<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 10, art. 4, p. 72-91, ou*. 2*23 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.10.4 </line>
</par>
<par>
<line> Co*unicação, Identidade e Consumo: O *o*talecime*to *o Merc**o de Moda Plus S**e </line>
<line> Feminino n* Brasil </line>
<line> Comm*nica*i*n, Identit* and Consumpt**n: Str*ngthenin* the *omen's *l*s Size F*shion </line>
<line> Market in Braz*l </line>
</par>
<par>
<line> A*iana Barbosa Ai*** </line>
<line> Doutora e* Comunicação e P*áticas de *onsumo pela *scola Superior d* Pr*paganda e Marke*ing </line>
<line> Profe*so*a da Bela* *rtes - SP </line>
<line> *-ma*l: alianaire*@g**il.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Aliana Bar*o*a Aires </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. *onny Kerley de Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> *ua Dr. Álvaro A*vim, *º 9* - Bair*o: Vila Mar*an* - </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> C*P: 04*18-010 - Cidade: S*o Paulo - UF: SP. </line>
<line> Artigo recebido em *3/08/2023. Última *e*s*o </line>
<line> *ec*bida *m 22/**/2023. Aprovado em *3/*8/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado p*lo siste** T*iple Review: Desk Review *) </line>
<line> pelo E*i*or-Chefe; e *) *o*ble *lind Rev*ew </line>
<line> (avaliaç** cega por *ois ava*iadores d* área). </line>
<line> *evisão: Gr*matical, *ormat*va e de For**tação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com*nicação, Ident*dad* e *onsumo: O Fortalecim*n*o do Mer*ado de M**a Plus *ize Feminino no Brasi* </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> RES**O </line>
</par>
<par>
<line> Após terem sido </line>
<line> excluíd*s por mui*o tempo do consumo de moda, *os últ*m*s tempos, a* </line>
</par>
<par>
<line> mulheres </line>
<line> *ord*s *are*em estar fina*mente conquistando e*paço com o *urg*m*nto de *ma </line>
</par>
<par>
<line> variedade de inic*ativas, com* se**nas de m*da, con*ursos *e </line>
<line> *elez*, marcas de moda </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ev*nto* científicos vo*tados especific*m**te *ara o públ*co gordo no B*asi*. Consideran*o o </line>
<line> consumo *omo central na definição da i*en*id*de do sujeito contemporâneo, *osso o*jet*vo </line>
<line> neste artigo é analisar * crescimen*o do *ercado de *oda plus size feminino, avalia*do seus </line>
<line> po**os fracos e fortes, e principal*e**e, s*a influê**ia n* fo*m**ão da iden*idade *a mulher </line>
<line> *lus size. Par* i*so, empr*endemos uma revisão bibl*o*r*fica em auto*es que tratam so*r* </line>
</par>
<par>
<line> *o*s**o, corpo, </line>
<line> capit*lismo, identidade, </line>
<line> *or*o gor*o e moda p*us size: en*re eles, *olain </line>
</par>
<par>
<line> (2013), Jimenez (2020), Sassateli (201*) *arcía-Canclini (*010), Bauman (2008), Aires </line>
<line> (201*), M*racken (2*03). Também *e*l*zamos uma pesquisa documenta* em artig*s </line>
</par>
<par>
<line> *ornalísticos e peça* public*t*rias. Como método empíric*, fiz*mos uma obs*rv*ção </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> merc*do de moda p*us size *a *id**e de *ã* P**lo, de 20*9 a 2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> *ala*ras-*h*ve: Mo*a Plu* Size. Consu*o. **entida*e. Corp*. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRA** </line>
</par>
<par>
<line> A*ter having *een excluded for a long ti*e in the fashion consumer market, in *ecent times fat </line>
<line> women seem t* be finally conquering space, with *he eme*gence of a variety of i*itiative*, </line>
<line> suc* as fas*i*n wee*s, beauty contests, fash**n br*nds and sci*ntific event* aimed </line>
<line> specifically at the fat public i* *razil. Considerin* consumption as cent*al in t*e definition of </line>
<line> th* identity of the contemporary *ubject, *ur o*jective in this articl* is to an*lyze the gr*wth </line>
<line> of the w*men p*us si*e fash*on market, evaluating i*s weaknesses and st*en*ths, and </line>
<line> espec*ally its influence o* the formati*n of the identi*y of the plus si*e woman. For this, we </line>
</par>
<par>
<line> u**ertook a bibl*ographic rev*ew </line>
<line> of authors who deal *i*h </line>
<line> cons*m*tion, </line>
<line> body, capitalism, </line>
</par>
<par>
<line> *dentity, a*d fat body and plus *ize *a**ion: among them P*lain (2*13), Jimene* (2020), </line>
<line> Sa*sateli (2012), García-Can*li*i (*010), *auman (200*), Aires (2019), MCrac*en (*003). </line>
<line> W* also conduc*ed *ocum*ntary re*ea*ch on journalis**c articl** and advertisi*g *ieces. As an </line>
<line> *mpi*ic** method, we observ*d *he plus size fashion mark*t in the city *f São Paulo fr*m </line>
<line> 2019 t o *020. </line>
<line> Keywor*s: P*us S*ze Fas*ion. Consumpt*on. Ide*tity. Body. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, *. 20, n. *0, art. 4, p. 72-91, *ut. 2023 </line>
<line> *ww4.f*a*et.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. A*res </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O merca*o de mod* plus size * um segmento que surgiu * ganhou vis*bilidad* </line>
</par>
<par>
<line> especialmente na últi** década (AIRE*, 2019), reg*strando crescimento em </line>
<line> números </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mo*trando for*a no Br**il, *esmo em períod*s de cri**. *egund* os dados *ais recentes da </line>
<line> As*ocia*ã* Brasil *l*s S*ze (A*PS), o s*g*ento de moda plus size movimento* R$ 9,6 </line>
<line> bilhões em **21, no Brasil, e tem *xpectativa *e al*ançar, **é *027, os R$ 15 b*lhões em </line>
<line> f*turamento (BOLZ*NI, *023). </line>
<line> Em 2018, quando o Brasil *ass*u por um* grave crise *conômica, e**uanto o*tros </line>
</par>
<par>
<line> set*res da *conomia nacional registravam *erdas * *ueda na prod*ção, o m*r***o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *estu*r*o para *amanhos aci*a de *6 m**imentou R$ 7,* bilhões, registrando crescime*to *e </line>
</par>
<par>
<line> 8%, *egundo dados da Associação B*asileira Pl*s Size (BOLZANI, 2023). E </line>
<line> m*s*o c*m a </line>
</par>
<par>
<line> p*ndemia de C*VI*-19 i*i**ada em 2020, o me*c*do de moda plus size a*nda registrou bons </line>
<line> n*me*o*, notada*ent* impulsio**do *o* pequenos n*g*cios, que represen*am m*** ** 90% </line>
<line> do se*or (BOLZANI, 2023). </line>
<line> Ao long* da modernidade, com o crescimento das t**as de obesi**d* no mund*, </line>
<line> intensi*ic*ram-*e ** alert*s *uanto a** prejuízos *ara a saúde pelas inst*ncias médi**s, o *u* </line>
</par>
<par>
<line> fom*ntou surgimento d* o </line>
<line> estereó*ipos *egativos em **lação aos in*ivíduos/cor*os gordos. </line>
</par>
<par>
<line> D*sse *od*, o *re*onceito contra **r*os gordos cres*e **ndialm*nte e *ass* a ser re*leti** </line>
<line> n*s espaços s**iais, d** quais eles são progr*ssivam*nt* excluído* até os dias de ho*e. Como </line>
</par>
<par>
<line> rela*a Vigarello (*0*2), a *ist*ria do co*po go*do é uma histó**a **bre </line>
<line> exc*usão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desqualifi*ação m*ral. </line>
</par>
<par>
<line> *ntretanto, *pós te*e* si** invi*ibilizados por algum*s dé*adas no mercad* d* </line>
<line> con*umo d* *oda, os cons*midor** gord**, especia*m*nt* a* mulheres gordas, par*cem estar </line>
</par>
<par>
<line> finalm**t* </line>
<line> conq*is*and* es*aço na últim* dé*ad*, com o s*rgi***to de </line>
<line> uma *ariedade d* </line>
</par>
<par>
<line> ini*iativas, como semanas </line>
<line> de moda, concursos </line>
<line> de </line>
<line> bele*a, mar*as de moda e eventos </line>
</par>
<par>
<line> científi*os voltados especifi*amente para o público *ordo no B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Considerand* qu*, *a conte*p*ranei*ade, "a ci*culação, * co*p*a, * vend*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apropr*açã* d* bens * de objetos/signo* diferenciado* cons**tuem **j* a no**a lingu*g*m e o </line>
</par>
<par>
<line> nos*o código, por inte*mé*io d* qu*l tod* a s*ciedade comunica fala" (BAUDRILL*RD, e </line>
</par>
<par>
<line> **0*, p.80), participaç*o *o consumo * * </line>
<line> de fundamental </line>
<line> i*portância p*ra a construção </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> identi*ad* d* mulh*r gorda, *go*a *essign*ficada pelo merca*o como m**her plu* *ize. </line>
<line> A *ulher plus *i*e é um suj*ito que exi*te no e pel* co*sumo, desd* que ganh* espa*o </line>
</par>
<par>
<line> * m*dida que *e torna </line>
<line> con*umid*ra, ou seja, um sujeito de perfor*ance e </line>
<line> produ*ão (*AN, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina, *. 20, n. 10, *rt. 4, p. *2-91, out. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação, *dentidade e Cons*mo: O Fo**alec*mento do Mercad* de M*da Plu* *ize Feminino no Br*sil </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> 2017). A**im, a inclusã* do corpo go*do feminino se *á *o contexto d* mod* e ** consumo, </line>
<line> *o entanto, passar a *articipar *o mer*ad* con*umidor não si*nif**a um* inserção semel*ante </line>
<line> no *ecid* socia*. </line>
<line> O**ervamos que as mulheres gordas ainda são fr*quenteme*te vítim*s de g*rdofobia </line>
<line> (*I*ENE*, 2020), prec*nceito *ue *s exc**i da *ociedade, se*do re*uz**as as o*o*tunidade* </line>
<line> pr*fissionais e de inserção social em condições **u*litárias *s *esso*s magras. Polain (201*), </line>
</par>
<par>
<line> numa investi*ação *r*fun** s*bre a sociologi* </line>
<line> *a o*esidade, a**r*a q*e *um proce*so </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> s*leç*o </line>
<line> de u*a vaga pa*a trab*lho, um </line>
<line> candidato com a*arência obesa </line>
<line> *assa a im*gem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lentid*o, </line>
<line> desleix* incompe*ência, e**uanto magro e at*éti*o mostra um* imagem de ser </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> b*m-sucedido. C*m as mu**eres, a estigmatização ainda é pior, por causa da associa**o ent*e </line>
<line> be*eza * magreza, construída nas soci*dades *ontemporâneas. O referido autor ain*a re*at* </line>
<line> que *ulh*res obes*s geralmente cas**-se co* **mens de *ível social, c**tu*al e econômi*o </line>
<line> inferior q*e aqueles com qu*m as mulheres ma*ras se casa*. </line>
<line> Port*nto, considera*do o consu*o co*o central na *efinição d* identidade do s*jeito </line>
<line> co*tem*orâneo, nosso objeti*o neste *rt**o é *nalisa* o c*escimento do *erc*do de moda plus </line>
</par>
<par>
<line> size **minino, avaliando se*s </line>
<line> p*nt os </line>
<line> fracos e fortes, e pr*ncipa*mente su* in*luência </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> for*aç*o da identidade da mulher </line>
<line> plus si*e. Para *sso, *m*reen**mos </line>
<line> um* r*vi*ão </line>
</par>
<par>
<line> bibliogr**ica </line>
<line> em autores que tra*am *obre consumo, </line>
<line> corpo, ca*i*alismo, identidade, </line>
<line> co**o </line>
</par>
<par>
<line> *o*do e moda </line>
<line> p**s size: *ntre eles, Pola*n (2*13), Jimen*z (2020), Sass*teli (*012), García- </line>
</par>
<par>
<line> Canclini (2010), Bauman (2008), Aires (2019), MCrack*n (2*03). Ta*bém re*l*zamos </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa </line>
<line> documental *m artig** jornalísticos p*ç*s publ*citárias. Com* método emp*rico, e </line>
</par>
<par>
<line> *izemos u*a observação no me*cad* d* mo*a plus size n* c*dade de S*o Paulo, nos anos de </line>
<line> 201* e 2020. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓ*IC* </line>
<line> 2.1 C*ns*mo como fer*amenta de *onst*ução da identidade do *uje*to contemporâneo </line>
</par>
<par>
<line> O *on*umo não é u* </line>
<line> fe*ômeno observável apenas n* atual*dade, "o fenômeno </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consumo tem raíz*s tão antigas q*a*to *s seres vivos e co* to*a certeza * pa*te permanente * </line>
</par>
<par>
<line> inte**a* *e todas as formas </line>
<line> de vida con*ecidas através *e narrativas </line>
<line> históricas e rela*os </line>
</par>
<par>
<line> *tnográf*cos" (BAUMAN, 2008, p.37). Sassatelli (2*12) afir*a qu* na Idad* *édi* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consum* j* se mani*es*ava *om os peque*os luxo* d* po*o at* as extravagânci*s da nobreza </line>
<line> nas *ortes. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, *. 10, a*t. 4, p. 72-9*, out. *023 w*w4.fsane*.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Aires </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> A diferença é que at*al*e*te o *onsumo adquiri* uma configur*çã* e*pe*ífi*a em </line>
<line> * *a </line>
</par>
<par>
<line> a*ticulaçã* com * mídia. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, mesmo q*e o consumo tenha sempre **tado pres*nte na vida soc*al, a***as a </line>
</par>
<par>
<line> soci*da*e moderna tem sido c*nsider*da uma soci*dad* de c*ns*mo, porq*e foi *ela </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consumo a*sumiu uma dimensão e *m signi*icado *té então inimagináve*s, estendendo sua </line>
</par>
<par>
<line> lógica a esf*ras onde a*tes não se encontr*va, como as da c*dad*nia, *eli*ião, cultur* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> política. Port*nto, inegável a centrali*ade do cons**o na *ida cont*mporânea, e * o </line>
<line> s*u </line>
</par>
<par>
<line> estud* despon*a como fundamental p*ra entender nos*a cult*r*. </line>
</par>
<par>
<line> *om* tod* fenô**no sociocultura*, o co**umo não acontece de modo isolado, </line>
</par>
<par>
<line> trat*ndo-se de um conjunt* descontínu* de </line>
<line> process*s complexos e </line>
<line> *e*oluções q*e </line>
</par>
<par>
<line> aco**ecera* a* longo *o tempo </line>
<line> e influenciaram, </line>
<line> *m *a*** *u men*r grau, para o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimen*o d* uma sociedade </line>
<line> de co*sumo. "*a*a compreender o que carac*er*za as </line>
</par>
<par>
<line> atu*is </line>
<line> **cie*ades de </line>
<line> consumo, deve-se e*tuda* </line>
<line> u*a série de fatores e fe*ômeno*, que s* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolve*a* </line>
<line> em **loci*ade* diferentes em lugares e tempos distin*os" (SA*SATELI, </line>
</par>
<par>
<line> 2012, p *7). </line>
</par>
<par>
<line> Rece*temente as ciê**ia* sociais têm ad*ertido cada vez *ais </line>
<line> que a história do </line>
</par>
<par>
<line> consum*, ente**ido como sendo categoria de a*á*ise * de val*ração moral, ou como </line>
<line> conj*nto de prá*icas, tem uma import**cia capita* para compreender o nascimento e </line>
<line> a gên*se do sistema capitalista * de suas variantes defin*das na modernidade, </line>
<line> for*ement* caracteriza*a* p*** vis*bil*dade, o vo*ume e a contínua inovação das </line>
<line> mercadorias (SASSAT*LI, *012, p.25). </line>
</par>
<par>
<line> A antropologia *co*ômica mostra que todo consum**or, quan** **l*ciona, *o*pra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> utiliza, está **ntribuin*o para a *onstru*ão *e um universo i*teligível com os bens qu* elege. </line>
</par>
<par>
<line> *ai* que satisfazer n*cessida*e* e dese*os, apropriação *os bens implica carregá-los a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> signi*icad*s. Os b*ns aju*am a *ierarquiza* os atos e *on*igurar seu sentido, p*r isso, Garcia </line>
<line> Canclini (20*0) re**ete que o con*umo *erve *ar* p*n*ar. </line>
</par>
<par>
<line> E *a*a vez mais, a id*ntidade do su**ito co*tem**râneo é form*da </line>
<line> pelo co*sumo. </line>
</par>
<par>
<line> Antes segu*amos um *odelo *e identidade baseado em asp*c**s sociais *ixos (f*mília, na*ão, </line>
<line> gê*e*o, dentre outros), no qual virtu*es * **lores como coragem, s*bedoria e humildade *r*m </line>
</par>
<par>
<line> valori*ados </line>
<line> em *etrim*n** </line>
<line> da *parênci* extern*. Hoje, seguimo* um mo***o exter*or da </line>
</par>
<par>
<line> identidade, em *ue a apar*ncia corporal p*ssa a i*e**ificar fortemen*e o suj*i*o, "(...) percebe- </line>
</par>
<par>
<line> se um d*slocam*nto daque*a subjetividade "i*teriorizada" em </line>
<line> direção a no*as formas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> autoconstruçã*" (SIBILIA, 2008, p. 2*). </line>
</par>
<par>
<line> Diane C*ane (200*) exp*ica que, no sécu*o XIX * a*é metade *o século XX, a França </line>
<line> Re*. F*A, Teres*na, v. 2*, n. 1*, art. 4, p. 72-91, out. 20*3 www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunic*çã*, Identidade e Consumo: O *ortalec*ment* d* Mercado *e Moda *lus *ize Feminino no Brasil </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> *om*nava a </line>
<line> cen* </line>
<line> da mo*a e nin*uém se questionava sobre * qu* estava </line>
<line> usan*o *orqu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> moda v*nh* de c*ma para baixo, ou sej*, era ditada por </line>
<line> gra*des estilista* da alta-costura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *elas altas cla*s*s sociais, assim "* sistema da m*da p*oduziu est*los d* *oupas que </line>
<line> expressavam a p*sição soci*l das m**here* que a vestiam, o* aquela à qual a*piravam" </line>
</par>
<par>
<line> (CRANE, 2006, p. </line>
<line> 272). Ou seja, a m*da servia como e*emento diferenciador das classes </line>
</par>
<par>
<line> sociais. </line>
</par>
<par>
<line> No **tan**, no mundo contemporâne*, a a**ora o*serva como isso mudou, e hoje </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> moda é um fenômeno relacionado </line>
<line> à constr*çã* e *xpr*ssão da identi*a*e do sujei*o </line>
</par>
<par>
<line> co*temporâneo, correspondendo aos v*lores que ele deseja "externar" *or mei* d* s*a </line>
<line> aparênci*. Cr*ne sublinha que a mo*a passou por **ansform*ç*es tão radi*ais n* *inal do </line>
<line> século XIX qu* é *ossível dizermos que ant*s er* voltada para as "classes", e h*je é v*ltada </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o con*umidor, "em vez de se orientar </line>
<line> para o gosto das elites, moda de consumo a </line>
</par>
<par>
<line> in*orpora gostos e int*resses *e g*upos s*c**is *e to*os os níveis" (CRANE, 2006, p. 273). </line>
</par>
<par>
<line> Vamos *fast*ndo-nos da é*oca *m q*e *s identidades se definiam po* </line>
<line> ess*n*ia* a- </line>
</par>
<par>
<line> his**ri*as: atualment* conf**uram-se *o consum*, de*endem *aquilo que se possui, </line>
<line> ou *a**ilo que se pode ch*gar * possuir. As *ransformações constant*s n*s </line>
<line> t*cnologias de produção, *o design d* objetos, na *omunicação mais extensiva ou </line>
<line> i*tens*va ent*e co*unidades - e o q** isto ger* em r*lação à amplia*ão de desejos e </line>
</par>
<par>
<line> e*pectativas </line>
<line> - t*rnam in*táveis a* *dentidad*s fixadas em repertó*ios d* be*s </line>
</par>
<par>
<line> *xclu*iv*s de uma comunidad* étnica ** raci*nal (GAR**A-CANCLINI, 2010, *. </line>
<line> 30-*1). </line>
<line> As*im, *entr* de u* mod*lo identi*ári* que valoriza o *are*er em detrimen*o d* ser, o </line>
</par>
<par>
<line> consumo to*na-se um do* principais </line>
<line> p*o*edimentos de i*entificação, espec*almen*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consumo de mo*a, pois essa permite a **nstruç*o da a**rência do i*diví*uo p*r meio </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> elemento* de e*til* que compõem um look p*o*ram*do p**a diz*r a*go s*bre o indiv*duo *ue </line>
<line> o ve**e. Assi*, "a subjetivi*ade do* cons*m**ores é feita de op***s de c*mpra" (BAUM**, </line>
<line> 2008, p.24). </line>
<line> O s*stema de consumo su*re os i*di*í*uos com *s **teriais c*lturais n*cessários * </line>
<line> realização de suas variadas * mutan*es ideias ** que é s*r u* homem ou uma </line>
<line> mulher, *ma pe*soa d* meia-idade ou *m i*oso, um pai, um cidad*o ou um </line>
</par>
<par>
<line> profission**. </line>
<line> Todas essas noções *ulturai* estão *oncretiz*das nos bens e é a*ravés </line>
</par>
<par>
<line> da sua pos** e uso que o indi*íduo *s **sim*l* e* *ua p*ópr** *ida" </line>
<line> (MCCRACKEN, 20*3, p 119). </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, consum**os </line>
<line> bem mais que o*jetos materi*is, consum*mos ima*ens, </line>
</par>
<par>
<line> visuali*ades, modelos, condutas, id*ias, lugares, i**ntidades, sonhos, plano* e valores, que se </line>
</par>
<par>
<line> expressa* atr**és de um *bjeto, com a ajuda de </line>
<line> a*guns mecanismos de tran*ferência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sig*ifi*ado com* a publicidade e * m**a. De acordo c*m McCracken, "o signifi*ado, assim, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, art. 4, p. 72-91, ou*. 2*23 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. *i*es </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> res**e em primeiro lugar nu* mu*do culturalmente constit*ído. P*ra tornar-se *nerent* a*s </line>
<line> bens de consumo, precisa dese*ga*ar-se do mundo * tr*n*ferir-se p*ra o bem" </line>
<line> (MCCRA**EN, 200*, *. 1*6). </line>
<line> Desse modo, p*las escolhas de consumo, c*n*tru*mos no**a identidade e </line>
<line> demarcamos noss* pos*ção so*ial. O *onsum* *a*bém nos traz a sensação de pertencimen*o * </line>
<line> uma comun*dade. H*l* (2006) nos *a*a que em me*o a um mundo, n* qual as id*ntidades </line>
</par>
<par>
<line> *acionais se enfraque*em </line>
<line> p*** *ibridiz*ção das cultu*as, s*o o* códigos </line>
<line> compartilha*os do </line>
</par>
<par>
<line> c**sumo que nos aproximam. Garci* Canclini (2010) também cor**bora es*a ideia, * *e*e*de </line>
<line> que em meio * heterog*neida*e *a n*s*a cultur* *ncontramos cód*go* que nos u*ificam, ou </line>
<line> que ao menos permit*m qu* nos en*e*da*os, mas esses códi*o* compartil*ados são cada **z </line>
<line> menos *s de clas** *u etnia, e sim o* d* *ons**o. </line>
<line> Po* exemplo, o consum* é u* repertório *omum e aproxim* grupos de indivíduos </line>
<line> que n** se conh*c*m e p*ss*m a conversar sobre temas da c*ltura do consumo, por exemplo, </line>
</par>
<par>
<line> um f*l*e, o lançam*nto </line>
<line> de uma c*leção de moda, o *apítulo de u** telenovela ou u*a </line>
</par>
<par>
<line> notícia </line>
<line> veicul*da *a TV. N*quele instante, </line>
<line> desconhecido* s* </line>
<line> aproximam e conversam com </line>
</par>
<par>
<line> desenvoltu*a e int*midade. Outro e*e**lo de como o con*um* aprox**a, *endo um </line>
</par>
<par>
<line> im*ortante *lemento de *omunic**ão, é </line>
<line> *u*ndo estamos e* out*o p*ís e </line>
<line> não falamos </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> id**ma, mas reconhecem*s uma loja de fast *ood como o Mac*onald´s * co*seguimos fa*er </line>
<line> no*so pedido sem dif*cu*dade. </line>
<line> A participação no consu*o torna-*e o principal procedimento de identificação, *or </line>
</par>
<par>
<line> *ss*, Hall (2006) sugere a formação de </line>
<line> uma comunida*e internac*onal de **nsumidores, </line>
</par>
<par>
<line> tamanha a inte*ra*ão que a lingua*e* do co*su*o nos prop*rciona *m um cenário t*o </line>
</par>
<par>
<line> *ragmenta** e ins*ável, onde "t*do que </line>
<line> era s*l*do se d*sma*cha no ar" (MARX E </line>
</par>
<par>
<line> EN*ELS,1998, p.8), * consumo par*ce s*r o mais próximo de um chão para pisarmos. D*sse </line>
<line> *odo, "cconsumir é tornar mais inteligível um m*ndo onde o *ó*ido se ev*p*ra (GARCI* - </line>
<line> CANCLINI, 201*, p.59). </line>
<line> Vivemo* *m tempo d* f*atur*s e heterogen*idade, de segm*ntações *entro de cada </line>
<line> nação e de comu*icações fluídas c*m as *rd*ns transnacionais d* inform*çã*, da </line>
<line> *od* e do saber. Em meio a esta heter*g*ne*dade enc*ntramos códigos que no* </line>
<line> uni*ica*, o* que ao menos p*rm*tem que n*s enten**mos (GARC*A-*ANCLINI, </line>
<line> 201*, p.61). </line>
<line> As mais variadas f**mas de consu*o organizam a v*da soc*al e *stabelecem vínculos </line>
<line> entr* i*divíd*os n* sociedade. Dev*do a*s múltiplos p*péis e **ces *u* * *onsu*o as*u*e na </line>
<line> v*da contemporânea, *m sua i*tensa imbricação com a dinâmica cultural, es*e se r*ve*a um </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, *. 10, art. 4, *. 72-9*, ou*. 2023 www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação, Identidade e Consumo: O F*rtalecimento do Mercado de Mod* Plus **ze Feminino no Brasil </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> objeto *omplexo de ser conceituado. "A cultura é </line>
<line> uma criação d* homem, resulta*te </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c*mpl*xida** cr*sce**e </line>
<line> das ope*ações </line>
<line> de </line>
<line> q*e esse animal se mostra capaz no trato </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> natureza mater*al" (PINTO, </line>
<line> 1979, *. *22), de*se modo, tanto a *obilização de recursos </line>
</par>
<par>
<line> técnicos *ara pr**ução de art*gos q*anto o* *sos q*e fazemos desses mo*tram que o con*umo </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> um </line>
<line> ato essencialmente cu***ral. Nesse se**ido, Grant McCracken (2003) </line>
<line> d*f*ne </line>
<line> con*umo </line>
</par>
<par>
<line> como "* pr*cesso </line>
<line> pelo </line>
<line> qual os bens e *s serviços </line>
<line> de </line>
<line> consumo são criados, *omprados </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> usad**" (MCCRACKEN, 2003, *. 21). </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, o consumo se delinei* como um pro*esso sociocultura*, </line>
<line> uma concepção </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> mu**o e uma mentali*ade. A cidadania </line>
<line> é um do* aspec*os qu* compõ*m a noção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consumo, "o con*e*to de consumo pressup*e obrigatoriamente, como a out*a f*ce, o conceit* </line>
</par>
<par>
<line> de cida*ania" (BACCEGA, </line>
<line> 2010, p. 2*). Ga**ia-Cancli*i (2*10) assinal*u essa *uestão no </line>
</par>
<par>
<line> clássico "Consum*d*re* e cida*ão*: </line>
<line> conflitos m*lticulturais da g**bal*z*ção", em que "t*nta </line>
</par>
<par>
<line> *ntender com* as mudanças na maneir* de c*nsumir alter*ram as *o*sibilidades e as form* de </line>
<line> e*ercer a cidadania" (GARCIA-CANC*INI, 2*10, *. 29). Ele ob*erva uma ass*ciação entre o </line>
</par>
<par>
<line> *on*umo * o conceito *e c*d*dani*, ao passo que </line>
<line> hoje o consumo de </line>
<line> *e n* e </line>
<line> do* meio* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ação de mass* responde * algumas *e*guntas pró**ias dos cidadã*s, como a que lugar </line>
<line> eu *ertenço no *und*. </line>
<line> *ssim, o consumo, especialm*nte o de m**a, revela-s* u*a i*portan*e *err*menta </line>
<line> para defi*ição da identidade do sujeito contemp*rân*o. Ao escolher suas peça* ** ves*uári*, o </line>
</par>
<par>
<line> sujeito també* e*co*he uma identidade que deseja transmitir, já </line>
<line> qu* a * oda é um a </line>
</par>
<par>
<line> significativa lin*uagem </line>
<line> do con*umo, c*paz *e adicionar sentidos e si*nific*dos c*m sua </line>
</par>
<par>
<line> mat*riali*ade. Como di* o sl**an da *amosa l*j* de </line>
<line> *e*artam*ntos *e mod* brasileira </line>
</par>
<par>
<line> Renner, "voc* *em o se* e*tilo e a Renne* tem todo*", o que signif*ca que a loj* comercializa </line>
<line> roupas que p*dem, jun*as, m*ntar div*rsos e*ti*os e assim *xpressar diver*as identidades, uma </line>
</par>
<par>
<line> em *ada i*divídu* </line>
<line> ou mesmo várias *m um só indivíduo, conside*ando a m**tipl*cid*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> papéis que o **jeito contemporâneo desempen*a em se* c*tidiano. Assim, a loja mos**a-se </line>
</par>
<par>
<line> capaz de a*uar ao lado do sujeito na </line>
<line> sua construção ide*titária co**emporânea por *ei* *a </line>
</par>
<par>
<line> moda. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O mercad* de moda plus si*e *em*ni** em *ersp*cti*a hi*tórica *o Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Sant´Ann* (2*14) *onta que com a e*er*ênc*a da massific*ção </line>
<line> da "roupa comprada </line>
</par>
<par>
<line> pro*ta" no Brasil, *s mulh*res passam a *n*orpora* ao seu coditiano a *r*tica de verificar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*s* corpor*l regular*ente. Ness* mesm* *erí*do, *s ba*a**as caseiras Filiz*la passam a ser </line>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, v. 20, n. 10, *rt. 4, p. 72-91, o**. 2023 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Aire* </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> com*rcia*izadas e se popular*z*m nas casas da* *ulheres br*si*eiras. Assim, c*iam-*e *odo* </line>
<line> *ais so*isticados de disciplinarizaçã* do corpo, post* que o p*ó*r*o sujeito faz o </line>
<line> a*omp**ha*ento da quantidade de quilos gan*os ou perdidos, be* como da numeraç** de </line>
<line> peç*s do vestuár*o p*ra avaliar e co*trol*r suas m*didas. </line>
<line> Entretant*, Ai*es (2019) verifi*a que, **nta*ente com * democrat*zaçã* *a mo*a, deu- </line>
</par>
<par>
<line> se um proce*so de exclusão, **is, embora </line>
<line> a* roupas </line>
<line> estivessem disponíve*s nos g*an*es </line>
</par>
<par>
<line> ma*azines </line>
<line> par* o co*sumo massiv*, elas não est*vam ali para todos *s corpos. *u seja, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> l**o da democratiza*ão ** moda *casionada pel* *rodução de ro*pas em série, numerada </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> padro*izada, be* como </line>
<line> pela di*tribuiçã* das merca*orias em loc*is </line>
<line> ap*op*iado* como os </line>
</par>
<par>
<line> *aga**nes *u* di*ponibili*ava* provadores, </line>
<line> e*pelhos e espaços de convivência necessá*ios </line>
</par>
<par>
<line> p*ra se consolidar a prática de c*mpr** *oupa pronta, d* apreender a noção de estilo e avaliar </line>
<line> o preço, havia também um *rocesso inv*rso. </line>
</par>
<par>
<line> E*se pr*c*ss* de exclusão ou "*esdemocra*izaçã*", *riado *ela li*itaç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> numeração disponível *ara o *ret- à- por**r ou ready to wear, esta*elec*a um corpo p*dr*o </line>
<line> (delimitando tamanh* e peso do corp*) par* a pro*ução das empresas *e *oupas e, mais tarde, </line>
<line> par* a ind*stria da mod*. Os tamanhos g**ndes eram numericamente r**uzi*os ou não er*m </line>
<line> pr*duzidos *elas marca*, excluindo-se, d*s*e modo, a* pe*soas obesas da *xpe*iê*c*a e*tética </line>
<line> e so*iocultur*l p*opo*ciona*a p*l* moda, forçando-os a buscar alternativ*s p**a pr*d*zir sua </line>
<line> vestimen*a, geralme*te por m*io do serviço de costureiras que confeccion*vam sob medida. </line>
<line> Na co*temporaneidade, n* entanto, to*n*-se c*d* vez mais intens* * rei*in*ica*ão de </line>
</par>
<par>
<line> visibil*dad* por </line>
<line> dif**entes m**i*entos culturais e sociais, e </line>
<line> essa nova </line>
<line> configuração v** </line>
</par>
<par>
<line> repercuti*do no *róprio *istema da moda *ue, aparen*em*nte, **ssa a val*rizar a d**ersidade </line>
</par>
<par>
<line> e a pluralidade por *eio da constituiç*o de nichos de mercad* </line>
<line> par* o* mais div*rsos </line>
</par>
<par>
<line> segmentos, como é o caso da **d* plus s*ze. </line>
</par>
<par>
<line> A p**tir dos an*s 200*, verificamos o s***im*nto, cre*ci*ento e *isibilidade </line>
<line> a*canç**os pelo m*rcado de moda p*us s**e no *r*sil. *ntes disso, segundo Durante (2016), </line>
<line> a* mul*er*s g*rdas br**i**i*as costumavam ir * seção masculina *e ***a* d* depart*mento o* </line>
<line> buscavam marcas co* estilo lady e *té *ojas que vendem peças para gesta*tes. Praticamente </line>
</par>
<par>
<line> nã* havia lojas vol*a*as *ara atender a* público </line>
<line> gordo em t*rritório na*ional (*URANTE, </line>
</par>
<par>
<line> 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Uma pesquisa d* M*nist*rio *a Saúde, rea**z*da em 2011, re*elou que 48,*% da </line>
</par>
<par>
<line> p*p*la*ão brasil**ra esta*a acima d* pe*o, com um </line>
<line> perce*tual de 1*,8% de *bes*s. Diante </line>
</par>
<par>
<line> *essa característica da p*pulação br*sileira, pode*os *ensar n* demanda de con*umo po* esse </line>
</par>
<par>
<line> p*bl*co *ão ate*dido pel* *ndústri* da moda e no </line>
<line> d*senvolvimento da moda </line>
<line> p* us * i z e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. 2*, n. 10, *rt. 4, p. 72-91, *ut. 2*23 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o**ni*ação, *d**tid*de e Consu**: O F*rtalecimento do Mer*a*o de Moda **us Siz* Femin**o no Brasil </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> nacion*l, como uma r*sposta do m*rcado para a dem*nda ** roupa, com modelos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> numeração em tam*nh* *rande. Nesse con*exto, </line>
<line> a * oda </line>
<line> plus *ize ganhou v*sibilidade, </line>
</par>
<par>
<line> construindo **u* próprios *spaços de leg*timação, como d*sfile*, ensaios fotográfic*s, feira* </line>
<line> d* mod*, concursos de beleza, mar*as e *ojas, *uito sem*lhan*e às *nstâ*cias de visibili*ade e </line>
<line> de legiti*ação *a moda conven*i*nal. </line>
</par>
<par>
<line> * primeiro gra*de *vento </line>
<line> dedicado * esse p**l**o foi criado em 2010: * Fashion </line>
</par>
<par>
<line> Weekend P*us Si*e (FWP*), que foi responsável po* traz*r as marcas </line>
<line> plus size pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> calendário of*c*al da moda b*asi*eira. O *WPS *contece *uas vezes *o ano na cidade de S*o </line>
</par>
<par>
<line> Paulo, e inaugura uma er* de mu*tos eventos pres*nciais </line>
<line> no segmento. E*se evento fo* </line>
</par>
<par>
<line> f*ndamen*al </line>
<line> na *volução *a moda *lus size no Br*sil, com *m format* convencional de </line>
</par>
<par>
<line> d*sfil*s, cont*ndo com estandes *om o objetivo d* *presentar marcas *e moda plus size para </line>
<line> o v*rejo. </line>
<line> *o en*anto, o evento com maior número de edições no mercado plus size bras*leiro é * </line>
<line> feira Po* P*us Fashion que, desde 201*, ac*ntece q*atro ve*es ao a*o *m São Pa**o, reunindo </line>
<line> em *iversos e*t*ndes mar*as de moda plus *ize que atendem especi**me*te * um público de </line>
</par>
<par>
<line> e**ilo alternati*o. Consi*era*a </line>
<line> a maio* feira de moda plus size do *und*, a pop *l*s con*a </line>
</par>
<par>
<line> *om *ais de 2 mil expo*itores, movimentando um c**cu*to de cons*mo de m*rca* que visam </line>
</par>
<par>
<line> alim*ntar o *onsumi*or f*nal. M*smo durante * pa*demia, </line>
<line> ent*e 2*20 e 2022, * feira </line>
</par>
<par>
<line> co*tinuo* a ex*stir num for*ato *nlin*. O *vento também inspirou a produç*o de feiras plus </line>
<line> size e* pra*icamente toda* as regiões do país, e princi*al*ente nas capitais bra*ileiras. </line>
<line> Essas feir*s e eventos aprese*t*m um ambiente *ís*co para a diss*mi*ação da cultu*a </line>
</par>
<par>
<line> *lu* siz* e **de* ser con*ider*dos como uma estratégia de pro*oç*o plus siz* </line>
<line> no *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Promovendo o ***o**ro pr*s*ncial d* in*ivídu*s que *e reconhecem * *e i*en**fi*am </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> porte, * aind* in*egran*o atacado e varejo, es*as feiras *odem ser consi*eradas estratégi*s </line>
</par>
<par>
<line> biopol*tic*s, </line>
<line> na *edida em que estabelecem parâmetros p*ra o funcionamento do mercado, </line>
</par>
<par>
<line> al*m de d*s*eminarem as *endênc*as de m*da da *stação par* * segmento plus size. E, a*ravés </line>
<line> da expan*ão do mer*ado consumidor, pro*ovem a reorganização das pes*oas; os in*i*í*uos </line>
<line> podem s* rec*nhec*r e comparti*har infor*a*ões sobre produto* e experiment*r nova* formas </line>
<line> de ser, vi*er e co*su*i*. </line>
</par>
<par>
<line> Um *utr* *a**o para o mercado *oi criação da As*ociaçã* Brasile*r* *lus Size a </line>
</par>
<par>
<line> (APSB), em 2016. De a*ordo com o site da APSB, fu*dação *as*eu da a </line>
<line> união </line>
<line> de diversos </line>
</par>
<par>
<line> profissionais, com foco na integr*ç*o e promoç*o de *tiv*dades *i*nt*ficas, m*rcadológicas e </line>
</par>
<par>
<line> tecnoló*ica* volt**as ao desen*olvi*ent* do m*rcado plus siz* </line>
<line> brasileiro. A APSB é </line>
<line> *m * </line>
</par>
<par>
<line> entidade que representa em*resas espec*alizada* n* *roduç*o e co*ercialização de ve*tuár**, </line>
<line> Rev. FSA, T***sina PI, v. 20, n. *0, ar*. 4, p. 72-91, out. 2*23 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Aires </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> calça*os, joias e acessóri*s, *lém </line>
<line> de alguns insumos de o*tras cadeias pr*duti*as </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> preci*am adequar seus *rodutos e serviços por exc**ê*c*a *o público pl*s siz*. * *ssoc*ação </line>
<line> ger* inteli*ência *e mer*ado, c*m *ado* que *epresentam a grandeza de um mercad* *om </line>
<line> mais de 100 milhões de p**enciais consumidores em território nacional. </line>
<line> É important* d*sta*ar que o desenvolvimento do me*cado plus si*e no B*asil, </line>
<line> e*pe**alment* na décad* de 2*10, d*ve-se princ*pa*mente à expans** da influência d* internet </line>
</par>
<par>
<line> e das mídias sociais, </line>
<line> qu * </line>
<line> abriram e*paço para o consumidor *ordo *e***ndicar a inclusão d* </line>
</par>
<par>
<line> tamanho* maiores *a moda. Ess* mo*imento d*gita* </line>
<line> começa com a cri*ção dos </line>
<line> primeiros </line>
</par>
<par>
<line> blogs *rasil*iros de*ic*do* à moda *lus s*ze, por *olta de 2008, uma r*sposta de m*l*eres </line>
<line> gordas que que**ionavam a falta de informação sobre m**a pa*a esse públ*co ** Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Entre *s blogs ** alto nível estão: Mulherão, *o**rosas Gor*inhas, Ent*e Topetes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *i*is e Grandes Mulheres. Focados em dicas *e moda e beleza, eles divul*am ma*cas, loja* * </line>
</par>
<par>
<line> *vent*s do segmento, </line>
<line> orientando seu* leito*es, por exemplo, sobre como devem se ve*tir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> onde podem fazer *ompras, p**movendo o encontro </line>
<line> d* indivíduo* qu* se reconhecem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compartilham os inter*s**s dos con*umidor*s **r me*o de critér*os me*cadológicos quanto ao </line>
<line> taman*o. </line>
<line> A visib*li**de *as mul*eres gordas nas redes sociai* promove ta**o o *eu </line>
</par>
<par>
<line> empod*ramento quant* </line>
<line> o enge*dr*mento da r*c*onalidad* n*o*iberal nes*e </line>
<line> grupo </line>
</par>
<par>
<line> populacional. S* * neo*iberalismo se baseia na *el*ção entre i**t*tui**e* e açã* ind*vidua*, o* </line>
</par>
<par>
<line> blogs exemplificam a n*ção de "suje*to e*p*eendedor" * a val*rização </line>
<line> da m*lher </line>
</par>
<par>
<line> empr*endedora qu*, a p*rtir da capitalização da vi*a </line>
<line> indivi**al - "mulher capi*a*" busca -, </line>
</par>
<par>
<line> tornar-se eficie*te e se va**rizar. </line>
</par>
<par>
<line> Ao longo d* década de 2010, também destacamos q*e alguns m*vimen**s de ativ*stas </line>
<line> on-*ine o*i**tados a defender * incl*são *e gr*ndes tamanh*s *a *ndústria da moda no *rasil </line>
</par>
<par>
<line> **g*jaram </line>
<line> um </line>
<line> grande </line>
<line> público. </line>
<line> Em </line>
<line> 2010, </line>
<line> foi </line>
<line> criada </line>
<line> a </line>
<line> campanh* </line>
</par>
<par>
<line> #portamanh*sma*ores(#forbigsiz*s), </line>
<line> *ujo </line>
<line> **j e * i *o </line>
<line> era </line>
<line> m*bilizar </line>
<line> grandes </line>
<line> lojas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*partamentos para oferecer peç*s </line>
<line> em nú*ero super*o* * 4* (Br*s*l). </line>
<line> *m 2012, outra </line>
</par>
<par>
<line> campanha, </line>
<line> #46**oen*ra (#46d*esnotfi*), mostrou qu* apenas *logue*ras que usavam *té 46 </line>
</par>
<par>
<line> (Brasil) podiam se cad*strar na *amosa *ede de blogs de mod* Fashion Hits. </line>
<line> *esse p*i*eiro m*men**, *m que as estrat*gias promoc*onais de mo*a plus size foram </line>
<line> imp*lsionad*s por blo*s profissionais, m*lheres gordas se uniram *n-li*e, seja para co*sumi* </line>
</par>
<par>
<line> o conteúd* de *od* be*eza e </line>
<line> publicado nos blogs, mo*imenta*do </line>
<line> um circu*to de con*umo </line>
</par>
<par>
<line> para mod* plus size. As </line>
<line> *logueiras de moda plus *ize chamam as mu*here* gordas </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> desfrutar de *m novo *stil* de </line>
<line> vida, ens**ando u* jeito de se* e viver, c*mo ** vestir * se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 20, n. 10, art. 4, p. 72-9*, *ut. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação, Identid*de e C*nsumo: O *ortalec*mento d* Me**ado de *oda Plus Size *e*in*no ** Brasil </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> comportar, a*ém *e novas t*cnicas d* autocuid*do, que pro*orcionaram receitas para o </line>
<line> sucesso e a fel*cidade. </line>
<line> O **centivo à autoest*ma * a uma vida f*liz tamb*m pode s*r ver*ficado nos cont*údo* </line>
<line> *osta*os n*s b*ogs; p**ém esse caminho para a **licidade sempre passa *or um long* circ**to </line>
<line> de *onsumo **glo*ando produtos e comportam**tos. Assim, os blog* e a e*fer* nac*onal da </line>
<line> web de moda lançam uma nova fa*e de consum* *e moda para m*lhere* *or*as, ** *ual se </line>
</par>
<par>
<line> vend* o mo*o de vida plus size, i*f*uenciando formação ** uma *ulhe* *lus si*e, cuja a </line>
</par>
<par>
<line> *d*ntidade </line>
<line> é baseada em critér**s ne*liberais de desempenho, com ênfase ** su* </line>
</par>
<par>
<line> pr*dutiv*dade, *e*ua**dade e esc*lh*s de *onsum*. </line>
</par>
<par>
<line> A p*imeira re*i*ta </line>
<line> bra*ilei*a de moda plus s**e, Moda em C*rvas, foi la*çada em </line>
</par>
<par>
<line> 201*. Segundo a edi*ora-che*e da revista, Ma*ce*a El*zabeth, em entrevista c*ncedida par* * </line>
</par>
<par>
<line> tese de doutor*** de Aires (2019), "O </line>
<line> proj*to edito*ial tinha a amb**ão de ser a*g* c*m* </line>
</par>
<par>
<line> Marie C*a*re, </line>
<line> Nova *u *laudi*. Sim, f*lamos sobre moda e *end**cia, ma* queríamos fa*ar </line>
</par>
<par>
<line> sobre cotidiano, </line>
<line> carreira, p*ofissão, psicologia, sex*, am*r, relações humanas" (E*izabeth, </line>
</par>
<par>
<line> **19). Ma**e Claire, Nova *u Claudia *ão r*vistas *emininas fam*sas *o Bra**l, *oltadas *ara </line>
<line> *ulhe*es de classe so*ial média, com foco em temas co*o sa*de, se*ualida*e e carreira. </line>
<line> Fig*ra 1 - Site V*nusDi*a anuncia p*imeira rev**ta *l*s siz* brasilei*a, *010. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *isponív*l *m: http*://bit.*y/2J6wVmq. Acesso em 11 d* junho de *023. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. 10, *r*. 4, p. 72-91, out. 2023 </line>
<line> w**4.fs*net.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. *ires </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Verificamos que * revista </line>
<line> usava estratégias </line>
<line> dis*ursivas e imagéti*as que repetiam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mesma lógica de consumo desenfr*ado p*ra o cor*o magro: mulhe*es *ordas ganham </line>
<line> visib*lidad*, são empoderadas e inse**das n* mercado consum*dor, participa*d* de prát*cas de </line>
</par>
<par>
<line> beleza, moda *emi*ilidade. Pela lógi*a e </line>
<line> da pe*formance, a mulher gorda é convidad* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participar ** *stilo </line>
<line> de v*da m*gra, por </line>
<line> i sso </line>
<line> *eve manter, por exemp*o, **a rotin* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> exe**ícios, de*frutar do *irei** de s*r sexy e co*pr** lingerie, cuidar de si *esma, *articipar </line>
</par>
<par>
<line> de rituais *e beleza, </line>
<line> *ntre </line>
<line> ou*ros. *ssim, ao passo que se </line>
<line> t**na *ma </line>
<line> consumidora a mulher </line>
</par>
<par>
<line> gorda é inserida, não no meio social, e sim n*m extenso merc*do de consumo, com o qual * </line>
<line> mulher mag*a já era acostum*da. </line>
</par>
<par>
<line> N* </line>
<line> en*anto, mesmo d*ante do potencial </line>
<line> de </line>
<line> consumo crescente do merc*do de moda </line>
</par>
<par>
<line> plus size, esse segmento a**da enfrenta di**rsa* *if*culdad*s para se desenvo*ve* no Br**il. * </line>
<line> partir de u*a observ**ão no *erc*d* d* mod* pl*s size *a c*d*de de S*o Paulo, empreendida </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> 2019 a 2020, *onstatamos * seu ama*orismo dian*e do </line>
<line> merca*o de moda tradicional. Há </line>
</par>
<par>
<line> carê*ci* generalizada *e mã*-de-o*r* qu**ificada *o s*gmento, de*de a pro*ução ind*strial e </line>
<line> manu*atureir*, comunic*ç*o e comercial*zação de moda pl*s size; * *etor ainda *nfrent* </line>
<line> problemas com os forneced*r*s *ara aum*ntar a num*ração sem aumentar * *us*o da pe*a, a </line>
<line> *u*lidade na produç*o é *nferi** e a mo*el*gem das *eças não res*eit* *ritérios de ergon*mia </line>
<line> relacion*dos a*s co**os de tamanh*s grande*, q*e s*o import*nt*s *ara pro*orciona* confor*o </line>
<line> e m*lhor ca*mento. </line>
</par>
<par>
<line> O design </line>
<line> das peças é guiado, </line>
<line> n* mai*r parte das *ezes, *or *o*mas ant*q*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> rev*ladas *o excesso de batas, calças legging, estampas com padrão grand* e *estid*s retos e </line>
<line> *oltos, sem co*ter info*mações de moda atuais e seguir ** tendên*ias do m*rcado de mo** *o </line>
<line> *ercado *onvenciona*. A prod*ção de moda nos *esfiles e *ditoriais é de baixa q*alidade e, </line>
</par>
<par>
<line> *u*tas vezes, esbarra em ques*ões éticas, *bord*ndo o tema de modo preconc*ituo*o, o </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> g*ra polêmicas em que os consumidores se eng*jam, most**nd* sua indignação e* </line>
<line> manif*stações ve*culad*s, *rincipalmente, por *eio d* interne*. </line>
<line> A mai*r pa*te das lojas fí**cas *st*o lo*aliza*as em *eg*ões *erif*ricas e o nome das </line>
</par>
<par>
<line> marc** já revela depreciaçã* quant* ao co*po </line>
<line> gordo. Ex**plo de no*es d* l**as em *ão </line>
</par>
<par>
<line> Paulo: </line>
<line> "M*d*d* *erta", i*dica**o pa*rão *ormativo, que não * o gordo e s*m o magr*, o </line>
</par>
<par>
<line> "*oda Pal*nk", i*dicando * l*gar mais alt*, *ma analog*a * go*dur*, e "Tamanho Nobre", </line>
</par>
<par>
<line> remetendo ao *e*aç* no*re da c*rne, </line>
<line> pare*e co*parar o corpo gor*o a uma </line>
<line> ca*ne, o que </line>
</par>
<par>
<line> r*mete à gorda d* arma*ém. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. *0, n. 10, art. 4, p. 72-91, ou*. *023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*un**ação, *dentidade e Consumo: O For*ale**mento do Mercado d* Moda Plus Size Fe*inino no Brasi* </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - *ojas p*us siz* *m São Paul*: nomes, fachadas * man*quins. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Re**str** feitos pelo autor *o perco*rer *ojas plu* size n*s *uas de S** **ulo, entre 2019-*020. </line>
<line> Tamb*m ide*t*ficamo* *a fach*da de mui*as lojas plus size que, junto ao letreiro, há * </line>
</par>
<par>
<line> especi*ica*ão </line>
<line> **s *umerações comerci*l*zadas e a fonte usada para isso é, algumas vezes, </line>
</par>
<par>
<line> ainda maior que a </line>
<line> do no m e d* l oj a </line>
<line> (*x: *o *8 ao 60 e* *e*ras maio*es *ue * n*m* da loja </line>
</par>
<par>
<line> "Med*da Certa"). O que deveria ser uma informação importa*te sobr* o* produtos da loja soa </line>
<line> com* uma ironia ao *ama**o *os corpos. O*tra *uestão obser**da é q*e *s marcas não </line>
<line> prep**a* s*us po*tos-de-venda para r*ceber * consumidor e *ten*er suas n*cessid*des </line>
<line> especí*icas (fa*ta de man*quins apropriados, portas est*eita* e cadeiras po*c* *esist*ntes são </line>
<line> alguns d*s problemas e*contrados; também encont*amo* exposições de ro*pas *e m*do </line>
<line> depre*iativo, estican*o as peças *ar* mos*rar o quan*o s*o g*andes). </line>
<line> O pessoal das ven*as n*o est* prepar*d* para se relacionar com ess* público, </line>
</par>
<par>
<line> *pr*sent*n*o </line>
<line> dificuldades *m oferece*-lhe um tratame*to re*peitoso (por exemplo, * </line>
</par>
<par>
<line> frequente enc*ntrarmos re*atos de *lientes constra*gidos c*m que*tioname*to* de ve*dedores </line>
<line> sobr* **u peso e até s*gestõ*s de die*as). </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 10, art. *, p. 72-9*, out. 2**3 www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Aires </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> As *nst*tuições d* e*sino a*nda *ã* se *repar*ram para atender * </line>
<line> e*sa demanda de </line>
</par>
<par>
<line> merc*do: são *raticamente inexisten*es c*rsos de pr*fissi*naliza*ão voltado* especifi*amente </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o mercado </line>
<line> pl*s size. Foram verificados so*ente alg*ns *ursos livres *emporários, e </line>
</par>
<par>
<line> l*calizados na cidade de São Paulo, voltados apena* para dois temas dentro do m*rcado plus </line>
<line> size: consulto*ia de imagem e Modelagem. M*s ainda não há n*n*um curso que *f**eça uma </line>
<line> ampla formaçã*, de modo a *branger todos os *e*ore* *a indúst*ia d* moda plu* size, desde a </line>
<line> criaçã* e desenvolvi*en*o do **odu*o *t* s** *omunicação e **egada *o *onto-de-venda. </line>
<line> 3 *ETODOL*GIA </line>
<line> E*te estudo c*n*ti**i-*e de uma pe*quisa qua*i*a*iva, p*is en*oc* o indi*íduo, su*s </line>
</par>
<par>
<line> per**nên*ias e interações c** o *nt**no. O investi*ad*r, po* *ua **z, assume </line>
<line> um cont*to </line>
</par>
<par>
<line> direto e pr*l*ng*do co* o a*bie*te e a situação e*tuda*a (SOUS*; S*N*OS, *020). </line>
<line> Geralme*te, a pesquisa se expressa atr*vés *o desenvolvim*nto d* conceitos, opiniões e fatos, </line>
</par>
<par>
<line> além *a capt*ção indu*iv* e interpretativa </line>
<line> das i*fo*mações encontradas * relacionada* ao </line>
</par>
<par>
<line> problema da pesquis* (SOARES, *0*9). </line>
</par>
<par>
<line> Para alcançar o obj*tivo propost*, e*te ar*igo utilizou u*a abord**em qu*li*ativa com </line>
<line> * in*trum*n*o de *ma *esquisa docume*t*l. A **squisa d**ume**al é um segment* ideal pa*a </line>
<line> i**ntific*r uma t*mátic* em um estudo que exista a necessidade de analisar um longo pe*ío*o </line>
</par>
<par>
<line> (GO***, 1995). A*sim, de modo estudar * a </line>
<line> **senv*l*i*ento do *erc*do plus s*ze no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, operamos uma *e*q*is* documenta* </line>
<line> em matérias jornalís**cas, *m*gens, </line>
<line> *ampa*has </line>
</par>
<par>
<line> pub*icitá*ias, entre outras. </line>
</par>
<par>
<line> Primeira*e*te foi r*aliz*da uma </line>
<line> vast* pes*uis* bib*iográfica, co* le*ant*mento de </line>
</par>
<par>
<line> l*teratu*a a*vindo de diver*as áreas, tais co*o a sociologi*, *oda, antropol*gia, </line>
<line> comunicação, entre outras, caracterizando uma p**quisa trans/multidiscipli*ar. Es*a r*visão </line>
<line> bib*iográfica forn*ceu uma base *ara a compree*são do mercado de moda plus si*e no Bras*l </line>
<line> e a i*entificação dos ponto* fortes e fraco* *ele. </line>
<line> Os est*dos **nominados **alitativos têm com* preocupaçã* fund*ment*l o es*udo e a </line>
<line> anális* d* m*ndo *mpí*ico em seu ambi*nte na*ural. Nessa *bordagem, val*riza-se * contato </line>
<line> direto * prolo**ado do pesquisador com o am**en*e e a sit*aç*o que e*tá sendo estudada. </line>
<line> Des*e modo, também utilizamo* com* méto*o empír*co para avaliação do merc*do *l*s *ize </line>
<line> uma observação em feiras, lojas e *arca* d* moda plu* size *resentes na cidade d* São Pau*o, </line>
<line> no período de 2015 a 2*1*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teres*na, v. 20, n. 10, art. *, p. 72-91, out. 2023 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *omunicação, Identidade e Consumo: O For*aleciment* do Mercado de M*da Plus Size Fem*ni*o no Brasil </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESUL*ADOS E *ISCUSSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> * *isi*ilidade </line>
<line> dada ao me*cad* plus size </line>
<line> pelas **vistas e a constituição de *spa*** </line>
</par>
<par>
<line> socia*s, *omo feiras e progra*as de t*levis*o, são </line>
<line> estratégias mercadológicas que </line>
</par>
<par>
<line> movimentam um circuito de consu**, produzindo novas *o*iabilidad*s e afetos. No ent*nt*, </line>
</par>
<par>
<line> ao </line>
<line> c*ns*derar que es*as ações t*mbém resp*ndem à nece*sida*e do mercado por *ovidades, </line>
</par>
<par>
<line> avaliamos que a moda plus size pre*nc*e es*aço na grade das em*sso**s e t*az novidades e* </line>
<line> term*s editoriais, o q*e está *m total linha com as prát**as ma*s cons*rvadoras *o mer*ado. </line>
<line> As t*xas de crescimento do se**ento p*us size no Brasil for*m alcan*adas *or meio </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> práticas econômicas conservad*ras, uma vez que se basei*m em *roce*imentos cl*ssico* </line>
</par>
<par>
<line> do capitalismo: a expa*são do mercado a p**tir ** *tilização de antigos modelos de negó*ios </line>
<line> transpost*s para o nov* segm*nto. Dessa forma, a in*lusão da* mulheres g*r*as n* dinâ*ica </line>
</par>
<par>
<line> de consumo de m*da *anto p*la oferta de produtos * criaçã* de mar*as *speci*lizadas - </line>
</par>
<par>
<line> quanto *e*a visi*ilidade *magét*ca do corpo gor*o nos </line>
<line> sis**mas *e representação da </line>
</par>
<par>
<line> pu*licidade e da míd*a - evidenc** a man*tenção **s pr*tic*s econômic** do capi*alismo e* </line>
</par>
<par>
<line> *etrim*nto do **rtalecim*nto das deman*as sociai* e pol**icas, </line>
<line> embora *ã* s* poss* neg*r </line>
</par>
<par>
<line> alguma contribui*ão para as demanda* das </line>
<line> mulheres go*das na sociedade brasileira, pois </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> visibili*a*e que o mercado vem dand* a *utras estéticas corporais, que não so*ente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> h**emô*i*a, *ro*ov* o d*bate de questões soci*i* co*o pre*onceitos e estigmas. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, amp*ia*ão do a </line>
<line> debate sobre os corpos plus s*ze e/ou go**os também </line>
</par>
<par>
<line> tra* *ossibilid*d*s de tra*sformação *o qu* se refere à c*nstruçã* iden**tária, à aut*estim*, ao </line>
</par>
<par>
<line> perte*cime*to *ocia* e à pr*dução de su*jetivid**es, den*re </line>
<line> outras. Ne*se cen*r*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> empoderamento, s*, de *m lado, e*iste p*ssibilidade *e *eivindicação e c**to *u*ar de fa*a n* </line>
<line> t*cido soc*al, de outro, identific*mos caracterís**c*s do **o*ibe*alism*, pois há ** reforço da </line>
</par>
<par>
<line> ideia de "pode* sobre o corpo" *u "p*der de gestão sobre </line>
<line> o corpo", *esde que e* </line>
</par>
<par>
<line> co*formidade c*m c*rto *stilo d* vida e *ertas </line>
<line> práticas de con*umo. *ssi*, só as mu*here* </line>
</par>
<par>
<line> gordas que *e </line>
<line> eng**am </line>
<line> em c*rtas pr*ticas *e con*u*o podem se* in*luídas *o merca*o de </line>
</par>
<par>
<line> moda. </line>
</par>
<par>
<line> A alteração </line>
<line> observada no âm*i*o d* *o*sumo é *ue o cor*o gordo, an*eriormente </line>
</par>
<par>
<line> excluído </line>
<line> do </line>
<line> universo do </line>
<line> con*umo relacio*a*o * um e*tilo de vi*a saudáv**, incluído nas é </line>
</par>
<par>
<line> lógicas capital*stas e de c*ns*mo. Os indi*íduos gordos pass*m a *e* co*vocados, por *ia </line>
<line> **d*ática, para vive*ciar um co*junto de p*áticas de consumo r*l*cionada* *o cu*dado co* o </line>
<line> corp*, ap*o**mand*-os, e promovendo a formaçã* *e id*ntidades e sociabil*d*de* vinculad*s </line>
<line> ao consum*. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, a*t. 4, p. 72-9*, out. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Aire* </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> A gordura é reconstru*d* com* um estilo de vid* mercadológico, no *ual o corp* </line>
<line> gordo é **bstituído p*lo pl*s s*ze. Um tamanho de *oda - plus size, se tor*a *ma ide*tidade </line>
<line> social, qualific*ndo mulhere* gordas como plus *i*e. *as como s* *á esse proce*so? A esfera </line>
<line> comunicac*onal da moda p*us s*ze oper* transfo*mações no* sen*ido* n*gativo* at*ibuídos a*s </line>
<line> corpos gord*s, re*significan*o-s* sob o ter*o *lu* size. A mulh*r plus size *ã* é a gorda que </line>
</par>
<par>
<line> foi excluída *or tan*as </line>
<line> d*cada* da sociedade, tampouco **a * uma mulher magra. A mu*h*r </line>
</par>
<par>
<line> p*us *ize foge de todos os e*ter*ótipos negativos associ*d*s ao peso e ao cor*o, *onstr*indo- </line>
<line> se pela lógica do empoderamento * da perf*rma*ce num contexto de cons**o. </line>
<line> **si*, a mulher plus é fabrica** e mode*ada p*lo merc*do, te*do su* exis*ência </line>
</par>
<par>
<line> tot*lmente vincul*da a ele, pois, para ganharem *u*oestima e </line>
<line> se afirma*em, elas precisam </line>
</par>
<par>
<line> atu*r na oti*izaçã* de si, *on*umindo m*da, *d*tando prát*ca* e*téticas e *í*i*as. Ou seja, </line>
<line> precisam ser incluí*as nas **tratégi*s e ordenamentos q** a *oda plus s**e *ro*ove ao </line>
</par>
<par>
<line> sugerir, por exem*lo, </line>
<line> *oup*s para ginást*c*, *i*geries e atu**izar </line>
<line> as *l*imas tendências </line>
</par>
<par>
<line> apre*entadas na moda tradi*io*al *ara tama*ho* gra*des. </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*N*IDERAÇÕ*S FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> Hoje o consumo a*sume pap*l d*cisivo na for*aç*o das id*ntidades, *esde </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> "atualm*nte *onfiguram-se no consumo, *ependem d*quilo que se *ossui, ou daquilo *ue se </line>
<line> po*e **egar a p*ssuir" (GARCÍA-***CL*NI, *010, p. 30-31). A pub*ici*ad*, por sua vez, é </line>
<line> uma das ma*s potentes narrativ*s midiáticas n* di*ulgação de *stereótipos * preconceito*. </line>
<line> De*se modo, quando * me*cado pl** s*ze veicula imagens qu* não repr*sen*a* * corpo gordo </line>
<line> como ele realment* é, ou *ue * enquadram *m um padrão, pode est*r reforçando ainda *ais a </line>
<line> exclusão dos indi*íduos classificados c*mo *bes*s. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, somente por in*luir os </line>
<line> corpos gordos nas est*atégias de comun**ação das </line>
</par>
<par>
<line> marcas ** *oda, o mercado plus size oferece resis*ência a essa estigmatização, de algum </line>
<line> m*do. A circulação d* imagens fem*ni*as d* corpos plus s*ze, que passam a povoa* o cenário </line>
</par>
<par>
<line> cont**porân*o ** lado das imag**s *e c**pos que correspon*em ao </line>
<line> padrão de bel*z* </line>
</par>
<par>
<line> dom*nan*e: *agro, *ovem, alto, caucasian*, i*dica *m m*vim*nto de </line>
<line> des*ocamento no* </line>
</par>
<par>
<line> sentidos d*minantes do corpo. E*tra *m cena uma d*nâmica *m que a esfera *erca*o*ógica se </line>
<line> apropr*a da d*ferença, reorganizando-a se*u*do alguns princíp*os: se, por um lado, pr*curam </line>
</par>
<par>
<line> a*agar a al****da*e, tamb** leva* ao empo*eramento da* mulheres gorda*, </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> e*perim*ntam *r*nsform*ções na *o*struçã* identit*ri*, na au*oe*tima, no p*rtenci*ento </line>
<line> social, * nas sociabi**d*des, p*ssando a movim*nt*r *ircu*tos de **etos. </line>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 2*, n. 10, art. 4, p. 72-9*, o*t. 2*2* www4.fs*net.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*municação, Id**t***de e Co*sumo: O Fo*t***cimento do Mer*ado de Moda Plus *ize Feminino n* Bras*l </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Ao *nserir*m no merca*o *s*es i*d*vídu**, antes in*isi*ilizados, a com**icação de </line>
<line> *oda plus size provoca alterações s*gnificativas na formação da su*j*tividade e da </line>
</par>
<par>
<line> sociabili*ad*. * </line>
<line> mercado </line>
<line> plus *i*e, na medida em que institucionaliza a inserção </line>
<line> do corpo </line>
</par>
<par>
<line> gord* na indústri* d* moda, a parti* *a reorg*niza*ã* </line>
<line> *as medidas corpor*is, de mo*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abarcar c*r*os f*ra do pad*ão *ominante, possib*lit* q** o* ind****uos possam se r*c*nhecer </line>
</par>
<par>
<line> socialme*te por </line>
<line> meio de cri*ér*os mer*a*ológicos refere*tes vestibil*da**. Desse modo, à </line>
</par>
<par>
<line> podem*s dizer que, de *lgum modo, </line>
<line> a </line>
<line> es*era do consumo d* moda plus size mo*imenta </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma de *e*resen*ação corpo*al vigente, substi*uindo o corpo m**ro *adrã* das imagens da </line>
<line> mo*a por um corpo de propor**es maior*s. </line>
</par>
<par>
<line> Por fi*, gostar*amos de considerar que obs*rvamos o me*ca*o de moda plus siz* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ci*ade de São Paulo, considera*a, *eg***o ABPS (2*23), co*o a cidade que conce*tr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> maior núme*o *e lojas e eventos para esse *úblico no *ra**l, e *e*ificamos que ai*d* se *r*ta </line>
<line> de um mercado amador, comparando-s* ao tradici*nal, e que **ecisa evolu*r mu*to par* </line>
<line> conco*rer em alto nível profissi*nal. </line>
<line> Ess* me*cado é constituído *or uma grande qua*tidade de pequenas marca*, em geral </line>
</par>
<par>
<line> de autoria de novos </line>
<line> d*s*gners que criam col*ç*es *ara se*em exibidas exclusivame*te </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> stand de feira* d* moda *l*s size, com dest*que para * Feira P*p Plus. *u *eja, trata-se </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ma *e*uena *rodução que ali*ent* circuitos s*balter*o*. No enta*to, *es*o tendo um o*h*r </line>
</par>
<par>
<line> crít*c* p*ra o m*rcad* de mod* plus *ize, não podemos *egar *ue a *ecente </line>
<line> e*olu*ão </line>
<line> del* </line>
</par>
<par>
<line> vem s*ndo **ito import*n*e, especialmente, na reco*strução da au**estima e n* construçã* </line>
<line> da *dentidade da m*l*er co*tem*orânea. </line>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
<line> AIRES, *. B. *e gord* à pl** siz*: a produção biopolítica do **rpo nas cu*t*ra* do consumo </line>
<line> - e*tre Brasil e *UA. *0**. 233f. T*se (Do*torado em Comu*icação e Práticas de Consum*) </line>
<line> - Program* de Pós-Graduação em Comunicação e *rát*cas de Consumo, Esc*la Sup**ior ** </line>
<line> Propaganda e Marketing (ESPM), S*o Pau*o, SP, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> BACCEGA, M. A. Con*t*uindo a cid*dani* na* interre*a*ões comuni*aç*o, edu*ação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c**sumo. I*: *onexiones. Revista I*ero*mericana de Com*nicación, v. 2, p. 20-29, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> BAUDRILLARD, J. A tra*sparência *o mal. *amp*nas: P*pirus, 20*7. </line>
</par>
<par>
<line> BAUM*N, Z. V*da p*ra consumo: A t*ansf**maçã* das *essoas em *erc**oria. Rio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro: Jor*e Zahar Ed., 2*08. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*res*n* PI, *. 20, n. 10, art. 4, p. *2-91, out. 202* </line>
<line> www4.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Aires </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> BOL*ANI, I. Mercado bilionário: *em*nda c*es*e e moda *lus si*e pl*ne** R$ 15 bilhões </line>
<line> de faturament* até 20*7. *ã* Paulo: G1 Glo*o Economia, 2023. Dis*onível em: </line>
<line> *ttps://g1.glo*o.com/e**nomia/*otic*a/2023/05/*1/m*rcado-bi*ionar*o-d***nda-cre*ce-e- </line>
<line> mo*a-plus-size-p*aneja-r-15-bilhoes-de-f*turam*nto-ate-2027.*html. Acesso *m 04/06/23. </line>
<line> CRANE, D. A moda e seu pap*l so*ial: classe, gêner* e identida*e das roupa*. São Paulo: </line>
<line> Edi*ora Senac, 2006. </line>
</par>
<par>
<line> *URAN*E, F. Plus s*ze não é um estilo, um ta*anh* de roupa. *niversa, é </line>
<line> 2018. </line>
</par>
<par>
<line> Disponível em: https://fl*viadurante.blogosfe**.uo*.co*.br/20*8/12/06/plus-size-nao-e-um- </line>
<line> estilo-e-u*-tamanh*- d*-roupa. Aces*o em 04/06/23. </line>
<line> ELIZABETH, M. (201*). E*trevista. In: Aires, Aliana. De gord* a pl*s si*e: a prod*ção </line>
</par>
<par>
<line> biopol*tica do *orpo **s culturas </line>
<line> do cons*mo - entr* Brasil e E*A. Tese (Dou*o*ad* *m </line>
</par>
<par>
<line> Comun**aç*o e </line>
<line> Pr*ticas de *onsumo) - Programa de Pós-*r*duação *m Comunicação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Prá*icas de Consumo, Escola Superio* de *ropaganda e Marketing (ESPM), Sã* Paulo, SP, </line>
<line> 2019. </line>
<line> G*RCIA-CANCLI*I, N. *. Consu*idores e cidadãos - conflito* mult*cul*ura*s da </line>
<line> globali*ação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. </line>
<line> GODO*, A. S. Int*oduçã* à pesqu*s* qual*tativa e suas pos*ibi**dad*s. RAE - *evista de </line>
<line> Ad*in*str*ção de Empresas, Sã* Paulo, v. 35, n. 2, p. *7-6*, 1995. </line>
<line> JIMENE* J, M. L. *ord*fobia: injustiça episte*ológi*a sobre *o*po* gordos. </line>
<line> Epistemologias do *ul, v. 4, *. 1, *. 144-*61, *020. </line>
</par>
<par>
<line> MAR*, K.; ENG*LS, F. Manifesto *o Partido Comunista. Estud** Avanç**os, </line>
<line> [ * . l .] , v. </line>
</par>
<par>
<line> 12, n. *4, </line>
<line> p. 7-46, 1998. Disponível em: https://www.revi*tas.us*.br/*av/articl*/view/9068. </line>
</par>
<par>
<line> Ace*so em 04/0*/23. </line>
<line> McCRA*K*N, G. *ul*ura & Consumo: nov*s abord**ens ao cará*er si**ólico dos bens </line>
<line> e a*i*idade* *e consumo. Trad*ção: Fernan*o Eu*ênio. Rev*são técnica: Everardo Rocha. Rio </line>
<line> *e Janeiro: Mauad, 20*3. </line>
<line> POU*AIN, J. *. *oc*olog** da *besidade. São Pa*lo: Editora Sen*c São P*ul*; 2013. </line>
<line> SANT\**NA, *enise *e*nu*zi d*. História da beleza no Brasil. São Paulo: Con*exto, </line>
<line> 2014. </line>
<line> *ASSAT*LI, R. *onsum*, cu*tura y socied*de. Bueno* Aires: Amorrtu, 2012. </line>
<line> S*BILIA, P. O *how do eu: a *nti*idade com* es*etáculo, Rio de Janeiro, *ova Fronteira, </line>
<line> 2008. </line>
</par>
<par>
<line> SO*RE*, S. Pesquis* científica: uma abordag*m sob*e </line>
<line> o mét*do qu**itativo. Mo*tes </line>
</par>
<par>
<line> Claros: Revista C*randa, *. 1, n.3, pp. 168-180, jan/dez-*01*. </line>
</par>
<par>
<line> *OUSA, J. R. SAN*OS, S. C. M. Anális* de conteúdo em **squisa q*alitativa: *odo de </line>
<line> pensar e de fazer. Juiz de Fora: UF*F, v. 10, n. 2, *. 1396-1416, jul.-dez. 20*0. </line>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 10, art. 4, p. 7*-91, out. *023 www4.f*anet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*u*icaç**, Identidade e Consum*: O *ortalecimen*o do Mercado de M*da P*u* Size *eminino no Br*sil </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> HAN, B. C. *ocie*ade do cansaç*. Trad*ção de Ê*io Paulo Giachini, 2. ed. Petrópolis, </line>
</par>
<par>
<line> R*: V*z*s, 2017. </line>
</par>
<par>
<line> VI*AREL*O, *. A* *eta*orf**es do *ordo: hist**ia da obesidade *o Oci*ente: da Idade </line>
<line> *édia ao século XX. Petró*olis, RJ: Vozes, 2012. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o Referenc*ar es*e Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> AI*ES, *. B. Com*n**ação, Id*nt**ad* e Consumo: O Fortaleci*en*o do Mercado *e Moda Plus Size </line>
<line> Femini*o ** Brasil. Rev. F*A, Te*e*ina, v. 20, n. 10, art. 4, p. *2-91, o*t. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntribui*ão dos Autor*s </line>
<line> A. B. Aires </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*p*ã* * pla*e*amen*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e in*erpr*tação *os dado*. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elabo*a*ão *o ras*unho ou na revisão crít*ca do conteúdo. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação n* apro*ação da ver*ão final *o m***scrito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*res*n* PI, v. 20, n. 10, a*t. *, *. 72-91, out. 2023 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)