Inovação em Micro e Pequenas Empresas Participantes do Programa ALI em Maceió/Al no Contexto da Pandemia do Covid-19 / Innovation in Micro and Small Companies Participating in the ALI Program in Maceió/Al in the Context of the Covid-19 Pandemic
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e implementação de inovações em MPE participantes do Programa ALI em Maceió/AL, no contexto da pandemia do COVID-19. Metodologicamente, realizou-se um estudo de casos múltiplos, baseado em pesquisa documental, a partir de três casos de sucesso de MPE participantes do Programa ALI, que foram acometidas pelos impactos da pandemia. Os resultados demonstraram que o processo de desenvolvimento e implementação de inovações envolveu a identificação de dilemas/problemas empresariais e o posterior desenvolvimento das soluções. Enquanto as Empresas Alfa e Gama trabalharam inicialmente problemas já oriundos desse contexto, relacionados à busca de alternativas para assegurar o faturamento e superar a crise, a Empresa Beta 2.0, que buscava novos mercados e criar seus próprios produtos, só se deparou com os impactos da pandemia a posteriori, tendo que redefinir a direção da solução a ser implementada, do meio físico para o digital. Quanto às inovações, na maioria dos casos, as empresas implementaram processos voltadas ao marketing e às vendas, como nas Empresas Alfa e Gama, ou desenvolvimento de produtos e processos de negócios, como no caso das três empresas, uma vez que o contexto da pandemia exigiu novas formas de atuação no mercado, associadas à necessidade do distanciamento físico. Desse modo, esta pesquisa contribui no tocante à compreensão de padrões de desenvolvimento e implementação de inovações em MPE, principalmente, associados a fatores externos, como o cenário da pandemia do COVID-19.
Palavras-chave: Inovação; Micro e Pequenas Empresas. Pandemia. Agentes Locais de Inovação.
ABSTRACT
This article aims to analyze the development and implementation of innovations in MSE participating in the ALI Program in Maceió/AL in the context of the COVID-19 pandemic. Methodologically, a multiple case study was carried out, based on documentary research, based on three successful cases of MSEs participating in the ALI Program, who were affected by the impacts of the pandemic. The results showed that the process of developing and implementing innovations involved the identification of business dilemmas/problems and the subsequent development of solutions. While Companies Alfa and Gama initially worked on problems already arising from this context, related to the search for alternatives to ensure revenue and overcome the crisis, Company Beta 2.0, which was looking for new markets and to create its own products, was only faced with the impacts of pandemic a posteriori, having to redefine the direction of the solution to be implemented, from the physical to the digital environment. As for innovations, in most cases, companies implemented them in processes, focused on marketing and sales, as in Alfa and Gama Companies, or the development of products and business processes, as in the case of the three companies, since the context of the pandemic required new ways of acting in the market, associated with the need for physical distancing. Thus, this research contributes to the understanding of patterns of development and implementation of innovations in MSE, mainly associated with external factors, such as the scenario of the COVID-19 pandemic.
Keywords: Innovation. Micro and Small Companies. Pandemic. Local Innovation Agents.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.8.6
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