Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers

Rosana Vieira Manke, Débora Gomes de Gomes, Pâmela Amado Tristão

Resumo


Esse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade.

 

Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes.

 

ABSTRACT

 

This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting.

 

Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.11.6

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