<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 1, p. 3-25, set. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1
</line>
</par><par>
<line>
Teori* dos Escalões Superiores Explic* a *overnanç* na*Unive**idades Públic**?
</line>
<line>
Does Upper E*helon Theor* Expl*i* Governan*e in Public Un**ersi*ies?
</line>
</par><par>
<line>
Thama*a Ma*cos do* S*ntos
</line>
<line>
Me*trado em Administra*ão * Controladoria ***a Univers*dade Federal do *eará
</line>
<line>
Grad*ada em Ciênc*as Contábeis pel* Un*versidade Esta*ual do Cea*á
</line>
<line>
t*amarama**os@alu.u*c.b*
</line>
<line>
Manuel Salg*e**o Rodrig*es Júnior
</line>
<line>
Doutor*d* em admini*tração e con*roladoria pela Un*ver*idade Federa* do C*ar*
</line>
<line>
Prof*ssor Assi*te*t* da Univer*ida*e Estadual do C*ará
</line>
<line>
manuel.salgueiro@uece.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Thamara M*r*o* d*s S*ntos
</line>
<line>
*dit**-Chefe: Dr. Tonny Ke*l*y de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidade **t*dual do Ceará, Av. Dr. Silas *ungub*,
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
1**0, *oor*enação d* Ciências, C**tábeis I*aperi,
</line>
</par><par>
<line>
6*714903 - Fo*tale*a, CE - Brasi*.
</line>
<line>
Artigo r*cebid* em 26/05/20**. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: M*nue* S*lgueiro Rodrigues J*n*or
</line>
<line>
rece*ida em 1*/*6/2023. *provado em 15/06/2023.
</line>
</par><par>
<line>
U*ivers**ade Estadual do Ceará, Av. D*. Silas Mu*guba,
</line>
</par><par>
<line>
1700, Coordenação de *iênci*s, *ontábeis *taperi,
</line>
<line>
Av*lia*o *elo *istema Tripl* Review: a) Desk Review
</line>
</par><par>
<line>
6*714903 - Fo*tal*z*, CE - Bra*il.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; * b)
</line>
<line>
Double Bl*nd **view
</line>
</par><par>
</page><line>
(av*liaçã* cega p*r *ois a*aliadores da área).
</line>
<line>
*evi*ão: Gramatical, N*rmativa e de Form*t**ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Santos, M. *. Rodrigues J*nio*
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A go*ernança
</line>
<line>
pú*lica usa mecanismos de lider*nç*,
</line>
<line>
es*ratégia e controle, logo as bo*s
</line>
</par><par>
<line>
prát*cas
</line>
<line>
*e governança
</line>
<line>
tornam-se nec*ssárias na
</line>
<line>
*est*o das univ*rsidades. Ressalte-se que
</line>
</par><par>
<line>
os pr*ncipais r**ponsáveis pela adoção de boas *r**ic*s são os
</line>
<line>
g**tor*s p*b**cos do alt*
</line>
</par><par>
<line>
escal*o. Assim, a *eterogenei*a*e de car*cterísticas agregaria c*n*u*tos mais amp*os de
</line>
</par><par>
<line>
conhecime*t**. D*s** forma, o objet*vo geral do trabal*o é *dent*ficar co*o a
</line>
<line>
divers*dade
</line>
</par><par>
<line>
da* características da equipe do alto esc**ão
</line>
<line>
influencia n* qualidade da governança *a*
</line>
</par><par>
<line>
univers*dades
</line>
<line>
púb*i*a* do Brasil. Trata-se de um estudo *xplicat*v*, de natureza
</line>
</par><par>
<line>
quantit*tiva, co* o *so do método dos mínimos q*adr*dos ordiná*io* para regre*são a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dad*s em pai*e*, a m**hor *s*i**ção foi * mod*l*
</line>
<line>
*ixo. *s re*u*tado* obti*os indicam
</line>
</par><par>
<line>
*n**cios de *ue as v*riávei* *i*ulação e id*de podem influenciar na q*alidade da governança.
</line>
<line>
A diversida*e de titulação dos gestores *presentou influência positiva e * diver*idade etária
</line>
<line>
resulto* em efeito *ega*ivo.
</line>
<line>
Pa*a*ras-c*ave: Teoria dos Escalõe* *upe*iores. Gove*nança Públic*. Diversidade
</line>
<line>
Public governance uses l**dership, strategy *nd control mechanis*s, so go*d governance
</line>
</par><par>
<line>
prac*ices become
</line>
<line>
necessary in univ*rsity m*nag*ment.
</line>
<line>
It should be noted *hat tho*e
</line>
</par><par>
<line>
primaril* responsib*e for *dopt*ng goo* practices are high-ran*ing public manager*. Th*s,
</line>
<line>
the heterog*neity of characteri*tics would a*gregate broad*r sets of knowl*dge. In this way,
</line>
<line>
the g**eral objecti*e of the work i* to identify how the di*e*sity o* t*e characteristics of *he
</line>
</par><par>
<line>
high-ra*king team influen*e th* q**lity of
</line>
<line>
governa*ce in p*blic univ*rsitie* in Brazil. This
</line>
</par><par>
<line>
is an exp*an*t*ry s*udy, of a qu*ntitative natur*, us*ng th* ordinary le*st *quar*s method *or
</line>
<line>
*he regression o* *anel dat*, *he best estima*i*n was the fi*ed m*de*. *he results obtai*e*
</line>
<line>
indicate that the title a*d age variab*es can influe*ce the qu*lity of gov*rn*nce. *he div*rsity
</line>
<line>
of titl*s of th* managers had a posi*ive i*fl*enc* and the age d*versit* resu*t*d in a negati*e
</line>
<line>
*ff*c*.
</line>
<line>
Keyw*rds: Upper *chelons T*eory. Pu*lic Gover*ance. Diversity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 9, art. 1, p. *-25, set. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*eoria do* Escalões Superiores Explica a Gove*nança nas U*ivers**ad*s Públicas?
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇ**
</line>
</par><par>
<line>
* Admin*stração *ública, em decorrê*cia d* a*ordage* d*da
</line>
<line>
*ela *ew Pu*l*c
</line>
</par><par>
<line>
Management (NPM), está cada vez ma*s similar à ges**o nas empresas pr*vadas, dando *nfa*e
</line>
</par><par>
<line>
à ges**o *e
</line>
<line>
qualidad* e à partic*pação social (MI*LS; *RADLEY; KEAST, 2019). À vista
</line>
</par><par>
<line>
d*sso, * govern*nça pública *usca usar m**anismo* de lider*nça, es*ratégia e controle
</line>
<line>
(BRASIL, 2020).
</line>
<line>
* gover**nça se apres*nta co*o *** f*r*a de m*d*nça da *elação entr* o Es*ad* * a
</line>
</par><par>
<line>
sociedad*, passando esta última a ter uma
</line>
<line>
i*po*tâ*cia para a formulação, planej*mento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exec*ção de políticas públ*c*s, c*mo t*mbém papel *ss*nci*l ** controle soci*l (*ESTOFF,
</line>
</par><par>
<line>
2011).
</line>
<line>
Sendo as*im, as boas práticas d* go*e*nança t*rna*-se necess**ia* n* gestão de
</line>
</par><par>
<line>
q*a*quer entidade púb*ica, *****sive as *niversidades, que são a* principais responsáveis em
</line>
</par><par>
<line>
desenvol**r a socieda**, s*ndo um b*m públic* li*ado *i**tamen*e *o proje**
</line>
<line>
de um país
</line>
</par><par>
<line>
(S*NTOS, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
universi*ades públi**s t*m *ido *ubmetidas a vário* desafios *os úl*imos anos,
</line>
</par><par>
<line>
ta**como urgênc*a de orçamen*o e oferta d* vag*s s*m *es*inação proporc**n*l de pessoal e
</line>
<line>
o*ç**ento (SA*TOS, 2*17; P*RES; ROS*; SILV*, *0*0). Com o adve**o da pa**emia da
</line>
<line>
COVID-19, os ga*tos púb*ic*s se direc*onaram, priorit*riamente, à *mergência d* s*úd*
</line>
<line>
púb*ica, o que *mpac*ou na redução **s **cursos *estinados à educa*ão (PAN*ZZO*;
</line>
<line>
COSTA; MEDE*ROS, 20*0). *ss** desa*ios demandam uma melh*r ge*tão dessas ent*d*des,
</line>
<line>
*om vi**as a melhor*r o des**penh*, *tender a* d*ma*d*s por serviços e dar t*ansparência à
</line>
<line>
ge**ã* das u*iv*rsi*ad*s públicas (A*SE*L; S*RENSE*; TOR***G, 2020).
</line>
<line>
A g*vernança n*s un*versidades públicas é um tema pouco explorado (*ILVE*RA et
</line>
<line>
al., 2017). A maioria dos est*dos encontrados limi*a-se à análise e a levan*amentos *obre o
</line>
</par><par>
<line>
nível de ade*ên**a das In*t*tuiçõ*s de Ens*no Super*or (*E*) à* prát*cas de bo*
</line>
<line>
gov*r*ança
</line>
</par><par>
</page><line>
(*ALES; PETER; MACHA*O; NASCIMENTO, 2*20; BA**OSA, 2**9; *ONG, **18;
</line>
<line>
ZORZ*L, *015; MUL*LI, 2014). Portanto, *ão *usc*ra* iden*if*car fatores que motivem as
</line>
<line>
varia*ões ** q*alidade da gove*n*nça. Nessa **rspectiva, como a* universida*es geram
</line>
<line>
import**te impa*to *c*nômi*o e soci*l, e*t*nder os *atores que influe*ciam as **as prát**as
</line>
<line>
de *overnança *o*tribui p*ra o aperfe*çoamento *a g*stão públ*ca.
</line>
<line>
Ressa*te-se *u* o* princip*is respons*veis *ela adoção de boas práticas de *overnança
</line>
<line>
s*o o* ges*ore* públicos *o alto *scal*o, que, ao exercerem sua influência n* t*mada de decis*o,
</line>
<line>
impactam a efic*ência * *ficá*ia da ação (LUNKE* et a*., 2019). N**se aspecto, a quali*ade
</line>
<line>
*ev. FSA, T**esina PI, v. 20, *. 9, art. 1, p. 3-25, *et. 2023 www4.fs*n*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. S**tos, M. S. Ro*rigues Júnior
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
da *overnança *m uma *nt*dad* pode ser expl*cad* *or d*versos fatores *ssocia*os à e*uipe
</line>
<line>
d* g**tão.
</line>
<line>
Hambrick e Mason (1984), em sua obra semina* sobre a Te*ria dos E*calõ*s Superio*e*
</line>
</par><par>
<line>
(TES), *estacam a
</line>
<line>
*nfluên*ia *as ca**cte*ísticas dos *esto*es **bre o d*s*mpenho
</line>
</par><par>
<line>
or*an*zacional. Essa teoria afirma que as percepçõe*, *o*nições e v*l*res i*dividuais deles
</line>
<line>
in*erferem na to*ada d* d*cis** e*tratégica.
</line>
<line>
Base**do-*e nestas a**r*aç*e*, a hetero*ene*d*de d* cara*terísti*as agr*garia
</line>
</par><par>
<line>
conjuntos mais
</line>
<line>
*mplos de conhe*imentos * recursos (KAT*ON et. al., 20*7). A parti* da
</line>
</par><par>
<line>
TES, f** verificada a
</line>
<line>
in*luê*cia da dive*sidade da equipe *e gestão
</line>
<line>
no d*sempe**o
</line>
</par><par>
<line>
organizacional de diferentes negócios,
</line>
<line>
impacto na to**da de *eci*ão e *a forma de como
</line>
</par><par>
<line>
lideram sua eq*ipe (BO*DI; DZIWORNU; OSARFO, 2022; JANAHI; MILL*;
</line>
</par><par>
<line>
VOU*GA*IS,
</line>
<line>
2*22;
</line>
<line>
N*UKIRCHE*;
</line>
<line>
POSCH;
</line>
<line>
BETZER,
</line>
<line>
202*;
</line>
<line>
*ERNÁ***Z-
</line>
</par><par>
<line>
TEMPR*NO; TEJERINA-G**TE, *020; LUNKES e* al., 2019; HE; JI*NG, 2019; ULLAH;
</line>
<line>
FA*G; JEBRAN, 2019; BE*NOURI et al., *018; H*TTKE; BLASCHKE, *015;
</line>
<line>
FINKE*STE*N; HAMBRICK, 1*96).
</line>
<line>
Já no toc*nte à gestão de u*iversid*des * TES, foi encontrado o *studo d* Ha**ke *
</line>
<line>
Blasch*e (2*15), que avalio* a in*luência da diversi**de da alta administr*çã* na excelência
</line>
<line>
acadêmic* de 75 u*iversid*de* públicas alem*s, a *artir de quatro hipóteses assoc*adas a* nív*l
</line>
<line>
*duca**onal, i*a*e, g*nero e taman** do top management tea* (TM*).
</line>
<line>
Além disso, há uma carê*c*a de pesquisas relaci**a*a* a modelos **ra ape*feiçoamento
</line>
<line>
d* se*or públi*o, principa*ment* para as IES (BIAZZI; MUSCAT; BIAZZI, 2011). Isto posto,
</line>
<line>
e tendo *m v*sta q*e há po*c*s estudo* ac*rca da gestão dest*s entid**es à luz da Teoria *o*
</line>
<line>
Escal*es Superiore*, optou-se po* traba*har com e*te objeto de estud*, no i*t*it* de suprir
</line>
<line>
es*a *acuna te*rica.
</line>
<line>
Com isso, descort*na-se a questão de pesqui*a q*e no*te*a esta inve*tigação: C*mo a
</line>
<line>
d*versidade das caract*rís*icas da equipe do al*o e*calão inf*ue*cia na qualidade da govern*nça
</line>
<line>
na* universidades públicas do Brasil?
</line>
</par><par>
<line>
*essa forma, o ob*e*iv* geral do
</line>
<line>
trabalh* é i*entifica* co*o a diversidad* das
</line>
</par><par>
<line>
c**a**erísticas da equipe do alto *scalão influen*iam na qualidade da governança
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
*niversi*ades públicas do Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Este est*do cont*ibu* para a l**era*ura sobr* T*S, aprof*nd*ndo *ua aplicaç*o
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ges*ã* pú*lic* e nas universida*es, onde é pouco e*plorada. Espera-se também a*e*fei*oar a
</line>
</par><par>
<line>
co*pre*nsão *obre
</line>
<line>
lid*rança e e*t*atégia na
</line>
<line>
governança pública, pe*mi*i*do q*e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
formulador*s e gestores d* po*í*ic*s pú*lic** po*derem ace*ca d* melhor composição
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, *rt. 1, p. 3-25, s*t. 2023 www4.fsa*et.c**.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Te*ria dos Escalões Su*eriore* Explica a G*ver*anç* na* Univer*idad*s Públicas?
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
equip*s de gestão. Como tamb*m, que os *etore* engajados da socieda*e compreendam melhor
</line>
<line>
as vari*ções na qu*lidade da governa*ça pública.
</line>
<line>
2 R*FER*NCI*L TE*RICO
</line>
<line>
2.1 Car**terísticas do* gestores do alto escalã*
</line>
<line>
A Teoria do* *sca*ões Supe*iores comp*ee*de duas *deias c*ntrais e interligad*s: os
</line>
</par><par>
<line>
gestores ag*m
</line>
<line>
de ac*r** co* sua* inte**retações em situ*çõe* *stratégicas que enfrentam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estas in*erpretações são im*actadas pel*s experiên*ias, valores e *e*sonalida*es do* *estor*s
</line>
<line>
(*AMBRI*K; MASON, 1984). Nos tópicos * s*g***, *stão *bordadas as caract*rístic*s
</line>
<line>
p*ssoais estudadas n*s pes*u*sas que envolvem a TES.
</line>
<line>
2.2 D*ve*sidade e*ár**
</line>
<line>
A he*erogeneidade etária do* memb*o* da alta gestão é um imp*rtant* atri*uto, uma vez
</line>
<line>
q*e * id**e dos *est*res representa não apenas o nível de ex*eriê*cia total do m*mbro d*
</line>
<line>
equipe, mas tam**m s*a maturidade e* relação ao negó*io (NEUKIRCHEN; POSCH;
</line>
<line>
BETZER, *022; F**NÁNDEZ-TEMPRANO; TEJERINA-GA*T*, 202*).
</line>
<line>
Estud*s fornecem evidências d* que gesto*es do alto escalão m**s velhos te*dem a
</line>
<line>
possuir uma gestão mais conserv*dora, ou seja, são mais avess*s ao risco. Por outro lado, *s
</line>
<line>
gestores mais jovens *ão mai* receptivos à *o*a** *e ri*co e * busca de *stratégias de
</line>
</par><par>
<line>
crescimento mais inovadoras (LUNK*S e*
</line>
<line>
al., 2019; WALTER; SCHEIBE, *01*;
</line>
</par><par>
<line>
MCCLELLAND; BARKER; OH, 2012; ES**IBÁ-EST***;
</line>
<line>
*Á*CHEZ-P*I*ADO;
</line>
</par><par>
<line>
*ÁNCHEZ-PEINA**, 2009; SMIT* et al., 19*1).
</line>
</par><par>
<line>
Esta c*ra*terística pes*oal pode ocasionar que o*ganiz*çõ*s administradas *or gesto*e*
</line>
</par><par>
<line>
com di*erentes faixas *tárias possam apresentar melhor des*mpen*o, faz*ndo co* que
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
equipes di*ersific*da* por idade sejam mais *ficazes no monitorament* da t**ada de decis*o
</line>
</par><par>
<line>
(JA*AHI; M*LL*; V*U*GAR*S, *022). Outros es*udos também i**icam q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
h**erogeneida*e etária p*oporciona maio* poder i*forma*ivo e incentiva a adoção de p*á**cas
</line>
</par><par>
<line>
suste*távei* (NEUKIRC*EN; PO*C*; BETZER, 2022; SUTARTI
</line>
<line>
et al., 202*;
</line>
</par><par>
<line>
FE***NDEZ-TEMPRANO;
</line>
<line>
TEJER*NA-GAITE,
</line>
<line>
2020;
</line>
<line>
FERRER*-F*RRERO;
</line>
</par><par>
</page><line>
FE*NÁNDEZ-*ZQUIE*D*; *UÑ*Z-TORRES, *013).
</line>
<line>
No â*bito governa*enta*, * *iversi*ade etária influen*ia na qua*idade da govern*nça
</line>
<line>
pú*l**a na medida que as *ompet*n*ias dos gestore* result*m em maior *epertório e exper*ise
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *, art. 1, p. 3-25, set. 2023 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Santo*, M. S. Rodr*gue* Júnior
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
para l*dar m*l*or com as *estrições orçamentá*i*s e busc*r mai*r
</line>
<line>
e*etividade dos se*viços.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, f*rmula-*e a prime*ra *ipótese desta pesquis*:
</line>
</par><par>
<line>
Hipótes* 1: a di*e*sidade e*ária d* equ*pe do alto escalão infl*e*ci* positiva*ente *a qual*dade
</line>
<line>
da governança públi*a.
</line>
<line>
2.* Diversidad* d* gêne*o
</line>
<line>
A dive*si*ade *e gênero na gestão d*s organizações já *oi objeto de ba*tantes estudos n*
</line>
<line>
âmbito da TES, s*n*o explorada a pr*sença femin*na c*m a qualida*e das **cisões
</line>
<line>
organizacionais (*INE; SOJO; LA*FORD S**TH, 20*9; KHAN; KHAN; SAE*D, 2019).
</line>
<line>
As mulhe*es incluem melhores processos de *esolução de pro*lemas e aprimoram o nível
</line>
<line>
de governança da ent**ade, **a vez que possibilitam * di**rsid*de e equidade de gênero e
</line>
<line>
reduzem os conflitos de agência (BOADI; DZIWO*NU; *S*RFO, *022; PARK, 2020; H*;
</line>
</par><par>
<line>
J*ANG,
</line>
<line>
2019; U*LAH; *ANG; JEBRAN, 2019). Ainda em relação à *overnança,
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
evidências que a *epres*n*a*ão das mulh*re* na alta gestão pode *esempenhar **pel posi*i*o
</line>
<line>
no desenv*lvim**to de estratégias am*i*ntais (HE; JIANG, 2019).
</line>
<line>
Todav*a, pe*quisas revelam que a repre*enta*ão femi*ina no a*to escalão está
</line>
<line>
negativamente relacionada ao desempenho da organiz*ção (MATSA; MILLER, 20*3;
</line>
<line>
UJUNW*, 20*2; AHER* e* *l., 2*10).
</line>
</par><par>
<line>
E*contram-se ainda estudos que suge*em nã* haver rela*ão
</line>
<line>
s*gn*f*cativa entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diversidade d* gên*r* e d*semp**ho *rganizacion*l (FER**NDEZ-TE*PRANO;
</line>
</par><par>
<line>
TE*ER*NA-GAI*E, 2020; LUNKES et al., 2019; *E**OURI et
</line>
<line>
al., 2018; HA*TKE;
</line>
</par><par>
<line>
*LASCHKE, 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
Tendo em vista que os res*lt*do* das pesquisas anterio*es são ant*gônicos, op*ou-se por
</line>
<line>
estabelecer a seguint* hipó*ese:
</line>
</par><par>
<line>
Hi*óte*e
</line>
<line>
2: a diversid**e de
</line>
<line>
gêne*o na *quipe do alto e*calão
</line>
<line>
influenc*a positivame*te na
</line>
</par><par>
<line>
qu*lidade d* *overnanç* pública.
</line>
<line>
2.4 Diversid*de de *it*l*ção
</line>
<line>
A *eo*ia dos Escalões Su*eriore* *revê *ue os ge**ores com determ*na*o ní*el
</line>
<line>
*duca*ion*l de*envolvam *sti*os de gestão di*ere*tes (FINKELSTE*N; H*MBRICK, 1996).
</line>
</par><par>
<line>
A di*ersidade *e habilidade* e *itulações é um *specto
</line>
<line>
crucial par* uma
</line>
<line>
eq*ipe de gestão,
</line>
</par><par>
</page><line>
te*do em vista que os nív**s educa*iona** diversifi*ados *apa*itam a *quipe de ge*tão *oma*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, *. 9, *rt. 1, *. 3-25, **t. 202* ww*4.fs*net.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Teor** dos Es*alões Super*ores E*plic* a **vernança nas Uni***sida*es Públic**?
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
decisões *e alta qualidade, po*s os me*br*s *êm dife*e**es habili*ades cogn*tivas para
</line>
<line>
*rocessar e analisar informa*ões e e*ecutar de**sões m*is *omplexas para gere*ciar *itua*ões
</line>
<line>
mal estru*ur*das (BOADI; OSARFO, 2*19; CHENG; CHAN; LEUN*, *010; BANTEL,
</line>
<line>
1993).
</line>
<line>
Mem*ros do co*selho *om difere*tes níveis de es*olaridade são v**iosos para o
</line>
<line>
de*empe*h* *rga*i*a**ona* à me***a que melhora as c*pacidades dos gestores **ra reconhecer
</line>
<line>
n*vos insights (*SU et al., 20*3). Como t*mbém capaci*a a equipe a realizar aval*ações mais
</line>
<line>
rá**das e aprofundadas e a t*mar melhores decisões no *ong* *razo (MA*ADEO;
</line>
<line>
SOOBAROYEN; HAN*MAN, 2011; KIM; LIM, 2010).
</line>
<line>
Na e*fera da gestão p*bli*a, por an*logia, a diversi*a** de titulaçã* pode aprimorar a
</line>
<line>
qual*dade da governança pública na medida que os gesto*e* com alto nível d* titulação po**m
</line>
<line>
*os*uir m**hor aptidão para lida* co* práticas de controle e est*atég*a, as quais sã* elemen*o*
</line>
</par><par>
<line>
da governança pública. Os gest*re* com nível
</line>
<line>
de t*tu*a*ão mais ba*xo
</line>
<line>
apresenta* *aior
</line>
</par><par>
<line>
d**p*sição a mostr*r habilidades inovativa* e *dap*áveis ** curto prazo.
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lado, outr*s es*udos r*vela* que ex**t* uma relação
</line>
<line>
negativa entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diversid*d* do grau
</line>
<line>
de *itula*ã* do gesto* e * desempen*o organizac*onal (FERN*NDEZ-
</line>
</par><par>
<line>
TEMP*ANO; TEJERINA-GAITE, 20*0; ES****Á-ESTEVE; *ÁNCHEZ-PEINA*O;
</line>
</par><par>
<line>
SÁ*CH*Z-PEINADO, 2009). E, ainda, *em nen**ma influência
</line>
<line>
significativ* (HOSNY;
</line>
</par><par>
<line>
ELGHARBAWY, 2021; KH**; KHAN; SA*ED, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
**s*o *ue os resulta*os das pe*quisa* s*o d*v*rgentes, **tou-se por defin*r a *eguinte
</line>
</par><par>
<line>
*ipótese:
</line>
</par><par>
<line>
Hipótese 3: a diversi*ade
</line>
<line>
*e titu*a*ão *a equipe
</line>
<line>
do alto e*c*lão influe*cia
</line>
<line>
positiva**nte na
</line>
</par><par>
<line>
q*alidade ** *overnança pú*l**a.
</line>
<line>
2.5 **man*o do Top Manageme*t T*am (TMT)
</line>
<line>
O tama*ho TMT é um elem*nto que representa o conte**o estru*u*al e *om*osicional
</line>
<line>
de uma equipe (AMAS*N; SAPIENZA, 1997). À medida que o tam*n*o do TMT cr*sce, a
</line>
</par><par>
<line>
diver*idade de opini*es, interess**,
</line>
<line>
valores aument* (LI; HAMBRICK, 2005; *AN*EL;
</line>
</par><par>
<line>
JA*KSON, 1989). Equipes maiores tam*é* podem enfrentar maiores conflitos de*idos a*s
</line>
</par><par>
<line>
pontos de vis*a **tencialmente *iv*rsos. C**o *ambém,
</line>
<line>
pod*m sofrer *om problem*s
</line>
</par><par>
<line>
relac**nad*s * coordenação * con*ro*e das atividades e i**eresses. A interaç*o e reciprocidad*
</line>
</par><par>
<line>
entre
</line>
<line>
os memb*os da eq*ip* diminuem à m*dida
</line>
<line>
*ue as equipes cre*ce*, uma vez que o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 9, *rt. 1, p. 3-25, set. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. *an*os, *. S. Rodrigues Júnior
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
tamanho pode restrin*ir a troca d* inform**ões entre os gestores (ESCR*BÁ-*STEVE;
</line>
<line>
SÁNCHEZ-*E*NADO; *ÁN*HEZ-PEINA*O, 2009; S*MSEK et al., 200*).
</line>
<line>
E* contrapa**ida, g*upos maior*s possuem m*i*res re*urs*s cognitivos, des*mpenho
</line>
<line>
do g*upo e criati*ida*e a sua disposição, o que pode contribuir p*ra a *elhoria de inovações
</line>
</par><par>
<line>
estratégicas
</line>
<line>
(CERTO
</line>
<line>
et
</line>
<line>
* l .,
</line>
<line>
2006;
</line>
<line>
HAL*B*IAN;
</line>
<line>
FINI*E*STEIN,
</line>
<line>
19*3).
</line>
</par><par>
<line>
Consequent*mente, o tam**ho do TMT *o*e res*ltar em maior
</line>
<line>
*ualidade na t*mada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*cisão e aumento do desempen*o colaborativo de*ido * ga*a de conhecimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*periên*ia *os*uí*a
</line>
<line>
pelos membros do grupo (KNIP*E*BE*G; DE DREU; *OMAN,
</line>
</par><par>
<line>
2004).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse caso, os *ene*íci*s *o tamanho da e*ui*e nas uni*ersida**s federa*s *odem ser
</line>
<line>
ini*idos pelos potenciai* *roblemas de *omunicação e c*orden*ção *ntre os demais gestores
</line>
<line>
pú*l*cos. Po* ess* razão, conside*amo* a seguinte hi*ótese:
</line>
<line>
**pót*s* *: * tama*ho d* e*uipe *MT influencia neg*tivam*nte na qualidade da governança
</line>
<line>
pública.
</line>
<line>
2.6 Va*iáve*s d* controle
</line>
</par><par>
<line>
Consi*era-se q*e outro* asp*ct*s inerentes às insti*uiçõe* de
</line>
<line>
ensino superior públicas
</line>
</par><par>
<line>
podem infl*enciar na qualidade da governa*ça. Ne**e estudo, optou-se
</line>
<line>
por explorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*aturidade a partir do tempo de existência das IES, te*do em vista que *sto po*e co*trib**r p*ra
</line>
</par><par>
<line>
s** solidez * desempen*o, fazendo com que a gestão se
</line>
<line>
aprimore no decorrer do tempo.
</line>
</par><par>
<line>
*rganizações **is ma*uras podem apr*sentar melhores estratégias, pro*essos **is robusto*,
</line>
</par><par>
<line>
maio* capac**ade p*ra alcançar sucess* em seus
</line>
<line>
proje*os, atendendo às demandas
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
i***ressados (EC**RDT, 2018; BERSSANETI; CARVA*H*; MUSCA*, 2012).
</line>
<line>
Ade*ai*, optou-se por analisar a i*fluência do porte das universida*es na qual*dade **
</line>
</par><par>
<line>
governança. Os c*itérios de classificação do por*e
</line>
<line>
da entida*e variam bastante (M*RTINS;
</line>
</par><par>
<line>
LEONE; LEO*E, 2**6),
</line>
<line>
neste estudo, *onsiderou-se orçamen*o dest*nado * cada I*S. o
</line>
</par><par>
<line>
Foram encontradas ev*d*ncias de que o porte
</line>
<line>
da*
</line>
<line>
entidades impacta em aspecto* co*o
</line>
</par><par>
<line>
investime*tos em i*ovação e maior aderê*ci* *s prática* de *estão de pe*soas (M*LLER DE
</line>
<line>
CARVALHO, 2014; GOME*; K*UG*IANSK*S, 2*09). Da mesma f*rma, os recursos
</line>
<line>
fi**nce*r*s proporci*nam *antagem a pa*tir da criação de valo*, que *esulta em um
</line>
<line>
d*sempe*h* superior (BARNEY; HEST*RLY, *007).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, art. *, p. 3-25, *et. *023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Teoria *os *sca*ões Superi*re* E*plic* a Governança nas Universida*es *úbl*cas?
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
3 *ETODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se *e um estud* explica*i*o, uma vez qu* *e pretende ana*isar quais fatores
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuem
</line>
<line>
*ara * *ualidade da governança p*blica na* *niversid*d*s f*derais. *u*nto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
natureza do mét*do, esta pesquisa define-se como quanti*ati*a, dado que se propõe a me***rar
</line>
<line>
*s hip*teses e analisa* a *el*ção de causa e efeito entre as variáveis estud*d*s mediante a análise
</line>
<line>
de regr*ssão com dad*s em p*ine* (COOPER; SCHINDLER, 2003).
</line>
<line>
3.1 *artic*pant*s da pesq*isa
</line>
<line>
A p*pulação in*cia* *stud*da se co*s*it*i* de 62 u*iver*idad*s, no entanto foram
</line>
<line>
desc**sider*d*s 3 universid*des por n*o possuir da*os disponí*eis do ano de 2017 no portal
</line>
<line>
*o TCU. As*im, a *opulaçã* final *on*iste em 59 *niversidades f*derais em cada ano. For*m
</line>
</par><par>
<line>
exa*inados *s anos em que o TC* realizou o levantamento
</line>
<line>
*o perfi* *e gov*rna*ça das
</line>
</par><par>
<line>
entidades **blicas federais, 2017, 2018 e 202*, resul*a*do em 177 observações pa** a variável
</line>
<line>
de*endente.
</line>
<line>
3.2 Instrumento de coleta de dados
</line>
<line>
E* se tratand* *a variável dep*nd**te, a coleta de dad*s se baseou no l*v*nt*me**o
</line>
<line>
i*tegr*do d* Tri*unal de *onta* *a União (TC*), o*de * avaliada a sit*aç*o da *overnança na*
</line>
<line>
entidades que constitui * administra*ão púb*ica direta e *n*ireta (B*ASIL, 2020).
</line>
<line>
Sendo as*i*, a variável dependen*e (*OV) corr*sponde ao *ndice de g*vern**ça
</line>
<line>
p*bl*ca, o *u** representa todas *s práticas avalia*as no tema de g*vernan*a pública a **rtir de
</line>
<line>
três mecanismos: li*eran*a, est*atégi* e acc*untability. O aludi*o *ndice mensur* * capacidad*
</line>
<line>
da *ntidade públ*ca e*t*bel**er o mo*elo de governança, gerir o desemp*nho de alta
</line>
<line>
ad*inist*a*ã*, promover a gest*o es**at*gica, gerir riscos e promover tra*sparência.
</line>
<line>
No toc*nte às variávei* *ndepe*dentes, fora* co*siderados com* gest*res do a*to
</line>
</par><par>
<line>
escalão os Rei*or*s, Vice-reitore* e Pró-**ito*es. A
</line>
<line>
part*r disso, fo* pesq**sad* no sítio
</line>
</par><par>
</page><line>
eletrô*ico das univer**dades fede*ais a identificação do quadro *a equi*e d* gest*o no períod*
</line>
<line>
est*dado e colet*dos dados a r*speito de gênero, t*tulação, *dade e *am**ho da equipe. O Qua*ro
</line>
<line>
*, * segu*r, apresenta as **riáveis inde*endentes, suas hipóte*es, a fo*ma de men*uração e os
</line>
<line>
e*tudos ant*riores qu* embasem seu *so.
</line>
<line>
Re*. FS*, Tere*ina PI, v. *0, n. 9, **t. 1, p. *-2*, se*. 2023 www4.*san*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. Santos, M. S. Rodrigues Júnior
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Te**ia dos Escalõe* S*peri*res *xplica a Go**r*ança nas Uni*ersidades *úbl*c*s?
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
3.3 Modelo **pírico
</line>
</par><par>
<line>
* partir d* me*suração das v*riáveis * da a*res*ntação d*s resultados esperados, p*de
</line>
<line>
ser form*lada a seguin*e e*uação.
</line>
<line>
G*Vi = 0 + 1(IDA) + 2(G*N) + 3(TI*) + 4(TMT) + *5(P*R) + *(MAT)
</line>
<line>
Eq*ação 1
</line>
<line>
Co* * uso do mé*odo dos míni*os quadrados ordinário* (or*inary le*st squ*res - OL*)
</line>
<line>
par* a regress*o de *ados em pai*el, f*ram f*i*os o *e**e d* Chow * o **ste *e Hausman **ra
</line>
</par><par>
<line>
* escolha entre o mode*o *e
</line>
<line>
efeito **xo e po*led. O r**ultado do teste de Ch*w foi
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. *SA, Teres*na PI, v. 20, n. 9, art. *, p. 3-25, set. 2023
</line>
<line>
www4.fsan**.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. Sant**, M. S. Rodrigues J*nior
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
* Tab*la 1 mos*ra que, em todas as faixas, h*uve *m con*í*uo cr*s*im*nto na média
</line>
<line>
do í*dice de governança, que fo* *ai* acentuad* no ano *e 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
O aperfeiçoa*ento
</line>
<line>
d* govern*nça *as un*versidades *ed*rais repr*se*ta uma ma*or
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
CV_Ida
</line>
<line>
-0,*6*1
</line>
<line>
0.215
</line>
<line>
-0,2486
</line>
<line>
0.391
</line>
<line>
-0,*275*
</line>
<line>
0.044
</line>
</par><par>
<line>
CV_Ge*
</line>
<line>
0,0219
</line>
<line>
*.458
</line>
<line>
-0,0304
</line>
<line>
0.411
</line>
<line>
0,*162
</line>
<line>
0.6*1
</line>
</par><par>
<line>
C*_T*t
</line>
<line>
0,*879*
</line>
<line>
*.*8*
</line>
<line>
*,1134
</line>
<line>
0.431
</line>
<line>
0,2602*
</line>
<line>
*.042
</line>
</par><par>
<line>
TMT_Tot
</line>
<line>
-0,029**
</line>
<line>
0.009
</line>
<line>
-0,0*38
</line>
<line>
0.124
</line>
<line>
-0,*2***
</line>
<line>
0.089
</line>
</par><par>
<line>
Maturid
</line>
<line>
0,0003
</line>
<line>
0.372
</line>
<line>
0,*380*
</line>
<line>
0.000
</line>
<line>
0,0005
</line>
<line>
0.359
</line>
</par><par>
<line>
P o rt *
</line>
<line>
0,0134
</line>
<line>
*.37*
</line>
<line>
0,1999
</line>
<line>
0.278
</line>
<line>
0,0190
</line>
<line>
0.408
</line>
</par><par>
<line>
Constante
</line>
<line>
0,6501
</line>
<line>
0.020
</line>
<line>
-4,8468
</line>
<line>
0.167
</line>
<line>
0,52*3
</line>
<line>
*.210
</line>
</par><par>
<line>
Após a*lic*ção *o test* d* Ch*w; Breus*h e Pagan; e Hausman, ident*fic*u-se q** o
</line>
<line>
modelo de *feit*s fi*os é * mais ajustado. *orém, optou-se por ap*e*entar os resultados com os
</line>
<line>
t*ês modelos p*ra maior *r**sparê*cia. A*ém disso, como a TES é *ouco **plorada **
</line>
<line>
*niversidad*s pú*licas, anali*ou-se o comportamen*o das variáveis em todos o* modelos.
</line>
</par><par>
<line>
Os resulta*o* obtidos, a partir
</line>
<line>
do model* de efeitos fixo*, indi*am q*e nenhu*a das
</line>
</par><par>
</page><line>
variáveis *presentou significância *, *o*s*q*entemente, t*das a* **póte*es foram *ejeita*as,
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esin*, v. *0, n. 9, *rt. 1, *. 3-25, set. 2023 www4.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Teoria dos Escalões Sup**iores Explica a Governança nas Universidades Públicas?
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
*a*act*rizando que a TES
</line>
<line>
não explica a *ariação na q*alid*de da g*ve**ança da* IES. A
</line>
</par><par>
<line>
res*eit* das *ariáveis d* co*trole estudad**, a maturidade ev*denciou significância no nível *e
</line>
<line>
governa*ça, confirmando o impac*o esp*r***. Por outro lado, o por*e das IES *ão resul*ou em
</line>
<line>
infl*ên*ia signi*icat*va.
</line>
<line>
Desse modo, os *esultados estão condiz*ntes c*m os tra*al*os *ue ind*cam a*sênci* de
</line>
<line>
significânci* das caract*r*sticas estudadas n* *ES para a gestão (FERNÁNDEZ-
</line>
<line>
TEMPRANO; T**ERI*A-GAITE, 202*; KH**; KHAN; SAEED, 20*9; HATTK*;
</line>
<line>
*LASCHKE, 2015). E não se coadu*a* *om aquele* que evide*ciaram sig*i*icância das
</line>
<line>
características para a go*ernança (BOADI; DZIWORNU; O*ARFO, *022; NEUK***HEN;
</line>
<line>
P*SCH; BETZER, 2022; BOADI; OSARFO, *019; EC*ARDT, 2018).
</line>
<line>
Adicionalmente, com base n*s resultados dos dema*s modelo*, *estacam-se indícios
</line>
<line>
*e que as var*áv*is titulação, idade e tamanho do TMT pod*m **fluenci*r na qua*i**de d*
</line>
<line>
governanç*. A div*rsidade de titulação dos ges*ores apr*se**ou *nfluê*cia positiva e o
</line>
<line>
tamanho do TM* evidencio* *nf*uência n*gativa, em ambo* os mod*lo*. A diversi*a*e etária
</line>
<line>
r*s*l*ou em efeit* negativo com modelo de **eit*s variáveis.
</line>
<line>
Apesar de es*as *ariáveis n** s*rem **g*ific*nte* no mod*l* mais ajustado, optou-se
</line>
<line>
*or destaca* ess*s *ndícios, t*ndo e* vista que ta*s aspecto* podem ser im*or*antes em futuros
</line>
<line>
estudos, co*sideran** a natureza exp*o*atória desta pesquisa.
</line>
<line>
*or fim, é i**ortante destac*r que as variáveis gênero e porte nã* foram sig*ifica**es
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
nen*um mode*o. Ape*a*
</line>
<line>
*e diversos estud*s ide*tif*car*m algum tipo *e *n*luência
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
gestão a *artir ** d*versidade de gênero. À luz da teoria da massa crítica, * influênci*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
r*presentação fe*i*ina
</line>
<line>
**o é *i*ear, ma* condicionada ao nível de t*l condição (KANTER,
</line>
</par><par>
<line>
1977).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
CV_*da
</line>
<line>
-0,*837
</line>
<line>
0.828
</line>
<line>
-0,343*
</line>
<line>
0.514
</line>
<line>
-*,7296*
</line>
<line>
0.087
</line>
</par><par>
<line>
*V_G*n
</line>
<line>
0,*35*
</line>
<line>
0.433
</line>
<line>
0,0087
</line>
<line>
0.875
</line>
<line>
0,0318
</line>
<line>
0.522
</line>
</par><par>
<line>
C*_Tit
</line>
<line>
0,18*7
</line>
<line>
0.186
</line>
<line>
0,197*
</line>
<line>
0.388
</line>
<line>
0,29*8*
</line>
<line>
0.074
</line>
</par><par>
<line>
TMT_To*
</line>
<line>
-0,0136
</line>
<line>
0.497
</line>
<line>
-0,*683*
</line>
<line>
0.089
</line>
<line>
-0,0190
</line>
<line>
0.432
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. *0, n. 9, a*t. 1, p. 3-25, set. *023
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. Santo*, *. S. Rodr*gues Júnio*
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Matur*d
</line>
<line>
0,**1*
</line>
<line>
0.027
</line>
<line>
0,*409*
</line>
<line>
0.000
</line>
<line>
*,0009
</line>
<line>
0.159
</line>
</par><par>
<line>
* o rt e
</line>
<line>
-0,0121
</line>
<line>
0.491
</line>
<line>
*,*001
</line>
<line>
0.999
</line>
<line>
-0,0053
</line>
<line>
0.831
</line>
</par><par>
<line>
C**stante
</line>
<line>
0,9402
</line>
<line>
0.009
</line>
<line>
0,8561
</line>
<line>
0.860
</line>
<line>
0,93*2
</line>
<line>
0.05*
</line>
</par><par>
<line>
PAINEL * - Equipes *om meno* de * *ulher*s
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Polled
</line>
<line>
Fixo*
</line>
<line>
V*ri*ve**
</line>
</par><par>
<line>
Variável
</line>
<line>
Coef. P.Value
</line>
<line>
*oe*. P.Value
</line>
<line>
C*ef. P.Valu*
</line>
</par><par>
<line>
CV_Ida
</line>
<line>
-0,70*4
</line>
<line>
0.144
</line>
<line>
-1.67*3*
</line>
<line>
0.004
</line>
<line>
-1.8152*
</line>
<line>
0.000
</line>
</par><par>
<line>
CV_Gen
</line>
<line>
-0,1157
</line>
<line>
0.272
</line>
<line>
-0,0091
</line>
<line>
0.9*4
</line>
<line>
-0,0029
</line>
<line>
0.**7
</line>
</par><par>
<line>
CV_Tit
</line>
<line>
0,1693
</line>
<line>
0.364
</line>
<line>
-*,14*4
</line>
<line>
0.650
</line>
<line>
-0,039*
</line>
<line>
0.879
</line>
</par><par>
<line>
TMT_*ot
</line>
<line>
-0,046**
</line>
<line>
0.005
</line>
<line>
*,0553
</line>
<line>
0.323
</line>
<line>
-0,0085
</line>
<line>
*.751
</line>
</par><par>
<line>
**turi*
</line>
<line>
-0,00*2*
</line>
<line>
0.*72
</line>
<line>
0,0**4*
</line>
<line>
0.033
</line>
<line>
-0,0003
</line>
<line>
0.830
</line>
</par><par>
<line>
P o rt *
</line>
<line>
*,0836*
</line>
<line>
0.007
</line>
<line>
0,5699
</line>
<line>
0.928
</line>
<line>
0,0*72
</line>
<line>
0.522
</line>
</par><par>
<line>
Co*stan**
</line>
<line>
-0,423*
</line>
<line>
0.426
</line>
<line>
-2.0**0
</line>
<line>
0.8*4
</line>
<line>
0,2762
</line>
<line>
0.796
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de a var**vel gênero perma*ece* sem *ele*ância, observa-se que a presença de
</line>
<line>
mu*heres na eq**pe afeta os r*sulta**s d*s o***as variáve*s. Ba*eado no modelo de ef*i*os fixos,
</line>
</par><par>
<line>
o tamanho do **T e a *atur**ade ap*esenta*a* influência quando present** ou m*is 3
</line>
</par><par>
<line>
mulheres na equipe. Já em equipe* *om *en*s de 3 m*lher*s, *da** apresent* im*act* a
</line>
<line>
nega*iv* e a maturi*a*e segu* com i*pacto positiv*.
</line>
<line>
*ota-se que *s resultad*s apresent*dos são basta*te dive*sificados, des*e m*do t*rna-
</line>
<line>
se necessário expl*rar mais obs**vações das var***eis, isto é, dispor de *m períod* de tempo
</line>
<line>
maior **ra chegar * c*n*l*sões ma*s *recisa*. D*ssa fo*ma, se*ão discutidos os r*sul**dos
</line>
<line>
ma*srecorrente* em todos os modelos testados.
</line>
</par><par>
<line>
N* tocante às variáveis es*ud*das,
</line>
<line>
verificou-se que *s idades
</line>
<line>
**s ges**res das
</line>
</par><par>
<line>
unive*sidades s*o eq*ivalen*es. Do total de *.547 *esto**s *xplorad*s, 58% *stão *oncentrados
</line>
<line>
n* faixa etária de 50-60 anos. A es*era *úbli*a causa *m viés nesse sen*ido, pois, p*ra ati*gir
</line>
<line>
um carg* de direção, ** um *a*inho * ser segui*o *ue p*de de*orar.
</line>
<line>
Nes*e *aso, as *niv*rsidades federais bra*ileiras *presentam a peculi*ridade na *u*l os
</line>
<line>
gestores de m**or e*cal*o são indic*dos * parti* da sua trajetóri* política e/ou acadêmica. Dessa
</line>
<line>
f*rma, as pessoas que *lcançam o alto escalão possuem uma idade mais ava*çada, *xplica*do
</line>
</par><par>
<line>
assim a equ*va*ência entre as idad*s. A par*ir desta observação, po**-se im*licar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
equi*alência de fai*a *tária e*tre os gestores po*e te* influenciado o re*ultado *a equação.
</line>
</par><par>
</page><line>
A diversidade etária tam*ém pode impac*** negativa*ent* a qualidade *a governança
</line>
<line>
na medi*a **e pode e*istir **scordân*ia entre o* gest**es, i*to é, gesto*es **is velhos podem
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 20, n. 9, art. 1, p. 3-25, se*. 2023 www*.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Teoria dos E**al*es Superiores Explica a Governança nas Universidades Públicas?
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
ser mais relu*antes em tentar inovar *a gestão, em *ontrapartida a*s ge*to*es mais jove*s que
</line>
<line>
possuem o perfil mais inovativo, dinâmico * propenso ao risco.
</line>
<line>
Visto que o objet* *o estudo são in**itu**õe* públic*s, a heterogeneid*de *tári* *mp*cta
</line>
</par><par>
<line>
negati*amente a **vern*nça,
</line>
<line>
*e *o*ma q*e p*de hav*r d*s*quilí*rio entre a inovação dos
</line>
</par><par>
<line>
gestores *ais novos e o *onserv*dorismo dos *estores m*is velhos. Logo, a TES não se apl*co*
</line>
<line>
à variável exp*ora*a, is*o *, a p**spectiv* é q*e equipes *omogên*as contr*buam mais par* a
</line>
<line>
qualid*de da gov*r*ança pública *, portanto, estab*lecer **râmetros r*lacion*dos à faixa etária
</line>
</par><par>
<line>
dos gest*r*s
</line>
<line>
*úblico* na compos*ção da equipe de ges**o p*de mel*or*r * qualidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
gov*rn*nça pú**ica.
</line>
<line>
O* re*ultado* acerca da di*ers**ade de gênero indi*aram a ausênc*a de s*gni**cância
</line>
<line>
dess* variáve* n* qu*lidade d* go*e*nança. N* entanto, *undame*tad* na teor*a da massa
</line>
</par><par>
<line>
crítica,
</line>
<line>
exploramos tod*s as
</line>
<line>
*ariáveis a *arti* de *o*elos ag*u*ad*s por *uanti*ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mulheres. Logo, observou-se que, apesar de a variável
</line>
<line>
gên*r* não re*ultar em *mpacto
</line>
</par><par>
<line>
rele*ante, a pa*ticipação feminina na gestão **s
</line>
<line>
unive*sidade* influenci* ** r*sultad*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
outras v*riáve*s.
</line>
<line>
Quando a equi*e do alto e*calão é composta por t*ês
</line>
<line>
ou mais *u*heres,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tamanho TMT impac*a negativa*ente *
</line>
<line>
desempenho das IES, uma vi*vel e*pli*aç*o para
</line>
</par><par>
<line>
isso é o fenômenode tokenismo, pois a* constit**r u*a equipe maior, o n*vel de *iversidad*
</line>
<line>
de gên*r* da equipe pode dimi*uir, a*sim as mu*here* pod*m atuar como to**ns, q*e g*zam
</line>
<line>
*e meno* infl*ên*ia e* comp*ração com os membros d* *aioria.
</line>
<line>
No tocante à ti*ulaçã* dos g*stores, o re**ltado po*e se* e**lica*o a partir *a
</line>
<line>
*i**rsida*e de c**pet*nci*s e conhecimento* que os nív*is de ti*u*ação pr*por*ionam à e*u*pe
</line>
</par><par>
<line>
de gestão, ** seja,
</line>
<line>
as ha*i*id*des *bserváveis adquiridas por m*i* de
</line>
<line>
*if*rente* graus de
</line>
</par><par>
<line>
*itu*ação são proxies *álidos p*ra a orie*tação
</line>
<line>
cognit*va,
</line>
<line>
co*he*imentos e valore* que
</line>
</par><par>
<line>
impactarão a
</line>
<line>
q**lid*de da
</line>
<line>
governança pública. A h*te**gene*dade relacionada à
</line>
<line>
titul*ção
</line>
</par><par>
<line>
**neficia o desempe*ho
</line>
<line>
organizacion*l através da tr*ca e proces*ament* de inf**mações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ntos de vista es*ecí*icos de ta*efa*.
</line>
</par><par>
<line>
* nív** educacional mais *levado * ind*cativo d* maior *a*e de
</line>
<line>
com****ncias,
</line>
</par><par>
</page><line>
associa*do-se a es*raté*i*s mais e**cazes * gestão m*is eficiente. Por sua vez, os gestores com
</line>
<line>
me*or grau *e ti*ul**ã* podem estar mais di*p*stos a demonstrar suas competências técnicas e
</line>
<line>
acadêmicas a partir do *prim*r*m*nto da g**e*nança, a f*m d* co*s*l*darem suas *arreiras.
</line>
<line>
Nesse contexto, a presença de gestores c*m diver*o* graus de titulação impa*tou
</line>
<line>
positiva*ent* *a *ualidade d* gov*rnança, pois a **uipe *e*derá a dispor de b**s *r*tica* de
</line>
<line>
governança, tai* como c*pacidade de r*spo*ta, melho*ia cont*nua, condut* de lide*ança
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 9, art. 1, p. 3-25, *et. 20*3 www4.fsanet.*o*.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. Santos, M. S. Ro*rigues Júnio*
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
inovativa, promover a s*mpl*ficação e modern*zaç*o d* gestão p*blica, entre out*as. Assim, é
</line>
</par><par>
<line>
*er*ine*te haver g*st*re* com diferentes
</line>
<line>
graus d* tit*laçã* na equi*e *e gestão
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
universidade* federai*.
</line>
</par><par>
<line>
O t*manh* d* top management *eam evide*ciou influênc*a neg*tiva em relação à
</line>
<line>
qua*idade da gover*ança, ou seja, *quipes *aiores podem pos*uir mai*r pro*abilida*e d* que
</line>
<line>
a*simetrias de ***ormações e o*jetiv*s entre *s membros e*istam de maneira mai* reco*rent*,
</line>
</par><par>
<line>
* que, por su* vez, n*cessita que haja regula*ent*s para coo*d*nação * con*r*le *a
</line>
<line>
equi*e.
</line>
</par><par>
<line>
Consequenteme*t*, o fortalecimento *e sist*mas formais e burocráti*os d* coordena*ão pod*m
</line>
<line>
imped*r a capacid*de da enti*ade de ino*ar e se adapta* às boas práticas de governa*ça.
</line>
<line>
De aco*do *om a base de da*os, observou-se *ue a maioria das equipes são compostas
</line>
<line>
por 9 memb*os e a qualidade da governa*ça começa a cair quando a e*uipe possui 8 membros.
</line>
<line>
Alé* disso, as equip*s *ompostas po* 7 **mbros foram as que apr*sentara* melhor nível de
</line>
</par><par>
<line>
g*v*rna**a, enquan*o a m*dia
</line>
<line>
de go*ernança das equipe* com 10 membro* é
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
0 ,4 5 ,
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
equ*p*s *e***es apresenta* *ma méd*a *e 0,60.
</line>
<line>
Na compos*ção das *quip*s de entida*e* pú**i*as podem c*nstituir *a*g*s de c*nfia*ça,
</line>
</par><par>
<line>
*s quai* às veze* são u**dos *ara acomodar inte**s*es **líticos. Des*a f*rma,
</line>
<line>
**se*
</line>
</par><par>
<line>
*argos aumentam * tamanho da
</line>
<line>
eq*i*e
</line>
<line>
e *odem *ra*er i*pactos negativ*s par* gestã* d*s *
</line>
</par><par>
<line>
en*idades. O tam*nho da equipe também pode res*rin*ir a troca de in*orma*ões entre os
</line>
</par><par>
<line>
gestores, podem ser m*nos ef*cazes e m*is *nerosos
</line>
<line>
na comunicaçã* e t*mada de
</line>
<line>
decisão,
</line>
</par><par>
<line>
assi*, limita a efic*cia do planejamento. De*se modo, *o*na-se interessante a *onderação da
</line>
<line>
*u*ntid*de de membros a* formar * *quip* de *estão das *ni*ersi*a*es f*de*ais.
</line>
<line>
Ao analisar * i*pa**o das var**vei* *e controle, a ma*uridade *vi**nciou i*pacto
</line>
<line>
*ositi*o na qualidade da governança, fornecendo evidência de que o t*mp* de e***tênci* das
</line>
<line>
instituições i*f**enci* s*u *esempe*ho o*ganizac*onal. Além disso, apesar da* I*S *ai* novas
</line>
<line>
apre*entarem crescimento ** gov*r*ança *m 202*, ainda c*ntinu*m com nível de governança
</line>
<line>
a*a*xo da mé*ia.
</line>
</par><par>
<line>
As *niversida*es m*dur*s di*põem de mais
</line>
<line>
e*pe*iên*ia para ex*cutar p*an*jamentos
</line>
</par><par>
<line>
mais *onsistentes, es*abelecer foc* *m processos e*icientes, aprimorar as estratégias, investir
</line>
<line>
em ino**ção e usufruir de know-how ca*az de *om*reender o *inamismo das po*íticas públ*cas
</line>
<line>
e usar as i*formações para promover con*uistas e* seu a*biente.
</line>
</par><par>
<line>
Diante desses r*sultados, é fun**mental qu* haj* *m olhar dif**enciado
</line>
<line>
para
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
uni*ersidades m*is no*as, a f*m de g*rantir a equi*a*e *ntr* as I*S e de corrigir *s disp*ridades
</line>
<line>
ex*stentes em re*ação ao *empo de existên*ia. Alé* *isso, as universidades de m**ur*dade ba*xa
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina, v. 20, n. 9, art. 1, p. 3-*5, set. 2023 www4.fsanet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Teoria *os Escalões Superiores E*pl*c* a *overnança nas Universidades Públi*as?
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
*r*cisam de *m bom *lanejamento estrat*gico e d* bons processos de con*r*le, * *ecessár*o
</line>
</par><par>
<line>
constituir *ma equipe de gest** mais capacitada,
</line>
<line>
o* *e*a, essas instituições demandam
</line>
</par><par>
<line>
treina*entos para *eus gestores. P*rtanto, é intere*sa*te direcio*ar progr*mas de *apacita*ã* *
</line>
<line>
equ*pe de gestão dessa* uni*ersidades.
</line>
<line>
5 CON**DERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Este estu*o si***-se na e*f*ra das pesquisas de *estão *m ensi*o superior público e teve
</line>
<line>
como objetivo analisar a qualidade da govern**ça nas universida*e* federais, c*nsiderando a
</line>
<line>
in*lu*nci* da* caracterís*icas da eq*ipe de alt* escalão.
</line>
<line>
Os *esul*ados revelam in*ícios de que a diversidade de titulação dos *es*ore* produz
</line>
<line>
efeito pos*tiv* *a qu*lidade da gove*nanç*, as variáveis id*de e ta*anho do TMT apresentara*
</line>
<line>
*mpac*o nega*ivo e a div*rsid*de de gê*ero não produziu efeito **gnifi*ativo. Além dessas
</line>
</par><par>
<line>
va*iáveis, * matu*idade e * porte das IES foram
</line>
<line>
explorados co*o
</line>
<line>
variáveis de control*,
</line>
</par><par>
<line>
con*irma*do a influê*cia po*itiva da maturidade n* qualidade da gov**nan**, *u seja, quanto
</line>
<line>
maior o tempo de existên*ia da universi*ade, melhor * níve* da governança.
</line>
<line>
Este *studo fo*nece evidê*c*as d* que a *overnança públic* na* unive*sidades federais
</line>
<line>
bra*ileira* está s* ap*rfeiç*ando e possibil*t*u comp*eender c*mo a di*ersidade da eq*ipe de
</line>
</par><par>
<line>
ge**ão d* alto escalão
</line>
<line>
influên*ia nas decisões e*tratégic** seu e*eito na **ali*ade *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
governa**a públi*a das uni**rsida*es fed**ais brasi*eiras.
</line>
</par><par>
<line>
A pesqu*sa contri*ui pa** o aumento de *s*u*os so*re l*derança
</line>
<line>
estratégi*a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
organizações *úblicas, difere*ciando-se por ser pioneiro em explorar a Teor*a *os Escalões
</line>
</par><par>
<line>
Superiore* n* gestão
</line>
<line>
universidades federais bras*leir*s, * *im d* a*a*is*r s*u i*pacto
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
qualidade da *o*er*ança.
</line>
<line>
* estudo proporciona subsídios aos gov*rn*ntes na elaboração de políticas pú*licas
</line>
</par><par>
<line>
vo**adas à
</line>
<line>
melhor** da governa*ç* nestas
</line>
<line>
*ntidades. T*mbé* destaca a im*ortânci*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pr**ramas de tr*iname*to para q*e os g*st*res d*s IES *ais
</line>
<line>
novas d*sponham ** melho*es
</line>
</par><par>
<line>
competên*ias.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m *isso, a pesquisa
</line>
<line>
disp*ni*iliza i*forma*ões
</line>
<line>
aos formu*a*ores e gestores
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ol*t*cas púb*ic*s *reocupa*os com o ensino superi*r sobre como pon**r*r ac**c* da m*lhor
</line>
</par><par>
<line>
c*mposiç** das equipes de gestão, vi*ando ao melho* de*empenho, e contribui
</line>
<line>
para q*e os
</line>
</par><par>
<line>
setor*s e*gajados da s*ci*dad* aprimo*em o
</line>
<line>
en*endimento sobre os fa*ore* que *mpacta*
</line>
<line>
a
</line>
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qua*idade da go*erna**a nas u*iversi*ades f*dera*s *o Brasil.
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<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Ressalte-se, por fim, que os resulta*os deste est*d* s*o es*ecíficos *ara as
</line>
<line>
un**ersidades federais brasileir*s, pois exi*te* peculiar*dades regionais e *rg*n*za*ionais que
</line>
<line>
i*pe**m * extrapolação d*s resulta*os. Outra l*mitação desta pesq*i*a é a ques**o te*poral,
</line>
<line>
p*is for*m u*i**zado* os três levantamentos di**oni*ilizados pelo TCU. Ou*r*s p*squisas
</line>
<line>
p*dem utiliz*r *uturamente um maior perí*do de te*po.
</line>
<line>
Além disso, novas pesquisas pode*iam, a p*rtir das associações su*e*ida*, investigar se
</line>
<line>
o*tros aspectos da T*S afetam a *ualida** da governan*a das *ES, *ais como avalia* o efeito
</line>
<line>
da área de f*r*ação d*s gestores, diferencian*o as ciência* administrativa*, q*e *apacita*
</line>
<line>
*elhor na for*a de gerir das demais á*eas.
</line>
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Contribuição dos Autores
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T. M. *antos
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<line>
M . S. *odrig*es Júnior
</line>
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<line>
*) c**c*pção e pl*ne*amen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise * i*ter*retaçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç*o do rascun*o *u na revisão crític* do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) *articipa*ão na ap*ovação d* versão fin*l do manu*cr*to.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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*ev. *SA, Teresi*a PI, v. 20, n. 9, *rt. 1, p. *-2*, set. 202*
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www*.fsan*t.com.br/re**sta
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