<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 7, art. 5, p. 101-122, j*l. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.7.5 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*mação Acadêmica Voltada ao Terc*i*o Setor: Um *st*do Sob** Cursos de Ciên**as </line>
<line> Contábei* do Rio Grand* do Su* </line>
<line> A*ademic Tr*ining Focuse* *n the *hird Sect*r: A S*udy on *c*ountin* Sciences Courses in </line>
<line> *io *rande do Sul </line>
</par>
<par>
<line> Rod***o da Silva *ernandes </line>
<line> Bacha*el em Ciên*ias Contábe*s pela Universid*de *ranciscana </line>
<line> E-ma*l: rodrigo.*er*andes@ho**ail.com </line>
<line> *ru*a Faccin Cam*r** </line>
<line> Doutora *m Contabilidade * F*nanças pe*a Universid*d de Zaragoza </line>
<line> Prof*sso*a da Universi*ade *ra*cisc*na </line>
<line> E-mail: b*un*f*ccinflor@*otm*il.com </line>
<line> Jaqueli*e Carla Guse </line>
<line> Mestre em Ciências *ontábeis pela F*n*a*ã* Un*vers*dad* *egional de Blume*a* </line>
<line> Prof*ssora da Un*versida** F*anciscana </line>
<line> E-mail: jaquel*ne.gus*@u*n.ebu.br </line>
<line> Lu**s *lme*da dos Sa*tos </line>
<line> Doutor ** Adminis*ração p*la Univer*idad* Federal d* Santa Ma*ia </line>
<line> Pro*essora da **iversida*e Franciscana *-mai*: l*cas.santos@ufn.edu.br </line>
<line> *o*ias Mai*r Zanat** </line>
<line> Douto*ado em Administração *ela Un**ersidade Federal de Sant* Maria </line>
<line> Me*tre em Desenvolvimento R*giona* p*la Univer*idade Reg*ona* d* Nor*este do Estad* do Rio Grande do Sul </line>
<line> E-m*il: josk85@*mai*.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Rodrigo da Silva *ernandes </line>
</par>
<par>
<line> U*iv**sidade </line>
<line> *ranci*cana </line>
<line>-</line>
<line> R. </line>
<line> *o* </line>
<line> Andr*das, </line>
<line> 1614 </line>
<line>-</line>
<line> Editor-Ch*fe: </line>
<line> D*. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> *lencar </line>
</par>
<par>
<line> Centro, CE* 9**10-*30, Santa M*ria/RS, Brasi*. </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: </line>
<line> Bruna Fa*cin Camargo </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Fr*nc*sc*na </line>
<line>-</line>
<line> R. </line>
<line> dos </line>
<line> Andradas, </line>
<line> 1614 </line>
<line>-</line>
<line> Artigo *ecebi*o em *2/05/2023. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro, CEP 9701*-030, *anta Mari*/RS, Brasil. </line>
<line> recebida em 19/05/202*. Aprovado ** 20/05/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Jaqueline *a**a G*se </line>
</par>
<par>
<line> Unive**ida*e </line>
<line> F*a**iscana </line>
<line>-</line>
<line> R. </line>
<line> d*s </line>
<line> Andr*das, </line>
<line> 1614 </line>
<line>-</line>
<line> *valiado pel* s*stema T*iple Review: a) Desk Review </line>
</par>
<par>
<line> *e*t*o, CEP 97010-0*0, Santa Maria/RS, *r**i*. </line>
<line> p**o Editor-Chef*; e b) Double Blind Re*ie* </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Luca* Almeida d*s Santo* </line>
<line> (avaliação cega por dois avaliadores d* *rea). </line>
</par>
<par>
<line> Universida*e </line>
<line> Franciscana </line>
<line>-</line>
<line> R. </line>
<line> dos </line>
<line> Andra*a*, </line>
<line> 1614 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro, CEP 970*0-*3*, Santa Maria/RS, Brasil. </line>
<line> Revisão: *ramatic*l, *ormativa e de Format*ção </line>
</par>
<par>
<line> End*r*ço: </line>
<line> Jocias Maier Zanatta </line>
</par>
<par>
<line> R*a do *omércio, 30*0, B*irro Unive*sitário. </line>
<line> CE*: 98700-0*0, *ju*/*S, Br*s*l. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Fernan*es, B. *. C**arg*, J. C. G*s*, L. A. Sa*tos, J. *. Zanatta </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> R**UMO </line>
</par>
<par>
<line> A ne*essid*de de pr**i*sionais da *ontabilidade, cada vez ma*s atualizados e preparados </line>
<line> para at*nder as demandas do mercado, *otivou este trabalho que buscou v*rific*r como as </line>
<line> instituiçõe* de ensino *upe*ior (IE*) e*tão p*eparando os acadêmico* *e fo*ma a atende* as </line>
<line> especific*dades exigidas pelas organizações do **rceiro setor. Dess* forma, foi desenvolv*do </line>
<line> um e*tudo sobre os curs*s de graduação em Ciências Con*ábeis d* Rio *rande do Sul, a fim </line>
</par>
<par>
<line> de ide*tifica* as discipl*nas voltad*s ao t*rcei*o seto*, com o intuito de quanti*icar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualificar o *ns*no </line>
<line> da </line>
<line> discipl*na nas IES, bem como bu*car compree*são de como a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *onteúdos prog*amáticos contribu** na formação d*scente. Para a*cançar os resultados, </line>
</par>
<par>
<line> *o*am uti*i*adas a pesquisa quali*ativa, a pe*quisa explicativ* e de*c**tiva, </line>
<line> pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> d*agnós*ica </line>
<line> e </line>
<line> anál*se docu*ental. Ao analisar os re*ul*a*os, f*i possíve* verificar que as </line>
</par>
<par>
<line> *ns*itui*ões </line>
<line> apresen*am *urrí*ulos vol*ad*s a normativas c**tábeis e **gislação iner*n*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> área, com *bor*ag** reduzida frente * o*tros assuntos relevante* à temática. A* instituiçõe* </line>
</par>
<par>
<line> devem fo*mar profis*io*ais *apaze* de fornecere* infor*ações relevantes à *estã* e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ong*vidade das e*tidade* do te*c*iro setor. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a*ra*-c*aves: *ontabili*ade. Insti*uições *e Ensino. T*rceiro Setor. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *he need for *ccounti*g professionals who ar* *ncreasingl* up-to-dat* and prepared to meet </line>
<line> the demands of t*e market, mo*ivate* *hi* work that soug*t to ver*** how hi*her educ*tion </line>
</par>
<par>
<line> institution* (HEIs) *r* </line>
<line> prepar*n* ac*dem*cs in *r*er </line>
<line> to meet the specificities req*ired by </line>
</par>
<par>
<line> organi**tions of the thir* sector. Thus, * stu*y was c**r*ed out on th* undergra*uate courses </line>
<line> in *cc*unting in Rio Grande do Sul, *n or*er to id*ntify the di*ciplines a**ed at th* third </line>
<line> se*tor, wi*h the aim of quantifying and qua*ifyin* *he teaching *f the d*s***l*n* in HE*s, *s </line>
<line> well *s seeking un*ers*an**ng how the s*llabus contributes to student *ra*ni*g. To achieve </line>
</par>
<par>
<line> the results, qual*tative rese*rch was used, explanat*r* an* </line>
<line> des*riptive re*ea*ch, d*a**ostic </line>
</par>
<par>
<line> researc* a*d document analysis *ere used. By analyzin* th* r*sults, i* was *ossible t* *er*f* </line>
<line> that the in*t*tutions present c*rri**** *ocused *n accounting standard* and legislation </line>
<line> inherent to the area, w**h a reduced **p*oach to *ther sub*ec*s re*e**nt to t*e *heme. </line>
<line> In**itutions m*st train professiona*s capable o* *ro*i*ing *elevant informat*on to the </line>
<line> m*nage*ent and long**ity of third *ector entit*es. </line>
<line> Keyword*: Acc*un*i*g. E*ucational Inst**u*ions. Third sec*o*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resi*a, v. 2*, n. 7, art. 5, *. 101-1**, j*l. 2023 </line>
<line> www4.**anet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação *cadêmi*a V*ltada ao T*rceiro Setor: Um *studo Sobr* Cursos de Ci*n*ia* Con*ábeis </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A cont**i**dade é u*a ciência em const*nte at*ali*ação, estan*o pres*n*e e* *iver*os </line>
<line> contextos econômi*os, c*mo nas entidad*s *o ch*mado **rceiro set*r. No âm**to br**ileiro, </line>
<line> a* o*ga*i*ações sem fins lucra*ivos, não-governa**n*ais, q*e c*nta* ta*bém com trab*lh*s </line>
<line> v*luntá*ios, ***tados a a*ões de cari*ade * de cidadania (com recursos privados ou público*), </line>
<line> estã* situadas neste setor (Crc-Rs, 2*18). </line>
<line> Formado por organi*ações, institutos, agr*miações, *ssociações sem fi*s l**rativo*, o* </line>
<line> quais *e mantê* com part*ci*a*õ*s de v*luntári*s, pr*p*rcio*ando à sociedade * qualidade </line>
<line> de v*da qu* * Esta** s*zin** não con*e*ue prop*rcionar (HADDAD, 2*10). </line>
<line> *sta* de*anda* se*viços de profissionais de conta*ili**d* bem preparados, *u* </line>
<line> conheçam * *orma como a entid*de está cons*ituída, as legis**ções qu* as *m*aram, *ue </line>
</par>
<par>
<line> rege* su* e*istênc*a, </line>
<line> as obrigações fi*cais, tr**alhist**, ince*tivos, regi*t*os, entre *utros </line>
</par>
<par>
<line> (Crc-R*, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> No an* de *945, pelo D*creto-Le* nº. 79*8, *e *2 de sete*bro, foi ins*ituí*o o Curso </line>
<line> de Bacharel em Ciênci*s Contábeis * At*ari*is, q*e confere * grau d* Bach*rel em Ciências </line>
</par>
<par>
<line> Contábeis e Atuari*i*. Segundo a Pla*aforma Sucupira (*APES, 2**8), exi*tem 70 </line>
<line> IES </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> cr*den*iamen** para os cursos de C*ênc*as Cont**eis no Rio Gr*nde do Sul, t*nto no formato </line>
</par>
<par>
<line> *r*sencial, com* no e*s**o a distâ*cia (EAD). Dessa form*, a cada seme*tre c*nt*nas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> futuros pro*iss**nai* são formados e p*eparad*s par* o merc*d* *e trabalho, mas os egressos </line>
<line> do curso de Ciênc*as contáb*is devem *usca* conhecim*n*os a*ém da facu*dade. </line>
<line> Se*un*o as D**etr*zes Curricu*ares *ar* *s Curs*s *e Graduaç*o e* Ciências </line>
</par>
<par>
<line> Contábeis, </line>
<line> os profissionais dessa á**a </line>
<line> *evem esta* p*epar*dos com conhecimen*os </line>
</par>
<par>
<line> multidisc*plin*r*s, a f** </line>
<line> d* que possam capt**ar, </line>
<line> *rocessar </line>
<line> * *n*li*a* os </line>
<line> eleme*tos </line>
</par>
<par>
<line> *e*aci*nado* </line>
<line> aos cont*oles t*cnicos, buscando a ger*ção e dissemin*ção de in*ormações </line>
</par>
<par>
<line> con*ábeis, com *xatidão (*RASIL, 2**4). </line>
<line> O terceiro set*r da *conomia ne*essita de profis*ionais com c*mpetê**ias para </line>
<line> garantir a continuidade das atividades e melh** dese*pen*o. De*ta forma, esta pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> centr*u-se no *uestionamento: Como as instituiçõe* de e*si*o su*eri*r estão p*eparando </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> acad**icos *** cursos *e Ciências Co**áb*is para atua*em em entida*es do terceiro s*tor? </line>
</par>
<par>
<line> Com o intuit* de respond*r ao q*estionamento * a sua comp*eme*tação de aco*do </line>
</par>
<par>
<line> com as et*pas consecutiv*s </line>
<line> foram r*ali*adas as seguintes </line>
<line> at*vidade*: id**ti*icar as *ES </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> apresenta* em s*a matriz curricula* *ma disciplina para o *er*eiro setor; caracteriza* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disc*plina qu*nt* à denominação, </line>
<line> *úm*ro de créditos, </line>
<line> carga horária e ob*igato*ied*d*; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teres*n* PI, *. 20, n. 7, art. 14, p. **1-122, jul. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Ferna*d*s, B. F. Camargo, J. C. Guse, L. A. **n*o*, J. M. Zanatt* </line>
<line> *04 </line>
</par>
<par>
<line> ana*isar o conteúd* pr*gramáti*o da discip*ina n*s cursos de graduação pesquisados; verificar </line>
<line> as metodo*og*as de *nsino * d* avaliaç*o u*ilizadas nas disc*plinas; * *xaminar as refer*n*ias </line>
</par>
<par>
<line> bi*liográficas </line>
<line> *ásicas e co*pleme*tares em*regadas pelos doc*nte* n* pr*grama </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> dis*i*lina. </line>
</par>
<par>
<line> Des*a forma, um estudo sobr* os cursos de Ciências Co*tá*eis *o R*o Grande do *ul </line>
</par>
<par>
<line> para id*ntif*car </line>
<line> as disciplinas vo*tad*s </line>
<line> ao terceiro setor *os*ra-se nece*sá*io, a fim </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> quantificar e qu*lific*r o ensino da </line>
<line> disciplina nas IES, bem *omo buscar a co*p*ee*são </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> como os con*eú*os progra*át*cos contribue* na fo**a**o discente, preparando-o par* atuar </line>
<line> junto ao t*rceiro setor. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓ*IC* </line>
<line> 2.1 Ensin* de contabilidade no Brasil </line>
<line> A gra*uação e* Ciê*cias Co**ábe*s possui *a*os que m*rc*ram * trajetóri* contáb*l *o </line>
</par>
<par>
<line> B*asi*. De acordo </line>
<line> com Niy*ma (2005), na décad* de 1960, ensino superior o </line>
<line> b*a*ile*ro era </line>
</par>
<par>
<line> o*ere*ido a*enas </line>
<line> por *nstitui*õ*s </line>
<line> públicas. Na </line>
<line> década de 1970, houv* um *r*sci*ento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ensino s*perior com </line>
<line> a i*st*l*çã* de i*sti**iç*es partic*lar*s, impulsionadas </line>
<line> pe*o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento do me**ado de cap*tais e da refor*a ba***ria. </line>
<line> Aind*, al*ado ao fato do cresc*mento d* ensino sup*rio* e ad*in*o das al*eraç*es </line>
<line> ocorridas nos ú*timos anos, principa*mente a *artir *os anos 80, surgiu a nec*ssidade de que o </line>
</par>
<par>
<line> aluno aprend* a aprende* </line>
<line> (SOUZA MANHANI, 200*) e, além </line>
<line> di s s o, a </line>
<line> *ece*sid*de d* que </line>
</par>
<par>
<line> seja de**nvolvida a cap*cidade crítica (ARAÚJO e* al., 2006). Nes** sen*ido, Mari*n (2001) </line>
</par>
<par>
<line> afir*a q*e os </line>
<line> aca*êmicos *everão tornar-se "pen*adores-crítico*", desen*o**en*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*paci**de de autoinicia*iva ** descobrimento que permita um </line>
<line> proces*o de aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> c*ntínuo de cr*scimento e* sua e </line>
<line> vida pro*i*sional. A e*se re**eito, A*a*jo et a*. (2006) </line>
</par>
<par>
<line> salientam que </line>
<line> esse </line>
<line> *r*c**** de in*ciativa é firmado p*lo estu*o d* ciência contábil, o </line>
<line> *ual </line>
</par>
<par>
<line> c*l*bora para aprimorar a cap*ci*ade de qu*st**nar * de tomar decisões. </line>
<line> Diant* dess* p*rspectiva, as IES deve* desen*olve* nos discent*s * ca**cida*e cr*tica </line>
</par>
<par>
<line> e de debate </line>
<line> com relação à área cont*bil, d*sde conceito* básic*s até temas </line>
<line> eme**en*es, </line>
</par>
<par>
<line> atualizand*-se frente aos as*untos que impactam no exerc*cio d* *rofissão (FURLANI, 1998), </line>
<line> no ent*n*o os *ursos *e graduação obedecem à l*gislação *specífica, neste ca** as resoluç*es </line>
<line> do Conselho Nacional da Educação e, *essa forma, a resolução CNE/*ES 10, de 16/12/2004 </line>
<line> que tra*a do ensino superior em *ontab*lidade e vers* e* s*** art*gos *iretriz*s que devem ser </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, art. 5, p. 101-12*, ju*. 2023 www4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação Acadêmica Volt**a ao Ter****o *etor: U* E*tud* Sobre Cursos ** Ciências *ontábe*s </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> ob*er*adas pelas IES. *stas devem proporciona* aos di*ce*tes conheciment* atualiz*d* e de </line>
</par>
<par>
<line> ac*rdo com as neces*idades do mercado, tendo em vista as co*stan*es tr*nsfor*açõ*s </line>
<line> deste </line>
</par>
<par>
<line> (BRAS*L, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> At*al*ente, a Organização d*s Nações Unidas (ONU) suger* uma **oposta de </line>
<line> cu*ríc*lo pa*a o* c*r*os d* C*ências Contá*eis por meio d* *nited *ati**s Conferenc* on </line>
<line> Trade a*d Development (U*CTAD) e d* Inter*ational Standards of Accou*t**g and </line>
<line> Repo*ting (I*AR) (ALVES *t al., 2*1*). </line>
<line> Complementando o exposto, o c*rr***lo é uma proposta de e*ucação onde uma IES, </line>
<line> i*p*ementa o* progra*as de c*r**, as *iscipli*as, as at*vidades educ*cion***, as maté*ias e as </line>
<line> metodologi*s utiliz*das e os avaliam, * fim de *a**ntir um ensino de *ualid*d* e que atenda </line>
<line> as n*cessid*des do mer*ado de trabalho (MA*TA, 2013). </line>
<line> Desse modo, Moreira (2*01) sugere o processo curric*lar de ensino su*erior d* forma </line>
<line> q*e en*olva análise d*s sug*s*ões que c*mpõem a matéria e suge*t*es que n*cess*ta* espaço </line>
</par>
<par>
<line> e aceitaç*o do currículo em ár*a </line>
<line> espe*ífica. A e*ab*ração do currículo se d*va </line>
<line> de for*a </line>
</par>
<par>
<line> téc*i*a e obser*ando p*rsp*ctivas tradicionais, d*s*ut*ndo manei*as ef*cient*s e formas </line>
</par>
<par>
<line> melhores de org*ni*ar </line>
<line> o </line>
<line> currícu*o, </line>
<line> *ceit*ndo os c*nh*cim*ntos </line>
<line> e saberes domi*antes, </line>
</par>
<par>
<line> tornando-se *eorias cientí*icas, neutras ou d*sinteressada*. </line>
<line> D*scutir o curríc*lo é uma situ*ção *omplexa, em *e tra**ndo de abordar a política </line>
</par>
<par>
<line> *urricular, *epres**taçõ*s de </line>
<line> diversos e*ementos, práti*as pedagógicas </line>
<line> e diversidades, </line>
</par>
<par>
<line> or*anização e outr*s questões (CUNHA, 2013). De </line>
<line> acordo com Batista et **. (201*), *s </line>
</par>
<par>
<line> mudanças no ensino su*er**r con*ribuem para qualificar a formação acadêmica, ocorrendo </line>
<line> devido a tra*sf*r*açõ*s ocorrerem po* i*fluência *e pe*quisas na área do ensino, entretan*o </line>
<line> são poucos os estudos na área *o ensi*o *u*erior. </line>
</par>
<par>
<line> Outr*ss*m, as pesquisas, na ár*a do ensino, a**iliam os </line>
<line> *e*tores e coo*dena**res </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> IES ofertar cu*s*s de Ciências Contábeis d* qua*idade, uma vez que os estudo* a </line>
<line> vol*ados </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o ensi*o disponibilizam elementos que auxiliam a organizar ou revisar as ma*rizes </line>
<line> curriculare* de seus *ur*os (SAN*I**O e* al., 2*16). </line>
<line> Por outro lado, os efeitos da glo*aliz*ção juntam*nte *om * h*rmonização das normas </line>
<line> de con*abi*i*ad* faze* *om *ue as IES se ad*ptem ** novas r*alidade* (RI*CIO; SA*ATA, </line>
</par>
<par>
<line> 2004). Para Rodrigue* e* *l. (2016), evolução d* ter*eiro setor *rovém das atividades que * </line>
</par>
<par>
<line> de*en*olvam o fortaleciment* social, ne*essitando *e instrumentos que </line>
<line> demonstrem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conf*abili*ade *rente ao gove**o e à soci*dad*, demonstrando * necessidade de *rofissionai* </line>
<line> bem pre*arados p**a atuar ne*ta área. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, *. 20, *. 7, *rt. 14, *. 10*-122, jul. 2023 www4.f*anet.co*.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. F**nandes, B. F. Camar*o, J. *. Gus*, L. A. *anto*, J. M. Z*nat*a </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> Vasc*nce*los (1994) afirm* que * necessário re*ac*onar a teoria e p*ática, sen*o este </line>
<line> fator d* g*rantia de comp*tência para o exerc*cio do *agistério univ*rsitário de forma qu* * </line>
</par>
<par>
<line> profes*or po**ua e constr*a ou d*sen*olva e* seus aluno* o co*hec*mento teórico e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*e*ime*to p**tico. *or*obo*ando, Franc* (199*) cita q** é nece*sário que os *rofes*ores </line>
<line> *o* *ursos de Ciência* **ntáb*is comple**ntem seu sa*er teórico com a exp*riênc*a p*á*ica, </line>
<line> bem *o** com conhe*imentos t*cnicos atu*lizados. </line>
<line> Assim, ao analisar a e*oluçã* curricul** dos cu*so* de Ciências Contáb*is, po*e-se </line>
<line> p*rceber a infl*ên*ia por mudanças da *ociedade, preocup**do-se em formar um pr*fission*l </line>
<line> com e*basament* teórico, técnic*-científico, int**disciplinar e *om pe*s**ent* c*í**co </line>
<line> (P*lei** *t al., 2006). </line>
<line> 2.2 Conta*ilidade no terceiro set** e o profissiona* contábil </line>
<line> Def*nir clara*ente as *ntidades se* fins lucrativos (ESFL) pod* se tornar um d**afio, </line>
</par>
<par>
<line> pois a expressão \s*m fins lucrativos\ tende a *er u**da ampl*mente </line>
<line> para definir o*tras </line>
</par>
<par>
<line> organizações fora *o contexto, esta* com *ins eco*ômicos do </line>
<line> prime*r* * segundo set*r, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> não demonstram o *ue são e qual seu papel </line>
<line> na sociedade, economia e pol*t*ca (OLAK & </line>
</par>
<par>
<line> NASCIME*TO; 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Coelh* (*0*0) a*rese**a que o termo terceiro *et*r é usado </line>
<line> pela literatura c*mo se </line>
</par>
<par>
<line> *osse </line>
<line> um term* genéri*o, *m que todas as organizações pr*va*as, sem fins lu*ra*i*os e </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> vi*am à produção ** um bem **l*tivo são enqu*dradas. Nesse contexto, um *a*co i*porta**e </line>
<line> para o terceiro setor ocorreu *a dé*ada de *970 c*m a ree**r*turação capitalista, quando </line>
<line> começa o d*b*te das ide*logia* d* capital (*O*TAÑO, 2007). </line>
<line> *egundo Mári* et al. (2013), * classifi*ação das organizaçõe* do t****iro seto*, </line>
<line> conforme as a*ivi*ad*s que exercem e em conf*rmida** com a International Classif*cation of </line>
<line> Non-profit Orga**zation*, são as s**u*n*es: a) Cultura e *ecreaçã*; b) Educ*ç*o e *e*quisa; </line>
<line> c) S**de; d) Serviços So*ia*s; e) Meio A*biente; f) Desenvolvimento e H*bit*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Em *s*ud*s realizados pel* I*GE, </line>
<line> pelo Ins*ituto de Pesq**sa Econ*mica Apl***da </line>
</par>
<par>
<line> (IPEA), pela A*s**iaç** Bra*ileira de Organi*aç*es Não Gover*amentais (ABON*) e </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> Grupo de Institutos **ndaçõe* e *mpr*sa* (GIFE), entre os anos de 2002 a 20*5, demonstram </line>
<line> dados da expansão d* T*rceiro Se*or no Brasi*, com acréscimo *e 22,6%. Na últi** pesquisa </line>
<line> reali*ada no ano de 2010, * qu*l apu*ou dados entre 2006 a 2010, obse*v*u-se uma redução </line>
</par>
<par>
<line> no número de </line>
<line> organizaç*es sem </line>
<line> *ins lucrativo*. P**ém, a metodolog*a u*iliza** </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 20, n. 7, art. 5, p. *01-122, j**. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação Acadêmi** Voltada ao Tercei*o Setor: Um Estudo *obre Cursos d* Ciênci*s C*ntábeis </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> *eali*ação desta pesqu*sa *oi diferente da anterior, em q*e em 200* estavam incluídas </line>
<line> organizações inativas (Cr*-Rs, *01*). </line>
<line> Segundo Saxton et al. (2011) e Saxton et al. (2012), *ntidades s*m fins l**rativos que </line>
<line> possuem recei*as *m grande parte *r*gina*as *or doaçõe* adotam *m maior nível *e </line>
<line> *ivulgaçã* *e inf*rmações re*evantes vi* w*bsite, *á qu* o nível de transp*rência pod* </line>
<line> influencia* no v*lume das doações. </line>
<line> Campos, Moreira e Scalze* (201*) consideram que os gestores de entidades do t*rceiro </line>
<line> se*o* com melh*r *entabil*dade têm ince*tivos para **monstra* a *ua ca*acidade de re*orno à </line>
</par>
<par>
<line> socied*de, </line>
<line> pois, m*smo sem fins lucrativos, o su*erávit é um sinal d* que * </line>
<line> en*idade está </line>
</par>
<par>
<line> sendo cap*z de cum*ri* se*s o*jetivos sociais. Contudo, o al*a*ce *a presta*ão de contas de </line>
</par>
<par>
<line> entidad*s do *erc*i*o setor não se *im*ta a esse* atores: **mbros </line>
<line> ex*e*nos como a mí*ia, </line>
</par>
<par>
<line> parceiros, associa**es, organiza*ões sociais e a *ocied*de e* geral também demandam </line>
<line> det*r*inada* inf*rmações a resp*ito *as atividade* exerc**as p*r ***as or*ani*a*ões </line>
<line> (B*LSER, MACCLUSKY; 20*5). </line>
<line> Como *xplica Costa (2005), essas instituições agem e *apta* re*ursos em prol de *m </line>
<line> deter*inado i*ter*ss* público, e por isso ne*essit*m obter legitimidade diante desses ato*es </line>
<line> externos e da população. Mári* et al. (**09) afirmam que o crescimento do *erceiro setor se </line>
</par>
<par>
<line> torna mais perceptível e pode ser e*plicado pela d*ficiê*cia *o set** </line>
<line> pú*lic*, *erando u*a </line>
</par>
<par>
<line> crise qu* reduz a destinação de recursos para diversas áreas socia*s. </line>
</par>
<par>
<line> Diante dess* *onte*to, a contabili*ade mostra-se uma importante ferr*menta ** </line>
</par>
<par>
<line> suporte à g*stão *strat**ica </line>
<line> n* terceiro setor, poi* concentra-se *as informações </line>
<line> d e t oda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> movim***ação financ**ra e </line>
<line> patrimonial da empres*, q*e perm*te aos se*s g*stores uma o </line>
</par>
<par>
<line> melhor visu*lização do negócio para a tomada d* decisões, *ssim **mo facilitam a a*aliação </line>
<line> por parte das organizaç*es investi*oras, uma vez que mos*ram seu desempe*ho ** longo dos </line>
<line> exer*ícios anteriores (MOR*IS et a*., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> *a conc*pção de Pereira & Xavier (2*0*), estes apontam que os d*safios </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> profissional contá*il *ão os seguin*es: muda*ça da imagem da </line>
<line> profi*sã*; *udar a ide*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> contabili*ade tr*dicional, obter dados e inf*r*aç*es úte*s a*s gestores; m*lhorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunica**o co* o* usuários d* con*abilidade; e *er indispensável na g*stã* das empresas, * </line>
<line> fim de *e* consultado a cada pro*ess* que demandará recursos. </line>
<line> Ainda, * cont*do* necessi*a ter habili*ade intelectu*l, d* com*nicação e </line>
</par>
<par>
<line> r*la*i*name*tos, além </line>
<line> de conhecer as organ*za*ões * negó*i*s, conta*ilidade e </line>
<line> au*itoria </line>
</par>
<par>
<line> (MA*ION, 2001). *i*erentemen** do profission*l tradicional que t*nde a ficar </line>
<line> *e fo** </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mercado, a </line>
<line> economia atu*l </line>
<line> demand* *e um profi*s*on*l difer*n*iad*, com conhecimen*o do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 7, art. 14, p. 10*-122, *ul. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.**/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. *ernandes, B. F. Cam*r*o, J. *. Guse, L. A. Santos, J. M. Zanatta </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> negócio de seus c*i*ntes e participação ativa n* gestão dest*, faze*do p*rte do novo perfil do </line>
<line> prof*ssion*l con*ábil (CAR*OSO et *l., 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Para *ten**r as e*pesas, </line>
<line> ó*g*os *ú*licos, *ntid*des i*stituições de e </line>
<line> todos o* *ipos, </line>
</par>
<par>
<line> i*c*usive as do te*ceiro se*or, os contad*res devem s* manter capacitados, </line>
<line> compe*entes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *edi*ados, poi* o merc*do *e trabalh* está de portas </line>
<line> a*ertas para este profi*sion*l, pois a* </line>
</par>
<par>
<line> empresas busca* </line>
<line> um profissional capaz qu* </line>
<line> possua ** qual*dad*s: atualizado, cie**e das </line>
</par>
<par>
<line> normas contábeis e dos últ*mos la*ç*mentos tecnológicos de **a área de atua*ão. Este </line>
<line> profissional deve ser ágil, compete*te e possui* *nformações qu* aj**em seu cliente na *estão </line>
</par>
<par>
<line> do seu ne*ó*io, *en** as*im ma*s co*pet*tivo. Co*tudo, **ra o desem*e*ho </line>
<line> *a função, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cont*do* dev* se especiali*ar, estar em constante apr*ndizado, est*r </line>
<line> aten*o a todas as </line>
</par>
<par>
<line> n*v*dades d* sua área de atuaçã*, n*nca deixando de lado *s *egras d* ética pro*issional </line>
<line> (*FC, 20**). </line>
<line> De a*or*o co* o **ia de orientação p*ra o profissional *a contabilid*de (CRC-R*, </line>
<line> 2018), o cont**or deve estar atento a uma s*rie d* proc*dimen*os pa*a atender as entida*e* do </line>
<line> terceiro s**or, que embo*a t*nham imunida*e de*e* rea**zar as *brigações acessórias. </line>
<line> Outro ele*ento de funda*ental *m*o*tância que deve *er o**er*ado é o marco </line>
<line> Regulatório das Org*nizações da Soci*dade Civil, cria** pela L*i n°13.019-201* e a*terado </line>
<line> pela Le* n°13.2*4-2015 q*e Estabeleceu o r*gi*e jurídico das *arce**as e*tre a adm*nistraçã* </line>
</par>
<par>
<line> públ**a e a* </line>
<line> organizações d* sociedade civ**, expandind* a transparência </line>
<line> na utilizaçã* dos </line>
</par>
<par>
<line> re*ur*os, do*trinando a* par*erias entre * Poder Públi*o e as organizaçõe* da socie*ade ci*il </line>
<line> (**C-RS, 2018). </line>
<line> De forma * at**der a *ransparência, * *restação de c*ntas das instituiçõe* do ter*eiro </line>
<line> set*r é essencia* e esta dev* ser feita* observando *s pra*os *stab*lecido*, sob **na, e* c*so </line>
<line> *e descump*ime*to, a perda do t*tulo ou certificado (Crc-Rs, 2018). </line>
<line> Com base n*sses *ados, a pesquisa demonstra que * for***ão de profiss*onais </line>
</par>
<par>
<line> contábeis com habilidades para atuar no terceiro </line>
<line> set*r se faz nece*sári* para *t*nd*r a </line>
<line> esta </line>
</par>
<par>
<line> demand*. Para isso, </line>
<line> a* IES es**o incl*indo a *isci*lina de contabilidade vol*ada p*ra esse </line>
</par>
<par>
<line> s**or da economia, melhor*ndo o *onhecimen*o e *abilidades do futuro *rofissional *ara </line>
<line> *rest*r serviços para es*e (*rc-Rs, 2018), preparando *s fut*ros contado*es para o ingr**so no </line>
<line> mercado de trabalho e **ali*icando-o a a*uar *unto a es*e mercado. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 2*, n. 7, art. 5, *. 10*-122, jul. 2023 </line>
<line> ww*4.fs*ne*.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fo*mação Aca*êm*ca V*ltada *o T*r*eiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de C*ên**as C*n*ábeis </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METOD*LOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Par* que o es*udo alcançasse os </line>
<line> objetivos propostos, foi r*alizada uma pesqui*a </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa, que *ossibilit*u * aná*i*e dos planos de e**ino *os *urs*s de Ciências *ont*beis, </line>
<line> da* *ES do Ri* *r*nde do Sul, e como estas preparam os acadêmicos para at**der as </line>
<line> enti*ades *o terce*ro setor. A abor*agem qual*ta*iva **ntribui *ara desc**ver a complexidade </line>
<line> de um dete*minado problema e * interação de certas *ari*v*is (DIEHL *t al., 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Aliada à abordagem qu**i*ativa, *oi ut**izada a pe*quis* </line>
<line> explicativa e d***ri*iva. De </line>
</par>
<par>
<line> a*or*o com G*l (2008), a pesqui*a exp**cativa d*scritiva apro*und* * con*e*ime*to e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> realidade, explicando a raz*o e o *or*uê *as cois**, c**t*ibuindo, assim, na *dentificação do* </line>
</par>
<par>
<line> f***r*s *ue dete*minam a *nserção </line>
<line> dos conteú*os vinculado* ao *erceiro setor na grade </line>
</par>
<par>
<line> curricul*r os cursos de Ciênci*s Contábeis. </line>
<line> A pr*m*ir* etapa consis*iu na identificaç*o das IES que *ossue* o curso de **ências </line>
<line> Contáb*i* e que *tua* no estado d* *i* Grande do Su* sendo este* na m*d*li*ade prese**ial </line>
<line> ou E*D, totali*an*o 70 institui*ões. Por m*io d* ide*tificaç*o inicial na Plataforma S*cupira, </line>
<line> rea*izou-se o leva*ta*ento no* websites inst*tucio*ais, a f*m d* co*etar a* informa**es </line>
<line> neces*árias para o *umprimento dos objetiv*s p*opostos, *nalis*ndo as *atr*zes curri*ula*es e </line>
<line> os plan*s de *nsin*. </line>
<line> A*sim, *o* * in*uito *e **mpl*mentar as **fo*mações preliminarm*n*e coleta**s, </line>
<line> bem c*mo via**lizar os dados não co*stantes na *ase de leva*tamento inicia*, con**tou-se os </line>
<line> coordenadores dos cursos. N* se**ência, verifico*-se nos *ocument*s as discipl*nas voltadas </line>
</par>
<par>
<line> para o terce**o *etor, os nú*eros de crédi*os, </line>
<line> as cargas ho*árias * a obrigatoriedade, a* </line>
</par>
<par>
<line> metodo*o*ias *e ensino e de meios avali*tiv*s uti*izados n*s cur*os e*tuda*os, as referência* </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfic*s bás*cas e complem*n*are* empregadas </line>
<line> p*lo* docentes </line>
<line> no pro*rama </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *i**iplina </line>
</par>
<par>
<line> Os document*s foram tratados p*r mei* da an*lise documental, a qual *e con*titui em </line>
<line> uma técnica qu* possibilita apr*f*ndar a inve*tig*ção at*avé* da análi*e das emen*as das IES </line>
</par>
<par>
<line> e os cont*údos programáticos </line>
<line> vol*ados *o terceiro setor, </line>
<line> *o intuito de atender *os objetivo* </line>
</par>
<par>
<line> d*ste tra*alho (*IEHL et a*., 2004). </line>
</par>
<par>
<line> P*r fim, foi elab*rado o t*xto fina* da </line>
<line> pesquisa, tabul*ndo-s* assim *s dados </line>
</par>
<par>
<line> coletado*, a fim de atende* *os objetivos do tr*balho, contribuindo e d*spon*bil*zando as IES </line>
</par>
<par>
<line> uma referência no </line>
<line> sentido de aprimorar seus currícul*s para a*enderem *s *ecessidades de </line>
</par>
<par>
<line> conheci*en*o de seu* discen*es par* u*a atuaç** nesta área. </line>
<line> Re*. FSA, Teres*n* PI, v. 20, n. 7, *rt. 14, p. 101-122, j*l. 2023 www4.fsanet.com.b*/*ev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Fernandes, B. *. *amargo, J. C. Guse, *. A. Santo*, J. M. Z*natta </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 *dent*f*caçã* d*s I*S e das discipli*as voltadas ao terceiro s**or </line>
</par>
<par>
<line> *esta etap* foram *den*ificadas na Pl*tafor*a Sucup*ra u*a pop*lação de 70 I*S, a* </line>
<line> quais for*m c*assific*das conf*rme a e*ide*ciação da te*áti*a no p*a*o de ensino: ofertam a </line>
<line> disciplin*, não ofertam a discipl*na, t*ma é assunto de *utra disciplina e as não id*nt*ficadas, </line>
<line> conforme dem*nstra a Quadro 1. </line>
<line> Qua*ro 01 - Levantament* I*S x Disciplin* </line>
</par>
<par>
<line> Po*ição da IES em *el*ção a Discipl*n* </line>
<line> Nº *e IE* </line>
</par>
<par>
<line> N** of*rtam a d*scip*ina </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Tema é assunto de outra di*ci*lina </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> Ofe*ta* a disciplina </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Não i***t**icad* </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Total d* IE* </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Ela*orado pelos a**or*s (2**2). </line>
<line> A *artir da popu*ação, *oi *ossív*l obter informações *obre as di*ciplinas volt*das ao </line>
<line> terceiro se*or em 19 I*S, se*do c*rca de 27,14%, em comparação ao total e 51 I*S (72,86%) </line>
</par>
<par>
<line> não identificadas, que não *ispo*i*ilizam info*mações *o </line>
<line> síti*, não s* obteve ret**no da </line>
</par>
<par>
<line> coordenação ou n*o foi localiza*a a disci*lina. A fim de comple*entar as informações </line>
</par>
<par>
<line> necess*rias, est*b*l*ceu-se cont*to a*ravé* de </line>
<line> e-mail com </line>
<line> *s coorden*d*res dos respectiv*s </line>
</par>
<par>
<line> cursos, conf*rme co*tatos disponib*lizad*s n*s *ág*nas **s**tucionais. Por m*io do Quadro 2 </line>
<line> sã* aprese*tadas as *n**ituições e a relação com o *ema. </line>
<line> Quadro 02 - Instituiç*es e a r*la*ão com o tema </line>
</par>
<par>
<line> Posição da IES em relação ao tema </line>
<line> Nº de IES </line>
<line> Inst*t*ições </line>
</par>
<par>
<line> Não *fer*am a *iscip*i*a </line>
<line> 3 </line>
<line> *nstitu*o Ivoti, UNIDOMBOSCO, UPF </line>
</par>
<par>
<line> *ema * assu**o de outra d*scip*ina </line>
<line> * </line>
<line> FAL, *ADERGS UFN, URI, *NICESUMAR, UFRGS, UL*R* </line>
</par>
<par>
<line> Ofertam a disciplina </line>
<line> 9 </line>
<line> ANHA*GUERA, CEUCL*R, FEEVAL*, S**AC, UFS*, UCB, U*ICRUZ, UNISA, UCPEL </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: E**borado p***s autores (20*2). </line>
<line> Co* a amostra de *9 IES, apresentou-se * seguinte cenário: nove in*tituições, </line>
</par>
<par>
<line> (47,37%) ofe*t*m a disciplina voltada ao *erceiro setor, s*te (36,*4%) ap*esenta* o </line>
<line> tema </line>
</par>
<par>
<line> inserido *a matriz curricular como a**u*t* e* outra disci*lina, * **ês IE* (15,79%) </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina, *. 20, n. 7, *rt. 5, p. *0*-122, *ul. 2*23 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Forma**o Acadêmica Voltada ao Te**eiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> c*ord*nadores afirmaram que não ofe*tam ou não fo* loca*izada * di**iplina *a matriz </line>
<line> *urr*cul*r no curso. </line>
<line> O*se*vou-se que algu**s instituições *ão desenvolvem a temática em sua *atriz </line>
<line> cur*icular, seja em discipl*nas e*p***ficas ou como assun*o integr*nte de ou*ras forma*õe*. </line>
</par>
<par>
<line> Desta fo*ma, po*em ocorrer lacu*as na formação dos </line>
<line> profi*siona*s, inser*do* </line>
<line> no *ercad*, </line>
</par>
<par>
<line> este* dever*o buscar complet*r para o ter*e*ro setor em ambient* *ós-acadêmico, conforme </line>
</par>
<par>
<line> analisado por **lva (*015) </line>
<line> ao cons*at** que os estuda*tes não **conheceram a temática do </line>
</par>
<par>
<line> t*r**iro setor *as discip*inas estud*d*s. </line>
</par>
<par>
<line> Outro cenário observado no Quadro 02 *onsistiu </line>
<line> na presença do a*sunt* de forma </line>
</par>
<par>
<line> ***egra*te a </line>
<line> outras </line>
<line> disciplinas como: *ontab*lidade Intermediária I e II referen*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> contabilização (la*çamento* *o ativo e passivo), por*m não é evid*nc*ado no plano de ensino </line>
</par>
<par>
<line> (FAL), Tópicos Espe*i**s de Cont*bilida*e, </line>
<line> **rac*erização d*s ent*dades de interesse social </line>
</par>
<par>
<line> (UF*), Teoria G*ra* *a C*ntabi*idade e Tópicos contemporân*os de conta**li*ade (URI), </line>
<line> C*ntabilidade d* Ativi*ad*s Econômi*a* Específi*a* (U*ICESUMAR), d*vidindo espaço </line>
<line> com out**s as*untos da contabilidade. </line>
<line> *es*a forma, há a**e*tos **p*rtan*es s*bre o t*r*eiro setor que poderão *eixar de se* </line>
<line> est*d*dos com ma*or pr*fundidade p*los acadê*icos, devido * ca*ga horária estar </line>
</par>
<par>
<line> compartil*ada com o**ros temas. Esta *e*cla de conteúdos poder* tornar </line>
<line> f**gmentado o </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento ou a percepção frente à áre*, necessit*ndo o e**esso obt*r maior *etal*a**nto </line>
</par>
<par>
<line> do tema </line>
<line> em esp*ço pó*-aca*êmi*o para exerc*r * </line>
<line> a*ividade frente as E*FL (Bat**t* et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 As IES que apresentam a disciplina </line>
<line> Nas I*S em que for*m id*ntificadas as d*s*ipl**as *o*tadas *ara o terceiro setor, pode- </line>
<line> s* inferir que a carga horária apr*senta *ma elevad* v**i*çã*, c*n*orme dados evidenciado* </line>
</par>
<par>
<line> *o Qu*dro 03, </line>
<line> *ue demon*tra essa ca*acterí*tica, </line>
<line> n* oscilação ent*e 30 a 90 horas aula. As </line>
</par>
<par>
<line> dema*s caract*rísti*as da disciplina q*anto à sua nom*nclat*r*, obrig*tor***ade e número de </line>
<line> *réditos tam*ém são apre*entadas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 2*, n. 7, art. 14, *. 101-122, jul. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Fer*andes, B. F. Cama*go, J. C. *use, L. A. San*os, *. M. Z*na*ta </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 03 - Caracterís*icas da* disciplin*s </line>
</par>
<par>
<line> IES </line>
<line> Nom* da discipli*a </line>
<line> Obrigatór* a </line>
<line> Horas/aul a </line>
<line> Nº de crédi* os </line>
</par>
<par>
<line> CEUCLAR </line>
<line> Cont*bili*ade Públic* e de Entidade* de Int*ress* Social </line>
<line> Sim </line>
<line> ** </line>
<line> NI </line>
</par>
<par>
<line> UCB </line>
<line> *ontabilid*de aplic*da ** tercei*o setor </line>
<line> S*m </line>
<line> NI </line>
<line> NI </line>
</par>
<par>
<line> UNI*RUZ </line>
<line> Contabilid**e para entidades do t**ceiro setor </line>
<line> Sim </line>
<line> 30 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> FEEVALE </line>
<line> Cont*bili*ade das *ntidade* sem fin* lu**ativo* </line>
<line> Sim </line>
<line> 80 </line>
<line> NI </line>
</par>
<par>
<line> UFSM </line>
<line> *o*ta*il**ade para entidades do *er*eiro set*r </line>
<line> Não </line>
<line> NI </line>
<line> N* </line>
</par>
<par>
<line> ANHANGU E*A </line>
<line> Contabi*idade do terceiro setor </line>
<line> Sim </line>
<line> 60 </line>
<line> NI </line>
</par>
<par>
<line> UNISA </line>
<line> Con*abilida** aplicada ao terce*ro *etor </line>
<line> * </line>
<line> NI </line>
<line> NI </line>
</par>
<par>
<line> U*PEL </line>
<line> Cont*bilida*e do t*rceiro setor </line>
<line> Si* </line>
<line> 30 </line>
<line> N* </line>
</par>
<par>
<line> *ENAC </line>
<line> *orm*s e *ráti**s contábeis do tercei** setor </line>
<line> Sim </line>
<line> 72 </line>
<line> NI </line>
</par>
<par>
<line> *Não iden*ificado </line>
<line> F*nte: E**bora*o pelos **tor*s (2022). </line>
<line> Nesta análise, foram **nsiderados nove *lan*s de *nsi*o, nos quais foram </line>
<line> identificadas as d*sciplinas **licadas ao t*rceir* *et*r, s***o três nome*cla*uras mais </line>
<line> utilizad*s *ara nomear as discip**nas: *onta**lidad* aplica*a *o terceiro setor, Contabili**de </line>
<line> p*ra entidades do terceiro setor e Co**ab*li*ade do *erce*r* se**r, todas co* du*s oc*rrênc*as. </line>
</par>
<par>
<line> *sta disci*l*na é ob*igat*ria em sete das **S e em apen*s uma </line>
<line> é opta*iva, </line>
</par>
<par>
<line> demons*rando que em s*a maior*a as instituiç*es *roc*ram fazer com que o disc*nte obtenha </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *onhecimento d* **ma. Nas IES nas quais *oi possí*el a identific**ão da carg* h*r*r*a, </line>
</par>
<par>
<line> obser*o*-se que a *E*CLAR é * inst*tuição que dispon*bil**a </line>
<line> de ma*s horas/aula p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disciplina, sendo 90horas/*ula; outra IES, a FEEVALE, d*st*na 80 horas/aula ao te*a. Em </line>
<line> cont**part**a, as outras du*s institu*çõe* que des*inam apenas u* ter*o (1/3) d* *a*or carga </line>
<line> *orá*ia ve*ificada ao tem*. </line>
<line> Porém, o fato de esta carga hor*ria *pres*ntar-se *e maneira díspa* não garan*e que o </line>
<line> *ssunto sej* trabalhan** co* m*ior o* menor pro*u*did*de pe*a IES, ten*o *m vist* as </line>
<line> d*ferenças curriculare* que pode* ocorrer para a mesm* temática *m *ma área. De acordo </line>
</par>
<par>
<line> **m Cu*ha </line>
<line> (2*13) e Malta (2*13), d*scuti* o currículo é com*lexo, devido a diversos </line>
</par>
<par>
<line> element*s, como práticas pe*agógicas, </line>
<line> as diversidades e organização. Necessi*ando-*e uma </line>
</par>
<par>
<line> pr*posta de educ*çã*, para garantir a qua*idade *e ensino atendendo ao m**cado. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 20, n. 7, art. 5, p. 101-*2*, jul. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação Acadê*ica Vol*ada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sob*e Cursos de Ci***ias Contá*eis </line>
<line> *13 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2.1 Conte*do programático </line>
</par>
<par>
<line> O co*t**do prog*amáti** das disc*plinas vo*tada* *o te*ceiro set*r f**am analisados </line>
<line> com bas* nos p*anos de ensinos dispo*ibiliza*os pela* IES, *endo estes classifi**do* e </line>
<line> apresentados no Quadro 04. </line>
<line> Quadro 04 - Classificação dos conteúd*s </line>
</par>
<par>
<line> Conteúdos </line>
<line> % de *ES </line>
</par>
<par>
<line> Caracterização das *ntidades s*m fins lucrativ*s </line>
<line> 10*% </line>
</par>
<par>
<line> As*ectos Fisca*s, parafiscais e acessórios </line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> Aspectos legai* e tributários </line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> Normas brasilei**s de contabili**de e **gi*lação a*licadas ao terce*ro *etor </line>
<line> **0% </line>
</par>
<par>
<line> D*stinção en*re imuni**de e i*enç*o </line>
<line> *5% </line>
</par>
<par>
<line> *ust* da *ratui*ad* </line>
<line> 5*% </line>
</par>
<par>
<line> Análi*es diversas </line>
<line> 25% </line>
</par>
<par>
<line> Legislação previd*nciária </line>
<line> 25% </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Ela*orado pelos *utores (20*2). </line>
<line> No Quadro 04 constata-se que *00% *as instituiçõ*s tr*tam *a* no**as brasi*ei*as de </line>
</par>
<par>
<line> cont*bilida*e e legis*ação aplicad*s ao terc*iro seto*, d* Caracteriza*ão </line>
<line> das entidade* sem </line>
</par>
<par>
<line> fi** lucrativo*, dos asp*ctos fiscais, parafiscais * a*e*sórios, *untament* com os aspectos </line>
<line> leg**s e *ribut*ri*s. </line>
</par>
<par>
<line> *os conteúdos apr*se*tados, **iden*ia-*e </line>
<line> que os *rogramas ap*ese**am certa </line>
</par>
<par>
<line> similari*ade de conteú*os, </line>
<line> pr*nci**lmente das c*racterí*t*ca* das enti*ad*s, *endo </line>
<line> as*untos </line>
</par>
<par>
<line> co*uns e mí*imo* para qu* o discente adquira o conheciment* das *nstituiçõ*s </line>
<line> do t*rc*i*o </line>
</par>
<par>
<line> setor, *a* no*mas e *rátic*s contábeis </line>
<line> aplicadas às entidades sem fins lucrativos, as </line>
</par>
<par>
<line> o*r*gaçõe* fiscais, *arafiscais, </line>
<line> *brigaçõ*s acessórias, legislação apli**da, os </line>
<line> as*ectos </line>
</par>
<par>
<line> t*ibutários, ***n*dade e i*enções. Este* resul*ados apontam u*a converg*ncia de </line>
<line> assuntos </line>
</par>
<par>
<line> estu*ados, demo*s*rando uma preocupação na *ormação bá*ica e *omplementar, já postulad* </line>
<line> por F*rla*i (1*98), ao afirmar que as IES devem instigar os a*adêmico* *o d*senvolvimento </line>
<line> d* senso *rítico de t*mas em*r*entes e básicos, est*ndo e*tes atua*izad*s qu*nto a assuntos ** </line>
<line> exe*cí*io d* profi*são. </line>
</par>
<par>
<line> V*su*liz*-se no *uadro 04 que 75% das ins**tuições ofertam aos a*adêmi*os </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*stinção en**e imunid*de e *s**ção. P*oporcion*n*o </line>
<line> **s disc*ntes **nhe*ime*tos de forma </line>
</par>
<par>
<line> ser p*ssível fa*er a dif*r*nciaçã* ent*e as ativ*d*des imunes (s** incidênc*a *ri*utá*ia) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> isenção (dispensa de trib*t*s) o*de * isenç*o pode se* rev*rtida a qualquer *omento p*la </line>
<line> legis*ação. Para Sil*a (201*), o e*sino da contabil*dade aplicada par* * ter*eiro setor </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. **, n. 7, ar*. 14, p. 101-122, jul. 2023 www4.f*ane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Fe*nandes, B. F. Camarg*, J. C. Guse, L. A. Sant*s, J. M. Zanatt* </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> ob*decer* * proposta *acional, sendo q*e os *onteúdos *ste**m de **ordo com o </line>
</par>
<par>
<line> funcion*mento d*s en*idades, c*m a ges*ã* contáb**, * *restação de co*tas, os be*efíc*o* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> obrig**ões, be* como a ap*esentação das demonstrações contábeis. </line>
</par>
<par>
<line> P*rcebe-s* que *0% d** I*S tratam o custo da g*a*uidade, disponibilizando ao </line>
</par>
<par>
<line> acadêmico conhecimento dos procediment*s par* o *e*onheci**n*o, </line>
<line> eviden*ia*ão * n* </line>
</par>
<par>
<line> c*ntabiliza*ão dos custos das gratuidades. Um fato que chama at*nção é q*e *penas 25% das </line>
<line> instituiçõ*s tratam de le*isl**ã* previdenc*ári*, pois o trabal** volu*t*rio nas entidade* *e* </line>
</par>
<par>
<line> f*ns lu*rativos não carac*eriza *ínculo empre*atí*io e obri*ação pr*videnciár*a, </line>
<line> porém *m </line>
</par>
<par>
<line> alguma* entidades certas funções som*nte s*o executadas *o* *rofis*ionais que são </line>
<line> em*regados dest*s. </line>
<line> Este trabalho converge *om a *esquisa de Silva (*014), *ue *emonstr*u que alguns </line>
<line> con*eúdos são *ai* tra*alhados e* de*ri*ento a outros como por e*emp*o leg*slação, </line>
<line> *e*endo às IES evidenciar os c*nteúdos *ar* cont*i*uir para contin*idade das *ntidades sem </line>
</par>
<par>
<line> f*ns lu*rativos. Iudícibus </line>
<line> (2*16) complement* ao </line>
<line> afirmar q*e algun* conteúdos fazem *arte </line>
</par>
<par>
<line> da *isci*lina, out*os *ão ob*eto de intere*** do professo*, </line>
<line> e que p*de ocor*er a supres*ão de </line>
</par>
<par>
<line> temas, acredita*do ai*da qu* *ertos con*eúdo* são mais aprofundados e* cur*os de mest*a*o. </line>
</par>
<par>
<line> A ges*ão c*n*áb*l, por </line>
<line> e*emplo, não </line>
<line> foi evi*e*ciada entre os con*eúdos, </line>
<line> *onforme </line>
</par>
<par>
<line> Viana & Lopes (201*), est* faz-se nec*ssári* para qu* se tenha um* administ*ação abra*gente </line>
<line> aos int*resses das entidades, sendo *ssim uti*iz*da a contabil*dade para fins *erenciais. A falta </line>
</par>
<par>
<line> de conhecimento inviabiliza *erviços </line>
<line> prestados, a gestã* </line>
<line> contábil proporciona in*ormações </line>
</par>
<par>
<line> úteis na organi*ação da mesma, p*r* planejamen*o* *uturos e tomada de dec*sões. </line>
<line> 4.2.2 *etodologias uti*i*ada* </line>
<line> *os plano* de e*sinos an*lisados, os modelos *e aprendizag*m s* ass**elh*m *a* </line>
<line> f***as de avaliçã*, *rinci*a*mente quanto à* provas * trab*lhos indiv*d*ai*, *n*e 100% das </line>
</par>
<par>
<line> I*S utiliza*-s* d*stes *étod*s p*ra med*r com pe*os va**ado* o conhecimento </line>
<line> ad**i*id* </line>
</par>
<par>
<line> *elos discen*es. *lém **s m**odos citados </line>
<line> an*eriormente, a*g*ma* inst*tu*çõe* compõem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> nota c*m a pa*ticip*ç*o, *on*ualidade e a*siduidade, como evidenciado *a Ta*ela 01, na qual </line>
<line> d*mons*ram-se as metodologias utilizad*s pela* IES. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 20, n. 7, art. 5, p. 101-*22, *ul. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*rmação Acadêmica Volt*da ao Te*c*iro Setor: Um Estudo S*bre Cursos de *i*ncia* Contábeis </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> *abela 0* - *étod*s d* avaliaçã* e p*sos a*r*buí*os </line>
</par>
<par>
<line> *etodologia </line>
<line> Fre*u*nc* * </line>
<line> Não info**ad o </line>
<line> *%-*0% </line>
<line> Peso 21%- 40% </line>
<line> 41%-6*% </line>
<line> Acima de *0% </line>
</par>
<par>
<line> P**ticipa*ão </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Pro*a </line>
<line> 4 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Trabalho individual </line>
<line> 4 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Atividades em grupo </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Pon***lidad* e assiduidade </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> **nte: E*a*o*ado pel*s au*ores (202*). </line>
<line> Evidencia-se na Tabela 01, * o*o*rê*cia de cinc* métodos de avalição, s**do q*e *e </line>
<line> des*acam * prova e * traba*ho individual que são util*z*dos em t*das a* instituiç*es. E* 50 % </line>
<line> d*s IE* não é informa*o o *eso *tribuído * trabal*os *ndividuais e p*ova, em 25% a nota d* </line>
<line> prova corres**nde a mais de 6*% da nota e em outros 25% das IES o peso varia de 41 a 60% </line>
<line> da n**a. </line>
</par>
<par>
<line> Para o trabalho individua*, 50% da* in*tituiçõe* atribuem </line>
<line> um pes* </line>
<line> de 21 a 40% da </line>
</par>
<par>
<line> n*ta, os outros 5*% não informam os pesos atribu*dos. A apl*caçã* destes dois métodos te* o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo de m**ir o enten*ime**o, a capacid**e de interpretação * argumentaç*o </line>
<line> s ob* e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> c*nteú*os expostos. </line>
</par>
<par>
<line> O*t*o *éto*o qu* também se dest*ca é a p*ntualidad*/assiduidade *ue 50% da* IES </line>
</par>
<par>
<line> fazem </line>
<line> compo* nota d* *luno com a </line>
<line> pesos </line>
<line> de até 20% da **ta, *este mo*el* ocorr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mensuração </line>
<line> da frequ*ncia e entrega das ativi*ade* prop*stas. </line>
<line> Em *5% das IES, a </line>
</par>
<par>
<line> participação c*mp*e * n*ta, mas não é informado valor atribuí*o, res*o*sabilid*de, </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *articipação e o pens*mento c*ítico também são util*z*do* *e modo a m*nsurar o </line>
<line> níve* de </line>
</par>
<par>
<line> interesse do d**cente na discipli**. </line>
</par>
<par>
<line> N*stes cinco métodos apresentados, pode *e verifica* que </line>
<line> os princip*is </line>
<line> utilizados </line>
</par>
<par>
<line> p*lo* docentes s*o a </line>
<line> prova * o trab*lho indi*i**al, o* quais recebem os m*ior*s pesos para </line>
</par>
<par>
<line> ava**ação quanti-qualitativa d* con***iment* a*similado pelos dis*entes. </line>
<line> *ilva & B*uni (2017) salientam que não se evidencia na literatura o melhor método d* </line>
</par>
<par>
<line> *nsino, pois existe* d*versas met*dologias que </line>
<line> po*em </line>
<line> *sti*ul*r </line>
<line> o envolvim*nto do </line>
</par>
<par>
<line> aca*êmico no p*ocesso de e*sino-*prendizagem, e q*e na prática faz-se necessário um </line>
<line> alinhamen*o e*tre * que é discutido em *ula * *a fo*ma de conduzir *stas, *roporcionando *o </line>
<line> acad*mico utilizar os conhec**ento* adqui*idos no de*empe*ho prof*ssional. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, v. 20, n. *, art. 14, p. 101-122, jul. 20*3 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Fernandes, B. F. Camargo, J. C. Gu*e, L. A. Santos, J. M. Zanatta </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> As*im, ap*rou-se que o* métod*s de avaliação utiliz*dos pelos docent** seg*** uma </line>
<line> tendência a formatos tradiciona*s. Sugere-se aos *ocentes um* sond*gem junto aos aluno* </line>
<line> quanto a*s formatos *t*liz*dos e *o modo de mensurar * co*hecim*nto absorvido, apuran*o </line>
<line> assim * quais *ét*dos os *iscentes estão *a*s adap*ados. </line>
</par>
<par>
<line> Bra*m et </line>
<line> al. (*016) já salient*vam que m**odo* tradicionais não per*item que os </line>
</par>
<par>
<line> acadê*icos expr**sem e *sem sua **iat*vid*de, uma vez q** transc*ever res**tados, *e form* </line>
<line> *istemáti*a e padroniza*a, não poss*bili** a construçã* d* s*bere* e en*endimentos. Logo </line>
<line> su*ere-se aos docente* que analisem a h*pótese de inclusão de novos métodos frente à* n*vas </line>
<line> competências do pr*f*ssional, possibilitando que os acadê*icos *e**nst*e* s*us </line>
<line> *on*ec*mentos através de dif*r*nt*s téc*icas, potencializando o processo de en*in*- </line>
<line> aprendizagem. </line>
<line> 4.2.3 Bibliografia </line>
<line> Ao *erifica* *s referência* *ibliográf*c*s básic*s e complem*nta*es dos plano* de </line>
<line> ensin* das d**ciplinas d* terce*ro setor *vide*ci*u-se q*e em 3 *lanos de en*ino há a d**isão </line>
<line> e*tre básica e *omple*e*tar e 1 não tem esta fo*ma *e class*ficaç*o. O Quadro 05 d*m*nstra </line>
<line> que 14 obra* *ra*e* no títu*o a *x*ressão "t*rceiro setor". </line>
<line> Quadro 0* - Obras referenc**d*s no* *l*nos *e ensi*o </line>
</par>
<par>
<line> Autor(**) </line>
<line> Obra(s) </line>
<line> Ano </line>
<line> Nº de IES </line>
</par>
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<line> CFC </line>
<line> Ma*ual de proced*me*tos contábeis e prestação *e contas d*s e*tidades de i*te*ess* social </line>
<line> *008 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> O*ak, P. A.; et al </line>
<line> Contabilid*de p*ra e*tidade* sem f*ns lucrati*os </line>
<line> 20** </line>
<line> 2 </line>
</par>
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<line> Tach*zawa, T. </line>
<line> O*ganiz*ções *ã* governam*nt*is e ter*eiro se*or </line>
<line> 2010 </line>
<line> 2 </line>
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<line> 1 </line>
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<line> *006 </line>
<line> 1 </line>
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<line> *n*l*se d* Balanços - *strutur* * avaliação das demonstrações f*nanceira* e c*ntábeis </line>
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<line> 1 </line>
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<line> Brasil </line>
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<line> 1988 </line>
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<line> 2015 </line>
<line> * </line>
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<line> 1 </line>
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<line> 1 </line>
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<line> 1 </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 7, art. 5, p. 10*-122, jul. 2023 </line>
<line> www4.*s*n*t.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Formaç*o Acadêmica Voltada a* Terceiro Set*r: Um *studo S*bre Curs*s de Ciênc*as C*ntá*e*s </line>
<line> 117 </line>
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<line> La*ro </line>
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<line> 20*1 </line>
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<line> 2011 </line>
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<line> 2012 </line>
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<line> 2005 </line>
<line> * </line>
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<line> Contabilida*e d* terceiro seto* um* aborda**m *peracional: aplicáve* a associ*çõe*, f**dações, partidos políticos e o*gan*za*ões religi*sas </line>
<line> 2012 </line>
<line> 1 </line>
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<line> Sloski, V. E </line>
<line> *ontabilidade do te*ceiro setor: uma aborda*em operacional </line>
<line> 2012 </line>
<line> 1 </line>
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<line> S*uz*, L. M. D* </line>
<line> IMUNIDADE TRIBUTÁRIA Enti*ades de Educação & Assistênci* Social 1ª edição </line>
<line> **03 </line>
<line> 1 </line>
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<line> Zanluca, J. C. </line>
<line> C***abilidade no Terceiro Setor. Portal T*ibutário Publicações </line>
<line> 2016 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pelos auto*es (2022). </line>
<line> Conf*rm* o Qu*dro 05, de toda* as obras, 6 têm mais de *0 anos de ediçã*, * obras </line>
<line> *ê* *ntre 15 anos o* *a*s, 8 **s obras têm entre 1* e 15 anos, 8 têm entr* 5 * 10 a*os e * </line>
</par>
<par>
<line> d*las t*m menos </line>
<line> de 4 anos de pu*l*caçã*, se*do a *ais recen*e utilizada *o ano de 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Estes dados eviden*iam *ue obras co* grande *empo de publi*ação *o*tinuam sendo </line>
<line> ut*liza*as, a fim de atender às necess*d*des de conhecimen*o dos acadêmicos s*bre o te*ceiro </line>
<line> se***. </line>
<line> *ev. *SA, Ter**ina P*, v. 20, n. 7, a*t. 14, p. 101-122, *ul. 2023 www4.fsa*et.*o*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. F*rnande*, B. F. Cama*g*, J. C. Guse, *. A. Santos, *. M. Z*natt* </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> Ressalt*-se que a*gumas obras *e destacam s**r* as de*ais, </line>
<line> sendo o Man*al </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *roce*iment** contábeis * prestaç*o d* contas das en*i*ad*s *e inter*sse s*ci*l (CFC), </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> li*ros Contabil**a** *ara en*idades s*m ***s lucrativos (O*AK al. 2006) e Orga*izações et </line>
<line> não *over*ament*is e ter*eiro seto* (T*C*IZA*A, *010) </line>
<line> D**i et al (20*1) ev*denciaram o cr**cimento d* pesquisa das ciências sociais sob*e o </line>
<line> terceiro setor, ao examinare* 1*52 trabalhos multidisc*pl**ares interna*i*nais entre 2006 a </line>
</par>
<par>
<line> 2010. Ainda, segundo Vesco (2015), existe uma ma*or frequênc*a *e estudos ci**tífico* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Te*c**ro Setor, publicad*s nos úl*imos anos em *m*ort*ntes con*re*sos e periódicos. </line>
</par>
<par>
<line> *ssi*, a **o*uçã* ***scente na área *o *ema poderia leva* à produção de nov*s o*ras </line>
<line> qu* p*deriam colabora* com uma renov*çã* * ou reavaliação da* bibliografi*s utilizadas *ara </line>
<line> tornar o con*ecimento mais at*alizado sobr* a tem*t*ca do t*rceiro set*r. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> O presen** es*udo b*scou analisar co*o os acadêmicos dos cur**s </line>
<line> de Ciên*ias </line>
</par>
<par>
<line> Con*ábeis d*s instituições de </line>
<line> ensino s*perior do e*ta*o do </line>
<line> Rio Grande do *ul es*ão sendo </line>
</par>
<par>
<line> formados para </line>
<line> ate*d*r a* **tidade* do te*ceiro setor. Sendo a*si*, entende-se q*e </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> objetivos foram atingid*s, uma vez q*e f**am *e*antados elemen*o* qu* p*ssibilitaram </line>
<line> analisar sob as condi*ões que o ac*dêmico t** sido formad*. </line>
<line> Par* norte*r o alc*nce dos resultados, procur*u-se em u* pr*meiro momento a </line>
</par>
<par>
<line> ide*tificação das in*tituições que apresenta*am a temática do terceiro </line>
<line> set*r. *videnciou-se </line>
</par>
<par>
<line> també* q*e (3*,84%) das *nstituições que </line>
<line> possuem </line>
<line> *s disciplinas </line>
<line> em ou*r*s tem*s. *ssa </line>
</par>
<par>
<line> mescla de c*nteúdos *oderá s*r pouc* s*tisfatória ao </line>
<line> *ca*ê*ico, a*esar de existir*m </line>
</par>
<par>
<line> co*teúdos comu*s que po*s*m ser tr*ba*ha*os juntos. </line>
</par>
<par>
<line> V*r*ficou-*e * e*istê*cia d* tema e* part* da amostra, (47,37%), *s qua*s of*rtam a </line>
</par>
<par>
<line> di*cip*ina, de*onst*and* *ue essas in*t*tuições estão atendas à* demandas do m**cado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho e ofe*ec*m aos acadêmic*s *onhe*ime*tos necessári*s à formaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> F*ente a*s co**eúd*s programáticos, identifi**u-se que as *e*is*ações e norm*s </line>
<line> contábeis *ão *s**ntos p*edom*nantes na maio*ia das instituições frente * outros t*mas ainda </line>
<line> pouco explorados. Nesse *ent*do, conclui-se que a* IES es**o fo**ando para atender a área </line>
</par>
<par>
<line> contá*il, em *onformidade com os pri*c*pios da con*abil*da*e, a Norma *r*sileira </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *on*abil*dade *G **00, mas ** entidades do tercei*o se*or necessitam, a*ém destes </line>
<line> regramento*, de outros aspectos *ue garanta* sua c*nti*uida*e. Logo, su*ere-se *os d*cen*es </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. *0, n. 7, a*t. 5, p. *01-122, jul. *023 **w4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação A*adê*ica Vo*tad* a* Te*ceiro Setor: *m Estudo So*re Cur*os de C*ências Contábeis </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> *nal*sar quais assuntos são ma*s d*mand*do* pelas e*tidad*s do *er**iro setor, a fim de </line>
<line> qualific*r aind* m*i* o ensino des*e tema. </line>
<line> Quanto à meto*ologia de *nsino, iden*ifico*-*e que h* um al*nhament* de *étodos </line>
</par>
<par>
<line> u*iliza*os. * **e a lite*atura *ugere </line>
<line> que o m*todo tradicional pod* </line>
<line> limit*r o aluno ass*m, </line>
</par>
<par>
<line> propõe-se q*e os docentes possam avaliar a* met*dologias utiliz*das (provas * trabalhos) *e </line>
<line> modo a inova*em as formas de *vali*ção, prop*rcionando ou despert*ndo *o acadêm*co </line>
</par>
<par>
<line> outras formas de expressar o conhe*imento adquirido (BRA** et </line>
<line> *l., 2*16). No *ue </line>
</par>
<par>
<line> concerne à bibliografia, obse*vou-se 1* o*ras e autor*s diversos, destacando-se </line>
<line> q*e *uitas </line>
</par>
<par>
<line> dessas foram publicadas h* mai* de 1* anos. </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo, con*lui-se q*e os e**essos dos cursos d* Ciênci*s Contábe*s do Rio </line>
<line> Gr*n*e d* *ul estã* *ei*ando *s instit*ições com conheciment*s *ásicos. *ode-se aferir que </line>
<line> as *nstituições estão utilizando * li*ha tradicional de avalição, ca*gas horárias e *ibliografi*s </line>
</par>
<par>
<line> c*m uma g*ande variedade </line>
<line> e estão form*ndo p*ofi*sio*ais de um mod* tradicional </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> contabilidade, vo*tadas *o aten*imento *e *orma* contábeis e legi*laç**. </line>
</par>
<par>
<line> O pr*sent* trabalho ap*es*nto* limitações quant* à disponibil*za*ão dos </line>
<line> plano* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*sin*, pois estes não foram ced*dos pe*a maior*a *as *ES. Deixa-se como sugestão à* </line>
</par>
<par>
<line> inst*t*içõ*s u*a maior *rans*arência das em*ntas, matrizes e planos de e**ino, de **do *ue </line>
<line> um c*ndidato com interesse no curso, tendo a n*cessi*ad* de inform*ções sobre o c*nteúdo </line>
<line> o* formaçã*, o*te*ha *stas facilment*. </line>
<line> Por fim, * *resente es*udo d**onstra que exist* u*a lacu** que deve ser pr*enchida </line>
<line> fr*nte * uma área *mergente de mercado, ou seja, as I*S devem contempla* em su*s mat**ze* </line>
<line> curr**ul*res disciplina* específicas v*ltada* pa*a o tercei** se*or. </line>
<line> REF*R*NC*AS </line>
<line> A*VES, D. S et al. (2017). O ensino dos CPCs nos curso* de ciênci*s cont*bei* em </line>
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<line> Con*abi*idade, </line>
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<line> Acad*mi** V*lta*a ao *ercei*o Setor: Um Estudo Sobr* Curs*s de Ciências Contábe*s do R*o Gr*nde </line>
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<line> Contri*u*ção dos Autores </line>
<line> R. S. *er*and*s </line>
<line> B . F. *amargo </line>
<line> J. C. Gu*e </line>
<line> L. A. San*os </line>
<line> J. M . Za*atta </line>
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<line> 1) con*epç** e p*anejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) an*lise e int**pre**ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *laboração do ras*u*ho ou na revisão crítica *o conteú*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic**ação na *p*ovaç*o d* v*rsão f*n*l do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Teres**a, v. 20, n. 7, art. 5, p. 101-1*2, jul. *023 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
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