Mercado em Ciclos: Um Estudo Sobre Mulheres, Menstruação e Produtos Ecológicos / Market in Cycles: A Study on Women, Menstruation and Ecological Products

Bianca Simões Pinho, Débora Bogéa da Costa Tayt-son

Abstract


Tendo em vista a visão negativa sobre o fenômeno da menstruação e as recentes mudanças de mercado voltadas para a busca de um consumo ecológico e de representações femininas reais, esta pesquisa busca entender a relação entre mulheres, menstruação e essas novas tendências, a fim de responder à seguinte pergunta: Como as consumidoras de produtos menstruais ecológicos percebem sua relação com a menstruação e com esses produtos? Para tanto, utilizou-se como base textos que abordassem os aspectos culturais da menstruação no Brasil, as tendências ecológicas de mercado e como a publicidade e o marketing voltados para o público feminino e para a menstruação evoluíram ao longo do tempo. Os dados foram coletados a partir da análise de textos culturais e entrevistas com consumidoras de produtos ecológicos. Como resultado, identificou-se que as propagandas pertencentes à segunda metade do séc. XXI começaram a representar a menstruação como um fenômeno positivo e natural. No que se refere às consumidores, os dados indicam que sua relação com a menstruação aparenta ter melhorado após o uso dos produtos menstruais ecológicos por se sentirem mais seguras e confiantes, uma vez que os produtos geraram maior autonomia e conforto para elas.

 

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Produtos menstruais. Mulheres. Análise de Texto Cultural. Entrevistas.

 

In view of the negative view of the phenomenon of menstruation and recent market changes aimed at the search for ecological consumption and real female representations, this research seeks to understand the relationship between women, menstruation and these new trends, in order to respond to the following question: How do consumers of ecological menstrual products perceive their relationship with menstruation and with these products? For that, texts were used as a basis that addressed the cultural aspects of menstruation in Brazil, the ecological market trends and how advertising and marketing aimed at the female audience and menstruation evolved over time. Data were collected from the analysis of cultural texts and interviews with consumers of ecological products. As a result, it was identified that the advertisements belonging to the second half of the century. XXI began to represent menstruation as a positive and natural phenomenon. With regard to consumers, the data indicate that their relationship with menstruation seems to have improved after using ecological menstrual products, as they feel safer and more confident, since the products generate greater autonomy and comfort for them.

 

Keywords: Consumer Behavior. Menstrual products. Women. Cultural Text Analysis. interviews

 

 

 

 


References


AMARAL, Maria Clara Estanislau do. Percepção e significado da menstruação para as mulheres. Orientador: Profª Drª Ellen Elizabeth Hardy. 2003. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/313346/1/Amaral_MariaClaraEstanilaudo_M.pdf . Acesso em: 10 ago. 2021.

ARAÚJO, Denise. O consumo e a mulher consumidora. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, vol. 3, n. 7, p. 147-165, jul. 2006. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/75/76 . Acesso em: 10 ago. 2021.

ARNOULD, Eric J.; THOMPSON, Craig J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. JCR - Journal of Consumer Research, Inc., v. 31, n. 4, p. 868–882, Mar., 2005. Disponível em: Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research | Journal of Consumer Research | Oxford Academic (oup.com) . Acesso em: 09 ago. 2021.

BAYONE, A. M.; BURROWES, P. C. Como ser mulher na publicidade: Femvertising e as “novas” representações do feminino. CBR - Consumer Behavior Review, v. 3 (Special Edition), p. 24-37, set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cbr/article/view/242586 . Acesso em: 09 de ago. 2021.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.

CAPITU. Acreditem, o paninho da vovó está de volta. Disponível em: https://arte.estadao.com.br/focas/capitu/materia/a-volta-do-paninho. Acesso em: 09 ago. 2021.

CASOTTI, L. M.; SUAREZ, M. C. Dez anos de Consumer Culture Theory: Delimitações e aberturas. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 3, mai.-jun., 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020160308. Acesso em: 09 ago. 2021.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2216/1859 . Acesso em: 10 de ago. 2021.

FARIA, M. D. de; CASOTTI, L. M. Representações e Estereótipos das Pessoas com Deficiência como Consumidoras: o Drama dos Personagens com Deficiência em Telenovelas Brasileiras. Organizações & Sociedade, [S. l.], v. 21, n. 70, 2014. Disponível em: //periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11372. Acesso em: 10 ago. 2021.

FÁVERI, Marlene; VENSON, Anamaria. Entre vergonhas e silêncios, o corpo segredado. Práticas e representações que mulheres produzem na experiência da menstruação. Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/5403 . Acesso em: 09 ago. 2021.

FEBRASGO. Menstruação e ovulação têm tudo a ver, sim. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/37-menstruacao-e-ovulacao-tem-tudo-a-ver-sim . Acesso em: 09 ago. 2021.

FERREIRA, Andressa. Sangue menstrual e magia amatória: concepções e práticas históricas. Aedos, Porto Alegre, v. 9, n. 21, p. 514-531, dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/72464 . Acesso em: 10 ago. 2021.

FLEURITY. [Site institucional]. Disponível em: https://loja.fleurity.com.br/?gclid=CjwKCAjwu_mSBhAYEiwA5BBmf25lEbJmG3apbtttH3__GzWqcMSYvygSc1F4HSb6_ovTclDYq09JOhoCTyQQAvD_BwE. Acesso em: 10 de ago. 2021.

GALILEU. "Deveria ser normal": marca faz comercial de absorvente mostrando sangue. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/10/deveria-ser-normal-marca-faz-comercial-de-absorvente-mostrando-sangue.html. Acesso em: 09 ago. 2021.

GENNEP, Arnold. Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

HELLOFLO. [Site institucional]. Disponível em: https://helloflo.com/. Acesso em: 09 de ago. 2021.

KOTLER, Jennifer. A short history of modern menstrual products. HelloClue, nov., 2020. Disponível em: https://helloclue.com/articles/culture/a-short-history-of-modern-menstrual-products. Acesso em: 09 ago. 2021.

MARTIN, Emily. The Woman in the body: A cultural analysis of reproduction. Boston: Beacon Press, 2001

MATOS, Maria Izilda; SHOIHET, Rachel. O corpo feminino em debate. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Como os absorventes tornaram-se tão insustentáveis. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/09/absorvente-interno-tampao-menstruacao-saude-mulher-poluicao-plastico. Acesso em: 09 ago. 2021.

PANTYS. [Site institucional]. Disponível em: https://www.pantys.com.br/. Acesso em: 09 de ago. 2021.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

PINSKY, Carla; PEDRO, Joana. Nova história das mulheres no Brasil. – 1. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013.

RIBEIRO, Elisa. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência, Araxá, n. 4, p. 129-148, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/tecnica_coleta_dados.pdf. Acesso em: 10 de ago. 2021.

SARDENBERG, Cecilia. De Sangrias, Tabus e Poderes: a menstruação numa perspectiva sócio-antropológica. REF – Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 314-344, 1994. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16215. Acesso em: 10 ago. 2021.

SEMPRE LIVRE. [Site institucional]. Disponível em: https://www.semprelivre.com.br/sempre-juntas . Acesso em: 10 de ago. 2021.

TELES, João José. Sustentabilidade e economia circular: O desafio do plástico. Orientador: Maria do Céu Colaço Santos. 2020. 123 f. Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Público-Privada apresentado à Faculdade de Direito. Mestrado em Administração Público-Privada, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2020. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/92729 . Acesso em: 09 ago. 2021.

VEJA ECONOMIA. Marca de absorvente usa sangue para quebrar tabu da menstruação. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/marca-de-absorvente-usa-sangue-para-quebrar-tabu-da-menstruacao/. Acesso em: 09 ago. 2021.

ZANOLA, F. de A et al. Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 352-378, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17774/8380 . Acesso em: 10 ago. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.7.1

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)