (201*, p.
</line>
<line>
71)
</line>
<line>
afirma: "[...] os pobres serão ma*s *ma *ez *s
</line>
</par><par>
<line>
mais *fetados, *orq*e não têm os recur*os mater*ais e fin*nceiros para *e ada*ta*em e/ou
</line>
</par><par>
<line>
se protege*em dos impactos qu* * mud*nça climática vem provocan*o",
</line>
<line>
a**ntan*o
</line>
</par><par>
<line>
também que esses estão m*is
</line>
<line>
e**ostos
</line>
<line>
aos riscos p*r se encontrarem
</line>
<line>
*m situação de
</line>
</par><par>
<line>
v*lnerabili*ade e s*a rela**o direta c*m
</line>
<line>
os recursos na*ura*s. São dime*sõe* *a po**eza
</line>
</par><par>
<line>
que fazem nece*sária a *xec*ção de po*ítica* s*ciais n**** âmbito das que*tões amb*enta*s.
</line>
<line>
*bordar ** quest*es ambie*tais também como aspecto de política soci*l torna *ais
</line>
<line>
*úb**c* as intervenções do *s*ado diante dos múltiplos aspectos e da dimensão da vida
</line>
<line>
social - econômi*a, pol*t*c*, cultur** e *mbienta*. Co*tu*o, *i*enciam-se d*safios quanto à
</line>
<line>
implementação das políticas, sob*etudo e* a*pecto universal, pois o n*oliberalism*
</line>
<line>
con**i*ui para a du*lid*de da função d* *stad* t*nto na economia c**o *o *ocia* (SILVA;
</line>
<line>
VIEIRA; LIMA, *021).
</line>
</par><par>
<line>
O E*tado capital*sta *tua na ef*tivaçã* dos direit*s que se *ornam
</line>
<line>
de*anda da
</line>
</par><par>
<line>
classe trabalhadora e *os in*eresses da cl*s** domin*nte. É nessa relaç*o que o Estado *tua
</line>
</par><par>
<line>
na mediação
</line>
<line>
das
</line>
<line>
polít*cas *ociais. Contudo, o* int*re*ses part*culares irão di*ecionar a*
</line>
</par><par>
<line>
ma*ore* interven*õe* do *stado. Nesse contexto, "[...] o *sta*o bra*ileiro, *m*ora detenha
</line>
</par><par>
<line>
formalmente i*strumen*os *egai* p*ra exercer
</line>
<line>
a que*tão do mei* ambiente, tem
</line>
</par><par>
<line>
a*rese*tado dificuldades
</line>
<line>
p*ra sua efetiva
</line>
<line>
*xecução" (SOU*A et al., 2*11, p. 127). Os
</line>
</par><par>
<line>
limite*
</line>
<line>
e as con*radi*ões das
</line>
<line>
p*lí*icas *mbientais no ***sil se apres*ntam d*ante da
</line>
</par><par>
<line>
*ualidade d* Estado:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, *. 20, n. 4, **t. 11, p. 199-2*7, abr. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
O de*envo*vimento ec*n*mi**, a* ser estim*lado pelo *s*a*o, tem *spaç* pa*a agir
</line>
<line>
*ivreme*te, at* *esm* sobre o fortaleci**n*o d** políticas a*bi*nta**. Di**te disso, faz-se
</line>
</par><par>
<line>
n*cessário que, * m*di*a
</line>
<line>
que * ec*nom*a sofra modific*ções, *s polí*i*a*
</line>
<line>
am*ientais
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém possam ser planejadas, aco*pan*ando o crescim*nto d* capital, pois o Estado se
</line>
</par><par>
<line>
institu* nessa *elação d*
</line>
<line>
co*flitos socioambienta*s, p*r meio da
</line>
<line>
gestão públ*ca ambiental,
</line>
</par><par>
<line>
*ontrolando e reguland* seus ef*i*os, e, além disso, o Esta*o está subord*n*do ao
</line>
<line>
*apitalismo, pe*mitind* *ue es*e s*stema des*gu*l atu* e* soc*ed*de (ARAÚJO et al.,
</line>
<line>
2*2*).
</line>
<line>
Es** função d* *sta**, ao agir diante *e confli*os ** intere*se, per*ite o
</line>
</par><par>
<line>
a*endimento
</line>
<line>
às necessidades de acumulação do capital. Essa en*ão *e to*** uma da*
</line>
</par><par>
<line>
principais funçõe* d* *stad* r*s*onder à* nec*ssidade* do capital quer seja gara*t*d* su*
</line>
<line>
acumulaçã*, seja corrigindo os ef**tos *e*ta. De*se mo*o, "[...] as pol*ticas *úblicas
</line>
</par><par>
<line>
construídas ao lo*g* de déca*as vê* sendo desq*ali*ica*as p*ra que maiori* de *eus *
</line>
<line>
serviços *ejam al*os *e privatizaçã* e reduzindo ain*a mais a parti**pação do Esta*o em
</line>
<line>
sua execução" (SILVA; VIEIRA; LIMA, 2021, p. 6).
</line>
</par><par>
<line>
Isso
</line>
<line>
cara**eriza
</line>
<line>
como
</line>
<line>
as políticas são *efor*ul*das e defi*idas no context*
</line>
</par><par>
<line>
neoliberal: *rivatização * focalização. Dentre as princ*pais car*cter*sticas do Estado no
</line>
<line>
con*exto neoliber**, estão a mí*ima **tervenção * * elevação do setor p*ivado, apont*ndo,
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, d*safi*s quanto à efe*i*a*ão d*s
</line>
<line>
po*íticas públic*s e soc*ais. Nesse s*ntido,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
polí*icas se *presentam no co*texto **oliberal para atender aos **nf*itos de *nt*resse
</line>
<line>
(*EHRING; BOSCHETTI, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse cenário, o Estado é *ele*ante *ara o ca*ital, mesmo que,
</line>
<line>
em seu modo *e
</line>
</par><par>
<line>
p*o*u*ão,
</line>
<line>
cause consequências inevitávei*, como: *e*igualda*e e ex*lusão social,
</line>
</par><par>
<line>
restri*ões ret*ocessos aos princípi*s *a c**adania, e
</line>
<line>
*rivatização *o patrimônio púb**co
</line>
</par><par>
<line>
social e natura* * a*pliação da externalidade ambiental (L*MA, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Dia*te
</line>
<line>
da defesa pe*a economia, o hom*m
</line>
<line>
p*derá satis*azer tod*s as su*s
</line>
</par><par>
<line>
necess*d**es e, *essa forma, fazer u*o do* recursos natur**s, já que são considerados c*mo
</line>
<line>
i***nitos, *o*o, "[...] a natureza suport*ria to*a e qua*quer espécie de poluição, decorrente
</line>
</par><par>
<line>
do processo industrial e urbano" (B**ISTA, 2014,
</line>
<line>
p. 69). Para * d*senvolvim*nto
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. 20, *. 4, a*t. 11, p. 199-217, *br. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Dua*idade do Estado *o Contexto Neoliberal e as Políticas Ambie*ta*s
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
econômico, o capit*lis** se a*ropria de recu*sos n*turais, contrib*indo p*ra o aguçamento
</line>
<line>
da degra**ção a*bient*l ocasion*ndo d*versos *roblemas:
</line>
<line>
[...] os níveis atua** e pers*stentes de desmatam*nto; os b*ixís*imos ní*eis de
</line>
<line>
saneamento básico e de qual*dade da água distribuí*a em *igni*icativas f*ações
</line>
<line>
*o território naciona*; o padrão de urban**ade ** *ossas metrópoles; o descaso
</line>
<line>
com a qual*dade de nossa e*ucação, inc*uída * educação ambienta*; a precár*a
</line>
</par><par>
<line>
gestão do* r*síd*os só*idos, os volumes de *gr*tóxic*s consumidos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
devast*ção imp*ne pro*uz*da pel* agronegócio e a *a*xa efi*iência d*s polí*icas
</line>
<line>
de contro*e e fisca**zaç*o, apenas para mencion*r os problemas ma*s evident**
</line>
<line>
(LIMA, *011, p. 12*).
</line>
<line>
*ess* mod*, a apropria**o do hom*m ao meio **bient* se dá d* *orma dest*utiva
</line>
</par><par>
<line>
e insus*entável, c*mpro**tendo
</line>
<line>
as ger*ç*e* futu*as. O *eio ambiente apres*nta seus
</line>
</par><par>
<line>
limites, a* proporcionar a *xpansão da produção econômica quer "[...] seja pel*
</line>
<line>
r*strição
</line>
</par><par>
<line>
de recursos na*u*ais, seja pela incapacidade do ecossi*tema *m **sor*e*
</line>
<line>
t*da *ol*iç*o
</line>
</par><par>
<line>
gerada e com a preser*a*ão *a vid* humana" (SOAREZ, 2020, p. 62).
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
conflitos
</line>
<line>
am*ie*tais ocorrem de acordo com o
</line>
<line>
modo co*o as
</line>
<line>
polí**cas são
</line>
</par><par>
<line>
imple**ntadas e da *t*lizaçã* dos recurs*s na*urais e até m*smo da di*âmic* *conômica.
</line>
<line>
R*ssalt*-se que es*as im*la*taçõ*s apr*sentam uma *reocupa**o com o* fatores ger*dores
</line>
</par><par>
<line>
*o* problemas ambienta*s, c*rrelac*onand*,
</line>
<line>
portanto, que*t*o de ordem social * *ão
</line>
</par><par>
<line>
*p*nas amb*en*a* (VARGAS, 2*07).
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, entende*os que as demand** s*cia** p*ovo*am diá*ogos no* *istemas
</line>
<line>
ambientais e fu*damentam int*rv*nções pelo Estado que pode* ocasiona* em *iferentes
</line>
</par><par>
<line>
p*ss*bil*dades d* impac*os ambientais. Nesse s*nti*o,
</line>
<line>
os *mpacto* ambi*ntais pode* ser
</line>
</par><par>
<line>
d**tinto*, haja vi*ta as d*mand*s *mbientai* co*respon*entes a *ada estilo ou modelo de
</line>
<line>
desenvolvim*n*o (L**A, *011).
</line>
<line>
4 C*NSIDER*ÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Durante o desenvolvimento deste arti*o, foram apre*e*t*dos *lguns ele*entos pa**
</line>
</par><par>
<line>
a compreensão das políticas pú*licas, com* su*
</line>
<line>
definiçã*, o contexto no qual *e f*z*m
</line>
</par><par>
<line>
n*cessárias, a *el**ã* entre Estado, so*iedade e m*rcado, sob*etudo o
</line>
<line>
contexto
</line>
</par><par>
<line>
co*t*mporâne* *m qu*
</line>
<line>
as polí*icas
</line>
<line>
p*bl*c** ambi*ntais se
</line>
<line>
desenvolvem, vis** que *oi
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
política enfati*a*a a*ui. E, a part*r disso, com*r*ende-se que, ao se discutir *olític*
</line>
<line>
ambiental, é necessário relacioná-*a aos a*pectos que favorecem ou *ã* as i*tervenções do
</line>
<line>
E*tado a essa políti*a.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina **, v. 20, n. 4, art. 11, *. 199-2*7, a*r. 2023 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. R. *o*ta, W. P. N*nes
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
As políticas amb*entais tive*am aspectos inov*d*r*s com a pr**ulgação da
</line>
<line>
C*nstituição Federal d* 1988, com avan*os t*nto leg*lmente c*mo em sua i*ple*ent*ç*o,
</line>
<line>
apres*nt*ndo-se fun*amentais par* a pr*servação do* re*ursos na*u*ai*, do meio amb*ente,
</line>
<line>
para q*e *aja a proteção da dignida*e da vi*a hu*ana, e*itando qualquer práti** c*iminosa
</line>
</par><par>
<line>
contra o mei* a*bi*nt*,
</line>
<line>
efetivando a educaç*o am*iental com o objetivo de p*e*ervar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
meio amb*e*te, ass*m como na gestão de unidades de conser*ação.
</line>
<line>
En*ret*nto, mesmo com os avanço* *e**is, * contexto neoliberal p** desaf*os na
</line>
</par><par>
<line>
*fetiva*ão da* polí*icas *mbientai*,
</line>
<line>
principalmen*e no
</line>
<line>
combate à degradação a*b*ental,
</line>
</par><par>
<line>
pois o Estado *e apresenta dubiame*te, tant*
</line>
<line>
na ges*ão da*
</line>
<line>
po*íticas p*bl*c*s
</line>
<line>
ambienta*s
</line>
</par><par>
<line>
c*m* ao permit*r * e*pansão das condições econômi*as
</line>
<line>
de p**dução re*rodução e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
capit**, m*smo que se** n*ce*sária a utilização de r*cu*sos *aturais para * s**
</line>
<line>
d*senvolvime**o, geran*o *obreza, exclusão e des*gualdade para a popul*çã* ma*s
</line>
<line>
vulner*ve*.
</line>
<line>
Con*udo, me*m* diante d*sse c*ráter duplo de int*rvenção, * Es*ado se aprese*ta
</line>
<line>
*orteme*te ao aten*er a int*resses *art*culares, evidenciando, e* alguns mo*entos, seu
</line>
<line>
co*promisso e sua su*ordina*ã* * classe *ominante, mes** *ue *ss* cause consequ*nci*s
</line>
</par><par>
<line>
n*gativas geradas
</line>
<line>
pelo *istema e pela
</line>
<line>
degrad*ção ambiental. *ss* leva a refl*tir sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pa*el do Estado q*an*o se adapta às c*nd*ções im**s*as pela classe domina*te. Assim, *s
</line>
<line>
qu*s**es ambientais também são ques*ões *ol*ticas, econ*micas e sociais.
</line>
<line>
Por*anto, a questão ambi*ntal ganhou força nas ú*timas décadas, o que se r*fl*te
</line>
<line>
n*s ações do Estado, das organi*ações privadas e da sociedad* civil. Mesmo com o **safio
</line>
<line>
de soluci***r os problemas ambientais frente ao c*escimento econômico e seus agentes, o
</line>
<line>
E*tado dever garan*ir as articu*aç*es e * transversal*dade necessária ent*e os diferente*
</line>
<line>
*íveis *e **verno, assim c**o *s d**erentes setores e *rupos envolvidos *a*a qu* não
</line>
<line>
*e*am ne*ligenciadas as dema*d*s soc*ai*, amb*entais e e*onômicas.
</line>
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SCHONS, S. M. A quest*o *m*iental e * cond*ç*o **
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VARGAS, G. M. Conflitos s*ciais e socioambien*ais: propos*a de u* marco teórico e
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metodoló*ic*. Soci*d**e & Natur*za, **er*ândia, v. 19, n. 2, p. 191-203, d*z. 2*07.
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Como Refe*enciar este Artigo, con*o**e ABNT:
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COSTA, *. R. R; N*N*S, W. P. A Dualidade d* Esta*o no Con*exto Neo*iberal e as P*líticas
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Ambien*a*s. **v. FS*, T*resi*a, v. 20, n. 4, art. *1, p. 1*9-217, *br. 202*.
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Contri*u*ção do* A*to*es
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C. R. *. Costa
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W. P. Nunes
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1) concep*ão e planejame*to.
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2) aná*ise e i*terp*etação dos *ados.
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3) *la***ação do ras*unho *u na *e*isão críti*a ** conteúdo.
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4) p*rti*ipação na aprova*ão da versão final do manuscrito.
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*ev. FSA, Ter***na *I, v. 20, n. 4, art. *1, p. 199-*17, abr. 2023
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www4.**anet.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)