Impactos da Gestão do Conhecimento na Rotatividade de Colaboradores em uma Empresa de Eventos / Knowledge Management and its Impacts on Employee Turnover in an Events Company

Danilo Hisano Barbosa, Guilherme Navakoski Storti

Resumo


A força de trabalho jovem é procurada no mercado e algumas empresas, principalmente startups, têm os seus quadros de colaboradores com esta característica. Juntamente com a atual geração de profissionais entrantes no mercado, vêm algumas características pertencentes a essa geração, decorrentes dos períodos históricos e interações tecnológicas que permearam o crescimento desses profissionais. Uma dessas características é o baixo tempo de permanência em empregos. A rotatividade é um desafio diário para a maioria das empresas, as quais têm que lidar com custos de exames laborais, contratações, desligamentos, afastamentos, treinamentos, entre outros. O presente artigo parte da problemática da alta rotatividade em uma empresa atuante no setor de festas e eventos universitários e analisa a forma como o conhecimento é gerado, transformado, desenvolvido e repassado na instituição e se utiliza de métodos da gestão do conhecimento para propor melhorias como forma de minimizar os impactos decorrentes da rotatividade. Destacam-se, entre as propostas, uma reorganização nas reuniões destinadas à gestão dos projetos pelos assessores, supervisores e diretores, o desenvolvimento de uma matriz interligada aos maiores problemas enfrentados pela força produtiva, a reorganização de prioridades no setor corporativo e a melhoria na coleta de requisitos e validações pela alta diretoria da empresa.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Taxa de Rotatividade. Empresa de Eventos.

 

ABSTRACT

 

The young workforce is searched in the labor market, some companies, mainly startups, have the scenario of young contributors as a feature. Along with the current generation of incoming professionals in the labor market, it comes a few attributes belonging to that generation, resulting from historical periods and technological interactions that permeated the upgrowth of those professionals. One of those attributes is the short period of permanence in jobs. The turnover is a daily challenge for most of the companies, which must handle with labor exams expenses, hires, shutdowns, withdrawals, trainings, among others. The present article stem from the high turnover issue in a company with a scenario of young collaborators active in the parties and university events sector and analyzes the manner in how the knowledge is created, processed, developed and distributed in the institution and draw on methods of knowledge management to propose advances as a way of minimizing the impacts arising from the employee turnover. Among the proposals there are a rearrangement on the meetings aimed at the project managements by the advisors, supervisors and directors, a development of GUT matrix connected to the biggest issues faced by the workforce, a reorganization of the priorities on the corporative scene and improvement on the collection of demands and validations by the senior management of the company.

 

Keywords: Knowledge Management. Turnover. Event Promotion Company.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.5.10

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