<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 11, art. 9, p. 180-195, *o*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.11.9 </line>
</par>
<par>
<line> *nsino Híbrido: Conceitos, Fundam*n*os e Desaf*os </line>
<line> *undam**tals of Blende* *earning: Con*epts and Cha*leng*s </line>
</par>
<par>
<line> *arcelo Lo*go Freitas Ma**arin* </line>
<line> Doutor em *dmi*istra*ã* pela UN*GRANRIO </line>
<line> E-mail: marce*o7*@hotmail.com </line>
<line> Ema***la Mardul* </line>
<line> Mestrado em Des*gn de Vest*ário e Moda p*la UDESC </line>
<line> E-mail: em*no*la.mardula@gmai*.com </line>
<line> Naira *in*eiro de J**us Sant*na </line>
<line> *raduação em *o**nicação *ocial - Publicida*e * Propagan*a. Pela Facul*ade da Cidade do Sa*vad*r </line>
<line> MBA em Gestã* Est*at*gica *e Pessoas - *NI*A*S </line>
<line> E-mail: na*rap*.santana@gmail.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Marcelo Longo Frei*as Mandarino </row>
<row> UN*G*A*R*O, R *rofe*sor **sé de Souza Herdy, *1*0 - </row>
<row> Jar*im Vinte e C*nco de Ag**t*, Duque de Caxias - RJ, </row>
<row> 25071-*02, Bra*i*. </row>
<row> Endereço: **a*oel* Mardula </row>
<row> *DESC, Av. Me. B**venuta, 2*07 - Itac*rubi, </row>
<row> Flor*anóp*lis - SC, Bra*il. </row>
<row> Ender*ço: Nai*a Pinheir* *e Jesus Sa*tana </row>
<row> UNIFACS, R*a Do*t*r José Peroba, 251 - STI*P - *EP: </row>
<row> 4177*-235 - Sal**dor - BA. *rasil </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. *onny K**ley de Alencar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> *rtigo re*ebido em 30/08/2023. Última *ersão </row>
<row> *e*ebida em1*/09/2023. Ap*ova*o *m 14/*9/2023. </row>
<row> Avalia*o pelo sistema Triple *eview: a) De*k Re*i*w </row>
<row> pelo *ditor-Chefe; e b) Doubl* Blind Revi*w </row>
<row> (a**liação *ega po* dois a*a*iado*es da área). </row>
<row> Revisão: *ram*tical, Normativ* e de Formatação </row>
</column>
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<line> E*s**o H*brido: Con*eitos, Funda*ent*s e Desafios </line>
<line> *81 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A* demandas do mundo contempor*ne* nã* são mais atendidas </line>
<line> pelos mét*dos de *nsi*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem tradicio*ais, surgin*o a d*scussão d* ensino híbrido que combina </line>
</par>
<par>
<line> ca*acteríst**as do ensino presencial, consi*e**do *radicio**l, co* o </line>
<line> e*s**o on-line, </line>
</par>
<par>
<line> c*nverg*ndo para * ensino virt*a* com o pr*sencial. Este estudo tem p*r *b*etivo apres*ntar e </line>
</par>
<par>
<line> discutir *s **i*c**ais conceito* e definições do </line>
<line> en*in* híbr*do, seus </line>
<line> p*incipais *odelos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desafios. Para tanto, foi realizada uma **squisa bibliog*áfica com abordagem qual*t*tiva em </line>
<line> q*e foram co*s*l*adas as bases de dados Emerald * google s*h*lar. Diversos são os m*delos </line>
</par>
<par>
<line> d* e*sino híbrido e não há um ún*co m*delo perfe*to * aplicável * todas as in*tituiç*e* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **sin*. A* l**go do te*po, a *x**ess*o En*i*o Híb*ido r*cebeu </line>
<line> di s t * n* *s </line>
<line> conce*tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*terpre**ç*es, a ponto d* dificultar a distinção e*tre uma aula com vasto uso de tecnol*gias </line>
<line> digitais de uma com ens*no híbrido. As Tecnologias Digita*s da In*ormação e Comunicaçã* </line>
</par>
<par>
<line> possibil*tar*m que o* a*unos *ivessem maior liberda** </line>
<line> no p*anejament* e ritmo de est*do </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem, </line>
<line> podendo escolher os **mentos e locais de *aior conveniência p*ra seu* </line>
</par>
<par>
<line> estudos. Horn e Sta*er (2015) classificou ensino o </line>
<line> h*brido e*: Rot*ção, Flex, À Carte la </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Vir*ual Enr*quecido, de*tacando o d* rota*ão in*ividu*l, Flex, À la carte e virtu*l enriquecido </line>
<line> como *is*uptivo por nã* depender da sala de a*la tradicio*al. Um dos desaf*os na adoção do </line>
</par>
<par>
<line> *nsino híbrido é a mu**nça do papel d* professor, qu* sai do </line>
<line> papel de transm*s*or </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ecimento para desemp*nhar funç*es como mediador, t*tor, *a**litador, proble*atiza*or, </line>
<line> dentre *utras. </line>
<line> P*lavras-Chave: Ensino Hí*ri*o. *duc*ção. Desaf*os do Ensino Híbr*do. </line>
<line> *BSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> The deman*s o* the c*ntempor*ry *orld are no long** met by tr**itional teach*n* </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> learni*g me*ho**, giving rise to th* d*scussion of hybrid </line>
<line> teach*ng that comb*nes </line>
</par>
<par>
<line> characte*istics o* face-to-fac* te*chi*g, </line>
<line> cons*dered tradit*onal, w*th online teaching, </line>
</par>
<par>
<line> *onve*gi*g to*ards virtua* and fac*-to-fa*e *eaching. Thi* s*ud* a*ms to *resent an* discuss </line>
<line> t*e main c*ncepts an* definitions of blende* learning, i*s main mo*els and challenges. For </line>
<line> **at, a bibliog*aphic re*earch was carried out with a qualita*ive approa*h wher* *he *merald </line>
</par>
<par>
<line> and Goo*le Scho*** datab*ses were *onsulted. There ar* seve*a* models </line>
<line> *f *le*ded *earn*n* </line>
</par>
<par>
<line> and there is no single model that *s perfect and a**licable to all ed*cational in*tit*tions. **e* </line>
<line> time, the ex*ression H*brid Teaching r*ce*ved different concepts an* int*rpreta*ions over </line>
<line> ti*e, to the poi** of maki*g it diff*cult t* distinguish between a class wi*h exte**ive use of </line>
</par>
<par>
<line> di*ital t*c***l*g*es an* o*e with *ybrid teach*ng. T*e D**ital </line>
<line> Techn*logies </line>
<line> of Information </line>
</par>
<par>
<line> and Comm*ni*at*on allowed students </line>
<line> to </line>
<line> have </line>
<line> g*eater freed*m in the planning and p*c* of </line>
</par>
<par>
<line> *tud* and </line>
<line> learni*g, </line>
<line> b*ing </line>
<line> *b** to choose the m*s* convenient times an* places for </line>
<line> their </line>
</par>
<par>
<line> stu*ie*. H*rn and S*ake* (2015) clas**fi*d *ybrid teac*i*g into: Rotation, Fl*x, À l* ****e and </line>
</par>
<par>
<line> En*iched Virtual, highlig*ting individual rotation, Flex, À la car** and </line>
<line> enrich** </line>
<line> v*rtual a* </line>
</par>
<par>
<line> disrupt*ve *eca*s* *t does *o* depend ** the tradit*onal classroom. One of *he </line>
<line> challen**s i* </line>
</par>
<par>
<line> a*opt*ng blended learni*g is chang*ng th* role of the t**cher, who lea*es the role o* </line>
</par>
<par>
<line> transmitt*r </line>
<line> of </line>
<line> *no*l*dg* to perform func**o*s as mediator, t*t**, facili*ator, </line>
<line> *rob*ematiz*r, </line>
</par>
<par>
<line> amo** o*hers. </line>
<line> Keywo**s: Hybr** Teaching. Education. *lended *ea*ning Chal*enges. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, n. 11, art. 9, p. 18*-1*5, n*v. 20*3 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. *. M**darino, *. Mardula, N. P. J. Santa*a </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As de*andas *o *un** cont*mporâneo não são mais *ten*idas pelos mét*d*s de </line>
<line> *nsin* * aprendiza*em tra**cion**s e, menos *i*da, *u*ndo se considera o pe*fil do aluno do </line>
</par>
<par>
<line> sé**l* XXI c*m i*so, c*me*a a se discut*r o *ur*iment* do e***no híbri*o que combi*a e, </line>
</par>
<par>
<line> c*racterísticas do ensino presencial, consider*do tr*dicional, </line>
<line> com o ensino on-line, </line>
</par>
<par>
<line> *onvergindo para o ens*no virtual com o prese*cial (SOU*A; ANDRADE, 2016). </line>
<line> O su*gi**nto do e*s*no híb*ido nos *stados U*id*s *a *méri*a e na Eur*pa f*i </line>
</par>
<par>
<line> *nici*do como uma forma *e evitar a evas*o esc**ar do* *l*nos **tricul*d*s em cur*os </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> modalidade * di*tân*ia, </line>
<line> *nde t*l e*asão </line>
<line> era gerada </line>
<line> pelo sentimento *e </line>
<line> ab**d*no. Com isso, </line>
</par>
<par>
<line> prop*r*ionou-se m**or acolhimento e, *onsequente*ente, motivação **s aluno* a </line>
<line> p*r*ir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *aiores *nt*r*ções pr*senciais (MACDONA*D, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> O **sino hí**ido e*iste quand* n*o é mais p*ssível dis*ociar as </line>
<line> e*pe*iências </line>
</par>
<par>
<line> v*venciad*s no a*b*e*te </line>
<line> virtu*l e presenc*al, ex*gindo com isso </line>
<line> ações pedagógi*as que </line>
</par>
<par>
<line> viabi*iz*m o e*tre*açamento </line>
<line> *ntre e*tes </line>
<line> a*bientes e subsidiados pelas tecno*o*ias (BRITO, </line>
</par>
<par>
<line> 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Elementos como o *empo, o **paço, *s métodos, as ati*ida*es e co**equentemente as </line>
<line> p*sso*s podem **tar combina*as e mistur*das (MORAN, 2015), *o*endo ocorre* em d*v**sos </line>
</par>
<par>
<line> ambi*ntes sem a </line>
<line> necessi*ade </line>
<line> de obri*ator*am*nte *er dentro de u*a sa** de a*la, graças </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pres*nça ost*nsiv* da tec*o**gia disponível, desde que adaptada aos mais *ariados a*bientes, </line>
<line> * das d*versas fo*m*s e n*cessidad*s (SCHIE*L; G*SPAR**I, 20*6). </line>
<line> Com a combi*ação *o u** dos mo*e*os presen*ia* e a distância, a tecnologia tornou-se </line>
</par>
<par>
<line> uma ferra**n*a indispe*s*vel n*ste processo de </line>
<line> apr*ndizagem (OLI*EIRA *t *l., 20**), </line>
</par>
<par>
<line> t*davia, Bacich (20**) de*taca que, e**o*a a* t*cnologi*s di*i*ais *olab*rem para * proce*so </line>
<line> de ensino e aprendi*agem, apenas o s*u uso é in*uficiente, se*do necess*ria a com*inação ** </line>
<line> tecnologia com *s in*erações pr*senciais. </line>
<line> A integ*ação de todo* os esp**os e tempos é proporcionada pela tecnologia, quando há </line>
<line> u** simb*ose *ntr* o ensinar e aprender dentro d* que ch*mamos de mundo físico e mundo </line>
<line> digita*. A me*cl* ent*e es*es ambie*tes é fundamenta* *ara a***r a esco*a para o mundo * *ic*- </line>
<line> versa (MORAN, *015). </line>
<line> Conside*ando que nos últ*mos anos a combi*ação dos am*ient*s virtual e pre*encial </line>
<line> no *pre*dizado vem s* destacand* na prática de en*ino, disp*nib*lizando ambientes r*cos de </line>
<line> a*re**iz*gem (HOF*MA*N, 2016), o prese*te e*tudo tem por objeti** apresentar e discut*r </line>
<line> o* principais conceitos e *efini*ões do en*in* híbrido, desta*an*o seus modelos e desafios. </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 2*, n. *1, art. *, *. 180-19*, n*v. 2*23 www4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino *íb*ido: Conceitos, Fundam*n*os e Desafios </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> Trat*-*e *e *ma pesqui** bibli*gráfica com ab*rd*gem qual*tativa par* a qua* foram </line>
<line> consultadas as bases de dados Emerald e google sc*ol*r com * objet*v* de contr*bu*r nas </line>
<line> análises e di*cussõe* *obre o tema de ens*n* híbri*o. </line>
<line> 2 REFERENCI*L TEÓRICO </line>
<line> A*tes de *dentrar *os tópicos do refe*enc*a* te*rico, trazem*s *ara refl*xão o estudo </line>
</par>
<par>
<line> de Silva (2*17) que aponta como equív*co * pen*am*nto de que h* uma dicot*mia e*tre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> modelo de ensino *íbr*do e o modelo de ensi*o t*adiciona*. Nã* há dicotomia, tampouco um </line>
</par>
<par>
<line> p*radox* entre estes modelos de ensino. A pro*osta do </line>
<line> ensino *í*ri*o é de ampliação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> mo*elo de ens*no *radicional, qu*ndo s* *n**rpora o ensino on-line com vi*tas a atender às </line>
</par>
<par>
<line> *emandas educacionais da atual*da*e, permit*ndo que o aprendizado dos estuda*tes oco*ra </line>
<line> t*nto em s**a de *ula físi*a *uanto e* am*ien*e on-line, se*do cons*d*ra*o um *omplemento </line>
<line> do en*ino tradiciona*. </line>
<line> Com o avanço da tecnologia, *s *ula* podem s*r re*stru*uradas e * forma de *n*inar </line>
</par>
<par>
<line> pode ser realizada de diver*as *o*mas * </line>
<line> novas maneiras. * combinação d* ap*e*di*ado </line>
</par>
<par>
<line> *nst**ci*nal em sal* de a*la e a tecnologia on-*ine, conhecida como apre**izado mis*o, </line>
</par>
<par>
<line> permite apre*diz*** centrad* no *luno. Entretanto, ex*stem in*meros mode*os o </line>
<line> *e en*in* </line>
</par>
<par>
<line> híbrid*, não h*vendo nenhum mode*o único que possa ser *onside*ado pe*feito para todas as </line>
<line> in*tituições (CHOWDHURY, 2019). </line>
<line> 2.1 *nsino híb*ido: Conceitos, Def*nições e Refl*xõe* </line>
<line> Ape*ar d* nome Ensin* *íbrido soar co*o algo recentemente con*truído e </line>
</par>
<par>
<line> co**eit*ado, veri*icou-se na b*se *copus a*tigo pu*licado no início dos </line>
<line> *nos 2000 já com a </line>
</par>
<par>
<line> *iscus*ã* * re*pei*o </line>
<line> do t**a, sendo incorpor*dos **vos aspectos ao conceito de forma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> am*liar ou reduzir seu* limites (BAR*ELOS; BATIS*A, 2019), havend* d*stintas d*fini**es </line>
<line> e pr*t*camen*e não se encontrando um c*n*e*** *ntre *las (KRAVISKI, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> O*iundo d* lí*gua inglesa, Blende* Lear*i*g é </line>
<line> um termo que está relac*on*do </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educ*çã* * dis*ância, compreendendo </line>
<line> o e*sino *í*rido ou semipresenci*l com o*erta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo p*e*en**al e v*rtu*l (DULTRA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A expressão Ensino Híbri*o tem *ecebido ao lo*go do t*mpo distintos **nc*itos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interpr*tações, a ponto d* dificultar a distinção ent*e uma **la com vasto uso de tecnologi*s </line>
</par>
<par>
<line> *igi*ais de *utra </line>
<line> com ensino híbrido. *ace à dive*sidade de definiçõ**, o pesquisa*or deve </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. *, p. 180-195, nov. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. L. F. Mand*rino, E. Mardula, N. P. J. Sant*na </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> *eixar claro q*a* d***niç*o es*á sendo a*otada em seu trabalho (BARCELOS; BATISTA, </line>
<line> 2019). </line>
<line> Para *ar *onta das necessidades *o a*uno contemporâneo, Moran (201*) *estaca *** * </line>
<line> e*sino h*b*ido *ode ser consi**rado como *m progr*ma de en*in* que utiliza a c*mbinação </line>
<line> do ensino trad*ciona* co* o on-line e cercad* das TDIC* - T*cnolo*ias Digitais da </line>
<line> *nformação e Comunicação. </line>
<line> O uso das TDI*s pos*ibil*ta que * alu*o tenha libe*dade no p*an*jamento do seu ritmo </line>
<line> *e estudo e aprendizagem, e*con**ando os mome*tos *ais a*eq*a*o* e co*v*nientes para </line>
<line> *ealização da* *tivid*des ** sua residên*ia e de for*a complementar *o estud*do em s*la de </line>
<line> aula presencial (SUNAG*; C**VALHO, 201*). </line>
<line> Embor* o uso da t*cnol*g*a em sala de aula não seja uma o*ri***oriedade, à medida </line>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> ela vai </line>
<line> sendo utiliz*d* de forma *omplem*ntar à *p**nd*zagem, o a*cance </line>
<line> d*sta </line>
</par>
<par>
<line> colabora*ão de** *er cons*derado, podendo ofe*ecer apo*o a </line>
<line> um novo parad*gma de *n**no, </line>
</par>
<par>
<line> proporcionan*o aula* e*clusivamente e*positi*as de form* a permitir que o es*udante, no seu </line>
<line> processo de ap*endizagem, assuma mais cont*ole (PRENSKY, 201*). </line>
<line> Uma das *rincip*is c*racterística* do am*i*nte digi*al é a mobilidade. A nec*s*idade </line>
<line> d* uma p*es*nça constante na *ala de aula é muitas *ezes p*rcebida *el* aluno </line>
<line> contemporâneo c*mo uma li*itaç*o *naceitá*el. Por*ant*, mesmo a utilização da t*c*ol*gia </line>
<line> em sal* de au*a pode *ão levar a mudanças tão po*it*vas na motiv*ç*o e no *ucesso *os </line>
<line> *lun*s quanto ao ensino h*brido (SAJID, 2016; M*THEOS; CLEVELA*D-INNES, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> A tec*ologia utiliz*d* como uma ferram*nta </line>
<line> do ensin* híb*ido </line>
<line> permit* que o **uno </line>
</par>
<par>
<line> tenha autonomia para *ontrolar s*u temp* * defi*ir o melhor mom*nto para se ded*car ao </line>
<line> processo de aprendizagem d*s temáticas pro*ostas, liberando o professor do papel exclusi** </line>
<line> de t**nsmissor de conteúdo, p*rm**indo *om que ele tenha condições para ocupar a posição de </line>
<line> mediador, identif*ca*d* mel*or as necessid*d*s dos seus *lun*s, reflexão e análise de novos </line>
<line> tema* (RODRIGUES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A forma como as *scola* e *n*versidade* of*recem seus cursos e*tá </line>
<line> passando **r </line>
</par>
<par>
<line> proces*o *e mudança e *ever* *ermanecer neste pro*e*so por pelo menos alguns m*ses *u até </line>
<line> anos (GREENBERG; HIBBE*T, 202*) e, por ca*sa da pa*demia de COVID-19, todas as </line>
<line> empresas, incluindo as escolas, da noite para * dia foram forçadas * migrar *e u* ambie*t* </line>
<line> *aj*rit*riamente presencial para um ambi*nte t*talmente v*rtu*l (P*C*IARELLI; KAPLAN, </line>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*n*, v. 2*, n. 11, a**. 9, p. *80-195, nov. 202* </line>
<line> www4.**anet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*sino H*brido: Conceitos, Funda*e**os e Desafios </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> * RES*LTADOS E DI*CUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Modelos híbri*os *e E*sino </line>
</par>
<par>
<line> No universo da edu*ação, os in*eressados </line>
<line> *m levar o ensino on-line </line>
<line> para as e*cola* </line>
</par>
<par>
<line> suste*tam * opção de leva* *ma soluç*o hí*rida que ofere*a ao educador va*tagens de amb*s </line>
</par>
<par>
<line> os lad*s: As vant**ens do ens*no on-line combinada* a tod*s o* b*nefí*io* </line>
<line> da sala de aula </line>
</par>
<par>
<line> tra*iciona*, *endo * opção d**ruptiva o empre*o d* ens*no *n-lin* em m*del*s que se </line>
</par>
<par>
<line> di*tan*iem da sala de a*la t*adicional e va*or*zem a tecnologi* mais adap*ável, acessív*l </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conveniente (C*RISTENSEN; HORN; STA*ER, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Embora exijam m*is preparação e aten**o por pa*te do **rpo docent*, as </line>
<line> me*odo*ogias *íbridas se *eve*am m*is motivadoras no pr*c*sso *e en**no-ap*en*iza*em </line>
<line> tanto pa*a o c*rpo di**ente c*mo docente (S*ARES e* al., 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> **rtins (2016) obser*** que d*s diferen**s fontes de *esquisa que trazem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> abord*ge* d* ensino *í**ido </line>
<line> na edu*ação bási*a, proposta *esenvolvida por Staker e Hor* </line>
</par>
<par>
<line> (2012) e *orn e Stak** (2015) a*re*entam algumas estr*tégi*s met*dológicas co* vi*tas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> condução de a*las neste modelo d* *nsino. </line>
</par>
<par>
<line> Nos Estados U*idos da A*érica * no Canadá, * modalidade do e*sino híbrido te* </line>
</par>
<par>
<line> * i do </line>
<line> aplicada c*m mai*r **fas* n* e**caç*o bá***a. No Brasil, obser*a-se que o foco da </line>
</par>
<par>
<line> aplicaç** desta modalida*e é no ensino s*perior (KR*VISKI, 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> Pioneiro* na utilização do ensino </line>
<line> h*brido, Horn e S**ker (2015) classificam o *nsino </line>
</par>
<par>
<line> híbrido dentro de q*atr* *odelos: *otação, Flex, À la Cart* e Virtual Enriquecido, c*nforme </line>
<line> apresen*ado *a figur* 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a **, v. 20, n. 11, art. 9, *. 180-195, nov. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. L. F. Mandarino, E. Mardula, N. P. J. Sa*t*na </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - M*delos de ensi** h*br*do </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Horn e Staker (2015). </line>
<line> O e*pr*go desses termos tem por ob*etiv* viabilizar * classi*i*ação das várias </line>
<line> combinações d*s m*delos, podend*-se *s*im criar c*rsos híbrido* *om pro**a*as </line>
<line> personali*ados de acordo com as nece*s*dad*s (KRAV**KI, 2019). </line>
<line> Os modelos de rotação po* est*ções, l*bora*ório r**a*ional e sala de aula invertida, que </line>
<line> serã* a*ordados n* próxi*a *ubseção, *o*binam a as*ociação da s*la de aula *radicion*l com </line>
<line> o ensino on-line, t*aze*** *esta for*a uma solução *ons*de*ada híbrida (CHRISTEN*EN; </line>
<line> HOR*; *TAKER, 2013). </line>
<line> 3.2 Modelo de Rotaç*o </line>
<line> Este modelo se caracter**a pelo r*vezame**o *o* estudantes n* realiza*ão das </line>
</par>
<par>
<line> *t*vi*a*es, poden** ser em horário f*xo *u de </line>
<line> acor*o as orientações </line>
<line> do </line>
<line> docente, p*den*o </line>
</par>
<par>
<line> ocor*e* di*cussões em grupo *a*a realizaç*o </line>
<line> das tarefas, **ituras, *scritas, *** ou sem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> prese*ç* *o pr**ess*r, alternando ent*e o *nsino on-lin* e o ensino pres*ncial. Dentro deste </row>
<row> modelo ** quatro *r*pos, *en*o eles: </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> Rotação por estações </line>
<line> C*nsiste em organizar os estudant*s *m grupos o*de será rea*izada uma tare*a de </line>
</par>
<column>
<row> acordo c** o proposto pelo *rofessor, podend* se* comp*ementada por atividades de le*t*ra e </row>
<row> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, art. 9, p. 180-1*5, nov. 2*23 www4.fsanet.*o*.*r/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensi*o H*brido: **n*eitos, Fun*amentos * Desafios </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> escri**, dev*n*o os alunos tr*bal*ar *e forma colaborati**. Após um tempo pré-d*terminado, </row>
<row> os est*dantes troca* de grup*s a*é todos tere* pass*do por todos os gr*po*. Por se tratar de </row>
<row> um método híb*ido, pel* menos uma das estações deve conter atividade *n-l*ne *om o uso de </row>
<row> alguma ferramenta digital (CHRIS*ENSEN; HORN; *TAKER, 2**3; MARTINS, 2016; </row>
<row> KRAVISKI, 20*9). </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> L*boratório rot*c*onal </line>
<line> *ss*melha-se a* modelo *nterior, entr*t*nto, ao inv** de ut*lizar o mes*o espaço </line>
</par>
</par>
<par>
<line> di*i*ido em *sta*ões, são dividido* </line>
<line> dois grupo* os quais rot*cio*am entre a sala de </line>
<line> aula </line>
</par>
<par>
<line> tradicional e o com*uta*or ou laboratório. Com a determinação do temp* para real*z*ção das </line>
</par>
<par>
<line> a*i*idades, a </line>
<line> *tividade </line>
<line> on-l*ne ocorre n* *aborató*i* a ati*idade prátic* em sala de e </line>
<line> au*a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> (CHRIST*NSEN; HORN; STAKER, 2013; MARTI*S, 2016; KRAVISKI, 20*9). </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> Sa*a d* aula invertida </line>
<line> O con*eúdo é p*ev*am*nt* acessado on-line pelo aluno e *s *is*ussões e *esoluções de </line>
</par>
<column>
<row> atividad*s oc*rre* e* sala de aula. A *xp*icação d* conteú** que era f*i*a em sala de a*la, </row>
<row> agora é feita em cas*, * a realizaçã* das atividade*, que er* fei*a em casa, agora acontece em </row>
<row> *a*a de au*a. A r*tina da sala de *ula *nvertida se i*icia c** uma *r*** conv*rsa * r*spei*o do </row>
<row> conteúdo que f*i prop*sto para o aluno realizar em casa, seja ele um v*deo o* um* leitura de </row>
<row> text* (MARTIN*, 2016; KR*VIS*I, 2*19). </row>
<row> Sem grandes mudan*as na a*ocação de recursos e outros processos j* estabelecidos nas </row>
<row> escolas, os m*delo* *e rotação, por estações, laborat*rio rotacional e sala de aula invertida </row>
<row> podem ser im*lementados, já *ue nen*um d*stes **de*os r**uer drás*icas alte*ações nas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> instalações físicas ou no corpo de profissiona*s. Combinando * *ala d* </line>
<line> aula tradicio*al com </line>
</par>
<par>
<line> uma nova tecnologia - o ensin* on-lin* - *ada um dest*s mod*los po** cria* algo melhor, </line>
</par>
<par>
<line> consid*rando o que se </line>
<line> *eve ter e fazer em uma </line>
<line> boa sala d* **la (CHRISTEN**N; HORN; </line>
</par>
<par>
<line> STAKER, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina P*, v. 20, n. 11, a*t. 9, *. 180-195, nov. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. L. F. Mandarino, E. M*rdula, N. P. J. *anta** </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 Ensino hí*rido - Modelos disruptivos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Por nã* depender d* sala de aula tradic*onal, os modelos *e r**ação individu*l, o Flex, </row>
<row> À la carte e o vi*tual e*riqu*cido s* destacam com potencial *i*ruptivo (CHRISTENSEN; </row>
<row> *ORN; STAKER, 2013), que serão deta*ha*os a seguir. </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> R*tação i*dividual </line>
<line> Cada estud*nt* *em uma lis*a d* atividade* que de*e contemplar em sua rotina, *e </line>
</par>
</par>
<par>
<line> *or*a a abr*ng*r os temas a s*rem estudados. O es**dan*e *otaciona p*r mo*alidades e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> acordo com suas neces*ida*es individua*s. Dife*e*cia-se dos outros mode*os d*vido a não ter </line>
</par>
<par>
<line> a necessidade de *e pas*ar *ecessar*amente </line>
<line> por t*das as modalid*de* ou e*tações pro*os*a*. </line>
</par>
<par>
<line> Sua a*enda é organizada de forma in*iv*dua*, diár*a *e acord* com suas nec*ssidades * </line>
<line> (MARTINS, *0*6; KRAVISKI, **19). </line>
<line> Apesar de se* considerado como u*a possibil*dad* *etodológica no modelo de *nsino </line>
<line> hí**ido, Marti*s (*01*) destac* q*e a i*plementação de*te modelo requer uma modificação </line>
<line> da es*rut*ra de organização dos e***dan*es no *mbiente escola*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> M*de*o Flex </line>
<line> Privilegia a aprendizagem no ensino on-*i*e onde </line>
<line> o estudante recebe o s*porte </line>
</par>
<par>
<line> neces*ário </line>
<line> *e ac*rdo </line>
<line> com suas necessidade* indiv*duai*. Conside*a que c*da um tem </line>
<line> se* </line>
</par>
<par>
<line> rit**, </line>
<line> send* person*l*za*o * o prof*ssor *ica à *isposição para os escl**ecime*t*s </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> dúvidas (*ACICH; NE*O; TREVISANI, *015; MARTIN*, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A parte considerada f*exível * ada*tável se *efere *o m*mento </line>
<line> pre*encial </line>
<line> em que o </line>
</par>
<par>
<line> e*tudante </line>
<line> pode receber *o pro*essor u* apoio mais subs*ancial ou apenas uma supe*visão, </line>
</par>
<par>
<line> a**ende*do a*ravés de </line>
<line> um crono**ama elaborado de forma individ*al e pe*s*nalizada </line>
</par>
<par>
<line> (ROLINDO et al., 2**9). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A la carte </line>
<line> Ne*te modelo, o </line>
<line> estudante realiza seu próprio r*teiro </line>
<line> de es**dos, sendo inte*ra**nte </line>
</par>
<par>
<line> responsável *or cumprir os o*j*ti*os ** ap*endi*age* pro*ostos p*lo pr**essor. Seu *r*ce*so </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 20, *. 11, art. 9, p. 180-1*5, nov. 2023 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> En*ino Hí*rido: Concei*o*, Fundam*ntos e Desafios </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> d* aprendizagem pode o*o*rer de f*rma perso*alizada d* acor** com *s c*ndi*õ** e </row>
<row> momentos mais ad*quados estipulad*s pelo estuda*te (MART*NS, 2016; KRA**SKI, 2019). </row>
<row> Comparando este c*m o mo*elo f*ex, sua *rinc*pal diferença é que *e*te o professo* </row>
<row> *utor está o*-li*e, enquanto qu* no m*d*lo f**x a atu*ção do professor ocorre de forma </row>
<row> *resencial (KR*VISKI, *0*9). </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> *irtual enrique*ido </line>
<line> **m c*mo característica o oferecimen*o das aulas de for*a presencial, ma* *s </line>
</par>
</par>
<par>
<line> ativ*dades são re*li*adas pelos alu*os de *orma vi*tual através </line>
<line> das *la*aformas </line>
<line> on-lin*, </line>
</par>
<par>
<line> toda**a re*lizam en*ontros pr*senc**is c*m os professore* de acordo com a **a necessid*de </line>
<line> de aprendizagem, devendo os *studa*te*, de fo*ma presenc*al, s* apresentar *elo menos um* </line>
</par>
<par>
<line> vez na semana, divi*indo des*a form* se* *empo com aprendi*ag** pres*ncial e </line>
<line> on-line. </line>
</par>
<par>
<line> (**RTINS, 2016; KR*VISKI, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 Desafio* do ens*no híbri*o </line>
</par>
<par>
<line> O ensino hí*rido exig* maior cap*citação, atu*liza*ão * empe*ho dos p*ofi**ion*i* e, </line>
<line> p*incipalm*nte, *arceria entr* os educadores e a escola, de forma a viabil*zar a *ormação </line>
</par>
<par>
<line> necessária para que s* </line>
<line> ext***am os melhore* resultados com maior </line>
<line> eficiência </line>
<line> e em </line>
</par>
<par>
<line> consonância com a real*dade de apre*diza*em, ap*n*an*o para a necess*dade da qua*ifica**o </line>
<line> doce*te est*r ass*ciada à formação continua*a, jun*amente c** a troca de suas experi*ncia* </line>
<line> práticas (E*PE*ANÇA; LOPES, 2019; SOUZA *t al., 2021). </line>
</par>
<par>
<line> O con*tan*e ino*ar juntamente com *s </line>
<line> *ransformações das te*nolo*ias digitai* têm </line>
</par>
<par>
<line> acarreta** em mudanças nas formas com* *ens*mos, sentim*s, ap*endemos </line>
<line> * </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> relaci*namos enquant* s*jeitos *a s*ciedade. Nesse *ent*do, *s *or*as de pensa* em </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o e *a fo*mação *o p*o*essor também necessitam ser transfo*ma**s (VO*T* al., et </line>
<line> 2019). </line>
<line> Embora *s metodol*gias ad*tadas no ensino híbrido possam ser consider*das </line>
<line> inovadoras, faz-*e necessário o rec*nheciment*, e*qua*t* educadores, da n**ess*da*e de *star </line>
<line> engajad* na b*sca de u* *rocess* *e *ormação que os auxilie no uso das tecnologias de </line>
<line> Info**ação e Comu*icaç*o (TICs) e* sala de aula (MA*TOS, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te**sina PI, v. *0, n. 11, art. *, *. 180-195, nov. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. L. F. Ma*darino, E. Mardula, N. P. J. *ant*n* </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> Muit*s vezes os professores se sent** i*segur*s em r**ação ao pl*neja*ento das aulas </line>
<line> n** *ol*es do en*in* híbri*o, destacando t*mbém * *alta de t*mpo para reali*ar p**qui*a* nas </line>
<line> *lataformas digitais como dificu*dad*s e*fr*ntadas (**P**A*ÇA; LOPES, 2019). </line>
<line> Sil*a (2016) adiciona a *s** *i*c*ssão o a*ego dos *lunos ao método tra*icional de </line>
<line> en*in* que se baseia na centralização d* professor no proces*o de aprendizag*m, *es*acando </line>
<line> os lim*tes do acesso às te*nologias na* escol*s conjunt**ente à capacit*ç*o ine*ici*nte </line>
<line> promov**a *os professo*es para o us* dos *e*ur*os digita**. </line>
</par>
<par>
<line> Para im*lantaçã* do *nsino híbrid*, um fator *e gr*nde *elevânc*a é o acesso </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia*, pois profe*sores e estud*nt*s neces*itam se famili*rizar *om as t*cn*lo*ias </line>
<line> ex*stentes ** forma a d*senvolver s*as capacidades de inter*çã* e produç*o de co*teúdo *os </line>
</par>
<par>
<line> a*bientes v*rtu*is visando *o su*esso </line>
<line> *a* ati*i**de* inte*a**vas, *endo nece**ár*o também </line>
</par>
<par>
<line> quebra de ba*r*iras int**nas do *nsino **adicional, tomando a *autela par* que sua </line>
<line> imp*ementação não s* tor** um modismo sem sustância (CASTRO et a*., 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Souza et al. (2021) *estac*m como ma*or desafio d* modelo do ensino híbrido </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *o*sibilida*e </line>
<line> da realizaç*o do </line>
<line> trabalho e* disti*tos </line>
<line> ambientes, consi*erando *u* dev*rá </line>
</par>
<par>
<line> haver comprometimen*o e a*tono*ia do est*dant* no p*oces*o de aprendizage*, assim como </line>
<line> res*onsa*ilidade e div*r*ida*e de estratég*as *a produção de co*teúdo **r **rte do docente, </line>
<line> exig*ndo, conforme Ange*uci e *acav*llo (2017) apontam, maior *ompr*metimento do </line>
<line> sistema e*ucacional com o a*b*ente de apr*ndi*agem d* séc*lo XXI, qu* se caract*riza pela </line>
<line> ideia de *ultiplicidade de lugar*s, sej*m estes físicos o* virtuais, ideias, int*rdisciplin*r*dade </line>
<line> de *rofi*sionais * adapt*ção às tecnol*gias. </line>
<line> De*tre os di*ersos desafios ex*sten*es par* a implementação *o ensino híbri**, Silva </line>
</par>
<par>
<line> (2017a) </line>
<line> apont* a resistência dos prof*ssor*s e e*tudantes, devido à aversão à inovação, </line>
</par>
<par>
<line> justificada </line>
<line> pelo comodismo *u por di*iculdad*s *elacionadas à falta de e*tr*tura da* escola* </line>
</par>
<par>
<line> para i*p*ementa**o da metodolo*ia, sendo t*l*ez este o *ais difícil de *uperar. </line>
<line> No contexto de p**de*ia, *onsiderando a* *edidas impost*s pelo i*ola*ento so*ial, </line>
<line> somam-se aos desafios *per*cion*i* e tec*o*óg*cos impostos pe*o ensino remoto, as angúst**s </line>
<line> d* chamado n*vo nor*al, q*e podem afetar *onsid*ravelm*nte * saúd* mental dos d*ce*tes, </line>
</par>
<par>
<line> desta*an*o ser </line>
<line> de f*ndament*l impo*tân*ia a promoçã* de d*álog*s *ntre docentes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instituições d* ensino SILUS; FONSECA; *ESU*, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 11, art. 9, p. 180-195, *ov. *023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino Híbr*do: Conceitos, Fund*m*ntos e Desafi*s </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERA*ÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Este t*a*al*o bu*c** co*tribui* teor*camente, através de uma revisã* de *iteratur*, as </line>
<line> *rincipais caracte***t**as e d*f*nições * re*peito *o ens*no híbrido e s**s r*sp**ti*os modelos. </line>
</par>
<par>
<line> No *ecor*er *o arti*o foram apresentado* os princi*ais conceitos * definições </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ens*no híbri*o, se*s mo*elos e desafios através de um breve pan*rama do que vem sendo </line>
<line> discutido a *espe*t* da temática. </line>
<line> *imos qu* o ensi*o híb*ido está al** da simples junção do p*esencial com o *n-line. </line>
<line> Há *iversos modelos os *uais, para serem aplicados, de*em sempr* t*r *omo foco o p*oce*so </line>
<line> de *prendizage* do estuda*t*, considerando que *lguns terão m*is ou m*nos dificuldad*, a </line>
<line> depe*de* d* mo*elo **c**hido. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos desa*ios na adoção do *nsino h*brido </line>
<line> é m*d**ça do papel do professor, a </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderando que no méto*o trad*ci*nal de ensino seu papel é majoritariamente um </line>
<line> transmisso* d* conhecim*nto *u or*dor em *u*as *xposit*vas, enquanto no método d* ens*no </line>
<line> hí**ido desemp*nha o*tra* fun*ões como media*or, tutor, facilitad*r, *roblematizador, dentre </line>
<line> out*os. </line>
<line> Por outro *ado, temo* o **tudan*e que *uitas vezes não tem *cess* * platafo*** on- </line>
</par>
<par>
<line> l i ne </line>
<line> por p*obl*mas tecnoló*icos, seja de </line>
<line> hardwa*e, seja de software, além do </line>
<line> *cesso </line>
</par>
<par>
<line> necessário r*d* à </line>
<line> de computadores - Intern*t. Em alguns </line>
<line> caso*, esse* fat*res pod*m ser </line>
</par>
<par>
<line> limitador*s e desmotivadores para o c**t*n*o *rocesso de a*rend***gem. </line>
<line> O *nsino hí*rido, se* sombr* de dú*idas, *r*z co*sig* diversas facilidades e acesso a </line>
</par>
<par>
<line> pe**oas que antigamente não t**ham acesso educação. Com o avanço à </line>
<line> deste modelo de </line>
</par>
<par>
<line> ensino, e c*m * fle*ibilidade inerente, o acesso à *ducação ten*e a se* mais u*iv**sal. Hoj* o </line>
<line> conhec*men*o ul*rapassa fr*nt*iras e não há po**ibilidade para * retrocesso. </line>
<line> A questão que trazem*s para dis*ussão situa-se além da d*scus*ã* **s modelos </line>
<line> existent*s, sejam e*tes cons*derados d*sr*ptivos o* não. T*ata-se de um cres*ente aprendizado </line>
</par>
<par>
<line> tanto *o corp* docent* em *id*r com a* </line>
<line> nova* tecno*ogias, fazendo o m*lhor do </line>
<line> que * á </line>
</par>
<par>
<line> *isponível, assim co** do corpo discente em lidar com a disci**ina * a liberdad* qu* * ensino </line>
<line> híbri*o propo**iona. </line>
</par>
<par>
<line> Sabemos que não é fáci* </line>
<line> l**ar com a li*erdade, e o *nsino híbr*d* traz consigo parte </line>
</par>
<par>
<line> deste conceito, </line>
<line> uma *ez que </line>
<line> não há, em sua grande *arte, * obrigat***edad* de dia e hora </line>
</par>
<par>
<line> marcados para a e*posiç*o da aula do professor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 11, art. 9, p. 180-1*5, nov. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
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<par>
<line> M. L. F. Man*ar*no, E. Mardula, N. P. J. Santana </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> Com isso, o a*u** tem que p*ssuir a *a**rid*de suficie*te pa*a realizar as leituras de </line>
<line> tex*os, parti*ip**ão *m fóru*s, visualização de vídeos par* posterior **sc*ssão nos *omentos </line>
<line> síncr*nos, se*am *stes em sa*a *e aula pre*e*c*al ou atrav*s de aulas virtuais. </line>
<line> Ain** há m*ito o que amadurecer de a*bo* os lados, se** n* cap**i*ação *o co*po </line>
</par>
<par>
<line> doc*n*e para lidar com as nova* tecnologi*s e m*d*los de ens*no, se*a na adaptab*lidade </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *orpo discen*e e* lidar com os novos formatos *o modelo ** ensino e apren*i*agem. </line>
</par>
<par>
<line> Entendemos que es*e é de fat* *m caminho sem vo*ta, assim deve-se lapidar o que já </line>
<line> exi*te e adapt*r às ne**ssidade* de cada *ndiv*d**, proporcionando *essa *orm* a </line>
<line> un*versalidad* d* e*ucação prevista em *ossa C**s*ituição Federal. </line>
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<line> Com* Refere*ciar este A*tigo, co*forme AB*T: </line>
<line> MANDARINO, M. L. F; MARDULA, E; SANT*NA, N. P. *. Ensino Híbri*o: **nceit*s, </line>
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</par>
<par>
<line> Contribu*ção *os *utores </line>
<line> M. *. F. Mandarino </line>
<line> E. Ma*dula </line>
<line> N. P. J. S*nt*na </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepção * pl*ne*amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e i*ter*reta*ão dos d*d*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascun*o ou na re*is*o crí*i*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) particip*ção na aprovaç*o da v*rsão final do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. *0, n. 11, ar*. 9, p. 180-195, nov. 202* </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revi*ta </line>
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