<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 6, p. 91-110, ja*. 2*24 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.1.6 </line>
</par>
<par>
<line> Con*abilidade Mental como Ferramen*a *e Promoçã* da *idada**a de Investido**s Brasileir*s </line>
<line> Mental Acc*unti*g *s a Tool to *romote Citiz**ship *mong Braz*lia* Inves*o*s </line>
</par>
<par>
<line> Thiag* da Silva Telles Cons*an*ino </line>
<line> Mestre em Ad***istração * Desenvolvimen*o Empresa*ial pela Uni*ersidade Estáci* de *á </line>
<line> E-mail: thicons*an@gmail.c*m </line>
<line> A*tônio Ca**os Maga*hã*s da Silva </line>
<line> Do*t**ado em En*enharia de Produ*ã* pela Univ*rsidade Fed*ral do Rio de Janei*o </line>
<line> Pr*fessor Assoc*ado *o D*part*mento de E*ge*h*ria de Pro*uçã* da Universida*e Federal Fluminense </line>
<line> E-mail: ant*nio.msilva@esta*i*.b* </line>
</par>
<par>
<line> E*de*eço: T*iag* *a Silva Telles Co*s*anti*o </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Ton** K*rley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> ANP - Escr*tório *e*tral no Ri* *e *ane*ro, ANP - </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Esc**tório Ce*tral no *io de Jane*ro. Av*nida Rio B*anco </line>
</par>
<par>
<line> - 65, C*ntro, 2*090004 - Ri* *e Janeiro, *J - Brasil. </line>
<line> Artig* rec*b*do em 12/10/2023. Últim* </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: A**ônio C*rlos Magalhães da Sil*a </line>
<line> rece**da em 30/10/2023. Aprovado e* 31/10/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Banco Central do Brasil, D*MAB - De*a*tamento d* </line>
</par>
<par>
<line> Operaçõe* do M*r*ado *berto. Avenid* Presidente </line>
<line> Avaliado *elo siste*a Tr*p*e Revi*w: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Varga* 730, Centro, *00**000 - Rio *e Jane*ro, RJ - </line>
<line> p*l* Edit*r-Chefe; e b) Double B*ind *eview </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> (av*liação cega por d*i* *va*iadores d* área). </line>
<line> Revisã*: Gra*atical, Norm*tiva e de Fo*matação </line>
</par>
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<par>
<line> T. S. T. Constantino, A. C. M. *il*a </line>
<line> 9* </line>
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<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A Teoria da Contabili*ade Me*tal *em mostrado cada dia mais s*a relevânc*a pa*a o estudo </line>
</par>
<par>
<line> *o perfil das pessoas no </line>
<line> que tan*e à compre**são das decisões financeiras, *g**ga*do valor </line>
</par>
<par>
<line> **nda*en*a* </line>
<line> *s Finança* Compo*tamenta*s. Desse modo, *s*a pesqu*sa abordou o </line>
</par>
<par>
<line> envolviment* </line>
<line> d* i*vestidores *rasileiros com *s **á*i**s de contabil*dade mental e form* a </line>
</par>
<par>
<line> c*mo pe*sam suas *inanças p*ssoais. *ara tal, foi realizado </line>
<line> um estudo com mod**agem de </line>
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<par>
<line> equaçõe* estruturais baseada em m*n*mos quad*ados parc*a*s, *or meio de uma survey </line>
</par>
<par>
<line> aplicada * </line>
<line> 201 bras*l*iros investidores, p*ra iden*i*icar quais elementos mai* imp*ctam o </line>
</par>
<par>
<line> proc*ss* cognitivo *a contabil*dade me*t*l. O* *rin*i*a** result*dos *v**enc*am q*e *s </line>
<line> fat*res p*icológico* e **mporta*entai* têm imp**t*ncia singu*ar, e que o homo economicus, </line>
<line> *os olhos da economia tradicional, u* ser plenamente racional e m*ximizador de utilidade, </line>
<line> deve ser v*sto co*o humans, ou seja, um ind*víduo exp*sto *s inúm*r*s heu*ísticas e vieses </line>
</par>
<par>
<line> do cot**ian*, que impact*m diretament* </line>
<line> suas atitudes. Assim, restou claro </line>
<line> que u* * boa </line>
</par>
<par>
<line> educação fina*ceira não é fator suf*cient* para evitar a toma*a de decisões ruins. Por isso, é </line>
<line> d* suma im*ort*ncia compreender os el*mentos *omportame*tais que in*erfe*em no *roces*o </line>
<line> cognitivo dos indiví*uos, a fim de que os pr*fi*sionais da ár*a de finanças possam *ncentivar </line>
<line> o *so da contabil*dade mental co*o ferramenta para p**nejamento e a*tocontrole f*nanceiro, </line>
<line> na busca por *o*ada de *e*isões financeiras ma*s conscie*tes, contribuindo *e fo*m* *rática </line>
</par>
<par>
<line> para um m*lhor g*renciame*to do di*heiro e para autoconhe*im*n*o in*ividual, e*evando o </line>
<line> os nívei* de *em-es*ar financei*o e *ocia* e promov*nd* a plena cidadan**. </line>
<line> Palavra*-*have: Contabil*d*de Mental. F*nan*as **mportamentais. I*v*stidores Brasileiros. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> The Me*tal Accounti*g Theory *as shown in*re*sin*ly its *elevance to t*e stud* of people's </line>
</par>
<par>
<line> profile *hen i* co*es t* understand*ng fina*cial </line>
<line> *e*isions, addi*g *un*a*enta* value to </line>
</par>
<par>
<line> B*havioral *inance. *hus, this r*search </line>
<line> focused on the i*volvement *f Brazil*an </line>
<line> investors </line>
</par>
<par>
<line> with ment** accounting *ractice* and the way they think about their pe*sonal fina*ces. To **is </line>
<line> *nd, a study was c*nducte* **th str*ctural e*uation modeling b*sed o* p*rtial l*a*t s*uar*s, </line>
<line> thr*u*h a survey applied to 201 Brazili*n investors, to **entify which ele*ents most im*act </line>
</par>
<par>
<line> *he cog**t*ve </line>
<line> process *f mental a*counting. The ma*n r*sults show that </line>
<line> psycholog*cal *nd </line>
</par>
<par>
<line> beha*ioral facto*s are of sin**lar imp*rtance a*d that *he homo economicus, in the eyes o* </line>
<line> tradi**onal econom*cs a fu*l* **t*o*al an* u*ility *aximizing b*ing, *us* *e seen as hu*an, </line>
</par>
<par>
<line> i.e., an individual exposed to t*e c*un*less heuristics </line>
<line> and biases o* everyday li*e, which </line>
</par>
<par>
<line> directly impa*t *is *tti*udes. Thus, i* is *lea* t**t a good financ*a* education is not a su*ficient </line>
</par>
<par>
<line> factor to av*id *a*ing bad </line>
<line> *eci*ions. Ther**or*, i* of it </line>
<line> great *m*ortance to unders*and </line>
<line> ** * </line>
</par>
<par>
<line> **havior*l elements that interf*re in the cognitive </line>
<line> process </line>
<line> of individ**ls, so </line>
<line> that f**a*ce </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssional* ca* enc*u**ge the *s* of ment** accountin* as a tool for planning *nd financi** </line>
</par>
<par>
<line> se*f-*ont*ol, in the search fo* more cons*ious *inancial de**sion-making, *ontributin* in </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> practi*al w*y t* b*tt*r money managem**t *nd individual *e**-knowle*ge, in*rea*ing the </line>
<line> *evel* *f *inancial a** socia* *ell-being and promot*ng full *it*zenship. </line>
<line> K*ywords: Mental A*counting. B*havioral Fi*a*ce. *raz*lian Inv*stor*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a, *. *1, n. 1, art. *, p. 91-110, jan. 2024 </line>
<line> ww*4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ontab*l*da** Ment*l como Ferramenta de P*omo*ão da Cidadani* d* Inv*stid**es Brasile*ros </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> * *NTRO**ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Como *e*ta*u* pioneiro, Herbert Al*xander Simon que**i*nou e* Si*on (1*55) * </line>
</par>
<par>
<line> capacidade *li*it*da de p*oce***mento de *nformaçõe* do h*mem, </line>
<line> propondo o termo </line>
</par>
<par>
<line> racionalidade limitada. A*ualm*nte, a </line>
<line> rápida evolução das teo*ias centradas nos asp*ctos </line>
</par>
<par>
<line> comportamentai* do ser hu*ano abrem caminho* </line>
<line> pa** concei*o* </line>
<line> que, </line>
<line> at* então, o*ultavam </line>
</par>
<par>
<line> *ue *a *s*ênci* da ciênc*a ec*n*mica *stava a compreen*ão </line>
<line> da psicolog*a hum**a </line>
</par>
<par>
<line> (HOF**N*; PEL**Z, 2011). A*s*m, variá*eis sociológica*, in*tit*ci*nais *, em *special, </line>
<line> as variáveis psicológi*as q** a*tes eram ignora*a* pelos est**os retomaram seu *rotagonism* </line>
<line> (COSTA, 2009), com s** potenc*al *a*a ent*nder as *sc*l*as dos i*divíduos em uma </line>
<line> va*iedade ** contex**s (MAH*PATRA; RAVE*N*RAN; DE, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> A partir d* artigo de *lo*ic (1972), di*ersos ou*ros e*t*d*s buscar*m encorpar *s </line>
</par>
<par>
<line> tra*sformações </line>
<line> psicossociais e </line>
<line> e*onômicas qu* im*act*m a r*lação dos *ndiví*uos n* </line>
</par>
<par>
<line> construção da tomada de decisão, no *n*uito de compr*ender cada vez ma*s o mod* *omo o* </line>
<line> indivíduos est*utu*am sua* *ecisões sobre din*eir*. Sendo a**im, a contabi*idade ment*l nada </line>
</par>
<par>
<line> mais é qu* </line>
<line> u* processo pe*soa* e **ntal que </line>
<line> *s indivíduos util*zam para or*aniz*r, s*par*r </line>
</par>
<par>
<line> em tipos </line>
<line> e ac*mpa**ar s*as atividades f*nancei*as. BE*ARTZI </line>
<line> * T**LER (1995) </line>
</par>
<par>
<line> conceituam a contabilidade menta* como um pr*cesso co*niti*o pelo qua* a* pes*oas </line>
</par>
<par>
<line> codif*cam, cat*go*izam * *val*am seus resu*tado* ec**ômico*, </line>
<line> o* seja, um li*ro *e </line>
</par>
<par>
<line> escrituração mental em que as </line>
<line> pessoas usam p**a *companha* s*as de*pesas (THALER, </line>
</par>
<par>
<line> 1985, 1*99). </line>
</par>
<par>
<line> A contabil*dade *e*tal **x*lia as pessoas a **nt*olarem se** </line>
<line> g*st*s * limitar </line>
<line> *eu </line>
</par>
<par>
<line> o*ç*men*o em c*tegoria* de des*esas, usando-a para mon*torar e evitar *xcessos *m produtos </line>
</par>
<par>
<line> te*tadores (H*ATH, SOLL, *996). Tha**r (1999) enfatiza *ue a* pessoas or*anizam </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> mente, </line>
<line> *eu raciocín*o, em mo**los decisoriais. Por isso, </line>
<line> conceituar a </line>
<line> contabilidade m**tal </line>
</par>
<par>
<line> c*mo u*a ca*acterística </line>
<line> levanta uma que*tão de *uma importância, que é saber se ela es*á </line>
</par>
<par>
<line> re*ac*ona*a a o*tras car*cterísticas psi**lógi*** (MUEHLB*CHER; KIRCHLE*, *01*). </line>
<line> Sendo assim, *e durante o p*ocesso de tomad* de decisão fina*ceira, a rac*onal*dade é </line>
</par>
<par>
<line> compone*te fundam*nta* para a asser*ividade do* atos e a contabi*idade me*tal *eva </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> decisões mais i*tuitiv*s, i**o s*gnific* qu* esse process* dev* se correlacionar c** diversas </line>
<line> variáveis *si*ológicas, além dos fator*s soci*econômi*os, *emográficos e * ní*el de educação </line>
<line> financeira dos in*ivídu*s. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Ter**ina PI, *. 2*, n. 1, *rt. 6, p. 91-110, j**. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. T. Constantino, *. C. *. Silva </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o objet**o *e*se estudo * *eflet*r sobre o modo d* pe*sar, comp*rtamento e </line>
<line> *gir d* investidores brasileiros quando necessitam tomar de*is*es so*re sua* f*nanças </line>
<line> p*ss*ais, analisando os *atores **e mais impactam o *s* da con*abilidade me*tal. </line>
<line> 2 REFER*NCIAL *EÓRICO </line>
<line> 2.* Contabilidade Me*tal </line>
<line> *o*ic*onamentos a*u*is sobre *s teorias de consumo d*monstram que muitos </line>
<line> con*um*dor*s a*em de forma *nconsist*nte c*m as teorias clássica* ini*iais, questionando *s </line>
<line> d*cisões de *on*umo racionais em função da *aximi*ação da utilidade, pois, nem sempre, a* </line>
</par>
<par>
<line> pessoas racio*a*s p*nsam somente na m*rg*m, com vist*s a *umentar o níve* </line>
<line> de ut**i**de </line>
</par>
<par>
<line> (Richard Thaler, 1980). Assi*, um novo modelo d* </line>
<line> comportamento do consumidor q*e </line>
</par>
<par>
<line> c*mbinava *sicologia cognitiva e microeco*omia, de*omi*ado Teo**a do *iclo de V*d* </line>
<line> Compor*am*nta* (SHEFRIN; TH*LER, 198*), u*a a*pla *eoria descritiv* da escolha do </line>
</par>
<par>
<line> co*sumidor (MUEHLBACHER; KIRC*L*R, 20*9) ganha *est*que c*nforme o *uadro </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*g*ir: </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Quadro histórico sob*e a* t*ori*s de consumo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. *1, n. *, a*t. 6, *. 91-1*0, ja*. *02* </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contabi*idade Mental como Ferra**nta de Pro*oção da Cidada*ia d* **vestido*es *rasileiros </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> Usan*o os com*onentes de*sa t*ori*, os *uatro p*lare* </line>
<line> da contabilidade *ental - </line>
</par>
<par>
<line> descritos no a*êndice *, são id*ntificados e validad*s por uma codificação mental *e </line>
</par>
<par>
<line> combina*ões de ganhos e per*as usando a fu*ção </line>
<line> *e va*or d* teoria </line>
<line> da p**spectiva, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *bjetivo </line>
<line> de explicar com*ortamento* (*AHA*ATRA; RAV*ENDRAN; DE, 2*19) * não </line>
</par>
<par>
<line> des*rever o* prever o comportame*to das pessoas e *aract*r**ar *m co*port**ento ideal. A </line>
<line> cont*bil**ade mental propõe introduzir na comp*eensão da psicolog*a da escolha *os </line>
</par>
<par>
<line> i ndi ví d*os , </line>
<line> a </line>
<line> função de *a*or, gerand* o </line>
<line> con**ito de *r*ço de r*ferência e relaxando as </line>
</par>
<par>
<line> *o*m** ** viol*ção da fungibilida*e (THALE*, 19*5). </line>
<line> O estudo da contab*lida*e *ental é a forma de se compr*en*er e se ap*ox**ar a* </line>
<line> máximo das decisões cot*dian*s *o ser humano, podendo s*r comp*rada *om a contabi*i*ad* </line>
</par>
<par>
<line> *inan*eir* e gerencial praticada </line>
<line> pelas empresas (*HALE*, 1999; ZHANG; SU*SMAN, </line>
</par>
<par>
<line> 2*18). Ambos o faze* *el* mesmo motivo: r*strear aonde se* dinheiro está indo e manter *s </line>
<line> gas**s sob controle (RICHARD THALE*, 1*99). </line>
</par>
<par>
<line> D* forma *rática, indivíduos e fam*lias </line>
<line> enfr*ntam uma ampla gama ** escolhas </line>
</par>
<par>
<line> f*nanceiras complexas que podem ter </line>
<line> ef*itos duradouros no seu bem-*star (ZHANG; </line>
</par>
<par>
<line> SUSSMAN, 2018). *ara atender aos requis*tos de *so do dinheir* e *s ***isõ*s de*e </line>
</par>
<par>
<line> decorr*ntes, a contabilidade mental é modelada para ajud*r a* pessoas a manterem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> au*oc*ntrole diante de tentadoras **ortuni****s </line>
<line> *e </line>
<line> cons*m*, max*mizar o </line>
<line> conce**o de </line>
</par>
<par>
<line> hedon*smo ori*ndo dos *es*ltados </line>
<line> das </line>
<line> dec*sões </line>
<line> (ANTONIDES; RANYARD, *017; </line>
</par>
<par>
<line> TH*LE*, 1999; THALER; SHEF*IN, 1981; Z*A*G; SUSS*AN, 2018) e simpli*icar </line>
</par>
<par>
<line> decisões, atribuindo limites de *rçam*nto e* categ*ria* de despesas, *vitando *xc*ssos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> influenciand* também as decisões de pou*anç* (*EATH; SOLL, 19*6). As*im, as *es*o*s </line>
<line> *ive* e* realizar tra*e-offs entre o **nsumo *oti**ano e os proj*tos de con*umo futuro. </line>
<line> Dess* modo, a p*opens*o marginal a consumir é mais *l** na renda a*ual e m*nor na </line>
</par>
<par>
<line> re*da fu*u*a, </line>
<line> e os indivíduos categoriza* os ***ultados financeiro* em contas mentais </line>
</par>
<par>
<line> pr*d*finidas *om base *m seu p*ó**io *onhecim*nto e en*endimento fi*ance*** </line>
</par>
<par>
<line> (MAHAPA*RA; RAVEENDRAN; DE, 20*9; SHEFRI*; THALER, 1988), </line>
<line> mel*orand* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **iciência cognit*va, fac*l*tando </line>
<line> a rápida r*cupera*ão e julga*ento de informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> consideradas </line>
<line> relevantes (*ENDERSON; PETERSON, 1992), fac*litando a criaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> heu*ística* de </line>
<line> d*cisão que coma*dam c*m* e quando *astar (SHEFRIN; THALER, *9*8; </line>
</par>
<par>
<line> THALE*; SHEF*IN, *981). </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, </line>
<line> pe*quisas junto às fin*nças c*mportam*nt*is apontam para a falta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> conhec*ment* f*nanceir* </line>
<line> básic* e er*os generalizados de co*n*çã*, ressalta*do qu* a ment* </line>
</par>
<par>
<line> engana o indivíduo, poden*o p*tencializa* p*rdas, *evando * vi*laç*o da fungibilidade * ao </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. 1, art. 6, p. *1-110, jan. 2024 www*.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. T. Constan*ino, A. C. M. Silv* </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> e*cesso </line>
<line> de re*triç**s das opções, levando a err*s sistemát*cos, co** a tom*da de decisão </line>
</par>
<par>
<line> m*ope (BENARTZI; T*ALER, 1995; THALER et al., 1997; ZHANG; S*SSMAN, 2018). </line>
<line> Assi*, o processo de contabilidade mental explica a**uma* *nomalias do comportam*nt* *o </line>
<line> con*umidor. </line>
<line> Por conta do tempo exíguo para decisões, hábitos, comodidade, d*sp*n*bil*dade de </line>
</par>
<par>
<line> inform*ç*es, precip*taç*o por impulso, ilusões mentais, per*epções de equidade </line>
<line> social, </line>
</par>
<par>
<line> rac*onali*a*e *imitada, de*tr* inúmeros fatores p*icológicos, ** vezes, é m*i* important* para </line>
<line> * *onsumidor se uma tra*s*ção é considerada vantaj*sa e *usta do que o valor do produ*o ou </line>
<line> s*rviço a*quirid* (MUEHLBACHER et al., 2011; THALER, 1985). </line>
<line> 2.2 Educação Financeira </line>
</par>
<par>
<line> A educação *inanceira apresen*a-se com* a d*fusão </line>
<line> *e **nc*ito* e ideias ligadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> promoção e aume*to do *apital hum*no c*m a *i*alidade de gerar conhecimen*o e, p*r *ss*, </line>
</par>
<par>
<line> tem c**o s*nônimo conhe*imen** financ*iro (HUST*N, 2*10; </line>
<line> LUS*RDI; MITCHELL, </line>
</par>
<par>
<line> 2014). Para *o**ich, Vieira Kirch (*016), "* foco princ*pal da educação financei*a é * e </line>
<line> c*nhecimento". Nesse cont*xto, a educ*ção financ*ira é definida como o processo a* long* </line>
<line> do tem*o pe*o qual passam ** consumi*ore*-investidores *ara ampliarem s*a compreensã* e </line>
<line> habil*dades so**e conceit*s, produtos financei*os, po*si*i*idad*s d* ganhos, riscos de p*rdas, </line>
</par>
<par>
<line> pa** que p*ssam to**r </line>
<line> decisões mais *ce*tad*s d*ante *as p*ssi*ilidades </line>
<line> *ue s* apresentam </line>
</par>
<par>
<line> (OE*D, 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> Dado o cresci*en*o do capitalism* e das soci*dades de cons*m* que geram como </line>
</par>
<par>
<line> *xternalidade </line>
<line> prob*emas </line>
<line> d* endividamento *as famílias, tem surg**o uma pr*ment* </line>
</par>
<par>
<line> *ecessidad* de se *nst*tuíre* programas *e ed*caç*o financeira, </line>
<line> pois in*i*ídu*s ap**s </line>
</par>
<par>
<line> fin*nc*ira*ente podem *oma* decis**s acer*adas e melho*ar sua *uali*a** de vida </line>
</par>
<par>
<line> (FERREIRA, ***7). A OC*E (2016) con**dera que, se * </line>
<line> educação financei*a cons*gu*r </line>
</par>
<par>
<line> *romove* u* *elhor </line>
<line> ace*so aos pro*utos finan*eiros, </line>
<line> proteção dos </line>
<line> consumid*res e m*rcos </line>
</par>
<par>
<line> regu**tório*, de*empenhará </line>
<line> um papel *unda*enta* </line>
<line> nos resultad*s e*onômicos dos </line>
</par>
<par>
<line> inve*tidores. Assim, o pr**esso de educação fi*anceira *ode se* definido *onforme a figur* 2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-*10, ja*. 2**4 </line>
<line> ww*4.*s**et.c*m.br/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contabilid*de Mental como Ferramen** de Promoção da C*dadania de In*estidore* Brasil*iros </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 2 - Fluxo do processo de ed*cação financ**ra </line>
</par>
<par>
<line> As políticas de educ*ção financeira estimula*as p**os orga*ismos internaciona*s, </line>
</par>
<par>
<line> como a OCDE, não pensam a*enas no incenti*o à e*ucação *as </line>
<line> pessoas, mas t*m**m na </line>
</par>
<par>
<line> proteçã* ao consumidor de serv*ços financeiros (BCB, 2017). Em um estudo com adultos, </line>
</par>
<par>
<line> *i*va et. al (2017) </line>
<line> dem*nstraram que, ** s*re* subm**idos às questões espe*íf*cas sobre </line>
</par>
<par>
<line> educação e conhe*imen*o financeir* e autoc*n*eito financeiro, pessoas de di*er*ntes níveis d* </line>
</par>
<par>
<line> ed*c*ção obtiv*ram </line>
<line> notas sim**ares </line>
<line> n** t*stes, refleti*do, então, que a relação esc*l*rid*de- </line>
</par>
<par>
<line> edu**ção financeira é falsa, podendo *sse *ato es*ar li*ado à m* *u*lidade de ensino, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ausência do ensino d* e*ucação fi*ancei*a * finança* p*ssoais ao *ongo de sua v*da escola* ou </line>
<line> a um nív*l preocupante de exce*so d* ***fiança e*tre o grupo co* mai*r e*colaridade, </line>
<line> restando *laro q** os indivíduos julgam serem m*is educados financeiram**te conf*rme sua </line>
<line> **c*l*ridade aumen*a. </line>
<line> Por mei* do Pro*r*mm* f*r Intern**ional Student A*se*sment - PI*A (OECD, 2018, </line>
<line> 2020), após desempe*hos *uito r*i*s n* teste de educaçã* f*nanceira a*licado pela O**E, o </line>
</par>
<par>
<line> gove*no brasi***ro introduzi* o **sin* *a ed*cação financeir* no </line>
<line> *nsino funda*ental </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 2*17). Nesse sentido, o país mos**a uma ad*s*o co*cr*ta às práticas internaciona*s </line>
</par>
<par>
<line> da OCDE, </line>
<line> na tentativa de elevar o *í*el de apre*dizagem e d*senvolviment* </line>
<line> dos jovens, </line>
</par>
<par>
<line> v**ando proporcio*ar o direito à cid*da*ia </line>
<line> pl*na no futuro (VIEIRA; MOREIRA JU*I*R; </line>
</par>
<par>
<line> POTRICH, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, Fernande*, Lynch * Netemeyer (201*) a**rmam que, estra*ég*as de </line>
<line> e**c*ção finan*eira com *irecionam*nto exc**siv*m*nte pedagógi*o nã* tê* sido suficientes </line>
</par>
<par>
<line> p**a </line>
<line> proporcionar mu*anças no comport*mento financ*iro </line>
<line> de i*di*íduos. Assim, *uger*-se </line>
</par>
<par>
<line> que os </line>
<line> aspecto* de *titude e comportamento orig*nados d*s </line>
<line> variáveis psicológicas estão </line>
</par>
<par>
<line> intrinsecam*nt* li*ados às decisões financeiras, em especial a*s investim*ntos. </line>
<line> Co* * objetivo de melhorar os pr*gr*mas de educaçã* f*nanc*ir* usando as *inança* </line>
</par>
<par>
<line> comportamen*a*s, os respo**ávei* pelo desen*olvimento </line>
<line> *a *ducaç*o fi*anceira nos país*s </line>
</par>
<par>
<line> devem est*r cientes de *ue n*m sempre os indivíduos comportam-se tota*men*e como o homo </line>
<line> economicus, ou seja, de modo racio*al, e que nã* h* um proce*s* padroni*ado para alca*çar </line>
</par>
<par>
<line> os níve** de educa*ã*, atit*de e comporta*ento ideais (O*CD, 2013). N*sse sentido, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementaçã* da educação finan*eir* co*o estratégia de tran*missão *e c*nh*ci*entos e de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 2*, n. 1, *rt. 6, p. 91-1*0, jan. 2024 www4.fsanet.c*m.br/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. T. Constant*no, *. C. M. Silva </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> ferra**nta de co*t*ole das fina*ças tem buscado, cada v** mais, o uso de *deias das ciên*ias </line>
<line> co*por*amentais para compreende* o *odo de *gir *os indivíduos *m re*ação ao </line>
<line> geren*iamen** das *i***ças (C*M, 20*7). </line>
<line> *.3 Hip*teses </line>
<line> Desde sua pr*meira *vidência empírica, a contabilidade mental s* cons*it*i de diversas </line>
<line> ge*eraliz*ções vá*ida*, ma* que carecem de estud*s segm*ntados para traçar perfis </line>
<line> individuais * de grupos (MUEHLBACHER; KIRCHLE*, 2019). </line>
<line> ** tocante aos investidores, Cost* (2009) esboçou perfis para defini-los. O primeiro é </line>
</par>
<par>
<line> o já *onsagrado hom* econo*icu* - ECON* *or *uns**in e Thal*r (2019), que </line>
<line> *ó se </line>
</par>
<par>
<line> apresenta factível na atualidade </line>
<line> dentro da realidad* econômica or**doxa, *ois ainda são </line>
</par>
<par>
<line> c*locados em evidência por conta do *oco is**ado na educ*ção f*nance**a. Par* medição dessa </line>
</par>
<par>
<line> cara*terística e s*us efeitos sobre a </line>
<line> contabilid*** mental, foi a**icado aos respondentes, um </line>
</par>
<par>
<line> *e*te de e*ucação f*na*ceira nos moldes do util*zado pela OCDE (2016) e pelo Banco Ce*tral </line>
<line> do Br*sil (2**7). </line>
<line> Dessa forma, da*o que o inter-relacionamento ent*e o uso da co*tabilidade mental * </line>
</par>
<par>
<line> os níveis </line>
<line> de edu*aç** financeira po*co foram estudados no *ampo q*anti*ativo, *urge </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seguinte hipótes*: </line>
<line> H*: A educação financeir* contribui significativamen*e p*ra o envolvi*ento do* </line>
<line> investidores brasi*ei**s no uso da *on*abilidade *ental. </line>
</par>
<par>
<line> *á o segundo perfil descrit* p*r C*sta (20*9) é *omo sapiens *UMANS por </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Sunste** e Th*l*r (2019), ou ho*o he*ristics, por *VM (2017), que represent* fat* de o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> homem, </line>
<line> di*nte da *a*ilidade inata do apre*diz*do usando processos cognitiv*s que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pe*mitem ap*ender </line>
<line> as coi*as por si só atr*vé* de t*ntativa e e*ro (*O*TA, 20*9), traçar seu </line>
</par>
<par>
<line> próprio roteiro *ec*sór*o. Em s*u *studo, M*ehlbacher e *irchler (2*19) anali*a*am as </line>
<line> diver**s nuances no us* da contabilidade m*ntal diant* de u* *enário de tomada de decis*o </line>
<line> financ**ra, correl*c*on*ndo seu *s* às v*riáveis psicol*gicas em cidadãos austríacos, </line>
</par>
<par>
<line> aplican*o os *onsagrados testes de m***ção *a imp*lsividade dos i*d*ví*uos, BIS </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> (MALLOY-DINIZ et al., 2010), teste de afer*ç*o personalidade BIG Five In*entory BFI-1* </line>
<line> (BYRN* et a*., 2015; MCADAMS; PALS, 2006; PI*JISAK*KOOL, *017; RAMM*TEDT; </line>
</par>
<par>
<line> J*HN, 2007), que *amb** será *ncorpo*a*o n* e*ição d* PISA </line>
<line> *021(O*CD, 2017), e </line>
</par>
<par>
<line> variáveis de o**entaç*o *emporal </line>
<line> de cu*to e long* prazos, tamb*m ligadas p*rsonalidade, à </line>
</par>
<par>
<line> propostos p*r Anton*des, *root e </line>
<line> Ra*ij (201*), co* intuito o </line>
<line> *e explorar os fa*ores que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 1, art. 6, *. 91-110, jan. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*ntabil**ade M*nta* como Ferramenta ** Promoção da Cidadania de Inves*idore* B*asileiros </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> influem no **volvimento c*m a contabilidade mental. Nesse sentido, est* pesquisa, u**lizou </line>
<line> os mesmo* te**es para a amostra *e investidore* b*as*le**os. </line>
<line> *ada a *mpo*tân*ia em am*liar **ses estud*s * id*ntificar mais *if*ren*as individua*s </line>
<line> e seus correlatos para a*mentar as ev*dênci*s existente* p*ra as su*osições centrais *a *eoria </line>
<line> da contabilid*d* mental (*UEHLBACH*R; KIRCHLE*, 2019), ** sej*, qu*is a*p**tos têm </line>
<line> marcante i*fluência nos indi*íduos, em espe*ial inv*stidores b**sileiros, surgem as seguin*es </line>
<line> hi*ótes*s: </line>
</par>
<par>
<line> H2: Os *ator*s comportamentais *o*tribuem sign**icativame*te *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*ent* d*s in**stido*es brasileiros no uso da contabi*idade mental. </line>
</par>
<par>
<line> *2a: Os t*a*o* de personalida*e co**ri*uem </line>
<line> significativamente para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*volvimento dos i*vestidores bra**leiro* no uso da con*ab*lidade mental. </line>
</par>
<par>
<line> *2b: Os *ipos de *mpulsividade co*tr*buem signific*tiva**nte *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> env*lvimento *os in**sti*ores brasileir*s no uso da cont**ilidade me*tal. </line>
</par>
<par>
<line> H2c: A orientação temporal *ontri*ui *igni*icativame*te p*ra o envolvi*ento dos </line>
<line> inv*stidores brasile*ros no us* da con*ab**idade mental. </line>
<line> Das *ip**eses *ratadas, emerg* * modelo estru*ural apresentado na f*gura 3. </line>
<line> *igura 3 - M*delo estrut*ral propo*to </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: a*aptado de Ma*apat*a, R*veen*ran e De (*019) * *ueh*b*ch*r e Kirchl*r (20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-110, jan. 2024 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. T. Constantino, A. C. *. Sil** </line>
<line> *00 </line>
</par>
<par>
<line> 3 MATERIAI* E MÉTODOS </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Coleta e Tratamento dos Dados </line>
</par>
<par>
<line> Para a proposição *e um modelo d* cont*bili*a*e m*ntal que busqu* identific*r, </line>
<line> espe**ficar * conso*idar *s fatores que o impactam se* uso, f*i realiz**o um estudo de caráter </line>
<line> *xplo*atório, por *ei* do método survey, com a *plicação de u* que*tion*rio com 80 itens, </line>
<line> co*e*ado entre julho e sete*bro d* ano de 2020. </line>
<line> A *opulação-alv* *oi selecionada por amostr**em d* conveniên*ia, s*ndo comp*sta </line>
</par>
<par>
<line> por 201 *nvestidores b*a*ileiro* a p*rtir de 18 </line>
<line> anos *e id*de, *u* </line>
<line> in*estem seus *ecursos n* </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> * análi*e d*s *ados foi realizada através de modela*em ** equ*ç*es estruturais </line>
<line> b*seada em m*nimos q*adrados parciais (MEE-MQP) por meio do softwar* SmartPLS 2.0, </line>
</par>
<par>
<line> tendo e* </line>
<line> conta que essa téc*ica se most*a *erf*i*amente adequad* *uan*o </line>
<line> n*o há </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimento *uan*o à norm**idade d** d*dos e </line>
<line> dada complexidade </line>
<line> do modelo, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente pe** número </line>
<line> con*ider*vel de c*nstrutos form*tivos e pe*o t*man** da </line>
</par>
<par>
<line> amost*a (BIDO; SI**A, 2019, HAIR et </line>
<line> al., 2011, 2012), </line>
<line> sen*o adequada a um tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> exploratório, p*is é *m* modelag*m causal que visa ao desenvolv**e*to de t*oria*, *as quais </line>
<line> s* dese*a encontrar e an***sa* a corre*aç*o e a as*ociação entre *s var**veis e su*s influências, </line>
</par>
<par>
<line> *axi**zan*o * var*ância explicada </line>
<line> dos construtos l*ten*es *ep*ndente* * t**n*ndo possível </line>
</par>
<par>
<line> lev*ntar questões </line>
<line> es*e***i*a* e </line>
<line> preci*as de co*siderável complex*dade em cenár*os *aturais </line>
</par>
<par>
<line> (HAIR; RINGLE; SARSTEDT, 20*1, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Na primeira et*pa do estudo, for*m *va*iados inicia*mente o modelo </line>
<line> de m*nsuração </line>
</par>
<par>
<line> ou *xtern*, por meio d* *arga dos const*u*os. Se*uin*o, foi avali**a * consistênc*a interna </line>
<line> d*s in*i*ad*res, por me** da conf*abilida*e c*mposta e por m*io do Alp*a de *ron*ach, em </line>
<line> qu* se buscou dirimir erros s*stemático* de medição, se*do *xcluíd*s questões que *esult*ram </line>
<line> va*or*s q*e indi*am baixa **nsistên*ia. Na avalia*ão geral do modelo exter*o, f*i realiz*da a </line>
</par>
<par>
<line> an*lise d* val*dade conv*rge*te, por meio *a va*iânc*a *édi* e**ra*da (VM*), a </line>
<line> **lid*de </line>
</par>
<par>
<line> discri**na*te, por meio da anális* d* cargas c**zadas * Forne**-Lacker a detecção de * </line>
<line> multicoli*earidade, a*alisando-se os f*tor** de inflação da variância (VIF). </line>
<line> Na aval*aç** do modelo estru*ural, f*ram anal*sados os coe*icientes de determinaçã* </line>
<line> (*²), * relevânc*a preditiva (Q*), o tamanho e a si*nific*ncia dos coeficient*s de cam*n*o () </line>
<line> c*m base em uma amostra de b*ots*rapp*ng de 500* e o ta*anh* do ef*ito (f²) (HAIR JR et </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 21, n. 1, *rt. 6, p. 91-110, ja*. 2*24 w*w4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contabil*dade M**t** como Ferramenta de *romoção da Cidada*ia de *nves*idores Brasileiros </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> al., 20*7). Para aceitação estat*stica do p-valor d*s *ariáveis i*dep*ndent*s, fo* definid* como </line>
<line> 1% o ní*el de significânc*a. </line>
<line> Por fim, para a validaçã* dos q*atro componente* para medir a formaçã* da </line>
<line> contabil*d*de ment*l, ou s*ja, renda *tual (C*), ativos atuai* (CA) e ren*a futura (*I) e </line>
<line> orçamento ment*l (MB), o *studo *tilizou o Hierar*hical Compone** Model (HCM) ou High- </line>
<line> O*der Constructs (HOC) par* cons*rui* o fator de segunda ordem (SARSTEDT et al., 2019). </line>
<line> 3.2 PERFIL DA AMOSTRA </line>
<line> Um *reve pe*fil da am*s*ra indica que dos 201 inv*st*dores r*sponde*tes, </line>
</par>
<par>
<line> do*i*iliado* *m 15 estados d* Brasil e </line>
<line> n* e*terior, 6*,18% se consider*m do gênero </line>
</par>
<par>
<line> masculino. D* *ot*l, a *aioria (64,68%) do* *espondentes p*rtence* à fa*xa etár*a entre 35 e </line>
</par>
<par>
<line> 60 anos de idad* e 62,*9% são *a*ados. *u*nt* ao nível </line>
<line> de educ*ção formal, </line>
<line> 8 2 ,0 9 % </line>
</par>
<par>
<line> possuem n**el *uperior o* pós-gr*dua*ão completa e 1*,41% </line>
<line> ens*no médi* com*leto. *o </line>
</par>
<par>
<line> total da am*st*a, declara* te* situaçã* econômi*a boa o* méd*a 92,54%, sendo *ue 7*,78% </line>
<line> de*l*raram possuir a partir de R$ 50 mi* reais de patrimônio. </line>
<line> 4 *ESU*TADOS E DISCUS*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O modelo analisado nest* pe*quisa, propõe desenvo*ver </line>
<line> as relações ent*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Contabilidade *e*tal e os fator*s q*e a impactam. D*ss* forma, seguem *s *ir*tri*e* </line>
</par>
<par>
<line> *ro*ostas p*r Mah*patra, </line>
<line> Raveendran e De (2019), con*ug*das com as *ar*áveis </line>
</par>
<par>
<line> socioeconôm***s, **mogr*f*cas e </line>
<line> co*po*tamen*ais p*opostas na pe**ui*a d* *ue*lbacher </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Kir*hler (*01*) que im*actam diretamente a *ontabili*ade Mental. </line>
<line> 4.1 F*toração de Primei*a Ordem </line>
<line> P*ra s* che*ar ao modelo ajustado às premissas da l*teratura, inicialmente foi aval*ado </line>
<line> o *o*elo de mensu*ação (ap*ndice *). Dado *s resultad** das cargas externas d*s construtos, </line>
<line> u* item do c*nstruto renda atua* (CI), dois itens do construto re*da futur* (F*), u* item do </line>
<line> con*tru*o ori*ntação de cu*to prazo (O*I*NT ST) e um item do co*struto orien*ação d* longo </line>
<line> prazo (ORI*NT LT) f*ra* r*ti*ado*, *o** suas cargas apr*sentaram valor*s infer*ores a 0,4. </line>
<line> *a** ressaltar que não foram a*aliados os construtos d*s cinc* ti*os de personalidade e dos </line>
</par>
<par>
<line> três </line>
<line> t i pos de </line>
<line> impulsividade, por *e *ratar de t*ste* pad*oniza*o* e c*nsagra*os </line>
<line> tanto pela </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 2*, *. 1, art. 6, p. 91-1*0, jan. *024 </line>
<line> *ww4.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. T. Constanti*o, *. C. M. Silva </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> psicologia com* por </line>
<line> pesquis*s </line>
<line> anteri*r** que o u*iliz*ram como referênci*. Todo* *s itens </line>
</par>
<par>
<line> a***isados dera* com* resultado s*gnificância estat*stica a 1%. </line>
<line> Após essa verifi*ação inicial, passo*-s* à avaliação das cargas cr*zadas e da </line>
<line> consi*tênc*a in*erna po* meio da confiab*lidade composta e do alfa d* *r*n*a*h, da validad* </line>
</par>
<par>
<line> conv***ente, *or meio d* variân*ia méd*a ext*aída (*M*) e </line>
<line> da *ali*ade discriminante, por </line>
</par>
<par>
<line> meio do crit**io de Fornell-Lacker e da a**lise da multicolinearidade. Como resultado </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> análise, foi *x*luí*o um item do construto orienta*ão de longo p*azo (O*IENT L*) e u* *tem </line>
<line> do c*nstruto *atr*môn*o atual (CA). M*sm* após a exclusã* *esses itens, o cr*tério de alfa de </line>
<line> Cronbach não foi *tingido p*ra os dois construtos. C*ntud*, p** *e tratar de uma pesq*isa </line>
<line> expl*ratória, *or ter sid* va*idado po* todo* os outros teste* e pelo embasamento teór*co das </line>
<line> *ipótes*s d* ci*lo de v*da co*porta*ental, proposta p*r Shefrin e *h*ler (1988) contidos n* </line>
</par>
<par>
<line> *ontabilidade Mental, o </line>
<line> presente estu** opt*u por mante* va**ável na escal*, do mesm* * </line>
</par>
<par>
<line> modo realizado na pesquis* d* *ahapatra, *aveendra* e De (2019). Ou*r* ponto importante </line>
</par>
<par>
<line> de análise é fato do c*nstruto renda o </line>
<line> atual (CI), a*ós as *alidaçõ** *nici*is, ficar </line>
<line> somente </line>
</par>
<par>
<line> com um item f*rmado*, o que não é recomendado pela literat*ra. </line>
<line> Finda a avaliação d* modelo d* *ensuração, pôs-se à an*lise do mod*lo *strutural, </line>
</par>
<par>
<line> para avaliar </line>
<line> os efeitos e a q*a**dade da </line>
<line> p*edição *a* *ela*ões do mode*o. Des*a forma, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> modelo indica que </line>
<line> as *ariávei* en**ge*as </line>
<line> são *revistas pelos fatores soci*econômico*, </line>
</par>
<par>
<line> *em*gráfico* e comportamen*ais, co*tu*o, apresen*a*do precis*o *r*ditiva fra*a a moderada </line>
</par>
<par>
<line> para estud** em c*ências sociais, pois </line>
<line> o re*ul*ado de R </line>
<line> 2 </line>
<line> pa** a* qua**o *imen*ões </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Cont*b*lidade Mental foi abai*o de 0,50. Já o *ama*h* de Q2 indi*ou, pa*a os constru*os renda </line>
<line> a*ual (CI) e patr*mô*io atual (CA), relevância pequ*na, e para ** construtos or*a*ento mental </line>
<line> (MB) e renda f*tura (FI) r**evância predit*va média. No tocante ao tamanho do ef*ito (f²), os </line>
<line> r*sulta**s indica* que tod*s as v*r**veis têm efeito p*quen* nos *uat*o construto* m*d*dos, </line>
<line> pois apresenta*am res**t*dos até 0,15, com exceção da variável que mede a impuls*vidade </line>
<line> mot*ra (I*PULSM), que apres*n*ou e**it* m*dio so*re o construto orçamento m*ntal (MB). </line>
<line> 4.2 Fatoração de Segunda *rdem </line>
<line> A *atoração *e **g*nd* o*d*m da contabilidade ment** foi *ealiz*da usand* a técnica </line>
<line> H*erarch*cal Co*ponents Model (*CM). Essa técnica é especia*mente ut*lizad* para facilitar </line>
</par>
<par>
<line> a m*delagem de um *onstr*t* em uma </line>
<line> *ime***o de nível supe*ior </line>
<line> mais abs*rata e suas </line>
</par>
<par>
<line> *ubdimensões de orde* inferio* mais con*retas, são e </line>
<line> uma ten*ência de aplicabilidad* cad* </line>
</par>
<par>
<line> vez mais abra*gent* na modela*em *e e*ua*ões estruturais com mínimo* quadra*os parciai* </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. *, art. 6, p. 91-110, *an. 2024 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Conta*ilid*de Mental c*mo Ferrament* de Pro*oção *a Cidadani* *e Inve*tidores Br*sileiro* </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> (*ARSTED* et al., 201*), pois leva* a uma maior parc**ônia teórica, reduzi**o a </line>
</par>
<par>
<line> complexidade dos modelos com * intu*to de ev*tar conf*sões co*o a **ltico*inearidade </line>
<line> (H*I* JR *t a*., *014; KUPPELWIESER; SAR*TE*T, 2014). </line>
<line> Co*sideran*o a fatora*ão de segu*da ordem (apêndice C), uma nova validação do </line>
<line> m*delo foi **alizada por meio d* ve*ificação d* consist*ncia in*erna, *o alfa de Cronba*h, da </line>
<line> **lida*e co*ve*gent* * da validade discrimi**nte. Todos os itens que f*rmam o con*trut* </line>
</par>
<par>
<line> *onta*ilidad* *ent*l (MA) foram validados. Dessa **rma, chegou-se ao a*ust*men*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *elação estrutural entre a contabil*dade menta* * seus correl*tos e o* *oe*ic***tes de cami*ho </line>
<line> a*ustados e os result*d*s a seguir: </line>
<line> Figura 4 - Mo**lo f*nal a**stado </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *onte: o a*t*r, usando o software SmartPl* *.0. </row>
<row> Ta*ela 1 - Coeficientes de caminho do mo**lo *ju*tado </row>
</column>
<par>
<column>
<row> V*riáv*i* </row>
<row> SE* </row>
<row> *CONSIT </row>
<row> TR*IT* </row>
<row> IMP*LSM </row>
<row> IM*UL*NP </row>
<row> ORIENT*T </row>
</column>
<column>
<row> *oefic*ente </row>
<row> (*) </row>
<row> -0,106*** </row>
<row> 0 ,2 0 7 * * * </row>
<row> 0 ,1 1 3 * * * * </row>
<row> - * ,2 6 5 6 * * * </row>
<row> - 0 ,2 7 7 * * * </row>
<row> * ,1 8 8 9 * * * </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Nota:*** p<*,01, **p<0,05, * p<0,1*. </row>
<row> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 2*, n. 1, art. 6, p. 91-110, *an. *024 *ww4.fsanet.com.br/revis*a </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. T. Consta**ino, A. C. M. Silva </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> *egundo os resultad*s da anál*se, há signific**cia estat*s*i*a (*%) nas var*á*eis sex* </line>
<line> (S*X), situ*ção e*onômica relatada (*CON**T), traç* de personali*ade openness (TRAITO), </line>
<line> impulsiv*dade motora e impulsivi*ad* não planejada (IMPUL*M e IMPLS**) e ori**tação </line>
<line> tempor*l de longo *raz* (ORIENT*T), em relação c*m a c*ntab**i*ade ment*l (MA). *essa </line>
<line> *orma, o modelo i*dica que um maior grau de envo*vim*nto c*m a cont*bilidade menta* por </line>
</par>
<par>
<line> parte *os inv*stidores e*tá relacio**do </line>
<line> * s*r </line>
<line> do s*xo mascul*n*, com *elho* situaçã* </line>
</par>
<par>
<line> e*onômi*a pe*cebida, possuir baixos *íveis de *mpulsividade moto*a, ou seja, p*n*ar antes de </line>
</par>
<par>
<line> agir, t** </line>
<line> uma *rie*tação temp*ral *ais vo*tada ao longo pra*o, </line>
<line> possuir baixos níveis </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> impu*sividade não plan*jada, ou seja, ter o costume de planejar suas ações, d*do es*as duas </line>
</par>
<par>
<line> *ltimas variá*ei* apresentarem corr*lação *egativa. Curiosamente, **aço d* personalidade * </line>
</par>
<par>
<line> openness, que i*e*tifica *essoas mais </line>
<line> abert*s em*ção, mais imprevis*veis ou *om falta de à </line>
</par>
<par>
<line> foco e mais propensas a *e envolverem ** *omportam*nto* de risco, tam*ém apresentou alto </line>
</par>
<par>
<line> g*a* *e envol*iment* </line>
<line> * om a </line>
<line> cont*bilidade *enta*. *ess* forma, pod*mo* *nferir, também, </line>
</par>
<par>
<line> que ess*s inv*stidores utilizam a c*ntabili*ade men*al c*mo um instrumento de **to*ontrole, </line>
</par>
<par>
<line> fato destacado por </line>
<line> diversas pesquisas, mas </line>
<line> em especial </line>
<line> n* Teoria da Cont*bilidade Mental </line>
</par>
<par>
<line> (SHEFR*N; THALER, 19*8; THALER, 1999). </line>
<line> É i*por*an*e ressaltar * fato de que os indivíduos que declararam estar *m melhor </line>
</par>
<par>
<line> situação econômica se enc**travam mais en**lvi**s </line>
<line> c*m a cont*bilidade mental. *ma </line>
</par>
<par>
<line> *náli** ma*s apurada s*gere dua* *ossí*eis *x*l*caç*es. * prime*ra *e* relaç*o com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> amostra estudada, pois, como *la é compost* de inve*tidores, ess*s </line>
<line> costuma* ter maior </line>
</par>
<par>
<line> controle de suas fi*an*as. A segunda en*ont*a ap*i* no **tudo de M*ha*atra, Rave*ndran e </line>
</par>
<par>
<line> *e (2019), qu* relata </line>
<line> que a c*mpreens*o da cont*b*lidade menta* pode potencial*ente </line>
</par>
<par>
<line> m**horar a tom*da de de*isões financeiras, ou seja, * </line>
<line> c*n*abilid*de mental, </line>
<line> *uando bem </line>
</par>
<par>
<line> utilizad*, *od* ser in*tr*m*nto de auxílio pa*a e*onomi**r, rac*on*lizar o* gastos e ass*m </line>
<line> al**nçar uma melhor si*uação econôm*ca. Em *ela**o à variável *mpulsiv*d*de *ão plane*ad*, </line>
</par>
<par>
<line> q*e apres*ntou </line>
<line> cor*elação *ega*iva, ess* resultado se coaduna com a </line>
<line> pesqui*a de </line>
</par>
<par>
<line> *uehlbache* e Kir*hl*r </line>
<line> (*019). Já v*r*áv*l ori*ntaçã* temporal de a </line>
<line> longo prazo encontra </line>
</par>
<par>
<line> resultado semelhante no *s*udo de *ntonide*, Groot e Raai* (2011). </line>
</par>
<par>
<line> Ana*isando sob a ótica </line>
<line> do modelo es**utural, *s variá*eis socioe***ô*icas, </line>
</par>
<par>
<line> de*ográficas e *ompor*amentais apre*entadas c*nseguiram, por meio do *2, explica* 4*,7% </line>
</par>
<par>
<line> da contabilidade menta*, um percent*al ba*tante satisfatório para *stud*s ex*lo*atórios </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> ciências sociais. Como compara*ivo, a pes**is* de Muehlbacher K*rchle* (2019), feita * </line>
<line> apena* c*m mínimos quadrado* ordi*ários, te*e um R* de 0,*4, o que demonst** o po*en*ial </line>
<line> *o mode*o est*da*o. Ao *nifi*ar os quatros constru**s em uma única dimensã*, a rele*ânci* </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 21, n. *, art. *, p. **-110, j*n. 2024 www*.f*a**t.com.b*/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*tab*lidade Mental co*o Ferrame*ta de Pr*m*ção da C*dad*nia de In*e*tidores Bra**leiros </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> p*ed*tiv* (Q2) do construto patrimônio a*u*l (C*) pa*sou de *equeno p*ra m*dio, renda futura </row>
<row> (*I) e orçam*nto ment*l (MB) de médio p*ra gr*nd* e renda atual (CI) d* pequeno para sem </row>
<row> e**ito. *á o construto contabilidad* me**al (MA) *presentou relevância pr*dit**a Q2 de </row>
<row> 0,1783, o que p*de ser considera*o médio. </row>
<row> Por fim, *presentad*s os re*ultad** da modela*em, tem-se o resul*ado *as hipóte*es: </row>
<row> T**ela * - *esultado das hipó*eses </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Hi*óte*e </row>
<row> H1 </row>
<row> H2a </row>
<row> H*b </row>
<row> H2c </row>
</column>
<column>
<row> R*s*ltado </row>
<row> r****tada </row>
<row> confirma*a </row>
<row> confir*ada </row>
<row> c*n*irmada </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> * *ONSID*RAÇÕES F*NAIS </line>
<line> Como objetivo, esta pesquisa exploro* como os *nve*ti**r*s brasileiros, fren*e * </line>
</par>
<par>
<line> tomada </line>
<line> de </line>
<line> decisões financeiras, envolvem-se com a </line>
<line> utilização da Contab*lida*e *e*tal. </line>
</par>
<par>
<line> Con**r*e a revis*o d* li*e*a*ura, os elem*ntos conduzem ao perfil socioeconômico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> demogr*fico, ao* n*veis da educação financ*ira e, em espec*al, a** f*tores comp*rta*entais, </line>
<line> resta**o cla*o *ue as questões do **m*o*tame*to humano afetam d*retam*nte a questão </line>
<line> *ogn*tiva. </line>
<line> Des*a forma, * contabili*ade men*al refle*e em maior ou menor grau a const*ução *o </line>
<line> relacionam*n** dos in*ivíduos com o din*eiro por meio *as dimensões orçamento m*nta*, </line>
<line> renda atual, patr*môn*o a*ual e ren*a futura. No todo, *sse proce*so * mai* comument* </line>
</par>
<par>
<line> ut*li*ado por investidores h*men*, mais *laneja*o*, menos impulsivos na hora </line>
<line> d* agir, que </line>
</par>
<par>
<line> *os*uem u*a *elhor situação *conômica, *ue buscam esta*ilid*de financeira a long* prazo e </line>
<line> que, qua*do possuem u*a perso*alidade marcada *ela abe*tura * emoção, a*en*uras * risco, </line>
</par>
<par>
<line> se util***m da contabi*idade *ental c*mo um supor*e para manter </line>
<line> o contr*le so*re as </line>
</par>
<par>
<line> **nanças. </line>
</par>
<par>
<line> Em *elaç*o ao modelo e à técnica ut*liz*da, os resu*t*dos de*te e*t*do *ugere* que a </line>
</par>
<par>
<line> operaciona*i*ação de construto* refle*ivos em uma única dimens*o nã* está imun* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prob*emas, po*s </line>
<line> os efeito* específi*os de cada *imensão </line>
<line> pode* se confundir com um efeito </line>
</par>
<par>
<line> c*mposto (K*PP*LWIESER; SARS*EDT, 2014). Por </line>
<line> es*e motivo, foram identificadas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-110, jan. 2024 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. T. Constantino, A. C. M. Silva </line>
<line> *06 </line>
</par>
<par>
<line> diversas in*o*sistências, *í**cas de um modelo explo*atório, p*incipalmente na *i*ens** que </line>
<line> mede * ren*a atual (C*). Apesar desse fato, o *odelo demons*ra *sta* *o ca*i*h* c***eto para </line>
<line> se to**ar cad* v*z mais robusto, *ecessi*ando *e mais test*s * ap**m*ramentos, *om vistas * </line>
<line> c*p*urar *om ex*ti*ão tod*s os asp*ctos ** con*abilidade mental. </line>
<line> **d*-se **ncluir, entã*, qu* o se* *um**o nem sempre tem *omo objetivo *r*nc*pal a </line>
<line> *ax*miz*ção da utilidad*, pois * depen*e* d* si*uação fátic*, seu comportamento muda com </line>
<line> a* pos*ibilidades de *anho* e perdas definidas em função das *eferê*cias que *e a*resentam, </line>
<line> no intuito de *bt*r o prazer definido p*lo hedonismo. *ara que se apresente um </line>
</par>
<par>
<line> *omport*m*nto mais racional, </line>
<line> os *istemas </line>
<line> cogn*t*vos d*finidos por (KA*NEMAN, 2**2) </line>
</par>
<par>
<line> nec*ss*tam de aju*te* cont*n*os q*e p*ssam minimizar * i*pa**o dos fat**es p**cológicos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> so*iais. As i*pl**ações </line>
<line> p*ática* dos re*ultados deste estudo, aliadas aos resultados das </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas *nt*rio*** corre*atas, dizem respeit* à **cess*d*d* </line>
<line> de assi*tên*ia para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimento eficien*e </line>
<line> *e </line>
<line> *ti*idades fin*nceiras e são sugerid** aqu* d* duas *orma*. A </line>
</par>
<par>
<line> prime*ra del*s é definida legalmente no *r*sil, a </line>
<line> pa*tir d* ano de 2020, * a in*erç*o </line>
</par>
<par>
<line> ob*igatória no c*rr*cul* das escol*s de nív*l f*ndamental do e*sino da educaçã* financeira. O </line>
<line> **anto antes os *onceitos mais básicos de finanças forem introduzi**s, de forma adequada, na </line>
<line> vida d*s pes*oa*, mais rapi*amente se esper* que elas res*ondam aos est*mulos cognitivos e </line>
<line> se utiliz*m da ferr*ment* da Contabilidade Ment*l como forma de **omoção de *em-e**ar. A </line>
</par>
<par>
<line> segund* * a assistência por m*io de profis*iona*s </line>
<line> que *reci*am ser treina*o* p*ra a*qui*ir </line>
</par>
<par>
<line> cada vez mai* conhe*imentos no *ampo </line>
<line> das fina*ças com*ortamentais, co* o intu**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> compreenderem os dife**nt*s perfi* e c*mport*mentos de seus client*s, reconhecendo-os não </line>
<line> co*o EC*NS, ma* sim com* HUMANS, para que possam ap*es*n*a* um leque de </line>
<line> possibilidades de decis*es mo*d*do espec*fica*ente para cada situa*ão apre*entada, </line>
<line> conforme prec*i*ua * *eoria do *udging (SUNST*IN; THALER, 2019). Ou**o fator </line>
<line> alimentad** d* bem-estar dos investidores em suas dec*sões finan*eiras é o uso da *ecnologia, </line>
<line> que a *ad* dia que pas*a tem eno*me pod*r de agre*a* *alo* à vida das pessoas. *ess* modo, </line>
<line> os fatores **icológicos, como personal*dad* * *mpuls*v*dade, podem ter seus *mpact*s </line>
</par>
<par>
<line> redu*idos, e os gostos pessoais podem ser aliados racionalidade necessária ** uso da à </line>
<line> contabili*a*e mental e n* promoção da cid*da*ia. </line>
<line> R*FE*ÊNCIAS </line>
<line> ANTO*IDES, G.; GRO*T, I. M; RAAIJ, *. F. VAN. Menta* budg*ting and the </line>
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<line> R*v. FSA, Teresina, *. 21, n. 1, *rt. 6, p. 91-110, jan. 2*24 </line>
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<line> 10* </line>
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<line> 2017. p. 123-138. </line>
<line> BAN** CEN***L DO BRASIL - BCB. Competências em educa*ão financeira: </line>
<line> *escrição d* resu*tados da pesquisa d* Rede Int*rnacional *e *duc*ção F*nanceira adaptad* e </line>
<line> a*licad* no Brasil. Série cidad*nia fin*nceir*. Br*sília, *rasil: BCB., 2017. </line>
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<line> Ci*adania d* Investidores Brasileiros. Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-1**, ja*. 20*4. </line>
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<line> Con*ribuição dos Autores </line>
<line> T. S. T. Consta*tino </line>
<line> A. C. *. S*lva </line>
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<line> 1) conce*ção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) aná*i*e e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abo*açã* do rasc*nho ou na re*isão cr*tica ** conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 4) part*cipaçã* na aprova*ão da vers*o *in** do manu**ri*o. </line>
<line> X </line>
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<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 21, n. 1, art. 6, p. 91-110, *a*. 2024 </line>
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