Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication

Raphael Moses Roquete, Claudio Oliveira de Moraes, Renan Ferreira do Nascimento

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar de que forma um comunicado corporativo pode afetar o ambiente de negócios de uma empresa, levando-a a uma posição de extrema fragilidade. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas três metodologias distintas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e análise de dados. Os resultados obtidos sugerem que a falta de padronização no tratamento das operações mencionadas no comunicado das Americanas causou ruído informacional. Além disso, o fato de o próprio comunicado ter sido pouco preciso ampliou o ruído, com severo impacto no mercado. Em particular, após o fato relevante, foi observada uma forte reação no mercado bancário e varejista, produzindo perdas para acionistas minoritários e credores, não apenas para a Americanas, mas também para outras empresas do setor. Assim, ficou evidente que a forma como os problemas corporativos são comunicados em setores suscetíveis a crises, corridas e contágio pode fazer uma diferença significativa.

 

Palavras-chave: Crédito Bancário. Comunicação Corporativa. Operações Comerciais. Vácuo Regulatório.

 

ABSTRACT

 

The objective of this study is to identify how a corporate communication can affect a company's business environment, leading it to a position of extreme fragility. To achieve this goal, three different methodologies were used: bibliographic research, documentary research, and data analysis. The results obtained suggest that the lack of standardization in the treatment of the operations mentioned in the Americanas communication caused informational noise. In addition, the fact that the communication itself was imprecise amplified the noise, with severe impact on the market. In particular, after the relevant fact, a strong reaction was observed in the banking and retail market, producing losses for minority shareholders and creditors, not only for Americanas, but also for other companies in the sector. Thus, it became evident that the way corporate problems are communicated in sectors susceptible to crises, runs, and contagion can make a significant difference.

 

Keywords: Bank Credit. Corporate Communication. Commercial Operations. Regulatory Vacuum.

 

 

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


Antunes, J. A. P., De Moraes, C. O., & Rodrigues, A. (2018). How financial intermediation impacts on financial stability?. Applied Economics Letters, 25(16), 1135-1139.

Barth, L., Kobourov, S. G., & Pupyrev, S. (2014). Experimental comparison of semantic word clouds. In Experimental Algorithms: 13th International Symposium, SEA 2014, Copenhagen, Denmark, June 29–July 1, 2014. Proceedings 13 (pp. 247-258). Springer International Publishing.

Balakrishnan, K., Billings, M.B., Kelly, B., Ljungqvist, A., (2014). Shaping Liquidity: On the Causal Effects of Voluntary Disclosure. The Journal of Finance, 69: 2237-2278.

Blinder, A. S., Ehrmann, M., Fratzscher, M., De Haan, J., & Jansen, D. J. (2008). Central bank communication and monetary policy: A survey of theory and evidence. Journal of economic literature, 46(4), 910-945.

Born, B., Ehrmann, M., & Fratzscher, M. (2012). Communicating about macro‐prudential supervision–a new challenge for central banks. International Finance, 15(2), 179-203.

Cui, W., Wu, Y., Liu, S., Wei, F., Zhou, M. X., & Qu, H. (2010). Context preserving dynamic word cloud visualization. In 2010 IEEE Pacific Visualization Symposium (PacificVis) (pp. 121-128). IEEE.

De Mendonça, H. F., & de Moraes, C. O. (2018). Central bank disclosure as a macroprudential tool for financial stability. Economic Systems, 42(4), 625-636.

De Moraes, C. O., Duarte, G. F., Nascimento, R. F. (2022). Credit information and financial development. International Journal of Finance & Economics, 27(2), 2182-2193.

De Moraes, C. O., (2023). Credit Suisse (C1SU34) e Americanas (AMER3): O efeito das informações voluntárias. Investing.com, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://br.investing.com/analysis/credit-suisse-c1su34-e-americanas-amer3-o-efeito-das-informacoes-voluntarias-200456716. Acesso em: 20/04/2022

De Moraes, C. O., (2023). Comunicação, Mercados e o efeito mensageiro. Investing.com, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://br.investing.com/analysis/comunicacao-mercados-e-o-efeito-mensageiro-200455649. Acesso em: 20/04/2022

De Sousa, A. S., de Oliveira, G. S., & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, 20(43).

Fama, E. F. (1970). Efficient capital markets: A review of theory and empirical work. The Journal of Finance, 25(2), 383-417.

Greenwald, B., Stiglitz, J., Weiss, A., (1984). Informational imperfections in the capital

market and macroeconomic fluctuations. Am. Econ. Rev. 74 (2), 194–199.

Governança corporativa e boas práticas de comunicação/Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. (2017). Série Cadernos de Governança Corportiva. Disponível em: comunicação cad16.pdf (ibgc.org.br). Acessado em 01/05/2023.

Junior, E. B. L., de Oliveira, G. S., dos Santos, A. C. O., & Schnekenberg, G. F. (2021). Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, 20(44).

Junqueira, C., Nakagawa, F., (2023). Exclusivo: Relatório aponta que bancos conheciam “risco sacado” das Americanas. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/relatorio-aponta-que-bancos-conheciam-risco-sacado-das-americanas/. Acessado em 03/04/2022.

Kalmukov, Y. (2021). Using word clouds for fast identification of papers' subject domain and reviewers' competences. arXiv preprint arXiv:2112.14861.

Kindleberger C. P., Aliber, R. Z., (2005). Manias, Panics, and Crashes. 5ªed. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., Hoboken.

Nagar, V., Schoenfeld, J., & Wellman, L. (2019). The effect of economic policy uncertainty on investor information asymmetry and management disclosures. Journal of Accounting and Economics, 67(1), 36-57.

Ramlo, S. (2011). Using word clouds to visually present Q methodology data and findings. Journal of Human Subjectivity, 9(2), 95-108.

Roquete, R. M., (2023). Americanas (AMER3): agentes envolvidos, perguntas e relação com sistema financeiro. Investing.com, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://br.investing.com/analysis/caso-americanas-agentes-envolvidos-perguntas-e-relacao-com-o-sistema-financeiro-200456422. Acesso em: 21/04/2022

Santos, J. A. (2001). Bank capital regulation in contemporary banking theory: A review of the literature. Financial Markets, Institutions & Instruments, 10(2), 41-84.

Short, J. L. (2013). Self-Regulation in the Regulatory Void: “Blue Moon” or “Bad Moon”?. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, 649(1), 22-34.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.8.4

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)