Comunicação Organizacional em Instituições de Ensino: Achados no Portal de Periódicos da CAPES / Organizational communication in educational institutions: findings from the CAPES Portal
Resumo
O presente artigo pretendeu mapear e apresentar quais são as publicações localizadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tratam sobre comunicação organizacional em instituições de ensino. A proposta central do estudo foi identificar publicações que envolvam essas duas áreas, quem as publicou, quais foram os espaços em que essas publicações foram realizadas e uma breve análise qualitativa das pesquisas encontradas, construindo uma pesquisa do tipo estado da arte. A busca foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES e focou apenas nas teses, dissertações e artigos revisados por pares. Foram selecionados nove trabalhos para leitura completa, sendo uma tese, duas dissertações e seis artigos revisados por pares. Após a leitura dos materiais, pôde-se constatar que o número de publicações relacionando os dois conceitos apresentados ainda é reduzido, sugerindo uma lacuna de pesquisa a ser investigada com mais profundidade pelos pesquisadores da área. Outra constatação, obtida por meio da análise qualitativa dos trabalhos encontrados, é que a comunicação realizada em ambientes escolares ainda é vista de forma utilitarista, como se existisse apenas para prestar contas ou divulgar processos seletivos de estudantes, por mais que a importância dessa área seja reconhecida pelos gestores educacionais. Portanto, foi possível compreender que a comunicação em instituições de ensino necessita ser trabalhada a partir de uma lógica mais ampla, que sua utilização seja estratégica e não baseada em ações pontuais, o que impactará positivamente no relacionamento das instituições com seus públicos.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Educação. Educomunicação. Estado da Arte.
ABSTRACT
This article aims to map and present which publications are located on the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that deal with organizational communication in educational institutions. The central proposal of the study is to identify whether there are publications that involve these two areas, who published them, which spaces were these publications were carried out and a brief qualitative analysis of the research found, constructing a state-of-the-art research. The search was carried out on the CAPES Journal Portal and focused only on theses, dissertations and peer-reviewed articles. Nine works were selected for full reading, including one thesis, two dissertations and six peer-reviewed articles. After reading the materials, it can be seen that the number of publications relating the two concepts presented is still low, suggesting a research gap to be investigated in more depth by researchers in the area. Another finding, obtained through a qualitative analysis of the works found, is that communication carried out in school environments is still seen in a utilitarian way, as if it existed only to provide accountability or publicize student selection processes, despite the importance of this area is recognized by educational managers. Therefore, it was possible to understand that communication in educational institutions needs to be worked on from a broader logic, that its use is strategic and not based on specific actions, which will positively impact the relationship between institutions and their audiences.
Keywords: Organizational Communication. Education. Educommunication. State of Art.
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