<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.8.4 </line>
</par>
<par>
<line> Amer*canas, um Caso de Comunicação Cor*o*ativa </line>
<line> Ame*ic*nas, a C**e of Corporati** Communicat*on </line>
</par>
<par>
<line> Raphael M*ses R*q*ete </line>
<line> Douto* em Administr**ão pe*a Univers*dad* Feder*l *o Rio de *aneiro </line>
<line> Professor da *AC* pela Universid*** Federal d* Rio de Janeiro </line>
<line> E-*ail: rapha*l@facc.ufrj.b* </line>
<line> Cláudio Oliveir* de *oraes </line>
<line> Doutor em *conomia p*la *niversi**de Fede*al *luminense </line>
<line> P*o**ssor da C*PPEAD/ UFRJ </line>
<line> E-mail: *l*udio.mora*s@coppead.uf*j.br </line>
<line> Renan Ferreir* do N*scimento </line>
<line> Dou*ora*o e* Econ*mia pela U*iv*r*idade Est*dua* do Rio de Janei*o </line>
<line> Mestre Em Economia Empresari*l pela Universi*a*e *a*di*o Men*es </line>
<line> E-**il: ferreira.rena*0*@gmai*.com </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Raphae* *o*es Roquete </line>
<line> Editor-Chefe: *r. Tonn* K*rley de Al**c*r </line>
</par>
<par>
<line> Av. *asteur, 2*0 - Urca, Rio d* *aneiro - R*, 22290-2*0, </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: </line>
<line> Cláudi* Olive*ra de Mora** </line>
<line> Artigo re*ebido em 01/05/2*23. Ú*t*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Rua Pascoa* L*mme, 355 - *idade U**versi*ária da </line>
<line> recebida em 17/*5/2023. **rovado em 18/05/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidade F*deral do Rio de Janeiro, 21*41-918 </line>
</par>
<par>
<line> *r*sil. </line>
<line> Avali*do pelo si*tem* T*ipl* Review: Desk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Renan *erreira d* Nas*i*ento </line>
<line> p*lo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind R*vi** </line>
</par>
<par>
<line> R. São Fr*ncisc* Xavie*, 5*4 - Mar*canã, Rio de Janeir* </line>
<line> (ava*iação cega por d*is avaliadores d* á**a). </line>
</par>
<par>
<line> - R*, 20550-013 </line>
<line> *evisão: Gram*tic*l, Normativa * de Formata*ão </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Americanas, um Caso de Comu*ic*çã* Corporativa </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O obje*ivo de*te e*tudo é identificar de que f*rma um comu*ica*o corpora*ivo pode afetar o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente de n*gócios de **a empresa, levando-a a uma posiç*o </line>
<line> ** ex*rema fra**lid*de. </line>
</par>
<par>
<line> *a** alcançar *sse ob*etivo, fo*am utilizad*s *rês met*dologias distintas: pesq*i*a </line>
<line> *ibliográfi*a, levantamento *o**m*n**l e análise de *ados. Os resultado* ob*idos *ugerem </line>
<line> q*e a falta d* padron*zação no tratamento das operações men**onadas no comun*cado das </line>
</par>
<par>
<line> Americanas caus*u *uído inf*rmaciona*. A*é* disso, o fato de o </line>
<line> próprio comun*cado ter </line>
</par>
<par>
<line> *i*o pouco preciso ampl*ou o ruí*o, *om severo impacto no merc*do. E* particula*, ap*s o </line>
<line> fato rel*vante, foi o*servad* u*a f**te r*a*ã* *o merca*o ba*c**io e *are*i*ta, pr*duzi*do </line>
<line> perdas p*r* *cionis*as min*ritári** e *redores, nã* apenas para a Americanas, *as também </line>
</par>
<par>
<line> para outras empresas </line>
<line> do s*tor. Assim, ficou </line>
<line> evidente qu* a forma como os problemas </line>
</par>
<par>
<line> corpora*ivos s*o comunicados em seto*es suscet*vei* a cris*s, *orri*as e contágio pode faze* </line>
<line> *ma d*ferença si*nificativa. </line>
<line> P*lavras-chave: Crédito Bancário. Comuni**ção Corporativa. O*erações Comerciais. </line>
<line> *ácuo R*gulatório. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
</par>
<par>
<line> The objective of this study i* to iden*ify *ow a corporate </line>
<line> communi*ation c*n affect </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*mpany's bus*ness *nvir*nment, *eading it to a position *f extreme fragilit*. To *chieve </line>
<line> this g*al, three different m*thodologie* were used: bibl*ographic rese*rch, documentary </line>
<line> re**arch, and data *nalysis. The r*sults obtained sugge*t *hat th* l*ck of standardizatio* in </line>
</par>
<par>
<line> the tre*tment of the opera*ion* m**tioned in the Am*rican*s </line>
<line> communi*ation c*used </line>
</par>
<par>
<line> informational no*se. *n *ddi*ion, the fa*t that the commun*ca*ion i*self was imp*ec*se </line>
<line> am*lified t*e n*ise, with severe **pact on t** market. In part*c*lar, after t*e re*ev**t fact, a </line>
<line> strong re*c*ion was observed in the ba*king and ret*il market, pro*ucing lo*ses for min*ri*y </line>
</par>
<par>
<line> sh*rehol*ers and credi*ors, no* only for Americana*, </line>
<line> but a*so *or </line>
<line> o*her compani*s in the </line>
</par>
<par>
<line> *ecto*. T*us, it </line>
<line> became *v*de*t </line>
<line> *hat t*e way corp*rate prob*ems are *ommunica*ed in </line>
</par>
<par>
<line> sectors suscepti*le to crise*, runs, and *ontagion can make a sig**ficant diff*rence. </line>
<line> Ke*words: Bank Credit. Corporate Commun*cation. Com*ercia* *pe*ations. Regula*ory </line>
<line> Vac***. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-8*, ago. 2*2* </line>
<line> www4.fs*n*t.c*m.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Roquete, C. O. Moraes, R. F. Nasciment* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> * grupo Americana* passou por i*úme*as reo**a*izações so*ietárias *té chegar </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> conf*gu*ação atual. A última culmin*u na *usão en*re as Lojas A*ericanas a **W e e </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> *ova deno*inaçã* de Americanas SA. O objetivo da e*presa * * comerciali*ação v*r***s*a *e </line>
</par>
<par>
<line> mer*a*orias *m geral e </line>
<line> oco*re a*ra**s de meio di*ital e lojas físicas (mais de 3.60* </line>
</par>
<par>
<line> es*ab*lecimentos no país). A holding *onta hoje co* as seguintes operaçõ*s: *ub*ari*o, </line>
<line> Shoptime, *ME *igi*a*, *mericanas Ent*e*a e a Mais Aqui. Estima-*e que a base de client*s </line>
</par>
<par>
<line> a*i*ja por v*lta *e 50 milhõ** de *l*entes e cer*a *e 45 mil funcionár*os, a*** </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> comerc*alizar mais de 60.000 pr*dutos de 2.000 fornecedores. </line>
</par>
<par>
<line> No dia 11 de **neiro de 20**, a *merica*as divul*ou *ato *e**vante *o*re </line>
<line> inco**istências *ontábeis no valor de R$ *0 bilhões. T**s i*c*nsi*tências estavam b*seadas na </line>
</par>
<par>
<line> *ipót*se de que as </line>
<line> o**rações nas q*ais os banco* intermedi*m a t*an*a*ão *omercial entre </line>
</par>
<par>
<line> **r*ecedores a Ame*i**nas dev*riam *er r*classi*icad** c*mo dívida b**cária * *ão na e </line>
<line> conta fornece*ores, to*as *ontas de p*ssivo. Nessa mes*a data, o CEO * o Diretor de </line>
<line> *e*aç*es c*m Invest*dore* empossados n* *i* *2 de jan*iro pediram demis*ão. </line>
<line> No d*a se*uinte ao Fa*o Rele*a*te, * *x CEO *ez um vídeo para expli*ar o *vento das </line>
<line> Amer*c*nas. *le di**e que o endi*idame**o bru** estaria *a *as* d*s R$ 18-19 bi contra um </line>
<line> c*ixa R$ 8-9 bilhões. E** a*irmo* qu* gra*de *arte da cont* fo*ne*edor s*ria ***ida banc*ria. </line>
</par>
<par>
<line> Como de*orr*ncia do fato relevante, ainda no mês de janeiro, a *meri*anas entrou </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> pedido de rec*peração judicial, apr*sentando uma dívida s*perior a *$ 40 bilhões. </line>
</par>
<par>
<line> Como a e*pr**a líder *o *etor v*rejist* do Brasi*, qu* p*s*uía u*a caixa d* </line>
<line> apr*x*mada*ente 9 bilhões de *eais, observa i*defe** uma r**u*ão e**rema de *u* liquid*z a </line>
<line> ponto de ser ob*ig*da a *ed*r rec*pe*ação judicial para não quebrar? E*sa l**g* pergunta não </line>
<line> é f*c*l de ser re**ondida, mas sem dú*ida há uma re*ação causal ent** o comun*ca*o *o CEO </line>
<line> *a Ameri*an*s *o dia 12 *e janeiro de 2023 e * pedido ** recupe**ção j*dicial uma *e*ana </line>
<line> depo*s. Tal relaç*o causal p*rm*te identi*icar de q*e man*i*a *m comuni*ado corpor*tivo </line>
<line> *ode afetar o ambiente de negóc*os de uma com*an*ia, l*van*o-a a uma po*ição d* extr*ma </line>
<line> fragilidade. </line>
</par>
<par>
<line> O caso da comunicaç*o </line>
<line> *a Americanas *em diversos elem*ntos </line>
<line> q** prec*sam ser </line>
</par>
<par>
<line> analisa*os. E*ement** que </line>
<line> produziram o p*did* de recu**ração judic*al de uma em*resa </line>
</par>
<par>
<line> s ól i da </line>
<line> do *o*to de vista </line>
<line> p*tri*o**al. Além d*sso, cabe </line>
<line> compreen*er os aspec*os qu* </line>
</par>
<par>
<line> pe*mit*ram que o </line>
<line> efei*o de **l co*unicado se expa*disse p*ra um* crise *o **tor varejista e </line>
</par>
<par>
<line> uma forte retração do crédi*o bancári*. Este est*do vi*a contrib*i* com * literatu*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eres**a, v. 2*, n. 8, art. 4, p. 64-8*, ago. 2*23 **w4.fsa*e*.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Americanas, um Caso de Comunicação Corporati** </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> comunica*ã* corp*rativa, pois, como fi*ou evidente n* caso *a *mer**a*as, a forma como s* </line>
<line> *om*nica prob**m*s e* s*tores su*cet*v*is a *rise*, corrida* e cont*gio, faz diferença. </line>
</par>
<par>
<line> O pr*sente trabalh* está </line>
<line> div*dido, além </line>
<line> des*a introdu*ão, em mai* quatro **ções: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> metodolo*ia u*ilizada, se*uida do referenc*al teórico s*bre o i**acto da comunicação no </line>
</par>
<par>
<line> setor financeiro e </line>
<line> varejista. Na **rcei*a se*ão, s*o apresentados os resultado* oriun*os da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa documental realizad* sob*e o *ont*xto *o setor v*rejista e da Amer**anas ** *elação </line>
<line> *s operações c** fo*necedores. A*nda nessa se*ão, é apresentad* a análise do com*nicado e </line>
<line> se*s efe*tos e, por fim, a c*nclusão. </line>
<line> 2 *ETO*OLOGIA </line>
<line> Nest* artigo, for*m empregadas tr*s metodo*ogi*s distintas, a saber: p*squisa </line>
</par>
<par>
<line> *ib**og*áfica, l*va*tamento docu*ent*l e análise </line>
<line> de dados. * *tilização </line>
<line> dessas di*er*ntes </line>
</par>
<par>
<line> metodologias </line>
<line> visa *ropor*ionar ma*or *obustez à anál*se * permitir a identificação de um </line>
</par>
<par>
<line> p*nto de *ist* i*comu* *o fenô*e*o o*jeto deste a**igo, a fim de ampliar o d*ba*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incentivar mecani*m*s eficazes de comunic**ã* c*rporativ*. </line>
</par>
<par>
<line> * princ*pal diferença </line>
<line> *nt*e as pesq*isas bibli*gráf*ca e documental reside na fonte </line>
</par>
<par>
<line> utilizada. Enquanto a pe*qu*sa bi*liogr*f*ca utili*a p*blicações, tais co*o artig** acadêmicos, </line>
</par>
<par>
<line> diss*r*ações, </line>
<line> *eses e livros, * pesquisa d*cumen*al carac*eriza-se pela cole*a de *o*um*ntos, </line>
</par>
<par>
<line> leis, at*s, *atos rel*vantes, entre outros (C*I et al. ,2010; BARTH et al., 20*4; D* SOU*A e* </line>
</par>
<par>
<line> al. 2021; JUN*OR et al., 20*1). Já a *nálise de dados basea*-se-á *os dados públicos </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> e*presas do *et*r varejista, como a cotação *as açõ*s das empresas desse setor. </line>
</par>
<par>
<line> Neste tr*balho, a pesqui*a *ib*iográfica foi </line>
<line> ut*li*ada para a*or*ar o impacto da </line>
</par>
<par>
<line> *ivul**ç** de informações no setor fin*nceiro varejis*a. Esse tema foi abordado e </line>
<line> com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> i*tu*to de ver*ficar como a literatura trata a d*vulgaç*o de *nforma**es e* setores *u*cetíve*s </line>
</par>
<par>
<line> a *ris*s. Já a </line>
<line> pesqu*sa docu*e*ta* foi *mpregada para a c*leta de dados do* balanços </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> empresas, fat*s *ele*antes, d*cla*açõe* do ex-CEO, *fícios d* C*M e relatórios de mercado. </line>
<line> 3 REFER*NC*A* TEÓ*ICO </line>
<line> 3.1 O impacto *a comunicaçã* no *e*or *ina*cei** e v*rejista </line>
</par>
<par>
<line> U* dos *rincipais pressup*stos </line>
<line> dos modelos da teor** de </line>
<line> eficiê*cia de mercado * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex***ência de *er*eita informação. Co*tudo, no *undo de per*eit* inf*rm*ção não *aver*a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ag*. 2023 ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Roq*ete, C. O. Moraes, R. F. Nascimento </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> necessid*de dos intermediá*ios financei*os, c*nfo*me d*stacado po* *antos (2001), nem </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> intermediários </line>
<line> comer*iais. Em um m**do s*m imperf*ições à la A*ro*-Debrew, *anto os </line>
</par>
<par>
<line> *gentes demandantes *uanto os oferta*tes te*i** to*as a* cond**ões propícias, in*lus**e </line>
</par>
<par>
<line> quanto à disponibilidade de inform*ções, de negociar en*re si sem a pr*sença de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *ntermediári*. </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo o cl*ssic* *rtigo *e *ugene *ama (FAMA, 1970) o mercado é *f*c****e </line>
<line> qua*do permite a alocaç*o de rec*rs*s da economia. Para t*nto, s*g*ndo a Hipótese do </line>
</par>
<par>
<line> Mercado *fi*iente, os *re**s </line>
<line> do* ativos já levam em consi*eraç*o *odas as informações </line>
</par>
<par>
<line> d*sponí*eis </line>
<line> a* alcance de t*d*s o* *ue at*am </line>
<line> n* mercado. Por outro lado, quando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inform*ção d*sponível na e*onomi* é assimétrica, ** se*a, quando algun* agentes econôm*cos </line>
</par>
<par>
<line> têm melhor informação </line>
<line> q*e out**s, a coordenação </line>
<line> entre oferta * d*man*a de pr*dutos, de </line>
</par>
<par>
<line> serviços ou de a*ivos fica *rejudicada, ou seja, **o é eficien*e (GREENWALD et al., 1984, de </line>
<line> Moraes et. al, 2*20). </line>
<line> Portanto, a disponibili*ade de informação tem um *rande efeito no sistem* </line>
</par>
<par>
<line> econô*ico. De </line>
<line> acordo </line>
<line> *o* B***, Ehr*ann, * Fratzsc*er (2012) a comunicação formal </line>
</par>
<par>
<line> realizada pelos ges*or*s da política econômic*, co*o o Banco Central, por exemplo, **de </line>
</par>
<par>
<line> gera* ***u*tados *e*éfi*os </line>
<line> nos mercad** com probl*mas inf*rmacio*ai*, </line>
<line> como os </line>
<line> setore* </line>
</par>
<par>
<line> financeiro e varejista. *or </line>
<line> out*o l*do, os ruídos info*maciona*s *roduz*dos por entrevi*tas </line>
</par>
<par>
<line> impactantes, com afirmações fort*s sob*e mud*nça de *umo* das polític*s, quase s*mp*e são </line>
<line> desastrosos (DE *ENDONÇA; DE MORAES, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Um *spe**o pouco expl*rad* pela *it*r*t*ra é * p*der </line>
<line> da comuni*ação em </line>
<line> setor** </line>
</par>
<par>
<line> fráge*s, ou **ja, setores q*e realiza* intermediação, *inance*ra ou c*mercial. A fragilidade </line>
<line> dest*s **tores adv*m da su* ativida*e pri*c*pal, a intermediação. Embora a *nt***ediação </line>
</par>
<par>
<line> aumente a ef*ciência, via </line>
<line> encontr* e*tre dema*dantes * ofert*n**s, </line>
<line> e*sa ampli*ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c*nectividade *omer***l e fina*ceira amplia </line>
<line> o risc* sistêmi*o, e caso haja uma *uptur* </line>
</par>
<par>
<line> r**entina da ativid*de de i*t*rmediação, o res*ltado é *rise </line>
<line> fina*ceira (ANTUNES, et.a*, </line>
</par>
<par>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, a divulg*ção voluntária de informaç*es, por meio de fa*os rele*antes, </line>
<line> t*m gr*nde destaque n* ambi*n*e corpor*tivo. Balakrishnan et *l. (*014) exa*inam * ef*ito </line>
</par>
<par>
<line> causal da div*lgação voluntária *e info*mações s*br* a liquidez dos ativos </line>
<line> d* empresa. *s </line>
</par>
<par>
<line> res*l*ados ind*cam qu* a </line>
<line> di*ulgação voluntária de *n*or*ações tem *m efe*to pos*tivo </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> liquidez do merca*o, s*gerindo que *s *nves*idores *al*riz*m a transparência e * divulgação </line>
<line> de inf*rmações adici*nais. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 8, art. 4, *. 6*-83, ago. 2023 www4.*sanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> America*as, um **so de Comunicação Corpor*tiva </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> Nag*r et al. (**19) ex*minam o impact* da incerteza </line>
<line> n* política econômica </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> assimetri* de informações *os investidores e na divulgação </line>
<line> de </line>
<line> informaçõ** pel* </line>
</par>
<par>
<line> *dministração das empr*sa*. *s aut*res descobriram que a incerteza na política econômica </line>
</par>
<par>
<line> está </line>
<line> positiv*me*t* rel*cionada com a a*s*metria de *nfo*mações dos investidores e </line>
</par>
<par>
<line> negati*amente relacionada </line>
<line> com a divu*gação *e *n*ormações p*la *dministração das </line>
</par>
<par>
<line> e*presas. </line>
</par>
<par>
<line> Em co**unto, os a*t*gos mostra* que a **vulgação de </line>
<line> informa*õ*s financeiras pelas </line>
</par>
<par>
<line> empr*sas * fundamental para a </line>
<line> transp*rênc*a e efic*ência d* mercado financeiro, e </line>
<line> que os </line>
</par>
<par>
<line> investidores valorizam a transparência * a divulgação de inf*rmaçõe* ad*ciona*s. **rt*nto, </line>
</par>
<par>
<line> *om base na literatura, era de esper*r que * comunicaç*o pr*du*i*ia sempre ganhos para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> merca*o e p*r* os *cion**ta* minoritário*. </line>
</par>
<par>
<line> No en**nto, o qu* se obser*ou *o caso *a comunicação do fato r*l**ante da </line>
<line> American*s no *ia 11/01/202* foi exatamente o contrár*o. A* aç*es da Americanas </line>
<line> mostr*ram uma qu*da brutal a*ós os comunicados, gerando cris* no se*or var*jis*a e uma </line>
<line> forma p**ticular *e co*rida bancária. *s bancos declar*ram antecipa*ão de ve*cimento ** </line>
</par>
<par>
<line> crédito d* seus contratos e ret*vera* os *e*ebív*is *a Americanas, o que *ez com q** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> liq*idez ca**se de 9 bilhões d* re*is, p*ra *prox*mad*men*e 700 milh*es d* reais. Esse fat* </line>
<line> lev*u ao pedido de r*cu*eração judicia*, e a retira*a dos papéis d* A*ericanas do Ib*vespa, </line>
</par>
<par>
<line> gerando </line>
<line> perd*s obje*ivas aos acioni*tas (ROQUETE, 2023). A </line>
<line> co**lusão i*edia** que é </line>
</par>
<par>
<line> comun*car p*obl*mas em *etores sus*etí*eis * </line>
<line> crises, corridas e co*t*gio, *omo **nanc*ir* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> va*ejista, pod* </line>
<line> ger*r um ef**to inc*ntrolável (D* MORAE*, 2023). *a **óxima seção será </line>
</par>
<par>
<line> ***mina*o o contex** do setor va*ejista e da America*as com *es*e*to as op*r**ões com </line>
<line> fo*necedore*, bem como a a*álise do comunicado e seus ef*itos. </line>
<line> 4 *ESULTADO* * DISCU*SÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> Nesta seção são </line>
<line> ap*esen*ados *rês distinto* mo*entos, tendo como r*ferência </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comuni**do do fato relevant* de janei*o de 20*3. O </line>
<line> ambien*e que antecedia * comunicado, </line>
</par>
<par>
<line> com * *xplicações da *elaç*o **mer*i*l * *ina*cei** *o setor varejist* com os fornecedores, a </line>
<line> an**ise do comunica*o e os efeitos *roduzido* pelo co*unicado no m*rcado. </line>
<line> 4.1 Relação comerci*l e financeir* *o setor varejista com f*rnecedores </line>
<line> Nos últimos a*os, o **tor de v*rejo sofreu com a pre*são inflacionária e a re*ução do </line>
</par>
<par>
<line> poder de *omp*a das fa*ílias. Além diss*, a**a da Selic, e s*u impacto no mercado a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 2023 www*.f*anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Roquete, *. *. M*ra*s, R. F. N**cimento </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> crédito, af*to* negativamente o acesso ao *rédi*o, tornando-o *ais dif*c*l e caro. Como </line>
<line> consequência, a in*ús*ria do varejo *iu *m* queda no v*lume de venda* * marge** m*is </line>
<line> apertadas. *ara fazer frente a este ce*á*io, e* 2022, a **ericanas fez emissões de debên*ure* </line>
<line> e aume*tou o *ndivi**m*nto, sem uma ampliação significativa. A *í*ida da Ame*icana* </line>
<line> e*tava apa*e*temente s*b controle, a*nda mais c*m o caixa r*busto de cerca de R$ 9 bi*hõe*. </line>
<line> ** *cordo co* uma matéria p*bli*ad* pelo Valor Econômico, *m març* *e 2023, o </line>
<line> volume de operações n* qual os bancos intermedi**am a rel*ção ent** a *m*ricanas e seu* </line>
</par>
<par>
<line> fornece*ores, c*a*ad* </line>
<line> n* comunic**o do fato releva*te *e </line>
<line> 11/01/20*3 de risco sacado, </line>
</par>
<par>
<line> praticamen*e qu*ntupl*c*u d* 2015 a 2022 (de R$ 3,4 *i*hões para R$ *6 bilhões </line>
</par>
<par>
<line> apr**imadam*nte). Vale ***ientar que no* </line>
<line> ú**imo* *nos *sse tipo de opera*ão *assou a ser </line>
</par>
<par>
<line> b*stante utiliz*do pelo setor varejista, co** pode se* o*ser*ad* na tabela 1. </line>
<line> Embora as operaçõ*s financeiras com fornecedores *e*ham se tor*ado comuns *o </line>
</par>
<par>
<line> setor vareji*ta, </line>
<line> apenas tr** empresas dentr* as analisadas do *et*r exp*icitaram essas </line>
</par>
<par>
<line> operações fin*n*eiras </line>
<line> em </line>
<line> 2021. No ano seguinte (2022) foi n*tada u*a mudança, e dua* </line>
</par>
<par>
<line> e**resas (Marisa e *&A) n*o apre**n*aram info*mação so*re essas op*rações ** bal*n*o, </line>
</par>
<par>
<line> descrevend* as m*sm*s </line>
<line> apenas em notas ex**icativas. O que cha*a atenção também * que, </line>
</par>
<par>
<line> embora ta*s opera*õe* possuam per*entu*l relevante na </line>
<line> co*ta *ornecedores, não possuem </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> m*smas no*enclaturas, </line>
<line> podendo ser </line>
<line> nominada como convên*o, c*nf*rming ou risco sacado. </line>
</par>
<par>
<line> Essa falta de uma nome*clatura es*ecífic* *ausa incerteza sobre a nat*re*a da operação e *o* </line>
<line> esta *az*o produz r*ído par* o investidor. *p*sar de não **arec*r na tabela, * termo forf*i* é </line>
<line> util*zad* em ofícios da CVM *uando se re*ere à mesma o*era*ão, reforçando a percepção de </line>
<line> falta de pad*ão. </line>
<line> T*bela 1 - Volume de operações comerciais com in*ermediaç*o *ancária </line>
</par>
<par>
<line> *0*1 </line>
<line> 2022 </line>
</par>
<par>
<line> Pe*centual de ar*anjos fina**eiros Ap*r*ce no *ome p ar a Bala*ço? atribuído *mpres fo*necedores a * </line>
<line> Percentual de a*ranjos financeir*s Ap*re*e no Nome p ar a Balanç*? atribu*do *or*ec*dores * </line>
</par>
<par>
<line> Via 1 9 ,7 2 % Sim Convênio V* r * j o *ã o Magal* 4 4 ,1 7 % (apenas nas Convên*o no*as) N* o *isco C&A 2 0 ,5 0 % (a*en*s nas Sac*do nota*) </line>
<line> *isco 2 3 ,7 * % S*m Sacado 3 9 ,8 * % Sim Convênio Nã o Risc* * 0 ,5 8 % (apenas n*s Sacado notas) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *ere*ina, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 20*3 </line>
<line> *ww4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A*eri*anas, um Caso d* Comun**açã* C***orat*va </row>
<row> N* o </row>
</column>
<column>
<row> *isco </row>
</column>
<column>
<row> *1 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Renner </line>
<line> 3 ,7 7 % </line>
<line> (apena* nas </line>
<line> Co*firming </line>
<line> 4 ,6 3 % </line>
<line> Sim </line>
<line> Sacado </line>
<line> notas) </line>
</par>
<par>
<line> Riachue </line>
<line> Confir*in </line>
<line> 3 7 ,* 8 % </line>
<line> S*m </line>
<line> Confirming </line>
<line> 2 2 ,* 2 % </line>
<line> Sim </line>
</par>
<par>
<line> lo </line>
<line> * </line>
<line> Nã o </line>
</par>
<par>
<line> Mar*sa </line>
<line> 2 * ,5 0 % </line>
<line> *im </line>
<line> Convênio </line>
<line> 1 2 ,6 5 % </line>
<line> (ape*as nas </line>
<line> *onvênio </line>
<line> notas) </line>
</par>
<par>
<line> Notas: 1) Elaboração própr*a </line>
<line> 2) * termo traduzido de Supplier *inan** Arrangements - Publicação de no*embro de 2021. Link: </line>
<line> https://www.ifrs.org/content/dam/ifr*/project/suppl*er-fin*nce-*rran**me*ts/e*-*021-10-sf*.pdf </line>
<line> Em rel*ção à classificação das operações sugerida pelos órgãos *eguladores, d**s </line>
<line> ofí*ios da CVM (2016 * 2021) tratam do assunto. No ofício d* 2016, a **M diz que o b*nco </line>
</par>
<par>
<line> d*ve con**dera* a varejista (a qual c*ama de empres* âncora) como tomadora final </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ***réstimo. A CV* *ntende que há um financiam*n*o ness* caso par* a v*rejista e, portanto, </line>
<line> isso *everia ser reconhecido como pass*vo oneros* e não ** passivo de fina*ciamento, mais </line>
<line> especificamente *a conta for*ecedores. Em relaçã* aos fornecedor*s, a **M afirma que el*s </line>
<line> emitem faturas que c*ntemp*am o p*azo a s*r financiado pelo banco, *o*ém não reconhecem </line>
<line> as v*ndas pelo valor presente de fo*ma * inflar o EBI*DA. </line>
<line> Já no *fício de 2021, a CVM nã* ab**da a quest*o d*s forneced*res. Al*m disso, não </line>
<line> chega a afirmar *e *or*a cont*nd*nte se trata* de uma operação de **édi*o *ntre os ban*os e </line>
<line> *s empresas â*cora. Para tanto, desta*a a v*ntagem tribu*ária (n*o *ecolhimento do IOF) da </line>
<line> *per*ção. Esse, aliás, é o principal at*ativ* da *peração *m comparaçã* com a antecipa*ão *e </line>
<line> du*licatas, po* ex*m*lo. Na *peração de desconto de dupli*at*s (co*o apr*s*ntado n* figura </line>
</par>
<par>
<line> 2), por *er uma ope*ação de c*é*ito, há a </line>
<line> cob**nça de IOF. Já no *aso do forfait, como </line>
</par>
<par>
<line> *efinido pe*a CV*, *ão há IOF, o que denota uma i*congruê**ia para qu* s*ja *ratada *o*o </line>
<line> op*ração de crédit*. </line>
<line> É importante ressaltar que o Ofício Ci*cul*r da CVM fornece orient***es à* </line>
</par>
<par>
<line> comp*nhias sobre com* r*al*zar determinadas práticas, mas não impõe obri*a*oriedade, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, não gera qu*lquer tipo d* vinc*laç*o regulatória. Além disso, *e acor*o com </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> matér*a publ*cada pelo V*lor **onôm*co em ma*ç* de *0*3, o Con*elho *e Nor*as </line>
<line> Internacionais de C**tabil*d*de (IASB, na sig*a em ingl*s) decidiu ac*lerar a imp*ementação </line>
<line> de normas para a *ivulga*ão d* operaçõ*s com f*rn*cedores, c*nhecido como "ri*co sacado", </line>
</par>
<par>
<line> conforme co*unic*do da co*sultoria </line>
<line> PwC. Ou *eja, o cenário regulatóri* a respe**o das </line>
</par>
<par>
<line> *per*ções objeto do co**nicado apresenta característ*cas do *u* na literatura de regula**o é </line>
<line> chamado de *ácuo regulatório. </line>
<line> Short (2013) explica a situ*ção em que h* "*ácuo regulató*io" ** mercado, em funçã* </line>
<line> dessa situaçã*, b*sc* um* *ut*rreg*laç*o, ou *eja, o me*cado **sca soluç*e* pr*prias para o </line>
<line> Re*. FS*, Ter*sina PI, v. 20, n. 8, *rt. 4, p. 64-83, ago. 2023 www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Roquete, C. O. M*r*es, R. F. Na*cimento </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> proble*a. * esse parece ter sido * c*so das d*versas fo*mas de tra*amen** das *pe*açõ*s </line>
</par>
<par>
<line> **minadas no fato re*evante como </line>
<line> risco *acado. Short (2*13) tamb*m destaca q** o vácuo </line>
</par>
<par>
<line> relatório é a situa*ão em </line>
<line> *ue nã* exist* regu*amentação governa*e*tal específi** para lidar </line>
</par>
<par>
<line> *om *m determinad* pro*l*ma o* *etor d* economia. Essa falta de regulame*tação pode </line>
<line> ge*ar inc*r*e*a jurídica e dif*cul**de *ara as empresas e indivíduos que *tuam naquele set*r, </line>
</par>
<par>
<line> pois não há reg**s clar*s sobre o que * pe*mitido ou proi*ido, o* sobre q*ais são </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> penali*ad*s em caso de des*umpr**ent*. </line>
</par>
<par>
<line> Devido à *usência d* uma n**ma v*nculante por pa*te dos regulad**es brasile*ros, bem </line>
</par>
<par>
<line> como à falta de </line>
<line> orienta*ões in*er*acio*ais, como as *mit*das pelo IAS*, há uma grand* </line>
</par>
<par>
<line> incerteza em rela*ão ao tra*ament* de **erações. Nesse se*ti**, </line>
<line> era e*perado que </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> **uvesse conse*so se tais operações d*veria* ser clas*ificadas co*o operaçõ*s de crédi*o ou </line>
<line> operaçõ*s com*rc*ais. </line>
<line> O *ratame*to t**but*r*o a*ribuído à* ope*ações objeto *o fato relevante - no qual não há </line>
</par>
<par>
<line> incidênci* de Im*osto sobre Operações Finance*ras (***) - </line>
<line> permite inte*pretar as mesmas </line>
</par>
<par>
<line> como algo </line>
<line> diferente de uma operação de créd*to tradicio*al. Po* outr* l*do, * </line>
<line> presença </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ba*cos interm*diand* * opera*ão, </line>
<line> com* ilus*rado na figura 1, pode levar * inte*pretaçã* *e </line>
</par>
<par>
<line> que se trata de uma op*raçã* de crédito. *m c*njunto, esses argumen*os indicam qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tr*tame*to apresentado no *a*o relevante das Ameri*anas *o mínimo, que*tionável, uma *, </line>
</par>
<par>
<line> *ez que </line>
<line> não há convicção qua**o na*ureza da op*raç*o - se é com*rcial ou um* simples à </line>
</par>
<par>
<line> oper*ç*o de cré*it*. </line>
<line> De forma a lanç*r lu*es *o*re * questão, é i*portante *en*tar *ue con*or*e * figura 1 </line>
<line> indica, a presença dos bancos *ão **sca*a*teriza ou insere *enhum ris*o adici*nal à transação </line>
<line> comercial entre fornecedor*s e varejistas. Razã* pela qual, no prese*te estudo, n*m*nar*m*s a </line>
<line> operação com* *per*çã* com*rcial com int*rme*iação f**anceir* (*C*F). Vale salientar que </line>
<line> se houver um descasamento que fu** à operação *egoc*ada ini*ialmente, a fig*ra 1 deixa*ia *e </line>
<line> re**esentar * operaçã*, *xigindo avaliar caso a caso s* de fato a operação *iraria crédito. E, </line>
<line> par* tal, *e*eria per*er a isenção de IOF. </line>
<line> Para efeito* *e *ompar*ção, f** inserida *ambé* a estrutura de a***ci*ação de </line>
</par>
<par>
<line> *up*icata* a receber. Obse*va-se </line>
<line> **e a princ*pal diferença *ntr* *s du*s *per*ções </line>
<line> está </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> empresa garantidora. *nqu*nt* na *ntecip**ã* *e *uplicatas (figur* 2), o fornecedor as*u** * </line>
<line> o*r*gatori*dade de *agamento ao banco, n* operação com*rc*al com intermediação financeir* </line>
<line> (figura 1), é a empresa a*quirente (chama*a *om*mente de empr*sa-âncora) que cump*e com </line>
<line> sua obr*gação *omercial ** prazo acordad* c*m os f*rne*edores, ou s**a, * fluxo da ope*ação </line>
<line> não so*re m*d*fi*ação. </line>
<line> Rev. F**, Teresi*a, v. 20, n. 8, a*t. 4, *. 64-83, ago. 2023 *ww4.fsan*t.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Am*ricanas, um Caso de Comuni*ação Corpo*ativa </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a1 - *peraçã* comercial com *nterm*diaçã* fi*an*eira </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 2 - An**cipação *e Duplicata* a Receber </line>
</par>
<par>
<line> Cabe salienta* qu* a estrut*ra da f*gura 1 *erm*te identi*ica* incentivo* par* que a </line>
<line> *p*raç*o **o s*ja co*s**era*a uma oper**ão *e crédito, dado à pres*n*a do vácu* </line>
<line> *egula*ório. P**meiro, incentivos pa*a os fornec*dores por a*essar taxas mai* atr**ivas no </line>
</par>
<par>
<line> desconto </line>
<line> do valor a receber. E* re**ção aos bancos, n*o clas*ificar c*mo crédito t*m o </line>
</par>
<par>
<line> benefício de consumir **n*s capital *egulatório e *ara o mercado c*ia fac*lidade e agilidade, </line>
<line> p*is a ope*a*ão é *oda automatizada, inclu*ive *ispo*ibiliza*a na p*ata*orma *os bancos. Vale </line>
<line> sa*ientar que em n*ssa a*álise sobre o* f*rne*edores não id*nt*ficamos, confor*e cita**o ** </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ag*. 2023 *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. R*quet*, C. O. Moraes, R. F. Nasciment* </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Ofício de 2016 *a *VM, que os fo*nec*dores </line>
<line> *nvo*vidos na* operaçõe* </line>
<line> de OCIF </line>
</par>
<par>
<line> reconhece*am os recebíveis a valor *rese*te, o que ampliari* o seu EBITDA. Ou seja, </line>
<line> e*sa </line>
</par>
<par>
<line> informaç*o *ão foi e*cont*ada nos r*sulta*os de relevan*es forn*cedores *as Americanas.1 </line>
<line> 4.2. *náli*e do Co*unicado do fato r*levante e suas **nsequências </line>
<line> Como * possível que uma empre*a líd*r do *etor varejista brasileiro, com uma reserva </line>
<line> financeira de cerca de * bilhõe* de reais, *i*ue tão vulnerável a pont* de *recisa* entrar *om </line>
<line> um p*d*do de re**peração judi*ial para e*i*ar a falê*cia? Essa quest*o complexa não tem uma </line>
</par>
<par>
<line> r**po*ta *ácil, mas certa**nte </line>
<line> há </line>
<line> uma rela*ão caus*l en*re o anú*cio feito pelo ex-CEO da </line>
</par>
<par>
<line> Am*ric*nas e* 1* </line>
<line> de ja*e*ro *e </line>
<line> 2023 e o pedido *e recuperação judicial f**to *penas uma </line>
</par>
<par>
<line> *emana *epo*s. Essa relação *ausal *videnc*a a f*rma c*mo um comuni*ad* corporat*vo *ode </line>
</par>
<par>
<line> afet*r o ambie*te de n*góc*os de uma emp*esa, </line>
<line> *evan*o-* a uma posição de extrema </line>
</par>
<par>
<line> fragil*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Analisar um comu*ica*o não é uma tare*a simples, pois o próprio an*nc*o de um fato </line>
</par>
<par>
<line> relevante *m si já traria apree*são ao mercado. Alé* d*sso, o conteúd* </line>
<line> do *omunicado e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *la*eza </line>
<line> podem ind*z*r a *erc*p**es *istint*s do m*rcado. Uma possível forma de an*li*e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> por mei* da *uvem de palavras. A </line>
<line> n***m ** pala*r*s é uma f*rm* de aná*ise t*xtual </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> con**st* em **al*sar um texto o* uma d*cl*ração *través de uma imagem. * construí*a uma </line>
</par>
<par>
<line> relação d* palavras que apar*cem repe*ida*ent* no texto as quais </line>
<line> são colocadas dentro </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> nuvem de forma que seu tamanho d*ntro *a *uvem varia d* acordo *om sua *elev*ncia dentr* </line>
<line> *a declaração (Ramlo, S., 2*11; Kalmukov, 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> Todavi*, o pesquisador deve *omar certos </line>
<line> cuidados na cons*rução da *u*e* de </line>
</par>
<par>
<line> palavra*, de f*rma a *ealizar a an*lise da fo*m* mais eficiente e c*ara possível. *o caso *este </line>
<line> estudo, por *xempl*, se*ã* co*sid**a**s somente as pal*vras-chaves, ou s*ja, quas* todas as </line>
</par>
<par>
<line> *a**vras são substantivos, se*do as palavras de outras *lasse* gr*maticais excluídas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> análise. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Exemplos: Samsung e Nestl* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, *. 20, n. *, art. 4, p. *4-*3, a*o. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mer*cana*, *m Caso de Co*unic*ção *orp*rativa </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 3 - Nuvem com alguns *e*mos utilizados. </line>
</par>
<par>
<line> Observando * nuvem, é poss*vel que a*g**s term*s uti*izados (dívida, bilh*es, </line>
<line> ba**nço, entr* **tras) trouxe*am n*rvosismo ao *ercado. Além disso, a *alta de transparência </line>
<line> na *omunicação, enfati*a*do aspectos negativos, re*erentes a uma op*raçã* que *ão poss*ía </line>
<line> uma definiçã* consensual de seu tratame**o, *a*i*itou uma res*osta ***gera*a do merc*do, </line>
</par>
<par>
<line> resu*tando *m um i*pact* p*eju*ici*l </line>
<line> não </line>
<line> apenas para os stakeholders d* *mpresa em </line>
</par>
<par>
<line> questão, mas tam**m para aqueles de outras empresas do setor afetado. </line>
<line> O que se p*r*ebe* após o comunicado foi o equiva*ente a uma co*rida *ancár*a. </line>
</par>
<par>
<line> O**iament*, quando </line>
<line> i *s o </line>
<line> a*ont*ceu, o caixa </line>
<line> *a A*ericanas não f** o suficiente pa*a arcar </line>
</par>
<par>
<line> com todas as obrigações. F*zendo </line>
<line> um p*ralelo com o setor banc*rio, n*n*** banco </line>
</par>
<par>
<line> conseguiria *rcar com * resgate *otal de to*os *s seus cl*ente*. </line>
<line> 4.3 Reação do Mer*ado Financeiro - Bancos </line>
<line> T*ndo em *ista a r*le*ân*ia do s*tor v*rejis*a para o mercado f*nanceiro, é *a*ural </line>
</par>
<par>
<line> questionar po* *ue os agentes de mercado, representad** pri*cipalment* pe**s analistas </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> cobre* * setor de varejo, nunca ques*i**aram as em*resas do s*tor vareji*t* quanto à falta de </line>
<line> padronização das ope*ações objeto do comunica*o? E de *osse dos ***cios *a CVM, por que </line>
<line> nunca indagaram * class*ficação dessas operações nos balan*os das empresas? </line>
</par>
<par>
<line> Prova*elmente, **ata-se muito mais de u*a "miopia" co*et*va dos </line>
<line> agentes financeiros. Em </line>
</par>
<par>
<line> outras </line>
<line> p*l**ras, enqu*nto est* t**o da*do certo, su*ge um *erto comodismo ou </line>
</par>
<par>
<line> irraciona*idade do *er**do (*E MORA*S, 2023; JUNQUEIRA; NAKAGAWA, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**si*a PI, v. 20, n. *, art. 4, p. 64-83, ago. *023 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. R*q*e*e, C. O. Moraes, *. F. Nascimento </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> Este co**ort*mento pode ser explicad* pe*a heurísti** d* com**r*amen*o ma*ada, </line>
<line> qu* d*z que os agentes de merc*do tendem a *gno*a* suas próp*ias p*rcepções e s*guir com o </line>
<line> *ercado em ge*al. * como se o indivíduo conside*asse err** em grupo melho* d* que errar </line>
</par>
<par>
<line> s oz i nho. A </line>
<line> lit*ratura s**re crises finan*eiras mostra exatamente a "miopia" d*s agentes *o </line>
</par>
<par>
<line> merc**o em toda* essas c*ises (*I**LEBERGER; ALIBER, *005; D* MOR*ES, 2*23). </line>
</par>
<par>
<line> Exemplos *o*o *stes foram verific*dos na **i*e de </line>
<line> 2008, também chamada de </line>
<line> crise </line>
</par>
<par>
<line> do subprime. No iníc*o dos anos 2*00, o *ercado imobili*r*o am**ic*n* estav* com muita </line>
</par>
<par>
<line> liquidez e taxas *em baixas, e com </line>
<line> isso o crédito es*ava ab*ndante. Er* e**r*ma*e*t* fácil </line>
</par>
<par>
<line> conseguir dinhei** par* imóve*s. Até mes*o pessoas s*m compr*vação *e renda conseg*iam </line>
<line> tomar crédito, o que de* origem i*clusi*e ao termo NINJAS (n* income, no job *nd no </line>
<line> a*s*ts). Com * pas*** dos anos, a taxa *e juros come*ou a subir e *s empréstimos a fica*em </line>
<line> mais c*ros. Como *onsequência, algo *uito fácil de enxergar n* teo*ia acabou aco*tece*do: o </line>
</par>
<par>
<line> aumen*o d*se*fr*ado da inadimplência. Uma an*lise um </line>
<line> *ouco mais p*ofunda </line>
<line> d*veria ser </line>
</par>
<par>
<line> su*iciente par* o mercado enxergar que *e tratava de tít*los h*potecário* "podres". Porém, * </line>
</par>
<par>
<line> imens* maio*ia </line>
<line> dos anal**tas en*enderam </line>
<line> qu* o mercad* im**iliári* america*o era sóli*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> jamais quebr**ia. Os ratings desses </line>
<line> **tulos (fornecidos pelas princip*is ag*ncias - S&*, </line>
</par>
<par>
<line> Moodys e *itch), po* ex**plo, mo*travam isso a* </line>
<line> a*ri*uí**m classificações exc*le*tes com </line>
</par>
<par>
<line> r*ríssima *robabili*ade de def*ult. </line>
</par>
<par>
<line> Em analogia à crise de 2008, a reação dos *ancos no **so Americanas mer*ce </line>
<line> *estaque. Os *ancos qu* por ano* mant*veram uma relaç*o co* *s emp*esa* do *arej*, </line>
</par>
<par>
<line> *udaram repentinamen** seu comportamento por </line>
<line> *onta do co*unic**o. Ess* mudanç* *e </line>
</par>
<par>
<line> at*tude refletida na restriç** ao crédito e na mu*anç* de c*ass*ficação de risco é difícil de ser </line>
<line> com*reendida, u** vez que os ba*cos se**re *or** *nstados a c*nhe*er profundamente s*u* </line>
<line> clientes pela regul**ão b*ncár** de ris*o de cré*i*o do Brasil.2 </line>
<line> Na tabela 2 estã* *pre*entadas as principais medidas dos **nc*s n*ticia*as ap*s * </line>
<line> co**nicado de *1 d* jan*iro. Ta* at*tude reve*a *ma eno*me av*rsão ao risco e* *elação ao </line>
<line> *etor varej*sta. Dois po*tos merecem d*staque *a análise da re*çã* dos *ancos esquematizada </line>
<line> n* tabela 2. Pri**iro, o aumento d* **ersão ao risco a uma *peração *ue os próprios **ncos </line>
</par>
<par>
<line> estr*t*r*m </line>
<line> *ara o se*o* vareji*t*, ofere*endo * mesma engenharia *ina**eira p*ra todo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> merc*do. Ressalta-se que os bancos al*rtavam os ganhos da oper*çã*, com destaque </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2 * Resoluç** 2682/** do Banco Cent*al do Bras*l e d* Consel*o Monetário N*cio*al di**õ* sobre cr*tér*os de </line>
<line> *lassificação *as operações de crédito e reg*as p*ra co*stitui*ão de provisão p*ra crédit*s de li*uidação </line>
<line> du*idosa. </line>
<line> Rev. F**, Te*e*ina, v. *0, n. 8, art. 4, p. *4-*3, ag*. 2023 *ww4.fsan*t.*om.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Americanas, um Caso de *omunica*ão Corporativa </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> v*ntagem tr*b*tária (isenção de **F), qu*ndo *ropunham a *per*ção.3 S*gundo ponto </line>
<line> impo*tante, assim como no caso da cont*bilização dos var*jistas, os bancos não apresentaram </line>
<line> consenso nos n*veis *e provi*ões para deve*or*s duvidosos aplica*os a Am*ricanas. As </line>
<line> provisões d**ulga*as variaram de 3*% até 100%, em uma r*p*tição d* falta de consenso </line>
<line> *obr* o risco da operaçã* e do set*r. </line>
<line> Tabela 2 - Análise documental das m*didas adotad** *elo merca*o fi*anceiro apó* </line>
<line> evento da Americana* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> F**te </row>
<row> O Glo*o </row>
<row> Valo* </row>
<row> *conômi </row>
<row> c* </row>
<row> CNN </row>
<row> Brasi* </row>
<row> O Glo** </row>
</column>
<column>
<row> Dat* </row>
<row> 02/02/20 </row>
<row> 23 </row>
<row> *7/0*/*0 </row>
<row> 23 </row>
<row> 09/02/20 </row>
<row> 23 </row>
<row> 13/02/20 </row>
<row> 2* </row>
</column>
<column>
<row> Notí*ia </row>
<row> Santander: entenda * provisã* de R$ 1,1 b* </row>
<row> (30%) p*ra americanas e saib* *or*ue </row>
<row> poderia ter sido pior </row>
<row> Itaú provisionou 100% de Americanas, com </row>
<row> i*pacto de R$ 1,307 *i </row>
<row> Bradesco provisiona *$ 4,9 bilhões *ara </row>
<row> cobrir 100% d* exp*si*ão à America*as e </row>
<row> lucro desaba </row>
<row> Banco do Brasil provisiona 50% *e sua </row>
<row> exposição a Americanas; lucro **ca acima </row>
</column>
<column>
<row> Conse**ênc** </row>
<row> Fa*ta de pa*rão e </row>
<row> restrição d* cr*dito </row>
<row> **lt* de padrão e </row>
<row> *estriçã* *e cré*ito </row>
<row> *a*t* de p*dr*o e </row>
<row> res*ri*ã* de cré*ito </row>
<row> Falta de padrão e </row>
<row> restrição de *rédito </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Valo* </row>
<row> Econôm* </row>
<row> co </row>
<row> Valor </row>
<row> Inv*st </row>
</column>
<column>
<row> 13/02/20 </row>
<row> *3 </row>
<row> 17/02/20 </row>
<row> 23 </row>
</column>
<column>
<row> da projeção de mer*ad* </row>
<row> Após American*s, \ef*ito *o*in*\ </row>
<row> *reocupa * me*cado </row>
<row> Banc* Safra p*ovision* R$ 1,2 bilhão </row>
<row> (50%) *ara amer*canas e a*n*a sim tem </row>
</column>
<column>
<row> Rest*ição de crédito *o </row>
<row> seto* *arejista p*lo </row>
<row> temo* de </row>
<row> acontecimentos </row>
<row> simila*e* a* da </row>
<row> Amer*canas. </row>
<row> Fal*a de padrão e </row>
<row> restri**o d* crédi*o </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> V*l*r </row>
<row> Econômi </row>
<row> co </row>
<row> Valo* </row>
<row> Ec*nômi </row>
<row> c* </row>
</column>
<column>
<row> *3/02/2* </row>
<row> 23 </row>
<row> *8/02/20 </row>
<row> 2* </row>
</column>
<column>
<row> lucro recor*e em **22 </row>
<row> Empresas devem *enegociar ao *enos *$ </row>
<row> 260 ** em dívida </row>
<row> Cr*dito esf*i* e i*adimplê*ci* a*menta </row>
</column>
<column>
<row> B*ncos est*o menos </row>
<row> *lex*veis na </row>
<row> *enegociação após </row>
<row> evento das Amer*can*s </row>
<row> Após even*o das </row>
<row> *me*i*anas, ho*v* </row>
<row> ma*or re*triçã* no </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Folha de </row>
<row> São </row>
<row> Paulo </row>
</column>
<column>
<row> 6/3/2023 </row>
</column>
<column>
<row> Investidor tira R$ 17 bi de fundos *o* </row>
<row> títul*s privad*s em 2023 </row>
</column>
<column>
<row> mer*ado de cr*dito </row>
<row> Menor volume de </row>
<row> captação ** recurs*s </row>
<row> pelas *mpresas vi* </row>
<row> **r*ado fin*nceiro </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 3 Ver: *ttps://w*w.itau.com.br/em*resas/emp*estimos-financiamen*os/risco-s*c*do e </line>
<line> https://banco.bradesco/*tml/pessoa*urid*ca/solucoes-integradas/e*pres*imo-*-fi*anciamento/antecipacao-a- </line>
<line> fornecedores.s*tm. </line>
<line> Rev. FS*, *er*sina PI, v. 20, n. 8, art. *, p. 64-83, *go. 2023 www*.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Roqu*te, C. O. *oraes, R. F. *asci*ent* </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> O Globo </row>
<row> O Glo** </row>
<row> Val*r </row>
<row> E*onô*i </row>
<row> co </row>
</column>
<column>
<row> 7/3/*023 </row>
<row> 9/*/20*3 </row>
<row> 9/3/*023 </row>
</column>
<column>
<row> \R*sco sacado\, que protag**izou rombo da </row>
<row> America*as, est* sumi*do das prat**eiras </row>
<row> Cr*se n*s **eric*nas teve e*e*t* *egati*o </row>
<row> no s**tem* fin*nceiro brasilei*o, diz BC </row>
<row> Fu*dos de C*é*ito têm *aqu* de R$ 13,5 b* </row>
<row> n* a no </row>
</column>
<column>
<row> Dificul**de de capi*a* </row>
<row> de *iro *ara os </row>
<row> fornecedores </row>
<row> Mercado *e *ré*it* </row>
<row> mais r*strito </row>
<row> M*nor *olume de </row>
<row> captaçã* de recur*os </row>
<row> pelas *mpresas via </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> F*nte: E*ab*ração Própria </row>
<row> 4.4 *eação do Mercado F**anc*iro - Ações das Varejistas </row>
</column>
<column>
<row> me*ca** fina*ceiro </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Por fim, é important* ana**sar o comportamen*o das ações do set*r varejista. A t*bela </line>
<line> 3 apre*enta a *orrel**ão entre o* retornos das aç*es v*rejistas *ura**e um **o, porém em dois </line>
<line> mom*ntos di*tin*os, sendo *ntes e *e*ois do e****o da Americana*. É notóri* que n* p*ríodo </line>
</par>
<par>
<line> a**erior, *s ações d* setor possuem alta correlação positiva c*m </line>
<line> a Amer*can*s, </line>
</par>
<par>
<line> p**n*ipalmente a Via Var*j* e a Magalu. Após o evento, percebe-se uma perda da correlação </line>
<line> entre a Ameri*anas * a* d*mais, o q** d*nota uma *ri*e n* s*t*r. </line>
<line> A mudança *a estrutura de correlação entre as empresas do se*or vare*i*ta é um forte </line>
<line> indício de q*e houve um efe*to d* *o*tágio do co*uni*ado das Ameri**nas. E*s* contágio, </line>
</par>
<par>
<line> que não **i *m*diat*, foi resultado da p*rcepç*o </line>
<line> de uma simil*rid*de entre </line>
<line> *s empre*as </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trato *a opera*ão objet* do comunicado. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Correl*ção e*tre a America*a* * as emp*esas do setor var*jista </line>
<line> 23/3/22 a *1/01/23 12/3/23 a 22/3/23 </line>
<line> Via </line>
</par>
<par>
<line> Va*ejo </line>
<line> * ,7 3 </line>
<line> 0 ,0 6 </line>
</par>
<par>
<line> Magalu </line>
<line> 0 ,7 0 </line>
<line> -*,25 </line>
</par>
<par>
<line> M*ri*a </line>
<line> 0 ,6 7 </line>
<line> 0 ,0 5 </line>
</par>
<par>
<line> *iachuelo </line>
<line> 0 ,5 7 </line>
<line> 0 ,0 * </line>
</par>
<par>
<line> C&A </line>
<line> 0 ,5 7 </line>
<line> -0,10 </line>
</par>
<par>
<line> *en*er </line>
<line> 0 ,* 4 </line>
<line> -0,01 </line>
<line> Font*: El*bo*ação Própria </line>
</par>
<par>
<line> Na Tabela * são *pres*ntados *s *etornos acumulados dos me*es de jan*ir* (após * </line>
<line> e*ento) e fevereir*. Como é pos*ível verifica*, em ja*eiro, as varejistas d*stoaram da </line>
<line> Ame*icanas, incl*sive co* retornos expres*ivos co*o a Ma*alu e a C&A. *ma *ossí*el </line>
<line> explicaçã* * * crença inic*al dos *nvesti*ores de que * evento da Americana* não c*lmin**ia </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 2*23 w*w4.fsanet.*o*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *m*ri*anas, u* Caso de Comunica*ã* Corporativa </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> em *ma ext*nsão para o setor vareji*ta e *ue </line>
<line> as dema*s empr*sas ter*am </line>
<line> um aumen*o de </line>
</par>
<par>
<line> marke* share, hav*ndo possivel*ente uma migração dos inves*idores p*ra *utras empres*s do </line>
<line> setor vare*ista. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, </line>
<line> no mês de fevereiro, </line>
<line> todas as v*rejistas analisadas tive*am quedas </line>
</par>
<par>
<line> acentuadas. Est* queda tem relação com a fo*te restrição d* c*édito adota*a **los bancos ao </line>
<line> mercado *arejist* e a desconfiança * r*spe**o da oper*ção *CIF. Isso *ica patente na maté*ia </line>
<line> publicada *o j*rna* * Glo*o *o*r* * "*isco Sacado" e**ar sum*n*o das pratelei*as (ver t*bela </line>
</par>
<par>
<line> *). Ou seja, o </line>
<line> ef*i*o d* *a*o relevan*e se esten*e* m*ito a*ém da* fr*nteir*s da Ame*ican**, </line>
</par>
<par>
<line> afe*ando o mercado fin**c*ir*, *ue permitiu * pr*pag**ão ** crise para o set*r varejista. </line>
<line> T*b*la * - Reto*no *ens*l do setor varej*sta </line>
<line> J*neiro (*p*s * ev*nto) Feverei*o </line>
</par>
<par>
<line> Magalu </line>
<line> 4 6 ,2 0 % </line>
<line> -18,96% </line>
</par>
<par>
<line> C&A </line>
<line> 1 3 ,3 1 % </line>
<line> -32,2*% </line>
</par>
<par>
<line> Ren*er </line>
<line> 3 ,8 9 % </line>
<line> -13,78% </line>
</par>
<par>
<line> Mar*sa </line>
<line> -0,7*% </line>
<line> -54,35% </line>
</par>
<par>
<line> Via Varejo </line>
<line> -7,69% </line>
<line> -19,58% </line>
</par>
<par>
<line> Riachue*o </line>
<line> -9,89% </line>
<line> -1*,33% </line>
</par>
<par>
<line> Ameri*an*s </line>
<line> -85,42% </line>
<line> -42,86% </line>
<line> Fonte: Elabo*aç*o Própria </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o I*stituto Bras*leiro de Governança Co*porati*a (*BGC) (2017), comunicar </line>
<line> d* forma apress*d* e imp*ecisa em situa*ões de c**se po*e t*r consequ*nc*as de*a*tro*as, *ois </line>
<line> pode aument*r * ri**o de uma c**se m** planejada e in*ormaçõe* eq**vocada* sendo </line>
</par>
<par>
<line> *ivulg*das. Portanto, o IBGC destaca a importância da transparência * </line>
<line> da *omu***ação </line>
</par>
<par>
<line> a*equada em situaçõe* d* *rise *a*a *inimiz*r o i*pacto ne*ativo na reputação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> org*n*z*çã*. O que se obs*rvou após o fato relev**te d* A*eric*nas n* dia 11/0*/2023 v*i ao </line>
<line> encontro do esperado p*l* IBGC, co* um co*unicado ca*ent* de m*ior*s detalhes, o q*e </line>
</par>
<par>
<line> t*oux* mais apre*nsão ao *er*ado para situa*ão da Americana* posteriorme**e, para </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> set*r varejista. </line>
</par>
<par>
<line> Provavelmente, a criação de uma regulaç** para as operações de OCIF, re*uzir*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ossibili*ade de falta de t*ansparênci* dessas opera*ões nos fatos relevantes div*lgados p*las </line>
<line> e*presas. Portanto, o fim d* incerteza reg**atória so*re o **atamento d** operações de OCIF </line>
</par>
<par>
<line> e* conjunto a u*a </line>
<line> pad*oniz*ção n* contabiliza*ã* d*ssa* ope*ações facilit*ria a a*álise </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> me*cado finance*ro sobr* o </line>
<line> passivo das va*ejist**. Dessa forma, acredita-se </line>
<line> qu* *ão *averia </line>
</par>
<par>
<line> *m i*pacto *ão severo nos mercado* bancário e varejista. </line>
<line> Re*. FSA, *eres*na PI, v. 2*, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 2023 www*.fs*n*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Roquete, C. O. Moraes, R. F. *asci*e*to </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO*SIDE*AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Na Idad* Média, a *redibilidade de uma m*n*ag** dependi* do mensageir* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transmitia, **vido à falta de um s**t*ma de comunicação confiável. Esse conc*ito foi </line>
<line> des*nvolvido pelo *istoriador fra*cê* Lucien Feb*re, chama*o de "ef*ito mens*g**ro". I*so </line>
<line> significa que a *red*bilidade do men**geiro era crucial para gar*nti* * *ransm*s*ão precisa da </line>
</par>
<par>
<line> mensa*em que *s e </line>
<line> inf*rmações fossem recebidas de forma confiável. Hoje </line>
<line> em dia, esse </line>
</par>
<par>
<line> efeito </line>
<line> ai**a é </line>
<line> presente, a cred*b*lidade do m*nsageiro pode i*fl*enc*ar *omo as e </line>
<line> pess*as </line>
</par>
<par>
<line> recebe* e interpr*tam a mensa*em, me*mo que o conteúd* </line>
<line> da mensagem em si seja </line>
</par>
<par>
<line> importante. É por isso *ue * </line>
<line> com*nicação corporat*va d**e se* tratada com pr*dênc*a, </line>
</par>
<par>
<line> especialment* em ass*ntos complexos, conside**ndo o* efeit*s multipl*cado*es dos </line>
<line> a*goritmos nas redes soci**s. </line>
<line> O cas* das Americanas é um e*emplo c*aro d* que set*res tão interconectados como o </line>
<line> va*ejista e financeiro de*and*m reg*lação espe*ífica, *as ainda, prudência na *omunicação </line>
</par>
<par>
<line> de fa**s </line>
<line> re***antes. O fato relevante das Americana* produziu um ve*dadeiro av*lanc*e </line>
</par>
<par>
<line> (Cisne Vermelho) no *ercado v*rejista e b*n*ári*, pois *oi observada uma f*rt* reaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> produzindo perdas pa*a acion*stas m*no*itári*s e credores, não *p*nas </line>
<line> pa*a as Amer*canas, </line>
</par>
<par>
<line> *as também para *utras em**esa* do setor. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, ficou e*idente que a form* como os pr**lema* corpor**ivo* são *omunicado* </line>
<line> *m setor*s suscet**eis a c*ises, c**ridas e co*tágio pode fa*er uma dif*renç* *ignificati*a. *o </line>
<line> *aso e* par*icular, a falta de co*senso a respeito d* tratamento das *perações comerciais com </line>
</par>
<par>
<line> intermediação fin*n*eira (vulgo risco sacad*) e*plicam muito </line>
<line> do </line>
<line> ruído produzido pelo </line>
<line> *ato </line>
</par>
<par>
<line> r*l**ant* d*s *me*ic*na*. Logo, permanecem dúvi*a* so*re os *anhos econômicos do </line>
<line> fato </line>
</par>
<par>
<line> relevante. Ra*ão *ela qual este tema abre uma nova fre*te de pes**isa, que permi** associar </line>
</par>
<par>
<line> o* g*nhos e r*scos da rel*ção *ntre os seto*es varej*stas * *etor bancá*io no B*asil e no * </line>
<line> m und*. </line>
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<line> C. O. Moraes </line>
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<line> 1) con**pç*o e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 2) an*lise e interpretação d** dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) elabor*ção do r*scunho ou na revisão críti*a do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação *a apr*vação da versão final do ma*u*cr***. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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