<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 1, p. 3-24, jan. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> Os Des*fios da Mulher no seu Retorno ao M*r*ado de Tra*al*o no Pe**odo Pós- Gestac**nal </line>
<line> The Chal*enges of Wom*n on t*e*r Return t* the Work Mark** in th* Post Preg*anc* Perio* </line>
</par>
<par>
<line> I*ês Falc*o dos Santos </line>
<line> Mestra e* Ad*inistração Pro***sional pe*o Centro Univer*itário Al*es Faria - UNI*LFA </line>
<line> E-mail: falcao.*ne*.if@gmail.com </line>
<line> Pat*icia Kina*t d* Camilli* </line>
<line> *outora *m A*ministraçã* p**a Univer*idade Federal do *i* Grande do *ul - UFRGS </line>
<line> Doc*nte no Mestrado Pr*fis*ional em Admi*ist*aç*o no C*ntro Univ*rs*t*rio Alves *ari* - UNIALFA </line>
<line> E-mail: *atriciadecamillis@gmail.com </line>
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<line> E*dereço: Inês Fal*ã* d*s *an*os </line>
<line> Ed*tor-**efe: Dr. Tonny Kerl*y *e Ale*car </line>
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<line> Centro </line>
<line> *niversi**r*o </line>
<line> Alves </line>
<line> Faria, Programa </line>
<line> D* </line>
<line> Pós- </line>
<line> Ro*r*gues </line>
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<line> Grad**ç*o Em *dminist*ação. Aveni** Perimet*al Nort* </line>
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<line> Vila João *az, 74*45190 - Goi*nia, GO - Br*sil. </line>
<line> Ar*igo receb**o em 28/08/2*23. Última vers*o </line>
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<line> En*e*eço: Patricia Kinast *e *amilli* </line>
<line> recebi** em 15/0*/2023. Aprovado em 16/08/*023. </line>
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<line> Ce**ro </line>
<line> Universitário </line>
<line> Alves </line>
<line> F*ria, Prog*ama </line>
<line> De </line>
<line> Pós- </line>
</par>
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<line> Graduação Em Ad*inist*a*ão. Avenid* Perimetr*l No*t* </line>
<line> Ava*iado pelo sis*ema Triple Review: a) De*k Review </line>
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<line> V*la J*ã* Vaz, 74*45190 - Goiânia, GO - Bra*il. </line>
<line> pelo Edi*or-**efe; e b) D*uble B*ind Re*i*w </line>
<line> (ava*iação cega por doi* ava*iadores da área). </line>
<line> *evisão: Gramatic*l, **rm*tiva e de F*rmatação </line>
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<line> I. F. *ant*s, P. K. Camilli* </line>
<line> 4 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Co* o aumento da </line>
<line> presença femini*a n* me*cado de trabalho, políticas v*ltada* par* </line>
<line> a </line>
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<line> integração das mulheres </line>
<line> *anharam um* </line>
<line> imp*rtância s*gnificativa. Dentre essas </line>
<line> pol*ticas, </line>
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<line> des**ca-se a licença maternidade, cu*o **op*sito é pr**ege* o e*p**go da mulh*r no fi* da </line>
<line> gravi*ez e logo apó* o *arto. Es*e artigo tem como objetiv* a*a*isar os desa*ios que surgem </line>
<line> q*a**o *s **lheres busca* se reintegrar no m*rc*do de *rabalho *pós o perí*do gest*cional. </line>
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<line> A abordagem metodológica empr**ada é qualitati*a, com ênfase exploratóri*. P*ra colet* </line>
<line> e </line>
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<line> análise *e *a*os, foram realizadas entrevis*as semie*t*uturadas, seguidas d* aplica*ã* da </line>
<line> Análise de Conteúdo de *ard*n. Muitos sã* os *bstáculos *nfrentado* pelas m*l*er** apó* o </line>
<line> *e**o da lic*nça *a**rni*ade *u* infl*enci*m diretame*t* *m seu re*dimen*o labor**. O* </line>
<line> resultado* obtidos corroboram com a* teorias que fundamentam esta pesq*isa, contribui com </line>
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<line> o conheci*ento </line>
<line> sobre o tema e estimulam disc*ssões *ue podem embasar form*lações de </line>
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<line> *ova* polít*c*s púb*icas com o intuito de mi**miz*r a problem*tica estudad*. </line>
<line> Palavras-chave: Gravidez. Licença mate**idade. Emprego. </line>
<line> ABS*RATC </line>
<line> With the increa*e in th* female presence i* the labor market, policies aim*d at the *nte*ration </line>
<line> of women have ga*ned sig*ificant im*ortance. Am*ng th*se po*icies, *aternity leave stands </line>
<line> *ut, the purpose of wh*ch *s to protect w*men's employment at t*e end of preg*ancy and </line>
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<line> immed*ately after </line>
<line> ch*ldbirth. This artic** aims to analy*e the challen*es that arise when </line>
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<line> wom*n *eek to *e*ntegrate into </line>
<line> t he </line>
<line> lab*r market a*ter the gestation*l pe*i**. The </line>
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<par>
<line> methodolog*cal ap*roach use* is </line>
<line> qual*tative, with </line>
<line> an explora*or* e*pha*is. For dat* </line>
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<line> collection and a*al*sis, s*mi-structur*d i*terv*ews were *ar*ied out, followe* *y the </line>
<line> app**cation of Bard*n'* Content An*lys*s. T**re are many obsta*l*s faced by women after </line>
<line> mat*rnity leave, *hich directl* influen*e their wor* pe*for*ance. T*e results obt*ined </line>
<line> c*rroborate the theo*ies t*at *nde*lie this res*arch, co*trib*t* to knowledg* o* th* s*bjec* and </line>
<line> stimu*ate discu*sions t*at can sup*ort formulations of ne* public pol*cies in o*der to </line>
<line> minimize the pro**em studied. </line>
<line> K*ywords: P*egnancy. Maternity leave. Job. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 1, art. *, *. 3-2*, jan. 2024 </line>
<line> www4.f*anet.co*.**/revis*a </line>
</par>
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<line> Os Desa*ios da Mulher no se* Reto*n* ao Merc*d* de *rab*lho n* P*ríodo Pós- Gestacional </line>
<line> 5 </line>
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<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
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<line> Os movimen**s sociais, como o m*vimento fem*nis*a, as re**l*ções polít*cas e </line>
<line> econ*micas, têm contr*bu*do para mudanças no papel d* mul*er na so*iedade, isso *orque, </line>
</par>
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<line> ante*, *ssa mul*er era vi*ta ape*as como dona de casa, cuidadora d*s filh**, a </line>
<line> verdadeir* </line>
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<line> "mulhe* A***i*", s*bmis*a * tudo e * todos, esque*end*-se ** </line>
<line> própria fe*icidade (UTZIG, </line>
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<line> 2012). Observa-se q*e a *ul*er moderna é o oposto de tudo i*so e busca af*star-se daquela </line>
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<line> image* d* cu*dad*ra da casa e </line>
<line> *os *ilh*s, **ta </line>
<line> para ser val*r*zada e reconhecida </line>
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<line> p*ofissionalmente co* ca*r*ira </line>
<line> pro*iss*onal cada </line>
<line> **z m*i* qualifica*a (*ORDEIRO NETO; </line>
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<line> GUIM*RÃE*; ****EIRA, 20*2). </line>
<line> Desde a formação da so*iedade moderna no século XIX, percebe-s* *ue, mesmo em </line>
<line> **u*ações d*minadas *or *ess*a* *o sexo *e*inino, a* *ulheres tê* uma nítida desvantag*m </line>
<line> ao compar** a r*m*ner*ção e o status do se*o oposto (C*TRIM; *EIXEIRA; PRO**, 2020). </line>
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<line> Na soci*dade contem*orânea, as m*lhe*es *s*ão *a vanguarda </line>
<line> de m**t*s </line>
<line> organizaçõe*, m** </line>
</par>
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<line> ainda h* resq*íci*s de séc*los p**s*dos que lim**am o av**ço das mulheres no mu*do dos </line>
<line> n*gó*ios (SEGGI*RO, 2017). </line>
<line> As barre*ras na traj*tória profi*s*on*l fe*inina no *rasi* evidenciam o **é* *e gêner* </line>
</par>
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<line> presente em diver*as esf*ras </line>
<line> *a nos s a </line>
<line> soc*edade (*O*RI*, *019). S*gundo o autor, uma </line>
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<line> gama *e es*udos na litera*u*a de*onst** que a desig*aldad* *e gên**o no merc*d* de *r*balho </line>
<line> brasileiro é c*usada, em grande p**t*, pela *on*ent*aç*o das mulher*s e* se*ores e *cup***es </line>
<line> tradi*ionalment* ass*ciados ao sexo feminino e se manifestam em desi*uald*des salariais. </line>
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<line> Em muitos caso*, as mulheres recebem m*nos do que os </line>
<line> homens no *ercado d* trabalho, </line>
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<line> tendo ai*da **e convi*e* com pr*blemas *omo sexi*mo, *s*é*io, pa*rões de b*lez* i*post*s </line>
<line> e machismo que a*nda persistem *as em**esas (**G*IAR*, *017). </line>
<line> De a*o*do com T*ixeira, Leone e Kr*in (*017), *mb*ra se* pe*centual de participação </line>
<line> venha a*men**n*o, as mulheres ai*d* não ocupa* *argos mais eleva*os em empres*s ou em </line>
</par>
<par>
<line> institui**es públ*ca* o* priv*das. Par* os </line>
<line> *u*ores, as *xplicações </line>
<line> mais c*muns sã* *ue elas </line>
</par>
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<line> **o est*o interess*d*s </line>
<line> em espa*os público*, </line>
<line> ou que sua* </line>
<line> ca*reiras sã* interro*pida* </line>
<line> p*l* </line>
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<line> materni*ade. </line>
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<line> No pano*ama </line>
<line> c*ltural brasileiro, as mulhere* </line>
<line> ainda são vi*ta* com* </line>
<line> "sex* frágil", </line>
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<line> co*o send* exce*sivamente emocionais, principalm*n*e quando as mu*heres passam por *m </line>
<line> perí**o de g*avidez, algo ine*ent* a sua n**ureza biológica, e *or v*zes são **preendidas *or </line>
<line> empresá*ios, chefes e co*e*as, em virtud* de s*r** vistas c*mo uma despesa fin*nceira que, </line>
<line> *ev. FS*, Te*esi*a PI, v. 21, n. 1, art. *, p. 3-2*, *an. 2*24 www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
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<line> I. *. Santo*, P. *. *amillis </line>
<line> 6 </line>
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<line> em algum momento, levará a uma lacu*a de pesso*l na orga*izaç*o. (CORDEIR* N*TO; </line>
<line> G*IMARÃES; O*IVEIRA, *02*). </line>
<line> Segu**o Po*pino (2018), os *reco*ce**os enf*e*tados pel*s m*lheres no mercado de </line>
<line> trabalho colocam estas e* *e*vantagen* a* long* da história. A Organ*zação Intern*cion*l *o </line>
</par>
<par>
<line> Tr**a*ho (OIT) estabele**u n*rmas </line>
<line> de pr**e*ão *s*ecial pa*a mu*h*res *esti*adas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*lemen*ar os direitos dos tra*alhadores nos *rdename*tos jurídico* nacionai* dos Esta*os </line>
<line> memb**s. Essas normas c*ntê* uma série d* regras que prote*em o gênero d*s mulh**es, por </line>
<line> exemplo, aquelas que determinam o acesso das mulh**es ao *erc*do d* trabalho e proíbem a </line>
</par>
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<line> discrim*nação *e gênero no ambiente de trabalho, des*ina*as * pro*ege* a gravid*z e </line>
<line> a </line>
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<line> maternidade * *espe***r as car*cterísticas **si*as das mulhe*es, além de ou*ras </line>
<line> normas lega*s </line>
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<line> que visam alca*çar a igual*ade d* gênero (PORPIN*, 2018). </line>
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<line> Cabe *ess*ltar que, mes*o com tanta* leis, regras e pr*teção, o s*xis*o ainda persiste </line>
</par>
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<line> e pa*ece </line>
<line> est*r m**s a*sociad* a u*a forma de dis*rim*nação estatística, **is, ao considerar </line>
</par>
<par>
<line> doi* tr*balhadores que possuem *s mesm*s caract*rí*ticas produti*as, *xceto sexo, e que </line>
</par>
<par>
<line> exercem a mesma f*nção, a *end*n*ia qu* *s empr*g*do*es paguem ma** aos homens do é </line>
<line> que às m*lh*res. Isso porque fator*s *ociobiológicos asso**a*o* às mulher**, como g*avidez, </line>
</par>
<par>
<line> estres*e p*é-menstr*al e maior r*spon*abilidade </line>
<line> pelos </line>
<line> cuidados </line>
<line> com os filhos e tarefas </line>
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<line> domés*ic*s, aca*am tor*a*do os hom*ns, *m média, mais produ*ivos do **e as mulheres </line>
<line> (CIR*N*, 2021) </line>
</par>
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<line> N* configuraçã* desse cená*io, dua* questõe* fundamentais </line>
<line> nor*ear*m * pe*quisa: </line>
<line> o </line>
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<line> pres*u*osto de q*e o nascimento de um fi*ho é visto de maneira dif*re*cia*a e*tre mulher*s e </line>
</par>
<par>
<line> homens *o amb*ente </line>
<line> de trabalho; e a ne*ess*dade de se </line>
<line> compreen*er * influênc*a d* fator </line>
</par>
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<line> biológico "maternid*de" na (r*)inserção da mulher ao mercado de tr*balho após a li*e*ça- </line>
</par>
<par>
<line> *aternidade. Dess* fo*ma, destac*-se *ue a hipótese c*ntra* </line>
<line> *a **vestigação é de que a (re) </line>
</par>
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<line> inse*ção das mulhere* </line>
<line> no mercado de trabalho é difere*ci*da </line>
<line> com re*ação à composição </line>
</par>
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<line> familiar, send* signif*cat*vament* </line>
<line> *fet*da pela p*e*ença de </line>
<line> *il*os, e* especial, o* recém- </line>
</par>
<par>
<line> n*s*id*s, fo*mulando-se assim * seguinte probl*mática: </line>
<line> Quais os desafios e*f*ent*dos por *ulh*res q*e retorn*m ao merc*d* de trabalho após </line>
<line> o período gesta*io*a*? </line>
<line> A pr*posta desta pes*uisa torna-se *el*v*nt* dia*te d** la*unas exis*ent*s na literatura </line>
</par>
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<line> sob*e os </line>
<line> desafios enfrentad** pelas mul*eres nessa bus*a de (**)*nserção *o m*rcado de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, e* especi*l, quando se *ons*der* o s*u afast*ment* necessário relat*vo à gestação e </line>
<line> mater*idade e *ela ne*essidade de compreen*er como elas enfrentam esses *esafios. H* de se </line>
</par>
<par>
<line> considerar </line>
<line> q*e, por tratar-s* de </line>
<line> u*a pr*ble*ática soci**, a pesquisa pro*orcionará reflexões </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi**, v. 21, *. 1, art. 1, p. 3-*4, jan. 2024 </line>
<line> w*w4.*sanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Desafios da Mu*her no seu Retor*o ao Me*c**o d* Tra*alho ** Período Pós- Gest*cio**l </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> pertinentes, especialmente para a* instituições, empr*sas e organi*ações, no qu* diz respeito * </line>
<line> p*omoção de *olít**as est*a*égica* que minimizem o conflit* m*l***-*ater*idade-trabalho. </line>
<line> 2 RE*ERENCI*L T*ORICO </line>
<line> 2.1 Mulheres n* merc*d* de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Historicame*te, * luta das *ul**res *or um </line>
<line> espaço no mercado d* trab*l*o tem </line>
</par>
<par>
<line> rendido bons res*ltado* e ava*ços signifi*a*iv** em ár*as a*nda dominadas por elementos do </line>
<line> sexo ma*culi*o. Apesar diss*, as mul*eres ainda sof**m p*econceitos no *undo profissio*al, </line>
<line> seja pela desconfiança n*s atr**uições ou por questões de "int*r*sse*" parti*ulares que vão de </line>
</par>
<par>
<line> encont*o às legis*ações vigentes, com* * período fi*al de gestação e o tempo </line>
<line> dado para </line>
</par>
<par>
<line> amam*ntação da criança (CORDEIR* NETO; GUIMARÃES; OLIVEIR*, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Teix*ira, Le*ne e Krein (201*), a *a***cip*ção *conômic* das </line>
<line> mulheres no Brasil começou a aumentar na déca*a d* 1970, em um momento de ex*an*ão </line>
<line> econômica que coincidiu c** o auge d* ***a*izaçã* e *ndu*trialização, **iando um p*ríodo </line>
<line> f*voráve* pa*a a entrada de n*vas trabalhadoras no me*cado d* tr*balho. Na década d* 1980, a </line>
<line> cr*s* da dív*da externa inte*rompeu o processo de industrializaç*o do p*ís. Me*mo ass*m, as </line>
<line> *ulheres con*inuaram * pa*ticipar da atividad* econômica, mas a situação *e to**ou </line>
<line> desfavor*vel * medi*a q*e * a*ivi*a*e econômica e*tagnou e as op**tunid*des ** emprego se </line>
</par>
<par>
<line> d*teriorar*m (TEIXEIRA; LEON*; KREIN, </line>
<line> 2*17). De a*ordo com esses autores, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mu*h**es-chefes * cônju*es, com ma*s de 2* a*os de idade, escolarizadas e n*o p***es são o </line>
</par>
<par>
<line> grupo com mai*r participação </line>
<line> no </line>
<line> tr*b*lho remu*erado, e *recis*m **fe*der os ní*eis de </line>
</par>
<par>
<line> r*nda familiar *ara s***entar o* padrões de consumo, *ntre out*os fatores. No </line>
<line> ca*o das </line>
</par>
<par>
<line> m*l**res pertencente* às fam*l*as mais pobres, a *ecessi*ade econô*ica absoluta </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> im*ulsiona para a atividade ec*nômica (TEIXEIRA; LEONE E KRE*N, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Há de se co*sidera* que, mes*o co* a introdução d* mão d* o*ra femin*na no </line>
<line> mercado de traba*h*, muitas *ulhe*es *inda tinham medo *o posicionamento o* julga*ento </line>
</par>
<par>
<line> de s*us *aridos e da sociedade c*pitalis*a </line>
<line> da é*o*a (CORDEI*O NETO; *UIM*RÃES; </line>
</par>
<par>
<line> OLIVEIRA, 2022). A lu*a *as *ulheres p*lo es*aço </line>
<line> no *ercado </line>
<line> de trabalho não </line>
<line> co*tr*buiu </line>
</par>
<par>
<line> apenas *a*a as e*as, cont*ib*iu t*mbém para reduzir o* custos trabalhis*as dos empresá*ios. Na </line>
</par>
<par>
<line> revolução *ndustrial, as m*q*inas substituí*am a força fí*ica *os </line>
<line> homens e </line>
<line> *s tar**as </line>
</par>
<par>
<line> tornaram-se intermedi*rias entre *áquin**/huma*os, e muitas des*as organizaçõ*s tendiam a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 1, art. 1, p. 3-24, jan. 2*24 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. Santos, P. K. Cami**is </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> **ntratar mulheres, pois *s s**ário* dessas era menor que os dos homens, uma vez que os </line>
</par>
<par>
<line> níveis de qualificaç*o p*o*iss*onal não eram i*u*is (CORDEI*O NE*O, GUIMARÃES </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> OLIVEIRA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> A expl*ração resultante é refletida *o viés *e *ê*ero, em que o *ra*alho feminino </line>
<line> fico* caracteriz**o pelo pa*a*ento de sal*rios **feriores aos dos hom*n*, e qualquer </line>
</par>
<par>
<line> preocupação </line>
<line> c*m a s*úde da mulher era inexiste*te, pr*ncipal*ente </line>
<line> no *ue diz respeito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> fertilidade e à gravidez, situação que prejudicava o *úblico feminino, o q*e acabo* at*ngind* </line>
</par>
<par>
<line> m**ta* mul*eres, refletindo-se </line>
<line> em condições d* trab*lho precár*as e *ns*l*bres (PORPINO, </line>
</par>
<par>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Já na décad* de 1*9*, ca*acte**za*a por uma rees*rutu**ção pro*utiva qu* pr*judic*u </line>
</par>
<par>
<line> os setores mais estru*u**dos da economia e *fet*u negativa*ente o emprego masculino, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> au*en*o da participação das m*lheres oc*rreu num co*texto de redução do peso do empr*go </line>
<line> as*alari*do, c*m o aumento ge**ralizad* do e*prego vulnerá*el e precário e a *xpansão do </line>
<line> em*rego do*éstico. U** caracter*stica marcante da cr*se qu* le*o* à ent*ad* das mulheres </line>
</par>
<par>
<line> no me*cado </line>
<line> de </line>
<line> **abal*o na déc**a de </line>
<line> 1990 foi a en*ra*a em *as*a no s*tor *nfo*mal </line>
</par>
<par>
<line> (COTRI*; TEI*EIRA; PRONI, 202*). </line>
<line> Nes*e sentido, Leon* (20*7) aponta que, dur*nte essa d*cada, o empreg* f*miliar </line>
<line> remune*ado representou qu*se um q*into das oportu*idades de emprego da* *ulhere*. Além </line>
<line> **sso, houve u*a mel*ori* na edu*ação e na sa*de d*s mu*heres, no trabalho au*ô*omo, *o </line>
</par>
<par>
<line> em**ego p*r c*ntr*to não </line>
<line> form*l </line>
<line> em *equen** insti*uições e nos *erviç*s pes*o**s </line>
</par>
<par>
<line> tradicionalme*** ocup*dos por mu**eres. </line>
</par>
<par>
<line> Como a*onta Porpino (2018), a*esar d* vá*i*s refor*a* *a </line>
<line> legisla*ão brasil*ira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mudan*as </line>
<line> mais amplas na condição so*ial da* mulheres, **ís ain*a n*o possui cidadania * </line>
</par>
<par>
<line> igua* </line>
<line> para *omens e mulhe*es. *esmo constatando *ue as mulheres con**istaram tanto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dis*ância en*re hom*ns e mulhe*es ainda é enorm*, e o problema não * *penas porque e*as nã* </line>
</par>
<par>
<line> p**em e*e*c** as m*sma* **nções que os </line>
<line> home*s, pois mesmo que as mulhe**s tenham </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *ível de escol*ridade qu* os home*s, ou a mesma e*periência profissional, *xercendo </line>
</par>
<par>
<line> as m**mas funções, existem di*erenças não razoáveis de *alá**os e </line>
<line> con*ições de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> (PO*PINO, 2018). A segregação é *esultado da for*a co*o as </line>
<line> mul*eres estão </line>
<line> inse*i**s </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mundo pr*dutivo </line>
<line> e, mesmo a contr*gosto, empregadores contratam mulheres </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> det*r*inadas ocupaçõ*s ou cargos, is** b*se*do na **mpreensão dos papéis *oc*ais que lhes </line>
<line> são atribuído* (TEIX*IRA, 2017). </line>
<line> Par* Teixei*a, *eone e Krein (2017), é importante *er *resente na an*li*e *a força de </line>
<line> *rabalho femi**na que **m *iferentes co*strangimentos à entrada *o *erc*do de t**balho em </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 1, *rt. 1, *. 3-24, ja*. 2024 *ww4.fs**e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Desafios da Mulher no *e* Retorno a* Merca*o *e Trabal*o *o Período *ós- Gestacio*al </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o </line>
<line> ao papel *amiliar que desempen*a, aq** **termina*o de </line>
<line> forma apr*xim*ti*a, </line>
</par>
<par>
<line> determinado pela po*ição v**iável dentro da família. Esse *ato reflete-se nas </line>
<line> difere**as de </line>
</par>
<par>
<line> pa*ticipa**o, *c*pação desemp*ego entr* e </line>
<line> as mu*h*re* r*sponsáv**s </line>
<line> pelo agregado *am*liar </line>
</par>
<par>
<line> (ou s*ja, esposas e </line>
<line> chefes de famíli*s) em *ompar*ç*o c*m outras mulhere* (e*pecialmen*e </line>
</par>
<par>
<line> filhas) que o**pam dif*rentes c***os no agregad* f**ili**, bem *omo nas possibil*da*es de se </line>
<line> inse*irem em empreg*s com relações contratuai* *egulam*n*ada* ou *nstáveis (MONTALI, </line>
<line> 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Todo e*se contexto possibilitou, mesmo *u* de maneir* </line>
<line> forçosa, qu* mulheres que </line>
</par>
<par>
<line> l*tam há décad**, neste momento, e*tejam mais aptas * mo*trar*m sua participação </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mercado *e *rabalho ao invés de pararem diante </line>
<line> de </line>
<line> d*ficul*ades e obstácu*o* *m suas </line>
</par>
<par>
<line> carreir*s. O* confl**o* em sua jor*ada poss*bilitaram, *om muit* *sfo*ç*, </line>
<line> desenvolver*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*to*stima da mulher con**mporânea </line>
<line> que é fir*e na busca por igu*ldade no ambi*nte </line>
</par>
<par>
<line> ocu*ac*onal e pela r*mune*ação justa (CORDE*RO *ETO; GUIMARÃES; OLIVEIRA, </line>
<line> 2022). </line>
<line> *.2 Confl*to trabalho-família </line>
<line> A inserção da mulher no me*ca*o d* trabalho deu-se principalmente no período *e </line>
<line> guerra, co* destaq** por ocasião da primeira gu*rr* mundial, em vir*u*e de o* ho*ens terem </line>
<line> *ido con*ocados para l*t*r nos camp** de ba*alhas, cabe*do às mulhe*e*, além d*s af*zeres </line>
<line> doméstico* e cuidados *os filhos, pr*ver*m o sustento da família, tendo que acumula* fun*ões </line>
<line> dentro e fora do lar (VALADARES et al., 2022). A *ecessida*e *e a mulhe* c*ntribui* para a </line>
</par>
<par>
<line> renda f*miliar sua **escente * </line>
<line> p*rtic*pação </line>
<line> no merc*do de trabalh* tem gera*o mudanças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> criado mais har*onia entre trabal*o e f*mí*ia. </line>
<line> Segundo Nascimen*o e Vill*s B*as (*01*), após a entrada das mulheres n* m*rc*do </line>
</par>
<par>
<line> de tra*alho formal, surgiram a*gun* con*l*tos, gerando m*da*ças e des*fios re**cionado* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ealidade fe*inina. Fora do âmbito d**éstico, a rel*ção de trabalh* remun*rad* é descrita </line>
</par>
<par>
<line> como mais um pap*l *a vida *as m*lheres </line>
<line> que, </line>
<line> his*ori*amente, assum*ram o p**el l*g***mo </line>
</par>
<par>
<line> de *ãe e *u*dado*a familiar, fruto d* socie*ade patriarcal. </line>
<line> Outrora, uma mulher crescia c*m men*s a*bição e mais obe*iência. * aceita*ão </line>
<line> p*ss*va, o silêncio e a obed*ência *ram atitudes altamente reforçadas soc*almente. As decisões </line>
</par>
<par>
<line> familiare* </line>
<line> eram **madas pelos homens da família e *s mulheres deviam aceitá-las </line>
</par>
<par>
<line> mansamente. Cabia às mu*heres lidar co* </line>
<line> as con*equ*ncia* *as *eci**es dos ho*ens sobre </line>
</par>
<par>
<line> *uas vidas. (UTZIG, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 1, art. 1, p. 3-24, ja*. 2024 </line>
<line> www4.fsa**t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. Sa*tos, P. K. Camillis </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> O tempo passou e, *omo re**ta Rossato (*017), a *istór** das m*lheres mudou e não é </line>
</par>
<par>
<line> *ais sobre o co*po os papéis que desempenham n* **da e </line>
<line> privada, **s sobre a vida das </line>
</par>
<par>
<line> mulheres *c*pando *spaços p*bl*cos nas cidades, no traba*ho, na política, na guerra e também </line>
<line> n* criação d*s fil**s. Dessa forma, as *ulheres deixam de ser passivas e *e tornam at*vas nas </line>
<line> múltiplas i*terações socia*s q** trazem mudanç*s (ROSSATO, 2017). </line>
<line> Para Fi*rin, Ol*veir* e Dias (*014), o novo ideal de mulhe* c*nhecido como "mulher </line>
<line> c*ntemporânea" propõe a capacid*de *e conciliar *esejos *essoais com necessi*ad** sociais, </line>
<line> o* se*a, mulheres *ue bus*am o sucesso profissional * e*on*mico e *ue, *o mesmo temp*, </line>
<line> desempenham o pap** de m*e * esposa ded*cad*. No entanto, e*se ideal ainda priori*a o p*pel </line>
</par>
<par>
<line> da mãe (ROS*ATO, 20*7), *e modo </line>
<line> que a busca da mu*her *elo sucesso profissional, </line>
</par>
<par>
<line> ind*pend*nc*a financ*ira e satisf*ção profissio*al * lev* a repensar * si*u*ção d* maternidade </line>
<line> em função da sob*ec*rga *ue o a*ú*ulo de f*nções pode g*rar em sua* vidas (FI*R*N; </line>
<line> OLIVEIRA; **AS, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Trabal*os desenvolvidos p*r Azevedo e *ast** (2010), sobre </line>
<line> a relação entr* </line>
</par>
<par>
<line> materni**de e merca*o *e t*abalho, *o* foc* nas políticas o*ganizacionais de licença- </line>
<line> maternidad* e af*stamento, mostram que a* **lhe*es pe*cebem as dificu*d*de* em conciliar </line>
</par>
<par>
<line> maternidade e trabalho, especia*m*nte na fase </line>
<line> de retorno </line>
<line> ao tra*alho após o p*ríod* de </line>
</par>
<par>
<line> l*cença-maternidade. Para o* autor*s, faz-*e </line>
<line> necess*ria </line>
<line> a i*plementaç*o de </line>
<line> **líti*as </line>
</par>
<par>
<line> orga*i*ac*o*ais qu* poss*m aju*ar a minimizar </line>
<line> os probl**as, bus*a*do </line>
<line> conciliaç*o </line>
<line> desses </line>
</par>
<par>
<line> *apéis e suge*e possívei* soluções para o problema. </line>
</par>
<par>
<line> A *iscrim*naç*o e </line>
<line> press*o enfr*nt*das </line>
<line> pelas *ulheres por ter*m filhos mostra o </line>
</par>
<par>
<line> segu*nte p*radoxo: </line>
<line> *or um lado, essas *ulheres são influenciad*s a acre**tar q*e se* mãe </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> seu papel na**ral, sofrem pressões sociais, cu*turai* e *sicológicas para serem **es, muitas </line>
</par>
<par>
<line> vez*s deixando de lado outros campos de suas </line>
<line> vid*s, </line>
<line> como educ**ão trabalho (SO*ZA; * </line>
</par>
<par>
<line> *NDRADE; OLIVEIRA, *021). Por outro l*d*, es*as **lh*res s*o di*cri*inadas *or te**m </line>
<line> filhos, e* e*pe*ial no mercado *e t*aba*ho (FERNANDES; *ASCIMENTO, 2018). A crença </line>
</par>
<par>
<line> n* existência *e um pa*el natural e*t* ligada *os </line>
<line> estereótipos d* g*nero, segundo Moya </line>
</par>
<par>
<line> (20*9), *ue é um c*njunto de *renças so*re qu**ida*es *uma*a* *natas que são cons*deradas </line>
<line> apropria*as para os gên*ros fem*nino e masc**ino. </line>
<line> Dessa forma, após serem *ães, a* térm*no da l*cenç*-maternidade, quand* r*tornam à </line>
<line> vida **cial e prof*ss*onal, conform* pro*o*to p** Jerus*linsky (2009, apud Beltrami e Done*li, </line>
</par>
<par>
<line> 2012), as mul*eres p*d*m *er dificuldade* em s* </line>
<line> *ed*car ambas as atividades a </line>
<line> da mesm* </line>
</par>
<par>
<line> forma, seja por me*o de não estarem **mpre p*esentes na v*da *o seu filho ou p*la mu*ança </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, *. 1, a*t. 1, p. 3-24, jan. 202* www4.**ane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os De*afio* *a Mu*her no seu Retor*o ao Mercado de **abalho no P*ríodo Pós- Gestacional </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> de ri*mo de t*ab*lho, c*mo por exem*lo, n*o poder faze* viagens ine*peradas e fazer ho*as </line>
<line> extra*. </line>
<line> Segun*o G**cia & Viliecilli (2*18), * *reoc*pação mais com** entre as mulh*res que </line>
</par>
<par>
<line> retornam ao tr*balho *pós o per*odo da licen*a </line>
<line> materni*ade é conc*liar as resp*nsab*li*ades </line>
</par>
<par>
<line> *amilia*es c** as d*m*nd*s do traba*ho. I*so inclui pre*cupações com creches de confiança, </line>
</par>
<par>
<line> pois a* cria*ças são bem pequenas tendo </line>
<line> em t*rno ** *uatro meses, d*ficuldade de </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> desvincular emocionalmente do filho nos pr*meiros dias *e tra*alho, *l*m d* possibilidad* de </line>
<line> sofrer d*scrim**ação o* preco*ceit* no ambiente de trabalho po* ser m*e e ainda **ficuldade </line>
<line> de retorna* à rot*na, podendo *om*rometer seu desempen*o no trabalho. </line>
<line> *e ac*rdo c*m estudos realiza*o* por Cordeiro Neto, Gui*arãe* e Oliveira (2*22), as </line>
<line> mulhere*, *o retornarem para o mercad* *e tr*balho após * per*odo gest*cional, sof*em com </line>
</par>
<par>
<line> alguns p*e*onceit*s, a*ém da preocupa*ão d* te* q*e d*ixar os fil*os aos </line>
<line> cui*ad*s de </line>
<line> *ut r a </line>
</par>
<par>
<line> p*ss*a. *entre eles, podemos destacar: 1. No ambi*nt* *orp*r*tivo, as mulheres *ue passam </line>
</par>
<par>
<line> *or perí*do de gravidez sofrem constrangimento por p*rte dos empresário* e colegas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> traba*hos, em virt*d* de e*s*s virem a mulher **mo d*sp*sa, e *ue ela causar* uma *acuna n* </line>
</par>
<par>
<line> *uadro f**c*onal da organização em algum período de tempo; 2. Perce**ão de que as </line>
</par>
<par>
<line> *ulhe*es </line>
<line> que t*m filhos peque*os são men*s p*odu**va e têm m*nos </line>
<line> disp**ição para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho; 3. Mulher*s que têm filhos pe*uenos ou que precisa* tir*r *icença-m*ternidade têm </line>
<line> menos oportuni**d*s de tr*balh*; *. Salários *ais b*ixos: devido às q***tõ*s de gên*ro, </line>
</par>
<par>
<line> *uitas *ezes, </line>
<line> quando re*orna* *o trabal*o </line>
<line> após a licenç*-mat**nid*d*, </line>
<line> rec*bem salários </line>
</par>
<par>
<line> menores do que os hom*ns q*e d*se*penham **n**e* semelhantes; 5. Cu*tura organizaci*n** </line>
<line> *e*f*voráve*: devido * falta de flexibili*ade de horári*s, i*so porque algumas empresas aind* </line>
</par>
<par>
<line> têm uma </line>
<line> cultura de tr*balho que não é a*i*áv*l </line>
<line> para as mulh*res </line>
<line> que têm filhos; *. e </line>
</par>
<par>
<line> Dificulda*e em eq*ilibrar t**balho e vida pe*s*al: as *ulh*res que têm </line>
<line> **l*os e trabalh*m </line>
</par>
<par>
<line> estão mai* sus*e*ív*is a desen**lverem *roblema* de *aúde, estress* e sobrec*rga *a vi*a </line>
<line> pessoa* e profissional. </line>
<line> Nesse con*exto, Salva*ni et al. (2023) d*sc*evem qu* a discriminaç*o de gê*ero no </line>
<line> *mb*en*e de tr*balho po** ser mani*estada tant* de forma explícita como *el*da, dific*ltand*, </line>
<line> por ex*mpl*, o acesso d* mul*eres a carg*s de *estã*, e* vir*u** de *las p*d**em e*gravidar </line>
<line> * *er*m que ficar quatro me*e* fora e, na **são da* empre**s, não dá para ter uma g*rente fora </line>
<line> *uito tempo. *corre que a capa*ida** de ocupação de um cargo é competênci* e a**quação </line>
<line> ao cargo * não um* questão *e gênero. Por*m, situações dessa nature** a*nda ocorr*m, devido </line>
<line> à cul*ura organizac*onal, o *ue requer mudanças n*s relaç*e* soc*ais no mundo do trabalho, * </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, *. 21, n. 1, *rt. 1, *. 3-24, j*n. 2024 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. San*os, P. K. Camilli* </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> fim *e direcionar *sf*rços para melho*ar os p**c**sos e renovar os val*res promovendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*uald*de de *ireitos e oportunidad*s. </line>
</par>
<par>
<line> O fa*o é que o nascimento de u* filho e a retomad* d* trabalho f*rma* provo*am </line>
<line> c*rtas mud*nças no co*idiano das mulher*s, sendo que a principal i*plic*ção dessa mudanç* </line>
<line> é o cansaço físico, de*ido às diver*a* funçõe* deco*rentes d* desem*enho de múlti*los pap*is </line>
</par>
<par>
<line> (GARCI*; VIECILLI, </line>
<line> 2018). Os a*tore* afirm*m que o sentiment* de preocupaçã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> proeminente e int*rfere no desempenho sa*isfa*óri* em outros papéis que não a maternidade, </line>
<line> levando-as a desejar que pud*ssem se *reocupa* m*nos com os filhos e se con*en*rarem </line>
<line> m*lhor em *utras *t*vidade*. </line>
<line> *e acordo com R*dela e Mar*i*s (2016), a a*uda do marido é *ssencial para uma </line>
<line> mulh** se* mã* e dar continui**de ao seu traba*ho, afin*l, pa*a essas *tividades, a mulher </line>
</par>
<par>
<line> preci*a de *poio. * </line>
<line> e*se pa*e* pe*tence ao compan*eiro, que divide os devere* *e c*sa. Ter </line>
</par>
<par>
<line> tra*quili*ade * suporte faz um* grand* </line>
<line> difere*ça e *sse a*oio é essenc*al *ara alivi*r o </line>
</par>
<par>
<line> *entimen*o de culp* da mãe *o de*xar um filho *m ca*a. </line>
</par>
<par>
<line> A Co*s*ituição Federal de 1988, descre*e que todos são iguais </line>
<line> *ian*e da lei, </line>
<line> sem </line>
</par>
<par>
<line> dis*riminação de qualquer nat*re*a, e afirma que homens e *ulheres são iguais *m direitos e </line>
<line> obrig*ç*es, mas a desig*al*ade de gênero *in*a é muito evid*n*e, p*inc*p**me*te nas r*laçõ*s </line>
<line> trabalhistas (PORPINO, 2018). N* en*anto, mesm* co* a crescente partic***ç** das </line>
</par>
<par>
<line> m*l*eres no *er*ado de *raba*ho, a fragment**ão </line>
<line> *as **sp*nsabilidade* fami*ia*es ent*e </line>
</par>
<par>
<line> homens e mulheres, e *eus difer*ntes efeitos n* vida pessoal e na p*ofissio*al d* pai* e mães, </line>
<line> ainda é bastante desigual (MADAL*ZZO; BLOFIELD, 2017). </line>
<line> É certo que as m*lher*s *assam por mu*anças q*ando s* depa*am com a mat**nidade, </line>
<line> porém, o que dev* ser de interes*e de toda * sociedade é saber q*ais os desafios que as fazem </line>
<line> s*ir do mer*a*o *e trabalho * com* são a*olhidas qua*do deseja* r*tornar ao emprego </line>
</par>
<par>
<line> (*IBEIRO; JUNIO*, 2019). N*sse sentido, a le*islaç*o p*d* </line>
<line> co*tri**i* *ara a diminuiçã* </line>
</par>
<par>
<line> desses desafio*. Trata-s* de norma *o**titucional, regulamenta*a pela CLT (Consolidação *as </line>
</par>
<par>
<line> Lei* Tr*balhistas). Segundo Carta Magna Brasileira, a gestante tem *i*eito à lic*nça- * </line>
</par>
<par>
<line> mat*rnida*e </line>
<line> *e 1*0 dias: "A*t. 7º São </line>
<line> direitos dos tra*alh*dore* *rbanos e ru*ais, a*ém d* </line>
</par>
<par>
<line> out*os que visem à m*lhoria de sua condi*ã* social: XVIII - licença à gest*nte, sem prej*ízo </line>
<line> do em*r**o e do s*lári*, com a duração de cen*o e vi**e dias" (BR***L, 2005, p. 10). </line>
</par>
<par>
<line> Se*und* as leis, a mul*er que engravida nã* pode ser demitida até um m*s após </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gozo da lice*ç* maternidade e receberá o *eu salário inte*ralm*nte *o perío*o em que estiver </line>
</par>
<par>
<line> *fastada, que não ocorre com * </line>
<line> *s </line>
<line> *o*e*s. Trata-se do *nico ***efíc*o </line>
<line> previd*nciári* que </line>
</par>
<par>
<line> nã* se su*ordi*a * nen*um t*to, correspondendo à remuneração i**egral da empregada, como </line>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 21, n. 1, art. 1, p. 3-24, jan. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os *esafios da Mulher no seu Retor*o ao Mercado *e Tra*alho n* Pe**odo Pós- *estacio*al </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> pre*ê o art. 72 da *ei *. </line>
<line> 8.213/91 que dis**e sobre os plano* de benefícios e que dá outras </line>
</par>
<par>
<line> pro*idencias (*RASIL, 2015, p.1540). </line>
<line> Porta*to, é i*p***ante que as empresa* combata* todos os *ipos de pr*co*ceitos </line>
</par>
<par>
<line> c*ntra *ulher e adotem p*líticas que permitam qu* elas p*ssam re*or*ar *o merc*do a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> traba*ho após </line>
<line> a licença-*aternidad* e *quilibrem suas res**nsabilidades familiares </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> profissi**ais, *om inclusã* de **líticas de fl*xibili**de de horário e de licenças *e**neradas, </line>
<line> b*m como a ad*ção de uma c*l*ura organizacional inclusiva, com vis*a a contribuir para um </line>
<line> amb*ente *ais acol***or e e*uitativo para as mulheres. </line>
<line> 2.3 *s desa*ios das mulheres em suas carreiras p*ofissionais </line>
<line> O debate *obre o au**nto da inserção da mu*her no merc*do *e trabalho também está </line>
<line> presente na lit*r**ura sobr* desenv*l**men*o de carrei*a (HOO*LER; LEMMON; WAYNE, </line>
<line> 2014; GANGAI; *GRAWAL, 2*19). **es*r do cr*scimento do número de mulher*s no </line>
</par>
<par>
<line> mercad* *e t*abalho, a*nda se nota uma *ub-rep*es*ntativid*d* de mulher*s </line>
<line> *m *osições </line>
</par>
<par>
<line> hi*rárquicas superiores (**ZEI; *ERTES; HÜFFMEIER, 2020). Es*a </line>
<line> d*ficuldade </line>
</par>
<par>
<line> **c*ntr**a *or </line>
<line> mu*her*s para *s*ensão na carreira é fre*uentement* a </line>
<line> at*i*uída a </line>
<line> bar*eira* </line>
</par>
<par>
<line> estruturai* que homen* em fases ini*ia*s de carreira não vivenciam *om a mesm* *ntensidade </line>
</par>
<par>
<line> (FR*N*IS, 2017). Tais barreiras *requent**ente são aponta*as como um reflexo de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> falta de in*eresse de *omens ** oferece*em opor*unid*d** igualitárias de *resc*men*o </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissional </line>
<line> à* m*l*eres </line>
<line> (MANSFIELD; LAV*; MCSWE**E*; BONDS; COOKBURN; </line>
</par>
<par>
<line> DOMOSH, 2019). </line>
<line> Diante disso, pesquisad*res têm bus*ado *ferecer uma com*r*ens** a r*s*eito d*s </line>
<line> fatores que inibem o avan*o na carreira feminina, dentre e*es: a cr*ação de um* n**r*ti*a *u* </line>
</par>
<par>
<line> tende a associar lidera**a a a*ribut*s mascul*nos (BURTON; *EINER, 2*16), e ta*bém </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> limite </line>
<line> de *poio para a conciliação d* trabalh* e mate*nidade (BOWLES; THO*ASON; </line>
</par>
<par>
<line> BEAR, 201*). </line>
<line> No que *e *efere *os d***itos de exerce* a maternida*e, a legisla*ão brasileira sofre* </line>
</par>
<par>
<line> algumas *udanças *ignificativas, co*o ampliação da licença d* 120 *ias para a </line>
<line> 180 *ias, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ossibili*ad* de * ge*tante iniciar a licença mat*rnidad* a partir do *8º dia an*es do </line>
<line> parto, </line>
</par>
<par>
<line> c*mprovado po* atestado médico, além d* garantir que </line>
<line> a l*cenç* maternida*e seja estend*da </line>
</par>
<par>
<line> por *ais 6* dias, caso s**a soli*itado (PORP*NO, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> D* ma**ira ger*l, as mulh*res enfre*tam grandes dif**uldades no mercado </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho. A primeira delas é </line>
<line> o fato *e as m*lheres *epresen*arem ma*s d* *etade </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a P*, v. 2*, *. 1, art. 1, p. 3-24, jan. 2024 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. Santos, *. K. Camilli* </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> população desempregada e, quando ocupa*as, perce**m rendimentos men*re* do que o dos </line>
</par>
<par>
<line> *omens (DI*ESE, 201*). A dis*riminação de gê*ero * </line>
<line> *m fat*r de*er*inan** para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> possibilidad** de acesso, permanência * condiçõe* de tr**alho. * necess**ade *e transformar </line>
<line> as condiçõe* *as quais elas se i*ser*m e e*tão *nseridas, constitui-se um desafio re*evante par* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> construção *e nova* *el*çõ** *ociais. His*ori*amente, a abordagem *o* sexo revela que </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mu**ere* </line>
<line> enfr**tam gr*ndes di*i*uldades no mercado de traba**o, ta*to </line>
<line> para conseguir </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> ocupação qua**o p*ra *antê-l* e, </line>
<line> pri*c*pa**ente, por a*fe*ir r*ndime*to* menores q*e *s </line>
</par>
<par>
<line> home*s. (DIE*SE, 2013, p.1). </line>
</par>
<par>
<line> As ma**res dific*ldades enf*entadas pe*as mulheres a*ontece* depois que os f*lh*s </line>
</par>
<par>
<line> na*cem, em função da necess*dade de ajus**rem a vida fami***r ao ambiente de tra*alho e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidade de a**entar a re*d* p*r* assegu*a* a estab*l*dade f*nanc*ira da família. Iss* tem </line>
</par>
<par>
<line> **pulsi*nado muitas m*lheres a retornarem para o mer*ado </line>
<line> de trabalho após lic*nç*- a </line>
</par>
<par>
<line> maternidade, em vir*ude do se* *alár** ser importan*e para com*osi*ão da re*da familiar </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> *ind*, cont**b*ir para q*e se *inta* motivadas a ga*gar cargos mais elevados den*ro d*s </line>
<line> org*nizaçõ*s, possibilitan*o realiza*ão pes*oal e profi*sional (SAL**GN* e* al., 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> Muitos s*o *s de*afio* enfrent*d*s pela* mul*eres no mundo do </line>
<line> trabal*o. Confor*e </line>
</par>
<par>
<line> (ANDRADE, 2016), o pri*eiro e mai* c*mumente reconhe**do d*cor*e da divisã* sex*al do </line>
<line> t*abalho, que reser*a às mulheres os afazeres domés*icos e os cuidados *om a família, </line>
<line> sobrecarregando-as com a chamada "dup*a jor*ada". Den*re os princip*is *elacionados a essa </line>
</par>
<par>
<line> *emáti*a, </line>
<line> estão a mudança na rot**a da f*mília, a introdu*ão alimentar n*s </line>
<line> *ebês, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidade de inse*ir u*a outra pessoa par* os cuid*dos diários dos filhos, a gestão da c*sa e </line>
</par>
<par>
<line> a disponi***idade de </line>
<line> t*mpo * atenção par* as </line>
<line> atividades profi*s**nais (CA*ALCAN**, </line>
</par>
<par>
<line> 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Alé* de todos e*ses d**afi*s para a ca*re**a da mulher, ainda há qu*stõe* específicas </line>
<line> quanto à *ua relaç*o com o p*rce*ro amoroso e a matern**ad* que influenciam negativamente </line>
</par>
<par>
<line> sua vida profissional. Pesquisa *os EUA, realiza*a com o objetivo de expl*rar a </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissional e pr*vad* de *ulheres bem *emuneradas e com elevado nível de instrução, su*ere </line>
<line> que, quanto mais bem-sucedido o h**em maior é a pro**bil**ad* de que e*e se case e tenha </line>
</par>
<par>
<line> f*lh*s. Com ** mu*heres bem-s*cedidas **orre * inv*r*o. *que*as *ue des*ja* s*r mães </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> executivas enfrentam maiores di*iculdades p*ra enco*trar um parc*iro amoro*o (HEWLETT, </line>
<line> 2002). </line>
<line> Nesse sentido, *el*rame & Donelli (2*12), a* faz*r*m u* *evantam*nt* de divers*s </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sas com f*co </line>
<line> nessa área, *pontam q*e questõ*s *omo a culpa pe*a ausência </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> c*idado* </line>
<line> *om os filho*, a dific*ldade de retomar seus </line>
<line> trab*l*o* da mesm* forma e co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 1, *rt. 1, p. 3-*4, j*n. *024 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os De*af*os da Mu*her no seu Re*orn* *o Mercado de Traba*ho no Período *ós- Ge*tac**nal </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> mesma *isponib*l*da*e, a neces*id*d* de uma r*organiz*ção dom*sti*a em vir*ude da volta ao </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, o impacto *ess* novo conte*to na *aú*e *ental </line>
<line> d*s *ul*eres, *egoci*ção com a </line>
</par>
<par>
<line> cuidadores alternativos e até mesmo a oposição, mes*o *ue com*ulsória, *ntre matern*dade e </line>
<line> tr*balho (ficando esse último, mui**s vezes, *m segun*o plano) são ***t*s de ten*ão </line>
<line> recorren*es nos *esultados obs*rvados em *iferentes contextos. </line>
<line> *essa form*, d*staca-se que os obstáculo* para as mul*eres *etornarem ao mercado de </line>
</par>
<par>
<line> t*abal*o ap*s o *eríodo gestacional, até o momento, são maio*es que os </line>
<line> **ci*itadores, o que </line>
</par>
<par>
<line> re*orça a *ecessidad* de com*r*ender as estratégi*s que </line>
<line> *ssas mul*eres *nco*tram para </line>
</par>
<par>
<line> enfr**tar *ss* sit*ação. </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ETOD*LO*IA </line>
</par>
<par>
<line> A *rese*te pesquisa foi condu**da no Sul do Amazonas, n* munic*pio d* Humaitá, a </line>
<line> p**tir de um* abo*d**em qu*litativa, *e *a**ter ex*lora**rio, *om o *bjetivo de desve*dar o </line>
</par>
<par>
<line> sent*do que </line>
<line> a* p*rticip*nte* atribuí*m * situação ou ** fenômeno *m *ná*ise *em como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão que ela* t*nh*m d* situa*ão. Esta p*squ*sa foi classific*da como u*a pesqui*a </line>
<line> qualitativ* inte*pr*tativa (MERRIAN, 2*19). </line>
<line> Para a coleta de **dos, *tilizou-se um roteiro de ent*ev**tas s*miestruturado. O critéri* </line>
</par>
<par>
<line> de s**eção </line>
<line> para as entre*istadas foi a ida*e legal, ser cas*da ou estar *m uniã* estáv**, ter </line>
</par>
<par>
<line> retor*ado ao trabalho *pós *icença-ma*ern**ade ** pelo menos dois me*es, </line>
<line> esta* emp*egada </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> *m empr*g* formal ****e antes da grav*dez, e con*inua* </line>
<line> n* mesmo </line>
<line> e**rego a*ós </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> perí*do gestacional. </line>
<line> As entrevistas foram agen*adas de *cor*o c** a *isponibilidade de *a*a participante. </line>
<line> Durante a coleta de dados, foi apresentado o Termo de Con*enti*e*t* Livre e **c*arecido, </line>
</par>
<par>
<line> *ar* ga*a*t*r a proteçã* das participantes da pesquisa. Foi necessária a c*ncordâ*c*a </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> participantes em f*rnecer as inf*rma**e*, consentim*nto </line>
<line> *om a gravação ** áudi* d*s </line>
</par>
<par>
<line> entrevistas e a**i*a*ura d* Termo de Consenti*ento. </line>
</par>
<par>
<line> O* dados coleta*os p*r meio da* entrev*stas e as </line>
<line> gr*vações *e áudio f*ram </line>
</par>
<par>
<line> inicialmente transcrito* para *acilitar aná*i**. Cada e*trevista foi cui*adosamente o*vida a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> as falas foram con*ert*das em texto </line>
<line> escr*to, p*rm*tindo um* revisão mais de*alhada </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> re*pos*as e a poss*bi*id*de de retornar a pontos *spe*ífic*s quand* n*cessário. </line>
</par>
<par>
<line> Os procedimento* para Aná*is* de Co*t*údo visam à inte*pretação *e material a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *arát*r qualitativo, garan*indo uma descr*ção objetiv* e siste*ática do materia* coleta*o, com </line>
<line> * objetiv* de *esco*rir a essênci* ** sentido que *ompre*ndia um* comunicaç*o. Realizou-se </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na PI, *. *1, n. 1, art. 1, p. *-24, ja*. 2024 www4.fsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. Santo*, P. *. Camil*is </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> a *ná*ise em *rês etapas: pré-an*l*se; exploração do m*teria*; tratamento, inferência * </line>
<line> int*rpretaçã* dos re*ultado* (BARDIN, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Após a tra*scrição, i*iciou-se </line>
<line> a fas* </line>
<line> de pré-análise, na qual os dad*s </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> o*ga*izados e prep*rados para aná*ise. Durante essa etapa, os textos foram lidos e re*idos a </line>
<line> para se familiariza* com o conteúdo e identifi*ar temas ou padrões emerg*ntes. Além diss*, </line>
</par>
<par>
<line> f*ram identif*c**as, de maneira </line>
<line> prévia, a* categor*as de análise, bas*a*as e* *bjetivo* </line>
</par>
<par>
<line> esp*cíficos *a pesquisa e na lite*atura existe*te. </line>
<line> *a fa** de e*p*o*a*** do material, a* *espos*a* das entrevist*das for*m ana*isadas </line>
</par>
<par>
<line> mai* p*of**d*mente. A an*lise dos d*d*s *oi re*liza*a </line>
<line> p*r meio *a técni*a de a**lis* de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo </line>
<line> segun** B*rd** (2011). As cate*or*as d* *ná**se, que já estava* definidas </line>
</par>
<par>
<line> pr*v*am*nte c*m b*se n* literatura e no* obje*ivos e*p*c*fi*os da pesqui*a (conforme quadro </line>
<line> 1), serviram *e ba*e para a classi*icaç*o dos significados e interpreta*ões qu* as parti*ip*ntes </line>
</par>
<par>
<line> atribuíam a suas </line>
<line> e*pe*iências. Nessa etapa, *ambém foi con*iderada a possibilida*e de </line>
</par>
<par>
<line> sur*i*ento de novas catego*ias, que emerg*r*m a pa*tir das respos*as das e**revi*ta*as. </line>
<line> Na terc*ir* fase, *o *ue s* re*ere ao processo *e *ra**mento e i**erê**ia, as </line>
</par>
<par>
<line> informaç*es colet*da* *oram </line>
<line> in*erpre*adas e *nferidas. Nesse momento, </line>
<line> buscou-se </line>
</par>
<par>
<line> compreender a essência do *ue *oi </line>
<line> c***nicad* pelas participant*s, **do al*m *o *onteúd* </line>
</par>
<par>
<line> lit*ral das r*spostas. Por fim, na interp*e*a*ão </line>
<line> *os resulta*os, as descobertas </line>
<line> for** </line>
</par>
<par>
<column>
<row> com*a*adas *om a l*teratu*a exis*ente e os objetivos da pesq*i*a. Os dad*s for*m organiza*os </row>
<row> e* pla*ilh*s eletrônica* no *oft*are Excel, *ue prop*rc*onou a análise *e pontos especí*icos, </row>
<row> bem como ** dados transv*rsais para melhor tratamento. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RESULTADOS e discus**o </line>
</par>
<par>
<line> 4 .1 </line>
<line> Obstáculos - categoria p*econ*ei*os do mund* profissional </line>
</par>
</par>
<par>
<line> D*scobrir que *stá grávida, </line>
<line> p*ra algumas mulheres, foi um mo*ento emo*iona*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cheio de expectati*as, uma vez que t**eram uma g*avi**z planejad*, *as, no que se refere a* </line>
</par>
<par>
<line> contexto pr*fiss*onal, *ar no*ícia da a </line>
<line> grav*d*z </line>
<line> *o am*ien*e de trabalho, e* algun* casos, </line>
</par>
<par>
<line> gero* uma mistura d* sentim*ntos de alegria * expec**tiva e, em outros, preocupaç** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*siedad*. Re*ornar *o ambiente </line>
<line> de trabalh* após a licença-maternid*de, a *xper*ência f*i </line>
</par>
<par>
<line> diferente para cada mul*er, *m* </line>
<line> v*z que algumas mulheres se sentiram a*sios*s *m relaçã* </line>
</par>
<par>
<line> ao eq*ilíbrio entre suas r*sponsa*ilidades profission*i* e a* *ecessid*des do bebê, de*xando </line>
</par>
<par>
<line> esses com m**bros da família, em **g*ns casos, e em outros até pediram demiss*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> empreg* para cuidar do* filhos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 21, n. 1, a*t. 1, p. 3-24, j*n. 2024 *ww4.fsan*t.**m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Desafio* da M*lher no seu Reto**o ao Mercado de Trabalho no *erí*** Pós- Ge*t*cional </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> De acordo *om Nas*iment* Vilas Boas (2016), esses conflitos surgiram após e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> entrada das mulheres ** mercado formal, em *i*tude dos de*afios apresent*do* e a m*lh*r ter </line>
<line> que ass*mir o pape* de trabal*adora, espo*a, mãe *uidadora do lar * da família. </line>
<line> Observa-se que nem todas as empre*as *fer*cem uma estrutura *deq**da p*ra apoiar </line>
</par>
<par>
<line> as mu*here* que retornam </line>
<line> ao *rabal*o após a licença-materni**de, co* flexi*ilidade d* </line>
</par>
<par>
<line> horá*ios par* acomodar as demandas da **terni*ade, além de um ambien*e inclu*ivo e </line>
<line> *espeit*so para as mulheres. O dilema em ter *ue retornar ao trabalh* e cu*dar d*s filhos fa* </line>
<line> com qu* algumas mulheres faç*m a opção por não r**orn** *o trabalho, isso porque vivem um </line>
</par>
<par>
<line> parad*xo, em que são in*luenciada* a </line>
<line> acr*ditarem que ser mãe *eu papel *atural mui*a* </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> v*zes d*ixam de lado outro* ca*pos de *ua vida, como educação * trabal*o; em vi*tu*e diss*, </line>
<line> sofrem pressõe* s*ciais, *ulturai* e psic*lógicas (SOUZA; *NDRADE; O**VEI*A, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> O retorno das mu*heres ao ambient* de trabal** após * </line>
<line> licenç*-*ate*nid*de vem </line>
</par>
<par>
<line> acom**nhado d* discrim**ação e *ressã*, *sso </line>
<line> porqu* algumas veze* a mulher p*ecis* *e </line>
</par>
<par>
<line> ausentar p*r* o *uida*o do* </line>
<line> filhos. Para alguma* mulheres não há di*erenças salari*is entre </line>
</par>
<par>
<line> homens e mulheres no desempenho de f*n*ões semelhantes, porém, *a*a a maioria delas </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> homens são privil*giad*s ** </line>
<line> pel* f*t* de *er*m h*mens, considerando mu*t*s v*zes a* </line>
</par>
<par>
<line> mulheres fracas e incapazes, fato esse *ue *e agrava ainda mais após a maternid*de, geran** </line>
<line> muitas vezes **ustação na* m*lheres. </line>
</par>
<par>
<line> *pesar do cr*sci*ento da mulh*r no merc*do de **abalho, ain*a há um* </line>
<line> s ub </line>
</par>
<par>
<line> repr*sent*ti*idad* em po*ições hier*rquicas **perio*es, </line>
<line> em virtud* </line>
<line> de exi*t*rem muitas </line>
</par>
<par>
<line> barreira* qu* dificu*tam su* ascensão no m*r*ado de trabalho, c**o a *a*ta de in*er*s*e dos </line>
</par>
<par>
<line> hom*ns em ajudar e oferece* oportunidades, **i*cip**m*nte *as fas*s inici**s da </line>
<line> carreira </line>
</par>
<par>
<line> (MAZEI; MERT*S; HUFFMEIER, 2*20; *RANCIS, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> No que se refer* às dificu*da*es encontra*as *ela *ulher, n* ambie*te de trabalho, os </line>
</par>
<par>
<line> deve*es d* lar, *oje, </line>
<line> são *ompa*tilhados e*tre h**ens e m*lheres * a conc*liaç*o *ntre o </line>
</par>
<par>
<line> tra*al*o forma* e a famí*ia pode </line>
<line> não ser a principal dificuld*d* qu* </line>
<line> *s *ulher*s </line>
<line> enfre*tam </line>
</par>
<par>
<line> para s* consolidar no mercado </line>
<line> de trabalho e gal*ar postos ma*s *v*nça*os dentro </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> organ**ações. A falta de divisão das tar*fas deixa *s m*lheres ma*s cansadas porque, *es*o </line>
<line> *ua*do os homens *ju**m, * maioria do trab*lho ainda *ica com as *ulheres. </line>
</par>
<par>
<line> Na década d* 1*70, houve ** </line>
<line> emp*brecim*nto </line>
<line> ge*al *a* *amíl*as, impulsionado </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> uma i**laç*o alta e queda na qual*d*de *os serviç*s públicos. *e*se mesmo período, observa- </line>
</par>
<par>
<line> *e que ho*ve um aumento no grau de escolarida*e das </line>
<line> m*lheres, fator important* p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nserção das mul*eres </line>
<line> no mercado de </line>
<line> *rabalho f*rmal, as**ciado à nece*sida*e d* </line>
</par>
<par>
<line> complementar a *enda das famílias q*e *e enco*travam empobrecidas. Ne*se contexto, *s </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. *1, n. 1, art. 1, *. *-24, jan. 2024 w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. Santos, P. K. *ami*lis </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres d*ixam o amb*ent* dom*s*ico e pa*sa* a exercer *ma atividade *emu*erada fora d* </line>
</par>
<par>
<line> la*, possibi*i*an*o modifica* espaços pú*l*cos e construir </line>
<line> novos pap*is soc*ais *emin*nos, </line>
</par>
<par>
<line> sendo </line>
<line> capaz </line>
<line> de cola**r*r financeiramente n* l*r </line>
<line> o* at* mesmo mantê-lo, </line>
<line> redef*nin*o </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> papéis do masculino e *e*inino nas funçõ*s *o lar (S*NTOS et al., 2021). </line>
<line> Quando se trata do trab*lho fem*nin* e das questões do lar, ob**r**-se *ma mudança </line>
<line> no comporta**nto do* home*s na div*são d* trab*lho d*méstico, i*so porque as mu*heres </line>
</par>
<par>
<line> têm contribuído de f*r*a significativa pa*a provisão da famíli* e equil*brio t*abal*o- </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> família *od* s*r alcançad* ma*s *acilment* e* v*rtude da percepção dos homens *obre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **portânc*a da mão de </line>
<line> obra fem**i*a na compo**ç*o </line>
<line> d* renda familiar (VALADA*ES, </line>
</par>
<par>
<line> *022). </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo com B*r**s* et al. (2021), os **nflito* r*sultantes das relaçõ*s empregado- </line>
</par>
<par>
<line> empregad*r o* tr*balho-fa*íl*a </line>
<line> po*em ger*r *roblema* rela*ionados saúde men*al à </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> f*nc*onários e ain*a c*iar rel*ções nega*ivas no *mbient* de t*abalho e no desempenho d* </line>
</par>
<par>
<line> função, re*uerendo ide*tificar estraté*ias par* a**ançar u* equilíbrio n* **ab*lh* e no </line>
<line> lar, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez *ue o *nd*víduo pode compensar * domínio de uma insat*sfação de um am*ie*te com </line>
<line> o out*o em busca de a*ívio momentâ*eo. </line>
<line> *rabalho desen*ol*ido por **n*os et al., (2021) mostra qu* o homem t*m au*e**ado </line>
</par>
<par>
<line> a sua participação nos </line>
<line> afa*ere* do*ésticos e c*idados efetivos na *ormação e educação </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> filhos, com maior ded*cação de tempo para tal. * au*or a*onta que a participação fem*nina na </line>
</par>
<par>
<line> composição da renda f*miliar tira do ho**m lugar de o </line>
<line> únic* **ovedor, requerendo </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> homem busque *ovas formas de ocupar seu espaço no lar. </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo com dado* divulgados *el* IBG* (2019), as mulhe*es desenvolvem pelo </line>
</par>
<par>
<line> *enos o dobro </line>
<line> de **ivida*e* </line>
<line> *omésticas qu**d* co**aradas às ativida*es desenvolvidas </line>
</par>
<par>
<line> *e*os h*men*, g*rand* sobrecarga de traba*h*, estr*ss* e au*ento dos c*nflitos com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> parceiro, c*m diminuição da sat*sfa*ão </line>
<line> na relaç*o conju*al. </line>
<line> Por essa ra*ão, mu*t*s vezes </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mulhe*es re*unciam a empregos que pagam *e*hores salários, pa*a conciliar </line>
<line> as ati*idades </line>
</par>
<par>
<line> *aborais ****ne*adas c** as re*ponsab*lidades do l*r e vida pessoal, *mb*r*, essas *eceb*m </line>
<line> *uito ap*io mora* p*r parte *e seus pa*ce*ros e *ôn*uges, que *ssumem *ais </line>
<line> respons*bilidades n** a*azer*s domésticos e *ui*a*os do* filho*. *lém disso, f*zem opçã* </line>
<line> po* contratarem *e*vi*o* para al*viar * so*recarga c*m afazeres. </line>
<line> Pa** a ***her é c*amada a v*c***o de ser mãe e cu*dadora do lar, ca*endo ao homem </line>
</par>
<par>
<line> a *unçã* de pro*edor do *ustento d* f*m*lia. *s*a sit**ção se </line>
<line> pe*dur*u por muitos sé**los, </line>
</par>
<par>
<line> contu*o, a necessidade de a mulher trabalh*r fora e ajudar na composição da *e*da familiar, </line>
<line> levou as mul*er** a questionar*m * situação desigual da relação de trabalho entre homens e </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 2*, n. 1, art. 1, p. 3-24, **n. 2024 w*w4.fs*n**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os D*safios *a Mulher no s*u *eto*no ao Mer*ad* de Trabalho no Pe*íod* P**- G*sta****al </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> mulheres, *m* vez que a "mulher c*ntemporânea" é ca*az *e admi*i*trar bem a casa e e*ucar </row>
<row> os filho*, e b**ca agora valoriza*ão profissio*al, satisfaçã* conjugal e soci*l (SANTOS et al., </row>
<row> 202*). </row>
</column>
<par>
<line> 4 .2 </line>
<line> Facilitad*res - c*t*goria: *egislação </line>
<line> *s mulheres que exe*cem qualquer a**vi*ade r*munerada podem f*zer uso dos direitos </line>
</par>
<column>
<row> pr**istos na *egisla*ão trab*lhista a seu favor, porém, ne* todas as mu*he*es conhecem seus </row>
<row> *irei*os. Observa-se que a licença-*a*er***ade é um *irei*o fundamental para *s m*lheres </row>
</column>
</par>
<par>
<line> trab*l*adoras, que </line>
<line> garante proteç*o e suport* no* *ri*e*ros meses </line>
<line> de vid* d* be*ê, *ireito </line>
</par>
<par>
<line> esse garantido pelo artigo 7*, XVIII da Co*stituiç** Federal e es*abe*ecido *ela Co*solidação </line>
<line> das Leis do Trab*lho (CLT). *co*re que muitas mulhe*es não conhecem o *ireito que têm e </line>
<line> outras tê* medo de fazer uso desse direi*o *ue visa proteger a s*ú*e d* mãe e d* bebê, </line>
<line> assegurando às mulh*res um período de de*c*nso e *u*dados após o pa*to (PORPI*O, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> A *elaçã* d* mulher </line>
<line> com o me*ca*o *nfor*al antiga e comp*exa, *m é </line>
<line> função do </line>
</par>
<par>
<line> *ercado *o*mal não *fe*ec*r as mesmas *p*rtuni*a*e* e sal*rios *ompat*veis *os cargos </line>
</par>
<par>
<line> desem*enha*os p*r homens * mul*eres, </line>
<line> o*riga*do m**tas mulher*s * trabalharem no </line>
</par>
<par>
<line> mercado *nformal. Obse**a-se que os *ados sobre * me*cado </line>
<line> informal *o *rasi* </line>
<line> vão *uito </line>
</par>
<par>
<line> além da fl*xibilizaç*o *e horá*ios. ** aco*do com estudos realizados **r Araújo e *o*ba*di </line>
<line> (2013), sobr* o mercado in*or*a* *o Bras*l, est* apresenta uma *aracterística muito marca*te </line>
</par>
<par>
<line> de gên*ro e raça. Para as autoras, as mulher*s e o* negros são os que m*is sof**m co* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> informalidade, revelando </line>
<line> uma *esig*aldade social e econôm*c*, aprofunda*do ai*da *ais as </line>
</par>
<par>
<line> di*e*enças de re*da * de ac*sso a*s **reito* *ociais, perpetuando *s de*igualdades de g*nero e </line>
<line> raça no país. </line>
<line> Mui*os trabalhadores e *rabalhado*as de*env*lvem *tividad*s form*is, m*s </line>
<line> co*sideradas tí*icas ** seto* inf*rmal, como * tra**lho autônomo e o empreg* doméstico, *s </line>
<line> te*ceiri*açõ*s *en*ro das grand*s empresas, *or uma *icro o* pequena empresa, que t*m em </line>
</par>
<par>
<line> *eu </line>
<line> quadro de funcionário* tr*balh*do*es assa*ariad*s de*pr**egidos, por meio de </line>
</par>
<par>
<line> contrat*ções f*e*í*eis com coop*rativas de trabalh*, estagiár*os e, ainda, </line>
<line> a*ueles </line>
</par>
<par>
<line> **abalh*dore* formais *ue *xercem s*as ati*id***s e </line>
<line> não t*m regi*tro </line>
<line> em sua </line>
<line> ca*teira </line>
</par>
<par>
<line> (ARAÚJO, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> A fo*mação * um fator mui*o important* para a inserção da mulher no me*cad* de </line>
<line> trabalho, e a ed*cação supe*ior foi o ca*inho escolhi*o pelas mulher*s par* alcança*em </line>
</par>
<par>
<line> qualificação </line>
<line> prof*ssi*nal e mai*r participação no mercado </line>
<line> de trabalh*. Segundo dados do </line>
</par>
<par>
<line> IBGE (**21), * pa*tici*ação da mulher no mercado de trab*lho tem *u*entado nos </line>
<line> *l t i m os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 2*, n. 1, art. 1, p. 3-24, jan. 2024 www4.fsanet.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. S*ntos, P. K. Cam*llis </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> *nos e **tá relacionada ao *umento *a escolar*dade femi*i*a, c** acesso ** en*ino s*perior e </line>
<line> *ualificação profissi*n*l, que po*sibilitou a busca p*r melhores empregos e ascensão *a </line>
<line> c*rreira, com as mulheres ocupan*o cargos de lid*rança, uma ve* qu* estas *stão mais abertas </line>
<line> a ouvirem, *reza* pel* tra*alho em equi*e e pela participação ativa de tod*s, cont*ibuin*o </line>
<line> para c*n*trui* um ambiente orga*iza**ona* com m*ior diversi*ad* e ig*aldade. </line>
<line> A autoesti*a é muito impo*ta*te para o suc*sso *rof*ssional de uma mulher, um* vez </line>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> uma mul*e* te* uma boa </line>
<line> autoestima, sente-s* conf*a*te </line>
<line> e* su*s habil*dade* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> competência*, o que a torna mais assertiv* *apaz d* *id*r com d*safios e pressões e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trabalho. A autoes*ima </line>
<line> é </line>
<line> o *om*ustível q*e gera bem-est*r e </line>
<line> contr*bui </line>
<line> para * s*ce*so </line>
</par>
<par>
<line> *rofissional, de*xando a **ssoa mais c*nfia**e em si mesma, torn*n*o-a cap** de identifica* </line>
<line> seus objet*vos * tomar de*isões de maneira que possa alca*çá-los. Mulheres co* auto*stim* </line>
<line> *le*ada s** mu*heres bem resol*idas na vida pe*soal e *ro*issional. </line>
<line> ** ma*idos t*m *ss*mid* um papel mais ativo nos afazeres doméstic*s e cuidad*s </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> o* fil*os, no i*tu*to de ajudare* as espos*s, em reconhecimento * jornada *e trabalh* </line>
</par>
<par>
<line> dup*a que elas *êm. * divisão do trabalho e d*s responsabilidades *om*sticas co*tribui para </line>
</par>
<par>
<line> que as mulhe*es nã* fique* sobr**arregadas * </line>
<line> demonstra o comprom*timen*o </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> companheiros n*s d**eres da cas* e cuidados co* os filhos (SILV* *t al., 2021). </row>
</column>
<par>
<line> * </line>
<line> CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> O retorno de mulheres ao me*cado de *rabalho após o puer*éri* é marcad* por um </line>
</par>
<column>
<row> período de d*safio*, habilida*es e transf*r*ações. D* a*ordo **m os dados obtidos, as </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *a*ticipantes d*ste estudo se </line>
<line> de*ara*a* com o*stáculos e aj*stes na roti*a dev*do </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> multipli*idad* de funç*es desempenhadas. A maternidade ex*r*e *mpacto t*nto n* â*b**o </line>
<line> pr*fis**onal *uanto no p**soal, reconfigu*ando * percepção do *rabalho e da vida. O regr*sso </line>
<line> ao ambiente prof*ssional ex*rce u*a influência positiva na *ut*esti*a * *a produ*iv**ad* das </line>
</par>
<par>
<line> mulheres. Apesar d* ma*ernidade </line>
<line> se* valorizada, </line>
<line> ela freque*t**ente está cu*tur*l*ente </line>
</par>
<par>
<line> associada à* incu*bência* domésti*as. </line>
</par>
<par>
<line> O estudo c*ntribui signif*c*t**ame*t* para * compreens*o </line>
<line> da *nter-*elaçã* entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *e*cado d* t*ab*lho e * maternidade, destacan*o </line>
<line> especialmen*e as nuanc*s cult*rais </line>
</par>
<par>
<line> *resentes. A* polític*s p***icas têm o p*tenc*al d* m*tigar os ef*i**s adversos da m*ter*idade </line>
<line> na esfera p*ofissional. Vale ressaltar que o es*udo tem su** *es*rições e su*ere a i*clusão da </line>
</par>
<par>
<line> diver**dade de </line>
<line> ex*eriênci*s, b*m como a a*apta*ão *o* ambie**es </line>
<line> de tra*alho p*r* melhor </line>
</par>
<par>
<line> a*oia* as mães. Suger* ma*s pesquisas s*b*e * temática que possam incluir as *xpe*iên*i*s de </line>
</par>
<par>
<line> diversas mulh*res, além de e*tudar de *orma detalhad* a* p*lít*cas *r*t*cas de apoio, que e </line>
<line> Rev. FS*, Teres**a, *. 2*, n. 1, art. *, *. *-24, jan. 2*24 www4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ** De**f*os da Mulher no se* Retorno ** Mercado de **abalho no Per*odo Pós- G*stacional </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> visam oferece* u* suporte ma*s efetivo pa*a as mu*heres n* p*ríodo *ós-par*o </line>
<line> e que </line>
</par>
<par>
<line> *romovam uma mel*or qual*dade de v*d* n* contexto **o*iss*o*a*. </line>
</par>
<par>
<line> *EFE**NCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ANDRADE, T. Mu**ere* no mer*ado de traba*ho: *nde *as** a </line>
<line> desigualdade? Br*sília: </line>
</par>
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<line> Câmar* dos De*utados, 2016. </line>
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<line> BELTRAME, G. R; DONELLI, *. M. S. Mat**nidad* e ca*reira: desaf*os *rente </line>
<line> à </line>
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<line> 1) c*ncepç*o * planejamento. </line>
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<line> 2) a*álise e inte***etaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabo**çã* do rascun*o *u na revis*o cr*tica do cont*údo. </line>
<line> X </line>
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