Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis

Victor Hugo Nedel Oliveira, Gabriela Borba Bispo dos Santos, Luigi Filipi Assandri Bonato

Resumo


A temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação.  Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado.

 

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS.

 

ABSTRACT

 

The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course.

 

Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS.

 

 

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.9.9

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