<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 1, p. 3-25, set. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> Teori* dos Escalões Superiores Explic* a *overnanç* na*Unive**idades Públic**? </line>
<line> Does Upper E*helon Theor* Expl*i* Governan*e in Public Un**ersi*ies? </line>
</par>
<par>
<line> Thama*a Ma*cos do* S*ntos </line>
<line> Me*trado em Administra*ão * Controladoria ***a Univers*dade Federal do *eará </line>
<line> Grad*ada em Ciênc*as Contábeis pel* Un*versidade Esta*ual do Cea*á </line>
<line> t*amarama**os@alu.u*c.b* </line>
<line> Manuel Salg*e**o Rodrig*es Júnior </line>
<line> Doutor*d* em admini*tração e con*roladoria pela Un*ver*idade Federa* do C*ar* </line>
<line> Prof*ssor Assi*te*t* da Univer*ida*e Estadual do C*ará </line>
<line> manuel.salgueiro@uece.br </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Thamara M*r*o* d*s S*ntos </line>
<line> *dit**-Chefe: Dr. Tonny Ke*l*y de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade **t*dual do Ceará, Av. Dr. Silas *ungub*, </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> 1**0, *oor*enação d* Ciências, C**tábeis I*aperi, </line>
</par>
<par>
<line> 6*714903 - Fo*tale*a, CE - Brasi*. </line>
<line> Artigo r*cebid* em 26/05/20**. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: M*nue* S*lgueiro Rodrigues J*n*or </line>
<line> rece*ida em 1*/*6/2023. *provado em 15/06/2023. </line>
</par>
<par>
<line> U*ivers**ade Estadual do Ceará, Av. D*. Silas Mu*guba, </line>
</par>
<par>
<line> 1700, Coordenação de *iênci*s, *ontábeis *taperi, </line>
<line> Av*lia*o *elo *istema Tripl* Review: a) Desk Review </line>
</par>
<par>
<line> 6*714903 - Fo*tal*z*, CE - Bra*il. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; * b) </line>
<line> Double Bl*nd **view </line>
</par>
<par>
<line> (av*liaçã* cega p*r *ois a*aliadores da área). </line>
<line> *evi*ão: Gramatical, N*rmativa e de Form*t**ão </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Santos, M. *. Rodrigues J*nio* </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A go*ernança </line>
<line> pú*lica usa mecanismos de lider*nç*, </line>
<line> es*ratégia e controle, logo as bo*s </line>
</par>
<par>
<line> prát*cas </line>
<line> *e governança </line>
<line> tornam-se nec*ssárias na </line>
<line> *est*o das univ*rsidades. Ressalte-se que </line>
</par>
<par>
<line> os pr*ncipais r**ponsáveis pela adoção de boas *r**ic*s são os </line>
<line> g**tor*s p*b**cos do alt* </line>
</par>
<par>
<line> escal*o. Assim, a *eterogenei*a*e de car*cterísticas agregaria c*n*u*tos mais amp*os de </line>
</par>
<par>
<line> conhecime*t**. D*s** forma, o objet*vo geral do trabal*o é *dent*ficar co*o a </line>
<line> divers*dade </line>
</par>
<par>
<line> da* características da equipe do alto esc**ão </line>
<line> influencia n* qualidade da governança *a* </line>
</par>
<par>
<line> univers*dades </line>
<line> púb*i*a* do Brasil. Trata-se de um estudo *xplicat*v*, de natureza </line>
</par>
<par>
<line> quantit*tiva, co* o *so do método dos mínimos q*adr*dos ordiná*io* para regre*são a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dad*s em pai*e*, a m**hor *s*i**ção foi * mod*l* </line>
<line> *ixo. *s re*u*tado* obti*os indicam </line>
</par>
<par>
<line> *n**cios de *ue as v*riávei* *i*ulação e id*de podem influenciar na q*alidade da governança. </line>
<line> A diversida*e de titulação dos gestores *presentou influência positiva e * diver*idade etária </line>
<line> resulto* em efeito *ega*ivo. </line>
<line> Pa*a*ras-c*ave: Teoria dos Escalõe* *upe*iores. Gove*nança Públic*. Diversidade </line>
<line> Public governance uses l**dership, strategy *nd control mechanis*s, so go*d governance </line>
</par>
<par>
<line> prac*ices become </line>
<line> necessary in univ*rsity m*nag*ment. </line>
<line> It should be noted *hat tho*e </line>
</par>
<par>
<line> primaril* responsib*e for *dopt*ng goo* practices are high-ran*ing public manager*. Th*s, </line>
<line> the heterog*neity of characteri*tics would a*gregate broad*r sets of knowl*dge. In this way, </line>
<line> the g**eral objecti*e of the work i* to identify how the di*e*sity o* t*e characteristics of *he </line>
</par>
<par>
<line> high-ra*king team influen*e th* q**lity of </line>
<line> governa*ce in p*blic univ*rsitie* in Brazil. This </line>
</par>
<par>
<line> is an exp*an*t*ry s*udy, of a qu*ntitative natur*, us*ng th* ordinary le*st *quar*s method *or </line>
<line> *he regression o* *anel dat*, *he best estima*i*n was the fi*ed m*de*. *he results obtai*e* </line>
<line> indicate that the title a*d age variab*es can influe*ce the qu*lity of gov*rn*nce. *he div*rsity </line>
<line> of titl*s of th* managers had a posi*ive i*fl*enc* and the age d*versit* resu*t*d in a negati*e </line>
<line> *ff*c*. </line>
<line> Keyw*rds: Upper *chelons T*eory. Pu*lic Gover*ance. Diversity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 9, art. 1, p. *-25, set. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *eoria do* Escalões Superiores Explica a Gove*nança nas U*ivers**ad*s Públicas? </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇ** </line>
</par>
<par>
<line> * Admin*stração *ública, em decorrê*cia d* a*ordage* d*da </line>
<line> *ela *ew Pu*l*c </line>
</par>
<par>
<line> Management (NPM), está cada vez ma*s similar à ges**o nas empresas pr*vadas, dando *nfa*e </line>
</par>
<par>
<line> à ges**o *e </line>
<line> qualidad* e à partic*pação social (MI*LS; *RADLEY; KEAST, 2019). À vista </line>
</par>
<par>
<line> d*sso, * govern*nça pública *usca usar m**anismo* de lider*nça, es*ratégia e controle </line>
<line> (BRASIL, 2020). </line>
<line> * gover**nça se apres*nta co*o *** f*r*a de m*d*nça da *elação entr* o Es*ad* * a </line>
</par>
<par>
<line> sociedad*, passando esta última a ter uma </line>
<line> i*po*tâ*cia para a formulação, planej*mento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exec*ção de políticas públ*c*s, c*mo t*mbém papel *ss*nci*l ** controle soci*l (*ESTOFF, </line>
</par>
<par>
<line> 2011). </line>
<line> Sendo as*im, as boas práticas d* go*e*nança t*rna*-se necess**ia* n* gestão de </line>
</par>
<par>
<line> q*a*quer entidade púb*ica, *****sive as *niversidades, que são a* principais responsáveis em </line>
</par>
<par>
<line> desenvol**r a socieda**, s*ndo um b*m públic* li*ado *i**tamen*e *o proje** </line>
<line> de um país </line>
</par>
<par>
<line> (S*NTOS, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> universi*ades públi**s t*m *ido *ubmetidas a vário* desafios *os úl*imos anos, </line>
</par>
<par>
<line> ta**como urgênc*a de orçamen*o e oferta d* vag*s s*m *es*inação proporc**n*l de pessoal e </line>
<line> o*ç**ento (SA*TOS, 2*17; P*RES; ROS*; SILV*, *0*0). Com o adve**o da pa**emia da </line>
<line> COVID-19, os ga*tos púb*ic*s se direc*onaram, priorit*riamente, à *mergência d* s*úd* </line>
<line> púb*ica, o que *mpac*ou na redução **s **cursos *estinados à educa*ão (PAN*ZZO*; </line>
<line> COSTA; MEDE*ROS, 20*0). *ss** desa*ios demandam uma melh*r ge*tão dessas ent*d*des, </line>
<line> *om vi**as a melhor*r o des**penh*, *tender a* d*ma*d*s por serviços e dar t*ansparência à </line>
<line> ge**ã* das u*iv*rsi*ad*s públicas (A*SE*L; S*RENSE*; TOR***G, 2020). </line>
<line> A g*vernança n*s un*versidades públicas é um tema pouco explorado (*ILVE*RA et </line>
<line> al., 2017). A maioria dos est*dos encontrados limi*a-se à análise e a levan*amentos *obre o </line>
</par>
<par>
<line> nível de ade*ên**a das In*t*tuiçõ*s de Ens*no Super*or (*E*) à* prát*cas de bo* </line>
<line> gov*r*ança </line>
</par>
<par>
<line> (*ALES; PETER; MACHA*O; NASCIMENTO, 2*20; BA**OSA, 2**9; *ONG, **18; </line>
<line> ZORZ*L, *015; MUL*LI, 2014). Portanto, *ão *usc*ra* iden*if*car fatores que motivem as </line>
<line> varia*ões ** q*alidade da gove*n*nça. Nessa **rspectiva, como a* universida*es geram </line>
<line> import**te impa*to *c*nômi*o e soci*l, e*t*nder os *atores que influe*ciam as **as prát**as </line>
<line> de *overnança *o*tribui p*ra o aperfe*çoamento *a g*stão públ*ca. </line>
<line> Ressa*te-se *u* o* princip*is respons*veis *ela adoção de boas práticas de *overnança </line>
<line> s*o o* ges*ore* públicos *o alto *scal*o, que, ao exercerem sua influência n* t*mada de decis*o, </line>
<line> impactam a efic*ência * *ficá*ia da ação (LUNKE* et a*., 2019). N**se aspecto, a quali*ade </line>
<line> *ev. FSA, T**esina PI, v. 20, *. 9, art. 1, p. 3-25, *et. 2023 www4.fs*n*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. S**tos, M. S. Ro*rigues Júnior </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> da *overnança *m uma *nt*dad* pode ser expl*cad* *or d*versos fatores *ssocia*os à e*uipe </line>
<line> d* g**tão. </line>
<line> Hambrick e Mason (1984), em sua obra semina* sobre a Te*ria dos E*calõ*s Superio*e* </line>
</par>
<par>
<line> (TES), *estacam a </line>
<line> *nfluên*ia *as ca**cte*ísticas dos *esto*es **bre o d*s*mpenho </line>
</par>
<par>
<line> or*an*zacional. Essa teoria afirma que as percepçõe*, *o*nições e v*l*res i*dividuais deles </line>
<line> in*erferem na to*ada d* d*cis** e*tratégica. </line>
<line> Base**do-*e nestas a**r*aç*e*, a hetero*ene*d*de d* cara*terísti*as agr*garia </line>
</par>
<par>
<line> conjuntos mais </line>
<line> *mplos de conhe*imentos * recursos (KAT*ON et. al., 20*7). A parti* da </line>
</par>
<par>
<line> TES, f** verificada a </line>
<line> in*luê*cia da dive*sidade da equipe *e gestão </line>
<line> no d*sempe**o </line>
</par>
<par>
<line> organizacional de diferentes negócios, </line>
<line> impacto na to**da de *eci*ão e *a forma de como </line>
</par>
<par>
<line> lideram sua eq*ipe (BO*DI; DZIWORNU; OSARFO, 2022; JANAHI; MILL*; </line>
</par>
<par>
<line> VOU*GA*IS, </line>
<line> 2*22; </line>
<line> N*UKIRCHE*; </line>
<line> POSCH; </line>
<line> BETZER, </line>
<line> 202*; </line>
<line> *ERNÁ***Z- </line>
</par>
<par>
<line> TEMPR*NO; TEJERINA-G**TE, *020; LUNKES e* al., 2019; HE; JI*NG, 2019; ULLAH; </line>
<line> FA*G; JEBRAN, 2019; BE*NOURI et al., *018; H*TTKE; BLASCHKE, *015; </line>
<line> FINKE*STE*N; HAMBRICK, 1*96). </line>
<line> Já no toc*nte à gestão de u*iversid*des * TES, foi encontrado o *studo d* Ha**ke * </line>
<line> Blasch*e (2*15), que avalio* a in*luência da diversi**de da alta administr*çã* na excelência </line>
<line> acadêmic* de 75 u*iversid*de* públicas alem*s, a *artir de quatro hipóteses assoc*adas a* nív*l </line>
<line> *duca**onal, i*a*e, g*nero e taman** do top management tea* (TM*). </line>
<line> Além disso, há uma carê*c*a de pesquisas relaci**a*a* a modelos **ra ape*feiçoamento </line>
<line> d* se*or públi*o, principa*ment* para as IES (BIAZZI; MUSCAT; BIAZZI, 2011). Isto posto, </line>
<line> e tendo *m v*sta q*e há po*c*s estudo* ac*rca da gestão dest*s entid**es à luz da Teoria *o* </line>
<line> Escal*es Superiore*, optou-se po* traba*har com e*te objeto de estud*, no i*t*it* de suprir </line>
<line> es*a *acuna te*rica. </line>
<line> Com isso, descort*na-se a questão de pesqui*a q*e no*te*a esta inve*tigação: C*mo a </line>
<line> d*versidade das caract*rís*icas da equipe do al*o e*calão inf*ue*cia na qualidade da govern*nça </line>
<line> na* universidades públicas do Brasil? </line>
</par>
<par>
<line> *essa forma, o ob*e*iv* geral do </line>
<line> trabalh* é i*entifica* co*o a diversidad* das </line>
</par>
<par>
<line> c**a**erísticas da equipe do alto *scalão influen*iam na qualidade da governança </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> *niversi*ades públicas do Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Este est*do cont*ibu* para a l**era*ura sobr* T*S, aprof*nd*ndo *ua aplicaç*o </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ges*ã* pú*lic* e nas universida*es, onde é pouco e*plorada. Espera-se também a*e*fei*oar a </line>
</par>
<par>
<line> co*pre*nsão *obre </line>
<line> lid*rança e e*t*atégia na </line>
<line> governança pública, pe*mi*i*do q*e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> formulador*s e gestores d* po*í*ic*s pú*lic** po*derem ace*ca d* melhor composição </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, *rt. 1, p. 3-25, s*t. 2023 www4.fsa*et.c**.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Te*ria dos Escalões Su*eriore* Explica a G*ver*anç* na* Univer*idad*s Públicas? </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> equip*s de gestão. Como tamb*m, que os *etore* engajados da socieda*e compreendam melhor </line>
<line> as vari*ções na qu*lidade da governa*ça pública. </line>
<line> 2 R*FER*NCI*L TE*RICO </line>
<line> 2.1 Car**terísticas do* gestores do alto escalã* </line>
<line> A Teoria do* *sca*ões Supe*iores comp*ee*de duas *deias c*ntrais e interligad*s: os </line>
</par>
<par>
<line> gestores ag*m </line>
<line> de ac*r** co* sua* inte**retações em situ*çõe* *stratégicas que enfrentam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estas in*erpretações são im*actadas pel*s experiên*ias, valores e *e*sonalida*es do* *estor*s </line>
<line> (*AMBRI*K; MASON, 1984). Nos tópicos * s*g***, *stão *bordadas as caract*rístic*s </line>
<line> p*ssoais estudadas n*s pes*u*sas que envolvem a TES. </line>
<line> 2.2 D*ve*sidade e*ár** </line>
<line> A he*erogeneidade etária do* memb*o* da alta gestão é um imp*rtant* atri*uto, uma vez </line>
<line> q*e * id**e dos *est*res representa não apenas o nível de ex*eriê*cia total do m*mbro d* </line>
<line> equipe, mas tam**m s*a maturidade e* relação ao negó*io (NEUKIRCHEN; POSCH; </line>
<line> BETZER, *022; F**NÁNDEZ-TEMPRANO; TEJERINA-GA*T*, 202*). </line>
<line> Estud*s fornecem evidências d* que gesto*es do alto escalão m**s velhos te*dem a </line>
<line> possuir uma gestão mais conserv*dora, ou seja, são mais avess*s ao risco. Por outro lado, *s </line>
<line> gestores mais jovens *ão mai* receptivos à *o*a** *e ri*co e * busca de *stratégias de </line>
</par>
<par>
<line> crescimento mais inovadoras (LUNK*S e* </line>
<line> al., 2019; WALTER; SCHEIBE, *01*; </line>
</par>
<par>
<line> MCCLELLAND; BARKER; OH, 2012; ES**IBÁ-EST***; </line>
<line> *Á*CHEZ-P*I*ADO; </line>
</par>
<par>
<line> *ÁNCHEZ-PEINA**, 2009; SMIT* et al., 19*1). </line>
</par>
<par>
<line> Esta c*ra*terística pes*oal pode ocasionar que o*ganiz*çõ*s administradas *or gesto*e* </line>
</par>
<par>
<line> com di*erentes faixas *tárias possam apresentar melhor des*mpen*o, faz*ndo co* que </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> equipes di*ersific*da* por idade sejam mais *ficazes no monitorament* da t**ada de decis*o </line>
</par>
<par>
<line> (JA*AHI; M*LL*; V*U*GAR*S, *022). Outros es*udos também i**icam q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> h**erogeneida*e etária p*oporciona maio* poder i*forma*ivo e incentiva a adoção de p*á**cas </line>
</par>
<par>
<line> suste*távei* (NEUKIRC*EN; PO*C*; BETZER, 2022; SUTARTI </line>
<line> et al., 202*; </line>
</par>
<par>
<line> FE***NDEZ-TEMPRANO; </line>
<line> TEJER*NA-GAITE, </line>
<line> 2020; </line>
<line> FERRER*-F*RRERO; </line>
</par>
<par>
<line> FE*NÁNDEZ-*ZQUIE*D*; *UÑ*Z-TORRES, *013). </line>
<line> No â*bito governa*enta*, * *iversi*ade etária influen*ia na qua*idade da govern*nça </line>
<line> pú*l**a na medida que as *ompet*n*ias dos gestore* result*m em maior *epertório e exper*ise </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *, art. 1, p. 3-25, set. 2023 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Santo*, M. S. Rodr*gue* Júnior </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> para l*dar m*l*or com as *estrições orçamentá*i*s e busc*r mai*r </line>
<line> e*etividade dos se*viços. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, f*rmula-*e a prime*ra *ipótese desta pesquis*: </line>
</par>
<par>
<line> Hipótes* 1: a di*e*sidade e*ária d* equ*pe do alto escalão infl*e*ci* positiva*ente *a qual*dade </line>
<line> da governança públi*a. </line>
<line> 2.* Diversidad* d* gêne*o </line>
<line> A dive*si*ade *e gênero na gestão d*s organizações já *oi objeto de ba*tantes estudos n* </line>
<line> âmbito da TES, s*n*o explorada a pr*sença femin*na c*m a qualida*e das **cisões </line>
<line> organizacionais (*INE; SOJO; LA*FORD S**TH, 20*9; KHAN; KHAN; SAE*D, 2019). </line>
<line> As mulhe*es incluem melhores processos de *esolução de pro*lemas e aprimoram o nível </line>
<line> de governança da ent**ade, **a vez que possibilitam * di**rsid*de e equidade de gênero e </line>
<line> reduzem os conflitos de agência (BOADI; DZIWO*NU; *S*RFO, *022; PARK, 2020; H*; </line>
</par>
<par>
<line> J*ANG, </line>
<line> 2019; U*LAH; *ANG; JEBRAN, 2019). Ainda em relação à *overnança, </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> evidências que a *epres*n*a*ão das mulh*re* na alta gestão pode *esempenhar **pel posi*i*o </line>
<line> no desenv*lvim**to de estratégias am*i*ntais (HE; JIANG, 2019). </line>
<line> Todav*a, pe*quisas revelam que a repre*enta*ão femi*ina no a*to escalão está </line>
<line> negativamente relacionada ao desempenho da organiz*ção (MATSA; MILLER, 20*3; </line>
<line> UJUNW*, 20*2; AHER* e* *l., 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> E*contram-se ainda estudos que suge*em nã* haver rela*ão </line>
<line> s*gn*f*cativa entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diversidade d* gên*r* e d*semp**ho *rganizacion*l (FER**NDEZ-TE*PRANO; </line>
</par>
<par>
<line> TE*ER*NA-GAI*E, 2020; LUNKES et al., 2019; *E**OURI et </line>
<line> al., 2018; HA*TKE; </line>
</par>
<par>
<line> *LASCHKE, 20*5). </line>
</par>
<par>
<line> Tendo em vista que os res*lt*do* das pesquisas anterio*es são ant*gônicos, op*ou-se por </line>
<line> estabelecer a seguint* hipó*ese: </line>
</par>
<par>
<line> Hi*óte*e </line>
<line> 2: a diversid**e de </line>
<line> gêne*o na *quipe do alto e*calão </line>
<line> influenc*a positivame*te na </line>
</par>
<par>
<line> qu*lidade d* *overnanç* pública. </line>
<line> 2.4 Diversid*de de *it*l*ção </line>
<line> A *eo*ia dos Escalões Su*eriore* *revê *ue os ge**ores com determ*na*o ní*el </line>
<line> *duca*ion*l de*envolvam *sti*os de gestão di*ere*tes (FINKELSTE*N; H*MBRICK, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> A di*ersidade *e habilidade* e *itulações é um *specto </line>
<line> crucial par* uma </line>
<line> eq*ipe de gestão, </line>
</par>
<par>
<line> te*do em vista que os nív**s educa*iona** diversifi*ados *apa*itam a *quipe de ge*tão *oma* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, *. 9, *rt. 1, *. 3-25, **t. 202* ww*4.fs*net.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Teor** dos Es*alões Super*ores E*plic* a **vernança nas Uni***sida*es Públic**? </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> decisões *e alta qualidade, po*s os me*br*s *êm dife*e**es habili*ades cogn*tivas para </line>
<line> *rocessar e analisar informa*ões e e*ecutar de**sões m*is *omplexas para gere*ciar *itua*ões </line>
<line> mal estru*ur*das (BOADI; OSARFO, 2*19; CHENG; CHAN; LEUN*, *010; BANTEL, </line>
<line> 1993). </line>
<line> Mem*ros do co*selho *om difere*tes níveis de es*olaridade são v**iosos para o </line>
<line> de*empe*h* *rga*i*a**ona* à me***a que melhora as c*pacidades dos gestores **ra reconhecer </line>
<line> n*vos insights (*SU et al., 20*3). Como t*mbém capaci*a a equipe a realizar aval*ações mais </line>
<line> rá**das e aprofundadas e a t*mar melhores decisões no *ong* *razo (MA*ADEO; </line>
<line> SOOBAROYEN; HAN*MAN, 2011; KIM; LIM, 2010). </line>
<line> Na e*fera da gestão p*bli*a, por an*logia, a diversi*a** de titulaçã* pode aprimorar a </line>
<line> qual*dade da governança pública na medida que os gesto*e* com alto nível d* titulação po**m </line>
<line> *os*uir m**hor aptidão para lida* co* práticas de controle e est*atég*a, as quais sã* elemen*o* </line>
</par>
<par>
<line> da governança pública. Os gest*re* com nível </line>
<line> de t*tu*a*ão mais ba*xo </line>
<line> apresenta* *aior </line>
</par>
<par>
<line> d**p*sição a mostr*r habilidades inovativa* e *dap*áveis ** curto prazo. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, outr*s es*udos r*vela* que ex**t* uma relação </line>
<line> negativa entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diversid*d* do grau </line>
<line> de *itula*ã* do gesto* e * desempen*o organizac*onal (FERN*NDEZ- </line>
</par>
<par>
<line> TEMP*ANO; TEJERINA-GAITE, 20*0; ES****Á-ESTEVE; *ÁNCHEZ-PEINA*O; </line>
</par>
<par>
<line> SÁ*CH*Z-PEINADO, 2009). E, ainda, *em nen**ma influência </line>
<line> significativ* (HOSNY; </line>
</par>
<par>
<line> ELGHARBAWY, 2021; KH**; KHAN; SA*ED, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> **s*o *ue os resulta*os das pe*quisa* s*o d*v*rgentes, **tou-se por defin*r a *eguinte </line>
</par>
<par>
<line> *ipótese: </line>
</par>
<par>
<line> Hipótese 3: a diversi*ade </line>
<line> *e titu*a*ão *a equipe </line>
<line> do alto e*c*lão influe*cia </line>
<line> positiva**nte na </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade ** *overnança pú*l**a. </line>
<line> 2.5 **man*o do Top Manageme*t T*am (TMT) </line>
<line> O tama*ho TMT é um elem*nto que representa o conte**o estru*u*al e *om*osicional </line>
<line> de uma equipe (AMAS*N; SAPIENZA, 1997). À medida que o tam*n*o do TMT cr*sce, a </line>
</par>
<par>
<line> diver*idade de opini*es, interess**, </line>
<line> valores aument* (LI; HAMBRICK, 2005; *AN*EL; </line>
</par>
<par>
<line> JA*KSON, 1989). Equipes maiores tam*é* podem enfrentar maiores conflitos de*idos a*s </line>
</par>
<par>
<line> pontos de vis*a **tencialmente *iv*rsos. C**o *ambém, </line>
<line> pod*m sofrer *om problem*s </line>
</par>
<par>
<line> relac**nad*s * coordenação * con*ro*e das atividades e i**eresses. A interaç*o e reciprocidad* </line>
</par>
<par>
<line> entre </line>
<line> os memb*os da eq*ip* diminuem à m*dida </line>
<line> *ue as equipes cre*ce*, uma vez que o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 9, *rt. 1, p. 3-25, set. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. *an*os, *. S. Rodrigues Júnior </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> tamanho pode restrin*ir a troca d* inform**ões entre os gestores (ESCR*BÁ-*STEVE; </line>
<line> SÁNCHEZ-*E*NADO; *ÁN*HEZ-PEINA*O, 2009; S*MSEK et al., 200*). </line>
<line> E* contrapa**ida, g*upos maior*s possuem m*i*res re*urs*s cognitivos, des*mpenho </line>
<line> do g*upo e criati*ida*e a sua disposição, o que pode contribuir p*ra a *elhoria de inovações </line>
</par>
<par>
<line> estratégicas </line>
<line> (CERTO </line>
<line> et </line>
<line> * l ., </line>
<line> 2006; </line>
<line> HAL*B*IAN; </line>
<line> FINI*E*STEIN, </line>
<line> 19*3). </line>
</par>
<par>
<line> Consequent*mente, o tam**ho do TMT *o*e res*ltar em maior </line>
<line> *ualidade na t*mada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*cisão e aumento do desempen*o colaborativo de*ido * ga*a de conhecimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*periên*ia *os*uí*a </line>
<line> pelos membros do grupo (KNIP*E*BE*G; DE DREU; *OMAN, </line>
</par>
<par>
<line> 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse caso, os *ene*íci*s *o tamanho da e*ui*e nas uni*ersida**s federa*s *odem ser </line>
<line> ini*idos pelos potenciai* *roblemas de *omunicação e c*orden*ção *ntre os demais gestores </line>
<line> pú*l*cos. Po* ess* razão, conside*amo* a seguinte hi*ótese: </line>
<line> **pót*s* *: * tama*ho d* e*uipe *MT influencia neg*tivam*nte na qualidade da governança </line>
<line> pública. </line>
<line> 2.6 Va*iáve*s d* controle </line>
</par>
<par>
<line> Consi*era-se q*e outro* asp*ct*s inerentes às insti*uiçõe* de </line>
<line> ensino superior públicas </line>
</par>
<par>
<line> podem infl*enciar na qualidade da governa*ça. Ne**e estudo, optou-se </line>
<line> por explorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *aturidade a partir do tempo de existência das IES, te*do em vista que *sto po*e co*trib**r p*ra </line>
</par>
<par>
<line> s** solidez * desempen*o, fazendo com que a gestão se </line>
<line> aprimore no decorrer do tempo. </line>
</par>
<par>
<line> *rganizações **is ma*uras podem apr*sentar melhores estratégias, pro*essos **is robusto*, </line>
</par>
<par>
<line> maio* capac**ade p*ra alcançar sucess* em seus </line>
<line> proje*os, atendendo às demandas </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> i***ressados (EC**RDT, 2018; BERSSANETI; CARVA*H*; MUSCA*, 2012). </line>
<line> Ade*ai*, optou-se por analisar a i*fluência do porte das universida*es na qual*dade ** </line>
</par>
<par>
<line> governança. Os c*itérios de classificação do por*e </line>
<line> da entida*e variam bastante (M*RTINS; </line>
</par>
<par>
<line> LEONE; LEO*E, 2**6), </line>
<line> neste estudo, *onsiderou-se orçamen*o dest*nado * cada I*S. o </line>
</par>
<par>
<line> Foram encontradas ev*d*ncias de que o porte </line>
<line> da* </line>
<line> entidades impacta em aspecto* co*o </line>
</par>
<par>
<line> investime*tos em i*ovação e maior aderê*ci* *s prática* de *estão de pe*soas (M*LLER DE </line>
<line> CARVALHO, 2014; GOME*; K*UG*IANSK*S, 2*09). Da mesma f*rma, os recursos </line>
<line> fi**nce*r*s proporci*nam *antagem a pa*tir da criação de valo*, que *esulta em um </line>
<line> d*sempe*h* superior (BARNEY; HEST*RLY, *007). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, art. *, p. 3-25, *et. *023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Teoria *os *sca*ões Superi*re* E*plic* a Governança nas Universida*es *úbl*cas? </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ETODOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se *e um estud* explica*i*o, uma vez qu* *e pretende ana*isar quais fatores </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuem </line>
<line> *ara * *ualidade da governança p*blica na* *niversid*d*s f*derais. *u*nto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> natureza do mét*do, esta pesquisa define-se como quanti*ati*a, dado que se propõe a me***rar </line>
<line> *s hip*teses e analisa* a *el*ção de causa e efeito entre as variáveis estud*d*s mediante a análise </line>
<line> de regr*ssão com dad*s em p*ine* (COOPER; SCHINDLER, 2003). </line>
<line> 3.1 *artic*pant*s da pesq*isa </line>
<line> A p*pulação in*cia* *stud*da se co*s*it*i* de 62 u*iver*idad*s, no entanto foram </line>
<line> desc**sider*d*s 3 universid*des por n*o possuir da*os disponí*eis do ano de 2017 no portal </line>
<line> *o TCU. As*im, a *opulaçã* final *on*iste em 59 *niversidades f*derais em cada ano. For*m </line>
</par>
<par>
<line> exa*inados *s anos em que o TC* realizou o levantamento </line>
<line> *o perfi* *e gov*rna*ça das </line>
</par>
<par>
<line> entidades **blicas federais, 2017, 2018 e 202*, resul*a*do em 177 observações pa** a variável </line>
<line> de*endente. </line>
<line> 3.2 Instrumento de coleta de dados </line>
<line> E* se tratand* *a variável dep*nd**te, a coleta de dad*s se baseou no l*v*nt*me**o </line>
<line> i*tegr*do d* Tri*unal de *onta* *a União (TC*), o*de * avaliada a sit*aç*o da *overnança na* </line>
<line> entidades que constitui * administra*ão púb*ica direta e *n*ireta (B*ASIL, 2020). </line>
<line> Sendo as*i*, a variável dependen*e (*OV) corr*sponde ao *ndice de g*vern**ça </line>
<line> p*bl*ca, o *u** representa todas *s práticas avalia*as no tema de g*vernan*a pública a **rtir de </line>
<line> três mecanismos: li*eran*a, est*atégi* e acc*untability. O aludi*o *ndice mensur* * capacidad* </line>
<line> da *ntidade públ*ca e*t*bel**er o mo*elo de governança, gerir o desemp*nho de alta </line>
<line> ad*inist*a*ã*, promover a gest*o es**at*gica, gerir riscos e promover tra*sparência. </line>
<line> No toc*nte às variávei* *ndepe*dentes, fora* co*siderados com* gest*res do a*to </line>
</par>
<par>
<line> escalão os Rei*or*s, Vice-reitore* e Pró-**ito*es. A </line>
<line> part*r disso, fo* pesq**sad* no sítio </line>
</par>
<par>
<line> eletrô*ico das univer**dades fede*ais a identificação do quadro *a equi*e d* gest*o no períod* </line>
<line> est*dado e colet*dos dados a r*speito de gênero, t*tulação, *dade e *am**ho da equipe. O Qua*ro </line>
<line> *, * segu*r, apresenta as **riáveis inde*endentes, suas hipóte*es, a fo*ma de men*uração e os </line>
<line> e*tudos ant*riores qu* embasem seu *so. </line>
<line> Re*. FS*, Tere*ina PI, v. *0, n. 9, **t. 1, p. *-2*, se*. 2023 www4.*san*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. Santos, M. S. Rodrigues Júnior </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Em rela*ão às *ariáveis de controle, utilizo*-se o ***amento feder*l destinado a cada </row>
<row> IES, coletado no Portal da Transparência d* governo fed*ral. J* em re*a*ão * maturidade, </row>
<row> bu*cou-se iden*ifica* * ano de *undaç*o e o t*mpo de existência das IES n*s por*ais elet**nicos </row>
<row> das entidades. </row>
<row> Q*adro * - Variáveis *nd*pendentes e de contro*e estudadas </row>
</column>
<par>
<line> V*riá*el </line>
<line> Có*igo </line>
<line> Mensuração </line>
<line> Op*r*cionaliz a çã o </line>
<line> Impact* espe*ado </line>
<line> Estudos *nteriores </line>
</par>
<par>
<line> I d ** e </line>
<line> H1 : I DA </line>
<line> Idade dos gestores ** alt* escalão </line>
<line> Co*fic*ente de v*riação </line>
<line> Pos*tivo </line>
<line> Fernandé*-T*mprano * Te*erina-Gaite, 20*0; Su*ar*i *ta*., 2021 Janah* et al., 2022; *eu*irc*en et a*., 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> *ênero </line>
<line> H2 : GE N </line>
<line> 0 (se mulher) e 1 (se homem) </line>
<line> Coe*ic**nte *e *ariação </line>
<line> Positiv* </line>
<line> Fine et al., *019; He e *iang, 2019; Ullah et al., 2019;Boadi et al., 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Tit*lação </line>
<line> H3: TIT </line>
<line> 1 (espec*alização), 2 (mestra*o) e 3 (doutor*d*) </line>
<line> Coe*i*iente de variaç** </line>
<line> Pos*ti*o </line>
<line> Ch*ng et al., 2010; K*m e L*m, 2010; H** et al., 20**; B*adi e Osarfo, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> Tam. TMT </line>
<line> H4: TMT </line>
<line> Quantidade de gestore* </line>
<line> *amanho da e*uipe </line>
<line> *egativ* </line>
<line> Simsek et al., 20*5; Escribá-*st*ve e* *l., 2009. </line>
</par>
<par>
<line> Po*te </line>
<line> P OR </line>
<line> To**l do Orçamento federal </line>
<line> Logar*tmo natural do val*r totaldo orçamento </line>
<line> *osi*i*o </line>
<line> Barney * Hesterly, 2007; Gomes e Kruglia**k*s, 2009;*olle*, *014. </line>
</par>
<par>
<line> Matur*da de </line>
<line> *AT </line>
<line> Tempo de exis***ci* </line>
<line> Anos de *xi*tênci* </line>
<line> Positivo </line>
<line> Bers*anet* *t al., 2012; *ckardt, 2018. </line>
</par>
<column>
<row> A a*áli** des*r*tiv* explorou a média do índice de gove*nan*a e* re*ação ao **r** d*s </row>
<row> universidades, *sando faixas de o*ç***n*o *, em segu*da, proc*deu-se à análise de r*gressão </row>
<row> com d*do* em painel, de acordo com o modelo e*pírico apresentado *o tópico a segui*. </row>
<row> R*v. F*A, Teresina, v. 2*, n. 9, art. 1, p. 3-25, set. 20*3 www4.fsane*.com.br/*evista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Te**ia dos Escalõe* S*peri*res *xplica a Go**r*ança nas Uni*ersidades *úbl*c*s? </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 Modelo **pírico </line>
</par>
<par>
<line> * partir d* me*suração das v*riáveis * da a*res*ntação d*s resultados esperados, p*de </line>
<line> ser form*lada a seguin*e e*uação. </line>
<line> G*Vi = 0 + 1(IDA) + 2(G*N) + 3(TI*) + 4(TMT) + *5(P*R) + *(MAT) </line>
<line> Eq*ação 1 </line>
<line> Co* * uso do mé*odo dos míni*os quadrados ordinário* (or*inary le*st squ*res - OL*) </line>
<line> par* a regress*o de *ados em pai*el, f*ram f*i*os o *e**e d* Chow * o **ste *e Hausman **ra </line>
</par>
<par>
<line> * escolha entre o mode*o *e </line>
<line> efeito **xo e po*led. O r**ultado do teste de Ch*w foi </line>
</par>
<par>
<column>
<row> signi*icativo, id*ntificando que *s ca**cterísticas não observáveis dos da*os **rão importante* </row>
<row> na mod*lagem e o *esultado do *este de Hausman apresent** q*e as carac*erísticas es*ecíficas </row>
<row> são c*rrela*ionadas com algum re*ressor. *o*tan*o, identificou-se que a es*ima*ão ma*s </row>
<row> adequa*a dev* ser *eita *om o modelo de efe*tos fixos, expo*to na *eção a seguir. </row>
<row> * R*SUL*ADOS E DISCUS*ÕE* </row>
<row> 4.1 Evolução do í*dice d* *o**rnança </row>
<row> A tabela 1 ap*esenta a média do í*dice *e gov*rnança em relação ao po*te da* </row>
<row> universidades, como ta*bém mostra a médi* g*ral do índi*e du*ante o* ano* estudad*s. A partir </row>
<row> *esta análise, é pos*ível afirmar que a média *a gov*rnança pública n*s universidades </row>
<row> fed*raiscresce* a* decorr*r dos *nos. </row>
<row> Tabe*a 1 - Méd*a do índice de *overna*ça por po*te. </row>
</column>
<par>
<line> Faixas </line>
<line> P o rt e </line>
<line> 20*7 </line>
<line> 201* </line>
<line> % (2017-2*18) </line>
<line> 2021 </line>
<line> % (2017 - 2021) </line>
</par>
<par>
<line> *ª Faixa 2ª Faix* *ª Faixa 4ª Faixa </line>
<line> 0 - 5*0.000.000 500.000.000 - 1.00*.000.0*0 1.0*0.000.000 - 1.500.000.000 1.500.000.000 - 2.500.000.000 </line>
<line> 0 ,4 0 4 0 ,3 7 4 0 ,4 1 1 0 ,3 2 3 </line>
<line> 0 ,4 * 8 0 ,4 2 5 0 ,* 5 3 0 ,4 3 4 </line>
<line> 3 ,* 6 % * 3 ,5 2 % 1 0 ,4 1 % 3 4 ,1 6 % </line>
<line> 0 ,5 8 3 0 ,5 9 7 0 ,* 0 0 * ,7 0 6 </line>
<line> 3 9 ,5 * % 4 0 ,4 6 % 3 2 ,* 2 % 6 2 ,8 4 % </line>
<line> </line>
<line> *é*ia Gera* </line>
<line> * ,3 8 4 </line>
<line> 0 ,4 2 6 </line>
<line> 1 0 ,9 4 % </line>
<line> * ,6 1 2 </line>
<line> 4 3 ,6 6 % </line>
</par>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teres*na PI, v. 20, n. 9, art. *, p. 3-25, set. 2023 </line>
<line> www4.fsan**.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. Sant**, M. S. Rodrigues J*nior </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> * Tab*la 1 mos*ra que, em todas as faixas, h*uve *m con*í*uo cr*s*im*nto na média </line>
<line> do í*dice de governança, que fo* *ai* acentuad* no ano *e 20*1. </line>
</par>
<par>
<line> O aperfeiçoa*ento </line>
<line> d* govern*nça *as un*versidades *ed*rais repr*se*ta uma ma*or </line>
</par>
<par>
<column>
<row> respo*sabil*dad* com a govern*nça *úbli*a, *u seja, com o aprimoramento das n*rmas, as </row>
<row> estratégias d* ges*ão e a aplicaçã* dos princípios da governa*ça *o decorrer dos anos, in*icando </row>
<row> que as entid*des buscaram se ad*p*ar aos precei*os *o TCU. </row>
<row> Além dis*o, a *abela demons*r* qu* as u*i**rs*dades d* maio* porte cresceram mais que </row>
<row> as ou*ra* e apresen*ar*m a maior média de go***n**ça no *n* de 2021, *om *m aume*to de </row>
<row> *2,84% em compar**ão *o a** de *018. </row>
<row> As anális*s seg*in*es tra*am dos fatores que mo*ivaram o d*sempenho em go*ernança </row>
<row> das unive*sidades *ede*ais. </row>
<row> *.2 Fatores que impactam a governança </row>
<row> As *abelas a seguir apresentam os re*ulta*o* da regressã* com dad*s em pa*nel. </row>
<row> T*bela 2- Anál**e da regressão com dad*s em painel com * modelo d* efeitos polled, </row>
<row> fix*s e variáveis. </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Polled Fixos Va*iáveis </line>
</par>
<par>
<line> V*r*á*el </line>
<line> Coef P.Va*ue C*ef. P.V*lue Coef. P.Va*ue . </line>
</par>
</par>
<par>
<line> CV_Ida </line>
<line> -0,*6*1 </line>
<line> 0.215 </line>
<line> -0,2486 </line>
<line> 0.391 </line>
<line> -0,*275* </line>
<line> 0.044 </line>
</par>
<par>
<line> CV_Ge* </line>
<line> 0,0219 </line>
<line> *.458 </line>
<line> -0,0304 </line>
<line> 0.411 </line>
<line> 0,*162 </line>
<line> 0.6*1 </line>
</par>
<par>
<line> C*_T*t </line>
<line> 0,*879* </line>
<line> *.*8* </line>
<line> *,1134 </line>
<line> 0.431 </line>
<line> 0,2602* </line>
<line> *.042 </line>
</par>
<par>
<line> TMT_Tot </line>
<line> -0,029** </line>
<line> 0.009 </line>
<line> -0,0*38 </line>
<line> 0.124 </line>
<line> -0,*2*** </line>
<line> 0.089 </line>
</par>
<par>
<line> Maturid </line>
<line> 0,0003 </line>
<line> 0.372 </line>
<line> 0,*380* </line>
<line> 0.000 </line>
<line> 0,0005 </line>
<line> 0.359 </line>
</par>
<par>
<line> P o rt * </line>
<line> 0,0134 </line>
<line> *.37* </line>
<line> 0,1999 </line>
<line> 0.278 </line>
<line> 0,0190 </line>
<line> 0.408 </line>
</par>
<par>
<line> Constante </line>
<line> 0,6501 </line>
<line> 0.020 </line>
<line> -4,8468 </line>
<line> 0.167 </line>
<line> 0,52*3 </line>
<line> *.210 </line>
</par>
<par>
<line> Após a*lic*ção *o test* d* Ch*w; Breus*h e Pagan; e Hausman, ident*fic*u-se q** o </line>
<line> modelo de *feit*s fi*os é * mais ajustado. *orém, optou-se por ap*e*entar os resultados com os </line>
<line> t*ês modelos p*ra maior *r**sparê*cia. A*ém disso, como a TES é *ouco **plorada ** </line>
<line> *niversidad*s pú*licas, anali*ou-se o comportamen*o das variáveis em todos o* modelos. </line>
</par>
<par>
<line> Os resulta*o* obtidos, a partir </line>
<line> do model* de efeitos fixo*, indi*am q*e nenhu*a das </line>
</par>
<par>
<line> variáveis *presentou significância *, *o*s*q*entemente, t*das a* **póte*es foram *ejeita*as, </line>
<line> Rev. *SA, Te*esin*, v. *0, n. 9, *rt. 1, *. 3-25, set. 2023 www4.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Teoria dos Escalões Sup**iores Explica a Governança nas Universidades Públicas? </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> *a*act*rizando que a TES </line>
<line> não explica a *ariação na q*alid*de da g*ve**ança da* IES. A </line>
</par>
<par>
<line> res*eit* das *ariáveis d* co*trole estudad**, a maturidade ev*denciou significância no nível *e </line>
<line> governa*ça, confirmando o impac*o esp*r***. Por outro lado, o por*e das IES *ão resul*ou em </line>
<line> infl*ên*ia signi*icat*va. </line>
<line> Desse modo, os *esultados estão condiz*ntes c*m os tra*al*os *ue ind*cam a*sênci* de </line>
<line> significânci* das caract*r*sticas estudadas n* *ES para a gestão (FERNÁNDEZ- </line>
<line> TEMPRANO; T**ERI*A-GAITE, 202*; KH**; KHAN; SAEED, 20*9; HATTK*; </line>
<line> *LASCHKE, 2015). E não se coadu*a* *om aquele* que evide*ciaram sig*i*icância das </line>
<line> características para a go*ernança (BOADI; DZIWORNU; O*ARFO, *022; NEUK***HEN; </line>
<line> P*SCH; BETZER, 2022; BOADI; OSARFO, *019; EC*ARDT, 2018). </line>
<line> Adicionalmente, com base n*s resultados dos dema*s modelo*, *estacam-se indícios </line>
<line> *e que as var*áv*is titulação, idade e tamanho do TMT pod*m **fluenci*r na qua*i**de d* </line>
<line> governanç*. A div*rsidade de titulação dos ges*ores apr*se**ou *nfluê*cia positiva e o </line>
<line> tamanho do TM* evidencio* *nf*uência n*gativa, em ambo* os mod*lo*. A diversi*a*e etária </line>
<line> r*s*l*ou em efeit* negativo com modelo de **eit*s variáveis. </line>
<line> Apesar de es*as *ariáveis n** s*rem **g*ific*nte* no mod*l* mais ajustado, optou-se </line>
<line> *or destaca* ess*s *ndícios, t*ndo e* vista que ta*s aspecto* podem ser im*or*antes em futuros </line>
<line> estudos, co*sideran** a natureza exp*o*atória desta pesquisa. </line>
<line> *or fim, é i**ortante destac*r que as variáveis gênero e porte nã* foram sig*ifica**es </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> nen*um mode*o. Ape*a* </line>
<line> *e diversos estud*s ide*tif*car*m algum tipo *e *n*luência </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> gestão a *artir ** d*versidade de gênero. À luz da teoria da massa crítica, * influênci* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> r*presentação fe*i*ina </line>
<line> **o é *i*ear, ma* condicionada ao nível de t*l condição (KANTER, </line>
</par>
<par>
<line> 1977). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Partind* desse *ressupos*o, **n*id*r*u-*e pertinente explorar a* *ari*veis c*m dados </row>
<row> a*rupados po* quanti*ade de *ulheres, confo*me tabela abaixo: </row>
<row> Tabela 3- *nálise d* regre*são com dados em pa*nel agrupado* por qu*n*idade* de </row>
<row> m***eres na equipe. </row>
<row> *AINEL A - Equi*es com 3 ou m*is mulheres </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Polled </line>
<line> F*xos </line>
<line> Vari*veis </line>
</par>
<par>
<line> Var*ável </line>
<line> Coef. P.Value </line>
<line> C*ef. P.Value </line>
<line> Coef. P.Value </line>
</par>
</par>
<par>
<line> CV_*da </line>
<line> -0,*837 </line>
<line> 0.828 </line>
<line> -0,343* </line>
<line> 0.514 </line>
<line> -*,7296* </line>
<line> 0.087 </line>
</par>
<par>
<line> *V_G*n </line>
<line> 0,*35* </line>
<line> 0.433 </line>
<line> 0,0087 </line>
<line> 0.875 </line>
<line> 0,0318 </line>
<line> 0.522 </line>
</par>
<par>
<line> C*_Tit </line>
<line> 0,18*7 </line>
<line> 0.186 </line>
<line> 0,197* </line>
<line> 0.388 </line>
<line> 0,29*8* </line>
<line> 0.074 </line>
</par>
<par>
<line> TMT_To* </line>
<line> -0,0136 </line>
<line> 0.497 </line>
<line> -0,*683* </line>
<line> 0.089 </line>
<line> -0,0190 </line>
<line> 0.432 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *0, n. 9, a*t. 1, p. 3-25, set. *023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. Santo*, *. S. Rodr*gues Júnio* </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Matur*d </line>
<line> 0,**1* </line>
<line> 0.027 </line>
<line> 0,*409* </line>
<line> 0.000 </line>
<line> *,0009 </line>
<line> 0.159 </line>
</par>
<par>
<line> * o rt e </line>
<line> -0,0121 </line>
<line> 0.491 </line>
<line> *,*001 </line>
<line> 0.999 </line>
<line> -0,0053 </line>
<line> 0.831 </line>
</par>
<par>
<line> C**stante </line>
<line> 0,9402 </line>
<line> 0.009 </line>
<line> 0,8561 </line>
<line> 0.860 </line>
<line> 0,93*2 </line>
<line> 0.05* </line>
</par>
<par>
<line> PAINEL * - Equipes *om meno* de * *ulher*s </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Polled </line>
<line> Fixo* </line>
<line> V*ri*ve** </line>
</par>
<par>
<line> Variável </line>
<line> Coef. P.Value </line>
<line> *oe*. P.Value </line>
<line> C*ef. P.Valu* </line>
</par>
<par>
<line> CV_Ida </line>
<line> -0,70*4 </line>
<line> 0.144 </line>
<line> -1.67*3* </line>
<line> 0.004 </line>
<line> -1.8152* </line>
<line> 0.000 </line>
</par>
<par>
<line> CV_Gen </line>
<line> -0,1157 </line>
<line> 0.272 </line>
<line> -0,0091 </line>
<line> 0.9*4 </line>
<line> -0,0029 </line>
<line> 0.**7 </line>
</par>
<par>
<line> CV_Tit </line>
<line> 0,1693 </line>
<line> 0.364 </line>
<line> -*,14*4 </line>
<line> 0.650 </line>
<line> -0,039* </line>
<line> 0.879 </line>
</par>
<par>
<line> TMT_*ot </line>
<line> -0,046** </line>
<line> 0.005 </line>
<line> *,0553 </line>
<line> 0.323 </line>
<line> -0,0085 </line>
<line> *.751 </line>
</par>
<par>
<line> **turi* </line>
<line> -0,00*2* </line>
<line> 0.*72 </line>
<line> 0,0**4* </line>
<line> 0.033 </line>
<line> -0,0003 </line>
<line> 0.830 </line>
</par>
<par>
<line> P o rt * </line>
<line> *,0836* </line>
<line> 0.007 </line>
<line> 0,5699 </line>
<line> 0.928 </line>
<line> 0,0*72 </line>
<line> 0.522 </line>
</par>
<par>
<line> Co*stan** </line>
<line> -0,423* </line>
<line> 0.426 </line>
<line> -2.0**0 </line>
<line> 0.8*4 </line>
<line> 0,2762 </line>
<line> 0.796 </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de a var**vel gênero perma*ece* sem *ele*ância, observa-se que a presença de </line>
<line> mu*heres na eq**pe afeta os r*sulta**s d*s o***as variáve*s. Ba*eado no modelo de ef*i*os fixos, </line>
</par>
<par>
<line> o tamanho do **T e a *atur**ade ap*esenta*a* influência quando present** ou m*is 3 </line>
</par>
<par>
<line> mulheres na equipe. Já em equipe* *om *en*s de 3 m*lher*s, *da** apresent* im*act* a </line>
<line> nega*iv* e a maturi*a*e segu* com i*pacto positiv*. </line>
<line> *ota-se que *s resultad*s apresent*dos são basta*te dive*sificados, des*e m*do t*rna- </line>
<line> se necessário expl*rar mais obs**vações das var***eis, isto é, dispor de *m períod* de tempo </line>
<line> maior **ra chegar * c*n*l*sões ma*s *recisa*. D*ssa fo*ma, se*ão discutidos os r*sul**dos </line>
<line> ma*srecorrente* em todos os modelos testados. </line>
</par>
<par>
<line> N* tocante às variáveis es*ud*das, </line>
<line> verificou-se que *s idades </line>
<line> **s ges**res das </line>
</par>
<par>
<line> unive*sidades s*o eq*ivalen*es. Do total de *.547 *esto**s *xplorad*s, 58% *stão *oncentrados </line>
<line> n* faixa etária de 50-60 anos. A es*era *úbli*a causa *m viés nesse sen*ido, pois, p*ra ati*gir </line>
<line> um carg* de direção, ** um *a*inho * ser segui*o *ue p*de de*orar. </line>
<line> Nes*e *aso, as *niv*rsidades federais bra*ileiras *presentam a peculi*ridade na *u*l os </line>
<line> gestores de m**or e*cal*o são indic*dos * parti* da sua trajetóri* política e/ou acadêmica. Dessa </line>
<line> f*rma, as pessoas que *lcançam o alto escalão possuem uma idade mais ava*çada, *xplica*do </line>
</par>
<par>
<line> assim a equ*va*ência entre as idad*s. A par*ir desta observação, po**-se im*licar que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> equi*alência de fai*a *tária e*tre os gestores po*e te* influenciado o re*ultado *a equação. </line>
</par>
<par>
<line> A diversidade etária tam*ém pode impac*** negativa*ent* a qualidade *a governança </line>
<line> na medi*a **e pode e*istir **scordân*ia entre o* gest**es, i*to é, gesto*es **is velhos podem </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 20, n. 9, art. 1, p. 3-25, se*. 2023 www*.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Teoria dos E**al*es Superiores Explica a Governança nas Universidades Públicas? </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> ser mais relu*antes em tentar inovar *a gestão, em *ontrapartida a*s ge*to*es mais jove*s que </line>
<line> possuem o perfil mais inovativo, dinâmico * propenso ao risco. </line>
<line> Visto que o objet* *o estudo são in**itu**õe* públic*s, a heterogeneid*de *tári* *mp*cta </line>
</par>
<par>
<line> negati*amente a **vern*nça, </line>
<line> *e *o*ma q*e p*de hav*r d*s*quilí*rio entre a inovação dos </line>
</par>
<par>
<line> gestores *ais novos e o *onserv*dorismo dos *estores m*is velhos. Logo, a TES não se apl*co* </line>
<line> à variável exp*ora*a, is*o *, a p**spectiv* é q*e equipes *omogên*as contr*buam mais par* a </line>
<line> qualid*de da gov*r*ança pública *, portanto, estab*lecer **râmetros r*lacion*dos à faixa etária </line>
</par>
<par>
<line> dos gest*r*s </line>
<line> *úblico* na compos*ção da equipe de ges**o p*de mel*or*r * qualidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> gov*rn*nça pú**ica. </line>
<line> O* re*ultado* acerca da di*ers**ade de gênero indi*aram a ausênc*a de s*gni**cância </line>
<line> dess* variáve* n* qu*lidade d* go*e*nança. N* entanto, *undame*tad* na teor*a da massa </line>
</par>
<par>
<line> crítica, </line>
<line> exploramos tod*s as </line>
<line> *ariáveis a *arti* de *o*elos ag*u*ad*s por *uanti*ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mulheres. Logo, observou-se que, apesar de a variável </line>
<line> gên*r* não re*ultar em *mpacto </line>
</par>
<par>
<line> rele*ante, a pa*ticipação feminina na gestão **s </line>
<line> unive*sidade* influenci* ** r*sultad*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> outras v*riáve*s. </line>
<line> Quando a equi*e do alto e*calão é composta por t*ês </line>
<line> ou mais *u*heres, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tamanho TMT impac*a negativa*ente * </line>
<line> desempenho das IES, uma vi*vel e*pli*aç*o para </line>
</par>
<par>
<line> isso é o fenômenode tokenismo, pois a* constit**r u*a equipe maior, o n*vel de *iversidad* </line>
<line> de gên*r* da equipe pode dimi*uir, a*sim as mu*here* pod*m atuar como to**ns, q*e g*zam </line>
<line> *e meno* infl*ên*ia e* comp*ração com os membros d* *aioria. </line>
<line> No tocante à ti*ulaçã* dos g*stores, o re**ltado po*e se* e**lica*o a partir *a </line>
<line> *i**rsida*e de c**pet*nci*s e conhecimento* que os nív*is de ti*u*ação pr*por*ionam à e*u*pe </line>
</par>
<par>
<line> de gestão, ** seja, </line>
<line> as ha*i*id*des *bserváveis adquiridas por m*i* de </line>
<line> *if*rente* graus de </line>
</par>
<par>
<line> *itu*ação são proxies *álidos p*ra a orie*tação </line>
<line> cognit*va, </line>
<line> co*he*imentos e valore* que </line>
</par>
<par>
<line> impactarão a </line>
<line> q**lid*de da </line>
<line> governança pública. A h*te**gene*dade relacionada à </line>
<line> titul*ção </line>
</par>
<par>
<line> **neficia o desempe*ho </line>
<line> organizacion*l através da tr*ca e proces*ament* de inf**mações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ntos de vista es*ecí*icos de ta*efa*. </line>
</par>
<par>
<line> * nív** educacional mais *levado * ind*cativo d* maior *a*e de </line>
<line> com****ncias, </line>
</par>
<par>
<line> associa*do-se a es*raté*i*s mais e**cazes * gestão m*is eficiente. Por sua vez, os gestores com </line>
<line> me*or grau *e ti*ul**ã* podem estar mais di*p*stos a demonstrar suas competências técnicas e </line>
<line> acadêmicas a partir do *prim*r*m*nto da g**e*nança, a f*m d* co*s*l*darem suas *arreiras. </line>
<line> Nesse contexto, a presença de gestores c*m diver*o* graus de titulação impa*tou </line>
<line> positiva*ent* *a *ualidade d* gov*rnança, pois a **uipe *e*derá a dispor de b**s *r*tica* de </line>
<line> governança, tai* como c*pacidade de r*spo*ta, melho*ia cont*nua, condut* de lide*ança </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 9, art. 1, p. 3-25, *et. 20*3 www4.fsanet.*o*.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. Santos, M. S. Ro*rigues Júnio* </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> inovativa, promover a s*mpl*ficação e modern*zaç*o d* gestão p*blica, entre out*as. Assim, é </line>
</par>
<par>
<line> *er*ine*te haver g*st*re* com diferentes </line>
<line> graus d* tit*laçã* na equi*e *e gestão </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> universidade* federai*. </line>
</par>
<par>
<line> O t*manh* d* top management *eam evide*ciou influênc*a neg*tiva em relação à </line>
<line> qua*idade da gover*ança, ou seja, *quipes *aiores podem pos*uir mai*r pro*abilida*e d* que </line>
<line> a*simetrias de ***ormações e o*jetiv*s entre *s membros e*istam de maneira mai* reco*rent*, </line>
</par>
<par>
<line> * que, por su* vez, n*cessita que haja regula*ent*s para coo*d*nação * con*r*le *a </line>
<line> equi*e. </line>
</par>
<par>
<line> Consequenteme*t*, o fortalecimento *e sist*mas formais e burocráti*os d* coordena*ão pod*m </line>
<line> imped*r a capacid*de da enti*ade de ino*ar e se adapta* às boas práticas de governa*ça. </line>
<line> De aco*do *om a base de da*os, observou-se *ue a maioria das equipes são compostas </line>
<line> por 9 memb*os e a qualidade da governa*ça começa a cair quando a e*uipe possui 8 membros. </line>
<line> Alé* disso, as equip*s *ompostas po* 7 **mbros foram as que apr*sentara* melhor nível de </line>
</par>
<par>
<line> g*v*rna**a, enquan*o a m*dia </line>
<line> de go*ernança das equipe* com 10 membro* é </line>
<line> d* </line>
<line> 0 ,4 5 , </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> equ*p*s *e***es apresenta* *ma méd*a *e 0,60. </line>
<line> Na compos*ção das *quip*s de entida*e* pú**i*as podem c*nstituir *a*g*s de c*nfia*ça, </line>
</par>
<par>
<line> *s quai* às veze* são u**dos *ara acomodar inte**s*es **líticos. Des*a f*rma, </line>
<line> **se* </line>
</par>
<par>
<line> *argos aumentam * tamanho da </line>
<line> eq*i*e </line>
<line> e *odem *ra*er i*pactos negativ*s par* gestã* d*s * </line>
</par>
<par>
<line> en*idades. O tam*nho da equipe também pode res*rin*ir a troca de in*orma*ões entre os </line>
</par>
<par>
<line> gestores, podem ser m*nos ef*cazes e m*is *nerosos </line>
<line> na comunicaçã* e t*mada de </line>
<line> decisão, </line>
</par>
<par>
<line> assi*, limita a efic*cia do planejamento. De*se modo, *o*na-se interessante a *onderação da </line>
<line> *u*ntid*de de membros a* formar * *quip* de *estão das *ni*ersi*a*es f*de*ais. </line>
<line> Ao analisar * i*pa**o das var**vei* *e controle, a ma*uridade *vi**nciou i*pacto </line>
<line> *ositi*o na qualidade da governança, fornecendo evidência de que o t*mp* de e***tênci* das </line>
<line> instituições i*f**enci* s*u *esempe*ho o*ganizac*onal. Além disso, apesar da* I*S *ai* novas </line>
<line> apre*entarem crescimento ** gov*r*ança *m 202*, ainda c*ntinu*m com nível de governança </line>
<line> a*a*xo da mé*ia. </line>
</par>
<par>
<line> As *niversida*es m*dur*s di*põem de mais </line>
<line> e*pe*iên*ia para ex*cutar p*an*jamentos </line>
</par>
<par>
<line> mais *onsistentes, es*abelecer foc* *m processos e*icientes, aprimorar as estratégias, investir </line>
<line> em ino**ção e usufruir de know-how ca*az de *om*reender o *inamismo das po*íticas públ*cas </line>
<line> e usar as i*formações para promover con*uistas e* seu a*biente. </line>
</par>
<par>
<line> Diante desses r*sultados, é fun**mental qu* haj* *m olhar dif**enciado </line>
<line> para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> uni*ersidades m*is no*as, a f*m de g*rantir a equi*a*e *ntr* as I*S e de corrigir *s disp*ridades </line>
<line> ex*stentes em re*ação ao *empo de existên*ia. Alé* *isso, as universidades de m**ur*dade ba*xa </line>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 20, n. 9, art. 1, p. 3-*5, set. 2023 www4.fsanet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
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<line> Teoria *os Escalões Superiores E*pl*c* a *overnança nas Universidades Públi*as? </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> *r*cisam de *m bom *lanejamento estrat*gico e d* bons processos de con*r*le, * *ecessár*o </line>
</par>
<par>
<line> constituir *ma equipe de gest** mais capacitada, </line>
<line> o* *e*a, essas instituições demandam </line>
</par>
<par>
<line> treina*entos para *eus gestores. P*rtanto, é intere*sa*te direcio*ar progr*mas de *apacita*ã* * </line>
<line> equ*pe de gestão dessa* uni*ersidades. </line>
<line> 5 CON**DERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Este estu*o si***-se na e*f*ra das pesquisas de *estão *m ensi*o superior público e teve </line>
<line> como objetivo analisar a qualidade da govern**ça nas universida*e* federais, c*nsiderando a </line>
<line> in*lu*nci* da* caracterís*icas da eq*ipe de alt* escalão. </line>
<line> Os *esul*ados revelam in*ícios de que a diversidade de titulação dos *es*ore* produz </line>
<line> efeito pos*tiv* *a qu*lidade da gove*nanç*, as variáveis id*de e ta*anho do TMT apresentara* </line>
<line> *mpac*o nega*ivo e a div*rsid*de de gê*ero não produziu efeito **gnifi*ativo. Além dessas </line>
</par>
<par>
<line> va*iáveis, * matu*idade e * porte das IES foram </line>
<line> explorados co*o </line>
<line> variáveis de control*, </line>
</par>
<par>
<line> con*irma*do a influê*cia po*itiva da maturidade n* qualidade da gov**nan**, *u seja, quanto </line>
<line> maior o tempo de existên*ia da universi*ade, melhor * níve* da governança. </line>
<line> Este *studo fo*nece evidê*c*as d* que a *overnança públic* na* unive*sidades federais </line>
<line> bra*ileira* está s* ap*rfeiç*ando e possibil*t*u comp*eender c*mo a di*ersidade da eq*ipe de </line>
</par>
<par>
<line> ge**ão d* alto escalão </line>
<line> influên*ia nas decisões e*tratégic** seu e*eito na **ali*ade * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> governa**a públi*a das uni**rsida*es fed**ais brasi*eiras. </line>
</par>
<par>
<line> A pesqu*sa contri*ui pa** o aumento de *s*u*os so*re l*derança </line>
<line> estratégi*a </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> organizações *úblicas, difere*ciando-se por ser pioneiro em explorar a Teor*a *os Escalões </line>
</par>
<par>
<line> Superiore* n* gestão </line>
<line> universidades federais bras*leir*s, * *im d* a*a*is*r s*u i*pacto </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> qualidade da *o*er*ança. </line>
<line> * estudo proporciona subsídios aos gov*rn*ntes na elaboração de políticas pú*licas </line>
</par>
<par>
<line> vo**adas à </line>
<line> melhor** da governa*ç* nestas </line>
<line> *ntidades. T*mbé* destaca a im*ortânci* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pr**ramas de tr*iname*to para q*e os g*st*res d*s IES *ais </line>
<line> novas d*sponham ** melho*es </line>
</par>
<par>
<line> competên*ias. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m *isso, a pesquisa </line>
<line> disp*ni*iliza i*forma*ões </line>
<line> aos formu*a*ores e gestores </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ol*t*cas púb*ic*s *reocupa*os com o ensino superi*r sobre como pon**r*r ac**c* da m*lhor </line>
</par>
<par>
<line> c*mposiç** das equipes de gestão, vi*ando ao melho* de*empenho, e contribui </line>
<line> para q*e os </line>
</par>
<par>
<line> setor*s e*gajados da s*ci*dad* aprimo*em o </line>
<line> en*endimento sobre os fa*ore* que *mpacta* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qua*idade da go*erna**a nas u*iversi*ades f*dera*s *o Brasil. </line>
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<line> 20 </line>
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<line> Ressalte-se, por fim, que os resulta*os deste est*d* s*o es*ecíficos *ara as </line>
<line> un**ersidades federais brasileir*s, pois exi*te* peculiar*dades regionais e *rg*n*za*ionais que </line>
<line> i*pe**m * extrapolação d*s resulta*os. Outra l*mitação desta pesq*i*a é a ques**o te*poral, </line>
<line> p*is for*m u*i**zado* os três levantamentos di**oni*ilizados pelo TCU. Ou*r*s p*squisas </line>
<line> p*dem utiliz*r *uturamente um maior perí*do de te*po. </line>
<line> Além disso, novas pesquisas pode*iam, a p*rtir das associações su*e*ida*, investigar se </line>
<line> o*tros aspectos da T*S afetam a *ualida** da governan*a das *ES, *ais como avalia* o efeito </line>
<line> da área de f*r*ação d*s gestores, diferencian*o as ciência* administrativa*, q*e *apacita* </line>
<line> *elhor na for*a de gerir das demais á*eas. </line>
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<line> M . S. *odrig*es Júnior </line>
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<line> 2) a*álise * i*ter*retaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboraç*o do rascun*o *u na revisão crític* do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) *articipa*ão na ap*ovação d* versão fin*l do manu*cr*to. </line>
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