Ensino Híbrido: Conceitos, Fundamentos e Desafios / Fundamentals of Blended Learning: Concepts and Challenges

Marcelo Longo Freitas Mandarino, Emanoela Mardula, Naira Pinheiro de Jesus Santana

Resumo


As demandas do mundo contemporâneo não são mais atendidas pelos métodos de ensino e aprendizagem tradicionais, surgindo a discussão do ensino híbrido que combina características do ensino presencial, considerado tradicional, com o ensino on-line, convergindo para o ensino virtual com o presencial. Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir os principais conceitos e definições do ensino híbrido, seus principais modelos e desafios. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa em que foram consultadas as bases de dados Emerald e google scholar. Diversos são os modelos de ensino híbrido e não há um único modelo perfeito e aplicável a todas as instituições de ensino. Ao longo do tempo, a expressão Ensino Híbrido recebeu distintos conceitos e interpretações, a ponto de dificultar a distinção entre uma aula com vasto uso de tecnologias digitais de uma com ensino híbrido. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação possibilitaram que os alunos tivessem maior liberdade no planejamento e ritmo de estudo e aprendizagem, podendo escolher os momentos e locais de maior conveniência para seus estudos. Horn e Staker (2015) classificou o ensino híbrido em: Rotação, Flex, À la Carte e Virtual Enriquecido, destacando o de rotação individual, Flex, À la carte e virtual enriquecido como disruptivo por não depender da sala de aula tradicional. Um dos desafios na adoção do ensino híbrido é a mudança do papel do professor, que sai do papel de transmissor de conhecimento para desempenhar funções como mediador, tutor, facilitador, problematizador, dentre outras.

 

Palavras-Chave: Ensino Híbrido. Educação. Desafios do Ensino Híbrido.

 

ABSTRACT

 

The demands of the contemporary world are no longer met by traditional teaching and learning methods, giving rise to the discussion of hybrid teaching that combines characteristics of face-to-face teaching, considered traditional, with online teaching, converging towards virtual and face-to-face teaching. This study aims to present and discuss the main concepts and definitions of blended learning, its main models and challenges. For that, a bibliographic research was carried out with a qualitative approach where the Emerald and Google Scholar databases were consulted. There are several models of blended learning and there is no single model that is perfect and applicable to all educational institutions. Over time, the expression Hybrid Teaching received different concepts and interpretations over time, to the point of making it difficult to distinguish between a class with extensive use of digital technologies and one with hybrid teaching. The Digital Technologies of Information and Communication allowed students to have greater freedom in the planning and pace of study and learning, being able to choose the most convenient times and places for their studies. Horn and Staker (2015) classified hybrid teaching into: Rotation, Flex, À la Carte and Enriched Virtual, highlighting individual rotation, Flex, À la carte and enriched virtual as disruptive because it does not depend on the traditional classroom. One of the challenges in adopting blended learning is changing the role of the teacher, who leaves the role of transmitter of knowledge to perform functions as mediator, tutor, facilitator, problematizer, among others.

 

Keywords: Hybrid Teaching. Education. Blended Learning Challenges.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.11.9

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