<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 8, p. 134-149, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.1.8 </line>
</par>
<par>
<line> Os *mpactos da Indústria 4.0 e da Inte*i*ência Art*fi*ial na* *tividades Log**ticas Empre*ariais </line>
<line> The I*pact* o* Industry *.0 and Artific**l Int*lligence *n Bu*iness *o*istics *ctivities </line>
</par>
<par>
<line> Marcos de *li*eira Morais </line>
<line> Dou*** em Engenh*ria de Produção *ela Unive*sidade Paul*sta UNIP </line>
<line> Profess*r d* Universidade E*tácio de S* </line>
<line> E-m*il: marco**ecnolo*ia@*g.com.br </line>
<line> Gabr*e* *lves Mor*is </line>
<line> Graduando em E*g*nharia de *rodução pel* Universidade Est*cio *e Sá </line>
<line> E-mail: gab*iel*ec*olog*a@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> En*e*eço: Marco* de O*iveira Morais </line>
<line> *ditor-Chefe: Dr. Tonny Kerley de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Universi*a*e *e *an*o Ama*o - UN**A, Rua Isabel </line>
<line> Rodr*g*es </line>
</par>
<par>
<line> Sc*midt, Santo *maro, 047**0*0 - São Paulo, SP - </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Art*go rec*b*do em 14/07/**2*. Últ*ma </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: G**riel Alv*s Morai* </line>
<line> recebida *m 01/0*/2023. Apro*ado em 02/*8/2023. </line>
</par>
<par>
<line> *niversid**e de Santo *maro - UNISA, Rua *sab*l </line>
</par>
<par>
<line> *chmidt, Santo Amaro, 0*7*3030 - Sã* Paulo, S* - </line>
<line> *valia*o pelo sistema Triple *eview: **sk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> pelo Ed*tor-Chef*; e b) Double Blind Review </line>
<line> (av*liaçã* c*ga por doi* avaliado*es d* á*ea). </line>
<line> R*visão: Gramat*cal, Normativa e de For*atação </line>
</par>
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<par>
<line> Os *mpa*t*s da In*ústria 4.0 e da Inteli*ência Arti*ic**l nas At*vidad*s Logí*t*cas E*presariais </line>
<line> 135 </line>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
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<line> *retende-se com e*te artigo discut*r * *pr*sentar de*inições teó*ica*, </line>
<line> benefícios * elementos </line>
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<line> *rovenientes da era da quarta *ev*lu*ão industrial e da inteligên*ia art*fic*al, aplicados ao </line>
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<par>
<line> contexto l*gístico. Es*es c*nceitos, </line>
<line> e* conjunto, visam potencializa* </line>
<line> as ações n** </line>
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<par>
<line> organizações, sejam essas ope*a**on*is ou mes** ger*nc*a**, sendo que *or mei* deste </line>
<line> de*envolvimen*o *s tomad*s de decisões passam a ser *a*a *ez mais asse*tivas e ágeis. Ca*a </line>
<line> **z *a** o processo de *nteração entre de*ar*amen*os e até m*smo com o c*iente f*nal passa a </line>
</par>
<par>
<line> ser de </line>
<line> extrema relevância, t**nando o nível de *ompetitividade mais </line>
<line> aci*r*do. Utili*a-se </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*s* e*ploratória e uma revisão bibl*ográfic*, a *im </line>
<line> de investigar na l*teratu*a </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> principais componente* </line>
<line> da i*dústria 4.0 * da *nteligênc*a artifici*l, bem </line>
<line> co*o *s </line>
<line> s**s </line>
</par>
<par>
<line> ev*l*ç**s e os pr*nci*a** des*fio* p*ra re*pond*r às exigên*i** atuais, *o intu*to de pr**a*ar </line>
</par>
<par>
<line> melhor a* organizações </line>
<line> para uma no*a realidade necessária e </line>
<line> irrevers*vel. O objetivo </line>
</par>
<par>
<line> principal de*te trabalho é verificar como a jun*ão des*es importantes eleme*tos tecno*ógi*os </line>
<line> pod* c*usar *feitos positivos para ** emp*esas que bu*cam crescime*to organizacional. </line>
<line> Palavras-chave: Evo**ção Logística, Ind*stria 4.0, Inteligênc*a Arti*icial, Logística 4.*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The aim of this artic*e is to d*scu*s and present theoreti*al defi*itions, ben*fits and el*ment* </line>
</par>
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<line> from *he era *f </line>
<line> the fourth industria* revolution and art*fi*ial intellig*nce, applied to the </line>
</par>
<par>
<line> lo*istics cont*xt. These </line>
<line> conce*ts together ai* to enhance </line>
<line> actions ** organizatio*s, whether </line>
</par>
<par>
<line> ope*ational or even manag*r*al whe*e, *hrough this developm*nt, decisi*n-making becomes </line>
<line> i*cre*s**gly assertive a*d agil*. Increasi*gly, the *rocess of interaction *et*e*n de*artments </line>
</par>
<par>
<line> *nd even with the e*d c*stom*r becomes ex*re*ely r*levant, m*ki*g the level </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> co**etitive**ss fierce. Expl*r*tory resea*ch a*d a **bliographic rev*e* are used in </line>
<line> order to </line>
</par>
<par>
<line> inves*igate in the *iterature th* main com*onents of i*du*try *.0, and a*tificial int*llige*ce, as </line>
<line> well as their e*olut*on* and *he main chal*enges t* resp*n* to current r*q*ir*m*nts, i* order </line>
<line> to b*tter prep*re orga*izations *or a new necessary and i*reversibl* reality. *he main </line>
<line> objective of th* *ork is to ver*fy how th* combination of these important tec*nological </line>
<line> *lemen** ca* cause positiv* effect* **r comp*nies tha* seek organizatio*al gr*w*h. </line>
<line> Keywo*d*: Lo*ist*cs Ev*l*tion, Industry 4.0, Artificial Int*lligence, Logi**ics 4.0 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. *, art. *, p. 134-1**, j*n. 2024 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revista </line>
</par>
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<line> M. O. Mor*is, *. A. Morais </line>
<line> 136 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> C*m a g*obaliz*ção do merca*o e as novas **cnolog*as, atual*ente a* empresas ficam </line>
</par>
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<line> na obrigação de *e mode**izarem cont*nuame*t* </line>
<line> **r* q*e se m*n*enham *ompetitiva* no </line>
</par>
<par>
<line> m*rc**o em que atu*m, o que exige velocidade nas ope*aç*es, *aior flexibilidade e tomada* </line>
<line> de decisões *ada vez mais ágeis e as*e*ti*as. U*a organiza*ão *om o *e**rtamento logí*t*co </line>
<line> definido e atuand* de maneira assertiv* e c*m *m proce*so d* gestão im**em*n*ado permit* </line>
<line> a*ender às necessid*des ** ***cado. </line>
</par>
<par>
<line> As *evoluções industriai* abrem a possibilidade de várias inter**ces, sendo a**i*, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> quart* Revoluç*o i*dus*r**l perm*t* às empr**as a aplica*ão de novos conceitos *m sistemas, </line>
<line> **to*a*ão e *ecnologia. Dentro *as indúst*ias, a* mudanças fo**m inerentes *o setor </line>
</par>
<par>
<line> logí*tico, que </line>
<line> pr*cis*u a*o*pa*har tais modifi**ç*es e se adequar *o* *rocess*s log*sti*os </line>
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<line> advi*dos d** n*vas tecnol**ias pa** atender às diversas *emanda* do *ercado. Pa*a Barreto </line>
<line> (2017), a* tecnologi*s estão pres*n*es *o di* a dia, fac*lita*do as rotinas *, *o* *sso, cad* vez </line>
<line> mais os profis*ionai* da l*gística es*ão per*e*en** a imp*rtância das tecnolog*as p*ra o setor. </line>
<line> Esse *a*o de*e-se à* *ransforma*ões pe**s qua** a indúst*i* es*á *assando ao longo dos *nos. </line>
<line> Para que isso **s*e pos*ív*l, er* ne*essário que *od* a c*deia d* sup***entos ti*esse o mesm* </line>
<line> pen*amento e mantivesse todas as necessidades ali*hada*. </line>
<line> O processo logístico, assim c*mo outras áreas organ*zacionais, vem se dese*volvend* </line>
<line> no decorrer do tem*o, p**sando a *e*lizar *nterfa*es inter*as * e*t*rnas *a organi*açã*. A </line>
</par>
<par>
<line> *ogís*ica </line>
<line> integrada er* praticamente *esco**ecid* *n*es d* </line>
<line> *écada d* 5*, e toda r*tina de a </line>
</par>
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<line> abastec*me*to e*a d* mane*ra </line>
<line> *uramente funcional, </line>
<line> não permiti*do a **r*ção de valor aos </line>
</par>
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<line> *r*cediment** organizacionai* e ao cliente *inal (BOWERSOX; C**SS, 2001). </line>
<line> *eg*n*o Nun*s (2018), o *ro*i*sional *.0 deverá ter uma fo*mação m**tidisc**lina*, </line>
<line> ser flexív*l, *ossuir d*mínio de no*as ferram*nt*s, competê*cias emo*iona*s, *á*il adapt*ção </line>
<line> e desem*enha* trabalhos colaborativos. Acr*scenta-se a e*se *rof*ssi*nal, a habi*idade *e pró- </line>
</par>
<par>
<line> *tivismo e a capacidade de discerni*e*to das inform*ções </line>
<line> disponívei* </line>
<line> na red* *undi*l de </line>
</par>
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<line> computador*s, al*m de um* *nteratividade co* out*as pess**s. </line>
<line> Com isso, o u*o de novas p*ssibilidades *e *nteração pa*sa a *e* *ma reali*ade nas </line>
</par>
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<line> empresas. A* revoluçõe* indu*tr*ais *assam a ter im*act** cad* </line>
<line> vez maiores, faz*ndo com </line>
</par>
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<line> *ue nã* somen*e ** empresas, mas </line>
<line> também as pessoas se desenvol*am para po*erem </line>
</par>
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<line> aco*panh*r e </line>
<line> terem n*v*s po*sibilida*es. A ado*ão *as Te**olo*ias de Infor*ação </line>
<line> * </line>
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<line> Co**nicaç*o (*IC) por </line>
<line> div*rs*s empresas tem </line>
<line> apresentado como resultados o **m*nto da </line>
</par>
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<line> Rev. *S*, Tere*ina, v. 21, n. 1, art.8, p. 134-*49, jan. 2024 </line>
<line> ww*4.fsa*e*.com.**/r*vista </line>
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<line> Os Impact** da *ndústria *.* e *a I*t*ligênci* Art*f*cia* nas A*ividade* Logís*icas Empresariais </line>
<line> 13* </line>
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<line> eficiência op*raciona*, a diminuição *os erros d* entrada *e dados, * *iminuição dos c*sto* e </line>
<line> o aumento *o nível de atendi*ento ao clie*te (MUH**MAD et al., 2014). </line>
<line> Como características básicas, os sistema* *e IA a*res*nta*, também, capacidade de </line>
</par>
<par>
<line> racioc*nio, ou *eja, aplica regras lógicas a um conju*to d* da*os d*spo*íveis </line>
<line> pa*a chegar </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> uma con**usão; ***endiza*em, aprende </line>
<line> co* *s e*ros e acerto* de forma que, *m </line>
</par>
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<line> oportunidade* futuras, o mesmo *girá de man*ira m*is eficaz; reco*heciment* de p*drões, </line>
<line> tanto *isuais e se*soriais, como ta*bém padr*es d* comportamento e inf*rência, * ca**ci*ade </line>
<line> de c*ns*guir aplicar * rac*ocínio nas situaçõ** cotidianas (DA SILVA; *PA*HOL, 2018). </line>
<line> Assim, as atuali*ações, *ejam ela* po* parte das empr*sa* ou por parte de seus </line>
<line> colaborador*s, torn*m-se *e *xtre** relev*n*ia *ara que os pr**utos, serviços e/ou pro*es*os </line>
<line> organizacionais t*n*am uma melhor eficiên**a * e*icácia no **a a dia *as empresas. De*sa </line>
<line> *orma, o pr*sente arti*o bus*a apresentar algumas interfaces tecnológicas aplica*as *a </line>
<line> ind*stria *.0 * na intel*gê*cia artificial pa*a propo**ionar a geração d* v*lor na *rganização. </line>
<line> 2 *EFERENCIA* TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 Indú*tria 4.0 na logísti*a </line>
<line> As *e*ol*ções indust*i*is são, de *erta forma, constante* e necessárias para a evo*uç*o </line>
<line> hu*an*. Por meio de*se proces*o, as i*dústrias buscam nova* sol*ções e mecanismos q*e </line>
<line> v*sam melho*ar *ua performance organizac*onal e *ambém de capital humano. Esta busca </line>
</par>
<par>
<line> *mpulsionou (e i*p*ls*ona) o desenvolvi*en*o de </line>
<line> vária* te*nologias em to*as as **e** </line>
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<line> relacionadas à produção de *rodutos e servi*os (SUGAYAMA; NEGRELLI, 2015). </line>
<line> Com o *dv*nto da in*ústria 4.0, as empresas têm a possi*ilidad* de s* tornar** cad* </line>
<line> vez mais *n*eligen*es. *m do* exemplos d*ssa int*l*gê*cia *as empresas é a co*aboração </line>
</par>
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<line> estra*égica entre as empresas qu* d*sen*olvera* sol*ções </line>
<line> *ara a ind*stria ut*l*zando </line>
<line> a </line>
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<line> inteligência artificia* pa*a *ue a* máquinas possa* aprender (SAK*RA* e* al., *018). *s </line>
</par>
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<line> in**st*ias, ao ado*are* abordagem a </line>
<line> da indú*tria 4.0, podem tornar as s**s cadeias </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> produção, fab*ico * **gística *ai* inteligentes, adap*áveis, r*pidas e efi*ien*es (P*RU*ZINI </line>
<line> et *l., 201*). </line>
</par>
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<line> Por meio das revol*ções industriais, a l*gístic* </line>
<line> passo* a ser </line>
<line> uma área estraté*ica </line>
</par>
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<line> dentro das organizações, *ermitind* uma maior interaç*o e interface *esd* seu* for*ecedores </line>
<line> a** o consumidor f*nal, potencializando o c*escimento ** emp*esa bem c*mo a sua efi*iê*cia </line>
</par>
<par>
<line> e ef*cácia o*eracional, aliando </line>
<line> a* novas tecnolog*as e as *u**ma*ões, *greg**do valor ao </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter**ina PI, v. 21, n. 1, art. 8, p. 134-149, jan. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
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<line> M. O. Morais, G. *. Morais </line>
<line> 138 </line>
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<line> *rocesso logí*t*co. Assim, c*m red**ão de p*r*as, oti*ização do transporte e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*b****rati*ação dos processos, *hega-se * re*ução dos custos ope*acio*a*s e a empresa se </line>
<line> torna mais *om*etitiva *o m**cad*, e dele consegue conquis*ar fa*i*s maiores (RUST, et al., </line>
<line> 20*2). A Fig*ra 1 a*resenta a ev*l*çã* *a ind*str*a e as suas fases. </line>
<line> Figura 1 - Evolução da In*ustr*a 4.0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Qua*itywa* (2018). </line>
<line> Os princi**is *mpactos causa*os pela quarta R*volução Industrial estão r*laci**ados </line>
<line> ao surgimento de novos m*d*los *e negó*io e um mercado cada vez m*is exigen*e, pois a </line>
</par>
<par>
<line> indústria t**na-se cada v*z mais rápida </line>
<line> nos processos de automa*ão e também </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> personaliza*ão do produto, tendo em co*ta as necessidades do c*iente (*ILVEIRA, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> * i*p***taç*o de *rocesso* automatizados tem como fator principal o uso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*cn*logias que proporcion* au*entar market share. Tudo é per**tido pe** **a*de aum*n*o </line>
<line> da *nteração do h**em com as m*quinas, *tiliza*do-*e ferramentas *ecnológicas, como: </line>
<line> cloud *omput*ng, *ig data, internet *as coisa*, i*telig*ncia artificia*, machine learning, que </line>
<line> serão utilizad*s par* prom*ver a e*eti*idade da aut*matizaç*o d*s processos logísti*os, </line>
<line> subsidiando a demanda *a lo**stica 4.0 (SIL*A, 20*8). </line>
<line> As c*mb*n*ç*es d*s *árias tecnol*gias agrupad** da ind*str** 4.0 podem aux*liar nos </line>
<line> p*ocessos e taref*s da log*stica *nterna e externa, assim como *a **deia de fo*necim*nto, tais </line>
</par>
<par>
<line> *omo o *r*cesso </line>
<line> de manuseamento, class*fi***ão de produtos, embar*ue/desembarque, </line>
</par>
<par>
<line> comu*i*ação, enc*minham*nto de *e**ul*s, locali*ação, di*tribuição, et*., de um* **rma bem </line>
<line> *ais rentável e efic*ente. Som*ndo-se a isso, a in*ústri* 4.* *ornece oportuni*ades e* t*rmos </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 2*, n. 1, art.8, p. 1*4-149, jan. 2024 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Impa*tos da Indústria 4.0 e da Inte*igência Artifi*ial nas *tivida*es L*gísticas Empr*sari*i* </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> de co*aboração, descentral*z*ção, </line>
<line> aut*mati*aç*o, otimização de r*cursos, digitaliza*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ef*ciência (*AT*RACHIAN; KAZEMI 2020, HO*MANN; RÜS*H 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, o </line>
<line> con*eito d* Log*stica 4.0 pode ser resum*d* pe*o aperfei*oame*to de u*a </line>
</par>
<par>
<line> logística ancestral, qu* te* como propos*a *ásic* mais </line>
<line> ne*es*ida*e de investimentos </line>
</par>
<par>
<line> *ecnológicos e, com *les, espera-se a*cançar incremen*o de seu market *h*re, ideia </line>
</par>
<par>
<line> dissem*nada após a q*art* Revolução *ndus**ial, reconhecida como per*odo </line>
<line> da Indú*tria 4.* </line>
</par>
<par>
<line> (*ARRE*O et al., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> As e*presas inteli*entes exigirão a integração </line>
<line> em te*po </line>
<line> real de funci*nários, </line>
</par>
<par>
<line> fornecedores, máquinas, equipamentos, **nut**ção, clientes e até mesm* do **s-ven*a. Se </line>
<line> as informações e a comunicação não forem padronizadas e confiáv*is, *o*em e*istir falhas d* </line>
</par>
<par>
<line> i*terpreta*ão q*e comprometerão todo o processo, s*ja ele </line>
<line> interno ou externo (DE </line>
</par>
<par>
<line> OL*VEIRA *O*A*S, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> O cre*ci*ento contínuo do co*ércio eletr**ico faz m*d*r os padrõe* dos </line>
<line> c**sumidores. Os consum*d*res procuram cada vez mai* pro*utos com ciclos de entrega *ais </line>
</par>
<par>
<line> c*rtos. Es*a procu*a por </line>
<line> uma entrega imediata faz com </line>
<line> que o negócio adote </line>
<line> medidas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> técnic*s que consigam sati*fazer e*sa* neces*i**de* dos *lientes de uma forma rápida e quas* </line>
<line> imed*ata (RUTTER *t al., *01*). </line>
<line> U*a boa parte dos processos ain*a es*á *en*o ada**ad* para os novos *equi**tos que * </line>
<line> indústr*a 4.* impõe *, com um mercado cada vez *a** competitivo, qua*que* mudança </line>
</par>
<par>
<line> lu*rativa deixa-a em vantage* so*re *s </line>
<line> demais. Essa visão faz *om que a lo*ística 4.0 </line>
</par>
<par>
<line> i*pulsione as indústrias, visto q*e faz * otimi*açã* das atividad**, a racion*liz*ção do fluxo </line>
</par>
<par>
<line> de *rodutos e/ou ser*iços, no </line>
<line> decor*er da ca*eia de su**imentos, c*jos investimentos i*ão </line>
</par>
<par>
<line> tr*ns*o*mar a* in*ústrias de hoje (SA*TOS, 201*). </line>
<line> *oda e*sa movi**ntação decorre*te *a qu*rt* revo*uçã* ind*strial pa*sa a*etar a </line>
</par>
<par>
<line> também c*nsu*idor final, que *om*ça a ter uma maio* interaçã* com as plataf*r*as o </line>
</par>
<par>
<line> digitais, p*ssibilitando aume*to das *ompras em todos *s segmentos. Segundo **ran o </line>
</par>
<par>
<line> (20*6), a ap**cação </line>
<line> da </line>
<line> ro*ótic* den*ro da I*dústria 4.0 *em s*do u* fator de </line>
<line> extrema </line>
</par>
<par>
<line> imp*r*ânc*a, tr**endo *no*açõ*s e </line>
<line> aumenta*do a *rodut**idade, * que contrib*i </line>
</par>
<par>
<line> sign*fica*i**mente para o dese***lvim*nto da ind**tria. Os rob*s dentro das empres*s pode* </line>
<line> de*e*penhar *i**rsos papé*s, entre el*s, a produçã* padronizada além de minimiz*r risc*s à </line>
<line> saúde h**ana. </line>
<line> A I* é, h*je, uma das tecnolog*as di*rupt*vas da Indúst*ia *.0 mais utilizada p*los </line>
<line> sistemas comp**acionais, sejam ele* corpora*ivos, d* serviços, *u industriais. D*ssa forma, </line>
<line> torna-** capaz de otimi*ar e a*i**zar *i*e**as a*ivi***es em diferentes *reas, como saúde, </line>
<line> Rev. FSA, T**esina PI, v. 21, n. 1, a*t. 8, p. 134-149, ja*. 2024 www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Morais, G. A. Morais </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação, transpo**e, segurança, entreteni*ento, manufatura, logísti*a, su**imento*, e até nos </line>
<line> aspectos le*ais, como é o caso do uso de *istemas multia*ent*s de IA a*licados à Resol*ç** </line>
<line> de Disputas *nline (OLIVEIRA, 2018); (A*MEIDA; ZAGANELLI; CÉLIA, 2020). </line>
<line> 2.2 Inteligência Arti*i*ial </line>
<line> Com o avanço *os vários mod**o* de *ecno**gia, estes passam a ser *ma *mportante </line>
<line> ferramenta de g*renc*amento e tom*da de de*i*ão nos processos organizacio*ai*, </line>
<line> possibilita*do *o*encializ*r as ações. Sen** assim, * *n*eligência ar*ificial (IA) torna-se </line>
<line> relev*n*e ne*se pro**sso. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Luger (2015), a IA como *end* uma </line>
<line> ár*a </line>
<line> da c*ência ** c*mputação que </line>
</par>
<par>
<line> inclui a automação do </line>
<line> com*o*tamento i*telig*n*e, suas te*r*as e técni*as devem </line>
<line> est*r </line>
</par>
<par>
<line> baseada* em princí*ios sólidos e aplicad*s at****s </line>
<line> dos con*ecimentos da *iên*ia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> computação, </line>
<line> envolve*do est**tura de dados e algoritmos fu*damentados por técnicas ** </line>
</par>
<par>
<line> progra*ação. </line>
</par>
<par>
<line> O p**c*s*o de gerencia*ento e a t*mada d* d*ci*ã* nas orga**zações com o apo*o d* </line>
</par>
<par>
<line> IA passa *ela integração de fatores, co*o pl*nejam*n*o, </line>
<line> p*odução, análise </line>
<line> e*t*tística </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*stêmica, recu**os huma*os e tecn***gicos (KOUADI* e* *l., </line>
<line> 20**; VEN*ATESH; </line>
</par>
<par>
<line> THANGARAJ, *00*). Essa integr*ção represent* acúmulo de fatores orient**os para * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ese*vo*vimento </line>
<line> de </line>
<line> sistemas </line>
<line> baseado* </line>
<line> na </line>
<line> gestão </line>
<line> do </line>
<line> conhecimento </line>
<line> (KUMAR; </line>
</par>
<par>
<line> *H*AMARAMBA, *017). Desse m*do, contribui p*ra diminuir * *empo nas tomada* de </line>
</par>
<par>
<line> decisões, torn*nd*-as ma*s assertivas, bem como </line>
<line> possibi*i*a ampliar a consistência e as suas </line>
</par>
<par>
<line> qual*dades, *xpressa em car*c**rísticas e rec*rs*s (MAHM**D; * RAFEA; A RA*EA, </line>
<line> 2008). </line>
</par>
<par>
<line> A *isão Compu*aciona* * um c*m*o que visa </line>
<line> dar * um c*mp*tador a capacidade </line>
</par>
<par>
<line> **melhante ou </line>
<line> super*or à de seres huma*os, ao usar os s*nsores *om* olhos para i*enti*icar </line>
</par>
<par>
<line> anomalias a* se* redor </line>
<line> (VILLANUEVA; SALENGA, </line>
<line> 20*8). Os alg*ritmos de visão </line>
</par>
<par>
<line> computacional têm como princ*pa*s f*nções extrair em vetores de recursos de ima*ens para a </line>
<line> c*assifi**ção da imagem (SABRI et al., 20*2). J* os algoritmos *e *pren*iz*gem de máq*ina </line>
<line> rea*izam a classi*i*ação, agru**ment* e identifi*ação do que *e*e apre*der *uando a imagem </line>
<line> é a*resentada (*OUADIO et al., *018). </line>
<line> *om isso, há um trabalho em conjunto de dois *lem*ntos para criar uma máquina cada </line>
<line> vez mais int*ligente e *m*liando a* p*ssibili*ades nas toma*as de decis** pelos ge*t*res n*s </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 1, art.*, p. 134-149, *an. 2024 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Impactos d* Ind*st*ia 4.0 e da Inteligênc*a Artif*ci*l n*s A*ividades Logísticas Empres*r*ai* </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> orga*izações, independente*ent* do r*m* de atuação. A F*gu*a 2 apres*nta os e**mentos </line>
<line> i*t*grantes da I*teligência Artifici** (VILLANEUVA * SALENGA, 2018). </line>
<line> F*gura 2 - *lem*ntos para a Inteligência A*t*ficia*. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Adaptado de V*lla*euva e Saleng* (2018). </line>
</par>
<par>
<line> A ** pos*u* **te </line>
<line> ca*pos *r*ncip*is; o aprendizado d* máqui*a talvez seja o mais </line>
</par>
<par>
<line> conhecido e difundido e q*e res*on*e pela construç*o de alg*ritmos *omp*ex*s, a partir de </line>
<line> conjunt*s de da*os que se prestam à previsão e revelação *e insights ocultos por meio do </line>
<line> a*rend**ado de relacionamentos histór*cos e tendências nos dados (CORTÉS et al., 2000; </line>
<line> KUMAR; BH*AMARAMBA, 2017). </line>
<line> * intel*gên*ia ar**fi*ial (**) é a termi*ologia ut*lizada para o processo de imitação das </line>
</par>
<par>
<line> funções cognitiva* humanas e a as**ciaç*o de aprendiza*em e resolução de problemas </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> me*o de má**inas (ISSA; S*N; VAS*RHELY*, </line>
<line> *016). A* razões pelas quais *e busca </line>
</par>
<par>
<line> enten*er essas relações, entre o uso d* **cursos favo**veis às vantagens competi*i*as e a </line>
<line> a*licação *a I*, estão relacionadas às p*ssíveis implicações socioeconô*icas (BARC*LOS; </line>
<line> M**CON; MELLO, 2011). </line>
<line> O *rocesso de inovação nas organiz*ções deve s*r dinâmico, constit*ído de fatores </line>
<line> q*e c**dicionam sua o*orrência nas organiz*ções e *o set*r públ*co. Dos antecedentes aos </line>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 1, *rt. 8, p. 134-149, jan. 2024 www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Morai*, G. A. Morais </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> result*do*, * processo *eq*er um olhar *tento *e pesquisadores, gestores * s*rv*dores </line>
</par>
<par>
<line> *úb*icos, </line>
<line> observ*ndo nuanças prese**es e* c*da </line>
<line> fase </line>
<line> da g*stã* </line>
<line> da inovação *omo esta e </line>
</par>
<par>
<line> contribui p*ra a *elhoria de se*viços *ú*licos, de políticas pú*lic*s e da entrega de valor </line>
<line> público * soci*da*e (ISIDRO, *018; ISIDRO-F*LHO, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o S*hwa* (2018) defen*e, a *u*rta R*volução Industrial </line>
<line> é a junçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ecn*logi*s *e mundo* digitais, fí*icos e bio*ógicos. C*n*orme esse a**or, que sustent* o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evolução da Indú*tria 4.0 é a v*loc**ade de mudanças e o progre*so. Progr**so esse qu* e*tá </line>
</par>
<par>
<line> *ada vez *a*s br*sco no mundo con*emporâneo, e mudanças que são necessár*as p*ra </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> empresas </line>
<line> permane***em f*rtes *omercialmente *e*an*e o mercado nacional </line>
<line> e </line>
<line> internacional, </line>
</par>
<par>
<line> além de p*o*orcionar uma maior competi*ividade. No a*bien*e or*anizacional, a inserção d* </line>
<line> Intel*gênc*a Artifi*ial (IA) *ferece inú*era* *ossi*ilidad*s *ar* a*udar o* gest*res n* tomada </line>
<line> de decisões e na **oção d* e*tratégias, es*ecialme*te, no desenv*lvimento d* novos produtos </line>
<line> (MAKRIDAKI*, 2017; SO*TAN*-FESAGHA*DIS; PO*YA, *018). </line>
<line> O uso d* IA passa a ser um *rocesso irreversíve* para *s empre*as que pretende* se </line>
</par>
<par>
<line> manter em um patamar el*vado pr**orci*nar * </line>
<line> aos seus cliente* *aior eficácia e eficiência </line>
</par>
<par>
<line> ope*acion*i*, seja em seus produtos, pr**essos e/ou ser*iços. A inteligência artificial é uma </line>
</par>
<par>
<line> área r*sponsável **r simular o </line>
<line> com*or**mento e a </line>
<line> intelig*ncia humana ut*l*za*do **en*s </line>
</par>
<par>
<line> máq*ina*. </line>
<line> Pod*mos diz*r que * *bjetivo d* i*te*igência artif*ci*l é e*ecutar diver*as </line>
</par>
<par>
<line> atividades humanas, de*de a </line>
<line> mais com*lexa a*é as conside*a*as mais *imples, como </line>
<line> dirig*r </line>
</par>
<par>
<line> *m carro, por exemplo, t*n*o a sua r*levância *m outros p*oces**s or*an*zac*o**is e setores </line>
<line> como a *ogística nas orga*izações (PIME*TA, 2021). </line>
<line> * METODOLOG** </line>
</par>
<par>
<line> O estudo </line>
<line> foi realizado a pa*tir, p*inci*almen*e, da m*todologia de pesqu*s*s </line>
</par>
<par>
<line> exploratór**s bibliogr*fi*as, que é </line>
<line> desen*olv*d* qua**o </line>
<line> se ut*lizam de materiais </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> publicado*, como livros, </line>
<line> a*tigos, *o*g*essos e teses (GI*, 201*). *es*nvolveu-se a partir </line>
</par>
<par>
<line> deste uma pes*uisa descritiva, *ssim como pesqu**a docu*ental, quant* à n*tureza das fon*es </line>
<line> (GI*, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Se*undo </line>
<line> Severino (20*7), </line>
<line> a </line>
<line> *esquisa de lit*ratu** faz *so exclu*ivo de fon*es </line>
</par>
<par>
<line> bi**iog*áficas. A princi*al vantagem é p**mitir ao pe*quisador a cobertura mais amp*a do qu* </line>
</par>
<par>
<line> se *osse *esquisar </line>
<line> d*ret*mente; é rele*ante quando </line>
<line> * </line>
<line> problema de pesqu*sa reque* dados </line>
</par>
<par>
<line> *ui** dispersos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te**sina, *. 21, n. 1, art.8, p. 134-**9, jan. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s Impa*tos da In*ústria 4.0 e d* Inteligê*cia Artif*cial nas Ati*idad*s L*gíst*cas Emp*esa**ais </line>
<line> *4* </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*SULTADOS * DIS*USSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Por me*o da aplicação das tecnologias existent*s, ass*m como as suas interfaces, torn*- </line>
<line> se p***ível ampliar *s possibilidades de ganhos nas organizações em seus difere*tes setores. </line>
</par>
<par>
<line> *a </line>
<line> log*stic*, a *ti*ização das fer*amentas qu* compõ** a indú*tria 4.* e a in*eligência </line>
</par>
<par>
<line> artificial pas*a a po*enciali**r os resultados prete*dido*, gerando no*as *xpectativas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> result*dos positivo*, sej*m ess*s internos e princ*p*lmente externos à org*niza*ão. </line>
</par>
<par>
<line> A integra*ão sincroniz**a de toda a cadeia de valor d* *rod*to em difer*nte* </line>
</par>
<par>
<line> empresa*, usando tec*ologias intel*g*ntes pa*a e*tabelecer um s*ste*a i*t*rc*nectado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*ansparen*e, c*m co*unica*ão *m *empo real, pode gerenciar fluxos e se o*im**ar l*v*ndo a </line>
<line> uma rede aut*noma, adap*ativa, i*teligente, ágil e dinâmica, que se concentra n*s </line>
<line> necessidades dos *lientes (FRAZZON e* al. 2019). A Fi*u*a 3 a*r*senta a interaç** des*es </line>
<line> *lem*ntos na indús*ria *.0 e da In**ligênc** A*tificial aplicados aos processos logísticos, na </line>
<line> vis** dos autore*. </line>
<line> Figu*a 3: O imp*cto da Indústr*a 4.0 e da In*el*gên**a Artifi*ial na Lo**stica 4.0. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 21, *. 1, art. 8, p. 134-149, jan. 20*4 </line>
<line> ww*4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morais, G. A. Morais </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> * conju*to de **ementos a*uand* simultaneamen** *ob*e o proc*ss* logís*ico permite </line>
<line> cr*ar im**ctos pos*tivos, sejam es*es n** amb*e*tes *peracionais ou mesmo gerenciais, </line>
<line> *aze*do *om *ue algu**s **m*das de decisões p*ssam ser realiza*a* **r *e*o de par*metros </line>
<line> *stabelecidos pela *nteligência *rt*ficial, promovendo mudanças no c*tidiano das operaçõ*s e </line>
<line> proporciona*d* ge*ar valor para *odos os envolvido* nos process*s. </line>
</par>
<par>
<line> Gere*ciamento ** Frota: A tecnol*g*a </line>
<line> aux*lia *o monitora**n*o para </line>
<line> que os </line>
</par>
<par>
<line> *eículos es*eja* d*sp*níveis o m**imo de </line>
<line> t*mpo poss*ve*, facilitando *ambém no </line>
</par>
<par>
<line> *gen*ame*to de rev*sões e redução de custos c*m os veícul*s; por meio de s*ns*res </line>
</par>
<par>
<line> ins*alados nos veí*ulos p*rmite *ol*ta* dados </line>
<line> *ara a tom**a de </line>
<line> deci*ão assertiv* </line>
</par>
<par>
<line> quanto ao processo de di*po*ibilida*e e man*tençã*. </line>
</par>
<par>
<line> Ras*reamento *a Ca*ga: Por meio *e se*sore* i*sta*a**s n*s veí*u**s, </line>
<line> pa*sa a ser </line>
</par>
<par>
<line> po**ív*l rastrear e monitor*r *ão somen** o veíc*lo, mas </line>
<line> **mbém a carga que está </line>
</par>
<par>
<line> *endo trans*ortada, ten*o esta localiza*ão e* *empo real. Assim sendo, esse processo </line>
</par>
<par>
<line> *ar**te que a </line>
<line> empresa *btenh* informa*ões, como pra*o de entrega e até mesmo as </line>
</par>
<par>
<line> **n*ições da c*rga e dos moto*istas que as tr*nspor*am. </line>
<line> Otimização de Rot*s: Nesta *t*pa, c*m o auxílio da Inteligên*ia A*tifi*ial, torn*-se </line>
<line> po*sív*l obt*r ganhos de tempo * de combustíve*s, por *xemplo, por me*o *a </line>
<line> el*boração das r*ta* mais precisas e *ercur**s **nores para a realiz*ção da entrega do </line>
<line> p*odut*. Os al*oritmos passam a fazer * cruz*mento de várias inform*ções, tais como: </line>
<line> a d*s*ância perc*rri*a, tráf*go e *estriçõ*s que poss* haver no caminho p*é- </line>
<line> estabelecido, reduzin*o cus*os diretos e indi*etos no processo de e*trega. </line>
<line> Previ*ã* de Dema*da: As*im que os *ados s*o analisados, * possív*l prever </line>
<line> *eterminadas toma*as de *ecisõ*s de forma mais ág*l e assertivas, **ando comparados </line>
<line> c*m os métodos atuais (sem *ecno*ogi*). A empresa passa a planejar tanto a sua </line>
</par>
<par>
<line> produção quanto o seu estoqu*, por exe*plo, o </line>
<line> que *v*ta desperdícios como fa*ta *u </line>
</par>
<par>
<line> até me*mo exce*so de p*o*ução; qu**to menor a int*rvenção h*m*na, menor*s são os </line>
<line> riscos *e possíveis erros. Outr* *on*o i*portante está **relado à satis*ação do *lie*te </line>
<line> fina* que passa a ter maior valo* agr*gado, *e*a de p*o*ut* ou mesmo de tran*porte. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 1, a*t.8, p. 134-14*, jan. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Impa*tos *a Ind*stria 4.0 e da *nt*ligência *rt*ficial n*s Ativid*des Lo*íst*cas Empresa*iai* </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> G*r*nciamento de Armazenamento: As *ecnologias aplicada*, sej* na Inteligênc*a </line>
<line> Intelectual ou na Indúst*ia *.0, passam a beneficiar * processo de armaze*agem, seja </line>
<line> em uma me*h*r administra*ão, *omo, por exemp*o, n* otimização d* e*pa*os e*i**nd* </line>
</par>
<par>
<line> desper*ício* na movimentação, visto </line>
<line> que qua*to *enor for a *ov*mentação dos </line>
</par>
<par>
<line> produ***, m**ores *ã* os cust*s e*volvi*os em *odo o process*. </line>
<line> *an*te**ão *e Frota: Com o u*o da I*te*igênc*a Artificial, passa a *er possív*l </line>
</par>
<par>
<line> prever quant*s </line>
<line> e quando </line>
<line> os veícu*os </line>
<line> devem *ara* par* realizar as manutenções, </line>
</par>
<par>
<line> principalme*te as preditivas e </line>
<line> preventivas. </line>
<line> G*ande *a*te dessas in*ormaçõ*s é </line>
</par>
<par>
<line> col*tada *ambém por s**sores instalados nos *eículos sejam *les de fá*rica ou mesmo </line>
</par>
<par>
<line> coloc*dos após, permitindo que a man*tenção s*j* </line>
<line> a*endada ant*s qu*, por v*ntura, </line>
</par>
<par>
<line> ocorr* uma falha. </line>
</par>
<par>
<line> *r*zo de Entrega: Um do* principais p*ntos d* processo logís*ico na *tu*l*da*e es** </line>
</par>
<par>
<line> n* *razo de entrega, * a junção </line>
<line> das tec*ologia* proporc*o** a </line>
<line> criação de vantagens </line>
</par>
<par>
<line> co*petitivas para as </line>
<line> empre*as </line>
<line> que *us*am </line>
<line> adotar tais ferramentas, com o intuído </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> disponibiliz*r </line>
<line> *o máximo a *ntr*ga </line>
<line> d* produ*o </line>
<line> *o c*iente f*nal, </line>
<line> tornando-se uma das </line>
</par>
<par>
<line> f*rra*enta* *e fideliza*ão ao *lie*te e </line>
<line> *assando credi*ilidade </line>
<line> por parte d* e*presa, </line>
</par>
<par>
<line> garantindo a sua perm*nência efet*va no mer*a** em que *tua. </line>
</par>
<par>
<line> S*ndo assim, também ge*a e at**liza </line>
<line> um </line>
<line> b***o de dados ca*a ve* mais comple*o e </line>
</par>
<par>
<line> dinâmico, amplia*do os conceitos e métrica* organizacionais, a*é* do avanço dessas </line>
<line> tecnolo*ias. Portanto, co* o mer*ado *rescen*o exponencialm*nte, esse processo passa a s** </line>
<line> i*r*v*rsível. </line>
<line> 5 CON*IDER***ES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> Esti*ular o d*bate s*bre </line>
<line> o* desa*i*s e o* des*obramentos da </line>
<line> Indústria 4.0 e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Int**igência Artificial no co**exto organizacional logístico, na </line>
<line> visão dos autores, torna-*e </line>
</par>
<par>
<line> *ele*ante, uma vez que a cada dia as em*resas estão *usca*do o au*íl** da tecn*logia em *eus </line>
<line> *roc*ssos, visto *ue *ssimilar e dis**minar essas prá*icas em seus diversos níveis na e*presa </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém traz resultados mai* expr*s***os e de curto </line>
<line> prazo, a*ém de des*nvolver * capital </line>
</par>
<par>
<line> h*ma*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na PI, v. 21, n. 1, art. 8, *. 134-149, jan. 2024 </line>
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<line> M. *. Mo*ais, G. A. *orai* </line>
<line> 146 </line>
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<par>
<line> No </line>
<line> *rocesso </line>
<line> logísti*o, </line>
<line> estabele*e* </line>
<line> parâmetros, </line>
<line> como: </line>
<line> te**o </line>
<line> de </line>
<line> entrega, </line>
</par>
<par>
<line> disponibilidade do veíc**o e a*mazenagem </line>
<line> * </line>
<line> pr**ordial </line>
<line> entre *utras </line>
<line> p**síveis ações que </line>
</par>
<par>
<line> podem ser *o**das. Ser ef*ciente e e*icaz promo*e*do a redução de custos torna-se </line>
</par>
<par>
<line> indispe*sável na atualidade, vist* que a *oncorrê***a é um *os maiores entraves para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cr*scime*to das empresas. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, percebe-*e, diante de todo </line>
<line> o expo*to </line>
<line> no </line>
<line> est**o realizado, que as </line>
</par>
<par>
<line> or*anizações *ue *onseguirem de </line>
<line> alguma maneira se benef*c**r desse c*nário t*c**lóg*co </line>
</par>
<par>
<line> certame*te at*ngirão um novo patamar de pro*utivida*e, a**nd*mento *o cliente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> competitividade. * important* *es*acar que *s empresas ter*o dive*so* desafios *a*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implem*n*a*ão dessas t*cnologias, desde aspec** tec*ológicos, econômicos, so*ia*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> polític** n* ado**o *o </line>
<line> nov* mod*lo. É im*o*tante ressaltar que, me*mo com algu*s </line>
</par>
<par>
<line> em*e*ilhos, ess* proc*sso de atual*zação se f*z necessári*. </line>
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<line> Contribuição *os Autore* </line>
<line> M. O. *ora*s </line>
<line> G. A. Morai* </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*nc*pção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) aná*ise e *nterpr*t*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do rasc*nh* ou na *e*isão crítica do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* na ap*ovação da versão fin*l do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 21, n. 1, art. 8, p. 134-1*9, jan. 20*4 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.b*/revi*ta </line>
</par>
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