<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 10, art. 10, p. 203-21*, o*t. 2*23 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*23.20.10.*0 </line>
</par>
<par>
<line> Entre o Sucesso e o Fracasso: Uma *e*isão Sist*má*ica So**e a Saúde Menta* *o Ator </line>
<line> Betwe*n Success an* Fail*r*: A Systema*ic Review Abo** Acto*´S Mental H*alt* </line>
</par>
<par>
<line> Erik W*l*yam Nog*eira Freitas </line>
<line> Gradua*ão *m psicologia, pe** *niversid*de Estadual do C*ará </line>
<line> E-mail: *rikwillyam@*otmail.com </line>
<line> Fábio *in*eiro Pacheco </line>
<line> Do*tor em Psi*ol*gia pela **iversi*ad* Federal do C*a** </line>
<line> Profess*r do curso de Psic*l*gia da Uni*ersidade Es*adual do Ceará </line>
<line> E-ma*l: fa*io.pacheco@ue*e.br </line>
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<line> *nd*reço: *rik Willy*m N*g*eira Frei*as </line>
<line> E*itor-Chefe: Dr. T*nny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Avenida D*. Silas Munguba, 1*0*, S*r*iç* de Ps*col**ia </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Apl*c* (SPA), B*oco P, - Itape*i, Fortal**a - *eará, CEP </line>
</par>
<par>
<line> - 60714-903, Brasi*. </line>
<line> Artig* r*cebido em **/0*/202*. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
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<column>
<row> Ender**o: Fábio P*nheiro *acheco </row>
<row> Av*nida *r. Silas Mu*guba, 170*, Servi*o de Psico**gia </row>
<row> Aplic* (SPA), Bloco P, - Ita*eri, *o*taleza - Ceará, CEP </row>
<row> - 607*4-*03, Bras*l. </row>
</column>
<column>
<row> receb**a em 16/*8/2023. Aprovado em 17/0*/2023. </row>
<row> A**liado pelo sistema Tripl* Review: a) *esk Review </row>
<row> pelo Editor-Ch*fe; e b) D*u*le Blind R*view </row>
<row> (aval*açã* c*ga p*r dois avalia*ores da área). </row>
<row> Revisão: G*amatical, *orm*t*va e de *ormatação </row>
</column>
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<line> E. W. N. Freit*s, F. P. Pachec* </line>
<line> 20* </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> E*te art*go tem *o*o obj*tivo investigar o *ue a *iteratura vige*te </line>
<line> discorre sobr* a **úd* </line>
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<line> mental do *tor e o modo c*mo o* conceitos d* sucesso e f*acasso implicam sobre ela. Pa*a </line>
<line> i*so, *ealizou-se uma revisão bibli*gráfi*a si*temática, a partir das prod*ções index*das *os </line>
<line> bancos *e dados Scielo, Pepsic, Periódi*os Capes e **blioteca Virtual em Saúde (BVS), </line>
</par>
<par>
<line> *u**ic*das </line>
<line> nos ú**imo* de* a**s. Os descr*tores *tilizad*s foram "ator"; "*t*iz", "saúd*", </line>
</par>
<par>
<line> "saúde mental", "fracasso", "su*e*s*", teatro", "afet*" e "vivência", nas s*g**n*e* </line>
<line> *ombinações: "(a*or OR atriz) AND (suc*ss* OR fr*casso OR *aúde OR sa*de ment*l OR </line>
<line> afeto)", "teatro AND (afeto OR saúde men**l)", "(ator OR atriz) A*D teatro AND (saúde OR </line>
<line> afet* O* vivênci*)". As produç*e* f*ram selecionadas a partir de t*ês etapa*: 1) *nálise dos </line>
</par>
<par>
<line> títulos; 2) *nálise *o* resumos; 3) análise integr*l da </line>
<line> *rodução. A p*rt*r da anális* das </line>
</par>
<par>
<line> produç*es, obse*v*u-s* *ue e*a*, e* *ua maio*ia, d*m**cam * imp*r*ânci* do te*tro e da art* </line>
</par>
<par>
<line> c**o ferra*entas *e cuida**; n* entanto, nã* há produções </line>
<line> que enfatiz*m o cuidado </line>
</par>
<par>
<line> direcionado ao ator, sob*e seu afeto, sobre sua saúde m*ntal, seja no âmbito relacionado a*s </line>
</par>
<par>
<line> conc*itos de sucesso e </line>
<line> frac*sso, como s* </line>
<line> ate*e enfa*i*amen*e no trabalho, ou em qual**er </line>
</par>
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<line> o*tro. </line>
</par>
<par>
<line> Palavr*s-Chave: Saúde *ental. Ator. Revisão Sistemática. Suces**. Fracasso. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> This article aims to *nvest*gate what the curr*nt literature says about the m*ntal he*lth *f the </line>
<line> actor and how the c*ncepts *f success a*d failure i*ply o* it. Fo* this, a *ystematic </line>
</par>
<par>
<line> bibliograp*ic review was </line>
<line> carri*d o*t, based on pro*uctions indexed in t*e Scielo, Pep*ic, </line>
</par>
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<line> Periódicos *apes and Bibli*teca Virtual em Saú** (BVS) database*, published in *he last ten </line>
<line> years. The d*s*ripto*s *sed were "actor"; "actres*", "health", "me*tal health", "failur*", </line>
<line> "suc*e**", "theater", "affect*on" and "*xperienc*", in the f*llowing combinations: "(*ct*r *R </line>
<line> ac*ress) AND (s*ccess OR failure *R h*alth *R mental hea*th *R aff*ction)", "th*at*r AND </line>
</par>
<par>
<line> (affection ** mental h**lth)", "(actor OR </line>
<line> ac*r*ss) AND thea*er A*D (h**lth OR affection </line>
</par>
<par>
<line> *R *xperience)". The productio*s were selec*ed from three *tages: 1) a*alysis of t*tl*s; 2) </line>
<line> a*alysi* of abstracts; *) full a*alysis of the produ*tion. *ro* the *nalysis of t*e produ*tion*, </line>
<line> i* was observe* t*at *h* prod*ctions, fo* the most p*rt, dema*cate the i*portance of theater </line>
<line> an* art as a car* tool; how*ver, there are no produc**ons that emp*asize th* care directed to </line>
</par>
<par>
<line> the actor, about his *ffections, *bout h** me*tal health, whe*her in t** </line>
<line> *cope r*lated to *he </line>
</par>
<par>
<line> concepts of suc*ess a*d *ailure, *s *t w*s em*hati*a*ly considered in the work, or in an* other. </line>
<line> Keyword*: *ental Health. Act*r. Systemati* Rev*ew. Suc**s*. Failure </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 20, n. 10, art. 10, *. 20*-216, out. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
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<line> E*tre o Sucess* e o Fracass*: *ma Revi*ão Siste*ática *obre a Saúde Mental do Ator </line>
<line> 205 </line>
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<line> 1 *NTROD**ÃO </line>
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<line> O lampejo *ue des*n***e*u * inte*e*se e a m*tivação pel* tem* qu* *ege este tr*balho </line>
<line> surge dum relato constan*em*nt* feito pelo ator Lázaro Ramos*. Nele, Lázaro *elata o </line>
</par>
<par>
<line> momento em que *i* pa*a um* de suas dir*to*as, C*i** Carelli, que fo* a*raciado por </line>
<line> um a </line>
</par>
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<line> crít*ca positiva no jorna*, ac*r*a </line>
<line> de um d* seu* trabalho* *om* a*or, ainda no *n*cio de sua </line>
</par>
<par>
<line> carreir*. A de*****iva que *le recebe de sua mentor* um questionamento inesperado, é </line>
</par>
<par>
<line> indag**do-lhe se "aq**l* lhe era * suficie*te" * diz*n**, em seg*i*a, "não </line>
<line> ex**te nem </line>
</par>
<par>
<line> frac*sso nem sucesso pra se*pre, aprend* *ss*". </line>
</par>
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<line> E*sa r*sposta traz consi*o uma séri* de po*síveis refl**ões e questi*namentos ac*rca </line>
</par>
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<line> do trab*lho, </line>
<line> *a a*t*, da *eceptividade d* *m* produção, das i*p**ssões d*senc*dea*as </line>
<line> por </line>
</par>
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<line> e*as, so**e * fluidez da* *fetaç**s na apreciação artí*tica e </line>
<line> n* ap*eciação </line>
<line> d* artista. No </line>
</par>
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<line> enta*to, Lázaro a*nda corrobo*a, *el*tan*o o impac*o que *sso lhe tem en**a**o ator, </line>
</par>
<par>
<line> r*fletindo sobre </line>
<line> co*o conc*pçã* de sucesso * fraca*s*, a e**ecta*iva de a </line>
<line> uma dessas dua* </line>
</par>
<par>
<line> via*, da vaia ou do ap*a*so, d* agra**amento ou d* rejei**o, do e**upor ou d* i*ér*i*, é algo </line>
</par>
<par>
<line> que afeta dire*amente saúde e o p**p*io fa*er, *erc*be*-se, da atriz2, * </line>
<line> ou, *el* menos, </line>
</par>
<par>
<line> *ons***rável pa*te delas. </line>
</par>
<par>
<line> Af*nal, * ator e a atriz, diferentemente de uma grande gam* de ou*ras ocupações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estilos de vi*a, direcionam suas for*as produtivas para a a*etação d* um outro, pela refl*xã* </line>
<line> *u pelo s*m*les im*ulso, in*ômodo, gr*ce*o *e *ma im*ressão a*hei*. A*é mes*o os mais </line>
<line> introsp*ctivos atores *lmej** a mai* *i*gel* *lateia. * r*presen*ação para si mesm* é a*go </line>
<line> m*it* part*cu*ar e talvez melhor empregada por *utr** m*dalidades de ar*e. *ode exist** um </line>
</par>
<par>
<line> poeta que por </line>
<line> a*guma razão g*arde seus verso* *ara a es*ur*d*o de s*a gavet*, ou *l*uma </line>
</par>
<par>
<line> can*ora que restrinja *ua boa e**onação * *ecep*ão apática *o *huveiro, * ainda assi* restaria </line>
</par>
<par>
<line> *sp*ço para se </line>
<line> *uestion*r o in*u*t* </line>
<line> dessas p*oduções pa*a alé* da afetação de si. Mas </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ator, qu* se declara a*or, *ão o *ode *er sem que *nseie, *esmo *ue inconscientemente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> afetação d* u* outro. </line>
</par>
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<line> Disso, p*de-se questionar * que ex**amen*e define o suces*o ou * fraca**o dentro da </line>
</par>
<par>
<line> carrei*a do *tor, vis** que é uma pro*issão atre*ada profundam*n*e ao fazer ar*íst*c* * </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> O ator *elata isso em entr*vistas (RAM*S, 200*; RA*OS, 2*21) e em seu cur*o of**tad* pela rede Naveg* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> com ace*so pe*o site: *t**s://www.navega.art.br/products/curso-atuacao-l*zaro-ramo*. </line>
<line> 2 Os term*s ato* e atriz se*ã* uti*izados co*o sinôn*mo* dura**e o t*abalho para *efer*nc**r as pe*s*as que </line>
<line> tra*al*am com atuação, visando não restringir o discu**o * um segmen*o *spec*fico deles. Entende-*e os </line>
<line> atravess*ment*s *e gê**r* que permeiam a c**eg*ria e que s** u*a d*m*nsão lat*nte *e *ua d*nâmi*a, porém, </line>
<line> p*ra o re*orte deste trabalho, e*tes não serão ê*fase. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, v. 20, n. 10, ar*. 10, p. 203-2*6, out. 20** www4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. W. N. Fr*itas, F. P. Pacheco </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> concepção *stéti** do que é bom ou ruim, certo ou errado, é algo não delimitado * *ue no*tei* </line>
<line> pro*undas e destoantes discussõ*s já há *éculos (SUASSUNA, 2012). Para Lázaro, em *eu </line>
</par>
<par>
<line> r*la*o ci*ado *nterior*ente, a crítica po**tiva </line>
<line> ** *ornal l*e indicava um **ce*so, até </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mome*to em que rec*beu de sua diret*ra uma nova pers*ectiva sob*e aqu*lo. Isso demons*ra </line>
</par>
<par>
<line> que exi*te, p*rtanto, algu* grau de vol*tilidade nesse* conceit*s, ma* que, de um modo </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> outr*, a manei*a c**o e*ses </line>
<line> são *on*ebidos pela a*riz *he mobilizaram de a**uma maneira, </line>
</par>
<par>
<line> para alg*m l*gar ou estado. A essa mobi*izaçã*, pode-se a*ri*uir as implica*õe* geradas pelo </line>
<line> afeto. </line>
</par>
<par>
<line> Espinosa (201*), ao tra*ar s*b*e sua **oria d*s *fe*os, definia e**stência de afetos a </line>
</par>
<par>
<line> al*gr*s e afetos tristes, sen*o *ue esses primeiros es**r*a* associad** à mobi*ização </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> poten*ia*ização d*s ações da p*ssoa, *nquanto o segundo propiciaram o movimento contrário. </line>
<line> N*ss* pers*ectiv*, c*mpreend*-se *ue o sucesso estar*a atrel**o a um afeto poten*i*lizad*r, </line>
</par>
<par>
<line> vi s t o </line>
<line> que im*ulsiona a a*ão da p*ssoa em p*ol de seu trabalho, *ovi*e*ta, *ortalece; </line>
</par>
<par>
<line> en*u*nto o fra*asso remeteria a um se*tido contrário. </line>
<line> Sendo as*im, *omp*ee*der as impl*cações de*ses c*nceitos sobre o ator, d*str*nchando </line>
</par>
<par>
<line> os afetos m*bi*izados pe*o d*sempenho do seu trabalho e *o cont*to com esses conceitos, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> entender c*mo essa atriz s* m*bi*iza no mundo, como * po*encializ*da *u potencializ*da em </line>
<line> **a **ividade. Entendendo, inclus*ve, que determin*ntes corroboram ou não para um a*et* ou </line>
<line> outro, *ara o sucesso ou o fracasso. </line>
<line> Debru*ando-se *obr* o cenár** de a*uação pr*f*ssiona* da* atr*zes, é possí*el dest*c*r </line>
</par>
<par>
<line> a*gun* outros </line>
<line> pontos la*entes </line>
<line> atrelado* ao trabalho do ator. Santos </line>
<line> (*0*0), ao *ratar s*bre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> real*dade pro*issiona* d* atores em Salvador, deflagra um c*mp* e*tre*amente competi*ivo e </line>
</par>
<par>
<line> instáve*, no *u*l a *ara*tia ** op*rtunidad*s de *rabalho, remuneraç*o e </line>
<line> liberdade artística </line>
</par>
<par>
<line> **o aspecto* raros. Sendo as*im, c*** ao ator, n*o a*enas dedicar-se às n*ances d*s técnicas, </line>
<line> *éto*os e *ef*exões e*téti*as atreladas ao se* ofício, mas lidar com *odo o fu*ciona*ento de </line>
</par>
<par>
<line> um mercado, por *ezes, injusto sem salvaguard*s (DAMAS, 20*1). Ressalta-se, e </line>
<line> ain*a, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presença d* mar*ado*es s*ciais que i**o impactar dir*tamente o modo como o ato* é acolhido </line>
<line> **s es*aços que *cupa, pois o* as*ectos q*e circu*dam o seu meio e suas c*ndições materi*is </line>
<line> e si*b**ic*s im*acta**o diretamente o m*do c**o vivenciam, ou não, o sucesso (SANTOS, </line>
<line> 20*0). </line>
<line> Nesse sentido, o at*r está imers* em uma real*dade onde seu *r*balho dep*nde </line>
<line> p**funda*e*te da a*etação do outro e é perpa*s*d* *** nuan*es que muitas vezes *ão esta*ão </line>
</par>
<par>
<line> *o seu </line>
<line> alcance. Como L*zaro *e*lagra em seus comentário*, </line>
<line> ne*se cenár*o, s**ess* e o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fracasso são concei*os qu* s* atrelam de forma muit* parti*ular, *ão só com rel*ç*o </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 10, art. 10, p. 203-216, out. 2023 www*.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Entr* o Sucesso e o Fr**as*o: Uma Revisão S*stemática Sobr* a Saúde Mental do Ator </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> tr*balh* *a atriz, mas também maneira co*o, *ian*e do à </line>
<line> r*sultado da sua atividad* ou </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> expe*tativa dele, a saúde **ntal do ato* se expressa e reage ao modo de funcion*mento de sua </line>
</par>
<par>
<line> profissão. A </line>
<line> au*ência de garantias e a se*idependência do outro *ara su* realização </line>
</par>
<par>
<line> p*o*i***ona* são *spectos *ue corroboram para um quadro de profunda susceti*il*dade ao </line>
</par>
<par>
<line> adoecimento ps*qu*co, principalmente tendo em v**ta os mo****s *e exig*n*ia e *usca </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> exce**ncia que j* figura* na cont*mp*raneidade tem*tica de discussão sobre *aúde m*nt*l </line>
<line> (PENA; ROCHA, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> *essa for*a, *urge c*mo </line>
<line> objetivo des*e artigo, a partir de uma revisão siste*átic*, </line>
</par>
<par>
<line> inve*tigar * que * literatura *igente d*sc*rre sobre a saúde men*al do ator e o modo como os </line>
<line> c*nce**os de sucess* e fr*cass* im*l*c*m so*r* ela. Assim, ori*nta-se para o e**endim*nto ** </line>
</par>
<par>
<line> aspecto sin*ular da di*âmica do trabal*o do ato*, somad* ao contexto do exercício </line>
<line> de </line>
<line> * u* </line>
</par>
<par>
<line> *rofissão * sua ap*eensão s*bre o *u* o sucesso e o fracasso lhe mob*li*** no âmbito de sua </line>
<line> saúd* mental e afetivamen*e. </line>
<line> * METODOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> Vis*ndo co*p**en*er as con*ribuiç*es já existen*es </line>
<line> na </line>
<line> ***eratur* sobre temática, a </line>
</par>
<par>
<line> re*lizou-se *ma revisão bibl*ográf*c* *e caráter sistem*tico e *u*litativo, busca*do mape*r </line>
</par>
<par>
<line> quais os *studos e suas perc*pções sobre a saúde mental d*s atores as implicações dos * </line>
<line> conceitos de su*esso e f*acasso *obr* ela. Como apont* Gil (2*0*), a pesqui*a bibliográfica </line>
</par>
<par>
<line> cons*s*e na aná*ise d* ma*eriais já elabor*dos para a articula*ão </line>
<line> de d*termina*o o*jeto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estudo, tendo co*o princi*al be*e*ício a ca*acida*e de *branger uma </line>
<line> grande qua*t*da*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> infor*açõe* </line>
<line> em </line>
<line> mui*os espaços, tempos e persp*ct*vas. A </line>
<line> revisã* b*blio*ráfica *is*emá*ica, </line>
</par>
<par>
<line> dentro desse es*opo, busca por meio *e métodos espe*íficos, sistemat*zados e rígido* a*cançar </line>
<line> determi*ado dado a pa*tir *e um objeti*o del**itado (CORDEIRO et al, 2007). </line>
<line> *essa forma, *oi rea**zada *ma pesquisa no* bancos de dado* Scielo, Pepsic, </line>
<line> Periódicos Capes e *iblioteca Virt*al em Saúde (BVS), no período de 21 de abril de 2023 **é </line>
<line> 01 ** maio de 2023, sem restri*ão ** ling*agens ou tipo de produção, e com filtro de tempo </line>
<line> dos últimos 10 anos. A lo*ga *b*ang*ncia de tempo e *u*ência de r*str*ções quanto ao tipo e </line>
</par>
<par>
<line> linguagem se *á pelo intuito de ter acesso a m*is amp*a *u*ntidade de *ro*uções sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temát*ca. Os descri**res util*z*dos nas bus*as fo**m "ator"; "atriz", "saúde", "sa*d* mental", </line>
</par>
<par>
<line> "fracasso", "sucesso", "*eat*o", "afeto" e </line>
<line> "vivência", nas segu*ntes *ombina*ões: </line>
<line> "(ato* OR </line>
</par>
<par>
<line> atriz) AND (sucesso OR fracasso OR saúde OR saúde mental OR afeto)", "teat*o AND (afeto </line>
</par>
<par>
<line> OR saúde *ental)" e "(*to* OR </line>
<line> atr*z) **D t*atr* AND (saúde OR </line>
<line> afeto OR vivência)". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 2*, n. 10, *rt. *0, *. 203-216, out. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. W. N. **ei*as, F. P. Pacheco </line>
<line> *08 </line>
</par>
<par>
<line> Ap**ar de si*tetizad*s n*ssas e*uações, as buscas foram *e**izadas separada*ent* para cada </line>
<line> c*mbinação de descritores, *at*lo*ando-se os resultados d* cada uma d*las. As quan*idades </line>
</par>
<par>
<line> de títulos retornados e* cada *anco d* dad*s com </line>
<line> as disti**as combi*açõ*s de descritor*s </line>
</par>
<par>
<line> estão especif*cados no Quad*o 1. </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o 1 - Quant**ade de tít*los retornados em ca*a com*in*ç*o de </line>
<line> d*sc*itores </line>
</par>
<par>
<line> Banco de Co*binaçõ** de de*critor** dados </line>
<line> Títulos r*to*nad *s </line>
</par>
<par>
<line> (a*or OR *tri*) AND (*ucesso OR *rac*sso OR saúde OR *aúd* mental OR afet*) </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> *cielo teatro AN* (afeto OR s*úde mental) </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> (*t*r OR atriz) AND t*atro AND (saúde OR af*to OR v*vência) </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> (ator OR *triz) AND (sucesso OR f**casso O* saúd* *R saúde men*al OR *fet*) </line>
<line> 830 </line>
</par>
<par>
<line> Pe*iódico CAP*S te*tro *ND (afeto OR saúde men*a*) </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> (*tor ** atri*) AN* tea*ro AND (saúd* OR a*eto OR **vênci*) </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> (ator OR at*iz) AND (*uces*o ** fracasso OR saúd* ** saúd* mental OR **eto) </line>
<line> 22 </line>
</par>
<par>
<line> PEPS*C teatro AND (afeto O* saúde *en*a*) </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> (ator O* a**iz) AND tea*ro AND (saú*e OR afeto O* vivência) </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> (ator OR atriz) AND (s*cesso *R fracass* *R saúd* OR *aúde mental OR afet*) </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> B*S tea*ro AND (afeto O* sa*de mental) </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> (ator O* atriz) AND teatro A** (saúde OR afeto OR vi*ência) </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> T*tal de *ítulos re*ornados </line>
<line> 1419 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborado pe**s autores (2023). </line>
<line> *spec*f**ame*t* n* *omb*naç** *e descritores "at*r AND saúde", no banco de da**s </line>
</par>
<par>
<line> Periódicos CA*ES, foi utiliz*do </line>
<line> um filt*o adici*nal </line>
<line> com rela*ão aos demais, pois o retor*o </line>
</par>
<par>
<line> dessa busca **i um número de 2.135 </line>
<line> prod*ções, o que inviabilizari* uma **álise m*ticulosa </line>
</par>
<par>
<line> devido ao g*ande número de estudos. D*ssa forma, excep*ion*lmente *essa busca, adot*u-** </line>
<line> um filtro a m*is, restringindo a bus*a apenas para as produções que apresentassem os </line>
<line> d*s*ritores em seus *ítulos ou ass**t*s (r*sumo*) *iferentemente dos de*ai*, em que não </line>
<line> havia essa restr*ção e *uscavam-se o* descri*o*es em qualquer parte da produç*o. C*m o novo </line>
<line> filtr*, o r*s*ltado da b*sca com descr**ores f** d* 106 resultad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 10, *r*. 10, p. *03-216, **t. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ent*e o Suc*sso e * Fraca**o: *ma Revisão Sistemática Sobre a Saúde M*n*al do Ator </line>
<line> *09 </line>
</par>
<par>
<line> As p*o*uções fo*a* selecion*das a partir *e três eta*as: 1) análi*e dos títulos; 2) </line>
<line> anális* dos ****mos; 3) aná*ise integral *a pr*du*ão. Essas tinham como i*tuito **aliar se as </line>
</par>
<par>
<line> produções possuí*m afinidade com as temáti**s relac*onadas **s *b*etivos </line>
<line> do pre*ente </line>
</par>
<par>
<line> est*do, ou s*j*, co* a* implica**es dos conceito* de *ucesso e *racasso sobre o ator ou atriz, </line>
</par>
<par>
<line> *eja* essas *f*ti*amente ou em sua s*ú*e mental. Ca*a etapa era el**inatór*a para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p***ima, e aquelas *r**uçõ** que *hegassem até o fi*al *as análises *omporiam a dis*ussão </line>
<line> acerca da temática. A* *tapas d* s*leç*o e*tão ilustradas na Figura 1. </line>
<line> Fi*ura 1 - Ilustração das etapas de se*e*ão das pro*uções na re*isão sistemát*ca </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela**rado pelos auto*es (2023). </line>
</par>
<par>
<line> Os critér*os *ara e*iminação </line>
<line> foram as indicações </line>
<line> *e *ue a produção </line>
<line> não objetivava </line>
</par>
<par>
<line> tratar so*re a te*ática alvo ou s*q**r lhe tangenci*va *e form* *x*lícita. Ca*o não hou*esse </line>
</par>
<par>
<line> indíc*os sufi**ent*s *obre o assunt* da p*od*ção analisada </line>
<line> ou da **a não relação com o* </line>
</par>
<par>
<line> objetivos busca*os, ela não ser*a elimi*ad* e passaria p*ra a p*óxima etapa de se*eç*o. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> forma, o estudo só seri* </line>
<line> desqua*ificado na seleção se expressasse de forma ex*lí*it* </line>
</par>
<par>
<line> divergência com os objetivos da pesquisa. A* fim, foram a*alisad** 1419 produções, com 14 </line>
<line> dela* ch*gando até a 3ª e*a*a, por*m, n*nhuma che*ou ao fi* do processo d* s*leção. </line>
<line> 3 RE**LTAD*S E DISCUSS*ES </line>
<line> A pesqui*a *ealiz*da a *artir dos bancos *e dados apo*tou uma evid*nte *usência de </line>
</par>
<par>
<line> estudos que voltem o seu olhar *ara * ator. O ator enquanto pessoa, para </line>
<line> além de um </line>
</par>
<par>
<line> pr*dutor, par* a*ém de um a*l*cador de *étodos, de téc*icas e de po**icas, mas *m *er </line>
<line> al*strado por su* própria vivê*cia e que *em em seu âmago algo mais que *atéria bruta para </line>
<line> *s pa*co*. Nenhum dos artigos a*alisad*s t*at*u s*bre a saúde mental da atriz ou *o*re *omo </line>
</par>
<par>
<line> os as*ectos </line>
<line> relativos ao suc*sso * ao f*a*asso lhe afet*m. N* quadro 2, *stá pre**nte o </line>
</par>
<par>
<line> qua*t*tativo de ar*igos retornados nas b**cas e a evolu*ão do processo *e sele*ão. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, ar*. 1*, p. 203-2*6, ou*. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. W. *. Freit**, F. P. P*c***o </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> *uad*o * - Resu*tado do processo d* seleç*o das produções </line>
</par>
<par>
<line> Banco de dados </line>
<line> Resultados </line>
<line> Tí*ulos </line>
<line> *es*mos </line>
<line> Produções </line>
<line> t*tais </line>
<line> re*evante* </line>
<line> rel*va*tes </line>
<line> relevantes </line>
</par>
<par>
<line> SCIE*O </line>
<line> 109 </line>
<line> 2 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> PERIÓDICOS </line>
<line> 983 </line>
<line> 85 </line>
<line> 22 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> CAPES </line>
</par>
<par>
<line> PEPSIC </line>
<line> 30 </line>
<line> 1* </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> BVS </line>
<line> 297 </line>
<line> 22 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Total de resumos/*rodu**es relevantes não </line>
<line> 14 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> duplicad*s(as) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores (2023). </line>
</par>
<par>
<line> Uma boa parc*la dos resulta*os ini*iai* dizi* *es*eit* *os estud*s que trat*vam sobre </line>
</par>
<par>
<line> a utilização da Teoria Ator-Rede (TAR), </line>
<line> que possui e* sua composiç** o ter*o "ator" e, </line>
</par>
<par>
<line> portan*o, era recorrentemente retornado </line>
<line> *as pes**isas. A dist*nção *essas **oduç*es, na </line>
</par>
<par>
<line> maioria das oc*rrências, era *ossível logo na análise dos tí***os das obras, **sim como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presença de outr*s *ermos *gualmen*e d*stinguíveis, o que justi*ica a disparidade latente entre </line>
<line> o* resultad*s tot**s e os títulos re*evantes. </line>
<line> Apesar de nenhuma das pr*duções dis*orrerem sobre a que*tão almejada, al*um** </line>
<line> poucas mençõe* às temáticas alvos ai*da pod*m ser *istas *endo tangenciadas em ar*i*os que </line>
</par>
<par>
<line> apresentam rel*tos </line>
<line> mais vívidos e diretos de a*or*s e artistas, *ois o la*tro desses conceito* </line>
</par>
<par>
<line> pe**eia as sua* pe*spectivas * histó*ias, mas ainda assim é algo s*t*l e *ão dir*ci*nado </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> fin* almejados (BRITO, 2**6; LO*E*, 2019; RODRI*UES, *018). Em algun* casos, como o </line>
<line> de Lopes (2*19), é *erceptível c*mo as v*v*ncias particulares d* aut*r, atreladas aos seus </line>
<line> marcador*s soc*ai* de sexua*idade e às vi*ências de seu o*íc*o, pr*duziram se*ti*o* e afe*os </line>
<line> intrincados na dinâmica d* su* ati*idad* s*bre o mu*do. Deflagra-*e, portant*, a pertin*n*ia </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> compr**nder como a viv*ncia do lugar de ato* efetivame*te é **anspassada pelas </line>
</par>
<par>
<line> expect*tivas so**ais que se *t*el*m a esse *a*el, e *omo a relação de*sas vivências junto aos </line>
</par>
<par>
<line> marcadores so*iai* e idiossincráticos do </line>
<line> ***r e d* atri* lhe mobilizarã* e* su* atividade no </line>
</par>
<par>
<line> m undo. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliando ainda outros re*u*tados </line>
<line> das buscas, teve-se com* resultado q*e a pr*pri* </line>
</par>
<par>
<line> saúde da atriz, de modo amp*o, é tem*tica *inguada * quase *e resume à p*rsp**tiva *ue trat* </line>
<line> s*br* a* condi*ões f*sica* de sua voz diante do ofí**o (FERR*I*A et al, 2019). Ou*ro aspec*o </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 1*, art. 10, p. 203-216, out. 2023 www*.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ntre o *uc*sso e o Fra*asso: Uma Revisã* Sistemática Sobre a S*úde M*ntal do *tor </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> digno de *tenção é o fato de que uma p*rcela d** arti*os a*alisados, princi**lmente </line>
<line> acerca </line>
</par>
<par>
<line> dos descritores "*eatro" *N* "saúde mental", diz respei** ao </line>
<line> uso do teat*o como uma </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta em saúde e cuidado, sen*o adotado p** uma série de pr*je**s e práticas </line>
<line> inst*tucionais nes*e *mb*to, **mo *emon*tra* Alm*ida et a*. (2021), **nçalves e *a*-Fa*ra </line>
<line> (2018) e Santo* e P*ro (2*18). O teatro, ne*se contexto, é compreendi*o como um mei* </line>
</par>
<par>
<line> signi*icativo de p*o*over se*tidos e de despert*r *nteresse e pertinên*i* </line>
<line> às temá*icas </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhadas, pr*move**o a f*rm*laç*o ** novas linhas de pe*samento e ressign*ficações </line>
<line> (ALM*IDA et a*., 2021). </line>
<line> A inci**ncia é, inclusive, muito lat*nte n* âmbi*o da at*nção * cuidado em saúde </line>
</par>
<par>
<line> me*t*l, o que pode se* *bservado a *ar*ir de um grand* núm*r* </line>
<line> das **oduçõ*s avaliadas </line>
</par>
<par>
<line> (AMORIM; LIMA, 2021; ASS*D; PEDRÃO, 2013; *RANCI*C*; </line>
<line> L*NS, 2021; </line>
</par>
<par>
<line> OLIVEIR*; MOR**RA, *021; SANTOS; JOCA; SOUZA, 2016; SCHEN*EL, 2022; </line>
<line> SILVA; RAC*IONI, 2015). A util**ação d* teatro, da dr*ma*ização como re*urso *e cuida*o </line>
<line> é exaltada a par*ir *a perspectiva *e que **omo*e expres*ão e inter*ção d* *ont*údos que não </line>
<line> enc*ntram signifi**ção e mater*alidade de outras formas, fora *a ativ*da*e art*stica (ASSA*; </line>
</par>
<par>
<line> PED*ÃO, 2013). Send* assim, a prát*ca teatral surge c*mo </line>
<line> um </line>
<line> pot*nte in*tr**ento de </line>
</par>
<par>
<line> ressigni*ic**ão e e*truturação do **nsamento, pos*ibilitando interven*ões de *uidado. </line>
<line> A*esar da gran*e contrib*ição apre*entada por e*sas p*od*ções *o âmbit* do c**dad* </line>
<line> e *o d*senvolvi*ent* de práticas e *écnicas que, debruçando-se sobre a arte e o *eatr*, </line>
</par>
<par>
<line> evidenciam novas </line>
<line> formas de pr*mov** *aúde, carecem </line>
<line> *e perspectivas </line>
<line> que discorram </line>
<line> s obr e </line>
</par>
<par>
<line> como o ator, que é o formul*dor primári* dess*s prá*i*as, * mobilizado em *uas vivênc*as no </line>
<line> u**fruto *esses *esmo* instrumentos. Evidencia-s* que n*o existe* *studos que tratem sob*e </line>
</par>
<par>
<line> ess*s mesmas </line>
<line> pe*sp*ctivas </line>
<line> acerca do próp*io ator, do pro*uto* soci*l dessas </line>
<line> artes. É </line>
</par>
<par>
<line> pe*c*ptível uma latente at*nção *o teatro enq*anto instrum**to </line>
<line> de </line>
<line> cuidado, mas </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> embota**nto *o olhar sob*e o c*idado a q*em costume*ramente produ* o *eatro, a *ue* se </line>
</par>
<par>
<line> utiliza des*as t*cn*c*s c*mo parte co*stituint* de *eu </line>
<line> o*ício e *o s*u *azer sobre o mundo. </line>
</par>
<par>
<line> Existe profundo in*er**se n* c*mpressão das pos*ibilidad*s do uso *a arte, mas pouco em </line>
<line> desbravar o artista. </line>
<line> Ainda *e forma pertinente, *s artigos derivad*s dos descr*t*res "*f*to" e "vivência" </line>
</par>
<par>
<line> ap**sen*am *ind* um </line>
<line> número con*ide*ável de **oduçõe* *c*rca dos afetos e vivências das </line>
</par>
<par>
<line> atrizes como matéria-p**ma de suas o*ras, s*ja busc*ndo a </line>
<line> problema*ização, a </line>
<line> e*id*nci**ão </line>
</par>
<par>
<line> ou a le*itimaçã* *essas narrativas (KRÜGER; COR*EA, 2022; NASCIMENT*, 2018; </line>
</par>
<par>
<line> VALENÇA; SCHINE*O, </line>
<line> 20*2). * colocad* em evidência a potencialidad* *o *eatro, </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> enc**ação, da at*ação, *omo ferramenta ***a r*presen*ar * perti*ência das vivê*cias </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 20, n. 1*, art. **, p. 20*-2*6, ou*. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. W. *. Fre*ta*, F. P. *acheco </line>
<line> **2 </line>
</par>
<par>
<line> **n*eúdos emocionai* das atrizes, busc*n** *o *m*go de su* trajet*ria, um caminho para * </line>
<line> criação artí*ti*a e para a discussão de temáticas *ue lhe atravessam no* mais diversos </line>
<line> â*b*to*. </line>
<line> Outras produ*ões ainda enfatiz*m as potenci*lidad*s e possib**idades de ganh*s *om </line>
<line> a v*vên*ia no teatr*, *u* aspecto de p*omoção de a*toc*n*ci*ncia, auto**nhecim*nto e afi*s </line>
</par>
<par>
<line> (C*RDOSO; PEREIR*; CASTRO, </line>
<line> 2*18; S*ORC* JUNIOR, 2*16). Porém, novamente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ênfa*e dos estud*s não se volta *em </line>
<line> *ara a co*preensão da af*tivid*de das *iv*nc*as do e </line>
</par>
<par>
<line> *tor em su* *aúde men*al ou as impl*cações dos conceitos de *uc*sso e fra*asso p*ra ela. </line>
<line> *erc*be-se um de*loc*mento dos i*ter*sses *e*ses *a**ri*is no*a**nte *ara o camp* </line>
</par>
<par>
<line> *ro*utivo e </line>
<line> criativo, tal*e* na busca **stame*te do f**or de cuidado aponta*o nos </line>
<line> artig*s </line>
</par>
<par>
<line> supracit*dos como benéfi*os d* "*so" do teatro, mas que ainda não se debr*ça* *iretamente </line>
</par>
<par>
<line> nas *fetaç*es </line>
<line> provo*adas pelo pr*prio "ser ator", pela própri* *a*ureza de e*tar nesse pap*l, </line>
</par>
<par>
<line> para além da o*ra, nas *mplicações </line>
<line> de sua vi*ência e*q*ant* pessoa atriz. Dessa form*, </line>
</par>
<par>
<line> com*reen*e-se da li*erat*ra u*a per*pectiva da arte, e *o teatro como u*a pot*nte e benéfic* </line>
</par>
<par>
<line> f*rra*enta de </line>
<line> cuida*o e *té mesmo uma via *e evid**c**ção de conteúdos e n*rrativas. No </line>
</par>
<par>
<line> entan*o, </line>
<line> os p*inci*ais agentes de produçã* e des*nvolvimento dessas fe*ramentas e seu o </line>
</par>
<par>
<line> e*t*do de cuida*o, su* afeta*ão d*ante dos *enários e *ercalços da vivên*ia enquanto atriz </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> arti*ta nã* são evidenciado* ou sequer são pauta d* investigaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> *inda de*tro d* análise *os res*ltados das bu*cas, alg*ns outro* artigos notáveis *ão: </line>
<line> a p*oduçã* de Pommer e Rocha (*015) acerca do g**po Nau da Liberdad*, que nasce dentro </line>
</par>
<par>
<line> de ins*itui*ões *e cuidado voltado para a </line>
<line> saúde mental e que acaba formando vivênci*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ato*es e atri*e* usuários trabalhadore* de*sas e </line>
<line> in*tituiç*es em u* c*ntexto **mpletamente </line>
</par>
<par>
<line> *ingular; e * e*tudo </line>
<line> de B*anc Rodrigues (*021), no qual descrevem p**ti*en*es reflexões e </line>
</par>
<par>
<line> **bre a relação d* músico* ind*penden*es do estado do Espírito S*nto *om o m*r*ado e *s </line>
</par>
<par>
<line> *em*ndas do capital, </line>
<line> *angenciando bastante al**ns *spectos </line>
<line> d* </line>
<line> prese*te t*abalho, mas que </line>
</par>
<par>
<line> *ogem d* públic*- alv* por s* tratarem de *ús*cos e não d* at*res. </line>
<line> 4 CON*IDERAÇÕ*S FINA*S </line>
<line> O p*esente trab*lho *eslo*o*-se na busca de investigar o que a *iteratura vigente </line>
</par>
<par>
<line> di*cor*e sobre saúde m*ntal do ator, principalmen*e a *artir dos conceitos a </line>
<line> *e sucesso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fracass*. Nesse processo, de*a*ou-se com uma c*rê*cia signific*ti*a de produçõe* q*e </line>
<line> d*sco*r** so*re a tem*tica *m seu âmbito mais geral e no mai* es*ecífico, n*o t*ndo sido </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter***n*, *. 20, n. 1*, a*t. 10, p. 20*-21*, out. 20*3 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/**vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **tr* o Sucesso e o F*acas*o: U*a Revi*ão Sistemática Sobr* a Saúde Me*tal do Ator </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> *ncontrada nenhum* produçã* que *e de*loque sobre o assunto nos bancos </line>
<line> de dad*s </line>
</par>
<par>
<line> investigados. </line>
</par>
<par>
<line> A partir do percu*so da *e*isão, apesar *e não te* sido e*cont*ada nenhum* *rodução </line>
</par>
<par>
<line> que tratasse </line>
<line> *iretamente ac*rca do pr*blema- alvo da pesqu*sa, foi possível perceber </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*idência *e *l*umas outra* tem*tica* recorrente*. A priori, a </line>
<line> *e*ática ainda </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> supe*ficialmente *angen*iada </line>
<line> em produçõ*s que t*at*m *sp*cif**a**nte sobre o rela*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transcriçõe* de fala* dos ator*s **rizes. Sobre a saúde da atr*z, a temática é e </line>
<line> extremam*nte </line>
</par>
<par>
<line> ca*en*e, tendo, em rara ocasião, estudo sobre as condições de sua vo*. </line>
</par>
<par>
<line> A* discussõ*s ma*s re*orren*e* na* produç*es retornadas nas pesqu*sas *izem **speito </line>
<line> à ut*liza*ão d* tea*ro e da prática *e dramatização par* f*ns diversos, atrelados à saú*e, </line>
<line> enquanto u*a ferram*n** de cui*ado. N* âmbito das produçõ*s rel**ionadas ** *rtes, o afeto </line>
</par>
<par>
<line> * as v*vências do a*or são recorrentem*nte apontados como matér*a-prima </line>
<line> para </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> pr*d*ções, em que os estudos se d*bruçam sobre o c*ráte* teó*ico, prá*ico, conceitual </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> metodológico da utilizaç** d*s*e* diante do of*cio. P** *im, ai*da houve *lguns r*torno* que </line>
</par>
<par>
<line> t*atam *o*re o* ben*fícios da prática </line>
<line> teatral, enfatiz**do ganhos de </line>
<line> autocuidado, **s, </line>
</par>
<par>
<line> novamente, não se atém diretamente às idiossincrasias do *t*r ou </line>
<line> *e um contexto amplo do </line>
</par>
<par>
<line> usufrut* de sua profi*são, p*ra alé* da **mples p*ática. </line>
</par>
<par>
<line> De*sa f*rma, * perceptív*l u*a grande gama d* *roduções que ci*cundam a </line>
</par>
<par>
<line> importância do teatro c*mo ferram*nta </line>
<line> de cuidado, tal como * util*z***o do afeto do ator </line>
</par>
<par>
<line> co*o matéri* para a pr*dução art*st*ca. No ent*nto, n*o foram </line>
<line> encontr*das produções </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> tange*ciem o *roblem* al*o, q*e abor*em so*re o cu*dado direcionad* ao ator, sob*e </line>
<line> *eus </line>
</par>
<par>
<line> afetos, sobre su** saúdes mentais, seja no âmbito relaci**ado *os conceit*s d* *ucesso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> frac*sso, com* *e ateve enfaticamente no t*a**lho, ou em q*alquer ou*ro. </line>
</par>
<par>
<line> Com isso, *ã* se visa, de modo algum, descredibilizar *u diminuir a relevância d*s </line>
</par>
<par>
<line> pro*uções di***tida*, visto que </line>
<line> elas desempenham i*porta*te e imprescindível papel </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sas e estudos direcio*ados ao f**ento de práticas de c*idado em sa*de * na construção </line>
</par>
<par>
<line> de pertinentes process*s **tístico*. O que se *i** enf*tizar é com*, a </line>
<line> par*ir das buscas </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> bancos de da*os descr*to*, *er*ebe-se *ma carência de produções que *oltem seu o**ar *ara o </line>
<line> ato* e a atriz, vendo-*s para *lé* de produt*r*s, mas tamb*m *o*o pessoas a *erem cuidadas. </line>
<line> Sendo as**m, en*atiza-se a importância d* qu* estudos fu**r*s bu**u*m com*ree*der </line>
<line> co*o * apropriação e interna*ização dos *onc*i*os sucess* e fra*asso, venham * mobiliza* e </line>
<line> direciona* a a*riz para um lugar ou outro, en*endendo * *elevância des*e* conceitos dentro do </line>
</par>
<par>
<line> es*opo de su* *rofissão, </line>
<line> tal co*o a possibilidade </line>
<line> desses afetivam*nte lhe se*em </line>
</par>
<par>
<line> pot**cializa*ores ou *espo*e**ializadores. Sob*essa*-se i*so, a *mportância * </line>
<line> d* q*e estudos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina **, v. *0, n. 10, art. 10, p. 203-216, out. 2023 </line>
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<line> E. W. N. Freit*s, F. P. *acheco </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> se di*i*am d* *or*a *eral p*ra ator e o seu cuidado, o </line>
<line> vis*o que esses estão na base </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> form*lizaç*o e desenv*l**m*nt* d* t*atro e das práticas dram**ica* que em*asam e fo*entam </line>
<line> os be*efício* desta*ados nas produ*ões supracitadas. Não bas*a olhar p*ra a ar*e e suas </line>
<line> potências *em que se olhe *ambém *a*a o art*sta, *** a produz, que tr*balha por e p*ra ela. </line>
<line> REFE*ÊNCIAS </line>
<line> ALMEIDA, C. et a*. O Teatro *omo estr*tégia de engajame*to de jovens no enfrenta*ent* da </line>
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<line> de s** eu me*mo na co**ivê*cia com o outro: a vivência d* *orporeidade em p*rti*ipa*tes *e </line>
<line> um grupo de teatro. Amazônica-Revis*a de Psicop**agogia, Psic*logia **co*ar * **ucação, </line>
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<line> E. *. N. Freitas </line>
<line> F. P. Pa*h*co </line>
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<line> 1) concepç*o * *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e inter*retação dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) el**oração d* ras*unho ou n* revisão crítica do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rt*cip**ão n* a*r*v***o da versão fi**l do ma*u*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. 20, *. 10, art. 10, p. 2*3-*16, **t. *023 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/r*v*sta </line>
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