Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities

Lucas Guimarães Alves Santos Baesso, Marcello Romani-Dias

Resumo


Este artigo busca identificar a presença de capacidades dinâmicas no decorrer do processo de adesão aos marketplaces de delivery como fator de geração de vantagem competitiva organizacional. Para tanto, foi conduzida pesquisa bibliográfica para contextualização dos marketplaces de delivery enquanto ferramentas de m-commerce, e das motivações e dificuldades enfrentas por micro e pequenas empresas na adesão a essas tecnologias, sob a ótica das Teoria das Capacidades Dinâmicas. O referencial teórico estabelecido serviu de base para a realização de coleta de campo de caráter qualitativo e exploratório, envolvendo a realização de estudo de caso conduzido por meio de análise documental e realização de entrevistas no intuito de compreender em profundidade o fenômeno em questão. Os resultados da pesquisa indicam uma influência positiva entre as capacidades dinâmicas organizacionais e sua geração, e manutenção, de vantagem competitiva e captura de valor em um ambiente de negócios de constante mutação. O estudo também revela que a inovação por meio da adesão às novas tecnologias não está isenta de dificuldades e resistências que podem levar ao seu abandono ou insucesso.

 

Palavras-chave: Marketplaces de Delivery. Capacidades Dinâmicas. Desafios e Oportunidades na Estratégia. Estratégia Empresarial. Vantagem Competitiva.

 

ABSTRACT

 

This article seeks to identify the presence of dynamic capabilities during the process of joining delivery marketplaces as a factor in generating organizational competitive advantage. To this end, a bibliographical research was conducted to contextualize delivery marketplaces as m-commerce tools, and the motivations and difficulties faced by micro and small companies in adhering to these technologies, from the perspective of the Theory of Dynamic Capabilities. The established theoretical framework served as the basis for carrying out qualitative and exploratory field research, involving the carrying out of a case study conducted through document analysis and interviews in order to understand in depth the phenomenon in question. The results indicate a positive influence between organizational dynamic capabilities and their generation and maintenance of competitive advantage and value capture in a constantly changing business environment. The study also reveals that innovation through adherence to new technologies is not free of difficulties and resistance that can lead to its abandonment or failure.

 

Keywords: Delivery Marketplaces. Dynamic Capabilities. Challenges and Opportunities in Strategy. Business Strategy. Competitive Advantage.

 

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.12.1

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