<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 5, p. 73-90, jan. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.1.5 </line>
</par>
<par>
<line> Comu*icação Organizacional em Insti*u*ções de En*in*: Achad** no Portal de Pe**ódicos da </line>
<line> CA*ES </line>
<line> Organiza*iona* c*mmunicat*on in educati**al in*titution*: fin*ings f*o* the CAP*S Portal </line>
</par>
<par>
<line> Andréia Mod*ze*ewski Zucolott* </line>
<line> **utora em E*ucação pela Pon*ifícia Un*versidade C*tólica do Rio Gra*de *o Sul </line>
<line> Professor* no Instit*to *ederal d* *ducaçã*, Ci*ncia e Tecno*o**a do Rio G*ande do Sul </line>
<line> E-mail: *n*reia.zuco*otto@poa.ifr*.edu.br </line>
<line> Augusto Bas*o Ve*er </line>
<line> Mestrado e* Edu*aç*o Pro*issional * Te*n*lógica pe*o In*tituto Federa* de Educação, Ciência e Tecnolog*a do Rio Grande </line>
<line> d * S* l </line>
<line> *r*du*do em *orn**ismo pela Univer*i*ade d* Vale do Rio *os Sinos </line>
<line> **c*ico em Audiovisual no In*titut* F*deral de E**c*ção, *iência e *ecnologia ** Rio Gran*e do Sul </line>
<line> *-mail: augu*to.ve*er@bento.i*rs.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> *ndere*o: Andréia **drzejews*i Zucolotto </line>
</par>
<par>
<line> In*tit*t* Federal de Educação, *i*ncia e T*cnolog** do </line>
<line> Edi*or-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al**car </line>
</par>
<par>
<line> Rio Grande do Sul - Camp*s Porto A*egre - Rua Cel. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Vi*ente, 2*1, *entro His*órico, CEP: *0.03*-0*1, Po*to </line>
</par>
<par>
<line> Alegre/RS, B*asil. </line>
<line> Artigo recebido *m 14/05/202*. Últ*m* </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Augusto Ba*so Veber </line>
<line> re*eb**a em 27/0*/2023. A*rovad* e* 28/05/*023. </line>
</par>
<par>
<line> Instituto Fed*ral *e Educação, Ciên*ia e Tecnologia d* </line>
</par>
<par>
<line> R** Gr*nde do Sul - *ampus Bento *onç*lves - Av. </line>
<line> Aval*ado pelo si*tema Triple Review: Desk Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> *sv*ldo Aranha, 540, Juventude da E*ologi*, CEP: </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e b) Double *lind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> 95.7*0-206, Bent* Gonçalves/RS, Brasil. </line>
<line> (avaliaçã* cega por d**s avaliadores da área). </line>
<line> Revisão: *r**at*cal, Norm**iva * de *o**atação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. *ucolo*to, A. B. Veb*r </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> *r*sente a*tigo pretendeu mapear e </line>
<line> a*r*s*ntar quais s*o as publicaçõe* </line>
<line> l**a*i**das no </line>
</par>
<par>
<line> Portal *e Periódicos da Co*rd*naçã* de Aperf*içoament* de Pess*al de Nível Superior </line>
<line> (CAPES) que tratam s**re comunicação *rganizacional em instit*i*ões de en*ino. A prop*s*a </line>
</par>
<par>
<line> *entral do estudo </line>
<line> foi </line>
<line> identifi*ar publi*a*ões que envolvam ess*s duas á*e*s, quem as </line>
</par>
<par>
<line> publicou, quais f*ram </line>
<line> *s espaços e* qu* essas </line>
<line> publ*cações for*m reali*a*as * *ma b*e*e </line>
</par>
<par>
<line> **álise q*ali*a**va d*s pe*q*isas *ncon*radas, cons*r**ndo uma *esqui*a do </line>
<line> tip* *s*ado da </line>
</par>
<par>
<line> arte. </line>
<line> * busca foi realizada no Po*tal de </line>
<line> Periódicos </line>
<line> da CAPES e focou a*enas nas teses, </line>
</par>
<par>
<line> dissertaçõe* e artigos revisados por pares. For*m sele*ionados </line>
<line> nove trabalh*s </line>
<line> para </line>
<line> lei*ura </line>
</par>
<par>
<line> *omple*a, *endo *ma tese, duas dissertaç**s e s*is artigos *evisados por *ares. Após a leitura </line>
<line> dos materiais, pôde-** constatar que o nú*ero de publicações r*lacio*ando os dois conce*tos </line>
<line> apresentados ainda é redu*ido, sug*rin*o uma lacuna de pesquis* a ser in*estigada c*m mais </line>
</par>
<par>
<line> prof*ndid*de pe*os </line>
<line> pes*uisadores da área. Outr* constatação, obtid* po* meio da análi*e </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa dos tr*balhos enco*trados, é que a c*municação rea*izada em ambientes **colares </line>
</par>
<par>
<line> aind* é vista de for*a utilitarista, como s* e*istis*e *penas para prestar co*tas </line>
<line> ou div*lgar </line>
</par>
<par>
<line> processos se*eti*o* *e estudantes, po* mais q*e a import*ncia de*sa área seja reconheci*a </line>
</par>
<par>
<line> p*l*s </line>
<line> ge*tores edu*acionais. Portan*o, f*i pos*ível compre*nd*r que * comunic*çã* em </line>
</par>
<par>
<line> instituiçõe* *e ensino **cessita </line>
<line> ser tr*b*lhada a par*ir </line>
<line> d* </line>
<line> um* *ógica mais ampla, *u* sua </line>
</par>
<par>
<line> utilização seja estr*tégica e não *aseada em açõ*s pontua*s, o que impa*ta*á po*itiva*ente no </line>
<line> relac*oname*to das instituiçõe* com s*us *úbl*cos. </line>
<line> Palavra*-chave: C*muni*a*ão Organiza*i*na*. E*ucaç*o. Educomu*icação. Es*ado da A*te. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> This article aims to m*p and prese*t which p*blications are locate* *n the Period*cal Port*l of </line>
<line> the Coordination for the Improv*ment of Hig*er Edu**ti*n Personnel (CA*ES) that ***l with </line>
<line> *rganiza*ional communicat*on in *d*cation*l *ns*itu*ions. *h* central proposal of the study is </line>
<line> *o identify whe**er there are publ*cations tha* inv*lve th**e *wo areas, wh* publishe* them, </line>
<line> which spac*s w*re these publications wer* car*ied out *nd a brief qu*litative a**lysis o* the </line>
</par>
<par>
<line> rese*rch </line>
<line> fo*nd, constructing state-of-the-ar* resea**h. The search *as car*i** *u* o* the a </line>
</par>
<par>
<line> *A*ES Jou*nal Portal a*d fo*us** only </line>
<line> on the*es, dissertations and </line>
<line> peer-revi*we* ar*icles. </line>
</par>
<par>
<line> Nine works were select*d for full re*ding, including one th*s*s, t*o di*sertation* an* six *e**- </line>
</par>
<par>
<line> reviewed </line>
<line> arti*l*s. After reading the m*terials, it can be see* th*t *he numb*r of *ublicati**s </line>
</par>
<par>
<line> r*l*ting the tw* c*ncepts presented *s st*** **w, sugge*ting a research gap to b* investigated in </line>
<line> more depth by researc**rs in the ar**. A*other f*nding, ob*ai*ed t*r**gh a qu*l*tative **alysis </line>
<line> of t*e works found, is that c*mmunicati** ca*r*ed o*t in school enviro*ments is s*ill s*en in a </line>
</par>
<par>
<line> utili**rian way, </line>
<line> as i* it existed o*ly to provi*e </line>
<line> ac*ou*t*bi*ity or publiciz* *t*dent selectio* </line>
</par>
<par>
<line> p**cesses, </line>
<line> *espi*e th* import*nce o* *h*s area is re**gnize* *y </line>
<line> educational manag*rs. </line>
</par>
<par>
<line> Ther*fo*e, it was po*sible to unders*and that co*munication *n *du*ati*nal inst*tuti*ns needs </line>
</par>
<par>
<line> to </line>
<line> be **r**d </line>
<line> on fro* broader logic, tha* its us* is s*rategic an* not ba*e* on * </line>
<line> *peci*ic </line>
</par>
<par>
<line> actions, which will *osi*ively impact t*e *ela*ions**p between i*stitu**ons a** their au*i*nc*s. </line>
<line> *eywords: Organizati*nal Communicati**. E*ucat*on. *duc*mm*nication. St*te *f A*t. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te***ina, v. 21, n. *, art. 5, p. 73-90, *an. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação Orga*izac*onal em Instituições de Ensi*o: Achados no Portal de *eriódicos da CAPES </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Este trabalho t*ve **mo obje*i*o prin*ipal ma*ear se ex*st*m, *u*ntos * quais sã* os </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alho* de pesquisas env*lvendo </line>
<line> comuni*ação </line>
<line> **gani**c*ona* </line>
<line> * instit*i*ões de e*sino </line>
</par>
<par>
<line> disponível *o P*rta* de *erió*ic*s da CAPES. A busca realizada no po*tal **n*emplou apenas </line>
</par>
<par>
<line> p*b*icações d* *eses, </line>
<line> dissertaçõ*s e artigos r*visados por par**, justam*nt* </line>
<line> p*r ser*m </line>
</par>
<par>
<line> publi*aç*e* que for*m analisadas por o*tros pe**uisado**s e, co* isso, torna*-s* mais </line>
<line> con*iáveis. </line>
</par>
<par>
<line> A me*odologia *ti*izada par* o desenv*lvim*n*o *a pesqui*a foi </line>
<line> quali*ativ*, </line>
</par>
<par>
<line> exploratória e o </line>
<line> procediment* técnico ado*ad* foi * de r*visão de l*terat*ra. As *esquisas </line>
</par>
<par>
<line> desse tipo podem ser </line>
<line> cham*d*s de estado da *rte ou estado do c*nheci**nto, e *ão </line>
</par>
<par>
<line> necessárias </line>
<line> *ara * sínte** daquilo </line>
<line> que já se s*be s*bre </line>
<line> det**minada área *e estudo, </line>
</par>
<par>
<line> id*ntificando o q*e *á foi public*do, q*a** caminho* foram percorrido* e por qual r*zão f*ra* </line>
<line> tom*dos. São traba*hos **e pe*mitem perceber *uais fo*am os *enefí*i** alcançados até ali e </line>
<line> elencar potenciais la*unas nest* campo, de *odo q*e o caminh* q*e se*á seguido *m uma </line>
</par>
<par>
<line> no*a i*vest**açã* sobre o mesm* assu*to **resen*e *neditism* nã* e </line>
<line> seja realizada em vão </line>
</par>
<par>
<line> (ROMANOWSKI; ENS, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Na* *e*erências *t*liza*as para construção *o referencia* teór*c* des** a*tigo há uma </line>
</par>
<par>
<line> brev* *xp*icação do* </line>
<line> *o*ce*t*s de comu*ica*ã* </line>
<line> org*niza*ional </line>
<line> e e*ucomu*icação, pois </line>
</par>
<par>
<line> entende-s* que essas duas *reas </line>
<line> são *s pilares des*e estudo. É * partir d* conhec**ento de </line>
</par>
<par>
<line> como oco*re a *omunicaçã* da instituição c*m os seus púb*icos q** esse trabalho poderá ser </line>
<line> avaliado, consolidado e ampli**o, par* que *s in*ormações cheguem a toda comu*idade </line>
<line> *cadêmica ou geral. </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> dos conceito* bas*la*es p*ra a *ompreen*ão das pesquisas **volv***o </line>
</par>
<par>
<line> comun*cação organi**ci*nal e instit*ições de ens*no, nas próximas *eções deste tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> serão </line>
<line> *pres*ntados os </line>
<line> cami*hos metod*lóg*cos escolhi*os para a co*strução da </line>
<line> pesq*isa, </line>
</par>
<par>
<line> quai* for*m as publicações enc*ntrada*, em **e a*biente *or*m desenvolvi*as </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> *revemente, quais sã* *s conclusões aponta*as *u para que direção elas a*ontam. </line>
</par>
<par>
<line> * REFEREN*IA* TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Enten*em*s que dois conceitos possuem rel*vânci* par* o *esen**lvime*t* e p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compree**ão </line>
<line> da </line>
<line> pesquisa </line>
<line> realiz*da, </line>
<line> *endo </line>
<line> eles </line>
<line> comunicaçã* </line>
<line> o*ganizacional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educo**n*c*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresi*a PI, v. 21, n. 1, art. 5, *. 73-*0, jan. 202* </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Zucolotto, A. B. Veber </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> A comunicação é um aspe*to *ssen*ial na *i*a das pes*oa* e das organizaçõe*. É por </line>
<line> me** dela que as infor*a*ões sã* compartilha*as, as ideia* são tr*nsmitid*s e as relações são </line>
<line> *sta*e*ec*das. Na esfer* o*ganizac*onal e pública, a comun*cação assume um papel ai*da *ais </line>
</par>
<par>
<line> *el*vante, pois * responsá*el po* gerenciar a imagem e r*put*ção </line>
<line> das organizaçõ*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nstituiç*es, *lém de promover a transpar*ncia e *ngajamento com a sociedade. </line>
<line> Ao abor*ar a comunicaç*o *m r*lação a uma empre*a o* organiza*ão, *requente é </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntra* *x**essões como </line>
<line> comunicação em*resarial, insti*ucional, corporativa </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> organi*ac*onal. Ess*s termos aludem à maneira como a c*munica*ão é *onduzi** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> em*regada p*r* criar a </line>
<line> *ma*em e *eputação </line>
<line> d* organi*a*ão, *em c*mo para se comuni*ar </line>
</par>
<par>
<line> com seus dive*sos públicos, sejam eles in*e*nos *u </line>
<line> exter*os. A *ermi*ologia u*ada vari* </line>
</par>
<par>
<line> d*pendendo da literatura consult*da, *a* tod*s conduzem ao me*mo entendime*to. </line>
<line> *a*a B*eno (*009, *. *-4), c*municaçã* emp*esarial ou comunic*ção organizacional </line>
<line> pod* *er compre*ndida como "o co*jun** *ntegrad* de *ções, estratégias, p*anos, po*íticas e </line>
</par>
<par>
<line> pr*dut*s pl*ne*ados e d*senv*lvidos </line>
<line> por uma org*nização para </line>
<line> estabe*ecer a r*lação </line>
</par>
<par>
<line> *ermanente e sistemát*ca com todos os seus públicos *e interes*e". </line>
</par>
<par>
<line> A comunicação or*anizacional * um e*eme*to e*tratégico ** </line>
<line> gestão de empr*sas, </line>
</par>
<par>
<line> responsável por for*alecer a im**em e * reputaç*o corporat*va, *lém de i*fluenc*ar decisões e </line>
<line> compor*amentos tanto i*terno* c**o e*ter*os (KU**CH, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Para Card*so (2**6, p. 1132), </line>
<line> "a comunicação é um fato nas org*nizações, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> nã* existe nenh*ma </line>
<line> organiz*ção sem uma pr*t*ca comuni*ativ*, </line>
<line> *inda </line>
<line> q*e *s proc*ssos </line>
</par>
<par>
<line> comunicativos não *e*a* ***titu*ionalizados". </line>
</par>
<par>
<line> Os pro*essos c*mu*icativos a que </line>
<line> se re*ere C*r*oso, compõem a organizaçã* e </line>
<line> s* o </line>
</par>
<par>
<line> fundam*nt**s pa*a seu funcionamento, alé* de es*a*em estreitamente lig*dos à f*rma c*mo a </line>
</par>
<par>
<line> organiz*ç*o s* *omun*ca e *xpressa sua identidade e valores, form*ndo u*a cultura que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> recon*ecida por seus **ve*sos públicos. A *omunicação </line>
<line> é um* base importante que molda a </line>
</par>
<par>
<line> *rgan**ação e define como ela é vista. *o* iss*, é impo*tante destacar que a com*nicação n*o </line>
<line> é autônoma, pois se**re estará r*lacionada com a maneira como a empres* ou instituição se </line>
<line> manifes*a e se comporta (CARDOSO, 2*06). </line>
</par>
<par>
<line> Quanto institucion*lizaç*o à </line>
<line> dos proces*o* </line>
<line> c***nic*tiv*s, a elabo*ação de um plano </line>
</par>
<par>
<line> de comunicação eficaz demanda um *nt*ndimento profundo da c*lt*ra organizacional, </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ambien** de negó**** e *os púb*i*os (i*ternos, exter**s e socied*de em ge*al) da </line>
<line> em*re*a </line>
</par>
<par>
<line> (KUNSCH, </line>
<line> 2003), p*is é por meio de </line>
<line> estratég*as efi*az*s de comunicação *ue as </line>
</par>
<par>
<line> org*n*zaçõe* conseguem mant*r todos </line>
<line> os públicos informados </line>
<line> e enga*ados, *eran*o </line>
</par>
<par>
<line> conf*anç*, produtivid*de e comp*om*timento (TORQUATO, 20*4). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 1, a*t. 5, p. **-90, jan. 2024 w*w4.f*anet.*om.*r/*e*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*municação Or*anizacional ** Insti*uiç**s de Ensino: A*hados no P*rtal de Periódi*os da CA*ES </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> A *omunicação realizada em um* i**tituição *e ensi*o, seja el* volt*d* para o público </line>
</par>
<par>
<line> interno ou ext*rn*, **arda relação com o </line>
<line> co*ceito de comunicaçã* o*ganizac*onal an*e </line>
</par>
<par>
<line> expo*t*. * po* meio de e*tratég*as comunicac*onai*, **dendo s*r oriundas de uma po*ítica de </line>
<line> *omunicação, que * públi*o **ssa a conhecer e r*conhe*e* as ações desenv*lvidas *elas </line>
<line> inst*tuições. </line>
</par>
<par>
<line> O segundo *onceito que abordaremos br*vemente para </line>
<line> justificar e e*plicitar a razã* </line>
</par>
<par>
<line> pela qu*l ele no* tra* subsídios par* a pes*u*sa desen*olvida é o da educomun*c*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* term* fo* "utilizado </line>
<line> pela p*imeira vez em 1960 p*lo com*nicador *oc*al Mario </line>
</par>
<par>
<line> Kaplún, [...] e já na </line>
<line> d*cada de 1*70, ga*h*va força *or mei* de d*versos estudos, </line>
</par>
<par>
<line> especi*l*en*e amparad*s na p*rspec*iva freireana de </line>
<line> educaçã* </line>
<line> di*lógica" (CASA*O, *020, </line>
</par>
<par>
<line> p. *5). </line>
</par>
<par>
<line> A educ*mu*ica*ão estabelece inte*ação tanto com a Ed*cação </line>
<line> qu a nt o </line>
<line> c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação, d*stacando a rel*v*ncia de revisão *os padrões t*óri*os e </line>
<line> prátic*s da </line>
</par>
<par>
<line> c**unicação em </line>
<line> projetos des*nvolvidos *e mane**a col*borativa. Assi*, podemos </line>
</par>
<par>
<line> compr*ender que o processo de educomuni*ação visa promo*er mudanças sociais, tais como </line>
<line> a alfabetizaçã* * o ex**cício da expressão pes*oa*, *ara q*e aumente o número de indivíduos </line>
</par>
<par>
<line> social e politicamente engajados c*m o *e*onh*cimento práti*o *o direito * exp*essão e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> comunicação no dia a dia d* vida social (SOARES, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Ao bus*ar com*r*e*der qual é a *el*ção </line>
<line> proposta entre </line>
<line> *omunicação * </line>
<line> *ducação </line>
</par>
<par>
<line> *i*cutida a pa*tir </line>
<line> d* *ducomunicação, enco*t*am-se três campos nessa in*erf*ce: o primeiro </line>
</par>
<par>
<line> trata sobre a* medi*ções </line>
<line> te*nológi*as nos </line>
<line> espaços educativos, que esclarece sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância de prepa*ar professores e es*udante* pa*a a cor*e** ut*liz*ção dos recursos </line>
</par>
<par>
<line> tecnológicos e c*muni*acionais, s*ja p*ra *r*cessos </line>
<line> de ensino e </line>
<line> aprendiza*em o* n*s </line>
</par>
<par>
<line> a*ivid**es *e ampliação d*s exp**ssões; o *egundo, d*no*inado *ducação frente aos mei*s ** </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, est* pre*cupado com * impacto dos sistemas de c*mu*ic*ção </line>
<line> em </line>
<line> crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adole*centes, bu*cando educ*r para o consumo das mídias; e o te*ceir* é o da g*stã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comunicaç** em espaç*s </line>
<line> ed*cativos (SOARE*, 2002). Esse terce*ro campo </line>
<line> pode *er </line>
</par>
<par>
<line> comp*eendido, **gundo Soa*es (2002, p. 24), como "o pla*ejam*nt* e *xecu*ão *e políticas </line>
<line> de com*nicaçã* *duca*iva, ten** como objetivo a *ri*ção * de*envo*vim*nto *e ecossis*ema* </line>
<line> comunicativo* med*ados pelos pro*es*os de comunicaç*o e por sua* tecnologias". </line>
<line> *o*tanto, o conjun*o das ações present*s no pl*nejamento, impl*mentação e avaliaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *e práti*as, pr**ramas e pro*utos </line>
<line> *ria*os par* fortalece* eco*sis*emas comunicativos *m </line>
</par>
<par>
<line> *spa*os e**cati*os, *ão a* tarefas pa*a a c*nstru**o de um* política de *ducom*nica*ã*, *ue </line>
<line> Rev. FSA, Teresi** *I, v. 21, *. 1, art. 5, p. 73-**, jan. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Z*co*o*to, A. B. Ve*e* </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> deve est*r alinhad* com os obje*ivos da instituição e conver*ir par* o aumento ** coefi*ie*te </line>
<line> comunicativo da* açõe* huma*as (SOARES, 200*). </line>
<line> Ta*bém sobre o campo d* gestão comunicat**a, Soares (2002, p. 24) ex*lica que *ssa </line>
</par>
<par>
<line> pr*tica, para *ue seja </line>
<line> efetiva, *eve respeitar e **ivilegiar o di*logo *n**e </line>
<line> pr*d*t**es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *udi***ia, decorrente da *ecessidade de compreen**o dos envolvido* na pesquisa, o </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> culmin*ria na a*pliação dos *spaços de expressão. </line>
</par>
<par>
<line> A par*ir do recorte **sse trabalho, cabe dest*car que hoje, a partir da de*cri**o do </line>
</par>
<par>
<line> con*eito de educomunica*ão e da </line>
<line> apresentação dos </line>
<line> *rês campos que e*erg*m do con*eito </line>
</par>
<par>
<line> apresenta*o * *escritos ac*ma, a presente investi*ação se alinha com o terceiro campo, que </line>
<line> aborda a ge*t*o comunicativa *m um ambiente ** e*si*o. </line>
<line> 3 ME**DOLOGIA </line>
<line> Antes de apre*en*ar qual foi o percurso meto*ológ*co efetuado *urante * r*alização da </line>
<line> investigação, pre*en*e-se categori*ar * p*esente es*udo. A pesquis* * consi**r*da qualitati*a </line>
</par>
<par>
<line> pois, conforme Chizzott* (2*03), </line>
<line> e*se tip* *e estudo implica na partilha de *ato* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> info*maçõ*s e, apó* * o*tenção e interpretação dessas inform*ç*es, o pesqu*sador *e*vela as </line>
<line> s*a* compreen*ões em um tex*o com cará*er cientí*ico. A pesquisa explor*tór**, **gundo Gi* </line>
<line> (2009), é caract*riz*da *or ser o aprimorament* de ide**s do pesquisador ou o caminho *ara o </line>
</par>
<par>
<line> refinamento de intu**ões já e*istent**. N*s*e estudo, a pes*uisa </line>
<line> exp*orató*i* de*i*e-se pelo </line>
</par>
<par>
<line> **ocedimento téc*ic* adotado, *ue é o de revisão da literatur*. </line>
</par>
<par>
<line> Par* compr*e*de* como a comunidad* a*adêmica do *aís tem contr**uído co* o tema </line>
<line> ob***o deste estud*, q** bus** des*elar se há trabal*os *e pesquisa q*e busquem conh*cer </line>
</par>
<par>
<line> como ocorre e se há elem**tos de c*m*nic*çã* </line>
<line> organizacional em institui*ões </line>
<line> de ensino, </line>
</par>
<par>
<line> realizou-se uma bus*a *m base de d*dos utiliz*ndo palavras-c*ave que poss**m relação com </line>
<line> o t*ma. Tal revisão da *it*ratu*a permite conhecer o que está s*n*o pesquisado e o que vem </line>
<line> sendo publicad* no Bra*il sobre o assu*t* *m estudo. A busc* ex*lorou **s*uisas pub*icadas </line>
</par>
<par>
<line> (t*ses, disser*ações e **tig*s *evisados </line>
<line> por *are*) en*ontradas no Portal ** Periódicos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Coo*denação de Aperf*içoamento de *essoal *e N*vel Superio* (CAPE*) utilizando a </line>
</par>
<par>
<line> seg*in*e string de busca: "comunicaçã* organi*acional" AND "educação" NOT </line>
<line> "tics" NOT </line>
</par>
<par>
<line> "informação * co*un*cação". </line>
</par>
<par>
<line> Cabe destacar que houve uma opção dos *esquisado*es, como **de ser confirmado na </line>
</par>
<par>
<line> strin* de *usca, em retira* </line>
<line> o* term*s "t*cs" e "infor*ação e c*municação", um* v*z </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> quan** esse* não estava* citados co*o *xclud*nte* na busca, surgira* dezenas de *esultados </line>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 21, n. 1, art. 5, p. 73-90, jan. 2024 www4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação Organizacional *m Institu*ç*es de Ens*n*: Achados *o Portal de Pe*iódicos da **PES </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> qu* e*volv*am pesquisas *elacionadas * equipam*ntos ou tecnologias utiliz*das em sala de </line>
<line> aula *ara * en*ino e a aprendizagem *e estud*nt*s, o *ue *ão guarda relação com a temát*c* </line>
<line> pr*posta ne*te caso. Outra opção fei*a fo* a de *ã* limitar o per*od* das publ*cações, </line>
<line> **ixando e*s* campo abert*, considerando a carên**a de pesquis*s sobre o tema e*pecíf*co d* </line>
<line> interesse nesse estudo. </line>
<line> Ap*s *ssa bu*ca, f*i realizada a l*itu*a minuciosa d* títul*, *as p*l***as-ch*ve e *o </line>
<line> *esum* de cada texto enco*trado, *lém da exclusão das pesquisas duplicadas. </line>
</par>
<par>
<line> No *otal *pa*eceram 63 publi*ações, s*ndo trê* </line>
<line> tes*s, c*nco dissertações 55 *rtigo* e </line>
</par>
<par>
<line> publicados revisados por pares. Desse *otal, após o critério de leitura *ue se** descrito na </line>
<line> sequência, foram se*ecionadas uma tese, duas dissertações e seis artigo*. </line>
<line> Em um primeiro *oment*, for*m exc**íd*s to**s as pesq*isas que n*o foram </line>
<line> desenvolvidas ou que não tiveram como objeto de es*udo uma insti**ição *e educação, fos*e </line>
<line> ela da educação básica ou superi*r, não n**essariame*te da *ede Fe**ral d* Educação </line>
<line> Profissi*nal e Tecnoló*ica (Rede Federal EPT). Após esse ***meiro crité**o, foram excluídas </line>
<line> as pesqu*s*s que n*o invest*ga*am as práticas comunica*ionais ou que buscaram compreend*r </line>
<line> o trabal*o rea**zado de divulga*ão por parte das instituições, in*ependente*ente dessa </line>
<line> divulga*ão ser voltada p*ra * *úblico intern* ou externo dos espaço* pesqu*sado*. No Qua*ro </line>
<line> 1 está disposto o resu*t*do dessa busca, a parti* dos critérios de seleção menc*on*dos até aqui. </line>
<line> *uadro 1 - *esquisa no Portal de *er**dico da Ca*es </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *odalidade </line>
<line> *no </line>
<line> Tít*lo </line>
<line> Palavras-chave </line>
<line> Autores </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> T*se </line>
<line> *010 </line>
<line> A c*mu*icação inte*na na perspectiva ** ava*i*ção instit*cio*al em univer*idades no Rio Grande d* Sul </line>
<line> *omunicação o*ganiz*c*onal; Universidades - R*o Gr*nde do Sul; Universidades - Bras*l; Ava*ia*ão insti*ucional; Com*nicação na emp*es*. </line>
<line> Cas*iana Maris *im* C*uz. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> D*ssertação </line>
<line> 2017 </line>
<line> Comunicação *as *lat*form*s *igitai*: um estudo so*re univer*idades b*a*ileiras co* *onceito insti*ucional cinco </line>
<line> Comu*icação dig*tal; **des sociais; Universidad*s; Comuni**ção organ*z*ci*nal. </line>
<line> Car*n* Sim*s da Silva. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> Diss*rtação </line>
<line> 2009 </line>
<line> Dimensões complexas da co*uni*ação na gestão das orga***açõ*s edu*acionais </line>
<line> Comun*c*çã* organizacional; Comunicação social; Adminis*r*ção educacional; Complexid*de. </line>
<line> Rosângel* Flor*zak *e Oliveira. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Artigo revis*do por *ares </line>
<line> *020 </line>
<line> Educ*ção, Mí*ias Sociai* & Com**icaç*o Organ*z*ci*n*l nos </line>
<line> E*ucaç*o Pro*issional e Tecnológic*; *apeam*n*o Sistemátic*; </line>
<line> Alvaro I*aúna Schalc*er Pereira; </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 1, ar*. 5, p. 73-90, *an. 2*24 </line>
<line> www4.f*anet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Zucolotto, A. B. Ve*er </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Institutos Fede*ais: U* Mapeam*nto Sistemátic* </line>
<line> Políticas de Comunicaçã*; Mídias **ciai*; Org*nizações Educac**nais. </line>
<line> Francisco Adelton Alves R*beiro; *a*ane Bastos dos Santos; Ma**on Rangel Abr*u Ferreira. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> Artigo revisado por pares </line>
<line> 2019 </line>
<line> *omunicaçã* *nterna nas org*ni**ções públicas: um* análise acerc* d* pr*ce**o c*muni*aci*nal *a Secre*aria **nicipal d* E*uc*ção de Picos </line>
<line> Co*un*caç*o interna; Set*r Público; Informação. </line>
<line> Cat*ana Gonçalv*s Mart*ns; Cícero Ed*a*do Walt*r. </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> Artigo revisad* p*r pares </line>
<line> 2015 </line>
<line> Constru*ã* de polí*ica de com*nicação e* inst**uiç*es *e ed*c**ão profissional, c*entífica e tecnol*gica: uma prop*sta com *ase na expe**ência do IFSC </line>
<line> Política de c*muni*ação; *omuni*ação *rganizacional; Apr*n*izagem organ**acional; Mu*an*a estratégic*. </line>
<line> Mar*e*a Mo**eiro d* Lima Lin Beltrame; Graziela Dias *lperstedt. </line>
</par>
<par>
<line> 7 </line>
<line> A*tigo r*v*s*do por pares </line>
<line> 201* </line>
<line> Ava**aç*o dos espaços de construção de co*hecimento da Esc*la de Tecnologi* *a Facu*dade Projeç*o d* Brasília </line>
<line> Comu*icaç*o organ*zacional; Gestão *o c*nhecimento; Ap*endi**gem *rganiza*ional; Con*truç** de c*nhecimento. </line>
<line> Jon*than Rosa More**a; Jefferso* Bruno Pereira Ribeiro. </line>
</par>
<par>
<line> 8 </line>
<line> Artig* revis*do *or pa*es </line>
<line> 2014 </line>
<line> A co*str*ção de uma im*ressão soci*lmente responsáv*l: Um estu*o em in*ti**ições de ensino s*pe**or a p*rtir da comuni**ção organiza*ional </line>
<line> Comunicação Or*aniza*ional; Ge*enciamento *e impress*es; Instit*ição de Ensi*o Sup*ri*r; Res*onsabi*ida** soc*a*; St*keholder. </line>
<line> *ilv*o Luiz Paula; J*sé Ricardo Mendonça. </line>
</par>
<par>
<line> 9 </line>
<line> Artigo revisado po* pare* </line>
<line> 2013 </line>
<line> A Rede Federal de Ensino T*cni** * Tecnológico * seu relacionamento com públicos-alvo: algumas questões de i*entidade in*titu*iona* </line>
<line> R*de *ederal de Ensi*o Técnico e *ecnol**ico; Id*ntida*e e Im*gem Institucional; Comuni*ação. </line>
<line> *ucas Mor**ra da Silva; Andréia Ap*reci*a Albino. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *laborado pelos autor*s. </line>
<line> Os trabalho* sel*cion*dos receberam a nu*e*ação no quadro acima d* acor*o com o </line>
<line> tipo d* trabalho e na **dem das publicações atuai* *ara *s mais anti*as, v*sando fa*ilitar as </line>
<line> i*dicações que s*r*o reali*ad*s nos parágraf*s se*ui*t*s, m*mento em qu* serão des*ri*as a* </line>
<line> contr*bu*ç*es dos resultados de suas pesquisas. A* an**ise* q*e virão na próxim* seção des*e </line>
<line> traba*ho seguem a ordem de apresentação dos trabal*os conforme o Quadr* 1. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 1, art. 5, p. *3-*0, ja*. 2*24 www4.fsanet.c**.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*municação Or*ani*aciona* *m Insti**i*ões de Ensino: Achados no Portal de Periódicos da CAPE* </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> Os textos *ompl*tos for*m lidos e a anál*se das pro*uç*es s**ecionad*s eviden**a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> panorama das pesquisas re*lizadas sobre com*nicação organizaci*nal *m *nstitui*ões de a </line>
<line> ensino realizadas no B**s*l desd* 2009. </line>
<line> * *ESULTADO* E DIS*USSÃO </line>
<line> A análise ***li*ada na s*qu*ncia p*rmite compree*der d* *ue forma * relação entre </line>
</par>
<par>
<line> *omu**caç*o *rga*izacional e instituições de ensi*o te* si*o t*abalha** </line>
<line> n** </line>
<line> p*blicações </line>
</par>
<par>
<line> acadê*icas brasileira* s***e * t*ma. A mai*r parte *os trabalhos relat*m a existênci* de *ma </line>
<line> percepção da importância que * comunicação organi*acional tem den*r* da* organizaçõe* ou </line>
<line> instituições d* ensino. Perc*be-se q*e as pesqu**as desenvolvi*a* até e*tão *ocam em com* </line>
<line> *s *nstituiçõe* estabelec*m re*a*õe*/vínculos **m a sua c*munidad* ac*dêmica, servi*ores ou </line>
<line> e*tud*nte*, e estuda*tes em potencial, divulga*do as ações *a instituiçã* co*o forma *e atrair </line>
<line> novos *studa*tes. </line>
<line> Re*li*am*s aind* a elabor**ão de uma *uvem de pala*ras, construída em um sit* qu* </line>
</par>
<par>
<line> gera ess* image*, a part*r da *nserção d* tod*s as palavr*s-ch*ve da* </line>
<line> p*bli*a**es </line>
</par>
<par>
<line> *elec*o**das, *om o intui** de *presentar de outra m*n*ira quai* *ão as t*mátic** abordadas </line>
<line> nos traba*hos encont*ados duran*e a pesquisa na b*se d* *ados da CAPES. </line>
<line> Figura 1 - Nuvem de palav*as **nstruída a part*r das p*lavras-c*ave das prod*ções </line>
<line> selecionadas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: **a*orado pel*s autores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 21, n. 1, a*t. 5, p. 73-90, jan. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.*o*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Zucolotto, A. B. Ve*er </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Como *ode ser o*serv*do n* imag*m acima, o termo qu* mais se destac* ness* </line>
</par>
<par>
<line> composição é </line>
<line> "*o*uni*ação organiz*ci*nal", seguido por "*edes s**i**s", "universidades", </line>
</par>
<par>
<line> "un*versidades - Brasi*" e "ava*iaçã* institucional". Vale le*brar *ue "comunicação </line>
<line> organi*acional" foi um tr*c*o do descri*or u*iliza*o, ma* esse con*eito pode*ia estar no texto, </line>
<line> n*o necessariamente como *alav*a-chave. Outras pa*avras-chave que apar*cem, porém co* </line>
</par>
<par>
<line> m*nor des*aque, *ão </line>
<line> "comun*cação *igital", "comun*cação s*cial", "míd*as sociais", </line>
</par>
<par>
<line> "comple*idad*" e "univ*rsidades - Rio Gra*de do Sul". </line>
<line> Dentr* *s palavras que sur*em, duas delas merecem d*staq*e, ap*sar de não serem tão </line>
<line> recorrentes na nuvem: "redes sociais" e "mídias so*iais", e a*ui enten*e*os que no contexto </line>
<line> em que *la* são uti*izadas *epres*n*am as me**as maneiras d* comunica*ã*, utiliza*do </line>
<line> ferramenta* como Facebook, Twitter, **st*gr*m, Youtube e out**s, por exemplo. A *elevân*ia </line>
<line> d*s redes *ociais na nuvem de palavr*s po*e ser *o*pree*d*da, *ois hoje, além do* sites das </line>
<line> instituições, a* *ed*s são os es*aços q*e as *nstituições u*iliza* para se *omu*icar*m com </line>
<line> seus pú*li*os, sejam e*es *otencia*s candid*tos ao *ngr*sso (divulga*do o* curs*s *isponíveis, </line>
<line> processos seletiv*s, estrutura das unida*es e *utras informa*ões) como também para os atu*is </line>
</par>
<par>
<line> *studantes e comunida*e acadêmica (compre*ndendo divulgaçã* d*s atividades </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> in*ormações que *os*am interessa* p*ra *uem *á **tá *atricu*ado n* instituição). </line>
</par>
<par>
<line> Depois de aprese*ta* a nuvem de *al*vras, passamos para ***l**e do c*n*eúdo de * </line>
<line> ca*a prod*ção e*contrada. </line>
<line> Em s** te*e d* *ou*orado, Cruz (20*0) pro*õe * reali*ação de uma investig*ção do </line>
</par>
<par>
<line> ind*cador Comunic*ção Interna, tendo *omo nort* o </line>
<line> Si*tem* Nacional de Avaliação da </line>
</par>
<par>
<line> Educação Sup*rior (SINAES). Para o desenvolvime*to da *e*quisa, a auto*a busco* conhe*er </line>
<line> "a c*ncepção e a **levância da comunica*ão e comunicaç*o intern* na e para a universi*ade e </line>
<line> a compreensão do signif*cado de c*n*i* de comunic*ção, *iste*as de inform*ção e ouvi*o*ia" </line>
<line> (CRUZ, 2010, p. 8). A pe*quisa foi rea*izada *m três universi*ades d* Ri* G*an*e do **l, </line>
</par>
<par>
<line> **m identificá-la*, explicando ape*as que p*rtencem * c**egorias distintas: uma de*as </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> universidade feder*l públ*ca, * segunda é privada confessional e comunitária a terceira * </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *rivada co*uni*ári* laica. * p*sq*isador* concluiu que, apesar da e*ist*ncia ** compreens*o </line>
<line> de q*e a c*mun*cação pressup*e diálogo nas insti*u*ções investigadas, este não *corre na </line>
<line> prá*ica, assu*i**o a com*nica*ão um caráter instr*ment**/operaci***l e que a ouvi*ori* é um </line>
</par>
<par>
<line> dos cana*s de </line>
<line> comunicação qu* pode promover a melhora n* qualidade dos proc*s*os que </line>
</par>
<par>
<line> ocorrem na institu*ção (CRUZ, 2010). </line>
<line> Fo*am en*ont*adas du*s dissertações, * partir dos descritores ut**i*a*o* no Portal de </line>
<line> *erió***os da *APES. A pr*meira, p*oduzi*a por *ilva (*0*7), fo*ou n* comunicação </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. *, *rt. 5, p. 73-90, jan. 2024 www4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação Organizacional em Institui*õ*s de *nsino: Achados no Portal de Per*ódicos da CA*ES </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> *ealiz*da **s plata*ormas vi*tua*s po* universid*de* brasileiras c**o conceito inst*tucional </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> cinco, entendendo as r*des socia*s e as homepages como po*sibi*i***es e alternativas d* </line>
</par>
<par>
<line> comunic*ção com s*us públic*s. A *esquisa*ora e*colheu as 12 </line>
<line> ins*ituições que constavam, </line>
</par>
<par>
<line> *m sete*bro de 2*16, *om *oncei*o 5 no *ite do *adastro e-MEC de I*stituiçõe* e *ursos de </line>
<line> Educação S**erior, do Ministério da Educação. A del**ita*ão escolhi*a p**a autora perm*tiu </line>
</par>
<par>
<line> que **iversidades brasileiras </line>
<line> *e **ferentes </line>
<line> *ipos (priv*das sem fin* l*crativos, privadas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> fins lucrativo* e públicas) fossem analis*das. S*lva (2017) ***clui* que as potencialidades do </line>
<line> am*iente *igital para interação com os públic*s das universidades n*o são uti**zadas em sua </line>
<line> plenitu*e, permanec*nd*, à época, um modelo predominantemente i*f**mativo, n*o exist*n** </line>
</par>
<par>
<line> (ou q*ando exist*a </line>
<line> era *ssíncrona) a interação com os </line>
<line> *úblicos, </line>
<line> * qu* *od*ria ac*bar </line>
</par>
<par>
<line> aumentando a distância e*tre a insti**iç*o e seu pú*lico, pois com a *resce*te *tilizaçã* d*s </line>
</par>
<par>
<line> redes co*o *o*ma de relac*onamento, caso institu**ão a </line>
<line> *emorasse a responder, po*er*a </line>
</par>
<par>
<line> afastar o* *i*inu** o *nter*sse *aquel* c*m a qual deveria relaci*nar-se. </line>
<line> A seg*nda *i*sertação, *scri*a por Olivei*a (2009), inv*stigou o pap*l d* comunicação </line>
<line> em organizaçõ*s educac**nais privadas * q*estiona se haveria a in*lusão de**a área na gestão, </line>
</par>
<par>
<line> *u seja, buscava conhecer qual era a p*rcepção d*s gest**es acerc* do pape* </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o**nicação desempe*hava *té e*tão. *s instituiç*e* </line>
<line> p*squisadas </line>
<line> pela </line>
<line> aut*ra não **c*m </line>
</par>
<par>
<line> identificadas individualmente, mas envolveu org*nizações e*uca*ionais privada* d* Rio </line>
</par>
<par>
<line> **an*e *o Sul, a*arcando a educação básica * a educação superior. A partir da *nális* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> dados *o**t*do* p*l* autora e à luz do paradig** da c*mplex*dade, a au*ora consid*rou que, </line>
<line> *m term*s gerais, a comu*icação "ocupa espaços pri*ilegiad*s junt* ao poder de decisã*, mas </line>
<line> ainda não *stá pl*n*mente *omp***ndida, portant*, não incluíd* com seu pot*ncial de </line>
</par>
<par>
<line> intervençã* e transv*rsalida*e" (OLIVEIRA, 2009, p. </line>
<line> 1*0). A autora apresentou, em *uas </line>
</par>
<par>
<line> *onsideraçõe* fina*s, que as po*si*il*da*es idealizadas por um novo p*nsar da *omunicaçã*, </line>
<line> fugindo *a transmiss*o unilatera* de mensagens, não são ai*da realizadas, p*is a c*municação </line>
</par>
<par>
<line> *té pode ocupa* espaç* de de*taque nas r**niões * </line>
<line> nos espaço* de decis*o, e**retant*, </line>
<line> seu </line>
</par>
<par>
<line> pote*cial de in*ervenção e tran**ersalidade ainda nã* * totalmente compreendido pelos </line>
<line> *eren*es ou ge*tores da* instit*iç**s. </line>
<line> Cabe *estacar que o* t*ês *ra**lhos anteriormente c*ta*os (uma te*e e duas </line>
<line> d*ssertaçõ*s) provêm d* mesma instituição de ensino, a Pontifícia *niversi**de Católica do </line>
<line> Rio *ra*de do Sul (PU*RS), todos *les do P*ogra*a de Pós-Graduaç*o em **muni*açã* e </line>
<line> o*ient**os pela mesma profess**a, a doutora Cleusa Mari* Andrade S*rofe**eker. *ssa </line>
</par>
<par>
<line> obs**vaç*o demonstra que há </line>
<line> ali, inte**sse </line>
<line> em desvelar a* tra*etó*ias * possibilidades </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> relação entre co*unicação o**anizaciona* e inst**ui*õe* ** ensino. </line>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 21, n. 1, art. *, p. *3-90, jan. 2024 www4.fsa**t.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. *ucolot*o, *. B. Veber </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> A necessidade de u** pol*tica de comunicação por parte </line>
<line> das i**ti*ui*ões, ne*se ca*o </line>
</par>
<par>
<line> *os **stitutos *ed*rai*, é uma d*s c*nclusões *p*ntada* no tr*balho de númer* *. Pereira e* </line>
</par>
<par>
<line> al. (2020) </line>
<line> pro*useram a re*lização de es*udo de m*peamento sist*má*ico *obre educação, </line>
</par>
<par>
<line> mídias s*ciais e comu**cação organiz***onal </line>
<line> nos Instituto* Federai*, a partir de cin** bases </line>
</par>
<par>
<line> de d*d*s *e *ivre ac*s*o. Após a *u*ca na b*se de *ados selecionada * a ap**cação *os filtros </line>
</par>
<par>
<line> pa*a analisar somente a </line>
<line> produção *ientífica sobre comuni*aç*o organizacional e m*dias </line>
</par>
<par>
<line> soc**is no* *nstitutos Fe*erais, res*ara* 12 prod*ções para aná*ise. * part** d* análise *os 1* </line>
<line> trab*lhos encontra*os, os pesquisadores apontar*m qu* fren*e ao cre*cimento e forta*ecimento </line>
<line> *a Rede *ederal EPT, * partir de 2**8, e*s*s ins*ituições *a*sar*m a te* preocup*ç*es sob*e </line>
<line> no*as funções, dentre elas, *assaram * pensar como deveri* ser a comu*i*ação com seus </line>
<line> púb**cos. *ara * realizaçã* da r*ferid* pesquisa, foi nec*ssário compreender qual era a f*nção </line>
<line> estratégica *as ações de comunicação e qual o papel das mídias s*ciai* naquel* planejament*. </line>
<line> Co*o já citado, uma das c*nclus*es apontadas foi o dese**olvi*ento de polític*s de </line>
</par>
<par>
<line> comunicaç*o *ara os d*versos cenários e *úbl*cos que </line>
<line> a institui*ão pode *ncontrar, </line>
</par>
<par>
<line> idealizando o fortaleci*ento da image* **stitucio*al e, * partir da po*ularização das mídi*s </line>
</par>
<par>
<line> **ciais, e*contr** </line>
<line> qual a es*ratégia q*e a in**itu*ção dever*a é </line>
<line> **otar </line>
<line> para ocupar e uti*izar </line>
</par>
<par>
<line> *sses espaços como </line>
<line> esp*ços de di*ulgaçã* das *ções institucionai* *on*eguindo, como e </line>
</par>
<par>
<line> objetivo, criar ligações possíveis com os seus púb*icos (PEREIRA e* al., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> O trabalho de nú*ero 5 envol*e uma Secretari* Mun*ci*al de Educaç*o e </line>
<line> não uma </line>
</par>
<par>
<line> instituição de ensino propriamente. *inda assim esse trabalho foi selec**nado pela pert**ênc** </line>
<line> em *bordar * comunicação int*rn* em um* *rg*nização pú*lica que **abal*a co* a *d*caç*o, </line>
<line> g*stora *o e*s*no. No r*ferido estudo, os pesquisadores o*jetivaram a*alisar * importânci* da </line>
<line> comuni*ação interna na Secretaria M*ni*ipal de Educaç*o de *ico*. A *om**icação r*al*zada </line>
</par>
<par>
<line> pela *ecreta*ia e que f*ra analisada *elos pes*uisador*s </line>
<line> *iz respeito à *roca de informa*ões </line>
</par>
<par>
<line> co* *s seus serv*dores e *scolas da referida rede mu*i*i*al. A col*ta dos dad*s foi realizada </line>
<line> por **io *e uma e*tr*v*sta estruturada *om *estor** públ*co* e funci*nários da ad*ini**ração </line>
</par>
<par>
<line> municipal q*e possuíam re*ação *om o **ma </line>
<line> do estudo, *u seja, at*a*te* nas </line>
<line> esco*as *u *a </line>
</par>
<par>
<line> secre*aria de e*ucação. *ara *s autor*s, quando uma comunicação é perceb*da c*m fluidez e </line>
</par>
<par>
<line> *dent*fi*a*ão pelo* p*bl*cos a*s quai* se destinam, a mensagem auxilia </line>
<line> no </line>
<line> progresso de </line>
</par>
<par>
<line> qualquer pro*e*so des*e </line>
<line> ambien*e. Isso até oc*rre na pr*xis da </line>
<line> comunicação analisada, **s </line>
</par>
<par>
<line> perce*eram qu* algumas me***g*ns fora *o padrão est*belec*do pela secret*ria podem *erar </line>
</par>
<par>
<line> outras interpre*ações pel*s *eceptores, </line>
<line> desviando-se d* objetivo p*inci*al de envio da </line>
</par>
<par>
<line> informação, *or ma*s qu* re*onheçam o esforço da referida secretaria *unicipa* *e e*ucação </line>
<line> em evolui* em seu* processos *omuni*a*ionais (MARTINS; WAL*ER, 20*9). </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. *1, n. 1, art. 5, p. 73-90, **n. 20*4 w*w4.f*anet.c*m.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*muni*ação Organizacional ** Instituições de Ensi*o: Acha*os no *ortal de Pe**ódicos d* CAP*S </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> O tra*alho de nú*e*o *, </line>
<line> *e acor*o com * *uad*o 1, é *ma descrição da e*periênci* </line>
</par>
<par>
<line> sobre a *o*struçã* da P*lítica d* C*municação d* *nstituto *e*er*l de *anta Catarina (IFSC). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme *e*tr*me * Alper*tedt (201*, p. 14), *ealizou-se uma pe*quisa </line>
<line> "qu*li-quant*tativa </line>
</par>
<par>
<line> que pe*miti* às *utoras propor aç*es de melhorias ao **oce*so de construção e atualiza*ão ** </line>
<line> polí*icas de comunicação em in*tit**ções de educação p*ofissional, cien*ífica e tecnol*gica". </line>
<line> O proc*sso de *onstr**ão da Polí*ica de Comunica*ão n* IFSC demo*str** que **se tipo de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* deveri* ser *eito </line>
<line> col*tivam*n*e, com to*** </line>
<line> *s </line>
<line> atores da ins*ituição, </line>
<line> *m uma </line>
</par>
<par>
<line> *o*struçã* *ialóg*ca, e com o *poio da Alta Administração, pois só assim a *omunic*ção </line>
</par>
<par>
<line> *od**i* ser vislumbrada co*o *m compromisso de todos e vista com destaque </line>
<line> na estratégia </line>
</par>
<par>
<line> organizacio*al. Ai*d*, a* autora* *e*tacaram *ue, *en*o *o* base o que o*orreu no IFSC após </line>
<line> a implementação da Política de *omunic*ç*o, esse processo solidif*cou a necessi*ade ** u*a </line>
<line> qualific*ção *ermanente da **muni*a*ão, instituciona**z*n*o o ol*ar transversal da </line>
<line> *omuni*ação para o pl*nej*mento e d*senvol*imento de u*a insti*uição de *nsino, ainda que </line>
<line> esse não seja o *eu ob*etivo-fim (BEL*R**E; ASPE*STEDT, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> O trab*lho de número * do Quadro 1 </line>
<line> discutiu a rel*ção *ntre Comunicaçã* </line>
</par>
<par>
<line> Org*ni*acional, *estão do Conhec*mento, Apr*nd*zag*m Organiz*ci*na* e Cultura </line>
<line> Organizacio*al, b*scan*o compr*e*der a relação entre eles e s* esses es*aç*s pod*m *er </line>
</par>
<par>
<line> descritos co*o </line>
<line> espaços *e Construção d* Conh*cimento. A pesquisa f*i realizada em *ma </line>
</par>
<par>
<line> institui*ão de en*ino superior pri*ada, a Fa*ulda*e Projeç*o, d* Bras*lia, com a apli***ão de </line>
</par>
<par>
<line> formul*rios e*etrôni*os. Nas cons*derações finais do a*tigo, *s </line>
<line> aut**es </line>
<line> aprese*tam q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intersecção entre os *onc*itos cita*o* acima *ode *i* re*resen*ar espaços de con*t*ução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conhecime*to qua*do </line>
<line> os processos forem be* def*nidos e ge*enciá*eis, que * caso o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> in*tituição *nalisada. *s autores ind*cam que é a partir da identif*cação, cr*aç*o ou </line>
<line> reconhec*mento dos flux*s informacionais na instituição que há transpa*ência nesse processo </line>
<line> e iss* pode contribuir para a co*preensão de como funcion*m os sistemas d* i*formações n* </line>
</par>
<par>
<line> i**tituição, possibilit*ndo que a *omunidade acadê*i*a po**a estar b*m in*ormada d* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> ocorre na refer*da faculdade * pa*tir ** con*e*i*e*** do fluxo das i**ormaç*e* (ou espaços </line>
</par>
<par>
<line> de d*vulgaç*o ins*itucionai*) (M*RE**A; *IBEIRO, 20*5). Conclue* q*e "*s can*is </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *om*nicaç*o são ef*tivo* * per*item a mediação de **n*ag**s com qualid*de * red**ão ** </line>
<line> ruídos, mesmo qu*ndo a comunic*ç*o é *nfor*al" (*ORE*RA; RIBEIRO, 2015, *. 47). </line>
</par>
<par>
<line> No *rtigo *e *a*la * Mendonça (20*4), os pesquisadores propuser*m-se * </line>
<line> analisar </line>
</par>
<par>
<line> como *s fer*amentas de comunicação organiz*ciona* são util*za*as para compreender as </line>
</par>
<par>
<line> *mp*essões </line>
<line> dos </line>
<line> públicos *nterno e exte*no relativas à respons*bilida*e *ocial. Foram </line>
</par>
<par>
<line> delinea*as três Insti*u*ções *e Ensino Super*or </line>
<line> de Pe**ambu*o. A* concluir * pe*quis*, o* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. 21, n. *, a*t. 5, *. *3-90, jan. 2**4 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. *uc**otto, A. B. *eber </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> autor*s perceberam que as ações realizadas pelas instituições es*ão *m co***nânci* com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> modelo de gest*o * * cult*r* d* cada in*tit*ição, ide*tificando que os membros </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *o*un*dade </line>
<line> educa*ional, fornecedores e **é </line>
<line> o p*d*r púb*ico s*o perce*idos </line>
<line> p*la </line>
</par>
<par>
<line> comunicação como públi*o* estrat*gico* para a cons*ruç*o da *mag*m de institui*ão </line>
</par>
<par>
<line> *oci*lmente re*ponsáv*l. D*stacaram, aind*, que </line>
<line> do pont o </line>
<line> de v*sta das ações **ciais que </line>
</par>
<par>
<line> pod*m ser realizadas nas Instituições de Ensino Superi**, há uma tendência maior em pe*sar </line>
</par>
<par>
<line> a *es*onsabili*ade social inic*almente nas *ropostas de a*ões </line>
<line> de extensão, seguidas </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> ensino e *ela p*squisa. Ao analisar as f*rramentas de c**unicação *nte**a e externa **otadas </line>
</par>
<par>
<line> pelas insti*uições, os pe*quis*dore* cons*ataram que há *r*d*min*nci* </line>
<line> da comunicaçã* se </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvendo *e modo vertic*l, na qua* o foco é apenas a *ivulg**ão da instituição pelo vié* </line>
<line> *a c*munica*ão *nstit*cional (PAULA; MENDONÇ*, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> O último artigo con*tan*e no Q*adro ex*lorou as ferramentas de r*la*i*n*mento 1 </line>
<line> entre a Rede Federal EPT com o* seus *ú*licos-al*o. No r*ferido trabalho, o pú*lico-al*o foi </line>
</par>
<par>
<line> considerado com* t*do* (*essoas o* entidades) qu* </line>
<line> tinham interess* *a participação em </line>
</par>
<par>
<line> **i*idades realizadas pelas instituiçõe* dessa rede. * artigo foi pub*icado em 2013, ou *ej*, a </line>
<line> Rede Fede*al ainda *stava *econhec*n** ess* espaço, há época re*ém-c*nstruído, a part** da </line>
<line> reorganização ocorrid* no f***l de 20*8. *pesar de citar dive*sas ve*es a Re*e Federal EPT, o </line>
</par>
<par>
<line> estudo focou apenas nas instituições do estado </line>
<line> de Minas **rais, sendo </line>
<line> que dos *8 *ampi </line>
</par>
<par>
<line> dispo*íveis à época, ap*na* 14 a*ei*aram respon*er ao ques*ionário a*licado pel*s </line>
<line> pes*uisadores. O que*tionário em si buscava delimitar e compree*de* trê* pontos chaves: qua* </line>
<line> era * *ela*ionamento das *nsti*uições com os se*s públ*cos-alvo, como se dava a co**olid*ção </line>
<line> da *magem ins*ituc*onal e c*mo era o relacionamento **m agen*es sociais (stakehol*ers). </line>
<line> Uma *as co*clusõe* dos autores foi de que mesmo tal re*rganização envolvend* ins*itui*ões, </line>
<line> por vez*s, cent*nárias, a reorganizaç*o desses educand**ios ***eria ser entendida como uma </line>
</par>
<par>
<line> novidade </line>
<line> *ela sociedade, *endo neces*ária * construção de uma n*va image* instituci*n*l. </line>
</par>
<par>
<line> Po* fim, </line>
<line> o* autores indicara* a n*cessi*ade de uma maior inclu*ão </line>
<line> dos e*tudan*es *os </line>
</par>
<par>
<line> pro*essos da instit*i*ão, inc*uindo ta*bém a c*nstrução da id*ntidade **sti*ucional, pois eles, </line>
<line> ao c*ncluírem seus es*udos, seri** refl*xo da id**tid*de i*stitucion**, a qual p*deria se* </line>
<line> *bserv*da pel* *ociedade, *uxiliando no *rocesso d* reco**ecimento da *n*t*tuiç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*ntaram que, grosso m*do, não há setores d* comunicação </line>
<line> be* definidos, o </line>
<line> que pode </line>
</par>
<par>
<line> dificultar a transmiss*o *u repasse das informaç*e* </line>
<line> aos públicos-alvo, e </line>
<line> que uma das </line>
</par>
<par>
<line> possív*is co*s**uên*i*s *e a *nf*rm*ção chegar ao público-*l*o é * difi*uldade da construção </line>
<line> da identidade in*ti*ucional (DA SILVA; ALBINO, 2013). </line>
<line> Rev. FS*, Teresin*, *. 21, n. 1, art. 5, p. 73-**, jan. 2024 ww*4.*sanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com*nicação Org*nizacio*al em **stituiçõe* de Ens*no: Achad*s no P*rt*l de P*riód*cos da CAPE* </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> Após a **resen*ação das pes*uisas *e*ecionadas para anál*se, *assamo* para a* </line>
<line> consideraçõ*s *inais da present* *nv*s*igação. </line>
<line> * CO*S*DERAÇÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A investigaçã* realizada inic** n* nec**s*dad* de com*reende* *ual o panorama </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> quais tip*s, enfoques e r*su*tados - de publicações no Po*tal de Per*ód*cos da CAPES *ue </line>
</par>
<par>
<line> *rat*m sobre * tema d* comunicação organiz*cio*al e* </line>
<line> instit*içõe* de ensino. A *arti* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> sele*ão e col*ta e le*tura *e*sas pesqu*sa*, podemo* consid*rar que a proposta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação or*a*iz**i*nal em *nstitu*ções </line>
<line> de en*ino ainda não apresenta um </line>
<line> número </line>
</par>
<par>
<line> signi*icativo de p*s*u*sas, </line>
<line> *isto que a*enas nov* *egistros foram encontrados no *ortal </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*ti* dos filtr*s estabelecidos </line>
<line> e </line>
<line> *a e*c*us*o dos materi*is **e *ão diziam </line>
<line> respe*to a esse </line>
</par>
<par>
<line> t*ma. Nos pou*os trabalhos apres*n*ados nes** est*do, </line>
<line> pode*os des*ac*r </line>
<line> **e as </line>
<line> p*incipais </line>
</par>
<par>
<line> palavras- chave, **ém d* comunicação organi*a*io*al, ganham *estaque te*m*s, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> "universidades", "red*s socia*s" e "avaliação institucional". </line>
</par>
<par>
<line> Do que *ora an*lisado nas publicações, *n*end*mos que os estud*s apontam ainda pa*a </line>
</par>
<par>
<line> uma visã* mais im**iatista do t*abal*o d* divulgação ins*itucional que é </line>
<line> rea*i*ado pe*as </line>
</par>
<par>
<line> instituições, buscan*o sanar algu*a demanda especí*i*a *e divulg**ão instituc*onal ou </line>
<line> corrigindo al*uma falha na c*mun*cação d*s instit*ições com *s se*s pú*l*cos. </line>
</par>
<par>
<line> Com* fo* </line>
<line> possível </line>
<line> *companhar, as </line>
<line> *esq*isas realiz*da* versam s*b*e </line>
<line> d*ferentes </line>
</par>
<par>
<line> a*pectos da c*m*nicação organizacional *ealiz*da e* inst*tuições de ensino. As pu**i*ações </line>
<line> selecionadas *a*a l*it*ra completa mostrar*m qu* a comunicação organizac*o*al em </line>
<line> instituiç*e* de ens*no deveria ser vista de forma mais amp*a e estr*tég*ca, contribuindo para a </line>
<line> **n**ru*ão de uma imagem positi** da ins*itui*ão, para * melh*ria d* rela*ionament* com os </line>
<line> público* interno e externo e para a p*o*oção de uma cultura *e transparência e di*logo. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m diss*, a aná*is* </line>
<line> das pala*ra*-c*ave das pub*ic*ç*es seleci*n*d*s mostrou que </line>
</par>
<par>
<line> temas como redes *ociai*, *niversi*ades, avaliação in**i*ucional e </line>
<line> **m*ni*ação digital </line>
</par>
<par>
<line> também es*ão *res*ntes nas pesq*i**s *obre comuni**ção org*n*zacional em institui*ões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino. Isso ind*ca </line>
<line> *ue * área </line>
<line> é am*la * div*rsa, e q*e *á muitas *ossi*ilidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inves*igação e *e a*licação prát*ca *os conc*itos e das *écnica* de comu*ica*ão </line>
<line> organizacional. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e disso, é i*portante qu* </line>
<line> os gestores educ*cionai* e ** profis*ionais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> com***ca*ão *as instituiçõ*s de *ns*no reconheçam a impor*ância </line>
<line> da comunicaçã* </line>
</par>
<par>
<line> organizacion*l p*ra o sucess* da instituiç*o, e que invist*m e* estratégias d* di*ulgaçã* *a*s </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. 1, art. 5, *. 73-9*, j**. 2024 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Z*co*otto, A. B. Veb*r </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> amplas </line>
<line> e integr*das, que considerem *s diferentes públicos * canais de comunicação </line>
</par>
<par>
<line> *is*oní*eis. Além disso, é fundamenta* que os pesquisadores da área *ontinuem invest**ando </line>
<line> e produzin** *onhecimento sobre a comunicação org*nizacional em instituições de ensino, </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuindo </line>
<line> par* o avanço teó*ic* prá*ico da área. Es*as ações podem e </line>
<line> ser p*rte de um </line>
</par>
<par>
<line> cenár** ideal *a** a construção ** p*lí**cas de comunicaçã* sólidas, construí*a* </line>
</par>
<par>
<line> col*tiv*m*nte, d* forma dialógica ent*e *esto*es, *stu*antes com*nidade acad*mica, de e </line>
<line> mo*o que possam ser fac*lme*te identif*cadas e *econhecidas *or es*e* membros quando </line>
<line> *plic*das no cotidiano escolar. </line>
<line> RE*E*ÊNCIAS </line>
<line> BELTRAME, M. *. L. L; ALPERSTEDT, G. D. C*nstruç*o de polí**** de *omuni**ção e* </line>
<line> instit*ições de edu*ação profissio*al, *i*ntífi*a e te*n*lógica: *ma prop*s*a com ba*e na </line>
<line> expe*iê*cia d* IF*C. NAVUS - R*vista d* Gestão e Tec*ologia, v. 5, n. 2, *. *4-*6, 201*. </line>
<line> BUENO, W. C. Comun*ca*ã* empr*saria*: *olíticas e *stratég*as. *ão Paulo: Sara*v*, 20*9. </line>
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<line> *ARDOSO, *. O. Com*ni*ação empr*sarial versu* </line>
<line> *o***icaçã* organiz*c***al: novos </line>
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<line> desaf*os teóricos. Rev*sta Administr*ção P*blica, *ezembr*, vol. 40, nº. 6, *0*6. </line>
<line> *ASA*O, *. C. EDU**ÇÃO E COM*NIC*ÇÃO: Capacitaç** em jornal*smo a serviço </line>
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<line> da formação para o pen*amento crítico no Ensino Médio *n*egrado no Campus Aracaj* </line>
<line> do </line>
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<line> **stituto Fede*a* de Sergipe. Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Pr*fissional e </line>
<line> *e*nológica) - Pr**rama de *ós-Gr*d**ção em Educação Pr*fissio*al e Tecnoló*i*a, </line>
<line> In*tituto F*de*al de Educação, Ci*nci* e **c*olo*** *e Sergipe, Arac*j*, 2020. </line>
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<line> *niversidades ** Ri* Gran*e do Sul. 2010. Tese (*outorado em Comunicaç** Social) - </line>
<line> P*ograma *e Pós-Gr*duação em Comunicação Soc*al, Pontifí*ia *niversidade Cat*lica *o </line>
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<line> R io </line>
<line> Grande </line>
<line> do </line>
<line> S ul , </line>
<line> Porto </line>
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<line> Achados no Portal de Periódicos *a *A*ES. Rev. FS*, Tere*i*a, *. *1, n. 1, *rt. 5, *. *3-90, j*n. </line>
<line> 2024. </line>
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<line> Con**ibuição dos Aut*res </line>
<line> A. *. Zucolotto </line>
<line> A. B. *eber </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e plan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * interpret*ção d*s dados. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do r*sc*nho o* n* *evisão *rí**ca *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pa*ão na aprova*ão da versão final do ma*u**rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Te*e*ina, v. 21, n. 1, art. 5, p. 7*-90, ja*. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/revist* </line>
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