Contabilidade Mental como Ferramenta de Promoção da Cidadania de Investidores Brasileiros / Mental Accounting as a Tool to Promote Citizenship Among Brazilian Investors

Thiago da Silva Telles Constantino, Antônio Carlos Magalhães da Silva

Resumo


A Teoria da Contabilidade Mental tem mostrado cada dia mais sua relevância para o estudo do perfil das pessoas no que tange à compreensão das decisões financeiras, agregando valor fundamental às Finanças Comportamentais. Desse modo, essa pesquisa abordou o envolvimento de investidores brasileiros com as práticas de contabilidade mental e a forma como pensam suas finanças pessoais. Para tal, foi realizado um estudo com modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais, por meio de uma survey aplicada a 201 brasileiros investidores, para identificar quais elementos mais impactam o processo cognitivo da contabilidade mental. Os principais resultados evidenciam que os fatores psicológicos e comportamentais têm importância singular, e que o homo economicus, aos olhos da economia tradicional, um ser plenamente racional e maximizador de utilidade, deve ser visto como humans, ou seja, um indivíduo exposto às inúmeras heurísticas e vieses do cotidiano, que impactam diretamente suas atitudes. Assim, restou claro que uma boa educação financeira não é fator suficiente para evitar a tomada de decisões ruins. Por isso, é de suma importância compreender os elementos comportamentais que interferem no processo cognitivo dos indivíduos, a fim de que os profissionais da área de finanças possam incentivar o uso da contabilidade mental como ferramenta para  planejamento e autocontrole financeiro, na busca por tomada de decisões financeiras mais conscientes, contribuindo de forma prática para um melhor gerenciamento do dinheiro e para o autoconhecimento individual, elevando os níveis de bem-estar financeiro e social e promovendo a plena cidadania.

 

Palavras-chave: Contabilidade Mental. Finanças Comportamentais. Investidores Brasileiros.

 

 

ABSTRACT

 

The Mental Accounting Theory has shown increasingly its relevance to the study of people's profile when it comes to understanding financial decisions, adding fundamental value to Behavioral Finance. Thus, this research focused on the involvement of Brazilian investors with mental accounting practices and the way they think about their personal finances. To this end, a study was conducted with structural equation modeling based on partial least squares, through a survey applied to 201 Brazilian investors, to identify which elements most impact the cognitive process of mental accounting. The main results show that psychological and behavioral factors are of singular importance and that the homo economicus, in the eyes of traditional economics a fully rational and utility maximizing being, must be seen as human, i.e., an individual exposed to the countless heuristics and biases of everyday life, which directly impact his attitudes. Thus, it is clear that a good financial education is not a sufficient factor to avoid making bad decisions. Therefore, it is of great importance to understand the behavioral elements that interfere in the cognitive process of individuals, so that finance professionals can encourage the use of mental accounting as a tool for planning and financial self-control, in the search for more conscious financial decision-making, contributing in a practical way to better money management and individual self-knowledge, increasing the levels of financial and social well-being and promoting full citizenship.

 

Keywords: Mental Accounting. Behavioral Finance. Brazilian Investors.

 

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ANTONIDES, G.; GROOT, I. M; RAAIJ, W. F. VAN. Mental budgeting and the management of household finance. Journal of Economic Psychology, v. 32, n. 4, p. 546–555, 2011.

ANTONIDES, G.; RANYARD, R. Mental accounting and economic behaviour. Em: RANYARD, R. (Ed.). Economic Psychology. Chichester, UK: John Wiley & Sons, Ltd, 2017. p. 123–138.

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BCB. Competências em educação financeira: Descrição de resultados da pesquisa da Rede Internacional de Educação Financeira adaptada e aplicada no Brasil. Série cidadania financeira. Brasília, Brasil: BCB., 2017.

BENARTZI, S.; THALER, R. Myopic loss aversion and the equity premium puzzle. The Quarterly Journal of Economics, v. 110, n. 1, p. 73–92, 1995.

BIDO, D. S.; SILVA, D. SmartPLS 3: especificação, estimação, avaliação e relato. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 488–536, 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.0 2 de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 22dez. 2017, Seção 1, p., 2017.

BYRNE, K. A.; SILASI-MANSAT, C. D.; WORTHY, D. A. Who chokes under pressure? The Big Five personality traits and decision-making under pressure. Personality and Individual Differences, v. 74, p. 22–28, fev. 2015.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM. Educação financeira para além do conhecimento: Estratégias de intervenção no comportamento de poupança. Brasília, Brasil: CVM., 2017.

COSTA, F. N. DA. Comportamentos dos investidores: do homo economicus ao homo pragmaticus. Texto para discussão. IE/UNICAMP, n. 165, 2009.

FERNANDES, D.; LYNCH, J. G.; NETEMEYER, R. G. Financial literacy, financial education, and downstream financial behaviors. Management Science, v. 60, n. 8, p. 1861–1883, ago. 2014.

FERREIRA, J. C. A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Revista do Departamento de Administração da FEA. Caderno de Administração. [s.l: s.n.].

HAIR, J. F. et al. An assessment of the use of partial least squares structural equation modeling in marketing research. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 40, n. 3, p. 414–433, 7 maio, 2012.

HAIR, J. F.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. PLS-SEM: Indeed a silver bullet. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 19, n. 2, p. 139–152, 8 abr. 2011.

HAIR, J. F.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. Partial least squares structural equation modeling: Rigorous applications, better results and higher acceptance. Long Range Planning, v. 46, n. 1–2, p. 1–12, fev. 2013.

HAIR JR, J. et al. A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). 2. ed. [s.l.] Thousand OAK, 2017.

HAIR JR, J. F. et al. Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM): An Emerging Tool for Business Research. European Business Review, v. 26, n. 2, p. 106–121, 4 mar. 2014.

HEATH, C.; SOLL, J. B. Mental budgeting and consumer decisions. Journal of Consumer Research, v. 23, n. 1, p. 40, jun. 1996.

HENDERSON, P. W.; PETERSON, R. A. Mental accounting and categorization. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 51, n. 1, p. 92–117, fev. 1992.

HOFMANN, R.; PELAEZ, V. A psicologia econômica como resposta ao individualismo metodológico. Revista de Economia Política, v. 31, n. 2, p. 262–282, 2011.

HUSTON, S. J. Measuring financial literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296–316, jun. 2010.

KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KUPPELWIESER, V. G.; SARSTEDT, M. Applying the future time perspective scale to advertising research. International Journal of Advertising, v. 33, n. 1, p. 113–136, 2014.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. The economic importance of financial literacy: Theory and evidence. Journal of Economic Literature, v. 52, n. 1, p. 5–44, mar. 2014.

MAHAPATRA, M.; RAVEENDRAN, J.; DE, A. Are Financial Plans Orchestrated by Mental Accounts? An Empirical Investigation into the Role of Mental Accounting on Personal Financial Planning. Academic Research Colloquium for Financial Planning and Related Disciplines, v. 1, p. 1–18, 2019.

MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Tradução e adaptação cultural da Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11) para aplicação em adultos brasileiros. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 59, n. 2, p. 99–105, 2010.

MCADAMS, D. P.; PALS, J. L. A new Big Five: Fundamental principles for an integrative science of personality. American Psychologist, v. 61, n. 3, p. 204–217, 2006.

MUEHLBACHER, S.; KIRCHLER, E. Individual differences in mental accounting. Frontiers in Psychology, v. 10, n. December, p. 1–15, 2019.

MUEHLBACHER, S.; KIRCHLER, E.; KUNZ, A. The impact of transaction utility on consumer decisions. Zeitschrift für Psychologie/Journal of Psychology, v. 219, n. 4, p. 217–223, jan. 2011.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Improving financial education effectiveness through behavioural economics: OECD key findings and way forward. Paris, France: OECD, 2013.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. OECD/INFE International survey of adult financial literacy competencies. Paris, France Paris, France: OECD, 2016.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Social and emotional skills: Well-being, connectedness and success. Paris, France: OECD, 2017.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2015: Results in focus: PISA. Paris, France: OECD, 7 maio, 2018.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2018 results (Volume IV): Are students smart about money? PISA. Paris, France Paris, France: OECD, 7 maio, 2020.

PINJISAKIKOOL, T. The influence of personality traits on households’ financial risk tolerance and financial behaviour. Journal of Interdisciplinary Economics, v. 30, n. 1, p. 32–54, 2017.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 13, n. 2, p. 153–170, 2016.

RAMMSTEDT, B.; JOHN, O. P. Measuring personality in one minute or less: A 10-item short version of the Big Five Inventory in English and German. Journal of Research in Personality, v. 41, n. 1, p. 203–212, 2007.

SARSTEDT, M. et al. How to specify, estimate, and validate higher-order constructs in PLS-SEM. Australasian Marketing Journal, v. 27, n. 3, p. 197–211, 2019.

SHEFRIN, H. M.; THALER, R. H. The Behavioral life‐cycle hypothesis. Economic Inquiry, v. 26, n. 4, p. 609–643, 1988.

SILVA, G. O. et al. Alfabetização financeira versus educação financeira: Um estudo do comportamento de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 279–298, 2017.

SIMON, H. A. A behavioral model of rational choice. The Quarterly Journal of Economics, v. 69, n. 1, p. 99–118, fev. 1955.

SLOVIC, P. Psychological study of human judgment: Implications for investment decision making. The Journal of Finance, v. 27, n. 4, p. 779–799, set. 1972.

SUNSTEIN, C. R.; THALER, R. H. Nudge: O empurrão para a escolha certa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

THALER, R. Toward a positive theory of consumer choice. Journal of Economic Behavior and Organization, v. 1, n. 1, p. 39–60, 1980.

THALER, R. Mental accounting and consumer choice. Marketing Science, v. 4, n. 3, p. 199–214, ago. 1985.

THALER, R. et al. The Effect of Myopia and loss aversion on risk taking: An experimental test. The Quarterly Journal of Economics, v. 112, n. 2, p. 647–661, 1 maio 1997.

THALER, R. Mental accounting matters. Journal of Behavioral Decision Making, v. 12, n. 3, p. 183–206, set. 1999.

THALER, R.; SHEFRIN, H. M. An economic Theory of Self-control. Journal of Political Economy, v. 89, n. 2, p. 392–406, abr. 1981.

VIEIRA, K. M.; MOREIRA JUNIOR, F. D. J.; POTRICH, A. C. G. Indicador de educação financeira: Proposição de um instrumento a partir da Teoria da Resposta ao Item. Educação & Sociedade, v. 40, p. 1–33, 2019.

ZHANG, C. Y.; SUSSMAN, A. B. Perspectives on mental accounting: An exploration of budgeting and investing. Financial Planning Review, v. 1, n. 1–2, p. e1011, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.1.6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)