Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul

Rodrigo da Silva Fernandes, Bruna Faccin Camargo, Jaqueline Carla Guse, Lucas Almeida dos Santos, Jocias Maier Zanatta

Resumo


A necessidade de profissionais da contabilidade, cada vez mais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, motivou este trabalho que buscou verificar como as instituições de ensino superior (IES) estão preparando os acadêmicos de forma a atender as especificidades exigidas pelas organizações do terceiro setor. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo sobre os cursos de graduação em Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, a fim de identificar as disciplinas voltadas ao terceiro setor, com o intuito de quantificar e qualificar o ensino da disciplina nas IES, bem como buscar a compreensão de como os conteúdos programáticos contribuem na formação discente. Para alcançar os resultados, foram utilizadas a pesquisa qualitativa, a pesquisa explicativa e descritiva, pesquisa diagnóstica e análise documental. Ao analisar os resultados, foi possível verificar que as instituições apresentam currículos voltados a normativas contábeis e legislação inerente à área, com abordagem reduzida frente a outros assuntos relevantes à temática. As instituições devem formar profissionais capazes de fornecerem informações relevantes à gestão e à longevidade das entidades do terceiro setor.

           

Palavras-chaves: Contabilidade. Instituições de Ensino. Terceiro Setor.

 

ABSTRACT

 

The need for accounting professionals who are increasingly up-to-date and prepared to meet the demands of the market, motivated this work that sought to verify how higher education institutions (HEIs) are preparing academics in order to meet the specificities required by organizations of the third sector. Thus, a study was carried out on the undergraduate courses in Accounting in Rio Grande do Sul, in order to identify the disciplines aimed at the third sector, with the aim of quantifying and qualifying the teaching of the discipline in HEIs, as well as seeking understanding how the syllabus contributes to student training. To achieve the results, qualitative research was used, explanatory and descriptive research, diagnostic research and document analysis were used. By analyzing the results, it was possible to verify that the institutions present curricula focused on accounting standards and legislation inherent to the area, with a reduced approach to other subjects relevant to the theme. Institutions must train professionals capable of providing relevant information to the management and longevity of third sector entities. 

 

Keywords: Accounting. Educational Institutions. Third sector.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.7.5

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