Mulheres Artistas de Movimentos Musicais Nordestinos no Contexto Brasileiro (1970-1985) / Women Artists from Northeastern Musical Movements in the Brazilian Context (1970-1985)

Milton Araújo Moura, Davi Miguel de Souza Santos

Resumo


Este artigo versa sobre as mulheres nos movimentos musicais nordestinos na década de 1970. Investiga-se a relação de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus com os estereótipos de uma determinada elaboração de nordestinidade. Nos anos 1970, ocorreu a migração de artistas nordestinos para o Sudeste. Esse grupo, que compreende múltiplos jovens de diferentes estados da região, é compreendido enquanto uma segunda geração de artistas nordestinos na História da Música Brasileira. No Sudeste, precisaram lidar com a incidência da nordestinidade sobre suas trajetórias. Diversos autores servem de base para a presente pesquisa, sendo que o estudo de Muniz Albuquerque Jr. (2011) acerca da invenção do Nordeste se posiciona de forma central. Importa aqui analisar, através das fontes jornalísticas e audiovisuais, como Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França e Terezinha de Jesus se posicionaram frente às imposições dos estereótipos de “cantora nordestina”. 

 

Palavras-chave: Cantoras Nordestinas. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.   

 

ABSTRACT

 

This article is about women in the northeastern music movements in the 1970s. It deals with the relationship of Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus with the stereotypes of a specific construction of northeastern identity. In the 1970s, there was a migration of northeastern artists to the Southeast. This group, consisting of young individuals from different states in the region, is understood as a second generation of northeastern artists in the history of Brazilian music. In the Southeast, they had to deal with the impact of northeastern identity on their trajectories. Several authors serve as the basis for this research, but Muniz Albuquerque Jr.'s (2011) study on the invention of the Northeast occupies a central position. It is important here to analyze, through journalistic and audiovisual sources, how Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, and Terezinha de Jesus positioned themselves in the face of the impositions of the stereotypes of "northeastern singers."

 

Keywords: northeastern singers. Amelinha. Elba Ramalho. Cátia de França. Terezinha de Jesus.

 

 

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A Invenção do Nordeste e outras artes. (5° edição). 5a. ed. São Paulo: Cortez, 2011. v. 2.000. 376p.

ALVAREZ, Klaudia. Frevo Mulher. In: ALBUQUERQUE, Célio. (Org.). 1979 - O ano que ressignificou a MPB. 1ed.Rio de Janeiro: Garota FM Books, 2022, v. 1, p. 179-184.

FAOUR, Rodrigo. História da música popular brasileira sem preconceitos - vol. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2021.

LIMA, Lidiany Caixeta de; RESENDE, H. . O universo literário na criação musical de Cátia de França. Horizonte Científico (Uberlândia), v. 1, p. 8, 2008. MARCELO, Carlos; RODRIGUES, Rosualdo. O Fole Roncou: uma história do forró. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

MAKNAMARA, M.; PARAÍSO, Marlucy Alves. Sons de Nordeste, invenções de gênero: o dispositivo pedagógico da nordestinidade e suas atualizações no forró eletrônico. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais. Fortaleza: Associação Nacional de História, 2009.

MELO, Christina Fuscaldo de S. Ave de Prata. In: ALBUQUERQUE, Célio. (Org.). 1979 - O ano que ressignificou a MPB. 1ed.Rio de Janeiro: Garota FM Books, 2022, v. 1, p. 179-184.

MESQUITA, Mariana. Vento Nordeste. In: ALBUQUERQUE, Célio. (Org.). 1979 - O ano que ressignificou a MPB. 1ed.Rio de Janeiro: Garota FM Books, 2022, v. 1, p. 179-184. MOURA, Milton. Carnaval e Baianidade: arestas e curvas na coreografia de identidades do Carnaval de Salvador. 2001. 364 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2001.

PIMENTEL, Mary. Terral dos Sonhos (O Cearense na Música Popular Brasileira). Fortaleza: Arte Brasil, 2006.

PINHEIRO, Marcelo. 20 Palavras ao Redor do Sol. In: ALBUQUERQUE, Célio. (Org.). 1979 - O ano que ressignificou a MPB. 1ed.Rio de Janeiro: Garota FM Books, 2022, v. 1, p. 179-184.

RAMALHO, Elba Braga. Luiz Gonzaga revisitado. 2004. Disponível em: file:///D:/Downloads/LUIZ%20GONZAGA%20REVISITADO.pdf Acesso em 8 mai. 2023.

RODRIGUES, Stênio Ronald Mattos. É a Alma dos Nossos Negócios: Indústria Fonográfica, Mercado e Memória sob a Perspectiva Profissional de Raimundo Fagner na gravadora CBS (1976-1981). Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal do Ceará, 2017.

SANTANNA, Marilda. As donas do canto: uma interpretação sociológica das intérpretes no Carnaval de Salvador. Salvador: EDUFBA, 2009.

SARAIVA, D. L. Vento Nordeste: A Explosão da Música Nordestina nas décadas de 1970 e 1980. 2019, 366 p. Tese (Doutorado em História) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

SARAIVA, D. L. Sotaque: a memória de infância de três artistas nordestinos. História Oral, v. 20, p. 125-147, 2017.

SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. vol. 2:1958-1985. Rio de Janeiro: editora 34, 2015. TELES, José. Do Frevo ao Manguebeat. 2. ed. São Paulo: Editora 34. 2012.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular. São Paulo: Editora 34, 7ª ed, 2013.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. São Paulo: Companhia das Letras. 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.9.10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)