<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 10, art. 10, p. 203-21*, o*t. 2*23
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*23.20.10.*0
</line>
</par><par>
<line>
Entre o Sucesso e o Fracasso: Uma *e*isão Sist*má*ica So**e a Saúde Menta* *o Ator
</line>
<line>
Betwe*n Success an* Fail*r*: A Systema*ic Review Abo** Acto*´S Mental H*alt*
</line>
</par><par>
<line>
Erik W*l*yam Nog*eira Freitas
</line>
<line>
Gradua*ão *m psicologia, pe** *niversid*de Estadual do C*ará
</line>
<line>
E-mail: *rikwillyam@*otmail.com
</line>
<line>
Fábio *in*eiro Pacheco
</line>
<line>
Do*tor em Psi*ol*gia pela **iversi*ad* Federal do C*a**
</line>
<line>
Profess*r do curso de Psic*l*gia da Uni*ersidade Es*adual do Ceará
</line>
<line>
E-ma*l: fa*io.pacheco@ue*e.br
</line>
</par><par>
<line>
*nd*reço: *rik Willy*m N*g*eira Frei*as
</line>
<line>
E*itor-Chefe: Dr. T*nny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Avenida D*. Silas Munguba, 1*0*, S*r*iç* de Ps*col**ia
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Apl*c* (SPA), B*oco P, - Itape*i, Fortal**a - *eará, CEP
</line>
</par><par>
<line>
- 60714-903, Brasi*.
</line>
<line>
Artig* r*cebido em **/0*/202*. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
E. W. N. Freit*s, F. P. Pachec*
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*te art*go tem *o*o obj*tivo investigar o *ue a *iteratura vige*te
</line>
<line>
discorre sobr* a **úd*
</line>
</par><par>
<line>
mental do *tor e o modo c*mo o* conceitos d* sucesso e f*acasso implicam sobre ela. Pa*a
</line>
<line>
i*so, *ealizou-se uma revisão bibli*gráfi*a si*temática, a partir das prod*ções index*das *os
</line>
<line>
bancos *e dados Scielo, Pepsic, Periódi*os Capes e **blioteca Virtual em Saúde (BVS),
</line>
</par><par>
<line>
*u**ic*das
</line>
<line>
nos ú**imo* de* a**s. Os descr*tores *tilizad*s foram "ator"; "*t*iz", "saúd*",
</line>
</par><par>
<line>
"saúde mental", "fracasso", "su*e*s*", teatro", "afet*" e "vivência", nas s*g**n*e*
</line>
<line>
*ombinações: "(a*or OR atriz) AND (suc*ss* OR fr*casso OR *aúde OR sa*de ment*l OR
</line>
<line>
afeto)", "teatro AND (afeto OR saúde men**l)", "(ator OR atriz) A*D teatro AND (saúde OR
</line>
<line>
afet* O* vivênci*)". As produç*e* f*ram selecionadas a partir de t*ês etapa*: 1) *nálise dos
</line>
</par><par>
<line>
títulos; 2) *nálise *o* resumos; 3) análise integr*l da
</line>
<line>
*rodução. A p*rt*r da anális* das
</line>
</par><par>
<line>
produç*es, obse*v*u-s* *ue e*a*, e* *ua maio*ia, d*m**cam * imp*r*ânci* do te*tro e da art*
</line>
</par><par>
<line>
c**o ferra*entas *e cuida**; n* entanto, nã* há produções
</line>
<line>
que enfatiz*m o cuidado
</line>
</par><par>
<line>
direcionado ao ator, sob*e seu afeto, sobre sua saúde m*ntal, seja no âmbito relacionado a*s
</line>
</par><par>
<line>
conc*itos de sucesso e
</line>
<line>
frac*sso, como s*
</line>
<line>
ate*e enfa*i*amen*e no trabalho, ou em qual**er
</line>
</par><par>
<line>
o*tro.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*s-Chave: Saúde *ental. Ator. Revisão Sistemática. Suces**. Fracasso.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
This article aims to *nvest*gate what the curr*nt literature says about the m*ntal he*lth *f the
</line>
<line>
actor and how the c*ncepts *f success a*d failure i*ply o* it. Fo* this, a *ystematic
</line>
</par><par>
<line>
bibliograp*ic review was
</line>
<line>
carri*d o*t, based on pro*uctions indexed in t*e Scielo, Pep*ic,
</line>
</par><par>
<line>
Periódicos *apes and Bibli*teca Virtual em Saú** (BVS) database*, published in *he last ten
</line>
<line>
years. The d*s*ripto*s *sed were "actor"; "actres*", "health", "me*tal health", "failur*",
</line>
<line>
"suc*e**", "theater", "affect*on" and "*xperienc*", in the f*llowing combinations: "(*ct*r *R
</line>
<line>
ac*ress) AND (s*ccess OR failure *R h*alth *R mental hea*th *R aff*ction)", "th*at*r AND
</line>
</par><par>
<line>
(affection ** mental h**lth)", "(actor OR
</line>
<line>
ac*r*ss) AND thea*er A*D (h**lth OR affection
</line>
</par><par>
<line>
*R *xperience)". The productio*s were selec*ed from three *tages: 1) a*alysis of t*tl*s; 2)
</line>
<line>
a*alysi* of abstracts; *) full a*alysis of the produ*tion. *ro* the *nalysis of t*e produ*tion*,
</line>
<line>
i* was observe* t*at *h* prod*ctions, fo* the most p*rt, dema*cate the i*portance of theater
</line>
<line>
an* art as a car* tool; how*ver, there are no produc**ons that emp*asize th* care directed to
</line>
</par><par>
<line>
the actor, about his *ffections, *bout h** me*tal health, whe*her in t**
</line>
<line>
*cope r*lated to *he
</line>
</par><par>
<line>
concepts of suc*ess a*d *ailure, *s *t w*s em*hati*a*ly considered in the work, or in an* other.
</line>
<line>
Keyword*: *ental Health. Act*r. Systemati* Rev*ew. Suc**s*. Failure
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 20, n. 10, art. 10, *. 20*-216, out. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*tre o Sucess* e o Fracass*: *ma Revi*ão Siste*ática *obre a Saúde Mental do Ator
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTROD**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O lampejo *ue des*n***e*u * inte*e*se e a m*tivação pel* tem* qu* *ege este tr*balho
</line>
<line>
surge dum relato constan*em*nt* feito pelo ator Lázaro Ramos*. Nele, Lázaro *elata o
</line>
</par><par>
<line>
momento em que *i* pa*a um* de suas dir*to*as, C*i** Carelli, que fo* a*raciado por
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
crít*ca positiva no jorna*, ac*r*a
</line>
<line>
de um d* seu* trabalho* *om* a*or, ainda no *n*cio de sua
</line>
</par><par>
<line>
carreir*. A de*****iva que *le recebe de sua mentor* um questionamento inesperado, é
</line>
</par><par>
<line>
indag**do-lhe se "aq**l* lhe era * suficie*te" * diz*n**, em seg*i*a, "não
</line>
<line>
ex**te nem
</line>
</par><par>
<line>
frac*sso nem sucesso pra se*pre, aprend* *ss*".
</line>
</par><par>
<line>
E*sa r*sposta traz consi*o uma séri* de po*síveis refl**ões e questi*namentos ac*rca
</line>
</par><par>
<line>
do trab*lho,
</line>
<line>
*a a*t*, da *eceptividade d* *m* produção, das i*p**ssões d*senc*dea*as
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
e*as, so**e * fluidez da* *fetaç**s na apreciação artí*tica e
</line>
<line>
n* ap*eciação
</line>
<line>
d* artista. No
</line>
</par><par>
<line>
enta*to, Lázaro a*nda corrobo*a, *el*tan*o o impac*o que *sso lhe tem en**a**o ator,
</line>
</par><par>
<line>
r*fletindo sobre
</line>
<line>
co*o conc*pçã* de sucesso * fraca*s*, a e**ecta*iva de a
</line>
<line>
uma dessas dua*
</line>
</par><par>
<line>
via*, da vaia ou do ap*a*so, d* agra**amento ou d* rejei**o, do e**upor ou d* i*ér*i*, é algo
</line>
</par><par>
<line>
que afeta dire*amente saúde e o p**p*io fa*er, *erc*be*-se, da atriz2, *
</line>
<line>
ou, *el* menos,
</line>
</par><par>
<line>
*ons***rável pa*te delas.
</line>
</par><par>
<line>
Af*nal, * ator e a atriz, diferentemente de uma grande gam* de ou*ras ocupações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estilos de vi*a, direcionam suas for*as produtivas para a a*etação d* um outro, pela refl*xã*
</line>
<line>
*u pelo s*m*les im*ulso, in*ômodo, gr*ce*o *e *ma im*ressão a*hei*. A*é mes*o os mais
</line>
<line>
introsp*ctivos atores *lmej** a mai* *i*gel* *lateia. * r*presen*ação para si mesm* é a*go
</line>
<line>
m*it* part*cu*ar e talvez melhor empregada por *utr** m*dalidades de ar*e. *ode exist** um
</line>
</par><par>
<line>
poeta que por
</line>
<line>
a*guma razão g*arde seus verso* *ara a es*ur*d*o de s*a gavet*, ou *l*uma
</line>
</par><par>
<line>
can*ora que restrinja *ua boa e**onação * *ecep*ão apática *o *huveiro, * ainda assi* restaria
</line>
</par><par>
<line>
*sp*ço para se
</line>
<line>
*uestion*r o in*u*t*
</line>
<line>
dessas p*oduções pa*a alé* da afetação de si. Mas
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ator, qu* se declara a*or, *ão o *ode *er sem que *nseie, *esmo *ue inconscientemente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
afetação d* u* outro.
</line>
</par><par>
<line>
Disso, p*de-se questionar * que ex**amen*e define o suces*o ou * fraca**o dentro da
</line>
</par><par>
<line>
carrei*a do *tor, vis** que é uma pro*issão atre*ada profundam*n*e ao fazer ar*íst*c* *
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
com ace*so pe*o site: *t**s://www.navega.art.br/products/curso-atuacao-l*zaro-ramo*.
</line>
<line>
2 Os term*s ato* e atriz se*ã* uti*izados co*o sinôn*mo* dura**e o t*abalho para *efer*nc**r as pe*s*as que
</line>
<line>
tra*al*am com atuação, visando não restringir o discu**o * um segmen*o *spec*fico deles. Entende-*e os
</line>
<line>
atravess*ment*s *e gê**r* que permeiam a c**eg*ria e que s** u*a d*m*nsão lat*nte *e *ua d*nâmi*a, porém,
</line>
<line>
p*ra o re*orte deste trabalho, e*tes não serão ê*fase.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina P*, v. 20, n. 10, ar*. 10, p. 203-2*6, out. 20** www4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. W. N. Fr*itas, F. P. Pacheco
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
concepção *stéti** do que é bom ou ruim, certo ou errado, é algo não delimitado * *ue no*tei*
</line>
<line>
pro*undas e destoantes discussõ*s já há *éculos (SUASSUNA, 2012). Para Lázaro, em *eu
</line>
</par><par>
<line>
r*la*o ci*ado *nterior*ente, a crítica po**tiva
</line>
<line>
** *ornal l*e indicava um **ce*so, até
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mome*to em que rec*beu de sua diret*ra uma nova pers*ectiva sob*e aqu*lo. Isso demons*ra
</line>
</par><par>
<line>
que exi*te, p*rtanto, algu* grau de vol*tilidade nesse* conceit*s, ma* que, de um modo
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
outr*, a manei*a c**o e*ses
</line>
<line>
são *on*ebidos pela a*riz *he mobilizaram de a**uma maneira,
</line>
</par><par>
<line>
para alg*m l*gar ou estado. A essa mobi*izaçã*, pode-se a*ri*uir as implica*õe* geradas pelo
</line>
<line>
afeto.
</line>
</par><par>
<line>
Espinosa (201*), ao tra*ar s*b*e sua **oria d*s *fe*os, definia e**stência de afetos a
</line>
</par><par>
<line>
al*gr*s e afetos tristes, sen*o *ue esses primeiros es**r*a* associad** à mobi*ização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
poten*ia*ização d*s ações da p*ssoa, *nquanto o segundo propiciaram o movimento contrário.
</line>
<line>
N*ss* pers*ectiv*, c*mpreend*-se *ue o sucesso estar*a atrel**o a um afeto poten*i*lizad*r,
</line>
</par><par>
<line>
vi s t o
</line>
<line>
que im*ulsiona a a*ão da p*ssoa em p*ol de seu trabalho, *ovi*e*ta, *ortalece;
</line>
</par><par>
<line>
en*u*nto o fra*asso remeteria a um se*tido contrário.
</line>
<line>
Sendo as*im, *omp*ee*der as impl*cações de*ses c*nceitos sobre o ator, d*str*nchando
</line>
</par><par>
<line>
os afetos m*bi*izados pe*o d*sempenho do seu trabalho e *o cont*to com esses conceitos,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
entender c*mo essa atriz s* m*bi*iza no mundo, como * po*encializ*da *u potencializ*da em
</line>
<line>
**a **ividade. Entendendo, inclus*ve, que determin*ntes corroboram ou não para um a*et* ou
</line>
<line>
outro, *ara o sucesso ou o fracasso.
</line>
<line>
Debru*ando-se *obr* o cenár** de a*uação pr*f*ssiona* da* atr*zes, é possí*el dest*c*r
</line>
</par><par>
<line>
a*gun* outros
</line>
<line>
pontos la*entes
</line>
<line>
atrelado* ao trabalho do ator. Santos
</line>
<line>
(*0*0), ao *ratar s*bre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
real*dade pro*issiona* d* atores em Salvador, deflagra um c*mp* e*tre*amente competi*ivo e
</line>
</par><par>
<line>
instáve*, no *u*l a *ara*tia ** op*rtunidad*s de *rabalho, remuneraç*o e
</line>
<line>
liberdade artística
</line>
</par><par>
<line>
**o aspecto* raros. Sendo as*im, c*** ao ator, n*o a*enas dedicar-se às n*ances d*s técnicas,
</line>
<line>
*éto*os e *ef*exões e*téti*as atreladas ao se* ofício, mas lidar com *odo o fu*ciona*ento de
</line>
</par><par>
<line>
um mercado, por *ezes, injusto sem salvaguard*s (DAMAS, 20*1). Ressalta-se, e
</line>
<line>
ain*a,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
presença d* mar*ado*es s*ciais que i**o impactar dir*tamente o modo como o ato* é acolhido
</line>
<line>
**s es*aços que *cupa, pois o* as*ectos q*e circu*dam o seu meio e suas c*ndições materi*is
</line>
<line>
e si*b**ic*s im*acta**o diretamente o m*do c**o vivenciam, ou não, o sucesso (SANTOS,
</line>
<line>
20*0).
</line>
<line>
Nesse sentido, o at*r está imers* em uma real*dade onde seu *r*balho dep*nde
</line>
<line>
p**funda*e*te da a*etação do outro e é perpa*s*d* *** nuan*es que muitas vezes *ão esta*ão
</line>
</par><par>
<line>
*o seu
</line>
<line>
alcance. Como L*zaro *e*lagra em seus comentário*,
</line>
<line>
ne*se cenár*o, s**ess* e o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fracasso são concei*os qu* s* atrelam de forma muit* parti*ular, *ão só com rel*ç*o
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 10, art. 10, p. 203-216, out. 2023 www*.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Entr* o Sucesso e o Fr**as*o: Uma Revisão S*stemática Sobr* a Saúde Mental do Ator
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
tr*balh* *a atriz, mas também maneira co*o, *ian*e do à
</line>
<line>
r*sultado da sua atividad* ou
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
expe*tativa dele, a saúde **ntal do ato* se expressa e reage ao modo de funcion*mento de sua
</line>
</par><par>
<line>
profissão. A
</line>
<line>
au*ência de garantias e a se*idependência do outro *ara su* realização
</line>
</par><par>
<line>
p*o*i***ona* são *spectos *ue corroboram para um quadro de profunda susceti*il*dade ao
</line>
</par><par>
<line>
adoecimento ps*qu*co, principalmente tendo em v**ta os mo****s *e exig*n*ia e *usca
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
exce**ncia que j* figura* na cont*mp*raneidade tem*tica de discussão sobre *aúde m*nt*l
</line>
<line>
(PENA; ROCHA, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
*essa for*a, *urge c*mo
</line>
<line>
objetivo des*e artigo, a partir de uma revisão siste*átic*,
</line>
</par><par>
<line>
inve*tigar * que * literatura *igente d*sc*rre sobre a saúde men*al do ator e o modo como os
</line>
<line>
c*nce**os de sucess* e fr*cass* im*l*c*m so*r* ela. Assim, ori*nta-se para o e**endim*nto **
</line>
</par><par>
<line>
aspecto sin*ular da di*âmica do trabal*o do ato*, somad* ao contexto do exercício
</line>
<line>
de
</line>
<line>
* u*
</line>
</par><par>
<line>
*rofissão * sua ap*eensão s*bre o *u* o sucesso e o fracasso lhe mob*li*** no âmbito de sua
</line>
<line>
saúd* mental e afetivamen*e.
</line>
<line>
* METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
Vis*ndo co*p**en*er as con*ribuiç*es já existen*es
</line>
<line>
na
</line>
<line>
***eratur* sobre temática, a
</line>
</par><par>
<line>
re*lizou-se *ma revisão bibl*ográf*c* *e caráter sistem*tico e *u*litativo, busca*do mape*r
</line>
</par><par>
<line>
quais os *studos e suas perc*pções sobre a saúde mental d*s atores as implicações dos *
</line>
<line>
conceitos de su*esso e f*acasso *obr* ela. Como apont* Gil (2*0*), a pesqui*a bibliográfica
</line>
</par><par>
<line>
cons*s*e na aná*ise d* ma*eriais já elabor*dos para a articula*ão
</line>
<line>
de d*termina*o o*jeto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estudo, tendo co*o princi*al be*e*ício a ca*acida*e de *branger uma
</line>
<line>
grande qua*t*da*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
infor*açõe*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
mui*os espaços, tempos e persp*ct*vas. A
</line>
<line>
revisã* b*blio*ráfica *is*emá*ica,
</line>
</par><par>
<line>
dentro desse es*opo, busca por meio *e métodos espe*íficos, sistemat*zados e rígido* a*cançar
</line>
<line>
determi*ado dado a pa*tir *e um objeti*o del**itado (CORDEIRO et al, 2007).
</line>
<line>
*essa forma, *oi rea**zada *ma pesquisa no* bancos de dado* Scielo, Pepsic,
</line>
<line>
Periódicos Capes e *iblioteca Virt*al em Saúde (BVS), no período de 21 de abril de 2023 **é
</line>
<line>
01 ** maio de 2023, sem restri*ão ** ling*agens ou tipo de produção, e com filtro de tempo
</line>
<line>
dos últimos 10 anos. A lo*ga *b*ang*ncia de tempo e *u*ência de r*str*ções quanto ao tipo e
</line>
</par><par>
<line>
linguagem se *á pelo intuito de ter acesso a m*is amp*a *u*ntidade de *ro*uções sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
temát*ca. Os descri**res util*z*dos nas bus*as fo**m "ator"; "atriz", "saúde", "sa*d* mental",
</line>
</par><par>
<line>
"fracasso", "sucesso", "*eat*o", "afeto" e
</line>
<line>
"vivência", nas segu*ntes *ombina*ões:
</line>
<line>
"(ato* OR
</line>
</par><par>
<line>
atriz) AND (sucesso OR fracasso OR saúde OR saúde mental OR afeto)", "teat*o AND (afeto
</line>
</par><par>
<line>
OR saúde *ental)" e "(*to* OR
</line>
<line>
atr*z) **D t*atr* AND (saúde OR
</line>
<line>
afeto OR vivência)".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 2*, n. 10, *rt. *0, *. 203-216, out. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. W. N. **ei*as, F. P. Pacheco
</line>
<line>
*08
</line>
</par><par>
<line>
Ap**ar de si*tetizad*s n*ssas e*uações, as buscas foram *e**izadas separada*ent* para cada
</line>
<line>
c*mbinação de descritores, *at*lo*ando-se os resultados d* cada uma d*las. As quan*idades
</line>
</par><par>
<line>
de títulos retornados e* cada *anco d* dad*s com
</line>
<line>
as disti**as combi*açõ*s de descritor*s
</line>
</par><par>
<line>
estão especif*cados no Quad*o 1.
</line>
</par><par>
<line>
Quad*o 1 - Quant**ade de tít*los retornados em ca*a com*in*ç*o de
</line>
<line>
d*sc*itores
</line>
</par><par>
<line>
Banco de Co*binaçõ** de de*critor** dados
</line>
<line>
Títulos r*to*nad *s
</line>
</par><par>
<line>
(a*or OR *tri*) AND (*ucesso OR *rac*sso OR saúde OR *aúd* mental OR afet*)
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
*cielo teatro AN* (afeto OR s*úde mental)
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
(*t*r OR atriz) AND t*atro AND (saúde OR af*to OR v*vência)
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
(ator OR *triz) AND (sucesso OR f**casso O* saúd* *R saúde men*al OR *fet*)
</line>
<line>
830
</line>
</par><par>
<line>
Pe*iódico CAP*S te*tro *ND (afeto OR saúde men*a*)
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
(*tor ** atri*) AN* tea*ro AND (saúd* OR a*eto OR **vênci*)
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
(ator OR at*iz) AND (*uces*o ** fracasso OR saúd* ** saúd* mental OR **eto)
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
PEPS*C teatro AND (afeto O* saúde *en*a*)
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
(ator O* a**iz) AND tea*ro AND (saú*e OR afeto O* vivência)
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
(ator OR atriz) AND (s*cesso *R fracass* *R saúd* OR *aúde mental OR afet*)
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
B*S tea*ro AND (afeto O* sa*de mental)
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
(ator O* atriz) AND teatro A** (saúde OR afeto OR vi*ência)
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
T*tal de *ítulos re*ornados
</line>
<line>
1419
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborado pe**s autores (2023).
</line>
<line>
*spec*f**ame*t* n* *omb*naç** *e descritores "at*r AND saúde", no banco de da**s
</line>
</par><par>
<line>
Periódicos CA*ES, foi utiliz*do
</line>
<line>
um filt*o adici*nal
</line>
<line>
com rela*ão aos demais, pois o retor*o
</line>
</par><par>
<line>
dessa busca **i um número de 2.135
</line>
<line>
prod*ções, o que inviabilizari* uma **álise m*ticulosa
</line>
</par><par>
<line>
devido ao g*ande número de estudos. D*ssa forma, excep*ion*lmente *essa busca, adot*u-**
</line>
<line>
um filtro a m*is, restringindo a bus*a apenas para as produções que apresentassem os
</line>
<line>
d*s*ritores em seus *ítulos ou ass**t*s (r*sumo*) *iferentemente dos de*ai*, em que não
</line>
<line>
havia essa restr*ção e *uscavam-se o* descri*o*es em qualquer parte da produç*o. C*m o novo
</line>
<line>
filtr*, o r*s*ltado da b*sca com descr**ores f** d* 106 resultad*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 10, *r*. 10, p. *03-216, **t. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ent*e o Suc*sso e * Fraca**o: *ma Revisão Sistemática Sobre a Saúde M*n*al do Ator
</line>
<line>
*09
</line>
</par><par>
<line>
As p*o*uções fo*a* selecion*das a partir *e três eta*as: 1) análi*e dos títulos; 2)
</line>
<line>
anális* dos ****mos; 3) aná*ise integral *a pr*du*ão. Essas tinham como i*tuito **aliar se as
</line>
</par><par>
<line>
produções possuí*m afinidade com as temáti**s relac*onadas **s *b*etivos
</line>
<line>
do pre*ente
</line>
</par><par>
<line>
est*do, ou s*j*, co* a* implica**es dos conceito* de *ucesso e *racasso sobre o ator ou atriz,
</line>
</par><par>
<line>
*eja* essas *f*ti*amente ou em sua s*ú*e mental. Ca*a etapa era el**inatór*a para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p***ima, e aquelas *r**uçõ** que *hegassem até o fi*al *as análises *omporiam a dis*ussão
</line>
<line>
acerca da temática. A* *tapas d* s*leç*o e*tão ilustradas na Figura 1.
</line>
<line>
Fi*ura 1 - Ilustração das etapas de se*e*ão das pro*uções na re*isão sistemát*ca
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela**rado pelos auto*es (2023).
</line>
</par><par>
<line>
Os critér*os *ara e*iminação
</line>
<line>
foram as indicações
</line>
<line>
*e *ue a produção
</line>
<line>
não objetivava
</line>
</par><par>
<line>
tratar so*re a te*ática alvo ou s*q**r lhe tangenci*va *e form* *x*lícita. Ca*o não hou*esse
</line>
</par><par>
<line>
indíc*os sufi**ent*s *obre o assunt* da p*od*ção analisada
</line>
<line>
ou da **a não relação com o*
</line>
</par><par>
<line>
objetivos busca*os, ela não ser*a elimi*ad* e passaria p*ra a p*óxima etapa de se*eç*o. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
forma, o estudo só seri*
</line>
<line>
desqua*ificado na seleção se expressasse de forma ex*lí*it*
</line>
</par><par>
<line>
divergência com os objetivos da pesquisa. A* fim, foram a*alisad** 1419 produções, com 14
</line>
<line>
dela* ch*gando até a 3ª e*a*a, por*m, n*nhuma che*ou ao fi* do processo d* s*leção.
</line>
<line>
3 RE**LTAD*S E DISCUSS*ES
</line>
<line>
A pesqui*a *ealiz*da a *artir dos bancos *e dados apo*tou uma evid*nte *usência de
</line>
</par><par>
<line>
estudos que voltem o seu olhar *ara * ator. O ator enquanto pessoa, para
</line>
<line>
além de um
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutor, par* a*ém de um a*l*cador de *étodos, de téc*icas e de po**icas, mas *m *er
</line>
<line>
al*strado por su* própria vivê*cia e que *em em seu âmago algo mais que *atéria bruta para
</line>
<line>
*s pa*co*. Nenhum dos artigos a*alisad*s t*at*u s*bre a saúde mental da atriz ou *o*re *omo
</line>
</par><par>
<line>
os as*ectos
</line>
<line>
relativos ao suc*sso * ao f*a*asso lhe afet*m. N* quadro 2, *stá pre**nte o
</line>
</par><par>
<line>
qua*t*tativo de ar*igos retornados nas b**cas e a evolu*ão do processo *e sele*ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, ar*. 1*, p. 203-2*6, ou*. 2023
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. W. *. Freit**, F. P. P*c***o
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
*uad*o * - Resu*tado do processo d* seleç*o das produções
</line>
</par><par>
<line>
Banco de dados
</line>
<line>
Resultados
</line>
<line>
Tí*ulos
</line>
<line>
*es*mos
</line>
<line>
Produções
</line>
<line>
t*tais
</line>
<line>
re*evante*
</line>
<line>
rel*va*tes
</line>
<line>
relevantes
</line>
</par><par>
<line>
SCIE*O
</line>
<line>
109
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
PERIÓDICOS
</line>
<line>
983
</line>
<line>
85
</line>
<line>
22
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
CAPES
</line>
</par><par>
<line>
PEPSIC
</line>
<line>
30
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
BVS
</line>
<line>
297
</line>
<line>
22
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Total de resumos/*rodu**es relevantes não
</line>
<line>
14
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
duplicad*s(as)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores (2023).
</line>
</par><par>
<line>
Uma boa parc*la dos resulta*os ini*iai* dizi* *es*eit* *os estud*s que trat*vam sobre
</line>
</par><par>
<line>
a utilização da Teoria Ator-Rede (TAR),
</line>
<line>
que possui e* sua composiç** o ter*o "ator" e,
</line>
</par><par>
<line>
portan*o, era recorrentemente retornado
</line>
<line>
*as pes**isas. A dist*nção *essas **oduç*es, na
</line>
</par><par>
<line>
maioria das oc*rrências, era *ossível logo na análise dos tí***os das obras, **sim como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
presença de outr*s *ermos *gualmen*e d*stinguíveis, o que justi*ica a disparidade latente entre
</line>
<line>
o* resultad*s tot**s e os títulos re*evantes.
</line>
<line>
Apesar de nenhuma das pr*duções dis*orrerem sobre a que*tão almejada, al*um**
</line>
<line>
poucas mençõe* às temáticas alvos ai*da pod*m ser *istas *endo tangenciadas em ar*i*os que
</line>
</par><par>
<line>
apresentam rel*tos
</line>
<line>
mais vívidos e diretos de a*or*s e artistas, *ois o la*tro desses conceito*
</line>
</par><par>
<line>
pe**eia as sua* pe*spectivas * histó*ias, mas ainda assim é algo s*t*l e *ão dir*ci*nado
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
fin* almejados (BRITO, 2**6; LO*E*, 2019; RODRI*UES, *018). Em algun* casos, como o
</line>
<line>
de Lopes (2*19), é *erceptível c*mo as v*v*ncias particulares d* aut*r, atreladas aos seus
</line>
<line>
marcador*s soc*ai* de sexua*idade e às vi*ências de seu o*íc*o, pr*duziram se*ti*o* e afe*os
</line>
<line>
intrincados na dinâmica d* su* ati*idad* s*bre o mu*do. Deflagra-*e, portant*, a pertin*n*ia
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
compr**nder como a viv*ncia do lugar de ato* efetivame*te é **anspassada pelas
</line>
</par><par>
<line>
expect*tivas so**ais que se *t*el*m a esse *a*el, e *omo a relação de*sas vivências junto aos
</line>
</par><par>
<line>
marcadores so*iai* e idiossincráticos do
</line>
<line>
***r e d* atri* lhe mobilizarã* e* su* atividade no
</line>
</par><par>
<line>
m undo.
</line>
</par><par>
<line>
Avaliando ainda outros re*u*tados
</line>
<line>
das buscas, teve-se com* resultado q*e a pr*pri*
</line>
</par><par>
</page><line>
saúde da atriz, de modo amp*o, é tem*tica *inguada * quase *e resume à p*rsp**tiva *ue trat*
</line>
<line>
s*br* a* condi*ões f*sica* de sua voz diante do ofí**o (FERR*I*A et al, 2019). Ou*ro aspec*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 1*, art. 10, p. 203-216, out. 2023 www*.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ntre o *uc*sso e o Fra*asso: Uma Revisã* Sistemática Sobre a S*úde M*ntal do *tor
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
digno de *tenção é o fato de que uma p*rcela d** arti*os a*alisados, princi**lmente
</line>
<line>
acerca
</line>
</par><par>
<line>
dos descritores "*eatro" *N* "saúde mental", diz respei** ao
</line>
<line>
uso do teat*o como uma
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta em saúde e cuidado, sen*o adotado p** uma série de pr*je**s e práticas
</line>
<line>
inst*tucionais nes*e *mb*to, **mo *emon*tra* Alm*ida et a*. (2021), **nçalves e *a*-Fa*ra
</line>
<line>
(2018) e Santo* e P*ro (2*18). O teatro, ne*se contexto, é compreendi*o como um mei*
</line>
</par><par>
<line>
signi*icativo de p*o*over se*tidos e de despert*r *nteresse e pertinên*i*
</line>
<line>
às temá*icas
</line>
</par><par>
<line>
trab*lhadas, pr*move**o a f*rm*laç*o ** novas linhas de pe*samento e ressign*ficações
</line>
<line>
(ALM*IDA et a*., 2021).
</line>
<line>
A inci**ncia é, inclusive, muito lat*nte n* âmbi*o da at*nção * cuidado em saúde
</line>
</par><par>
<line>
me*t*l, o que pode se* *bservado a *ar*ir de um grand* núm*r*
</line>
<line>
das **oduçõ*s avaliadas
</line>
</par><par>
<line>
(AMORIM; LIMA, 2021; ASS*D; PEDRÃO, 2013; *RANCI*C*;
</line>
<line>
L*NS, 2021;
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIR*; MOR**RA, *021; SANTOS; JOCA; SOUZA, 2016; SCHEN*EL, 2022;
</line>
<line>
SILVA; RAC*IONI, 2015). A util**ação d* teatro, da dr*ma*ização como re*urso *e cuida*o
</line>
<line>
é exaltada a par*ir *a perspectiva *e que **omo*e expres*ão e inter*ção d* *ont*údos que não
</line>
<line>
enc*ntram signifi**ção e mater*alidade de outras formas, fora *a ativ*da*e art*stica (ASSA*;
</line>
</par><par>
<line>
PED*ÃO, 2013). Send* assim, a prát*ca teatral surge c*mo
</line>
<line>
um
</line>
<line>
pot*nte in*tr**ento de
</line>
</par><par>
<line>
ressigni*ic**ão e e*truturação do **nsamento, pos*ibilitando interven*ões de *uidado.
</line>
<line>
A*esar da gran*e contrib*ição apre*entada por e*sas p*od*ções *o âmbit* do c**dad*
</line>
<line>
e *o d*senvolvi*ent* de práticas e *écnicas que, debruçando-se sobre a arte e o *eatr*,
</line>
</par><par>
<line>
evidenciam novas
</line>
<line>
formas de pr*mov** *aúde, carecem
</line>
<line>
*e perspectivas
</line>
<line>
que discorram
</line>
<line>
s obr e
</line>
</par><par>
<line>
como o ator, que é o formul*dor primári* dess*s prá*i*as, * mobilizado em *uas vivênc*as no
</line>
<line>
u**fruto *esses *esmo* instrumentos. Evidencia-s* que n*o existe* *studos que tratem sob*e
</line>
</par><par>
<line>
ess*s mesmas
</line>
<line>
pe*sp*ctivas
</line>
<line>
acerca do próp*io ator, do pro*uto* soci*l dessas
</line>
<line>
artes. É
</line>
</par><par>
<line>
pe*c*ptível uma latente at*nção *o teatro enq*anto instrum**to
</line>
<line>
de
</line>
<line>
cuidado, mas
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
embota**nto *o olhar sob*e o c*idado a q*em costume*ramente produ* o *eatro, a *ue* se
</line>
</par><par>
<line>
utiliza des*as t*cn*c*s c*mo parte co*stituint* de *eu
</line>
<line>
o*ício e *o s*u *azer sobre o mundo.
</line>
</par><par>
<line>
Existe profundo in*er**se n* c*mpressão das pos*ibilidad*s do uso *a arte, mas pouco em
</line>
<line>
desbravar o artista.
</line>
<line>
Ainda *e forma pertinente, *s artigos derivad*s dos descr*t*res "*f*to" e "vivência"
</line>
</par><par>
<line>
ap**sen*am *ind* um
</line>
<line>
número con*ide*ável de **oduçõe* *c*rca dos afetos e vivências das
</line>
</par><par>
<line>
atrizes como matéria-p**ma de suas o*ras, s*ja busc*ndo a
</line>
<line>
problema*ização, a
</line>
<line>
e*id*nci**ão
</line>
</par><par>
<line>
ou a le*itimaçã* *essas narrativas (KRÜGER; COR*EA, 2022; NASCIMENT*, 2018;
</line>
</par><par>
<line>
VALENÇA; SCHINE*O,
</line>
<line>
20*2). * colocad* em evidência a potencialidad* *o *eatro,
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
enc**ação, da at*ação, *omo ferramenta ***a r*presen*ar * perti*ência das vivê*cias
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 20, n. 1*, art. **, p. 20*-2*6, ou*. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. W. *. Fre*ta*, F. P. *acheco
</line>
<line>
**2
</line>
</par><par>
<line>
**n*eúdos emocionai* das atrizes, busc*n** *o *m*go de su* trajet*ria, um caminho para *
</line>
<line>
criação artí*ti*a e para a discussão de temáticas *ue lhe atravessam no* mais diversos
</line>
<line>
â*b*to*.
</line>
<line>
Outras produ*ões ainda enfatiz*m as potenci*lidad*s e possib**idades de ganh*s *om
</line>
<line>
a v*vên*ia no teatr*, *u* aspecto de p*omoção de a*toc*n*ci*ncia, auto**nhecim*nto e afi*s
</line>
</par><par>
<line>
(C*RDOSO; PEREIR*; CASTRO,
</line>
<line>
2*18; S*ORC* JUNIOR, 2*16). Porém, novamente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ênfa*e dos estud*s não se volta *em
</line>
<line>
*ara a co*preensão da af*tivid*de das *iv*nc*as do e
</line>
</par><par>
<line>
*tor em su* *aúde men*al ou as impl*cações dos conceitos de *uc*sso e fra*asso p*ra ela.
</line>
<line>
*erc*be-se um de*loc*mento dos i*ter*sses *e*ses *a**ri*is no*a**nte *ara o camp*
</line>
</par><par>
<line>
*ro*utivo e
</line>
<line>
criativo, tal*e* na busca **stame*te do f**or de cuidado aponta*o nos
</line>
<line>
artig*s
</line>
</par><par>
<line>
supracit*dos como benéfi*os d* "*so" do teatro, mas que ainda não se debr*ça* *iretamente
</line>
</par><par>
<line>
nas *fetaç*es
</line>
<line>
provo*adas pelo pr*prio "ser ator", pela própri* *a*ureza de e*tar nesse pap*l,
</line>
</par><par>
<line>
para além da o*ra, nas *mplicações
</line>
<line>
de sua vi*ência e*q*ant* pessoa atriz. Dessa form*,
</line>
</par><par>
<line>
com*reen*e-se da li*erat*ra u*a per*pectiva da arte, e *o teatro como u*a pot*nte e benéfic*
</line>
</par><par>
<line>
f*rra*enta de
</line>
<line>
cuida*o e *té mesmo uma via *e evid**c**ção de conteúdos e n*rrativas. No
</line>
</par><par>
<line>
entan*o,
</line>
<line>
os p*inci*ais agentes de produçã* e des*nvolvimento dessas fe*ramentas e seu o
</line>
</par><par>
<line>
e*t*do de cuida*o, su* afeta*ão d*ante dos *enários e *ercalços da vivên*ia enquanto atriz
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
arti*ta nã* são evidenciado* ou sequer são pauta d* investigaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
*inda de*tro d* análise *os res*ltados das bu*cas, alg*ns outro* artigos notáveis *ão:
</line>
<line>
a p*oduçã* de Pommer e Rocha (*015) acerca do g**po Nau da Liberdad*, que nasce dentro
</line>
</par><par>
<line>
de ins*itui*ões *e cuidado voltado para a
</line>
<line>
saúde mental e que acaba formando vivênci*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ato*es e atri*e* usuários trabalhadore* de*sas e
</line>
<line>
in*tituiç*es em u* c*ntexto **mpletamente
</line>
</par><par>
<line>
*ingular; e * e*tudo
</line>
<line>
de B*anc Rodrigues (*021), no qual descrevem p**ti*en*es reflexões e
</line>
</par><par>
<line>
**bre a relação d* músico* ind*penden*es do estado do Espírito S*nto *om o m*r*ado e *s
</line>
</par><par>
<line>
*em*ndas do capital,
</line>
<line>
*angenciando bastante al**ns *spectos
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
prese*te t*abalho, mas que
</line>
</par><par>
<line>
*ogem d* públic*- alv* por s* tratarem de *ús*cos e não d* at*res.
</line>
<line>
4 CON*IDERAÇÕ*S FINA*S
</line>
<line>
O p*esente trab*lho *eslo*o*-se na busca de investigar o que a *iteratura vigente
</line>
</par><par>
<line>
di*cor*e sobre saúde m*ntal do ator, principalmen*e a *artir dos conceitos a
</line>
<line>
*e sucesso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fracass*. Nesse processo, de*a*ou-se com uma c*rê*cia signific*ti*a de produçõe* q*e
</line>
<line>
d*sco*r** so*re a tem*tica *m seu âmbito mais geral e no mai* es*ecífico, n*o t*ndo sido
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter***n*, *. 20, n. 1*, a*t. 10, p. 20*-21*, out. 20*3
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/**vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**tr* o Sucesso e o F*acas*o: U*a Revi*ão Sistemática Sobr* a Saúde Me*tal do Ator
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
*ncontrada nenhum* produçã* que *e de*loque sobre o assunto nos bancos
</line>
<line>
de dad*s
</line>
</par><par>
<line>
investigados.
</line>
</par><par>
<line>
A partir do percu*so da *e*isão, apesar *e não te* sido e*cont*ada nenhum* *rodução
</line>
</par><par>
<line>
que tratasse
</line>
<line>
*iretamente ac*rca do pr*blema- alvo da pesqu*sa, foi possível perceber
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*idência *e *l*umas outra* tem*tica* recorrente*. A priori, a
</line>
<line>
*e*ática ainda
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
supe*ficialmente *angen*iada
</line>
<line>
em produçõ*s que t*at*m *sp*cif**a**nte sobre o rela*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transcriçõe* de fala* dos ator*s **rizes. Sobre a saúde da atr*z, a temática é e
</line>
<line>
extremam*nte
</line>
</par><par>
<line>
ca*en*e, tendo, em rara ocasião, estudo sobre as condições de sua vo*.
</line>
</par><par>
<line>
A* discussõ*s ma*s re*orren*e* na* produç*es retornadas nas pesqu*sas *izem **speito
</line>
<line>
à ut*liza*ão d* tea*ro e da prática *e dramatização par* f*ns diversos, atrelados à saú*e,
</line>
<line>
enquanto u*a ferram*n** de cui*ado. N* âmbito das produçõ*s rel**ionadas ** *rtes, o afeto
</line>
</par><par>
<line>
* as v*vências do a*or são recorrentem*nte apontados como matér*a-prima
</line>
<line>
para
</line>
<line>
suas
</line>
</par><par>
<line>
pr*d*ções, em que os estudos se d*bruçam sobre o c*ráte* teó*ico, prá*ico, conceitual
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
metodológico da utilizaç** d*s*e* diante do of*cio. P** *im, ai*da houve *lguns r*torno* que
</line>
</par><par>
<line>
t*atam *o*re o* ben*fícios da prática
</line>
<line>
teatral, enfatiz**do ganhos de
</line>
<line>
autocuidado, **s,
</line>
</par><par>
<line>
novamente, não se atém diretamente às idiossincrasias do *t*r ou
</line>
<line>
*e um contexto amplo do
</line>
</par><par>
<line>
usufrut* de sua profi*são, p*ra alé* da **mples p*ática.
</line>
</par><par>
<line>
De*sa f*rma, * perceptív*l u*a grande gama d* *roduções que ci*cundam a
</line>
</par><par>
<line>
importância do teatro c*mo ferram*nta
</line>
<line>
de cuidado, tal como * util*z***o do afeto do ator
</line>
</par><par>
<line>
co*o matéri* para a pr*dução art*st*ca. No ent*nto, n*o foram
</line>
<line>
encontr*das produções
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
tange*ciem o *roblem* al*o, q*e abor*em so*re o cu*dado direcionad* ao ator, sob*e
</line>
<line>
*eus
</line>
</par><par>
<line>
afetos, sobre su** saúdes mentais, seja no âmbito relaci**ado *os conceit*s d* *ucesso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
frac*sso, com* *e ateve enfaticamente no t*a**lho, ou em q*alquer ou*ro.
</line>
</par><par>
<line>
Com isso, *ã* se visa, de modo algum, descredibilizar *u diminuir a relevância d*s
</line>
</par><par>
<line>
pro*uções di***tida*, visto que
</line>
<line>
elas desempenham i*porta*te e imprescindível papel
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sas e estudos direcio*ados ao f**ento de práticas de c*idado em sa*de * na construção
</line>
</par><par>
<line>
de pertinentes process*s **tístico*. O que se *i** enf*tizar é com*, a
</line>
<line>
par*ir das buscas
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
bancos de da*os descr*to*, *er*ebe-se *ma carência de produções que *oltem seu o**ar *ara o
</line>
<line>
ato* e a atriz, vendo-*s para *lé* de produt*r*s, mas tamb*m *o*o pessoas a *erem cuidadas.
</line>
<line>
Sendo as**m, en*atiza-se a importância d* qu* estudos fu**r*s bu**u*m com*ree*der
</line>
<line>
co*o * apropriação e interna*ização dos *onc*i*os sucess* e fra*asso, venham * mobiliza* e
</line>
<line>
direciona* a a*riz para um lugar ou outro, en*endendo * *elevância des*e* conceitos dentro do
</line>
</par><par>
<line>
es*opo de su* *rofissão,
</line>
<line>
tal co*o a possibilidade
</line>
<line>
desses afetivam*nte lhe se*em
</line>
</par><par>
<line>
pot**cializa*ores ou *espo*e**ializadores. Sob*essa*-se i*so, a *mportância *
</line>
<line>
d* q*e estudos
</line>
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<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
se di*i*am d* *or*a *eral p*ra ator e o seu cuidado, o
</line>
<line>
vis*o que esses estão na base
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
form*lizaç*o e desenv*l**m*nt* d* t*atro e das práticas dram**ica* que em*asam e fo*entam
</line>
<line>
os be*efício* desta*ados nas produ*ões supracitadas. Não bas*a olhar p*ra a ar*e e suas
</line>
<line>
potências *em que se olhe *ambém *a*a o art*sta, *** a produz, que tr*balha por e p*ra ela.
</line>
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https://periodi*os.claec.*rg/*ndex.*h*/relacult/artic*e/view/68. A*esso em: 19 maio. *023.
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S*ASSUNA, A. Iniciação E*tética. 12ª edi*ão. Rio de Jan*iro: Jos* Olímpio Editora, *
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2012.
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<line>
VA*ENÇA, *. G.; SCHINE*O, L. *. O pro*esso documen*** no espetácu*o Mi Vi*a
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Despu*s: a transfo*mação da vivência em *xper*ênci*. *rdimento - *evis*a de Estudos em
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Artes
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Cên*cas,
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*lorianóp*l*s,
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v.
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2,
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n.
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4*,
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p.
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1-2*,
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2*22.
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*OI:
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10.5*65/141457310244*0*2e0204.
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Disponíve*
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em:
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htt*s://periodicos.udesc.br/in*ex.p*p/urdimen*o/arti*le/view/*1766. Acess* em: 19 maio.
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*023.
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Como R*ferenciar es*e Artigo, conforme ABNT:
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<line>
FREI*AS, E. W. N; PA*HE*O, F. P. Entre o Su*esso e o Fracas*o: Uma Revisão Sistemática Sobre
</line>
<line>
a Saúde Mental d* Ator. Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *0, art. 10, p. 203-216, out. 2023.
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C*ntribuição dos Autores
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E. *. N. Freitas
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F. P. Pa*h*co
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1) concepç*o * *lanejamento.
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X
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2) análi*e e inter*retação dos dado*.
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X
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*
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3) el**oração d* ras*unho ou n* revisão crítica do *onteúdo.
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X
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X
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<line>
4) p*rt*cip**ão n* a*r*v***o da versão fi**l do ma*u*crito.
</line>
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X
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X
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Rev. FS*, Teresi*a, v. 20, *. 10, art. 10, p. 2*3-*16, **t. *023
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www4.f*anet.com.b*/r*v*sta
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Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)