<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 3, p. 53-74, mar. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.3.3 </line>
<line> Dese*volvimento de Lideranças por Me*o *o Program* Ne*uno em **a Organização **litar da </line>
<line> Mar*nha do Brasi* </line>
<line> Lead*r*hip Devel*pment Throug* *he Ne*tune Prog*am i* a Braz*l*an Navy *ilitary </line>
<line> Organizati*n </line>
</par>
<par>
<line> A*an Ribeiro dos S***os Portes </line>
<line> *estre em Gestão * Estratég*a/Universid*de Federal Rural *o R*o de Janeiro </line>
<line> E-ma*l: alanrib*ir*spa@gmai*.*om </line>
<line> Marc*a C*istina Rodr*g**s Cova </line>
<line> Do*tora em Ciências *o*iais/Univ*rsidade Fed*ral Rural do Rio de *ane*ro </line>
<line> E-mail: marc*aco*a@g*ail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Al*n *ibeiro do* San*os Portes </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Km 07, PPGE, Zona *u*a*, B*-46*, Sero*édi** - RJ, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> 238*0-*00. Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Marcia **i*tina Rodrigues Cova </line>
<line> Art*go rec*b*do em 24/10/**2*. Últ*ma </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Km 07, PPGE, Z**a Rural, B*-465, Ser*pédica - RJ, </line>
<line> *eceb*da em 13/11/*023. Apro*ado em *4/11/2023. </line>
</par>
<par>
<line> 2**90-000. Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pe*o si*t*ma Triple Review: Des* R*view a) </line>
<line> p*lo Edit**-Chefe; * b) Double Blind Review </line>
<line> (*valia**o cega por dois avaliador*s da área). </line>
<line> *evisão: Gramatical, Norma*iva e d* F*rmatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. S. Portes, *. C. R. C*v* </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> O objeti*o deste artigo aprese*tar a pert*nên*i* é </line>
<line> entr* o desenvolvimento d* liderança* </line>
</par>
<par>
<line> at**vés dos *esult*dos de *m* Pesq*isa de Clima Organ*zac*onal (PCO), aplica*a por </line>
</par>
<par>
<line> intermédio *a* *ri*ntações d* Manual do Pr*gra*a Netuno, que * um amplo </line>
<line> pr*grama </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gestão da Marinha do *ra*il. * metodologia de pesquisa uti*izada * pes*uisa narrativa ou a </line>
</par>
<par>
<line> tradic*onal. Os art*gos *eleciona*os foram perscrutados de form* intensif**ar e mostrar a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relação dos tem*s * * ap*icabili**de </line>
<line> d*s f*r**mentas </line>
<line> do *rogra*a na capa*itação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> des*n*olvime*to de líderes da Força coa*u*a*os com as </line>
<line> exi*ências do mundo *t**l. * </line>
</par>
<par>
<line> c**tribuição ad*ém da análise </line>
<line> de 30 *rt*gos, p*incipal*ente publ*cados e* revistas de alta </line>
</par>
<par>
<line> relevância científi** no período de 20*7 a 2022. Os resultados obt*d*s da anál*se permit*m * </line>
</par>
<par>
<line> o*servação da integração dos te*as e a apl*c*ção </line>
<line> de </line>
<line> ferramentas </line>
<line> q*e possi*i*itam o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento d* lid*ranças atr*vé* de program* de capacit*ção per*i*en** e ad*q*a** às </line>
<line> prát*cas *a** atu*is e *e*evan*es pa*a a Força Na*a* *rasile*ra. A di*ersida** d* culturas q*e </line>
<line> se conglomeram na Marin*a oportuniza o desenvolvimento da *iderança adequado ao quadr* </line>
</par>
<par>
<line> do clima organizacional atual, po* meio d*s resultados das PCO </line>
<line> q*e são real*zad*s </line>
</par>
<par>
<line> peri*d*came*te, possibilitando o de**nvo*vimento de *ovos líderes. </line>
</par>
<par>
<line> *alavras-chave: Desenvolvimento de lid**anças. Pesquisa de *lima Organizaciona*. </line>
<line> Progr*ma Netuno. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> The objective of this article *s to pre*ent *he pertinence between *eaders*ip </line>
<line> develop*ent </line>
</par>
<par>
<line> throug* the r*sult* </line>
<line> of an O*ganizational Climate *urvey (OCS), applied t*ro*gh </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> guidel*nes of the Neptune Pr*gram Manual, *hich is a compr*hensive manag*ment program </line>
<line> of the **azilian Navy. *he research m*thodology used is nar*a*ive or *r*ditional research. Th* </line>
<line> selected *rticles were scru*ini*e* *o intensify and *how th* relation*hip of t*e themes and the </line>
<line> applic*bi*i*y of *he Progra*'s tools in the tra*ni*g and *evelopment *f m*lita*y leader* in *ine </line>
</par>
<par>
<line> with the dem**ds of tod**'s world. The con*r*bution com*s fr*m t** analysis of </line>
<line> 30 ar*i*les, </line>
</par>
<par>
<line> mainly published in j*urnals of hi*h scientific *elevanc* in the peri*d f*om 2*17 to 2*22. The </line>
<line> result* obtai*ed from the analysi* allo* th* obs*rvation of t*e integ*atio* o* themes and t*e </line>
</par>
<par>
<line> *pp*i*atio* of tools t*at enable *he deve*opment of *eadership through </line>
<line> a pe*tinent and </line>
</par>
<par>
<line> *dequate *raining program to the **st current a*d releva*t practices for the Brazilian Naval </line>
<line> *orce. The di*ersit* *f c*ltures that ar* conglo***ated i* the Navy, *rovides an opport*nity </line>
</par>
<par>
<line> *o* leader*h*p d*vel*pmen* </line>
<line> a*propriate to the current organi*ational clima**, through </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> resu*ts of the OCP* tha* are pe**o*ically hel*, enabling *he development *f n*w leaders. </line>
<line> Keywords: Leader*hip *evelop*ent. Organiz*tional Cli**te Surv*y. Netuno *rogra*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 3, p. 53-*4, mar. 2**4 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/*e***t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D*senv*l*iment* de Lideranç*s po* Me** do Program* Netuno em uma Organização Mili*ar *a M*rinha </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O desen*olvimento d* lideranças é </line>
<line> uma nece*s*da*e qu* permeia as *rg*niz*ç**s </line>
</par>
<par>
<line> desde os temp*s *ais remotos. A lidera*ça é algo inerente ao *on*i*er do ho*em e* grupos </line>
<line> e e**ej* a*guém que sa*b* conduzir as pesso*s e q** ***siga ta*bém transformar mente* para </line>
<line> o desenvolvimento de novos líder** (MAGALDI, 20**). A *ida mil*tar traz *on*igo * p**pria </line>
</par>
<par>
<line> v*v*ncia do **der e do che*e no dia a dia dos seus h*mens mulhe**s. S*b*r co*duzir as e </line>
<line> pessoas *strategi*amen*e é uma arte q** pode ser apr*ndida e ensi*ada (BRASIL, *013). </line>
</par>
<par>
<line> *en*r* do *scopo da vida da**e*e que </line>
<line> comanda u*a **ganiza*ão Mi*ita* (OM), há, </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém, a **c*ssidade de ** repor**r à sociedade, ao seu p*vo, pois * fr*to do seu t*abalho é </line>
<line> princi*almente a d*fesa dos dir*i*os * da s*gurança *aque*es que compõe* * P**ria. Ist* deve </line>
</par>
<par>
<line> ser feito com *edica*ão e *xcelência, *im de g*r*nt** que a *issão a </line>
<line> da sua OM, que </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *onj*nto com as dema*s *rga*izaç**s da Marinh*, gere a </line>
<line> **vida **oteção d*s *gu*s * </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> estruturas que c*mpõem o Poder Mar**i*o Bra*il*iro (*es*oas, navios d* gu*rr* ou </line>
<line> mer*ant**, *scolas, n*uticas, tra*alh*dores do mar etc.). Isto, de acordo com a Constituiç*o </line>
<line> Fed*ral de 1988, deve ainda ser alc*nçado de forma eficie*te (Brasil, 1988) - isto pe*o fato de </line>
<line> *ma Força Armada pe*te**er à est*u*ura da *dminis*ração Pú*li*a, * q*e dem*nda dive*sos </line>
<line> *e*eres * regras no que se f*z. </line>
</par>
<par>
<line> A imperativi*ade d* *e ter </line>
<line> ** a </line>
<line> *dmi**straçã* i*ibada, l*gal e que promova </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> de*env*lv*ment* da *nstituição e do seu pessoal fez c*m </line>
<line> qu* * M*rinha do Brasil (*B) </line>
</par>
<par>
<line> *nstituís** em </line>
<line> 2007 o Program* Netuno. A pro*osta principal ** Progra*a N*t*no fo* </line>
<line> o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tor*ar *x*elente* todos os serviços *a Força **litar N**al do *rasil, prop*r*ionando *m </line>
</par>
<par>
<line> ambiente *értil par* cr*ar uma ges*ão trans*orma*o*a *ue visas*e de </line>
<line> forma é*ica, e*emplar, </line>
</par>
<par>
<line> inspiradora e comprom*tida com a ef*ci*nci*, pro*orcionar * Marin*a do B*asil ser Força de </line>
<line> Excelência por in*e*médio do trab*lho seus líderes (*RASIL, **06). </line>
</par>
<par>
<line> O P*ograma tem sido *pli*ado em **das as Organizaçõ*s Mi*itares ** Marinha </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> B*asil </line>
<line> e poss*i alto </line>
<line> vínculo *o* </line>
<line> a gestão est*até*i** </line>
<line> pelas su*s ferramentas bas*lares: </line>
</par>
<par>
<line> Plan*jame*to *str*tégico Organ*zac**nal, *lano de Gerenci*mento d* Risc*s, Plan* d* </line>
</par>
<par>
<line> *elhoria da Gestão, Conselho de Gestão, Pesqu*sa </line>
<line> de Clim* Organiz*cion*l (PCO) e Pla*o </line>
</par>
<par>
<line> *e Ac*mpanhame*to da Ge*tã* (BRAS**, </line>
<line> 202*). Dentro de ca*a uma *es**s </line>
<line> há </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*e*cupação e* </line>
<line> at*nder às demandas do cumprimento </line>
<line> da </line>
<line> missão da O*, *e* como </line>
</par>
<par>
<line> prop*r*iona* um clima laboral qu* </line>
<line> permita o des*nvol*i*ent* * a *apacitação das **ss*as </line>
</par>
<par>
<line> que ali **r*em. * P*squisa d* Cli*a *rga*izac*onal é o i*strum*nto utilizado para pe*ceber e </line>
<line> Rev. FSA, *eresina *I, v. 21, n. 3, art. 3, p. *3-74, mar. 20*4 www4.fs*net.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. S. Por*es, M. *. R. Cova </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> ap*oveitar as oport*nidades de d*senvo**imento de pessoal, neste caso na Marinha, de novas </line>
<line> lidera**as co*pro*eti*as com a excelência dos servi*os pre*tados não só à Marinha como </line>
<line> um todo, ma* tam*ém * soc*eda*e. </line>
</par>
<par>
<line> A imple*entação de uma cu**ura d* </line>
<line> **celênc*a, baseada em u* *mp*o Programa d* </line>
</par>
<par>
<line> Gestão, como * o caso do Progra*a Netuno para a M*rinha (BRAS*L, 202*), </line>
<line> desencadeia </line>
</par>
<par>
<line> u*a série de *çõe* que abrange* cada aspec*o organizacion*l de uma O*, no c*so deste </line>
<line> estudo o cas* uma Org*ni**çã* Milita* da *B que oferece *ive*sos cursos para o pe**oal da </line>
<line> Força Naval, to*na*do-se uma sementeira de b*as prá*icas, cas* se*am aplicadas </line>
<line> e*co*reitamente as ferramentas do Pr*grama. * opo*t*nida** torna-*e *aj*rada por est* *M </line>
<line> receber anualmente *er*a de 1800 novos alunos *m *ursos curta, média e lo**a *u*ação. Há </line>
</par>
<par>
<line> ai**a a pos*ibilidade </line>
<line> de </line>
<line> i*te*ações qu*ndo os curs*s são *inistrados na sede de outras OM </line>
</par>
<par>
<line> através de grupos </line>
<line> de ins*ru*ores *ue se d*s*ocam par* </line>
<line> a </line>
<line> a*licação de cursos *xpedit** e em </line>
</par>
<par>
<line> visitas técn*c*s. A org*nização poss*i cerca de 2*0 mili*ares com*ondo sua tripulaç*o </line>
<line> (pe*s*al *ixo). </line>
<line> Destart*, p*r recebe* diversos alunos, o cli*a organizacional torna-*e t*ma </line>
<line> i*po*tante, pois *om o acolh*ment* de alunos oriundos de *M da* três Forças, das Pol*ci*s </line>
</par>
<par>
<line> Militar*s d*s Estados e </line>
<line> do Distrito Fed*ral, Po*ícia Federal, Ministério Público d* União </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> outros, * i*en*ificação da trip*la*ão da OM co* a s*a cultura orga*izac**n** é de suma </line>
<line> importância. Neste *onto, a PCO é estr*tégica para a liderança da OM, po*qu* ela traz </line>
</par>
<par>
<line> *nformações importantes sobre </line>
<line> o *ia a dia *os m*mbros d* *rga*ização, b*m *omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> po*si*ili*ade </line>
<line> de iden*ificaç*o </line>
<line> *e o*asi*es que </line>
<line> permitem o*ortunidades de *novação, </line>
</par>
<par>
<line> fortalecimento d* c*ltu*a e dese*vol*imen*o de pess*as e de li*e*anças. </line>
<line> Observando-se as finalida*es *e *ma p*squisa de clima * as particula*id*d*s d* cad* </line>
</par>
<par>
<line> org**iz*ção, chega-*e se*uinte questão: como *erceber as oportunidad** da lidera*ça ser à </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvi** *or meio d* </line>
<line> ad*quadas pertinênci*s entre *lima organ*zac*ona* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*senvol*imen*o de líderes na Mar*nha do Brasil? </line>
</par>
<par>
<line> Visand* respon*er a es*a questão, </line>
<line> objetivou-s* neste artigo demonstrar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> p*culiarid*des que a literatu*a, a </line>
<line> partir de </line>
<line> 2*17, p*opõ* sob*e o desenvo**imento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lide*anças oportunizadas pe*os resulta**s </line>
<line> de *ma pesqu*sa de clima *rg*nizaci*nal </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> M*rinha do Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. *, art. 3, p. *3-**, ma*. 202* </line>
<line> www4.**anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De**nvolvimento de Lideranças por Meio d* Programa Netuno em *ma Organiza*ão Militar *a Marinha </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> 2 *E*ERENCIAL *EÓRI** </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O Pr*g*ama Ne*uno </line>
</par>
<par>
<line> O líder militar é tam*é* u* ***er na *dministração Públ*ca e pre*is* corresponder </line>
<line> àqui*o que *h* é determinado e esperado *m r*lação ao* se**iço* públicos prestados, aos </line>
</par>
<par>
<line> *uida*o* dos bens públicos e às </line>
<line> *arefa* </line>
<line> que o *overno as le*s *et**mina*. O Ex*rcito e </line>
</par>
<par>
<line> Brasileiro enfatiza que "o mili*ar é u* gestor públi*o e ist* independe do s** po*icionamento </line>
</par>
<par>
<line> n* escala hierárq*ica. Desde a incorporação, se*eção ** matrícula, Estado coloca ben* o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> rec*rsos à *isposição dos militare* para o cum*rimento das missõe*" (*RASIL, 2021, *. 3). </line>
</par>
<par>
<line> O primeiro Manual de Procedimentos </line>
<line> *o Programa Netuno (2021) pre*ê no seu </line>
</par>
<par>
<line> modelo de autoav*liação para os quartéi* da Mar*nha a chamada *i*t* *-*0 (lê-*e li*ta papa </line>
</par>
<par>
<line> 1*) </line>
<line> um conjunto de 7 critérios de avaliação em que a li*er*nça é o primeiro critér*o a *er </line>
</par>
<par>
<line> avaliado. Além disto, o Manu** dispõe *** * l*deran*a * a pr*ncipal forma ** se propic*ar um </line>
<line> am*iente l*bo*al adequado pa*a desenvolvimento de at*tudes *as *essoas. Veja no qu*dro 2 a </line>
<line> li*t* de cri*érios e a pontua*ão máxima, dos 1000 pontos totais, que c*da it*m pod* alcan*ar: </line>
<line> Q*adro 1 - Crité*ios de au*oa*aliação do Programa *etuno - MaPNetuno </line>
<line> Critéri* Pon**ação Máxima </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *. Lid*ranç* e D*s*m*enh* G*obal </row>
<row> 2. Formul*ção e Impleme**ação d* Est**tégias </row>
<row> 3. Ima*em e Relac*onamento com ou*ras OM e *xtra-M* </row>
<row> 4. Responsabilidade socioa*b**ntal, étic* e cont*ole soci*l </row>
<row> 5. Ge*t*o do Conhecimento e informaç*es ***parativas </row>
<row> 6. A tripul*ção, seu trabalho, sua *a*acitaçã* e desen*olvim*n** </row>
<row> 7. P*ocessos *rçamen*ários, financ*iros, ***alísti*os e de apoio </row>
<row> Fonte: M*PNetuno (*RASIL, 2021) </row>
</column>
<column>
<row> 150 </row>
<row> 1*0 </row>
<row> 130 </row>
<row> 1*0 </row>
<row> **0 </row>
<row> 180 </row>
<row> 170 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O Progra*a Netu*o *dotou os fundam*ntos do *odelo de E*celência em Gestã* </line>
<line> Pública (MEGP) da Fundação Na*ional da Qualidade (FNQ) como *ase técnica del*. De </line>
<line> acor*o com Me*sed*r, Silva e Muniz (*011), e*e "* a repres*ntação de um sistema g*r*ncial </line>
<line> R*v. FSA, *er*sina PI, v. 21, n. 3, art. *, p. 53-74, mar. 2024 www4.*sanet.*om.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. S. Portes, M. C. R. Cova </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> c*nstituí*o de s*t* partes i*tegra*as, q*e orientam a adoção de p*á*ic*s de excel*ncia *m </line>
<line> gest*o com a finalidade de leva* as *rganizaçõe* p*blic*s a padr*es *lev*dos de desempenho </line>
</par>
<par>
<line> e *e excelência </line>
<line> em ge*tão" (MESSEDER, S*LVA e MUNIZ, 2011, p. *). Estas sete par*e* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> integradas est*o conjugada* em o*to critéri*s que **mpõem o MEGP: </row>
<row> Quadro 2 - Crit*rios do Mod*lo em E**elên*ia em Gestão Pú*lica da FNQ </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Cri*ério </row>
<row> Liderança </row>
<row> Estratégias e Pla*os </row>
</column>
<column>
<row> Síntese </row>
<row> Abor*a os processos gerenciais relativos à orient**ão </row>
<row> f**osófica da organizaçã* e c**trol* externo sobre sua </row>
<row> direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pess*as * </row>
<row> p*rte* interessadas *a *ua causa; e *o co*trole de resultados </row>
<row> pela direção. </row>
<row> *borda os processos gerenciai* relat*v*s * concepção * à </row>
<row> e*ecução das estraté*ias, inclusi** aqueles *e*erentes ao </row>
<row> *stab**ecimento de metas e à *e*inição e ao </row>
<row> acompanhamen*o de *lanos necessários para o ê*ito d*s </row>
<row> estra*égias. </row>
<row> a*orda os processos gerenciais inerentes à satisfação do </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<column>
<row> Cidadãos </row>
<row> Soc*edade </row>
<row> Informações * Conhec*me*to </row>
</column>
<column>
<row> cid*d** co*o us*ário de serviços públicos e desti*atár*os da </row>
<row> ação d*cor*en*e *o poder de Estado exercido pe*as </row>
<row> o*g*ni*açõe* *úb*icas. As organ*zaçõ** públic*s, mesmo </row>
<row> a*ue*as que *restam serviços exclu*i**s de Estado, devem </row>
<row> *ubm*ter-se à ava*iação de seus usuários, ob*en*o o </row>
<row> *onhecimento necessár*o para ger*r produtos * serviços de </row>
<row> valor para esses ci*adão* e com i*so p*oporcionar-l**s maior </row>
<row> s*tis*ação. </row>
<row> aborda os *rocessos geren*iais relativ*s ao res*eito e </row>
<row> tr**amento da* demandas da socieda*e e do *ei* a*bien*e e </row>
<row> *o desenvolviment* social **s com*nidade* *ais </row>
<row> influencia*as *ela *rg*niza*ão. </row>
<row> a*ord* os proces*os g*renciais rela*ivo* ao tratamento </row>
<row> *rg*nizado da deman*a por info*mações na org*n*zação e ao </row>
<row> dese*volvimento contro*ado do* ativos intangí*eis geradores </row>
<row> de dif**enciai* comp**itivos, esp*cial*ent* os de </row>
<row> c*nheciment*. </row>
<row> abo*da o* processos gerencia*s *ela*ivo* * conf*gu*açã* de </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Pessoas </row>
<row> *roc*ssos </row>
</column>
<column>
<row> e**ipes d* alto desemp*nho, ao *esen*o**imento de </row>
<row> compet***ias d*s pessoas * * manutençã* do seu bem-estar. </row>
<row> abo*da os p*oc*s*os gere*c**is relati*os aos pro*essos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 3, art. 3, p. 53-74, m*r. 2024 </line>
<line> *ww4.fsane*.*om.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desenvolviment* de Li*eran*as por Meio do *ro*rama Netuno em uma *rganização Milit** da Marinha </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Resul*ados </row>
</column>
<column>
<row> pri*cipai* do negóci* e aos de apoio, tr*tando separada**nte </row>
<row> os relativ*s a fo*n**edo*e* e ** eco*ômi**-*inanceiros. </row>
<row> abor*a os resultados da organ**ação na forma de *éries </row>
<row> histór*cas e acom*anhado* de referenc*ais comparativos </row>
<row> pertin*ntes, para ava**ar o nível alcançado, e d* níveis de </row>
<row> desempenho ass*cia**s aos pr*ncipais requisitos *e partes </row>
<row> interessadas, c*m vistas a verif*car * atendi*ento. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*r**o pelo autor *m 2022, baseado em Mess*der, Silva e Muniz (2011). </line>
<line> Percebe-se nos quadros 1 e 2 q*e * critério lider*nça tem relev**c*a p*ra o P**grama </line>
<line> de Gestão da Mar*nh* do Brasil dando ênfase com* o pri*eiro critér*o a ser a*a*iado tanto no </line>
<line> Modelo de Excelê*ci* em Gestão Púb*ic* a*otado pel* Força, bem com* * inici** c*itério da </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtante lista de autoaval*a*ão g*rada p**o Estado Maior da Armada - EMA, </line>
<line> em s*a </line>
</par>
<par>
<line> pu*licaç*o nor*ativa **A-*30: Manual de Visitas, Inspeções e Reuni*e* Funciona*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Ma*i*ha. Desta*a-*e ainda qu*, ao perceber *omposiçã* da a </line>
<line> pontu*ção dos 1000 </line>
<line> pont os </line>
</par>
<par>
<line> re*ere**** aos crit*rios de autoa*ali*çã* propostos pela norma *MA-130, **talhada no quadro </line>
</par>
<par>
<line> 2, </line>
<line> os critér*os que contêm </line>
<line> os assuntos ** </line>
<line> lidera*ça, capa**t*ç*o e desenvolv*mento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ripul*ç*o (d*n*ro desta ** possíveis futu*os </line>
<line> *omandan*es), detêm 33% do total de </line>
<line> pont os </line>
</par>
<par>
<line> *ota*s. Na fi*u*a 1 *ercebe-se esta co*p*sição, dest*cados </line>
<line> na cor a**l os cri*érios 1 </line>
</par>
<par>
<line> (l***rança) e 6 (capa*i**ção * *ese*volvimento de pe*so*l): </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Cr*térios de Aval*ação: Percentuais dos crit**ios de l*d*ran*a, c*pacitação e </line>
<line> desenvolviment* de pessoas em relação aos 1000 po*t*s da lista *-10 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado pelo au*or (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 21, *. 3, art. 3, p. 53-74, mar. 2*24 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. S. Portes, *. C. *. Cova </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> O Programa Netuno, cumprindo o e*basam*nto legal, busc* d**envolver lide*an*as </line>
<line> que **n*uguem os a*azeres a*etos à vida *ilitar * *o re*p*ito aos ditam*s le*ai*, construindo </line>
</par>
<par>
<line> atrav** </line>
<line> de capacitações a *ormação </line>
<line> de líder*s </line>
<line> apercebido* das nua*ce* legais bras*leir*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regimentais d* Fo*ça. No MaPNETUNO, têm-se que na f*se de im*lementação de processos, </line>
<line> um importante crité*io * "de*envolver lideranças para orientar os cola*oradores d* equipe ** </line>
<line> gestão de mudanças" (BRASIL, *02*, n.p.). Este é um imp*r*ante *ri*ério, pois, *o terce*ro </line>
</par>
<par>
<line> decênio do *é*ulo XXI, Ma**nha d* Brasil pas*a por uma re*s*rutur*ção *a sua Força a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Tr*balho e exi*irá de seus l*der*s ações que otimizem os processos e racio*ali*em a força de </line>
<line> trabalho através de medidas ino*adoras. </line>
</par>
<par>
<line> Em *0*2, a Marin*a *o Brasil *mplementou a *olítica de **stão </line>
<line> de r*s*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ntegridade, q*e é mais uma fe*ramenta </line>
<line> *stratégica do Netuno que vi*a dar aos Oficiais </line>
</par>
<par>
<line> *itu*ar*s </line>
<line> de OM segurança de q*e o dia a *ia *e s*a o*ganização é pautada nas leis * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *eg*lamento* que evitam, por exemplo, * cor*upç*o, *s riscos de in*eg*idade da *magem d* </line>
<line> *ua Unida*e. *stes e outro* instrumentos estão b**eados nos pr*ncípios da gov*rnanç* púb*ica </line>
<line> descritos no Decreto 9.*0*/2017 (B*ASI*, 2017), amplamen*e di*ulgados nas o*ganiz**ões </line>
<line> *a ***inha, *ue m*n*ém um *elatório de ações *mpree*didas pelas diversas OM para o </line>
<line> cumprimento d* ativ*da*es como capacit*ção de p*ssoal, g*stã* de *iscos, gestão de risc*s de </line>
<line> in*egridade da imagem, dentre outras que sã* estratégicas para a Marinha do *rasi*. </line>
<line> *.2 Pesquisa de Clima Organizaci*nal e o Programa Netuno </line>
</par>
<par>
<line> A Pesquisa de Clima Organiza*ional </line>
<line> (PCO) é uma *as fer*ame*tas q** o P*ogr**a </line>
</par>
<par>
<line> Netuno *tiliza pa*a oportunizar às OM o alcançar os seus objetivos e também p*rceber como </line>
</par>
<par>
<line> c**ma de*tro da organiz*ção </line>
<line> está respondendo aos estímul*s do Pl**ejamento E*trat*gico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **cisõ*s do Conselho de Ges*ão, a fim de cum*rir a missão e alcançar a visão ***posta para a </line>
<line> **idade, além de proporciona* a *ossib*lidade d* id*ntificação de problema* e oportunidades </line>
<line> que ensejam na im*lementaç*o de p**gramas de desen*olvimento de pessoal e da lidera*ça. </line>
<line> Segundo *onorato e Guimarãe* (2021), além das po*si**lidades apres*ntadas </line>
</par>
<par>
<line> anteriorment*, a pesq*isa d* clima </line>
<line> *era "a </line>
<line> capacidade para id*n*ificar, gerenciar, cri*r, </line>
</par>
<par>
<line> distribuir e até descartar c*nh*cimento com *ficiên*ia" (HONORATO E GUIMAR*ES, </line>
<line> **21, p. 72) atr*vé* de outras f*rrame*tas que circundam todas as *u*ra* do Net*no *ue é a </line>
</par>
<par>
<line> escorr*ita Gestão do Conh**ime*t* (GC), advinda </line>
<line> *a pe*cepção daqu*lo que se vive </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> organ*zaç*o. Os autores r*itera* a *mportância em se faze* a ge*tão do Clima Organizacional </line>
</par>
<par>
<line> n* Mari*ha </line>
<line> *o Brasil, *ois </line>
<line> em seus s*rviços oferec*do* Naç*o utiliza-s* de *e*soas * isto à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, *rt. *, p. 53-*4, mar. *0*4 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Des*nvolvim*n*o de Lidera**as por Meio do P*ograma Netuno em um* Organizaç*o Mi**tar da Marinha </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> implica *anter-se ** ambiente *e *ra*alho pr*p*cio * aprazível para * ser humano e que </line>
<line> possibilite bons serv*ços *restados à sociedade. S***o um* inst*tuição "permane*t* e r*gular" </line>
</par>
<par>
<line> (HONORATO; GUIMARÃES, 2021, p. </line>
<line> 73), a gestão do *o*hecimento é associada pelo* </line>
</par>
<par>
<line> autores à PC* como *m ag*egador de valor à Institu*ção. </line>
<line> Ro*rigu*z, Muniz e *unyon (*018) discor*em s**re o q*e Honor*t* e G*i*arães </line>
<line> (*021) a*rese*tam. Aqueles autores pr**õem qu* o *lima organiz*cional p*oduz um terr*no </line>
</par>
<par>
<line> fértil </line>
<line> p*ra implementação de ações *ue visa* ao d*senvolv*mento *es*oal e à ges*ão do a </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nto. Deveras, o </line>
<line> ambient* de um* organi*ação que possui *m </line>
<line> bom clima </line>
</par>
<par>
<line> organizacion*l, desen**lve a* pes*oas e os próprios **ocessos. Rodriguez, Muniz e Muny*n </line>
<line> (2018) *n*atizam que "o CO engloba e**rutura organ*zacional e de processos, relacionamento </line>
</par>
<par>
<line> in*erpessoal, </line>
<line> **ministração </line>
<line> d* co**ensações, compor*amento dos fun*i*ná*io*, *xp*ctat*va </line>
</par>
<par>
<line> d* des*mpenho * opor**nidades d* c*es*imento" (RODRIG*EZ; *UNI*; MUNYON, 2018, </line>
<line> p. *17). </line>
<line> No Manual do Programa N*tuno (BRASIL, *021) te*-se que toda o*g*nizaçã* para o </line>
<line> cumpriment* d* sua missão necessit* d*versos *atores, ma* que o gran*e elo ** tra*sf*rma*ã* </line>
</par>
<par>
<line> * consolidação des*es fatores na miss*o cumprida sã* as pess*as. De acord* *om </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> MaPNETUNO, a PCO "tem o ob*etiv* de mo*itora* aspe*tos das relações da* p*ssoas entre s* </line>
<line> * com a organ*za*ão, buscando i*ent*f*car **ssíve*s insatisfações, descontentame*tos que </line>
<line> possa* inter*e*i* em sua produtiv*dad* *ab*ral" (BRASIL, 2021, p. 72). O Programa su*ere, </line>
<line> então, que a pe*quisa de clima s**a uma c*nstante, rea*iz*da pelo menos u*a vez *or ano, e </line>
</par>
<par>
<line> *ue os seus result*do* sejam divulga*os e t**bal*ados fim *e que as op*rtun**ade* a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cresciment* </line>
<line> e de ajustamen** do clima e c*ltura organizacional se torn*m uma c*ns*ante *a </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ão. </line>
</par>
<par>
<line> O *anual prevê *inda que as O* "por meio da capaci*ação em c*rsos e *st**ios </line>
<line> promovem o co*pa**ilha*ento de conhec**entos" (BRASIL, *021, p. 72) através dos </line>
</par>
<par>
<line> re*ultad*s alcanç*dos na PCO. Ou*ro direci*namento s*ria </line>
<line> a </line>
<line> utiliz*ção d* fe*rame*tas tai* </line>
</par>
<par>
<line> qua** "ofi*i*as, *destrame*tos * atividades d* trabalho diário, procura-se desenvolver </line>
<line> *abil*dades para o desempenho das at*vid***s" (idem, p. 72), a fi* de se aproveitar o máximo </line>
</par>
<par>
<line> do que foi percebido no resultado d* pesquisa pa*a mel*orar * c*im* </line>
<line> da organizaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> alcançar *m ambi**te apr*zível *e tra*alho na Organização e entã* rete* talento*. *iz-se reter </line>
<line> talentos, p*is há * possibili*ad* de militares solicit*rem, anualmen*e, mo*imen*ações entre as </line>
<line> OM d* M*rinha em todo o Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> * Prog*ama Netuno b*sca através d* *CO criar o conhecimento qu* *por*unize </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibi*idade </line>
<line> de </line>
<line> *bter-se </line>
<line> um a*biente labora* p*opício *ue *eve ser capaz d* pro*ov*r </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresin* PI, v. 21, n. 3, a*t. 3, *. 53-7*, mar. 20*4 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. S. Portes, M. C. R. C*va </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*ormação. De acord* com o Manu*l (BRASI*, 2021, 72) "a transformação laboral p. </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> baseada e* três pilares impor*antes: conhecimen*o, habilida*e * ati*u*e, também conhec**o </line>
<line> pe*o a*rôn*mo CHA (Conhec*men*o, Habil**ade e At**u*e)." O desenvolvimento das </line>
</par>
<par>
<line> competências pessoais é de s**a importân*ia pa*a a Orga*ização, </line>
<line> haja vi*ta que as </line>
<line> p*ss*as </line>
</par>
<par>
<line> p**movem mu*anças, cr**m oportunidades de inovação, *ivulgam o nome da O* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produzem os produt*s e s*r*iços que *umprirão a missão dela. Umas da* *a*iávei* que p**em </line>
<line> ser per*ebid*s numa PCO é a pos***il*dade de *es*nvolv*mento das comp*tênc**s pessoa*s do </line>
<line> pessoal (AL*XAN**E, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> *ilv*, Viana e Feitosa (2018) discorrem so*re g*st*o d* </line>
<line> clima o**a**z*cional e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> signif*cam como uma "ferr*m***a *m*ortant* na admi*istração do compor*amento das </line>
<line> pe*so*s, visando um plano de desenvolvi*ento para melhor ger*r as pessoas e a o*g*ni*ação </line>
<line> para o al*ance das metas ins*itucionais *os set*res da adm**istração públ*c*" (SILV*, </line>
<line> VIA*A E FEITOSA, **1*, p. 214). É impor*ante, não so*ent* p*ra *s empresa* *a inici*tiva </line>
</par>
<par>
<line> pri*ad* ou daquelas p*blicas </line>
<line> q*e vi*am o *ucro, que *aja a administração de </line>
<line> um *lima de </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho condize*te *om uma o*ganização que *usca a *xcelê*ci*. A q*alida*e dos ser**ços </line>
<line> públ*cos advém do* seus funcionários, no ca*o d* Marinha, *os seu* milit*res *ue labuta* </line>
<line> diu*urnamente *ara * cump*i*ent* d* *eu *ever, *e **ord* com a miss** da *ua Unidade. </line>
</par>
<par>
<line> A busca pe*a </line>
<line> *xcelênc** nos se*viços </line>
<line> **blicos, na aplicação *os recurso* humanos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*teriais e a admi*ist**ção dos gastos com dinheiro público *od** advir de um clim* o </line>
</par>
<par>
<line> orga*izacion*l adequado. A *usca pela eficiência (dev**a* a exigênc*a </line>
<line> constituci*nal da </line>
</par>
<par>
<line> mesma po* parte *o setor </line>
<line> público) reve*a a impo*t*nci* da gestão </line>
<line> de pessoas e do *api*al </line>
</par>
<par>
<line> hu*ano de fo*ma in*rra*te e </line>
<line> r*sponsável, contr*buindo para o s*cess* das </line>
<line> organiza*õ*s </line>
</par>
<par>
<line> (LI*A, AMARAL E MAI*, 20*8). A interação do* indiv**u** é essencial para a p*odução de </line>
<line> produto* ou de *rest*ção de serviços e, caso e*ta in*eração seja percebida * melhorada atrav*s </line>
<line> *o clima lab*ral, *s opor*uni*ades de s* fazer tud* com qualidade são *umentadas. </line>
<line> Santos et al. (2*21) ob*ervam que "o clima *rganizacional se mo*ifica de aco*d* com </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> em*resa, *ultura e *olabo*adores, pois a *quipe d* trabalh* deve </line>
<line> manter um foc* de </line>
</par>
<par>
<line> en*ajame*to para melhor de*empenhar suas **spectivas tarefa* no ambiente de trabalh*" </line>
<line> (SANT*S et *l., 2021, p. 2) e, assim sendo, as ações das organizações podem ser impacta*as </line>
</par>
<par>
<line> posi*iva ou ne*a*ivamente, depender do a </line>
<line> e*er*ício de *ada pes*oa den*r* da resp**tiva </line>
</par>
<par>
<line> função. D*corrente *e*ta obser*ação, a atenção *ada ao clima organizac**na* é r*levante para </line>
<line> a **derança da OM. C*mando e *ons*lho de G*stão, bem como as lideranç*s se*oria*s, *evem </line>
</par>
<par>
<line> *b*er*ar os resultado* da PCO e participar da pro**lg*ção de </line>
<line> açõ*s que v*sem *lcançar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> clim* ideal *ara a pr*dut*vida*e e convivên*ia *entro da o*ga*ização. </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. *1, n. 3, *rt. 3, p. 53-74, ma*. 202* www4.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desenvolvim*nto de Lideranças por *eio *o Programa Net*no em uma Organização Mili*ar *a Marinha </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Em relaçã* às tomadas de decis*o sobre o relatóri* a*alítico da pe*qu*sa de clima, </line>
</par>
<par>
<line> Pa*, Th*ago e Maciel (2*2*) en*ati*a* *ue *s </line>
<line> estud*s do c*ima organizacional </line>
<line> ganharam </line>
</par>
<par>
<line> *sp*ço por con*a d* importância </line>
<line> dada p***s **stor*s *s perce*çõ*s e opi*iões *e seus </line>
</par>
<par>
<line> colabo**do*es, **to *elo entendim*nto d* qu* estes *ealizam as atividad*s </line>
<line> para se a*cançar a </line>
</par>
<par>
<line> missã* da organização. Di*nte dist*, os a*tor*s perceberam que o compromisso que se d*ve </line>
<line> ter com as ações pós-pesquisa d* clim* o*ganizacion*l deve s*r real * ter o *companham**to </line>
<line> adequado. De acordo *om Paz, Thiago e *aciel (20*2), a eficiência da ad*inistração advém </line>
</par>
<par>
<line> do acompan*amento e *e*s*ração das f*agi*idad*s </line>
<line> e </line>
<line> potencia*idades da *r*anização, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> satis*ação dos func*onári*s e da sua motiva*ão que *mp*c*a d*ret**e**e na produtivid*de </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nos custos. </line>
</par>
<par>
<line> P*rém, não *omente a *e**ão do Conhecimento é bene*iciada com a Gestão do Cl*ma </line>
</par>
<par>
<line> Org*ni*acional. Araújo et al. (2017) </line>
<line> arrogam que a inovação e o potenc*a* criativo *as </line>
</par>
<par>
<line> e*uip*s e da o*g*ni*ação sã* altamente favorecidos *or m*io de </line>
<line> ** bom clima l*bora*. Os </line>
</par>
<par>
<line> a*tor*s discorrem qu* criatividade, elem*n*o essencial para a sobreviv*ncia e a </line>
<line> cres*imento </line>
</par>
<par>
<line> d*s **ganiz*ções, *odiernamente, tem </line>
<line> u* ganh* *xpressi** *uando se per*ebe </line>
<line> *entro </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> emp*esa um bom clima ent*e os funcionário e lídere*. Enfatizam que o cli*a *rganizacional </line>
<line> impacta d*retamente em co*pone*tes *o desem*enho organizac*onal tal qual a qualidade d* </line>
<line> *e*v*ç*. A eficiênci* busc*** diar*amente e * cada se*viço p*esta*o pel* s*rvi*o pú*lico pode </line>
<line> ter no clima entre os seus **ncionários uma base apoi**ora de alto valor. </line>
</par>
<par>
<line> Além das contribuições percebidas por Ar*ú*o al. (*017), uma outra perspectiva et </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *presentada *or Ca*fé Fil*o, A**rade e T*eotônio (*017) *ue s*o as ações d* en*omarketing </line>
</par>
<par>
<line> qu* *lcançam o ativo *ais precioso </line>
<line> de uma organização: *s </line>
<line> pessoas. *e acordo </line>
<line> com os </line>
</par>
<par>
<line> autores, *s emp*e*** </line>
<line> estão mais </line>
<line> atentas *o que os s*us colab*radores m*ni*estam e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *erce*ção destes sobr* o clima interno </line>
<line> da organ*zação. *nfatiz*m q*e </line>
<line> o* líder*s das </line>
</par>
<par>
<line> *rgani*ações buscam a pa*ticipação </line>
<line> *o* colaboradores nos **ocessos de decisão, bem como </line>
</par>
<par>
<line> oferecer **com*ensas para *er** melhor clima *nterno ** organização. Na Marinha do *r**il, </line>
</par>
<par>
<line> há disp*sitivos d* endomarke*i*g que podem ser utilizados como é o caso </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimentos, premi*ções, *edalhas * **ssõe* relevantes onde o reconheci*ento t*cnico </line>
<line> e profissional dos militares * tornado explícito pa*a o todo d* *rganização. </line>
<line> Para se u*ufruir das *en*sses de que a PCO oferece, deve-se, além do *n**jamento </line>
</par>
<par>
<line> *nfatiz*d* *or R*driguez, Mu*iz e M*nyon </line>
<line> (2018), perceber </line>
<line> q ue </line>
<line> ferra*entas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *dm**is*ração *stratégicas podem </line>
<line> gerar mel*or aprovei**me*to do res*ltado da pesqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> (MEN*ZE*, PINTO E SA*T*AGO, 2020). E*t*s *utoras dia*ogam e propõem que seja* </line>
<line> *lab*rados Planos de Ação que *is*m aproveit** o *ue f** d*scob*rto *as pes*u*sas de clima </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, *. 3, ar*. 3, *. 53-74, mar. 2*24 ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. S. Portes, M. C. *. Co*a </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> organizacional. Elabor*ndo-se um **ano de ação sab*r-*e-á quem será o responsá*el pelo </line>
</par>
<par>
<line> p**cesso, quando </line>
<line> el* se dará, </line>
<line> quanto custará o investime*to, dentre </line>
<line> *utras **ortunid*des </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*esci*e**o através </line>
<line> do próp*io PA. * Mar*nha *o Brasil, atr*v*s *o MaPNetuno (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> *021) en**t*za a importância </line>
<line> do </line>
<line> acompanhamento do resultado </line>
<line> da *CO e da incl*são *os </line>
</par>
<par>
<line> Planos de Açã* n* Pla** de *e*horia *a Gestão. </line>
<line> 2.3 Contribuições *o Programa Netuno no Desenvolv*mento *e Lideran*a* </line>
<line> *o *un*o *o*porativo, a contratação ** tal*ntos p*ra lider*rem as empr*sas é um* </line>
</par>
<par>
<line> reali*ade. De acordo c*m Gorn (2021), partir da déca*a de 1970, *os Est*dos Unidos, a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> hea*hunters pass*ram a i*o*ar na c*ntr***ção de talento* para as empr*sas e isto c*lminou no </line>
</par>
<par>
<line> preenchim*nto de ma*s </line>
<line> da meta*e das vagas onde ha*ia os salários mais alto* ent*e as </line>
</par>
<par>
<line> empresas. *sta a*ão aconte*e a*nd* ho*e, </line>
<line> porém na Administração Pú*lica a c*ntratação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> feita at*avés de conc*rso público * o desenvolvimento de l*deranças parte *o pre*suposto de </line>
</par>
<par>
<line> *ue a própria A*minis*raçã* </line>
<line> proporcio**rá o de*ido desenv*lviment* pa** os seus </line>
</par>
<par>
<line> *uncioná*ios. </line>
</par>
<par>
<line> Chara*, Drotter e Noel (2**2) discorrem sobre um **minho a ser seguido </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*ment* de lide*anças. De *cordo </line>
<line> c*m o* *utore*, caso o progra*a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> d*se**olvimento de líderes *ão *eja impl*mentado *e forma co*reta, pode *erar prejuízos de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação dentro da o*ganizaç**. Desenvolver líde*es *mporta em c*nstruir </line>
<line> *m siste*a </line>
</par>
<par>
<line> que *roporcione a co*ret* *inâm*ca d* ca*acit**ão e aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> A fi* *e liderar estrategica*ente, gest*r dev*, *egun*o Praha**d (20*2, p. 39) o </line>
</par>
<par>
<line> "desenvolver uma sér** </line>
<line> de competências *sse*cia*s e, a *artir daí, criar novos produtos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ser*iços" no âmb**o de sua empr*sa. Seg**do *ra***ad (2002), ist* req*er novas maneiras d* </line>
</par>
<par>
<line> p*nsar da liderança, "de**pre*dend* * que sa*iam." A ex*m*lo disto, autor discorre que * </line>
</par>
<par>
<line> *uan*o um </line>
<line> executivo se fixa </line>
<line> nas oportuni**de* a s*rem ap*ovei*a*as, **ve presta* at*nçã* </line>
</par>
<par>
<line> aos re*ur*os que pod* r*utili*ar." Is*o denota novas **rmas de pe*sar com aqu*lo que se te*, </line>
<line> se possui, a fi* de bem a*roveitar opor*un*dad*s estratégicas para a e*presa. </line>
<line> Hedlu** (2016) conta sob** * eficácia da lidera*ça milit*r sueca. A neces**dade de se </line>
</par>
<par>
<line> *a*e* i*tercâm*i*s entre </line>
<line> * F*rça Ar*ada S*eca (SAF) e outras Fo*ças **madas </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Organizaçã* do Tratado do Atlântico Norte (*TAN), apoiados pela Swedi*h D*fense </line>
</par>
<par>
<line> University (SD*), </line>
<line> a fim </line>
<line> de q** essa* *ooperações m*ltinacio*ais *enham c*pacitar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Of*cia*s da S** p*ra atend*r os *adrõ*s internacion*is de liderança e de resultad*s, ge*ando </line>
<line> *ev. FSA, T*resina, v. 21, n. 3, ar*. 3, p. 53-74, ma*. 2024 w*w4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *es*n*olvi*ento de Li*e*anç*s por *eio do Pr*g*ama Ne*uno *m uma Organização Mili*ar da Mar*nha </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> uma possibil*dade de al*a*çar a meta de efic**ia p*opo*ta </line>
<line> pelo Mod*lo </line>
<line> d* Lider*nça </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Aprendizag*m em Equipe. </line>
</par>
<par>
<line> Alvinius, Johansson * Larsson (2017) disc*rrem sobre a SAF que em outro estudo </line>
<line> sobre lideran*a tem-*e que aç*es de educaçã* pa*a a liderança estra*égica *eram equilíbrio do </line>
<line> com**omis*o organizacion*l que é consegu*d* de duas *ções: "manter a imag*m </line>
</par>
<par>
<line> or*anizacional moti*ação or*anizacional" (ALVINIUS, JOHANSSON; L*RSSON, 2017, e </line>
<line> p. ***). Os exempl*s de *iderança e e*tratégia no meio mil*t** que são *omado* *ara as </line>
<line> or*anizaçõe* em ge**l sã* vastos. </line>
</par>
<par>
<line> De *co**o com Day et al. (2021), as o*gani*ações investem enorm*s recurs*s </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> pro*ram*s de desenvolviment* *e l*deres, e uma questão crucial é se a avaliação do potencial </line>
</par>
<par>
<line> de lider*nça agrega val*r </line>
<line> ou melhora o processo *e avaliaçã* e </line>
<line> classificaçã* de t*le*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Allan Ch*rch e equipe usaram dados do Centro de Desenvol*imento de Líderes Potenciais da </line>
</par>
<par>
<line> Pe**iCo para exami**r </line>
<line> as **la*ões ent*e desempenho ind*vi*ual, i**ic*dores base*dos </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> av**iaçã* de p*t*n*ial, *la*sific*çõ*s *e pote*cial alinhadas </line>
<line> organizacionalm*nte e taxas d* </line>
</par>
<par>
<line> promoç*o após a aval*ação. Os re*ultados indicam que os indic*do*es de lideranç* bas*ado* </line>
</par>
<par>
<line> e* av**iação fo*ne*em uma var*ação ún*ca que po*e ser </line>
<line> út i l </line>
<line> par* a tomada *e decisõ*s *e </line>
</par>
<par>
<line> gestão de ta*entos. </line>
</par>
<par>
<line> Para Day e* al. (202*), * desenvolv*mento d* liderança foi definido co*o * a*mento </line>
<line> d* capacida*e de um coletivo (com* *ma *quipe *u o*g*nização) de se eng*ja* na lid**ança. </line>
<line> * li*erança *ompartilha*a po** ser considerada c*mo uma forma d* capa*ida** de lideranç* </line>
<line> coletiv*, p*is *nvolve u* nú*e*o maior *e membro* da equi*e en*ajados *a liderança do que </line>
<line> um líder indivi*ual. *lanchard, C*rlos * Ra*d*lph (200*) p*op*em a u*iliza*ão do </line>
<line> empowerment para dar a oportunidade de outros colabor*d*res da *mpresa c*escerem e co* </line>
<line> isso alc*nçarem excelentes resultado* *ara a em*resa. Se*undo os aut***s, "* empowe*ment </line>
<line> (que lig*mos a e*volvimento do* membros d* equipe, domínio, repon*abilidad*, p*rticipação </line>
<line> e orgulho) é cr*cial para a* empr*sas se tornarem competit*vas n* mun*o d*s negócios atual e </line>
</par>
<par>
<line> futuro" (ibid., p. 15). Destaca* ainda </line>
<line> qu* * pr*meira chave </line>
<line> para *udo is*o acontece* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> "inte*s*ficar </line>
<line> a troca de inf*rmaç*es para m*lhor*r o </line>
<line> d*sempenho" </line>
<line> (BLAN**ARD; </line>
</par>
<par>
<line> *AR*OS; R*NDOLP*, 2001, *. 20*). </line>
</par>
<par>
<line> Lei*wand, *ani e Sheppard (2022) di**orrem sobre a reinven*ão da s*a equ*pe </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lider**ça, const*uin*o **vas p*ssibilid*d*s **ra um t*mpo p**oad* de m*danças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incerte*as. Os auto*es dete*m*nam que * sob*evivênc*a </line>
<line> *as organiza**es, hodier*a*en*e, </line>
</par>
<par>
<line> de*ende </line>
<line> desta ação de reinvençã*. O* au*or*s disc*rrem que * lid*rança estratégi*a precis*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 21, *. 3, art. *, p. 5*-74, mar. 2024 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. S. P*rtes, M. C. R. Cova </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> fundamenta*me**e, rep*nsar suas equipes de lide*anç*, *ara que as suas açõ*s signifiquem </line>
<line> po*enciais avanç*s para as su*s orga*izaçõ**. </line>
<line> De acordo *om Leinwand, Man* e Sh*ppard (202*), o lí**r es**atégico deve iden*ificar </line>
</par>
<par>
<line> *s fu*ções de l*deran*a *ecessá**** para moldar o f*turo da o*gani*a*ão, </line>
<line> colo**r as pe*soas </line>
</par>
<par>
<line> cer*as nessas funções, enfatizar o impulso par* a trans*orm*çã* * d*monstrar, com </line>
<line> propr*e*ade, o comportamento para sua equipe de líderes. </line>
<line> Com a busca de uma lidera*ça qu* t*a*a estra**g*as efica*es *ar* a* o*ganizaçõe*, por </line>
</par>
<par>
<line> meio de diversas linhas de </line>
<line> pensamentos e de fe*rament*s *ue facilitam alcançar m*tas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> objetiv*s, en**a-*e na seara d* ind*víduo (ou, prop**amen*e, *o líder estratég**o) *f*caz. </line>
<line> V*lkinas, Murray e Ch*a (2020) *ue buscaram r*pre*entar a f*gura do *íder efica* e notar*m </line>
<line> que a mo*ivação para liderar como pont* expo*encial na fig*r* *e quem *idera. Além da </line>
<line> mot*vação, as auto*as discorrem sobre o fato* da a*rendizagem e o fa*or i*te*rador do *íder </line>
<line> que o leva a *lcançar e*ce*ent*s resulta*os *ar* a sua equipe. </line>
</par>
<par>
<line> Vilkinas, M*rra* e Chu* (2020) em*a*adas </line>
<line> em Quinn e Rohrbaugh (1*81) </line>
</par>
<par>
<line> propu*er*m fig*r* 2 para apresent*r a estrut*ra integrada d* valo*es concorrentes par* o a </line>
<line> líder efica*: </line>
<line> Figura 2 - Est*utura i*tegrada de valor*s conco*rent*s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: V*lk*nas, M*rray e Chua (20**, *. 118) </line>
<line> De acord* com Vi*kinas, M*rray e Chua (*020), as atitudes de um *íder *fica* </line>
<line> *istribue*-se em *uatro áreas focais: Foco *nte*no, foco ex*e*no, foc* nas *a*ef*s e foc* nas </line>
<line> pessoas. As at*t*des destes aproxi*am-se m*is de cada característi*a de *cordo com * estil* </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 3, art. 3, p. 5*-74, mar. 202* www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desenvolvimen*o de Lide*an*as por Meio do *rograma Netun* em uma Organização Militar da Marinha </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> de lide*ança adotado, pois o modelo *e liderança eficaz adota*o é </line>
<line> dinâmico e os líderes </line>
</par>
<par>
<line> m*dam bastante o *e* estilo de li*e**nça, conforme o estilo * o contex*o do momento (ibid., </line>
<line> *0*0, p. 1**). </line>
<line> Em todos *s co*textos v*rificados por Vilk*nas, Murray e C*ua (*020), * *nte*r*ç*o * </line>
</par>
<par>
<line> ** fator agrega**r de va*o* para equipe, qu* somado * vont*de de lider*r *o i**i*íduo a </line>
<line> pro*uz o que Da* e* a*. (2021) *esqu*sa*am sob*e o dese*volv**ent* da liderança, na bu**a </line>
<line> *e e**ender como a* pe*soa* *od** se desenvolver *omo líderes, a *a*ti* da an*li*e de *erfis, </line>
<line> no increm*nto d* práti*a* e *ét*dos de desen*olvimento e seleção de talen*os p*ra este papel. </line>
</par>
<par>
<line> S*gund*s os autores, nesta busca, nos últi*os 20 a*os, apren*eu-*e bastante </line>
<line> sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*vo*vimento </line>
<line> de líderes e *e liderança, p*tencializando a possi*ilidad* d* </line>
<line> se criar </line>
</par>
<par>
<line> lideranças *ficazes. Ter v*n*ade d* liderar é um fa*or bast**te re*ev*nte. </line>
</par>
<par>
<line> A Mari*ha *ropõ* e*ten*er * liderança sob t*ê* as**ctos: fil**ófi**, psicológico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ociológ*co. * *oloca a*nda tr*s gran*es eixos (quanto ao grau de centralização, quanto ao </line>
<line> tipo de in*en*ivo * **anto a* foco do líder) com se*e **tilo* p*e*ominan*es d* lideran*a, </line>
</par>
<par>
<line> discorrendo que </line>
<line> antes d*s *n*s 1*30 entendi*-se liderança como alg* *ato, </line>
<line> *o*ém de*ois </line>
</par>
<par>
<line> d*quela </line>
<line> d*cada "e*oluiu-se </line>
<line> para uma concepçã* </line>
<line> d* lidera*ça co*o conjunto *e </line>
</par>
<par>
<line> co*por*ame*tos e de habil*da*es q*e podem se* ensina*as *s pessoas </line>
<line> que, d*sta forma, </line>
</par>
<par>
<line> teria* a possibilid**e de se tornar*m líderes eficazes" (BRASIL, 2013, p. 1-6). </line>
<line> Ainda segundo a D**trina de Liderança da Marin*a (BRA*IL, *013), o indi*íduo </line>
</par>
<par>
<line> deve selec*onar o seu es*ilo de lidera*ça de acordo com </line>
<line> algumas vari*veis tai* como: </line>
</par>
<par>
<line> *elevância da qualidad* da tarefa ou de**são; impor*ânc** da aceitaç** da decisão pelos </line>
</par>
<par>
<line> su*ordinados p*ra ob*ençã* de se* envolviment* n* i*pla*taç*o de </line>
<line> determina*a </line>
<line> l i nh* de </line>
</par>
<par>
<line> ação; tem*o disponível *ara rea*ização da missã*; risco* *nvolvidos; níveis de prior**ad* no </line>
<line> que d*z r*speit* à produtividade ou à s*tisfação do grupo; e níve* de m*turi*ade psi*ológica e </line>
</par>
<par>
<line> profissional d*s s*b*r*inados. Assim, </line>
<line> a eficácia de suas açõe* ou es*o*has pode *er </line>
</par>
<par>
<line> al*ançada. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com * public*ção (Brasil, 2013, p. 1-12) "O* a*ri**tos de um *íder têm </line>
<line> como *omponente comum * *apacidade de infl**n*iar", o manual de liderança da Marinha </line>
</par>
<par>
<line> el*nca ainda </line>
<line> m*is 16 atributo* de um líder que, p*la *ia </line>
<line> militar, *ão espec*ficam*nte </line>
</par>
<par>
<line> nece*s**ios *a condução da trop*: exe*plo, integridad* *tica, lealdade, coragem, car*ter, </line>
</par>
<par>
<line> ***ildad*, c*mpetência profiss*onal, d*termi*ação, entusiasmo, capacidade </line>
<line> decisória, </line>
</par>
<par>
<line> autoconfiança, autocontrole, f**xibilidade, altru*s*o, respeito, *apacidade de re*ac*ona*en*o </line>
<line> interpess*al, comuni*ação, inic*ativa e sen*o de j*stiça. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n. 3, art. 3, p. 53-74, mar. 2024 www4.fsan*t.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. S. Portes, *. C. R. C**a </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> * doutrina (BRAS*L, 201*) impulsiona os m*litar*s a gerarem novas lidera**as, </line>
<line> in*entiv*ndo a prop*gaçã* dessa n*rma dentro de todos os ní**is hie*árquicos, a fim de que </line>
</par>
<par>
<line> *s decis*es co*dunem c*m "as definições, os </line>
<line> elementos conc*ituais, os </line>
<line> princípios e </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> or*enta*ões gerais </line>
<line> *ara de*envolvimento e aplic*ção doutrinária ** Lid***nça na Marinha o </line>
</par>
<par>
<line> do Brasil (MB)" </line>
<line> (BRASIL, </line>
<line> 20*3, p. 1-1). Assim, </line>
<line> seg*indo forma*ão de *ovos líderes, a </line>
</par>
<par>
<line> cons*dera-se i*portante e*t*r pr*ximo *o que </line>
<line> o estado da ar*e s*bre li*erança versa sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*sunto, s*mando-*e à*uela d*utrina. </line>
</par>
<par>
<line> Dá-se o ex*m*lo </line>
<line> de n*vas lide*anças *emininas no ro* de líder** est*atégicos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Marinha d* Brasil, </line>
<line> como </line>
<line> Reis *ucco (2020, * </line>
<line> *. 2) que *nfatiz** que "* ins*rção das </line>
</par>
<par>
<line> mu**eres na *B buscou **prir a *ecess**ade de pes*oal para exec*tar as fun*ões t**nicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> admi*i*t*ativ*s qu* eram realizadas pe*os homens, possibi*itando aos mili*ares serem </line>
</par>
<par>
<line> remanejados para a parte </line>
<line> operati*a, *u seja, a defesa direta d* t*rritório." Tê-las ocupando </line>
</par>
<par>
<line> posições es*raté*i**s de*o*s*ra </line>
<line> *ue </line>
<line> * </line>
<line> qu*lidade, capacidade e a*r*bu*os </line>
<line> de *iderança </line>
</par>
<par>
<line> demonstrados </line>
<line> por </line>
<line> estas pion*ir*s determinam a necessidade de inov*ção na ge**ão militar, </line>
</par>
<par>
<line> co**cando tale*t*s para p*oduzirem r*sul*ados </line>
<line> espera*os pela s*cied**e </line>
<line> em lugar c*erent* </line>
</par>
<par>
<line> com sua c*mpet*nc*a, emb*ra a I*stituição *inda ten** em sua *aioria a lid*rança *a*culina. </line>
<line> De acordo com * Ma*Netuno (*021), tr*nsitar pelos *n*remeios do Progr**a N*t*no </line>
</par>
<par>
<line> é per*eb*r * profund*dade de oportunidade* de manter-se </line>
<line> uma **s*ibi**d*de d* uma ge*tão </line>
</par>
<par>
<line> que **ra novos líderes, a parti* de um comprom*ss* com o cumprimento da missã*, valores e </line>
</par>
<par>
<line> *is*o de futuro d* Or*ani*ação, ba*izado *m </line>
<line> uma proposta firme, p*rém *inâ*ica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*rimo*amento da m*neir* *e se ge*ir o neg*cio, ou *e com*n*ar a sua tr*pa *o intui*o de se </line>
<line> f*zer valer aquilo que foi pensado, ali*h*va**, c*locad* como es*ratégia e *nserido no dia a </line>
<line> dia e na manutenção da Fo*ça. </line>
<line> 3 METODOL*G*A </line>
</par>
<par>
<line> * pre*ente </line>
<line> arti*o baseia-** em uma pesquisa qualitativa </line>
<line> bá*ica, de car*te* </line>
</par>
<par>
<line> bibliogr*fico, estruturado * pa*t*r d* uma revisão *ar**t*va (Rother, 2007; C*rdoso-dos-*antos </line>
</par>
<par>
<line> et a*, 2020) que de forma am*l* busca sa**ent*r o que a *itera*ur* r**ente, *rincipalmente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir d* *017, *borda sobre clima or*a*iz*cional e a* possibili*a*es de desenvolvimento de </line>
<line> *ideran*as, associando às ferramentas do Pr*grama *etuno e a oportunidade d* i*to a*ontecer </line>
</par>
<par>
<line> dentro *e uma Organização *ilitar da *arinha ** Brasil. Para *anto, </line>
<line> *pr*ciou-se pontos </line>
</par>
<par>
<line> r*levantes do Progra*a *etuno * </line>
<line> a apresentação </line>
<line> não sist*mática de ar*igos científico* s*b*e </line>
</par>
<par>
<line> os tema* *e pesquisa d* clima organizaciona* e desenvolvi*ent* de lide*anças. </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. *1, n. 3, *r*. 3, p. 53-74, *ar. *024 www4.f*anet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desenvolvi*en*o de Lide*a*ça* por Meio do *rograma Ne*u*o em uma Organização Mili*ar da M*rin*a </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> A *esquisa baseou-se em um* *e*isão bibliográfica *r*di*io*al (Botelho; Cunha; e </line>
<line> Ma*edo, *011), buscando nas bases co*s*ltadas - Web of Sc*e*ce, Sco*us e biblioteca </line>
<line> normativa da Marinha - *endo re*liz*da nos meses de março de **2* *té *etembro de 2022, e </line>
<line> de man**ra não *iste*ática f*ram p*squi*ados *s termos "l*adership deve*opment", "leader </line>
<line> developmen*", "O*ganizational clim*te research", "Program* Netuno" * "desen*olvi*en*o </line>
<line> de lide*an*a*", desenvolv*me*t* de lídere*", "p*s*uisa de clima organizacional" * "Progr**a </line>
<line> Netuno" *e forma isolada ou **n*unta, com c**t*ri* de inclusão os artigos *ue *ons*deravam a </line>
</par>
<par>
<line> pos*i**l*dade </line>
<line> de dese**olvime*t* de lideranças coadun*dos com o clima organi*ac*on*l </line>
</par>
<par>
<line> conver*en*es c*m os di*a*es do Pro*rama *etuno. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo co* De Sousa *t </line>
<line> a*. (2018), a revisã* na*rativa *u também c*amada </line>
</par>
<par>
<line> t*adicio*al p*ssui etapas a serem segu*das que sã* "seleção de u* tema de revisão, p*squisa </line>
<line> *a **teratu*a, seleção/esc***a, l*it*ra e análise da *ite*at*ra, redação da revisão * referências </line>
</par>
<par>
<line> (De Sous* al., 2018, 47). Dos a*ti*os encontr*dos neste tra*alho, 30 foram *sc*lhidos </line>
</par>
<par>
<line> et </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> pel* pr*ximida** d*s temas com a peculiar*dade da o*gan*z**ão analisada e dos temas </line>
<line> propo*tos *ar* o desenvol*imento de líderes e*icazes na Marinha d* Brasil. </line>
<line> 4 RESULTADOS E D*SCUSSÕES </line>
<line> Foi possível *er*ebe* por meio da revisão narrati*a apresentada que o </line>
<line> desenvol*imento de lidera**a é essencial pa** * permanência de uma organização saud*vel ao </line>
</par>
<par>
<line> longo </line>
<line> do tempo. Na Marinha do Bras*l, o Programa Netu*o (Brasil, </line>
<line> 202*) pr*pic*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oportunid*de de alcançar </line>
<line> bons r*sultados na fo**ação e *a**citação de pe**o*l, o**ervando </line>
</par>
<par>
<line> os result*dos das Pesquisas *e *lim* Org*n*zaci*nal realizadas peri*d*came*te. </line>
<line> *o te*to ora apr*sentado, obs*rva-se alta *derência entre os t*mas *lima </line>
</par>
<par>
<line> Organ*zacion*l </line>
<line> e Desenvolv*ment* d* Lideranças. Des*aca-s* que uma organização </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> compo*t* por pessoas e que e*tas mantêm ou cria* um clim* organiz****na* que cu**ina n* </line>
<line> cultur* organizaci*nal. A partir do c*nh*c*mento *a cul*u*a, as pos*ibilid*d*s de for*ação de </line>
</par>
<par>
<line> l*de*ança* e d* gerenci*mento </line>
<line> a*equado de pe*soas se torn** p*ssív*is (Marins, Mart*ns </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> P*squa*, </line>
<line> 2016). O **ograma Net*no propõ* </line>
<line> o d*senvolvimen*o *e p*s*oas a </line>
<line> pa*tir d*s </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidad*s e oportunid**e* **vinda* dos resu*t***s da PCO. </line>
</par>
<par>
<line> Para Sa*ba, Williams e Fu*ler (2019) imana*skie*è, Gied*aitytè * Navickie*è * </line>
<line> (2*21) e* t*mes c**plexos i*erg*dos em um mundo **látil, inc*rto, complexo e ambíguo a </line>
<line> hierarqui* prevalece e dela advêm as estra*é*ias para se alcançar os o*je**vos. A fim de </line>
</par>
<par>
<line> co*p*eender as nuances de uma instituição de grande porte, como é o *aso da Marin*a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina PI, v. *1, n. 3, a*t. *, *. 53-74, mar. 2024 www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. *. Por*es, M. C. R. Co*a </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, mesmo em s*as o*g**i*açõ** ** unidades, o des*n*olvimento de líd*res perpassa pel* </line>
</par>
<par>
<line> es*ratég*a *a administração *stratégica e* co**eber inovações qu* permitam a cr*ação ou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reco*hecimento de op*rtunidade de cap*citação apro*riad* d* pesso*l, o que foi </line>
<line> p*rcebido </line>
</par>
<par>
<line> com os res*ltados na apli**çã* das f*rramentas geren*iais do Programa Netun*. </line>
</par>
<par>
<line> *hlsson, A*vinius * Larsso* (2020) destacam que a adapta*ilidade or*an*zacional é </line>
<line> essen*ial p*ra as Organizações Milita*e*, is** *evido à* rápi*as mudanças no ambi*nt*, </line>
</par>
<par>
<line> mudanças qu* o*orrem com bastante frequê*cia. As lid*ra**as </line>
<line> *f*cazes exigem qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *da*t*bilidade a tais mudanças e a capacid*de de usar e*trutura* *ormais e inf*rma*s </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *azê-lo *ejam efetivas. Para as auto*as: </line>
</par>
<par>
<line> as es*ru*uras militares são *ormalmente cons*deradas burocráticas e h*erárquicas, </line>
<line> tornando as habi*i*ades de adaptabili*a*e d*s líde*es militares seniores </line>
<line> es*ecialmente import*n*es, ma* p*tencialmente *ifíceis *e promo*er dev*d* à </line>
<line> importância *a h*e*arqu*a formal versus *ede* informais. N* entant*, a* </line>
<line> caract*rí*ti*as de lider*n*a que p*r*i*em qu* ofic*ais se*iore* usem essas estr*tura* </line>
<line> inf*rmais co* suc*sso ra*amen*e fo**m pesquisa*a* em ambientes militares. </line>
<line> (*hlsson, Alvin**s e Larsso*, 2020, p. 1) </line>
<line> Smy *t a*. (2021) destaca q*e "*s líd*res *ão responsáve*s por direc*o*ar as a*ivi**des </line>
</par>
<par>
<line> *os membros da equipe, monit**ar o progr*s*o, a *tribuição d* carga de </line>
<line> tra*al*o, **omove* </line>
</par>
<par>
<line> habi*idades de tare*a e motivar a equipe" (Smy </line>
<line> et al., *021, p. 95). O* líderes devem ser </line>
</par>
<par>
<line> articulados e c*paz*s de gerar uma atmo*fera d* *qui** positiva. Em uma organização </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> gran*e porte, com </line>
<line> diversas su*c*lturas, a di*eção *a e*uipe dev* r*fletir a vo*ta*e dos </line>
</par>
<par>
<line> *embr*s ** mesma * *olverem para a busca *e </line>
<line> ob*etivos compart*lhados. De </line>
<line> acordo com </line>
</par>
<par>
<line> S*y et al. (2021), esta tar*fa inclui a *alor*zaç*o da c*ntribui*ão de </line>
<line> t*dos *s me*bros do </line>
</par>
<par>
<line> grupo. *lém d**so, de*ejá*el que mon*tor** mutuamente busquem o d*sempenho d* cad* é </line>
</par>
<par>
<line> um, ge*and* a </line>
<line> *os*ibilidade d* desenvolv*mento *a lide*ança, permitindo que s* dis*utam </line>
</par>
<par>
<line> estratégias de dese*pe*ho e d* in*ficiên*ias. </line>
<line> 5 C*NSI*ER**ÕES FINAIS </line>
<line> A partir do obje*ivo pr*n*i*al que foi pr*posto por esse arti*o, foi poss*vel demons*rar </line>
</par>
<par>
<line> qu* *s </line>
<line> pecu*iari*ades que * li*eratura, *artir *e 2***, propõe *obre d*senvolvime*to </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lideranças, op*rtuni*adas pelos </line>
<line> r*sultados de *ma pesquisa de clima organiza*ion*l </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Marinha </line>
<line> do Br*sil, destac*m que ao per*eber o ambien*e amplo que se t*m em </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação militar da Marin*a do *rasil, co* a diversidade de culturas que se cong*omeram, </line>
</par>
<par>
<line> o desenvolvim**to *a l*dera*ça adequado ao quadro </line>
<line> do clima </line>
<line> or*anizac*o*al, </line>
<line> por meio *os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, a*t. *, p. 53-74, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D*senvol*imento de L*deranç*s por **io do Programa Net*no em um* Organiza*ão Milita* d* Ma**nha </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> r**ul*ados *as PCO qu* são realizadas period*c*mente, o*ortuniza o desenvo*vimento de </line>
<line> líderes. </line>
<line> O Programa N*tu*o foi instituído, dentre outro* objetivos, par* desenvolve* e </line>
<line> c*pacit*r pessoas e esta capacitaçã* torn*-se m*is a*equada quan*o é feita percebendo-se as </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ades q*e a For*a Naval *p*esen*a no tempo em </line>
<line> que </line>
<line> s* inv**te n* seu p*ssoal. Em </line>
</par>
<par>
<line> cad* un*dad* há uma necessidad* diferente, pa*a u* tempo també* dif*ren*e e os autores ora </line>
</par>
<par>
<line> analis*dos pe*mitem d*s*ut*r a pertinência que há em de*envo*v*r lí*er*s </line>
<line> a </line>
<line> part*r das </line>
</par>
<par>
<line> *ercepções das *esquisas de clima e do próp**o clim* *rg*nizac*onal. </line>
</par>
<par>
<line> Ao coadunar os dois fatores em lide, *erceb*-se *ue as pess*as precisam d* pessoas </line>
</par>
<par>
<line> *ara cres*e* e e*te*der como deve se* este ca**nho para de*envo**imento. Desenvol*e* o </line>
</par>
<par>
<line> líde**s que estejam a*plamente l*gad*s ao que s* passa na organização garante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ossibilidade de a*canç*r obj**iv*s e me**s </line>
<line> c*m a ajuda das equ*pes, pensando </line>
</par>
<par>
<line> e*trate*ic*mente, alc**ça*do res*l*ad*s e c*rrigindo as ineficiências. </line>
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<line> M. C. R. C**a </line>
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<line> 1) ***cep*ão e *la*ejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) a*á*is* e *nterpretaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do ra*cunho o* na re*isão crítica *o con*eú*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 4) part*c*paç** na apr*vaçã* da v*rsã* final *o manuscrit*. </line>
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