<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 3, p. 53-74, mar. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.3.3
</line>
<line>
Dese*volvimento de Lideranças por Me*o *o Program* Ne*uno em **a Organização **litar da
</line>
<line>
Mar*nha do Brasi*
</line>
<line>
Lead*r*hip Devel*pment Throug* *he Ne*tune Prog*am i* a Braz*l*an Navy *ilitary
</line>
<line>
Organizati*n
</line>
</par><par>
<line>
A*an Ribeiro dos S***os Portes
</line>
<line>
*estre em Gestão * Estratég*a/Universid*de Federal Rural *o R*o de Janeiro
</line>
<line>
E-ma*l: alanrib*ir*spa@gmai*.*om
</line>
<line>
Marc*a C*istina Rodr*g**s Cova
</line>
<line>
Do*tora em Ciências *o*iais/Univ*rsidade Fed*ral Rural do Rio de *ane*ro
</line>
<line>
E-mail: marc*aco*a@g*ail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Al*n *ibeiro do* San*os Portes
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Km 07, PPGE, Zona *u*a*, B*-46*, Sero*édi** - RJ,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
238*0-*00. Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Marcia **i*tina Rodrigues Cova
</line>
<line>
Art*go rec*b*do em 24/10/**2*. Últ*ma
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Km 07, PPGE, Z**a Rural, B*-465, Ser*pédica - RJ,
</line>
<line>
*eceb*da em 13/11/*023. Apro*ado em *4/11/2023.
</line>
</par><par>
<line>
2**90-000. Bra*il.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pe*o si*t*ma Triple Review: Des* R*view a)
</line>
<line>
p*lo Edit**-Chefe; * b) Double Blind Review
</line>
<line>
(*valia**o cega por dois avaliador*s da área).
</line>
<line>
*evisão: Gramatical, Norma*iva e d* F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. S. Portes, *. C. R. C*v*
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O objeti*o deste artigo aprese*tar a pert*nên*i* é
</line>
<line>
entr* o desenvolvimento d* liderança*
</line>
</par><par>
<line>
at**vés dos *esult*dos de *m* Pesq*isa de Clima Organ*zac*onal (PCO), aplica*a por
</line>
</par><par>
<line>
intermédio *a* *ri*ntações d* Manual do Pr*gra*a Netuno, que * um amplo
</line>
<line>
pr*grama
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestão da Marinha do *ra*il. * metodologia de pesquisa uti*izada * pes*uisa narrativa ou a
</line>
</par><par>
<line>
tradic*onal. Os art*gos *eleciona*os foram perscrutados de form* intensif**ar e mostrar a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relação dos tem*s * * ap*icabili**de
</line>
<line>
d*s f*r**mentas
</line>
<line>
do *rogra*a na capa*itação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
des*n*olvime*to de líderes da Força coa*u*a*os com as
</line>
<line>
exi*ências do mundo *t**l. *
</line>
</par><par>
<line>
c**tribuição ad*ém da análise
</line>
<line>
de 30 *rt*gos, p*incipal*ente publ*cados e* revistas de alta
</line>
</par><par>
<line>
relevância científi** no período de 20*7 a 2022. Os resultados obt*d*s da anál*se permit*m *
</line>
</par><par>
<line>
o*servação da integração dos te*as e a apl*c*ção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ferramentas
</line>
<line>
q*e possi*i*itam o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento d* lid*ranças atr*vé* de program* de capacit*ção per*i*en** e ad*q*a** às
</line>
<line>
prát*cas *a** atu*is e *e*evan*es pa*a a Força Na*a* *rasile*ra. A di*ersida** d* culturas q*e
</line>
<line>
se conglomeram na Marin*a oportuniza o desenvolvimento da *iderança adequado ao quadr*
</line>
</par><par>
<line>
do clima organizacional atual, po* meio d*s resultados das PCO
</line>
<line>
q*e são real*zad*s
</line>
</par><par>
<line>
peri*d*came*te, possibilitando o de**nvo*vimento de *ovos líderes.
</line>
</par><par>
<line>
*alavras-chave: Desenvolvimento de lid**anças. Pesquisa de *lima Organizaciona*.
</line>
<line>
Progr*ma Netuno.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
The objective of this article *s to pre*ent *he pertinence between *eaders*ip
</line>
<line>
develop*ent
</line>
</par><par>
<line>
throug* the r*sult*
</line>
<line>
of an O*ganizational Climate *urvey (OCS), applied t*ro*gh
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
guidel*nes of the Neptune Pr*gram Manual, *hich is a compr*hensive manag*ment program
</line>
<line>
of the **azilian Navy. *he research m*thodology used is nar*a*ive or *r*ditional research. Th*
</line>
<line>
selected *rticles were scru*ini*e* *o intensify and *how th* relation*hip of t*e themes and the
</line>
<line>
applic*bi*i*y of *he Progra*'s tools in the tra*ni*g and *evelopment *f m*lita*y leader* in *ine
</line>
</par><par>
<line>
with the dem**ds of tod**'s world. The con*r*bution com*s fr*m t** analysis of
</line>
<line>
30 ar*i*les,
</line>
</par><par>
<line>
mainly published in j*urnals of hi*h scientific *elevanc* in the peri*d f*om 2*17 to 2*22. The
</line>
<line>
result* obtai*ed from the analysi* allo* th* obs*rvation of t*e integ*atio* o* themes and t*e
</line>
</par><par>
<line>
*pp*i*atio* of tools t*at enable *he deve*opment of *eadership through
</line>
<line>
a pe*tinent and
</line>
</par><par>
<line>
*dequate *raining program to the **st current a*d releva*t practices for the Brazilian Naval
</line>
<line>
*orce. The di*ersit* *f c*ltures that ar* conglo***ated i* the Navy, *rovides an opport*nity
</line>
</par><par>
<line>
*o* leader*h*p d*vel*pmen*
</line>
<line>
a*propriate to the current organi*ational clima**, through
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
resu*ts of the OCP* tha* are pe**o*ically hel*, enabling *he development *f n*w leaders.
</line>
<line>
Keywords: Leader*hip *evelop*ent. Organiz*tional Cli**te Surv*y. Netuno *rogra*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 3, p. 53-*4, mar. 2**4
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/*e***t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*senv*l*iment* de Lideranç*s po* Me** do Program* Netuno em uma Organização Mili*ar *a M*rinha
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O desen*olvimento d* lideranças é
</line>
<line>
uma nece*s*da*e qu* permeia as *rg*niz*ç**s
</line>
</par><par>
<line>
desde os temp*s *ais remotos. A lidera*ça é algo inerente ao *on*i*er do ho*em e* grupos
</line>
<line>
e e**ej* a*guém que sa*b* conduzir as pesso*s e q** ***siga ta*bém transformar mente* para
</line>
<line>
o desenvolvimento de novos líder** (MAGALDI, 20**). A *ida mil*tar traz *on*igo * p**pria
</line>
</par><par>
<line>
v*v*ncia do **der e do che*e no dia a dia dos seus h*mens mulhe**s. S*b*r co*duzir as e
</line>
<line>
pessoas *strategi*amen*e é uma arte q** pode ser apr*ndida e ensi*ada (BRASIL, *013).
</line>
</par><par>
<line>
*en*r* do *scopo da vida da**e*e que
</line>
<line>
comanda u*a **ganiza*ão Mi*ita* (OM), há,
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém, a **c*ssidade de ** repor**r à sociedade, ao seu p*vo, pois * fr*to do seu t*abalho é
</line>
<line>
princi*almente a d*fesa dos dir*i*os * da s*gurança *aque*es que compõe* * P**ria. Ist* deve
</line>
</par><par>
<line>
ser feito com *edica*ão e *xcelência, *im de g*r*nt** que a *issão a
</line>
<line>
da sua OM, que
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*onj*nto com as dema*s *rga*izaç**s da Marinh*, gere a
</line>
<line>
**vida **oteção d*s *gu*s *
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
estruturas que c*mpõem o Poder Mar**i*o Bra*il*iro (*es*oas, navios d* gu*rr* ou
</line>
<line>
mer*ant**, *scolas, n*uticas, tra*alh*dores do mar etc.). Isto, de acordo com a Constituiç*o
</line>
<line>
Fed*ral de 1988, deve ainda ser alc*nçado de forma eficie*te (Brasil, 1988) - isto pe*o fato de
</line>
<line>
*ma Força Armada pe*te**er à est*u*ura da *dminis*ração Pú*li*a, * q*e dem*nda dive*sos
</line>
<line>
*e*eres * regras no que se f*z.
</line>
</par><par>
<line>
A imperativi*ade d* *e ter
</line>
<line>
** a
</line>
<line>
*dmi**straçã* i*ibada, l*gal e que promova
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
de*env*lv*ment* da *nstituição e do seu pessoal fez c*m
</line>
<line>
qu* * M*rinha do Brasil (*B)
</line>
</par><par>
<line>
*nstituís** em
</line>
<line>
2007 o Program* Netuno. A pro*osta principal ** Progra*a N*t*no fo*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tor*ar *x*elente* todos os serviços *a Força **litar N**al do *rasil, prop*r*ionando *m
</line>
</par><par>
<line>
ambiente *értil par* cr*ar uma ges*ão trans*orma*o*a *ue visas*e de
</line>
<line>
forma é*ica, e*emplar,
</line>
</par><par>
<line>
inspiradora e comprom*tida com a ef*ci*nci*, pro*orcionar * Marin*a do B*asil ser Força de
</line>
<line>
Excelência por in*e*médio do trab*lho seus líderes (*RASIL, **06).
</line>
</par><par>
<line>
O P*ograma tem sido *pli*ado em **das as Organizaçõ*s Mi*itares ** Marinha
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
B*asil
</line>
<line>
e poss*i alto
</line>
<line>
vínculo *o*
</line>
<line>
a gestão est*até*i**
</line>
<line>
pelas su*s ferramentas bas*lares:
</line>
</par><par>
<line>
Plan*jame*to *str*tégico Organ*zac**nal, *lano de Gerenci*mento d* Risc*s, Plan* d*
</line>
</par><par>
<line>
*elhoria da Gestão, Conselho de Gestão, Pesqu*sa
</line>
<line>
de Clim* Organiz*cion*l (PCO) e Pla*o
</line>
</par><par>
<line>
*e Ac*mpanhame*to da Ge*tã* (BRAS**,
</line>
<line>
202*). Dentro de ca*a uma *es**s
</line>
<line>
há
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*e*cupação e*
</line>
<line>
at*nder às demandas do cumprimento
</line>
<line>
da
</line>
<line>
missão da O*, *e* como
</line>
</par><par>
<line>
prop*r*iona* um clima laboral qu*
</line>
<line>
permita o des*nvol*i*ent* * a *apacitação das **ss*as
</line>
</par><par>
</page><line>
que ali **r*em. * P*squisa d* Cli*a *rga*izac*onal é o i*strum*nto utilizado para pe*ceber e
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina *I, v. 21, n. 3, art. 3, p. *3-74, mar. 20*4 www4.fs*net.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. S. Por*es, M. *. R. Cova
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
ap*oveitar as oport*nidades de d*senvo**imento de pessoal, neste caso na Marinha, de novas
</line>
<line>
lidera**as co*pro*eti*as com a excelência dos servi*os pre*tados não só à Marinha como
</line>
<line>
um todo, ma* tam*ém * soc*eda*e.
</line>
</par><par>
<line>
A imple*entação de uma cu**ura d*
</line>
<line>
**celênc*a, baseada em u* *mp*o Programa d*
</line>
</par><par>
<line>
Gestão, como * o caso do Progra*a Netuno para a M*rinha (BRAS*L, 202*),
</line>
<line>
desencadeia
</line>
</par><par>
<line>
u*a série de *çõe* que abrange* cada aspec*o organizacion*l de uma O*, no c*so deste
</line>
<line>
estudo o cas* uma Org*ni**çã* Milita* da *B que oferece *ive*sos cursos para o pe**oal da
</line>
<line>
Força Naval, to*na*do-se uma sementeira de b*as prá*icas, cas* se*am aplicadas
</line>
<line>
e*co*reitamente as ferramentas do Pr*grama. * opo*t*nida** torna-*e *aj*rada por est* *M
</line>
<line>
receber anualmente *er*a de 1800 novos alunos *m *ursos curta, média e lo**a *u*ação. Há
</line>
</par><par>
<line>
ai**a a pos*ibilidade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
i*te*ações qu*ndo os curs*s são *inistrados na sede de outras OM
</line>
</par><par>
<line>
através de grupos
</line>
<line>
de ins*ru*ores *ue se d*s*ocam par*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
a*licação de cursos *xpedit** e em
</line>
</par><par>
<line>
visitas técn*c*s. A org*nização poss*i cerca de 2*0 mili*ares com*ondo sua tripulaç*o
</line>
<line>
(pe*s*al *ixo).
</line>
<line>
Destart*, p*r recebe* diversos alunos, o cli*a organizacional torna-*e t*ma
</line>
<line>
i*po*tante, pois *om o acolh*ment* de alunos oriundos de *M da* três Forças, das Pol*ci*s
</line>
</par><par>
<line>
Militar*s d*s Estados e
</line>
<line>
do Distrito Fed*ral, Po*ícia Federal, Ministério Público d* União
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outros, * i*en*ificação da trip*la*ão da OM co* a s*a cultura orga*izac**n** é de suma
</line>
<line>
importância. Neste *onto, a PCO é estr*tégica para a liderança da OM, po*qu* ela traz
</line>
</par><par>
<line>
*nformações importantes sobre
</line>
<line>
o *ia a dia *os m*mbros d* *rga*ização, b*m *omo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
po*si*ili*ade
</line>
<line>
de iden*ificaç*o
</line>
<line>
*e o*asi*es que
</line>
<line>
permitem o*ortunidades de *novação,
</line>
</par><par>
<line>
fortalecimento d* c*ltu*a e dese*vol*imen*o de pess*as e de li*e*anças.
</line>
<line>
Observando-se as finalida*es *e *ma p*squisa de clima * as particula*id*d*s d* cad*
</line>
</par><par>
<line>
org**iz*ção, chega-*e se*uinte questão: como *erceber as oportunidad** da lidera*ça ser à
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvi** *or meio d*
</line>
<line>
ad*quadas pertinênci*s entre *lima organ*zac*ona*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*senvol*imen*o de líderes na Mar*nha do Brasil?
</line>
</par><par>
<line>
Visand* respon*er a es*a questão,
</line>
<line>
objetivou-s* neste artigo demonstrar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
p*culiarid*des que a literatu*a, a
</line>
<line>
partir de
</line>
<line>
2*17, p*opõ* sob*e o desenvo**imento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lide*anças oportunizadas pe*os resulta**s
</line>
<line>
de *ma pesqu*sa de clima *rg*nizaci*nal
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
M*rinha do Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. *, art. 3, p. *3-**, ma*. 202*
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De**nvolvimento de Lideranças por Meio d* Programa Netuno em *ma Organiza*ão Militar *a Marinha
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
2 *E*ERENCIAL *EÓRI**
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O Pr*g*ama Ne*uno
</line>
</par><par>
<line>
O líder militar é tam*é* u* ***er na *dministração Públ*ca e pre*is* corresponder
</line>
<line>
àqui*o que *h* é determinado e esperado *m r*lação ao* se**iço* públicos prestados, aos
</line>
</par><par>
<line>
*uida*o* dos bens públicos e às
</line>
<line>
*arefa*
</line>
<line>
que o *overno as le*s *et**mina*. O Ex*rcito e
</line>
</par><par>
<line>
Brasileiro enfatiza que "o mili*ar é u* gestor públi*o e ist* independe do s** po*icionamento
</line>
</par><par>
<line>
n* escala hierárq*ica. Desde a incorporação, se*eção ** matrícula, Estado coloca ben* o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rec*rsos à *isposição dos militare* para o cum*rimento das missõe*" (*RASIL, 2021, *. 3).
</line>
</par><par>
<line>
O primeiro Manual de Procedimentos
</line>
<line>
*o Programa Netuno (2021) pre*ê no seu
</line>
</par><par>
<line>
modelo de autoav*liação para os quartéi* da Mar*nha a chamada *i*t* *-*0 (lê-*e li*ta papa
</line>
</par><par>
<line>
1*)
</line>
<line>
um conjunto de 7 critérios de avaliação em que a li*er*nça é o primeiro critér*o a *er
</line>
</par><par>
<line>
avaliado. Além disto, o Manu** dispõe *** * l*deran*a * a pr*ncipal forma ** se propic*ar um
</line>
<line>
am*iente l*bo*al adequado pa*a desenvolvimento de at*tudes *as *essoas. Veja no qu*dro 2 a
</line>
<line>
li*t* de cri*érios e a pontua*ão máxima, dos 1000 pontos totais, que c*da it*m pod* alcan*ar:
</line>
<line>
Q*adro 1 - Crité*ios de au*oa*aliação do Programa *etuno - MaPNetuno
</line>
<line>
Critéri* Pon**ação Máxima
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
O Progra*a Netu*o *dotou os fundam*ntos do *odelo de E*celência em Gestã*
</line>
<line>
Pública (MEGP) da Fundação Na*ional da Qualidade (FNQ) como *ase técnica del*. De
</line>
<line>
acor*o com Me*sed*r, Silva e Muniz (*011), e*e "* a repres*ntação de um sistema g*r*ncial
</line>
<line>
R*v. FSA, *er*sina PI, v. 21, n. 3, art. *, p. 53-74, mar. 2024 www4.*sanet.*om.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. S. Portes, M. C. R. Cova
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
c*nstituí*o de s*t* partes i*tegra*as, q*e orientam a adoção de p*á*ic*s de excel*ncia *m
</line>
<line>
gest*o com a finalidade de leva* as *rganizaçõe* p*blic*s a padr*es *lev*dos de desempenho
</line>
</par><par>
<line>
e *e excelência
</line>
<line>
em ge*tão" (MESSEDER, S*LVA e MUNIZ, 2011, p. *). Estas sete par*e*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 3, art. 3, p. 53-74, m*r. 2024
</line>
<line>
*ww4.fsane*.*om.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desenvolviment* de Li*eran*as por Meio do *ro*rama Netuno em uma *rganização Milit** da Marinha
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Elab*r**o pelo autor *m 2022, baseado em Mess*der, Silva e Muniz (2011).
</line>
<line>
Percebe-se nos quadros 1 e 2 q*e * critério lider*nça tem relev**c*a p*ra o P**grama
</line>
<line>
de Gestão da Mar*nh* do Brasil dando ênfase com* o pri*eiro critér*o a ser a*a*iado tanto no
</line>
<line>
Modelo de Excelê*ci* em Gestão Púb*ic* a*otado pel* Força, bem com* * inici** c*itério da
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtante lista de autoaval*a*ão g*rada p**o Estado Maior da Armada - EMA,
</line>
<line>
em s*a
</line>
</par><par>
<line>
pu*licaç*o nor*ativa **A-*30: Manual de Visitas, Inspeções e Reuni*e* Funciona*s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Ma*i*ha. Desta*a-*e ainda qu*, ao perceber *omposiçã* da a
</line>
<line>
pontu*ção dos 1000
</line>
<line>
pont os
</line>
</par><par>
<line>
re*ere**** aos crit*rios de autoa*ali*çã* propostos pela norma *MA-130, **talhada no quadro
</line>
</par><par>
<line>
2,
</line>
<line>
os critér*os que contêm
</line>
<line>
os assuntos **
</line>
<line>
lidera*ça, capa**t*ç*o e desenvolv*mento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ripul*ç*o (d*n*ro desta ** possíveis futu*os
</line>
<line>
*omandan*es), detêm 33% do total de
</line>
<line>
pont os
</line>
</par><par>
<line>
*ota*s. Na fi*u*a 1 *ercebe-se esta co*p*sição, dest*cados
</line>
<line>
na cor a**l os cri*érios 1
</line>
</par><par>
<line>
(l***rança) e 6 (capa*i**ção * *ese*volvimento de pe*so*l):
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Cr*térios de Aval*ação: Percentuais dos crit**ios de l*d*ran*a, c*pacitação e
</line>
<line>
desenvolviment* de pessoas em relação aos 1000 po*t*s da lista *-10
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado pelo au*or (2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 21, *. 3, art. 3, p. 53-74, mar. 2*24
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. S. Portes, *. C. *. Cova
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
O Programa Netuno, cumprindo o e*basam*nto legal, busc* d**envolver lide*an*as
</line>
<line>
que **n*uguem os a*azeres a*etos à vida *ilitar * *o re*p*ito aos ditam*s le*ai*, construindo
</line>
</par><par>
<line>
atrav**
</line>
<line>
de capacitações a *ormação
</line>
<line>
de líder*s
</line>
<line>
apercebido* das nua*ce* legais bras*leir*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
regimentais d* Fo*ça. No MaPNETUNO, têm-se que na f*se de im*lementação de processos,
</line>
<line>
um importante crité*io * "de*envolver lideranças para orientar os cola*oradores d* equipe **
</line>
<line>
gestão de mudanças" (BRASIL, *02*, n.p.). Este é um imp*r*ante *ri*ério, pois, *o terce*ro
</line>
</par><par>
<line>
decênio do *é*ulo XXI, Ma**nha d* Brasil pas*a por uma re*s*rutur*ção *a sua Força a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Tr*balho e exi*irá de seus l*der*s ações que otimizem os processos e racio*ali*em a força de
</line>
<line>
trabalho através de medidas ino*adoras.
</line>
</par><par>
<line>
Em *0*2, a Marin*a *o Brasil *mplementou a *olítica de **stão
</line>
<line>
de r*s*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ntegridade, q*e é mais uma fe*ramenta
</line>
<line>
*stratégica do Netuno que vi*a dar aos Oficiais
</line>
</par><par>
<line>
*itu*ar*s
</line>
<line>
de OM segurança de q*e o dia a *ia *e s*a o*ganização é pautada nas leis *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*eg*lamento* que evitam, por exemplo, * cor*upç*o, *s riscos de in*eg*idade da *magem d*
</line>
<line>
*ua Unida*e. *stes e outro* instrumentos estão b**eados nos pr*ncípios da gov*rnanç* púb*ica
</line>
<line>
descritos no Decreto 9.*0*/2017 (B*ASI*, 2017), amplamen*e di*ulgados nas o*ganiz**ões
</line>
<line>
*a ***inha, *ue m*n*ém um *elatório de ações *mpree*didas pelas diversas OM para o
</line>
<line>
cumprimento d* ativ*da*es como capacit*ção de p*ssoal, g*stã* de *iscos, gestão de risc*s de
</line>
<line>
in*egridade da imagem, dentre outras que sã* estratégicas para a Marinha do *rasi*.
</line>
<line>
*.2 Pesquisa de Clima Organizaci*nal e o Programa Netuno
</line>
</par><par>
<line>
A Pesquisa de Clima Organiza*ional
</line>
<line>
(PCO) é uma *as fer*ame*tas q** o P*ogr**a
</line>
</par><par>
<line>
Netuno *tiliza pa*a oportunizar às OM o alcançar os seus objetivos e também p*rceber como
</line>
</par><par>
<line>
c**ma de*tro da organiz*ção
</line>
<line>
está respondendo aos estímul*s do Pl**ejamento E*trat*gico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**cisõ*s do Conselho de Ges*ão, a fim de cum*rir a missão e alcançar a visão ***posta para a
</line>
<line>
**idade, além de proporciona* a *ossib*lidade d* id*ntificação de problema* e oportunidades
</line>
<line>
que ensejam na im*lementaç*o de p**gramas de desen*olvimento de pessoal e da lidera*ça.
</line>
<line>
Segundo *onorato e Guimarãe* (2021), além das po*si**lidades apres*ntadas
</line>
</par><par>
<line>
anteriorment*, a pesq*isa d* clima
</line>
<line>
*era "a
</line>
<line>
capacidade para id*n*ificar, gerenciar, cri*r,
</line>
</par><par>
<line>
distribuir e até descartar c*nh*cimento com *ficiên*ia" (HONORATO E GUIMAR*ES,
</line>
<line>
**21, p. 72) atr*vé* de outras f*rrame*tas que circundam todas as *u*ra* do Net*no *ue é a
</line>
</par><par>
<line>
escorr*ita Gestão do Conh**ime*t* (GC), advinda
</line>
<line>
*a pe*cepção daqu*lo que se vive
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
organ*zaç*o. Os autores r*itera* a *mportância em se faze* a ge*tão do Clima Organizacional
</line>
</par><par>
<line>
n* Mari*ha
</line>
<line>
*o Brasil, *ois
</line>
<line>
em seus s*rviços oferec*do* Naç*o utiliza-s* de *e*soas * isto à
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, *rt. *, p. 53-*4, mar. *0*4
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Des*nvolvim*n*o de Lidera**as por Meio do P*ograma Netuno em um* Organizaç*o Mi**tar da Marinha
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
implica *anter-se ** ambiente *e *ra*alho pr*p*cio * aprazível para * ser humano e que
</line>
<line>
possibilite bons serv*ços *restados à sociedade. S***o um* inst*tuição "permane*t* e r*gular"
</line>
</par><par>
<line>
(HONORATO; GUIMARÃES, 2021, p.
</line>
<line>
73), a gestão do *o*hecimento é associada pelo*
</line>
</par><par>
<line>
autores à PC* como *m ag*egador de valor à Institu*ção.
</line>
<line>
Ro*rigu*z, Muniz e *unyon (*018) discor*em s**re o q*e Honor*t* e G*i*arães
</line>
<line>
(*021) a*rese*tam. Aqueles autores pr**õem qu* o *lima organiz*cional p*oduz um terr*no
</line>
</par><par>
<line>
fértil
</line>
<line>
p*ra implementação de ações *ue visa* ao d*senvolv*mento *es*oal e à ges*ão do a
</line>
</par><par>
<line>
conhecim*nto. Deveras, o
</line>
<line>
ambient* de um* organi*ação que possui *m
</line>
<line>
bom clima
</line>
</par><par>
<line>
organizacion*l, desen**lve a* pes*oas e os próprios **ocessos. Rodriguez, Muniz e Muny*n
</line>
<line>
(2018) *n*atizam que "o CO engloba e**rutura organ*zacional e de processos, relacionamento
</line>
</par><par>
<line>
in*erpessoal,
</line>
<line>
**ministração
</line>
<line>
d* co**ensações, compor*amento dos fun*i*ná*io*, *xp*ctat*va
</line>
</par><par>
<line>
d* des*mpenho * opor**nidades d* c*es*imento" (RODRIG*EZ; *UNI*; MUNYON, 2018,
</line>
<line>
p. *17).
</line>
<line>
No Manual do Programa N*tuno (BRASIL, *021) te*-se que toda o*g*nizaçã* para o
</line>
<line>
cumpriment* d* sua missão necessit* d*versos *atores, ma* que o gran*e elo ** tra*sf*rma*ã*
</line>
</par><par>
<line>
* consolidação des*es fatores na miss*o cumprida sã* as pess*as. De acord* *om
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
MaPNETUNO, a PCO "tem o ob*etiv* de mo*itora* aspe*tos das relações da* p*ssoas entre s*
</line>
<line>
* com a organ*za*ão, buscando i*ent*f*car **ssíve*s insatisfações, descontentame*tos que
</line>
<line>
possa* inter*e*i* em sua produtiv*dad* *ab*ral" (BRASIL, 2021, p. 72). O Programa su*ere,
</line>
<line>
então, que a pe*quisa de clima s**a uma c*nstante, rea*iz*da pelo menos u*a vez *or ano, e
</line>
</par><par>
<line>
*ue os seus result*do* sejam divulga*os e t**bal*ados fim *e que as op*rtun**ade* a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cresciment*
</line>
<line>
e de ajustamen** do clima e c*ltura organizacional se torn*m uma c*ns*ante *a
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ão.
</line>
</par><par>
<line>
O *anual prevê *inda que as O* "por meio da capaci*ação em c*rsos e *st**ios
</line>
<line>
promovem o co*pa**ilha*ento de conhec**entos" (BRASIL, *021, p. 72) através dos
</line>
</par><par>
<line>
re*ultad*s alcanç*dos na PCO. Ou*ro direci*namento s*ria
</line>
<line>
a
</line>
<line>
utiliz*ção d* fe*rame*tas tai*
</line>
</par><par>
<line>
qua** "ofi*i*as, *destrame*tos * atividades d* trabalho diário, procura-se desenvolver
</line>
<line>
*abil*dades para o desempenho das at*vid***s" (idem, p. 72), a fi* de se aproveitar o máximo
</line>
</par><par>
<line>
do que foi percebido no resultado d* pesquisa pa*a mel*orar * c*im*
</line>
<line>
da organizaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
alcançar *m ambi**te apr*zível *e tra*alho na Organização e entã* rete* talento*. *iz-se reter
</line>
<line>
talentos, p*is há * possibili*ad* de militares solicit*rem, anualmen*e, mo*imen*ações entre as
</line>
<line>
OM d* M*rinha em todo o Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
* Prog*ama Netuno b*sca através d* *CO criar o conhecimento qu* *por*unize
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibi*idade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*bter-se
</line>
<line>
um a*biente labora* p*opício *ue *eve ser capaz d* pro*ov*r
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresin* PI, v. 21, n. 3, a*t. 3, *. 53-7*, mar. 20*4
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. S. Portes, M. C. R. C*va
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
tra*s*ormação. De acord* com o Manu*l (BRASI*, 2021, 72) "a transformação laboral p.
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
baseada e* três pilares impor*antes: conhecimen*o, habilida*e * ati*u*e, também conhec**o
</line>
<line>
pe*o a*rôn*mo CHA (Conhec*men*o, Habil**ade e At**u*e)." O desenvolvimento das
</line>
</par><par>
<line>
competências pessoais é de s**a importân*ia pa*a a Orga*ização,
</line>
<line>
haja vi*ta que as
</line>
<line>
p*ss*as
</line>
</par><par>
<line>
p**movem mu*anças, cr**m oportunidades de inovação, *ivulgam o nome da O*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
produzem os produt*s e s*r*iços que *umprirão a missão dela. Umas da* *a*iávei* que p**em
</line>
<line>
ser per*ebid*s numa PCO é a pos***il*dade de *es*nvolv*mento das comp*tênc**s pessoa*s do
</line>
<line>
pessoal (AL*XAN**E, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
*ilv*, Viana e Feitosa (2018) discorrem so*re g*st*o d*
</line>
<line>
clima o**a**z*cional e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
signif*cam como uma "ferr*m***a *m*ortant* na admi*istração do compor*amento das
</line>
<line>
pe*so*s, visando um plano de desenvolvi*ento para melhor ger*r as pessoas e a o*g*ni*ação
</line>
<line>
para o al*ance das metas ins*itucionais *os set*res da adm**istração públ*c*" (SILV*,
</line>
<line>
VIA*A E FEITOSA, **1*, p. 214). É impor*ante, não so*ent* p*ra *s empresa* *a inici*tiva
</line>
</par><par>
<line>
pri*ad* ou daquelas p*blicas
</line>
<line>
q*e vi*am o *ucro, que *aja a administração de
</line>
<line>
um *lima de
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho condize*te *om uma o*ganização que *usca a *xcelê*ci*. A q*alida*e dos ser**ços
</line>
<line>
públ*cos advém do* seus funcionários, no ca*o d* Marinha, *os seu* milit*res *ue labuta*
</line>
<line>
diu*urnamente *ara * cump*i*ent* d* *eu *ever, *e **ord* com a miss** da *ua Unidade.
</line>
</par><par>
<line>
A busca pe*a
</line>
<line>
*xcelênc** nos se*viços
</line>
<line>
**blicos, na aplicação *os recurso* humanos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*teriais e a admi*ist**ção dos gastos com dinheiro público *od** advir de um clim* o
</line>
</par><par>
<line>
orga*izacion*l adequado. A *usca pela eficiência (dev**a* a exigênc*a
</line>
<line>
constituci*nal da
</line>
</par><par>
<line>
mesma po* parte *o setor
</line>
<line>
público) reve*a a impo*t*nci* da gestão
</line>
<line>
de pessoas e do *api*al
</line>
</par><par>
<line>
hu*ano de fo*ma in*rra*te e
</line>
<line>
r*sponsável, contr*buindo para o s*cess* das
</line>
<line>
organiza*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
(LI*A, AMARAL E MAI*, 20*8). A interação do* indiv**u** é essencial para a p*odução de
</line>
<line>
produto* ou de *rest*ção de serviços e, caso e*ta in*eração seja percebida * melhorada atrav*s
</line>
<line>
*o clima lab*ral, *s opor*uni*ades de s* fazer tud* com qualidade são *umentadas.
</line>
<line>
Santos et al. (2*21) ob*ervam que "o clima *rganizacional se mo*ifica de aco*d* com
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
em*resa, *ultura e *olabo*adores, pois a *quipe d* trabalh* deve
</line>
<line>
manter um foc* de
</line>
</par><par>
<line>
en*ajame*to para melhor de*empenhar suas **spectivas tarefa* no ambiente de trabalh*"
</line>
<line>
(SANT*S et *l., 2021, p. 2) e, assim sendo, as ações das organizações podem ser impacta*as
</line>
</par><par>
<line>
posi*iva ou ne*a*ivamente, depender do a
</line>
<line>
e*er*ício de *ada pes*oa den*r* da resp**tiva
</line>
</par><par>
<line>
função. D*corrente *e*ta obser*ação, a atenção *ada ao clima organizac**na* é r*levante para
</line>
<line>
a **derança da OM. C*mando e *ons*lho de G*stão, bem como as lideranç*s se*oria*s, *evem
</line>
</par><par>
<line>
*b*er*ar os resultado* da PCO e participar da pro**lg*ção de
</line>
<line>
açõ*s que v*sem *lcançar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
clim* ideal *ara a pr*dut*vida*e e convivên*ia *entro da o*ga*ização.
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. *1, n. 3, *rt. 3, p. 53-74, ma*. 202* www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desenvolvim*nto de Lideranças por *eio *o Programa Net*no em uma Organização Mili*ar *a Marinha
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Em relaçã* às tomadas de decis*o sobre o relatóri* a*alítico da pe*qu*sa de clima,
</line>
</par><par>
<line>
Pa*, Th*ago e Maciel (2*2*) en*ati*a* *ue *s
</line>
<line>
estud*s do c*ima organizacional
</line>
<line>
ganharam
</line>
</par><par>
<line>
*sp*ço por con*a d* importância
</line>
<line>
dada p***s **stor*s *s perce*çõ*s e opi*iões *e seus
</line>
</par><par>
<line>
colabo**do*es, **to *elo entendim*nto d* qu* estes *ealizam as atividad*s
</line>
<line>
para se a*cançar a
</line>
</par><par>
<line>
missã* da organização. Di*nte dist*, os a*tor*s perceberam que o compromisso que se d*ve
</line>
<line>
ter com as ações pós-pesquisa d* clim* o*ganizacion*l deve s*r real * ter o *companham**to
</line>
<line>
adequado. De acordo *om Paz, Thiago e *aciel (20*2), a eficiência da ad*inistração advém
</line>
</par><par>
<line>
do acompan*amento e *e*s*ração das f*agi*idad*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
potencia*idades da *r*anização,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
satis*ação dos func*onári*s e da sua motiva*ão que *mp*c*a d*ret**e**e na produtivid*de
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nos custos.
</line>
</par><par>
<line>
P*rém, não *omente a *e**ão do Conhecimento é bene*iciada com a Gestão do Cl*ma
</line>
</par><par>
<line>
Org*ni*acional. Araújo et al. (2017)
</line>
<line>
arrogam que a inovação e o potenc*a* criativo *as
</line>
</par><par>
<line>
e*uip*s e da o*g*ni*ação sã* altamente favorecidos *or m*io de
</line>
<line>
** bom clima l*bora*. Os
</line>
</par><par>
<line>
a*tor*s discorrem qu* criatividade, elem*n*o essencial para a sobreviv*ncia e a
</line>
<line>
cres*imento
</line>
</par><par>
<line>
d*s **ganiz*ções, *odiernamente, tem
</line>
<line>
u* ganh* *xpressi** *uando se per*ebe
</line>
<line>
*entro
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
emp*esa um bom clima ent*e os funcionário e lídere*. Enfatizam que o cli*a *rganizacional
</line>
<line>
impacta d*retamente em co*pone*tes *o desem*enho organizac*onal tal qual a qualidade d*
</line>
<line>
*e*v*ç*. A eficiênci* busc*** diar*amente e * cada se*viço p*esta*o pel* s*rvi*o pú*lico pode
</line>
<line>
ter no clima entre os seus **ncionários uma base apoi**ora de alto valor.
</line>
</par><par>
<line>
Além das contribuições percebidas por Ar*ú*o al. (*017), uma outra perspectiva et
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*presentada *or Ca*fé Fil*o, A**rade e T*eotônio (*017) *ue s*o as ações d* en*omarketing
</line>
</par><par>
<line>
qu* *lcançam o ativo *ais precioso
</line>
<line>
de uma organização: *s
</line>
<line>
pessoas. *e acordo
</line>
<line>
com os
</line>
</par><par>
<line>
autores, *s emp*e***
</line>
<line>
estão mais
</line>
<line>
atentas *o que os s*us colab*radores m*ni*estam e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*erce*ção destes sobr* o clima interno
</line>
<line>
da organ*zação. *nfatiz*m q*e
</line>
<line>
o* líder*s das
</line>
</par><par>
<line>
*rgani*ações buscam a pa*ticipação
</line>
<line>
*o* colaboradores nos **ocessos de decisão, bem como
</line>
</par><par>
<line>
oferecer **com*ensas para *er** melhor clima *nterno ** organização. Na Marinha do *r**il,
</line>
</par><par>
<line>
há disp*sitivos d* endomarke*i*g que podem ser utilizados como é o caso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
reconhecimentos, premi*ções, *edalhas * **ssõe* relevantes onde o reconheci*ento t*cnico
</line>
<line>
e profissional dos militares * tornado explícito pa*a o todo d* *rganização.
</line>
<line>
Para se u*ufruir das *en*sses de que a PCO oferece, deve-se, além do *n**jamento
</line>
</par><par>
<line>
*nfatiz*d* *or R*driguez, Mu*iz e M*nyon
</line>
<line>
(2018), perceber
</line>
<line>
q ue
</line>
<line>
ferra*entas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*dm**is*ração *stratégicas podem
</line>
<line>
gerar mel*or aprovei**me*to do res*ltado da pesqu*sa
</line>
</par><par>
</page><line>
(MEN*ZE*, PINTO E SA*T*AGO, 2020). E*t*s *utoras dia*ogam e propõem que seja*
</line>
<line>
*lab*rados Planos de Ação que *is*m aproveit** o *ue f** d*scob*rto *as pes*u*sas de clima
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, *. 3, ar*. 3, *. 53-74, mar. 2*24 ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. S. Portes, M. C. *. Co*a
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
organizacional. Elabor*ndo-se um **ano de ação sab*r-*e-á quem será o responsá*el pelo
</line>
</par><par>
<line>
p**cesso, quando
</line>
<line>
el* se dará,
</line>
<line>
quanto custará o investime*to, dentre
</line>
<line>
*utras **ortunid*des
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*esci*e**o através
</line>
<line>
do próp*io PA. * Mar*nha *o Brasil, atr*v*s *o MaPNetuno (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
*021) en**t*za a importância
</line>
<line>
do
</line>
<line>
acompanhamento do resultado
</line>
<line>
da *CO e da incl*são *os
</line>
</par><par>
<line>
Planos de Açã* n* Pla** de *e*horia *a Gestão.
</line>
<line>
2.3 Contribuições *o Programa Netuno no Desenvolv*mento *e Lideran*a*
</line>
<line>
*o *un*o *o*porativo, a contratação ** tal*ntos p*ra lider*rem as empr*sas é um*
</line>
</par><par>
<line>
reali*ade. De acordo c*m Gorn (2021), partir da déca*a de 1970, *os Est*dos Unidos, a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
hea*hunters pass*ram a i*o*ar na c*ntr***ção de talento* para as empr*sas e isto c*lminou no
</line>
</par><par>
<line>
preenchim*nto de ma*s
</line>
<line>
da meta*e das vagas onde ha*ia os salários mais alto* ent*e as
</line>
</par><par>
<line>
empresas. *sta a*ão aconte*e a*nd* ho*e,
</line>
<line>
porém na Administração Pú*lica a c*ntratação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
feita at*avés de conc*rso público * o desenvolvimento de l*deranças parte *o pre*suposto de
</line>
</par><par>
<line>
*ue a própria A*minis*raçã*
</line>
<line>
proporcio**rá o de*ido desenv*lviment* pa** os seus
</line>
</par><par>
<line>
*uncioná*ios.
</line>
</par><par>
<line>
Chara*, Drotter e Noel (2**2) discorrem sobre um **minho a ser seguido
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*ment* de lide*anças. De *cordo
</line>
<line>
c*m o* *utore*, caso o progra*a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
d*se**olvimento de líderes *ão *eja impl*mentado *e forma co*reta, pode *erar prejuízos de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação dentro da o*ganizaç**. Desenvolver líde*es *mporta em c*nstruir
</line>
<line>
*m siste*a
</line>
</par><par>
<line>
que *roporcione a co*ret* *inâm*ca d* ca*acit**ão e aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
A fi* *e liderar estrategica*ente, gest*r dev*, *egun*o Praha**d (20*2, p. 39) o
</line>
</par><par>
<line>
"desenvolver uma sér**
</line>
<line>
de competências *sse*cia*s e, a *artir daí, criar novos produtos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ser*iços" no âmb**o de sua empr*sa. Seg**do *ra***ad (2002), ist* req*er novas maneiras d*
</line>
</par><par>
<line>
p*nsar da liderança, "de**pre*dend* * que sa*iam." A ex*m*lo disto, autor discorre que *
</line>
</par><par>
<line>
*uan*o um
</line>
<line>
executivo se fixa
</line>
<line>
nas oportuni**de* a s*rem ap*ovei*a*as, **ve presta* at*nçã*
</line>
</par><par>
<line>
aos re*ur*os que pod* r*utili*ar." Is*o denota novas **rmas de pe*sar com aqu*lo que se te*,
</line>
<line>
se possui, a fi* de bem a*roveitar opor*un*dad*s estratégicas para a e*presa.
</line>
<line>
Hedlu** (2016) conta sob** * eficácia da lidera*ça milit*r sueca. A neces**dade de se
</line>
</par><par>
<line>
*a*e* i*tercâm*i*s entre
</line>
<line>
* F*rça Ar*ada S*eca (SAF) e outras Fo*ças **madas
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Organizaçã* do Tratado do Atlântico Norte (*TAN), apoiados pela Swedi*h D*fense
</line>
</par><par>
<line>
University (SD*),
</line>
<line>
a fim
</line>
<line>
de q** essa* *ooperações m*ltinacio*ais *enham c*pacitar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Of*cia*s da S** p*ra atend*r os *adrõ*s internacion*is de liderança e de resultad*s, ge*ando
</line>
<line>
*ev. FSA, T*resina, v. 21, n. 3, ar*. 3, p. 53-74, ma*. 2024 w*w4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*es*n*olvi*ento de Li*e*anç*s por *eio do Pr*g*ama Ne*uno *m uma Organização Mili*ar da Mar*nha
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
uma possibil*dade de al*a*çar a meta de efic**ia p*opo*ta
</line>
<line>
pelo Mod*lo
</line>
<line>
d* Lider*nça
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Aprendizag*m em Equipe.
</line>
</par><par>
<line>
Alvinius, Johansson * Larsson (2017) disc*rrem sobre a SAF que em outro estudo
</line>
<line>
sobre lideran*a tem-*e que aç*es de educaçã* pa*a a liderança estra*égica *eram equilíbrio do
</line>
<line>
com**omis*o organizacion*l que é consegu*d* de duas *ções: "manter a imag*m
</line>
</par><par>
<line>
or*anizacional moti*ação or*anizacional" (ALVINIUS, JOHANSSON; L*RSSON, 2017, e
</line>
<line>
p. ***). Os exempl*s de *iderança e e*tratégia no meio mil*t** que são *omado* *ara as
</line>
<line>
or*anizaçõe* em ge**l sã* vastos.
</line>
</par><par>
<line>
De *co**o com Day et al. (2021), as o*gani*ações investem enorm*s recurs*s
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
pro*ram*s de desenvolviment* *e l*deres, e uma questão crucial é se a avaliação do potencial
</line>
</par><par>
<line>
de lider*nça agrega val*r
</line>
<line>
ou melhora o processo *e avaliaçã* e
</line>
<line>
classificaçã* de t*le*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Allan Ch*rch e equipe usaram dados do Centro de Desenvol*imento de Líderes Potenciais da
</line>
</par><par>
<line>
Pe**iCo para exami**r
</line>
<line>
as **la*ões ent*e desempenho ind*vi*ual, i**ic*dores base*dos
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
av**iaçã* de p*t*n*ial, *la*sific*çõ*s *e pote*cial alinhadas
</line>
<line>
organizacionalm*nte e taxas d*
</line>
</par><par>
<line>
promoç*o após a aval*ação. Os re*ultados indicam que os indic*do*es de lideranç* bas*ado*
</line>
</par><par>
<line>
e* av**iação fo*ne*em uma var*ação ún*ca que po*e ser
</line>
<line>
út i l
</line>
<line>
par* a tomada *e decisõ*s *e
</line>
</par><par>
<line>
gestão de ta*entos.
</line>
</par><par>
<line>
Para Day e* al. (202*), * desenvolv*mento d* liderança foi definido co*o * a*mento
</line>
<line>
d* capacida*e de um coletivo (com* *ma *quipe *u o*g*nização) de se eng*ja* na lid**ança.
</line>
<line>
* li*erança *ompartilha*a po** ser considerada c*mo uma forma d* capa*ida** de lideranç*
</line>
<line>
coletiv*, p*is *nvolve u* nú*e*o maior *e membro* da equi*e en*ajados *a liderança do que
</line>
<line>
um líder indivi*ual. *lanchard, C*rlos * Ra*d*lph (200*) p*op*em a u*iliza*ão do
</line>
<line>
empowerment para dar a oportunidade de outros colabor*d*res da *mpresa c*escerem e co*
</line>
<line>
isso alc*nçarem excelentes resultado* *ara a em*resa. Se*undo os aut***s, "* empowe*ment
</line>
<line>
(que lig*mos a e*volvimento do* membros d* equipe, domínio, repon*abilidad*, p*rticipação
</line>
<line>
e orgulho) é cr*cial para a* empr*sas se tornarem competit*vas n* mun*o d*s negócios atual e
</line>
</par><par>
<line>
futuro" (ibid., p. 15). Destaca* ainda
</line>
<line>
qu* * pr*meira chave
</line>
<line>
para *udo is*o acontece*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
"inte*s*ficar
</line>
<line>
a troca de inf*rmaç*es para m*lhor*r o
</line>
<line>
d*sempenho"
</line>
<line>
(BLAN**ARD;
</line>
</par><par>
<line>
*AR*OS; R*NDOLP*, 2001, *. 20*).
</line>
</par><par>
<line>
Lei*wand, *ani e Sheppard (2022) di**orrem sobre a reinven*ão da s*a equ*pe
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lider**ça, const*uin*o **vas p*ssibilid*d*s **ra um t*mpo p**oad* de m*danças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incerte*as. Os auto*es dete*m*nam que * sob*evivênc*a
</line>
<line>
*as organiza**es, hodier*a*en*e,
</line>
</par><par>
<line>
de*ende
</line>
<line>
desta ação de reinvençã*. O* au*or*s disc*rrem que * lid*rança estratégi*a precis*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 21, *. 3, art. *, p. 5*-74, mar. 2024
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. S. P*rtes, M. C. R. Cova
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
fundamenta*me**e, rep*nsar suas equipes de lide*anç*, *ara que as suas açõ*s signifiquem
</line>
<line>
po*enciais avanç*s para as su*s orga*izaçõ**.
</line>
<line>
De acordo *om Leinwand, Man* e Sh*ppard (202*), o lí**r es**atégico deve iden*ificar
</line>
</par><par>
<line>
*s fu*ções de l*deran*a *ecessá**** para moldar o f*turo da o*gani*a*ão,
</line>
<line>
colo**r as pe*soas
</line>
</par><par>
<line>
cer*as nessas funções, enfatizar o impulso par* a trans*orm*çã* * d*monstrar, com
</line>
<line>
propr*e*ade, o comportamento para sua equipe de líderes.
</line>
<line>
Com a busca de uma lidera*ça qu* t*a*a estra**g*as efica*es *ar* a* o*ganizaçõe*, por
</line>
</par><par>
<line>
meio de diversas linhas de
</line>
<line>
pensamentos e de fe*rament*s *ue facilitam alcançar m*tas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
objetiv*s, en**a-*e na seara d* ind*víduo (ou, prop**amen*e, *o líder estratég**o) *f*caz.
</line>
<line>
V*lkinas, Murray e Ch*a (2020) *ue buscaram r*pre*entar a f*gura do *íder efica* e notar*m
</line>
<line>
que a mo*ivação para liderar como pont* expo*encial na fig*r* *e quem *idera. Além da
</line>
<line>
mot*vação, as auto*as discorrem sobre o fato* da a*rendizagem e o fa*or i*te*rador do *íder
</line>
<line>
que o leva a *lcançar e*ce*ent*s resulta*os *ar* a sua equipe.
</line>
</par><par>
<line>
Vilkinas, M*rra* e Chu* (2020) em*a*adas
</line>
<line>
em Quinn e Rohrbaugh (1*81)
</line>
</par><par>
<line>
propu*er*m fig*r* 2 para apresent*r a estrut*ra integrada d* valo*es concorrentes par* o a
</line>
<line>
líder efica*:
</line>
<line>
Figura 2 - Est*utura i*tegrada de valor*s conco*rent*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: V*lk*nas, M*rray e Chua (20**, *. 118)
</line>
<line>
De acord* com Vi*kinas, M*rray e Chua (*020), as atitudes de um *íder *fica*
</line>
<line>
*istribue*-se em *uatro áreas focais: Foco *nte*no, foco ex*e*no, foc* nas *a*ef*s e foc* nas
</line>
<line>
pessoas. As at*t*des destes aproxi*am-se m*is de cada característi*a de *cordo com * estil*
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 3, art. 3, p. 5*-74, mar. 202* www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desenvolvimen*o de Lide*an*as por Meio do *rograma Netun* em uma Organização Militar da Marinha
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
de lide*ança adotado, pois o modelo *e liderança eficaz adota*o é
</line>
<line>
dinâmico e os líderes
</line>
</par><par>
<line>
m*dam bastante o *e* estilo de li*e**nça, conforme o estilo * o contex*o do momento (ibid.,
</line>
<line>
*0*0, p. 1**).
</line>
<line>
Em todos *s co*textos v*rificados por Vilk*nas, Murray e C*ua (*020), * *nte*r*ç*o *
</line>
</par><par>
<line>
** fator agrega**r de va*o* para equipe, qu* somado * vont*de de lider*r *o i**i*íduo a
</line>
<line>
pro*uz o que Da* e* a*. (2021) *esqu*sa*am sob*e o dese*volv**ent* da liderança, na bu**a
</line>
<line>
*e e**ender como a* pe*soa* *od** se desenvolver *omo líderes, a *a*ti* da an*li*e de *erfis,
</line>
<line>
no increm*nto d* práti*a* e *ét*dos de desen*olvimento e seleção de talen*os p*ra este papel.
</line>
</par><par>
<line>
S*gund*s os autores, nesta busca, nos últi*os 20 a*os, apren*eu-*e bastante
</line>
<line>
sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*vo*vimento
</line>
<line>
de líderes e *e liderança, p*tencializando a possi*ilidad* d*
</line>
<line>
se criar
</line>
</par><par>
<line>
lideranças *ficazes. Ter v*n*ade d* liderar é um fa*or bast**te re*ev*nte.
</line>
</par><par>
<line>
A Mari*ha *ropõ* e*ten*er * liderança sob t*ê* as**ctos: fil**ófi**, psicológico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ociológ*co. * *oloca a*nda tr*s gran*es eixos (quanto ao grau de centralização, quanto ao
</line>
<line>
tipo de in*en*ivo * **anto a* foco do líder) com se*e **tilo* p*e*ominan*es d* lideran*a,
</line>
</par><par>
<line>
discorrendo que
</line>
<line>
antes d*s *n*s 1*30 entendi*-se liderança como alg* *ato,
</line>
<line>
*o*ém de*ois
</line>
</par><par>
<line>
d*quela
</line>
<line>
d*cada "e*oluiu-se
</line>
<line>
para uma concepçã*
</line>
<line>
d* lidera*ça co*o conjunto *e
</line>
</par><par>
<line>
co*por*ame*tos e de habil*da*es q*e podem se* ensina*as *s pessoas
</line>
<line>
que, d*sta forma,
</line>
</par><par>
<line>
teria* a possibilid**e de se tornar*m líderes eficazes" (BRASIL, 2013, p. 1-6).
</line>
<line>
Ainda segundo a D**trina de Liderança da Marin*a (BRA*IL, *013), o indi*íduo
</line>
</par><par>
<line>
deve selec*onar o seu es*ilo de lidera*ça de acordo com
</line>
<line>
algumas vari*veis tai* como:
</line>
</par><par>
<line>
*elevância da qualidad* da tarefa ou de**são; impor*ânc** da aceitaç** da decisão pelos
</line>
</par><par>
<line>
su*ordinados p*ra ob*ençã* de se* envolviment* n* i*pla*taç*o de
</line>
<line>
determina*a
</line>
<line>
l i nh* de
</line>
</par><par>
<line>
ação; tem*o disponível *ara rea*ização da missã*; risco* *nvolvidos; níveis de prior**ad* no
</line>
<line>
que d*z r*speit* à produtividade ou à s*tisfação do grupo; e níve* de m*turi*ade psi*ológica e
</line>
</par><par>
<line>
profissional d*s s*b*r*inados. Assim,
</line>
<line>
a eficácia de suas açõe* ou es*o*has pode *er
</line>
</par><par>
<line>
al*ançada.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com * public*ção (Brasil, 2013, p. 1-12) "O* a*ri**tos de um *íder têm
</line>
<line>
como *omponente comum * *apacidade de infl**n*iar", o manual de liderança da Marinha
</line>
</par><par>
<line>
el*nca ainda
</line>
<line>
m*is 16 atributo* de um líder que, p*la *ia
</line>
<line>
militar, *ão espec*ficam*nte
</line>
</par><par>
<line>
nece*s**ios *a condução da trop*: exe*plo, integridad* *tica, lealdade, coragem, car*ter,
</line>
</par><par>
<line>
***ildad*, c*mpetência profiss*onal, d*termi*ação, entusiasmo, capacidade
</line>
<line>
decisória,
</line>
</par><par>
</page><line>
autoconfiança, autocontrole, f**xibilidade, altru*s*o, respeito, *apacidade de re*ac*ona*en*o
</line>
<line>
interpess*al, comuni*ação, inic*ativa e sen*o de j*stiça.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n. 3, art. 3, p. 53-74, mar. 2024 www4.fsan*t.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. S. Portes, *. C. R. C**a
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
* doutrina (BRAS*L, 201*) impulsiona os m*litar*s a gerarem novas lidera**as,
</line>
<line>
in*entiv*ndo a prop*gaçã* dessa n*rma dentro de todos os ní**is hie*árquicos, a fim de que
</line>
</par><par>
<line>
*s decis*es co*dunem c*m "as definições, os
</line>
<line>
elementos conc*ituais, os
</line>
<line>
princípios e
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
or*enta*ões gerais
</line>
<line>
*ara de*envolvimento e aplic*ção doutrinária ** Lid***nça na Marinha o
</line>
</par><par>
<line>
do Brasil (MB)"
</line>
<line>
(BRASIL,
</line>
<line>
20*3, p. 1-1). Assim,
</line>
<line>
seg*indo forma*ão de *ovos líderes, a
</line>
</par><par>
<line>
cons*dera-se i*portante e*t*r pr*ximo *o que
</line>
<line>
o estado da ar*e s*bre li*erança versa sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*sunto, s*mando-*e à*uela d*utrina.
</line>
</par><par>
<line>
Dá-se o ex*m*lo
</line>
<line>
de n*vas lide*anças *emininas no ro* de líder** est*atégicos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Marinha d* Brasil,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
Reis *ucco (2020, *
</line>
<line>
*. 2) que *nfatiz** que "* ins*rção das
</line>
</par><par>
<line>
mu**eres na *B buscou **prir a *ecess**ade de pes*oal para exec*tar as fun*ões t**nicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
admi*i*t*ativ*s qu* eram realizadas pe*os homens, possibi*itando aos mili*ares serem
</line>
</par><par>
<line>
remanejados para a parte
</line>
<line>
operati*a, *u seja, a defesa direta d* t*rritório." Tê-las ocupando
</line>
</par><par>
<line>
posições es*raté*i**s de*o*s*ra
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
*
</line>
<line>
qu*lidade, capacidade e a*r*bu*os
</line>
<line>
de *iderança
</line>
</par><par>
<line>
demonstrados
</line>
<line>
por
</line>
<line>
estas pion*ir*s determinam a necessidade de inov*ção na ge**ão militar,
</line>
</par><par>
<line>
co**cando tale*t*s para p*oduzirem r*sul*ados
</line>
<line>
espera*os pela s*cied**e
</line>
<line>
em lugar c*erent*
</line>
</par><par>
<line>
com sua c*mpet*nc*a, emb*ra a I*stituição *inda ten** em sua *aioria a lid*rança *a*culina.
</line>
<line>
De acordo com * Ma*Netuno (*021), tr*nsitar pelos *n*remeios do Progr**a N*t*no
</line>
</par><par>
<line>
é per*eb*r * profund*dade de oportunidade* de manter-se
</line>
<line>
uma **s*ibi**d*de d* uma ge*tão
</line>
</par><par>
<line>
que **ra novos líderes, a parti* de um comprom*ss* com o cumprimento da missã*, valores e
</line>
</par><par>
<line>
*is*o de futuro d* Or*ani*ação, ba*izado *m
</line>
<line>
uma proposta firme, p*rém *inâ*ica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*rimo*amento da m*neir* *e se ge*ir o neg*cio, ou *e com*n*ar a sua tr*pa *o intui*o de se
</line>
<line>
f*zer valer aquilo que foi pensado, ali*h*va**, c*locad* como es*ratégia e *nserido no dia a
</line>
<line>
dia e na manutenção da Fo*ça.
</line>
<line>
3 METODOL*G*A
</line>
</par><par>
<line>
* pre*ente
</line>
<line>
arti*o baseia-** em uma pesquisa qualitativa
</line>
<line>
bá*ica, de car*te*
</line>
</par><par>
<line>
bibliogr*fico, estruturado * pa*t*r d* uma revisão *ar**t*va (Rother, 2007; C*rdoso-dos-*antos
</line>
</par><par>
<line>
et a*, 2020) que de forma am*l* busca sa**ent*r o que a *itera*ur* r**ente, *rincipalmente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir d* *017, *borda sobre clima or*a*iz*cional e a* possibili*a*es de desenvolvimento de
</line>
<line>
*ideran*as, associando às ferramentas do Pr*grama *etuno e a oportunidade d* i*to a*ontecer
</line>
</par><par>
<line>
dentro *e uma Organização *ilitar da *arinha ** Brasil. Para *anto,
</line>
<line>
*pr*ciou-se pontos
</line>
</par><par>
<line>
r*levantes do Progra*a *etuno *
</line>
<line>
a apresentação
</line>
<line>
não sist*mática de ar*igos científico* s*b*e
</line>
</par><par>
</page><line>
os tema* *e pesquisa d* clima organizaciona* e desenvolvi*ent* de lide*anças.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na, v. *1, n. 3, *r*. 3, p. 53-74, *ar. *024 www4.f*anet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desenvolvi*en*o de Lide*a*ça* por Meio do *rograma Ne*u*o em uma Organização Mili*ar da M*rin*a
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
A *esquisa baseou-se em um* *e*isão bibliográfica *r*di*io*al (Botelho; Cunha; e
</line>
<line>
Ma*edo, *011), buscando nas bases co*s*ltadas - Web of Sc*e*ce, Sco*us e biblioteca
</line>
<line>
normativa da Marinha - *endo re*liz*da nos meses de março de **2* *té *etembro de 2022, e
</line>
<line>
de man**ra não *iste*ática f*ram p*squi*ados *s termos "l*adership deve*opment", "leader
</line>
<line>
developmen*", "O*ganizational clim*te research", "Program* Netuno" * "desen*olvi*en*o
</line>
<line>
de lide*an*a*", desenvolv*me*t* de lídere*", "p*s*uisa de clima organizacional" * "Progr**a
</line>
<line>
Netuno" *e forma isolada ou **n*unta, com c**t*ri* de inclusão os artigos *ue *ons*deravam a
</line>
</par><par>
<line>
pos*i**l*dade
</line>
<line>
de dese**olvime*t* de lideranças coadun*dos com o clima organi*ac*on*l
</line>
</par><par>
<line>
conver*en*es c*m os di*a*es do Pro*rama *etuno.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo co* De Sousa *t
</line>
<line>
a*. (2018), a revisã* na*rativa *u também c*amada
</line>
</par><par>
<line>
t*adicio*al p*ssui etapas a serem segu*das que sã* "seleção de u* tema de revisão, p*squisa
</line>
<line>
*a **teratu*a, seleção/esc***a, l*it*ra e análise da *ite*at*ra, redação da revisão * referências
</line>
</par><par>
<line>
(De Sous* al., 2018, 47). Dos a*ti*os encontr*dos neste tra*alho, 30 foram *sc*lhidos
</line>
</par><par>
<line>
et
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
pel* pr*ximida** d*s temas com a peculiar*dade da o*gan*z**ão analisada e dos temas
</line>
<line>
propo*tos *ar* o desenvol*imento de líderes e*icazes na Marinha d* Brasil.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
Foi possível *er*ebe* por meio da revisão narrati*a apresentada que o
</line>
<line>
desenvol*imento de lidera**a é essencial pa** * permanência de uma organização saud*vel ao
</line>
</par><par>
<line>
longo
</line>
<line>
do tempo. Na Marinha do Bras*l, o Programa Netu*o (Brasil,
</line>
<line>
202*) pr*pic*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oportunid*de de alcançar
</line>
<line>
bons r*sultados na fo**ação e *a**citação de pe**o*l, o**ervando
</line>
</par><par>
<line>
os result*dos das Pesquisas *e *lim* Org*n*zaci*nal realizadas peri*d*came*te.
</line>
<line>
*o te*to ora apr*sentado, obs*rva-se alta *derência entre os t*mas *lima
</line>
</par><par>
<line>
Organ*zacion*l
</line>
<line>
e Desenvolv*ment* d* Lideranças. Des*aca-s* que uma organização
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
compo*t* por pessoas e que e*tas mantêm ou cria* um clim* organiz****na* que cu**ina n*
</line>
<line>
cultur* organizaci*nal. A partir do c*nh*c*mento *a cul*u*a, as pos*ibilid*d*s de for*ação de
</line>
</par><par>
<line>
l*de*ança* e d* gerenci*mento
</line>
<line>
a*equado de pe*soas se torn** p*ssív*is (Marins, Mart*ns
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
P*squa*,
</line>
<line>
2016). O **ograma Net*no propõ*
</line>
<line>
o d*senvolvimen*o *e p*s*oas a
</line>
<line>
pa*tir d*s
</line>
</par><par>
<line>
n*cessidad*s e oportunid**e* **vinda* dos resu*t***s da PCO.
</line>
</par><par>
<line>
Para Sa*ba, Williams e Fu*ler (2019) imana*skie*è, Gied*aitytè * Navickie*è *
</line>
<line>
(2*21) e* t*mes c**plexos i*erg*dos em um mundo **látil, inc*rto, complexo e ambíguo a
</line>
<line>
hierarqui* prevalece e dela advêm as estra*é*ias para se alcançar os o*je**vos. A fim de
</line>
</par><par>
<line>
co*p*eender as nuances de uma instituição de grande porte, como é o *aso da Marin*a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina PI, v. *1, n. 3, a*t. *, *. 53-74, mar. 2024 www4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. *. Por*es, M. C. R. Co*a
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, mesmo em s*as o*g**i*açõ** ** unidades, o des*n*olvimento de líd*res perpassa pel*
</line>
</par><par>
<line>
es*ratég*a *a administração *stratégica e* co**eber inovações qu* permitam a cr*ação ou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reco*hecimento de op*rtunidade de cap*citação apro*riad* d* pesso*l, o que foi
</line>
<line>
p*rcebido
</line>
</par><par>
<line>
com os res*ltados na apli**çã* das f*rramentas geren*iais do Programa Netun*.
</line>
</par><par>
<line>
*hlsson, A*vinius * Larsso* (2020) destacam que a adapta*ilidade or*an*zacional é
</line>
<line>
essen*ial p*ra as Organizações Milita*e*, is** *evido à* rápi*as mudanças no ambi*nt*,
</line>
</par><par>
<line>
mudanças qu* o*orrem com bastante frequê*cia. As lid*ra**as
</line>
<line>
*f*cazes exigem qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*da*t*bilidade a tais mudanças e a capacid*de de usar e*trutura* *ormais e inf*rma*s
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*azê-lo *ejam efetivas. Para as auto*as:
</line>
</par><par>
<line>
as es*ru*uras militares são *ormalmente cons*deradas burocráticas e h*erárquicas,
</line>
<line>
tornando as habi*i*ades de adaptabili*a*e d*s líde*es militares seniores
</line>
<line>
es*ecialmente import*n*es, ma* p*tencialmente *ifíceis *e promo*er dev*d* à
</line>
<line>
importância *a h*e*arqu*a formal versus *ede* informais. N* entant*, a*
</line>
<line>
caract*rí*ti*as de lider*n*a que p*r*i*em qu* ofic*ais se*iore* usem essas estr*tura*
</line>
<line>
inf*rmais co* suc*sso ra*amen*e fo**m pesquisa*a* em ambientes militares.
</line>
<line>
(*hlsson, Alvin**s e Larsso*, 2020, p. 1)
</line>
<line>
Smy *t a*. (2021) destaca q*e "*s líd*res *ão responsáve*s por direc*o*ar as a*ivi**des
</line>
</par><par>
<line>
*os membros da equipe, monit**ar o progr*s*o, a *tribuição d* carga de
</line>
<line>
tra*al*o, **omove*
</line>
</par><par>
<line>
habi*idades de tare*a e motivar a equipe" (Smy
</line>
<line>
et al., *021, p. 95). O* líderes devem ser
</line>
</par><par>
<line>
articulados e c*paz*s de gerar uma atmo*fera d* *qui** positiva. Em uma organização
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
gran*e porte, com
</line>
<line>
diversas su*c*lturas, a di*eção *a e*uipe dev* r*fletir a vo*ta*e dos
</line>
</par><par>
<line>
*embr*s ** mesma * *olverem para a busca *e
</line>
<line>
ob*etivos compart*lhados. De
</line>
<line>
acordo com
</line>
</par><par>
<line>
S*y et al. (2021), esta tar*fa inclui a *alor*zaç*o da c*ntribui*ão de
</line>
<line>
t*dos *s me*bros do
</line>
</par><par>
<line>
grupo. *lém d**so, de*ejá*el que mon*tor** mutuamente busquem o d*sempenho d* cad* é
</line>
</par><par>
<line>
um, ge*and* a
</line>
<line>
*os*ibilidade d* desenvolv*mento *a lide*ança, permitindo que s* dis*utam
</line>
</par><par>
<line>
estratégias de dese*pe*ho e d* in*ficiên*ias.
</line>
<line>
5 C*NSI*ER**ÕES FINAIS
</line>
<line>
A partir do obje*ivo pr*n*i*al que foi pr*posto por esse arti*o, foi poss*vel demons*rar
</line>
</par><par>
<line>
qu* *s
</line>
<line>
pecu*iari*ades que * li*eratura, *artir *e 2***, propõe *obre d*senvolvime*to
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lideranças, op*rtuni*adas pelos
</line>
<line>
r*sultados de *ma pesquisa de clima organiza*ion*l
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Marinha
</line>
<line>
do Br*sil, destac*m que ao per*eber o ambien*e amplo que se t*m em
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação militar da Marin*a do *rasil, co* a diversidade de culturas que se cong*omeram,
</line>
</par><par>
<line>
o desenvolvim**to *a l*dera*ça adequado ao quadro
</line>
<line>
do clima
</line>
<line>
or*anizac*o*al,
</line>
<line>
por meio *os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, a*t. *, p. 53-74, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*senvol*imento de L*deranç*s por **io do Programa Net*no em um* Organiza*ão Milita* d* Ma**nha
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
r**ul*ados *as PCO qu* são realizadas period*c*mente, o*ortuniza o desenvo*vimento de
</line>
<line>
líderes.
</line>
<line>
O Programa N*tu*o foi instituído, dentre outro* objetivos, par* desenvolve* e
</line>
<line>
c*pacit*r pessoas e esta capacitaçã* torn*-se m*is a*equada quan*o é feita percebendo-se as
</line>
</par><par>
<line>
necessi*ades q*e a For*a Naval *p*esen*a no tempo em
</line>
<line>
que
</line>
<line>
s* inv**te n* seu p*ssoal. Em
</line>
</par><par>
<line>
cad* un*dad* há uma necessidad* diferente, pa*a u* tempo també* dif*ren*e e os autores ora
</line>
</par><par>
<line>
analis*dos pe*mitem d*s*ut*r a pertinência que há em de*envo*v*r lí*er*s
</line>
<line>
a
</line>
<line>
part*r das
</line>
</par><par>
<line>
*ercepções das *esquisas de clima e do próp**o clim* *rg*nizac*onal.
</line>
</par><par>
<line>
Ao coadunar os dois fatores em lide, *erceb*-se *ue as pess*as precisam d* pessoas
</line>
</par><par>
<line>
*ara cres*e* e e*te*der como deve se* este ca**nho para de*envo**imento. Desenvol*e* o
</line>
</par><par>
<line>
líde**s que estejam a*plamente l*gad*s ao que s* passa na organização garante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ossibilidade de a*canç*r obj**iv*s e me**s
</line>
<line>
c*m a ajuda das equ*pes, pensando
</line>
</par><par>
<line>
e*trate*ic*mente, alc**ça*do res*l*ad*s e c*rrigindo as ineficiências.
</line>
<line>
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A. R. S. P*rte*
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M. C. R. C**a
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1) ***cep*ão e *la*ejame*to.
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X
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X
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<line>
2) a*á*is* e *nterpretaçã* dos dados.
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X
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X
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<line>
3) elaboração do ra*cunho o* na re*isão crítica *o con*eú*o.
</line>
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X
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*
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4) part*c*paç** na apr*vaçã* da v*rsã* final *o manuscrit*.
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Rev. FSA, Teresina, v. *1, *. 3, art. 3, p. 53-74, mar. **24
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www4.fsan*t.com.br/revist*
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