<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 10, art. 3, p. 53-71, ou*. 2*23 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.10.3 </line>
</par>
<par>
<line> Tr*lhando a Eficiência: Mapeamento, *n*lise e Mel*or*a do Pr**esso de Pregão ** UFCG </line>
<line> Seekin* Efficiency: *appi*g, *nalysis, a*d Improvemen* *f the *idding Pr*ces* at UFC* </line>
</par>
<par>
<line> S*irley R*nata da Silva Barbos* </line>
<line> Es*ecialista em Pl***jamento e *estão pela Univ*rsidade d* Pernambuco </line>
<line> *raduação em Secr*ta*iado Executivo *rilíngue *el* Univers**ade Fed*ra* de Pernambu*o </line>
<line> **cretári* Executiva da Uni*e*sidade Fe*eral de Camp*na Grande </line>
<line> shirley*ena*as@gmail.com </line>
<line> W*gne* Ju*quei*a de Araúj* </line>
<line> Do*t*r em Ciênc*a da *nformação pel* Universidade de Brasília </line>
<line> Prof*ssor da Univers*d*d* F*de*al da *ara**a </line>
<line> wagnerjunquei*a.*rauj*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: S**r*ey Renata da Silva Barbo*a </line>
<line> Edit*r-*hefe: Dr. To**y *erl*y de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Univers**ade Fede*al de Ca*pina Gran*e - R. Ap*ígio </line>
<line> Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Vel*so, 882, *airro Uni**rsitário, *ampina Grande/*B, </line>
</par>
<par>
<line> CE* 5*429-900, Brasil. </line>
<line> Artig* r*cebido *m </line>
<line> 13/06/2**3. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Wag*er Jun**eira de Araújo </line>
<line> recebida e* 29/06/202*. Aprovado em 30/06/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersid*d* Federal d* Paraíba - C*dad* </line>
<line> U*ive*sitária, </line>
</par>
<par>
<line> S/N, Ca*pus I, Castelo Branco, J*ão Pessoa/*B, CE* </line>
<line> A*aliad* pelo sistema Triple *eview: a) Des* Re**ew </line>
</par>
<par>
<line> 5805*-900, Br*sil. </line>
<line> pe*o *dito*-Chefe; e b) Double Bl*nd R*view </line>
<line> (avaliação *ega por dois aval*a**re* da área). </line>
<line> Re*isão: Gramat*cal, *ormativa e d* Formataçã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S. Barbosa, W. J. Araújo </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> O *re*ente estudo objetivou reali*ar o ma*eam*nto, identificar empecilh*s e sugerir *elh*rias </line>
</par>
<par>
<line> da fa*e interna do processo de aquis*ção de </line>
<line> ben*, *or pregão eletrônico tradici*n**, na </line>
</par>
<par>
<line> *niversi**de F*de*a* </line>
<line> *e Campina *rande. *s </line>
<line> inferê*cias foram m*t*rializ*das por meio da </line>
</par>
<par>
<line> metodolog*a *e *odelagem de *rocessos Busin*s* *r*c**s Modeling, e a *pção </line>
<line> de software </line>
</par>
<par>
<line> u*il*zada *ara repr*sentar gr*ficame*te a modelagem foi a BPMN no Bizagi. Para **xiliar no </line>
<line> desen*olvimento da descrição, a*á*ise e val*dação do m*p*a*ento, foi aplicada a metodolog*a </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> uma *d*ptação do SIPOC, a ver*ficaçã* d* conformidade com a lista *e ve*ificação </line>
</par>
<par>
<line> r*su*ida da ISO/T* 26.122 </line>
<line> de 20*8, e a Aná*i*e </line>
<line> d* *alo* A*r**ado. Ess* apa*a** </line>
<line> per*iti* </line>
</par>
<par>
<line> i*enti*icar *s áreas que *r**isam se* </line>
<line> aperf*içoada* * s*gerir, </line>
<line> dent*e outras questões, um </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso otimizado, com </line>
<line> uma redução de </line>
<line> 17% </line>
<line> *e quantidade de atividades. *ara analisar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eficiência da sua i*pleme*tação, o processo apri*orado pas*ou </line>
<line> p*r uma s*m*laçã* de </line>
</par>
<par>
<line> validação, de anális* </line>
<line> *e te*po, e de </line>
<line> anál*se de recurso*, que apresentou informações úteis </line>
</par>
<par>
<line> par* *omada de decisão g*rencial. Os resultad*s dest* trabalho possibi*itam uma melhor gestão </line>
</par>
<par>
<line> das com*ras púb*ica* e </line>
<line> auxiliam na missão qu* a Unive*sidade </line>
<line> tem *e prestar u* serv*ço </line>
</par>
<par>
<line> ef*cient* à sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-c*ave: Gestão de </line>
<line> Proce*so*. Mapeamento </line>
<line> d* Processos. Licitaçã*. Aquisição </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Bens. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *he present stu*y aimed to map, ident**y obstacles a*d suggest imp*ovements of the inter*a* </line>
</par>
<par>
<line> phase *f *he </line>
<line> goods acquisition *rocess, by </line>
<line> *raditional elect*oni* p**gão, at the Feder*l </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsity of C*mpina G*ande. The inferences we*e m*t*ria*ized thro*gh the Business P*oc*ss </line>
</par>
<par>
<line> Mo*eling metho*ol*gy, </line>
<line> an* the soft*ar* option used </line>
<line> to g**phicall* *epresent the m*d*ling </line>
</par>
<par>
<line> was </line>
<line> th* BPM* in **zagi. To assist in *h* development of the descr*ption, analy*is, and </line>
</par>
<par>
<line> valida*ion of th* mapping, th* me*hod*logy w*s applied wit* </line>
<line> an ada*tation of SIPOC, </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *erif*ca*ion *f complianc* with th* ISO/T* 2*.122 2008 sum*a*y c*e*klis*, and the Va*ue </line>
</par>
<par>
<line> Added A*alysis. *his appar*tus allowed to identif* the areas </line>
<line> t*at need i*provement and to </line>
</par>
<par>
<line> sugge**, among </line>
<line> other *ssues, an *ptimized process, with a </line>
<line> 17% reductio* in the amou*t of </line>
</par>
<par>
<line> ac**vi*ies. To analyze *he effi***ncy of *ts imple*entation, the impr*ved p*o*ess wen* t*ro*gha </line>
<line> *alid*t*on simulation, time analysis, and *esource analy**s, which presente* useful info*mat*on </line>
<line> for **n*gement dec*sion maki*g. The results of *hi* work make possible a bette*man*gement </line>
</par>
<par>
<line> *f public pur*hases </line>
<line> and h**p the un*versity'* missi*n of providing </line>
<line> an efficient ser*ice to </line>
</par>
<par>
<line> **ciety. </line>
</par>
<par>
<line> Keywo*ds: Pro*e** *a*a*emen*. P*ocess *apping. Bidd*ng. P*rc**se of Goods. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 10, art. 3, p. 53-*1, o*t. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rilhando a E*iciência: Mapeamento, *n*li*e e M*lhoria do P*oc*sso *e **egão na UFCG </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> * I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Este estud* aborda a necessidad* de *a*ear, doc*men*ar e otimi**r c*n*tantement* o* </line>
<line> processos organi*aci***** em orga*izações públicas, a fim *e evitar problemas causados pela </line>
</par>
<par>
<line> conc**tração de c**h*ciment*s </line>
<line> tácito* em *eto*e* *estri*o* e pesso**-chave. O tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> descrito neste t*xto se conc**tr* n* Uni*ersidade Federal *e Campina *rand* (UFCG), onde </line>
<line> fo* *dentificad* um problema *e ausência *e in*tr*ç*es *obre como aplic** a* leis pertinen*e* </line>
<line> *o assun*o no â*bit* da Univ*rsid**e. *ator esse q** leva a **tuações em que funci*nários </line>
</par>
<par>
<line> *ne*periente* precisam busca* informaçõ*s por </line>
<line> conta p*ó*ri*, o qu* pode com*rome*er não </line>
</par>
<par>
<line> soment* * e**cutor, m*s a instituição as *tivid*des. *s resultad*s apre*e*ta**s são *rutos e </line>
<line> de um relatóri* téc*ico desenvolv*d* no m*stra**, no Program* de Pós-**adua**o em Gest*o </line>
<line> *as *r*anizações Aprenden*es (PPGOA) da Unive**i*ade F*de*al d* Pa*aíba (UFPB). </line>
</par>
<par>
<line> O o*je*iv* do tra*alh* **i mapear, *nalisar e </line>
<line> a*rim*rar as atividades do processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aquisição de b*ns po* pregão eletrônico tradicio*al, durante a fase inte*na da licitação. Isso </line>
<line> f*i realiz*do por meio da meto*ol**ia de mo*e*agem d* proces*os chama*a B*s*n*ss Pr*cess </line>
<line> Mod*lin* (B*M), uti*izando o softwar* BPMS (Business *roce** Mana**m*nt S**te) Biza*i </line>
</par>
<par>
<line> *ara rep*esentar grafica*en*e a m*de*agem *os *rocessos. O estudo é justificado </line>
<line> *ela </line>
</par>
<par>
<line> **p*rtância estrat*g*ca e compl**idade das compra* públicas, qu* mobilizam infl**nciam e </line>
<line> *od* a *rgan*zação e * ci*l* socioe*onômico. </line>
<line> O ambient* onde o e**udo aco**eceu *oi a Divisã* d* Materia*s (DAMAT), </line>
<line> sub*rdinada à *oo*denação d* Compras * Cont*a*o* (CCC), que f*z parte da P*ó-Rei*oria de </line>
<line> Gestão Administrativ*-Financeira (*RG*F) da *FCG. * Universi*ade po*sui s*te campi e é </line>
<line> uma instituição de ensi*o *uperior públ*ca e federal. O tra*alho e**olve* oito departame*tos, </line>
</par>
<par>
<line> *nclui**o o requisitante, a *eit*ria, a PR**F, a Secretar*a </line>
<line> de Planej*mento (SEPLAN), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *C*, a Comissão P*rma*e**e de Lici*ação (CPL), a DAMAT e a *rocurador*a Fed*ra* (PF). </line>
<line> O *apeamento de *roc**sos * apontado como o *rimeir* pass* para c*n**cer a </line>
</par>
<par>
<line> situação atual das atividades de uma o*ganizaçã* e planej*r as </line>
<line> m*lhorias. O *s*udo *ambém </line>
</par>
<par>
<line> des*aca a ne*es*idad* *e ad*ptação das m*todo*og**s de BP* à* especifi*id*des do contexto </line>
<line> da UFCG. </line>
<line> Os objetivos do estudo **r*m, analisa* a *ase i*terna do processo d* aquisição de *ens </line>
<line> p*r *reg** e*etrônico tradi**on*l, na UFCG, s** o *oc* d* BPM; mape*ndo * p*oce*so at*al; </line>
<line> exami*ando-o *om base na versão simp*ificada da nor*a ISO/TR 2*.122:2008 e com * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 20, n. 10, a**. 3, p. 53-71, out. 2023 </line>
<line> *ww4.*sanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S. Barb*sa, W. J. Araújo </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> Anál**e de Valor Agregado (AVA); identificando as possibilidad** de ap*rfe*çoa*ento; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> simulando as fases do p*ocess* mapeado e da proposta de otimização. </line>
</par>
<par>
<line> * pes*ui*a fo* rea*izada no *rasil e foi aprov**a por ***o do par*cer nº 6.078.21* *o </line>
</par>
<par>
<line> C*mitê de Étic* do Centro de *iências </line>
<line> da Saúd* da UFPB, devidam*nte </line>
<line> reconh*cido *ela </line>
</par>
<par>
<line> Comissão N*cional de *tic* em Pesquisa *o Conselho *acional de Saúd*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERE*CIA* TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Para Bueno, M*culan e *ga**tt*, (2019, p. 2), "*ap*ar e/ou modela* pro*essos é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> primeiro p**so para conhecer a si*ua*ão atual das atividades *e uma o*ganizaç*o". A*sim, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> importan*e q*e a etapa </line>
<line> de diagnóstico seja bem *xecut*da p*r* plan**ar e al*a*ça* melhoria </line>
</par>
<par>
<line> co**ínua dos processos de *eg*cios em instituições *ú*licas e privadas. </line>
<line> A lit**a*u*a sobre ma**ament* de processos é *as*a, e a prát*ca é comum n* ambi*nte </line>
<line> moderno e de concorrência acirrada. Na esfera feder*l, o *over*o tem a*g*mas inst*uç*es que </line>
<line> orientam a u*ilizaç** do BPM nos órgãos *a *dmini*tração Públi*a Federal (A*F). À UFC*, </line>
</par>
<par>
<line> aplicam-*e, </line>
<line> dentre outros, </line>
<line> os *anu*i* do *inistério P*b*ico Fede*al, do Ministério de </line>
</par>
<par>
<line> Pl*nejamento, do Ministéri* da *est*o I*ovação em S*rviços Pú*lico* e do Tribunal e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Cont*s da *nião. A distinção do *so *o recurso *e d* apenas na </line>
<line> questão da neces*idade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> prévia adaptação da metodologia, *ependendo do c*n*ex*o. </line>
</par>
<par>
<line> Percebe-se que, n* âm*ito priva*o, o* esforços se dã* no se**i** de gerar </line>
<line> valor </line>
</par>
<par>
<line> monetário po* meio da aquisiç*o de bens e serviços. Por outro la*o, o *etor púb*ico não tem </line>
</par>
<par>
<line> objetivo no lucro, mas *o cumpr*men*o da obr**açã* </line>
<line> de </line>
<line> prest*r </line>
<line> *m servi*o d* qua*idade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ate*der às n*c*ss*dad*s de quem o abaste*e por meio do pag*mento dos impostos. </line>
<line> O foco é *n*lue*ciar o r*sul*ado e * desempe*ho do ser*i*or no exercício do processo </line>
<line> de aq*is*ç*es d* material de con*umo ou de mate*ia* p*rm*nen*e e a**an*ar reflex*s </line>
<line> ec*nômico- financeiro*, uma vez que a otimização ** execução *os procedimen*os g*** </line>
<line> economi* nã* só financeira, mas t*mbém de *empo e de re*urs*s. </line>
</par>
<par>
<line> As*im *endo, </line>
<line> en*ende*do que (1) aprender, r*aprender, desaprend*r, adapt*r, inov*r e </line>
</par>
<par>
<line> mudar tornaram-se a*ividades rotineiras no dia a *ia organi*acional (MARCH, 199*) e que, (2) </line>
</par>
<par>
<line> para pr*spe*ar, a* emp*esas terão ** aprender </line>
<line> em um </line>
<line> *itmo crescente (ROUSSEA*, </line>
<line> 1997), </line>
</par>
<par>
<line> este e**udo *present* o potencia* pa*a auxil*ar UFCG *m seus a </line>
<line> processos in*ernos, deixando </line>
</par>
<par>
<line> *ma doc*m**ta*ão i*icia*, *ue poderá ser uti*iza** em atividades futuras. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, *ut. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tril*a*do a Efici*ncia: **peame*t*, Análi*e e Melhoria do Processo *e *r**** na UF*G </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O *PM (Busi*es* Process Managemen*) é uma *b*rdagem estratégica para </line>
</par>
<par>
<line> *pr*morar os *ro**sso* de negócios </line>
<line> dentro de um* orga*i*ação. Consiste em iden*ifica*, </line>
</par>
<par>
<line> mode*ar, analisar, *m*le**ntar, *oni*orar e otimizar </line>
<line> os processos existent*s, bus*ando </line>
</par>
<par>
<line> melhora* a efic*ência, eficáci* * qu*lidade das ope*ações. Segundo M*randa (2010), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> BPM </line>
<line> permite rep*esen**r as atividades de um process*, s*m es*uecer *s fluxos da </line>
</par>
<par>
<line> informação a*relados à* pessoas que as exec**am e a seus p*péis, à sequência lógica </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> qual são ex*cutadas e aos eventos liga*os a ela. </line>
</par>
<par>
<line> Ele envolve a apl*cação de métodos, técni*as e fe*ramentas par* m*p*** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> do*ume*tar os pr*cessos organizacionais, analisar o fluxo de trab*lh*, identificar gargalos </line>
<line> * op*rtunidades de melhoria, defi**r indic****e* de des*m*enh*, e automatiza* *arefas. O </line>
<line> o*jetivo * alcanç*r u*a visão holíst*ca dos processos, alinha*do-os a*s o*jetivos </line>
</par>
<par>
<line> estraté*icos </line>
<line> da o*g*nizaç*o e promovendo a *omada de decisão baseada em </line>
<line> dados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> an*lise*. </line>
</par>
<par>
<line> As ár*as de a*lic*ção do BPM sã* amplas e *br*ngem diversos setor*s e tipos de </line>
<line> organização. N* con**xto do resum* apr*sent*do, * B*M *ôde *e* aplicado na C*C da </line>
<line> UFCG para **pear e *nal**ar o process* da fase in*erna da aquisiç*o de ben* por pr*gão </line>
<line> eletrônico tradiciona*. I**o envolve* a util*zação de *etod*l*gias de modelagem de </line>
</par>
<par>
<line> process*s, c*** o Business Process M*deling, e o uso de soft*a*e de BPMS, </line>
<line> *omo o </line>
</par>
<par>
<line> Bi*agi, pa*a **pr*sentar g*aficam*nte a modelag*m dos ***cessos. </line>
</par>
<par>
<line> *ssa estratégia per*itiu ide*tificar os pont*s crít*c** do processo, </line>
<line> as in*eraçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *ntre </line>
<line> as diferen*es divi*ões e depa*tamentos envolvi*os, as etapas que demandam ma*or </line>
</par>
<par>
<line> tempo ou recursos, e as opo*tunidades de ot*mizaçã* e melho*ia. A* mapear e docum*ntar </line>
</par>
<par>
<line> *s *rocesso*, a CCC </line>
<line> poderá dissemin*r *onheci*ento, *ac*litando o treina*ento o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> funcionár*os e ev*tando a c*nc*ntração de </line>
<line> conhecimen*o tácito *m pes*o*s especí*icas. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém </line>
<line> d*sso, a análise e a otimiz*ç*o d* processo *oder* levar * ganhos de eficiência, </line>
</par>
<par>
<line> red*çã* de </line>
<line> prazos, di*i*uiçã* de erro* e c*sto*, e uma melhor gestão *as aquisições de </line>
</par>
<par>
<line> m*teriais na Uni*ersidade. </line>
<line> Em resu*o, no desenvolv*m*nto deste traba*ho, o BPM foi u*a ab*rdagem que </line>
<line> *usco* *primorar os processos de *egócio por *eio da **enti*icação, modela*em, análise e </line>
</par>
<par>
<line> ot*mização dos mesmos. No caso da UFCG, *s resultados da </line>
<line> *plicação do BPM poderão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, *. 10, a**. 3, p. 53-71, out. 2023 </line>
<line> www4.fs*ne*.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S. Barbosa, W. J. Araújo </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> contribuir para uma melhor gestão da* aq*i*içõ*s de materiais, *o* document*ção *os a </line>
<line> processos, a disseminação do c*nhecimento e a identificação *e opor*u*i*ades de </line>
<line> mel*or*a. Isso permitirá qu* a Universid**e aprimo*e *ua eficiên*ia e e**cácia na </line>
<line> realização *a* compras públicas, benefi*ian*o toda a comunidade acadêm*ca e c*mprind* </line>
<line> sua mis*ão de prestar um serviço de qualidade à sociedade. </line>
<line> Uma ferramenta que, a*ui, serviu de suport* ao BPM f*i a *nális* p** me*o da *ista </line>
<line> deverificação baseada na IS*/TR 26.*22:2008. Com *s re*ul*a*os do mapeamento e desta </line>
</par>
<par>
<line> conf*rên*i*, fo* apli**da *VA (Análise de *alor **regado), *ma técni*a d* análi*e a </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa </line>
<line> que ide*t**ica quais ativid*des </line>
<line> *gregam val*r </line>
<line> ao </line>
<line> negócio e quais são </line>
</par>
<par>
<line> de*ne*es*árias e prejudicam o pr*cesso em t*rmos de cus*os, tempo, erros, satisfação do </line>
<line> cl*ente *u usuá*io, e*c. (ABPMP, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> P**a consol*dar *s resultados i*entificados </line>
<line> pe*a AVA, </line>
<line> optou-se *or apli*ar uma </line>
</par>
<par>
<line> si**lação aos *rocessos estudados. *egun*o L*w * Kelt*n (2*21, p. 2), "A simulação é * </line>
<line> proces** de pr*jetar e **senvolver mode*os *sta*ís*icos *e co*put*dor de sis*ema* </line>
<line> complexos,com * obj*tivo de entend*r s*u comportament* e/ou avali*r o desempenh* e* </line>
<line> diferentes co*dições e cenários". S*a fina*idade é verific*r a integridade e a co**iabili*ade </line>
</par>
<par>
<line> d** informaçõ*s ger*das. *la ser*e também pa*a </line>
<line> "an*lis*r a </line>
<line> eficiência antes </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *mpl*men**ção" (B*ZA*I, 20*3), pois test*r o p*ocess* *eal em *m </line>
<line> cenário vi*tual </line>
</par>
<par>
<line> p*rmit* q** as organizações ***ermi*em o impac** dele </line>
<line> em ter*os de tempo, custo, </line>
</par>
<par>
<line> qu*lidad*, de*e*penho, s*m **terrompe* as </line>
<line> operaç*es </line>
<line> de negóc*os diárias; além de </line>
</par>
<par>
<line> melhorar a *omada *e decisõe* * possi*il*tar melhorias cont*nuas. </line>
<line> *o int*grar uma ferr*me*ta de simulação ao *PM, é possível vali**r as melhorias </line>
</par>
<par>
<line> prop*stas no m*delo d* processo *ntes de impleme*tá-las. Isso ajud* * evitar </line>
<line> possív*is </line>
</par>
<par>
<line> im*a**os n*g*t**os o* pro***mas difíceis de s*rem previstos que possa* *urgir durante a </line>
</par>
<par>
<line> *xecução. </line>
<line> Além </line>
<line> *i s s o, </line>
<line> a </line>
<line> sim*lação </line>
<line> p*rmite </line>
<line> ident*ficar </line>
<line> gargalos, </line>
<line> pont os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *strangulame**o e </line>
<line> possíveis áreas de m*lhoria </line>
<line> nos processos, per*iti**o que os *estores </line>
</par>
<par>
<line> tomem decis*es mais embasadas. </line>
</par>
<par>
<line> Quand* combinada </line>
<line> com a *VA, a *errame*ta de simulação *o** fornecer um* </line>
</par>
<par>
<line> visão ainda mais </line>
<line> deta*hada do desempenho dos </line>
<line> processos. Os dados coleta*o* durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> simul*ção podem ser </line>
<line> **i*iz*dos </line>
<line> p**a alimentar os indica*or*s de desempenho </line>
<line> da AVA, </line>
</par>
<par>
<line> perm*tind* uma </line>
<line> análise *ais pre*i*a do valor agregado em relação </line>
<line> *os *ustos prazos. * </line>
</par>
<par>
<line> Is*o *ossibili*a uma avaliaç** mais r**l*sta do desemp*nho do projeto e ajuda a id*n*ifi*ar </line>
<line> os p**ncipais impulsionadores e obs*ácu*os par* alca*çar os **j*tivos definidos. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *0, *rt. 3, p. 53-71, *ut. 202* w*w4.fsane*.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Trilhando * Eficiênc*a: Mapeame*to, Análise e Melhoria *o Pr****so de Pre*ão na UFCG </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> P*rta*to, *o adicionar a AVA e uma *erram**ta de simulação ao BPM, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organ*zação pode se beneficiar ** uma abo*dagem m**s *o*pleta e preci*a para a g*stão </line>
</par>
<par>
<line> d* p*oc*s*os. Adema**, oferece </line>
<line> a oport*ni*ade de ex*erimentar e avaliar diferen*es </line>
</par>
<par>
<line> c*nário*, f*ci*itando a </line>
</par>
<par>
<line> tomada d* d*cisões e au*iliando na bu**a por me*horias c***ínuas nos pro*e**os n* * </line>
<line> des*mpenho organiza*io*al. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RESULTA*OS </line>
<line> 4.1 Da Anális* com Base na Checklist do Re**mo da No*m* ISO/*R 2*.122:2008 </line>
<line> O estudo em questão u*ilizou algumas ferramentas par* a *nálise do *rocesso de </line>
<line> *quisição de be*s por meio de **egão eletrônic* tradicional. Uma *el*s foi *aseada na lista </line>
<line> de verificaçã* d* resumo da norma ISO/TR 26.122:2008 apres*ntada *or Araújo et. al. </line>
<line> (*0**). </line>
<line> A ISO/TR 26.122: 2*08 * que um **l*tório téc*ico que a*resenta um* propos** de </line>
</par>
<par>
<line> e*t*utura de inve*tig*çã* </line>
<line> para documentos ge**dos em contextos l*borais, descreve*do </line>
</par>
<par>
<line> como compr*ender o* fl*xos de traba*ho qu* </line>
<line> refletem a inter*çã* entre sujeitos, </line>
</par>
<par>
<line> documentos, </line>
<line> i*formaç*es ou tarefas no ambiente organizacional (NAS*IM*NT*, </line>
</par>
<par>
<line> CABERO E VELENTIM, 2019). </line>
<line> Araújo et. al. (2018) des*nvolveram, *aseado* *essa ISO, uma lista de verif*ca*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 35 questõ*s, *ara </line>
<line> s*bs*diar o map*amento *o fluxo de inf*r*ação em pr**esso* </line>
</par>
<par>
<line> organizac*onais. Ela é *i*idida *m di*erentes fases, ca*a uma delas *om suas desc*ber*as </line>
<line> relevantes. Abaixo está um resumo dest*can*o algumas fases e suas principais </line>
<line> descobert*s. </line>
<line> 4.1.1 Anál*s* Context*a* </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> Identi*icação das pr*ncipais le**slações * p*oced*mentos que im*actam a execu*ão </line>
<line> dopro*esso. </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> Relação das normas qu* regem a instituiç*o, de*ta*ando a necessidade d* cumpri* os </line>
<line> *ri*cí*ios da Constituição Federal. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, Teresin* PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, ou*. 202* </line>
<line> www*.f*anet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S. Bar*osa, W. J. A**újo </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> c) N*c*ssidade de a*ualização constante **s agentes de *icitação devi*o às mu*anç*s </line>
<line> nasnormas. </line>
<line> 4.1.2 Análise Fu*c*onal </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> *esc*ição da </line>
<line> estrut*ra o*ganizaciona* da ins**tui*ã*, **m des*aqu* </line>
<line> p*ra a á*ea </line>
</par>
<par>
<line> responsável pe*as ati*idades administrativas. </line>
</par>
<par>
<line> b) Composição </line>
<line> do qua*ro fu*ci*nal e atividade* exerci*as pelo* ser*id*res públicos </line>
</par>
<par>
<line> noproc*sso. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.* Análise Sequencial </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> Identificação da* etapas, transações e sequência* nece**árias no processo de trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> *apeamento da sequência de transações e suas ligaçõ*s com outros pr*cesso*. </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Qu*stio**me*to s**re a nece*sidade de *odas as atividades e observação de que </line>
<line> todas asatividade* são registra**s via *EI (Sistema Ele*rônico de Informação). </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.4 Análise *e Vari**ões do Proc*sso </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> *econh**imen*o das mudanças que o*orrem nas ope*ações do processo e suas regra*. </line>
</par>
<par>
<line> *) </line>
<line> *ificuldade ** prever todas as variações *e*ido à s*ngulari*ad* de cada aquisição. </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Impo*tância do comprometimento dos en*olvidos p*ra ev**ar atrasos e aum*nto do </line>
<line> volume do processo. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.5 Aná*ise de Regr*s do Processo </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> Docu*entação das raz*es ** cada etapa do p*ocesso em diferentes *ormas *a </line>
<line> org*nizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> Possibilidade de red*z*r o porte do processo e*iminando </line>
<line> atividades secundá*ia* e </line>
<line> substitui*do-as po* despachos efetuado* no **stema. </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Co*ce*tração de r*spons*bilidade nas ações regula*e*ta*es na D*MA*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 10, art. 3, p. 5*-*1, ou*. 2*23 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rilhando a Eficiênci*: Map*amento, Análi*e e Mel*o*ia do Processo de Preg*o na *FCG </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> Essas foram algumas das *esco*er*as mais r*levantes em *ada fase da aná*is* do </line>
<line> p*ocesso de a*ui*i*ão de *ens por pregão eletrônico tr*di*ion*l na U*C*. </line>
<line> 4.2 Da An*lise de Valo* Agregado </line>
<line> *utra fer*a*enta utili**da foi a AVA, que *este estudo teve co*o objetivo </line>
</par>
<par>
<line> *den**ficar etapas </line>
<line> desnecessá*ias no pr**esso </line>
<line> de aq*i*iç*o </line>
<line> de ben* p*r pr*gão eletrônico </line>
</par>
<par>
<line> *radicional na UFCG, visando aprimorar * efi*iência dos serviços pr***ado* pela *quipe </line>
</par>
<par>
<line> responsá*e* po* essaatividade. A técnica consiste em classif*c*r as atividades em </line>
<line> valor </line>
</par>
<par>
<line> agr*gado (VA), valo* </line>
</par>
<par>
<line> agre*ado *e negócio (VAN) e sem valor a*regad* (SVA), d* acordo c*m sua r*levância e </line>
<line> *ont**buiç*o para o *r*ce*s*. </line>
<line> Após a *vali*ção d* cada uma das 61 ativida**s do pr*c*sso, foi const*tado que *6 </line>
</par>
<par>
<line> atividade* </line>
<line> possuem va*or agregado (26,2%), ou seja, são *onside*ada* relevan*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*tr*buem para * eficiência do p*ocesso. Trinta e cinco (*5) ati*idades *oram </line>
</par>
<par>
<line> classific*das como valor agregado d* negóci* (*AN) (57,*%), ate*dendo às </line>
<line> normas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **líticas do negócio. Enquanto qu* dez at*v*dades, que correspondem * *6,5%, foram </line>
</par>
<par>
<line> iden*ificadas como sem valor agregado (SVA). As ati*idades SVA **o </line>
<line> aquelas que </line>
</par>
<par>
<line> r*pr**entam retrabalh*, </line>
<line> excesso de con*r*le, *es**rd*cio d* tem*o, di*inuiçã* de </line>
</par>
<par>
<line> pr**utividad* o* tê* potencial par* re*ult*r nainsatisf*ção do demandante. </line>
</par>
<par>
<line> Essas d*z atividade* sem va*or agregado *o*am list*das no Quadro do es*u*o 1 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> são caracteriza*a* como me*os encami*hamentos *e pro**sso*, se* con*r**uição de valor </line>
<line> par* regulamentos ext*rnos, normas i*ternas *u para o neg**io em si. A eliminação dessa* </line>
<line> ativ*dade* é de ba*xo ri*co e gerenciável, nã* a*arretando pr**uízo para o *ro*esso ou para </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> *rod*t*. Pel* *ontrá*io, sua supressão colabora com a </line>
<line> e*iciência do t*abalh* e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*tisfação dos en*olv**os, *specialmente do demandante, que *eria suas necess*dades </line>
<line> atendida* *m meno* tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 20, n. 1*, art. 3, *. 53-71, ou*. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S. B*rbos*, *. J. Ar*újo </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dro 1 - Ativ*dade* *em V*lor Agregado </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: dados de pes**isa, 2023. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 *a proposta de melhoria </line>
</par>
<par>
<line> Com bas* na aná*is*, a pró*ima etapa d* tra*alho foi a su*estão de mel*oria. </line>
<line> Sobreaperfe*çoament*s, o BPM-*BO* (*BPMP, 2013; p. 139) or*en**: </line>
</par>
<par>
<line> Deve-*e ter cuidado n**se </line>
<line> alinhamen*o para procurar oport*nidad*s óbvias * </line>
</par>
<par>
<line> imediatas p*ra melhor*a da opera*ão, tais como *tivi*ad* redu*dante, a*ivi**de </line>
</par>
<par>
<line> q*e *st* fora </line>
<line> de co*tro*e, atividade q*e simplesmente não faz sentido, atividad* </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> p*oporciona pouco ou nenhum val*r re** *ara o process* ou para o cliente, </line>
</par>
<par>
<line> handoffs desnecessários para outras área* funcionais *u ret*nçõe* p*ra </line>
<line> *provação. É tam*ém apropri*do ana**sar os *rodut*s de u*a função de negócio </line>
<line> ou subp*oces*o. Todo tr**alho deve contribuir *ara u* ou mais des*es *rodutos. </line>
<line> Se não contri*ui, deve ser re*ist* e ana*isado em busca de v*l*r. </line>
<line> Nesse sentido, para g*rant*r maior efic*ência e segur**ça para os envolvidos, </line>
<line> prop**m-se *s ajustes d*scr*minados * seguir: </line>
<line> 4.3.1 *o Processo: </line>
</par>
<par>
<line> a) El*m*nação d*s t*refas 8 e 9, do en*ami*ha*e*to *e solicita*ão da Decl*ra*ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Dispo*ib*l*dade Orçamentária (DDO), considerando *ue **dem *e* substituídas pe*o </line>
<line> despach* da DAMA* direto para a SEPLAN, que inclua cópia para a C*C e PRGAF, de </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 10, art. *, p. 53-71, out. 2*2* www*.f*anet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tr*lh*ndo * Eficiência: M*pea*ento, An**ise e Me**o*ia do Processo de Pregão na UFCG </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> modo a exercer a fun**o de cienti*icar *obre a D*O, sem demandar *ois </line>
<line> encam*nh*men**s sobres*elentes ** CCC e da PRGAF; </line>
<line> b) Eliminação da* tarefas 11 e 12, do e*caminhamento da DDO, *ons*d*rando qu* podem </line>
<line> ser substituídas pelo d**p*cho da *EPLA* *ireto par* DAMA*, que inclua cópi* **ra * </line>
</par>
<par>
<line> PRGAF C*C, d* modo a *xercer a funçã* de ci**tificar, *em demandar du*s aç**s e </line>
<line> s*b*ess*lentes daPRGAF e da CCC; </line>
<line> c) Eliminaç*o da* ta*ef*s 23 e 34, ** e**a*inhamento da sol*citação e das apr*v***e*, </line>
<line> c*nfirma*ão e aut*rizações, consider*ndo que podem *er *ubstituídas pelo despacho da </line>
<line> DA*AT direto para PRGAF, * da PRGAF direto *a*a a *AMAT, ambos in*luindo </line>
</par>
<par>
<line> cópia para *CC, de modo a </line>
<line> e*ercer * função de **entificar, sem *e*anda* dua* ações </line>
</par>
<par>
<line> sobr**s*lentes da CC*; </line>
</par>
<par>
<line> d) Eliminaç*o da* t*re*as 40 e 47, d* *ncamin*amento r*la*ionado análi*e da PF, à </line>
<line> c*nsi*era*do que po*em ser substituídas pelo *espacho da *AMAT direto p*ra *RGAF, e </line>
<line> d*PRGAF direto p*ra a DA*AT, amb*s i*cl*indo c*pia para * *CC, de mod* a exercer a </line>
<line> f*nção de cientificar, sem *em*ndar dua* ações *obres*ale*tes da CCC; </line>
<line> *) Eli*inação das *are*as 52 * 5*, do e*c**in*amen*o **bre * aprovaçã* *os *ocumentos </line>
</par>
<par>
<line> finais, co*s*derando **e pode* ser su**tituídas </line>
<line> pelo despa*ho da DAMAT </line>
<line> *ireto para </line>
</par>
<par>
<line> *RGAF, e pelo desp*cho ** PRGAF direto para DAMAT, ambos inclu*nd* *ópia para a CCC,d* </line>
<line> modo a *xercer a *unção de cie*tificar, sem demandar dua* *ç*es sobres*alentes da CC*. </line>
<line> 4.3.2 Fora do Pro*esso: </line>
<line> a) *laboração, por parte *a Secre*a*ia d* Recursos Humanos (SRH), da *esc*ição *os </line>
<line> cargo* da CC*, eng*oban*o critérios técn*cos e comporta*enta*s, para seleçã* d* </line>
<line> ser*idores com o p*rf*l compatível co* as ati**d**es e o ambiente; </line>
</par>
<par>
<line> b) Cap*citação, não somen*e par* a equ*pe de licitação, mas </line>
<line> tam*ém pa*a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> demandantes/requi*itantes envolvi*o* com as aqui*içõ*s do se* set*r; </line>
<line> c) Mapea*entos de o*tros processos e s*a disseminação. </line>
<line> Os ponto* mais *elevantes da aná*ise de melhoria são o* seguintes: A *l*minaçã* de </line>
<line> at*vidades *edund*ntes, fora de c*ntrole *u que não *gregam valor real *o pro*esso o* ao </line>
</par>
<par>
<line> demandante, co*o tarefas </line>
<line> 8 </line>
<line> e 11 * *2, 9, </line>
<line> 23 e 34, 40 e 47, e 52 * 54. Parte delas estão </line>
</par>
<par>
<line> in*icad*s na *igura 1. Essas atividades podem ser substituídas por despachos di*etos en*re </line>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. 5*-71, *ut. 2023 *ww4.fsa*et.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. S. Barbosa, W. J. A*aújo </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> os *e*artamen*os envolvidos, *eduzindo a necessidad* *e e*ca*inhamentos so**essalentes </line>
<line> e a*ilizan*o o p*ocesso. </line>
<line> *igura 1 - Indicação de algu*as t*refa* s*bres*a*en*es no </line>
<line> mapeament* atual </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dados da pesq**sa, *022. </line>
<line> Suger*-se tam*ém q*e a SRH elabore *ma des*rição d*tal*ada d*s cargos da </line>
</par>
<par>
<line> e*ui*e respons*ve* pelo </line>
<line> pro*esso, inc*uindo </line>
<line> *rit*rios técnic*s e c*mpor*a*entais para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seleção de servid*res com perfil compat*vel *om as atividad*s e o ambiente. Isso </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ir* para garantir a adequ*ção das habilidade* dos colaboradore* à* demandas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*sso. </line>
</par>
<par>
<line> Propõe-se *in*a a capacitaç*o, *ão *pen*s ** eq*ipe de l*cita*ão, mas também dos </line>
<line> demandantes/*eq*isitante* en*olvidos com as aqui***õ** em se*s *etores. *ss* capac*taçã* </line>
<line> ajudará a mel**ra* a c**pr*ensão e o alin*amen*o d* todos *s envolvidos com as p*áticas </line>
</par>
<par>
<line> e p*ocedimentos d* processo, aumenta*do a efic*ênc*a e a *egurança dos indivíduos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> exercício *as atividades. </line>
</par>
<par>
<line> Recomenda-se, além *isso, * r*alização de *apeame*to de o*tros *rocessos </line>
<line> r**acionados e a dissemi*ação dessas in*ormaçõe*. Isso permitirá uma *isão mais ampla e </line>
<line> integrada d*s ativid*d*s, *dentifica*do p*ssív*is pontos de *elhoria e *r*movendo uma </line>
<line> maior*inergia entr* os pro*essos. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 20, *. 1*, ar*. 3, p. 5*-*1, **t. 2023 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rilhan*o a Efici*n**a: Mapeamento, Análise e Me*horia do Processo de Pre*ão na U*CG </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> Essas sugestões visam aperfeiçoar o processo de aquisi*ã* de bens po* pre*ão </line>
<line> e*etrôn*c* tr*dicion*l, buscando maior eficiê*cia, *egur**ça e alinha*ento *ntr* os </line>
<line> e*volvidos, além *e eliminar ativida*e* desnecessárias ou redunda*tes. As propo*tas de </line>
<line> de*t** do pro*esso *ão representadas n* Figu** 2, a segui*: </line>
<line> **gura 2 - Mapea*ent* da proposta *e melhoria do proce*so </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dados da pesquis*, 2022. </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 Da Simulaçã* </line>
</par>
<par>
<line> A *imulação no software uti*izado, o Bizagi, p*ssui *uat*o nívei* de atuação: </line>
</par>
<par>
<line> Níve* 1 (validação) que avalia est**t*r* a </line>
<line> *o processo; N*vel 2 (***po) </line>
</par>
<par>
<line> qu* mede o te*po do pr*cesso *im-a-f*m; Nív*l (*ecu*so) q*e prevê 3 </line>
<line> como o processo será execu**do com diferentes níveis ** recursos </line>
<line> (pessoas, equipamentos, materiais, espaços para a e*e*uçã* de uma tarefa </line>
<line> específica, etc.); e, * nível 4 (cale*dári*) que in*lu* *nforma*ões do </line>
</par>
<par>
<line> ca*end*rio *ue reflete* na </line>
<line> *xecução do pro**sso sobre perío*os </line>
</par>
<par>
<line> dinâmicos de tempo, tais como m*danças, di*s úteis, feriados e outr*s </line>
<line> res*r***es. (GOIÁS, [s.d.], p. 35-39). </line>
<line> Ne*te estud*, foram de*envolvid*s a* três pri*eira* fases. Na fase de *alidação do </line>
<line> processo (ní*el 1), um *enário * cr*ad* e o flu*o do p*ocess* é verificado par* garantir q*e </line>
<line> *uncione conforme o **perado. Foi utilizada uma média de 27 i**tân*ias do proc*ss*, *om </line>
</par>
<par>
<line> a possibil*dade de **dicar a porcentagem dos re*u**ados das p*obabilid*des ante </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *a*eways. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. *3-71, out. 2023 www4.fsanet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. *. **rbos*, W. J. Araújo </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Na fase de anális* de tem*o (nível 2), é analisado o prazo de execu*ão do processo </line>
</par>
<par>
<line> sob as c*ndições </line>
<line> ** cenário examinado. S*o consider*do* o número de processos que </line>
</par>
<par>
<line> passam </line>
<line> por ca*a **ividade, * tempo m*d** de e*ecução </line>
<line> de c*da at*vidade e o esforço </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tempo to*al gasto *el* </line>
<line> *rg*nizaç*o para realizar todas as inst*ncias. São u**li*adas </line>
</par>
<par>
<line> est*mativas de fre*uênci* de *emanda e </line>
<line> d*r*ção das at*v*d*des, consid*rando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> variabilidade **s te*pos de execução. </line>
</par>
<par>
<line> A fase de *ná*ise dos rec**s*s (ní**l *) tem c*mo o*jetiv* i*vestigar os meios </line>
</par>
<par>
<line> nece*sários par* exe*u*ar um proc*sso. N*la é verific*da a categ*ria e a </line>
<line> quant*da*e </line>
</par>
<par>
<line> requerida de capital huma*o, equipa**ntos, ferramen*a*, habilidades, entre out*os. Por </line>
</par>
<par>
<line> me** </line>
<line> dela é possível *xaminar se os recursos demandados *stão disp*nívei* *a </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação </line>
<line> ou *e ser* p**ciso adquiri-los *u ter*eir*zá-l*s; avaliar a u*i*i*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> capacidade d* qualq**r </line>
<line> *atureza de recursos identificados para atender às *emandas, </line>
</par>
<par>
<line> in*lui*do a análise de i*d*cad**es *e *esemp*nho dos atores; verificar s* </line>
<line> os setores </line>
</par>
<par>
<line> envolvidos estão oc*osos o* sobrecar*e**d*s d*r*n*e a execução do processo; * *té </line>
</par>
<par>
<line> m*smo si*ular </line>
<line> cus*os, conside*ando o c*pital *umano e a ativi*ade, para determinar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> val*r total p*r proc*sso ou por todos os *rocessos. </line>
</par>
<par>
<line> No q*e tang* à* desco*ert** *ais relevante* </line>
<line> da simulaçã*, na validaç*o do </line>
</par>
<par>
<line> processo, foi con*tatado q*e </line>
<line> há uma g*ande quantidade d* retrabalho nas ativida*es </line>
</par>
<par>
<line> r*lacionadas </line>
<line> à </line>
<line> *labo*ação de do*um*nt*s n* atendimento das exigência* da list* e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> verifi*ação da A*vocacia Ger*l da União (AG*) (Figura 3). Isso indica a n*cessidade de </line>
</par>
<par>
<line> ap*rfei*oamento na *laboração de*ses do*umen*os que os re**isito* para atend*r e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> lega*id**e proce*sual são *xaustivo*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, out. **23 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tri*hand* a Efici*ncia: Map*amento, *ná**se e Me*horia do Proc*s*o d* Pr**ão na UFCG </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - T*la *e result*dos da si*ulação 1º *ível </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Dados da pesquisa (2023) </line>
<line> Na conclusão da aná*ise de te**o (Figura 4), foi obse*va*o que o temp* investi*o </line>
<line> até a v*rifi*ação de disponi*ili**de or*ame*tá*ia é d* *proximadamente sete **as. </line>
<line> Considerandoo cust* diário de *m ser**dor, i*so impl**a um *asto de cerca de R$ 1.400,00 </line>
<line> (mi* * quatrocentos re*is) p*r pr*ces*o. Além disso, foram identificados o m*nor, o maior </line>
<line> * * média de tem*o de ex**uç*o d* ** processo c*mpl*to. </line>
<line> Figura 4 - Parte da *e*a de conclusão do 2º n**el d* simu**ção </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Dado* d* pesquisa (2023). </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, *. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, out. 2023 www4.fsan**.co*.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S. B*r*os*, *. J. Araújo </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> As *tiv*dades *e e*aboração *e *ocume*tos (E*P, TR) e conferên**a da lista *e </line>
<line> verifica*ão da AGU ex*gem um total d* 48 hora* e, em 36 casos, os *oc*men*os não </line>
<line> cumpriram os req*isitos e pre**saram ser reaj***ados, resultando em *.728 hora* </line>
<line> desperdiçada* *m retraba*h*. </line>
<line> F*r*m ident*f*cados i*v*stime*tos d* tempo de atores es*ecí**cos em *eterminadas </line>
</par>
<par>
<line> *tividades, como a CCC, que </line>
<line> gasta *ma hora por processo </line>
<line> par* at*vidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> encaminh*mento. Is** leva**a a necessida*e de avali*r a i*portân*ia dessas ati*ida*es em </line>
<line> **l*ção às re*pon*abil*dades e tempo l*mitado do(a) coordenador(a). </line>
</par>
<par>
<line> Na a*áli*e </line>
<line> de r*cursos (*igura 5), foi dete*tado que, p*ra a op*ração do ce*ário </line>
</par>
<par>
<line> simul**o, s*r*am ne*essários *8 *erv*dore*, enquant* o *uadro *tua* é de 17, indicando um </line>
<line> déf*cit de 11 *uncionários. </line>
<line> Figur* 5 - Parte da *e*a de conclusão do ** nív*l de </line>
<line> *imulação </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *ados d* pesquisa (2023). </line>
<line> Os *esultados da simulação corrob*ram com os itens in*icados na análise de AVA, </line>
<line> e dão subsídios para os ge*tore* dos pro*essos analis*do* implementarem as p*opost*s de </line>
<line> melhorias identif**adas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 20, n. 10, art. 3, p. 53-*1, *ut. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Trilhando a Efic*ência: M*peamento, Análise e Melhoria do Pro*esso de Pregã* ** UFCG </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*NSI*ERAÇÕES FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> Os objetivos prop*s**s neste *rabal**, desenvo*vido como *elat**io d* pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> *or** alcançados por meio d* apli*ação da abordagem </line>
<line> de B*siness P*ocess M*nag*ment </line>
</par>
<par>
<line> na análise do pr**es*o de aquisição de bens, por pregão eletrônico tradicional, na </line>
</par>
<par>
<line> Coor*enação de Comp*as e Contratos </line>
<line> da Unive*sidade Fed*ral de Campina G*and*. Ao </line>
</par>
<par>
<line> *apear e docu*entar o processo, foi possível identificar </line>
<line> pon*os críticos, interações entre </line>
</par>
<par>
<line> depa**amentos, </line>
<line> etapa* *ue d**an*am mais *empo ou recursos, </line>
<line> * op*rtun**ad*s de </line>
</par>
<par>
<line> otimiz*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Os pr**cipa*s re*u*t*dos *bt*dos re*el*r*m a nec*ssidade de atualização constant* </line>
</par>
<par>
<line> dos agentes </line>
<line> *e licit*ção devido à* revisões *requentes </line>
<line> nas normas, à impor*ân*ia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> comprome*ime*to d*s *nv**vidos pa*a e*itar atra*os e ao a*mento do *olume do proc*sso, </line>
<line> à con*entraçã* d* responsabil*dade de ações re*ulame**ares na Div*são de M*teriais e à </line>
</par>
<par>
<line> existência de a*i*i*ades Se* Valor Agr*gado que podem ser e**mi*adas p*ra *e*horar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eficiênc*a d* proce**o. </line>
</par>
<par>
<line> No e*ta*to, é imp*rtante ress*lta* *lgumas limitaçõe* do trabalho. P*imei*ame**e, </line>
<line> a análise s* concent*o* ap*nas na fa*e i*t*rna do p*ocesso d* aquisi*ão d* bens po* pregão </line>
<line> eletrônico tradicional, d*ixa*do de fora a *ase e*te*n*, igualm*n*e i*port*nte. Al*m disso, </line>
<line> a pesquisa foi realizada em um contexto específico, n* U*CG, o qu* limita a *eneralizaç*o </line>
<line> dos res*ltados para outras instituiç**s. </line>
<line> Em con*lusão, o *so do BPM na ***l*se do pr*cesso de aqu*sição *e bens por </line>
</par>
<par>
<line> preg*o eletrôn*co tradicional da UFC* trouxe re*u*tados </line>
<line> positivos, identif*cando </line>
</par>
<par>
<line> opor*unid*des de melhoria e possibi*itan*o um* me*hor gestão das compras públicas. Ao </line>
</par>
<par>
<line> mapear * </line>
<line> documen**r o* processos, </line>
<line> disse*inar c*nheciment*, e otim*z*r o fluxo de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*, a Uni*ersidad* pode*á ap*imorar sua efi**ênc*a e *fic*cia, cu*prin*o s*a mi*são </line>
</par>
<par>
<line> d* prestar um serviço de </line>
<line> **alidadeà sociedade. O *studo *essa*ta a import**cia do BP* </line>
</par>
<par>
<line> com* u** abor*agem estr*t*g**a para *elho**r os *roc*ssos de negócios * destaca a </line>
<line> *elevân*i* de adap*açã* das meto*o*ogias às esp**ificidad*s *o c*nte*to organizacional. </line>
<line> REFERÊNC*A* </line>
<line> AS*OC*AÇÃO B*ASILEIR* DE N*RMAS TÉCNICAS. No*ma Brasi*eira nº 1*.724, de </line>
</par>
<par>
<line> 17 mar. 2*11. In*or*ação e documenta*ão Trabalhos </line>
<line> acad**ico* Apresentação. </line>
</par>
<par>
<line> ABNT, </line>
<line> R io </line>
<line> de </line>
<line> Ja*ei**, </line>
<line> p. </line>
<line> 11, </line>
<line> 2*11.Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res**a PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. 5*-71, out. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S. Bar*osa, W. J. *raújo </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> http://site.*fvjm.edu.br/revi*tam*ltidisci*lin**/fil**/2011/09/NBR_14724_a*ualiza*a_ab*_20 </line>
<line> 1 1.pdf . *cesso *m: *7 jul. 20**. </line>
<line> **AÚJO, W. J et al. Va*idação d* mape*m*nto de f**xos de *nformaç*o de processos </line>
<line> organizacionais: uma abord*gem com *oco *rq**v*stico. In: XIX ENANCI*, 2*18, </line>
</par>
<par>
<line> Londrina, </line>
<line> poster, </line>
<line> p. </line>
<line> 1-8. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> http://enancib.marilia.unesp.br/ind*x.php/*I*_E*ANCIB/x**e*ancib/pa*er/*ie*/1*7*/160 </line>
<line> 4 .Acess* em: 24 maio 2022. </line>
<line> ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS M*NAGEME*T *ROFESSIONALS BRAZIL </line>
</par>
<par>
<line> (AB*MP), BPM CBOCK: G*ia p**a *erenciame*to d* Processos de **góci* C*rpo o </line>
<line> Comum de Con**c*m*nto. V *.0. 1. ed. EUA, 2013. Disp*nível *m: </line>
<line> https://edisc*pli*as.usp.br/*luginf*le.php/5178*48/mod_r*source/c*ntent/2/ABPMP_CBOK_ </line>
<line> Guide_Portu*uese.*df . Acesso em: 0* f**. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> B*ZAGI. O que é simul*ção de proces*os de negócios? Bizagi, </line>
<line> 202*. Dis*onível em: </line>
</par>
<par>
<line> https://w*w.bi*ag*.com/pt/si*ulacao-de-proce*sos-de-neg*ci*s. Ac*sso em 5 ab*. 20*3. </line>
<line> B*ENO, R. V; MACULAN, B. C. M. S; AGA*ETT*, E. C. Ma*eament* d* processos e </line>
</par>
<par>
<line> gestão por pro*essos: re*is*o sis*e*ática de litera*ura. </line>
<line> Revis*a Múltiplos Ol*ares *m </line>
</par>
<par>
<line> Ciência da Informa*ão, Belo Horizo*te, v. </line>
<line> 9, nº 2, 201*. Dispon*vel em: </line>
</par>
<par>
<line> https://peri*dicos.u*mg.br/*ndex.php/*oc*/arti*le/view/19176/***63.%20Acesso%*0em:%2 </line>
<line> 0 *1%20dez.%*02021. Aces*o em:08 fev. 2023. </line>
<line> INTER*ATIO*AL OR**NIZATION *OR ST*NDARDIZATION (ISO). Techn*cal </line>
</par>
<par>
<line> *eport nº 2*.1*2, </line>
<line> de ju* de 2*0*. In*ormat*on and documenta*i*n-Work process ana*ysis </line>
</par>
<par>
<line> f*r records.EUA, 1st ed.,p. 15, </line>
<line> 2*08. </line>
</par>
<par>
<line> L*W, A. M.; </line>
<line> KELTO*, W. D. Sim*lation *odeling an* </line>
<line> analysis. *. ed. New Yor*: </line>
</par>
<par>
<line> McGraw-Hill E*ucation, 2021. </line>
<line> NASCIMENTO, N. M; *ABERO, M. M. *; VA*ENTIM, M. L. P. V. Mo*elo conceitua* </line>
</par>
<par>
<line> dos fluxos informacionais, identificação de ti*os documentais e </line>
<line> avaliaçã* de documentos </line>
</par>
<par>
<line> como gerad*r de competitividade e in*vação. Revista*n*eligência C*m**titiva, Santana do </line>
</par>
<par>
<line> Par*aíba, v. </line>
<line> 9, </line>
<line> n. </line>
<line> *, </line>
<line> p. </line>
<line> 175-190, </line>
<line> 2019. </line>
<line> Dis*o*íve* </line>
<line> *m: </line>
</par>
<par>
<line> https://i*ero*merican*c.org/rev/article/vi*w/361/pdf_207. A*es*o em: ** jul. *0*2. </line>
</par>
<par>
<line> *A***, J. G. </line>
<line> Explorati** and Ex*l*itation in Org*nizati*nal L*arning. Org*n*za**o* </line>
</par>
<par>
<line> Science, E*A, v. 2, nº 1, pa*. 7*-8*, 1991. *ispo*ív*l em: </line>
<line> ht*p://www.js*or.or*/*tab*e/2634940. Acesso e*: * f*v. 2**3. </line>
<line> MIRANDA, S. V. * ge*tão ** in**rmação e a model*gem de proces*o*. Re*ista*o S*rvi*o </line>
</par>
<par>
<line> Público, Brasí*ia, v. 1 , </line>
<line> *º 61, pa*. 9*-1*2, 2*10. Disponív*l </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://revista.enap.gov.br/*nde*.php/RSP/articl*/view/*9/37Acesso em: 03 jul. 2022. </line>
<line> ROUSSEA*, D. M. Org*nizatio*al *ehavior in the new orga*iz*tional era. Annual Re*iew </line>
</par>
<par>
<line> of Psycho*ogy, EUA, </line>
<line> p. 33, v. </line>
<line> 4 8, nº </line>
<line> 1, 1997. *isponí*e* </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 10, art. 3, p. 53-*1, *ut. 20*3 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tr*lh*ndo a Efic*ên*ia: Ma*e*men*o, A*álise e Melhori* d* Pr**esso de P**gão ** UFCG </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> https://w*w.resear*hg**e.net/pu*licat*on/529*523_Organizational_Behavior_in_the_New_O </line>
<line> r ganizational_Era. *ce*so e*: ** dec. 20*3. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Como Referenciar *s** Arti*o, *o*forme A*NT: </row>
<row> B*RBOSA, S. R. *; ARAÚJO, W. J. Trilhando a Efi*i*n*ia: *apeamento, *nálise e Melhoria do </row>
<row> P**ces*o *e Pre*ão na *FCG. Rev. *SA, Ter*sina, v. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, out. *0*3. </row>
</column>
<par>
<line> Contr*buiç*o dos Autor*s </line>
<line> S. R. *. Bar*osa </line>
<line> *. J. Araújo </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*ep*ão e *lanejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ál*se e interpret*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboração d* *ascunho ou na *evisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apr**ação da versão final do manu*crit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 10, a*t. 3, p. 53-71, out. *023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)