Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
Resumo
A temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação. Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS.
ABSTRACT
The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course.
Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS.
Referências
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Brasília, 2008a. Disponível em: . Acesso em: 08 de dez. de 2022.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Nova Cartilha Esclarecedora Sobre a Lei do Estágio Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008b. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.ica.ufmg.br/wp-content/uploads/2018/08/Cartilha-sobre-a-Lei-do-Estagio-11788.pdf. Acesso em: 08 de dez. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Resolução Nº 03/2017 - sobre o estágio não obrigatório. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/graduacaoigeo/wp-content/uploads/2022/06/CGGEA_-_Resoluo_-_2017-03_-_Estgio_No_Obrigatrio.pdf. Acesso em: 08 de dez. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Resolução Nº 40/2016 – CEPE. Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/comgrad-arq/wp-content/uploads/2017/05/Res-40-Normas-estagios-Nao-Obrigatorio.pdf. . Acesso em: 08 de dez. de 2022.
BRASIL. Lei N° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Brasília, 2004. Disponível em: . Acesso em: 12 de nov.
BRASIL. Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 12 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2020/1 do Departamento Interdisciplinar. Porto alegre, 2020a. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2018/1 do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2018 a. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2018/2 do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2018 b. Disponível em:. Acesso em: 07 de nov. de 2022
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2019/1 do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2019. Disponível em:. Acesso em: 07 de nov. de 2022
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2020/1 do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2020b. Disponível em :. Acesso em: 07 de nov. de 2022
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2020/2 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2020c. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2021/1 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2021a. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2022/1 do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2022 a. Disponível em:. Acesso em: 07 de nov. de 2022
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2022/2 do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Porto alegre, 2022 b. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 001/2022 de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2021/2 do Departamento de Geografia. Porto alegre, 2022c. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 003 de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2020/1 do Departamento de Geografia. Porto alegre, 2020d. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 01 de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2021/2 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial do Departamento de Interdisciplinar. Porto alegre, 2022d. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 01/2021 seleção para provimento de vagas de monitoria acadêmica do colégio de aplicação. Porto alegre, 2021b. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 01/2022 seleção para provimento de vagas de monitoria acadêmica do colégio de aplicação. Porto alegre, 2022e. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 02/2022 de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2022/1 do Departamento de Geografia. Porto alegre, 2022f. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 03/2021 seleção para provimento e cadastro reserva de vagas de monitoria acadêmica do colégio de aplicação. Porto alegre, 2021c. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 05/2022 de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2022/2 do Departamento de Geografia. Porto alegre, 2022g. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital nº 06 de Seleção de Monitoria Acadêmica para o semestre de 2022/2 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial do Departamento de Interdisciplinar. Porto alegre, 2022h. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital Nº 2/2022 de Seleção de Monitores COORLICEN/PROGRAD/UFRGS. Porto alegre, 2022i. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Edital Nº 5/2022 Seleção de Monitores COORLICEN/PROGRAD/UFRGS. Porto alegre, 2022j. Disponível em: . Acesso em: 07 de nov. de 2022.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O lugar como espacialidade na formação do professor de Geografia: breves considerações sobre práticas curriculares. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 1, n. 2, p. 1-18, 2011. Disponível em: . Acesso em 07 de fev. de 2023.
CHAUD, Daniela Maria Alves; ABREU, Edeli Simioni. Estágios não-obrigatórios em Nutrição: a busca pela qualidade de ensino aliada às atuais exigências legais e educacionais – relato de caso. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v.5, n.3, 2011
FRISON, Lurdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pró-Posições. v. 27, n.1, p.133-153, jan./abr., 2016.
GONZAGA, Jaqueline Cristina Romero; OLIVEIRA, Josiane Silva de; CHAGAS, Priscilla Borgonhoni. Representações sociais dos estudantes de administração sobre os estágios não-obrigatórios: um estudo na universidade estadual de Maringá. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 477-511, set, 2015.
JUNIOR, Eduardo Brandão Lima et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, 2021. Disponível em: . Acesso em 07 de fev. de 2023
LAVALL, Jaqueline; BARDEN, Júlia Elisabete. Estágio não obrigatório: contribuições para a formação acadêmica e profissional do estudante da UNIVATES. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, vol. 7, núm. 2, mayo, 2014, pp. 47-68
NETO, Francisco Otávio Landim; BARBOSA, Maria Edivani Silva. O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 1, n. 2, p. 160-179, 2010. Disponível em: . Acesso em 07 de fev. de 2023.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de pesquisa, p. 179-195, 2001. Disponível em: . Acesso em 07 de fev. de 2023.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Convergências e tensões na formação de professores de Geografia: a formação inicial do professor-debates. Olhar de professor, v. 13, n. 1, p. 37-46, 2010. Disponível em: . Acesso em 07 de fev. de 2023.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351>. Acesso em 07 de fev. de 2023.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.9.9
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)