<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 7, art. 7, p. 149-166, j*l. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.7.7 </line>
</par>
<par>
<line> Pr*posta de Modelo Conceitual Entr* G*stão do Co*he*iment*, *novação Organ**acional e </line>
<line> Ge*tão da Infor*ação *a *usca pela *elhoria de De**mpen*o nas Orga*iza*ões </line>
<line> Pr*p*sal for * Conceptual Model Be*we*n Knowledge Man***ment, Orga*izational </line>
<line> Inno*ation and *nformation *anagement in the *ea*ch for Improved *erforman*e i* </line>
<line> Organiz**ions </line>
</par>
<par>
<line> Ma*co* de Oliveira *o**is </line>
<line> Douto* em Engenharia de *r*dução pel* Universida*e Paulista </line>
<line> Profes*or n* Universitár*o Es*ác*o de S* </line>
<line> E-mail: mar*os*e*nologia2*01@g*ail.com </line>
<line> Gabrie* Alves Morais </line>
<line> Graduando em Enge*haria de Produç*o *e*a *ni*ersi*ade **uzeiro do Sul </line>
<line> E-ma*l: *abri*ltecnolog*a@gmail.c** </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Marcos de Olivei*a Mora*s </line>
<line> *ditor-Che**: D*. Ton*y Kerley *e Alencar </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: Av. *o Janga*eiro, 111 - I*terl*gos, São Pa*lo </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> - SP, *4815-020, S** Paulo/SP, B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *abr*e* Alves Morais </line>
<line> Artigo *e*ebido e* 03/05/20**. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. Paulista, 14*5 - Bela **sta, CEP: 01311-925, São </line>
<line> rece*ida em 18/*5/2023. Aprovado em 19/05/20*3. </line>
</par>
<par>
<line> Paul*/S*, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Av*liado pel* sis*e*a Tr*ple Review: De*k Review a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Do*ble *l*nd Rev*ew </line>
<line> (avaliação cega po* dois avali*do**s da áre*). </line>
<line> Revis*o: Gram*t*cal, N*rmativa e de Forma*açã* </line>
</par>
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<par>
<line> M. O. Morais, G. A. Mor*is </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Fom*n**r n*vas forma* de gerencia*ent* nas organiz*ções torna-*e essencial na atualidade, </line>
</par>
<par>
<line> vi*to * av*nço das novas tecnologias, o q*e poss*bil*ta a ampliação de </line>
<line> vantagen* </line>
</par>
<par>
<line> competiti*as p*ra </line>
<line> as empr*sas. Este estudo </line>
<line> contempla o te*a melhori* *o desempenho </line>
</par>
<par>
<line> organizacional, * p**ti* da integ**ção *nt*e **nhecimen*o, inov*ção e inf*rmação como *a*e </line>
</par>
<par>
<line> de um p*ocesso de gestão eficien*e * e*icaz, </line>
<line> pois co*binar ferramen*a* * </line>
<line> e*e**ntos </line>
</par>
<par>
<line> gerenci*is com vistas a pot*nc*aliz*r os resu*tados de </line>
<line> u*a organ*zação passa a ser uma </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta estra**gica relevante. *ara a realização deste es*u*o, foram u*ilizadas </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *e*odologias de estudo bibliogr*fico e ex*l*ratório de caráter d*scriti*o, *om o objetivo de </line>
<line> determin*r qu*is os efeit*s d* interação *ntre o conh*ciment*, a *no**ção * a *n**rmação *a </line>
<line> bu*c* *ela *omp*t*tivi*ade n*s organiza*õ** podem s*r adqu*ridos. </line>
</par>
<par>
<line> P**a*ras-chaves: *esempenho </line>
<line> Organizacion*l. </line>
<line> Gestão </line>
<line> da </line>
<line> Inovação. </line>
<line> Gestão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Conh*cimento. Gestão da Informaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Fostering new forms of *anage*ent in organizations *s essenti*l to*ay, giv*n </line>
<line> * he </line>
</par>
<par>
<line> ad*ancement of new techno**gie*, </line>
<line> which enab*es the </line>
<line> expans*on of </line>
<line> competitive advantages </line>
</par>
<par>
<line> for comp**ies. This study add*esses the issue of im*rovin* organizational </line>
<line> p*rformance, </line>
</par>
<par>
<line> based on the integr*tion of *now*edge, innovation and </line>
<line> in*ormati*n as the bas*s of </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> effi*ient *nd ef*ectiv* management process, co*bining tools and ma*ag*ment element* </line>
<line> with a view to enhanc*ng the resul*s of an organiz*tion becomes a *ool relevant strat**y. To </line>
<line> carry out *his study, met*odologies of bibliog*a*hic an* e*ploratory study of a d*scriptiv* </line>
<line> nature were used, w*th t*e **jective of dete*minin* which eff*cts of t*e interaction between </line>
<line> *no*l*dge, *nnovatio* and information *n t*e sea*ch for compe*it*vene*s in orga*iz*tions </line>
<line> can be acq**red. </line>
<line> Keyw**ds: Organizati*n*l Performa*ce. I*no**tion management. *n*wledge management. </line>
<line> Infor*ation manag*ment. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. *0, n. 7, art. 7, p. 1*9-1*6, ju*. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de Mode*o Con*ei*ual *ntre Gestão *o Conhe*imen*o, *novação Org*n*za*i*nal e *estão </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> As vár*as transf*rmações mercadológic*s, assim com* a introd*ção de novas </line>
</par>
<par>
<line> tecnologi** e o </line>
<line> aumento d* concorr*ntes forçam as organizações a criar *ovos </line>
</par>
<par>
<line> conhe*iment** qu* possibilitem * desenv***iment* de produ*os, processos e ser*iços </line>
</par>
<par>
<line> *n*vadore* e *e n*vas *ecno*o*ias primordiais para que </line>
<line> as orga*izações enfre**em as </line>
</par>
<par>
<line> pressões co*petitivas a*uai* impos**s *elo mercad*. Com conce*ção de gerar val*r, a </line>
</par>
<par>
<line> *ompete às organizações o e*tím*lo </line>
<line> à cri*ção, o compar*ilhamento * * conver*ão do </line>
</par>
<par>
<line> con*ecime*to, além do desenvolvimento </line>
<line> de m*canis**s que propic*em a co*t***a*ã* do </line>
</par>
<par>
<line> es*i*al do c*nhecimento *and* ên**se à cultur* de valorização do conheciment* (SC*IV*I; </line>
<line> RESCH; SORDI, 2020). </line>
<line> Os conheci*entos podem *er explorados intern* e *xt*rna*ente à orga*iz*ção. </line>
<line> *u**do esse conhec*m*nto é reconhecido ex*ernamente, assimila*o e *p*icado, c*mum*nte </line>
<line> é deno**na*o "*apacidade *b*ortiva" (Acap). Os con*eci*****s exter*os explorados serão </line>
<line> as*ociados com os conhecimentos interno* *a organiza**o, *esulta*do em ino*aç*o (XI* e*, </line>
<line> *l. 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *a*ter </line>
<line> e </line>
<line> cr**r novas int*rfaces para potencia*izar o proc**so *e *est*o nas </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõe* passa a se* fund*mental para **e </line>
<line> estas se to*nem cada vez *ais assert*vas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*p*ti*ivas, favorecen** t*mbém nas tomad*s ** decisã* que s*us g*stores *evem </line>
<line> **a*izar. O conh**iment* *ossui natureza inta*gível e *st* diretame*te relacionado * mente </line>
<line> huma*a como forma *e *es*nvo*vimento *rgan*zacional, res**l**ndo a es*rutura e a cultura </line>
</par>
<par>
<line> *rgani*aci*nal </line>
<line> como fa*ilita*o*es ** inte*ação entre os indivíd*os, p*oporcionando * </line>
</par>
<par>
<line> c*mpa*tilh**ento do con*ecime**o (GON**LEZ; MART*N*, 20*7). </line>
<line> *s organizações estã* cada vez mais abo**a*do as *ue*tõe* re*erentes à in*va*ão * à </line>
</par>
<par>
<line> gest*o do ***hecimen*o, </line>
<line> que fazem *art* do planejamento estratégico de muitas empres*s, </line>
</par>
<par>
<line> per*itindo também potencializa* o capital humano (DE OL*VEIRA MORAIS et, al. 201*). </line>
<line> O presen*e artigo tem como o*je**vo apre*e*tar os *specto* teórico*, co*c*i*uais *a </line>
</par>
<par>
<line> Gestão *o Co*h*cime*to, da Inovação Or*anizacional d* Gest** da In**r*açã*. *ara e </line>
</par>
<par>
<line> ta*t*, recorr*-se a uma abordage* me*odo*óg*ca </line>
<line> ex*lo*atória por meio de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> bibl*ogr**i*a, uma vez que se r*a*iza um est**o conceitual </line>
<line> do t*ma para se pr*por </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> definiç** atual e *on*e*sual *ara o te*a. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 20, n. 7, art. 7, p. *49-166, j**. 2023 </line>
<line> ww**.fsan*t.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Mora*s, G. A. Morais </line>
<line> *52 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFER*NC*AL TEÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Gestã* do Co*h*c*mento </line>
</par>
<par>
<line> O p*ocesso de d*ssem*nação e gestão do conheciment* nas organiz*çõ*s pa*sa a *er </line>
<line> de extr*ma rel*vânc*a, visto que um dos maiores ativos da* e*presas são as *essoas que as </line>
<line> int*gram, p**sibi*itando o cresci*ent* organ**acional. A transfe*ênc*a do con**cimento </line>
<line> com*reende o pr*cesso do compa*t*lhamento de *nfo*m**ões ou co*hecimento tácito *ntre </line>
<line> indiv*duos *u e*tre *rganizações (*ONA**; TAK*UCHI, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> A gest*o do con*ecim*nto in*o**ora um novo </line>
<line> pensamento e foco </line>
<line> gerencial </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> a*pecto ou r*curso co*heci*ento. Envo*v* </line>
<line> uma *érie de re*entes m*to*os e p**ces*os </line>
</par>
<par>
<line> adaptáve*s, alé* da **licaç*o *o uso de </line>
<line> no*as *ecnologias, para levar à prática. O </line>
</par>
<par>
<line> conhecimen** p*de ser con*i*erad* como o elemento mai* importante d* sist*m* de g**t*o </line>
</par>
<par>
<line> em qualquer se**r d* economia (**Z*NT*E*A; GERBIN*, 201*). A *est*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> C*nhecime*to pod* ser baseada em alguns *lementos conf*rme desc*ito na Figura*. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - M*delo Con*eitual ** Gestão do </line>
</par>
<par>
<line> Conhe*ime*to. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Pe*rotti et. al. (2010). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. *, *rt. 7, p. 149-166, jul. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Propost* *e Mod*lo C*nce*tual Entre Gestão do Conheci*ento, I*ovação Organizacional e Gestão </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> *egu*do * mes*o au*or, os pil*res fundamentai* *a ges*** do conh*cimento, nest* </line>
</par>
<par>
<line> *od*lo, são: </line>
<line> Mapea*ento de comp*tências e conhe*imentos. Saber o *ue a organi*ação </line>
</par>
<par>
<line> *abe. </line>
<line> Aprendiza*em organi*aci*nal. Através *a confront*ção da estratég*a da </line>
</par>
<par>
<line> orga*iza*ão com as competênci*s mapea*as, **ta*elece-s* na*uralmente um* lac*na de </line>
<line> competências. * *prendizagem organi*ac*onal visa preencher est* lacun*, levando * </line>
<line> or*anização a apr*nd*r aquilo que ainda não sabe, mas pr*cisa. </line>
<line> I*tel*g*ncia **mpeti*i*a. A*alogamente, **mparando-se a estraté*ia *om o </line>
<line> mercado, com os con*o*rentes, através da aná**s* e *onitoram**to amb*ental, estabel*ce-*e </line>
<line> uma lac*na de compe*itiv*dade. </line>
<line> Entretanto, este processo não é automático, ao cont*ár*o, a ha*ilida*e *e se cone*ta* </line>
<line> em espaços mais di*ersos d* *novação e a capac*d*de de c*iar e explora* oportunid*des </line>
<line> ex*gem esfo*ço dos atores envo*vid*s *es*es ambiente* (M*KELVEY, 2*16). Dessa forma, </line>
<line> invest*r em recursos humanos pa*sa * ser *am*ém um dos di*erenciai* das e*presas que </line>
<line> buscam se d*sta*ar no mercado em que *tu*m, sendo as*im * gestão do conhecimento e s*as </line>
<line> cap*cidades ganham ainda mais destaqu* nesses contex*o*. </line>
<line> As *mpresas vêm busc*nd* um conhec*me*to diferencia*o par* *m**antar nos seus </line>
</par>
<par>
<line> processos pr*dutivos atravé* </line>
<line> de novas informações conhecim*nt*s trazid*s e </line>
<line> por </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> que possuem um cap*tal int*lec*ual dif**enc*ado, seja *o* estudo* e o*ser*ações em ou*ros </line>
</par>
<par>
<line> lug*r*s, s*ja m*smo por pessoas q*e trazem experi*ncias de </line>
<line> outras culturas </line>
</par>
<par>
<line> (L*C*ESI,*012). </line>
</par>
<par>
<line> O us* ade*uado *o conhec*mento tr*z *udanças que permitem a identifi*aç*o *a </line>
<line> va*iação de mercad*, necessidade* do* c*ns*mid*res, **va* tendênci*s de *rodutos, </line>
</par>
<par>
<line> gerando as*im inovações nos produt**, processo* e serviços, se s*bre***indo </line>
<line> fre*te </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> concorrentes (ST*AUHS,20*2). </line>
</par>
<par>
<line> Mais do qu* ger*nci*r o *onheci*ento, * GC exige práticas *ue propiciem proces*os </line>
</par>
<par>
<line> cria*ivos f*voreçam o aprendizad* individual e coletivo, por me*o e </line>
<line> da tran*ferência do </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento (CAVAL*ANT*; GOM*S; PE*EIRA, 2001; P**SOLLI, 2012). No </line>
<line> c*ntexto de inovação, a cri*ção do conh**ime*to é perc*bida como u* pr*cesso r*alizad* </line>
</par>
<par>
<line> por i ndi ví duos , </line>
<line> que </line>
<line> e*volve duas dime*sões: a *o**er*ão d* conh**imento tácito </line>
</par>
<par>
<line> (pe*spe**iva experiencial do conhecimento) em *xplícito (transmit*do em lingua*em formal </line>
</par>
<par>
<line> e *istemática) e </line>
<line> *n*idade de c*nhec**ento, c*m* grupo* ou indivíduos consider*d*s </line>
</par>
<par>
<line> ***. *SA, Te*esina PI, v. 20, n. 7, art. 7, *. 149-166, *ul. *023 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. Morais </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> m*mb*os essen*ia** par* </line>
<line> a criação </line>
<line> do conhecimen*o (AL-D*O*R, AL-DMOUR & </line>
</par>
<par>
<line> RABABEH, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Porém, *ara q*e a transfer*n*ia **orra, *lgu*s fatores organizacionais e algumas </line>
</par>
<par>
<line> h*bili*ades das pess*as env*lvidas devem s** co*siderados. Sil*a (2007) aponta qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transferência do conheci*ento **pende do nível de integração *u* pos*uem en*re seus </line>
<line> atores e a visão q*anto à tro*a (RIBEIRO et al., 2017). </line>
<line> **gundo Cunh*, Duarte & Simões (2019), muitas empresas j* perceberam a </line>
</par>
<par>
<line> necessidade *e </line>
<line> gerenciar os seus ativ*s de aquisição de conhe*iment* e passaram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*c*n***er p*ten*ializar *odo o conhecimento produzido por seus colaborad*re* e, se e </line>
</par>
<par>
<line> existirem prátic*s b*m sucedidas dentro da organi**ção que ****m </line>
<line> *e domí*i* de a*enas </line>
</par>
<par>
<line> algumas **ssoas, a em*resa de*xa de ga*ha* algo valioso e *ode vir a perder </line>
<line> esses </line>
</par>
<par>
<line> co*hecim*nt*s principalment* para os s*u* conco*rentes. </line>
</par>
<par>
<line> Os ativo* de conhecimento são percebidos como *lava*cas e*traté*ica* subjacente* </line>
</par>
<par>
<line> para ger*nc*ar o desempenho </line>
<line> da em*resa, gestão e inovação de *ma e**resa tornam-*e </line>
</par>
<par>
<line> el*ment*s p*i*o*dia*s *o contexto or*anizacional (**IAEI; B*NTI*; *AKARIA, 2020). </line>
<line> * gestão co*hecimento e o pr*cesso d* inova*ão são elementos existente* d**tro da </line>
<line> men*e do in*ivíduo, t*rnan*o-*e algo subjetivo e que não pod* se* **retamente gerencia*o. </line>
</par>
<par>
<line> É necessário lembr*r *ue geren*iar con*ecime*t* * di*erente d* gerenc*ar dados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmaç***. O conhe*imento é algo subje*ivo, pois * mesmo conhecim*nto po*e **r gerado </line>
</par>
<par>
<line> e interp*etado *e *aneiras difere*tes par* pessoas, d* acordo com a sua cu*tura, origem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> costumes. Quan*o é realizada uma assertiva *estão do conhec*mento p*de </line>
<line> gere*cia* bens </line>
</par>
<par>
<line> tangívei* para *s *nstitui*ões (DE MORAES, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 I*o*ação Or*aniz*ci*nal </line>
</par>
<par>
<line> O desenvolvi*ento tecnológico b*m como * process* de *novação proporcionam * </line>
<line> avanço d* um pa*s, *levando * patam*r, po*encializando a gestão *o *on*ecimento *ssim </line>
<line> *omo os *rocessos organizaciona*s. S*gundo Vasco*c*llos (*006), pod*-se *ize*, de modo </line>
</par>
<par>
<line> simples, que *rescimento econô*ico é a elevaçã* </line>
<line> da </line>
<line> produção de be*s e serviços de *m* </line>
</par>
<par>
<line> economia, e o cre*cimento da p*odu*ão e da rend* deco**e de variações na quantid*de e na </line>
<line> qual*dade d* *ois i*sumos básicos: *apital e mão de *bra. </line>
<line> De acordo com Sennes e Filho (20*1), em um país de re*da intermediária (como é o </line>
<line> caso do Brasil), a part**ipa**o dos segmentos menos i*ov**ores *os serviços é maior, estes </line>
</par>
<par>
<line> se caracterizam por baixa utilização de no*as *e*nol*gias e </line>
<line> emprego *e *orça de tr*bal*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, art. 7, p. 149-*66, jul. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *r*p*sta de Mode*o C*nceitual Entre Ges*ão do Conhec**ento, Ino*a*ão Organiz*cion** e Gestão </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> pouco qu*l*ficada. Uma situação assi* ape*as implica a existência de *port*nidade* de </line>
<line> aume*to da produtividade substancial por meio da difusão tecnológica. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Cassiolato e La*tres (20*3), i*ovaçã* t**no*ógi*a é </line>
<line> entendida como um </line>
</par>
<par>
<line> termo </line>
<line> aplicá*el a i*ovações de *roc*ss*s * de produtos. De modo geral, é to*a no*i*ad* </line>
</par>
<par>
<line> impl**ta*a pelo setor p*odut**o, </line>
<line> por me*o de pesq*is* ou inv*stimentos, o </line>
<line> que aument* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **iciência do proc*sso *rodutivo o* que implica um novo ou apr*mo*ad* produto, de acordo </line>
<line> com o *anual de O*lo, elabora*o pela Organização para Cooper*ção e *esenv*lvi*ento </line>
<line> Econômi** (OCDE). </line>
<line> Ino*ar é *m processo din*mico e, do ponto d* vista concei*ual, é co*siderad* *omo </line>
<line> destr*ição criativa, assim *orna *mp*r*tivo *ar* as organizações o *ensar e **trod*zir </line>
</par>
<par>
<line> sis**maticamente no*os *rod*to*, serv*ços, *roc*ssos e tec*olo*ias com </line>
<line> o i nt ui * o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *romover o dese*vo*vimento da firm* e da socie*ade (HEIDENRE*C*; KRAEMER, 2016). </line>
<line> D* ponto de vista estr*tégic*, a inovação torn*-se a cada dia uma nece**idade </line>
</par>
<par>
<line> l*tent* *ara as orga*izaç*es, e </line>
<line> *s teor*as que cerc*m es*a af*rmativa apontam que </line>
</par>
<par>
<line> *m*res*s qu* *pres*nt*m bo* </line>
<line> desempenh* emp*esari** estão *strategica*ente r*visa*d* </line>
</par>
<par>
<line> *uas ofertas (prod***s e se*viços), bem </line>
<line> **mo modific*ndo as existentes e </line>
<line> *esenv*lv*n*o </line>
</par>
<par>
<line> novid*d** para melh*r suprir o* anseios do* clientes (DAVID; DAVID, 2017). </line>
<line> O d*senvo*vimento o**aniza*io*al necessita do pro*esso *e ino*ação, tornand* </line>
</par>
<par>
<line> as*im mais </line>
<line> competiti*o o desempenho da e**resa frente aos seu* </line>
<line> concorr*ntes e </line>
</par>
<par>
<line> *rivilegi*ndo os seus clie*tes. Dessa manei**, o grau de inova*ão re*l**e o n*v*l ** que *s </line>
<line> ca***idades de inovaç*o da empresa foram trans**rmadas em práti*as, produtos e *erviços </line>
<line> i*ovador*s (VASCONCEL*S; OLIVEIRA, 2018). </line>
<line> Lopes (201*) define inova**o gerencial como um pro*esso de criação ou adoção *e </line>
<line> in**iativa* e práticas de gestão, *rocessos gerenciais e e*truturas organ*zac*onais, c*mposto </line>
</par>
<par>
<line> por dive*s** graus </line>
<line> de com*lexidade, pela interv*nção </line>
<line> de agentes e fatores internos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> externos, e co* c*nsequências di*tintas para o* *t*ke*olde**. As práticas da gestão *ão *arte </line>
</par>
<par>
<line> integrante das </line>
<line> inova*ões g*renciais es*ão evol*i*do constantemente para o alca*ce *as e </line>
</par>
<par>
<line> metas e ob*et*v*s esperad*s (ALVES; SANTO*, *018). A F**u*a 2 apresenta *s elementos </line>
<line> para a inovaç*o *rga*izaci**al. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 7, art. *, p. 14*-166, ju*. 2023 </line>
<line> *ww4.fs**e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. Morais </line>
<line> 156 </line>
<line> F*g*ra 2 - Inova*ão Org*n*zaciona*. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: o auto* baseado em L*pes (2017). </line>
<line> E* relação à *estão da inovação, alg*ns e****os apont*m para a abord*gem *eó*ica </line>
<line> da capacidade abs*rtiva * * processo de inovação em seto*es tradicionais tendo co** </line>
<line> dimens*es de an**i*e * Aquisição, As*imilaçã*, Trans*o*ma*ã* e Explor**ão do </line>
<line> conhecime*to (*UFFAL; PU*FAL; SOUZA, 2019). </line>
<line> O processo da i*pla*tação *a *es*ão da inovação de*t*o das organ*zações neces**ta </line>
<line> do pr*mordial ***io da alta ger*n**a, as**m co*o da supervisão d*s s*us líderes p*ra </line>
<line> efetivar op*rtunidades de acréscimo n** suas pe*f*rma*ce* financeira e econômica (PEZZ*, </line>
<line> 2020). </line>
<line> Para que uma organização po*s* ser inova*ora, esta pr*cisa ter um con*unto de </line>
</par>
<par>
<line> fato**s que possibili*e o impulsionar </line>
<line> d*st* ambi*nte inovador, sendo important* d*stacar, </line>
</par>
<par>
<line> entre eles, a cultura, comunicaç*o, trab*lho em equipe, a*b**nte criativo e, *ri*cipal**n*e, </line>
</par>
<par>
<line> uma lide*ança que *ompartilh*, </line>
<line> fortal**a e p*o*ova o desejo d* ino*ar *os colaboradores </line>
</par>
<par>
<line> (S**TOS et al., 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Busc*r novas áreas e fo*mas de propor*ionar i*te*faces e inte*-rela*ões entre a </line>
</par>
<par>
<line> const*uç*o de ideias passa a ser de extr*ma rele*ância para o crescimento pessoal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> organizac*on*l, f*zendo com que as tomadas de decisões passem * ser cada ve* mais </line>
<line> as**rtivas e estruturadas, pot*nc*alizando a ges*ã* dos p*oc*ssos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. 20, n. 7, art. 7, *. 1*9-166, jul. 2**3 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*o*osta d* Mod*lo Conceitual En*re Gestão d* Conhecimen*o, In*vação Organizacional e Gestão </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Ges*ão d* Informação </line>
</par>
<par>
<line> Para Davenport e Prusak (1998), a in*ormação é *m* mensage*, p*rceptív*l de </line>
<line> diferent*s formas de **municaç*o *eita* pelo homem e q*e tem por obje*ivo desp*rtar, no </line>
<line> receptor, algo novo. A *strutura informa*ion*l t*abalha em diferente* níveis *e c*nt*úd* na </line>
</par>
<par>
<line> transmissão de conhecime*t*, ca*acteriz*dos por </line>
<line> dados, sendo ass*m um* reu*i*o de </line>
</par>
<par>
<line> evidênci*s r*levante* sobre u* *ato dete*m*nado; inform*ção, um conjunto de dad** </line>
<line> interpreta*os para um públ*co-alv* dis*into; e conhecimento, possi*i*itand* ger*r um novo </line>
<line> saber *esu*tante de anál*ses e r**lex*e* ** info*maç*e*. </line>
</par>
<par>
<line> De ac*rdo com Vance (2000), * </line>
<line> admin*stração reconhece a importância estratégi*a </line>
</par>
<par>
<line> que * cr*ação e o uso da in*ormaçã* exerce* sob*e o *esempenho de uma emp*esa. Ch*o </line>
<line> (2003) ainda afirma que sem uma visão cla*a de como a organização cria, tra*sfor** e usa a </line>
</par>
<par>
<line> informação </line>
<line> não será poss*vel administrá-la. Ainda propõe o mesmo autor a divis*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Gestão da I*forma*ão e* seis **ap*s: </line>
<line> i) i**ntifica*ão das nec*ssidades de informação; </line>
<line> ii) aquisição de informação; </line>
<line> iii) or*anização e ar**zena*ento de inform*ção; </line>
<line> iv) desenvolvimento de produt*s e ser**ços de info*maçã*; </line>
<line> v) dist**buiç*o da informação e; </line>
<line> vi) *so da informa*ão, conforme Figura 3. </line>
<line> Figura 3 M***lo de Choo pa** Gestão da Informação. </line>
</par>
<par>
<line> Font* C*oo (200*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 20, n. 7, art. 7, p. 149-16*, jul. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, *. A. Mor**s </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> A informaç*o é </line>
<line> um recurso valioso para o proc*sso de toma*a de decisão </line>
</par>
<par>
<line> organi*acional. Porém, p*ra **e a informação *eja eficaz, ela necess*ta ser *dmin*strad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gerenciada (CALAZANS, 2*0*). </line>
</par>
<par>
<line> O contexto inovativo *nteriormente apresentado es*á i*serido em um* socied*de </line>
<line> associada ao dese*vo**imento e d*fu*ão de tecno*ogias *e informação e comunicaçã*, </line>
<line> c*am*da Soc*ed*de da Inform*ção, que propicia n**as a*l*cações em d*ver*os campos da </line>
</par>
<par>
<line> *ida econômica, políti*a e s*cial e partic*larme*t* a formação de redes </line>
<line> de * odo * i po, </line>
</par>
<par>
<line> conectadas por meios elet*ônic*s e *igitais (*LBAGLI, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> * administraçã* de *ecu*sos inform*ci*n*is é u*a </line>
<line> exigência para as </line>
<line> empresas </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> *ese*am se *a*ter no m*rcado (PRAJO*O et al.., 201*). Informa*ã* e conhecim**to estão </line>
</par>
<par>
<line> prese*tes no desenvolvim*nto de cult*ras, </line>
<line> ** realização das grandes a*ões e na </line>
</par>
<par>
<line> t**nsformaç*o *os *ndivíd*o* </line>
<line> em t*dos os cenários, </line>
<line> *m a </line>
<line> vez que são recursos inerentes às </line>
</par>
<par>
<line> at*vid*des de qualquer organi***ão (S*EIBY, *998). </line>
</par>
<par>
<line> Para Chamus*a * Ca*valhal (2011), desde quando o conhecimento come*o* a </line>
<line> se r </line>
</par>
<par>
<line> sinônimo de poder, o ser *umano e, prin*ipal*ent*, suas organizações, têm bu*cado f*rmas </line>
<line> *e conhec*r melh*r o público *ons**idor * fim de c*n*ui*t*-lo, tar*fa qu* se to*nou mais </line>
</par>
<par>
<line> fácil, pelo men** apare*t*mente, a parti* do uso </line>
<line> da *nformática *ara a miner*ção, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> monitoramento e a men*uração *os d*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Per*ir* et al. (2016) *estacam, as orga*izações devem propor*iona* </line>
</par>
<par>
<line> invest*mentos </line>
<line> para a co*strução de sistemas de in*ormaçã* *ara m*lho*ar a </line>
<line> gestão e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uti**zação das informações e do conh*cimen*o, *ontribuindo com a geraç** de inovações. *s </line>
<line> capacidades de Tecnologia da Informação *ão habilid**es organizaci*na** que permitem que </line>
<line> * função de TI ag*e*ue *al** às *iver*as a*ivi*ades da *mpre** (DE MEDEIR*S *ÚN*OR </line>
<line> et al., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> No *mb*to e*presarial, co*hecimento o </line>
<line> presente nas *essoas é uma *onte d* valor </line>
</par>
<par>
<line> (STRIK; *O*INA, 202*), elemento fundame*t*l para formação do in*i*íduo, a </line>
<line> p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cresc*mento das *rgan**açõ*s e *ara * d**envolvimento soc*al (MACEDO et al, 201*). </line>
<line> Paletta e Jai*e (2021) r*ssaltam qu* *s empresas precisam de uma *rand* </line>
<line> quan*idade *e inf*rmações para produ*i*em o melhor pr**uto, destin*do *o público-alv*, no </line>
<line> m*m*nto **eal de *ompra e consumo, com potencial pa*a fidelizar e *tingi* n*v*s </line>
</par>
<par>
<line> consumidores. *ess* *nt*ito, é </line>
<line> destacada a importância do *so de tecnologia* de software </line>
</par>
<par>
<line> nas **ganiz*ções para a p*op*sição de soluç*es qu* melhor*m a eficiência pe*a d*minuição </line>
<line> do te*po de **ecu*ão e que c*nglomere* dive**as t*refas rotineir*s (SARATKAR, 201*). </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 7, art. 7, p. 149-166, jul. 202* www4.f*an*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*opo*ta de Modelo *onceitual E*tre Gestão do Conh*cimento, *novaç*o O**anizacional e Ge*tã* </line>
<line> *59 </line>
</par>
<par>
<line> 3 M*TODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Par* *xplicar a pro*osta </line>
<line> elaborada, optou-*e pelo *so de uma </line>
<line> *bordagem </line>
</par>
<par>
<line> ex*loratóri* de </line>
<line> nature*a descritiv* e qua*it*tiva, *a qual o* pro**dim*n*os *écnicos </line>
</par>
<par>
<line> u*ili*ados foram a p*squisa bibliográfica e a pesquisa </line>
<line> docum*ntal. *ptou-se pelo </line>
<line> us o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estratégia* da i***stigação qua*itativa para mapear, descrever e </line>
<line> analisar o seu contexto, </line>
</par>
<par>
<line> con*iderando as *elaç*es e a* p*rc*pções acerca d* fenômeno p*squis**o, cont*ibuin*o par* </line>
<line> o conhecimento sobre cara*terí*ticas si**ificativas dos event*s viv*nciados (YI*, 20*8). </line>
<line> Neste estudo, no que s* refere aos ob*eti*os, a p*squisa possui car*c*erísticas de </line>
<line> referen*iais *eóricos. A re*isão sistemá**ca da literatura é caracte**zad* pela busca *igo*osa </line>
<line> de pe*quisas rel*cionadas com s*u* termos *e b*sca que seguem *m pr*to*o*o e *nálise dos </line>
<line> *studos lo*al*zad*s (FERE*HO*; F*RNANDES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Para Thiollent (1998), ess* </line>
<line> ti** de p*s*uisa favorece a i*vestigaç*o na áre* </line>
</par>
<par>
<line> organizacional, pois a interação pesquisad*r-grupo o coloca em v*ntagem quanto ao a*esso </line>
<line> às inf*r*açõ*s *ecessárias par* * pes*ui*a qu* se desenvolv* na b*sca pel* *ovo. </line>
<line> O ob**t*vo principal desta pesquisa é determinar quais os ef**tos da inte*ação *ntre o </line>
<line> c*nhecimento, a i*ovação e a *nf*rma**o na busc* pela com**titividade nas organizaçõe*. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DIS*USSÕES </line>
<line> Conforme exp*sto *o *eferenc*al teórico, aliar a Gestão do Co**e*iment*, Inov**ão </line>
</par>
<par>
<line> Organi*acio*al Gestão e </line>
<line> da In***ma*ão pass* a </line>
<line> s*r </line>
<line> um im*ortante tripé *er co**iderado * </line>
</par>
<par>
<line> quando se trat* de e**men*o* que *avoreçam as </line>
<line> práticas relacionad*s a m*lh*ri*s de </line>
</par>
<par>
<line> des**p**h* e em especial a am*liação e potenci*l***ç*o *a compe*itivid*de organizacional </line>
<line> *a visão dos au*or*s deste artigo. </line>
<line> Não é de forma algu*a intenção dos autor*s deste artigo e*g*ta* a temática em </line>
<line> *uestão e sim possi*ilitar uma c*ntrib*ição para **mentar cada ve* m*is o a*sun*o para que </line>
<line> s* *o*sa aprimora* o processo *e ge*t*o e*tre as ati**dades r*alizada* na* organizaçõe*. </line>
<line> Ampliar *s va*tag*ns compe*itivas por meio de novas f*rramentas *erenciais to*na * </line>
<line> proces*o viável, seja p*ra que* propõ*, se*a m*smo pa*a aquele* *ue estão *o processo d* </line>
</par>
<par>
<line> execução </line>
<line> direta destas </line>
<line> *ov*s diretr*zes e, p*rtant*, pod*m ter algu* tip* </line>
<line> de </line>
<line> resistê*cia </line>
</par>
<par>
<line> *uant* a* nov*. </line>
<line> B**ca* dese*v**ver *ste proce**o e*iminando possíveis *a*reiras p**sa a se* um </line>
<line> gra**e desafio no process* de gestão (M*RAIS et al, 2*21). A Figura 4 apr*sen**, segundo </line>
<line> os autores, os elementos con*ei**ais para a busca *a melh*ria comp*titiva nas o*ganizações. </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a *I, v. 20, n. 7, ar*. 7, p. 149-166, jul. *023 www4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. M*rais </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> F*gur* 4 - Modelo proposto para m*lho*ia da *ompetit*vida*e de *erca*o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autore* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, *. 7, art. 7, p. 149-16*, j*l. 20*3 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Propo*ta de M**e** Conceitual Entre G*stão do Conhecime*to, In*vaçã* Organizacional e Gest*o </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> * modelo proposto para a *elhoria da compe*i*ividade de *erc*do bas*ia-s* em </line>
<line> duas f*ses, sendo * primeira fase uma *unção de elementos que p*rfaz*m algumas áreas d* </line>
<line> conhecimento tais c*mo: </line>
<line> Gestão da *n*vação: a*guns *ubeleme*tos fo*am destacado* como se*do relev*ntes, </line>
</par>
<par>
<line> como análise *e mer*ado, ap*endizado, necess*dades e paradi**as, </line>
<line> havendo </line>
</par>
<par>
<line> interf*ce, interação </line>
<line> para que s* poss* </line>
<line> obt*r a melhoria nos processos envolvidos </line>
</par>
<par>
<line> nesta fase. </line>
</par>
<par>
<line> Gestão da Inform*ção: par* os autor*s *este artigo estes subel*me*tos rel*cionad*s </line>
</par>
<par>
<line> a est* t*mática </line>
<line> **ssam a ser sig*ificativ*s, *omo dado*, planejamento, *nálise e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> informação g**ad* de*tro deste subp**cesso nas orga*izaçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Ges*ão do Co*hecimento: para a geração *est* elem*n*o des*a*am-*e alguns </line>
<line> s ub </line>
</par>
<par>
<line> ele*entos, tais como comparti**am*nto, cultu*a, moti*açã* e decisão, perm*tindo </line>
</par>
<par>
<line> *ssim es*abe*ecer *ma relação e*tr*tégica or*an*zaciona* e gerenc*al </line>
<line> e m t *do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso, sej* est* prod*t*vo e/ou administrativo. </line>
</par>
<par>
<line> Na const*ução desta primeira f*se: c*nforme aprese*tado pelos autores, sugere-*e </line>
<line> q*e se tenha uma relação *ntre os elementos c*tados, permitindo *m* sinergia ent*e </line>
<line> a* partes, possi*il*tando assim q*e *e t*nha *n**io *e um pro*ósit* voltado não </line>
<line> somente ao desenv*lv*mento org*ni*acional, mas também ** *e**nvol*i*ento da* </line>
<line> pe*soas q*e par*icipam deste **oc*ss*. </line>
<line> *a s*gunda fase pr*post* no *odelo *stão identificadas * interfac* e interação en*re </line>
<line> estes elemento* na busca *ela *elh*ria dos processos inseridos nas organ*zações, </line>
<line> promovendo a obtenção do* elem*n*os envolvid*s em tod* a prim*ira f*se. </line>
<line> Gestão E**ciente e Eficaz: passa * ser um dos prin*ipais di*erenciais das empr*sas, o </line>
</par>
<par>
<line> que permite ainda uma vi*ão apura*a </line>
<line> *o* procedime*tos * uma m*lhor tomada *e </line>
</par>
<par>
<line> decisão * a*ilidade no proces*o gerencial, r*duzin*o custos proven*entes </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> d*s*er*íci**, p**encializando o* recursos empre*ados na *rganiza*ã* *e uma forma </line>
<line> geral. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 7, art. 7, p. 14*-166, ju*. 20*3 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. Morais </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> Susten*a*ilidade O*gan*zac*onal: e*t* el*mento e*tá ligado não somente às </line>
<line> *ues*ões f**anceiras d* empr*sa, c*mo t*mbém às questõ*s mercadológicas, c*m* a </line>
<line> de produtos e serviços, por *xemplo, assi* como dev* s** relac*onad* também aos </line>
<line> seus for*eced**es que tê* **pel fundame*tal *o que diz res*eito à qualidade do </line>
</par>
<par>
<line> *roduto </line>
<line> e/ou serviço que é e*tregue ao </line>
<line> cliente f*n*l, seja este interno ou ext*rno </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*o. </line>
<line> Com * jun*ão das d*as fases torna-s* possível na visão dos auto**s *b*e* uma maior </line>
<line> co*peti***idad* de merca*o, visto *ue a ca*a dia * conc*r*ênc*a se *orna maior, </line>
<line> independentemente do m**cado em que a organização **ue, além de favorecer também </line>
<line> aspectos internos relacionad*s *o cr*scimento organizacional e a p*tencializa*ão do *apita* </line>
<line> ex**tente n* empresa. </line>
<line> * CON*IDE*AÇÕES FINA*S </line>
<line> A *usca por um mel**r desempenho or*anizacional que promova a vanta*em </line>
<line> compet*tiva torna-se a meta das *mpre*a* **e pretendem se mant*r no merc*do em que </line>
<line> *tuam bem c*mo *onquist*r nov*s possibilidad*s, evoluindo no processo *e gere*ciamen*o </line>
<line> o*ga*izaci*nal v*sando * melhoria da comp*titividad* d* empresa. </line>
<line> As evoluçõ** e revoluções ocorridas no ambiente e**res*rial, como a *lo**lização, </line>
<line> a ind*stria 4.* *mpactaram de maneira sign*f**ativa nas *rganizaç*es em todo o *u*do. Tal </line>
<line> é a consequência da competitivi*ade acirrada nas organiz*ções * da conso***ação *as novas </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias, o que </line>
<line> ve* poten*ializando os processos de tomadas d* decisões </line>
</par>
<par>
<line> organizaci*nais. </line>
</par>
<par>
<line> Med**nte as consideraçõe* apresenta*as *obre o modelo para a melhoria de </line>
<line> desemp*n** nas empr*sas, exp*e-** que *uanto maio* a int*ração e as interfaces </line>
<line> relaci*nadas, se*am **as *ntern*s ou externas nas organizaçõ*s, melhor se** o r*sultado *ara </line>
<line> os colabor*dores, *ar* os gestor*s * para a org*n*z*ção como um *odo. </line>
<line> Com as novas tecnol**ias *endo inseridas com maio* fr*quência, ag**i*ade * </line>
<line> *o*plex*dad* nos pr*c*ssos, sejam eles produt*vos ou admi*ist*a*ivos, conc*ntra* esforços </line>
<line> em *ealizar m*neiras de ag*up*r elementos e ferramentas d* gestão p**a o atendiment* d*s </line>
</par>
<par>
<line> novas </line>
<line> necessidades o*ganizac**nais passa a ser *e extrema relevância para se atend*r às </line>
</par>
<par>
<line> metas *stabe**cidas pe*a alta a*mini*t**ção da empresa. </line>
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<line> Proposta de Modelo Conceitual Entre Gestão do Co*hecimento, *nov*ção Organizaci*n*l e G**tã* </line>
<line> 1*3 </line>
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<line> A bus*a pela alta performance or*anizacional passa a ser objeti*o a ser *lcançado *o </line>
<line> **o*es*o *e *estão, possibilitando a **iaç*o de es*ímulos a* aprendiza*o contí*uo não </line>
<line> *omente para as *mpresas, mas também para t*dos os en*olvid*s no processo. </line>
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<line> *) análise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> 3) ela*o*ação do r*scun*o ou na revisão críti*a do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* n* ap**vação da *ersão final d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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