<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 10, art. 4, p. 72-91, ou*. 2*23
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.10.4
</line>
</par><par>
<line>
Co*unicação, Identidade e Consumo: O *o*talecime*to *o Merc**o de Moda Plus S**e
</line>
<line>
Feminino n* Brasil
</line>
<line>
Comm*nica*i*n, Identit* and Consumpt**n: Str*ngthenin* the *omen's *l*s Size F*shion
</line>
<line>
Market in Braz*l
</line>
</par><par>
<line>
A*iana Barbosa Ai***
</line>
<line>
Doutora e* Comunicação e P*áticas de *onsumo pela *scola Superior d* Pr*paganda e Marke*ing
</line>
<line>
Profe*so*a da Bela* *rtes - SP
</line>
<line>
*-ma*l: alianaire*@g**il.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Aliana Bar*o*a Aires
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. *onny Kerley de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
*ua Dr. Álvaro A*vim, *º 9* - Bair*o: Vila Mar*an* -
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
C*P: 04*18-010 - Cidade: S*o Paulo - UF: SP.
</line>
<line>
Artigo recebido em *3/08/2023. Última *e*s*o
</line>
<line>
*ec*bida *m 22/**/2023. Aprovado em *3/*8/202*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado p*lo siste** T*iple Review: Desk Review *)
</line>
<line>
pelo E*i*or-Chefe; e *) *o*ble *lind Rev*ew
</line>
<line>
(avaliaç** cega por *ois ava*iadores d* área).
</line>
<line>
*evisão: Gr*matical, *ormat*va e de For**tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*nicação, Ident*dad* e *onsumo: O Fortalecim*n*o do Mer*ado de M**a Plus *ize Feminino no Brasi*
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
RES**O
</line>
</par><par>
<line>
Após terem sido
</line>
<line>
excluíd*s por mui*o tempo do consumo de moda, *os últ*m*s tempos, a*
</line>
</par><par>
<line>
mulheres
</line>
<line>
*ord*s *are*em estar fina*mente conquistando e*paço com o *urg*m*nto de *ma
</line>
</par><par>
<line>
variedade de inic*ativas, com* se**nas de m*da, con*ursos *e
</line>
<line>
*elez*, marcas de moda
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ev*nto* científicos vo*tados especific*m**te *ara o públ*co gordo no B*asi*. Consideran*o o
</line>
<line>
consumo *omo central na definição da i*en*id*de do sujeito contemporâneo, *osso o*jet*vo
</line>
<line>
neste artigo é analisar * crescimen*o do *ercado de *oda plus size feminino, avalia*do seus
</line>
<line>
po**os fracos e fortes, e principal*e**e, s*a influê**ia n* fo*m**ão da iden*idade *a mulher
</line>
<line>
*lus size. Par* i*so, empr*endemos uma revisão bibl*o*r*fica em auto*es que tratam so*r*
</line>
</par><par>
<line>
*o*s**o, corpo,
</line>
<line>
capit*lismo, identidade,
</line>
<line>
*or*o gor*o e moda p*us size: en*re eles, *olain
</line>
</par><par>
<line>
(2013), Jimenez (2020), Sassateli (201*) *arcía-Canclini (*010), Bauman (2008), Aires
</line>
<line>
(201*), M*racken (2*03). Também *e*l*zamos uma pesquisa documenta* em artig*s
</line>
</par><par>
<line>
*ornalísticos e peça* public*t*rias. Como método empíric*, fiz*mos uma obs*rv*ção
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
merc*do de moda p*us size *a *id**e de *ã* P**lo, de 20*9 a 2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
*ala*ras-*h*ve: Mo*a Plu* Size. Consu*o. **entida*e. Corp*.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRA**
</line>
</par><par>
<line>
A*ter having *een excluded for a long ti*e in the fashion consumer market, in *ecent times fat
</line>
<line>
women seem t* be finally conquering space, with *he eme*gence of a variety of i*itiative*,
</line>
<line>
suc* as fas*i*n wee*s, beauty contests, fash**n br*nds and sci*ntific event* aimed
</line>
<line>
specifically at the fat public i* *razil. Considerin* consumption as cent*al in t*e definition of
</line>
<line>
th* identity of the contemporary *ubject, *ur o*jective in this articl* is to an*lyze the gr*wth
</line>
<line>
of the w*men p*us si*e fash*on market, evaluating i*s weaknesses and st*en*ths, and
</line>
<line>
espec*ally its influence o* the formati*n of the identi*y of the plus si*e woman. For this, we
</line>
</par><par>
<line>
u**ertook a bibl*ographic rev*ew
</line>
<line>
of authors who deal *i*h
</line>
<line>
cons*m*tion,
</line>
<line>
body, capitalism,
</line>
</par><par>
<line>
*dentity, a*d fat body and plus *ize *a**ion: among them P*lain (2*13), Jimene* (2020),
</line>
<line>
Sa*sateli (2012), García-Can*li*i (*010), *auman (200*), Aires (2019), MCrac*en (*003).
</line>
<line>
W* also conduc*ed *ocum*ntary re*ea*ch on journalis**c articl** and advertisi*g *ieces. As an
</line>
<line>
*mpi*ic** method, we observ*d *he plus size fashion mark*t in the city *f São Paulo fr*m
</line>
<line>
2019 t o *020.
</line>
<line>
Keywor*s: P*us S*ze Fas*ion. Consumpt*on. Ide*tity. Body.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, *. 20, n. *0, art. 4, p. 72-91, *ut. 2023
</line>
<line>
*ww4.f*a*et.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. A*res
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O merca*o de mod* plus size * um segmento que surgiu * ganhou vis*bilidad*
</line>
</par><par>
<line>
especialmente na últi** década (AIRE*, 2019), reg*strando crescimento em
</line>
<line>
números
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mo*trando for*a no Br**il, *esmo em períod*s de cri**. *egund* os dados *ais recentes da
</line>
<line>
As*ocia*ã* Brasil *l*s S*ze (A*PS), o s*g*ento de moda plus size movimento* R$ 9,6
</line>
<line>
bilhões em **21, no Brasil, e tem *xpectativa *e al*ançar, **é *027, os R$ 15 b*lhões em
</line>
<line>
f*turamento (BOLZ*NI, *023).
</line>
<line>
Em 2018, quando o Brasil *ass*u por um* grave crise *conômica, e**uanto o*tros
</line>
</par><par>
<line>
set*res da *conomia nacional registravam *erdas * *ueda na prod*ção, o m*r***o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*estu*r*o para *amanhos aci*a de *6 m**imentou R$ 7,* bilhões, registrando crescime*to *e
</line>
</par><par>
<line>
8%, *egundo dados da Associação B*asileira Pl*s Size (BOLZANI, 2023). E
</line>
<line>
m*s*o c*m a
</line>
</par><par>
<line>
p*ndemia de C*VI*-19 i*i**ada em 2020, o me*c*do de moda plus size a*nda registrou bons
</line>
<line>
n*me*o*, notada*ent* impulsio**do *o* pequenos n*g*cios, que represen*am m*** ** 90%
</line>
<line>
do se*or (BOLZANI, 2023).
</line>
<line>
Ao long* da modernidade, com o crescimento das t**as de obesi**d* no mund*,
</line>
<line>
intensi*ic*ram-*e ** alert*s *uanto a** prejuízos *ara a saúde pelas inst*ncias médi**s, o *u*
</line>
</par><par>
<line>
fom*ntou surgimento d* o
</line>
<line>
estereó*ipos *egativos em **lação aos in*ivíduos/cor*os gordos.
</line>
</par><par>
<line>
D*sse *od*, o *re*onceito contra **r*os gordos cres*e **ndialm*nte e *ass* a ser re*leti**
</line>
<line>
n*s espaços s**iais, d** quais eles são progr*ssivam*nt* excluído* até os dias de ho*e. Como
</line>
</par><par>
<line>
rela*a Vigarello (*0*2), a *ist*ria do co*po go*do é uma histó**a **bre
</line>
<line>
exc*usão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desqualifi*ação m*ral.
</line>
</par><par>
<line>
*ntretanto, *pós te*e* si** invi*ibilizados por algum*s dé*adas no mercad* d*
</line>
<line>
con*umo d* *oda, os cons*midor** gord**, especia*m*nt* a* mulheres gordas, par*cem estar
</line>
</par><par>
<line>
finalm**t*
</line>
<line>
conq*is*and* es*aço na últim* dé*ad*, com o s*rgi***to de
</line>
<line>
uma *ariedade d*
</line>
</par><par>
<line>
ini*iativas, como semanas
</line>
<line>
de moda, concursos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
bele*a, mar*as de moda e eventos
</line>
</par><par>
<line>
científi*os voltados especifi*amente para o público *ordo no B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Considerand* qu*, *a conte*p*ranei*ade, "a ci*culação, * co*p*a, * vend*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apropr*açã* d* bens * de objetos/signo* diferenciado* cons**tuem **j* a no**a lingu*g*m e o
</line>
</par><par>
<line>
nos*o código, por inte*mé*io d* qu*l tod* a s*ciedade comunica fala" (BAUDRILL*RD, e
</line>
</par><par>
<line>
**0*, p.80), participaç*o *o consumo * *
</line>
<line>
de fundamental
</line>
<line>
i*portância p*ra a construção
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
identi*ad* d* mulh*r gorda, *go*a *essign*ficada pelo merca*o como m**her plu* *ize.
</line>
<line>
A *ulher plus *i*e é um suj*ito que exi*te no e pel* co*sumo, desd* que ganh* espa*o
</line>
</par><par>
<line>
* m*dida que *e torna
</line>
<line>
con*umid*ra, ou seja, um sujeito de perfor*ance e
</line>
<line>
produ*ão (*AN,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, *. 20, n. 10, *rt. 4, p. *2-91, out. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação, *dentidade e Cons*mo: O Fo**alec*mento do Mercad* de M*da Plu* *ize Feminino no Br*sil
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
2017). A**im, a inclusã* do corpo go*do feminino se *á *o contexto d* mod* e ** consumo,
</line>
<line>
*o entanto, passar a *articipar *o mer*ad* con*umidor não si*nif**a um* inserção semel*ante
</line>
<line>
no *ecid* socia*.
</line>
<line>
O**ervamos que as mulheres gordas ainda são fr*quenteme*te vítim*s de g*rdofobia
</line>
<line>
(*I*ENE*, 2020), prec*nceito *ue *s exc**i da *ociedade, se*do re*uz**as as o*o*tunidade*
</line>
<line>
pr*fissionais e de inserção social em condições **u*litárias *s *esso*s magras. Polain (201*),
</line>
</par><par>
<line>
numa investi*ação *r*fun** s*bre a sociologi*
</line>
<line>
*a o*esidade, a**r*a q*e *um proce*so
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
s*leç*o
</line>
<line>
de u*a vaga pa*a trab*lho, um
</line>
<line>
candidato com a*arência obesa
</line>
<line>
*assa a im*gem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lentid*o,
</line>
<line>
desleix* incompe*ência, e**uanto magro e at*éti*o mostra um* imagem de ser
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
b*m-sucedido. C*m as mu**eres, a estigmatização ainda é pior, por causa da associa**o ent*e
</line>
<line>
be*eza * magreza, construída nas soci*dades *ontemporâneas. O referido autor ain*a re*at*
</line>
<line>
que *ulh*res obes*s geralmente cas**-se co* **mens de *ível social, c**tu*al e econômi*o
</line>
<line>
inferior q*e aqueles com qu*m as mulheres ma*ras se casa*.
</line>
<line>
Port*nto, considera*do o consu*o co*o central na *efinição d* identidade do s*jeito
</line>
<line>
co*tem*orâneo, nosso objeti*o neste *rt**o é *nalisa* o c*escimento do *erc*do de moda plus
</line>
</par><par>
<line>
size **minino, avaliando se*s
</line>
<line>
p*nt os
</line>
<line>
fracos e fortes, e pr*ncipa*mente su* in*luência
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
for*aç*o da identidade da mulher
</line>
<line>
plus si*e. Para *sso, *m*reen**mos
</line>
<line>
um* r*vi*ão
</line>
</par><par>
<line>
bibliogr**ica
</line>
<line>
em autores que tra*am *obre consumo,
</line>
<line>
corpo, ca*i*alismo, identidade,
</line>
<line>
co**o
</line>
</par><par>
<line>
*o*do e moda
</line>
<line>
p**s size: *ntre eles, Pola*n (2*13), Jimen*z (2020), Sass*teli (*012), García-
</line>
</par><par>
<line>
Canclini (2010), Bauman (2008), Aires (2019), MCrack*n (2*03). Ta*bém re*l*zamos
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa
</line>
<line>
documental *m artig** jornalísticos p*ç*s publ*citárias. Com* método emp*rico, e
</line>
</par><par>
<line>
*izemos u*a observação no me*cad* d* mo*a plus size n* c*dade de S*o Paulo, nos anos de
</line>
<line>
201* e 2020.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓ*IC*
</line>
<line>
2.1 C*ns*mo como fer*amenta de *onst*ução da identidade do *uje*to contemporâneo
</line>
</par><par>
<line>
O *on*umo não é u*
</line>
<line>
fe*ômeno observável apenas n* atual*dade, "o fenômeno
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consumo tem raíz*s tão antigas q*a*to *s seres vivos e co* to*a certeza * pa*te permanente *
</line>
</par><par>
<line>
inte**a* *e todas as formas
</line>
<line>
de vida con*ecidas através *e narrativas
</line>
<line>
históricas e rela*os
</line>
</par><par>
<line>
*tnográf*cos" (BAUMAN, 2008, p.37). Sassatelli (2*12) afir*a qu* na Idad* *édi*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
consum* j* se mani*es*ava *om os peque*os luxo* d* po*o at* as extravagânci*s da nobreza
</line>
<line>
nas *ortes.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, *. 10, a*t. 4, p. 72-9*, out. *023 w*w4.fsane*.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Aires
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
A diferença é que at*al*e*te o *onsumo adquiri* uma configur*çã* e*pe*ífi*a em
</line>
<line>
* *a
</line>
</par><par>
<line>
a*ticulaçã* com * mídia.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, mesmo q*e o consumo tenha sempre **tado pres*nte na vida soc*al, a***as a
</line>
</par><par>
<line>
soci*da*e moderna tem sido c*nsider*da uma soci*dad* de c*ns*mo, porq*e foi *ela
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consumo a*sumiu uma dimensão e *m signi*icado *té então inimagináve*s, estendendo sua
</line>
</par><par>
<line>
lógica a esf*ras onde a*tes não se encontr*va, como as da c*dad*nia, *eli*ião, cultur*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
política. Port*nto, inegável a centrali*ade do cons**o na *ida cont*mporânea, e * o
</line>
<line>
s*u
</line>
</par><par>
<line>
estud* despon*a como fundamental p*ra entender nos*a cult*r*.
</line>
</par><par>
<line>
*om* tod* fenô**no sociocultura*, o co**umo não acontece de modo isolado,
</line>
</par><par>
<line>
trat*ndo-se de um conjunt* descontínu* de
</line>
<line>
process*s complexos e
</line>
<line>
*e*oluções q*e
</line>
</par><par>
<line>
aco**ecera* a* longo *o tempo
</line>
<line>
e influenciaram,
</line>
<line>
*m *a*** *u men*r grau, para o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimen*o d* uma sociedade
</line>
<line>
de co*sumo. "*a*a compreender o que carac*er*za as
</line>
</par><par>
<line>
atu*is
</line>
<line>
**cie*ades de
</line>
<line>
consumo, deve-se e*tuda*
</line>
<line>
u*a série de fatores e fe*ômeno*, que s*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve*a*
</line>
<line>
em **loci*ade* diferentes em lugares e tempos distin*os" (SA*SATELI,
</line>
</par><par>
<line>
2012, p *7).
</line>
</par><par>
<line>
Rece*temente as ciê**ia* sociais têm ad*ertido cada vez *ais
</line>
<line>
que a história do
</line>
</par><par>
<line>
consum*, ente**ido como sendo categoria de a*á*ise * de val*ração moral, ou como
</line>
<line>
conj*nto de prá*icas, tem uma import**cia capita* para compreender o nascimento e
</line>
<line>
a gên*se do sistema capitalista * de suas variantes defin*das na modernidade,
</line>
<line>
for*ement* caracteriza*a* p*** vis*bil*dade, o vo*ume e a contínua inovação das
</line>
<line>
mercadorias (SASSAT*LI, *012, p.25).
</line>
</par><par>
<line>
A antropologia *co*ômica mostra que todo consum**or, quan** **l*ciona, *o*pra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
utiliza, está **ntribuin*o para a *onstru*ão *e um universo i*teligível com os bens qu* elege.
</line>
</par><par>
<line>
*ai* que satisfazer n*cessida*e* e dese*os, apropriação *os bens implica carregá-los a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
signi*icad*s. Os b*ns aju*am a *ierarquiza* os atos e *on*igurar seu sentido, p*r isso, Garcia
</line>
<line>
Canclini (20*0) re**ete que o con*umo *erve *ar* p*n*ar.
</line>
</par><par>
<line>
E *a*a vez mais, a id*ntidade do su**ito co*tem**râneo é form*da
</line>
<line>
pelo co*sumo.
</line>
</par><par>
<line>
Antes segu*amos um *odelo *e identidade baseado em asp*c**s sociais *ixos (f*mília, na*ão,
</line>
<line>
gê*e*o, dentre outros), no qual virtu*es * **lores como coragem, s*bedoria e humildade *r*m
</line>
</par><par>
<line>
valori*ados
</line>
<line>
em *etrim*n**
</line>
<line>
da *parênci* extern*. Hoje, seguimo* um mo***o exter*or da
</line>
</par><par>
<line>
identidade, em *ue a apar*ncia corporal p*ssa a i*e**ificar fortemen*e o suj*i*o, "(...) percebe-
</line>
</par><par>
<line>
se um d*slocam*nto daque*a subjetividade "i*teriorizada" em
</line>
<line>
direção a no*as formas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
autoconstruçã*" (SIBILIA, 2008, p. 2*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Diane C*ane (200*) exp*ica que, no sécu*o XIX * a*é metade *o século XX, a França
</line>
<line>
Re*. F*A, Teres*na, v. 2*, n. 1*, art. 4, p. 72-91, out. 20*3 www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunic*çã*, Identidade e Consumo: O *ortalec*ment* d* Mercado *e Moda *lus *ize Feminino no Brasil
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
*om*nava a
</line>
<line>
cen*
</line>
<line>
da mo*a e nin*uém se questionava sobre * qu* estava
</line>
<line>
usan*o *orqu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
moda v*nh* de c*ma para baixo, ou sej*, era ditada por
</line>
<line>
gra*des estilista* da alta-costura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*elas altas cla*s*s sociais, assim "* sistema da m*da p*oduziu est*los d* *oupas que
</line>
<line>
expressavam a p*sição soci*l das m**here* que a vestiam, o* aquela à qual a*piravam"
</line>
</par><par>
<line>
(CRANE, 2006, p.
</line>
<line>
272). Ou seja, a m*da servia como e*emento diferenciador das classes
</line>
</par><par>
<line>
sociais.
</line>
</par><par>
<line>
No **tan**, no mundo contemporâne*, a a**ora o*serva como isso mudou, e hoje
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
moda é um fenômeno relacionado
</line>
<line>
à constr*çã* e *xpr*ssão da identi*a*e do sujei*o
</line>
</par><par>
<line>
co*temporâneo, correspondendo aos v*lores que ele deseja "externar" *or mei* d* s*a
</line>
<line>
aparênci*. Cr*ne sublinha que a mo*a passou por **ansform*ç*es tão radi*ais n* *inal do
</line>
<line>
século XIX qu* é *ossível dizermos que ant*s er* voltada para as "classes", e h*je é v*ltada
</line>
</par><par>
<line>
p*ra o con*umidor, "em vez de se orientar
</line>
<line>
para o gosto das elites, moda de consumo a
</line>
</par><par>
<line>
in*orpora gostos e int*resses *e g*upos s*c**is *e to*os os níveis" (CRANE, 2006, p. 273).
</line>
</par><par>
<line>
Vamos *fast*ndo-nos da é*oca *m q*e *s identidades se definiam po*
</line>
<line>
ess*n*ia* a-
</line>
</par><par>
<line>
his**ri*as: atualment* conf**uram-se *o consum*, de*endem *aquilo que se possui,
</line>
<line>
ou *a**ilo que se pode ch*gar * possuir. As *ransformações constant*s n*s
</line>
<line>
t*cnologias de produção, *o design d* objetos, na *omunicação mais extensiva ou
</line>
<line>
i*tens*va ent*e co*unidades - e o q** isto ger* em r*lação à amplia*ão de desejos e
</line>
</par><par>
<line>
e*pectativas
</line>
<line>
- t*rnam in*táveis a* *dentidad*s fixadas em repertó*ios d* be*s
</line>
</par><par>
<line>
*xclu*iv*s de uma comunidad* étnica ** raci*nal (GAR**A-CANCLINI, 2010, *.
</line>
<line>
30-*1).
</line>
<line>
As*im, *entr* de u* mod*lo identi*ári* que valoriza o *are*er em detrimen*o d* ser, o
</line>
</par><par>
<line>
consumo to*na-se um do* principais
</line>
<line>
p*o*edimentos de i*entificação, espec*almen*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consumo de mo*a, pois essa permite a **nstruç*o da a**rência do i*diví*uo p*r meio
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
elemento* de e*til* que compõem um look p*o*ram*do p**a diz*r a*go s*bre o indiv*duo *ue
</line>
<line>
o ve**e. Assi*, "a subjetivi*ade do* cons*m**ores é feita de op***s de c*mpra" (BAUM**,
</line>
<line>
2008, p.24).
</line>
<line>
O s*stema de consumo su*re os i*di*í*uos com *s **teriais c*lturais n*cessários *
</line>
<line>
realização de suas variadas * mutan*es ideias ** que é s*r u* homem ou uma
</line>
<line>
mulher, *ma pe*soa d* meia-idade ou *m i*oso, um pai, um cidad*o ou um
</line>
</par><par>
<line>
profission**.
</line>
<line>
Todas essas noções *ulturai* estão *oncretiz*das nos bens e é a*ravés
</line>
</par><par>
<line>
da sua pos** e uso que o indi*íduo *s **sim*l* e* *ua p*ópr** *ida"
</line>
<line>
(MCCRACKEN, 20*3, p 119).
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, consum**os
</line>
<line>
bem mais que o*jetos materi*is, consum*mos ima*ens,
</line>
</par><par>
<line>
visuali*ades, modelos, condutas, id*ias, lugares, i**ntidades, sonhos, plano* e valores, que se
</line>
</par><par>
<line>
expressa* atr**és de um *bjeto, com a ajuda de
</line>
<line>
a*guns mecanismos de tran*ferência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
sig*ifi*ado com* a publicidade e * m**a. De acordo c*m McCracken, "o signifi*ado, assim,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, art. 4, p. 72-91, ou*. 2*23 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. *i*es
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
res**e em primeiro lugar nu* mu*do culturalmente constit*ído. P*ra tornar-se *nerent* a*s
</line>
<line>
bens de consumo, precisa dese*ga*ar-se do mundo * tr*n*ferir-se p*ra o bem"
</line>
<line>
(MCCRA**EN, 200*, *. 1*6).
</line>
<line>
Desse modo, p*las escolhas de consumo, c*n*tru*mos no**a identidade e
</line>
<line>
demarcamos noss* pos*ção so*ial. O *onsum* *a*bém nos traz a sensação de pertencimen*o *
</line>
<line>
uma comun*dade. H*l* (2006) nos *a*a que em me*o a um mundo, n* qual as id*ntidades
</line>
</par><par>
<line>
*acionais se enfraque*em
</line>
<line>
p*** *ibridiz*ção das cultu*as, s*o o* códigos
</line>
<line>
compartilha*os do
</line>
</par><par>
<line>
c**sumo que nos aproximam. Garci* Canclini (2010) também cor**bora es*a ideia, * *e*e*de
</line>
<line>
que em meio * heterog*neida*e *a n*s*a cultur* *ncontramos cód*go* que nos u*ificam, ou
</line>
<line>
que ao menos permit*m qu* nos en*e*da*os, mas esses códi*o* compartil*ados são cada **z
</line>
<line>
menos *s de clas** *u etnia, e sim o* d* *ons**o.
</line>
<line>
Po* exemplo, o consum* é u* repertório *omum e aproxim* grupos de indivíduos
</line>
<line>
que n** se conh*c*m e p*ss*m a conversar sobre temas da c*ltura do consumo, por exemplo,
</line>
</par><par>
<line>
um f*l*e, o lançam*nto
</line>
<line>
de uma c*leção de moda, o *apítulo de u** telenovela ou u*a
</line>
</par><par>
<line>
notícia
</line>
<line>
veicul*da *a TV. N*quele instante,
</line>
<line>
desconhecido* s*
</line>
<line>
aproximam e conversam com
</line>
</par><par>
<line>
desenvoltu*a e int*midade. Outro e*e**lo de como o con*um* aprox**a, *endo um
</line>
</par><par>
<line>
im*ortante *lemento de *omunic**ão, é
</line>
<line>
*u*ndo estamos e* out*o p*ís e
</line>
<line>
não falamos
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
id**ma, mas reconhecem*s uma loja de fast *ood como o Mac*onald´s * co*seguimos fa*er
</line>
<line>
no*so pedido sem dif*cu*dade.
</line>
<line>
A participação no consu*o torna-*e o principal procedimento de identificação, *or
</line>
</par><par>
<line>
*ss*, Hall (2006) sugere a formação de
</line>
<line>
uma comunida*e internac*onal de **nsumidores,
</line>
</par><par>
<line>
tamanha a inte*ra*ão que a lingua*e* do co*su*o nos prop*rciona *m um cenário t*o
</line>
</par><par>
<line>
*ragmenta** e ins*ável, onde "t*do que
</line>
<line>
era s*l*do se d*sma*cha no ar" (MARX E
</line>
</par><par>
</page><line>
EN*ELS,1998, p.8), * consumo par*ce s*r o mais próximo de um chão para pisarmos. D*sse
</line>
<line>
*odo, "cconsumir é tornar mais inteligível um m*ndo onde o *ó*ido se ev*p*ra (GARCI* -
</line>
<line>
CANCLINI, 201*, p.59).
</line>
<line>
Vivemo* *m tempo d* f*atur*s e heterogen*idade, de segm*ntações *entro de cada
</line>
<line>
nação e de comu*icações fluídas c*m as *rd*ns transnacionais d* inform*çã*, da
</line>
<line>
*od* e do saber. Em meio a esta heter*g*ne*dade enc*ntramos códigos que no*
</line>
<line>
uni*ica*, o* que ao menos p*rm*tem que n*s enten**mos (GARC*A-*ANCLINI,
</line>
<line>
201*, p.61).
</line>
<line>
As mais variadas f**mas de consu*o organizam a v*da soc*al e *stabelecem vínculos
</line>
<line>
entr* i*divíd*os n* sociedade. Dev*do a*s múltiplos p*péis e **ces *u* * *onsu*o as*u*e na
</line>
<line>
v*da contemporânea, *m sua i*tensa imbricação com a dinâmica cultural, es*e se r*ve*a um
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, *. 10, art. 4, *. 72-9*, ou*. 2023 www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação, Identidade e Consumo: O F*rtalecimento do Mercado de Mod* Plus **ze Feminino no Brasil
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
objeto *omplexo de ser conceituado. "A cultura é
</line>
<line>
uma criação d* homem, resulta*te
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c*mpl*xida** cr*sce**e
</line>
<line>
das ope*ações
</line>
<line>
de
</line>
<line>
q*e esse animal se mostra capaz no trato
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
natureza mater*al" (PINTO,
</line>
<line>
1979, *. *22), de*se modo, tanto a *obilização de recursos
</line>
</par><par>
<line>
técnicos *ara pr**ução de art*gos q*anto o* *sos q*e fazemos desses mo*tram que o con*umo
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
um
</line>
<line>
ato essencialmente cu***ral. Nesse se**ido, Grant McCracken (2003)
</line>
<line>
d*f*ne
</line>
<line>
con*umo
</line>
</par><par>
<line>
como "* pr*cesso
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
qual os bens e *s serviços
</line>
<line>
de
</line>
<line>
consumo são criados, *omprados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
usad**" (MCCRACKEN, 2003, *. 21).
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, o consumo se delinei* como um pro*esso sociocultura*,
</line>
<line>
uma concepção
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
mu**o e uma mentali*ade. A cidadania
</line>
<line>
é um do* aspec*os qu* compõ*m a noção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consumo, "o con*e*to de consumo pressup*e obrigatoriamente, como a out*a f*ce, o conceit*
</line>
</par><par>
<line>
de cida*ania" (BACCEGA,
</line>
<line>
2010, p. 2*). Ga**ia-Cancli*i (2*10) assinal*u essa *uestão no
</line>
</par><par>
<line>
clássico "Consum*d*re* e cida*ão*:
</line>
<line>
conflitos m*lticulturais da g**bal*z*ção", em que "t*nta
</line>
</par><par>
<line>
*ntender com* as mudanças na maneir* de c*nsumir alter*ram as *o*sibilidades e as form* de
</line>
<line>
e*ercer a cidadania" (GARCIA-CANC*INI, 2*10, *. 29). Ele ob*erva uma ass*ciação entre o
</line>
</par><par>
<line>
*on*umo * o conceito *e c*d*dani*, ao passo que
</line>
<line>
hoje o consumo de
</line>
<line>
*e n* e
</line>
<line>
do* meio*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ação de mass* responde * algumas *e*guntas pró**ias dos cidadã*s, como a que lugar
</line>
<line>
eu *ertenço no *und*.
</line>
<line>
*ssim, o consumo, especialm*nte o de m**a, revela-s* u*a i*portan*e *err*menta
</line>
<line>
para defi*ição da identidade do sujeito contemp*rân*o. Ao escolher suas peça* ** ves*uári*, o
</line>
</par><par>
<line>
sujeito també* e*co*he uma identidade que deseja transmitir, já
</line>
<line>
qu* a * oda é um a
</line>
</par><par>
<line>
significativa lin*uagem
</line>
<line>
do con*umo, c*paz *e adicionar sentidos e si*nific*dos c*m sua
</line>
</par><par>
<line>
mat*riali*ade. Como di* o sl**an da *amosa l*j* de
</line>
<line>
*e*artam*ntos *e mod* brasileira
</line>
</par><par>
<line>
Renner, "voc* *em o se* e*tilo e a Renne* tem todo*", o que signif*ca que a loj* comercializa
</line>
<line>
roupas que p*dem, jun*as, m*ntar div*rsos e*ti*os e assim *xpressar diver*as identidades, uma
</line>
</par><par>
<line>
em *ada i*divídu*
</line>
<line>
ou mesmo várias *m um só indivíduo, conside*ando a m**tipl*cid*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
papéis que o **jeito contemporâneo desempen*a em se* c*tidiano. Assim, a loja mos**a-se
</line>
</par><par>
<line>
capaz de a*uar ao lado do sujeito na
</line>
<line>
sua construção ide*titária co**emporânea por *ei* *a
</line>
</par><par>
<line>
moda.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 O mercad* de moda plus si*e *em*ni** em *ersp*cti*a hi*tórica *o Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Sant´Ann* (2*14) *onta que com a e*er*ênc*a da massific*ção
</line>
<line>
da "roupa comprada
</line>
</par><par>
<line>
pro*ta" no Brasil, *s mulh*res passam a *n*orpora* ao seu coditiano a *r*tica de verificar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
p*s* corpor*l regular*ente. Ness* mesm* *erí*do, *s ba*a**as caseiras Filiz*la passam a ser
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina P*, v. 20, n. 10, *rt. 4, p. 72-91, o**. 2023 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Aire*
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
com*rcia*izadas e se popular*z*m nas casas da* *ulheres br*si*eiras. Assim, c*iam-*e *odo*
</line>
<line>
*ais so*isticados de disciplinarizaçã* do corpo, post* que o p*ó*r*o sujeito faz o
</line>
<line>
a*omp**ha*ento da quantidade de quilos gan*os ou perdidos, be* como da numeraç** de
</line>
<line>
peç*s do vestuár*o p*ra avaliar e co*trol*r suas m*didas.
</line>
<line>
Entretant*, Ai*es (2019) verifi*a que, **nta*ente com * democrat*zaçã* *a mo*a, deu-
</line>
</par><par>
<line>
se um proce*so de exclusão, **is, embora
</line>
<line>
a* roupas
</line>
<line>
estivessem disponíve*s nos g*an*es
</line>
</par><par>
<line>
ma*azines
</line>
<line>
par* o co*sumo massiv*, elas não est*vam ali para todos *s corpos. *u seja,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
l**o da democratiza*ão ** moda *casionada pel* *rodução de ro*pas em série, numerada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
padro*izada, be* como
</line>
<line>
pela di*tribuiçã* das merca*orias em loc*is
</line>
<line>
ap*op*iado* como os
</line>
</par><par>
<line>
*aga**nes *u* di*ponibili*ava* provadores,
</line>
<line>
e*pelhos e espaços de convivência necessá*ios
</line>
</par><par>
<line>
p*ra se consolidar a prática de c*mpr** *oupa pronta, d* apreender a noção de estilo e avaliar
</line>
<line>
o preço, havia também um *rocesso inv*rso.
</line>
</par><par>
<line>
E*se pr*c*ss* de exclusão ou "*esdemocra*izaçã*", *riado *ela li*itaç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
numeração disponível *ara o *ret- à- por**r ou ready to wear, esta*elec*a um corpo p*dr*o
</line>
<line>
(delimitando tamanh* e peso do corp*) par* a pro*ução das empresas *e *oupas e, mais tarde,
</line>
<line>
par* a ind*stria da mod*. Os tamanhos g**ndes eram numericamente r**uzi*os ou não er*m
</line>
<line>
pr*duzidos *elas marca*, excluindo-se, d*s*e modo, a* pe*soas obesas da *xpe*iê*c*a e*tética
</line>
<line>
e so*iocultur*l p*opo*ciona*a p*l* moda, forçando-os a buscar alternativ*s p**a pr*d*zir sua
</line>
<line>
vestimen*a, geralme*te por m*io do serviço de costureiras que confeccion*vam sob medida.
</line>
<line>
Na co*temporaneidade, n* entanto, to*n*-se c*d* vez mais intens* * rei*in*ica*ão de
</line>
</par><par>
<line>
visibil*dad* por
</line>
<line>
dif**entes m**i*entos culturais e sociais, e
</line>
<line>
essa nova
</line>
<line>
configuração v**
</line>
</par><par>
<line>
repercuti*do no *róprio *istema da moda *ue, aparen*em*nte, **ssa a val*rizar a d**ersidade
</line>
</par><par>
<line>
e a pluralidade por *eio da constituiç*o de nichos de mercad*
</line>
<line>
par* o* mais div*rsos
</line>
</par><par>
<line>
segmentos, como é o caso da **d* plus s*ze.
</line>
</par><par>
<line>
A p**tir dos an*s 200*, verificamos o s***im*nto, cre*ci*ento e *isibilidade
</line>
<line>
a*canç**os pelo m*rcado de moda p*us s**e no *r*sil. *ntes disso, segundo Durante (2016),
</line>
<line>
a* mul*er*s g*rdas br**i**i*as costumavam ir * seção masculina *e ***a* d* depart*mento o*
</line>
<line>
buscavam marcas co* estilo lady e *té *ojas que vendem peças para gesta*tes. Praticamente
</line>
</par><par>
<line>
nã* havia lojas vol*a*as *ara atender a* público
</line>
<line>
gordo em t*rritório na*ional (*URANTE,
</line>
</par><par>
<line>
20**).
</line>
</par><par>
<line>
Uma pesquisa d* M*nist*rio *a Saúde, rea**z*da em 2011, re*elou que 48,*% da
</line>
</par><par>
<line>
p*p*la*ão brasil**ra esta*a acima d* pe*o, com um
</line>
<line>
perce*tual de 1*,8% de *bes*s. Diante
</line>
</par><par>
<line>
*essa característica da p*pulação br*sileira, pode*os *ensar n* demanda de con*umo po* esse
</line>
</par><par>
<line>
p*bl*co *ão ate*dido pel* *ndústri* da moda e no
</line>
<line>
d*senvolvimento da moda
</line>
<line>
p* us * i z e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina, v. 2*, n. 10, *rt. 4, p. 72-91, *ut. 2*23
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o**ni*ação, *d**tid*de e Consu**: O F*rtalecimento do Mer*a*o de Moda **us Siz* Femin**o no Brasil
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
nacion*l, como uma r*sposta do m*rcado para a dem*nda ** roupa, com modelos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
numeração em tam*nh* *rande. Nesse con*exto,
</line>
<line>
a * oda
</line>
<line>
plus *ize ganhou v*sibilidade,
</line>
</par><par>
<line>
construindo **u* próprios *spaços de leg*timação, como d*sfile*, ensaios fotográfic*s, feira*
</line>
<line>
d* mod*, concursos de beleza, mar*as e *ojas, *uito sem*lhan*e às *nstâ*cias de visibili*ade e
</line>
<line>
de legiti*ação *a moda conven*i*nal.
</line>
</par><par>
<line>
* primeiro gra*de *vento
</line>
<line>
dedicado * esse p**l**o foi criado em 2010: * Fashion
</line>
</par><par>
<line>
Weekend P*us Si*e (FWP*), que foi responsável po* traz*r as marcas
</line>
<line>
plus size pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
calendário of*c*al da moda b*asi*eira. O *WPS *contece *uas vezes *o ano na cidade de S*o
</line>
</par><par>
<line>
Paulo, e inaugura uma er* de mu*tos eventos pres*nciais
</line>
<line>
no segmento. E*se evento fo*
</line>
</par><par>
<line>
f*ndamen*al
</line>
<line>
na *volução *a moda *lus size no Br*sil, com *m format* convencional de
</line>
</par><par>
<line>
d*sfil*s, cont*ndo com estandes *om o objetivo d* *presentar marcas *e moda plus size para
</line>
<line>
o v*rejo.
</line>
<line>
*o en*anto, o evento com maior número de edições no mercado plus size bras*leiro é *
</line>
<line>
feira Po* P*us Fashion que, desde 201*, ac*ntece q*atro ve*es ao a*o *m São Pa**o, reunindo
</line>
<line>
em *iversos e*t*ndes mar*as de moda plus *ize que atendem especi**me*te * um público de
</line>
</par><par>
<line>
e**ilo alternati*o. Consi*era*a
</line>
<line>
a maio* feira de moda plus size do *und*, a pop *l*s con*a
</line>
</par><par>
<line>
*om *ais de 2 mil expo*itores, movimentando um c**cu*to de cons*mo de m*rca* que visam
</line>
</par><par>
<line>
alim*ntar o *onsumi*or f*nal. M*smo durante * pa*demia,
</line>
<line>
ent*e 2*20 e 2022, * feira
</line>
</par><par>
<line>
co*tinuo* a ex*stir num for*ato *nlin*. O *vento também inspirou a produç*o de feiras plus
</line>
<line>
size e* pra*icamente toda* as regiões do país, e princi*al*ente nas capitais bra*ileiras.
</line>
<line>
Essas feir*s e eventos aprese*t*m um ambiente *ís*co para a diss*mi*ação da cultu*a
</line>
</par><par>
<line>
*lu* siz* e **de* ser con*ider*dos como uma estratégia de pro*oç*o plus siz*
</line>
<line>
no *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Promovendo o ***o**ro pr*s*ncial d* in*ivídu*s que *e reconhecem * *e i*en**fi*am
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
porte, * aind* in*egran*o atacado e varejo, es*as feiras *odem ser consi*eradas estratégi*s
</line>
</par><par>
<line>
biopol*tic*s,
</line>
<line>
na *edida em que estabelecem parâmetros p*ra o funcionamento do mercado,
</line>
</par><par>
<line>
al*m de d*s*eminarem as *endênc*as de m*da da *stação par* * segmento plus size. E, a*ravés
</line>
<line>
da expan*ão do mer*ado consumidor, pro*ovem a reorganização das pes*oas; os in*i*í*uos
</line>
<line>
podem s* rec*nhec*r e comparti*har infor*a*ões sobre produto* e experiment*r nova* formas
</line>
<line>
de ser, vi*er e co*su*i*.
</line>
</par><par>
<line>
Um *utr* *a**o para o mercado *oi criação da As*ociaçã* Brasile*r* *lus Size a
</line>
</par><par>
<line>
(APSB), em 2016. De a*ordo com o site da APSB, fu*dação *as*eu da a
</line>
<line>
união
</line>
<line>
de diversos
</line>
</par><par>
<line>
profissionais, com foco na integr*ç*o e promoç*o de *tiv*dades *i*nt*ficas, m*rcadológicas e
</line>
</par><par>
<line>
tecnoló*ica* volt**as ao desen*olvi*ent* do m*rcado plus siz*
</line>
<line>
brasileiro. A APSB é
</line>
<line>
*m *
</line>
</par><par>
</page><line>
entidade que representa em*resas espec*alizada* n* *roduç*o e co*ercialização de ve*tuár**,
</line>
<line>
Rev. FSA, T***sina PI, v. 20, n. *0, ar*. 4, p. 72-91, out. 2*23 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Aires
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
calça*os, joias e acessóri*s, *lém
</line>
<line>
de alguns insumos de o*tras cadeias pr*duti*as
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
preci*am adequar seus *rodutos e serviços por exc**ê*c*a *o público pl*s siz*. * *ssoc*ação
</line>
<line>
ger* inteli*ência *e mer*ado, c*m *ado* que *epresentam a grandeza de um mercad* *om
</line>
<line>
mais de 100 milhões de p**enciais consumidores em território nacional.
</line>
<line>
É important* d*sta*ar que o desenvolvimento do me*cado plus si*e no B*asil,
</line>
<line>
e*pe**alment* na décad* de 2*10, d*ve-se princ*pa*mente à expans** da influência d* internet
</line>
</par><par>
<line>
e das mídias sociais,
</line>
<line>
qu *
</line>
<line>
abriram e*paço para o consumidor *ordo *e***ndicar a inclusão d*
</line>
</par><par>
<line>
tamanho* maiores *a moda. Ess* mo*imento d*gita*
</line>
<line>
começa com a cri*ção dos
</line>
<line>
primeiros
</line>
</par><par>
<line>
blogs *rasil*iros de*ic*do* à moda *lus s*ze, por *olta de 2008, uma r*sposta de m*l*eres
</line>
<line>
gordas que que**ionavam a falta de informação sobre m**a pa*a esse públ*co ** Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Entre *s blogs ** alto nível estão: Mulherão, *o**rosas Gor*inhas, Ent*e Topetes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*i*is e Grandes Mulheres. Focados em dicas *e moda e beleza, eles divul*am ma*cas, loja* *
</line>
</par><par>
<line>
*vent*s do segmento,
</line>
<line>
orientando seu* leito*es, por exemplo, sobre como devem se ve*tir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
onde podem fazer *ompras, p**movendo o encontro
</line>
<line>
d* indivíduo* qu* se reconhecem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compartilham os inter*s**s dos con*umidor*s **r me*o de critér*os me*cadológicos quanto ao
</line>
<line>
taman*o.
</line>
<line>
A visib*li**de *as mul*eres gordas nas redes sociai* promove ta**o o *eu
</line>
</par><par>
<line>
empod*ramento quant*
</line>
<line>
o enge*dr*mento da r*c*onalidad* n*o*iberal nes*e
</line>
<line>
grupo
</line>
</par><par>
<line>
populacional. S* * neo*iberalismo se baseia na *el*ção entre i**t*tui**e* e açã* ind*vidua*, o*
</line>
</par><par>
<line>
blogs exemplificam a n*ção de "suje*to e*p*eendedor" * a val*rização
</line>
<line>
da m*lher
</line>
</par><par>
<line>
empr*endedora qu*, a p*rtir da capitalização da vi*a
</line>
<line>
indivi**al - "mulher capi*a*" busca -,
</line>
</par><par>
<line>
tornar-se eficie*te e se va**rizar.
</line>
</par><par>
<line>
Ao longo d* década de 2010, também destacamos q*e alguns m*vimen**s de ativ*stas
</line>
<line>
on-*ine o*i**tados a defender * incl*são *e gr*ndes tamanh*s *a *ndústria da moda no *rasil
</line>
</par><par>
<line>
**g*jaram
</line>
<line>
um
</line>
<line>
grande
</line>
<line>
público.
</line>
<line>
Em
</line>
<line>
2010,
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
criada
</line>
<line>
a
</line>
<line>
campanh*
</line>
</par><par>
<line>
#portamanh*sma*ores(#forbigsiz*s),
</line>
<line>
*ujo
</line>
<line>
**j e * i *o
</line>
<line>
era
</line>
<line>
m*bilizar
</line>
<line>
grandes
</line>
<line>
lojas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*partamentos para oferecer peç*s
</line>
<line>
em nú*ero super*o* * 4* (Br*s*l).
</line>
<line>
*m 2012, outra
</line>
</par><par>
<line>
campanha,
</line>
<line>
#46**oen*ra (#46d*esnotfi*), mostrou qu* apenas *logue*ras que usavam *té 46
</line>
</par><par>
<line>
(Brasil) podiam se cad*strar na *amosa *ede de blogs de mod* Fashion Hits.
</line>
<line>
*esse p*i*eiro m*men**, *m que as estrat*gias promoc*onais de mo*a plus size foram
</line>
<line>
imp*lsionad*s por blo*s profissionais, m*lheres gordas se uniram *n-li*e, seja para co*sumi*
</line>
</par><par>
<line>
o conteúd* de *od* be*eza e
</line>
<line>
publicado nos blogs, mo*imenta*do
</line>
<line>
um circu*to de con*umo
</line>
</par><par>
<line>
para mod* plus size. As
</line>
<line>
*logueiras de moda plus *ize chamam as mu*here* gordas
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
desfrutar de *m novo *stil* de
</line>
<line>
vida, ens**ando u* jeito de se* e viver, c*mo ** vestir * se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 20, n. 10, art. 4, p. 72-9*, *ut. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação, Identid*de e C*nsumo: O *ortalec*mento d* Me**ado de *oda Plus Size *e*in*no ** Brasil
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
comportar, a*ém *e novas t*cnicas d* autocuid*do, que pro*orcionaram receitas para o
</line>
<line>
sucesso e a fel*cidade.
</line>
<line>
O **centivo à autoest*ma * a uma vida f*liz tamb*m pode s*r ver*ficado nos cont*údo*
</line>
<line>
*osta*os n*s b*ogs; p**ém esse caminho para a **licidade sempre passa *or um long* circ**to
</line>
<line>
de *onsumo **glo*ando produtos e comportam**tos. Assim, os blog* e a e*fer* nac*onal da
</line>
<line>
web de moda lançam uma nova fa*e de consum* *e moda para m*lhere* *or*as, ** *ual se
</line>
</par><par>
<line>
vend* o mo*o de vida plus size, i*f*uenciando formação ** uma *ulhe* *lus si*e, cuja a
</line>
</par><par>
<line>
*d*ntidade
</line>
<line>
é baseada em critér**s ne*liberais de desempenho, com ênfase ** su*
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutiv*dade, *e*ua**dade e esc*lh*s de *onsum*.
</line>
</par><par>
<line>
A p*imeira re*i*ta
</line>
<line>
bra*ilei*a de moda plus s**e, Moda em C*rvas, foi la*çada em
</line>
</par><par>
<line>
201*. Segundo a edi*ora-che*e da revista, Ma*ce*a El*zabeth, em entrevista c*ncedida par* *
</line>
</par><par>
<line>
tese de doutor*** de Aires (2019), "O
</line>
<line>
proj*to edito*ial tinha a amb**ão de ser a*g* c*m*
</line>
</par><par>
<line>
Marie C*a*re,
</line>
<line>
Nova *u *laudi*. Sim, f*lamos sobre moda e *end**cia, ma* queríamos fa*ar
</line>
</par><par>
<line>
sobre cotidiano,
</line>
<line>
carreira, p*ofissão, psicologia, sex*, am*r, relações humanas" (E*izabeth,
</line>
</par><par>
<line>
**19). Ma**e Claire, Nova *u Claudia *ão r*vistas *emininas fam*sas *o Bra**l, *oltadas *ara
</line>
<line>
*ulhe*es de classe so*ial média, com foco em temas co*o sa*de, se*ualida*e e carreira.
</line>
<line>
Fig*ra 1 - Site V*nusDi*a anuncia p*imeira rev**ta *l*s siz* brasilei*a, *010.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *isponív*l *m: http*://bit.*y/2J6wVmq. Acesso em 11 d* junho de *023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. 10, *r*. 4, p. 72-91, out. 2023
</line>
<line>
w**4.fs*net.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. *ires
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Verificamos que * revista
</line>
<line>
usava estratégias
</line>
<line>
dis*ursivas e imagéti*as que repetiam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mesma lógica de consumo desenfr*ado p*ra o cor*o magro: mulhe*es *ordas ganham
</line>
<line>
visib*lidad*, são empoderadas e inse**das n* mercado consum*dor, participa*d* de prát*cas de
</line>
</par><par>
<line>
beleza, moda *emi*ilidade. Pela lógi*a e
</line>
<line>
da pe*formance, a mulher gorda é convidad*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participar ** *stilo
</line>
<line>
de v*da m*gra, por
</line>
<line>
i sso
</line>
<line>
*eve manter, por exemp*o, **a rotin*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
exe**ícios, de*frutar do *irei** de s*r sexy e co*pr** lingerie, cuidar de si *esma, *articipar
</line>
</par><par>
<line>
de rituais *e beleza,
</line>
<line>
*ntre
</line>
<line>
ou*ros. *ssim, ao passo que se
</line>
<line>
t**na *ma
</line>
<line>
consumidora a mulher
</line>
</par><par>
<line>
gorda é inserida, não no meio social, e sim n*m extenso merc*do de consumo, com o qual *
</line>
<line>
mulher mag*a já era acostum*da.
</line>
</par><par>
<line>
N*
</line>
<line>
en*anto, mesmo d*ante do potencial
</line>
<line>
de
</line>
<line>
consumo crescente do merc*do de moda
</line>
</par><par>
<line>
plus size, esse segmento a**da enfrenta di**rsa* *if*culdad*s para se desenvo*ve* no Br**il. *
</line>
<line>
partir de u*a observ**ão no *erc*d* d* mod* pl*s size *a c*d*de de S*o Paulo, empreendida
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
2019 a 2020, *onstatamos * seu ama*orismo dian*e do
</line>
<line>
merca*o de moda tradicional. Há
</line>
</par><par>
<line>
carê*ci* generalizada *e mã*-de-o*r* qu**ificada *o s*gmento, de*de a pro*ução ind*strial e
</line>
<line>
manu*atureir*, comunic*ç*o e comercial*zação de moda pl*s size; * *etor ainda *nfrent*
</line>
<line>
problemas com os forneced*r*s *ara aum*ntar a num*ração sem aumentar * *us*o da pe*a, a
</line>
<line>
*u*lidade na produç*o é *nferi** e a mo*el*gem das *eças não res*eit* *ritérios de ergon*mia
</line>
<line>
relacion*dos a*s co**os de tamanh*s grande*, q*e s*o import*nt*s *ara pro*orciona* confor*o
</line>
<line>
e m*lhor ca*mento.
</line>
</par><par>
<line>
O design
</line>
<line>
das peças é guiado,
</line>
<line>
n* mai*r parte das *ezes, *or *o*mas ant*q*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
rev*ladas *o excesso de batas, calças legging, estampas com padrão grand* e *estid*s retos e
</line>
<line>
*oltos, sem co*ter info*mações de moda atuais e seguir ** tendên*ias do m*rcado de mo** *o
</line>
<line>
*ercado *onvenciona*. A prod*ção de moda nos *esfiles e *ditoriais é de baixa q*alidade e,
</line>
</par><par>
<line>
*u*tas vezes, esbarra em ques*ões éticas, *bord*ndo o tema de modo preconc*ituo*o, o
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
g*ra polêmicas em que os consumidores se eng*jam, most**nd* sua indignação e*
</line>
<line>
manif*stações ve*culad*s, *rincipalmente, por *eio d* interne*.
</line>
<line>
A mai*r pa*te das lojas fí**cas *st*o lo*aliza*as em *eg*ões *erif*ricas e o nome das
</line>
</par><par>
<line>
marc** já revela depreciaçã* quant* ao co*po
</line>
<line>
gordo. Ex**plo de no*es d* l**as em *ão
</line>
</par><par>
<line>
Paulo:
</line>
<line>
"M*d*d* *erta", i*dica**o pa*rão *ormativo, que não * o gordo e s*m o magr*, o
</line>
</par><par>
<line>
"*oda Pal*nk", i*dicando * l*gar mais alt*, *ma analog*a * go*dur*, e "Tamanho Nobre",
</line>
</par><par>
<line>
remetendo ao *e*aç* no*re da c*rne,
</line>
<line>
pare*e co*parar o corpo gor*o a uma
</line>
<line>
ca*ne, o que
</line>
</par><par>
<line>
r*mete à gorda d* arma*ém.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. *0, n. 10, art. 4, p. 72-91, ou*. *023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*un**ação, *dentidade e Consumo: O For*ale**mento do Mercado d* Moda Plus Size Fe*inino no Brasi*
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - *ojas p*us siz* *m São Paul*: nomes, fachadas * man*quins.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Re**str** feitos pelo autor *o perco*rer *ojas plu* size n*s *uas de S** **ulo, entre 2019-*020.
</line>
<line>
Tamb*m ide*t*ficamo* *a fach*da de mui*as lojas plus size que, junto ao letreiro, há *
</line>
</par><par>
<line>
especi*ica*ão
</line>
<line>
**s *umerações comerci*l*zadas e a fonte usada para isso é, algumas vezes,
</line>
</par><par>
<line>
ainda maior que a
</line>
<line>
do no m e d* l oj a
</line>
<line>
(*x: *o *8 ao 60 e* *e*ras maio*es *ue * n*m* da loja
</line>
</par><par>
<line>
"Med*da Certa"). O que deveria ser uma informação importa*te sobr* o* produtos da loja soa
</line>
<line>
com* uma ironia ao *ama**o *os corpos. O*tra *uestão obser**da é q*e *s marcas não
</line>
<line>
prep**a* s*us po*tos-de-venda para r*ceber * consumidor e *ten*er suas n*cessid*des
</line>
<line>
especí*icas (fa*ta de man*quins apropriados, portas est*eita* e cadeiras po*c* *esist*ntes são
</line>
<line>
alguns d*s problemas e*contrados; também encont*amo* exposições de ro*pas *e m*do
</line>
<line>
depre*iativo, estican*o as peças *ar* mos*rar o quan*o s*o g*andes).
</line>
<line>
O pessoal das ven*as n*o est* prepar*d* para se relacionar com ess* público,
</line>
</par><par>
<line>
*pr*sent*n*o
</line>
<line>
dificuldades *m oferece*-lhe um tratame*to re*peitoso (por exemplo, *
</line>
</par><par>
</page><line>
frequente enc*ntrarmos re*atos de *lientes constra*gidos c*m que*tioname*to* de ve*dedores
</line>
<line>
sobr* **u peso e até s*gestõ*s de die*as).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 10, art. *, p. 72-9*, out. 2**3 www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Aires
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
As *nst*tuições d* e*sino a*nda *ã* se *repar*ram para atender *
</line>
<line>
e*sa demanda de
</line>
</par><par>
<line>
merc*do: são *raticamente inexisten*es c*rsos de pr*fissi*naliza*ão voltado* especifi*amente
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o mercado
</line>
<line>
pl*s size. Foram verificados so*ente alg*ns *ursos livres *emporários, e
</line>
</par><par>
<line>
l*calizados na cidade de São Paulo, voltados apena* para dois temas dentro do m*rcado plus
</line>
<line>
size: consulto*ia de imagem e Modelagem. M*s ainda não há n*n*um curso que *f**eça uma
</line>
<line>
ampla formaçã*, de modo a *branger todos os *e*ore* *a indúst*ia d* moda plu* size, desde a
</line>
<line>
criaçã* e desenvolvi*en*o do **odu*o *t* s** *omunicação e **egada *o *onto-de-venda.
</line>
<line>
3 *ETODOL*GIA
</line>
<line>
E*te estudo c*n*ti**i-*e de uma pe*quisa qua*i*a*iva, p*is en*oc* o indi*íduo, su*s
</line>
</par><par>
<line>
per**nên*ias e interações c** o *nt**no. O investi*ad*r, po* *ua **z, assume
</line>
<line>
um cont*to
</line>
</par><par>
<line>
direto e pr*l*ng*do co* o a*bie*te e a situação e*tuda*a (SOUS*; S*N*OS, *020).
</line>
<line>
Geralme*te, a pesquisa se expressa atr*vés *o desenvolvim*nto d* conceitos, opiniões e fatos,
</line>
</par><par>
<line>
além *a capt*ção indu*iv* e interpretativa
</line>
<line>
das i*fo*mações encontradas * relacionada* ao
</line>
</par><par>
<line>
problema da pesquis* (SOARES, *0*9).
</line>
</par><par>
<line>
Para alcançar o obj*tivo propost*, e*te ar*igo utilizou u*a abord**em qu*li*ativa com
</line>
<line>
* in*trum*n*o de *ma *esquisa docume*t*l. A **squisa d**ume**al é um segment* ideal pa*a
</line>
<line>
i**ntific*r uma t*mátic* em um estudo que exista a necessidade de analisar um longo pe*ío*o
</line>
</par><par>
<line>
(GO***, 1995). A*sim, de modo estudar * a
</line>
<line>
**senv*l*i*ento do *erc*do plus s*ze no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, operamos uma *e*q*is* documenta*
</line>
<line>
em matérias jornalís**cas, *m*gens,
</line>
<line>
*ampa*has
</line>
</par><par>
<line>
pub*icitá*ias, entre outras.
</line>
</par><par>
<line>
Primeira*e*te foi r*aliz*da uma
</line>
<line>
vast* pes*uis* bib*iográfica, co* le*ant*mento de
</line>
</par><par>
<line>
l*teratu*a a*vindo de diver*as áreas, tais co*o a sociologi*, *oda, antropol*gia,
</line>
<line>
comunicação, entre outras, caracterizando uma p**quisa trans/multidiscipli*ar. Es*a r*visão
</line>
<line>
bib*iográfica forn*ceu uma base *ara a compree*são do mercado de moda plus si*e no Bras*l
</line>
<line>
e a i*entificação dos ponto* fortes e fraco* *ele.
</line>
<line>
Os est*dos **nominados **alitativos têm com* preocupaçã* fund*ment*l o es*udo e a
</line>
<line>
anális* d* m*ndo *mpí*ico em seu ambi*nte na*ural. Nessa *bordagem, val*riza-se * contato
</line>
<line>
direto * prolo**ado do pesquisador com o am**en*e e a sit*aç*o que e*tá sendo estudada.
</line>
<line>
Des*e modo, também utilizamo* com* méto*o empír*co para avaliação do merc*do *l*s *ize
</line>
<line>
uma observação em feiras, lojas e *arca* d* moda plu* size *resentes na cidade d* São Pau*o,
</line>
<line>
no período de 2015 a 2*1*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teres*na, v. 20, n. 10, art. *, p. 72-91, out. 2023
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*omunicação, Identidade e Consumo: O For*aleciment* do Mercado de M*da Plus Size Fem*ni*o no Brasil
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
4 RESUL*ADOS E *ISCUSSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
* *isi*ilidade
</line>
<line>
dada ao me*cad* plus size
</line>
<line>
pelas **vistas e a constituição de *spa***
</line>
</par><par>
<line>
socia*s, *omo feiras e progra*as de t*levis*o, são
</line>
<line>
estratégias mercadológicas que
</line>
</par><par>
<line>
movimentam um circuito de consu**, produzindo novas *o*iabilidad*s e afetos. No ent*nt*,
</line>
</par><par>
<line>
ao
</line>
<line>
c*ns*derar que es*as ações t*mbém resp*ndem à nece*sida*e do mercado por *ovidades,
</line>
</par><par>
<line>
avaliamos que a moda plus size pre*nc*e es*aço na grade das em*sso**s e t*az novidades e*
</line>
<line>
term*s editoriais, o q*e está *m total linha com as prát**as ma*s cons*rvadoras *o mer*ado.
</line>
<line>
As t*xas de crescimento do se**ento p*us size no Brasil for*m alcan*adas *or meio
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
práticas econômicas conservad*ras, uma vez que se basei*m em *roce*imentos cl*ssico*
</line>
</par><par>
<line>
do capitalismo: a expa*são do mercado a p**tir ** *tilização de antigos modelos de negó*ios
</line>
<line>
transpost*s para o nov* segm*nto. Dessa forma, a in*lusão da* mulheres g*r*as n* dinâ*ica
</line>
</par><par>
<line>
de consumo de m*da *anto p*la oferta de produtos * criaçã* de mar*as *speci*lizadas -
</line>
</par><par>
<line>
quanto *e*a visi*ilidade *magét*ca do corpo gor*o nos
</line>
<line>
sis**mas *e representação da
</line>
</par><par>
<line>
pu*licidade e da míd*a - evidenc** a man*tenção **s pr*tic*s econômic** do capi*alismo e*
</line>
</par><par>
<line>
*etrim*nto do **rtalecim*nto das deman*as sociai* e pol**icas,
</line>
<line>
embora *ã* s* poss* neg*r
</line>
</par><par>
<line>
alguma contribui*ão para as demanda* das
</line>
<line>
mulheres go*das na sociedade brasileira, pois
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
visibili*a*e que o mercado vem dand* a *utras estéticas corporais, que não so*ente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
h**emô*i*a, *ro*ov* o d*bate de questões soci*i* co*o pre*onceitos e estigmas.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, amp*ia*ão do a
</line>
<line>
debate sobre os corpos plus s*ze e/ou go**os também
</line>
</par><par>
<line>
tra* *ossibilid*d*s de tra*sformação *o qu* se refere à c*nstruçã* iden**tária, à aut*estim*, ao
</line>
</par><par>
<line>
perte*cime*to *ocia* e à pr*dução de su*jetivid**es, den*re
</line>
<line>
outras. Ne*se cen*r*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empoderamento, s*, de *m lado, e*iste p*ssibilidade *e *eivindicação e c**to *u*ar de fa*a n*
</line>
<line>
t*cido soc*al, de outro, identific*mos caracterís**c*s do **o*ibe*alism*, pois há ** reforço da
</line>
</par><par>
<line>
ideia de "pode* sobre o corpo" *u "p*der de gestão sobre
</line>
<line>
o corpo", *esde que e*
</line>
</par><par>
<line>
co*formidade c*m c*rto *stilo d* vida e *ertas
</line>
<line>
práticas de con*umo. *ssi*, só as mu*here*
</line>
</par><par>
<line>
gordas que *e
</line>
<line>
eng**am
</line>
<line>
em c*rtas pr*ticas *e con*u*o podem se* in*luídas *o merca*o de
</line>
</par><par>
<line>
moda.
</line>
</par><par>
<line>
A alteração
</line>
<line>
observada no âm*i*o d* *o*sumo é *ue o cor*o gordo, an*eriormente
</line>
</par><par>
<line>
excluído
</line>
<line>
do
</line>
<line>
universo do
</line>
<line>
con*umo relacio*a*o * um e*tilo de vi*a saudáv**, incluído nas é
</line>
</par><par>
</page><line>
lógicas capital*stas e de c*ns*mo. Os indi*íduos gordos pass*m a *e* co*vocados, por *ia
</line>
<line>
**d*ática, para vive*ciar um co*junto de p*áticas de consumo r*l*cionada* *o cu*dado co* o
</line>
<line>
corp*, ap*o**mand*-os, e promovendo a formaçã* *e id*ntidades e sociabil*d*de* vinculad*s
</line>
<line>
ao consum*.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, a*t. 4, p. 72-9*, out. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Aire*
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
A gordura é reconstru*d* com* um estilo de vid* mercadológico, no *ual o corp*
</line>
<line>
gordo é **bstituído p*lo pl*s s*ze. Um tamanho de *oda - plus size, se tor*a *ma ide*tidade
</line>
<line>
social, qualific*ndo mulhere* gordas como plus *i*e. *as como s* *á esse proce*so? A esfera
</line>
<line>
comunicac*onal da moda p*us s*ze oper* transfo*mações no* sen*ido* n*gativo* at*ibuídos a*s
</line>
<line>
corpos gord*s, re*significan*o-s* sob o ter*o *lu* size. A mulh*r plus size *ã* é a gorda que
</line>
</par><par>
<line>
foi excluída *or tan*as
</line>
<line>
d*cada* da sociedade, tampouco **a * uma mulher magra. A mu*h*r
</line>
</par><par>
<line>
p*us *ize foge de todos os e*ter*ótipos negativos associ*d*s ao peso e ao cor*o, *onstr*indo-
</line>
<line>
se pela lógica do empoderamento * da perf*rma*ce num contexto de cons**o.
</line>
<line>
**si*, a mulher plus é fabrica** e mode*ada p*lo merc*do, te*do su* exis*ência
</line>
</par><par>
<line>
tot*lmente vincul*da a ele, pois, para ganharem *u*oestima e
</line>
<line>
se afirma*em, elas precisam
</line>
</par><par>
<line>
atu*r na oti*izaçã* de si, *on*umindo m*da, *d*tando prát*ca* e*téticas e *í*i*as. Ou seja,
</line>
<line>
precisam ser incluí*as nas **tratégi*s e ordenamentos q** a *oda plus s**e *ro*ove ao
</line>
</par><par>
<line>
sugerir, por exem*lo,
</line>
<line>
*oup*s para ginást*c*, *i*geries e atu**izar
</line>
<line>
as *l*imas tendências
</line>
</par><par>
<line>
apre*entadas na moda tradi*io*al *ara tama*ho* gra*des.
</line>
</par><par>
<line>
5 C*N*IDERAÇÕ*S FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
Hoje o consumo a*sume pap*l d*cisivo na for*aç*o das id*ntidades, *esde
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
"atualm*nte *onfiguram-se no consumo, *ependem d*quilo que se *ossui, ou daquilo *ue se
</line>
<line>
po*e **egar a p*ssuir" (GARCÍA-***CL*NI, *010, p. 30-31). A pub*ici*ad*, por sua vez, é
</line>
<line>
uma das ma*s potentes narrativ*s midiáticas n* di*ulgação de *stereótipos * preconceito*.
</line>
<line>
De*se modo, quando * me*cado pl** s*ze veicula imagens qu* não repr*sen*a* * corpo gordo
</line>
<line>
como ele realment* é, ou *ue * enquadram *m um padrão, pode est*r reforçando ainda *ais a
</line>
<line>
exclusão dos indi*íduos classificados c*mo *bes*s.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, somente por in*luir os
</line>
<line>
corpos gordos nas est*atégias de comun**ação das
</line>
</par><par>
<line>
marcas ** *oda, o mercado plus size oferece resis*ência a essa estigmatização, de algum
</line>
<line>
m*do. A circulação d* imagens fem*ni*as d* corpos plus s*ze, que passam a povoa* o cenário
</line>
</par><par>
<line>
cont**porân*o ** lado das imag**s *e c**pos que correspon*em ao
</line>
<line>
padrão de bel*z*
</line>
</par><par>
<line>
dom*nan*e: *agro, *ovem, alto, caucasian*, i*dica *m m*vim*nto de
</line>
<line>
des*ocamento no*
</line>
</par><par>
<line>
sentidos d*minantes do corpo. E*tra *m cena uma d*nâmica *m que a esfera *erca*o*ógica se
</line>
<line>
apropr*a da d*ferença, reorganizando-a se*u*do alguns princíp*os: se, por um lado, pr*curam
</line>
</par><par>
<line>
a*agar a al****da*e, tamb** leva* ao empo*eramento da* mulheres gorda*,
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
</page><line>
e*perim*ntam *r*nsform*ções na *o*struçã* identit*ri*, na au*oe*tima, no p*rtenci*ento
</line>
<line>
social, * nas sociabi**d*des, p*ssando a movim*nt*r *ircu*tos de **etos.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 2*, n. 10, art. 4, p. 72-9*, o*t. 2*2* www4.fs*net.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*municação, Id**t***de e Co*sumo: O Fo*t***cimento do Mer*ado de Moda Plus *ize Feminino n* Bras*l
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Ao *nserir*m no merca*o *s*es i*d*vídu**, antes in*isi*ilizados, a com**icação de
</line>
<line>
*oda plus size provoca alterações s*gnificativas na formação da su*j*tividade e da
</line>
</par><par>
<line>
sociabili*ad*. *
</line>
<line>
mercado
</line>
<line>
plus *i*e, na medida em que institucionaliza a inserção
</line>
<line>
do corpo
</line>
</par><par>
<line>
gord* na indústri* d* moda, a parti* *a reorg*niza*ã*
</line>
<line>
*as medidas corpor*is, de mo*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abarcar c*r*os f*ra do pad*ão *ominante, possib*lit* q** o* ind****uos possam se r*c*nhecer
</line>
</par><par>
<line>
socialme*te por
</line>
<line>
meio de cri*ér*os mer*a*ológicos refere*tes vestibil*da**. Desse modo, à
</line>
</par><par>
<line>
podem*s dizer que, de *lgum modo,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
es*era do consumo d* moda plus size mo*imenta
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sist*ma de *e*resen*ação corpo*al vigente, substi*uindo o corpo m**ro *adrã* das imagens da
</line>
<line>
mo*a por um corpo de propor**es maior*s.
</line>
</par><par>
<line>
Por fi*, gostar*amos de considerar que obs*rvamos o me*ca*o de moda plus siz*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ci*ade de São Paulo, considera*a, *eg***o ABPS (2*23), co*o a cidade que conce*tr*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
maior núme*o *e lojas e eventos para esse *úblico no *ra**l, e *e*ificamos que ai*d* se *r*ta
</line>
<line>
de um mercado amador, comparando-s* ao tradici*nal, e que **ecisa evolu*r mu*to par*
</line>
<line>
conco*rer em alto nível profissi*nal.
</line>
<line>
Ess* me*cado é constituído *or uma grande qua*tidade de pequenas marca*, em geral
</line>
</par><par>
<line>
de autoria de novos
</line>
<line>
d*s*gners que criam col*ç*es *ara se*em exibidas exclusivame*te
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
stand de feira* d* moda *l*s size, com dest*que para * Feira P*p Plus. *u *eja, trata-se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ma *e*uena *rodução que ali*ent* circuitos s*balter*o*. No enta*to, *es*o tendo um o*h*r
</line>
</par><par>
<line>
crít*c* p*ra o m*rcad* de mod* plus *ize, não podemos *egar *ue a *ecente
</line>
<line>
e*olu*ão
</line>
<line>
del*
</line>
</par><par>
<line>
vem s*ndo **ito import*n*e, especialmente, na reco*strução da au**estima e n* construçã*
</line>
<line>
da *dentidade da m*l*er co*tem*orânea.
</line>
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HAN, B. C. *ocie*ade do cansaç*. Trad*ção de Ê*io Paulo Giachini, 2. ed. Petrópolis,
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R*: V*z*s, 2017.
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VI*AREL*O, *. A* *eta*orf**es do *ordo: hist**ia da obesidade *o Oci*ente: da Idade
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*édia ao século XX. Petró*olis, RJ: Vozes, 2012.
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Co*o Referenc*ar es*e Artigo, conforme ABNT:
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AI*ES, *. B. Com*n**ação, Id*nt**ad* e Consumo: O Fortaleci*en*o do Mercado *e Moda Plus Size
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<line>
Femini*o ** Brasil. Rev. F*A, Te*e*ina, v. 20, n. 10, art. 4, p. *2-91, o*t. 2023.
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C*ntribui*ão dos Autor*s
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A. B. Aires
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1) conc*p*ã* * pla*e*amen*o.
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X
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2) anális* e in*erpr*tação *os dado*.
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X
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*) elabo*a*ão *o ras*unho ou na revisão crít*ca do conteúdo.
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*
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4) partici*ação n* apro*ação da ver*ão final *o m***scrito.
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X
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Re*. FSA, T*res*n* PI, v. 20, n. 10, a*t. *, *. 72-91, out. 2023
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w*w4.f*anet.com.br/revis*a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)