<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 5, p. 73-90, jan. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.1.5
</line>
</par><par>
<line>
Comu*icação Organizacional em Insti*u*ções de En*in*: Achad** no Portal de Pe**ódicos da
</line>
<line>
CA*ES
</line>
<line>
Organiza*iona* c*mmunicat*on in educati**al in*titution*: fin*ings f*o* the CAP*S Portal
</line>
</par><par>
<line>
Andréia Mod*ze*ewski Zucolott*
</line>
<line>
**utora em E*ucação pela Pon*ifícia Un*versidade C*tólica do Rio Gra*de *o Sul
</line>
<line>
Professor* no Instit*to *ederal d* *ducaçã*, Ci*ncia e Tecno*o**a do Rio G*ande do Sul
</line>
<line>
E-mail: *n*reia.zuco*otto@poa.ifr*.edu.br
</line>
<line>
Augusto Bas*o Ve*er
</line>
<line>
Mestrado e* Edu*aç*o Pro*issional * Te*n*lógica pe*o In*tituto Federa* de Educação, Ciência e Tecnolog*a do Rio Grande
</line>
<line>
d * S* l
</line>
<line>
*r*du*do em *orn**ismo pela Univer*i*ade d* Vale do Rio *os Sinos
</line>
<line>
**c*ico em Audiovisual no In*titut* F*deral de E**c*ção, *iência e *ecnologia ** Rio Gran*e do Sul
</line>
<line>
*-mail: augu*to.ve*er@bento.i*rs.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
*ndere*o: Andréia **drzejews*i Zucolotto
</line>
</par><par>
<line>
In*tit*t* Federal de Educação, *i*ncia e T*cnolog** do
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al**car
</line>
</par><par>
<line>
Rio Grande do Sul - Camp*s Porto A*egre - Rua Cel.
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Vi*ente, 2*1, *entro His*órico, CEP: *0.03*-0*1, Po*to
</line>
</par><par>
<line>
Alegre/RS, B*asil.
</line>
<line>
Artigo recebido *m 14/05/202*. Últ*m*
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Augusto Ba*so Veber
</line>
<line>
re*eb**a em 27/0*/2023. A*rovad* e* 28/05/*023.
</line>
</par><par>
<line>
Instituto Fed*ral *e Educação, Ciên*ia e Tecnologia d*
</line>
</par><par>
<line>
R** Gr*nde do Sul - *ampus Bento *onç*lves - Av.
</line>
<line>
Aval*ado pelo si*tema Triple Review: Desk Revi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
*sv*ldo Aranha, 540, Juventude da E*ologi*, CEP:
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) Double *lind Revie*
</line>
</par><par>
</page><line>
95.7*0-206, Bent* Gonçalves/RS, Brasil.
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por d**s avaliadores da área).
</line>
<line>
Revisão: *r**at*cal, Norm**iva * de *o**atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. *ucolo*to, A. B. Veb*r
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
*r*sente a*tigo pretendeu mapear e
</line>
<line>
a*r*s*ntar quais s*o as publicaçõe*
</line>
<line>
l**a*i**das no
</line>
</par><par>
<line>
Portal *e Periódicos da Co*rd*naçã* de Aperf*içoament* de Pess*al de Nível Superior
</line>
<line>
(CAPES) que tratam s**re comunicação *rganizacional em instit*i*ões de en*ino. A prop*s*a
</line>
</par><par>
<line>
*entral do estudo
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
identifi*ar publi*a*ões que envolvam ess*s duas á*e*s, quem as
</line>
</par><par>
<line>
publicou, quais f*ram
</line>
<line>
*s espaços e* qu* essas
</line>
<line>
publ*cações for*m reali*a*as * *ma b*e*e
</line>
</par><par>
<line>
**álise q*ali*a**va d*s pe*q*isas *ncon*radas, cons*r**ndo uma *esqui*a do
</line>
<line>
tip* *s*ado da
</line>
</par><par>
<line>
arte.
</line>
<line>
* busca foi realizada no Po*tal de
</line>
<line>
Periódicos
</line>
<line>
da CAPES e focou a*enas nas teses,
</line>
</par><par>
<line>
dissertaçõe* e artigos revisados por pares. For*m sele*ionados
</line>
<line>
nove trabalh*s
</line>
<line>
para
</line>
<line>
lei*ura
</line>
</par><par>
<line>
*omple*a, *endo *ma tese, duas dissertaç**s e s*is artigos *evisados por *ares. Após a leitura
</line>
<line>
dos materiais, pôde-** constatar que o nú*ero de publicações r*lacio*ando os dois conce*tos
</line>
<line>
apresentados ainda é redu*ido, sug*rin*o uma lacuna de pesquis* a ser in*estigada c*m mais
</line>
</par><par>
<line>
prof*ndid*de pe*os
</line>
<line>
pes*uisadores da área. Outr* constatação, obtid* po* meio da análi*e
</line>
</par><par>
<line>
qualitativa dos tr*balhos enco*trados, é que a c*municação rea*izada em ambientes **colares
</line>
</par><par>
<line>
aind* é vista de for*a utilitarista, como s* e*istis*e *penas para prestar co*tas
</line>
<line>
ou div*lgar
</line>
</par><par>
<line>
processos se*eti*o* *e estudantes, po* mais q*e a import*ncia de*sa área seja reconheci*a
</line>
</par><par>
<line>
p*l*s
</line>
<line>
ge*tores edu*acionais. Portan*o, f*i pos*ível compre*nd*r que * comunic*çã* em
</line>
</par><par>
<line>
instituiçõe* *e ensino **cessita
</line>
<line>
ser tr*b*lhada a par*ir
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
um* *ógica mais ampla, *u* sua
</line>
</par><par>
<line>
utilização seja estr*tégica e não *aseada em açõ*s pontua*s, o que impa*ta*á po*itiva*ente no
</line>
<line>
relac*oname*to das instituiçõe* com s*us *úbl*cos.
</line>
<line>
Palavra*-chave: C*muni*a*ão Organiza*i*na*. E*ucaç*o. Educomu*icação. Es*ado da A*te.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
This article aims to m*p and prese*t which p*blications are locate* *n the Period*cal Port*l of
</line>
<line>
the Coordination for the Improv*ment of Hig*er Edu**ti*n Personnel (CA*ES) that ***l with
</line>
<line>
*rganiza*ional communicat*on in *d*cation*l *ns*itu*ions. *h* central proposal of the study is
</line>
<line>
*o identify whe**er there are publ*cations tha* inv*lve th**e *wo areas, wh* publishe* them,
</line>
<line>
which spac*s w*re these publications wer* car*ied out *nd a brief qu*litative a**lysis o* the
</line>
</par><par>
<line>
rese*rch
</line>
<line>
fo*nd, constructing state-of-the-ar* resea**h. The search *as car*i** *u* o* the a
</line>
</par><par>
<line>
*A*ES Jou*nal Portal a*d fo*us** only
</line>
<line>
on the*es, dissertations and
</line>
<line>
peer-revi*we* ar*icles.
</line>
</par><par>
<line>
Nine works were select*d for full re*ding, including one th*s*s, t*o di*sertation* an* six *e**-
</line>
</par><par>
<line>
reviewed
</line>
<line>
arti*l*s. After reading the m*terials, it can be see* th*t *he numb*r of *ublicati**s
</line>
</par><par>
<line>
r*l*ting the tw* c*ncepts presented *s st*** **w, sugge*ting a research gap to b* investigated in
</line>
<line>
more depth by researc**rs in the ar**. A*other f*nding, ob*ai*ed t*r**gh a qu*l*tative **alysis
</line>
<line>
of t*e works found, is that c*mmunicati** ca*r*ed o*t in school enviro*ments is s*ill s*en in a
</line>
</par><par>
<line>
utili**rian way,
</line>
<line>
as i* it existed o*ly to provi*e
</line>
<line>
ac*ou*t*bi*ity or publiciz* *t*dent selectio*
</line>
</par><par>
<line>
p**cesses,
</line>
<line>
*espi*e th* import*nce o* *h*s area is re**gnize* *y
</line>
<line>
educational manag*rs.
</line>
</par><par>
<line>
Ther*fo*e, it was po*sible to unders*and that co*munication *n *du*ati*nal inst*tuti*ns needs
</line>
</par><par>
<line>
to
</line>
<line>
be **r**d
</line>
<line>
on fro* broader logic, tha* its us* is s*rategic an* not ba*e* on *
</line>
<line>
*peci*ic
</line>
</par><par>
<line>
actions, which will *osi*ively impact t*e *ela*ions**p between i*stitu**ons a** their au*i*nc*s.
</line>
<line>
*eywords: Organizati*nal Communicati**. E*ucat*on. *duc*mm*nication. St*te *f A*t.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te***ina, v. 21, n. *, art. 5, p. 73-90, *an. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação Orga*izac*onal em Instituições de Ensi*o: Achados no Portal de *eriódicos da CAPES
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este trabalho t*ve **mo obje*i*o prin*ipal ma*ear se ex*st*m, *u*ntos * quais sã* os
</line>
</par><par>
<line>
t*a*alho* de pesquisas env*lvendo
</line>
<line>
comuni*ação
</line>
<line>
**gani**c*ona*
</line>
<line>
* instit*i*ões de e*sino
</line>
</par><par>
<line>
disponível *o P*rta* de *erió*ic*s da CAPES. A busca realizada no po*tal **n*emplou apenas
</line>
</par><par>
<line>
p*b*icações d* *eses,
</line>
<line>
dissertaçõ*s e artigos r*visados por par**, justam*nt*
</line>
<line>
p*r ser*m
</line>
</par><par>
<line>
publi*aç*e* que for*m analisadas por o*tros pe**uisado**s e, co* isso, torna*-s* mais
</line>
<line>
con*iáveis.
</line>
</par><par>
<line>
A me*odologia *ti*izada par* o desenv*lvim*n*o *a pesqui*a foi
</line>
<line>
quali*ativ*,
</line>
</par><par>
<line>
exploratória e o
</line>
<line>
procediment* técnico ado*ad* foi * de r*visão de l*terat*ra. As *esquisas
</line>
</par><par>
<line>
desse tipo podem ser
</line>
<line>
cham*d*s de estado da *rte ou estado do c*nheci**nto, e *ão
</line>
</par><par>
<line>
necessárias
</line>
<line>
*ara * sínte** daquilo
</line>
<line>
que já se s*be s*bre
</line>
<line>
det**minada área *e estudo,
</line>
</par><par>
<line>
id*ntificando o q*e *á foi public*do, q*a** caminho* foram percorrido* e por qual r*zão f*ra*
</line>
<line>
tom*dos. São traba*hos **e pe*mitem perceber *uais fo*am os *enefí*i** alcançados até ali e
</line>
<line>
elencar potenciais la*unas nest* campo, de *odo q*e o caminh* q*e se*á seguido *m uma
</line>
</par><par>
<line>
no*a i*vest**açã* sobre o mesm* assu*to **resen*e *neditism* nã* e
</line>
<line>
seja realizada em vão
</line>
</par><par>
<line>
(ROMANOWSKI; ENS, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Na* *e*erências *t*liza*as para construção *o referencia* teór*c* des** a*tigo há uma
</line>
</par><par>
<line>
brev* *xp*icação do*
</line>
<line>
*o*ce*t*s de comu*ica*ã*
</line>
<line>
org*niza*ional
</line>
<line>
e e*ucomu*icação, pois
</line>
</par><par>
<line>
entende-s* que essas duas *reas
</line>
<line>
são *s pilares des*e estudo. É * partir d* conhec**ento de
</line>
</par><par>
<line>
como oco*re a *omunicaçã* da instituição c*m os seus púb*icos q** esse trabalho poderá ser
</line>
<line>
avaliado, consolidado e ampli**o, par* que *s in*ormações cheguem a toda comu*idade
</line>
<line>
*cadêmica ou geral.
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
dos conceito* bas*la*es p*ra a *ompreen*ão das pesquisas **volv***o
</line>
</par><par>
<line>
comun*cação organi**ci*nal e instit*ições de ens*no, nas próximas *eções deste tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
serão
</line>
<line>
*pres*ntados os
</line>
<line>
cami*hos metod*lóg*cos escolhi*os para a co*strução da
</line>
<line>
pesq*isa,
</line>
</par><par>
<line>
quai* for*m as publicações enc*ntrada*, em **e a*biente *or*m desenvolvi*as
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
*revemente, quais sã* *s conclusões aponta*as *u para que direção elas a*ontam.
</line>
</par><par>
<line>
* REFEREN*IA* TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Enten*em*s que dois conceitos possuem rel*vânci* par* o *esen**lvime*t* e p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compree**ão
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pesquisa
</line>
<line>
realiz*da,
</line>
<line>
*endo
</line>
<line>
eles
</line>
<line>
comunicaçã*
</line>
<line>
o*ganizacional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educo**n*c*ção.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresi*a PI, v. 21, n. 1, art. 5, *. 73-*0, jan. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. Zucolotto, A. B. Veber
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
A comunicação é um aspe*to *ssen*ial na *i*a das pes*oa* e das organizaçõe*. É por
</line>
<line>
me** dela que as infor*a*ões sã* compartilha*as, as ideia* são tr*nsmitid*s e as relações são
</line>
<line>
*sta*e*ec*das. Na esfer* o*ganizac*onal e pública, a comun*cação assume um papel ai*da *ais
</line>
</par><par>
<line>
*el*vante, pois * responsá*el po* gerenciar a imagem e r*put*ção
</line>
<line>
das organizaçõ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nstituiç*es, *lém de promover a transpar*ncia e *ngajamento com a sociedade.
</line>
<line>
Ao abor*ar a comunicaç*o *m r*lação a uma empre*a o* organiza*ão, *requente é
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntra* *x**essões como
</line>
<line>
comunicação em*resarial, insti*ucional, corporativa
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
organi*ac*onal. Ess*s termos aludem à maneira como a c*munica*ão é *onduzi**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
em*regada p*r* criar a
</line>
<line>
*ma*em e *eputação
</line>
<line>
d* organi*a*ão, *em c*mo para se comuni*ar
</line>
</par><par>
<line>
com seus dive*sos públicos, sejam eles in*e*nos *u
</line>
<line>
exter*os. A *ermi*ologia u*ada vari*
</line>
</par><par>
<line>
d*pendendo da literatura consult*da, *a* tod*s conduzem ao me*mo entendime*to.
</line>
<line>
*a*a B*eno (*009, *. *-4), c*municaçã* emp*esarial ou comunic*ção organizacional
</line>
<line>
pod* *er compre*ndida como "o co*jun** *ntegrad* de *ções, estratégias, p*anos, po*íticas e
</line>
</par><par>
<line>
pr*dut*s pl*ne*ados e d*senv*lvidos
</line>
<line>
por uma org*nização para
</line>
<line>
estabe*ecer a r*lação
</line>
</par><par>
<line>
*ermanente e sistemát*ca com todos os seus públicos *e interes*e".
</line>
</par><par>
<line>
A comunicação or*anizacional * um e*eme*to e*tratégico **
</line>
<line>
gestão de empr*sas,
</line>
</par><par>
<line>
responsável por for*alecer a im**em e * reputaç*o corporat*va, *lém de i*fluenc*ar decisões e
</line>
<line>
compor*amentos tanto i*terno* c**o e*ter*os (KU**CH, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Para Card*so (2**6, p. 1132),
</line>
<line>
"a comunicação é um fato nas org*nizações, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
nã* existe nenh*ma
</line>
<line>
organiz*ção sem uma pr*t*ca comuni*ativ*,
</line>
<line>
*inda
</line>
<line>
q*e *s proc*ssos
</line>
</par><par>
<line>
comunicativos não *e*a* ***titu*ionalizados".
</line>
</par><par>
<line>
Os pro*essos c*mu*icativos a que
</line>
<line>
se re*ere C*r*oso, compõem a organizaçã* e
</line>
<line>
s* o
</line>
</par><par>
<line>
fundam*nt**s pa*a seu funcionamento, alé* de es*a*em estreitamente lig*dos à f*rma c*mo a
</line>
</par><par>
<line>
organiz*ç*o s* *omun*ca e *xpressa sua identidade e valores, form*ndo u*a cultura que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
recon*ecida por seus **ve*sos públicos. A *omunicação
</line>
<line>
é um* base importante que molda a
</line>
</par><par>
<line>
*rgan**ação e define como ela é vista. *o* iss*, é impo*tante destacar que a com*nicação n*o
</line>
<line>
é autônoma, pois se**re estará r*lacionada com a maneira como a empres* ou instituição se
</line>
<line>
manifes*a e se comporta (CARDOSO, 2*06).
</line>
</par><par>
<line>
Quanto institucion*lizaç*o à
</line>
<line>
dos proces*o*
</line>
<line>
c***nic*tiv*s, a elabo*ação de um plano
</line>
</par><par>
<line>
de comunicação eficaz demanda um *nt*ndimento profundo da c*lt*ra organizacional,
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ambien** de negó**** e *os púb*i*os (i*ternos, exter**s e socied*de em ge*al) da
</line>
<line>
em*re*a
</line>
</par><par>
<line>
(KUNSCH,
</line>
<line>
2003), p*is é por meio de
</line>
<line>
estratég*as efi*az*s de comunicação *ue as
</line>
</par><par>
<line>
org*n*zaçõe* conseguem mant*r todos
</line>
<line>
os públicos informados
</line>
<line>
e enga*ados, *eran*o
</line>
</par><par>
</page><line>
conf*anç*, produtivid*de e comp*om*timento (TORQUATO, 20*4).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 1, a*t. 5, p. **-90, jan. 2024 w*w4.f*anet.*om.*r/*e*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*municação Or*anizacional ** Insti*uiç**s de Ensino: A*hados no P*rtal de Periódi*os da CA*ES
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
A *omunicação realizada em um* i**tituição *e ensi*o, seja el* volt*d* para o público
</line>
</par><par>
<line>
interno ou ext*rn*, **arda relação com o
</line>
<line>
co*ceito de comunicaçã* o*ganizac*onal an*e
</line>
</par><par>
<line>
expo*t*. * po* meio de e*tratég*as comunicac*onai*, **dendo s*r oriundas de uma po*ítica de
</line>
<line>
*omunicação, que * públi*o **ssa a conhecer e r*conhe*e* as ações desenv*lvidas *elas
</line>
<line>
inst*tuições.
</line>
</par><par>
<line>
O segundo *onceito que abordaremos br*vemente para
</line>
<line>
justificar e e*plicitar a razã*
</line>
</par><par>
<line>
pela qu*l ele no* tra* subsídios par* a pes*u*sa desen*olvida é o da educomun*c*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* term* fo* "utilizado
</line>
<line>
pela p*imeira vez em 1960 p*lo com*nicador *oc*al Mario
</line>
</par><par>
<line>
Kaplún, [...] e já na
</line>
<line>
d*cada de 1*70, ga*h*va força *or mei* de d*versos estudos,
</line>
</par><par>
<line>
especi*l*en*e amparad*s na p*rspec*iva freireana de
</line>
<line>
educaçã*
</line>
<line>
di*lógica" (CASA*O, *020,
</line>
</par><par>
<line>
p. *5).
</line>
</par><par>
<line>
A educ*mu*ica*ão estabelece inte*ação tanto com a Ed*cação
</line>
<line>
qu a nt o
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação, d*stacando a rel*v*ncia de revisão *os padrões t*óri*os e
</line>
<line>
prátic*s da
</line>
</par><par>
<line>
c**unicação em
</line>
<line>
projetos des*nvolvidos *e mane**a col*borativa. Assi*, podemos
</line>
</par><par>
<line>
compr*ender que o processo de educomuni*ação visa promo*er mudanças sociais, tais como
</line>
<line>
a alfabetizaçã* * o ex**cício da expressão pes*oa*, *ara q*e aumente o número de indivíduos
</line>
</par><par>
<line>
social e politicamente engajados c*m o *e*onh*cimento práti*o *o direito * exp*essão e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
comunicação no dia a dia d* vida social (SOARES, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Ao bus*ar com*r*e*der qual é a *el*ção
</line>
<line>
proposta entre
</line>
<line>
*omunicação *
</line>
<line>
*ducação
</line>
</par><par>
<line>
*i*cutida a pa*tir
</line>
<line>
d* *ducomunicação, enco*t*am-se três campos nessa in*erf*ce: o primeiro
</line>
</par><par>
<line>
trata sobre a* medi*ções
</line>
<line>
te*nológi*as nos
</line>
<line>
espaços educativos, que esclarece sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância de prepa*ar professores e es*udante* pa*a a cor*e** ut*liz*ção dos recursos
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicos e c*muni*acionais, s*ja p*ra *r*cessos
</line>
<line>
de ensino e
</line>
<line>
aprendiza*em o* n*s
</line>
</par><par>
<line>
a*ivid**es *e ampliação d*s exp**ssões; o *egundo, d*no*inado *ducação frente aos mei*s **
</line>
</par><par>
<line>
comunicação, est* pre*cupado com * impacto dos sistemas de c*mu*ic*ção
</line>
<line>
em
</line>
<line>
crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adole*centes, bu*cando educ*r para o consumo das mídias; e o te*ceir* é o da g*stã*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
comunicaç** em espaç*s
</line>
<line>
ed*cativos (SOARE*, 2002). Esse terce*ro campo
</line>
<line>
pode *er
</line>
</par><par>
<line>
comp*eendido, **gundo Soa*es (2002, p. 24), como "o pla*ejam*nt* e *xecu*ão *e políticas
</line>
<line>
de com*nicaçã* *duca*iva, ten** como objetivo a *ri*ção * de*envo*vim*nto *e ecossis*ema*
</line>
<line>
comunicativo* med*ados pelos pro*es*os de comunicaç*o e por sua* tecnologias".
</line>
<line>
*o*tanto, o conjun*o das ações present*s no pl*nejamento, impl*mentação e avaliaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*e práti*as, pr**ramas e pro*utos
</line>
<line>
*ria*os par* fortalece* eco*sis*emas comunicativos *m
</line>
</par><par>
</page><line>
*spa*os e**cati*os, *ão a* tarefas pa*a a c*nstru**o de um* política de *ducom*nica*ã*, *ue
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi** *I, v. 21, *. 1, art. 5, p. 73-**, jan. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. Z*co*o*to, A. B. Ve*e*
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
deve est*r alinhad* com os obje*ivos da instituição e conver*ir par* o aumento ** coefi*ie*te
</line>
<line>
comunicativo da* açõe* huma*as (SOARES, 200*).
</line>
<line>
Ta*bém sobre o campo d* gestão comunicat**a, Soares (2002, p. 24) ex*lica que *ssa
</line>
</par><par>
<line>
pr*tica, para *ue seja
</line>
<line>
efetiva, *eve respeitar e **ivilegiar o di*logo *n**e
</line>
<line>
pr*d*t**es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*udi***ia, decorrente da *ecessidade de compreen**o dos envolvido* na pesquisa, o
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
culmin*ria na a*pliação dos *spaços de expressão.
</line>
</par><par>
<line>
A par*ir do recorte **sse trabalho, cabe dest*car que hoje, a partir da de*cri**o do
</line>
</par><par>
<line>
con*eito de educomunica*ão e da
</line>
<line>
apresentação dos
</line>
<line>
*rês campos que e*erg*m do con*eito
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*o * *escritos ac*ma, a presente investi*ação se alinha com o terceiro campo, que
</line>
<line>
aborda a ge*t*o comunicativa *m um ambiente ** e*si*o.
</line>
<line>
3 ME**DOLOGIA
</line>
<line>
Antes de apre*en*ar qual foi o percurso meto*ológ*co efetuado *urante * r*alização da
</line>
<line>
investigação, pre*en*e-se categori*ar * p*esente es*udo. A pesquis* * consi**r*da qualitati*a
</line>
</par><par>
<line>
pois, conforme Chizzott* (2*03),
</line>
<line>
e*se tip* *e estudo implica na partilha de *ato*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
info*maçõ*s e, apó* * o*tenção e interpretação dessas inform*ç*es, o pesqu*sador *e*vela as
</line>
<line>
s*a* compreen*ões em um tex*o com cará*er cientí*ico. A pesquisa explor*tór**, **gundo Gi*
</line>
<line>
(2009), é caract*riz*da *or ser o aprimorament* de ide**s do pesquisador ou o caminho *ara o
</line>
</par><par>
<line>
refinamento de intu**ões já e*istent**. N*s*e estudo, a pes*uisa
</line>
<line>
exp*orató*i* de*i*e-se pelo
</line>
</par><par>
<line>
**ocedimento téc*ic* adotado, *ue é o de revisão da literatur*.
</line>
</par><par>
<line>
Par* compr*e*de* como a comunidad* a*adêmica do *aís tem contr**uído co* o tema
</line>
<line>
ob***o deste estud*, q** bus** des*elar se há trabal*os *e pesquisa q*e busquem conh*cer
</line>
</par><par>
<line>
como ocorre e se há elem**tos de c*m*nic*çã*
</line>
<line>
organizacional em institui*ões
</line>
<line>
de ensino,
</line>
</par><par>
<line>
realizou-se uma bus*a *m base de d*dos utiliz*ndo palavras-c*ave que poss**m relação com
</line>
<line>
o t*ma. Tal revisão da *it*ratu*a permite conhecer o que está s*n*o pesquisado e o que vem
</line>
<line>
sendo publicad* no Bra*il sobre o assu*t* *m estudo. A busc* ex*lorou **s*uisas pub*icadas
</line>
</par><par>
<line>
(t*ses, disser*ações e **tig*s *evisados
</line>
<line>
por *are*) en*ontradas no Portal ** Periódicos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Coo*denação de Aperf*içoamento de *essoal *e N*vel Superio* (CAPE*) utilizando a
</line>
</par><par>
<line>
seg*in*e string de busca: "comunicaçã* organi*acional" AND "educação" NOT
</line>
<line>
"tics" NOT
</line>
</par><par>
<line>
"informação * co*un*cação".
</line>
</par><par>
<line>
Cabe destacar que houve uma opção dos *esquisado*es, como **de ser confirmado na
</line>
</par><par>
<line>
strin* de *usca, em retira*
</line>
<line>
o* term*s "t*cs" e "infor*ação e c*municação", um* v*z
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
</page><line>
quan** esse* não estava* citados co*o *xclud*nte* na busca, surgira* dezenas de *esultados
</line>
<line>
R*v. FS*, Teresina, v. 21, n. 1, art. 5, p. 73-90, jan. 2024 www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação Organizacional *m Institu*ç*es de Ens*n*: Achados *o Portal de Pe*iódicos da **PES
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
qu* e*volv*am pesquisas *elacionadas * equipam*ntos ou tecnologias utiliz*das em sala de
</line>
<line>
aula *ara * en*ino e a aprendizagem *e estud*nt*s, o *ue *ão guarda relação com a temát*c*
</line>
<line>
pr*posta ne*te caso. Outra opção fei*a fo* a de *ã* limitar o per*od* das publ*cações,
</line>
<line>
**ixando e*s* campo abert*, considerando a carên**a de pesquis*s sobre o tema e*pecíf*co d*
</line>
<line>
interesse nesse estudo.
</line>
<line>
Ap*s *ssa bu*ca, f*i realizada a l*itu*a minuciosa d* títul*, *as p*l***as-ch*ve e *o
</line>
<line>
*esum* de cada texto enco*trado, *lém da exclusão das pesquisas duplicadas.
</line>
</par><par>
<line>
No *otal *pa*eceram 63 publi*ações, s*ndo trê*
</line>
<line>
tes*s, c*nco dissertações 55 *rtigo* e
</line>
</par><par>
<line>
publicados revisados por pares. Desse *otal, após o critério de leitura *ue se** descrito na
</line>
<line>
sequência, foram se*ecionadas uma tese, duas dissertações e seis artigo*.
</line>
<line>
Em um primeiro *oment*, for*m exc**íd*s to**s as pesq*isas que n*o foram
</line>
<line>
desenvolvidas ou que não tiveram como objeto de es*udo uma insti**ição *e educação, fos*e
</line>
<line>
ela da educação básica ou superi*r, não n**essariame*te da *ede Fe**ral d* Educação
</line>
<line>
Profissi*nal e Tecnoló*ica (Rede Federal EPT). Após esse ***meiro crité**o, foram excluídas
</line>
<line>
as pesqu*s*s que n*o invest*ga*am as práticas comunica*ionais ou que buscaram compreend*r
</line>
<line>
o trabal*o rea**zado de divulga*ão por parte das instituições, in*ependente*ente dessa
</line>
<line>
divulga*ão ser voltada p*ra * *úblico intern* ou externo dos espaço* pesqu*sado*. No Qua*ro
</line>
<line>
1 está disposto o resu*t*do dessa busca, a parti* dos critérios de seleção menc*on*dos até aqui.
</line>
<line>
*uadro 1 - *esquisa no Portal de *er**dico da Ca*es
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*odalidade
</line>
<line>
*no
</line>
<line>
Tít*lo
</line>
<line>
Palavras-chave
</line>
<line>
Autores
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
T*se
</line>
<line>
*010
</line>
<line>
A c*mu*icação inte*na na perspectiva ** ava*i*ção instit*cio*al em univer*idades no Rio Grande d* Sul
</line>
<line>
*omunicação o*ganiz*c*onal; Universidades - R*o Gr*nde do Sul; Universidades - Bras*l; Ava*ia*ão insti*ucional; Com*nicação na emp*es*.
</line>
<line>
Cas*iana Maris *im* C*uz.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
D*ssertação
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
Comunicação *as *lat*form*s *igitai*: um estudo so*re univer*idades b*a*ileiras co* *onceito insti*ucional cinco
</line>
<line>
Comu*icação dig*tal; **des sociais; Universidad*s; Comuni**ção organ*z*ci*nal.
</line>
<line>
Car*n* Sim*s da Silva.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
Diss*rtação
</line>
<line>
2009
</line>
<line>
Dimensões complexas da co*uni*ação na gestão das orga***açõ*s edu*acionais
</line>
<line>
Comun*c*çã* organizacional; Comunicação social; Adminis*r*ção educacional; Complexid*de.
</line>
<line>
Rosângel* Flor*zak *e Oliveira.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Artigo revis*do por *ares
</line>
<line>
*020
</line>
<line>
Educ*ção, Mí*ias Sociai* & Com**icaç*o Organ*z*ci*n*l nos
</line>
<line>
E*ucaç*o Pro*issional e Tecnológic*; *apeam*n*o Sistemátic*;
</line>
<line>
Alvaro I*aúna Schalc*er Pereira;
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 1, ar*. 5, p. 73-90, *an. 2*24
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Zucolotto, A. B. Ve*er
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Institutos Fede*ais: U* Mapeam*nto Sistemátic*
</line>
<line>
Políticas de Comunicaçã*; Mídias **ciai*; Org*nizações Educac**nais.
</line>
<line>
Francisco Adelton Alves R*beiro; *a*ane Bastos dos Santos; Ma**on Rangel Abr*u Ferreira.
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
Artigo revisado por pares
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
*omunicaçã* *nterna nas org*ni**ções públicas: um* análise acerc* d* pr*ce**o c*muni*aci*nal *a Secre*aria **nicipal d* E*uc*ção de Picos
</line>
<line>
Co*un*caç*o interna; Set*r Público; Informação.
</line>
<line>
Cat*ana Gonçalv*s Mart*ns; Cícero Ed*a*do Walt*r.
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
Artigo revisad* p*r pares
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
Constru*ã* de polí*ica de com*nicação e* inst**uiç*es *e ed*c**ão profissional, c*entífica e tecnol*gica: uma prop*sta com *ase na expe**ência do IFSC
</line>
<line>
Política de c*muni*ação; *omuni*ação *rganizacional; Apr*n*izagem organ**acional; Mu*an*a estratégic*.
</line>
<line>
Mar*e*a Mo**eiro d* Lima Lin Beltrame; Graziela Dias *lperstedt.
</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
A*tigo r*v*s*do por pares
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
Ava**aç*o dos espaços de construção de co*hecimento da Esc*la de Tecnologi* *a Facu*dade Projeç*o d* Brasília
</line>
<line>
Comu*icaç*o organ*zacional; Gestão *o c*nhecimento; Ap*endi**gem *rganiza*ional; Con*truç** de c*nhecimento.
</line>
<line>
Jon*than Rosa More**a; Jefferso* Bruno Pereira Ribeiro.
</line>
</par><par>
<line>
8
</line>
<line>
Artig* revis*do *or pa*es
</line>
<line>
2014
</line>
<line>
A co*str*ção de uma im*ressão soci*lmente responsáv*l: Um estu*o em in*ti**ições de ensino s*pe**or a p*rtir da comuni**ção organiza*ional
</line>
<line>
Comunicação Or*aniza*ional; Ge*enciamento *e impress*es; Instit*ição de Ensi*o Sup*ri*r; Res*onsabi*ida** soc*a*; St*keholder.
</line>
<line>
*ilv*o Luiz Paula; J*sé Ricardo Mendonça.
</line>
</par><par>
<line>
9
</line>
<line>
Artigo revisado po* pare*
</line>
<line>
2013
</line>
<line>
A Rede Federal de Ensino T*cni** * Tecnológico * seu relacionamento com públicos-alvo: algumas questões de i*entidade in*titu*iona*
</line>
<line>
R*de *ederal de Ensi*o Técnico e *ecnol**ico; Id*ntida*e e Im*gem Institucional; Comuni*ação.
</line>
<line>
*ucas Mor**ra da Silva; Andréia Ap*reci*a Albino.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: *laborado pelos autor*s.
</line>
<line>
Os trabalho* sel*cion*dos receberam a nu*e*ação no quadro acima d* acor*o com o
</line>
<line>
tipo d* trabalho e na **dem das publicações atuai* *ara *s mais anti*as, v*sando fa*ilitar as
</line>
<line>
i*dicações que s*r*o reali*ad*s nos parágraf*s se*ui*t*s, m*mento em qu* serão des*ri*as a*
</line>
<line>
contr*bu*ç*es dos resultados de suas pesquisas. A* an**ise* q*e virão na próxim* seção des*e
</line>
<line>
traba*ho seguem a ordem de apresentação dos trabal*os conforme o Quadr* 1.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 1, art. 5, p. *3-*0, ja*. 2*24 www4.fsanet.c**.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*municação Or*ani*aciona* *m Insti**i*ões de Ensino: Achados no Portal de Periódicos da CAPE*
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
Os textos *ompl*tos for*m lidos e a anál*se das pro*uç*es s**ecionad*s eviden**a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
panorama das pesquisas re*lizadas sobre com*nicação organizaci*nal *m *nstitui*ões de a
</line>
<line>
ensino realizadas no B**s*l desd* 2009.
</line>
<line>
* *ESULTADO* E DIS*USSÃO
</line>
<line>
A análise ***li*ada na s*qu*ncia p*rmite compree*der d* *ue forma * relação entre
</line>
</par><par>
<line>
*omu**caç*o *rga*izacional e instituições de ensi*o te* si*o t*abalha**
</line>
<line>
n**
</line>
<line>
p*blicações
</line>
</par><par>
<line>
acadê*icas brasileira* s***e * t*ma. A mai*r parte *os trabalhos relat*m a existênci* de *ma
</line>
<line>
percepção da importância que * comunicação organi*acional tem den*r* da* organizaçõe* ou
</line>
<line>
instituições d* ensino. Perc*be-se q*e as pesqu**as desenvolvi*a* até e*tão *ocam em com*
</line>
<line>
*s *nstituiçõe* estabelec*m re*a*õe*/vínculos **m a sua c*munidad* ac*dêmica, servi*ores ou
</line>
<line>
e*tud*nte*, e estuda*tes em potencial, divulga*do as ações *a instituiçã* co*o forma *e atrair
</line>
<line>
novos *studa*tes.
</line>
<line>
Re*li*am*s aind* a elabor**ão de uma *uvem de pala*ras, construída em um sit* qu*
</line>
</par><par>
<line>
gera ess* image*, a part*r da *nserção d* tod*s as palavr*s-ch*ve da*
</line>
<line>
p*bli*a**es
</line>
</par><par>
<line>
*elec*o**das, *om o intui** de *presentar de outra m*n*ira quai* *ão as t*mátic** abordadas
</line>
<line>
nos traba*hos encont*ados duran*e a pesquisa na b*se d* *ados da CAPES.
</line>
<line>
Figura 1 - Nuvem de palav*as **nstruída a part*r das p*lavras-c*ave das prod*ções
</line>
<line>
selecionadas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: **a*orado pel*s autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 21, n. 1, a*t. 5, p. 73-90, jan. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.*o*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. Zucolotto, A. B. Ve*er
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Como *ode ser o*serv*do n* imag*m acima, o termo qu* mais se destac* ness*
</line>
</par><par>
<line>
composição é
</line>
<line>
"*o*uni*ação organiz*ci*nal", seguido por "*edes s**i**s", "universidades",
</line>
</par><par>
<line>
"un*versidades - Brasi*" e "ava*iaçã* institucional". Vale le*brar *ue "comunicação
</line>
<line>
organi*acional" foi um tr*c*o do descri*or u*iliza*o, ma* esse con*eito pode*ia estar no texto,
</line>
<line>
n*o necessariamente como *alav*a-chave. Outras pa*avras-chave que apar*cem, porém co*
</line>
</par><par>
<line>
m*nor des*aque, *ão
</line>
<line>
"comun*cação *igital", "comun*cação s*cial", "míd*as sociais",
</line>
</par><par>
<line>
"comple*idad*" e "univ*rsidades - Rio Gra*de do Sul".
</line>
<line>
Dentr* *s palavras que sur*em, duas delas merecem d*staq*e, ap*sar de não serem tão
</line>
<line>
recorrentes na nuvem: "redes sociais" e "mídias so*iais", e a*ui enten*e*os que no contexto
</line>
<line>
em que *la* são uti*izadas *epres*n*am as me**as maneiras d* comunica*ã*, utiliza*do
</line>
<line>
ferramenta* como Facebook, Twitter, **st*gr*m, Youtube e out**s, por exemplo. A *elevân*ia
</line>
<line>
d*s redes *ociais na nuvem de palavr*s po*e ser *o*pree*d*da, *ois hoje, além do* sites das
</line>
<line>
instituições, a* *ed*s são os es*aços q*e as *nstituições u*iliza* para se *omu*icar*m com
</line>
<line>
seus pú*li*os, sejam e*es *otencia*s candid*tos ao *ngr*sso (divulga*do o* curs*s *isponíveis,
</line>
<line>
processos seletiv*s, estrutura das unida*es e *utras informa*ões) como também para os atu*is
</line>
</par><par>
<line>
*studantes e comunida*e acadêmica (compre*ndendo divulgaçã* d*s atividades
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
in*ormações que *os*am interessa* p*ra *uem *á **tá *atricu*ado n* instituição).
</line>
</par><par>
<line>
Depois de aprese*ta* a nuvem de *al*vras, passamos para ***l**e do c*n*eúdo de *
</line>
<line>
ca*a prod*ção e*contrada.
</line>
<line>
Em s** te*e d* *ou*orado, Cruz (20*0) pro*õe * reali*ação de uma investig*ção do
</line>
</par><par>
<line>
ind*cador Comunic*ção Interna, tendo *omo nort* o
</line>
<line>
Si*tem* Nacional de Avaliação da
</line>
</par><par>
<line>
Educação Sup*rior (SINAES). Para o desenvolvime*to da *e*quisa, a auto*a busco* conhe*er
</line>
<line>
"a c*ncepção e a **levância da comunica*ão e comunicaç*o intern* na e para a universi*ade e
</line>
<line>
a compreensão do signif*cado de c*n*i* de comunic*ção, *iste*as de inform*ção e ouvi*o*ia"
</line>
<line>
(CRUZ, 2010, p. 8). A pe*quisa foi rea*izada *m três universi*ades d* Ri* G*an*e do **l,
</line>
</par><par>
<line>
**m identificá-la*, explicando ape*as que p*rtencem * c**egorias distintas: uma de*as
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
universidade feder*l públ*ca, * segunda é privada confessional e comunitária a terceira *
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*rivada co*uni*ári* laica. * p*sq*isador* concluiu que, apesar da e*ist*ncia ** compreens*o
</line>
<line>
de q*e a c*mun*cação pressup*e diálogo nas insti*u*ções investigadas, este não *corre na
</line>
<line>
prá*ica, assu*i**o a com*nica*ão um caráter instr*ment**/operaci***l e que a ouvi*ori* é um
</line>
</par><par>
<line>
dos cana*s de
</line>
<line>
comunicação qu* pode promover a melhora n* qualidade dos proc*s*os que
</line>
</par><par>
</page><line>
ocorrem na institu*ção (CRUZ, 2010).
</line>
<line>
Fo*am en*ont*adas du*s dissertações, * partir dos descritores ut**i*a*o* no Portal de
</line>
<line>
*erió***os da *APES. A pr*meira, p*oduzi*a por *ilva (*0*7), fo*ou n* comunicação
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. *, *rt. 5, p. 73-90, jan. 2024 www4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação Organizacional em Institui*õ*s de *nsino: Achados no Portal de Per*ódicos da CA*ES
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
*ealiz*da **s plata*ormas vi*tua*s po* universid*de* brasileiras c**o conceito inst*tucional
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
cinco, entendendo as r*des socia*s e as homepages como po*sibi*i***es e alternativas d*
</line>
</par><par>
<line>
comunic*ção com s*us públic*s. A *esquisa*ora e*colheu as 12
</line>
<line>
ins*ituições que constavam,
</line>
</par><par>
<line>
*m sete*bro de 2*16, *om *oncei*o 5 no *ite do *adastro e-MEC de I*stituiçõe* e *ursos de
</line>
<line>
Educação S**erior, do Ministério da Educação. A del**ita*ão escolhi*a p**a autora perm*tiu
</line>
</par><par>
<line>
que **iversidades brasileiras
</line>
<line>
*e **ferentes
</line>
<line>
*ipos (priv*das sem fin* l*crativos, privadas
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
fins lucrativo* e públicas) fossem analis*das. S*lva (2017) ***clui* que as potencialidades do
</line>
<line>
am*iente *igital para interação com os públic*s das universidades n*o são uti**zadas em sua
</line>
<line>
plenitu*e, permanec*nd*, à época, um modelo predominantemente i*f**mativo, n*o exist*n**
</line>
</par><par>
<line>
(ou q*ando exist*a
</line>
<line>
era *ssíncrona) a interação com os
</line>
<line>
*úblicos,
</line>
<line>
* qu* *od*ria ac*bar
</line>
</par><par>
<line>
aumentando a distância e*tre a insti**iç*o e seu pú*lico, pois com a *resce*te *tilizaçã* d*s
</line>
</par><par>
<line>
redes co*o *o*ma de relac*onamento, caso institu**ão a
</line>
<line>
*emorasse a responder, po*er*a
</line>
</par><par>
<line>
afastar o* *i*inu** o *nter*sse *aquel* c*m a qual deveria relaci*nar-se.
</line>
<line>
A seg*nda *i*sertação, *scri*a por Olivei*a (2009), inv*stigou o pap*l d* comunicação
</line>
<line>
em organizaçõ*s educac**nais privadas * q*estiona se haveria a in*lusão de**a área na gestão,
</line>
</par><par>
<line>
*u seja, buscava conhecer qual era a p*rcepção d*s gest**es acerc* do pape*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*o**nicação desempe*hava *té e*tão. *s instituiç*e*
</line>
<line>
p*squisadas
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
aut*ra não **c*m
</line>
</par><par>
<line>
identificadas individualmente, mas envolveu org*nizações e*uca*ionais privada* d* Rio
</line>
</par><par>
<line>
**an*e *o Sul, a*arcando a educação básica * a educação superior. A partir da *nális*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
dados *o**t*do* p*l* autora e à luz do paradig** da c*mplex*dade, a au*ora consid*rou que,
</line>
<line>
*m term*s gerais, a comu*icação "ocupa espaços pri*ilegiad*s junt* ao poder de decisã*, mas
</line>
<line>
ainda não *stá pl*n*mente *omp***ndida, portant*, não incluíd* com seu pot*ncial de
</line>
</par><par>
<line>
intervençã* e transv*rsalida*e" (OLIVEIRA, 2009, p.
</line>
<line>
1*0). A autora apresentou, em *uas
</line>
</par><par>
<line>
*onsideraçõe* fina*s, que as po*si*il*da*es idealizadas por um novo p*nsar da *omunicaçã*,
</line>
<line>
fugindo *a transmiss*o unilatera* de mensagens, não são ai*da realizadas, p*is a c*municação
</line>
</par><par>
<line>
*té pode ocupa* espaç* de de*taque nas r**niões *
</line>
<line>
nos espaço* de decis*o, e**retant*,
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
pote*cial de in*ervenção e tran**ersalidade ainda nã* * totalmente compreendido pelos
</line>
<line>
*eren*es ou ge*tores da* instit*iç**s.
</line>
<line>
Cabe *estacar que o* t*ês *ra**lhos anteriormente c*ta*os (uma te*e e duas
</line>
<line>
d*ssertaçõ*s) provêm d* mesma instituição de ensino, a Pontifícia *niversi**de Católica do
</line>
<line>
Rio *ra*de do Sul (PU*RS), todos *les do P*ogra*a de Pós-Graduaç*o em **muni*açã* e
</line>
<line>
o*ient**os pela mesma profess**a, a doutora Cleusa Mari* Andrade S*rofe**eker. *ssa
</line>
</par><par>
<line>
obs**vaç*o demonstra que há
</line>
<line>
ali, inte**sse
</line>
<line>
em desvelar a* tra*etó*ias * possibilidades
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
relação entre co*unicação o**anizaciona* e inst**ui*õe* ** ensino.
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina PI, v. 21, n. 1, art. *, p. *3-90, jan. 2024 www4.fsa**t.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. *ucolot*o, *. B. Veber
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
A necessidade de u** pol*tica de comunicação por parte
</line>
<line>
das i**ti*ui*ões, ne*se ca*o
</line>
</par><par>
<line>
*os **stitutos *ed*rai*, é uma d*s c*nclusões *p*ntada* no tr*balho de númer* *. Pereira e*
</line>
</par><par>
<line>
al. (2020)
</line>
<line>
pro*useram a re*lização de es*udo de m*peamento sist*má*ico *obre educação,
</line>
</par><par>
<line>
mídias s*ciais e comu**cação organiz***onal
</line>
<line>
nos Instituto* Federai*, a partir de cin** bases
</line>
</par><par>
<line>
de d*d*s *e *ivre ac*s*o. Após a *u*ca na b*se de *ados selecionada * a ap**cação *os filtros
</line>
</par><par>
<line>
pa*a analisar somente a
</line>
<line>
produção *ientífica sobre comuni*aç*o organizacional e m*dias
</line>
</par><par>
<line>
soc**is no* *nstitutos Fe*erais, res*ara* 12 prod*ções para aná*ise. * part** d* análise *os 1*
</line>
<line>
trab*lhos encontra*os, os pesquisadores apontar*m qu* fren*e ao cre*cimento e forta*ecimento
</line>
<line>
*a Rede *ederal EPT, * partir de 2**8, e*s*s ins*ituições *a*sar*m a te* preocup*ç*es sob*e
</line>
<line>
no*as funções, dentre elas, *assaram * pensar como deveri* ser a comu*i*ação com seus
</line>
<line>
púb**cos. *ara * realizaçã* da r*ferid* pesquisa, foi nec*ssário compreender qual era a f*nção
</line>
<line>
estratégica *as ações de comunicação e qual o papel das mídias s*ciai* naquel* planejament*.
</line>
<line>
Co*o já citado, uma das c*nclus*es apontadas foi o dese**olvi*ento de polític*s de
</line>
</par><par>
<line>
comunicaç*o *ara os d*versos cenários e *úbl*cos que
</line>
<line>
a institui*ão pode *ncontrar,
</line>
</par><par>
<line>
idealizando o fortaleci*ento da image* **stitucio*al e, * partir da po*ularização das mídi*s
</line>
</par><par>
<line>
**ciais, e*contr**
</line>
<line>
qual a es*ratégia q*e a in**itu*ção dever*a é
</line>
<line>
**otar
</line>
<line>
para ocupar e uti*izar
</line>
</par><par>
<line>
*sses espaços como
</line>
<line>
esp*ços de di*ulgaçã* das *ções institucionai* *on*eguindo, como e
</line>
</par><par>
<line>
objetivo, criar ligações possíveis com os seus púb*icos (PEREIRA e* al., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
O trabalho de nú*ero 5 envol*e uma Secretari* Mun*ci*al de Educaç*o e
</line>
<line>
não uma
</line>
</par><par>
<line>
instituição de ensino propriamente. *inda assim esse trabalho foi selec**nado pela pert**ênc**
</line>
<line>
em *bordar * comunicação int*rn* em um* *rg*nização pú*lica que **abal*a co* a *d*caç*o,
</line>
<line>
g*stora *o e*s*no. No r*ferido estudo, os pesquisadores o*jetivaram a*alisar * importânci* da
</line>
<line>
comuni*ação interna na Secretaria M*ni*ipal de Educaç*o de *ico*. A *om**icação r*al*zada
</line>
</par><par>
<line>
pela *ecreta*ia e que f*ra analisada *elos pes*uisador*s
</line>
<line>
*iz respeito à *roca de informa*ões
</line>
</par><par>
<line>
co* *s seus serv*dores e *scolas da referida rede mu*i*i*al. A col*ta dos dad*s foi realizada
</line>
<line>
por **io *e uma e*tr*v*sta estruturada *om *estor** públ*co* e funci*nários da ad*ini**ração
</line>
</par><par>
<line>
municipal q*e possuíam re*ação *om o **ma
</line>
<line>
do estudo, *u seja, at*a*te* nas
</line>
<line>
esco*as *u *a
</line>
</par><par>
<line>
secre*aria de e*ucação. *ara *s autor*s, quando uma comunicação é perceb*da c*m fluidez e
</line>
</par><par>
<line>
*dent*fi*a*ão pelo* p*bl*cos a*s quai* se destinam, a mensagem auxilia
</line>
<line>
no
</line>
<line>
progresso de
</line>
</par><par>
<line>
qualquer pro*e*so des*e
</line>
<line>
ambien*e. Isso até oc*rre na pr*xis da
</line>
<line>
comunicação analisada, **s
</line>
</par><par>
<line>
perce*eram qu* algumas me***g*ns fora *o padrão est*belec*do pela secret*ria podem *erar
</line>
</par><par>
<line>
outras interpre*ações pel*s *eceptores,
</line>
<line>
desviando-se d* objetivo p*inci*al de envio da
</line>
</par><par>
</page><line>
informação, *or ma*s qu* re*onheçam o esforço da referida secretaria *unicipa* *e e*ucação
</line>
<line>
em evolui* em seu* processos *omuni*a*ionais (MARTINS; WAL*ER, 20*9).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na, v. *1, n. 1, art. 5, p. 73-90, **n. 20*4 w*w4.f*anet.c*m.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*muni*ação Organizacional ** Instituições de Ensi*o: Acha*os no *ortal de Pe**ódicos d* CAP*S
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
O tra*alho de nú*e*o *,
</line>
<line>
*e acor*o com * *uad*o 1, é *ma descrição da e*periênci*
</line>
</par><par>
<line>
sobre a *o*struçã* da P*lítica d* C*municação d* *nstituto *e*er*l de *anta Catarina (IFSC).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme *e*tr*me * Alper*tedt (201*, p. 14), *ealizou-se uma pe*quisa
</line>
<line>
"qu*li-quant*tativa
</line>
</par><par>
<line>
que pe*miti* às *utoras propor aç*es de melhorias ao **oce*so de construção e atualiza*ão **
</line>
<line>
polí*icas de comunicação em in*tit**ções de educação p*ofissional, cien*ífica e tecnol*gica".
</line>
<line>
O proc*sso de *onstr**ão da Polí*ica de Comunica*ão n* IFSC demo*str** que **se tipo de
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* deveri* ser *eito
</line>
<line>
col*tivam*n*e, com to***
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
atores da ins*ituição,
</line>
<line>
*m uma
</line>
</par><par>
<line>
*o*struçã* *ialóg*ca, e com o *poio da Alta Administração, pois só assim a *omunic*ção
</line>
</par><par>
<line>
*od**i* ser vislumbrada co*o *m compromisso de todos e vista com destaque
</line>
<line>
na estratégia
</line>
</par><par>
<line>
organizacio*al. Ai*d*, a* autora* *e*tacaram *ue, *en*o *o* base o que o*orreu no IFSC após
</line>
<line>
a implementação da Política de *omunic*ç*o, esse processo solidif*cou a necessi*ade ** u*a
</line>
<line>
qualific*ção *ermanente da **muni*a*ão, instituciona**z*n*o o ol*ar transversal da
</line>
<line>
*omuni*ação para o pl*nej*mento e d*senvol*imento de u*a insti*uição de *nsino, ainda que
</line>
<line>
esse não seja o *eu ob*etivo-fim (BEL*R**E; ASPE*STEDT, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
O trab*lho de número * do Quadro 1
</line>
<line>
discutiu a rel*ção *ntre Comunicaçã*
</line>
</par><par>
<line>
Org*ni*acional, *estão do Conhec*mento, Apr*nd*zag*m Organiz*ci*na* e Cultura
</line>
<line>
Organizacio*al, b*scan*o compr*e*der a relação entre eles e s* esses es*aç*s pod*m *er
</line>
</par><par>
<line>
descritos co*o
</line>
<line>
espaços *e Construção d* Conh*cimento. A pesquisa f*i realizada em *ma
</line>
</par><par>
<line>
institui*ão de en*ino superior pri*ada, a Fa*ulda*e Projeç*o, d* Bras*lia, com a apli***ão de
</line>
</par><par>
<line>
formul*rios e*etrôni*os. Nas cons*derações finais do a*tigo, *s
</line>
<line>
aut**es
</line>
<line>
aprese*tam q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intersecção entre os *onc*itos cita*o* acima *ode *i* re*resen*ar espaços de con*t*ução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conhecime*to qua*do
</line>
<line>
os processos forem be* def*nidos e ge*enciá*eis, que * caso o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
in*tituição *nalisada. *s autores ind*cam que é a partir da identif*cação, cr*aç*o ou
</line>
<line>
reconhec*mento dos flux*s informacionais na instituição que há transpa*ência nesse processo
</line>
<line>
e iss* pode contribuir para a co*preensão de como funcion*m os sistemas d* i*formações n*
</line>
</par><par>
<line>
i**tituição, possibilit*ndo que a *omunidade acadê*i*a po**a estar b*m in*ormada d*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
ocorre na refer*da faculdade * pa*tir ** con*e*i*e*** do fluxo das i**ormaç*e* (ou espaços
</line>
</par><par>
<line>
de d*vulgaç*o ins*itucionai*) (M*RE**A; *IBEIRO, 20*5). Conclue* q*e "*s can*is
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*om*nicaç*o são ef*tivo* * per*item a mediação de **n*ag**s com qualid*de * red**ão **
</line>
<line>
ruídos, mesmo qu*ndo a comunic*ç*o é *nfor*al" (*ORE*RA; RIBEIRO, 2015, *. 47).
</line>
</par><par>
<line>
No *rtigo *e *a*la * Mendonça (20*4), os pesquisadores propuser*m-se *
</line>
<line>
analisar
</line>
</par><par>
<line>
como *s fer*amentas de comunicação organiz*ciona* são util*za*as para compreender as
</line>
</par><par>
<line>
*mp*essões
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
públicos *nterno e exte*no relativas à respons*bilida*e *ocial. Foram
</line>
</par><par>
<line>
delinea*as três Insti*u*ções *e Ensino Super*or
</line>
<line>
de Pe**ambu*o. A* concluir * pe*quis*, o*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina PI, v. 21, n. *, a*t. 5, *. *3-90, jan. 2**4
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. *uc**otto, A. B. *eber
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
autor*s perceberam que as ações realizadas pelas instituições es*ão *m co***nânci* com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
modelo de gest*o * * cult*r* d* cada in*tit*ição, ide*tificando que os membros
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*o*un*dade
</line>
<line>
educa*ional, fornecedores e **é
</line>
<line>
o p*d*r púb*ico s*o perce*idos
</line>
<line>
p*la
</line>
</par><par>
<line>
comunicação como públi*o* estrat*gico* para a cons*ruç*o da *mag*m de institui*ão
</line>
</par><par>
<line>
*oci*lmente re*ponsáv*l. D*stacaram, aind*, que
</line>
<line>
do pont o
</line>
<line>
de v*sta das ações **ciais que
</line>
</par><par>
<line>
pod*m ser realizadas nas Instituições de Ensino Superi**, há uma tendência maior em pe*sar
</line>
</par><par>
<line>
a *es*onsabili*ade social inic*almente nas *ropostas de a*ões
</line>
<line>
de extensão, seguidas
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
ensino e *ela p*squisa. Ao analisar as f*rramentas de c**unicação *nte**a e externa **otadas
</line>
</par><par>
<line>
pelas insti*uições, os pe*quis*dore* cons*ataram que há *r*d*min*nci*
</line>
<line>
da comunicaçã* se
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvendo *e modo vertic*l, na qua* o foco é apenas a *ivulg**ão da instituição pelo vié*
</line>
<line>
*a c*munica*ão *nstit*cional (PAULA; MENDONÇ*, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
O último artigo con*tan*e no Q*adro ex*lorou as ferramentas de r*la*i*n*mento 1
</line>
<line>
entre a Rede Federal EPT com o* seus *ú*licos-al*o. No r*ferido trabalho, o pú*lico-al*o foi
</line>
</par><par>
<line>
considerado com* t*do* (*essoas o* entidades) qu*
</line>
<line>
tinham interess* *a participação em
</line>
</par><par>
<line>
**i*idades realizadas pelas instituiçõe* dessa rede. * artigo foi pub*icado em 2013, ou *ej*, a
</line>
<line>
Rede Fede*al ainda *stava *econhec*n** ess* espaço, há época re*ém-c*nstruído, a part** da
</line>
<line>
reorganização ocorrid* no f***l de 20*8. *pesar de citar dive*sas ve*es a Re*e Federal EPT, o
</line>
</par><par>
<line>
estudo focou apenas nas instituições do estado
</line>
<line>
de Minas **rais, sendo
</line>
<line>
que dos *8 *ampi
</line>
</par><par>
<line>
dispo*íveis à época, ap*na* 14 a*ei*aram respon*er ao ques*ionário a*licado pel*s
</line>
<line>
pes*uisadores. O que*tionário em si buscava delimitar e compree*de* trê* pontos chaves: qua*
</line>
<line>
era * *ela*ionamento das *nsti*uições com os se*s públ*cos-alvo, como se dava a co**olid*ção
</line>
<line>
da *magem ins*ituc*onal e c*mo era o relacionamento **m agen*es sociais (stakehol*ers).
</line>
<line>
Uma *as co*clusõe* dos autores foi de que mesmo tal re*rganização envolvend* ins*itui*ões,
</line>
<line>
por vez*s, cent*nárias, a reorganizaç*o desses educand**ios ***eria ser entendida como uma
</line>
</par><par>
<line>
novidade
</line>
<line>
*ela sociedade, *endo neces*ária * construção de uma n*va image* instituci*n*l.
</line>
</par><par>
<line>
Po* fim,
</line>
<line>
o* autores indicara* a n*cessi*ade de uma maior inclu*ão
</line>
<line>
dos e*tudan*es *os
</line>
</par><par>
<line>
pro*essos da instit*i*ão, inc*uindo ta*bém a c*nstrução da id*ntidade **sti*ucional, pois eles,
</line>
<line>
ao c*ncluírem seus es*udos, seri** refl*xo da id**tid*de i*stitucion**, a qual p*deria se*
</line>
<line>
*bserv*da pel* *ociedade, *uxiliando no *rocesso d* reco**ecimento da *n*t*tuiç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Ap*ntaram que, grosso m*do, não há setores d* comunicação
</line>
<line>
be* definidos, o
</line>
<line>
que pode
</line>
</par><par>
<line>
dificultar a transmiss*o *u repasse das informaç*e*
</line>
<line>
aos públicos-alvo, e
</line>
<line>
que uma das
</line>
</par><par>
</page><line>
possív*is co*s**uên*i*s *e a *nf*rm*ção chegar ao público-*l*o é * difi*uldade da construção
</line>
<line>
da identidade in*ti*ucional (DA SILVA; ALBINO, 2013).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, *. 21, n. 1, art. 5, p. 73-**, jan. 2024 ww*4.*sanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*nicação Org*nizacio*al em **stituiçõe* de Ens*no: Achad*s no P*rt*l de P*riód*cos da CAPE*
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
Após a **resen*ação das pes*uisas *e*ecionadas para anál*se, *assamo* para a*
</line>
<line>
consideraçõ*s *inais da present* *nv*s*igação.
</line>
<line>
* CO*S*DERAÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A investigaçã* realizada inic** n* nec**s*dad* de com*reende* *ual o panorama
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
quais tip*s, enfoques e r*su*tados - de publicações no Po*tal de Per*ód*cos da CAPES *ue
</line>
</par><par>
<line>
*rat*m sobre * tema d* comunicação organiz*cio*al e*
</line>
<line>
instit*içõe* de ensino. A *arti*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
sele*ão e col*ta e le*tura *e*sas pesqu*sa*, podemo* consid*rar que a proposta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação or*a*iz**i*nal em *nstitu*ções
</line>
<line>
de en*ino ainda não apresenta um
</line>
<line>
número
</line>
</par><par>
<line>
signi*icativo de p*s*u*sas,
</line>
<line>
*isto que a*enas nov* *egistros foram encontrados no *ortal
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*ti* dos filtr*s estabelecidos
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*a e*c*us*o dos materi*is **e *ão diziam
</line>
<line>
respe*to a esse
</line>
</par><par>
<line>
t*ma. Nos pou*os trabalhos apres*n*ados nes** est*do,
</line>
<line>
pode*os des*ac*r
</line>
<line>
**e as
</line>
<line>
p*incipais
</line>
</par><par>
<line>
palavras- chave, **ém d* comunicação organi*a*io*al, ganham *estaque te*m*s,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
"universidades", "red*s socia*s" e "avaliação institucional".
</line>
</par><par>
<line>
Do que *ora an*lisado nas publicações, *n*end*mos que os estud*s apontam ainda pa*a
</line>
</par><par>
<line>
uma visã* mais im**iatista do t*abal*o d* divulgação ins*itucional que é
</line>
<line>
rea*i*ado pe*as
</line>
</par><par>
<line>
instituições, buscan*o sanar algu*a demanda especí*i*a *e divulg**ão instituc*onal ou
</line>
<line>
corrigindo al*uma falha na c*mun*cação d*s instit*ições com *s se*s pú*l*cos.
</line>
</par><par>
<line>
Com* fo*
</line>
<line>
possível
</line>
<line>
*companhar, as
</line>
<line>
*esq*isas realiz*da* versam s*b*e
</line>
<line>
d*ferentes
</line>
</par><par>
<line>
a*pectos da c*m*nicação organizacional *ealiz*da e* inst*tuições de ensino. As pu**i*ações
</line>
<line>
selecionadas *a*a l*it*ra completa mostrar*m qu* a comunicação organizac*o*al em
</line>
<line>
instituiç*e* de ens*no deveria ser vista de forma mais amp*a e estr*tég*ca, contribuindo para a
</line>
<line>
**n**ru*ão de uma imagem positi** da ins*itui*ão, para * melh*ria d* rela*ionament* com os
</line>
<line>
público* interno e externo e para a p*o*oção de uma cultura *e transparência e di*logo.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m diss*, a aná*is*
</line>
<line>
das pala*ra*-c*ave das pub*ic*ç*es seleci*n*d*s mostrou que
</line>
</par><par>
<line>
temas como redes *ociai*, *niversi*ades, avaliação in**i*ucional e
</line>
<line>
**m*ni*ação digital
</line>
</par><par>
<line>
também es*ão *res*ntes nas pesq*i**s *obre comuni**ção org*n*zacional em institui*ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino. Isso ind*ca
</line>
<line>
*ue * área
</line>
<line>
é am*la * div*rsa, e q*e *á muitas *ossi*ilidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inves*igação e *e a*licação prát*ca *os conc*itos e das *écnica* de comu*ica*ão
</line>
<line>
organizacional.
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e disso, é i*portante qu*
</line>
<line>
os gestores educ*cionai* e ** profis*ionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
com***ca*ão *as instituiçõ*s de *ns*no reconheçam a impor*ância
</line>
<line>
da comunicaçã*
</line>
</par><par>
</page><line>
organizacion*l p*ra o sucess* da instituiç*o, e que invist*m e* estratégias d* di*ulgaçã* *a*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. 1, art. 5, *. 73-9*, j**. 2024 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. Z*co*otto, A. B. Veb*r
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
amplas
</line>
<line>
e integr*das, que considerem *s diferentes públicos * canais de comunicação
</line>
</par><par>
<line>
*is*oní*eis. Além disso, é fundamenta* que os pesquisadores da área *ontinuem invest**ando
</line>
<line>
e produzin** *onhecimento sobre a comunicação org*nizacional em instituições de ensino,
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuindo
</line>
<line>
par* o avanço teó*ic* prá*ico da área. Es*as ações podem e
</line>
<line>
ser p*rte de um
</line>
</par><par>
<line>
cenár** ideal *a** a construção ** p*lí**cas de comunicaçã* sólidas, construí*a*
</line>
</par><par>
<line>
col*tiv*m*nte, d* forma dialógica ent*e *esto*es, *stu*antes com*nidade acad*mica, de e
</line>
<line>
mo*o que possam ser fac*lme*te identif*cadas e *econhecidas *or es*e* membros quando
</line>
<line>
*plic*das no cotidiano escolar.
</line>
<line>
RE*E*ÊNCIAS
</line>
<line>
BELTRAME, M. *. L. L; ALPERSTEDT, G. D. C*nstruç*o de polí**** de *omuni**ção e*
</line>
<line>
instit*ições de edu*ação profissio*al, *i*ntífi*a e te*n*lógica: *ma prop*s*a com ba*e na
</line>
<line>
expe*iê*cia d* IF*C. NAVUS - R*vista d* Gestão e Tec*ologia, v. 5, n. 2, *. *4-*6, 201*.
</line>
<line>
BUENO, W. C. Comun*ca*ã* empr*saria*: *olíticas e *stratég*as. *ão Paulo: Sara*v*, 20*9.
</line>
</par><par>
<line>
*ARDOSO, *. O. Com*ni*ação empr*sarial versu*
</line>
<line>
*o***icaçã* organiz*c***al: novos
</line>
</par><par>
<line>
desaf*os teóricos. Rev*sta Administr*ção P*blica, *ezembr*, vol. 40, nº. 6, *0*6.
</line>
<line>
*ASA*O, *. C. EDU**ÇÃO E COM*NIC*ÇÃO: Capacitaç** em jornal*smo a serviço
</line>
</par><par>
<line>
da formação para o pen*amento crítico no Ensino Médio *n*egrado no Campus Aracaj*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**stituto Fede*a* de Sergipe. Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Pr*fissional e
</line>
<line>
*e*nológica) - Pr**rama de *ós-Gr*d**ção em Educação Pr*fissio*al e Tecnoló*i*a,
</line>
<line>
In*tituto F*de*al de Educação, Ci*nci* e **c*olo*** *e Sergipe, Arac*j*, 2020.
</line>
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CHIZZOTTI, A. * pesquisa qualit*ti*a em ci*n*ias humanas e soc*ais: evolução * de**fios.
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Revista Port*guesa de Educ*ção. Braga-PT, v. *6, n. 2, p. 221-236, 200*.
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CRUZ, C. M. L. A comuni*ação interna *a per*p*ctiva *a avaliaçã* institucional em
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*niversidades ** Ri* Gran*e do Sul. 2010. Tese (*outorado em Comunicaç** Social) -
</line>
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P*ograma *e Pós-Gr*duação em Comunicação Soc*al, Pontifí*ia *niversidade Cat*lica *o
</line>
</par><par>
<line>
R io
</line>
<line>
Grande
</line>
<line>
do
</line>
<line>
S ul ,
</line>
<line>
Porto
</line>
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Al*g*e,
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2***.
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Dispon*vel
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https://repositorio.*uc*s.br/dspace/h*n*le/10923/2161. Acesso em: 06 m*r. 2023.
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</line>
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técnico e tecnológico seu e
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rela*ionamento *om públi**s-alvo: algum*s qu*stões *e iden*idade institucional. HOLO*,
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https://www2.ifrn.*du.br/ojs/index.php/HOLOS/arti*l*/view/1583. Acesso em: *5 *ev. *023.
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GI*, A. C. Como elaborar projeto* de pesquisa. 4. ed. São *a*lo: At*a*, 2009
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KUNSCH, M. M. *. Planeja*ento de *elaçõ*s *úblicas na
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com*ni*a*ão in*egrada. São
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Paul*: Sum*us. 2003.
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Rev. F*A, Teres*n*, v. 21, n. 1, a*t. 5, *. 73-*0, jan. 2024
</line>
<line>
w*w*.fsane*.c*m.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*munic*ção O*ganizacional e* Inst*tui*ões de En*ino: *chado* no Po*tal ** Periódico* d* CAPES
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
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MAINIERI, T; RIBE*RO, E. M. Comunic**ão públic* e mídias so*ia*s: possibilida*e* e
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Pro**ama de
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Di*ponível em: https://revistas.u*pr.br/aca*midiatica/article/viewFile/3434*/219*0. Acesso
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<line>
MAR**NS, C. *; *ALTER, C. E. Comunicação interna *as
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or*anizações públicas: um*
</line>
</par><par>
<line>
a*álise acer*a do p*oc*sso comu*i*acional da *ec*etar*a Mun*c**al de E**cação de Picos.
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2446-5763. D*spon*vel *m: htt*://www.sads*.org/in*ex.p*p/re*ista/article/*iew/2**. Aces*o
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em: *5 mar. 2023.
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*ORE**A, J.
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OLIVE*RA, R. F. *imensõe*
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co*plexas d* comun*ca*** na gest*o das o*ganizações
</line>
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<line>
*ducacionais. 2009. Dis*ertaç*o (Mestrado e* Comunicaçã* Social) - Programa de Pós-
</line>
<line>
Gradua*ão e* Comunicação Soc*al, Pontifí*ia Univers*dade Católic* do Rio Grande d* Sul,
</line>
<line>
P*rto Aleg*e, 2009. Disponível em: h*tps://*eposito*io.pucrs.br/dspace/handle/10923/2250.
</line>
<line>
A*esso em: 06 mar. 2023.
</line>
<line>
PAU**, S. L; *EN*ONÇA, *. R. A construção de uma impressão s*cialme*t* responsáv*l:
</line>
</par><par>
<line>
Um estudo em instituiçõe* d* ensino superior a partir da comu*ica*ão
</line>
<line>
o*ganiza*ional.
</line>
</par><par>
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<line>
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</line>
<line>
um *stud* sobre univers*dades
</line>
</par><par>
<line>
brasileiras com con**ito in**it*ciona* cinco. 2017. Dissertação (Mestrado em Com*nicaç*o
</line>
<line>
S*cial) - Prog*ama de Pós-Gra*uação em *omunica*ã* So*ia*, Pontifícia Uni*ersida**
</line>
</par><par>
<line>
Católica
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
R io
</line>
<line>
G**nde
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Sul,
</line>
<line>
Porto
</line>
<line>
A*e*re,
</line>
<line>
201*.
</line>
<line>
*isponível
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
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SOAR*S, I. O. E*ucom**ic*ção e **uc*ção midiática: v*rtentes histó*icas d* ap*oximação
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ano X*X. n. 2. p.
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26, *ão Pau*o: NC*/USP, ju*./de*., 2014.
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Disponí*el
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htt*://www.revistas.usp.br/c*mueduc/a*ticle/vie*/720*7. Acesso e*: 31 *ul. 2023.
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__________. Gestão comunic*tiva e educação: camin*os *a educomu*icação. Comunicação
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<line>
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</line>
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</document><par>
<line>
A. M. Zuco*otto, A. B. Veb*r
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
TORQUATO, F. G. Comunicação Empresa*ial, Com*nicação Instituci*nal: *onceito*,
</line>
<line>
estratégias, sist*mas, es*rutura, pl*nejamento * t*cnicas. *ã* Paul*: *ummus. 2004.
</line>
<line>
Como Refe*e*ciar este Art*go, conforme ABN*:
</line>
<line>
ZUC*L*TTO, A. *; VEBER, A. B. Comu*icação Orga*izac*onal em Insti*uiçõ*s de Ens*no:
</line>
<line>
Achados no Portal de Periódicos *a *A*ES. Rev. FS*, Tere*i*a, *. *1, n. 1, *rt. 5, *. *3-90, j*n.
</line>
<line>
2024.
</line>
</par><par>
<line>
Con**ibuição dos Aut*res
</line>
<line>
A. *. Zucolotto
</line>
<line>
A. B. *eber
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e plan*jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * interpret*ção d*s dados.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do r*sc*nho o* n* *evisão *rí**ca *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pa*ão na aprova*ão da versão final do ma*u**rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*e*ina, v. 21, n. 1, art. 5, p. 7*-90, ja*. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)