<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 3, p. 48-64, set. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.9.3 </line>
</par>
<par>
<line> O Env*lhecimento na Abordagem Sobre D*v*rsidade n* Pr*dução **adêmica do Bra**l </line>
<line> Aging in th* Approach on *iver*i*y in the Ac*demic Produc**on of *razil </line>
</par>
<par>
<line> Car*a Ro*rigue* R*cha </line>
<line> Mes*rado em Administraç*o P*blica e Governo ***a Fundaçã* Getúlio Vargas (*BAPE-FGV) </line>
<line> c*56a@hotmail.*om </line>
<line> Rejane Prevot *as*imento </line>
<line> Doutora *m Engenha*ia *e Produç** pela Un*ve*sidade Fede*a* *o Rio de J*neiro </line>
<line> Professor* d* Universi*ade do Grand* Rio / coordenadora *o (PP*A/UNIGRANRIO) </line>
<line> *-mai*: re*anep*evot@uol.c*m.b* </line>
<line> R*nan Gomes *e Mo*ra </line>
<line> Doutora em A*ministração pela Universidad* do Grande Rio </line>
<line> Te*a* d* p*sq*isa o* ati**smo: diversidade *a* orga*izações, gê*ero e sex**l*dade, raça e etnia, afrorr*ligio*i*adde </line>
<line> E-mai*: *e*ang*oura@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: Carla R*drigue* Rocha </line>
</par>
<par>
<line> Cam*us-I, </line>
<line> D*que </line>
<line> de </line>
<line> Cax*as. </line>
<line> Rua </line>
<line> Pr*fesso* </line>
<line> José </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> So**a </line>
<line> Herdy, </line>
<line> 11*0, </line>
<line> bloco </line>
<line> C, 2 </line>
<line> anda* </line>
<line>-</line>
<line> Bai*r* 25 </line>
<line> de </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. *o*ny Kerl*y de Ale**ar </line>
</par>
<par>
<line> Ago*to, </line>
<line> Duque </line>
<line> de </line>
<line> Caxias, </line>
<line> Rio </line>
<line> *e </line>
<line> Jane**o, </line>
<line> CEP </line>
<line> 25071- </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> 202, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> Rejane Prevot Nasc*mento </line>
<line> *r*igo receb*do em 29/05/*023. *l*ima *ersão </line>
</par>
<par>
<line> R. Gener*l Goes Monteiro, 8, bloc* B/103, Bota*ogo, *J, </line>
<line> *ecebi*a em 04/06/2023. Aprova*o em 05/06/20*3. </line>
</par>
<par>
<line> 2**90080, B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereç*: </line>
<line> R*nan G*mes de Moura </line>
<line> Avali*do p*lo sistema Trip*e Review: Desk Rev*e* *) </line>
</par>
<par>
<line> Ca*pus-I, </line>
<line> Duqu* </line>
<line> de </line>
<line> Caxias. </line>
<line> Ru* </line>
<line> Pro*essor </line>
<line> José </line>
<line> d* </line>
<line> pelo Edito*-Chefe; e b) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> *ou*a </line>
<line> H*rdy, </line>
<line> 1160, </line>
<line> bloco </line>
<line> C, 2 </line>
<line> andar </line>
<line>-</line>
<line> Bairr* 25 </line>
<line> de </line>
<line> (a*ali*ção cega por dois avaliado*es da área). </line>
</par>
<par>
<line> A*ost*, </line>
<line> Duque </line>
<line> de </line>
<line> C*xias, </line>
<line> Rio </line>
<line> de </line>
<line> Janeiro, </line>
<line> CEP </line>
<line> 25071- </line>
</par>
<par>
<line> 2*2, Brasil. </line>
<line> R**isão: Gramatical, Normativa e d* F**ma*ação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O En**lhe*im*n** na Aborda*em Sob*e Divers*dade na Prod*ç*o Acadê*ica do Brasil </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Ao *o*g* das últimas *écadas, vem se co*s**i*a**o o aumento da *xpectativa de vid* em </line>
</par>
<par>
<line> *odo o *undo. Com* consequê*cia, sur*em diversas demandas de uma parcela </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **pulação cada ve* mais velha, tais como: saúd*, i*fraestr*tura, laze*, e*u*ação e trabalho. </line>
<line> No que se refer* aos ambi*n*es de trabalho, cabe a *eflexã* s*bre o fato de se ter uma for*a </line>
</par>
<par>
<line> de *rabalho di*po*ível com id*de mais ele*ada. Por *u*ro **do, e*t*d** acerca </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> di*e**ida*e vê* g*nhan*o esp*ço em vário* c**pos, inc*usive *os </line>
<line> estu**s </line>
</par>
<par>
<line> *rganizaci*nais. Entretanto, a inclus*o do indivíduo envelhecente ainda *ão encontra tanto </line>
</par>
<par>
<line> espaço ne*sas discussões. Nesse sentido, </line>
<line> o ob*etivo *este trabalho </line>
<line> é abord*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> envelh*cim*nto à l*z *a ges*ão da diversidade. Para **so, f*i realizad* uma pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> *ibliográfica, visando detectar se </line>
<line> nos **abalhos acadêmic*s há presença da temá*ica do </line>
</par>
<par>
<line> *nvelhecimento. E, a*nda, verificar se esta temátic* </line>
<line> aparec* qua*do se pretende tratar d* </line>
</par>
<par>
<line> divers*dade. Para t*l, foi </line>
<line> adota*a uma *etod*logia *e caráter exploratóri*-descritivo, </line>
</par>
<par>
<line> realiz*nd*-se uma revisã* integrativa da lite*atura. Foi fe*ta uma pesquis* de publicaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> na base de dados SPE**. Os resultado* reforçam a ne*essidade de se amplia* o* </line>
<line> estud*s </line>
</par>
<par>
<line> *obre o envelheciment* nos ambie*tes organizacion*is, t*n** em vista que o in*ivídu* que </line>
<line> envel*ece pre*isa ser integrado orga*ic*m*nte *os proces*os de trabalho. </line>
<line> Pa*av*as-ch*ve: Envelhec*me*to. Di*ersidad*. Ge*tão do Envelhec**ento. Ges**o da </line>
<line> Diversida*e. *rabalho. </line>
<line> AB*TRA*T </line>
</par>
<par>
<line> O**r the past few dec*d*s, the increase in </line>
<line> life exp*ctancy arou*d the world ha* been </line>
</par>
<par>
<line> con*olidated. A* a c*nse*uence, *here are seve*al dem*nds of a portion of t*e inc*ea*ing*y </line>
<line> old popula*ion, suc* as: he*l*h, infrastru*t*re, *e*sure, *ducation *nd work. Wi*h regar* to </line>
</par>
<par>
<line> work en*ironments it is necess*ry to think *bout the *act that we have a highe* </line>
<line> * ge </line>
</par>
<par>
<line> availabl* workfor*e. On the other hand, studies on divers*ty has been *ainin* </line>
<line> *ro*nd in </line>
</par>
<par>
<line> various f*elds, in***ding o*ganizat*onal studies. Howe*er, th* i*clusio* o* th* eld*rly s*i*l </line>
<line> does not find so much space in th*se discussion*. *n this sense, the o*jective of t*is s*udy </line>
<line> is ** a*dress agin* in the lig*t of diversity m*na*ement. For that, a bibliogra*hic *esearc* </line>
<line> was conduct*d to detect **ether i* academi* work t*ere is the presence of the aging </line>
<line> *heme. A**o, check if th*s them* a***a*s *hen i* i* inten*ed to deal wi*h di*er**ty. To this </line>
<line> e*d, an exploratory-descriptive m*th*do*ogy was adopted and the integ*ative revie* of the </line>
</par>
<par>
<line> literature was *d*pt*d as * methodolo*y. A *ubl*c**ions research *a* conducted in </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> Spe*l Database. The resul*s r*i*force t*e ne*d to expan* *tu*i*s on aging i* o*ganizational </line>
</par>
<par>
<line> env*ron*****, given t*at the aging individua* needs to be integrated organically in** </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> work pr**e*ses. </line>
</par>
<par>
<line> Key*ords: Agi*g. D*ver*i**. Aging *a*agemen*. *iversity M*nagement. Labor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina P*, *. 20, *. 9, *rt. 3, *. 48-64, set. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Rocha, *. *. Nasciemnto, *. G. Moura </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> E *u ti*ha *e*o d* envelhecer: não **r*ue meu rosto mu*a**a e minh*s </line>
<line> for*as d*minuir*am, ma* *o* causa dess* *osto q** iria fazer-se espess* e </line>
<line> que ap*dr*ceria cad* instante, mas po* causa dess* barra negra *u* se </line>
<line> *pro*imaria i*exor*velmente (BEA**O**, 2009, p.4*8). </line>
</par>
<par>
<line> É primordial a re*lexão *cer*a do envelh*cimen*o. * um **ande * </line>
<line> desafio para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Admini*tra*ão, tanto na ges*ã* púb*ica q**nto no seto* priva**, em âm**to mundi*l </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> na*i*nal. Quando se discut* a questão do enve**e*imen*o, s*o pr*oc*pações: a man*te*çã* </line>
<line> de uma *emu***ação e a a*osentador*a, as *uestões relacionadas à saúde física e à saúde </line>
<line> m*ntal. </line>
<line> * envelhecimento é condição n*tural de todo ser vivo *esde o nascimento. O </line>
</par>
<par>
<line> en*elhecer </line>
<line> *raz uma carga de </line>
<line> se*ti**ntos, em*ç*es, con*litos, d*vidas, re*ol*ç*e*, </line>
</par>
<par>
<line> inse*uranças, *ran*f*rmaç*es físicas, que vã* repercutir em *odas ** área* *a *ida. **ntudo, </line>
<line> e*v*lhecer *om qualidade de v*da, *om s*úd*, empr*go * renda, ainda é um privilégio. Ao </line>
</par>
<par>
<line> lo*go d** ú*timas décadas, </line>
<line> v*m *e consoli**ndo a tendência d* aumento da e*pectativa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vi** e, como c*ns*q*ênci*, o aumen*o d* p*oporçã* de idosos nas popu*ações d** países. **r </line>
<line> exe*plo, segund* a *rganiza*ão das Naçõ*s Unidas (O*U, 2*19), no rela*ório Wor*d </line>
<line> Pop*l*t*on Prosp*cts, estima-*e que *m 2050 para cada sujeito com id*de entre 0 e 4 *no* </line>
</par>
<par>
<line> hav*rá d*as pessoa* </line>
<line> com ma*s de 6* anos. Nesse contexto, tomando o Bras*l *omo pano de </line>
</par>
<par>
<line> fu*do, o Instituto de *esqui** Econ*mica Aplicada (I*EA, 2*21), em u* *studo realizado e* </line>
<line> 202*, observ** que em 2010 a* pessoas id*sas no Brasil r*p*esentavam 7,*% de t*d* </line>
</par>
<par>
<line> *opulaçã*, contudo prospect*-se que até 2*00 es*es *uje*tos passem a r*pre**nta* 40,3% </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> populaçã* nacion*l. </line>
</par>
<par>
<line> Log*, com o a*m**to da expectativa de vida, </line>
<line> pensar o envelhec*mento é pe*sar em </line>
</par>
<par>
<line> um* forç* de trabal*o *isp*nível par* o merca*o c*m ida**s ma*s elevadas. A* pess*as **tão </line>
<line> vi*e*do mais e a*si* irão disponibilizar por mais tempo sua força ** t*abalho, im*e*idas *ela </line>
<line> legislação (alt*ração da legi*laçã* p*evi**n*iária) (COSTA et a*, *01*) por escol** p*óp*i*, </line>
<line> tendo co*o no*t* a id*ia de *entir-se *ivo (NA*CIMENTO et al, 2016) ou p*r sobrevivênc*a </line>
<line> (necess*dade finance*ra, psicol*gica, fís*ca ou em**ional) (COSTA et a*, 201*). É necessár*o </line>
<line> refletir sobre *omo absorve* essa f**ça de trabalho mais velha. </line>
<line> O envelhecer, para muitos, é dem**cado *ela *pos*ntadoria e o fim da vida labor*l, </line>
</par>
<par>
<line> que p*r vezes é encarada como fim da vida, in*til*da*e, pe*da d* produti*idade, como o </line>
<line> Rev. F**, Tere***a, v. 20, n. 9, *rt. 3, p. 48-64, set. **23 *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Envelheciment* na Abordagem So*re Diversi*ade n* Produção Acad*mica do Br*sil </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> apontado </line>
<line> p*r Costa Nas*imento (2019). Tra*alhar é s*cia*izar. É independênci*, status, * </line>
</par>
<par>
<line> se**ra*ça e pod*r (C*STA; NASCIMEN*O, </line>
<line> 20*9). Quanto mais </line>
<line> ativo * *rodutivo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indivídu*, ma*s valorizado pelos outr*s e por *i mesmo. O *ue *, sob certo aspe*to, *eflexo de </line>
</par>
<par>
<line> uma visão capitalista *o indi*ídu*. O *raba**ador </line>
<line> v*i *er*endo seu val** a cada ano que </line>
</par>
<par>
<line> passa, co*o u*a máquina que sofre de*r*ciação. Observa-se que ** s*c*edade per**ia uma </line>
</par>
<par>
<line> *deia negativa *m r*lação ao *nvelhecim*nto s*a relação com o mercado de trabalho e e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aposentadoria, p*in*ipal*ente n*s *ociedad*s r*gidas pelo capita*ismo (CA**ALHO, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Corrob*r*ndo co* </line>
<line> essas questõ*s, existe ta*bém </line>
<line> um* forte in*luência </line>
<line> da m í di a q*e </line>
</par>
<par>
<line> re*r*se*ta o envelhe*i*ento com* algo ruim (CARVALHO, 20*9). Todas essas questões </line>
<line> a*ab*m tr*ta*do o envelh*cimento c*m pre*onceito e, em consequê*cia, *endem a excluir os </line>
<line> c*rp*s envelhe*id*s da sociedade e do trabalh* (CARVA*HO, 2009). </line>
<line> Sair do mercado de trabalho *ode represent*r *m i*pacto emocional *ar* o indivíd*o </line>
</par>
<par>
<line> e *fetar sua auto*stim*, *e* *osicionamento diante da </line>
<line> so*iedade (NASCIME*TO et al, </line>
</par>
<par>
<line> 2016). Permanecer ativo, t*ab*lhando, a*asta </line>
<line> os sentimentos </line>
<line> negativos c*mo a rej*içã* </line>
</par>
<par>
<line> (COSTA; N**CIM*NTO, 2019). *s*o ocorr* po* con*a das dimen*ões int*n*ív*is q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho tem p*ra o idoso e que s* relacionam com as questõe* p*íqu*cas men*ais, *ue e </line>
</par>
<par>
<line> p*dem </line>
<line> advi*, por exem*l*, da oportunidade de atualizarem-*e </line>
<line> p*o*iss*onalmente, mant*ndo- </line>
</par>
<par>
<line> se sempre *ti*o* (CA*VAL*O, 20**; CO*TA; NASCIM*NTO, *019). Além disso, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho lhes atribui um rec**heciment* social, uma </line>
<line> vez *ue m***os indiv*du*s são </line>
</par>
<par>
<line> identificado* por sua* </line>
<line> profissõe* (CAR*ALH*, 20*9). Obser*a-se a*nda que o trabalho *az </line>
</par>
<par>
<line> com que idosos man*enham s*a soci*bilidade (COSTA; NASCI*ENTO, 2019) </line>
<line> além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sentirem-se *articipa*tes da sociedade n* qual estão in*eri*os (C*rva*ho, 2009; </line>
<line> NAS**MENTO et al, 201*). Além do exposto, o sujeit* idoso que e**á in*erido no *ercado </line>
<line> de t*ab*lho dim*nui a su* rejeição social, que * construída soc*almen*e (**RV*LHO, *009). </line>
<line> É **lido considerar *s be**fícios e a necessidade de se manter at*vo com o avançar da </line>
</par>
<par>
<line> i*ade, como: man*tenção ou c*mplementaçã* d* renda, con*ívio **cial, s*n*iment* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> utilidade, saúde ment*l * f****a etc. (*OSTA et </line>
<line> al, 2016; NASC*MENTO </line>
<line> e* al, *016; </line>
</par>
<par>
<line> COSTA; NASCIEMN*O, 201*). M*s, ao tratar </line>
<line> da realidade b*as*leira, é p*ec**o co*siderar </line>
</par>
<par>
<line> que este trabal*ador *o*e envelhecer sem as co*diçõe* físi*as ou intele*t*ai* *ue o p*rmi*am </line>
<line> permanecer em sua atividade origin*l, ou a*ualizado e qu*lific*do para exerce* *ov*s </line>
</par>
<par>
<line> atividades d*sponíveis. Soma*o às demandas que </line>
<line> emergem da *uest** do envelhecimento </line>
</par>
<par>
<line> populaci*n*l, es*e trab*lho traz à baila a gestão *a diversi*ade. Cada vez mais te* *e tornado </line>
<line> r*levante pensar e implementar políti*as de gestão com uma aborda*em sensível às demandas </line>
<line> *os diversos grupos. </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 20, n. 9, *r*. 3, *. **-64, s*t. 20*3 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Rocha, R. P. Nasciemnto, R. G. Moura </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> P*ra Freitas (2016), a diver*id*de é um aspecto inerente à </line>
<line> hum**idade e *** *e*do </line>
</par>
<par>
<line> alv* d*s ma*s variadas ár**s da ciênc*a como H*stória, *iê*cias Sociais e *olíticas, </line>
<line> Antropologia, *ntre o*tr*s. Nesse sentido, p*ra que os *r*balha*ores considera*os como </line>
</par>
<par>
<line> diversos </line>
<line> e/ou minorias tenham *eu po*enci*l apro*eit*do, é necessá*ia a exis*ên*ia </line>
<line> de um a </line>
</par>
<par>
<line> política de *estão da diversidade que *omp**enda as nece*sid*des p*rt*c*l*res *e *ada grupo </line>
</par>
<par>
<line> e a p*rtir disso de**nvolv*r, </line>
<line> el**orar e aplic*r ações e p*líticas </line>
<line> de dive*sidade *m funç*o </line>
</par>
<par>
<line> dessas necessidades iner*n**s a cada "mi*oria" (F*RREIRA, 2*21). Me*i*nte esse contexto, </line>
</par>
<par>
<line> questiona-*e: C*** os estudos sobre ges*ão da diversidade en*e*hecimen*o no tra*alho e </line>
<line> *b**da* essa tem*tica no *ampo da Admin*stra***? </line>
<line> Buscan*o responder à pergu*ta propo*ta, o presente ar*igo po*s** como objetivo fi*al </line>
</par>
<par>
<line> com*r*ender como os es*udos so*re gestão *a diversidade e </line>
<line> en*elhecimento no trabalho </line>
</par>
<par>
<line> ab*rdam </line>
<line> essa temática no campo *a Administraçã*. Já os ob*etivos *nte*mediários são: (*) </line>
</par>
<par>
<line> iden*i*icar esp*ço alcançado pela o </line>
<line> ab*r*agem da </line>
<line> *estã* da </line>
<line> *iversidade; (b) </line>
<line> ide*tificar se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> envelh*cimen*o tem sid* co*siderado nessas abord*gens. Tal *esqu*s* torna-se *eleva*te </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *edida que estudos sobr* d*ve*sidade </line>
<line> tê* ganh*do esp*ço em vários campos, inclu*iv* nos </line>
</par>
<par>
<line> estudos *r*aniz*cionai*. Al*uma* temáticas se desta*am, como as questõe* de </line>
<line> gênero </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> espe*ialmente quando *ssociada à for*a *e trabalho da mu*her -, as quest*es d* raça e as </line>
<line> re*ativ** às pessoas com deficiênc*a (PCDs). Entr*tanto, * *nclu*ão do indivídu* envelhecente </line>
<line> *ão recebe tanta atenção. É importa*te salientar qu*, como afirma Tavares, as "desigualdades </line>
</par>
<par>
<line> econôm**as, e**cacionais e raciais de*er** ser c*mbatidas </line>
<line> para </line>
<line> que a longevidade não </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> restrinja aos privilegiados" (*AV*R*S, 20*0, p.15). </line>
</par>
<par>
<line> O envelhe*i*ento da fo*ça d* trabalho precisa estar na pauta d*s discussões sobre </line>
</par>
<par>
<line> gestão, esp*cialm*n*e *a gestão </line>
<line> da *iv*rsidade, </line>
<line> pois ele </line>
<line> at*avessa toda* *s demais </line>
</par>
<par>
<line> *i*ersidades. *este **tudo foi realizado u* l*vantamento na plataform* Sci*ntific Periodicals </line>
<line> Elect*onic *ibrary (*PELL) da* publicações que versam sobre envelhecimento e sobre </line>
<line> diversidade, no *eríodo de 2017 a 202*. O artig* es*á estr*t**ad* da s*guinte forma: a seguir, </line>
<line> na parte 2, pr*cura-*e trazer um *ano*am* d* envelhecimento, da gestão da *ive*s*da*e e da </line>
<line> **po*tância da ass*ciaç** entre a*bos. No mo*en*o 3 é ex*osto o percurso metodo*ó**co. Já </line>
</par>
<par>
<line> na seção 4 sã* apr*sentados o* resultados obtidos por m*io *o l*vantamento </line>
<line> bibliográ*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Por fi*, e não menos *mportante, são apresentadas as *onsi*eraçõ*s fi*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 20, *. 9, ar*. 3, p. 48-64, set. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O En*elheci*ento na A**rdagem So*re Diversidade na Pr*duçã* Ac*d*mica *o B*asil </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENC*AL TEÓR**O </line>
</par>
<par>
<line> O pr*sente r**erencial teóri*o e*tá d*vi*ido e* trê* sub*eções. A </line>
<line> pr*mei*a busca </line>
</par>
<par>
<line> discut*r qu*stões relacio*ad*s ao envelhecim*nto da pop*lação brasil*i*a. Já a segunda t*ata </line>
</par>
<par>
<line> do conceito de g*stão d* diversidade e a *erceira abarca as qu**tões re*eren**s à gestão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> dive*sid*de com *oco no enve*hec*men*o. </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O Envelheciment* p*pul*cio**l - per*il *a po*ulação bra*ile*ra </line>
</par>
<par>
<line> Pri**irame*te, é importa*te com*reen*e* *ue a noção de enve***cime*to é const**ída </line>
</par>
<par>
<line> social*ente, </line>
<line> a </line>
<line> partir de ref*rênci*s h*s*óricas * s**iais. Em </line>
<line> te*mos gerai*, envelheci*ento </line>
</par>
<par>
<line> pode ser entendido como * ciclo </line>
<line> *iológico </line>
<line> **prese*ta*o pelo </line>
<line> nascimento, m*tura*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*cadência do o*ga*ismo, que pode ser m*dido em anos de aco**o com a tradição oci*ental, </line>
</par>
<par>
<line> ma* que </line>
<line> po*sui repre*entações difer*ntes de acordo c** cada cultura (a *dade </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> **vel*e*i**nto, * sig***icado do envelhe*imento, entre outras dif**enças). Tendo em v*sta </line>
<line> esta refl*xão, neste *rabalh*, considerar-*e-á como idosos os indivíd*os com 60 anos ** mais, </line>
<line> em acordo com a cla*sificação do Instituto B*asi**iro de G*ografia e Estatísti*a (IBGE). </line>
<line> Nas últimas décad*s, o perfil etári* da p*pulaçã* brasileira vem *e **dificando, </line>
<line> i*pulsionado pela dimi*uição da taxa de natalidade e pelo aumento da expe*t*tiva de vida da </line>
<line> p*pulação. Baix** t*xa* de na**lidade e aumento da es*er*nça de vida ao nascer têm le*ado à </line>
<line> *xpansão da p*oporçã* d* número de idosos no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Em 2*10 *s idosos repr*se*t*vam </line>
<line> 7 ,3 2 % </line>
<line> do* brasileiros, </line>
<line> **ssand* *a*a 9,83% em </line>
</par>
<par>
<line> 2020. E*tima-se que em 2022 este nú*e*o al*ance 1*,*9% do total da população, e em 2060 </line>
</par>
<par>
<line> *heg*e ao pa*amar *e 25,49%. (**G*, 2022). Há a expectativa </line>
<line> de que em </line>
<line> 40 anos o </line>
</par>
<par>
<line> *u*ntitativ* da pop*l*ção idos* s*ja o tripl* em relação à *roporção *as demais *aixas da </line>
<line> população (CE*ELL** ** al., 2019). </line>
<line> O* dados brasil*iro* ac*mpanham uma tendênci* mundi**. Na comunidade europeia, o </line>
</par>
<par>
<line> env*lhecimento populaciona* *á é uma r*alidad* </line>
<line> *á *l*uns anos. Segu*do Euros*at, em o </line>
</par>
<par>
<line> *0*8, a *a*cela da p**ulação com 65 an*s o* mais já c*mpunha 19% do total. As projeçõ*s </line>
<line> in*icam q*e, *m 2*00, pessoas com ma*s *e 80 anos re*resentarão 1*,*% da popu*ação tot**. </line>
<line> * "envelhecer t*a**lha**o" no *rasil envolve vá*io* pontos de re*lexão a consid*rar, </line>
<line> como: a classe socioeco**mica e o *í*el d* in*trução - pessoas economicame*te favorecidas e </line>
</par>
<par>
<line> com formação ed*c*cional be* estrutura*a podem ter mai* chances de </line>
<line> p**manecerem </line>
</par>
<par>
<line> prod*tivas por mais te*po. *m con*rapartida, pessoas economica*e*te desfavorecidas, com </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, *. 9, art. 3, p. 48-64, se*. 2**3 www4.fsanet.c*m.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Rocha, R. P. N*sciemnt*, R. G. Moura </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> *ormaçã* *duc*c*onal incipie*te, q*e e*ercem atividades q** demandam força fí*ica, ou </line>
<line> pouca qual*ficação, poss*velmen*e, e*tarão despr*tegi*as no mercado de t*ab*lho ao </line>
<line> envelhecer. </line>
<line> Tal fato ge*a neces*idades e desafios para a gestão , como: (i) gerenci*r e *es*nvolver </line>
<line> pessoas com mais idade; (ii) identifi*ar em que oc*pações **sas pessoas poderão ser in*er*das </line>
<line> de forma pr*d*tiva; (*ii) *valiar qu*is as pe*spectivas de *a*hos e perd** para *s organiza*ões </line>
<line> com o en*e*hecim*nto *e seus funcionár*os; (iv) desen*olver meios *e in*entivar a força de </line>
<line> trabalho a dedicar mai* ano* de suas vidas ao exercício de uma atividade l*boral; (v) </line>
</par>
<par>
<line> pr*m*ver a ada*t*ção físi*a e psicológi*a do ambien** de traba*h* para </line>
<line> *m acolhiment* </line>
</par>
<par>
<line> sadio; (vi) gere*ciar os g*stos públicos para manuten*ão de qualidade de *ida *e u*a </line>
<line> sociedade mais vel*a; (vii) pr*mo*er *ol*ticas educacionais etc. </line>
<line> Apes*r *a e*evação d* expectativa de vida ao *asc*r re*l*tir uma melho*ia *a </line>
<line> qualid*de de vi** da popul*ç*o como um tod*, no que tange ao aument* *a permanênc*a no </line>
<line> mercado de *rabal*o nã* se pode fazer generalizaç*e*. </line>
<line> Pensa* o tr*balhador com m*is i*ade é pensar e* sua in**rçã* o***nica *ent*o *o </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso de </line>
<line> trabalho d*s orga*izações. Pois, para além de ser um meio de mante* sua a </line>
</par>
<par>
<line> *ub*istência, o trab*lho tem *m papel *oci*l e *ontém aspectos subj*tivos. * trabalho tem um </line>
<line> sentido próprio para o i*oso. Conforme afirmam Nascimen*o et. a*. (*016): </line>
<line> E o que dizer sobre o sentido *o trabalho para o Idoso? Apesar de o envelhecimento </line>
<line> b*ológico ter li*ação c*m id*de do* *nd*víd**s, devem-s* consider*r todas as </line>
<line> variáveis relacionadas ao envelhecer, não nos r*stringindo a**nas à *dade. As </line>
<line> implic*ções da velhice podem estar atrel*das ao **ntexto, à cu*tura, * época **vida </line>
<line> *, também, às história* de vida que va*iam de indivíduo para indivíd**, *ão podendo </line>
<line> a**im traçar um determinante *r*ciso s*bre este *on*eito. Logo, não se deve pen*ar </line>
<line> no envelhecimento com uma expe*iência ho*ogên** (DEBERT, 1997)." </line>
<line> (NAS*IMENTO et al, 2016, p.122). </line>
<line> Não havend* uma homoge*eidade no envelhec*mento, não há um ú*ic* *odelo de </line>
</par>
<par>
<line> gestã* do envelhecimento, há *ma div*rsid*de. No B*asil, país que </line>
<line> por s i s ó j á </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*ltifacetado, envelhe*imento pode ser traduzido por *iv*rsidade. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2. G*stão da *iversidade - Aspecto* Or**nizacion*is </line>
</par>
<par>
<line> *s transfor*ações *a sociedade, especialment* </line>
<line> c*m a *mplia*ão *a ocupação </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> espaços por grup** sub*l*ernizados, *efl*tem também n*s organizações, empur*and*-as para </line>
<line> mudan*a. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 20, n. 9, art. 3, p. 4*-64, s*t. 2023 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O En*el*eciment* na Abordage* Sobre Diversi*ad* na P*odução Aca*êm*c* do Br*sil </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> A diversidade é uma tem*ti*a qu* vai a*é* do </line>
<line> form*to estabele*ido e cons*nsual, </line>
</par>
<par>
<line> po*s *esafia os p**âmetros valid*dos, cria inseguran*a em grupos *omo**neos e </line>
</par>
<par>
<line> causa transtornos *os model** de gestão *e*tr*lizado*e*, hie*arquizados e </line>
<line> co * </line>
</par>
<par>
<line> planejamento estruturado. Desafia ta*bém *olíticas uniformes de ***açã* e ret*nção </line>
<line> de pessoal, *u* pr*cisam inovar e se adaptar para cativar variad*s *úblicos. </line>
<line> (FREITAS, 2016, p.14) . </line>
</par>
<par>
<line> A p*essão da soc*edad*, a am*liação dos direitos civi*, a busc* pela </line>
<line> *utonomi*, </line>
</par>
<par>
<line> ident*dade, liber*ade, **gura*ça, e a gl*b*li*a*ão dos *erca*os tê* proporcionado </line>
<line> movime**ação n*s *elações soci*is. No mun*o do trabalh* não seria d*ferente. As </line>
</par>
<par>
<line> organizações t*m sido i*pel*das a se d*parar*m c*m as neces*idades de seu te*po. </line>
<line> Freitas </line>
</par>
<par>
<line> (2016, p.13) de*taca *ue "o int*resse da Admini*tração pela diversidade * recent* * tem </line>
</par>
<par>
<line> g*nha*o grande visibil**ade em virtude dos avanços no pr*cesso *e *lobalização suas e </line>
<line> cons**uências econ*micas, sociais, culturais e políticas" </line>
<line> No Bra*il isto é ai**a mais relevan*e, c**siderando que es*e país contine*t*l é, *or ** </line>
</par>
<par>
<line> só, *m cal*eir*o </line>
<line> de </line>
<line> *últipl*s div**sidades. A *e*tã* </line>
<line> de Diversidad* to*na-s*, nesse </line>
</par>
<par>
<line> contex*o, </line>
<line> uma ferramenta para red*zir as assim*trias *o mundo do tr*b*lho e da* </line>
</par>
<par>
<line> organizações </line>
<line> (MOU*A; *ASCIMENTO, 2020) e nes*e *entido * inserção *ositiva d* </line>
</par>
<par>
<line> dive**ida*es *a fo*ç* *e trabalho nas org*nizações é fundam*ntal, tanto do *onto de *ista </line>
<line> geren**al (pois agrega valor, traz i*ovaç*o e am*lia os *oriz*ntes do meio produt*v*), quanto </line>
</par>
<par>
<line> do pon** de vista so*ia* (atua na </line>
<line> trans*orm*ç*o da **cieda*e e na consolidação de valores </line>
</par>
<par>
<line> so*iais humanit*rios e *e*o*ráticos). As orga*iza**es *êm responsabilidade social. </line>
<line> Ent*e nós, brasileiro*, diferenças tra**forma*am-se em sinô*im* de desigualda*e. </line>
<line> As p*imeira* referem-se às con*iç*es irreversív*is do **r hu*ano (cor d* pele, sexo, </line>
<line> *rien**ção *exual, altura, or*gem étnica), já a **sigualdad* resulta do tratamento </line>
</par>
<par>
<line> dado às *ifere*ça*, é fru*o de escolh*s hi*tóricas de u*a sociedade *ue </line>
<line> não se </line>
</par>
<par>
<line> enxerga c*mo resul*ado de *ár**s cores e presenç*s. (F**ITAS, *016, p.15). </line>
</par>
<par>
<line> A gestã* *a diversidad* nas organizações tem *m cará*er multi*acetado. Mas </line>
<line> *odemos ob*ervar o en*oque em algu*as te*át*cas, t*is como: * eco**mic*, a *e g*nero, a </line>
<line> de c*r e r*ça, a cultural * a que tem por base a condição física (PCDs). </line>
<line> 2.* Fala* de diversidade é falar de enve*hec***nto(s) </line>
</par>
<par>
<line> Uma das c*nsequências do envelhecimento populacional </line>
<line> e que está dir*tamente </line>
</par>
<par>
<line> lig*da à A*mini*t*aç*o em geral e aos *studos Org*nizac**nais e* parti*ular *iz respeito às </line>
<line> mudanças no *erfi* da força ** trabalho (PHILLIPS; SI*, 2012 *pud CEPELL*S e* al., </line>
</par>
<par>
<line> 2019). A mudança </line>
<line> na co*posição etár*a da *opul*ção brasileira af*t* diretamente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na PI, v. 20, n. 9, a*t. 3, p. 48-64, set. 2**3 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Ro*ha, R. P. Nasci*mnt*, R. G. Moura </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> composiç*o da População </line>
<line> *m *dade At*va (*IA), impactando *a di*po*i*il*dade de mão *e </line>
</par>
<par>
<line> obra, "poi* a r*duç*o, no cu*to *r*zo, da proporção da população jovem ac*rr**ará, *o *édio </line>
<line> e nos longos *razos, em r*dução d* PIA e no aumento da proporção dos idosos no am*iente </line>
</par>
<par>
<line> de trabalho" (C*PELLOS et </line>
<line> a l ., 2 0 1 9 , p . </line>
<line> *). Contudo, </line>
<line> ap*s*r da </line>
<line> *e*spectiva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> env**hec*me*to p*pulacional e, *or c*nsegui**e, do env**h*cimento </line>
<line> da força </line>
<line> de trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> ainda são escassos os tr**alhos em es*udos *rganiz*cionais e gest*o de pesso*s q*e te**am </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> o*jeto </line>
<line> a ge**ão do envelhecimento no ambi*nte de trabalho (LO*ATELLI; </line>
</par>
<par>
<line> FONTOURA, 201*, NAS*I*ENTO et a*., 2016; CEPELLOS et al., 2019). </line>
<line> Todos ** a*pecto* que p**meiam as d*mand*s dos diversos g***os *a socie*ad* são </line>
<line> po*encializados *uand* *diciona*os o fator enve*hec**ent*. T*l af*rmação não pretende </line>
</par>
<par>
<line> minimizar a e*clu*ão *of*ida por **u**e* sujeitos que est*o mais expostos à* m***e*s </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> orga*izaçõe*: mulheres, negros, ga*s e lésbicas, p*ss*as trans e portadores de deficiê*cia, </line>
<line> mas sim ressalta* a ideia de que es*e* su*eitos, quando *nvelhecem, vivenc*am também um* </line>
<line> poten*ializaçã* *esta exclusão. *m *utra* pal*vras, se a di**r*idade incom*da (FREITAS, </line>
<line> *016), * d*ve*sidade no **velhec*nte inco*od* ainda mais. </line>
<line> Em *ma refle*ão s*bre *estão do *nvelhecimento é impresc*ndível con*iderar </line>
</par>
<par>
<line> diver*id*des e de*igualdades. Co*o </line>
<line> afir*a Nasc*me*to *t al (20*6), o envel**cimento *ão </line>
</par>
<par>
<line> deve ser e*carado como uma experiê*ci* homogên*a. O env*lheci*ent* se aprese*ta c*m </line>
<line> caracter*sti*as es*e*ífi*a* *ar* home*s **anc*s, homens n**ro*, mulheres brancas e n*g*as, </line>
</par>
<par>
<line> gays e **sim </line>
<line> po* diant*. *ão se pode falar em en*elhecimen*o apenas, ma* em múltiplos </line>
</par>
<par>
<line> en*elh**imentos. Assim como também não são ho*og**eas as possibil*dades </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> perman*ncia de cada *ndivíduo que envelhece n* </line>
<line> *u*do do trab*lho. A diversi*ade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desigua*dade d* envelhecimento bra*ileiro *e*em s*r consideradas sob as vá*ias *ersp*ctivas </line>
<line> q*e se a*res*ntam (*AVARES,2020). </line>
<line> As di*ergências eco*ômic*s, que determi*a* a di*tância entre *la*ses sociais, </line>
<line> ati*gem so**e**neira o trabalhado* em envelheciment*. A cla*se so*ioeconômica à qual ele </line>
</par>
<par>
<line> *erte*ce poderá determinar </line>
<line> a* condições de vid* q*e terá ao en*elh*cer, in*lue*ciando n*s </line>
</par>
<par>
<line> suas opo*tunidades de trab*lho e renda e, principalm*nte, n* sua qualidade de *ida. </line>
<line> Sob a perspectiv* de gênero, as *i*crepân*ias e*onômico-*ociai* identificad*s podem </line>
<line> *e tornar *inda mais fortes c*m o en*elhec*mento. Mulheres g*nham menos, têm **nos </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade* de </line>
<line> emprego vivem mais. Q*ando * tem* envolve gays transexuais, por </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, o preconceito marginali*a e fech* as porta* p*ra as oportunidades de t*ab*lho. </line>
<line> Pre*os, pard*s e ind*g*nas tam**m podem ficar * margem do *r*cesso de </line>
<line> *nvelheciment* produtivo sustentáve*. *ma *ar*ela expressiv* *este grupo pop*lacion*l </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 9, art. 3, p. 48-64, set. *023 *ww4.f*a*et.co*.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Envelhec*mento na Abordagem Sobre **ve*sidade na *roduç*o Ac*dêmica do Bras*l </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> oc*pa ativ*dad*s men*s remunerad*s e *e baixa qu*li*icação. C*m oportu*idade* res*ritas na </line>
<line> juv*ntu*e e ma*u*idade, ao envelhecer a situação *e fragilidade recrud*sce. </line>
<line> *té mesmo carac*erísticas culturais e ter*it*riais, num país de gran*e extensão como o </line>
<line> Br*sil, com vários nív*i* de desenvolv*me*to em cada reg*ão, *ferece disti*t*s o*ort*n**ad*s </line>
<line> de ocu*ação. * envelhecer em cada região do p*ís *roduz exp*ri*ncias bem distinta*. **t**ar </line>
</par>
<par>
<line> di*e*gência* e i*corpo*ar </line>
<line> di*ersidades pa** tr*ze* *od* o país ao mesm* pata*ar </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> opor*unidades é um grande *esafio. </line>
</par>
<par>
<line> Eq*acionar as </line>
<line> dif*renças, ampliar op*rtunida*es e *ons*ruir um projeto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento qu* considere o envelhecimento pop*laci*n*l é fundamen*al. É </line>
<line> pre*iso </line>
</par>
<par>
<line> pr*para* o indivídu* *ara </line>
<line> acompanhar as rev*luções do mund* </line>
<line> do traba*ho, para </line>
<line> que s e </line>
</par>
<par>
<line> mante*ha apto a permanecer ocupado, *mpregad*, p*r *ais tempo p*ssí*el. </line>
<line> 3 P*RCURSO METO*OLÓGICO </line>
<line> N* p*esente artigo ado*ou-se uma meto*ologi* de caráter expl*ratór*o-d*s*ri*ivo, **a </line>
</par>
<par>
<line> **álise bibliomé*rica, </line>
<line> por meio de </line>
<line> *esquis* em publi*a**es na base de dados SPELL. O </line>
</par>
<par>
<line> *étodo escolhido para op*racio*al*zar a pesquisa consistiu no método de revisão integrativ* </line>
<line> d* literatu*a. Es*a bu*ca det*r*in*r o conh*cimento atual sobre um t*ma e*pecí**co, visando </line>
</par>
<par>
<line> *dent*fic*r, an*lisar e sintet*zar resultados de </line>
<line> p*s*uisas realizadas sobre o me*mo tema </line>
</par>
<par>
<line> (SOUZ*; SILVA; CA*V**HO, 201*). A rev*são integrativa da *iter**ura poss** * fases, </line>
</par>
<par>
<line> sendo *las: *- elaboração *a pergunta nortead*ra; 2- busca da literatura a *er analisada; 3- </line>
</par>
<par>
<line> cole*a *os dados; 4-análise </line>
<line> crític* </line>
<line> dos estudos inc*uído*; 5- di*cussão *os resultados; </line>
<line> 6- </line>
</par>
<par>
<line> *presentação da revisão in**g*a*i*a (SOUZA; SILV*; CARV***O, 201*). </line>
<line> Na fase 1 *usca-se *efini* uma p*rgun*a *ue i*á no*tear toda a pesquisa, devendo ser </line>
</par>
<par>
<line> cl**a, específica e relaciona** a um raciocínio </line>
<line> teórico, isso inclui as teorias já aprendid*s </line>
</par>
<par>
<line> *elo *esquisador (SOUZA; SILVA; CARVA*HO, 2010). Na se*unda *ase oc*rr* * escolh* </line>
<line> da base d* dad*s e b*scas manua*s e* periódicos, en**anto na terceir* ocorre a escolha dos </line>
</par>
<par>
<line> artigos sel*cionados *ara serem analisados (S*UZA; S*L**; *ARVALHO, 2010). Já </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> q*arta eta*a faz-se a *nálise do* ar*igos sel*cion*dos na etapa ant*rior e na quinta fase, apó* </line>
</par>
<par>
<line> a inte*pretaç*o d*s d*dos an*lisa*os, faz-*e </line>
<line> uma comparação *om os autor*s *resentes </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> refere**ial teórico (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 201*). *or f*m, a sexta et*pa **resenta </line>
<line> uma r*visão c**ra e completa, permitindo a* l**tor avali*r de forma *rítica os r*s*ltados </line>
<line> (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010). Para *ealizar a busca, foram uti*izad*s as segu***es </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 9, art. 3, p. 4*-64, set. *023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Roc*a, R. P. Nasciemnto, R. G. Mou*a </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> pala**as-chave: "envelhecim*nto", "gestão *o e*velhecimento", "diversidade" e "diversid*d* </row>
<row> * envelhe*imento". * l**ant*mento foi d*limi*ado ao período de 2017 a 2021. </row>
<row> 3.* Análise *a p**du*ão aca*êmica (Spell) </row>
<row> Este trabalho co*sidera a im**rt*ncia da g*stão da divers*dade i*te*rada à ges*ã* do </row>
<row> envelh*c*m*nto. Ou seja, * necessidade de se pens** as p*tencialidades do traba*ha*or em </row>
<row> proce**o *e en**l*ecim*nto *elaci*n*das aos demais espectr*s sociais. E*ta i*t*gração po*e </row>
<row> tra*er inovação *s organiz*ções e a melh*ri* da sociedade como um todo. </row>
<row> 3.2 *esultad** observados </row>
<row> A s*g*ir será apresentado o q*adro com ** resultados obt*dos na busca realizada na </row>
<row> base de da*os de acor*o com a* *alavras-*have es*abel*c**as. Observa-se ini*ialm*nte *ue </row>
<row> f*ram encontr*d*s *8 trabalhos. </row>
<row> Quadro * - Busca **r *alavra-chave </row>
</column>
<par>
<line> Busca por palavr </line>
<line> a-chave </line>
</par>
<par>
<line> Palavra-chave </line>
<line> *uantidade *e Ar*igos </line>
</par>
<par>
<line> Envelheci*e*to </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> *es*ã* do Env*lhecimento </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Diversidade </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> Diversidade e Envelheciment* </line>
<line> 0 </line>
</par>
<column>
<row> Font*: Elaborad* p**a* au*o*a* e pelo autor </row>
<row> O escopo dos **mas *borda*os varia *astante, co*o se vê a *eguir. </row>
<row> *.3 Principais t*mas abordados </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Os temas pr*ncipais *denti*icados foram cate*orizados par* análi*e </line>
<line> *m duas </line>
</par>
<par>
<line> *tap**. *rimeiro foram *riadas cate*orias para *efletir os temas enc*ntrados *a busca </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 20, *. 9, art. 3, p. 48-64, set. 2023 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O E*velhecim*nt* na *bo*dagem Sobre Diversidade na *roduçã* Acadêmica *o Brasil </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> "envelheci*ento". Estas c*tegorias representam *uais os aspecto* rela*ionados ao </line>
<line> *nvelhecimen*o que t*vera* destaque. </line>
<line> E* *eguid*, para a busc* "diversi*ad*", *s categ*rias vis*m represe*tar os </line>
</par>
<par>
<line> tipos de d**ersidades abordada* *os textos e </line>
<line> como o envelheciment* está *ncorpo*ado em </line>
</par>
<par>
<line> al*uns des*es **abalh*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na primeira *o*ad* do **vantamento, utilizan*o "e*velheci*ento" com* </line>
<line> palavra-c*ave, foram *ncontradas 10 ocorrências, e identificad*s cinco t**áticas principai* </line>
<line> no* textos pub*icados, d*stacan*o-se a* seguintes cate*ori**: </line>
</par>
<par>
<line> - Trab*lho - *m q*e se d**cute as relações da pe**oa em processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> envel*ecimento * o tra**lho. T*ataram **bre * mudança que ocorre no </line>
<line> perf** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> força de traba*ho d*spo*íve* e a necessidade de as organizações p*nsarem em </line>
<line> m**elos de gest*o que i**or*or* **ta mudança; *geí*mo etc. </line>
<line> - Mercado cons*m*dor - diz respeito à ob**rva*ão de ** públi*o mais v*l*o com </line>
<line> demandas específicas * * nec*ssidade de a oferta ser direcionad* *ar* at*ngir e*te </line>
<line> me*c*do **escente. </line>
<line> - A*os*nta*oria - t*at* das quest*e* de est*utur* oferecida par* * vida do in*ivíduo </line>
<line> apó* a aposenta*oria e, também, *evanta* pontos sobre i*se*ura*ças, sentimentos, </line>
<line> legis*ação etc. </line>
</par>
<par>
<line> - Vul**rabilidade - fo* **ma em um único artig* e trouxe * discussão sob** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> condiçã* d* v*d* de um de*e*minado *r*po de i*osos *studado. Aspectos *omo </line>
</par>
<par>
<line> **alida*e de vida e ser*iços públicos </line>
<line> disponíveis (re*da, saúde, educação, lazer, </line>
</par>
<par>
<line> *nt*gração social). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Tabel* 1 - Ocorrê**ias - P**avra-Chave: En*elhecime*to </row>
</column>
<par>
<column>
<row> P*incipa* Tema Abordad* </row>
<row> Tra*alho </row>
<row> **r*ado Cons*mid*r </row>
<row> Apo*entadoria </row>
<row> Vul*erabilidade </row>
<row> Total </row>
</column>
<column>
<row> Total </row>
<row> 5 </row>
<row> 2 </row>
<row> 2 </row>
<row> * </row>
<row> 10 </row>
</column>
</par>
<column>
<row> F*nte: E*aborad* pelas autoras e *elo autor. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina PI, *. 20, n. 9, art. 3, p. **-64, *e*. 2023 </line>
<line> *ww4.fsane*.c*m.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Roch*, R. *. Nasci*mnt*, R. G. Moura </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> As rodadas d* levanta*ento que utilizara* os termos "*e*tão do </line>
</par>
<par>
<line> envelheci**nto" * "div*rsidade en*elh*cimen*o" e </line>
<line> como palavras-*have apresentaram zero </line>
</par>
<par>
<line> retorn*. Para o termo "diver*idade", foram encontradas 48 ocorrências, que abor*aram *ma </line>
<line> gama *uito vária de *em*s com esse termo em d*staqu*. Os temas foram categor**ados *omo </line>
<line> a seguir: </line>
<line> - GEN*RICO - sentido a*p*o: neste *tem foram agrupad*s os *rabalhos que trat*m </line>
</par>
<par>
<line> de ass*ntos diversos. A </line>
<line> palavra diversida*e aqui não nec***ariament* </line>
<line> est* </line>
</par>
<par>
<line> associada à* questões de </line>
<line> diversi*a** dos </line>
<line> gru*os </line>
<line> soc**is. Aqui s* encontra* </line>
</par>
<par>
<line> trab**hos *obre perf*s d* *estores, modelos de pr*cess*s de trabalho etc. </line>
<line> - GÊNE*O, RAÇA ED*CAÇÃO, C*LTU*A etc. - estes trabalho* *êm *razendo a </line>
</par>
<par>
<line> temática da inclusão de diversidades como um todo, não </line>
<line> d*stacando um gr*po </line>
</par>
<par>
<line> específico. </line>
</par>
<par>
<line> - OUTROS - t*mas variad*s </line>
<line> como lideranç*, </line>
<line> ino*aç*o, contabili*ade, turismo, </line>
</par>
<par>
<line> investimento de capital, política. </line>
</par>
<par>
<line> - *ULTURAL - trazem </line>
<line> abordagem sobre a c**tribuição </line>
<line> das **fer**ça* cultur*is. </line>
</par>
<par>
<line> Povos, grupos s*ci*is, pa**es. </line>
</par>
<par>
<line> - *ÊNERO - Mulh*r - aborda* *s que*tõe* d* g*ner*, es*ecifi*am*n*e </line>
<line> aque*as </line>
</par>
<par>
<line> relacionadas às mulheres. </line>
</par>
<par>
<line> - BIOD*VERSIDADE - m*io ambi*nte </line>
</par>
<par>
<line> - GÊNERO - L*BTQIA+ - abo*dam as questões </line>
<line> de gênero rel*ti*as às </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> L*sbi*as, G*y*, Bi**exuais, T*an*gêneros, Q*eer, Int*rsexo, As*exual, + </line>
<line> - GERACI*NAL (mas n*o com foc* e* envelhecime*to) - abordam conf*itos </line>
</par>
<par>
<line> e**re geraçõe* nas </line>
<line> org*nizações, mas sem o enfoque *o *n*elheci*ento. Gera*ão </line>
</par>
<par>
<line> X, Y etc. </line>
</par>
<par>
<line> - COMPETÊNC**S - s*bre as *ár*a* possibilidades *e h*bilid**es do* in*ivíduo*. </line>
<line> - RAÇA - aborda*ens **lativas à cor e raç*, sob a perspec*iva d* inc**são. </line>
<line> - PCDs - abo*dagens r*l*ti*as às pes*oa* c*m defic*ência, so* a persp*cti*a da </line>
<line> inc*usão. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, art. 3, p. *8-64, *et. 2023 </line>
<line> www*.fsan*t.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> * En*elhe*iment* na Abordagem Sobre Diversidade na Produção Acadêmica do Br*s*l </row>
<row> Tabe*a 2 - Ocorr*ncias - Palav*a-Chave: D*versidade </row>
<row> Principal Tema Abo**ado </row>
<row> Gen*rico - se*tido amplo </row>
<row> ***e*o, Raça, E*ucação, cult*ra, Ida*e etc. </row>
<row> Outros (li*erança, in*vação, contabilidade, *urismo, in*e*timento de capital, polít*ca) </row>
<row> Cultura* </row>
<row> Gêne*o - Mulher </row>
<row> Biodiversidade </row>
<row> *êner* - LGB*QI*+ </row>
<row> Geracional (sem ter o foco em envelhecimen*o) </row>
<row> Compet**ci*s </row>
<row> Raça </row>
<row> PCD </row>
<row> Total </row>
<row> F*nte: El*borado pel*s auto*a* e pelo autor </row>
</column>
<column>
<row> 61 </row>
<row> Tota* </row>
<row> 9 </row>
<row> 10 </row>
<row> 7 </row>
<row> * </row>
<row> 5 </row>
<row> 4 </row>
<row> 3 </row>
<row> 2 </row>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
<row> 1 </row>
<row> *8 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O nú*ero *e trabalhos id**tif*ca*os c*m a tem*tica *o e*vel*ecim*nto demonstra </line>
<line> que ain** há um longo caminho a s*r perc*rrid*. A primeira **dada do l*van*a**nto, c*ja </line>
<line> palavr*-c*a** foi "en*elhe**men*o" tr*uxe apenas 5 resu*tados ass*ciados * v*da labo*al. </line>
<line> N* segunda *o*ada, quando s* *usca veri*i*ar *e o e*velhecimento aparece como </line>
<line> t*m* de *ef*exão d*ntro de u*a pe*spectiva de gest*o de dive*sidade, s* confirma o fa*o de </line>
<line> q*e a*nda é pouco explo*ado. A preocupação **m o e*velhecimento aparece apen*s n* </line>
</par>
<par>
<line> *ateg*ria "gênero, raça, educação, *ult**a, idade, etc." As abor*agens apenas tan*enciam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> envel*ecimento. E*e está *itado, </line>
<line> **mo um assu*to que precisa s*r tr*tado, mas n*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> a**ofu**ado em nenhum dos t*xtos. </line>
<line> 4 C*NSI*ERAÇÕES *INAIS </line>
<line> * a*mento d* ***ectativa de vi*a do bras*leir* e * prolon**mento *a vida la*oral são </line>
<line> uma realidade. A cada ano haverá um* parcel* de p*ss**s *ais velhas ainda ma*o* disponível </line>
<line> para o mercado de trabalho. As organizações precisam se aju*tar a *s*e *ato. No c**t*xto em </line>
<line> qu* se *is*u*e * importânc*a gerencial e social de se ampliar o escopo de dive*sidade *e </line>
<line> *essoas dentro dos ambie*tes organiza*ion**s, *ensar o env*lhe*imento da for** de tr*b*lho </line>
</par>
<par>
<line> é fundamenta*. *e*t*o do e*velhecimento e da *ivers*dade devem an*ar j*ntas. Afi*al, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. 20, n. *, art. 3, p. 48-*4, set. 2023 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Rocha, R. P. Nas*i**nto, R. G. *oura </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> envelhec*mento atrave*sa todas as diversidades *oci*is e acirra as nec*ssi*ad*s e dific*ldades </line>
<line> do i ndi v* duo. </line>
</par>
<par>
<line> Pode-s* in*eri*, a partir d* an*li*e realizada, que assim c*mo o *doso *ive </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> p*o*esso de marginalização na *ociedad* a p*rtir *o *nvelhecimento * de toda a c*rga </line>
<line> depreciat*va qu* este carrega para o i*divíduo, nas or*anizações e*se proc*sso se traduz por </line>
<line> *ma invi*ibil*zação da *el*ice e *as questões a *** associadas, *eflet*das em u*a ausência *e </line>
</par>
<par>
<line> preocupações da </line>
<line> ac*demi* e das **presas co* a ges*ão do envelhecimento e c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*velhecim*n*o da fo*ça </line>
<line> d* t*ab*lho. Nã* obstante, assist*m*s na mídia, nas revi*tas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *egócios e mesmo na acade*ia a *ultiplic*dade d* artigo* acadêmico* ou não que *ratam das </line>
</par>
<par>
<line> *ovas geraçõe* e de como geri-las (Millenial*, </line>
<line> geração *, ge*ação Y, etc.). Tal *enômeno </line>
</par>
<par>
<line> basei*-se em uma contradição entre a força de trabalho q*e as empresas querem ter no *uturo </line>
<line> (os jovens) e aquela q*e efetivamente estará di*ponível para o *r*balho. </line>
</par>
<par>
<line> Infer*-s* *ue as organizações de*em traba*har, também, com um* </line>
<line> g*stã* *a </line>
</par>
<par>
<line> divers*dad* etária, u*a vez que a diferenc*ação etária c*lm*na n* *cei*a*ã* d* **rias pessoas </line>
</par>
<par>
<line> ** difer*n*es idades no me*mo ambi*nte d* </line>
<line> trabalho, p*i*ci**l*ente as id*sas. Logo, é </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *u*a imp*rtân*ia *ue as o*ganiza*ões c**em m*didas para promov** o *nv**hecimento </line>
<line> g*ad*tiv* *a p**ulação, de modo a *vitar o viés d* i*ad* no me*ca*o de *rabalho. </line>
<line> O resul*ado d* levan*a*e*to *ponta para o *ato de que há poucas publicaç*es q*e </line>
</par>
<par>
<line> tratam da ges*ão do *nvelhecimento. E, em nenhuma </line>
<line> dela*, foi id*ntifica*a a </line>
<line> *ercepção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> que a gestã* do *nvelhecimento do tr*balhador tam*ém está relacionada à g*stão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *i*ersidade. Para estud*s futuros, rec*m*ndam-*e trabalhos qu* busque* *lhar * Ge*tão do </line>
</par>
<par>
<line> env*lh*cime*t* e da *or*a de trabalho id*s* a </line>
<line> p**tir de um* *ent* *ntersecciona*, </line>
</par>
<par>
<line> conside*an** outros *trave*samen*os tais como: classe social, raça, gênero, corpo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sexualidade. S*ge*e-se, </line>
<line> ***bém, </line>
<line> es*udos que </line>
<line> busquem co*p**ende* c*m* a gestã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R*cursos H*manos lida com trabalhad*r*s *do*os, </line>
<line> bem </line>
<line> como *erificar a existênci* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> po*í*icas *e ges*ão da di*ersid*de para pessoas idosas. </line>
</par>
<par>
<line> REF*R*NCIAS </line>
</par>
<par>
<line> B*AUVO*R, S. A força d* ida*e. Ri* de J*neiro: Nova Fr*nt*ira, *009. </line>
<line> CARVA*HO, M. P. En*el*ecimento na Eu*opa causa impac*o e exige refo**as de </line>
</par>
<par>
<line> aposent*dorias. </line>
<line> RIF. </line>
<line> 18 </line>
<line> de </line>
<line> setembro </line>
<line> de </line>
<line> 2019. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> http://**w.rfi.fr/br/economia/2019091*-econ*mi* . Acesso em *8 de jan. de 2022. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 9, art. 3, p. *8-64, set. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Enve*hecimento na Abordage* Sobre Diversi**de na Prod*ção **adêmica do **asil </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> CARVALHO, A. S. *estão de Pes*oas e *nvel*ecim*nto: Sentido d* T*a*alh* par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Idoso. In: XXXI*I EnAN*AD 2009. Ana*s, 20009. </line>
</par>
<par>
<line> CEPEL*OS, V; SIL*A; G. T; TONELLI, M. J. E*velhe**mento: Múltiplas idades na </line>
<line> **ns*rução d* Id*de Pro*issional. Organizaçõ*s & Sociedade. v. 26, n.89, p. 269-*90, 2*19. </line>
</par>
<par>
<line> CO*TA, A. M. M. R., *t al. Envelhecimento e </line>
<line> tra*al*o. *n: *OSTA, JLR., COSTA, </line>
</par>
<par>
<line> AMMR., and FUZARO JUNIO*, G., org*. O *ue vamos *azer *epois do trabalho? Re*lexões </line>
<line> *obre a preparação par* a*os**tadoria. *ão Paulo: Cult*ra Acadêmica, 201*, *p. 23-32. </line>
</par>
<par>
<line> COSTA. </line>
<line> D. F; NAS**M*NTO, R. P. Um olhar vívido para sentido do t*abalho. Rev*sta o </line>
</par>
<par>
<line> Brasilei*a de Estudos Org*ni*acionais, v.*, n.1, p.181- 2*9, 2019. </line>
<line> *UROSTAT *t**ist*c Explained. Estru*ura *opulacional e e**elhecimento. Disponível </line>
<line> e*:htt**://*c.euro*a.*u/eurostat/statist*csexp*ained/*ndex.php?title=Archive:Estrutura_popula </line>
<line> cional_e_envelhecimento&oldi*=. *cesso em 28 de jan. d* 2*22. </line>
<line> FERREIR*, P. I. Gestão da div*rs*dad* e d* intercultu*alidade n*s organiz*ções. </line>
<line> Curit*ba: In*erSaberes, 2021. </line>
<line> *REITAS. M. E. Diversidade: uma realidade incôm*da. *VEx*cutivo, V. 15, n. 2, 2016. </line>
<line> *BGE, **sti*uto Brasileir* de Ge*grafia e Estatí*tica. P*ojeção da população do B**sil e </line>
</par>
<par>
<line> *nidad*s </line>
<line> da </line>
<line> Feder*ção. </line>
<line> D*sponív*l </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://www.ibge.gov.br/**ps/pop*lacao/projecao/inde*.html Ac*sso e* 28 de ja*. de 2022. </line>
</par>
<par>
<line> IBGE, Instituto Brasileir* de </line>
<line> Geografia e Estatís*ica. *oord*nação de Po*ulaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Indicadores Sociai*. Tábua completa d* *ort***dade para o Brasil - 2021. Breve análise *a </line>
</par>
<par>
<line> evolução da m*rtalidade *o Bra*il. Rio </line>
<line> de Janeiro, 20*1. Dispon*vel em: </line>
</par>
<par>
<line> http*://w*w.ib*e.gov.*r/estatisticas/so*ia*s/popu*acao/9126-tabuas-comp*etas-de- </line>
<line> *ortal*da*e.html?=&*=o-que-e. Acesso em *8 *e jan. d* 2022. </line>
</par>
<par>
<line> IBG*, Insti*uto Brasileir* </line>
<line> de Geogr**ia e *statística. Síntese d* Indicadores Soc*ais Uma </line>
</par>
<par>
<line> an**ise d*s condi**es d* vid* da populaç** brasil*ira 2021. **o de Ja*eiro, 2**1. </line>
<line> Disponí*el em: https://bi*lioteca.i*ge.go*.*r/visualiza*a*/l*vros/*iv1*1892.pdf. Acesso em </line>
<line> 2* de jan. de 2022. </line>
</par>
<par>
<line> IBGE, *nstituto Brasi*eiro de Geografia e Estatística. </line>
<line> Censo 2010. D*s*onível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://censo2*1*.ibge.gov.br. Acesso em 28 de jan. de 2022. </line>
</par>
<par>
<line> I*EA, In*t**uto </line>
<line> *e *e*qu*sa *co*ômica Aplicada. Proje*õ*s i*dica* </line>
<line> aceleração </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> envelhecimento dos bra*il*iros até 2100. IPEA, 2021. Disponível </line>
<line> *m: </line>
</par>
<par>
<line> <https://w**.ipea.gov.br/po**al/index.ph*?o*tion=co*_content&vi*w=ar*icle&id=3857*&c </line>
<line> atid=10&*temi*=*>. Acesso em: 3* de jul*o de 2022. </line>
<line> *OURA, *. G.; N*SCIM*NTO, R. *. A Dominaçã* Masculi** e a Ges*ão da Divers*dade: </line>
<line> U* E*tudo com Sujeitos Ga*s R*sident*s no Es*ado do Rio de J*n*iro. Revista Lati**- </line>
<line> am*r*cana de *eo*r*fia e Gên*ro. V. 11, n. 2, p. 30 - 56, jul. / dez. *020. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**n* PI, v. **, n. *, art. *, p. 48-64, *et. 2023 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Rocha, R. P. Nas*ie*nto, R. G. Moura </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> NASCIMENTO, *. P et al. 'Tra*al*ar é manter-s* vi*o': En*elheci*ento e *entido do </line>
<line> Trabalho pa*a Do*ent*s do Ens*no Su*erior. Soci*dade, **ntabi*idade e *estão (*FRJ), v. </line>
<line> *1, *. 2, mai/ago p. *18-*38, 2016. </line>
<line> *NU, Orga*ização das Nações Unidas. World Popu*a*io* *g*ing 20*9. Depar*amento de </line>
<line> *ssuntos Econômicos e Sociais das Naçõe* Unidas, 2019. *i*p*nív*l em: </line>
<line> <https://*ww.un.org/**/development/desa/population/p*blicatio*s/p*f/ageing/W*rldPopulati </line>
<line> onAg*in*2*19-*ighlights.p*f>. A**s*o em: 30 de julho d* 2022. </line>
<line> SOUZ*, M. T; SILVA, M. *.; CARVALHO, R. Revisão *n*egrativ*: * que * e como f*zer. </line>
<line> Ei*st*i* (*ão Pa*lo), São Paulo, v.8, n.1, p.102-106, **10. </line>
<line> T*VARES, M. Longevidade *o *ot*diano: a ar*e de envelh*c*r bem. São Paulo: Contexto, </line>
<line> 2*20. </line>
</par>
<par>
<line> Como *eferenciar este Artigo, conforme A*NT: </line>
<line> ROC*A, C. R; NASCIEMNTO, R. P; MOURA, *. G. * Env*lhecimento na A*ordagem Sobre </line>
<line> Div*rsidade n* Produç** Acadêmica d* Bras*l. R*v. FSA, Teresina, v. *0, n. 9, art. 3, p. 48-64, set. </line>
<line> 2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buição dos Autores </line>
<line> C. R. Ro*ha </line>
<line> R. P. Nascie*nto </line>
<line> R. G. Moura </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*e*ç*o e plane**mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e interpretaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) ela*oração *o rascun*o ou na rev*são *rít*c* do cont*úd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na apr*vaç*o da versão f*na* do manus*r*to. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 20, *. 9, *rt. 3, p. 48-64, set. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)