<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 6, p. 91-110, ja*. 2*24
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.1.6
</line>
</par><par>
<line>
Con*abilidade Mental como Ferramen*a *e Promoçã* da *idada**a de Investido**s Brasileir*s
</line>
<line>
Mental Acc*unti*g *s a Tool to *romote Citiz**ship *mong Braz*lia* Inves*o*s
</line>
</par><par>
<line>
Thiag* da Silva Telles Cons*an*ino
</line>
<line>
Mestre em Ad***istração * Desenvolvimen*o Empresa*ial pela Uni*ersidade Estáci* de *á
</line>
<line>
E-mail: thicons*an@gmail.c*m
</line>
<line>
A*tônio Ca**os Maga*hã*s da Silva
</line>
<line>
Do*t**ado em En*enharia de Produ*ã* pela Univ*rsidade Fed*ral do Rio de Janei*o
</line>
<line>
Pr*fessor Assoc*ado *o D*part*mento de E*ge*h*ria de Pro*uçã* da Universida*e Federal Fluminense
</line>
<line>
E-mail: ant*nio.msilva@esta*i*.b*
</line>
</par><par>
<line>
E*de*eço: T*iag* *a Silva Telles Co*s*anti*o
</line>
<line>
Editor-Ch*fe: Dr. Ton** K*rley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
ANP - Escr*tório *e*tral no Ri* *e *ane*ro, ANP -
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Esc**tório Ce*tral no *io de Jane*ro. Av*nida Rio B*anco
</line>
</par><par>
<line>
- 65, C*ntro, 2*090004 - Ri* *e Janeiro, *J - Brasil.
</line>
<line>
Artig* rec*b*do em 12/10/2023. Últim*
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: A**ônio C*rlos Magalhães da Sil*a
</line>
<line>
rece**da em 30/10/2023. Aprovado e* 31/10/202*.
</line>
</par><par>
<line>
Banco Central do Brasil, D*MAB - De*a*tamento d*
</line>
</par><par>
<line>
Operaçõe* do M*r*ado *berto. Avenid* Presidente
</line>
<line>
Avaliado *elo siste*a Tr*p*e Revi*w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Varga* 730, Centro, *00**000 - Rio *e Jane*ro, RJ -
</line>
<line>
p*l* Edit*r-Chefe; e b) Double B*ind *eview
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
<line>
(av*liação cega por d*i* *va*iadores d* área).
</line>
<line>
Revisã*: Gra*atical, Norm*tiva e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. T. Constantino, A. C. M. *il*a
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A Teoria da Contabili*ade Me*tal *em mostrado cada dia mais s*a relevânc*a pa*a o estudo
</line>
</par><par>
<line>
*o perfil das pessoas no
</line>
<line>
que tan*e à compre**são das decisões financeiras, *g**ga*do valor
</line>
</par><par>
<line>
**nda*en*a*
</line>
<line>
*s Finança* Compo*tamenta*s. Desse modo, *s*a pesqu*sa abordou o
</line>
</par><par>
<line>
envolviment*
</line>
<line>
d* i*vestidores *rasileiros com *s **á*i**s de contabil*dade mental e form* a
</line>
</par><par>
<line>
c*mo pe*sam suas *inanças p*ssoais. *ara tal, foi realizado
</line>
<line>
um estudo com mod**agem de
</line>
</par><par>
<line>
equaçõe* estruturais baseada em m*n*mos quad*ados parc*a*s, *or meio de uma survey
</line>
</par><par>
<line>
aplicada *
</line>
<line>
201 bras*l*iros investidores, p*ra iden*i*icar quais elementos mai* imp*ctam o
</line>
</par><par>
<line>
proc*ss* cognitivo *a contabil*dade me*t*l. O* *rin*i*a** result*dos *v**enc*am q*e *s
</line>
<line>
fat*res p*icológico* e **mporta*entai* têm imp**t*ncia singu*ar, e que o homo economicus,
</line>
<line>
*os olhos da economia tradicional, u* ser plenamente racional e m*ximizador de utilidade,
</line>
<line>
deve ser v*sto co*o humans, ou seja, um ind*víduo exp*sto *s inúm*r*s heu*ísticas e vieses
</line>
</par><par>
<line>
do cot**ian*, que impact*m diretament*
</line>
<line>
suas atitudes. Assim, restou claro
</line>
<line>
que u* * boa
</line>
</par><par>
<line>
educação fina*ceira não é fator suf*cient* para evitar a toma*a de decisões ruins. Por isso, é
</line>
<line>
d* suma im*ort*ncia compreender os el*mentos *omportame*tais que in*erfe*em no *roces*o
</line>
<line>
cognitivo dos indiví*uos, a fim de que os pr*fi*sionais da ár*a de finanças possam *ncentivar
</line>
<line>
o *so da contabil*dade mental co*o ferramenta para p**nejamento e a*tocontrole f*nanceiro,
</line>
<line>
na busca por *o*ada de *e*isões financeiras ma*s conscie*tes, contribuindo *e fo*m* *rática
</line>
</par><par>
<line>
para um m*lhor g*renciame*to do di*heiro e para autoconhe*im*n*o in*ividual, e*evando o
</line>
<line>
os nívei* de *em-es*ar financei*o e *ocia* e promov*nd* a plena cidadan**.
</line>
<line>
Palavra*-*have: Contabil*d*de Mental. F*nan*as **mportamentais. I*v*stidores Brasileiros.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
The Me*tal Accounti*g Theory *as shown in*re*sin*ly its *elevance to t*e stud* of people's
</line>
</par><par>
<line>
profile *hen i* co*es t* understand*ng fina*cial
</line>
<line>
*e*isions, addi*g *un*a*enta* value to
</line>
</par><par>
<line>
B*havioral *inance. *hus, this r*search
</line>
<line>
focused on the i*volvement *f Brazil*an
</line>
<line>
investors
</line>
</par><par>
<line>
with ment** accounting *ractice* and the way they think about their pe*sonal fina*ces. To **is
</line>
<line>
*nd, a study was c*nducte* **th str*ctural e*uation modeling b*sed o* p*rtial l*a*t s*uar*s,
</line>
<line>
thr*u*h a survey applied to 201 Brazili*n investors, to **entify which ele*ents most im*act
</line>
</par><par>
<line>
*he cog**t*ve
</line>
<line>
process *f mental a*counting. The ma*n r*sults show that
</line>
<line>
psycholog*cal *nd
</line>
</par><par>
<line>
beha*ioral facto*s are of sin**lar imp*rtance a*d that *he homo economicus, in the eyes o*
</line>
<line>
tradi**onal econom*cs a fu*l* **t*o*al an* u*ility *aximizing b*ing, *us* *e seen as hu*an,
</line>
</par><par>
<line>
i.e., an individual exposed to t*e c*un*less heuristics
</line>
<line>
and biases o* everyday li*e, which
</line>
</par><par>
<line>
directly impa*t *is *tti*udes. Thus, i* is *lea* t**t a good financ*a* education is not a su*ficient
</line>
</par><par>
<line>
factor to av*id *a*ing bad
</line>
<line>
*eci*ions. Ther**or*, i* of it
</line>
<line>
great *m*ortance to unders*and
</line>
<line>
** *
</line>
</par><par>
<line>
**havior*l elements that interf*re in the cognitive
</line>
<line>
process
</line>
<line>
of individ**ls, so
</line>
<line>
that f**a*ce
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssional* ca* enc*u**ge the *s* of ment** accountin* as a tool for planning *nd financi**
</line>
</par><par>
<line>
se*f-*ont*ol, in the search fo* more cons*ious *inancial de**sion-making, *ontributin* in
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
practi*al w*y t* b*tt*r money managem**t *nd individual *e**-knowle*ge, in*rea*ing the
</line>
<line>
*evel* *f *inancial a** socia* *ell-being and promot*ng full *it*zenship.
</line>
<line>
K*ywords: Mental A*counting. B*havioral Fi*a*ce. *raz*lian Inv*stor*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a, *. *1, n. 1, art. *, p. 91-110, jan. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ontab*l*da** Ment*l como Ferramenta de P*omo*ão da Cidadani* d* Inv*stid**es Brasile*ros
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
* *NTRO**ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Como *e*ta*u* pioneiro, Herbert Al*xander Simon que**i*nou e* Si*on (1*55) *
</line>
</par><par>
<line>
capacidade *li*it*da de p*oce***mento de *nformaçõe* do h*mem,
</line>
<line>
propondo o termo
</line>
</par><par>
<line>
racionalidade limitada. A*ualm*nte, a
</line>
<line>
rápida evolução das teo*ias centradas nos asp*ctos
</line>
</par><par>
<line>
comportamentai* do ser hu*ano abrem caminho*
</line>
<line>
pa** concei*o*
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
at* então, o*ultavam
</line>
</par><par>
<line>
*ue *a *s*ênci* da ciênc*a ec*n*mica *stava a compreen*ão
</line>
<line>
da psicolog*a hum**a
</line>
</par><par>
<line>
(HOF**N*; PEL**Z, 2011). A*s*m, variá*eis sociológica*, in*tit*ci*nais *, em *special,
</line>
<line>
as variáveis psicológi*as q** a*tes eram ignora*a* pelos est**os retomaram seu *rotagonism*
</line>
<line>
(COSTA, 2009), com s** potenc*al *a*a ent*nder as *sc*l*as dos i*divíduos em uma
</line>
<line>
va*iedade ** contex**s (MAH*PATRA; RAVE*N*RAN; DE, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
A partir d* artigo de *lo*ic (1972), di*ersos ou*ros e*t*d*s buscar*m encorpar *s
</line>
</par><par>
<line>
tra*sformações
</line>
<line>
psicossociais e
</line>
<line>
e*onômicas qu* im*act*m a r*lação dos *ndiví*uos n*
</line>
</par><par>
<line>
construção da tomada de decisão, no *n*uito de compr*ender cada vez ma*s o mod* *omo o*
</line>
<line>
indivíduos est*utu*am sua* *ecisões sobre din*eir*. Sendo a**im, a contabi*idade ment*l nada
</line>
</par><par>
<line>
mais é qu*
</line>
<line>
u* processo pe*soa* e **ntal que
</line>
<line>
*s indivíduos util*zam para or*aniz*r, s*par*r
</line>
</par><par>
<line>
em tipos
</line>
<line>
e ac*mpa**ar s*as atividades f*nancei*as. BE*ARTZI
</line>
<line>
* T**LER (1995)
</line>
</par><par>
<line>
conceituam a contabilidade menta* como um pr*cesso co*niti*o pelo qua* a* pes*oas
</line>
</par><par>
<line>
codif*cam, cat*go*izam * *val*am seus resu*tado* ec**ômico*,
</line>
<line>
o* seja, um li*ro *e
</line>
</par><par>
<line>
escrituração mental em que as
</line>
<line>
pessoas usam p**a *companha* s*as de*pesas (THALER,
</line>
</par><par>
<line>
1985, 1*99).
</line>
</par><par>
<line>
A contabil*dade *e*tal **x*lia as pessoas a **nt*olarem se**
</line>
<line>
g*st*s * limitar
</line>
<line>
*eu
</line>
</par><par>
<line>
o*ç*men*o em c*tegoria* de des*esas, usando-a para mon*torar e evitar *xcessos *m produtos
</line>
</par><par>
<line>
te*tadores (H*ATH, SOLL, *996). Tha**r (1999) enfatiza *ue a* pessoas or*anizam
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
mente,
</line>
<line>
*eu raciocín*o, em mo**los decisoriais. Por isso,
</line>
<line>
conceituar a
</line>
<line>
contabilidade m**tal
</line>
</par><par>
<line>
c*mo u*a ca*acterística
</line>
<line>
levanta uma que*tão de *uma importância, que é saber se ela es*á
</line>
</par><par>
<line>
re*ac*ona*a a o*tras car*cterísticas psi**lógi*** (MUEHLB*CHER; KIRCHLE*, *01*).
</line>
<line>
Sendo assim, *e durante o p*ocesso de tomad* de decisão fina*ceira, a rac*onal*dade é
</line>
</par><par>
<line>
compone*te fundam*nta* para a asser*ividade do* atos e a contabi*idade me*tal *eva
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
decisões mais i*tuitiv*s, i**o s*gnific* qu* esse process* dev* se correlacionar c** diversas
</line>
<line>
variáveis *si*ológicas, além dos fator*s soci*econômi*os, *emográficos e * ní*el de educação
</line>
<line>
financeira dos in*ivídu*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Ter**ina PI, *. 2*, n. 1, *rt. 6, p. 91-110, j**. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. T. Constantino, *. C. *. Silva
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o objet**o *e*se estudo * *eflet*r sobre o modo d* pe*sar, comp*rtamento e
</line>
<line>
*gir d* investidores brasileiros quando necessitam tomar de*is*es so*re sua* f*nanças
</line>
<line>
p*ss*ais, analisando os *atores **e mais impactam o *s* da con*abilidade me*tal.
</line>
<line>
2 REFER*NCIAL *EÓRICO
</line>
<line>
2.* Contabilidade Me*tal
</line>
<line>
*o*ic*onamentos a*u*is sobre *s teorias de consumo d*monstram que muitos
</line>
<line>
con*um*dor*s a*em de forma *nconsist*nte c*m as teorias clássica* ini*iais, questionando *s
</line>
<line>
d*cisões de *on*umo racionais em função da *aximi*ação da utilidade, pois, nem sempre, a*
</line>
</par><par>
<line>
pessoas racio*a*s p*nsam somente na m*rg*m, com vist*s a *umentar o níve*
</line>
<line>
de ut**i**de
</line>
</par><par>
<line>
(Richard Thaler, 1980). Assi*, um novo modelo d*
</line>
<line>
comportamento do consumidor q*e
</line>
</par><par>
<line>
c*mbinava *sicologia cognitiva e microeco*omia, de*omi*ado Teo**a do *iclo de V*d*
</line>
<line>
Compor*am*nta* (SHEFRIN; TH*LER, 198*), u*a a*pla *eoria descritiv* da escolha do
</line>
</par><par>
<line>
co*sumidor (MUEHLBACHER; KIRC*L*R, 20*9) ganha *est*que c*nforme o *uadro
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*g*ir:
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Quadro histórico sob*e a* t*ori*s de consumo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. *1, n. *, a*t. 6, *. 91-1*0, ja*. *02*
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contabi*idade Mental como Ferra**nta de Pro*oção da Cidada*ia d* **vestido*es *rasileiros
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
Usan*o os com*onentes de*sa t*ori*, os *uatro p*lare*
</line>
<line>
da contabilidade *ental -
</line>
</par><par>
<line>
descritos no a*êndice *, são id*ntificados e validad*s por uma codificação mental *e
</line>
</par><par>
<line>
combina*ões de ganhos e per*as usando a fu*ção
</line>
<line>
*e va*or d* teoria
</line>
<line>
da p**spectiva, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivo
</line>
<line>
de explicar com*ortamento* (*AHA*ATRA; RAV*ENDRAN; DE, 2*19) * não
</line>
</par><par>
<line>
des*rever o* prever o comportame*to das pessoas e *aract*r**ar *m co*port**ento ideal. A
</line>
<line>
cont*bil**ade mental propõe introduzir na comp*eensão da psicolog*a da escolha *os
</line>
</par><par>
<line>
i ndi ví d*os ,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
função de *a*or, gerand* o
</line>
<line>
con**ito de *r*ço de r*ferência e relaxando as
</line>
</par><par>
<line>
*o*m** ** viol*ção da fungibilida*e (THALE*, 19*5).
</line>
<line>
O estudo da contab*lida*e *ental é a forma de se compr*en*er e se ap*ox**ar a*
</line>
<line>
máximo das decisões cot*dian*s *o ser humano, podendo s*r comp*rada *om a contabi*i*ad*
</line>
</par><par>
<line>
*inan*eir* e gerencial praticada
</line>
<line>
pelas empresas (*HALE*, 1999; ZHANG; SU*SMAN,
</line>
</par><par>
<line>
2*18). Ambos o faze* *el* mesmo motivo: r*strear aonde se* dinheiro está indo e manter *s
</line>
<line>
gas**s sob controle (RICHARD THALE*, 1*99).
</line>
</par><par>
<line>
D* forma *rática, indivíduos e fam*lias
</line>
<line>
enfr*ntam uma ampla gama ** escolhas
</line>
</par><par>
<line>
f*nanceiras complexas que podem ter
</line>
<line>
ef*itos duradouros no seu bem-*star (ZHANG;
</line>
</par><par>
<line>
SUSSMAN, 2018). *ara atender aos requis*tos de *so do dinheir* e *s ***isõ*s de*e
</line>
</par><par>
<line>
decorr*ntes, a contabilidade mental é modelada para ajud*r a* pessoas a manterem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
au*oc*ntrole diante de tentadoras **ortuni****s
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
cons*m*, max*mizar o
</line>
<line>
conce**o de
</line>
</par><par>
<line>
hedon*smo ori*ndo dos *es*ltados
</line>
<line>
das
</line>
<line>
dec*sões
</line>
<line>
(ANTONIDES; RANYARD, *017;
</line>
</par><par>
<line>
TH*LE*, 1999; THALER; SHEF*IN, 1981; Z*A*G; SUSS*AN, 2018) e simpli*icar
</line>
</par><par>
<line>
decisões, atribuindo limites de *rçam*nto e* categ*ria* de despesas, *vitando *xc*ssos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
influenciand* também as decisões de pou*anç* (*EATH; SOLL, 19*6). As*im, as *es*o*s
</line>
<line>
*ive* e* realizar tra*e-offs entre o **nsumo *oti**ano e os proj*tos de con*umo futuro.
</line>
<line>
Dess* modo, a p*opens*o marginal a consumir é mais *l** na renda a*ual e m*nor na
</line>
</par><par>
<line>
re*da fu*u*a,
</line>
<line>
e os indivíduos categoriza* os ***ultados financeiro* em contas mentais
</line>
</par><par>
<line>
pr*d*finidas *om base *m seu p*ó**io *onhecim*nto e en*endimento fi*ance***
</line>
</par><par>
<line>
(MAHAPA*RA; RAVEENDRAN; DE, 20*9; SHEFRI*; THALER, 1988),
</line>
<line>
mel*orand*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**iciência cognit*va, fac*l*tando
</line>
<line>
a rápida r*cupera*ão e julga*ento de informaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
consideradas
</line>
<line>
relevantes (*ENDERSON; PETERSON, 1992), fac*litando a criaç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
heu*ística* de
</line>
<line>
d*cisão que coma*dam c*m* e quando *astar (SHEFRIN; THALER, *9*8;
</line>
</par><par>
<line>
THALE*; SHEF*IN, *981).
</line>
</par><par>
<line>
No entanto,
</line>
<line>
pe*quisas junto às fin*nças c*mportam*nt*is apontam para a falta
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
conhec*ment* f*nanceir*
</line>
<line>
básic* e er*os generalizados de co*n*çã*, ressalta*do qu* a ment*
</line>
</par><par>
</page><line>
engana o indivíduo, poden*o p*tencializa* p*rdas, *evando * vi*laç*o da fungibilidade * ao
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. 1, art. 6, p. *1-110, jan. 2024 www*.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. T. Constan*ino, A. C. M. Silv*
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
e*cesso
</line>
<line>
de re*triç**s das opções, levando a err*s sistemát*cos, co** a tom*da de decisão
</line>
</par><par>
<line>
m*ope (BENARTZI; T*ALER, 1995; THALER et al., 1997; ZHANG; S*SSMAN, 2018).
</line>
<line>
Assi*, o processo de contabilidade mental explica a**uma* *nomalias do comportam*nt* *o
</line>
<line>
con*umidor.
</line>
<line>
Por conta do tempo exíguo para decisões, hábitos, comodidade, d*sp*n*bil*dade de
</line>
</par><par>
<line>
inform*ç*es, precip*taç*o por impulso, ilusões mentais, per*epções de equidade
</line>
<line>
social,
</line>
</par><par>
<line>
rac*onali*a*e *imitada, de*tr* inúmeros fatores p*icológicos, ** vezes, é m*i* important* para
</line>
<line>
* *onsumidor se uma tra*s*ção é considerada vantaj*sa e *usta do que o valor do produ*o ou
</line>
<line>
s*rviço a*quirid* (MUEHLBACHER et al., 2011; THALER, 1985).
</line>
<line>
2.2 Educação Financeira
</line>
</par><par>
<line>
A educação *inanceira apresen*a-se com* a d*fusão
</line>
<line>
*e **nc*ito* e ideias ligadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
promoção e aume*to do *apital hum*no c*m a *i*alidade de gerar conhecimen*o e, p*r *ss*,
</line>
</par><par>
<line>
tem c**o s*nônimo conhe*imen** financ*iro (HUST*N, 2*10;
</line>
<line>
LUS*RDI; MITCHELL,
</line>
</par><par>
<line>
2014). Para *o**ich, Vieira Kirch (*016), "* foco princ*pal da educação financei*a é * e
</line>
<line>
c*nhecimento". Nesse cont*xto, a educ*ção financ*ira é definida como o processo a* long*
</line>
<line>
do tem*o pe*o qual passam ** consumi*ore*-investidores *ara ampliarem s*a compreensã* e
</line>
<line>
habil*dades so**e conceit*s, produtos financei*os, po*si*i*idad*s d* ganhos, riscos de p*rdas,
</line>
</par><par>
<line>
pa** que p*ssam to**r
</line>
<line>
decisões mais *ce*tad*s d*ante *as p*ssi*ilidades
</line>
<line>
*ue s* apresentam
</line>
</par><par>
<line>
(OE*D, 20*6).
</line>
</par><par>
<line>
Dado o cresci*en*o do capitalism* e das soci*dades de cons*m* que geram como
</line>
</par><par>
<line>
*xternalidade
</line>
<line>
prob*emas
</line>
<line>
d* endividamento *as famílias, tem surg**o uma pr*ment*
</line>
</par><par>
<line>
*ecessidad* de se *nst*tuíre* programas *e ed*caç*o financeira,
</line>
<line>
pois in*i*ídu*s ap**s
</line>
</par><par>
<line>
fin*nc*ira*ente podem *oma* decis**s acer*adas e melho*ar sua *uali*a** de vida
</line>
</par><par>
<line>
(FERREIRA, ***7). A OC*E (2016) con**dera que, se *
</line>
<line>
educação financei*a cons*gu*r
</line>
</par><par>
<line>
*romove* u* *elhor
</line>
<line>
ace*so aos pro*utos finan*eiros,
</line>
<line>
proteção dos
</line>
<line>
consumid*res e m*rcos
</line>
</par><par>
<line>
regu**tório*, de*empenhará
</line>
<line>
um papel *unda*enta*
</line>
<line>
nos resultad*s e*onômicos dos
</line>
</par><par>
<line>
inve*tidores. Assim, o pr**esso de educação fi*anceira *ode se* definido *onforme a figur* 2.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-*10, ja*. 2**4
</line>
<line>
ww*4.*s**et.c*m.br/***ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contabilid*de Mental como Ferramen** de Promoção da C*dadania de In*estidore* Brasil*iros
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 2 - Fluxo do processo de ed*cação financ**ra
</line>
</par><par>
<line>
As políticas de educ*ção financeira estimula*as p**os orga*ismos internaciona*s,
</line>
</par><par>
<line>
como a OCDE, não pensam a*enas no incenti*o à e*ucação *as
</line>
<line>
pessoas, mas t*m**m na
</line>
</par><par>
<line>
proteçã* ao consumidor de serv*ços financeiros (BCB, 2017). Em um estudo com adultos,
</line>
</par><par>
<line>
*i*va et. al (2017)
</line>
<line>
dem*nstraram que, ** s*re* subm**idos às questões espe*íf*cas sobre
</line>
</par><par>
<line>
educação e conhe*imen*o financeir* e autoc*n*eito financeiro, pessoas de di*er*ntes níveis d*
</line>
</par><par>
<line>
ed*c*ção obtiv*ram
</line>
<line>
notas sim**ares
</line>
<line>
n** t*stes, refleti*do, então, que a relação esc*l*rid*de-
</line>
</par><par>
<line>
edu**ção financeira é falsa, podendo *sse *ato es*ar li*ado à m* *u*lidade de ensino,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ausência do ensino d* e*ucação fi*ancei*a * finança* p*ssoais ao *ongo de sua v*da escola* ou
</line>
<line>
a um nív*l preocupante de exce*so d* ***fiança e*tre o grupo co* mai*r e*colaridade,
</line>
<line>
restando *laro q** os indivíduos julgam serem m*is educados financeiram**te conf*rme sua
</line>
<line>
**c*l*ridade aumen*a.
</line>
<line>
Por mei* do Pro*r*mm* f*r Intern**ional Student A*se*sment - PI*A (OECD, 2018,
</line>
<line>
2020), após desempe*hos *uito r*i*s n* teste de educaçã* f*nanceira a*licado pela O**E, o
</line>
</par><par>
<line>
gove*no brasi***ro introduzi* o **sin* *a ed*cação financeir* no
</line>
<line>
*nsino funda*ental
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 2*17). Nesse sentido, o país mos**a uma ad*s*o co*cr*ta às práticas internaciona*s
</line>
</par><par>
<line>
da OCDE,
</line>
<line>
na tentativa de elevar o *í*el de apre*dizagem e d*senvolviment*
</line>
<line>
dos jovens,
</line>
</par><par>
<line>
v**ando proporcio*ar o direito à cid*da*ia
</line>
<line>
pl*na no futuro (VIEIRA; MOREIRA JU*I*R;
</line>
</par><par>
<line>
POTRICH, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, Fernande*, Lynch * Netemeyer (201*) a**rmam que, estra*ég*as de
</line>
<line>
e**c*ção finan*eira com *irecionam*nto exc**siv*m*nte pedagógi*o nã* tê* sido suficientes
</line>
</par><par>
<line>
p**a
</line>
<line>
proporcionar mu*anças no comport*mento financ*iro
</line>
<line>
de i*di*íduos. Assim, *uger*-se
</line>
</par><par>
<line>
que os
</line>
<line>
aspecto* de *titude e comportamento orig*nados d*s
</line>
<line>
variáveis psicológicas estão
</line>
</par><par>
<line>
intrinsecam*nt* li*ados às decisões financeiras, em especial a*s investim*ntos.
</line>
<line>
Co* * objetivo de melhorar os pr*gr*mas de educaçã* f*nanc*ir* usando as *inança*
</line>
</par><par>
<line>
comportamen*a*s, os respo**ávei* pelo desen*olvimento
</line>
<line>
*a *ducaç*o fi*anceira nos país*s
</line>
</par><par>
<line>
devem est*r cientes de *ue n*m sempre os indivíduos comportam-se tota*men*e como o homo
</line>
<line>
economicus, ou seja, de modo racio*al, e que nã* h* um proce*s* padroni*ado para alca*çar
</line>
</par><par>
<line>
os níve** de educa*ã*, atit*de e comporta*ento ideais (O*CD, 2013). N*sse sentido,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
implementaçã* da educação finan*eir* co*o estratégia de tran*missão *e c*nh*ci*entos e de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 2*, n. 1, *rt. 6, p. 91-1*0, jan. 2024 www4.fsanet.c*m.br/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. T. Constant*no, *. C. M. Silva
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
ferra**nta de co*t*ole das fina*ças tem buscado, cada v** mais, o uso de *deias das ciên*ias
</line>
<line>
co*por*amentais para compreende* o *odo de *gir *os indivíduos *m re*ação ao
</line>
<line>
geren*iamen** das *i***ças (C*M, 20*7).
</line>
<line>
*.3 Hip*teses
</line>
<line>
Desde sua pr*meira *vidência empírica, a contabilidade mental s* cons*it*i de diversas
</line>
<line>
ge*eraliz*ções vá*ida*, ma* que carecem de estud*s segm*ntados para traçar perfis
</line>
<line>
individuais * de grupos (MUEHLBACHER; KIRCHLE*, 2019).
</line>
<line>
** tocante aos investidores, Cost* (2009) esboçou perfis para defini-los. O primeiro é
</line>
</par><par>
<line>
o já *onsagrado hom* econo*icu* - ECON* *or *uns**in e Thal*r (2019), que
</line>
<line>
*ó se
</line>
</par><par>
<line>
apresenta factível na atualidade
</line>
<line>
dentro da realidad* econômica or**doxa, *ois ainda são
</line>
</par><par>
<line>
c*locados em evidência por conta do *oco is**ado na educ*ção f*nance**a. Par* medição dessa
</line>
</par><par>
<line>
cara*terística e s*us efeitos sobre a
</line>
<line>
contabilid*** mental, foi a**icado aos respondentes, um
</line>
</par><par>
<line>
*e*te de e*ucação f*na*ceira nos moldes do util*zado pela OCDE (2016) e pelo Banco Ce*tral
</line>
<line>
do Br*sil (2**7).
</line>
<line>
Dessa forma, da*o que o inter-relacionamento ent*e o uso da co*tabilidade mental *
</line>
</par><par>
<line>
os níveis
</line>
<line>
de edu*aç** financeira po*co foram estudados no *ampo q*anti*ativo, *urge
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seguinte hipótes*:
</line>
<line>
H*: A educação financeir* contribui significativamen*e p*ra o envolvi*ento do*
</line>
<line>
investidores brasi*ei**s no uso da *on*abilidade *ental.
</line>
</par><par>
<line>
*á o segundo perfil descrit* p*r C*sta (20*9) é *omo sapiens *UMANS por
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Sunste** e Th*l*r (2019), ou ho*o he*ristics, por *VM (2017), que represent* fat* de o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
homem,
</line>
<line>
di*nte da *a*ilidade inata do apre*diz*do usando processos cognitiv*s que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pe*mitem ap*ender
</line>
<line>
as coi*as por si só atr*vé* de t*ntativa e e*ro (*O*TA, 20*9), traçar seu
</line>
</par><par>
<line>
próprio roteiro *ec*sór*o. Em s*u *studo, M*ehlbacher e *irchler (2*19) anali*a*am as
</line>
<line>
diver**s nuances no us* da contabilidade m*ntal diant* de u* *enário de tomada de decis*o
</line>
<line>
financ**ra, correl*c*on*ndo seu *s* às v*riáveis psicol*gicas em cidadãos austríacos,
</line>
</par><par>
<line>
aplican*o os *onsagrados testes de m***ção *a imp*lsividade dos i*d*ví*uos, BIS
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
(MALLOY-DINIZ et al., 2010), teste de afer*ç*o personalidade BIG Five In*entory BFI-1*
</line>
<line>
(BYRN* et a*., 2015; MCADAMS; PALS, 2006; PI*JISAK*KOOL, *017; RAMM*TEDT;
</line>
</par><par>
<line>
J*HN, 2007), que *amb** será *ncorpo*a*o n* e*ição d* PISA
</line>
<line>
*021(O*CD, 2017), e
</line>
</par><par>
<line>
variáveis de o**entaç*o *emporal
</line>
<line>
de cu*to e long* prazos, tamb*m ligadas p*rsonalidade, à
</line>
</par><par>
<line>
propostos p*r Anton*des, *root e
</line>
<line>
Ra*ij (201*), co* intuito o
</line>
<line>
*e explorar os fa*ores que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 1, art. 6, *. 91-110, jan. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*ntabil**ade M*nta* como Ferramenta ** Promoção da Cidadania de Inves*idore* B*asileiros
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
influem no **volvimento c*m a contabilidade mental. Nesse sentido, est* pesquisa, u**lizou
</line>
<line>
os mesmo* te**es para a amostra *e investidore* b*as*le**os.
</line>
<line>
*ada a *mpo*tân*ia em am*liar **ses estud*s * id*ntificar mais *if*ren*as individua*s
</line>
<line>
e seus correlatos para a*mentar as ev*dênci*s existente* p*ra as su*osições centrais *a *eoria
</line>
<line>
da contabilid*d* mental (*UEHLBACH*R; KIRCHLE*, 2019), ** sej*, qu*is a*p**tos têm
</line>
<line>
marcante i*fluência nos indi*íduos, em espe*ial inv*stidores b**sileiros, surgem as seguin*es
</line>
<line>
hi*ótes*s:
</line>
</par><par>
<line>
H2: Os *ator*s comportamentais *o*tribuem sign**icativame*te *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
envolvi*ent* d*s in**stido*es brasileiros no uso da contabi*idade mental.
</line>
</par><par>
<line>
*2a: Os t*a*o* de personalida*e co**ri*uem
</line>
<line>
significativamente para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*volvimento dos i*vestidores bra**leiro* no uso da con*ab*lidade mental.
</line>
</par><par>
<line>
*2b: Os *ipos de *mpulsividade co*tr*buem signific*tiva**nte *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
env*lvimento *os in**sti*ores brasileir*s no uso da cont**ilidade me*tal.
</line>
</par><par>
<line>
H2c: A orientação temporal *ontri*ui *igni*icativame*te p*ra o envolvi*ento dos
</line>
<line>
inv*stidores brasile*ros no us* da con*ab**idade mental.
</line>
<line>
Das *ip**eses *ratadas, emerg* * modelo estru*ural apresentado na f*gura 3.
</line>
<line>
*igura 3 - M*delo estrut*ral propo*to
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: a*aptado de Ma*apat*a, R*veen*ran e De (*019) * *ueh*b*ch*r e Kirchl*r (20*9).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-110, jan. 2024
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. T. Constantino, A. C. *. Sil**
</line>
<line>
*00
</line>
</par><par>
<line>
3 MATERIAI* E MÉTODOS
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Coleta e Tratamento dos Dados
</line>
</par><par>
<line>
Para a proposição *e um modelo d* cont*bili*a*e m*ntal que busqu* identific*r,
</line>
<line>
espe**ficar * conso*idar *s fatores que o impactam se* uso, f*i realiz**o um estudo de caráter
</line>
<line>
*xplo*atório, por *ei* do método survey, com a *plicação de u* que*tion*rio com 80 itens,
</line>
<line>
co*e*ado entre julho e sete*bro d* ano de 2020.
</line>
<line>
A *opulação-alv* *oi selecionada por amostr**em d* conveniên*ia, s*ndo comp*sta
</line>
</par><par>
<line>
por 201 *nvestidores b*a*ileiro* a p*rtir de 18
</line>
<line>
anos *e id*de, *u*
</line>
<line>
in*estem seus *ecursos n*
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
* análi*e d*s *ados foi realizada através de modela*em ** equ*ç*es estruturais
</line>
<line>
b*seada em m*nimos q*adrados parciais (MEE-MQP) por meio do softwar* SmartPLS 2.0,
</line>
</par><par>
<line>
tendo e*
</line>
<line>
conta que essa téc*ica se most*a *erf*i*amente adequad* *uan*o
</line>
<line>
n*o há
</line>
</par><par>
<line>
*onhecimento *uan*o à norm**idade d** d*dos e
</line>
<line>
dada complexidade
</line>
<line>
do modelo,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente pe** número
</line>
<line>
con*ider*vel de c*nstrutos form*tivos e pe*o t*man** da
</line>
</par><par>
<line>
amost*a (BIDO; SI**A, 2019, HAIR et
</line>
<line>
al., 2011, 2012),
</line>
<line>
sen*o adequada a um tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
exploratório, p*is é *m* modelag*m causal que visa ao desenvolv**e*to de t*oria*, *as quais
</line>
<line>
s* dese*a encontrar e an***sa* a corre*aç*o e a as*ociação entre *s var**veis e su*s influências,
</line>
</par><par>
<line>
*axi**zan*o * var*ância explicada
</line>
<line>
dos construtos l*ten*es *ep*ndente* * t**n*ndo possível
</line>
</par><par>
<line>
lev*ntar questões
</line>
<line>
es*e***i*a* e
</line>
<line>
preci*as de co*siderável complex*dade em cenár*os *aturais
</line>
</par><par>
<line>
(HAIR; RINGLE; SARSTEDT, 20*1, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Na primeira et*pa do estudo, for*m *va*iados inicia*mente o modelo
</line>
<line>
de m*nsuração
</line>
</par><par>
<line>
ou *xtern*, por meio d* *arga dos const*u*os. Se*uin*o, foi avali**a * consistênc*a interna
</line>
<line>
d*s in*i*ad*res, por me** da conf*abilida*e c*mposta e por m*io do Alp*a de *ron*ach, em
</line>
<line>
qu* se buscou dirimir erros s*stemático* de medição, se*do *xcluíd*s questões que *esult*ram
</line>
<line>
va*or*s q*e indi*am baixa **nsistên*ia. Na avalia*ão geral do modelo exter*o, f*i realiz*da a
</line>
</par><par>
<line>
an*lise d* val*dade conv*rge*te, por meio *a va*iânc*a *édi* e**ra*da (VM*), a
</line>
<line>
**lid*de
</line>
</par><par>
</page><line>
discri**na*te, por meio da anális* d* cargas c**zadas * Forne**-Lacker a detecção de *
</line>
<line>
multicoli*earidade, a*alisando-se os f*tor** de inflação da variância (VIF).
</line>
<line>
Na aval*aç** do modelo estru*ural, f*ram anal*sados os coe*icientes de determinaçã*
</line>
<line>
(*²), * relevânc*a preditiva (Q*), o tamanho e a si*nific*ncia dos coeficient*s de cam*n*o ()
</line>
<line>
c*m base em uma amostra de b*ots*rapp*ng de 500* e o ta*anh* do ef*ito (f²) (HAIR JR et
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, *. 21, n. 1, *rt. 6, p. 91-110, ja*. 2*24 w*w4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contabil*dade M**t** como Ferramenta de *romoção da Cidada*ia de *nves*idores Brasileiros
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
al., 20*7). Para aceitação estat*stica do p-valor d*s *ariáveis i*dep*ndent*s, fo* definid* como
</line>
<line>
1% o ní*el de significânc*a.
</line>
<line>
Por fim, para a validaçã* dos q*atro componente* para medir a formaçã* da
</line>
<line>
contabil*d*de ment*l, ou s*ja, renda *tual (C*), ativos atuai* (CA) e ren*a futura (*I) e
</line>
<line>
orçamento ment*l (MB), o *studo *tilizou o Hierar*hical Compone** Model (HCM) ou High-
</line>
<line>
O*der Constructs (HOC) par* cons*rui* o fator de segunda ordem (SARSTEDT et al., 2019).
</line>
<line>
3.2 PERFIL DA AMOSTRA
</line>
<line>
Um *reve pe*fil da am*s*ra indica que dos 201 inv*st*dores r*sponde*tes,
</line>
</par><par>
<line>
do*i*iliado* *m 15 estados d* Brasil e
</line>
<line>
n* e*terior, 6*,18% se consider*m do gênero
</line>
</par><par>
<line>
masculino. D* *ot*l, a *aioria (64,68%) do* *espondentes p*rtence* à fa*xa etár*a entre 35 e
</line>
</par><par>
<line>
60 anos de idad* e 62,*9% são *a*ados. *u*nt* ao nível
</line>
<line>
de educ*ção formal,
</line>
<line>
8 2 ,0 9 %
</line>
</par><par>
<line>
possuem n**el *uperior o* pós-gr*dua*ão completa e 1*,41%
</line>
<line>
ens*no médi* com*leto. *o
</line>
</par><par>
<line>
total da am*st*a, declara* te* situaçã* econômi*a boa o* méd*a 92,54%, sendo *ue 7*,78%
</line>
<line>
de*l*raram possuir a partir de R$ 50 mi* reais de patrimônio.
</line>
<line>
4 *ESU*TADOS E DISCUS*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O modelo analisado nest* pe*quisa, propõe desenvo*ver
</line>
<line>
as relações ent*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Contabilidade *e*tal e os fator*s q*e a impactam. D*ss* forma, seguem *s *ir*tri*e*
</line>
</par><par>
<line>
*ro*ostas p*r Mah*patra,
</line>
<line>
Raveendran e De (2019), con*ug*das com as *ar*áveis
</line>
</par><par>
<line>
socioeconôm***s, **mogr*f*cas e
</line>
<line>
co*po*tamen*ais p*opostas na pe**ui*a d* *ue*lbacher
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Kir*hler (*01*) que im*actam diretamente a *ontabili*ade Mental.
</line>
<line>
4.1 F*toração de Primei*a Ordem
</line>
<line>
P*ra s* che*ar ao modelo ajustado às premissas da l*teratura, inicialmente foi aval*ado
</line>
<line>
o *o*elo de mensu*ação (ap*ndice *). Dado *s resultad** das cargas externas d*s construtos,
</line>
<line>
u* item do c*nstruto renda atua* (CI), dois itens do construto re*da futur* (F*), u* item do
</line>
<line>
con*tru*o ori*ntação de cu*to prazo (O*I*NT ST) e um item do co*struto orien*ação d* longo
</line>
<line>
prazo (ORI*NT LT) f*ra* r*ti*ado*, *o** suas cargas apr*sentaram valor*s infer*ores a 0,4.
</line>
<line>
*a** ressaltar que não foram a*aliados os construtos d*s cinc* ti*os de personalidade e dos
</line>
</par><par>
<line>
três
</line>
<line>
t i pos de
</line>
<line>
impulsividade, por *e *ratar de t*ste* pad*oniza*o* e c*nsagra*os
</line>
<line>
tanto pela
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 2*, *. 1, art. 6, p. 91-1*0, jan. *024
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. S. T. Constanti*o, *. C. M. Silva
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
psicologia com* por
</line>
<line>
pesquis*s
</line>
<line>
anteri*r** que o u*iliz*ram como referênci*. Todo* *s itens
</line>
</par><par>
<line>
a***isados dera* com* resultado s*gnificância estat*stica a 1%.
</line>
<line>
Após essa verifi*ação inicial, passo*-s* à avaliação das cargas cr*zadas e da
</line>
<line>
consi*tênc*a in*erna po* meio da confiab*lidade composta e do alfa d* *r*n*a*h, da validad*
</line>
</par><par>
<line>
conv***ente, *or meio d* variân*ia méd*a ext*aída (*M*) e
</line>
<line>
da *ali*ade discriminante, por
</line>
</par><par>
<line>
meio do crit**io de Fornell-Lacker e da a**lise da multicolinearidade. Como resultado
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
análise, foi *x*luí*o um item do construto orienta*ão de longo p*azo (O*IENT L*) e u* *tem
</line>
<line>
do c*nstruto *atr*môn*o atual (CA). M*sm* após a exclusã* *esses itens, o cr*tério de alfa de
</line>
<line>
Cronbach não foi *tingido p*ra os dois construtos. C*ntud*, p** *e tratar de uma pesq*isa
</line>
<line>
expl*ratória, *or ter sid* va*idado po* todo* os outros teste* e pelo embasamento teór*co das
</line>
<line>
*ipótes*s d* ci*lo de v*da co*porta*ental, proposta p*r Shefrin e *h*ler (1988) contidos n*
</line>
</par><par>
<line>
*ontabilidade Mental, o
</line>
<line>
presente estu** opt*u por mante* va**ável na escal*, do mesm* *
</line>
</par><par>
<line>
modo realizado na pesquis* d* *ahapatra, *aveendra* e De (2019). Ou*r* ponto importante
</line>
</par><par>
<line>
de análise é fato do c*nstruto renda o
</line>
<line>
atual (CI), a*ós as *alidaçõ** *nici*is, ficar
</line>
<line>
somente
</line>
</par><par>
<line>
com um item f*rmado*, o que não é recomendado pela literat*ra.
</line>
<line>
Finda a avaliação d* modelo d* *ensuração, pôs-se à an*lise do mod*lo *strutural,
</line>
</par><par>
<line>
para avaliar
</line>
<line>
os efeitos e a q*a**dade da
</line>
<line>
p*edição *a* *ela*ões do mode*o. Des*a forma,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
modelo indica que
</line>
<line>
as *ariávei* en**ge*as
</line>
<line>
são *revistas pelos fatores soci*econômico*,
</line>
</par><par>
<line>
*em*gráfico* e comportamen*ais, co*tu*o, apresen*a*do precis*o *r*ditiva fra*a a moderada
</line>
</par><par>
<line>
para estud** em c*ências sociais, pois
</line>
<line>
o re*ul*ado de R
</line>
<line>
2
</line>
<line>
pa** a* qua**o *imen*ões
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Cont*b*lidade Mental foi abai*o de 0,50. Já o *ama*h* de Q2 indi*ou, pa*a os constru*os renda
</line>
<line>
a*ual (CI) e patr*mô*io atual (CA), relevância pequ*na, e para ** construtos or*a*ento mental
</line>
<line>
(MB) e renda f*tura (FI) r**evância predit*va média. No tocante ao tamanho do ef*ito (f²), os
</line>
<line>
r*sulta**s indica* que tod*s as v*r**veis têm efeito p*quen* nos *uat*o construto* m*d*dos,
</line>
<line>
pois apresenta*am res**t*dos até 0,15, com exceção da variável que mede a impuls*vidade
</line>
<line>
mot*ra (I*PULSM), que apres*n*ou e**it* m*dio so*re o construto orçamento m*ntal (MB).
</line>
<line>
4.2 Fatoração de Segunda *rdem
</line>
<line>
A *atoração *e **g*nd* o*d*m da contabilidade ment** foi *ealiz*da usand* a técnica
</line>
<line>
H*erarch*cal Co*ponents Model (*CM). Essa técnica é especia*mente ut*lizad* para facilitar
</line>
</par><par>
<line>
a m*delagem de um *onstr*t* em uma
</line>
<line>
*ime***o de nível supe*ior
</line>
<line>
mais abs*rata e suas
</line>
</par><par>
<line>
*ubdimensões de orde* inferio* mais con*retas, são e
</line>
<line>
uma ten*ência de aplicabilidad* cad*
</line>
</par><par>
</page><line>
vez mais abra*gent* na modela*em *e e*ua*ões estruturais com mínimo* quadra*os parciai*
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. *, art. 6, p. 91-110, *an. 2024 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Conta*ilid*de Mental c*mo Ferrament* de Pro*oção *a Cidadani* *e Inve*tidores Br*sileiro*
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
(*ARSTED* et al., 201*), pois leva* a uma maior parc**ônia teórica, reduzi**o a
</line>
</par><par>
<line>
complexidade dos modelos com * intu*to de ev*tar conf*sões co*o a **ltico*inearidade
</line>
<line>
(H*I* JR *t a*., *014; KUPPELWIESER; SAR*TE*T, 2014).
</line>
<line>
Co*sideran*o a fatora*ão de segu*da ordem (apêndice C), uma nova validação do
</line>
<line>
m*delo foi **alizada por meio d* ve*ificação d* consist*ncia in*erna, *o alfa de Cronba*h, da
</line>
<line>
**lida*e co*ve*gent* * da validade discrimi**nte. Todos os itens que f*rmam o con*trut*
</line>
</par><par>
<line>
*onta*ilidad* *ent*l (MA) foram validados. Dessa **rma, chegou-se ao a*ust*men*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*elação estrutural entre a contabil*dade menta* * seus correl*tos e o* *oe*ic***tes de cami*ho
</line>
<line>
a*ustados e os result*d*s a seguir:
</line>
<line>
Figura 4 - Mo**lo f*nal a**stado
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
Nota:*** p<*,01, **p<0,05, * p<0,1*.
</row>
<row>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 2*, n. 1, art. 6, p. 91-110, *an. *024 *ww4.fsanet.com.br/revis*a
</row>
</column><page>
<par>
<line>
T. S. T. Consta**ino, A. C. M. Silva
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
*egundo os resultad*s da anál*se, há signific**cia estat*s*i*a (*%) nas var*á*eis sex*
</line>
<line>
(S*X), situ*ção e*onômica relatada (*CON**T), traç* de personali*ade openness (TRAITO),
</line>
<line>
impulsiv*dade motora e impulsivi*ad* não planejada (IMPUL*M e IMPLS**) e ori**tação
</line>
<line>
tempor*l de longo *raz* (ORIENT*T), em relação c*m a c*ntab**i*ade ment*l (MA). *essa
</line>
<line>
*orma, o modelo i*dica que um maior grau de envo*vim*nto c*m a cont*bilidade menta* por
</line>
</par><par>
<line>
parte *os inv*stidores e*tá relacio**do
</line>
<line>
* s*r
</line>
<line>
do s*xo mascul*n*, com *elho* situaçã*
</line>
</par><par>
<line>
e*onômi*a pe*cebida, possuir baixos *íveis de *mpulsividade moto*a, ou seja, p*n*ar antes de
</line>
</par><par>
<line>
agir, t**
</line>
<line>
uma *rie*tação temp*ral *ais vo*tada ao longo pra*o,
</line>
<line>
possuir baixos níveis
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
impu*sividade não plan*jada, ou seja, ter o costume de planejar suas ações, d*do es*as duas
</line>
</par><par>
<line>
*ltimas variá*ei* apresentarem corr*lação *egativa. Curiosamente, **aço d* personalidade *
</line>
</par><par>
<line>
openness, que i*e*tifica *essoas mais
</line>
<line>
abert*s em*ção, mais imprevis*veis ou *om falta de à
</line>
</par><par>
<line>
foco e mais propensas a *e envolverem ** *omportam*nto* de risco, tam*ém apresentou alto
</line>
</par><par>
<line>
g*a* *e envol*iment*
</line>
<line>
* om a
</line>
<line>
cont*bilidade *enta*. *ess* forma, pod*mo* *nferir, também,
</line>
</par><par>
<line>
que ess*s inv*stidores utilizam a c*ntabili*ade men*al c*mo um instrumento de **to*ontrole,
</line>
</par><par>
<line>
fato destacado por
</line>
<line>
diversas pesquisas, mas
</line>
<line>
em especial
</line>
<line>
n* Teoria da Cont*bilidade Mental
</line>
</par><par>
<line>
(SHEFR*N; THALER, 19*8; THALER, 1999).
</line>
<line>
É i*por*an*e ressaltar * fato de que os indivíduos que declararam estar *m melhor
</line>
</par><par>
<line>
situação econômica se enc**travam mais en**lvi**s
</line>
<line>
c*m a cont*bilidade mental. *ma
</line>
</par><par>
<line>
*náli** ma*s apurada s*gere dua* *ossí*eis *x*l*caç*es. * prime*ra *e* relaç*o com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
amostra estudada, pois, como *la é compost* de inve*tidores, ess*s
</line>
<line>
costuma* ter maior
</line>
</par><par>
<line>
controle de suas fi*an*as. A segunda en*ont*a ap*i* no **tudo de M*ha*atra, Rave*ndran e
</line>
</par><par>
<line>
*e (2019), qu* relata
</line>
<line>
que a c*mpreens*o da cont*b*lidade menta* pode potencial*ente
</line>
</par><par>
<line>
m**horar a tom*da de de*isões financeiras, ou seja, *
</line>
<line>
c*n*abilid*de mental,
</line>
<line>
*uando bem
</line>
</par><par>
<line>
utilizad*, *od* ser in*tr*m*nto de auxílio pa*a e*onomi**r, rac*on*lizar o* gastos e ass*m
</line>
<line>
al**nçar uma melhor si*uação econôm*ca. Em *ela**o à variável *mpulsiv*d*de *ão plane*ad*,
</line>
</par><par>
<line>
q*e apres*ntou
</line>
<line>
cor*elação *ega*iva, ess* resultado se coaduna com a
</line>
<line>
pesqui*a de
</line>
</par><par>
<line>
*uehlbache* e Kir*hl*r
</line>
<line>
(*019). Já v*r*áv*l ori*ntaçã* temporal de a
</line>
<line>
longo prazo encontra
</line>
</par><par>
<line>
resultado semelhante no *s*udo de *ntonide*, Groot e Raai* (2011).
</line>
</par><par>
<line>
Ana*isando sob a ótica
</line>
<line>
do modelo es**utural, *s variá*eis socioe***ô*icas,
</line>
</par><par>
<line>
de*ográficas e *ompor*amentais apre*entadas c*nseguiram, por meio do *2, explica* 4*,7%
</line>
</par><par>
<line>
da contabilidade menta*, um percent*al ba*tante satisfatório para *stud*s ex*lo*atórios
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
ciências sociais. Como compara*ivo, a pes**is* de Muehlbacher K*rchle* (2019), feita *
</line>
<line>
apena* c*m mínimos quadrado* ordi*ários, te*e um R* de 0,*4, o que demonst** o po*en*ial
</line>
<line>
*o mode*o est*da*o. Ao *nifi*ar os quatros constru**s em uma única dimensã*, a rele*ânci*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 21, n. *, art. *, p. **-110, j*n. 2024 www*.f*a**t.com.b*/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*tab*lidade Mental co*o Ferrame*ta de Pr*m*ção da C*dad*nia de In*e*tidores Bra**leiros
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
* *ONSID*RAÇÕES F*NAIS
</line>
<line>
Como objetivo, esta pesquisa exploro* como os *nve*ti**r*s brasileiros, fren*e *
</line>
</par><par>
<line>
tomada
</line>
<line>
de
</line>
<line>
decisões financeiras, envolvem-se com a
</line>
<line>
utilização da Contab*lida*e *e*tal.
</line>
</par><par>
<line>
Con**r*e a revis*o d* li*e*a*ura, os elem*ntos conduzem ao perfil socioeconômico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demogr*fico, ao* n*veis da educação financ*ira e, em espec*al, a** f*tores comp*rta*entais,
</line>
<line>
resta**o cla*o *ue as questões do **m*o*tame*to humano afetam d*retam*nte a questão
</line>
<line>
*ogn*tiva.
</line>
<line>
Des*a forma, * contabili*ade men*al refle*e em maior ou menor grau a const*ução *o
</line>
<line>
relacionam*n** dos in*ivíduos com o din*eiro por meio *as dimensões orçamento m*nta*,
</line>
<line>
renda atual, patr*môn*o a*ual e ren*a futura. No todo, *sse proce*so * mai* comument*
</line>
</par><par>
<line>
ut*li*ado por investidores h*men*, mais *laneja*o*, menos impulsivos na hora
</line>
<line>
d* agir, que
</line>
</par><par>
<line>
*os*uem u*a *elhor situação *conômica, *ue buscam esta*ilid*de financeira a long* prazo e
</line>
<line>
que, qua*do possuem u*a perso*alidade marcada *ela abe*tura * emoção, a*en*uras * risco,
</line>
</par><par>
<line>
se util***m da contabi*idade *ental c*mo um supor*e para manter
</line>
<line>
o contr*le so*re as
</line>
</par><par>
<line>
**nanças.
</line>
</par><par>
<line>
Em *elaç*o ao modelo e à técnica ut*liz*da, os resu*t*dos de*te e*t*do *ugere* que a
</line>
</par><par>
<line>
operaciona*i*ação de construto* refle*ivos em uma única dimens*o nã* está imun*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prob*emas, po*s
</line>
<line>
os efeito* específi*os de cada *imensão
</line>
<line>
pode* se confundir com um efeito
</line>
</par><par>
<line>
c*mposto (K*PP*LWIESER; SARS*EDT, 2014). Por
</line>
<line>
es*e motivo, foram identificadas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-110, jan. 2024
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. T. Constantino, A. C. M. Silva
</line>
<line>
*06
</line>
</par><par>
<line>
diversas in*o*sistências, *í**cas de um modelo explo*atório, p*incipalmente na *i*ens** que
</line>
<line>
mede * ren*a atual (C*). Apesar desse fato, o *odelo demons*ra *sta* *o ca*i*h* c***eto para
</line>
<line>
se to**ar cad* v*z mais robusto, *ecessi*ando *e mais test*s * ap**m*ramentos, *om vistas *
</line>
<line>
c*p*urar *om ex*ti*ão tod*s os asp*ctos ** con*abilidade mental.
</line>
<line>
**d*-se **ncluir, entã*, qu* o se* *um**o nem sempre tem *omo objetivo *r*nc*pal a
</line>
<line>
*ax*miz*ção da utilidad*, pois * depen*e* d* si*uação fátic*, seu comportamento muda com
</line>
<line>
a* pos*ibilidades de *anho* e perdas definidas em função das *eferê*cias que *e a*resentam,
</line>
<line>
no intuito de *bt*r o prazer definido p*lo hedonismo. *ara que se apresente um
</line>
</par><par>
<line>
*omport*m*nto mais racional,
</line>
<line>
os *istemas
</line>
<line>
cogn*t*vos d*finidos por (KA*NEMAN, 2**2)
</line>
</par><par>
<line>
nec*ss*tam de aju*te* cont*n*os q*e p*ssam minimizar * i*pa**o dos fat**es p**cológicos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
so*iais. As i*pl**ações
</line>
<line>
p*ática* dos re*ultados deste estudo, aliadas aos resultados das
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas *nt*rio*** corre*atas, dizem respeit* à **cess*d*d*
</line>
<line>
de assi*tên*ia para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento eficien*e
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*ti*idades fin*nceiras e são sugerid** aqu* d* duas *orma*. A
</line>
</par><par>
<line>
prime*ra del*s é definida legalmente no *r*sil, a
</line>
<line>
pa*tir d* ano de 2020, * a in*erç*o
</line>
</par><par>
<line>
ob*igatória no c*rr*cul* das escol*s de nív*l f*ndamental do e*sino da educaçã* financeira. O
</line>
<line>
**anto antes os *onceitos mais básicos de finanças forem introduzi**s, de forma adequada, na
</line>
<line>
vida d*s pes*oa*, mais rapi*amente se esper* que elas res*ondam aos est*mulos cognitivos e
</line>
<line>
se utiliz*m da ferr*ment* da Contabilidade Ment*l como forma de **omoção de *em-e**ar. A
</line>
</par><par>
<line>
segund* * a assistência por m*io de profis*iona*s
</line>
<line>
que *reci*am ser treina*o* p*ra a*qui*ir
</line>
</par><par>
<line>
cada vez mai* conhe*imentos no *ampo
</line>
<line>
das fina*ças com*ortamentais, co* o intu**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
compreenderem os dife**nt*s perfi* e c*mport*mentos de seus client*s, reconhecendo-os não
</line>
<line>
co*o EC*NS, ma* sim com* HUMANS, para que possam ap*es*n*a* um leque de
</line>
<line>
possibilidades de decis*es mo*d*do espec*fica*ente para cada situa*ão apre*entada,
</line>
<line>
conforme prec*i*ua * *eoria do *udging (SUNST*IN; THALER, 2019). Ou**o fator
</line>
<line>
alimentad** d* bem-estar dos investidores em suas dec*sões finan*eiras é o uso da *ecnologia,
</line>
<line>
que a *ad* dia que pas*a tem eno*me pod*r de agre*a* *alo* à vida das pessoas. *ess* modo,
</line>
<line>
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Con*ribuição dos Autores
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T. S. T. Consta*tino
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A. C. *. S*lva
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<line>
1) conce*ção e planejamento.
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X
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<line>
X
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<line>
2) aná*i*e e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abo*açã* do rasc*nho ou na re*isão cr*tica ** conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*cipaçã* na aprova*ão da vers*o *in** do manu**ri*o.
</line>
<line>
X
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X
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R*v. FSA, Ter*sina, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-110, *a*. 2024
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ww*4.fsanet.com.br/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)