Black ou White: Reflexões Sobre Racismo e Transformações de cor Entre Profissionais de Gestão Pública em Minas Gerais / Black or White: Reflections on Racism and Color Transformations Among Public Management Professionals in Minas Gerais

Max Melquíades Silva, Kamila Pagel de Oliveira

Resumen


O artigo analisa a percepção de identidade de cor e discute parâmetros de classificação étnico-racial pelo estudo das variáveis de cor dos servidores públicos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Minas Gerais. Possui viés quantitativo, ao comparar dados advindos de autodeclaração e heteroclassificação, e qualitativo, a partir da análise da percepção de servidores da carreira quanto à autoimagem e a identidade racial. A coleta de dados ocorreu em três momentos distintos, permitindo a observação das alterações entre as classificações e a identificação das cores que mais se alteraram. Observou-se que identificação de cor pode variar para o próprio indivíduo de acordo com seu sentimento de pertença, influenciado por outros aspectos para além do biológico.

 

Palavras-Chave: Cor. Raça. Racismo. Classificação Racial. Serviço Público.

 

ABSTRACT

 

The article analyzes the perception of color identity and discusses parameters of racial ethnic classification by studying the color variables of public servants of the career of Specialist in Public Policy and Government Management of Minas Gerais. It has quantitative bias when comparing data from self-declaration and heteroclassification, and qualitative, from the analysis of the perception of career servers regarding self-image and racial identity. Data collection occurred at three different moments, allowing the observation of changes between classifications and the identification of the colors that changed the most. It was observed that color identification may vary for the individual himself according to his/her sense of belonging, influenced by aspects other than the biological.

 

Keywords: Color. Breed. Racism. Racial Classification. Public Service.

 


Referencias


ARAÚJO, T. C. N. A classificação de "cor" nas pesquisas do IBGE: notas para uma discussão. Cadernos de Pesquisa, nº 63, p14-15, nov, 1987.

BARRETO, A. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Rio de Janeiro, RJ: CEPESC; Brasília, DF: SPM, 2009.

CARVALHO, M. Avaliação escolar, gênero e raça. Campinas, SP: Papirus, 2009.

CARVALHO, M. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cad. Pagu [online], n.22, pp.247-290, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332004000100010.

D’ADESKY, J. Pluralismo étnico e multiculturalismo: Racismos e antiracismos no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Pallas, 2001.

FERREIRA, A. H. Classificação racial no Brasil, por aparência ou por origem? Anais do 36º Encontro Anual ANPOCS. Águas de Lindóia, SP, 2012.

GUIMARÃES, A. S. A. Raça e os estudos de relações raciais no Brasil. Novos Estudos Cebrap, nº 54, p147-156, jul, 1999.

KLEIN, F. A.; MASCARENHAS, A. O. Motivação, satisfação profissional e evasão no serviço público: o caso da carreira de especialistas em políticas públicas e gestão governamental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro , v. 50, n. 1, 17-39, jan./fev. 2016. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2022.

MARQUES, L. A.; SANCHES, S. Desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho: tendências recentes. In: Organização Internacional do Trabalho. Igualdade de gênero e raça no trabalho: avanços e desafios. Brasília: OIT, 2010.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Igualdade de gênero e raça no trabalho: avanços e desafios. Brasília: OIT, 2010.

OLIVEIRA, F. Ser negro no Brasil: alcances e limites. Estudos Avançados. 18 (50), p57-71, 2004.

OLIVEIRA, R. S. O negro na realidade socioeconômica brasileira: um estudo da participação do negro no mercado de trabalho. São Paulo, SP, Mackenzie, 2017.

OSORIO, R. G. O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE. Texto para Discussão, n. 996. Brasília, DF: IPEA, 2003.

OSÓRIO, R. G. O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE. In: Bernardino, J. Levando a raça a sério: ação afirmativa e universidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.

PARRA, F. C., Amado, R. C., Lambertucci, J. R., Rocha, J., Antunes, C. M., & Pena, S. D. J. Color and genomic ancestry in Brazilians. Proc Natl Acad Sci USA. Jan 7;100(1), 2003: p177-82.

PETRUCCELLI, J. L. A cor denominada: estudos sobre a classificação étnico racial. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2007.

SILVA JUNIOR, H. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasília, DF: UNESCO, 2002.

SILVA JUNIOR, H. Não queríamos ser racistas. Uma reação aos que insistem em dizer que não somos uma nação com problemas de cor. Afroamazonas, n. 1, s/v, 2016.

SOARES, J. F., & Alves, M. T. G. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, 2003, 147-165, jan./jun 2003.

SOARES, S. A demografia da cor: a composição da população brasileira de 1890 a 2007. In: Theodoro, Mário. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008.

TELLES, E. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.11.2

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)