<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 11, art. 3, p. 41-59, no*. 2*23 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.11.3 </line>
</par>
<par>
<line> Ín*ice de Governança Eletrônica: Um *s*udo com Mu*ic*pios d* *stado da Paraí** </line>
<line> Electronic *overnance I*dex: A *t*dy with Mu*icipalities ** the S*ate of Par*íba </line>
</par>
<par>
<line> *osé Ri*a*ar Marq*es de Carvalho </line>
<line> Pós-Do*to*ado - Programa de ***-Graduaçã* em Ciências Con*ábeis pel* Vale do Rio d*s Sinos </line>
<line> Doutor em *es*ão e Engenharia *e Recurso* Na*urais pe** Univer*id*de Federal d* C**pina Gra*de </line>
<line> Professor Ass*c*ado da Uni*ade Acadêmi*a de Ciências Cont*bei* (UACC/CCJS/UFC*) </line>
<line> E-ma*l: p*ofri*amar@gmai*.co* </line>
<line> S*ane Nobre*a Ma*cena Dantas </line>
<line> Me*tre em Sistemas Agroindustria*s pela Universi*a*e *e*er*l de C*mpi** Grande </line>
<line> E-mail: sea*e*obre*a@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: **s* Ribamar Marques de Carv*lho </line>
<line> Ed*t*r-Chefe: Dr. **n*y Ke*ley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> UFCG- C**tro de Ci*ncias J*rídicas e *ocia*s. Rua </line>
<line> Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Sin*rônio *azaré, 38, C**tro, 58800*40 - Sousa, PB </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Bra*il </line>
<line> A*t*go recebido em 04/07/2*2*. Última *ersão </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: *eane Nobrega Mascena *antas </line>
<line> **cebida em 07/08/2023. Aprov*do em 08/0*/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Tribunal de Justiça *o Esta*o *a Paraíba, *orum </line>
</par>
<par>
<line> Prom*tor *r*nci*co Nelson da N*brega. Francisco </line>
<line> Aval*ado pelo s*ste*a *riple *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> G*ilhermino *e S**tana, 41*, Petró*olis, 5*8*0000 - </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e *) Dou*le Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> *ombal, PB - Brasil </line>
<line> (a*a**aç*o cega por *ois avaliad*res *a área). </line>
<line> Revis*o: Gramatic*l, Normativa e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. M. C*rv*lho, S. N. M. Dantas </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este *rtigo *em c*mo objetivo analisar os ín*ices de Gov*rna*ça eletrô*ica dos Municípios </line>
</par>
<par>
<line> mais popul*sos do Est**o da Paraíba, </line>
<line> no ano de 2022, part*r ** mo*elo prop**to p*r a </line>
</par>
<par>
<line> *e**o e Slomsk* (2012), t*ndo por b*se a Legisla*ã* vigent*. Trata-se de uma pesquisa </line>
<line> d*s*r*tiva, desenv*lvida com uma ab*r**g*m **antitativa, a *artir de dados col*ta*os do* </line>
</par>
<par>
<line> portais *letrônic*s de cad* município. Os resultados indicaram qu* *oão Pessoa obte*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maior pontuação em rel*ç*o às prát*cas de gov*r*a*ça eletrônica (IGEM 76,043) e Bay*ux </line>
</par>
<par>
<line> teve o </line>
<line> *i*r desempenho (IGEM 30,*97). A mai*r*a dos municípios paraiba*os </line>
<line> a*otam </line>
</par>
<par>
<line> práti*as *e </line>
<line> governan*a </line>
<line> eletrôni*a de man*i*a i**omp*e*a, **s algum*s fo*a* *ota*men*e </line>
</par>
<par>
<line> *mpla*tada*, como a disp*n**ilizaç*o de no*ícias e **f*rmações so*re políticas públicas e a </line>
<line> *iabilização de um canal específic* para encaminhamento de den*ncias, em observância aos </line>
</par>
<par>
<line> critéri*s esta*elecidos pela Lei nº 1*.527/2011 (L*i de *cesso * </line>
<line> I*form*ção) e pela Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 13.460/2**7 (Le* </line>
<line> de Proteçã* e Defesa do Us*ário </line>
<line> de Serviços Públicos). Os resultad** </line>
</par>
<par>
<line> demonstram, ainda, *ue em relação à priva*idade * segurança </line>
<line> ainda h* </line>
<line> muito a ser </line>
</par>
<par>
<line> implementado, sobr*tudo em </line>
<line> *irt*de da criação da Lei nº 1*.709/201* - Lei Geral </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Proteção d* Dado* Pess*ais (LG*D). Portanto, o estudo ref*rça a importância d* mo*itorar </line>
<line> e aval*ar o índice de govern*nça eletrôn*ca municipal c*mo uma forma de *dentificar o nível </line>
<line> ** transparênc*a da administ*ação pública, as práti*a* e área* q*e precisam melhorar e *inda </line>
</par>
<par>
<line> as aç*es implementadas *ara *r**eger os </line>
<line> dados e i*forma*ões dos ci*adãos, </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> conformidade com os re*ul*m*nto* e leis vig*ntes no país. </line>
<line> Pala*ra*-chav*: Administra*ão *úbli*a. Índice *e g*vernança eletr**ica. Tran**arência. </line>
<line> ABSTR*C* </line>
<line> This artic*e ai*s t* *nalyze the Elect*o*ic Governance Indices of *he most popu*ous </line>
</par>
<par>
<line> municipa*ities </line>
<line> in *he State of *ar*íba *n </line>
<line> the y*ar 2022, based *n the m*del proposed </line>
<line> by </line>
</par>
<par>
<line> Mel*o and *lo*ski (*012), and in ac*ordanc* with *u*rent legisl*t*on. *h* rese*rch is </line>
</par>
<par>
<line> des*riptive i* nature, *mploying * quantitative approac* </line>
<line> based </line>
<line> on </line>
<line> da*a collec*ed from the </line>
</par>
<par>
<line> electronic **rtals </line>
<line> of </line>
<line> eac* municip*lity. The results indicated </line>
<line> that Joã* Pessoa obt*ined t** </line>
</par>
<par>
<line> hi*hest score in t*rms of e***troni* governa*ce practices (IGEM *6.043), *h*le Baye*x *ad </line>
<line> *he w*rst p*r*ormance (IGEM 30.297). Most municip*lities in Para**a were found to ad*pt </line>
<line> incomple*e el*ctron** g*vernance p*actices, b*t some have full* im*lemented certain </line>
<line> aspects, *uch *s provi*ing news and *nformatio* *n publi* policie* and of*ering a specific </line>
<line> channel for fo*wardi** complaints, *n comp*i***e *i*h the *r*teria *stablished *y La* No. </line>
<line> **,527/2011 (La* on Access to Information) and La* No. *3,4*0/2017 (Law for the </line>
<line> Protection *nd Defense o* Users of Public Servi*e*). Ho*eve*, the result* al*o de*o**trate </line>
<line> that the*e *s still much to be don*, particularly in rel*ti*n *o priva*y an* security, **pe*i*lly </line>
</par>
<par>
<line> with th* </line>
<line> i*plementation of L*w No. **.***/2018 Ge*eral Law for the Protec*ion - </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> Personal Data (LGPD). Therefore, th* *tudy under**o*es the i*portanc* </line>
<line> of *oni*o**ng and </line>
</par>
<par>
<line> *v*luatin* *he municip*l electronic governa*ce </line>
<line> index as * *ea*s *f as*essing the level o* </line>
</par>
<par>
<line> transpar*ncy w*thin public **ministrati*n, identifyi*g areas tha* req*ir* i*pr*vement, and </line>
<line> trac**n* the actions ta*e* *o prote*t the *ata *nd info*mati** o* citizens i* *ccord**ce with </line>
<line> the regulati*ns and l*ws *urrently *n force in the co*ntry. </line>
<line> Keywo*ds: Public ad*i*is*rat*on. Elect*onic *overnance in**x. **anspar*ncy. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, n. *1, ar*. 3, p. 41-59, nov. *023 </line>
<line> ww*4.*sa**t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Índice de Go*ern*nça Eletrônic*: U* Est*do co* *unicípios *o Esta** da Pa**íba </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*T*OD*Ç*O </line>
</par>
<par>
<line> No contexto atual, o *so das tecnologi** d* info*ma*ão e *om*nicação (TIC*) </line>
</par>
<par>
<line> oc*si*nou gr*nde* </line>
<line> **ansform*ções na eco*omi* e na sociedade, impondo assim novos </line>
</par>
<par>
<line> desafios à a*uaçã* do governo. No Brasil, o proces*o de normatização e re*ulamentação das </line>
<line> inic*ativas d* implementação do *ha**do "Gove*n* Digit*l" teve i*ício em 2*16 *o* o </line>
<line> *ecre*o nº 8.638/*016 *u* inst*tuiu a chamada "Po*ítica de Gover*ança **gita*". *m *018, </line>
</par>
<par>
<line> * *ecreto *o* revisa*o pelo Governo Fe*er*l qu* la*çou </line>
<line> a "*st*atégia de Governança </line>
</par>
<par>
<line> Digital: Tr*nsf**m*ção Digital - cid*d*nia e gove**o" cujo objetivo e*a ampliar a p*estação </line>
<line> dos ser**ços por *ei* d* Tran*formaç*o D*g*tal, amp*iando a participa*ão da so**edade </line>
<line> c**il no *companham*n*o e execu*ão de polít*cas e serv*ço* públicos (*ESQUITA, *019). </line>
<line> D* a*o*do com Al*ertin e Alb*rtin (*021), a expressão transformaçã* digital pod* </line>
<line> se* com*ree*dida como * aplic*ção d* inovação digital para realizar al*o *ovo, diferent* e </line>
</par>
<par>
<line> melhor, gerando *alor p**a </line>
<line> a so*iedade e para as *mpr*sas. Pa**indo desse concei*o, </line>
</par>
<par>
<line> ob*erva-se **e a inovação *o âmbito da *dministração *ú*lica é capaz </line>
<line> *e </line>
<line> pe*m**ir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mode*nização do Estado, *mpliar a ci*adan*a e *ont*ibuir para a m*lho**a da *rodutividade </line>
</par>
<par>
<line> d*s órgão* públ*cos. Se*u**o Janssen </line>
<line> et al., (2017), as instituições </line>
<line> públic*s têm </line>
</par>
<par>
<line> prog*essivam*nte u*ilizado o *o*enc*al das TIC* para vi*bi*izar * *nga*amento dos c*dadã*s </line>
<line> e* *eus pr*c*ssos orga*iz*cionais, gerando novas formas de comunicação **t*e governo * </line>
<line> s*cied*de. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cenário, su*ge então o con*eito *e *ove**a*ça Eletrônica, </line>
<line> q** po*e ser </line>
</par>
<par>
<line> comp**e*di*a *omo um fe*ôme*o *oci*l com*lexo com *otenc*alidade para transfo*mar o </line>
</par>
<par>
<line> Estado, me*horando *ficiência da *estão púb*ica, equi*ibrand* *s relações de po*er a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> sociedad* por meio do empod*ramento dos *idadã**, tendo </line>
<line> as TICs como instrumento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sua promoção e não sua **inci*al c*rac*erística (BARROS, 2017). </line>
<line> Corrob*rando *om esse pensamento, Gomes et al., (2020, p. *33) a*or*am q*e "co* </line>
<line> o avanço *as TICs, o uso dos w**site* **los órg*os da adminis**aç*o pública br*sileira vem </line>
</par>
<par>
<line> *umentando, e os p*rtais se tornar*m, em alguns *asos, *s principais f*rramenta* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*teração ent*e </line>
<line> governo e *ociedade". Contu*o, Sousa J*nio* e Campos (2018) consid*ram </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> *pe**s a *riação *e s*tes não garan*e a t*ansparência na ges**o </line>
<line> pública, como </line>
<line> també* </line>
</par>
<par>
<line> nã* materializa a promoção *a cida*ania. Raz*o p*la </line>
<line> qual faz-se n*ce*sário analisar as </line>
</par>
<par>
<line> práticas </line>
<line> de go*ernan*a ef*t*vame**e adot*d*s, s*bretudo na e**era municipal onde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> r*la*ionamento da comunid*d* com o poder público é m**s *o*te, com o in**ito de *ensurar </line>
<line> e iden*if*car poss*veis lacun*s par* melhoria. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. 3, p. 41-59, nov. 2023 *ww*.fsan*t.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. *. Ca*valho, S. N. M. Dantas </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> Além da **mples criação de *e*sites *overnamenta*s, a efetiva </line>
<line> *overn*nça </line>
</par>
<par>
<line> elet*ônica requer a imp*eme*t*çã* </line>
<line> de política* i*clusiva* que garantam o acesso * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participação efetiva *os *ida*ão*. A disponib*lização d* info*mações em formatos </line>
<line> ac*ssí*eis, a promoção de ca*ai* de comuni*aç*o bidirecionais, como rede* socia*s, fóruns e </line>
<line> plataformas de particip*ção, são medida* c*uc*ais para ampliar * en*ajamento *a s*ciedade </line>
<line> nas de*isõe* *ú**icas. Ao permitir que os cida*ãos expressem s*as necessidades, demandas </line>
</par>
<par>
<line> e exp*ct*tivas, a g*vernança eletrônica se torna um* ferram*nta *ara uma </line>
<line> **min*stração </line>
</par>
<par>
<line> *ú*lica ma*s r*spo*siva, capaz *e atend*r *e f*rma *ais precisa às de*andas da popula*ão </line>
<line> (SOUSA JÚNIOR; CAMPOS, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A*ema*s, impre*cin*ível *ssegura* a segura*ç* da informação e a proteção é </line>
<line> do s </line>
</par>
<par>
<line> d*do* d*s ci*adãos para cons*ruir a </line>
<line> confia*ça *e*es*ári* </line>
<line> na g**er*ança elet*ôni*a. Com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aumento da de*endência </line>
<line> das Tecnologi** da Inform*ção e Comunica*ão (T***), surgem </line>
</par>
<par>
<line> d*sa*ios relacionados à *rivaci*ade e à prot*ção *os d*do* pessoa*s dos *idadãos. Política* </line>
</par>
<par>
<line> sólidas de seguranç* cibern*tica, p*otocolos de proteção * medidas de prevenção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vaza*entos e at*ques cibernético* são fundamen*ais *ara *ara*tir </line>
<line> que a ad**ão da </line>
</par>
<par>
<line> governan*a eletrônica não acarre*e em vulner**ili*ades que *ossam ser e*pl*radas </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> indiv*duos mal-intenciona*os. Somente </line>
<line> com u*a base *ó**da *e se*uran** digital, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> benef*cio* *a </line>
<line> governança eletrônica poderão ser *lenamente alcança*os, promoven*o uma </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o de confianç* e*tre gover*o e so**edade * p*rmiti*do o desenvolvimento de *o*u**** </line>
<line> efic*entes para as neces*idades *úb*icas. </line>
<line> Diante do expo*to, o p*e*ente estudo é norteado pe*o s*guinte p*ob**ma d* pesquisa: </line>
</par>
<par>
<line> Os municípios *o Est*d* da Paraíba estão efet*vamen*e ado*ando </line>
<line> prátic*s *e </line>
<line> g**erna*ça </line>
</par>
<par>
<line> e*etrônica </line>
<line> capazes de proporcionar uma *dmin*stração públ*ca dem*crática e tran**ar*nte, </line>
</par>
<par>
<line> em consonâ*cia com a legisl*ção vigente? </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o objetiv* </line>
<line> da </line>
<line> pe**uisa consiste em analisar os *n*ice* de Gov*rnança </line>
</par>
<par>
<line> eletrônica dos M*nicípios *ais populosos do Es**do da Paraí*a, no ano de 2022, a partir do </line>
<line> modelo prop*sto por Mello e Slomski (201*), tendo por base a Legisla*ão vigente. </line>
</par>
<par>
<line> O artigo foi *ividi*o em quatro se*õ*s. ** *rim*ira, * referen*ial teórico com as </line>
</par>
<par>
<line> indicações de autores que dera* </line>
<line> em*asamento ao estudo, com *on*ribuições acerca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Governa**a Eletr****a, *overn* E*etr*nico e Democr**ia Eletrô*ica, apr*sentan*o a*nda </line>
</par>
<par>
<line> alguns est*dos correlatos. A segund* seção *is* explanar a </line>
<line> metod*logia ad*t*da e na </line>
</par>
<par>
<line> *erceira seção s*o apresentados os resultados e discu*sões *cerc* do est*do. N* quarta seçã* </line>
<line> são apre*en*adas as consideraçõ*s finais. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. **, art. 3, p. 41-59, n*v. 20*3 www*.fs*n*t.*om.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Índice *e Governança **etrôn*ca: U* *studo com Mu*icípios d* Estado da Paraí*a </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> 2 RE*ERENC*AL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Governança El*t**nica </line>
</par>
<par>
<line> O ter*o "gove*nança" te* rela*ã* com a adoção de procedimento* ou ***mas de </line>
</par>
<par>
<line> governar e est* relacionado com man*i*a de </line>
<line> geri* e coman*ar os d*f**en*es tipos </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> insti*uições, sejam *las p***icas ou *rivadas, sob a orien*ação de n*rmas e códigos m*rais e </line>
<line> *t**os específicos. N* que co*c*rne à Governanç* Eletrô*ica, esta e*volve a integraçã* da </line>
<line> tecnologia na tomada e im*lementação de decisões, gar*ntindo uma lide*ança ad*quada, </line>
</par>
<par>
<line> e*tab*lecendo plano*, agil*z*ndo a alo*ação </line>
<line> de recursos e fin*n*iament*, esta*el*cendo </line>
</par>
<par>
<line> responsab*lidade e medindo o s*cesso (*EPARTME*T O* ELECTRONICS & </line>
<line> INFORMAT*ON TECHN*LOGY, *0*2; SEBBEN; *ERSCH*ORE, *018). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Oliveira (2*2*), a g*vernança *letr*nica b*sca integrar a tecnologi* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *nformação à *e*tão p*blica, a *im *e me*horar a eficiência, * transparência e a *articipação </line>
</par>
<par>
<line> c*dadã. É uma forma d* modernizar o E*t*do e </line>
<line> garantir qu* ele atenda </line>
<line> d* man*ira mais </line>
</par>
<par>
<line> ef*cien** às necessidades da socie*ade. Assim, </line>
<line> n* âmbit* *a Adm*nistração Púb*ica, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implemen*ação da governança eletrônica po*e ser aplicada e* todas as esferas de governo e </line>
</par>
<par>
<line> contribuir para **lho**r a </line>
<line> eficiência e a trans*ar**cia d*s processos governamentais, </line>
</par>
<par>
<line> permitindo que </line>
<line> os </line>
<line> cidadãos </line>
<line> possam </line>
<line> acom*an*a* o us* dos recursos p*b*icos, </line>
<line> prom*ven*o </line>
</par>
<par>
<line> assim a participação da socieda*e na tomada de </line>
<line> decisões. Além di*so, a go*e*n*nça </line>
</par>
<par>
<line> eletrô*ic* inclui medidas de s*gurança par* *roteger *s *ados pesso*is do* *idadãos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> garantir a *r*vacidade das informaçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Des*e modo, várias leis brasile*ras c*mo a Lei *e Acess* à Informação (Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 12.527/2011), Lei Geral a </line>
<line> de Proteção de Dados (Lei nº13.*09/2018) e a Lei do Gov*rno </line>
</par>
<par>
<line> Dig*ta* (Lei nº*4.**9/2*21) t*m papel importante na regulament*ção d* governanç* </line>
</par>
<par>
<line> ele*rô*i*a no Brasil, pois </line>
<line> busca integr*r te*n*lo*ia, pr**es*os, pessoas e d*dos p**a </line>
</par>
<par>
<line> melho*ar a admi*is*ração *ública (BRASIL, 2018; BRA*I*, *021). </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, a go*ern*nça eletrô*ica na administração púb*ic* é </line>
<line> c*ucial para garantir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*iciência, * transparê*cia e a responsabilidade no uso *a tec*ologi*, pro*ovendo assim </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *restaçã* de s*rviços com qua*idade e fortale*endo a confia*ça dos c*dadãos. N**se sentid*, </line>
</par>
<par>
<line> a governança </line>
<line> eletrô*ica r*pr*s*nta u* </line>
<line> im*ortante avanço no *ontext* *a adm*nistra**o </line>
</par>
<par>
<line> pública, </line>
<line> promo*en*o mo*er*izaç*o do *sta*o e aprimo*and* os processos d* tom*da a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisão, *es*ão de recursos e *nteração *om os cidadão*. A* integrar a tec*ologia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> informaç*o de fo*ma </line>
<line> ética e trans*arente, governança e**trônic* visa * </line>
<line> *tender de m*neir* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 20, *. 11, a*t. 3, p. *1-59, nov. 2023 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.*r/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. M. C*rva*ho, S. N. M. Dant*s </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> *ais ef**iente *s demandas d* socie*ade, f*r**lecendo o princí*** da pa*ticipaçã* *idadã na </line>
<line> es*era pública. </line>
<line> 2.2 Gove*no Ele*rô*i*o </line>
</par>
<par>
<line> A comp*t**ão digita* e as redes *omputacio*ais impactaram profundamen*e e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f*rma irrev**sível * pr*dução, o armazename*to, o a*esso * o </line>
<line> compartilh*me*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> informações, *lterando o cotidi**o da sociedade como *m todo. A v*locid*de da circ*lação </line>
<line> das infor*ações eletrôni**s mudou a perce*ção a*e**a da *o*u**caç*o, qu* **cançou um </line>
</par>
<par>
<line> maior </line>
<line> n*mero de pessoas e chegou * *ugares mais dis*antes (PIMENT*; CANABARR*, </line>
</par>
<par>
<line> 2014, p. 9). *sso origino* novas formas de relacion*mento e deu or**em a um tecido social </line>
<line> ba*eado em conexões, que estã* cad* *ez mais *isponíveis e acessí*eis. (CRISTÓVAM; </line>
<line> SAIKALI; S*USA, 2020). </line>
<line> Esse ce*ári* também *e irradiou para * a**iente gover*amental público. A </line>
<line> exi*ência de mais e melhores serviços públicos por pa*t* de seus usuário* é uma tendênc** </line>
<line> m*ni*esta**, sobretudo, por meio da* fe*ramentas eletrônicas dis*onív*is atualmen*e. O </line>
</par>
<par>
<line> avan*o *ecnológico da comunicação e d* in*ormação prop*ci*u * </line>
<line> possibil*dade de um </line>
</par>
<par>
<line> mel**r e mai** a*ompanhament* por parte dos cidadãos do* a*os a*minis**ativos praticados </line>
<line> pelos gesto*es p*blico* e, por *ia de c**s*quência, um maior controle social sobr* a *estão </line>
<line> púb*ica. </line>
<line> Se*u*do Crist*v*n; Saikali * Sousa (2020), n* Brasil, de*de a refor*a administrativa </line>
<line> da d*cad* ** *990, a Adm*nistração Pú*lic* te* buscado consolidar o *overn* *letrônico, </line>
</par>
<par>
<line> por meio </line>
<line> do empreg* </line>
<line> das TICs, em especial na su* *otina b*rocrát**a * </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> promoção/amp*iação de *cesso * i*fo*m*ção, </line>
<line> cont**buindo para a co*cr*tização *e direitos </line>
</par>
<par>
<line> sociais, pela pres*açã* diret* d* se*viços públicos. P*r* este autor: </line>
</par>
<par>
<line> *undialmente, </line>
<line> **sde a dé*ada de 19**, *á se falava em *e**olo**a </line>
</par>
<par>
<line> in*remental/susten*ad*ra, mas parti* da década de 19*0 emerge a disrupção a </line>
<line> tecn**ógica, i*p*ndo *en*ível desenvolvimento nos as*ectos de custo, </line>
<line> manipulação e efi*i*ncia das T*Cs. Um conte*to que reforça * centralida** da </line>
<line> ligação entr* Estado e cidadão* e q*e, no B*asil, ganha relevo a partir da r*f*rma </line>
<line> administrativa da década de 1990, s*naliz*ndo a incremen*a**o do uso de </line>
</par>
<par>
<line> tecn*lo*ias de </line>
<line> **f*rmação e c*municaç*o para a ges*ão públ**a (CR*S*ÓVAM; </line>
</par>
<par>
<line> SAIKALI; *OUS*, 20*0, p. 230). </line>
<line> Acompanhand* *ssas mudanças soc*ais, as entidades *úblicas pass*ram a ad*ta* </line>
</par>
<par>
<line> novos instr*ment*s e </line>
<line> formas de gest*o, p*rpassando essas mudanças po* </line>
<line> inovaç*es </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, art. 3, p. 41-59, nov. 2023 </line>
<line> *ww*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Índice de Governança Ele*rônica: Um E*tudo co* *unicípios do Estado da Par*íb* </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> legislativ*s, *omo a* Le*s Complem*ntares *º 101/2000 (Lei *e *esponsab**idad* Fiscal) e </line>
<line> nº *31/2009 (Lei *a *ransp*rên*ia) e Lei nº 12.527/2*11 (Lei de Ac*sso à Inform*ção), *ue </line>
<line> denotam a evolução legislativa com vi*tas * garantir a transparência dos atos administ*ativos </line>
<line> e s*u *companh*m*nto part*cipativo pel* população, **ior inte*e*sada *a eficiente e *ficaz </line>
</par>
<par>
<line> aplica*ão dos re*ursos </line>
<line> públicos arrecadado* </line>
<line> de suas </line>
<line> contribui*ões (*RA*IL, 2000; </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL, 2009; B*ASIL, 20*1). </line>
<line> U*a t*nd*ncia do mundo contemporâneo, *r*vo*ada pelo *vanço das novas </line>
<line> tecnol*gia* da c*m*nicação e da i*fo*mação, os *eios el**rônicos *a *sfera gover*amental </line>
<line> ganharam for** com o advent* da pandemia da *ovid-1*. Foi *esse cenário o surgimento *a </line>
<line> *ei Fed*ral *º 14.129/2021, qu* dis*õe de normas g*rais e **pec*f***s par* a im*l*ment*ção </line>
<line> do Governo Dig*tal, em *onsonância com o princípio da eficiência pú*lica (*RA*IL, 2021). </line>
<line> 2.3 Democ*acia El*trônic* </line>
<line> O Br*si*, constituído em Esta*o Demo*rático de Direito nos termos da Constit*ição </line>
</par>
<par>
<line> Federal de </line>
<line> 1988 e no tocant* ao ex**cício pleno da cidadania, deve t*r espaços abertos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> direcionados, principalmente, p*ra a participa*ão ati*a do* cida**os (*RUB**; HAMEL; </line>
<line> PE*LENZ, 2020). </line>
<line> * inserção das TICs na Gestão pública despertou um novo con*eito de democ**cia </line>
</par>
<par>
<line> q*e permitiu </line>
<line> amp*iar o relacionamento do cidadão c*m o Est**o, através d* inte*ação v** </line>
</par>
<par>
<line> web, p*opiciando alterna*ivas para ate*der às exigências da sociedad* ** informação * </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento. Nesse cont*x*o, surg* o </line>
<line> concei*o d* Democracia Eletrônica, </line>
<line> *ue, segundo </line>
</par>
<par>
<line> Sampaio (2018), represen*a uma nova *orma ** participação p*lítica, em que as tecnologias </line>
</par>
<par>
<line> da i*formação s*o utilizadas para a*pliar a voz dos </line>
<line> c*da**os e tornar </line>
<line> o pr*cesso </line>
</par>
<par>
<line> democrático ma*s incl*sivo, *ransp*rente e eficiente. </line>
</par>
<par>
<line> Contu*o, *ara alcançar a efetiv* </line>
<line> implementação da democracia *le*rônica, que p*r </line>
</par>
<par>
<line> sua ve* pressupõe inclusão *ig**al, é preci*o g*rantir que *odos t*nham acesso à tecnologia </line>
</par>
<par>
<line> i*d*pe*dente*en*e de gênero, r*ça ou renda. Nesse s**tid*, a *stratégia *ras*leira para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ransformação Digita* (E-Di*ital) trata de </line>
<line> *uestõ*s *elacionadas à inclus*o di*ital no </line>
<line> eixo </line>
</par>
<par>
<line> habilitador "Infr*estr*tu*a e acess* às Tecnolog*as da Informaç*o e *omu*icação". O </line>
</par>
<par>
<line> re*er*d* docu*ento definiu ações estratég*ca* </line>
<line> q ue </line>
<line> *ompr*e*dem fon*es de financ*amentos </line>
</par>
<par>
<line> d* setor de *e*ecomunica**es, necessidad*s de atendimento, at*alização n*rma**va </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> políticas públicas e*pecífic**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*in* PI, v. 20, n. *1, *rt. 3, *. 41-59, nov. 2023 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. M. Carvalho, S. N. *. Dan*as </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> Dentre as princip*** ini*iati*as do Governo Fe*e*al *o Brasil, destaca-se o Programa </line>
<line> Cidades Digita*s *ue visa promover o desenvol*imento de ci*ades *nte*igentes e inclusivas, </line>
</par>
<par>
<line> a fi* de mod*rniz*r a gestã* e ampl*ar o acesso *os s**viço* </line>
<line> públic*s, *on*r*buind* assi* </line>
</par>
<par>
<line> para * desenvolvimento </line>
<line> dos m**icípi*s *rasileiros p*r meio da *ecnologia, a*ravés </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> in*ciativas como: </line>
<line> construção *e redes *e fi*ra óptic* </line>
<line> que in*er*igam os ór*ãos públicos </line>
</par>
<par>
<line> lo*ais, disponibilizaçã* de ap*icativ*s de governo ele*rônico para as prefeitur*s, capac**ação </line>
</par>
<par>
<line> *e se*vidores municip**s para uso e gestão da rede e ofer*a de po*t*s de </line>
<line> acesso à internet </line>
</par>
<par>
<line> pa** uso livre e gr*tuito em espaços públicos de grande circul*ção, como pr**as, parques e </line>
<line> ro*ov**rias. </line>
<line> Destarte, a c*ncretização d* u*a d*mo**ac*a ele*rôn*ca e*volve a *arti**pação ati*a </line>
<line> *o c*dadão na Gover*an*a Pú*lica, por meio *a inclusão digital, que pe*mite a fisca*izaçã* e </line>
</par>
<par>
<line> o acompanh*m*nto das </line>
<line> *olíticas pública*, a*pliando assim a tran*p*rência * o control* </line>
</par>
<par>
<line> social. </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 *stud** Cor*el*tos </line>
</par>
<par>
<line> *n**isar outras produ*ões científicas q*e desenvolve*am estu*os relacio**dos às </line>
<line> práticas de governa*ça el*trôn*ca mos*ram-s* relevantes, pois vã* c*ntribuir par* *omentar </line>
<line> as *is*ussões acerc* do t*m* e su* *mport*ncia no contexto da Gestão Públi*a. </line>
<line> Mello (2009) d*senvo*v*u *m modelo em que a*ali** um *onjunto de práticas de </line>
</par>
<par>
<line> governan*a eletrônica par* os Estados Bras**eiros * Distrito Fe*er*l para mensurá-*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*lacion*-las com o desenvo*vi*ento </line>
<line> econômic* e soc**l do* respect*vos Estad*s. Ess* </line>
</par>
<par>
<line> *ode*o para calcular * Índice de Gove**ança Eletr*nica dos Estados Brasileiros (*GEB) fo* </line>
</par>
<par>
<line> de*envo*vido </line>
<line> a part*r de </line>
<line> *m conjunto </line>
<line> d* 66 práticas *oletadas através *a </line>
<line> revisã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lit*ra**ra, as quais foram *st**tura*as em cinco sub**upos: conteúd*, serviços, participaç*o </line>
</par>
<par>
<line> cida*ã, </line>
<line> privac*dade e segur*nça e usab*lidade e a*essibilida*e. Reg*st*e-se, a*nda, que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ref**ido *o*el* </line>
<line> passou po* alg*mas adaptaçõ*s e também tem sido utilizado por vários </line>
</par>
<par>
<line> a*tore*. </line>
</par>
<par>
<line> Mello e Slomski (2012) destacam *m se* **abalho a impo*tância da governança </line>
<line> eletrônica como um mecanismo que inte*ra a tecnolo*ia da *nfor*a*ão *os processos </line>
<line> d*cisórios d* setor **blico. *or mei* da ut*lização de instrumentos d* cont*oladori*, *omo </line>
</par>
<par>
<line> indicadores de </line>
<line> de*empe*ho e sistem*s d* informação, a governa*ça </line>
<line> eletrônic* bus*a </line>
</par>
<par>
<line> aum*ntar a eficiência, * t*ansparência a respon*abil*dade na gest*o pública. Os a**ores e </line>
</par>
<par>
<line> apresentam </line>
<line> e discut** os i*strumento* de c*ntrolad*ria que </line>
<line> pod*m ser </line>
<line> utilizad*s *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 20, n. 11, a*t. 3, p. *1-5*, n*v. 2*23 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Í*dice d* Go*e*nança Eletrônica: Um Estudo com Munic*pi** do E*t*do da Paraíba </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> g*vernança *letrôn*ca, enfatizando sua relevância para a tomada </line>
<line> *e decisão e para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*moção de uma </line>
<line> gestã* baseada em *e*ult*d*s. São abordados **pec*os *omo * definição </line>
</par>
<par>
<line> de *bje*ivos, o e**abelec**e*to de indicadores de desempenho, a coleta e análise de **dos, a </line>
<line> monit*riza*ão e o co*trole das açõe* governam*nt*is. </line>
<line> F**itas e Lu*t (2014), ut**izando-se as variáveis propo*tas por Mello e Slo*ski </line>
</par>
<par>
<line> (2010), analisaram * índ*c* de gover*ança dos municípios </line>
<line> do estado </line>
<line> ** S*rgipe, </line>
<line> *ujos </line>
</par>
<par>
<line> **sultados *ermi*iram constatar ***, de *odo ger*l, o* munic*pios com maior*s pop**ações </line>
</par>
<par>
<line> po*suem melhores </line>
<line> *ndi**s e a* p*áti*as mais identificadas estavam re*aci*na*as *om </line>
</par>
<par>
<line> ques**e* *é*nicas (usabilida*e e acessibilida*e) ** *e*r*mento d*s práti*as de prestação de </line>
<line> s*rviços públi*os * participação cidadã. </line>
<line> Souza, Araú*o, Araújo e Silva (2014) *nalisaram os 10* m*ni*ípios mais po*ulosos </line>
<line> do Brasil, c*m base no mod*lo de M*llo (2009), e **ncluíram que o* m*nicí*ios </line>
</par>
<par>
<line> *esquisado* *ã* estão impla*tando as pr*tic*s *e g*vernança </line>
<line> **e são di*cutidas *a </line>
</par>
<par>
<line> l*teratura, </line>
<line> evi*enciand* que *pen*s a impla*tação das tecnologias da *nformação *em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> incenti*o à *artici*ação social </line>
<line> nã* garan*e uma i*te*aç*o </line>
<line> entr* governo </line>
<line> * *ociedad*, </line>
</par>
<par>
<line> dificultan*o um canal de comunicaçã* bi*ateral q*e prom*va um e*ica* controle *oci*l. </line>
<line> Cichoski, *ehn * Mell* (2*19), b*s**nd* anal*s** a in*luência d* *nd*ce de </line>
</par>
<par>
<line> governança mun*c*pal divu**ado </line>
<line> pe*o cons**ho Federal de Admini*tração sob*e as prátic*s </line>
</par>
<par>
<line> de governança *let**nica adotadas pelos municípios do o*st* *aranaense, adap*aram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *odelo </line>
<line> pr*posto por Me*lo e Slomski (2012) verific**a* existênc*a de influênc*a </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> positiva d* desem*enho da governança c*rporat*v* obt*da pelos municípios, alé* de </line>
</par>
<par>
<line> e*iden*iar que o </line>
<line> *ndic* de g*stão *feta positivame*te significat*vame*te governanç* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ele*rônica dos mu*ic*pios. </line>
</par>
<par>
<line> Flores, Gal*ão e Ne** (2**2) calcularam e anal*saram o índice de g*vern*nça </line>
<line> e*etrônica dos municípi*s da R*gião Metropolitana de *elo Horizonte - MG, *o* base no </line>
<line> mod*lo p*opost* por *ello e Sl*mski (2010) * concluíram que mu*icípios com maior PIB </line>
<line> ap*esen*am melhores índi*es de governança ele*rônica. </line>
</par>
<par>
<line> Como *e *bserva, *s est*dos </line>
<line> que e*volve* a avaliação d*s índic*s de gove*nança </line>
</par>
<par>
<line> eletrônica *êm ga*hando *elevância, e apes*r </line>
<line> de </line>
<line> várias pes**isas desenvolvid*s com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> intuito de mensu*ar e a*ali*r as práticas de governança implementadas pela Administração </line>
</par>
<par>
<line> Pú*lica, en*ende-se </line>
<line> q*e *xistem lacunas a serem p*ee*chidas. *or essa *azão, o *r*sente </line>
</par>
<par>
<line> e**udo procurou *valiar IG*M * </line>
<line> de </line>
<line> dez </line>
<line> mu*icípios parai*anos, vez que estudos an**ri*re* </line>
</par>
<par>
<line> só abarcavam a* *apitais dos es*ados, se*do n*cessár*o avaliar também outros m*nic*pios, * </line>
</par>
<par>
<line> f*m de r*s*on*er ao </line>
<line> problema d* pesquisa que consiste </line>
<line> em **ve*tigar se o* munic*pio* do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 11, a*t. 3, p. *1-59, n*v. 2023 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. M. Car*alho, S. N. M. *antas </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> Es*ado da Paraí*a es*ão ef*t*vamente adotando práticas de g*vernança eletrônica *apa*es de </line>
<line> proporci*nar uma administração púb*ic* democrática e transp*rente, em consonânc*a com a </line>
<line> legislação *i*ente. </line>
<line> 3 METODO*OG*A </line>
</par>
<par>
<line> A metodolog*a </line>
<line> d* pesquisa qua*t* ao* fin* é **sc*itiva, q*anto * abordagem </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> quantitativa e qu*nt* aos meios * bi*liográfica e docum***a*. * univ*r*o da pes*ui*a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> com*osto *elos 10 munic**io* ma** po*ulosos do Est*do da *ar*íba (Jo*o Pessoa, Campina </line>
</par>
<par>
<line> Gra*de, Santa R*ta, Patos, Bayeu*, Sousa, Cabedelo, Ca*azeiras, *uar*bir* e Sapé) e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coleta de dados observou o ano *e 2022. A razão da escolha desses m*nicí*i*s se deu pelo </line>
<line> *ato de q*e, por a*rese*tarem maio* *oncentração populac*onal, supostam*nte, pode*ão </line>
</par>
<par>
<line> trazer índices q*e possibilitem atender aos p*râmetro* d* p*squisa, per*iti*do </line>
<line> de*onstrar </line>
</par>
<par>
<line> se e*tão, efeti*a*ente, cumprindo a l*gislação vig*nte em *elação às práti*as de g*ve*n*nç* </line>
<line> ele**ô**ca. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados fora* coletados </line>
<line> junt* aos sit*s oficia*s **s municípios selecionad*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> amostra, </line>
<line> bem como for*m tabu*ad*s seguindo o modelo proposto por Mello e Slomski </line>
</par>
<par>
<line> (2012), no in*u*to de iden*ifi*ar o *ndice *e *ov*rnança *letrônica Municipal IG*M, - </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rtir ** 64 variáve*s, div*did*s em *inco subgrupo*: Práticas de Conteú*o, *ráticas de </line>
<line> Serviços, Prátic*s de Partici*ação Cid*d*, *rátic*s de P*ivacidade e Segura*ça, e p** fim, as </line>
<line> Pr***cas de Usabi*ida*e e Acessibi*idade. As variáveis *tilizadas são demonstra*as </line>
<line> detalhadamente *o *pêndice do estudo. </line>
<line> Na form*ção do índice, Me*lo e S*oms*i (2012) e*tabelecem uma e*cala de </line>
</par>
<par>
<line> referência, que vai ** 0 * 3 *o*tos e leva </line>
<line> em *onsi***ação *s caract*rístic*s de ca*a </line>
</par>
<par>
<line> var*ável, *o*for*e de*onstrado na tabela 1. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1 - Escal* *e Referência </line>
</par>
<par>
<line> ESCALA </line>
<line> DESC**ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> 0 </line>
<line> Prática não identificada </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> Existem algumas informaç*e* sob*e a prática </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> Prática implanta*a, mas de mane*ra in*omple*a </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> **ática t*talment* imp*ant*da </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Me*lo * Slomski (2012) </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 2*, n. 11, art. 3, p. 41-59, nov. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Índice de Governa*ça El*t***ica: Um Estudo com Mu*icípios *o Estado *a Paraíba </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa form*, são e*tabelecidos pe*os iguais para cada subg*upo, be* como </line>
<line> es*ab*le*ida a p*ntua*ão de c*da prática, divid*ndo-se o pes* d* subgrupo pelo seu n**ero </line>
<line> de práticas, conforme tabela 2. </line>
<line> Tab**a 2 - P*ocediment*s p**a elaboração *o IGEM </line>
</par>
<par>
<line> P**cedimentos </line>
<line> Conteúdo </line>
<line> Serv*ç* </line>
<line> *r Partici*açâo Cida*ã </line>
<line> áticas Pr*v*cidade E Segurança </line>
<line> Usabilidade E Aces*ibilidade </line>
<line> Total </line>
</par>
<par>
<line> Pesos en*re os *ubgrupo* </line>
<line> ** </line>
<line> 20 </line>
<line> 20 </line>
<line> *0 </line>
<line> 20 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Nº de práticas por sub*rupo </line>
<line> 1* </line>
<line> 15 </line>
<line> 10 </line>
<line> 8 </line>
<line> 19 </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> Pontuaçãodentro de cada *ubgrupo </line>
<line> 1 ,6 6 7 </line>
<line> 1 ,3 3 3 </line>
<line> 2 ,0 0 * </line>
<line> 2 ,5 0 0 </line>
<line> 1 ,0 5 * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *ontuação para respo*ta 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> P*nt*ação para resposta 1 </line>
<line> 0 ,5 5 6 </line>
<line> 0 ,4 4 4 </line>
<line> 0 ,6 6 7 </line>
<line> 0 ,8 3 * </line>
<line> 0 ,* * 1 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Pontua*ão para *e**ost* 2 </line>
<line> 1 ,1 1 1 </line>
<line> 0 ,8 8 9 </line>
<line> * ,3 3 3 </line>
<line> 1 ,* 6 7 </line>
<line> 0 ,7 0 2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Pontuação para respo*ta 3 </line>
<line> 1 ,6 6 7 </line>
<line> * ,3 3 * </line>
<line> * ,0 0 * </line>
<line> 2 ,5 0 0 </line>
<line> 1 ,* 5 3 </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Mello e Slomski (2012). </line>
</par>
<par>
<line> *pós realiz** </line>
<line> os *rocedim*ntos e critéri*s ante*io*mente cit*d*s, são soma*o* o* </line>
</par>
<par>
<line> pontos obt*dos por cada município **s ci*co subgrupos e esse resu*ta*o vai demon**r*r o </line>
<line> t**a* de pr*tic*s de go*e*nança eletrônica impl*ntadas, obt*ndo-*e *ssim o IGE*, que p*de </line>
<line> ser repre*entado pe*a seguinte e*ua*ão: </line>
<line> Em que: </line>
</par>
<par>
<line> 5Nj </line>
<line> j </line>
<line> M = Município; </line>
</par>
<par>
<line> IG*M = M </line>
<line> Pi (M) </line>
<line> j = s**grupos de prát*c*s; </line>
</par>
<par>
<line> j = 1i = 1 </line>
<line> Nj = número de prát*cas do ti** j; </line>
<line> 1Pi (E) = Peso PCon* do Município M; (i = 1...,N1) </line>
<line> (N1 = </line>
<line> 14) </line>
<line> 2Pi (E) = Peso P*eri do Mun*cípio *; (* = 1..., N2) </line>
<line> (N2 = </line>
<line> 16) </line>
<line> *Pi (E) = Pes* PPCi *o **nicípio M; (i = 1..., N3) </line>
<line> (N3 = </line>
<line> *1) </line>
<line> 4Pi (*) = Pes* PPS* do Municípi* M; (* = 1..., *4) </line>
<line> (N4 = 8) </line>
<line> 5Pi (E) = Peso PUAi *o Muni**p*o M; (i = 1..., N5) </line>
<line> (N5=14) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. 3, p. 41-59, no*. 2023 </line>
<line> www4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. M. *arv**ho, *. N. *. Danta* </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> Ao final, com </line>
<line> base </line>
<line> nos res*ltados do IGEM </line>
<line> de cada municípi*, é poss*vel </line>
</par>
<par>
<line> demon*t**r * ra*k*n* em ordem decrescente, be* *omo *nalis*r os Índi*es de Gover*ança </line>
</par>
<par>
<line> El*trôni*a dos municípi*s no ano de 2022, </line>
<line> correlaci*nando os *ados e *esultados das </line>
</par>
<par>
<line> var*áveis presen*es em c*d* subgr*po c** * legislação vi*ente. Para ta*to, as fonte* legais </line>
<line> utilizadas p*ra a anál*se foram * Lei do Governo Dig*tal (Lei nº14.129/ 2021), a Le* de </line>
</par>
<par>
<line> A*esso à Inform*ção (L*i nº12.527/*00*) </line>
<line> e a *ei *e Proteção de Dados (Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 13.*53/2019). </line>
</par>
<par>
<line> * ANÁLISE E D*SCUSSÃO *OS RESULTAD*S </line>
<line> A partir da *nálise dos sites insti*ucionais das pr*feit*ras dos mun*cípios que fi*eram </line>
<line> p*rte d* amostra e u**lizan*o-se a metod*logia de *el** e Sloms*i (2012), fo* possível *bter </line>
<line> o IGEM de ca** município, conforme **bela 3: </line>
<line> Tabela 3 - Índice de Governa*ça El*trônic* </line>
</par>
<par>
<line> Municíp*o </line>
<line> Popul*çã* *021 </line>
<line> P C* n </line>
<line> Pser </line>
<line> PPC </line>
<line> PPS </line>
<line> * U* </line>
<line> IG* M </line>
</par>
<par>
<line> J**O PESSOA </line>
<line> 825.796 </line>
<line> 16,113 </line>
<line> *8,6*2 </line>
<line> 12,667 </line>
<line> 1*,667 </line>
<line> 11,93* </line>
<line> 76,043 </line>
</par>
<par>
<line> PAT*S </line>
<line> 108.766 </line>
<line> 1*,891 </line>
<line> 14,664 </line>
<line> 8 ,6 6 7 </line>
<line> 7 ,5 0 0 </line>
<line> 11,934 </line>
<line> 56,656 </line>
</par>
<par>
<line> CAJAZEIRA* </line>
<line> 62.576 </line>
<line> 10,**1 </line>
<line> 8 ,8 8 7 </line>
<line> 6 ,6 6 7 </line>
<line> 10,001 </line>
<line> 1*,33* </line>
<line> 48,894 </line>
</par>
<par>
<line> CABE*ELO </line>
<line> 69.77* </line>
<line> 11,143 </line>
<line> 9 ,* 7 6 </line>
<line> 9 ,9 * 9 </line>
<line> 7 ,5 0 1 </line>
<line> 9 ,1 2 6 </line>
<line> 47,54* </line>
</par>
<par>
<line> GUA**BIRA </line>
<line> *9.38* </line>
<line> 9 ,4 * 6 </line>
<line> 11,5** </line>
<line> 8 ,6 6 7 </line>
<line> 6 ,6 6 6 </line>
<line> 9 ,1 2 6 </line>
<line> 45,498 </line>
</par>
<par>
<line> C**PINA GRANDE </line>
<line> 413.830 </line>
<line> 6 ,6 6 * </line>
<line> 10,664 </line>
<line> 6 ,6 6 * </line>
<line> 7 ,5 0 0 </line>
<line> **,881 </line>
<line> 4*,381 </line>
</par>
<par>
<line> SOU** </line>
<line> 69.9*7 </line>
<line> 10,588 </line>
<line> 6 ,6 6 5 </line>
<line> 7 ,3 3 3 </line>
<line> 4 ,9 9 9 </line>
<line> 8 ,7 7 5 </line>
<line> **,360 </line>
</par>
<par>
<line> SANTA RITA </line>
<line> 13*.093 </line>
<line> * ,3 3 6 </line>
<line> * ,8 9 0 </line>
<line> * ,0 0 0 </line>
<line> 6 ,6 6 6 </line>
<line> 7 ,3 7 1 </line>
<line> 38,263 </line>
</par>
<par>
<line> SAPÉ </line>
<line> 52.977 </line>
<line> 8 ,8 9 1 </line>
<line> 6 ,* 2 1 </line>
<line> 6 ,1 6 6 </line>
<line> 4 ,0 0 * </line>
<line> *0,179 </line>
<line> 35,457 </line>
</par>
<par>
<line> B*YEUX </line>
<line> 9*.*19 </line>
<line> * ,5 5 * </line>
<line> * ,* 5 3 </line>
<line> 2 ,6 6 7 </line>
<line> 7 ,5 0 * </line>
<line> 7 ,0 2 * </line>
<line> 30,297 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados d* P*squisa, 2023. </line>
</par>
<par>
<line> A tabela * *pre*enta </line>
<line> ** Índic*s de Gov*r*ança Eletrônica (IGEM) dos de* </line>
</par>
<par>
<line> *uni*ípios mais populosos do estado da P**aí*a, c*assif*cado* e* or**m decresc*nt*, bem </line>
</par>
<par>
<line> *omo ex*be * pontuaçã* d*s vari*veis *tilizadas em c**a </line>
<line> subgrup*, denominad*s de: </line>
</par>
<par>
<line> Prátic*s de Conteúdo </line>
<line> (*Con), Prá*icas </line>
<line> de Serviç* (PS*r), Pr*ticas </line>
<line> de Participação </line>
<line> *idadã </line>
</par>
<par>
<line> (PPC), Pr**icas de Privac***de e Segurança (PPS) e *ráticas *e Usabilidade * *cessibil*d*d* </line>
<line> (P*A). </line>
</par>
<par>
<line> Os res*l*ados </line>
<line> pe*m*tiram *onst*tar, dentre os muni*ípi** pesqu*sados, que a </line>
<line> ci*ade </line>
</par>
<par>
<line> de João Pessoa obteve a mai*r </line>
<line> pontuação em relação à* pr*ticas de governança *letrôni**, </line>
</par>
<par>
<line> cheg**do ao patamar *om o IGEM d* 76,0*3. Por ou*ro lado, obser*ou-s* </line>
<line> que o ** o* </line>
</par>
<par>
<line> desempe*ho f*i reg*strado para mu*icípio de Bayeux, o </line>
<line> que apesar *e in*egra* a </line>
<line> Regiã* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 20, n. 11, ar*. 3, p. 41-5*, nov. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.*r/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Í*dice de Go*e*nan*a Ele*rônica: U* E*tudo c*m Mu*icípios do Estado da Pa*aíba </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> M*tropolitana de Joã* Pessoa, al*a*çou apenas a pont**ção *e 30,*97 para o Ín*ice </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Gove*nança Eletrônic*. </line>
</par>
<par>
<line> Partindo para a análise das Prá*icas de Conteúdo (P*on), verificou-se que os portais </line>
</par>
<par>
<line> eletrônicos das Pr*feit*ras de C*mpina Grande, *ua*abira, Santa Rita, Sa*é Baye*x e </line>
</par>
<par>
<line> apresentaram indic**ores *ão </line>
<line> satisfatóri*s, pois os resul*a*os estã* abaixo da metade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pon*uação almejada. Al*m disso, *oi constatado </line>
<line> que apenas o municíp*o de João Pess** </line>
</par>
<par>
<line> *isponibi*iza *genda do ges*or e das políticas da *n**ituiçã*, práti** não iden*ificada n*s a </line>
</par>
<par>
<line> de**is m*nicípios. *eg**tre-se ainda, que </line>
<line> as var*ávei* </line>
<line> que estão presentes n*sse subg*upo </line>
</par>
<par>
<line> env*lve* a disponibilização ** li*ks e informações diversas, que vão desde órgãos internos </line>
<line> até assu*tos relaciona*os a orçamentos, evento* e regulame*tos do Estado. </line>
<line> No *ue c*nc*rne ao nível *e implantação das Práticas de Serviço (Pser), os m*iores </line>
</par>
<par>
<line> índices foram registrados n** cidades de Joã* *ess** (18,*62 pont*s) Patos (14,664 e </line>
</par>
<par>
<line> po*to*). O Mun**íp*o </line>
<line> de Sousa f*cou clas**fica*o </line>
<line> co* p*o* o </line>
<line> ín*ic* (6.665 p*nt*s). </line>
<line> *esse </line>
</par>
<par>
<line> p*norama das práticas de serviços, </line>
<line> o*de </line>
<line> se observ*m vário* indicadore* voltados *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acesso a informações, é p*ss*vel </line>
<line> perceber u*a fo*te r*l*çã* *ntre tra*sp*rência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*mocrac*a. Assim, c*nstatou-se, po* </line>
<line> exemplo, </line>
<line> *ue a prát*c* de disponibi*izar notícias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nform**ões sobre p*lítica* públicas está presente em *o*o* os port*is dos mun*cípios </line>
</par>
<par>
<line> investigad**, as*egura*do *s*im </line>
<line> o direito fund*me*tal de **esso * in*ormaçã* em </line>
</par>
<par>
<line> conformi*ade **m os princípios bá*icos da admin*stra*ão p**lica, confor*e </line>
<line> estabe*e*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ei nº12.5*7/2*1* (Lei de A*esso à In*ormaçã*). </line>
</par>
<par>
<line> Na d*mensão *as Práticas de Participação Cida*ã (PP*), foi consta*ado u* </line>
<line> de*e*penho b*i*ís*imo d* 2,667 p*ntos para o município de Bayeux. Os resultados </line>
</par>
<par>
<line> demonstraram *u* </line>
<line> o </line>
<line> port*l do refe*ido municíp*o dispon*biliza poucas informações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **vernan*a e que a *nica práti** *o*alment* </line>
<line> implementa*a </line>
<line> dess* </line>
<line> subgrupo foi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *isponibi*ização de um canal esp*cífico pa*a *ncaminhamento de denúnc*as. Ressalt*-se, </line>
<line> ai*da, que a prática menciona*a foi *ota*me*te implantada em todos os municípios que </line>
<line> f*zeram pa**e d* amostra, o que evi*encia * cumprimen*o da Le* n* 13.460/2017, que disp*e </line>
</par>
<par>
<line> sob*e partic*paçã*, </line>
<line> pro*eção e defesa d** dir*it*s do *suári* dos s*rv*ços *úbli*os </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> administração p**lica. A referida Lei es*abele*e, em s*u art. 10, que * *anifest*ção </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> **uári* de serviç*s *ú**icos d*verá **r di*igi*a à ouvidoria do ó*gão ou ent*dade </line>
<line> re*p*nsável. *ess* modo, tod* ó*gão ou entid**e pública *e*e p*ssu*r uma ouvidoria ou, na </line>
<line> sua ausê*c*a, e*ti*ade qu* seja res*ons*vel pelo recebim*nto das m*nifesta*ões. </line>
<line> Quanto às *ráti*as *e Privacidade e S*gurança (PPS), ident**ico*-se que 60% dos </line>
<line> municípios ana*is**os tr*zem apenas algumas infor*açõ** sobre a prática de *imitar o </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. *1, art. 3, p. 41-5*, nov. 20*3 www4.**anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. M. Car*alh*, S. N. M. Danta* </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> a**sso ** dados e garantir q*e não se*ão u*ilizado* para f*n* não aut****ados, utilizan*o </line>
<line> senhas * crip*o*rafia d* *ados s*nsíveis * procedimentos de auditoria. Nesse subgru*o estão </line>
</par>
<par>
<line> *res*nt** o*tras variáveis, </line>
<line> no e*t*nto, de uma maneira geral, infere-se que em relação </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> privacidade e segura*ça ai*d* h* muito a **r *mplemen*ad* no* p*r*ais analis*dos, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo em virtude da criação da </line>
<line> Lei nº 13.70*/2018 (Le* G*ral de Proteção de Dados </line>
</par>
<par>
<line> *essoais - LGPD), *ue d**p*e sobre o tr*tam*nto </line>
<line> de dados p**soai*, i*clusive nos meio* </line>
</par>
<par>
<line> *i*i*ais, c*m o objetivo de pro*eger o* direitos fun*ame*tais de l*berdad* e de privac*dade. </line>
<line> Po* fim, em re*ação às Práticas de Usabilida*e e Ac*ssibilidade (*U*), *oi pos*ível </line>
<line> verificar q*e a cidade de C*jazeiras apresentou o me*hor *ndice, com 13,338 p*nto*, </line>
</par>
<par>
<line> se*uidos po* João Pessoa e Pa*os, </line>
<line> ambas c*m 1*,934 *ontos. O mu*ic*pi* de Bayeux, por </line>
</par>
<par>
<line> sua vez, ob*eve * meno* pontua*ã*, com índice de 7,020, seguido *e Santa R*ta, *om o </line>
<line> 7,*7* pontos. Dentre o* municípi*s estudados, o ú*ico q*e implementou a prát*ca que </line>
<line> consist* em disponib*lizar o *onteúdo do site e* mais de *m idi*ma foi Ca*az*iras. </line>
<line> *om fundament* **s análises d* cada s*bgrupo *e práticas *e governança eletrô*ica </line>
<line> e *inda **m base nas *nfer*ncias realizadas por me*o do* resultad*s *btido*, per*e*e-s* que </line>
<line> ai*da há um longo cam*n*o a ser percorrido *or alg*ns municípios para se at*ngi* o IGEM </line>
<line> ide*l. Os ín*ices en*ontrados d*monstram *ue a maior*a dos municíp*os do Estado da </line>
<line> Paraíba estã* adotand* pr*ticas de gove*nança eletrôn*ca, mas de maneira incompleta, </line>
<line> revelando assim a n*cessidade de priorizar aç*es para melhorar esse des*mpenho, com foco </line>
<line> nas neces*idades do cida*ã*, com transpa*ê**ia, eficiência e em obs*rvância * legislação, a </line>
<line> fim *e *fet**amente c*ntr*buir par* a Governança Públi*a. </line>
<line> 5 CONSIDERA*ÕE* FIN**S </line>
</par>
<par>
<line> O e*t*d* t*** como objetiv* *nalis*r *s práticas de g*vernan*a ele*rônica </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *u*ic**i*s mais pop*losos do E*t*d* da Pa*aíba, *o a*o de </line>
<line> 20*2, a part*r do m**elo </line>
</par>
<par>
<line> *roposto por Mello * *l*ms** (2012), tendo p*r b*se L**is**ção vigente. Des*e modo, a </line>
<line> para a*e*de* ao ob*et*vo p*oposto, foi real*zada *ma pes*u*s* mi*uciosa em to*os os portais </line>
<line> dos municípios *ue f*zeram parte da *most*a, com o intuito de obter o Índice d* Gover*ança </line>
<line> Ele*rô*ica Municipal (IGEM). </line>
<line> Os í*di*es encontrados demo*straram que a* práticas de governanç* eletrô*i*a no </line>
</par>
<par>
<line> contexto munici*al precisam m*l*orar, *ois </line>
<line> nenhum mun*cípio a**anço* 10* pontos. A </line>
</par>
<par>
<line> p*nt*ação *á*ima *oi *egistrada para * c*pi**l do esta**, cid**e de João Pesso*, com a </line>
<line> Rev. *SA, **resina, *. 20, n. 11, *rt. 3, p. 4*-59, nov. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Índice de Governança E*et*ôni**: *m Estu*o com Municípios do *s**do da *a*a*ba </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> 76,*43 p*ntos, e a m*nima </line>
<line> para o município </line>
<line> de B*y*u*, </line>
<line> co* 30,297 pont*s. A média </line>
</par>
<par>
<line> calculada fo* *e 52,*9* pont*s. </line>
</par>
<par>
<line> A ap*icação *o mode*o de Mello e Slomski (2012) te* c*ntribu*do </line>
<line> pa*a o </line>
<line> avanço </line>
</par>
<par>
<line> d*s es*udo* da G*vernança Ele*rô*ica, </line>
<line> *ossibili*ando a a*ál*se e acompanha*ento do </line>
</par>
<par>
<line> IGEM, em v*rtude das </line>
<line> est**tégias do Gov*rno Digital. Além </line>
<line> disso, os resultados </line>
</par>
<par>
<line> apresentados **ste trabalho revelam que os *unic*pi*s do Estad* da Paraíba prec*sam se </line>
</par>
<par>
<line> adapt*r aos desafio* atuais e </line>
<line> buscar soluções mai* eficien*es e i*clusivas para a gestão </line>
</par>
<par>
<line> *ública. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa f**ma, apesar *e o E**ado da Para**a ter traçado objet*vos estraté*icos, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> âmb*to da *dministraçã* P*b*ica *sta*ual, </line>
<line> para </line>
<line> atend*r às </line>
<line> ne*essidades *o cidadão, </line>
</par>
<par>
<line> pro*endo se*viços, através d* meios **gitais, acessíveis, eficie**es * ágeis, c*m o *ntuit* de </line>
<line> promover a moderni*ação da gestão pública, c*nfo*me es*abelec* o documento "Estratégia </line>
</par>
<par>
<line> d* Go*e*n* Digital da Paraíba (2021/2026)", fica cl*ro </line>
<line> qu* t*l inicia*iva d*ve alcançar </line>
</par>
<par>
<line> também o* govern*s municipais, vez que c*d* mu**cípio co*stitui um ent* federativo </line>
<line> dota** de auto-organizaç**, c*m governos próprios e competências ex*lusivas. </line>
<line> Ne*se sentido, é ne*essário amplia* os *bjetivos e *stratég*as est*duais, a f*m ** dar </line>
</par>
<par>
<line> *onsistência a açõ*s co*cretas </line>
<line> para mel**rar os índices de governan*a el***ônica *o* </line>
</par>
<par>
<line> municípios paraib*nos, </line>
<line> a p*rtir </line>
<line> d* maiores investimentos em tecnologia e capacitação </line>
</par>
<par>
<line> pessoal para uso e **stão da rede. Além d*s*o, é preciso *ssumir um compr*mi*so p*lí*ico e </line>
</par>
<par>
<line> social *ara a adoç*o da gover*ança eletr*nica *omo prioridade, </line>
<line> *arantindo assim sua </line>
</par>
<par>
<line> implementação de mane*ra *deq*ada, transparente * inc**siv* para todos. </line>
</par>
<par>
<line> Ape*ar </line>
<line> do* resultados rel*vante* obtidos nesta pesquisa, </line>
<line> * *mpor*ante d*stacar </line>
</par>
<par>
<line> al*umas *imitaç*es do estudo que podem se* *xplor*das </line>
<line> em </line>
<line> pesquisas fut*ras. </line>
</par>
<par>
<line> Pri*eira*ente, an*lise se restringiu a </line>
<line> apenas ao </line>
<line> ano *e </line>
<line> 2022. Uma pesquisa lon*itu*inal </line>
</par>
<par>
<line> *ue acompan*e a evo*ução da governança el*trônica ao longo **s an** *ode fornecer uma </line>
<line> visão mais abrangen*e das tendênci*s e melhori*s alc*nçadas ao longo do t*mpo. </line>
<line> Além *isso, embor* o *stu*o ten*a se concentrado n*s m*nicíp*os mais populosos da </line>
</par>
<par>
<line> P*raíba, a*alisa*do *m tota* de 10 município*, é </line>
<line> *álido *estacar *ue o es*ado possui </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> n*mero sig**fic*tivo de cidades menor*s, cada uma com </line>
<line> sua* particul**idad*s e desa**os </line>
</par>
<par>
<line> p*ópr*os. Ampliar * *brangê*cia da pe**uisa p*ra inc**ir um núme*o maior de mun*cípios, </line>
</par>
<par>
<line> re*rese**ativos </line>
<line> de di*e*e*tes r*giõ*s e realidades soci*econômicas, </line>
<line> permi*iria uma anális* </line>
</par>
<par>
<line> mais completa e representativa do cenário d* g*vernança eletrônica n* P*raíba. </line>
</par>
<par>
<line> Outra </line>
<line> sugestão para pesquisas *utur*s **ria </line>
<line> * </line>
<line> i*c*us*o d* ab*rdagens qualitativa* </line>
</par>
<par>
<line> p*ra *ompl*mentar a análise quantitativa realiz*da. *ntrevistas com gestores públicos, </line>
<line> *ev. FSA, Te**sina PI, v. 20, n. 1*, *rt. 3, p. 41-59, n*v. *023 www*.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. M. Car*alho, S. N. M. *anta* </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> funcioná*ios mu*icipais * cida*ão* pode*iam f*rnecer ins*ghts val**sos so*re as percep*ões, </line>
<line> de*a*ios e oportunidades *el*cionad*s à imp*ementação da *o*ernança eletrôn**a n*s </line>
<line> *unicíp*os *a*aibanos. </line>
<line> *lém disso, estudos com*arativos com ou**o* est**o* bra*ileir*s ou até **smo com </line>
</par>
<par>
<line> experiências in*ernacionais *m g*vernança eletrônica pode*iam </line>
<line> ofere*er *ma perspect*va </line>
</par>
<par>
<line> *ais *mpla e e*rique*edora para a compreen*ão d* tem*. </line>
</par>
<par>
<line> Portan*o, em g*ral, pode-se *firm** que ai*da há mu*to a se* feit* p*ra melhor*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *overna*ça nos m*nicípios paraibanos, embora seja ne*e*sá**o *estac*r també* os avanço* </line>
</par>
<par>
<line> já alcançados em cidades como João Pess*a e Patos. Des*e *o*o, a p*squisa co*robora </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **portância de monitorar e avali*r o índice *e g*vernança *letrônica munici*al, *o*s a *artir </line>
<line> dos re*ul**d*s é possível ide*tificar o *ível de tr*nsparência da admi*i*tração p**lic*, as </line>
</par>
<par>
<line> prát*cas e á*ea* q** </line>
<line> prec*sam melhorar, e ainda as aç**s im*lementadas para pro*e*er </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> dados e i*formações *o* cidadãos, em conformidad* com os r*gulamentos e leis vigentes no </line>
<line> país. </line>
<line> *EFERÊ*CIAS </line>
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<line> p*blicas </line>
<line> vol*ad*s *ara </line>
<line> a resp*n*a*ilidade na gestão fiscal e dá o*tras p**vidênci*s. </line>
</par>
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<line> Presidência </line>
<line> da </line>
<line> R**ú*lica, </line>
<line> Casa </line>
<line> * * v* l , </line>
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<line> Co*plementar 101, </line>
<line> de 4 *e maio de *00*, </line>
<line> que estabele*e n*rmas de *inanças p*blicas </line>
</par>
<par>
<line> *oltada* </line>
<line> par* a responsabilidade na g*stão fisc*l e dá outras *rovidências, a fi* de </line>
</par>
<par>
<line> dete*m**ar disp*nibilização, ** *em*o r*al, de informaç*es p*rm*norizadas sobre a </line>
<line> a </line>
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</par>
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<line> *obre </line>
<line> pri*cí*ios, </line>
<line> r*gr*s e instr*mentos *ara o Govern* Digital. Diá**o *fici*l da União, </line>
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<line> 59 </line>
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<line> Como Refe*encia* es*e Artigo, c*nforme ABNT: </line>
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<line> C*RVALHO, J. *. M; DANTAS, *. N. *. Ín*ic* de Governança E*etrôni**: Um Estudo c*m </line>
<line> Mun**ípios do Estado d* P*raíba. **v. FSA, Teresina, *. 20, n. 11, art. 3, *. 41-5*, nov. 2023. </line>
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<line> *ontribuição dos Autores </line>
<line> J. R. M. Ca*valho </line>
<line> S. N. M. Dantas </line>
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<line> 1) *once*ção e **an*jame**o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) análise e inte*pretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) el*boração d* *as*unho o* n* re*isã* crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na a*rovação d* versã* fin*l do ma*us*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. 20, n. 11, art. 3, p. 41-59, *ov. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.b*/revista </line>
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